ds dia 29 01 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA SEXTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2016 ANO: 46.º NÚMERO: 12.700 EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA Efeméride da Sociedade Filarmónica ‘Harmonia Re guen guense’ completou 130.º Aniversário .... PÁG. 11 Ecológico/Social Acção da ASCTE aposta na plantação de sobreiros .... PÁG. 6 .... PÁG. 7 Teatro .... PÁG. 2 Desporto Mais de mil correram na Distrital Escolar de Corta-Mato Na região Alentejo PSD acusa Governo de falta de estratégia nos investimentos .... ÚLTIMA PÁG. Peripécia Teatro apresenta “Vincent Van e Gogh no Garcia de Resen de Decorreu ontem. a prova de Corta-Mato Distrital Escolar, uma actividade inserida no Plano de Actividades da Coordenação Local de Desporto Escolar do Alentejo Central da Direcção de Serviços Região Alentejo. Participaram 23 escolas do distrito, num total de 1115 alunos. Esta iniciativa permitiu que os alunos melhores classificados por escalão e género, que participaram nos Corta-Matos Escolares, possam conviver e competir com alunos de outras escolas do Distrito.

Upload: diario-do-sul

Post on 25-Jul-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 29Janeiro2016

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 29 01 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIASEXTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2016

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.700

EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA

Efeméride da Sociedade Filarmónica

‘Harmonia Reguenguense’

completou 130.º Aniversário

.... PÁG. 11

Ecológico/Social

Acção da ASCTE apostana plantaçãode sobreiros

.... PÁG. 6

.... PÁG. 7

Teatro

.... PÁG. 2

Desporto

Mais de mil correram naDistrital Escolar de Corta-Mato

Na região Alentejo

PSD acusa Governo de faltade estratégia nos investimentos

.... ÚLTIMA PÁG.

Peripécia Teatroapresenta“Vincent Van e Gogh”no Garcia de Resende

Decorreu ontem. a prova de Corta-Mato Distrital Escolar, uma actividade inserida no Plano de Actividades da Coordenação Local de Desporto Escolar do Alentejo Central da Direcção de Serviços Região Alentejo. Participaram 23 escolas do distrito, num total de 1115 alunos.

Esta iniciativa permitiu que os alunos melhores classificados por escalão e género, que participaram nos Corta-Matos Escolares, possam conviver e competir com alunos de outras escolas do Distrito.

Page 2: Ds dia 29 01 2016

lorbela Fernandes lança a candidatura à liderança do PS no distrito de Évora já com as autárquicas no horizonte. Além de ambicionar manter as câmaras que os socialistas detêm na região, a candidata

quer reconquistar autarquias que já foram do partido, dando especial relevo a Évora, município que o PS perdeu para a CDU. Mas fala ainda de outras intenções e justifica porque entrou neste desafio.

2 RegionalSEXTA-FEIRA , 29 DE JANEIRO DE 2016 diário do SUL

F

Florbela Fernandes revela a prioridade se liderar socialistas

n Roberto Dores

No que se baseia a sua can-didatura à liderança do PS em Évora?

É uma candidatura das ba-ses do partido que começou a desenhar-se em novembro e de forma transparente, quando co-muniquei ao presidente da Fede-ração, ao presidente da JS e aos coordenadores das secções do partido a minha disponibilidade para liderar uma candidatura à Federação do PS em Évora capaz de promover um novo projeto político para o distrito, sustenta-do no respeito por aqueles que têm mais experiência e no seu apoio, mas focado na construção do futuro do partido. Temos vindo a trabalhar internamente, tendo decidido tornar público este projeto após as eleições pre-sidenciais, porque até lá, esse era o nosso principal objetivo polí-tico. A minha candidatura tem na sua génese responder a uma vontade de mudança e à disponi-bilidade manifestada por muitos militantes que me incentivaram a liderar um novo projeto político para o distrito. Um projeto que promova a renovação efetiva dos quadros políticos, também ao nível das suas lideranças, a ino-vação, modernidade e abertura

Candidata à distrital do PS quer recuperar Câmara de Évora

a novas abordagens e formas de fazer política na construção de soluções para Évora e para o Alentejo, ao mesmo tempo que volta a apostar na aproximação do partido à sociedade civil e às suas bases.

Que PS se exige nesta al-tura?

Vivemos um novo tempo político que nos coloca novos desafios e exigências, totalmente diferentes daquelas que conhe-cemos durante mais de 40 anos. Exige-se um PS capaz de se mobi-lizar e de mobilizar a sociedade civil para encontrar as melhores soluções para os problemas das pessoas, numa ação política de proximidade, cooperação, trans-parente e de confiança, com as suas estruturas locais e com a sociedade civil. O distrito abriu-se ao mundo através do turismo, modernizou as suas infraestru-turas, investiu na qualificação, alargou a rede de proteção social e saúde e diversificou a sua estra-tégia económica, sempre com o patrocínio do PS. Contudo, de há quatro anos para cá, com a gover-nação da direita mais radical de sempre, operaram-se mudanças muito significativas nas nossas vidas. O país retrocedeu déca-das, endividou-se ainda mais, empobreceu, envelheceu porque

foi incapaz de fixar os jovens e a sua força anímica e fragilizou sig-nificativamente o Estado Social. Temos plena consciência de que vivemos um período conturba-do, o que implica o redobrar das responsabilidades e um contínuo aumento das exigências que se fazem a quem tem o dever de liderar e governar.

O mandato que se aproxi-ma coincide com a preparação das eleições autárquicas. Está preparada?

Um dos grandes desafios des-te mandato federativo, para além do necessário apoio e suporte ao governo socialista em funções e ao nosso deputado à Assembleia da República, Norberto Patinho, será o desafio autárquico de 2017. O calendário autárquico, em conjugação com o novo quadro político nacional e com a realidade política local, onde a esquerda é o nosso principal adversário político e onde os movimentos independentes, não raras vezes oriundos no PS, têm retirado algum espaço ao Partido Socialista, exigem da próxima equipa federativa uma reflexão aprofundada sobre a forma de abordagem a este novo desafio. Contudo, o PS Évora não pode ter receio de tomar as decisões que se impõem e pugnar pela defesa de um projeto autárquico socialista capaz de liderar o po-der local no distrito.

E está preparada?Estou, Há mais de 20 anos que

a minha atividade profissional se exerce na administração pública local. Conheço o funcionamento do poder local, as suas forças e as

suas fraquezas. Conheço o distri-to, cada concelho, as suas poten-cialidades e as suas fragilidades. Tenho profundo conhecimento do partido, das suas bases e das suas estruturas locais, que re-sulta do meu trabalho enquanto presidente do Departamento Fe-derativo das Mulheres Socialistas de Évora ou dirigente federativa. Com a minha equipa federativa o compromisso autárquico passará por uma disponibilidade total para apoiar as secções e conce-lhias na construção dos seus pro-jetos autárquicos que se querem ganhadores e em igualdade.

Pensa já em recuperar algu-mas autarquias que o PS tenha perdido recentemente?

O caminho autárquico do PS Évora tem sido difícil, mas sempre na senda do sucesso. O reconhecido trabalho de cen-tenas de autarcas, militantes e simpatizantes socialistas conse-guiu colocar o PS numa posição de liderança no Distrito, pese embora, o último ato eleitoral não tenha correspondido aos objetivos. Saliento, porque seria hipócrita não o fazer aqui, a Câmara de Évora como o maior desafio deste mandato, mas acredito que com a Concelhia de Évora e com os eborenses conse-guiremos apresentar um projeto autárquico credível e ambicioso. Para além de Évora, não será me-nos importante recuperar Borba, Alandroal, Estremoz e Vila Viço-sa, e ganhar Montemor-o-Novo e Arraiolos, onde tivemos uma subida significativa na votação em 2013. Quanto às atuais câ-maras socialistas tenho a certeza que assim continuarão. Quero a

liderança do PS na maioria dos órgãos autárquicos do distrito

Como pensa unir o par-tido, conhecidas que foram algumas divergências recentes entre militantes no distrito?

O PS está unido pela sua causa maior que é servir bem as pesso-as. O processo para a instituição da próxima Federação do Distri-to de Évora não tem qualquer interligação com esse passado que refere e que, aliás, foi demo-craticamente resolvido. A nossa candidatura é de total apoio e confiança na actual direcção do PS e na via política que António Costa está a prosseguir.

Tem condições para anun-ciar uma porta aberta ao diá-logo caso chegue à liderança do PS?

No PS a porta do diálogo, do respeito mútuo e da liberdade de pensamento está sempre aberta, assim não posso abrir o que nun-ca esteve fechado. Viver em de-mocracia implica dialogar, fazer escolhas e construir pontes. Os camaradas e os eleitores do PS podem contar sempre com a mi-nha frontalidade e coragem para estar ao lado daquilo em que acredito. Há pouco mais de ano e meio, estive com a candidatura do camarada Capoulas Santos, porque naquele momento, na-quele contexto, entendi que era o melhor projeto para o partido. Agora, acredito que o melhor serviço que podemos prestar ao PS e aos nossos eleitores é lançar novos quadros políticos, renovando, respondendo ao que já está a acontecer nos nossos adversários políticos.

Fotos Exclusivas

ecorreu ontem. 28 de Janeiro, a prova de Corta-Mato Distrital Escolar, uma actividade

inserida no Plano de Actividades da Coordenação Local de Desporto Escolar do Alentejo Central da Direcção de Serviços

Mais de mil correram a corta-matoDesporto EscolarRegião Alentejo. Participaram 23 escolas do distrito, num total de 1115 alunos.

Esta iniciativa permitiu que os alunos melhores classificados por escalão e género, que participaram nos Corta-Matos Escolares, possam conviver e competir com alunos de outras escolas do Distrito.

Por outro lado, esta prova teve como objetivo apurar os alunos que obtiveram melhores resultados - individualmente e por equipa - para representar a C.L.D.E. do Alentejo Central na Fase Nacional, que vai decorrer em Vila Nova de Famalicão nos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2016,

onde vão estar representados os melhores alunos apurados nos Corta-Matos realizados em todos os distritos.

As classificações podem ser consultadas em facebook.com/desportoescolaralentejo.

D

Page 3: Ds dia 29 01 2016

3Tema de AberturaSEXTA-FEIRA , 29 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

1 – Na verdade como ontem aqui se escrevia não é fácil governar este País no estado em que ele se encontra desde há longos anos.

Enfi leirado numa Europa a duas ou três velocidades de desenvolvimento não temos pernas para os acompanhar. Muitas são as razões e muitas são as culpas não só doutros como nossas. Hábitos antigos; práticas obsoletas; atrasos de muitos anos; falta de estadistas; terras pobres; dependência dos capitais estrangeiros; ilusões de cavalgar no cavalo errado; entorpecimento no patriotismo; libertinagem e não liberdade; discussões académicas em vez de decisões práticas, tudo se apostou em fazer a Economia que temos.

E pergunta-me o leitor: "que é do ouro e das divisas de 1974" Como se dissiparam?

2 - E este outro leitor que quer saber se nós ou alguém sabe porque não se aprofundaram as relações com os países de língua portuguesa, aquela que lá deixámos.

Pergunte-se aos fazedores da política desde há 40 anos. O povo não sabe nem nunca saberá.

Só que as gerações novas quererão saber os porquês e então já cá não vivem aqueles que lhe poderiam responder. Mas eles irão criticar a herança que este País lhes deixa. Cada vez mais voltarão costas à terra onde nasceram e os fi lhos deles e os netos deles ouvirão falar de Portugal como uma lenda da História.

Será tudo isto negativo ou haverá a esperança de uma Cidade Nova como os antigos reclamavam nas horas graves dos seus países.

(...)Será tudo isto negativo ou

haverá a espe-rança de uma

Cidade Nova como os antigos

reclamavam nas horas graves dos

seus países(...)

Através do seu Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial, e do trabalho por este já desenvolvi-do até ao momento, a Câmara Municipal de Évora vai pro-mover e apoiar trabalhos para a inventariação do património cultural imaterial do concelho. Nesse sentido, estabeleceu con-tactos e encetou relações com a Memória Imaterial – Coope-rativa Cultural e o resultado é a celebração de um acordo de cooperação entre as duas enti-dades, o qual será assinado no dia 29, no edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Évora, pelas 14h00.

O presidente da autarquia eborense, Carlos Pinto de Sá, e o investigador José Barbieri, pela Memória Imaterial – Coo-perativa Cultural, são os signa-tários deste acordo.

A Câmara Municipal de Évora e a Memória Imaterial – Coope-rativa Cultural partilham um interesse comum de recolher, preservar e divulgar elementos e práticas do património cul-tural imaterial, em especial da tradição oral.

O acordo que vai surgir entre as duas entidades visa a conjuga-ção de meios, medidas e esforços para promover, no território do concelho de Évora, a investiga-ção antropológica, etnográfi ca e

Câmara Municipal de Évora celebra acordopara inventariação do Património Cultural Imaterialno Concelho

museológica do património em questão. Pretende-se criar uma rede de parcerias institucionais que promova e facilite os tra-balhos de levantamento e os estudos necessários ao registo e divulgação das manifestações da tradição oral que importa salvaguardar e valorizar.

Uma das mais signifi cativas tradições da cultura popular do concelho de Évora, as Brin-cas deCarnaval, constituem o primeiro objecto de estudo e de inventariação a que se vão dedicar as partes envolvidas no acima referido acordo de coope-ração, o Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial e a Memória Imate-rial – Cooperativa Cultural.

Este ano os grupos de Brin-cas que vão animar o Carnaval de Évora são o da Casa do Povo dos Canaviais e o do Rancho Folclórico Alto Alentejo/Bairro de Almeirim. Mas outras for-mações congéneres ainda estão vivas no concelho de Évora, po-rém, correndo alguns riscos de descontinuidade, daí, também, a Câmara Municipal de Évora iniciar com a mesma o inventá-rio do património cultural ima-terial do concelho, pois é sua in-tenção inserir esta manifestação cultural popular no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A Memória Imaterial – Co-operativa Cultural é um orga-nismo que tem a sua génese no projecto MemóriaMedia, por sua vez criado no seio do Ins-tituto de Estudos de Literatura e Tradição: Património, Artes e Cultura (IELT), da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

No acordo de cooperação que vai estabelecer com a Câma-ra Municipal de Évora, aquela cooperativa irá, entre outras acções, prestar auxílio técnico na recolha e registo de manifes-tações culturais imateriais nas áreas do saber fazer, lugares, celebrações, contos e cantos, histórias de vida, expressões orais e práticas performativas.

Page 4: Ds dia 29 01 2016

diário do SUL4 SociedadeSEXTA-FEIRA , 29 DE JANEIRO DE 2016

Aljustrel

Não será possível, num ar-tigo de opinião, explanar toda a análise sobre o papel dos grandes meios de comunicação e em particular as televisões, mas também os jornais e rádios de âmbito nacional, comointer-vém de forma manipuladora nas campanhas eleitorais. A forma como desvalorizam, como silenciam e como mani-pulam, não é inseparável da natureza e titularidade destes órgãos da comunicação social. Não só valorizam os candidatos que lhes asseguram defen-der os seus interesses, como valorizam de forma infame a promoção de outros, não pelas ideias mas pelo Bilhete de Identidade e procuram a desvalorização, até ao achin-calhamento de outros, muitas vezes partindo de inverdades, fazem peças surreais. Como escolhem os comentadores, como alguns editores montam a programação noticiosa tudo é estudado ao detalhe, mas onde entra sempre mas sempre um objectivo, o de reduzir a ob-jectividade da informação e de-turpar a actividade de uns para valorizar outros. Na campanha eleitoral para a Presidência da República foi tudo ainda muito mais claro, não apenas na co-bertura jornalística, como em estúdio, uns eram levados ao colo outros eram silenciados. Tudo preparado ao pormenor, por exemplo o canal público de televisão, na noite em que saí-ram as ultimas sondagens, teve o desplante de convidar dois comentadores e uma dirigente partidária, apoiante de uma das candidaturas para em estúdio comentar as sondagens, mas nenhum outro partido foi con-vidado para o debate, tudo isto não é feito ao acaso. Um outro canal de televisão, depois de ter pago a peso de ouro os comen-tários de um dos candidatos durante anos, fez-lhe ainda o favor de lhe dar uma cobertu-ra de campanha, como não o fez com nenhum outros dos candidatos. Estamos perante uma permanente e continuada intervenção que tem como ob-jectivo a manipulação do eleito-rado, mediante os interesses de classe dos donos dos grandes meios de comunicação social, e dessa forma influenciar, ten-

A INFLUÊNCIADA COMUNICAÇÃO SOCIAL NOS ACTOS ELEITORAIS

denciosamente, os resultados eleitorais. Estamos pois perante uma grosseira violação dos ar-tigo 38.º e 39.ºda Constituição da República, mas com maior gravidade no último destes artigos, quando no seu ponto n.º 1 diz “ Os órgãos de Co-municação Social pertencentes ao Estado e a outras entidades publicas, ou entidades directa ou indirectamente sujeitas ao seu controlo económico, são utilizadas de modo a salva-guardar a sua independência e a assegurar a possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião”. Todos bem sabemos que este artigo não é cumprido de forma cabal conforme o determina a Constituição. No entanto, esta atitude grosseira da Comunica-ção Social não se faz sentir ape-nas em períodos eleitorais, mas é nestes momentos que mais se torna evidente, a forma desigual como trata os projectos políti-cos que servem os interesses da direita e os que defendem pro-jectos e propostas de esquerda. A forma manipuladora como são introduzidas na discussão as sondagens e como a partir daí pretendem determinar o sentido de voto dos cidadãos, e basta observar no próprio dia das eleições como o canal público interferiu na promoção do candidato vencedor, como os media e em particular as te-levisões prepararam os serviços noticiosos desse dia, à hora do almoço, penso que tudo ficou ainda mais claro. Sem prejuízo de uma análise mais profunda é justo afirmar que a vitória do candidato vencedor foi preparada de forma cuidada e prolongada pelos media, construindo uma grosseira dis-simulação do posicionamento politico e ideológico do can-didato, que como sabemos é militante do PSD e teve o apoio deste partido e do CDS-PP. É pois por tudo isto que quan-do analisamos os resultados eleitorais, não devemos deixar de observar o papel dos media, não devemos entrar em análi-ses “comezinhas” de imagem dos candidatos, pois o proble-ma é bastante mais profundo. Se a decisão do voto estivesse intimamente ligado ao projec-to de liberdade, democracia, justiça social, desenvolvimento e soberania o vencedor não se-ria o candidato eleito, mas sim aquela que se assumiu desde a primeira hora como a can-didatura dos trabalhadores, a candidatura de Abril, vinculada aos seus valores e essa foi sem sombra de dúvida a candidatu-ra de Edgar Silva.

n Diamantino Dias

VIDA RELIGIOSA

http://dioceseevora.pt/ é o endereço do novo site oficial da Arquidiocese de Évora que está online a partir de hoje, dia 28 de Janeiro de 2016. Há mais de uma década on-line a Arqui-diocese de Évora lança um novo site com uma apresentação gráfica mais atraente e atual, além de uma oferta de novos conteúdos e ferramentas.

A página inicial é dominada por uma fotografia em grande for-mato e de alta qualidade que será atualizada periodicamente, mar-cando uma dinâmica de novidade constante que se verificará nas notícias da Arquidiocese de Évora que estarão sempre atualizadas, assim como na Agenda.

A interação com as redes sociais está também presente, com a ligação para as presenças oficiais da Arquidiocese no Facebook, YouTube e Twitter.

São também disponibilizadas diversas informações relacionadas com a atualidade da Igreja e da Arquidiocese como o Ano Santo da Misericórdia, o Plano Pastoral, as Mensagens do Arcebispo de Évora e os temas de formação para os cerca de 300 Grupos Paroquiais de Adultos que existem na Arquidiocese.

Como novidade o site da Arquidiocese de Évora apresentará, periodicamente, Sugestões de Filmes, Leituras e Pensamentos.

O novo site associa-se ainda à Rede Mundial de Oração do Papa Francisco, assim como disponibiliza links para sites de formação e informação religiosa, como é o caso do Apostolado da Oração, Passo a Rezar, clicktopray, Secretariado Nacional de Pastoral da Cultura e da Liturgia, jornal “a defesa”, Agência Ecclesia e o site do Vaticano.

Arquidiocese de Évora tem novo site

Paula Nobre de [email protected]://www.pauladeus.blogspot.com

Marcelo Rebelo de Sousa é agora o Presidente de todos os portugueses e as expetativas são grandes. Convenhamos que, à partida, suscita dúvidas a uma parte significativa do povo portuguêsque está curioso em relação à forma como o Presi-dente vai passar das palavras

aos atos.No seu discurso de vitória,

manifestou a intenção de fo-mentar a unidade nacional e promover as convergências políticas. Uma ideia forte num tempo em que a política se faz no Parlamento, sustentada nos compromissos dos partidos de esquerda. A situação do País requer muita moderação, diria que, é mesmo, um dos princi-pais desafios do futuro. E aqui a intervenção do Presidente fará a diferença.

A sua fasquia contínua alta ao propor-se conciliar a jus-tiça social com o crescimento económico e a estabilidade financeira. A concretização deste ideal é uma trave mestra do nosso desenvolvimento. Re-

cordamos na nossa memória o agravamento das desigualdades sociais provocado pelo governo da direita e não esquecemos que de pouco serviu o esfor-çohercúleopedido aos portu-gueses com vista à consolidação das contas públicas. Presidente e Primeiro-ministro passam a estar lado a lado na defesa deste ideal. Estamos expectan-tes em relação à atuação do Presidente.

Dadas as boas-vindas ao Presidente, fica ainda a preo-cupação com a sua resposta aos momentos-chave, aqueles em que a sua convicção pes-soal entrar em conflito com o sentir dos portugueses ou que as imposições dos tecnocratas de Bruxelas se distanciarem

dos ideais do país. Até onde irá a sua determinação e in-tenção de fomentar a coesão social?Espera-se que vá longe.

Os tempos em que há me-lhor resposta aos desafios são de congregação de esforços, em lugar de lutas fratricidas. Os tempos que aí vêm são di-fíceis, apelam à inteligência e ao melhor dos homens e das mulheres. Será que os ideais do Presidente vão resistir ao teste da realidade? O País espera que sim. Para trás fica uma Presi-dência da República a preto e branco. Da Presidência de Mar-celo Rebelo de Sousa espera-se que exerça uma magistratura de influência policromada, fomen-tando consensos que deem cor à vida dos portugueses.

Nós, o Presidente e o que aí vem

Os principais contactos da Arquidiocese, as informações sobre a paróquias e clero podem também ser consultadas, assim como as informações sobre os documentos necessários para os Baptismos e Casamentos.

Apesar de já estar on-line o site estará em constante remodela-ção, sendo que ainda está em operacionalização uma ferramenta de pesquisa com o horários das missas na Arquidiocese de Évora.

Com esta remodelação total da sua presença no mundo digital a Arquidiocese de Évora procura responder ao apelo lançado há dias pelo Papa Francisco de promover uma comunicação nas redes sociais e no mundo digital que seja “autêntica” e “humana”.

DoentesCónego António Fernando Marques

Foi submetido a uma intervenção cirúrgica, o presidente da LASE, cónego António Fernando Marques. A intervenção correu bem, encontrando-se a restabelecer em casa de seus familiares, nos arredores de Lisboa.

•Pe. Agostinho Crespo Leal

O sr. Pe. Agostinho Crespo Leal está internado no Hospital de Évora, devido a alguns problemas de saúde. Recorde-se que o sr. Pe. Agostinho foi capelão daquele hospital durante muitos anos.

Desejamos rápidas melhoras a ambos.

A segunda sessão deste ano do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, está prevista para o dia 02 de fevereiro, pelas 18:30.

A obra em análise será “Crónica dos Bons Malandros”, de Mário Zambujal.

Pedro Santos expõe “Olharesde um Homem Só”

A Biblioteca Municipal de Aljustrel, no distrito de Beja, inaugura no dia 13 de fevereiro, pelas 16:30, a exposição de fotografias “Olhares de um Homem Só”, de Pedro Santos.

Segundo a autarquia, Pedro Santos, artista fotográfico, predomi-nantemente autodidata, apresenta uma coletânea de distintos traba-lhos, que registam os lugares mais diversos por onde tem passado.

A exposição ficará patente ao público até ao dia 07 de março.

Nova sessão do clube de leituraPonte Sôr

Estremoz

Exposição de pintura “2EUS”Uma exposição de pintura, intitulada “2EUS”, de Fernando Gil e Álvaro

Marvão, é inaugurada no sábado, às 16:00, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Estremoz.

Álvaro Marvão é um heterónimo de Fernando Gil, arquiteto, natural de Veiros, concelho de Estremoz, com formação na área da pintura, conservação e restauro e com diversas exposições e representações a nível nacional.

A inauguração da mostra conta com um momento musical com a participação de José Carlos Gromicho (piano) e João Miguel Loios e Rui Ramos (violino). A exposição vai estar patente ao público até ao dia 30 de abril.

Espetáculo “Cheira a Revista” em ArcosO espetáculo intitulado “Cheira a Revista”, pelo Núcleo de Teatro

Independente de Alandroal, vai ser apresentado no próximo sábado na freguesia de Arcos, concelho de Estremoz.

Marcado para as 21:00, no salão da Junta de Freguesia de Arcos, o espetáculo tem entrada gratuita.

Estremoz

Page 5: Ds dia 29 01 2016

5RegionalSEXTA-FEIRA , 29 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

A União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde levou no sábado (23 de janeiro) a “Feira no Bairro” em frente ao edifcio da Junta de Freguesia da Senhora da Saúde.

“Feira no Bairro”estreia na Senhora da Saúde

Todos os quartos sábados de cada mês a “Feira no Bairro” tem lugar, alternadamente, nos bairros do Bacelo e da Senhora da Saúde. No passado sábado, dia 23 de janeiro, o largo junto ao edifício da Junta de Freguesia da Senhora da Saúde acordou mais animado e colorido. Bandeiras de várias cores distribuíam-se pelo espaço e estavam dispostas 16 bancas com os mais variados artigos.

Chegados os Gigabombos do Imaginário, durante a manhã, o ambiente tornou-se ainda mais festivo fazendo ecoar por várias ruas do bairro “chulas” e “zés pereiras”.

Entre as 10 e as 16 horas, ao cheiro dos chás somava-se o das hortaliças que contrastavam nas suas cores com o ambar do mel e com as tonalidades mais garridas de carteiras e outras peças de artesanato. Madeiras, tecidos, bijuterias, frutos secos e compotas, biscoitos, flores de goma, rendinhas, plantas e produtos biológicos, pinturas, sabonetes, tudo isto se pode encontrar, comprar ou apreciar naquela “Feira no Bairro” que promete juntar cada vez mais artesãos e visitantes, dando mais vida a vários pontos da cidade de Évora.

Mn Marina Pardal

Fotos ExclusivasModernização dos espaços comerciais do centro histórico

Projeto da ACDE quer reunir comércio de Évoraem portal online

odernizar o comércio local do centro histórico de Évora é o principal objetivo de um projeto que está a ser promovido pela associação comercial deste distrito alentejano.

Financiado pelo “Comércio Investe”, do IAPMEI, o “Compro em Évora” é uma iniciativa que tem como entidades consultoras as empresas KWL e Monstros & CIA.

A Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE) explica que este projeto é “direcionado para os estabelecimentos comerciais e pretende modernizar a oferta comercial através do aumento da atratividade dos espaços, promovendo também a proximidade com o consumidor”.

Para além disso, “conta com uma componente virtual através da criação do portal ‘Compro em Évora’”, segundo uma nota de imprensa da ACDE.

Acrescenta ainda que o objetivo é “incentivar a presença dos estabelecimentos comerciais de Évora nos suportes online, permitindo a fidelização de clientes e a dinamização da oferta comercial existente no centro urbano”.

A sede da ACDE acolheu, na passada quarta-feira, uma sessão de apresentação pública do “Compro em Évora”, contando com a presença de cerca de duas dezenas de comerciantes.

À margem do evento, a secretária-geral da ACDE, Mariana Candeias, disse aos jornalistas que “o projeto pretende alavancar o comércio tradicional de Évora, potenciando-o através das novas tecnologias”.

Explicou ainda que “queremos que os clientes possam consultar online os

espaços que estão disponíveis e aquilo que existe nas diferentes lojas”.

Para além disso, Mariana Candeias sublinhou que “existe uma lacuna ao nível da sinalética e pensamos que a colocação de quiosques interativos (também previstos através do projeto) seria uma forma de conseguirmos combater essa falha”.

Esclareceu ainda que “nesses mapas vai constar a localização do património e dos estabelecimentos, servindo como guia do centro histórico”, adiantando que

“a ideia era ter uma listagem com todas as lojas, mas em destaque vão estar apenas as lojas aderentes”.

Relativamente ao projeto, a secretária-geral da ACDE disse que “prevê a integração de 20 empresas”, frisando que “as ações só podem avançar se tivermos especificamente esse número de participantes”.

Revelou ainda que “já temos dez empresários inscritos e agora precisamos de mais dez para arrancar com as diferentes iniciativas”.

De acordo com Mariana Candeias, “os comerciantes que aderirem têm de fazer um investimento mínimo de cinco mil euros, sendo que 45 por cento desse valor é a fundo perdido”, focando que “esse investimento tem de ser utilizado para a modernização dos espaços comerciais”.

A mesma responsável prevê que “dentro de duas semanas estejam fechados os contratos com as empresas”, frisando que “até ao final deste ano todas as componentes do projeto deverão estar concluídas”.

Page 6: Ds dia 29 01 2016

diário do SUL6 RegionalSEXTA-FEIRA , 29 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

Duas centenas de pessoas assistiram ao concerto no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz

Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguenseassinalou 130º aniversário

A Sociedade Filarmónica H a r m o n i a R e g u e n g u e n s e

comemorou o 130º aniversário com um concerto da banda filarmónica no dia 23 de janeiro no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Com direção artística do maestro

António Menino desde 2011, a banda assinalou o aniversário com os seus músicos, associados e cerca de duas centenas de pessoas que assistiram ao concerto.

A Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense foi fundada no dia 21 de janeiro de

1886, o que terá sido a oficialização de uma banda que já existiria em Reguengos de Monsaraz desde 1860. Com o nascimento estatutário, a liderança da banda foi assumida por José Maria de Carvalho, que marcou o primeiro período de alto nível qualitativo. De referir

também outros regentes, como José da Silva Domingues, que desde 1934 e durante três décadas lançou vários músicos para a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian e para as bandas da Força Aérea, da Armada, da GNR e do Exército, e António das Neves Ramalho,

discípulo de José da Silva Domingues, que em 1986 assumiu a liderança da banda durante 16 anos e imprimiu uma nova dinâmica e elevou-a a mais um período de grande sucesso.

Atualmente a Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense integra a Banda

Filarmónica, um Coro Polifónico e Instrumental, a Escola de Música, a Banda Juvenil e o Conservatório Regional do Alto Alentejo. A banda filarmónica é constituída por cerca de 60 músicos, maioritariamente jovens, que asseguram o futuro da instituição por muitos anos.

Page 7: Ds dia 29 01 2016

7RegionalSEXTA-FEIRA , 29 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

PERIPÉCIA TEATRO APRESENTA ESPECTÁCULO “VINCENT VAN E GOGH”TEATRO GARCIA DE RESENDE — Sábado, dia 30 de Janeiro, às 21h30

Novamente o três. Desta vez são 3 actores que dão vida a três personagens em homenagem a um nome maior da pintura, Vincent Van Gogh.

O grupo Peripécia Teatro traz-nos Vincent, Van e Gogh. Três personagens que ocupam um espaço onde estão presentes vários elementos, tais como pinceis, telas, chapéus e cavaletes, que nos remetem para o imaginário associado à obra de van Gogh, à sua época e à pintura. Através da relação e o jogo destes personagens com os objectos surgem as figuras

e situações que marcaram a sua vida e a sua pintura. Uns verídicos, outros fruto desta ficção: A sua relação com o seu irmão Theo, a relação com os comedores de batatas, a vida boémia de Paris ao lado de artistas como Gauguin ou Toulouse-Lautrec, a situação em que corta a sua própria orelha, a relação com o psiquiatra Dr. Gachet e o momento em que se dispara um tiro, no seio de uma das suas tão queridas searas de trigo.

Uma narrativa cronologicamente não linear que permite situações cénicas que nos transportam para ambientes de delírio, de inquietude e de transtorno, às vezes associados a alguma ironia e humor. O espectáculo oscila assim entre o drama e a comédia, a realidade e a imaginação, entre a vida e a arte.

O espectáculo é também uma humilde homenagem a esse holandês que se tornou no paradigma do “artista maldito” que não vê a sua obra reconhecida; ao homem cuja vida é a história de um fracasso, em busca, primeiro da verdade religiosa e,

mais tarde, da arte. Van Gogh acabou sozinho, doente e, dizem alguns que louco, até suicidar- se, aos 37 anos, em Auvers-sur-Oise em França.

Ficha técnica: Criação e Interpretação: Sérgio Agostinho,

Noelia Domínguez e Angel Frágua / Desenho de Luz: Paulo Neto / Figurinos e adereços: Peripécia Teatro / Design Gráfico e Fotografias: Paulo Araújo / Operação de Luz: Paulo Neto / Eurico Alves / Direcção: José Carlos Garcia.

Duração aproximada: 80

minutos / Classificação Etária: maiores de 12 anos.

Espectáculo integrado na Programação do Teatro Garcia de Resende através do protocolo de intercâmbio entre o Cendrev e a Companhia Peripécia Teatro, com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

n Maria Antónia Zacarias

A

Eurodeputada eborense Inês Zuber renunciou ao mandato

Licença de maternidade não foi concedidapelo Parlamento Europeu

eurodeputada comunista e eborense, Inês Zuber, de 35 anos, está grávida, abandonando os três anos de trabalho em Bruxelas. A razão da renúncia ao mandato prende-se com o facto de precisamente ir ser mãe em breve. As regras do Parlamento Europeu não

preveem a concessão de licença de maternidade e, em consequência, não permitem a substituição de eurodeputados. Em declarações ao “Diário do Sul”, a eurodeputada considera que este regulamento prejudica não só as mulheres que querem ser mães como é um prejuízo para os eleitores que, a seu ver, ficam privados de representação parlamentar. Um abaixo-assinado está já a circular e exige uma equiparação das regras previstas nos Parlamentos Nacionais.

A dois dias de se despedir como eurodeputada, Inês Zuber anda atarefada para deixar “tudo em ordem”. A partir de dia 1 de fevereiro será substituída por João Pimenta Lopes, até então responsável pelo Fluviário de Mora. O não reconhecimento da licença de maternidade é a explicação para deixar o Parlamento Europeu. “Na União Europeia, os mandatos são individuais e os eurodeputados não se podem fazer substituir, tendo de renunciar. Eu entendo

que isto é completamente irracional, sobretudo porque as pessoas votam para elegerem os seus representantes”, salientou.

Inês Zuber adiantou que não faz sentido que a pessoa se ausente, não possa regressar. “O motivo tem a ver com razões da vida que, a meu ver, devem ser incorporadas, uma vez que estamos a falar de direitos”, frisou. Os parlamentares que tenham de prestar assistência aos filhos (ou os que se encontrem em situações de doença

prolongada) continuam a receber vencimento, considerando Bruxelas que as faltas são justificadas. O lugar fica, entretanto, por ocupar.

A eurodeputada lamentou o que considera ser uma “discriminação”, daí que os comunistas tenham promovido um abaixo-assinado para mudar o regulamento parlamentar. Todos os grupos parlamentares portugueses subscreveram, tendo sido já assinado por 50 pessoas.

Abaixo-assinadofoi assinadopor todos os gruposparlamentaresportugueses

Inês Zuber explicou que o documento que visa lutar contra o direito dos deputados terem substituição temporário foi enviado para o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, para o

presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Danuta Maria Hubner e para o presidente do júri da Comissão, Pavel Svoboda.

As atuais regulamentações do Parlamento Europeu não preveem a possibilidade de um deputado ao Parlamento Europeu ser substituído temporariamente, considerando apenas a renúncia ao mandato, sendo substituído definitivamente (artigo 4º do Regimento do PE).

Por essa razão, os eurodeputados comunistas apelam à alteração de procedimentos do Parlamento Europeu e documentos correspondentes (nomeadamente o Regimento, o estatuto dos deputados e o estatuto de execução), a fim de considerar a possibilidade de uma substituição temporária de um deputado, que, por sua própria iniciativa, pede para tal, sob o conjunto de situações já consideradas para justificação da sua ausência (problemas de saúde, circunstâncias familiares graves, gravidez e licença maternal e parental).

De acordo com Inês Zuber, a situação atual constitui um mau exemplo do Parlamento Europeu para os cidadãos dos Estados-membros, apelando a que haja uma reformulação das regras e que as condições sejam adequadas para superar “estas lacunas graves e injustas das regras do Parlamento Europeu”..

Page 8: Ds dia 29 01 2016

diário do SUL8 PublicidadeSEXTA-FEIRA , 29 DE JANEIRO DE 2016

PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAÇÃO ANUAL **ALUGUER DE AUTOCARROS**

VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

7100-111 ESTREMOZTelef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraTel: 266 747 871 Fax: 266 747 873

Alvará 668/93* “O MEU VIZINHO É JUDEU” – ESPEC-* “O MEU VIZINHO É JUDEU” – ESPEC-* “O MEU VIZINHO É JUDEU” –TÁCULO NO CASINO DO ESTORIL - COM BRUNO NOGUEIRA E MIGUEL GUIL-HERME – DIA 31 DE JANEIRO* CARNAVAL GALEGO NO HOTEL SCALA EM PADRON E VISITA A SANTIAGO DE COMPOSTELA, LUGO, OURENSE E CHAVES – 4 DIAS: DE 06 A 09 DE FE-VEREIRO * ALMOÇO DE CARNAVAL NA QUINTA DA BOUBÃ – COM VISITA À NAZARÉ – * ALMOÇO DE CARNAVAL NA QUINTA DA BOUBÃ – COM VISITA À NAZARÉ – * ALMOÇO DE CARNAVAL NA QUINTA DA

DIA 07 DE FEVEREIRO * VISITA AO SANTUÁRIO DE GUADAL-UPE – DIA 13 DE FEVEREIRO* “A REPÚBLICA DAS BANANAS” NOVA REVISTA DE FILIPE LA FERIA NO TEATRO POLITEAMA – DIA 14 DE FEVEREIRO* ALMOÇO DE LEITÃO NA BAIRRADA – NO * ALMOÇO DE LEITÃO NA BAIRRADA – NO * ALMOÇO DE LEITÃO NA BAIRRADA –RESTAURANTE “RUI DOS LEITÕES”- COM VISITA A MONTEMOR-O-VELHO E TENTÚ-GAL – DIA 14 DE FEVEREIRO* PRESÉPIO DO CAVALINHO EM SÃO PAIO DE OLEIROS – VISITANDO: O MAIOR PRESÉPIO DO MUNDO EM MOVIMENTO – SANTA MARIA DA FEIRA – MUSEU DA CORTIÇA DE SANTA MARIA DE LAMAS – OVAR – CORTEGAÇA – ESPINHO – NOVI-DADE! – DIAS 20 E 21 DE FEVEREIRO* PASSEIO À SERRA DA ESTRELA – COM * PASSEIO À SERRA DA ESTRELA – COM * PASSEIO À SERRA DA ESTRELAALMOÇO NO MUSEU DO PÃO – DIA 20 DE FEVEREIRO * PROGRAMA ESPECIAL - PARQUE MAYER * PROGRAMA ESPECIAL - PARQUE MAYER * PROGRAMA ESPECIAL -

- TEATRO MARIA VITÓRIA – “REVISTA QUER...É PARQUE MAYER!” – DIA 21 DE FEVEREIRO* EXCURSÃO AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA– DIA 21 DE FEVEREIRO* ROTA COLOMBINA – HUELVA E MA-* ROTA COLOMBINA – HUELVA E MA-* ROTA COLOMBINA –TALASCAÑAS – COSTA DA LUZ – COM VISITA AO PORTO DAS CARAVELAS, MOSTEIRO DE LA RÁBIDA, EL ROCÍO, ROSAL DE LA FRONTERA – DIAS 27 E 28 DE FEVEREIRO* FIM-DE-SEMANA NA REGIÃO DAS AMENDOEIRAS EM FLOR – BEIRA ALTA AMENDOEIRAS EM FLOR – BEIRA ALTA AMENDOEIRAS EM FLORE TRÁS-OS-MONTES – DIAS 05 E 06 DEMARÇO* FERNANDO MENDES NO TEATRO VIL-LARET – “NOIVO POR ACASO” – PRO-LARET – “NOIVO POR ACASO” – PRO-LARET –GRAMA ESPECIAL – DIA 06 DE MARÇO* MARCO PAULO NO COLISEU DOS RECREIOS - CONCERTO DOS 50 ANOS DE CARREIRA – DIA 12 DE MARÇO – LUGARES LIMITADOS!*DISNEY ON ICE – “MUNDOS ENCAN-*DISNEY ON ICE – “MUNDOS ENCAN-*DISNEY ON ICE –TADOS” NO MEO ARENA – DIA 12 DE MARÇO* PROGRAMA ESPECIAL DIA DA MULHER– COM ALMOÇO E CONVÍVIO NO RESTAU-RANTE “QUINTA DA FETEIRA” – DIA 13 DE MARÇO* SINTRA MONUMENTAL – COM VISITA * SINTRA MONUMENTAL – COM VISITA * SINTRA MONUMENTAL –AO PALÁCIO DA PENA INCLUÍDA – DIA 13 DE MARÇO

Page 9: Ds dia 29 01 2016

��������

�����������������

������������������

���������������������������������

����������������������������

����������������������������

��������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������

�����������������

�������������������������������

������������������

����������������������

�������

����������������

�������������������

������������������������

����������������

�������

��������������������

�������

�������������������������������

���������������������������������

��������������������������

�����������������

�������

�������

���������������������������������

������������������������������

���������������������������������

�������

����������

��������������������������������

������������������������������

������������

�������

����������

���������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������������������������������

�������

��������������������

�������������������

���������������������

�������������������

��������������������

���������������������������

����������������

��������������������������

������������������������

�������������������������������

���������������

�������

������������

���������������������������������

�������������������������������

����������������������������

�������������������������

�������

��������������������

��������

���������������������������������

�������������������������������

���������������������������������

������������������������������

�������������������������������

�������������������������������

������������

�������

����������������

���������������������������������

�������������������

�������

�������������������

��������������������������������

�����������������������

������������������������������

��������������������������������

�������������������������������

�����������������������������

�������

����������

��������������

������������������������������

�����������������������������

�����������������������

�������

���������������

��������������������

���������������������������������

��������������������������������

��������������������������������

���������������������������

������������

�������

9PublicidadeSEXTA-FEIRA , 29 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Page 10: Ds dia 29 01 2016

diário do SUL10 SociedadeSEXTA-FEIRA , 29 DE JANEIRO DE 2016

NECROLOGIAMARIA DE LURDES ROSADO MURTEIRA

Faleceu dia 27/01/2016, em Évora, a senhora D. Maria de Lurdes Rosado Murteira, de 87 anos de idade, natural de Santiago do Escou-ral e que residia em Évora, empresária de hotelaria.

Dia 28/01/2016 na Igreja da Sagrada Família (Álamos), às 15:30 horas, foi celebrada encomendação de corpo, seguindo o funeral para o Cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

ANTÓNIO JACINTO DA SILVA BOAVENTURA Faleceu dia 27/01/2016, em Évora, o senhor António Jacinto da Silva

Boaventura, de 65 anos de idade, natural de Nossa Senhora de Machede, casado com a senhora D. Maria Sebastiana Valente Fialho Boaventura e que residia em Évora.

Dia 28/01/2016 na Capela de Nossa Senhora de Machede às 10:30 horas, foi celebrada encomendação de corpo, seguindo o funeral para o Cemitério de Nossa Senhora de Machede.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

ANACLETO MARIA CAIXINHA DE MATOSFaleceu dia 28/01/2016, em Évora a Senhor Anacleto Maria Caixinha

de Matos de 59 anos de idade, natural de Évora, casado com a senhora Etelvina Maria Vai Longe Rato de Matos, e que residia em Évora.

Dia 29/01/2016 na Igreja Nª Srª Fátima às 9 horas, será cele-brada encomendação de corpo, seguindo o funeral para o Cemitério de Elvas.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Diário do Sul apresenta a todos os familiaresas suas mais sentidas condolências.

Pub.

Pub.

Arlindo Lareiras

. Temos vidros para salamandras e recuperadores; fazemos a colocação do cordão nas portas e fazemos também a respectiva limpeza das chaminés.. Temos recuperadores em todas as medidas.

Estrada Nacional 114 (Sentido Évora - Montemor-o-Novo a 100 metros depois do Pingo Doce (ex. Feira Nova)) | T 919775898 - 266734394 | [email protected]

PROMOÇÃO DE CHURRASQUEIRASA PARTIR DE 120,00€

Horário: de segunda-feira a sábado das 9h às 13h e das 15h às 19hFazemos montagens das salamandras e recuperadores e fazemos a assistência técnica.

Fabrico próprio e por medida em vários tipos de tijolo e pedras decorativas Todas as medidas de fornos para pão

Grelhadores por medida para as churrasqueiras

Recuperadores de calor, montagens em todos os tamanhos e lareiras já existentesRecuperadores de calor desde 50cm a 1,40m de largura

Filhas, fi lhos, netos, bisnetos, genros, noras e família, na impossibili-dade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso no dia 31 de Janeiro (Domingo), pelas 09h00m, na Igreja de São Francisco, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

SOFIA MARIA SALOIOAgradecimento e Missa de 7.º Dia

A sua mulher, fi lhos e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, sábado, dia 30 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

ANTÓNIO NARCISOCARRILHO PARREIRA

Missa de 2.º Aniversário

A família de Jacinto Manuel Amaral, falecido em 24/1/2016, vem por este meio prestar público agradecimento à Drª Andreia Bernardino e seu assistente Dr. Gonçalo, ao pessoal de enfermagem e auxiliares de acção médica no serviço de Especialidades Médicas e ao serviço de Hemodiálise do Hospital Espirito Santo. O agradecimento é extensivo à médica de família Drª Vitória Santos e pessoal administrativo da Extensão de Saúde de Nossa Senhora de Machede, Nefhrocare - Évora (fez dialise durante 14 família Drª Vitória Santos e pessoal administrativo da Extensão de Saúde de Nossa Senhora de Machede, Nefhrocare - Évora (fez dialise durante 14 família Drª Vitória Santos e pessoal administrativo da Extensão de Saúde

anos), Corpo de Bombeiros Voluntários de Évora, assim como à Associação de Nossa Senhora de Machede, Nefhrocare - Évora (fez dialise durante 14 anos), Corpo de Bombeiros Voluntários de Évora, assim como à Associação de Nossa Senhora de Machede, Nefhrocare - Évora (fez dialise durante 14

para o Desenvolvimento e Bem Estar de Nossa Senhora de Machede, pelo profi ssionalismo, solidariedade e carinho demonstrado.

JACINTO MANUEL AMARALAgradecimento

Sua mãe e esposa, fi lhos, genros, noras e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio parti-cipar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso dos seus entes queridos, dia 31/01/2016, pelas 18h15m, na Igreja do Carmo - Évora, agradecendo desde já a quem se Missa pelo eterno descanso dos seus entes queridos, dia 31/01/2016, pelas 18h15m, na Igreja do Carmo - Évora, agradecendo desde já a quem se Missa pelo eterno descanso dos seus entes queridos, dia 31/01/2016, pelas

dignar assistir a tão piedoso ato.

HENRIQUE MANUEL CHITASDO ROSÁRIO FALÉ

Missa de 6.º Aniversário

HENRIQUE JOSÉ PEREIRACALDEIRINHA FALÉ

SAUDADEFoi em Cabeção que nascesteE de Emerenciana batizadaFoi para nós que vivesteE de avó Ana chamada

Já se passaram três mesesE continuamos com saudadeDesse sorriso bonitoCom que nos habituaste

Hoje era o teu aniversárioQue recordamos com carinhoE é a olhar para o céuQue te enviamos um beijinho.

Com saudade dedicado a nossa avóque hoje faria 93 anos

Emerenciana Aleixo Freire

Sua família na impossibilidade de o fazer pessoalmente como seria seu desejo, vem por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno des-canso, dia 29 de Janeiro de 2016 (Sexta-Feira), pelas 18:30 horas, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (salesianos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

ANSELMO DE MATOS LOPESAgradecimento e Missa de 7.º Dia

Tua irmã Rita, cunhado e afi lhado, vêm por este meio participar a todas as pessoas amigas que será celebrada Missa pelo teu eterno descanso dia 31 de Janeiro, domingo, pelas 12h00m, na Igreja de Santo Antão.

Agradecendo a quem nos queira acompanhar nesta hora de grande saudade, de muito amor, e que nunca serás esquecida dentro dos nossos corações por tudo o que foste e pelo que continuas a ser. Foste para nós uma grande amiga, um grande coração que desde que partiste eu nunca mais tive. Fazes-me falta.

Pai Nosso - Avé Maria - Amén

GENOVEVA DA CONCEIÇÃOMissa de 15.º Aniversário

Esposa, fi lhos e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como era seu desejo, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar, que se vão celebrar missas pelo seu eterno descanso, no dia 30 de Janeiro, pelas 19 horas ,na Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Lisboa e em Cabeção no dia 31 de Janeiro, pelas 12 horas na Igreja Matriz, agradecendo desde já a quem se dispor assistir a tal piedoso ato

Missa de 7.º Dia

DONATIVOFoi entregue neste jornal uma quantia paraos mais necessitados por alma do senhor

Joaquim António Henriques, que dia 28 faria 92 anos, eterna saudade de sua fi lha e netas

Sua família participa a todas as pessoas de suas relações e amizade, que manda celebrar Missa pelo eterno descanso do seu saudoso familiar, amanhã, sábado, dia 30 de Janeiro na Igreja de S. Francisco (Capela de S. Joãozinho), pelas 11,30 horas, agradecendo desde já a quem se dignar assistir ao piedoso ato.

FRANCISCO PEREIRA REPASMissa de 2.º Aniversário

Page 11: Ds dia 29 01 2016

11RegionalSEXTA-FEIRA , 29 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

SEXTA-FEIRA,2906:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:23 Padre Motard12:30 Vida Selvagem13:00 Hospital Real14:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 A Teoria do Big Bang21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 Gente do Amanhã22:50 Já Vi Este Filme22:55 A Lancheira00:40 Já Vi Este Filme00:45 A Minha Tese01:15 Rockefeller 3001:40 Sociedade Civil02:40 Euronews

SÁBADO,3006:32 Repórter África07:00 Euronews08:00 Zig Zag11:00 Desalinhado13:00 Biosfera13:30 História A História14:10 Pais Desesperados15:00 Desporto 219:00 Olhar O Mundo19:40 Mais Emprego (Compactos)20:00 Visita Guiada20:25 Os Simpsons21:00 Jornal 221:45 Holy War22:35 2º. Concerto - Compreensão De Civilizações E Dir. Humanos00:05 Conversa Capital00:55 Fortitude01:55 Biosfera02:25 Euronews

DOMINGO,3108:00 Zig Zag11:00 Desalinhado12:45 Voz Do Cidadão13:00 Caminhos13:30 70x714:00 Pais Desesperados15:00 Desporto 219:00 Parlamento19:40 Grandes Quadros Portugueses20:10 Mares E Oceanos21:00 Jornal 221:30 Maravilha Das Maravilhas22:20 Gomorra23:20 A Entrevista De Maria Flor Pedroso23:55 Whats Up - Olhar A Moda00:25 Concerto De Ricardo De Deus Trio01:25 Olhar O Mundo02:05 Sabia Que?02:20 Euronews

SEXTA-FEIRA,2906:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:45 Grande Tarde19:00 I Love Paraisópolis20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 C.S.I.01:30 De Corpo e Alma T502:30 Volante03:00 Televendas

SÁBADO,3006:15 Etnias07:00 Julius Jr.07:20 Masha E O Urso07:30 Lego Friends07:40 Lassie07:50 H2O08:20 Alvin E Os Esquilos08:30 Alvin E Os Esquilos08:45 Sonic Boom09:30 Ultimate Spiderman10:00 Ultimate Spiderman10:30 Prank Patrol11:00 Violetta12:00 Nosso Mundo13:00 Primeiro Jornal14:00 Alta Definição14:45 Fama Show17:30 Sessão Hollywood20:00 Jornal Da Noite21:45 Coração D’Ouro22:45 A Regra Do Jogo23:45 Dupla Identidade00:45 O Contra-Ataque01:45 Cinema03:45 Televendas

DOMINGO,3106:15 Uma Aventura07:00 Julius Jr.07:15 Littlest Petshop07:40 Lego Friends08:15 Pac-Man08:30 Lego Ninjago09:00 Dragões09:30 Ultimate Spiderman10:00 Prank Patrol10:15 Violetta11:15 E-Especial12:00 Vida Selvagem13:00 Primeiro Jornal14:00 Portugal Em Festa20:00 Jornal Da Noite21:45 Poderosas00:15 Cinema02:30 Os Europeus03:00 Televendas

SEXTA-FEIRA, 2906:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 O Preço Certo19:45 Direito de Antena20:00 Telejornal21:00 Sexta Às 921:30 The Big Picture22:30 Bem-vindos a Beirais23:15 Terapia23:45 5 Para a Meia-Noite01:00 Dexter02:00 O Último Apaga a Luz03:00 Os Nossos Dias04:30 Televendas05:45 BBC Terra

SÁBADO,3006:30 Zig Zag08:00 Bom Dia Portugal Fim de Semana10:00 A Praça (Compacto)11:00 Agora Nós (Compacto)12:00 BBC Terra13:00 Jornal da Tarde14:15 Voz do Cidadão14:45 Cartaz RTP15:15 Aqui Portugal: Chaves20:00 Telejornal20:45 Linha da Frente21:15 Donos Disto Tudo22:15 The Big Picture22:30 Filme a Designar00:45Nascido Para Matar02:30A Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio03:30Televendas

DOMINGO,3106:00 As Horas Extraordinárias06:30 Zig Zag08:00 Bom Dia Portugal Fim de Semana10:30 Eucaristia Dominical11:45 Portugal a Pé!12:15 Animais Anónimos13:00 Jornal da Tarde14:15 Sociedade Recreativa15:15 Gotham16:00 Um Dia Louco Em Nova Iorque17:45 Tempestade20:00 Telejornal21:00 Hora Da Sorte: Sorteio Do Joker21:15 The Big Picture22:00 Anselmo Ralph no Meo Arena23:30 Para Sempre, Talvez...

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO RTP 1 RTP 2 SIC TVI

Farmácia de ServiçoSexta-Feira, 29

DISTRITO DE ÉVORAÉVORA - GusmãoMONTEMOR-O-NOVO - Central

DISTRITO DE BEJABEJA – Fonseca

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – CostaPORTALEGRE – Esteves Abreu

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – ModernaSINES – Atlântico

Sábado, 30DISTRITO DE ÉVORA

ÉVORA - BrancoMONTEMOR-O-NOVO - Misericórdia

DISTRITO DE BEJABEJA – Oliveira

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – CaladoPORTALEGRE – Nova

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – ModernaSINES – Atlântico

Domingo, 31DISTRITO DE ÉVORA

ÉVORA - FerroMONTEMOR-O-NOVO – Freitas

DISTRITO DE BEJABEJA – Silveira

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – CaladoPORTALEGRE – Elvas

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – ModernaSINES – Atlântico

SEXTA-FEIRA,2906:30 Diário da Manhã10:10 Você na TV!13:00 Jornal da Uma14:45 Mundo Meu16:00 A Tarde é Sua19:29 A Quinta - O Desafio: Diário20:00 Jornal das 821:40 A Única Mulher22:57 Santa Bárbara23:55 A Quinta - O Desafio: Extra00:57 Separados de Fresco02:30 Eureka03:15 Fascínios04:50 Sonhos Traídos

SÁBADO,3006:30 Animações09:00 I Love It10:00 Inspetor Max13:00 Jornal da Uma14:20 Querido, Mudei a Casa!15:14 Querido, Mudei a Casa!16:15 Juntos Fazemos a Festa20:00 Jornal das 821:32 A Única Mulher22:45 Programa a Designar00:15 A Quinta - O Desafio: Extra00:45 Nome de Código: Cloverfield02:30 Eureka04:00 Sonhos Traídos04:45 Televendas

DOMINGO,3106:15 Os Batanetes06:30 Animações09:05 Detetive Maravilhas09:50 Campeões e Detetives10:34 Oitavo Dia11:05 Missa12:35 Câmara Exclusiva13:00 Jornal da Uma14:01 Somos Portugal20:00 Jornal das 821:47 A Quinta - O Desafio: Gala00:56 Querido, Mudei a Casa!01:47 All in Good Time03:30 Sonhos Traídos04:28 Televendas05:58 Todos Iguais

ASCTE aposta na plantação de sobreiros

A Associação Sócio Cultural Terapêutica de Évora (ASCTE) vai plantar 2.000 sobreiros na Quinta do Zambujalinho no próximo sábado, dia 30 de janeiro. A acção, de carácter eco-lógico e social, visa contribuir para o sequestro de carbono e para preservar a biodiversidade local.

iniciativa conta com a participação de cerca de trinta voluntários, com vínculo à Fundação Axa,

à Associação Suão e aos Escuteiros de Redondo. Entre os voluntários “plantadores” encontram-se, tam-bém, alguns particulares, pais de

A utentes, os próprios utentes e colaboradores da ASCTE.

Depois da plantação dos sobrei-ros estar concluída, segue-se a distribuição dos certificados de participação. Para finalizar a acção e, como forma de agradecimento aos participantes, a ASCTE oferece

um lanche aos voluntários que, nessa altura, vão ter oportunidade de conviverem com todos os uten-tes.

A ASCTE é uma IPSS que tem como objectivo criar condições terapêuticas adequadas ao desen-volvimento e reabilitação de cida-dãos portadores de deficiência mental. Foi fundada em Maio de 1987 e começou a funcionar no dia 1 de Março de 1989 num terreno próximo de Évora, cedido pela

Fundação Eugénio de Almeida. Em janeiro de 2015, a ASCTE foi

distinguida, numa cerimónia que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, como Iniciativa de Alto Potencial de Empreendedo-rismo Social pelo MIES, Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, projecto de investigação que visa mapear as iniciativas identifica-das com elevado potencial de empreendedorismo social em Portugal.

O Centro Cultural e Desportivo Desportalegre, organizou uma sessão de jogos recreativos com os utentes da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Arronches.

Florinda Carvalho, de 73 anos de idade, foi a vencedora dos jogos segui-da de Francisco Andrade, de 70 anos e de Vitória Pinheiro, de 66 anos.

Foi mais uma tarde animada que contou com a participação de duas dezenas de utentes todos empenhados em somar o máximo de pontos nos cinco jogos desportivos de recreação disputados na sala de convívio da instituição arronchense.

UTENTES UCC ARRONCHES JOGAMCOM DESPORTALEGRE

Pub.

Page 12: Ds dia 29 01 2016

No Alentejo

ANO: 46.º NÚMERO: 12.700 PVP: 0,75€ SEXTA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

A ligação do escritor Vergílio Ferreira a Évora, onde lecionou e que consta da sua obra, vai ser evocada num congresso, entre os dias 29 de fevereiro e 02 de março.

A iniciativa, integrada nas comemorações do centenário do nascimento do escritor (1916-1996), que se assinalou ontem, é organizada pelos departamentos de Linguística e Literaturas e de Filosofia da Universidade de Évora (UÉ).

“Vergílio Ferreira: entre o silêncio e a palavra total” é o tema do evento, o qual, segundo a organização, pretende ser “uma grande oportunidade de congre-gar investigadores de várias áreas do saber em torno de Vergílio Ferreira”.

O objetivo da iniciativa, que vai reunir investigadores e estudiosos da obra do escritor, passa por “(re)evocar as coorde-nadas que pautam a sua escrita e promover novas hipóteses interpretativas do seu legado ficcional e ensaístico”, referiu a organização.

A coordenadora da comissão organizadora e diretora do Departamento de Linguística e Literaturas da academia, Elisa Esteves, frisou que a UÉ “não podia deixar de se associar às comemorações do centenário do nascimento” deste escritor.

“O congresso marca o cen-tenário e a ligação do escritor a Évora e ao antigo Liceu Nacio-nal” da cidade, onde “chegou em

Congresso evoca ligação de Vergílio Ferreiraa Évora no centenário do escritor

1945” e onde “foi professor até 1959”, tendo funcionado naquele que é hoje “o edifício central do Colégio do Espírito Santo” da universidade, disse.

Neste âmbito, lembrou, a UÉ instituiu, em 1997, “logo depois da morte do escritor”, o Pré-mio Literário Vergílio Ferreira, que, desde então, anualmente, distingue o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.

“O prémio foi a forma que a UÉ encontrou de homenagear a figura do escritor” e é um galardão que “tem vindo a con-solidar-se, ao longo dos anos, sempre homenageando figuras de grande destaque”, realçou Elisa Esteves.

O galardoado de 2016 já foi escolhido pelo júri e trata-se do escritor açoriano João de Melo, a quem o prémio vai ser entre-

gue numa sessão solene a 01 de março, data da morte de Vergílio Ferreira e que, este ano, coincide com o congresso.

Mas a ligação do escritor a Évora não se esgota na univer-sidade, nem na sua atividade enquanto docente. A cidade está em foco em “Aparição”, o “romance de consagração” de Vergílio Ferreira, destacou Elisa Esteves.

“A ação narrativa de ‘Aparição’ desenrola-se em Évora e nos arre-dores e o narrador descreve a cidade e todas as impressões que esta lhe deixou”, acrescentou.

Também dos diários do escri-tor, indicou, constam “várias referências a Évora”, estas “já fora do contexto ficcional”, fruto sim da “sua própria experiência e da sua relação com a cidade e com as pessoas que conheceu”.

No congresso, que vai ser acompanhado por uma expo-sição na Biblioteca Pública de Évora, reunindo primeiras edi-ções de obras da sua autoria, fotografias e testemunhos de quem o conheceu, como antigos alunos, está prevista a presença de convidados que se relaciona-ram com Vergílio Ferreira.

Os escritores Almeida Faria e Lídia Jorge e o filósofo Eduardo Lourenço, já galardoados com o Prémio Vergílio Ferreira, em 2000, 2015 e 2001, respetiva-mente, são alguns desses con-ferencistas, tal como o cineasta Lauro António, realizador de “Manhã Submersa”.

O deputado do PSD António Costa da Silva acusou o Governo de falta de estratégia e orientação em relação aos investimentos previstos para o Alentejo, sobre-tudo nos setores rodoviário e ferroviário.

“Estamos num vazio muito grande, sem estratégia e orien-tação nenhuma por parte do Governo sobre estas matérias e nós vamos insistir no assunto”, afirmou o parlamentar social-democrata.

O deputado do PSD eleito pelo círculo eleitoral de Évora falava à agência Lusa a propósito de uma pergunta que enviou ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre potenciais investimentos no Alentejo.

Na pergunta, que foi também

subscrita pelos deputados Cristó-vão Crespo, Nilza de Sena, Pedro do Ó Ramos e Luís Leite Ramos, o PSD questiona se está prevista a retoma da intervenção entre a A6 e o Itinerário Principal (IP) 2, na zona de Évora e, se sim, para quando.

Sobre a criação da Plataforma Logística do Caia, em Elvas, no distrito de Portalegre, os sociais-democratas querem saber se esta é uma prioridade do Governo e para quando está previsto o arranque do projeto.

A construção do Itinerário Complementar (IC) 4, no litoral alentejano, do IC13, entre Alter do Chão e Ponte de Sor, do IC33, entre Évora e Sines, e do IC27, entre Beja, Mértola e Alcoutim, são outros dos investimentos

que o PSD quer saber se são prioridade do Governo e quando arrancam.

“Basta ver a resposta do senhor ministro naquela audi-ção”, em que “simplesmente não respondeu” às questões, afirmou, realçando que o presidente da Infraestruturas de Portugal, ouvido também no Parlamento, “disse que não há perspetiva de investir em estradas, mas sim em ferrovia”.

O também presidente da dis-trital de Évora do PSD frisou que o anterior Governo PSD/CDS-PP “viveu num contexto muito espe-cial de crise” e que “foi sempre muito criticado em relação a infraestruturas rodoviárias que não se conseguiram avançar”.

PSD acusa Governo de falta de estratégiasobre investimentos no Alentejo

O estado do tempo no Alen-tejo, em directo, 24 horas por dia. É esta a aposta que o site português Meteo Alentejo anun-ciou esta semana e que vai con-templar a instalação de webcams (câmaras de vídeo) nas estações meteorológicas de Beja, Mértola, Moura e também na Herdade da

Bem-posta, em Serpa. De acordo como promotor do site, Luís Mestre, trata-se de “um investi-mento importante para satisfazer as necessidades dos utilizadores”.

As estações de Serpa, Ama-releja e Marvão já possuem este tipo de equipamento, as novas webcams devem ficar operacio-

nais até ao final do 1.º trimestre deste ano.

O Meteo Alentejo é um projecto de meteorologia que divulga as previsões e o estado tempo que faz no Alentejo na Internet, em meteoalentejo.com . Também pode seguir o Meteo Alentejo no Facebook.

O tempo em tempo real