ds dia 13 01 2016

16
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUARTA-FEIRA, 13 DE JANEIRO DE 2016 ANO: 46.º NÚMERO: 12.688 Pólo de Évora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais .... PÁG. 5 POBREZA Conhecer o flagelo para tentar combatê-lo Arnaldo Frade Ferreira do Alentejo Fábrica para transformação de frutos secos em construção .... PÁG. 6 Iniciativa solidária CERCI/Estremoz avança com projecto de “Oficina Móvel” .... PÁG. 3 Escola Vice-presidente conhece instalaç ões da ‘requalificada’ André de Resende .... PÁG. 9 Quem são ‘ao pormenor’ os dez candidatos? continuação .... Leia na PÁG. 7 Eleições Presidenciais em Portugal A intervenção no domínio da luta contra a pobreza passa também por conhecer a realidade. Esse diagnóstico vai permitir encontrar as medidas mais adequadas para os diferentes problemas que surgem nesta área. Nesse âmbito, as instituições ligadas aos estudos sociais têm um papel que poderá contribuir para tornar mais favorável esta luta protagonizada por diferentes entidades. .... PÁG. 2 .... PÁG. 9 é o novo Delegado Regional do Alentejo do IEFP Instituto de Emprego e Formação Profissional No Alentejo Professores do Ensino Artístico continuam com salários em atraso

Upload: diario-do-sul

Post on 25-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 13 de Janeiro de 2016

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 13 01 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUARTA-FEIRA, 13 DE JANEIRO DE 2016

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.688

Pólo de Évora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

.... PÁG. 5

POBREZAConhecero flagelopara tentarcombatê-lo

Arnaldo Frade

Ferreira do AlentejoFábrica para transformaçãode frutos secosem construção .... PÁG. 6

Iniciativa solidáriaCERCI/Estremozavançacom projectode “Oficina Móvel” .... PÁG. 3

EscolaVice-presidenteconhece instalaçõesda ‘requalificada’André de Resende .... PÁG. 9

Quem são ‘ao pormenor’ os dez candidatos?continuação .... Leia na PÁG. 7

Eleições Presidenciais em Portugal

A intervenção no domínio da luta contra a pobreza passa também por conhecer a realidade. Esse diagnóstico vai permitir encontrar as medidas mais adequadas para os diferentes problemas que surgem nesta área. Nesse âmbito, as instituições ligadas aos estudos sociais têm um papel que poderá contribuir para tornar mais favorável esta luta protagonizada por diferentes entidades.

.... PÁG. 2.... PÁG. 9

é o novo Delegado Regionaldo Alentejo do IEFP

Instituto de Emprego e Formação ProfissionalNo Alentejo

Professoresdo Ensino Artísticocontinuam com saláriosem atraso

Page 2: Ds dia 13 01 2016

2 RegionalQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016 diário do SUL

Pub.

Natural de Santiago do Cacém

Arnaldo Frade é o novo delegadoregional do Alentejo do IEFP

O novo delegado regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) é Arnaldo Frade.

A nomeação foi feita na segunda-feira pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tendo o novo responsável iniciado funções ontem.

Arnaldo Frade, de 51 anos e natural de Santiago do Cacém, sucede assim no cargo a José Palma Rita.

Licenciado em Direito, o novo responsável já tinha sido subdelegado regional do Alen-tejo do IEFP. Atualmente exercia funções na Assessoria de Quali-dade Jurídica e de Auditoria nos

serviços centrais deste mesmo organismo.

Ao longo do seu percurso profissional desempenhou ainda outras funções nesta área, como

foi o caso de ter sido diretor do Centro de Emprego de Sines.

Recorde-se que no último dia do ano passado, o Governo afastou os delegados e subdelegados regionais do IEFP, bem como o conselho diretivo deste organismo. A medida foi justificada com a nova orientação do executivo socialista assente na promoção do emprego e no combate à precariedade.

Na passada sexta-feira, o Ministério nomeou o novo

conselho diretivo do IEFP, que vai funcionar em regime de substitui-ção até à conclusão do respetivo concurso, mantendo como presi-dente Jorge Gaspar.

Dia 15 de janeiro é inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, pelas 18h00, a exposição “Xailes de Cora-ção” de Matilde Ornelas.

A exposição que surge no âmbito das comemorações do 118º Aniversá-rio da Restauração do Concelho de Viana do Alentejo inclui 14 xailes, cada um com um significado, uma história, uma simbologia e trabalhados para serem parte de um momento.

Nascida a 20 de abril de 1955 no concelho de Portel, Matilde Ornelas vive atualmente em Viana do Alentejo. Sempre com grande interesse pelas artes, a sua paixão pelos xailes come-çou há alguns anos atrás, quando assistia às noites de fados.

E, foi assim que começou a fazer os xailes que considera serem símbo-los da amizade e que muitas vezes são utilizados para decorar as salas das noites de fado.

Matilde Ornelas inspira-se na sua filha, já falecida, para fazer os xailes, uma forma que encontrou para conti-nuar a viver.

A exposição, promovida pelo Muni-cípio de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia local, com o apoio da Dire-ção Regional de Cultura do Alentejo, está patente ao público até dia 13 de março e pode ser visitada de manhã entre as 9h30 e as 13h00 e durante a tarde das 14h00 às 17h30.

Matilde Ornelas expõe“Xailes de Coração” no

Castelo de Viana do Alentejo

Uma águia-imperial-ibérica, espécie que está entre as aves de rapina mais raras do mundo, foi encontrada morta no campo, num concelho do distrito de Beja, com “evidências compatíveis com um possível envenenamento”.

Segundo a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), que desen-volve um projeto de conservação

da águia-imperial-ibérica, intitu-lado Life Imperial, a ave potencial-mente reprodutora foi encontrada sem vida, no dia 04 deste mês, sob um pinheiro-manso onde a espé-cie já havia nidificado anterior-mente.

O Serviço de Proteção da Natu-reza (SEPNA) da GNR recolheu o cadáver e procedeu a buscas e

recolha de provas, com apoio de uma das equipas cinotécnicas para deteção de venenos, aguardando-se agora a necropsia e análises periciais subsequentes.

A águia-imperial-ibérica é uma das espécies mais ameaçadas da Europa e, em Portugal, é classifi-cada com o estatuto de “critica-mente em perigo”.

BEJA

Águia-imperial-ibérica encontrada morta

Uma exposição documental sobre “As Viagens de Júlio Verne” está patente ao público, desde hoje, na Biblioteca Municipal de

Redondo, no distrito de Évora, informou hoje o município.

A mostra pode ser visitada até ao final deste mês. Também na vila

de Redondo, no Museu Regional do Vinho, está patente, até ao dia 28 deste mês, uma exposição documental sobre a Serra D’Ossa.

REDONDO

Exposição sobre “As Viagens de Júlio Verne”

MONTEMOR-O-NOVO

A 4.ª jornada do 17.º Critério de Corta Mato Paulo Guerra está marcada para sábado à tarde, junto ao Parque de Exposições de Montemor-o-Novo, no dis-trito de Évora, divulgou hoje o

município. A prova de atletismo inclui,

simultaneamente, a Final Distri-tal do Corta Mato Jovem.

A competição é organizada pela Associação de Atletismo de

Évora, em parceria com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Secção de Atletismo dos Bom-beiros Voluntários locais, e conta o apoio da Comunidade Intermu-nicipal do Alentejo Central.

Critério de Corta Mato Paulo Guerra

Page 3: Ds dia 13 01 2016

3Tema de AberturaQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

1 – Uma das decisões do Governo agora conhecido é proibir a penhora da casa de habitação pelo Fisco.

É justíssima a decisão porque bem sabem como centenas ou milhares de famílias fi caram sem tecto para morar com os seus fi lhos e pais. Foi uma frieza sem nome que se usou ignorando os direitos das famílias e isso foi causa de suicídios e de divórcios.

Arrombavam-se as portas e deixava-se um papel a dizer que foi o Fisco actuando sem humanidade quando todos sabem que foram os políticos desde há anos a destruirem a classe média e os que trabalhavam ou os que cairam no desemprego.

Esta frieza do Ministério das Finanças arruinou famílias.

Se há quem não pague porque não quer e pode então há meios judiciais para analisar.

Acrescente-se que as penhoras levaram computadores; móveis; veículos. E não houve culpas de quem os desafi ou com o crédito? Aí os Bancos também estão mal vistos no que sucedeu. Aliciaram pelos juros.

2 – Mas essas penhoras enriqueceram os oportunistas e os amigos de peito de muitos administradores de falências como com frequência se lê em investigações judiciais.

Quem fará um dia um livro negro do que foram as penhoras em Portugal?

Teria que ser volumoso pois aí os Governos deviam estar no banco dos réus. Eles fi zeram as leis e sabiam a corrupção daí resultante.

CERCI de Estremozavança com projetode “oficina móvel”

CERCI de Estremoz vai avançar com um projeto que envolve a

criação de uma “ofi cina móvel” para efetuar pequenos arranjos domésticos em habitações de idosos da região, divulgou o presidente da instituição, Jorge Canhoto.

O responsável adiantou que a iniciativa começa em março com o objetivo de apoiar idosos que residem nos concelhos de Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Redondo e Alandroal, no distrito de Évora, e Sousel e Fronteira, no distrito de Portalegre, zona abrangida pela Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (CERCI) de Estremoz.

A instituição, de acordo com o seu presidente, vai colocar na estrada uma “ofi cina móvel” destinada a efetuar pequenos arranjos domésticos em casas de idosos não institucionalizados, a “viverem em situação de carência económica”, geografi camente isolados dos

centros populacionais e sem rede de apoio social.

Jorge Canhoto explicou que a viatura será adquirida com uma verba resultante da atribuição de uma menção honrosa à CERCI, no valor de 28.219 euros, para apoio ao projeto “Entre-Gerações”, candidatado pela instituição ao prémio BPI Capacitar 2015, que envolveu iniciativas de inclusão social.

“A iniciativa solidária pretende criar condições para facilitar a entrada no mercado de trabalho a alguns cidadãos portadores de defi ciência ou incapacidade, com competências adquiridas em contexto de formação profi ssional, ministrada pela Cerciestremoz”, realçou o responsável.

O presidente da Cerciestremoz salientou que “uma das grandes preocupações da instituição prende-se com a inclusão da pessoa com defi ciência ou incapacidade na comunidade e no mercado de trabalho”.

A

Ano Novo é celebrado em Évoracom vozes do Capella Patriarchal

e Música de João Rodrigues EstevesDia 16 de janeiro (sábado), às

18h, o Ano Novo é celebrado, em Évora, através da realização do Concerto de Ano Novo na Sé Catedral, com as vozes do Capella Patriarchal, dirigido por João Vaz, e a música de João Rodrigues Esteves (1700-1751).

O evento, cuja entrada é livre mas de reserva obrigatória, através dos contactos [email protected] ou 919 745338, é organizado pela editora Althum.com e Cabido da Sé de Évora.

O projeto Capella Patriarchal, criado em 2006 e contando já com diversos concertos em Portugal, Espanha e Alemanha, é destinado fundamentalmente à divulgação dos tesouros da música sacra portuguesa. Apresentando frequentemente obras inéditas, tem realizado um cuidadoso trabalho prévio de investigação das fontes musicais e desenvolvido um intenso esforço de observação das práticas interpretativas das diversas épocas. É dirigido pelo organista e musicólogo João Vaz (professor de órgão na Escola Superior de Música de Lisboa), que tem prosseguido uma intensa carreira internacional, dedicando grande parte da sua atividade ao estudo e divulgação da música portuguesa.

O programa do concerto de Ano Novo apresenta ‘Vésperas de Natal’, da autoria de João Rodrigues Esteves (c.1700-c.1751). Este compositor de música sacra, da 1.ª metade do século XVIII, foi um dos jovens músicos portugueses enviados para Itália com o objetivo de estudar com os grandes mestres da época, na sequência do processo desencadeado por D. João V de transformar Lisboa num centro religioso comparável a Roma, que culminou com a elevação da Diocese de Lisboa à categoria de patriarcado.

Em 1719, João Rodrigues Esteves escreve, em Roma, as Antífonas dedicadas a Nossa Senhora, executadas em primeira audição no último Concerto de Ano Novo. De regresso a Lisboa, em 1726, torna-se organista da Basílica de Santa Maria e escreve várias obras sacras, muitas das quais se conservam no Arquivo da Sé Patriarcal. Entre elas, encontra-se o conjunto dos salmos para as Vésperas de Natal, reunidos no manuscrito autógrafo P-Lf A7 72/85. Estas peças, escritas no stile concertato para coro a quatro vozes, quatro solistas do coro e baixo-contínuo, ostentam a data de 1737 e foram provavelmente executadas nesse ano.

ESTREMOZDetido por furto em residência

A GNR anunciou ter detido um indivíduo por suspeita da autoria de um furto no interior de uma residência em Evoramonte, no concelho de Estremoz, distrito de Évora. Segundo a Guarda, os militares efetuaram uma busca domiciliária à residência do suspeito, tendo sido detetado no seu interior o material furtado.

O suspeito do furto foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência (TIR), fi cando a aguardar a conclusão da investigação em liberdade. Os bens recuperados foram restituídos ao seu legítimo proprietário.

FERREIRA DO ALENTEJORecuperado falcão peregrino

O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Aljustrel recuperou, um falcão peregrino (Falco peregrinus), encontrado perto da localidade de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja.

A ave, segundo a Guarda, tinha pequenos ferimentos na asa direita e da análise realizada foi concluído que tem registo num centro de anilhagem da Alemanha. O falcão peregrino é uma ave de médio porte, corpo compacto, pescoço curto e cabeça arredondada com grandes olhos negros. A ave foi encaminhada para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa, em Monsanto, com vista à sua recuperação e informação ao centro de anilhagem alemão.

MARVÃOLançado livro

sobre Serra de S. MamedeA Casa da Cultura de Marvão, no distrito de Portalegre, vai acolher,

no dia 23 deste mês, a sessão de lançamento do livro “Passeios na Serra de S. Mamede - As libelinhas na região”, da autoria de Francisco Simão. A obra, que resulta da recolha fotográfi ca e observação do autor, ao longo de cerca de oito anos, retrata os aspetos geomorfológicos, a fauna, a fl ora e os aspetos histórico-culturais da Serra de São Mamede.

A cerimónia de lançamento do livro está agendada para as 15:00.

(...)É justíssima

a decisão porque bem sabem

como centenasou milhares de

famílias fi caram sem tecto para

morar com os seus fi lhos e pais.

(...)

Page 4: Ds dia 13 01 2016

diário do SUL4 OpiniãoQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016

Já todos ouvimos dizer que a democracia tem custos. É verda-de. Mas quando esta afirmação é dita –” com ar de superioridade “ – pelos radicais de esquerda; tal quererá dizer que todos nós, enquanto contribuintes, estamos a pagar qualquer coisa … que é do seu interesse par-ticular.

A propósito, é bom esclare-cer que, nas próximas eleições presidenciais, o valor estabeleci-do para as subvenções a atribuir aos candidatos na 1.ª volta é de

FAZER A PONTENotaSoltas

n Carlos d’Almeida

A FACE OCULTA

€ 4.192.200,00. Daquele valor, 20% são distribuídos igualmente pelos candidatos que obtenham pelo menos 5% dos votos e, os restantes 80% são distribuídos na proporção dos resultados eleitorais obtidos.

Talvez se compreenda, assim, a razão por que há 10 candida-tos a concorrer à Presidência da República. É certo que qualquer cidadão português, com mais de 35 anos e, no pleno uso dos seus direitos cívicos, tem o di-reito de se candidatar. Todavia, a verdade é que, nem todos os portugueses têm qualidade para o exercício do respectivo cargo. Aliás, alguns – basta olhar

para a cara deles – brilham de estupidez!

Os múltiplos debates e entrevistas aos dez candidatos foram pouco esclarecedores. Em muitos pontos e, nalguns, em particular, os candidatos manifestaram total e confran-gedor desconhecimento das atribuições e competências do mais alto magistrado da Nação. Nos debates presidenciais a as-neirada está em roda livre!

Confesso que não sei como se poderia resolver radicalmen-te este concurso de “misse”. Há candidaturas que, depois de terem dividido o partido em que militam, querem agora unir

o país. Outros há que, em nome do socialismo, gostariam que o País tivesse um Presidente da República a preto e branco!

Mas, a realidade diz-nos que a solução encontrada, pela co-municação social, apenas serve para confundir os eleitores e minimizar a função da Presidên-cia da República. É – no mínimo – confrangedor!

Na televisão, são todos “inde-pendentes”. Até mesmo o cura comunista que se dá ao luxo de uma ou outra conveniente discordância.

Todos – se por acaso ga-nhassem – querem ir abraçar e conviver com o povo, ou levar a rainha de Inglaterra à sopa dos pobres, ou “abrir” o Palácio de Belém ao cidadão comum;

Todos nos garantem um fu-turo de consenso, estabilidade e alegria e todos se preparam

para ajudar o bom António Cos-ta, que nos salvou!

Todos, excepto Marcelo, querem “virar a página”; ou seja, por outras palavras: todos que-rem estabelecer o domínio da “esquerda”, que eles próprios não fazem ideia do que é e para o que serve.

Para além, do muito palavre-ado sem nexo, todos são unâni-mes em criticar a personalidade de Marcelo Rebelo de Sousa, por tudo quanto este disse durante mais de 40 anos, como comentador e analista político. Todos sabemos que “pensar é difícil”. Por isso a maioria dos candidatos prefere julgar!

Respondendo, aos diversos ataques pessoais, Marcelo Rebe-lo de Sousa lembra o facto de ter avançado com a sua candidatura numa altura em que não era se-quer ainda líquido que iria ter a

recomendação de voto do PSD. Em relação ao seu papel como conselheiro de Estado, disse ter discordado de Cavaco em “mo-mentos cruciais”.

Lembremos – a propósito – que Sampaio da Nóvoa foi presidente da comissão organi-zadora das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas de 2012, por designação do pre-sidente Aníbal Cavaco Silva.

Como é sabido, Marcelo é um candidato “heterodoxo e independente” capaz de fazer a ponte entre vários parceiros sociais e políticos, como de-monstrou, aliás, quando foi Pre-sidente do PSD. É preciso fazer a ponte. E, ninguém como ele é capaz de o fazer.

O presente texto foi elaborado segundo as regras do anterior acordo ortográfico.

Bravo [email protected]

Breves

Num destes dias, ao jantar, bebi um vinho branco ligeiro de uma determinada marca. In-dependentemente do sabor do vinho (que, para mim, foi agra-dável), o que me surpreendeu, pela positiva, foi que aquele

RTP OLHA PARA PEGÕES!… a língua portuguesa é, no presente, o maior património de Portugal …

produtor (Adega Cooperativa de Pegões) decidiu utilizar a palavra «ligeiro» e não «light» para dar a indicação, ao con-sumidor, de que o seu vinho branco tinha baixo teor de álcool. Fez muito bem!

Enquanto jantava, na RTP (Rádio e Televisão de Portugal, instituição pública), era emiti-do o telejornal. No intervalo das notícias, foram anunciados a última edição do programa

«The Voice Portugal» e a primei-ra edição do programa «The Big Picture». Dei comigo a pensar que, a estação pública de rádio e de televisão – que nós paga-mos com os nossos impostos para que, entre outras finali-dades, seja um instrumento

de divulgação e valorização da língua portuguesa no mundo –, deveria adotar o mesmo critério da Adega de Pegões e denominar aqueles programas de «A Voz de Portugal» e «A Grande Imagem», respetiva-mente.

Convém aqui recordar que uma das mais extraordinárias «Vozes de Portugal» é o nos-so alentejano e portelense Jorge Roque que, numa das edições daquele concurso, participou, cantou, encantou e o venceu, com todo o mé-rito. O Jorge Roque escreve, musica e canta extraordinários poemas, com a sua «Voz de Portugal». Podem verificar um exemplo, no seguinte sítio (e não site…) da Internet: ht tps: / /www.youtube.com/watch?v=gGTvYRENiis . Que Voz!

Falada por cerca de 250 milhões de pessoas (que serão

350 milhões, até ao ano 2050, tornando-se na terceira ou a quarta mais falada no mun-do), a língua portuguesa é, no presente, o maior património de Portugal e o maior elo de ligação entre povos lusófonos de todo o mundo. Devemos de-fender, valorizar e divulgar este extraordinário património!

Cara RTP – à semelhança do que a Adega Cooperativa de Pegões faz com o seu vinho – tenta produzir, valorizar e di-vulgar o melhor de Portugal e dos portugueses: a língua por-tuguesa! O povo, que te paga, agradece! Deixa a valorização do inglês para os «camones»…

Creio que me sinto em con-dições de falar sobre este tema neste espaço que me é conce-dido por este Diário. Posso não me saber expressar da forma mais conveniente para me fazer compreender pelos meus preza-dos leitores, mas vou tentar, na medida em que desde há muito, muito tempo venho sofrendo deste mal, visto que é à base de comprimidos que consigo dormir algumas horas durante a noite que sempre me parece longa, demasiado longa.

Quanto a mim, a insónia é quase sempre, seja qual for a justificação que lhe dermos, seja qual for o alibi, efetivamente nela (insónia, evidentemente) há sempre, antes de mais, um pesa-delo, uma sensação de angústia, uma preocupação constante, um medo do amanhã, problemas

INSÓNIASque se atravessam no dia a dia, uma ansiedade permanente. Por consequência, se a pessoa está acordada, a horas em que deve estar adormecida, não conseguindo, desta forma, mer-gulhar nos braços de Morfeu, é porque está com o pensamento concentrado na maneira como há-de resolver determinada (ou determinadas) situações que a atormentam de dia… e de noite... Há medicamentos que “curam” este mal, mas curam de forma artificial e muito pouco saudável, mas aos quais temos que recorrer, obviamente. Os farmacologistas que os vão descobrindo e, naturalmente, aperfeiçoando, são os primeiros a afirmar aquilo que acabo de escrever. “Curam” a insónia, mas artificialmente e o ser humano que se tem de valer deles para

dormir algumas horas, habitua-se de tal forma que jamais os pode pôr de lado, porque o seu organismo já não o permite.

Falando de mim próprio, confesso que até há umas duas décadas atrás, as minhas noites eram normais. Nunca fui o que se pode chamar de dorminhoco, mas seis ou sete horas durante a noite eu dormia e… sonhava. Raramente surgiam os pesade-los e quanto a comprimidos confesso que praticamente nem sabia que existiam, precisamente porque não tinha necessidade deles.

Contudo, a partir de certa altura, acho que comecei a so-nhar demais, não só enquanto dormia, como quando estava acordado. E o sonho passou a perturbar-me, a perturbar-me, a perturbar-me… E acho que se passou a transformar num imenso pesadelo. Deste modo, tal como o Santo Condestável se aprontava para vencer as bata-

lhas para as quais a Pátria o cha-mava, também eu quis vencer o pesadelo em que o meu sonho se transformou. E foi vencido! Mas a angústia, a constante preo-cupação, o medo do amanhã, os problemas que surgem no dia a dia continuam a atormentar o meu espírito, na medida em que o sentido da responsabilidade que sempre me acompanhou ao longo da vida, continua a não se afastar de mim e agora há que recorrer a calmantes e a drogas que vão “curando” artificialmen-te. E a cura artificial, convenha-mos, é sempre perigosa, muito perigosa, conforme sabemos.

Perguntarão os leitores o por-quê das preocupações quando afinal o sonho está realizado. É que o sonho, materializado na construção duma Residência

para a massa associativa duma Instituição que sirvo, de forma absolutamente voluntá-ria, há mais de três décadas, não está devidamente estabi-lizado, visto que as portas do edifício já estão abertas, mas os utentes que nelas entraram, em grande maioria, exigem cuidados especiais, obrigando a um aumento no pessoal auxiliar ao serviço da Residência e, con-sequentemente, a despesas mais

avultadas. E, tal como afirmei ao longo dos anos, a Casa em ques-tão foi erguida para receber con-dignamente a massa associativa da Instituição, inclusivamente aquela de mais fracos recursos financeiros, consequentemente a mais debilitada física e mate-rialmente. E são esses os obje-tivos dos Estatutos que regem a Instituição aprovados pelo Governo da Nação que tem, naturalmente, o dever de ajudar a suportar parte dos encargos que estão a ser suportados por esta espécie de UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS, tal o estado de alguns dos nossos residentes. E estão sendo tra-tados com a maior dignidade,

pois é bem saliente o espírito de sacrifício das pessoas que ali trabalham. E haverá porventura alguém que tenha a coragem de nos perguntar porque os re-cebemos em tais condições? Só responderei com estas palavras: porque os hospitais os mandam para casa por escassez de camas; porque os familiares, quando existem, não têm condições para os tratar e porque as tais UCC’s só lhes é possível mantê-los por tempo determinado. E é aqui, precisamente aqui, que funciona o altruísmo impreg-nado na Instituição LIGA DOS COMBATENTES que, segundo o seu lema, está “EM TODAS AS FRENTES!”.

ESTREMOZ: Furto em EvoramonteA GNR deteve um homem que furtava electrodomésticos e outros

artigos numa residência em Evoramonte.

•ESTREMOZ: Apreensão a caçadoresA GNR deteve 4 caçadores ilegais a quem apreenderam 5 armas,

lanternas e aves já abatidas.

POR NORMA, A FORÇA NÃO CONSEGUE FAZER JUSTIÇA,MAS APENAS FARÁ HISTÓRIA.

Page 5: Ds dia 13 01 2016

A

Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

n Marina Pardal

5RegionalQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

Decorreu no dia 8 de janeiro, na sala de reuniões do Hospital do Espírito Santo (HESE), em Évora, a receção aos novos mé-dicos que vão iniciar o internato numa das Unidades de Saúde da Região Alentejo.

Esta sessão foi transmitida por videoconferência para as três Unidades Locais de Saúde do Alentejo, Baixo Alentejo (ULSBA), Litoral Alentejano (ULSLA) e Norte Alentejano (ULSNA), contanto com a pre-sença dos respetivos Conselhos de Administração e dos seus médicos internos.

Região Alentejo deuas boas vindas aos 108 novos médicos internos

Abriu a sessão o Presidente do Conselho de Administração do HESE, Dr. Manuel Carvalho, dando as boas vindas a todos.

A Presidente da Comissão Re-gional do Internato Medico do Alentejo (CRIM A), Dr.ª Tereza Lopes, mostrou a disponibilida-de para acolher todos os inter-nos, para melhorar os internatos e alertou para o cumprimento das legislações em vigor.

Dr. Adriano Natário da Uni-dade de Planeamento da ARSA, apresentou a todos uma pano-râmica dos cuidados de saúde no Alentejo, desde a prevenção

primária aos cuidados paliati-vos. Sensibilizando todos para se vincularem ao Alentejo.

O presidente do Conselho Diretivo da ARSA, Dr. José Roba-lo, reforçou o impacto positivo que há para todos em ter Médi-cos Internos na nossa região.

Por parte das ULS´s, foi dado a conhecer que tinham feito a introdução ao internato nesta primeira semana do ano 2016.

Na ULSLA, foi dada a palavra a um dos Médicos Internos mais antigos, que reforçou a impor-tância da legislação do Internato que foi revista em 2015.

Encerrou a sessão o Diretor de Internato do HESE, Dr. Artur Silva que realçou a importância de haver CRIM Alentejo e o dina-mismo que esta estrutura trouxe a todos os internos.

Vieram fazer internato para o Alentejo 108 Médicos, 57 para iniciar o Ano Comum (1 ano) e 51 para iniciar internatos de especialidades hospitalares, de CSP - cuidados de Saúde Primá-rios e de Saúde Pública (entre 4 e 6 anos)

intervenção no domínio da luta contra a pobreza passa também por conhecer

a realidade. Esse diagnóstico vai permitir encontrar as medidas mais adequadas para os diferentes problemas que surgem nesta área.

Nesse âmbito, as instituições ligadas aos estudos sociais têm um papel que poderá contribuir para tornar mais favorável esta luta protagonizada por diferen-tes entidades.

É esse o caso do Centro Interdisciplinar de Ciências So-ciais. Nesta entrevista ficamos a conhecer o polo de Évora deste centro, através do professor e investigador Marcos Olímpio, que é também membro executi-vo da Rede Social do Concelho de Évora.

O professor começou por esclarecer que o Centro Inter-disciplinar de Ciências Sociais é recente e que no caso do polo de Évora “herdou algum do

Conhecer a pobreza para tentar combatê-latrabalho feito pelo Centro de Investigação em Sociologia e Antropologia Augusto da Silva”.

Segundo Marcos Olímpio, “temos prestado apoio às insti-tuições, nomeadamente através da sua qualificação, também ajudamos a fazer planos de atividades, candidaturas, entre outros projetos”.

Explicou ainda que, “em rela-ção à rede social, contribuímos através da recolha, tratamento e análise de informação sobre o concelho de Évora, nomea-damente na elaboração do diag-nóstico social e depois do plano de desenvolvimento social”.

De acordo com o mesmo investigador, “colaboramos ainda com a Rede Europeia Anti-Pobreza, nas suas funções de formação e de informação”.

Marcos Olímpio adiantou também que “ao mesmo tempo, contribuímos para a qualificação das instituições que trabalham diretamente com este público-alvo”.

Para Marcos Olímpio, “este trabalho mais teóricotem impor-tância para o dia-a-dia das insti-tuições a dois níveis”, salientan-do que, “por um lado, quem

conhece, está mais habilitado a intervir”. Por outro lado, “tem também a ver com a questão da qualidade”, disse.

Apostar na qualidade e na sustentabilidade

das instituições

O investigador do polo de Évora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais sustentou que “há dois grandes problemas que se colocam às instituições, um é o da qualidade e o outro é o da sustentabilidade”.

Focou ainda que “nestes trabalhos que vamos desenvol-vendo proporcionamos alguns tipos de dados para que possam melhorar a sua qualidade, mas também trabalhamos na susten-tabilidade das instituições, que é fundamental para garantir a sua existência”.

No que diz respeito à sus-tentabilidade, Marcos Olímpio sublinhou que “pode ser ga-rantida através da elaboração de candidaturas para obtenção de fundos, mas passa também pela organização ou pelo contacto com outras instituições, para

garantir o networking”.Para além disso, “é necessá-

rio que as instituições percebam qual é a sua missão, a visão que têm, os seus valores, os resulta-dos que pretendem atingir con-cretamente e depois como é que os podem atingir”, especificou o professor.

Na sua perspetiva, “apesar deste trabalho ser ‘uma gota de

Fotos Exclusivas

Marcos Olímpio, investigador do polo de Évora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais

água no oceano’, nalguns casos acaba por fazer a diferença”.

Realçou ainda que “os estu-dos sobre os indicadores da po-breza permitem perceber quais as medidas que é necessário to-mar”, recordando que “em ter-mos do apoio à pobreza, temos as políticas públicas nacionais, mas temos também as locais, que são muito importantes,

nomeadamente das autarquias, sendo depois complementadas com o papel das diferentes insti-tuições que estão no terreno”.

No âmbito daRede Social do Concelho de Évora, Marcos Olímpio frisou que “o centro tem trabalhado com diversas instituições”, revelando que “damos também apoio às redes sociais de outros concelhos”.

Page 6: Ds dia 13 01 2016

diário do SUL6 RegionalQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

CENTRO CLÍNICODE ÉVORA, LDA

R. Stª. Catarina - Edifício Santa Catarina - Escritório n.º 67000-516 ÉVORA - Telef.: 266 749 840 - Fax.: 266 749 849

Dr.ª Deonilde Cabral- Clínica GeralDr. Francisco Martins- UrologistaDr.ª Clara Rosa- PsiquiatraDr.ª Margarida Crujo- PedopsiquiatraDr. Aires Ramos- Medicina Interna

Dr. António Daskalos - PsiquiatraProf. Dr.ª Sofia Tavares - Psicóloga ClínicaDr.ª Teresa Oliveira e Castro- PediatraDr. Pedro Santos - NutricionistaDr.ª Marisa Carriço - Terapêuta da Fala

Pub.

An Maria Antónia Zacarias

APIPDF inicia reuniões com grupos parlamentares

Encontros visam sensibilizar para a adaptaçãoda justiça ao tempo das crianças

A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos (APIPDF) inicia, hoje, uma série de reuniões com os grupos parlamentares. A associação pretende demonstrar a sua preocupação com a falta de iniciativa política para a aplicação da reforma às seções de família e menores, materializada na nova legislação do Regime Geral do Processo Tutelar Cível, e que visa diminuir a conflitualidade parental e aumentar a celeridade processual, adaptando a justiça ao tempo das crianças e sua família.

direção da APIPDF entende apelar para a necessidade de

revisão: da situação fiscal para os progenitores divorciados ou separados quanto ao Orçamento de Estado de 2016; de adoção quanto à igualdade e partilha de responsabilidades parentais; de se dar um impulso político à recente reforma do Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens, “que continua a necessitar de mais meios

humanos, materiais e formativos”; de reformar a recolha de informações estatísticas quanto às seções de família e menores e mediação familiar, de forma a se poder formular políticas públicas realistas e adaptadas às crianças que têm os seus progenitores separados ou divorciados e de se discutir, em Plenário da Assembleia da República, a petição para a criação do Dia Nacional de Alerta para a Alienação Parental.

A associação considera que essa iniciativa, “que depende, neste momento, apenas da

vontade dos partidos, visa discutir o grave fenómeno que é a Alienação Parental e encontrar soluções para o seu combate em sede parlamentar”.

Assim, hoje, a APIPDF reúne com o PAN - Pessoas, Animais e Natureza e no dia 26 de janeiro está previsto encontro com a deputada Sandra Cunha do Bloco de Esquerda.

A APIPDF ainda aguarda a

marcação de uma audiência com a ministra da Justiça, bem como com os restantes grupos parlamentares. “Foi adicionalmente solicitado uma audiência com a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade”, sublinha.

Em comunicado, a associação explica que com estas reuniões pretende chamar a atenção para “a necessidade urgente” de

constituição de uma equipa multidisciplinar única “para realizar formação a nível nacional quanto à aplicação da reforma preconizada por este novo Regime Geral Processo Tutelar Cível que é um modelo semelhante à reforma realizada em toda a Alemanha e que teve por base o Modelo de Cochem-Zell”.

De acordo com a mesma

entidade, a experiência do modelo alemão, nos seus sucessos e insucessos, “é fundamental ser absorvida e adaptada e tal só será possível com uma orientação política única quanto à direção da atual reforma” que tem como objetivo “diminuir drasticamente a conflitualidade parental e aumentar a celeridade processual, adaptando a justiça ao tempo das crianças e sua família”.

Uma fábrica de transformação e comercialização de amêndoa, mas também de outros frutos secos, como nozes e avelãs, está em construção em Ferreira do Alentejo, num investimento de 800 mil euros da empresa Migdalo.

As obras arrancaram no início deste ano, no Parque de Empre-sas local, e a unidade deve estar

Fábrica de 800 mil euros “nasce” em Ferreira do Alentejopara transformar frutos secos

pronta até junho, revelou em comunicado a Câmara de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara, Aníbal Reis Costa, realçou hoje tratar-se de “um projeto muito

importante”, não só por criar postos de trabalho e envolver um investimento “de quase um milhão de euros”, mas também por “todo o potencial da cultura da amêndoa”.

Com a seca existente na região

norte-americana da Califórnia, a “maior produtora de amêndoa do mundo”, há necessidade de “muita matéria-prima”, argumentou, indi-cando que, para fazer face a essa procura, “a produção de amêndoa na área do Alqueva pode vir a ser

muito importante”.A fábrica da Migdalo (que sig-

nifica amêndoa em esperanto), empresa ligada à Agrobeja, já sediada naquele parque empre-sarial, envolve um investimento “na ordem dos 800 mil euros” e prevê criar, numa primeira fase, entre seis a oito novos postos de trabalho.

A unidade, segundo o municí-pio, vai servir para a transformação de frutos secos, nomeadamente para a despela e descasque da amêndoa, e posterior comercia-lização destes produtos.

“Vai poder receber amêndoa, mas também outros frutos secos, como nozes e avelãs”, acrescentou Aníbal Reis Costa, frisando tratar-se de “uma fábrica grande”, que está a ser implantada “numa área superior a meio hectare”, nos cinco lotes de terreno adquiridos pela Migdalo.

O objetivo da empresa pro-motora é que a fábrica labore, “não só com a produção própria, mas também e sobretudo com a amêndoa produzida na região, que abrange uma área entre os 15 e os 20 mil hectares”.

“Estamos a falar de todo o distrito de Beja, cujos produto-res, naturalmente, irão deixar aqui o seu produto”, sublinhou o autarca.

Aníbal Reis Costa manifestou estar seguro de que, com este investimento, a cultura da amên-doa, que tem “grande aceitação internacional”, vai “proliferar em Ferreira do Alentejo e em conce-lhos vizinhos”.

“Vai aumentar de certeza a área plantada, até porque é uma cultura relativamente fácil de se desenvolver”, vaticinou.

O que poderá contribuir para o desenvolvimento do setor, com “elevado potencial” e que “pode constituir mais uma alternativa rentável para o regadio da região”, referiu.

Page 7: Ds dia 13 01 2016

Paulo de MoraisPara combater a corrupção,

Paulo de Morais, de 52 anos, foi o primeiro candidato às eleições presidenciais a oficializar a corrida eleitoral junto do Tribunal Constitucional, escolhendo simbolicamente o dia 01 de dezembro de 2015. O professor universitário foi, entre 2002 e 2005, vice-presidente pelo PSD na Câmara do Porto, tendo nos últimos anos sido o combate contra a promiscuidade entre a política e os negócios e as denúncias sistemáticas de casos de corrupção - que diz ser o “maior dos males da vida política portuguesa” - que fizeram o candidato ser conhecido do grande público.

NOME: Paulo Alexandre Baptista Teixeira de MoraisDATA DE NASCIMENTO: 22 de Dezembro de 1963NATURALIDADE: Viana do CasteloPROFISSÃO: Professor Auxiliar

PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Paulo de Morais tem um longo percurso académico e entre 2002 e 2005 foi vice-presidente pelo PSD na Câmara do Porto conquistada então por Rui Rio aos socialistas, ficando com a tutela da habitação e da ação social e assumindo então dossiês polémicos. A 14 de março deste ano suspendeu o mandato - a seu pedido e por período indeterminado - do cargo de vice-presidente da direção da Transparência e Integridade, Associação Cívica, que exercia desde 2010. É desde 2011 presidente da Assembleia Geral da Associação Portugal-Moçambique e entre 1996 a 1999 foi tesoureiro nacional da CNIS

PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: A nível nacional e no passado D. João II e Marquês de Pombal, na atualidade Francisco Sá Carneiro e o general Pires Veloso. No plano internacional, Dalai Lama, papa Francisco e Gandhi.

CANDIDATA-SE PORQUE: “Procurei ao longo da minha vida denunciar, combater e atuar contra esse benefício de privados em detrimento do interesse de todos. Fi-lo enquanto dirigente partidário, no exercício de cargos públicos, nas minhas iniciativas de participação cívica na vida política portuguesa. Fá-lo-ei enquanto Presidente da República, num exercício de independência que sempre pautou a minha presença na vida pública”.

PÁGINA DA CANDIDATURA:http://www.paulodemorais2016.com/

7NacionalQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

A

Quem são os dez candidatos nas eleições de 24 de janeiro O Tribunal Constitucional (TC) aceitou as dez candidaturas às eleições presidenciais que tinham sido formalizadas, o que constitui um recorde de candidatos neste tipo de sufrágio,

uma vez que o máximo de candidatos em democracia foram seis em 1980, em 2006 e 2011.Segue-se a lista dos candidatos validados e principais dados biográficos e da candidatura:

n continua na próxima edição

Marisa MatiasMarisa Matias, de 39 anos,

é uma das duas mulheres que concorre às eleições presidenciais de 24 de janeiro de 2016, sendo a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, decisão anunciada pelo partido a 18 de outubro de 2015. Entre os apoios fora do partido, Marisa Matias conta com um dos fundadores do PS, atualmente desfiliado, Alfredo Barroso, vários deputados do Parlamento Europeu de diferentes países e nomes ligados à cultura como António Capelo, Ana Deus, Miguel Guedes, Carlos Mendes e Mário Moutinho.

NOME: Marisa Isabel dos Santos MatiasDATA DE NASCIMENTO: 20 de Fevereiro de 1976NATURALIDADE: CoimbraPROFISSÃO: Socióloga

PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Desde cedo que se envolveu em causas estudantis e cívicas, tendo sido mandatária nacional do “Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim”, aquando do referendo nacional pela despenalização do aborto em 2007. Em 2009 foi eleita pela primeira vez eurodeputada do BE, cargo para o qual foi reeleita em 2014, quando foi cabeça de lista do partido nessas eleições.

PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: No plano internacional, ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela e, no plano nacional, a única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal, Maria de Lourdes Pintasilgo e o ex-eurodeputado e fundador do BE Miguel Portas, que morreu em 2012.

CANDIDATA-SE PORQUE: “Num Palácio de Belém que cheira a bafio vai ser preciso abrir as janelas para entrar ar fresco. É a força da democracia que as vai abrir. É a vossa força”.

PÁGINA DA CANDIDATURA: http://marisa2016.net/

Sampaio da NóvoaSampaio da Nóvoa, 61 anos,

confirmou a 18 de abril de 2015 que iria ser candidato à Presidência da República. Apresentou a candidatura a 29 de abril, no Teatro da Trindade, em Lisboa. É apoiado pelos anteriores presidentes da República António Ramalho Eanes e Jorge Sampaio e por vários socialistas. Foi tratado como “amigo de longa data do PS” pelo secretário-geral dos socialistas, António Costa, que em agosto declarou: “Já há um candidato assumido e próximo da família socialista”. Confrontado, entretanto, com a candidatura da socialista Maria de Belém, o PS optou por conceder liberdade de voto aos seus militantes na primeira volta das presidenciais.

NOME: António Manuel Seixas Sampaio da NóvoaDATA DE NASCIMENTO: 12 de dezembro de 1954NATURALIDADE: Nasceu em Valença, vive em Oeiras desde criançaPROFISSÃO: Professor catedrático

PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Reitor da Universidade de Lisboa. Consultor para a educação do Presidente da República Jorge Sampaio.

PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: Declara admiração pelos mandatos presidenciais de Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.

CANDIDATA-SE PORQUE: “O que faz falta, o que nos faz falta, é uma outra visão, uma outra ideia do que pode ser Portugal no século XXI. É em nome desse outro projeto, desse outro destino, que venho aqui, hoje, declarar-vos solenemente, e declarar a todo o país, que sou candidato a Presidente da República. Não venho para deixar tudo na mesma. Venho para juntar os portugueses em torno de um projeto de mudança, para restaurar a confiança na nossa democracia e no nosso futuro. Com esperança. Com determinação. Com a coragem que os portugueses sempre revelaram nos momentos mais difíceis da sua história”.

PÁGINA DA CANDIDATURA: http://www.sampaiodanovoa.pt

morte de Francisco Sá Carneiro e de Adelino

Amaro da Costa a 04 de dezembro de 1980 marcou as presidenciais que viriam a ter lugar três dias depois, disputadas por Ramalho Eanes e Soares Carneiro.

O avião onde seguiam o então primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, e o ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, que iam assistir a um comício da candidatura de Soares Carneiro, no Porto, caiu em Camarate, quando descolava do aeroporto da Portela, em Lisboa,

Presidenciais/1980

Camarate ensombra ‘duelo’ de generaisprovocando a morte de todos os ocupantes.

Os candidatos às presidenciais suspenderam as suas campanhas nessa quinta-feira à noite.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) decidiu que a situação decorrente da morte do primeiro-ministro não constituiu “fundamento legal para o adiamento do ato eleitoral” e este realizou-se como previsto a 07 de dezembro de 1980.

As eleições foram disputadas sobretudo por dois generais, António Ramalho Eanes, que se recandidatou a Presidente da

República como independente, e o general António Soares Carneiro, considerado um conservador e apoiado pela Aliança Democrática (AD), formada pelo PSD, CDS e PPM e liderada por Sá Carneiro.

Otelo Saraiva de Carvalho, o segundo candidato mais votado nas presidenciais de 1976 (com 16,4%), também se apresentou nesta corrida eleitoral, alcançando apenas 1,4% dos votos, enquanto candidatos como Galvão de Melo, Pires Veloso e Aires Rodrigues, não chegaram a 1%.

O candidato lançado pelo PCP, Carlos Brito, viria a desistir a escassos dias das eleições a favor de Eanes.

“Não porque aprove a política e atuação deste enquanto Presidente da República, mas porque é a única alternativa para derrotar o candidato dos partidos reacionários”, explicou o PCP.

Eanes contou também com o apoio dos socialistas, apesar da resistência de Mário Soares, fundador do PS.

“Era uma solução de facilidade: apesar de tudo, Eanes tinha força, era Presidente da

República, eleitoralmente conhecido e popular em certas áreas e, sobretudo, beneficiava do prestígio que lhe conferia a função”, disse Soares numa conversa com a jornalista Maria João Avillez, confessando que ainda propôs que o PS escolhesse outro candidato, militar ou civil. “Mas a verdade é que não se improvisam candidatos”, afirmou.

A menos de dois meses das eleições, Soares acabou por retirar o seu apoio pessoal a Eanes, desagradado com a “ambiguidade” do candidato e

suspendeu as suas funções de secretário-geral do PS até à realização das presidenciais.

Com Soares Carneiro, a AD, que vencera as legislativas disputadas pouco antes, em outubro, tenta cumprir o projeto “Um governo, uma maioria, um presidente”, mas o luto instalado no país após os acontecimentos de Camarate e a realização na véspera das eleições das cerimónias fúnebres de Sá Carneiro e Amaro da Costa, transmitidas pela televisão durante horas, não travaram a vitória de Eanes.

O general foi reeleito Presidente da República com 56,4% dos votos, ficando Soares Carneiro com 40,2%.

Page 8: Ds dia 13 01 2016

diário do SUL8 RegionalQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016

Portalegre

Fotos Exclusivas

Mn Maria Antónia Zacarias

n João Trindade

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, presidida por Nuno Sequeira, divulgou alguns factos, que na sua opinião, marcaram positiva e negativamente o ano de 2015. Síntese do comunicado “no plano nacional e internacional, o ano de 2015 continuou a trazer por vários motivos, o Ambiente à ordem do dia. Ao nível do Distrito de Portalegre em 2015, e de acordo com o trabalho desenvolvido, destacamos os seguintes factos: o pior de 2015: continuação de aplicação de herbicidas cancerígenos, continuam a ser utilizados pelas autarquias locais, serviços florestais e na manutenção de estradas nacionais e municipais. Poluição e reduzido caudal do Rio Tejo, e peixes mortos, na zona de Vila Velha de Ródão. Uso ilegal

Quercus - Núcleo Regional;o melhor e o pior no ano 2015

de venenos e produtos tóxicos; esta prática ilegal, mas ainda em uso em determinadas zonas, continua a provocar graves danos nos ecossistemas.

O melhor de 2015: reabertura de parte da Linha do Leste do transporte ferroviário até Portalegre, dois dias por semana, e a adesão de passageiros mostrou que os comboios fazem falta. Concentrações em defesa de um Tejo vivo; as populações de Espanha e Portugal manifestaram-se em Setembro de

2015, a favor de um Tejo vivo, sem poluição, sem centrais nucleares. A análise do Índice Sintético de Desenvolvimento Regional, referente a 2013, revelou que, ao nível do índice de qualidade ambiental, o Alto Alentejo é líder (110,72). O Município de Avis ganhou, pela sétima vez consecutiva, a bandeira verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE Festival). Andanças em Castelo de Vide vence prémio de Festival Mais Sustentável”.

ELVAS

Identificadomenor

por possede artigos

pirotécnicos

A PSP anunciou ter identificado um jovem, menor de idade, que tinha na sua posse 34 artigos pirotécnicos, vulgarmente conhecidos como “bombinhas de carnaval”, no interior de um estabelecimento de ensino de Elvas, no distrito de Portalegre.

Em comunicado, o Comando Distrital de Portalegre da PSP refere que o jovem já tinha feito explodir vários engenhos dentro do recinto escolar, colocando “em risco o bom funcionamento das atividades escolares, assim como a integridade física das pessoas presentes no estabelecimento de ensino”.

O processo instituído vai seguir os trâmites legais.

ALVITO

Concelhocomemora

118.º aniversárioUma homenagem ao poeta

Raul de Carvalho, sessão solene e a atribuição de distinções honoríficas são pontos altos das comemorações 118.º aniversário da restauração do concelho de Alvito, no distrito de Beja, que decorrem hoje.

As distinções, segundo o município, vão ser entregues pela primeira vez e visam reconhecer funcionários municipais, cidadãos e instituições do concelho pela sua dedicação à causa pública.

A apresentação do livro “Memórias e Tradições do Concelho de Alvito” e a inauguração da exposição “Alvito e Vila Nova da Baronia – Identidade & Memória” são outras iniciativas em destaque na programação.

VIANA DO ALENTEJO

Medalhasdistinguem

chocalheirosA Câmara de Viana do Alentejo,

no distrito de Évora, vai outorgar medalhas de honra, hoje, aos chocalheiros e esquilaneiros de Alcáçovas, cujo ofício tradicional foi, recentemente, classificado Património Cultural Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

A entrega das medalhas, destinadas também aos oleiros de Viana do Alentejo e à Associação de Caçadores e Pescadores de Aguiar, decorre no âmbito da sessão solene de comemoração dos 118 anos de restauração do concelho.

O programa de comemorações tem incluído várias iniciativas, estando ainda previstas, até domingo, a apresentação de um livro, uma tertúlia, exposições, espetáculos de música e de dança, teatro e uma prova de BTT.

Candidata à Presidência da República visitou instituições de solidariedade

Maria de Belém dedicou campanha em Évoraà infância e violência doméstica

aria de Belém, candidata à Presidência da República salientou anteontem, em Évora, o

trabalho desenvolvido pelas instituições de apoio às crianças, jovens em risco e vítimas de violência doméstica. Decidiu eleger estas problemáticas durante a campanha como forma de alertar a sociedade para o flagelo que representam, adiantando que são realidades que merecem toda a sua preocupação. A ex-ministra socialista visitou a Creche de Nossa Senhora da Visitação, da Cáritas Diocesana de Évora, e a Associação Chão de Meninos.

A candidata afirmou que é importante prevenir os casos de risco e o agravamento dos problemas, sublinhando que “o papel de Presidente da República é também dar conhecimento do trabalho que estas organizações fazem no apoio a crianças, jovens, a mulheres vítimas de violência doméstica ou a famílias com problemas económicos e sociais”.

A antiga ministra socialista evidenciou que “existem muitas instituições desta natureza por todo o país, mas nem sempre se verifica aquilo que se verifica em Évora, que é uma articulação entre todas elas, não se atropelando umas às outras”. Considerou, assim, que nesta cidade existem bons exemplos. “Este não buscar protagonismos,

mas sim buscar resolução dos problemas das pessoas é muito importante, porque, quando os recursos são escassos, se os desperdiçarmos com respostas a mais numas coisas e a menos noutras acabamos por não dar resposta a essa cadeia”, frisou.

Maria de Belém adiantou que “devemos querer sempre ter mais e melhor, mas também devemos ter a noção de que temos que gerir adequadamente os recursos que nos são entregues”. No que se refere a Évora, e fazendo alusão às visitas que realizou, considerou que “aquilo que é o discurso normal é que as instituições se entendam, não se sobrepondo, para que cada uma tenha as portas abertas para a outra. É preciso saber gerir com equilíbrio, num país que tem

tantas disfunções e dificuldades, os recursos que nos são entregues e disponibilizados através da solidariedade coletiva. Temos o dever de gerir muito bem esses recursos”.

Candidatadesafiadaa fazer“magistraturade influência”nesta área

A candidata disse ainda que o abuso sexual de crianças “é uma questão que me preocupa muito”, lembrando as estatísticas que referem que uma em cada cinco crianças é objeto de abuso

sexual de várias formas, “o que lhe provoca sequelas terríveis”. Outra área nova que, defendeu, ser importante frisar diz respeito às políticas públicas de

sensibilização social, em particular, a violência contra idosos.

Na associação “Chão dos Meninos”, Maria de Belém ouviu

uma solicitação para uma “magistratura de influência na defesa dos direitos das crianças, das mulheres e das pessoas mais vulneráveis em geral”.

Em Évora, a candidata presidencial teve a seu lado o mandatário no distrito, o médico Rui Rosado, bem como o apoio de vários socialistas, como o eurodeputado Carlos Zorrinho, o ex-deputado Bravo Nico, a assistente social Paula de Deus, o médico João Alves Pimenta e o vereador da Câmara de Évora, Silvino Costa.

Maria de Belém fez uma paragem em Vendas Novas para cumprir a tradição e comer uma bifana, sendo este um ato de reflexão sobre os tempos em que não havia autoestrada e era uma paragem obrigatória.

Page 9: Ds dia 13 01 2016

9RegionalQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

O

Denúncia feita pelo sindicato

n Roberto Dores

Professores do ensino artístico no Alentejocontinuam com salários em atraso

alerta parte do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS): ainda há

docentes do Ensino Artístico e Especializado nas escolas do Alentejo que continuam sem receber os salários na totalidade, pelo que, segundo o dirigente Manuel Nobre, é possível que venham a sair à rua novas formas de luta.

Os professores do Conser-vatório Regional de Portalegre terão recebido somente parte do seu salário, enquanto em Évora e Reguengos de Mon-

saraz também há relatos de docentes com salários em atrasos, segundo a denúncia feita ao “Diário do Sul” pelo presidente do SPZS, alertando que o cenário é transversal ao Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

“O estabelecimento continua sem receber quaisquer verbas do Governo desde o início do ano letivo e já recorreu ao cré-dito para conseguir pagar aos professores”, denuncia Manuel Nobre, alertando que ainda estão por liquidar os subsídios de Natal. “Parece-nos óbvio que existem atrasos consideráveis ao nível do pagamento de salários

pelo segundo ano consecutivo, que estão a comprometer a vida destes professores do nosso en-sino artístico e especializado”,

insiste o dirigente, garantindo estar criada “uma situação de grande instabilidade e bastante problemática para os profes-

sores. Alguns profissionais das nossas escolas estão mesmo sem salários desde o início do ano letivo”, acrescenta.

Ainda assim, há boas pers-petivas, na ótica do sindicalista. Isto porque Manuel Nobre reco-nhece que até tem encontrado boa abertura por parte do novo Ministério da Educação, que “vem demonstrando interesse em resolver estas situações”, refere, sublinhando que em algumas regiões do país muitos dos casos começam a estar regu-larizados.

“Até admitimos que em poucas semanas este ministério fez aquilo que o seu anteces-

sor levou anos para resolver e que não conseguiu. Mas no Alentejo o problema continua”, diz, enquanto volta a levantar a questão da “luta pelos direitos dos professores”. Refere que é chegada a hora de solicitar ao Governo “mais celeridade neste processo”, uma vez que noutras regiões a situação já está pratica-mente ultrapassada.

“Iremos junto dos profes-sores, um pouco por todo ao Alentejo, abordar a possibilida-de de avançar com novas formas de luta, adequadas ao que a situação exige, no sentido de que sejam pagos esses salários a que os professores têm direito”,

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, visitou recentemente a Escola André de Resende para conhe-cer o funcionamento das novas instalações e ficou satisfeita com a melhoria das condições. A Escola André de Resende tem cerca de 650 alunos, entre os 9 e os 15 anos.

“Perceber que este edifício está já a ser utilizado pelos alunos e professores e que nos dizem que se sentem muito satisfeitos é fundamental”, considerou a autarca, congratu-lando-se por terem conseguido levar a bom porto estas obras de profunda requalificação com a ajuda dos diversos parceiros, entre eles a CCDR que aceitou uma nova proposta de melhoria do projeto inicial.

“Sabemos que a escola públi-ca é a única que garante igual-dade de oportunidades a todos os nossos jovens, independen-temente da sua condição socio económica, e se o dinheiro público puder ser utilizado na requalificação de uma escola e

Vice-presidente da Câmara de Évora conheceu as novas instalaçõesRequalificação da Escola André de Resende

na melhoria das condições do processo de ensino e aprendi-zagem para nós é mais do que justificado”, afirmou a Vice-Pre-sidente do Município, recordan-do que o trabalho prosseguirá, agora por conta do Município no que concerne à melhoria dos espaços exteriores.

Também a Coordenadora da Escola, Glória Cordeiro, mos-trou a sua satisfação pelos resul-tados obtidos, recordando que “o projeto existia há vários anos, nós tínhamos sonhado com ele durante algum tempo, depois começámos a achar que não iria acontecer, as coisas estiveram um bocadinho complicadas,

finalmente conseguiu-se e foi um bom investimento, porque o bem-estar das nossas crianças é fundamental”.

Satisfação que é extensiva tanto a alunos como professo-res, expressa também o pro-fessor José Códices: “Na escola antiga, os alunos estavam muitas vezes a tremer com frio, aqui chegam e conseguem focar-se fundamentalmente nas aulas. A melhoria das condições técnicas também veio proporcionar mais qualidade, apontando por exem-plo que “o quadro interativo e o computador permitem-nos mais facilmente chegar às atividades e os alunos conseguem aprender

muito melhor”. A obra de requalificação da

Escola André de Resende, inicia-da a 8 de abril de 2014, foi dis-ponibilizada à comunidade edu-cativa no dia 30 de novembro, com o início de aulas nas novas instalações. A escola conta no rés-do-chão com a maioria das salas de aula, incluindo o ensino especial, num total de 23 salas. Dispõe ainda das instalações sanitárias, de espaços de circu-lação e de uma zona-de-estar. No primeiro piso está agrupada a resposta letiva especializada, com 3 laboratórios, 3 salas de educação visual e tecnológica, 2 de informática e uma sala de

música, no total 9 salas. A escola dispõe ainda de espaços diver-sos de apoio a toda a comuni-dade escolar, como seminários, gabinetes de trabalho, cozinha, refeitório e bar, secretaria e re-ceção, biblioteca, sala multiusos e uma sala polivalente. O pavi-lhão polidesportivo foi também objeto de requalificações pontu-ais (cobertura/balneários) já que se manterá em utilização.

O projeto da nova escola incluiu a mudança da sua entra-da principal para a Rua Cosme Delgado, que já está em funcio-namento provisório desde o dia 30 de novembro de 2015, tendo a Câmara Municipal, após aus-

cultado o Agrupamento de Es-colas n.º2, a PSP, os Bombeiros Voluntários, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Uniões de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde e os serviços internos, aprovado em reunião de Câma-ra de 23-12-2015, as alterações à circulação na envolvente da escola, sendo de salientar que a rua Cosme Delgado ficará com trânsito proibido, excepto a residentes, cargas e descar-gas e veículos de emergência, sendo as alterações aprovadas implementadas a partir do dia 12-01-2015.

A Câmara Municipal cele-brou o contrato público desta obra, visado a 22 de janeiro pelo Tribunal de Contas, com a empresa Joaquim Fernandes Marques & Filho, S.A, com um valor de 3.094.713,47€ (s/I.V.A). Atualmente o investimento ascende a 3.760.870,00€ em obras, 74.246,49€ em material didático, 74.507,40€ em mo-biliário e 69.651,19€ em ma-terial informático, totalizando 3.979.275,08€.

Page 10: Ds dia 13 01 2016

diário do SUL10 DesportoQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016

FUTEBOL NO ALENTEJO

Évora

Redondense chegaao primeiro lugar da elite

O Redondense é o novo líder da elite eborense, isto após ter vencido o Sporting de Viana por três a dois num jogo interessante e onde ficou provado que esta duas equipas são de fato candidatas ao primeiro lugar num campeonato em que as posições se começam a definir cada vez mais, pode dizer-se que há um campeonato disputa-díssimo para o primeiro lugar onde estão para além do Redondense e Sporting de Viana os Canaviais e o União de Montemor, depois três equipas digamos que descansadas o Lusitano o Monte Trigo e o Oriolense e depois seis equipas separadas por um ponto.

Esta jornada ditou o novo líder o Redondense e fez chegar ao segundo lugar o União de Montemor que venceu o Oriolense por quatro a um num jogo em que o resultado é enganador pois o União teve grandes dificuldades em vencer a aguerrida equipa da Oriola. Com efeito numa partida que estava a ser muito equilibrada o União recorreu às suas “estrelas” para vencer a partida e em cinco minutos terminou com as aspirações do Oriolense, primeiro foi capitão Jorge Roque a inaugurar o marcador, depois foi Rui Pereira a aumentar a vantagem e de seguida foi Fábio Capela que pratica-mente acabou com as aspirações dos visitantes.

Na segunda parte Nuno Silva aumentou para quatro a zero num magnífico golo e já no período de compensação Cristo fez o golo do Oriolense, golo esse que a equipa merecia.

Com este resultado o União de Montemor chegou ao segundo lugar com o mesmo número de pontos que o Sporting de Viana e com mais um que o quarto classificado os Canaviais que venceram com naturalidade o Lavre que recorde-se tinha imposto um empate ao União de Montemor.

Em Évora o Lusitano venceu o Escouralense e está agora no quin-to lugar com mais três pontos que o Monte Trigo que não evitou a derrota na sua deslocação a Borba.

Na divisão de honra surpresa em Arraiolos com a equipa B do União de Montemor a conseguir um empate a dois golos, com este resultado o Estrela de Vendas Novas que venceu o Fazendas do Cor-tiço por dois a um consolidou a sua posição de lide , tem agora mais quatro pontos que o Alcaçovense que goleou a Giesteira por seis a um e mais cinco que a equipa de Arraiolos.

Resultados e ClassificaçõesDivisão de Elite /Resultados Borbense 3 Monte Trigo 2, Redonden-

se 3 Sporting de Viana 2, Canaviais 5 Lavre 0, União de Montemor 4 Oriolense 1, Portel 1 Perolivense 0, Lusitano 1 Escouralense 0

Classificação: 1º Redondense 26, 2º União de Montemor 24, 3º Sporting de Viana 24, 4º Canaviais 23, 5º Lusitano 19, 6º Monte Trigo 16, 7º Oriolense 12, 8º Borbense 8, 9º Escouralense 8, 10º Lavre 7, 11º Perolivense 7, 12º Calipolense 7, 13º Portel 7

Divisão de Honra /Resultados: Corval 3 Estremoz 0, Cabrela 1 Valenças 1, Alcaçovense 6 Giesteira 1, Arraiolense 2 União de Mon-temor 2, Fazendas do Cortiço 1 Estrela de Vendas Novas 2

Classificação: 1º Estrela de Vendas Novas 28, 2º Alcaçovense 24, 3º Arraiolense 23, 4º Valenças 19, 5º Corval 18, 6º Estremoz 14, 7º Fazendas do Cortiço 10, 8º Cabrela 9, 9º União de Montemor B 7, 10º Giesteira 4, 11º Santana do Campo 3.

Beja

Milfontes mais primeiroMineiro ultrapassado pelo Serpa

A formação do Litoral Alentejano do Milfontes consolidou a sua liderança no Distrital de Beja após ter vencido no seu terreno o Aldenovense por dois a zero e beneficiando da derrota do Mineiro Aljustrelense na Vidigueira por dois a um.

Com esta derrota o Mineiro foi inclusivamente ultrapassado no

segundo lugar pelo Serpa que foi a Almodôvar vencer por um a zero. Assim o “distritalão” tem agora três equipas muito próximas, mas com o Mineiro a mostrar uma certa quebra de produção e com o Vasco da Gama da Vidigueira que teve um inicio de prova muito negativo a mostrar que quer ainda intrometer-se na luta pelos pri-meiros lugares, agora que terminou a primeira volta do distrital de Beja.

Resultados e Classificações:Resultados: Renascente São Teotónio 5 Guadiana 0, Mineiro

Aljustrelense 1 Vasco da Gama da Vidigueira 2, Milfontes 2 Alde-novense 0, Desportivo de Beja 1 – Penedo Gordo 4, FC Serpa 1 Almodôvar 0, Piense 2 Odemirense 1 Descansou: FC São Marcos

Classificação: 1º Milfontes 28, 2º Serpa 24, 3º Aljustrelense 23.

Portalegre

Mosteirense não desarmaO Mosteirense continua a liderar o Distrital de Portalegre isto

depois de vencer por dois a zero na sua deslocação a Monforte. A formação de Mosteiros consolidou a sua posição de primeiro clas-sificado beneficiando da derrota do Fronteirense que é segundo no jogo que disputou na Terrugem.

A Juventude da Terrugem venceu por um a zero com golo de Luís Nabiça, numa partida onde o equilíbrio foi a nota dominante no primeiro tempo com a equipa de Fronteira a ter um maior domí-nio nos segundos quarenta e cinco minutos mas sem conseguirem marcar golos que lhe dessem os três pontos.

Nesta jornada o Gavionense que é terceiro classificado perdeu no seu terreno frente ao Montargilense.

Resultados: Gavionense 0 Montargilense 3, Gafetense 0 Mostei-rense 2 Juventude da Terrugem1 Fronteirense 0,

Classificação: 1º Mosteirense 24, 2º Fronteirense 19, 3º Gavio-nenses 11, 4º Gafetense 10, 5º Terrugem 8, 6º Monfortense 7, 7º Montargilense 7.

Juventude, 1 - Barreirense, 0

A chuva trouxe o Juventudede volta às vitórias

Jogo no Estádio Sanches de Miranda em Évora

Árbitro – Pedro Oliveira do Algarve auxiliado por Rui Teixei-ra e Luís Pires

Juventude – Luís Marques; Marquinhos, Pedro Amendoeira, Ricardo Ramos e Ruben Freire; Otávio ( Mamede), 90+2’), D’Jerman e Luís Carapinha; Xande (Adilson,73’),Wigor e Tavares (Sérgio,84’).

Treinador: Jorge VicenteBarreirense – Káká; Carlos

André (Lucas, 90+1’), Walney, Carlos e Ricardo Bulhão; Bu-lhão, David Pinto (Nelson,68’), Maside, Bailão, Amadeu, Ruben Guerreiro.

CAMPEONATOS DISTRITAIS

Moura e Juventude a subirAtlético e Castrense a descer

O Moura regressou ao segun-do lugar da serie H entrando as-sim para as duas ultimas jornadas numa posição privilegiada para conseguir já a manutenção no campeonato de Portugal – Prio, os de Moura tiveram um jogo difícil, um derby regional com o Castrense equipa que vinha de uma serie de bons resultados, no entanto a equipa de Moura perante os seus associados não quis deixar fugir a oportunidade de voltar aos lugares cimeiros

CAMPEONATO DE PORTUGAL

e venceu por dois a um. Com este resultado e beneficiando da derrota caseira do Atlético de Reguengos perante o líder Cova da Piedade os de Moura consoli-daram o segundo lugar enquanto que os de Reguengos perderam uma soberana oportunidade de cimentarem a sua posição num dos lugares que garantem para já a manutenção. Esta derrota atira o Atlético de Reguengos para o terceiro lugar a quatro pontos do líder Cova da Piedade e a um do

Moura, estando por isso tudo em aberto podendo ainda as duas formações alentejanas chegar aos dois primeiros lugares, no entanto têm para isso de vencer os seus jogos e esperar que o Juventude que domingo se des-loca á Cova da Piedade consiga um resultado positivo num jogo que será transmitido em direto pela CMTV. Nesta jornada que mais subiu na tabela classificati-va foi o Juventude que após ter derrotado o Barreirense e bene-

ficiando da derrota do Castrense em Moura e do Almancilense e Vila Real de Santo António regressou ao sexto lugar, o jogo de domingo na Cova da Piedade torna-se assim importante para os eborenses, que nesta fase querem essencialmente afastar-se o mais possível das equipas que estão atrás de si, pois tudo se vai jogar para os juventudistas na fase decisiva.

Nas serie G e F, os alentejanos presentes não saíram do último lugar como Elétrico a perder em Massamá por um a zero e com o Crato que está a ter uma reação interessante a vencer no terreno do Águias por um a zero resulta-do que no entanto não tira os do Crato do último lugar.

Resultados e Classificações:

Serie H/Resultados: Juven-tude 1 Barreirense 0, Lusitano VR 1 Almancilense 0, Atlético de Reguengos 0 Cova da Piedade 2, Moura 2 Castrense 1, Pinhalno-vense 2 Louletano 2.

Classificação: 1º Cova da Pie-dade 29, 2º Moura 26, 3º Atlético de Reguengos 25, 4º Lusitano VR 24, 5º Barreirense 22, 6º Juven-tude 20, 7º Almancilense 19, 8º Castrense 18, 9º Louletano 17, 10º Pinhalnovense 14.

Próxima jornada (17/1/2016); Lusitano VR – Barreirense, Al-mancilense – Moura, Castrense - Pinhalnovense, Louletano - Atlético de Reguengos, Cova da Piedade - Juventude (em directo na CMTV)

Serie G/Resultados: 1º Dezembro 2 Sintrense 1, Real

1 Elétrico de Ponte de Sôr 0, Loures 1 Malveira 0, Torreense 3 Coruchense 0, Casa Pia 2 Sacave-nense 0.

Classificação: 1º Casa Pia 29, 2º 1º Dezembro 29, 3º Real 29, 4º Malveira 28, 5º Sintrense 27, 6º Loures 26, 7º Torreense 20, 8º Coruchense 12, 9º Sacavenense 12, 10º Elétrico de Ponte de Sôr 7.

Serie F/Resultados: União de Leiria 0 Caldas 0, Benfica de Castelo Branco 2 Naval 1, Águias 0 Crato 1, Sertanense 5 Peniche 2, Alcanenense 0 Sernache 2.

Classificação: 1º União de Lei-ria 40, 2º Caldas 30, 3º Benfica de Castelo Branco 28, 4º Peniche 22, 5º Alcanenense 22, 6º Naval 20, 7º Sernache 20, 8º Sertanen-se 18, 9º Águias 11, 10º Crato 9.

Treinador: Pedro DuarteGolo – D’Jerman (61’)Amarelos – Wigor (43’), Car-

los (43’), Ricardo Bulhão (56’)Depois de uma série de

resultados negativos, de lesões que condicionaram a equipa no últimos jogos, primeiro de Ru-ben Freire, depois de Sebastien e na última semana Marca Cas-telhano e ainda a saída do clube do central Samiro, o Juventude deu uma resposta muito positi-va no jogo frente ao Barreirense vencendo sem contestação num jogo marcado pelo mau tempo. Com a equipa possível o Juventude entrou em campo com uma grande determinação

não deixando que a formação do Barreirense recheada de jo-gadores de boa craveira técnica colocasse em campo as suas principais características e que são a velocidade das transições. Embora sem criar grandes opor-tunidades de golo no primeiro tempo o Juventude controlou o jogo a meio campo evitando que o Barreirense chegasse com perigo junto da sua defesa que atuava como um bloco. Pode dizer-se que a primeira parte foi de supremacia do Juventude e que era visível que uma maior aposta no ataque faria com que os alentejanos tivessem grandes chances de chegar ao golo.

No segundo tempo as ca-racterísticas do jogo não se alteraram substancialmente com o Juventude não só a controlar o jogo mas a exer-cer uma certa pressão sobre a extrema defesa do Barreirense que tinha alguma dificuldade em parar as movimentações de

Wigor que jogando bem mais junto aos centrais fazia valer a sua capacidade física e técnica para abrir caminho para que os seus companheiros tentasse o golo. E, foi precisamente num remate de fora da área, que D’Jerman trouxe justiça ao que se estava a passar em campo, o

excelente jogador do Juventude rematou forte e colocado e fez um daqueles golos que fazem as delicias de todos os que gostam de futebol.

Este golo fez com que o Bar-reirense subisse no terrena na procura do empate e tal como em muitas partidas o Juventude perdeu um pouco do controle do jogo a meio campo, valeu então o querer e a ambição dos seus jogadores que souberam sofrer e mantiveram a vantagem justa com que bateram o Barrei-rense. A vitória dos Alentejano justifica-se plenamente porque foi a equipa que melhor se adap-tou ao estado do terreno e que sou ser mais forte e coesa, em termos individuais numa equipa que valeu pelo seu todo seria in-justo destacar individualmente qualquer jogador. O Barreirense foi incapaz de se superiorizar aos eborenses e sentiu em demasia o estado do terreno.Bom trabalho do árbitro Pedro Oliveira.

Page 11: Ds dia 13 01 2016

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�����������������

������������������

���������������������������������

����������������������������

����������������������������

��������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������

��������������

���������������������������

������������������������

���������������������������

����������������������������

���������������������������

�������

���������������

�����������������������������

�������������������������������

����������������

�������

��������������������

�������

�������������������������������

���������������������������������

��������������������������

�����������������

�������

�������

���������������������������������

���������������������������������

����������������������������

�������

������������������

���������������������������

������������������������������

�������������������

�������

��������������������

�������������������

���������������������

�������������������

��������������������

���������������������������

����������������

��������������������������

������������������������

�������������������������������

���������������

�������

������������������

����������������������������

����������������

��������������������

�������

���������������������

�������������������������

����������������

�������������������

���������

�������

��������������������

����������

��������������������������

����������������������������

����������������������

����������������

�������

�������������������

��������������������������������

������������������������������

�������������������������������

���������������������������

�������

11 PublicidadeQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Operacionais deManeio de Suínos

(M/F)

Pretende-se contratar um operacional e um auxiliar de maneio de suínos para exploração no concelho do Alandroal, preferencial-mente casal para residir em habitação da exploração pecuária.Resposta com Currículo ao n.º 157955 deste jornal ou para [email protected]@gmail.comgmail.com

ALUGA-SEArmazém na Horta das Figueiras (Évora) 215 m2

Contacto 963 263 928 122004

[email protected]

Page 12: Ds dia 13 01 2016

diário do SUL12 PublicidadeQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016

Page 13: Ds dia 13 01 2016

13SociedadeQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

NECROLOGIALAURINDA MARIA ENGRÁCIA GODINHO PEIXE

Faleceu dia 11/01/2016 em Évora, a senhora Laurinda Maria Engrá-cia Godinho Peixe, de 84 anos de idade, natural de Cabrela (Monte-mor-o-Novo), casado com o senhor Américo Manuel Godinho Peixe, e que residia em Silveiras.

Dia 13/01/2016 na Igreja da Misericórdia de Montemor-o-Novo, será celebrada encomendação do corpo presente às 15:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério de Courela da Pedreira (Montemor-o-Novo).

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Pub.

Manuel Inácio e Maria da Luz Neto da Silva, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, amanhã, dia 13 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja da Sagrada Família - Álamos, agradecendo desde pelo eterno descanso do seu ente querido, amanhã, dia 13 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja da Sagrada Família - Álamos, agradecendo desde pelo eterno descanso do seu ente querido, amanhã, dia 13 de Janeiro,

já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MARIA DA LUZNETO BAPTISTA

Missa de 3.º Ano de Profunda Saudade

Sua esposa, fi lhos, netos, noras e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, no dia 14 de Janeiro (quinta-feira), pelas 18h30m, na Igreja de N.ª Senhora de Fátima - Bacêlo, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MIGUEL JOSÉ MARQUESMissa de 1.º Mês

Como sabemos as árvores conhecem-se pelos frutos. Não conheci o Rico mas conheço bem um dos seus frutos e por isso conheço o Rico. Se mais não fosse pelos frutos que deixou o Rico deve ser lembrado. O Rico não era rico mas foi um rico homem. Um riquíssimo homem. No próximo sábado faz 10 anos que nos deixou mas o Rico sabe, onde quer que esteja – está bem de certeza -, que deixou cá boas sementes que entretanto germina-ram. Uma dessas sementes chama-se amizade. O Rico tem por cá uma coleção de amigos que jamais o esquecem. Todos os grandes homens sabem fazer amigos e cultivam a amizade. O Rico foi um exímio desportista e também nesse campo deixa saudade, que o digam as gentes do Estoril Praia. Homem culto e sabedor sempre soube aproveitar o melhor da vida, para quem o rodeava ele era o melhor da vida. Viveu e trabalhou nos Estados Unidos, que deixou para viver Portugal, a sua pátria amada, em Israel, na Suíça e em Inglaterra. Como todos os homens inteligentes gozava de um enorme sentido de humor e ao pé dele era impossível estar triste. Ainda hoje os amigos quando o recordam esboçam um sorriso de boa disposição. Pena não ter privado contigo à volta de um copo como tanto gostavas.

São homens destes que dão alma aos locais que vivem e deixam marca, para sempre.

Bem hajas Rico.

Carlos A Cupeto

RicoHOMENAGEM

Seus fi lhos, nora, genro, netos e bisneta, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, amanhã quinta-feira, dia 14 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja da Sagrada Família (Álamos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

FRANCISCO ANTÓNIO JOSÉ BANHA PEIXEMissa de 30.º Dia

Maria Rosalina Cameirão Panelas Baltazar (fi lha), na impossibilidade de o fazer pessoalmente como seria seu desejo, vem por este meio parti-cipar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, hoje dia 13 de Janeiro de 2016, pelas 18h30m, na Igreja de N.ª Sr.ª de Fátima (Bacêlo), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

ALBINA ROSA DIAS CAMEIRÃOMissa de 16.º Aniversário

Seus fi lhos, noras, genro, netos, bisnetos e restantes familiares, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso da sua ente querida, amanhã, quinta-feira, dia 14 de Janeiro de 2016, pelas 18H15 horas, na Igreja do Carmo - Évora, agradecendo desde já a quem se dignar a assitir amanhã, quinta-feira, dia 14 de Janeiro de 2016, pelas 18H15 horas, na Igreja do Carmo - Évora, agradecendo desde já a quem se dignar a assitir amanhã, quinta-feira, dia 14 de Janeiro de 2016, pelas 18H15 horas, na

a tão piedoso ato.

VICÊNCIA LUIZA NUNESMissa de 7.º Dia e Agradecimento

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

Grupo Forcados Amadoresde S. Manços

e Cavaleiro Filipe Gonçalvesna Venezuela

O Grupo de Forcados Amadores de S. Manços (comandados por Joaquim Branco) e o cavaleiro algarvio Filipe Gonçalves, irão actuar no pró-ximo dia 29 de Janeiro, na mais importante Feira Taurina de San Cristóbal (Venezuela) para uma grandiosa corrida de toiros à portu-guesa, onde actuarão também os rejoneadores Andrés Chica e Pedrito da Venezuela.

AGRADECIMENTOVenho através deste estimado jornal, agradecer à pessoa que achou a minha carteira, bem como à equipa de seguranças do Hospital do Espírito Santo.

O meu muito obrigado.José Luis Esturrado

Em 40 anos, o cinema português nunca teve tantos espectadores como em 2015

cinema português que se estreou em 2015 no circuito

comercial foi visto por 940.063 espectadores, registando o valor mais elevado desde 1975, revelou hoje à agência Lusa o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

De acordo com dados do ICA sobre o mercado cinematográfico, os portugueses foram mais vezes ao cinema e viram mais filmes portugueses em 2015. Dos 14,5 milhões de espectadores contabilizados, 940.063 (ou seja, 6,5 por cento) viram cinema português.

Para este aumento terão contribuído “O pátio das cantigas” e “O leão da Estrela”, ambos de Leonel Vieira, e os dois filmes portugueses mais vistos de 2015, somando mais de 785 mil espectadores.

Em termos globais, em 2015, as salas de cinema em Portugal registaram um aumento de cerca de vinte por cento, tanto em número de espectadores (mais

2,5 milhões), como em receita bruta de bilheteira (mais 12,1 milhões de euros), comparando com 2015.

No ano passado, estrearam-se 355 longas-metragens, dominando a presença de produção europeia nos cinemas, embora esse facto não se tenha refletido em espectadores - os filmes norte-americanos foram vistos por 70,3 por cento dos espectadores, enquanto os europeus, por 19,9 por cento.

Em 2015, foram produzidos 50 filmes portugueses com o apoio financeiro do ICA, o que representa um aumento de mais de 85 por cento em relação a 2014.

A NOS Lusomundo Cinemas continua a ser líder no mercado, detendo uma quota de 62,3 por cento, no que toca a receitas brutas de bilheteira.

No geral, o filme de animação “Mínimos” foi o mais visto em Portugal, em 2015, com 937.383 espectadores e 4,7 milhões de euros de receita de bilheteira.

O

Page 14: Ds dia 13 01 2016

diário do SUL14 EntretenimentoQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016

ÉVORA

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 Joel Pina: O Professor12:00 Vida Selvagem13:00 O Mentalista14:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 Cougar Town21:00 Jornal 221:45 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201622:00 Revolução22:45 Ondas De Paixão00:15 Rockefeller 3000:40 Cinemax Curtas01:40 Sociedade Civil02:40 Euronews

06:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:30 Grande Tarde18:30 Babilónia19:00 Tempo de Antena19:15 Babilónia20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 C.S.I.01:30 Downton Abbey02:30 Podia Acabar O Mundo03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201619:15 O Preço Certo20:00 Telejornal21:15 The Big Picture22:00 Bem-vindos a Beirais22:45 Guerra e Paz23:45 Terapia00:15 5 Para a Meia-Noite01:15 Automobilismo: Rali Dakar 201601:30 Dexter02:30 Grande Entrevista03:30 Os Nossos Dias04:15 Televendas05:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 306:00 Manchetes 3

diário do sulTV

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – CentralESTREMOZ – CostaÉVORA - DianaMONTEMOR-O-NOVO – NovalentejoMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Misericórdia REDONDO – Casa do PovoREGUENGOS MONSARAZ – ModernaVENDAS NOVAS – Santos MonteiroVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – DiasALMODÔVAR – AureaALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – SilveiraCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Salgado MOURA – RodriguesSERPA – Central VIDIGUEIRA – Costa

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – CentralCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – MouttaFRONTEIRA – Costa Coelho GAVIÃO – Mendes; Pimentel MONFORTE – JardimNISA – Seabra; Moderna PONTE DE SÔR – Matos Fernandes PORTALEGRE – ElvasSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – MisericórdiaGRÂNDOLA – Pablo; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – Corte RealSINES – Central

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraP. Nub. Máx.: 15º C Min.: 4º C

Quarta-feira, 13

BejaP. Nub. Máx.: 16º C Min.: 5º C

PortalegreP. Nub. Máx.: 12º C Min.: 5º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Évora Concelhodo Mundo: Jogo da Malha

06:30 Diário da Manhã

10:10 Você na TV!

13:00 Jornal da Uma

14:30 Mundo Meu

16:00 A Tarde é Sua

19:15 A Quinta - O Desafi o:

Diário

20:00 Jornal das 8

21:45 A Única Mulher

22:45 Santa Bárbara

23:45 A Quinta - O Desafi o:

Extra

00:45 Eureka

02:15 Fascínios

03:45 Sonhos Traídos

05:00 Televendas

O Alentejo está em grande destaque na última edição de duas prestigiadas revistas in-ternacionais, nomeadamente a Lonely PlanetTraveller e a Wine Enthusiast Magazine que colo-cam a região entre as melhores do mundo para viajar.

No artigo da Wine Enthusiast, o Alentejo é sugerido como um dos dez melhores destinos viní-colas para viajar em 2016 - ao lado de Bordeaux, em França; Paso Robles, nos Estados Uni-dos; Burgenland, na Austrália; ou Alto Adige, em Itália - e con-siderada uma região “rústica, charmosa e a mais relaxante de Portugal, onde se encontram tintos ‘prontos a beber’”.

Ao longo da reportagem, a revista norte-americana faz

várias propostas, entre as quais a visita ao Enoturismo Cartuxa, João Portugal Ramos, Herda-de do Mouchão, Herdade do Rocim ou Cortes de Cima, a estadia no M’AR de Ar Aquedu-to, Convento do Espinheiro e Herdade da Malhadinha Nova, e a degustação da gastronomia regional na Tasquinha do Oli-veira, na Cadeia Quinhentista ou no Restaurante da Herdade do Esporão.

Já a Lonely PlanetTravellerco-loca o Alentejo entre os 52 me-lhores destinos do mundo para passar um fi m-de-semana e des-taca Elvas e as suas fortifi cações - classifi cadas como Património da Humanidade -a brancura de Castelo de Vide e os cenários rochosos de Marvão.

Lonely Planet Traveller coloca Região entre os melhores

destinos do mundo

Wine Enthusiast diz que Alentejo é um dos 10 melhores destinos

vinícolas

Pequenos Arqueólogos em 3D é uma nova atividade, a decorrer todos os meses no Museu de Évora, em que as crianças serão desafi adas a realizar uma escavação arque-ológico, seguindo todos os preceitos da limpeza e registo das peças.

Dirigida sobretudo ao pú-blico escolar (entre os 8 e os 12 anos), esta iniciativa nasce de uma colaboração com o

CIDEHUS – Centro Interdis-ciplinar de História, Culturas e Sociedades e o Laboratório Hércules, ambos da Universi-dade de Évora.

A atividade irá decorrer nas segundas quartas-feiras de cada mês, às 14h30. Sendo gratuita, será apenas necessá-rio fazer inscrição através do Museu de Évora ([email protected]; 266 730 480).

PEQUENOS ARQUEÓLOGOSem 3D

As associações de idosos de Évora receberam diversos conjuntos de higiene e bem-estar, na sequência de uma campanha de recolha dos produtos.

A iniciativa foi promovida pela Associação Coração Delta em par-ceria com a Câmara Municipal de Évora, que contou com o apoio do Banco de Tempo, Agrupamentos de Escuteiros 320 e 890, Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida e supermercados.

A campanha permitiu angariar mil conjuntos de produtos de higiene no valor de 31 mil euros (100 dos quais fi caram em Évora), a distribuir pelas associações de idosos, que, por sua vez, os farão chegar aos seus associados mais necessitados.

Município e Coração Delta apoiam idosos

BARRANCOS

Castelo de Noudara recuperar

O Município dirigido por António Tereno em Barrancos vai recupe-rar o Castelo de Noudar, Monumento Nacional qie ameaça ruina.

[email protected]

Page 15: Ds dia 13 01 2016

15RegionalQUARTA-FEIRA , 13 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

C

Candidato à Presidência da República, Cândido Ferreira visitou “Diário do Sul”

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

Realiza-se no próximo sábado, dia 16 de janeiro, a partir das 15h00, junto ao Parque de Exposições de Montemor-o-Novo, a 4.ª jornada do “XVII Critério de Corta Mato Paulo Guerra”, prova de atletismo que inclui, simultaneamente, a Final Distrital do Corta Mato Jovem.

A prova é organizada pela Associação de Atletismo de Évora, em parceria com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor, e conta o apoio da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Cen-tral.

XVII Critério de Corta Mato Paulo Guerra

4.ª Jornadaem Montemor-o-Novo

O candidato presidencial decidiu inscrever na sua cam-panha, uma atenção muito parti-cular sobre a imprensa regional que “foi fundamental na génese deste país e que, neste momen-to, está em retrocesso”. Em seu entender, é preciso chamar à atenção para ela e criar condi-ções para que possa “renovar-se, rejuvenescer e voltar a ter um papel ativo”.

Embora tenha lembrado que o Presidente da República não tem funções deliberativas, Cândido Ferreira admitiu que

“É preciso uma magistratura de influência para apoiar a imprensa regional”

ândido Ferreira esteve, ontem, nas instalações do grupo de comunicação “Diário do Sul”, no âmbito da visita que fez ao concelho

de Évora. O objetivo foi conhecer, em pormenor, este grupo de comunicação social e o papel que desempenha em termos de informação na região. O candidato presidencial considerou o “Diário do Sul” como um “ícone” da imprensa regional, de proximidade, tendo defendido uma “magistratura de infl uência”, capaz de a auxiliar a renovar-se e voltando a ter um papel ativo na sociedade.

o chefe de Estado pode ter “um magistério de infl uência” impor-tante, “podendo ter que chamar a atenção do Governo para a dis-tribuição de verbas publicitárias e outras comparticipações esta-tais que estão profundamente desequilibradas entre Lisboa e a paisagem que é Portugal”.

O médico e empresário anunciou que há uma medida que está, neste momento, a desenvolver e garantiu que, independentemente de vir a ser ou não Presidente da República, vai tentar levar até ao fi m e que é a constituição do Conselho de Estado Social. “Esta entidade

composta por um conjunto de cidadãos que voluntariamente apoiam o Presidente da Repú-blica e representantes de uma série de instituições, entre as quais a Associação da Imprensa Regional, faz todo o sentido por-que só assim, através de ligações muito diretas com a Presidência da República, o chefe de Estado pode estar em contacto direto com a sociedade e fazer as pontes que é necessário fazer”, sustentou.

Nas instalações do grupo de comunicação foi recebido pela

administração e pelo fundador do jornal, Manuel Madeira Piçar-ra, tendo feito uma visita guiada sobre o espólio existente que conta a história da imprensa a nível regional.

Cândido Ferreira foi, de seguida, entrevistado na Rádio Telefonia do Alentejo, um órgão de informação pertencente ao mesmo grupo, onde em antena aberta explicou a razão de ter visitado o “Diário do Sul”, mas também por ter escolhido Évo-ra, avançando que é uma cidade que “sofre com os problemas

da interioridade e que, por isso, é também necessário que o Presidente da República diga qualquer coisa e expresse a sua preocupação”.

O candidato lembrou ainda, aos microfones da RTA, os obje-tivos da sua candidatura, nome-adamente, melhorar a vida das pessoas. Recorde-se que os com-promissos que assume com os portugueses assentam em rom-per com os três D’s que, a seu ver, caracterizaram o mandato que agora cessa: o D do distan-

ciamento em relação ao povo, o D da dependência em relação à classe política e aos banqueiros e o D do despesismo.

A associação MetAlentejo organiza o seu primeiro semi-nário intitulado Saúde Mental no Alentejo – que caminhos para o futuro, no próximo dia 15 de Janeiro, no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo em Évora. Este even-to, apoiado pelo Município de Évora, conta com a participa-ção, entre outras entidades, do Presidente e da Vice Pre-sidente da Câmara de Évora. Carlos Pinto de Sá abrirá os trabalhos, enquanto Élia Mira moderará um painel.

A MetAlentejo, é uma das entidades que integram o Conselho Local de Ação Social de Évora. Esta IPSS do distrito de Évora dedica-se exclusiva-mente ao acompanhamento da pessoa com doença psiqui-átrica, seus familiares e cuida-dores. A sua visão, missão e valores centram-se numa pers-petiva comunitária, reabilitati-va e inclusiva na sociedade da pessoa com doença mental. A MetAlentejo faz ainda parte da Unidade de Rede de Saúde Mental, constituída no âmbito do CLASE, visando promover a saúde mental no concelho de Évora.

Esta plataforma de coo-peração inclui além da MetA-lentejo, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital do Espírito Santo de Évora, a Câmara Municipal de Évora, a Aliança Solidária Tera-pêutica, o Núcleo de Psicolo-gia do Alentejo, a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão De-fi ciente Mental, a Cercidiana, a Associação Sócio-Cultural Terapêutica de Évora e a As-sociação de Paralisia Cerebral de Évora.

O seminário desta sexta feira, pretende dar a conhe-cer à comunidade a temática da saúde mental sob uma perspetiva construtiva, envolvendo os seus pares, identifi cando necessidades e barreiras à implementação de melhores cuidados. Pretende igualmente que o seminário sirva de referência para a apresentação e discussão de boas práticas na área da saúde mental, e que o seu pú-blico-alvo possa, através dele, abordar novas perspetivas de promoção da saúde mental e a prevenção da doença men-tal na comunidade.

Com apoio da Câmara de Évora - MetAlentejoorganiza seminário sobre Saúde Mental no Alentejo

[email protected]

Page 16: Ds dia 13 01 2016

MIGRAÇÕES:

Pub.

ANO: 46.º NÚMERO: 12.688 PVP: 0,75€ QUARTA-FEIRA, 13 DE JANEIRO DE 2016

Faça ‘Like’na nossa Página.

/diariodosul

Quatro centenas de civis da cidade síria de Madaya “precisam de ser retirados com urgência esta noite”, declarou o embaixa-dor neozelandês na ONU, Gerard van Bohemen.

O embaixador falava à saída de consultas do Conselho de Segu-rança das Nações Unidas sobre a situação naquela cidade rebelde, sitiada desde há seis meses pelas forças armadas sírias.

“Eles precisam de apoio médico e de serem retirados

urgentemente esta noite. É neces-sária autorização do Governo sírio para deixar sair aquelas pessoas”, disse Gerard van Bohe-men.

Trabalhadores de agências humanitárias encontraram 400 sírios a sofrerem de fome, desnu-trição e de outros problemas de saúde durante uma visita ao hospital em Madaya, relatou o chefe para os Assuntos Humani-tários das Nações Unidas, Ste-phen O’Brien, aos jornalistas,

após o fim da reunião do Conse-lho de Segurança, que decorreu à porta fechada, confirmando a urgência de retirar cerca de 400 sírios que correm perigo de vida.

Segundo o mesmo responsá-vel, além de serem necessárias garantias por parte do Governo sírio para que o local possa ser evacuado em segurança – seja por terra ou por ar – são também precisas garantias de “outras partes” envolvidas no conflito.

Centenas de civis precisam urgentemente de ser retirados de Madaya

As crianças que ontem ficaram feridas na sequência de um aci-dente entre dois autocarros na cidade da Covilhã já tiveram alta médica, disse fonte hospitalar à agência Lusa.

“Deram entrada nos serviços 11 crianças que apresentavam escoriações e ferimentos ligeiros e que, ao longo da manhã, foram tendo alta médica”, referiu a fonte.

Segundo acrescentou, no âmbito deste acidente, foram ainda assistidos no Hospital da Covilhã cinco adultos: quatro também já tiveram alta e há ainda uma senhora que se mantém em observação e a aguardar o resul-tado de um exame complementar de diagnóstico, estando, todavia, consciente e à partida livre de perigo.

A colisão frontal entre os dois

autocarros urbanos ocorreu cerca das 08:15, na Avenida 25 de Abril, perto de duas escolas daquela cidade. Numa primeira fase, o Centro de Operações e Socorro de Castelo Branco deu a informa-ção de que no total haveria 13 feridos ligeiros (10 crianças e três adultos), mas de acordo com os dados do Hospital da Covilhã, o número acabou por fixar-se em 16 (11 crianças e cinco adultos).

Crianças feridas em acidentecom autocarros já tiveram alta

Os suinicultores concentrados junto à base do Intermarché, em Alcanena, em protesto contra a promoção de 50% no preço da carne de porco nas grandes super-fícies do grupo, desmobilizaram ontem de madrugada.

Depois de, horas antes, terem indicado que pretendiam manter o bloqueio ao acesso e a saída de camiões da base logística do Inter-marché, em Alcanena, iniciado ao início da noite de segunda-feira, até a campanha de promoção ser suspensa, os suinicultores decidi-

Suinicultores desmobilizam em Alcanena após sinais de abertura do Intermarché

O ex-alto comissário das Nações Unidas para os Refugia-dos António Guterres afirmou que o apoio da sociedade civil é uma “forma de redenção” dos “pecados da comunidade inter-nacional”, dando o exemplo da crise síria.

“O papel da sociedade civil, através da mobilização de recur-sos”, mobilizando consciências, e do trabalho no terreno apoiando os refugiados, é “uma forma de redenção em relação àquilo que considero os quatro pecados da comunidade internacional”, disse António Guterres na ceri-mónia de entrega dos donativos dos portugueses angariados na campanha PAR – Linha da Frente para apoiar a Cáritas o Serviço Jesuíta aos Refugiados no Líbano.

O antigo primeiro-ministro deu como exemplo a situação síria, que classificou como “a mega crise dos nossos tempos”.

“Não é a única, infelizmente os conflitos proliferam por toda a parte, mas é seguramente aquela, com o Iraque, que causa maiores preocupações uma vez que os dois países já deslocaram cerca de 15 milhões de pessoas”, frisou.

António Guterres apontou como “primeiro pecado ou a primeira falha da comunidade internacional” a falta de res-posta para estes conflitos e não ter capacidade de os prevenir e de os resolver.

“Eu não me recordo na minha vida de uma fase em que

a comunidade internacional fosse tão incapaz de encontrar soluções para os problemas que a paz infelizmente tem vindo a enfrentar”, lamentou.

“Vivemos num mundo que já foi bipolar, que já foi unipolar e que hoje é caótico e a capacidade da comunidade internacional intervir é cada vez mais reduzida e, por isso, a imprevisibilidade e a impunidade proliferam e não só os conflitos aumentam como, pior, o comportamentos dos agentes nos conflitos é cada vez mais grave”, sustentou.

Exemplificou com as dificul-dades que a comunidade inter-nacional está a enfrentar para fazer chegar comida a cerca de 400 mil pessoas que estão cer-cadas em algumas localidades na Síria e que “estão literalmente a morrer à fome”, porque os mais elementares direitos não estão a ser respeitados pelas partes dos conflitos.

Já o “segundo pecado” tem a ver com a reduzida ajuda humanitária às vítimas destes conflitos e em particular aos refugiados.

Segundo António Guterres, os apelos lançados pelas diver-sas organizações humanitárias na zona do Médio Oriente em relação ao conflito sírio foram respondidos, até agora, em cerca de 50%.

Mas em situações africanas, “muito mais esquecidas, muito menos na agenda internacio-nal”, essa resposta fica-se nos 20/30%.

Contudo, lamentou, “se olha-mos, por exemplo, o volume de recursos que é posto à disposi-ção dos bancos para superarem as suas crises há aqui dois pesos e duas medidas”.

Também “se olharmos para a totalidade da ajuda humani-tária no mundo, cerca de 20 mil milhões de dólares, parece muito, mas é uma gota de água” se comparada com as despesas militares ou com as despesas de intervenção nos setores financeiros.

A falta de apoio aos países da linha da frente, sendo o Líbano “um exemplo gritante”, é o terceiro pecado apontado por António Guterres.

Por fim, o quarto pecado relaciona-se com “a atitude do norte global, quando os refugia-dos chegam ao norte global, e em particular a situação europeia”.

Para António Guterres, a sociedade civil tem sido “uma voz forte na defesa dos direitos dos refugiados”, lutando contra a “incompreensão generalizada” de muitos setores das populações de que são uma ameaça.

“Este matraquear permanente desta imagem de descontrolo criou uma ansiedade e receio que depois, nomeadamente com os incidentes de Paris, se transfor-mou numa reação extremamente negativa explorada por forças políticas e por forças sociais populistas xenófobas, criando cada vez mais uma atitude de rejeição em relação aos refugia-dos”, frisou.

Apoio da sociedade civil é uma“forma de redenção” de pecados

ram desmobilizar para “não criar problemas”, manifestando “a boa vontade” em negociar e face aos sinais de abertura por parte da administração do Intermarché.

A campanha de 50% de des-conto em toda a carne de porco, que decorre até dia 18, vai, con-tudo, prosseguir, indicou o porta-voz do movimento dos suiniculto-res, sublinhando que mantêm a intenção de que seja cancelada e recusando eventual margem de negociação relativamente ao “des-conto”.

“Não [há margem de negocia-ção](...) Nós estamos a produzir 55% das necessidades que Portu-gal tem em carne de porco, os espanhóis produzem 158%, e nós, como temos défice do que produ-zimos, vendemos abaixo de Espa-nha. Acha que isso é normal?”, afirmou.

“Se os espanhóis é que são excedentários eles é que deviam vender abaixo, não nós. Porque é que nós temos de ver a carne de porco sempre a fazer de chamariz para trazer as pessoas às lojas? A carne de porco é um bem de pri-meira necessidade que é assumi-damente por todas as grandes cadeias fazedor de tráfego de cliente. Isso tem de acabar”, sus-tentou.

Estão registados em Portugal cerca de quatro mil suinicultores industriais, havendo no total quase 14 mil explorações.