ds dia 20 01 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUARTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2016 ANO: 46.º NÚMERO: 12.693 Évora .... PÁG. 11 Viana do Alentejo Edilidade volta a baixar impostos a munícipes e empresas .... PÁG. 6 João Oliveira afirma que debate na Assembleia da República está para breve .... PÁG. 7 HOSPITAL CENTRAL DE ÉVO RA • Entregue Projecto de resolução para avanç ar Histórico Socialista Óbito de Almeida Santos - Reações do Alentejo .... PÁG. 2 Reguengos de Monsaraz 160 mil visitas turísticas registadas em 2015 .... PÁG. 8 O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) entregou ontem de manhã na Assembleia da República (AR) um projeto de resolução para avançar com a construção do novo Hospital Central de Évora. O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, mostrou-se convicto que o debate na AR aconteça nas próximas semanas, considerando que há condições para que a construção do novo equipamento ainda possa ter início este ano. Casa do Pessoal da CCDR Alentejo apresenta expos ição no INATEL No ano passado foram registadas 160 mil visitas turísticas aos museus, exposições, igrejas e postos de turismo o concelho de Reguengos de Monsaraz, mais 17,6 por cento que em 2014. Na vila medieval de Monsaraz, a autarquia contabiliza as visitas efetuadas à Igreja da Misericórdia e à Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, ao Museu do Fresco e às exposições que estão patentes na Casa Monsaraz, na Torre de Menagem e na Igreja de Santiago - Galeria de Arte.

Upload: diario-do-sul

Post on 25-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 20 de Janeiro de 2016

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 20 01 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUARTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2016

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.693

Évora

.... PÁG. 11

Viana do Alentejo

Edilidadevolta a baixarimpostos amunícipes e empresas .... PÁG. 6

João Oliveira afirma que debate na Assembleia da República está para breve

.... PÁG. 7

HOSPITAL CENTRAL DE ÉVORA• EntregueProjecto deresoluçãopara avançar

Histórico Socialista

Óbito deAlmeida Santos- Reaçõesdo Alentejo .... PÁG. 2

Reguengos de Monsaraz

160 mil visitas turísticasregistadas em 2015

.... PÁG. 8

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) entregou ontem de manhã na Assembleia da República (AR) um projeto de resolução para avançar com a construção do novo Hospital Central de Évora.

O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, mostrou-se convicto que o debate na AR aconteça nas próximas semanas, considerando que há condições para que a construção do novo equipamento ainda possa ter início este ano.

Casa do Pessoalda CCDR Alentejoapresenta exposiçãono INATEL

No ano passado foram registadas 160 mil visitas turísticasaos museus, exposições, igrejas e postos de turismo

o concelho de Reguengos de Monsaraz, mais 17,6 por cento que em 2014. Na vila medieval de Monsaraz, a autarquia

contabiliza as visitas efetuadas à Igreja da Misericórdiae à Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, ao Museu do Fresco

e às exposições que estão patentes na Casa Monsaraz,na Torre de Menagem e na Igreja de Santiago - Galeria de Arte.

Page 2: Ds dia 20 01 2016

2 ActualidadeQUARTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2016 diário do SUL

n Maria Antónia Zacarias

Um ícone da história do Partido Socialista português, António Almeida Santos, faleceu, e de imediato as reações se fizeram sentir. O socialista foi ministro da Coordenação Interterritorial, ministro da Comunicação Social, ministro da Justiça, ministro-adjunto do primeiro-ministro, ministro de Estado e ministro dos Assuntos Parlamentares, além de ter sido presidente da Assembleia da República. O “Diário do Sul” foi também auscultar algumas personalidades socialistas alentejanas sobre o desaparecimento deste homem que muitos elogiam.

“Almeida Santos é um símbolo máximo daquilo que são os princípios de aquilo que defendemos na política e na sociedade como a justiça social e o respeito pelos mais desfavorecidos. Este socialista era um dos ícones máximos da defesa destes princípios. Um homem daqueles que a vida fala por si. Não precisava levantar a voz para se fazer ouvir, para defender os princípios e não situações efémeras. As reações

reguenguenses levam a que tenhamos a bandeira a meia haste por tudo o que Almeida Santos sempre representou e defendeu

FERNANDA RAMOSPresidente da Fundação Alentejo

“Uma fonte inspiradora”“Hoje perdemos aquele

que foi um dos pilares mais sólidos do Partido Socialista e da democracia portuguesa. Um ser humano que pela sua inteligência, pela sua dedicação, pela sua capacidade de gerar consensos e criar afetos marcou estes 41 anos da nossa vivência democrática.

António Almeida Santos foi e será sempre uma fonte de inspiração para todos quantos, com ele, tiveram a oportunidade de conviver e

partilhar os valores da solidariedade e da

NORBERTO PATINHO Deputado do PS pelo círculo eleitoral de Évora

“Um homem de inteligência superior, generoso, simples. Um verdadeiro amigo. Um combatente pela liberdade. Um símbolo da democracia e do Partido Socialista. Um exemplo. Uma referência. Ficará sempre entre nós.

O meu camarada Almeida Santos foi um grande amigo ao longo da minha militância no PS, em que várias vezes nos cruzamos. Recordo a forma amiga e as palavras de conforto e de incentivo que me dirigiu aquando da minha primeira derrota enquanto candidato à Câmara Municipal de Portel. Ficará para sempre na minha memória o

modo conciliador como sempre ajudou a ultrapassar alguns confli-tos que aconteceram no interior do PS contribuindo sempre para o seu fortalecimento”.

“Um combatente pela liberdade”

JOSÉ CALIXTO Presidente da Câmara Municipalde Reguengos de Monsaraz

“Um símbolo máximo da justiça social”

O antigo Presidente da Repú-blica Mário Soares lamentou a morte do presidente honorário do Partido Socialista (PS), António

Almeida Santos.“Mário Soares está profunda-

mente triste com a morte do seu amigo Almeida Santos”, adianta

uma curta mensagem enviada à agência Lusa por fonte próxima do antigo chefe de Estado e fun-dador do Partido Socialista.

Mário Soares “profundamente triste”com morte de amigo

O antigo primeiro-ministro José Sócrates disse que a morte de Almeida Santos provocou um “grande vazio e uma grande tristeza” e destacou o seu papel no pós 25 de abril, considerando-o o “legislador

da liberdade”. “Todos aqueles que conheceram o Almeida Santos estão certamente mergulhados num grande vazio e numa grande tristeza, porque a sua morte causa-nos estes sentimentos, esta vontade de nos

recolhermos em silêncio, porque temos consciência de que qualquer coisa de raro se perdeu e que já não pode ser dita: a vida do Almeida Santos”, lamentou José Sócrates, em declarações à agência Lusa.

Sócrates diz que todos o que o conheceram estão “numa grande tristeza”

Faleceu Almeida Santos

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) marcou uma vigília de seis dias, a partir de hoje, e uma greve de três de enfermeiros do hospital de Évora, em protesto contra a alegada discriminação sala-rial destes profissionais.

A vigília arranca hoje, às 08:00, e prolonga-se até sexta-feira, voltando a realizar entre 02 e 04 de fevereiro, dias em que os enfermeiros vão também estar em greve.

O coordenador do SEP no Alen-tejo, Edgar Santos, explicou hoje à agência Lusa que o protesto está relacionado com o Instrumento de Regulamentação Coletiva de Traba-lho, assinado, em setembro, entre o

sindicato, hospitais e Ministério da Saúde.

Este acordo, explicou, serviu para “repor o vencimento dos enfermei-ros com contrato individual de tra-balho ao mesmo nível do dos enfermeiros com vínculo público”, porque os primeiros “ganhavam menos” do que os segundos.

“O que leva a este protesto é que o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) só está a aplicar este acordo a metade dos enfermeiros abrangi-dos”, criticou.

Segundo Edgar Santos, os enfer-meiros com contrato individual de trabalho “que estavam a fazer 40 horas semanais já viram os seus

ordenados repostos”, mas “o mesmo não aconteceu” com os enfermeiros que, apesar de terem vínculo idên-tico, “foram admitidos primeiro, em 2007, e fazem 35 horas”.

“No caso destes, o HESE não quer aplicar o acordo de reposição do vencimento porque pretende que eles façam as 40 horas”, disse.

O SEP argumentou que “o acordo não faz esta distinção”, ou seja, “é para ser aplicado independente-mente dos horários dos enfermei-ros”, e entende que, por isso, estes “cerca de 80” profissionais “estão a ser prejudicados e discriminados”, face aos colegas.

“Os enfermeiros têm estado à

espera que a administração do HESE resolva esta questão”, mas o hospital “continua a dizer que está à espera de um parecer”, pelo que decidiram “avançar para a vigília e para a greve”, frisou Edgar Santos.

Durante a vigília, que inclui, na sexta-feira, uma deslocação à Admi-nistração Regional de Saúde do Alentejo, uma delegação dos enfer-meiros “vai manter-se à porta do HESE, a aguardar que o hospital comunique se vai ou não corrigir os vencimentos”.

Seguem-se os três dias de greve agendados para o início de fevereiro, que vão coincidir com mais três dias de vigília.

Enfermeiros do hospital de Évora protestam contra “discriminação” salarial

Page 3: Ds dia 20 01 2016

3Tema de AberturaQUARTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

1 – Há dias um dos mais distintos economistas do País dizia que o interior trabalha e produz a bem de Lisboa onde se centraliza tudo; onde se inventa a burocracia mãe de todos os "empatas" que não desarmam.

Na verdade quando se fi zeram as macrocidades criou-se a debandada dos povos do interior para as margens do Litoral já que os Governos apoiavam as fábricas que ali se erguiam.

Foi um grande erro já que deveriam ter sido dis-tribuídos pelo País do interior todas as grandes empresas empregadoras. Daí nasceu este desequilí-brio há 50 anos e que hoje ainda continua. Na ver-dade tudo trabalha para Lisboa.

2 – Dóe saber que há grupos ou pessoas que se aproveitam da Saúde para engendrarem negociatas que lhes enchem os bolsos com total desrespeito pelo seu semelhante.

Tudo merece ter o seu lucro justo para manter as empresas que pagam impostos e dão trabalho a muita gente.

Mas o que está errado são os oportunistas que usam de todas as artimanhas para enriquecerem com negócios ilícitos neste caso na área da Saúde.

Impõe-se que cada Ministério corrija os erros e fi scalize com empenho todas as compras que ali se efectuam. Para isso extingam os tais Institutos que se escapam ao Tribunal de Contas.

FMI

Fundo corta previsões de crescimento globalpara os 3,4% este ano

Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa as

previsões para o crescimento global, antecipando que a economia cresça 3,4% este ano e 3,6% no próximo, menos duas décimas do que o previsto em outubro, respetivamente.

Na atualização ao World Economic Outlook, agora divulgada, o FMI justifi ca esta revisão em baixa do crescimento mundial de duas décimas tanto em 2016 como em 2017 sobretudo com o desempenho económico dos mercados emergentes e das economias em desenvolvimento.

O Fundo piorou também as projeções para as economias desenvolvidas, que deverão crescer 2,1% tanto em 2016 como em 2017, ou seja, menos 0,1 pontos percentuais do que o estimado em outubro, uma previsão que se deve sobretudo aos Estados Unidos da América.

Os Estados Unidos deverão crescer 2,6% tanto em 2016 como em 2017 (uma revisão em baixa de 0,2 pontos percentuais), sublinhando o FMI que a atividade económica “se mantém resiliente”, apoiada pelas “condições

fi nanceiras ainda acomodatícias” e pelo reforço dos mercados imobiliário e do trabalho, mas com “a valorização do dólar a pesar na atividade industrial e com os baixos preços do petróleo a penalizar o investimento em estruturas mineiras e equipamento”.

A zona euro deverá crescer no seu conjunto 1,7% este ano e no próximo, o que se traduz numa melhoria ligeira de 0,1 pontos percentuais em 2016 e uma manutenção da projeção para o próximo ano.

A instituição liderada por Christine Lagarde refere que, no caso dos países da moeda única europeia, “o consumo privado mais forte apoiado pelos baixos preços do petróleo e pelas condições fi nanceiras facilitadas está a compensar o enfraquecimento

das exportações líquidas”.Ainda dentro dos países

desenvolvidos, o Japão, cuja economia cresceu 0,6% em 2015, deverá crescer 1% este ano (mantendo-se a previsão de outubro) e abrandar o ritmo de crescimento em 2017, para os 0,3% (uma revisão em baixa de 0,1 pontos percentuais face a outubro).

O Fundo indica que o desempenho económico em 2016 será impulsionado pela frente orçamental, pelos baixos preços do petróleo, pelas condições fi nanceiras acomodatícias e pelo aumento dos rendimentos.

O FMI alerta que, “a menos que as transições chave na economia mundial sejam realizadas com sucesso, o crescimento global pode derrapar” e elenca uma série de riscos negativos, nomeadamente “um abrandamento mais forte do que o esperado na China”, “efeitos adversos nos balanços e no fi nanciamento das empresas” devido a uma maior valorização do dólar e à restrição gradual das condições de fi nanciamento, “um aumento inesperado da aversão ao risco” e “uma escalada das tensões geopolíticas em curso”.

O

(...)Mas o que está errado são os

oportunistas que usam de todas as artimanhas para

enriquecerem com negócios

ilícitos neste caso na área da

Saúde.(...)

Page 4: Ds dia 20 01 2016

diário do SUL4 OpiniãoQUARTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2016

n Joaquim Ramalho*

CENTRO CLÍNICODE ÉVORA, LDA

R. Stª. Catarina - Edifício Santa Catarina - Escritório n.º 67000-516 ÉVORA - Telef.: 266 749 840 - Fax.: 266 749 849

Dr.ª Deonilde Cabral- Clínica GeralDr. Francisco Martins- UrologistaDr.ª Clara Rosa- PsiquiatraDr.ª Margarida Crujo- PedopsiquiatraDr. Aires Ramos- Medicina Interna

Dr. António Daskalos - PsiquiatraProf. Dr.ª Sofia Tavares - Psicóloga ClínicaDr.ª Teresa Oliveira e Castro- PediatraDr. Pedro Santos - NutricionistaDr.ª Marisa Carriço - Terapêuta da Fala

Pub.

Pub.

A campanha eleitoral para a presidência da república tem sido fértil em demagogia, sendo unâni-me a prática, quase generalizada, de todos os candidatos atacarem UM deles. Manifestamente, os nove magníficos representantes do universo dos partidos de esquerda acotovelam-se para “ata-car” Marcelo Rebelo de Sousa.

Já aqui dissemos uma vez que “é difícil pensar”! Por isso, em vez de dizerem ao que vêm, a maioria dos candidatos prefere atacar Mar-celo Rebelo de Sousa.

De forma soez, todos acusam Marcelo de ser de direita e de se esconder do partido de que foi fundador e dirigente. Por sua vez, é bom analisarmos de onde vêm os demais candidatos, manifesta-mente partidários.

Assim temos, pois, Maria de Belém e Sampaio da Nóvoa, “ca-muflada mente” apoiados pelo

...todos contra UM!NotaSoltas

n Carlos d’Almeida

n Diamantino Dias

Partido Socialista, numa tentativa de esconder as suas divisões inter-nas. É óbvio que, Maria de Belém representa um eleitorado de centro esquerda não radical. Por sua vez, Sampaio da Nóvoa, repre-senta um eleitorado mais radical, á esquerda do Partido Socialista e oriundo do MRPP e do Livre!

Compreende-se, assim, clara-mente a razão por que António Costa disse expressamente que não apoiava nenhum deles. Na verdade esta divisão interna verificada no Partido Socialista, não serve verdadeiramente nem António Costa nem o País. Daí que o mesmo não se tenha pro-nunciado a favor de um daqueles dois candidatos.

Por sua vez, o Partido Comu-nista, numa tentativa ortodoxa de reforçar a sua influência no governo, apresenta a concurso o messiânico Silva, que abandonou a Igreja para salvar o povo. Auste-ro nas ideias e vil na língua, este pregador insolente não se coíbe de apelar à esquerda, como se fosse o salvador da pátria, acaba-do de aterrar entre nós, ungido pelo divino espírito da união dos sindicatos.

Estes são pois os verdadeiros candidatos do “aparelho” que

combatem Marcelo Rebelo de Sousa, em nome do povo! Todos mais preocupados com a sua tácti-ca individual do que com os reais e verdadeiros problemas do País. Aliás, disso nem sequer falam. E, para não se comprometerem, limi-tam-se a fazer afirmações gratuitas de atribuições do executivo.

Ora, para uma verdadeira análi-se das capacidades e competências dos candidatos, basta conhecer os poderes conferidos ao Presidente da República pela Constituição da República Portuguesa.

A campanha presidencial está na rua – ainda que mal se dê por isso – e os candidatos andam às voltas pelo país à procura da es-trada que os leve para o palácio de belém. Um à frente, nove atrás dele. Todos a dizer mal do primeiro.

Maria de Belém discute com Sampaio da Nóvoa os apoios do Partido Socialista, ao mesmo tempo que criticam Marcelo. Hen-rique Neto comparou o Governo de António Costa ao de José Só-crates. E, Edgar Silva discute os apoios de Marcelo, ao mesmo tempo que recebe a ajuda e di-nheiro dos militantes comunistas. À falta de melhor, Marisa Martins exibe um discurso requentado a favor do povo.

Os restantes candidatos quase desapareceram e, nem a comuni-cação social os consegue fazer res-suscitar. Sem ideias, a campanha segue morna.

Marcelo Rebelo de Sousa, lá continua, solitário, passeando a sua simpatia e distribuindo os seus afectos, a fazer inveja aos demais. É sabido que, na boca dos que não prestam, os bons nunca valem nada!

Mas, do outro lado da “barri-cada” está o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, reconhecido constitucionalista e reputado ju-rista. É por isso que estão todos contra UM|!

O presente texto foi elaborado segundo as regras do anterior acordo ortográfico.

Nestes dias as palavras ganham outra força, pois também assistimos a um chorrilhode palavras que pare-cem vir de verdadeiros vendedores da banha da cobra (com muito respeito pelos profissionais desse ramo), mas é preciso dizer, com verdade,que nem todos são iguais. Neste período de campanha eleitoral é difícil compreender o ar populista e o palavreado do candidato apoiado pela direita, o qual tudo faz para prometer o paraíso para depois, após as eleições nos dar o inferno e, juntamente com o PSD/CDS-PP, retomarem a ofensiva contra os interesses dos trabalhadores, das populações e do País, com a mesma brutalidade com que o fizeram logo a seguir ao dia 4 e Outubro, ofensiva em que eles querem continuar a contar com o apoio da Presidência da Republica, como a direita sempre contou. Caso houvessem dúvidas a intervenção de Passos Coelho neste fim de semana sobre Marcelo Rebelo de Sousa veio acabar com qualquer

A FORÇA DAS PALAVRASdúvida, afirmando mesmo que é preciso ter alguém na Presidência da Republica que assegure a continuida-de das políticas que vinham sendo desenvolvidas, o que significa que o que pretendem mesmo é o ajuste de contas, para vingarem a derrota no passado dia 4 de Outubro. É pois, por isso, necessário que não nos dei-xemos embalar pelas conversinhas mansas do candidato de direita e da direita, que fala consoante a moldura humana que tem pela sua frente, e o último fim de semana foi muito claro, quando recebeu o apoio dos pesos pesados do PSD no Norte do País.

Se as declarações da candidatura de direita são vazias de conteúdo e transportam consigo um “ópio” de vingança e de ajuste de contas, também é verdade que algumas intervenções de dirigentes de outros partidos escolhem mal os seus adver-sários políticos nesta campanhadas eleições presidenciais. Nos últimos dias verificou-se que alguns foram ao “baú” do anticomunismo primário e desferiram o seu ódio anticomunista contra o candidato Edgar Silva, com afirmações descontextualizadas e sem sentido. A estes juntam-se ou-tros que, embora por vezes queiram vestir uma roupagem de esquerda, fazendo voz grossa e procurando fazer demagogia com as palavras,

fingem que se emocionam e até vão ao ponto de querer dar o abraço de urso a alguém,que honrando a pa-lavra dada contribuiu para afastar a direita, se deu ao desplante de atacar os candidatos da sua própria família politica, omitindo, como é óbvio, os “palradores” do seu próprio partido que até hoje, não definiu nem vai definir até dia 24 de Janeiro qual dos candidatos apoia.

Estamos pois nos últimos dias de campanha eleitoral e, se respeitar-mos a força das palavras, não existem dúvidas que a candidatura de Edgar Silva foi aquela que trouxe para esta campanha a força da defesa da Cons-tituição para continuar Abril. Não tenho dúvidas nenhumas de que foi Edgar Silva que trouxe para a campa-nha os problemas dos trabalhadores, dos reformados, das populações, da desertificação, que trouxe para esta campanha o grito dos pobres, por-que quando se afirmam os valores de Abril estamos a falar de tudo isto. A candidatura de Edgar Silva é a única que está em condições de afirmar que a palavra dada na campanha será cumprida no futuro com a luta dos trabalhadores e do nosso povo. Por todas estas razões devemos sempre aliar a força das palavras aos actos e práticas das candidaturas. O voto em Edgar Silva assegurará a defender a Constituição para Continuar Abril.

Com o 25 de Abril de 1974 e posterior aprovação da Constitui-ção, em 1976, deixou-se claro o que

EDUCAÇÃO, ABRIL E A CONSTITUIÇÃOnão se queria ver repetido no futuro e que até aí tinha sido a Educação em Portugal. Uma Educação em que se investia pouco e a que poucos tinham acesso, principalmente aos patamares mais elevados do ensino, como o Ensino Secundário e o Ensi-no Superior. Sobre isto, a Constitui-ção da República Portuguesa é clara no Capítulo III, Direitos e Deveres Culturais Artigo 73.º (Educação, Cultura e Ciência).

Eis alguns números extraídos da “Pordata” que são factos:

Em 1974, a taxa de analfabetismo rondava os 26%, hoje estamos abai-xo de 5% (este número abarca ainda toda uma geração de antes de Abril que não foi escolarizada); apenas 1% da população possuía um curso de Ensino Superior, hoje são cerca de 25%; antes de 1974 o número de alunos no Ensino Secundário nunca ultrapassou os 40 mil, depois au-mentou exponencialmente, manten-do-se à volta dos 300 mil nas últimas três décadas; a Educação Pré-Escolar era praticamente inexistente, hoje existem cerca de 140 mil crianças nesse nível de ensino público, mas muito falta ainda caminhar para que todos possam aceder ao mesmo.

A defesa de uma Escola Pública de qualidade, ao serviço do de-senvolvimento integral de todos os cidadãos, é acima de tudo uma responsabilidade do Estado, logo de todos os seus representantes, do Presidente da República ao Go-verno, passando pela Assembleia da República e terminando em cada um de nós, cidadãos.

A melhoria das condições de trabalho e de vida dos professo-res, reforçando a sua identidade profissional e dando-lhes o tempo necessário para que possam ser pro-fissionais autónomos e reflexivos, deve ser uma prioridade na defesa dessa Escola que é de todos e para

todos.A Educação e a Escola Pública

são a mais poderosa ferramenta contra a exclusão social e a favor da erradicação da pobreza. Não pode de forma alguma banalizar-se a sua mercantilização, abrindo espaço à guetização e à exclusão de muitos no acesso a esse instrumento de melhoria das condições de vida de todos os indivíduos, indicador de um verdadeiro Estado Democráti-co, que providencia a igualdade de oportunidades para todos no acesso ao Saber, à Cultura, à Saúde, à Segu-rança Social, à Justiça, entre outros.

Assistimos na última legislatura PSD/CDS a um ataque sem prece-dentes à Escola Pública, nomeada-mente através da implementação dos mega-agrupamentos, da munici-palização, levando, por conseguinte, ao retrocesso na qualidade do ensino, à desvalorização da classe docente, ao aumento gigantesco da taxa de desemprego (a mais alta desde o 25 de Abril), à desvaloriza-ção dos salários e das pensões, assim como à supressão de direitos funda-mentais. O cerco à Escola Pública não é único, pois devemos também relembrar o ataque à Administração Pública (desmantelando serviços e atacando os seus trabalhadores), a privatização de importantes sectores da nossa economia, o ataque à nego-ciação colectiva, ao Serviço Nacional de Saúde e à Segurança Social, a destruição do nosso aparelho pro-dutivo, entre muitos outros.

A candidatura de Edgar Silva é a única que garante a afirmação de Abril e o cumprimento da Constitui-ção, pela defesa de todos. É a única que defende os Portugueses e a independência nacional, garantindo uma Educação Pública gratuita e universal para “todos”.

* Professor

Page 5: Ds dia 20 01 2016

5RegionalQUARTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Montemor-o-Novo

CIMAC promoveu

Serviços Municipais de Proteção Civil recebem novos equipamentos de comunicações

Com a realização de um conjunto de sessões de formação, foi concluída a entrega de equipamentos de comunicações SIRESP junto de 13 Municípios do distrito de Évora.

omo resultado da operação promovida pela CIMAC, foi

entregue um total de 63 rádios portáteis com os respetivos acessórios e realizadas 6 sessões de formação. As sessões de formação, de preparação para os procedimentos e prática de comunicações SIRESP, foram asseguradas por técnicos do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, junto de um total de 52 futuros utilizadores destes equipamentos.

O Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) é um sistema único de comunicações, baseado numa infraestrutura que assegura as necessidades de comunicações das forças de segurança e

emergência. O SIRESP permite, através da definição de grupos de segurança, que cada Serviço Municipal utilize o sistema como se se tratasse de uma rede

privativa, mas também, em caso de necessidade de coordenação, que todos os grupos que concorram para a resolução de uma determinada situação de

emergência, sejam facilmente colocados em conversação, possibilitando a centralização do comando e da coordenação.

Esta aquisição de equipamentos

de comunicações SIRESP foi assegurada pela CIMAC em parceria com os 13 Municípios interessados e disponíveis - Municípios de Alandroal,

Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Viana do Alentejo – tendo sido para efeito formalizada uma candidatura junto do POVT, que se encontra aprovada em regime de overbooking (a aguardar confirmação de disponibilidade de financiamento).

Com o reconhecimento da importância da integração da rede de comunicações dos Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC) do Alentejo Central na rede de rádio SIRESP, a CIMAC prossegue desta forma o trabalho de articulação de atuações entre municípios e serviços da administração central na área da segurança e proteção civil.

C

Entrega de Equipamentosde Comunicações SIRESP

Município de Montemor-o-Novo

integrou, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) no âmbito de uma candidatura ao Quadro de referência Estratégica nacional – Programa Operacional Temático de Valorização do Território (QREN – POVT), a aquisição de “Equipamentos de Comunicações SIRESP – Alentejo Central”. O equipamento foi

entregue em 18 de agosto de 2015 e a montagem da base dos equipamentos nas viaturas ficou concluída em Setembro. Por outro lado, os trabalhos de programação dos terminais / rádios, a cargo do Centro Operacional de Gestão do SIRESP (Secretaria Geral do MAI), foram concluídos já na segunda quinzena de dezembro.

Neste âmbito, no passado dia 14 janeiro de 2016 realizou-se a entrega aos municípios de Montemor-o-Novo e Vendas

Novas, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho de Montemor, da totalidade do equipamento adquirido. A entrega do equipamento foi acompanhada

de uma pequena ação de formação, que foi assegurada por técnico do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora.

Estiveram presentes o

Vereador com o Pelouro da Proteção Civil do Município de Montemor-o-Novo, António Pinetra, o 2º Comandante Operacional Distrital, José

Soldado, bem como os técnicos dos Serviços Municipais de Proteção Civil de ambos os Municípios, que vão operar com os equipamentos.

O

ÉVORAPeça “O Segundo Raio de Luz do Luar”aborda Fernando Pessoa

MÉRTOLA

Centro histórico e museucom mais visitantes O centro histórico e o Museu

de Mértola, no distrito de Beja, foram visitados por 39.565 pessoas em 2015, mais 7.541 (23,5%) do que em 2014, sendo a maioria constituída por estrangeiros, anunciou o município.

Segundo a Câmara de Mértola, 20.408 (51,6%) dos visitantes eram estrangeiros e 19.157 (48,4%) portugueses e, entre as nacionalidades, destaca-se a subida dos alemães, que representaram 15,6% do total de visitantes e 30% dos estrangeiros, “afirmando-se a Alemanha como

o 2.º mercado do território, posição que era tendencialmente ocupada pela Espanha”.

O município refere que os números de visitantes em 2015 “resultam do esforço contínuo de estruturação e promoção turística” da autarquia “em complemento com o meritório trabalho desenvolvido pelas entidades regionais de tutela do setor” ao nível das promoções interna e externa do Alentejo em mercados estratégicos para a região.

No concelho de Mértola, os resultados também “foram

acompanhados por novos investimentos privados no setor”, já que em 2015 surgiram novos projetos de alojamento,

restauração e animação turística, que “evidenciam, cada vez mais, o turismo como um setor estratégico para a economia local”.

A vida e obra de Fernando Pessoa estão em foco na peça “O Segundo Raio de Luz do Luar”, que a Eclipse Companhia de Arte, encenada por António M. Rodrigues, estreia em Évora, na quinta e na sexta-feira.

Segundo o Centro Dramático de Évora (Cendrev), a peça, em cena no Teatro Garcia de Resende, é “uma singular criação performativa situada algures entre o teatro e a dança, entre a centralidade da palavra e a poesia dos corpos em movimento”.

Em estreia absoluta, a produção teatral coloca em evidência, obra de Pessoa, “o texto de a ‘Mensagem’

para inspiração do povo português e os seus heterónimos”, enquanto, da sua vida, realça “o seu grande amor Ofélia Queirós e a relação com a Terra Portugal”.

Page 6: Ds dia 20 01 2016

PORTALEGRE

diário do SUL6 RegionalQUARTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2016

5136 dádivas 484 NOVOSDADORES

O Serviço de Imunohemo-terapia do Hospital do Espí-rito Santo de Évora agradece e deseja um bom ano a todos os dadores que nos visitaram e que continuaram a dar um bem que não se fabrica artifi-cialmente.

Muito obrigado a todos os dadores! Em 2016 vamos aumentar estes número, os doentes agradecem.

Dar sangue é continuar a dar vida aos doentes...

Obrigada e bom ano para todos!!

O Município de Viana do Alentejo em 2016 introduz descontos no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para famílias com filhos e baixa a derrama para as microempresas para 0,25%.

O Município aprovou a concessão de um desconto no IMI para as famílias com filhos. A redução pode ir de 10% para famílias com um filho; até 15% para as que têm dois e até 20% para as que têm três ou mais filhos. De salientar que o desconto do IMI será efe-tuado automaticamente e calculado de acordo com o número de dependentes.

No que diz respeito à derrama, o Município volta a reduzir a taxa de 0,5% para 0,25% para as microempresas com um volume de negócios inferior a 150.000 euros anuais, mantendo a taxa de 1% para as restantes empresas. Recorde-se que a taxa máxima pode ir até 1,5%.

Em 2016, à semelhança de 2015, os munícipes do Concelho de Viana do Alentejo vão pagar a taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis, fixada em 0,3%.De referir que esta taxa poderá variar entre um mínimo de 0,3% e um máximo de 0,5%, que será aplicada ao valor patrimonial tributário dos imóveis urbanos.

Com estas medidas, o Município de Viana do Alentejopreten-de dar resposta às dificuldades económicas que a população e as empresas atravessam, em especial as microempresas, num período particularmente difícil. Por outro lado, pretende atrair novas em-presas e novos residentes tendo em conta as várias potencialidades doconcelho. Convém referir que nos Censos de 2011, o concelho de Viana do Alentejo foi um dos 5 concelhos de todo o Alentejo que viu a sua população aumentar, face aos Censos de 2001.

Município de Viana do Alentejovolta a baixar impostos

Na Vila de Nisa iniciou-se o ano de 2016 com a primeira das colheitas agendadas para este ano pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. E estão previstas três dezenas de brigadas para esta humanitária missão, neste caso teve como palco o Quartel dos Bombeiros com presença de 24 dadores, metade de cada sexo. Os exames de saúde indi-caram que quatro pessoas não poderiam estender o braço. No entanto espera-se adesões mais expressivas, sendo certo que esta é uma altura do ano mais problemática, frio e chuva. Um jo-vem estreou-se como dador. Em termos do Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea efectivou-se, também, uma inscrição. Com o apoio da edilidade o almoço con-vívio decorreu num restaurante local. Proximamente a ADBSP vai estar em: 30 de Janeiro no Centro de Saúde de Castelo de Vide; 13 de Fevereiro no Centro de Saúde de Montargil, numa parceria com a Associação de Motard’s de Montargil.

Jerónimo de Sousa PCPPresidente eleito deve defender

a Constituição da República

O Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, esteve de visi-ta ao distrito de Portalegre tendo um encontro com a população, Alcórrego, Avis. Mais tarde participou num jantar convívio na Escola José Régio em Portalegre. Perante mais de uma centena de militantes e simpatizante Jerónimo de Sousa na sua interven-ção afirmou ser inaceitável tentar descolar o Candidato Marcelo Rebelo de Sousa dos Partidos PSD/CDS/PP. Assim defendeu que “as próximas eleições para eleger o Presidente da República são muito importantes para o País”. Considerou depois que a “Di-reita quer agora ganhar o que perdeu nas Legislativas” frisando que quem for eleito Presidente tem de assumir o País a defesa da Constituição da República Portuguesa.

NISA

Inaugurada época 2016das dádivas de sangue

n João Trindade

Os oito finalistas do concurso “O Melhor Sommelier dos Vinhos do Alentejo no Brasil”, cujo vencedor vai ser anunciado na sexta-feira, iniciaram um périplo pela região alentejana, que inclui contactos com produtores e provas práticas.

O concurso, que vai na 3.ª edição, é promovido pela Comissão Viti-vinícola Regional Alentejana (CVRA) e tem como objetivo aumentar a notoriedade e o conhecimento sobre os vinhos da região no canal da restauração brasileira.

O vencedor desta edição da iniciativa vai ser selecionado por um júri, na sexta-feira, através de uma prova final, numa unidade hoteleira de Lisboa.

De 2012 para 2015, as exportações de vinhos do Alentejo para o Brasil subiram 30%, passando de 2,3 para três milhões de litros.

O tenente Seixas, português que salvou da morte centenas de republicanos espanhóis fugidos das forças de Franco, está a ser evocado em Sines, numa exposição, inaugurada 2.ª feira, no Centro de Artes da cidade.

A mostra intitula-se “Filhos de Espanha: A Ação do Tenente Sei-xas na Guerra Civil Espanhola” e pode ser visitada, até ao dia 13 de fevereiro, no átrio do Centro de Artes de Sines (CAS), no distrito de Setúbal.

Promovida pela câmara, a exposição celebra a figura do tenente Seixas, que, “em 1936, salvou de uma provável morte centenas de republicanos espanhóis fugidos às forças de Franco, mantendo um campo de refugiados em Barrancos e tendo para tal desobedecido a ordens do governo de Salazar”.

Exposição evoca tenente portuguêsque salvou republicanos espanhóis

SINES

Visita de finalistas do concurso “Melhor Sommelier no Brasil”

O 30.º aniversário da classificação de Évora como Património Mun-dial pela UNESCO, que se assinala este ano, vai marcar a programação para 2016 do Fórum Eugénio de Almeida, que arranca este sábado, com as primeiras três exposições.

“Cume” de António Bolota, “Estados de Rememoração”, de Reto Pulfer, e “Michael Biberstein: Realidade Suspensa”, com curadoria do próprio Reto Pulfer, são as mostras que vão estar patentes, até 01 de maio, e que inauguram o calendário deste ano do Fórum, da Fundação Eugénio de Almeida (FEA).

A FEA explicou que, por ocasião dos 30 anos da classificação do centro histórico de Évora pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o Fórum dedica “um ano de programação expositiva, bem como um conjunto de iniciativas cultu-rais” à efeméride, refletindo sobre “uma cidade património”.

Fórum dedica temporada expositiva aos 30 anos de Évora Património Mundial

O diretor da Volta a Portugal em bicicleta disse que o regresso a Setúbal e ao Alentejo vem enriquecer a prova, durante a apresentação da penúltima etapa da edição de 2016, que vai começar em Alcácer do Sal.

“Se há quatro meses me tivessem perguntado se iria haver uma etapa a sul diria que era impossível. O regresso de Setúbal e do Alen-tejo, que há vários anos estavam arredados do mapa da Volta, só vem enriquecer a Volta”, sublinhou Joaquim Gomes.

A principal prova do ciclismo nacional, que vai decorrer de 27 de julho a 07 de agosto, marca o regresso das etapas da Volta, 42 anos depois, à cidade sadina e será um dos eventos em destaque no programa Setúbal - Cidade Europeia do Desporto 2016.

A etapa em questão, agendada para o penúltimo dia da Volta, terá início em Alcácer do Sal, facto que assinala igualmente o regresso dos ciclistas ao sul do Tejo e também às estradas alentejanas.

Regresso da Voltaa Portugal ao sul

Page 7: Ds dia 20 01 2016

7RegionalQUARTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

n Marina Pardal

O

João Oliveira espera que debate na AR aconteça nas próximas semanas

PCP entregou projeto de resolução para avançarcom a construção do novo Hospital de Évora

O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, mostrou-se convicto que o debate na AR aconteça nas próximas semanas, considerando que há condições para que a construção do novo equipamento ainda possa ter início este ano.

João Oliveira, que é também deputado do PCP pelo distrito de Évora, explicou que “entregámos um projeto de resolução com a perspetiva de fi nanciar a construção do novo Hospital Central de Évora”.

Disse ainda que “temos a convicção de que estão criadas as condições para que o projeto avance, considerando não só as necessidades que já foram identifi cadas para a construção deste equipamento, mas também

Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP)

entregou ontem de manhã na Assembleia da República (AR) um projeto de resolução para avançar com a construção do novo Hospital Central de Évora.

todo o processo e tudo aquilo que já foi desenvolvido e avançado em termos de discussão quanto ao modelo de fi nanciamento e ao próprio projeto”.

João Oliveira garantiu ainda que “o contacto que temos feito com outros grupos parlamentares indicia precisamente isso”.

De acordo com o líder parlamentar do PCP, “nós quisemos dar o nosso contributo, não só cumprindo o compromisso eleitoral que tínhamos com a população do distrito de Évora, mas também com todo o Alentejo”.

Acrescentou ainda que “quisemos dar um contributo com este projeto de resolução para que nas próximas semanas se possa

dar o primeiro passo do ponto de vista da discussão na AR, para que depois todas as outras medidas se possam seguir, nomeadamente aquelas que têm a ver com a concretização dos outros procedimentos necessários para que se inicie a construção do hospital”.

Reforçou também que “consideramos que há condições para que a construção se inicie ainda durante o ano de 2016, tal como nós propomos”.

Recorde-se que a construção do novo Hospital Central de Évora tem sido considerada como uma prioridade pelos diferentes partidos, embora falte uma decisão política para a sua construção.

Pub.

Page 8: Ds dia 20 01 2016

diário do SUL8 RegionalQUARTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

Pub.

No ano passado foram registadas 160 mil visitas turísticas aos museus, exposições, igrejas e postos de turismo do concelho de Reguengos de Monsaraz, mais 17,6 por cento que em 2014. Na vila medieval de Monsaraz, a autarquia contabiliza as visitas efetuadas à Igreja da Miseri-córdia e à Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, ao Museu do Fresco e às exposições que estão patentes na

Casa Monsaraz, na Torre de Mena-gem e na Igreja de Santiago - Galeria de Arte.

São também registadas as entra-das no Museu Mestre Baptista, em Reguengos de Monsaraz, na Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria, em S. Pedro do Corval, assim como nos postos de turismo de Monsaraz e de Reguengos de Mon-saraz, dois espaços municipais que

no ano passado prestaram informa-ções a quase 33 mil turistas. A Igreja de Nossa Senhora da Lagoa recebeu o maior número de visitas, tendo sido contabilizados 78.212 turistas (59,4 por cento portugueses) durante o ano 2015, mais 19,3 por cento que no ano anterior.

Nos postos de turismo do conce-lho, os turistas nacionais represen-taram metade do total registado,

seguindo-se os espanhóis com 18,4 por cento e os franceses com 11,7 por cento. O Município de Reguen-gos de Monsaraz contabilizou visitas de turistas de mais de 50 nacionali-dades, incluindo de destinos tão longínquos como o Japão, Nova Zelândia, Argentina, China, África do Sul, Israel, Índia e Austrália.

O crescimento turístico está relacionado com os eventos realiza-

dos durante a Cidade Europeia do Vinho 2015, mas também com a estratégia de promoção turística que a autarquia está a desenvolver nos mercados nacional e internacional. No ano passado, em conjunto com a Agência de Promoção Turística do Alentejo, visitaram o concelho deze-nas de jornalistas de meios de comunicação social internacionais e operadores turísticos que estão a

promover a região em vários países. Reguengos de Monsaraz foi ainda promovido em grandes feiras inter-nacionais de turismo, como por exemplo na Fitur (Madrid), ITB (Berlim), ABAV (São Paulo) e World Travel Market (Londres), mas tam-bém na Embaixada de Madrid, Consulado de Sevilha, Embaixada de Berlim, Embaixada de Londres e Câmara de Paris.

Mais de 78 mil turistas visitaram os museus, igrejas, exposições e postos de turismo

Reguengos de Monsaraz registou 160 mil visitas turísticas no ano passado

Page 9: Ds dia 20 01 2016

9PublicidadeQUARTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�����������������

������������������

���������������������������������

����������������������������

����������������������������

��������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������

��������������

���������������������������

������������������������

���������������������������

����������������������������

���������������������������

�������

���������������

�����������������������������

�������������������������������

����������������

�������

�������������

���������������������������������

����������������������������

�����������������

�������

��������������������

�������

�������������������������������

���������������������������������

��������������������������

�����������������

�������

��������������������

�������������������

���������������������

�������������������

��������������������

���������������������������

����������������

��������������������������

������������������������

�������������������������������

���������������

�������

������������������

����������������������������

����������������

��������������������

�������

���������������������

�������������������������

����������������

�������������������

���������

�������

[email protected]

Page 10: Ds dia 20 01 2016

diário do SUL10 SociedadeQUARTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2016

NECROLOGIALUCIALINA ROSA SALSINHA

É com pesar que comunicamos o falecimento da D. Lucialina Rosa Salsinha, de 86 anos, natural e residente em Évora, viúva do Sr. Jacinto Filipe Pepe e mãe do Sr. Luis Pepe e Percles Pepe.

O velório realizou-se na Igreja N. Srª de Fátima (Bacêlo), a enco-mendação foi celebrada dia 19 de Janeiro de 2016, pelas 14:30H, seguindo o seu funeral para o Cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do funeral a Agência Funerária Dias Lojas em Évora e Arraiolos

MARIANA DE JESUS PITÉU PINTO Faleceu dia 18/01/2016 em Évora a senhora Mariana de Jesus Pitéu

Pinto, de 85 anos de idade, natural da Sé (Évora), casada com o senhor António Jesuíno Pinto, e que residia em Évora.

Dia 19/01/2016 na Capela do Hospital, foi celebrada encomendação de corpo presente às 15:45 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Pub.

Pub.

Filhos, netos e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, no dia 21 de Janeiro (Quinta-feira), pelas 18h30m, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Bacêlo), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

FRANCISCA DO CARMO SIMÕESMissa de 1.º Mês

O japonês Yasutaro Koide, reconhecido como o homem mais velho do mundo pelo Livro do Guiness, morreu ontem aos 112 anos na cidade japonesa de Nagoya, informou a estação pública NHK.

Koide nasceu a 13 de março de

1903 e foi nomeado no passado mês de agosto como o homem vivo mais velho do mundo depois da morte do também japonês Sakari Momoi, que o superava em idade por aproximadamente um mês.

Koide viveu a maior parte da sua vida em Nagoya, onde faleceu,

depois de ter sido internado no início do ano num hospital, publi-cou a NHK.

Este japonês trabalhou durante a juventude como alfaiate numa loja de roupa de homem na locali-dade de Tsuruga, em Fukui (cen-tro), e com 112 anos conseguia

andar sozinho em casa e lia o jornal sem óculos, destacou o Guiness em agosto.

Segundo o livro de Recordes do Guiness, a pessoa mais velha do mundo é Susannah Mushatt Jones, de 116 anos, residente em Nova Iorque.

Morre com 112 anos o homem maisvelho do mundo, no Japão

Um grupo de trabalhadores da Autoridade de Segurança Alimen-tar e Económica (ASAE) vai criar um novo sindicato do setor que

defende um estatuto para a car-reira de inspeção, anunciou um dos promotores.

“Após analisarmos as mais

variadas hipóteses de conseguir algo de benéfico e justo para quem no dia a dia veste a camisola da ASAE, resolvemos criar o Sin-

dicato Nacional dos Profissionais da Autoridade de Segurança Ali-mentar e Económica (SNP/ASAE)”, disse João Aldeia à agência Lusa.

Grupo de trabalhadores da ASAE cria um novo sindicato

Page 11: Ds dia 20 01 2016

11RegionalQUARTA-FEIRA , 20 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 O Mundo Segundo A Michelin12:00 Vida Selvagem13:00 O Mentalista14:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 A Teoria do Big Bang21:00 Jornal 221:45 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201622:00 Trepalium22:50 Que Estranho Chamar-Se Federico00:15 Rockefeller 3000:40 Cinemax Curtas01:40 Sociedade Civil02:40 Euronews06:32 Repórter África

06:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:45 Grande Tarde18:30 Babilónia19:00 Tempo de Antena19:15 Babilónia20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 C.S.I.01:30 De Corpo e Alma02:30 Podia Acabar O Mundo03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201619:15 O Preço Certo20:00 Telejornal21:00 The Big Picture22:00 Bem-vindos a Beirais22:45 Guerra e Paz23:45 Terapia00:15 5 Para a Meia-Noite01:30 Dexter02:30 Grande Entrevista03:30 Os Nossos Dias04:15 Televendas05:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 306:00 Manchetes 3

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – GrijóÉVORA - AvóMONTEMOR-O-NOVO – MisericórdiaMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – PaulitosVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – PalmaCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Singa MOURA – FariaSERPA – Serpa Jardim VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – RoqueCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – Rosado e SilvaFRONTEIRA – Vaz GAVIÃO – Gavião MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna PONTE DE SÔR – Varela Dias PORTALEGRE – Cunha MirandaSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Costa; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – JerónimoSINES – Atlântico

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraNub Máx.: 16º C Min.: 9º C

Quarta-feira, 20

BejaNub Máx.: 16º C Min.: 11º C

PortalegreAguac Máx.: 11º C Min.: 8º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Évora Concelho do Mundo: Patrimónioda UNESCO

06:30 Diário da Manhã10:10 Você na TV!13:00 Jornal da Uma14:30 Mundo Meu16:00 A Tarde é Sua19:00 Campanha Eleitoral: Presidenciais 201619:15 A Quinta - O Desafio: Diário20:00 Jornal das 821:45 A Única Mulher22:45 Santa Bárbara23:45 A Quinta - O Desafio: Extra00:45 Eureka02:15 Fascínios03:45 Sonhos Traídos05:00 Televendas

Oitenta trabalhos de 21 colaboradores

Casa do Pessoal da CCDR Alentejo apresenta exposição de fotografia no Inatel em Évora

n Marina Pardal

A 2.ª Exposição de Fotografia promovida pela Casa do Pessoal da CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) Alentejo está patente até dia 15 de fevereiro na delegação do INATEL, em Évora.

Os 80 trabalhos fotográficos expostos foram realizados por 21 funcionários e colaboradores da CCDR Alentejo, no âmbito do 2.º concurso de fotografia, lançado por esta Casa do Pessoal em 2015.

A exposição surge de uma inicia-tiva conjunta da Casa do Pessoal da CCDR Alentejo, Câmara de Évora e Fundação Inatel, contando com o apoio do ART’ Café.

A entrada é gratuita e o espaço da Galeria do Palácio do Barrocal encontra-se aberto todos os dias das 10 às 20 horas, exceto à segunda-feira.

A inauguração desta mostra aconteceu no passado sábado e, para além das intervenções do presidente da Casa do Pessoal da CCDR Alen-tejo, José António Rilhas, e do vere-ador da Cultura da Câmara de Évora, Eduardo Luciano, a cerimónia con-tou com a atuação do grupo de

cantadores “Os Trovadores de Redondo”.

À margem da sessão, José António Rilhas recordou que “o 2.º Concurso de Fotografia promovido por nós já tinha dado origem a uma exposição que esteve patente na galeria na CCDR Alentejo, entre maio e julho do ano passado”.

Destacou ainda que “esta nova exposição é feita com as mesmas fotografias e pretende mostrar a um público mais vasto aquilo que é feito

dentro da CCDR Alentejo, no âmbito da Casa do Pessoal”.

Nesse sentido, José António Rilhas explicou que “fizemos uma parceria com a Fundação Inatel e a Câmara Municipal de Évora, o que permitiu trazer até aqui estas foto-grafias sobre o Alentejo – património e paisagem”.

Segundo o mesmo responsável, “o nosso objetivo é trazer a Casa do Pessoal da CCDR Alentejo para fora da própria Comissão”, considerando

que “ao estabelecermos parcerias com outras entidades da região penso que é possível criar sinergias e participarmos no desenvolvimento do Alentejo, no âmbito do associati-vismo”.

Na sua opinião, “já temos um ‘know-how’ grande para podermos colaborar com outras entidades, criando uma rede de sinergias para proporcionar outros eventos”.

José António Rilhas adiantou

ainda que “este ano iremos promo-ver o 3.º Concurso de Fotografia, cujo tema ainda não está definido, o qual posteriormente irá dar origem a uma nova exposição”.

O mesmo dirigente lembrou também que “a nossa Casa do Pessoal tem cerca de 200 sócios e representa colaboradores e funcionários da CCDR Alentejo que estão na sede em Évora, mas também nos polos de Beja, de Portalegre e do Litoral

Alentejano”.Por sua vez, o vereador da Câmara

de Évora referiu que “nós fomos contactados pela Casa do Pessoal da CCDR Alentejo para uma colabora-ção nesta exposição”, focando Edu-ardo Luciano que “aceitámos esse desafio de imediato”.

Esclareceu ainda que “o primeiro contacto foi no sentido da exposição ser feita numa das instituições muni-cipais, mas entendemos que a cen-tralidade do Inatel permitia uma maior visibilidade à exposição”.

Nesse âmbito, Eduardo Luciano especificou que “deste modo, inclu-ímos mais uma instituição neste projeto e cá estamos para mostrar este trabalho de fotografia, com visões diferentes sobre a reali-dade”.

Para além disso, o vereador des-tacou “a importância de diversas instituições da cidade participarem juntas em diferentes projetos, sejam eles pequenos, como esta exposição, sejam grandes e que envolvam mudanças na cidade”.

Na sua perspetiva, “é necessário quebrar o vício de cada instituição fazer coisas por si e para si, pois quando as instituições da cidade fazem coisas juntas, conseguem fazer melhor e chegar a mais pessoas”.

O presidente da Casa do Pessoal da CCDR Alentejo, José António Rilhas, e o vereador da Cultura da Câmara de Évora, Eduardo Luciano.

Page 12: Ds dia 20 01 2016

A FECHAR

ANO: 46.º NÚMERO: 12.693 PVP: 0,75€ QUARTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

PS quer saber prazo de conclusão e custode suspensão das obras do IP2 e da A26

PS questionou o Governo sobre o prazo para a conclusão das

obras de requalificação do IP2 e construção da A26/IP8, e o custo para o Estado da suspensão das empreitadas entre 2011 e 2015.

Numa pergunta dirigida ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas e enviada à agência Lusa, o deputado do PS por Beja, Pedro do Carmo, defende que “o Baixo Alentejo não pode esperar mais tempo por uma definição clara de um calendário para a conclusão de obras estruturantes, decisivas para a competitividade do território, a afirmação turística da região e a circulação rodoviária em condições de segurança”.

“Depois de tantos anos de suspensão das obras, com custos elevados em matéria de degradação das infraestruturas inacabadas, de desenvolvimento económico e de segurança rodoviária, entrou-se numa fase de intervenção errática em alguns troços sem determinação para a sua conclusão e sem visão de conjunto”, lamenta o deputado.

Através da pergunta, Pedro do Carmo quer saber se o Governo tem “uma perspetiva de

calendário para a conclusão integral das obras” do Itinerário Principal (IP) 2 e da A26/IP8 e que orientações foram dadas à empresa Infraestruturas de Portugal para a conclusão das empreitadas.

O deputado também quer saber se o Governo tem “conhecimento do custo para o erário público” da suspensão das obras entre 2011 e 2015, nomeadamente devido à degradação de infraestruturas semiacabadas, da destruição de terraplanagens e do aumento dos custos dos materiais utilizados nas empreitadas.

Pedro do Carmo quer saber ainda se o Governo tem “consciência de que a persistência de infraestruturas semiconstruídas e as intervenções erráticas nos troços da subconcessão Baixo Alentejo concorrem para o aumento do risco de aumento da sinistralidade rodoviária e continuam a ser um inaceitável estrangulamento à mobilidade e à competitividade” da região.

As obras de requalificação do IP2, entre São Manços (Évora) e Castro Verde (Beja), e de construção dos lanços da A26/IP8, entre Sines e Beja, incluídas na

subconcessão do Baixo Alentejo, foram suspensas em 2011.

No entanto, no âmbito da renegociação do contrato da subconcessão Baixo Alentejo, o projeto da A26/IP8 foi reformulado e foram retirados da subconcessão e cancelados os trabalhos de construção dos lanços da A26 entre Relvas Verdes e Grândola e entre Santa Margarida do Sado e Beja.

Assim, só foram retomadas em meados de 2015 e serão concluídas as obras de requalificação do IP2 entre São Manços e Castro Verde e de construção dos lanços da A26 entre Sines e Relvas Verdes e entre o IC1 e Santa Margarida do Sado e da Estrada Regional 261-5 entre Sines e Santo André.

As obras foram retomadas “em rota de convergência com a realização das eleições legislativas” de outubro de 2015, afirma o deputado, referindo que, “aquando do retomar de algumas intervenções em vésperas de eleições, a Infraestruturas de Portugal indicou que ´alguns trabalhos seriam de reparação, não dando como objetivo a conclusão da totalidade dos troços`”.

O

Forte da Graça em Elvasrecebe 20 mil visitantesdesde a reabertura

Forte da Graça, na cidade raiana de Elvas, recebeu cerca de 20 mil

visitantes desde que foi reaberto, em novembro de 2015, sobretudo turistas espanhóis, revelou o presidente do município.

Nuno Mocinha manifestou-se “surpreendido e satisfeito” com o número de visitantes, de várias nacionalidades, lembrando que tinha uma “expectativa inferior” quando o espaço foi reaberto ao público, após trabalhos de requalificação.

O emblemático forte de Elvas, no distrito de Portalegre, é

composto por um conjunto de fortificações abaluartadas, classificadas como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Depois das obras de reabilitação no valor de 6,1 milhões de euros, o forte foi reinaugurado no dia 27 de novembro de 2015 pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Desde a reinauguração, as entradas no Forte da Graça são gratuitas, medida que vai ser mantida pelo município até ao final deste mês.

“Nós temos tido visitantes de todo o lado. Desde antigos militares que trabalharam no forte, a visitantes oriundos de Espanha, principalmente da região da Extremadura”, disse o autarca de Elvas.

De acordo com o presidente da câmara municipal, o forte tem também recebido a visita de turistas “de todo o mundo”, uma vez que é “conhecido” graças à classificação da UNESCO.

O Forte da Graça, mandado construir em 1763 por ordem do Marechal Wilhelm von Schaumburg-Lippe, constitui um “ex-líbris da cidade”, dentro do conjunto de fortificações que estão classificadas como Património Mundial.

De acordo com a autarquia, mais de 200 pessoas trabalharam nas obras de requalificação do Forte da Graça, nomeadamente na recuperação da casa do governador, o ponto mais alto do forte, e nas casas dos oficiais.

Durante a intervenção, foram ainda repostas todas as cores originais do forte e recuperadas as estruturas, como a cisterna, a prisão, as galerias de tiro e a capela, onde foram descobertos frescos do século XIX, também alvo de intervenção.

O

Governo defende empregode qualidadee propõe redução do IVAda restauração

O Governo defende para o próximo quadriénio a criação de emprego de qualidade e para concretizar esse objetivo pretende aplicar medidas como a redução do IVA para os 13% na restauração.

De acordo com a proposta de Grandes Opções do Plano (GOP) para 2016-2019, que o Governo enviou ao Conselho Económico e Social, “a criação sustentada de emprego de qualidade e a redução do desemprego, nomeadamente dos jovens e dos desempregados de longa duração, constituem desígnios estratégicos para os próximos anos”.

“No âmbito da promoção da criação sustentada de emprego de qualidade, será necessário ter em consideração um conjunto vasto de medidas setoriais que contribuem para este objetivo”, refere o documento, a que a agência Lusa teve acesso.

Com o objetivo de promover o emprego, o Governo promete reduzir o IVA da restauração e dar prioridade à criação de programas de incentivo à reabilitação urbana e de recuperação do património histórico português.

Talisca dá triunfo ao Benficasobre Orientalna Taça da Liga

Um golo do brasileiro Talisca deu ontem ao Benfica o triunfo em casa do Oriental, por 1-0, em jogo da segunda jornada do Grupo B da Taça da Liga de futebol.

O médio marcou o único golo da partida, aos 74 minutos, dando o segundo triunfo aos ‘encarnados’, detentores do troféu, que passam a ter seis pontos nesta edição da Taça da Liga, mais três do que o Moreirense, que recebe na quarta-feira o Nacional, que perdeu com o Benfica (1-0) na primeira ronda.

Com duas derrotas, o Oriental, 23.º e penúltimo classificado da II Liga, ficou já afastado da possibilidade de se apurar para as meias-finais.

Renaultvai chamar15 mil veículos para resolver problemas nos motores a gasóleo

O construtor automóvel francês Renault vai chamar 15 mil veículos, antes de serem comercializados, para resolver problemas em motores a gasóleo, relacionados com as normas antipoluição, anunciou a ministra da Ecologia, Ségolène Royal.

A Renault “comprometeu-se a chamar 15 mil veículos para verificar e resolver os problemas existentes, para que o sistema de filtragem funcione”, em todas as condições de temperatura, declarou Royal à rádio RTL.

O fabricante prometeu na segunda-feira apresentar um “plano técnico” nas próximas semanas para cortar as emissões poluentes dos veículos.

Na quinta-feira passada, o Governo francês anunciou que os testes efetuados em França, na sequência do escândalo da manipulação de emissões que envolveu a Volkswagen, mostraram que na Renault foram “ultrapassadas as normas” para o dióxido de carbono e óxido de azoto.