ds dia 01 04 2016

14
PUB. SUL Rossio - Évora PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS diário do

Upload: diario-do-sul

Post on 27-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - 01Abril2016

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 01 04 2016

PUB.

SULRossio - Évora

PUBLICAÇÕESPERIÓDICAS

diário do

Page 2: Ds dia 01 04 2016

Pub.

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIASEXTA-FEIRA, 1 DE ABRIL DE 2016

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.743

EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA

Media

.... PÁG. 11

Grupo CoralCantares Regionaisde Portelvolta aos palcos

Cante

.... PÁG. 6

Congresso“Mais Poder Local,Mais Democracia,Melhor Alentejo”

Amanhã em Tróia

.... PÁG. 2

No Dia Nacional do Doente com AVC

AVCHESEsaiu à rua

.... ÚLTIMA PÁG.

Arranca o 10.º CongressoPortel

.... PÁG. 5 a 7

Atrações turísticasde regiões do Alentejoem destaque naimprensa espanhola

Quase 12 mil portugueses morreram de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2015. O AVC já se tornou uma das principais causas de internamento hospitalar e a principal causa de morte em Portugal. No ano passado, só o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) registou mais de 420 emergências e internamentos relacionadas com AVC’s.

despistar

das Açordas/2016

para

Page 3: Ds dia 01 04 2016

2 Tema de AberturaSEXTA-FEIRA , 1 DE ABRIL DE 2016 diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA EM FOCO NA RÁDIO TELEFONIA DO ALENTEJO (RTA)(entrevista do mês de Abril de 2016)

Reitora da Universidade de Évora com dúvidassobre modelo de comunidade regional

reitora da Universidade de Évora (UÉvora), Ana

Costa Freitas, defendeu a criação de uma Comunidade Regional do Alentejo como “primeiro passo” para a regionalização, mas admitiu ter dúvidas sobre o seu modelo de funcionamento.

A Comunidade Regional do Alentejo “é um primeiro passo para um processo intermédio entre o poder local que existe atualmente e a regionalização”, afirmou

Ana Costa Freitas, em declarações à agência Lusa.

A reitora falava a propósito da proposta de criação de uma Comunidade Regional do Alentejo, que vai ser discutida, no sábado, em Tróia, no concelho

de Grândola (Setúbal), durante o congresso do movimento AMAlentejo com o lema “Mais Poder Local, Mais Democracia, Melhor Alentejo”.

Ana Costa Freitas, que integra a comissão promotora do AMAlentejo, disse estar de acordo com a proposta por considerar que “o poder local é mais próximo das populações”, ressalvando, contudo, que a sua concretização “não impede a realização de um novo referendo sobre a regionalização”.

“Isto é um passo intermédio. Agora, o modelo como vai funcionar a Comunidade Regional do Alentejo é que eu ainda tenho dúvidas”, admitiu, assinalando que não concorda que a comunidade tenha a representatividade nas câmaras.

Outra discussão que terá de ser feita no entender de Ana Costa Freitas é em torno “dos poderes desta comunidade”, advertindo que “não será tão fácil quanto isso passar diretamente das comunidades intermunicipais ou

A

o âmbito do projecto “Janelas Curriculares

de Educação Popular no Ensino Superior Universitário”, promovido pela Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora, encontra-se em desenvolvimento, durante o primeiro semestre de 2016, a realização de um conjunto de programas radiofónicos, na RTA, acerca de diferentes dimensões da Educação Comunitária.

A próxima entrevista na RTA ocorrerá no próximo dia 2 de Abril de 2016, entre as 14 e as 15 horas (com repetição da emissão na 4.ª feira seguinte, entre as 23 e as 24h) e contará com a presença da MetAlentejo – Associação para o Bem-Estar Psicossocial na Comunidade (Évora). Em estúdio, estarão presentes a Dra. Teresa Reis (Médica e Presidente da Direcção da MetAlentejo), a Prof.ª Lurdes Pratas Nico e a

aluna da unidade curricular de Educação Comunitária da Licenciatura de Ciências da Educação da Universidade de

Évora, Ana Nunes.O Ciclo de Entrevistas sobre

Educação Comunitária é um projecto concretizado através de uma parceria com a Rádio Telefonia do Alentejo e o Centro Unesco Aldeia das Ciências (na pessoa do Dr. Aires de Carvalho) e é uma iniciativa enquadrada no projeto “Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário” promovido pela Universidade Popular Túlio Espanca, coordenado

N

das juntas metropolitanas para este modelo”.

Também em declarações à Lusa, o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Joaquim Mourato, defendeu a criação de uma Comunidade Regional do Alentejo como “solução transitória” até à regionalização, sublinhando que “é necessário” um movimento que “promova e defenda” a região.

“Como o sistema está organizado, com a representatividade na Assembleia da República que temos e o modo como tudo acontece no nosso sistema político, não estamos bem defendidos”, lamentou Joaquim Mourato, que também integra a comissão promotora do

AMAlentejo.O presidente do IPP, que disse

não ter decidido ainda a sua participação no congresso, admitiu que o projeto defi nido pelo AMAlentejo em torno da regionalização está ainda numa fase “embrionária”.

“Ainda não sei se vou participar. É tudo muito embrionário e eu subscrevi por uma questão de princípio, de sentir que é necessário que exista um movimento que promova e defenda os interesses da região”, explicou.

O responsável afi rmou ainda desejar que “não existam ideias preconcebidas” e que haja “grande largura na refl exão” para aprofundar o tema.

cientifi camente pelos Profs. Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico e fi nanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Conta, ainda, com a parceria formal da Suão – Associação de Desenvolvimento Comunitário/Escola Comunitária de São Miguel de Machede e do grupo de comunicação social Diário do Sul.

Para ouvir e aprender um pouco mais, basta sintonizar a Rádio Telefonia do Alentejo em 103.2 MHz

Quando uma região perde um dos seus valores humanos fi ca um vazio sempre difícil de substituir.

O Alentejo perdeu agora um dos seus valores que dedicou a sua vida com entusiasmo e perseverança à valorização nacional e internacional de uma obra que fi cará para sempre em Beja.

Manuel Castro e Brito alma e coração da OVIBEJA foi o grande dinamizador pela Agricultura e agricultores alentejanos e levou o nome do Alentejo a inúmeros países atraindo até à sua cidade milhares de pessoas ao longo de tantos anos.

O Alentejo fi ca-lhe a dever uma obra de invulgar

envergadura que tanto ainda teria esperar da sua dinâmica.

Fica para sempre esse grande certame que responsabilizará os vindouros como garante do que Manuel Castro e Brito organizou e construiu.

O Alentejo deve recordar os seus fi lhos e valores que dedicaram as suas vidas às obras que testemunham ao longo dos tempos. Foi esse o caso do cidadão alentejano que fez da sua ideia da OVIBEJA o grande expoente que atingiu com sacrifícios e lutas constantes.

Recorde-se a sua memória neste Alentejo que ele valorizou.

(...)Fica para sempre

esse grande certame que

responsabilizará os vindouros

como garante do que Manuel

Castro e Brito organizou e

construiu. (...)

Page 4: Ds dia 01 04 2016

3OpiniãoSEXTA-FEIRA , 1 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Pub.

Os trabalhadores que se aposentaram durante o ano de 2015 receberam, no passado dia 16 de Março, a homenagem dos eleitos municipais.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara, Carlos Pinto Sá, felicitou e entregou lembranças a todos, agradecendo em nome da Autarquia a dedicação à causa do serviço público.

Câmara Municipal de Évorapresta homenagem

a funcionários aposentados

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) revelou ter dete-tado 14 trabalhadores agrícolas não declarados na zona de Elvas, durante uma ação inspetiva numa empresa do concelho.

A ação, realizada pelo Centro Local do Alto Alentejo da ACT, em cooperação com a GNR de Elvas e de Vila Boim, teve lugar numa empresa agrícola próxima de Elvas, no âmbito do combate ao trabalho não declarado na agricultura.

Na inspeção, foram identifica-dos 16 trabalhadores agrícolas, “dos quais 14 encontravam-se totalmente não declarados à segu-rança Social”.

“Os inspetores do trabalho vão, agora, proceder à análise documental, solicitada à entidade empregadora, para verificação de outras eventuais irregularidades, acompanhando como é habitual a situação nos prazos legalmente estabelecidos”, acrescentou a ACT.

ELVAS

Detetados 14 trabalhadoresagrícolas não declarados

O centenário Teatro Garcia de Resende, em Évora, vai “encher-se” de teatro espanhol, a partir de sábado e até 09 de abril, com um ciclo teatral em que participam quatro compa-nhias do país vizinho, foi hoje divulgado.

O “Ciclo de Teatro Espanhol”, explicou o Centro Dramático de Évora (Cendrev), vai ser prota-gonizado pelas companhias Teatro Guirigai (Los Santos de Maimona), Karlik Danza Teatro (Cáceres), Teatro La Fundición (Sevilha) e Tranvía Teatro (Zaragoza).

Cada companhia vai apresen-tar uma das suas produções ao público português, decorrendo ainda, no dia 08 de abril, também no Teatro Garcia de Resende, a sessão pública inti-tulada “O Teatro em Territórios Vizinhos”.

Teatro Garcia de Resende em Évora “recheado”de teatro espanhol em Abril

O ciclo teatral, segundo o Cendrev, é promovido no âmbito do Circuito Ibérico de Artes Cénicas, iniciativa que envolve cinco companhias portuguesas e quatro espanholas, permitindo a circulação, em intercâmbio, das respetivas produções.

“Este projeto visa desenvolver

as relações teatrais no espaço ibérico, contribuindo para aproximar estas duas realidades, através de um maior conheci-mento da produção teatral do país vizinho e da circulação do nosso trabalho em Espanha, numa manifestação clara e inequívoca do interesse nestas relações transfronteiriças”, disse o Cendrev.

Além de integrar o Circuito Ibérico de Artes Cénicas, o Cendrev realçou que tem vindo a desenvolver uma “intervenção mais alargada com o universo espanhol”, nomeadamente na área das formações técnicas de teatro e no panorama das marionetas.

“Ainda que tenhamos cons-ciência que percorremos um caminho que sempre nos vai confrontando com diferentes tipos de obstáculos, estamos

seguros de que os passos que estamos a dar podem ser uma oportunidade para aprofundar as realidades artísticas no espaço ibérico”, frisou.

O “Ciclo de Teatro Espanhol” em Évora arranca, no sábado, com a representação da peça “La espécie dominante”, pelo Teatro Guirigai, às 21:30.

“El Chef Chop Chop y el Tic Tac de Fidelia”, do grupo Karlik Danza Teatro, é a produção seguinte, na terça-feira, às 18:30.

Na quarta-feira, dia 06, é a vez do Teatro La Fundición apresen-tar no Garcia de Resende “Un Recuerdo de Avignon”, às 21:30, com o evento a encerrar, no dia 09, à mesma hora, com a produ-ção “El Hospital de los Podridos y otros entremeses para el siglo XXI”, da companhia Tranvía Teatro.

ELVAS

A venda de bilhetes para os eventos organizados pela Câmara Municipal de Elvas volta a fazer-se durante a semana no Posto de Turismo, localizado na Praça da República.

Assim sendo, quem estiver

interessado em adquirir os bilhe-tes para as sessões de cinema, a decorrer no Auditório São Mateus, pode optar por fazê-lo no Posto de Turismo durante a semana ou uma hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório.

Recorde-se que o Posto de Turismo, funciona diariamente, entre as 9 e as 19 horas, a partir de hoje, 1 de abril, ajustando-se assim ao horário de Verão.

No que respeita aos espetácu-los promovidos no Cine-Teatro

Municipal ou Coliseu Comenda-dor Rondão Almeida, o procedi-mento será idêntico, com a venda de bilhetes a realizar-se no Posto de Turismo durante a semana e, no próprio dia, no local do evento.

Venda de bilhetes para espetáculos municipais no Posto de Turismo

Page 5: Ds dia 01 04 2016

diário do SUL4 OpiniãoSEXTA-FEIRA , 1 DE ABRIL DE 2016

otros mundos www.otrosmundos.cc

n Carlos A. Cupeto*

Antes das árvores duas notas prévias.

Considero que no bairro do Bacelo, como na generalidade dos bairros em Évora, pouco ou nada se aproveita. Como estou treinado a admitir o erro, fico totalmente disponível para que arquiteto, urbanista, técnico ou cidadão me demonstre que estou errado.

O “direito à participação” é dos maiores equívocos deste país. A participação é um dever. Muito poucos cidadãos estão in-teressados em participar e sabe-se muito bem porquê. Ao fim de 40 anos subsistem “complexos de deficit de democracia” e a participação é claramente, um deles. Muito dos procedimentos na Europa exigem-na, o que na maior parte das vezes, resulta em coisa nenhuma e consome rios de dinheiro. Há todos os

O corte de árvores no Bacelomeios para participar e quem o quer fazer fa-lo-á. Os eleitos têm toda a legitimidade para tomar decisões e só lhes compete fazê-lo.

A Câmara Municipal decidiu cortar cerca de 15 árvores no bairro do Bacelo. Há alguns cidadãos, ao que percebi poucos, que discordam e que acreditam que a CME toma uma decisão destas de ânimo leve. Considerando o competente e experiente corpo técnico da CME obviamente que não acre-dito nesta hipótese. Seja como for, este é um tema sensível em Évora, e em muitas outras terras, que tem décadas e que no es-sencial só serve para distrair do importante. Também neste tema em Évora, em décadas, não foi feito o que se devia. No Bacelo há umas dezenas de temas tão importantes como este e outros tantos bem mais importantes que parecem ser esquecidos. Ouvi a Presidente da freguesia afirmar, que, quando chove, só se pode sair à rua de galochas.

O que vos parece? O que vale a pena discutir e debater a propósito do Bacelo? Qual a im-

portância de um “simples” corte de árvores num contexto de urbano-rural onde o urbanismo não é mais que miserável?

Naturalmente, que a cidade é aquela que fazemos, e Évora com o tipo e nível de participa-ção que se constata não pode aspirar a muito melhor – à sombra das paredes históricas, muitas delas em ruínas.

É por isso que pesando, ao que parece, as sete laranjeiras que foram cortadas em frente ao Palácio da Inquisição (Fundação Eugénio de Almeida), com a digna e nobre “laje” de granito que hoje lá está o tema não deve merecer segundos de conversa. Felizmente até em Évora há quem continue a fazer boas e grandes coisas mesmo que os cães ladrem.

Por último, sem perder muito tempo, é imperioso que quanto antes a CME corte todas as árvo-res e arbustos que estão junto à muralha, sobretudo na zona das Portas de Avis. Árvores e mura-lhas não pega; é como o azeite e a água, mesmo que meia cidade discorde. Qualquer outro local é mais adequado para plantar árvores.

Porque justiça lhe deve ser feita, neste tema, muito bem esteve o Senhor Presidente da Câmara.

O INACEITÁVEL E O ABOMINÁVEL BRANQUEADOSPELA ESQUERDA PARLAMENTAR

A esquerda que suporta no parlamento português o atual governo condenou sem reservas o desenrolar do processo Lava Jato que ameaça politicamente Dilma e o seu antecessor, consi-derando-o uma desestabilização do Brasil, um golpe de Estado da direita e extrema-direita, da aristocracia latifundiária, industrial e financeira, através da instrumentalização do poder judicial e da ação de alguns órgãos da comunicação social, revertendo os avanços das con-dições de vida do povo brasilei-ro nos últimos 13 anos.

Não se trata pois, nas po-sições tomadas, de qualquer ação judicial legítima de com-bate à corrupção, mas sim de manobras desestabilizadoras dos EUA, visando os processos progressistas em curso na afir-mação soberana da América La-tina, traduzindo uma profunda crise do capitalismo que incide

nefastamente sobre os países emergentes. A defesa dos petis-tas mantém-se indiferente à jo-cosidade que afirma: dizem que Lula tirou milhões da pobreza, mas parece que depositou qua-se tudo na conta dele …

Para além da inqualificável solidariedade sectariamente manifestada perante a justiça que consideram ser a oposição e o bloqueio popular à justiça brasileira, face à desilusão generalizada dos que se viram traídos pelos ídolos da es-querda que não praticaram o que apregoaram, escondendo a responsabilidade criminal por detrás da imunidade, é inaceitável a militância petista da esquerda portuguesa que concorda com o desrespeito das regras do Estado de Direito, condicionada à cor política dos investigados, tolerando os “nos-sos” que roubam.

A atitude agora manifesta da esquerda portuguesa não é nova, pois já foi ensaiada com a tentativa de politização da investigação a Sócrates, reve-lando o sectarismo ideológico e partidário e, principalmente a fragilidade dos valores de-mocráticos e de respeito pelo Estado Direito por quem supor-ta a atual solução governativa nacional, o que estará longe de nos tranquilizar.

A confirmá-lo está o facto de, perante os abomináveis ataques terroristas no aeroporto e no metro de Bruxelas, reivindica-dos pelo Estado Islâmico, tendo matado mais de três dezenas de pessoas, vir um deputado do PCP relacionar os mesmos com os problemas sociais e as políti-cas de direita dos nossos gover-nos, com as quais é preciso aca-bar, o que, ainda que não fosse uma execrável posição, seria no mínimo incompreensível.

Então, sendo o PCP um dos sustentáculos da atual solução governativa em Portugal, imagi-nar-se-ia que a mesma não fosse de direita mas sim de esquerda, atendendo às forças políticas que a apoiam e protagonizam, o que, parece não acontecer, à luz destas declarações. Mas, se tal acontecer e se tratar efetivamen-te de um governo de esquerda e das esquerdas, aquele que agora temos em Portugal, como justi-ficar que, no final de janeiro do corrente ano, a imprensa nacio-nal e mundial tenha noticiado a referência do Estado Islâmico a Portugal, numa ameaça terroris-ta à Península Ibérica?

Também aqui, o sectarismo ideológico de certas esquerdas, desrespeitando todos os valores básicos da convivência demo-crática, não necessita de mais provas.

José Palma Rita – [email protected]://largodasalteracoes.blogspot.com/

AGENDA CULTURAL ALENTEJO

Agenda Cultural da Região Alentejo elabora da pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração como Jornal Diário do Sul|Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: www.cultura-alentejo.pt

Horário: 22hOrg.: PédeXumbo - Associação para a Promoção da Música

e da Dança, estrutura financiada pela DGArtes, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e INATEL.

Bilhete: Sócios e alunos PX: 3 € - Geral: 5 €.Mais informação: T. (+351) 266 732 504Página Web: www.pedexumbo.com

9 DE ABRIL

|MÚSICA|Concerto de Páscoa - Concerto pelo Coro Polifónico Eborae

Mvsica, com os solistas Sandra Medeiros (Soprano), António Menezes (Contratenor), Paulo Fernandes (Tenor) e Eduardo Martins (Baixo), e pelo organista Rafael Reis, sob a direção do Maestro Eduardo Martins. O programa contempla obras da Polifonia da Sé de Évora.

Local: Évora - Igreja do Espírito SantoHorário: 21h30Org.: Eborae Mvsica - Associação Musical de ÉvoraMais informação: T. (+351) 266 746 750Página Web: http://eborae-musica.org/

Maturus - Depois dos concertos em Paris, Lisboa, Israel e Leiria, Custódio Castelo, mestre da guitarra portuguesa irá tocar em Serpa o seu mais recente álbum Maturus, parcialmente gra-vado no Estúdio Musibéria, em 2015. A entrada é livre.

Local: Serpa - Auditório do Musibéria - R. Dr. Afonso Henriques do Prado Castro e Lemos

Horário: 18h30Público - alvo: M/6Org.: Musibéria - Centro internacional de Músicas e Danças

do Mundo IbéricoMais informação: T. (+351) 284 540 600 Página Web: Musibéria no Facebook

|VISITAS GUIADAS|Roteiro da Vila Nova - Passeio que pretende dar a conhe-

cer alguns dos espaços da cidade de Montemor - o - Novo, descritos no livro ‘Outros Contos de Vila Nova’, da autoria do montemorense Prof. João Luís Nabo, que orientará a iniciativa, nos quais algumas das personagens típicas, com comportamen-tos próprios dos habitantes das vilas e aldeias do interior alentejano, viveram os seus dramas e as suas alegrias.

Local: Montemor - o - Novo - Posto de TurismoHorário: 09h30Org.: Câmara Municipal de Montemor - o - Novo Posto de TurismoMais informação:T. (+351) 266898103 (Posto de Turismo)Página Web: www.cm-montemornovo.pt/

13, 14, 15 E 16 DE ABRIL

|TEATRO|“Maus Tratos” - Estreia, dia 13, a 39.ª produção da Baal

17. Sobre a temática da violência no namoro e outros maus tratos, este espetáculo foi feito com e pelos alunos do 12.º C da Escola Secundária de Serpa, integrado no programa Teatro, Educação e Comunidade da Baal17, que tem por objetivo intervir junto da comunidade escolar, provocando um pro-cesso de análise e discussão em torno de problemáticas relevantes.

Local: Serpa - Cineteatro Municipal de SerpaHorário: Dias 13, 14 e 15 de abril - Sessões para o Ensino

Secundário/Dia 16 - 16h00 - Público em geral.Prod.: BAAL 17 - Companhia de TeatroMais informação: T. (+351) 284 549 488 / 961 363 107Página Web: www.baal17.pt

ATÉ 16 DE ABRIL

|TEATRO|IX Mostra de Teatro da Moura Encantada - Em abril, o

programa desta IX Mostra de Teatro contempla ainda quatro espetáculos pelos seguintes grupos: Teatro Amador de Portalegre, Grupo de Teatro Amador da Sociedade Musical Vimieirense e Per-versus - Grupo de Teatro.

Local: Moura - Grupo de Teatro de Animação da Moura Encantada - R. do Matadouro, 4

Horário: Consultar programa específicoOrg.: Grupo de Teatro de Animação da Moura Encantada

com o apoio da Câmara Municipal de Moura Mais informação:Página Web: www.facebook.com/GTMouraEncantada/

DE 1 A 3 DE ABRIL

|MÚSICA|Concerto da Primavera - A Orquestra Clássica do Conser-

vatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, dirigida pelo maestro Carlos Marques, realizará três concertos no distrito de Portalegre.

Local: Dia 1 - Castelo de Vide - Cine -Teatro Mouzinho da Silveira / Dia 2 - Alter do Chão (no âmbito da comemoração dos 110 anos da Banda Municipal Alterense) - Cine - Teatro Municipal / Dia 3 - Portalegre - Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre

Horário: Castelo de Vide - 21h30 /Alter do Chão - 21h / Por-talegre -17h

Org.: Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Por-talegre e Escola de Artes do Norte Alentejano, com o apoio dos Municípios de Alter do Chão, Castelo de Vide e Portalegre, da União de Freguesias da Sé e São Lourenço, Soc. Recreativa Musi-cal Alegretense, CIMAA e DRCAlentejo.

Mais informação: T. (+351) 916124100 Página Web: http://federacaobandasportalegre.pt/

2 DE ABRIL

|MÚSICA|TRIO - Tendo por base a sonoridade do clarinete, violino

e piano, inúmeros compositores ao longo dos últimos 100 anos escreveram obras para esta formação. O Ensemble Contemporaneus, constituído por Ruben Marques Jacinto (clarinete) Vera Batista (piano) e David Montes (violino), estreia este concerto no qual serão interpretadas L’histoire du Soldad, de Igor Stravinsky, Trio de Aram Khachaturian e Contrasts de Béla Bartók.

Local: Estremoz - Teatro Bernardim RibeiroHorário: 21h30Org.: Contemporaneus - Associação para a Promoção da Arte

Contemporânea, com o apoio do Município de EstremozBilhete: Até dia 1 de abril - normal: 7€; c/desconto 6€ - No dia do concerto: normal 8 €; c/ desconto 7€ Mais informação/Reservas: T. (+351) 268 339 222 (Teatro Bernardim Ribeiro)Página Web - www.contemporaneus.pt

|COMEMORAÇÕES|Dia Internacional do Livro Infantil - Para celebrar este dia,

chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância, o Centro Lúdico de Redondo convida a desfrutar de um momento interessante na companhia de Ricardo Reis Pinto, compositor e professor de música com presença assídua nos programas Quem tramou o Peter Pan, na RTP1, e ZIG ZAG na RTP2.

Local: Redondo - Auditório do Centro Cultural de RedondoHorário: 14h30Público - alvo: M/6 - Obs.: Entrada gratuitaOrg.: Centro Lúdico de Redondo - Câmara Municipal de

RedondoMais informação: T. (+351) 266 989 216 Página Web - www.cm-redondo.pt

ATÉ 6 DE ABRIL

|CONCURSOS!Concurso de Fotografia “Olhar a Liberdade” - 10.ª edição

- Encontra-se a decorrer o prazo para apresentação de trabalhos no âmbito deste concurso que, à semelhança das edições ante-riores, pretende, a partir do conceito “ Liberdade”, fomentar, reconhecer, premiar e difundir a criatividade dos participantes. Dia 16 de abril terá lugar a inauguração da exposição com todos os trabalhos participantes e a entrega de prémios.

Local: Aljustrel - Câmara Municipal de AljustrelOrg.: Câmara Municipal de AljustrelMais informação/Regulamento:T. (+351) 284 600 070Página Web - www.mun-aljustrel.pt

8 DE ABRIL

|DANÇA|Baile Folk com Mike More e Tozé Bexiga - Baile Folk com

Mike More que convida Tozé Bexiga para apresentar o seu projeto “The piano and the Others”, um baile preenchido com compo-sições originais pontilhadas por harmonias exóticas e melodias românticas, sensíveis à tradição que se reinventa e à dança que se partilha.

Local: Évora - Antigos Celeiros da EPAC

ABRIL- 1.ª quinzena

Pub.

Page 6: Ds dia 01 04 2016

5RegionalSEXTA-FEIRA , 1 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

A

Pub.

10ª edição do Congresso das Açordas, abre portas hoje, pelas

18 horas, uma iniciativa que tem como principal objectivo a valorização e divulgação de um dos pratos mais característico, rico e variado da gastronomia alentejana – A AÇORDA.

Com esta iniciativa pre-tende-se valorizar o patri-mónio gastronómico da nossa região, divulgando um dos pratos que mais marca a identidade cultural dos alentejanos.

É um facto que as ex-celentes açordas ou sopas alentejanas têm, ao longo do ano, “mil e uma” varian-tes, de alho, tomate, espi-nafres, de beldroegas … as açordas são tantas quanto a imaginação o permita.

Associado ao Congres-so das Açordas a FEIRA GASTRONÓMICA e de PRODUTOS REGIONAIS e diversas iniciativas cultu-rais, preenchem o programa que, hoje começa com um Show Cooking dinamizado pela Escola Profissional da Região Alentejo e à noite

10.º CONGRESSO DAS AÇORDAS 2016 EM PORTELcom a actuação do Grupo de Cantares Regionais de Portel.

No Sábado, 2 de Abril, a Açorda vai ser do Chef, no Grande Lago de Alqueva, partindo da Amieira Marina vamos navegar no Grande Lago e a bordo assistir à confeção de uma açorda pelo Chef do Resturante Pa-norâmico da Amieira Marina e degustar sabores tradicio-nais que são a riqueza desta terra onde o montado abra-ça Alqueva.

À hora de almoço o cante alentejano não poderia dei-xar de estar presente, com os Grupos Coral Alentejano “Os Almocreves” e o Grupo Coral Juvenil de Monte do Trigo.

Na edição deste ano, o tema em debate no Auditó-rio Municipal é “O Novo Ci-clo de Financiamento 2014-2020 para o Setor Agroali-mentar”, com o objectivo de divulgar os programas de apoio que se encontram disponíveis para o sector agroalimentar, no âmbito do quadro comunitário 2014-2020. No final da sessão serão entregues os prémios

do 6º Concurso “A Melhor Açorda”, cuja edição contou com a participação de nove restaurantes, dos municí-pios de Portel e Vidigueira, uma vez que a Autarquia de-cidiu tornar o concurso mais abrangente, atendendo à partilha de usos, costumes e tradições gastronómicas co-muns aos vários municípios com proximidade territorial a Portel.

Ainda no Sábado pelas 17h30, os nossos produtos tradicionais vão estar em

destaque na Prova Comenta-da de Produtos Tradicionais, pelas Confrarias Gastro-nómica e dos Enófilos do Alentejo.

Nesta noite o Fado vai estar no palco do Congresso das Açordas, destaque para os fadistas, Filipa Cardoso, Lenita Gentil, José Gonçalez e Carolina.

No dia 3 de Abril, vamos à procura dos cogumelos nas terras do montado, a rique-za micológica do Concelho de Portel é bem conhecida

dos amantes destas iguarias gastronómicas. Neste dia, numa palestra inicial, pela Profª Celeste Silva, da Uni-versidade de Évora, os par-ticipantes poderão aprender mais sobre o que são os cogumelos, a sua ecologia, o seu papel nos ecossistemas e o seu potencial socioeco-nómico. De seguida, ao lon-go de um percurso pedestre, será levado a explorar toda a diversidade de formas, cores, sabores e odores dos cogumelos desta região.

O Chef alentejano Júlio Vintém, à hora do almoço, vai trazer também ao Con-gresso das Açordas a suas propostas gastronómicas que farão concerteza as de-licias dos visitantes.

O Congresso das Açordas termina a sua 10ª edição ao som da música popular tradicional e dop Cante Alentejano com as actuações da Tuna da Universidade Sénior de Portel e o Grupo Coral Estrelas do Sul.

Page 7: Ds dia 01 04 2016

diário do SUL6 RegionalSEXTA-FEIRA , 1 DE ABRIL DE 2016

Pub.

O X Congresso dos Açordas foi o evento escolhido para o regresso aos palcos do afama-do Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel. Depois de algum período de acalmia, o grupo escolheu a sua terra e as suas gentes para poder, de uma forma muito digna e meritória, voltar ao activo com as suas bo-nitas e reconhecidas modas.

Será portanto um privilégio para aqueles que hoje se des-locarem aquele certame porte-lense, presenciarem in loco, a partir das 21 horas, o regresso de um grupo tão acarinhado de público português.

Com a sua base musical tra-dicional e as suas vozes mais proeminentes ainda em palco, o grupo soube também duran-te este tempo renovar-se com muitas vozes da nova geração, preparando-se deste modo para começar uma nova etapa na sua história que, como todos sabe-

GRUPO CORAL DE CANTARES REGIONAIS DE PORTEL VOLTA AOS PALCOS

mos, conta já com 40 anos de muitos sucessos.

Efectivamente, foi já na lon-gínqua noite de 5 de Janeiro de 1976 que um pequeno número de portelenses resolveu percor-rer as ruas da vila, entoando o “Canto dos Reis”, tão antigo e com tantas versões quantos as terras deste Alentejo. O sucesso que tal iniciativa despertou foi o passo decisivo para o começo da longa caminhada que assinalou já este ano o seu 40º aniversá-rio.

Aos da primeira hora, outros se foram juntando e ajudaram a descobrir nas “memórias” dos nossos antepassados, letras e músicas que a poeira do tempo já quase fizera desaparecer e que constituem hoje o riquíssi-mo património do Grupo Coral Cantares regionais de Portel.

Com o prestígio reconhecido por todos nos dias de hoje, nem sempre a história musical deste

grupo foi pacífica e consensual. Na década de 80 o lançamento do single “Eu ouvi o Passari-nho”, que lhe valeu o reconheci-mento nacional e internacional levou a que alguns dos chama-dos “fundamentalistas do cante” intentassem contra o facto da instrumentalização, no seu sentido literal, se destacasse do cante alentejano.

Se hoje investigadores e mu-sicólogos, parecem reconhecer o facto de que o Cante Alentejano foi outrora, nos seus primórdios acompanhado por instrumentos musicais, podemos afirmar que o Grupo Coral de Cantares re-gionais de Portel assumiu um papel de destaque na promoção e divulgação não só do cante e da sua linda vila, como também de uma região que é hoje uma marca e um orgulho para as suas gentes. E se de orgulho falamos, não há dúvida que o carinho e o apreço das gentes de Portel,

foram e continuam a ser ainda hoje determinantes para uma constante afirmação e evolução nas gerações deste grupo.

Tal característica, não só não afectou a qualidade melódica e intuitiva do grupo, como o projectou para palcos maiores, onde a singularidade das suas interpretações ganhou notorie-dade e saiu valorizada pelo en-riquecimento prestado a modas de raiz popular, algumas delas perdidas no tempo e com pouca divulgação.

“Portel, Querido Portel”, “La-ranja da China”, “Senhora Ce-gonha”, “Vou-me Embora, Vou Partir”, ou mais recentemente “Linda Noiva tem Portel”, são alguns dos muitos êxitos que levaram este grupo além fron-teiras. Países como Alemanha, Suíça, Luxemburgo e Canadá foram alguns dos mais variados destinos percorridos por este grupo.

Falar do Grupo Coral de Por-tel é evocar memórias de outros tempos, reencontrar um passa-do onde muitos dos que por ali passaram contribuíram para que esta história que hoje se escreve pudesse acontecer. O Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel conta actualmente com cerca de 25 elementos, muitos deles da geração actual, capaz de suportar a história deste grupo e continuar a escrevê-la com a qualidade que sempre a caracterizou, tornando possí-vel continuar a levar a todo o mundo não só o nome de um “Portel, Querido Portel”, como um emocionante modo de can-tar e encantar.

Amanhã, 2 de Abril, a Açorda vai ser do Chef, no Grande Lago de Alqueva, partindo da Amieira Marina navegando no Grande Lago e a bordo assistir à confeção de uma açorda pelo Chef do Restaurante Panorâmico da Amieira Marina e degustar assim, sabores tradicionais que são a riqueza desta terra onde o montado abraça Alqueva.

Açorda do Chefno Grande Lago

de Alqueva

Page 8: Ds dia 01 04 2016

A

Congresso começa hoje e termina no próximo domingo

7RegionalSEXTA-FEIRA , 1 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

A açorda, no princípio, era comida de camponês que todos os dias agarrava na navalha para migar o pão para o alguidar. Agora a açorda pode ser rica, com pescada, amêijoas, ovos, figos, cação. Mas a alma não mudou: poejo, coentros, azeite, alho e água a ferver. É isto que é a “clássica” açorda que os homens comiam nas pausas dos trabalhos do campo. A partir de hoje e durante todo o fim-de-semana, há esta e muitas outras variedades para degustar.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Portel, o município pretende manter a qualidade que tem existido nos outros congressos. “Este ano temos uma novidade que é uma açorda feita no Grande Lago de Alqueva. Amanhã, sábado, quem se inscrever num passeio de barco pode ter a possibilidade de a seguir assistir à confeção de uma açorda pelo chefe do restaurante da Amieira Marina e depois provar essa açorda a bordo do barco durante o pas-seio”, explicou.

Portel vai conquistar turistas pela “barriga”com uma grande variedade de açordas

açorda à alentejana foi um dos 21 candidatos finalistas às sete Maravilhas da Gastronomia portuguesa e continua a ser o ex-libris da

cozinha alentejana, sobretudo no concelho de Portel, onde decorre o Congresso das Açordas há precisamente dez anos. Uma década depois do arranque da iniciativa, o município entende que vale a pena continuar a realizá-la pelo impacto que tem na vida deste território em termos económicos, conseguindo atrair sempre muitos turistas, mas também como forma de preservar a genuinidade das gentes deste concelho do Alentejo. O Congresso das Açordas inicia-se hoje e prolonga-se até ao próximo domingo, afirmando o presidente da Câmara Municipal de Portel, organizadora do evento, que são esperados cerca de cinco mil visitantes. José Manuel Grilo considera que este é já um evento de referência regional que este ano vai ter como principal novidade a confeção de uma açorda em pleno Lago de

Lago Alqueva vai ser, pela primeira vez, palco de confeção

de açordas

José Manuel Grilo afirmou que “esta vai ser, talvez, a pri-meira açorda feita sobre Alqueva e num barco”. O objetivo, garantiu, é proporcionar a prova da nossa gastronomia e, em simultâneo, “economicamente o nosso concelho com projeção da iniciativa a nível regional que atrai pessoas ao nosso Alentejo e contribui para o acréscimo de turistas e sua permanência no território”.

O autarca anunciou que vão estar seis restaurantes a servir açordas no espaço do Congresso das Açordas, mais precisamente no terminal rodoviário, mas, sustentou que a edilidade deu indicação para que os restantes restaurantes aderirem à inicia-tiva, disponibilizando um prato de açorda nas suas ementas.

“Em Portel, nós temos um prato muito característico com um grande número de varian-tes, desde as sopas de pão,

ervas aromáticas, azeites e os temperos. Um prato que na sua origem era pobre, mas que foi sendo enriquecido ao longo dos tempos com a criatividade do nosso povo alentejano que adicionou novos aromas e sabo-res da natureza e até adaptá-lo a cada estação do ano”, eviden-ciou.

José Manuel Grilo explicou que, este ano, o município fez um concurso da melhor açorda, tendo sido aberto aos restaurantes do concelho de Portel e também ao concelho vizinho, a Vidigueira. “Vai haver prova comentada de produtos tradicionais e assim irá falar-se sobre açordas, embora o debate deste ano e o colóquio que está previsto para amanhã, a partir das 15 horas, é o setor agroali-mentar, nomeadamente o escla-recimento sobre o novo ciclo de financiamento do Alentejo 2020”, acrescentou.

O presidente da Câmara afir-mou que costuma-se dizer aqui, no concelho de Portel, que “os bebés quando começam a ser maiorzinhos fazem a primeira refeição sólida de açorda. Uti-lizando-se muito a expressão: ‘Este já come açoras’”. E pros-seguiu: “Este é um prato muito característico e emblemático do nosso concelho. Está presente todos os dias, com uma açorda de alho, que é a mais caracterís-tica, açorda de tomate, de espi-nafres, de peixe do rio, açorda de cação, de salsa e cebola, favas. São um sem número de variantes que todos os dias comemos nas nossas casas”.

Sopa dos pobres torna-se “ex-libris”

da gastronomia alentejana

Associado a este congresso decorrem também as quartas jornadas das cilarcas que é um cogumelo silvestres que é

apanhado na Serra de Portel. “É um petisco muito apreciado pelos portelenses que é também utilizado muito nas açordas, nos ensopados e nas sopas de feijão porque dá um gosto muito espe-cial a tudo o que é confecionado, daí nós querermos evidenciar também esta particularidade da nossa gastronomia”, frisou.

Para José Manuel Grilo, todos os caminhos devem dar a Portel, a partir de hoje e no próximo fim-de-semana. “Todos os anos, os restaurantes têm estado lotados e, agora, esperamos cerca de cinco mil pessoas nesta iniciativa, até porque vamos ter animação cultural e musical sempre presente à hora das refeições, sobretudo o cante alentejano e o fado”, anunciou.

Deste modo, o presidente do município fez um convite a todos para que “visitem Portel, a zona do Grande Lago, provem as nossas açordas, apreciem o que têm de bom, deem uma volta pelos concelhos limítrofes que, de certeza, não se irão arrepen-der. Vai ser um fim-de-semana inesquecível e agradável”.

Page 9: Ds dia 01 04 2016

diário do SUL8 RegionalSEXTA-FEIRA , 1 DE ABRIL DE 2016

Pub.

o passado dia 15 de Março teve lugar o

seminário de encerramento de 7 projetos, na Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Pro-grama de Cidadania Ativa/EEA Grants, onde o Monte apresen-tou dos resultados do A New Deal for Youth Employment. O pro-grama do seminário dividiu-se em duas partes, uma para a apresentação de resultados e outra para um momento de debate sobre a temática da cida-dania ativa. O balanço da manhã ficou a cargo do desafiador, João Ferrão, que centrou a sua inter-venção no triângulo virtuoso da Economia Social – Cidadania Ativa – Desenvolvimento Local. Na parte da tarde, o programa centrou-se no debate sobre “O

que é isto de Cidadania Activa? Que estratégias?”, com Diana Andringa na moderação e dife-rentes ONG participantes. Em paralelo, decorreu uma mostra dos projetos presentes, onde se podia tomar conhecimento sobre cada um especificamente. O encerramento do seminário contou com a participação de Rogério Roque Amaro, Carla Pinto e Luís Madureira Pires.

O projeto A New Deal for Youth Employment, promovido pelo MONTE, em parceria com o ICAAM, AJASUL e IEFP, com a duração de 18 meses, envolveu e capacitou 43 jovens para o

emprego e empreendedorismo, no sector agrícola. O projeto é financiado no âmbito do Pro-grama de Cidadania Ativa, pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEAGRANTS), gerido pela Fun-dação Calouste Gulbenkian, com o apoio da Noruega, Islândia e Liechtenstein, com conclusão a 31 de Março. No entanto, o

Monte assegura a sua continui-dade, no apoio à criação de emprego e promoção do empre-endedorismo jovem através do Núcleo de Apoio ao Empreende-dorismo Agrícola, que dinamiza para consolidação de projetos no âmbito dos pequenos investi-mentos na exploração agrícola, investimentos na transformação e comercialização de produtos

agrícolas, cadeias curtas e mer-cados locais, e, promoção de produtos de qualidade, no âmbito da Estratégia de Desen-volvimento Local do Alentejo Central. Está implícita a continui-dade da promoção do empreen-dedorismo e criação de emprego, perspetiva-se a criação de uma rede de parceiros, formais e informais, para a dinamização de

práticas e atividades de interesse para o sector agrícola.

A New Deal for Youth Employ-ment, sendo um projeto-piloto na promoção da empregabili-dade de jovens licenciados nas áreas do sector agrícola, tem como um dos principais resulta-dos a incorporação de aprendi-zagens e melhorias para a sua aplicabilidade junto de outros jovens em diferentes sectores, na região do Alentejo Central. Mais informações em: www.monte-ace.pt/site/NewDeal.

N

Page 10: Ds dia 01 04 2016

9PublicidadeSEXTA-FEIRA , 1 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

��������

���������

������������������

�����������������������

������������������

��������������������

�������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

���������������������

�������������������������������

�������������������������������

�����������������

���������������������

�������

��������������

����������������������������

�������������������������

�������������������������������

��������������������������������

����������������������������

�������

���������������

����������������������������

�������������������������������

�����������������

�������

���������

�������������������������������

�����������������������������

����������������������������

�����������������������

�������

�������������������

������������

������������

���������

���������������������������

����������������������������

��������������������������

������������������������

�������������

���������������������

�������

�����������������

��������������

��������������������������

����������������

�������

��������������������

������������������

���������������������������������

�����������������������������

�������

��������

������������������������������

������������������������������

�����������������������������

������������������������������

�������

��������������������

�������������������

���������������������

�������������������

��������������������

���������������������������

����������������

��������������������������

������������������������

�������������������������������

���������������

�������

��������������������

����������

���������������������������������

��������������������������

���������������������������

����������������������������

��������������������������

�������

�����������

����������������������������

����������������������������

�������������������������������

���������������������������������

�������

����������

���������������������������

�����������������

����������������������������

�������

���������������

������������������

���������������������������

���������������������

������������������������

���������������������

������������������������������

�������

Page 11: Ds dia 01 04 2016

diário do SUL10 SociedadeSEXTA-FEIRA , 1 DE ABRIL DE 2016

NECROLOGIATERESA RODRIGUES GONÇALVES FIDALGO

Faleceu dia 31/03/2016, em Évora, a senhora Teresa Rodrigues Gonçalves Fidalgo, de 93 anos de idade, natural de Suajo (Arco de Valdevez) e que residia em Évora.

Dia 01/04/2016, na Capela do Hospital, será celebrada encomendação de corpo presente às 15:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério de Elvas.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Pub.

Num local priveligiado na cidade de Évora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

plas salas, espaços circundantes ajardinados, máxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

Aceita IdososResidência para Seniores Vista Alegre

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 385 7000 - 757 ÉvoraTm: 929 372 974

Alvará N.º 2|2014

������������������������������������������������������

��� ���� �� ������� ��� ������ �������� ����������������������������������������������������������������������������������������� ����������� �������������������������������������

A família, na impossibilidade de o fazer pessoalmente como seria seu desejo, vem por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, no dia 2 de Abril de 2016, pelas 18h30m, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MARIA VICÊNCIA FAUSTINO COUTINHO DIAS FERREIRA LIMA

Missa de 1.º Aniversário

A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évorano seu n.º 5. do Compromisso, manda celebrar na Igreja da Misericórdia nos Sábados 02/04/2016, 09/04/2016 e 16/04/2016 pelas 17,00 horasMissas por Alma da Irmã Isabel Joana de Lemos Rebocho.

Agradecemos desde já a quem participar nestes piedosos Actos.

O Provedor

(Francisco Lopes Figueira)

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évorano seu n.º 5. do Compromisso, manda celebrar na Igreja da Misericórdia nos Sábados 02/04/2016, 09/04/2016 e 16/04/2016 pelas 17,00 horasMissas por Alma do Irmão Eugénio de Sousa Botas.

Agradecemos desde já a quem participar nestes piedosos Actos.

O Provedor

(Francisco Lopes Figueira)

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

Seus familiares, colegas e amigos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas de suas relações e amizade, a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido. Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso, Segunda-feira dia 4 de Abril de 2016, pelas 18:30 horas na Igreja da Sagrada Família (Álamos) - Évora, agradecendo será celebrada Missa pelo seu eterno descanso, Segunda-feira dia 4 de Abril de 2016, pelas 18:30 horas na Igreja da Sagrada Família (Álamos) - Évora, agradecendo será celebrada Missa pelo seu eterno descanso, Segunda-feira dia 4 de Abril de

desde já a quem se dignar a assistir a tão piedoso acto.

NUNO DA CONCEIÇÃO RAMOS LOPES

(Motorista Servilusa - Évora)Agradecimento e Missa de 7.º Dia

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Pub.

PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAÇÃO ANUAL **ALUGUER DE AUTOCARROS**

VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

7100-111 ESTREMOZTelef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraTel: 266 747 871 Fax: 266 747 873

Alvará 668/93

* FIM-DE-SEMANA NO PINHAL VERDE INTERIOR – VISITANDO: DORNES, SERTÃ, SRA. DA CONFIANÇA, BARRAGEM DO CA-BRIL, PAMPILHOSA DA SERRA, ALDEIA DA FAJÃ, OLEIROS E ESTREITO – TEARES DO ESTREITO – DESTÍLARIA TÍPICA DE AGUAR-DENTE DE MEDRONHO - VILA DE REI – NOVI-DADE! – DIAS 02 E 03 DE ABRIL* LISBOA DAS SETE COLINAS – NOVIDADE! * LISBOA DAS SETE COLINAS – NOVIDADE! * LISBOA DAS SETE COLINAS –– DIA 03 DE ABRIL* PORTO CULTURAL – PATRIMÓNIO MUNDIAL * PORTO CULTURAL – PATRIMÓNIO MUNDIAL * PORTO CULTURAL –DA HUMANIDADE – CASA DA MUSICA – MU-SEU DE SERRALVES – PALÁCIO DE CRISTAL – IGREJA DE SÃO FRANCISCO – NOVIDADE! – DIAS 09 E 10 DE ABRIL* CUBA COLONIAL – VISITANDO: HAVANA, * CUBA COLONIAL – VISITANDO: HAVANA, * CUBA COLONIAL –SANTIAGO DE CUBA, BAYAMO, CAMAGUEY, TRINIDAD, CIENFUEGOS E VARADERO – 10 DIAS – DE 09 A 18 DE ABRIL* XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCO-LATE EM ÓBIDOS – 10 DE ABRIL* PROGRAMA ESPECIAL: HINO AO EUSÉBIO – MUSICAL NO COLISEU DOS RECREIOS - DIA 10 DE ABRIL* NOVO ESPECTACULO DE FILIPE LA FERIA – O MUSICAL DA MINHA VIDA – DIA 10 DE – O MUSICAL DA MINHA VIDA – DIA 10 DE – O MUSICAL DA MINHA VIDA –ABRIL – NOVIDADE!* FEIRA DE SEVILHA – DIA 16 DE ABRIL* FEIRA DE SEVILHA – DIA 16 DE ABRIL* FEIRA DE SEVILHA –* VOLTINHA SALOIA – VISITANDO: MAFRA, * VOLTINHA SALOIA – VISITANDO: MAFRA, * VOLTINHA SALOIA –SOBREIRO, AZENHAS DO MAR, PRAIA DAS

MAÇÃS, COLARES, CABO DA ROCA COM AL-MOÇO EM RESTAURANTE TÍPICO REGIONAL – NOVIDADE! – DIA 17 DE ABRIL* EXCURSÃO AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA – DIA 17 DE ABRIL– DIA 17 DE ABRIL–* COSTA DE ALMERIA - VISITANDO: GUADIX, * COSTA DE ALMERIA - VISITANDO: GUADIX, * COSTA DE ALMERIA -ROQUETAS DE MAR, ALMERÍA, CABO DA GATA, TEXAS HOLYWOOD/ FORT BRAVO, COSTA TROPICAL E MÁLAGA – NOVIDADE! – DE 22 A 25 DE ABRIL* ASTÚRIAS - COSTA ASTURIANA COM * ASTÚRIAS - COSTA ASTURIANA COM * ASTÚRIAS -GALIZA E CASTILHA E LEON - VISITANDO: SANTIAGO DE COMPOSTELA, LUGO, RIBAD-EO, CUDILLERO, GIJÓN, LUANCO, CABO DE PEÑAS, AVILÉS, TAZONES, RIBADESSELLA, SIDRERIA TÍPICA, OVIEDO, CUENCA DEL NALÓN, MINA DE SÃO VICENTE, ZAMORA E SALAMANCA – NOVIDADE – DE 23 A 25 DE ABRIL* DIA DA LIBERDADE - ALMOÇO REGIONAL * DIA DA LIBERDADE - ALMOÇO REGIONAL * DIA DA LIBERDADE -COM BAILE E LANCHE INCLUÍDO – DIA 24 DE ABRIL* FIM DE SEMANA NO PARQUE NATURAL DE MONFRAGUË E COMARCA DE LA VERA - PARQUE NATURAL DE MONFREGUË, HER-VAS, PLASENCIA, MOSTEIRO DE YUSTE, GARGANTA LA OLLA E CORIA DEL RIO - PAISAGENS ÚNICAS AO ENCONTRO DO “TAJO OU TEJO PROFUNDO” – NOVIDADE! - DIAS 30 DE ABRIL E 1 DE MAIO

Page 12: Ds dia 01 04 2016

11MediaSEXTA-FEIRA , 1 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Fotos Exclusivas

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 Lisboa Vista do Rio12:00 Terras Extremas13:00 Liberdade 2114:00 Sociedade Civil15:00 A Fé dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 Cougar Town21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 Uma Aldeia Francesa22:45 Já Vi Este Filme22:50 Yvone Kane00:55 Já Vi Este Filme01:00 A Minha Tese01:30 No Ar02:00 Californication02:30 Sociedade Civil03:30 Euronews

06:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:45 Grande Tarde20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 Mentes Criminosas01:30 Investigação Criminal02:30 Podia Acabar O Mundo03:00 Televendas

06:00 Manchetes 306:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias16:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 O Preço Certo20:00 Telejornal21:00 Sexta às 922:00 Aqui Tão Longe22:45 Treze00:15 5 Para a Meia-Noite01:30 Arrow02:15 O Último Apaga a Luz03:15 Os Nossos Dias04:45 Televendas

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – GrijóÉVORA - GalenoMONTEMOR-O-NOVO – SepúlvedaMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Misericórdia REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – MartinsVENDAS NOVAS – NovaVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – SilveiraCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Fialho MOURA – Nataniel PedroSERPA – Serpa Jardim VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – RoqueCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – Rosado e SilvaFRONTEIRA – Vaz GAVIÃO – Mendes; Gavião MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna PONTE DE SÔR – Varela Dias PORTALEGRE – RombaSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Moderna; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – BarradasSINES – Central

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraP. Nub Máx.: 18º C Min.: 4º C

Sexta-feira, 1

BejaP. Nub Máx.: 18º C Min.: 3º C

PortalegreP. Nub Máx.: 15º C Min.: 5º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266735735- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

Pub.

Imprensa espanhola atenta ao Alentejo

Revista Hola destaca atração turísticade Évora, Marvão, Elvas e Monsarazn Roberto Dores

texto começa assim: “Se queres sair das nossas fronteiras, sem te distanciares muito,

aqui tens várias sugestões para te escapares uns dias de carro pelo país vizinho”. Leia-se Portugal. Depois o artigo publicado na revista Hola, a mais célebre de Espanha, faz a apresentação de várias alternativas pela raia – de Norte a Sul – dando especial destaque às localidades alentejanas que considera terem maior potencial turístico. E explica porquê.

Sobre Évora, começa por sublinhar o facto da cidade estar a 101 quilómetros de Badajoz (cerca de uma hora e dez minutos), alertando para a monumentalidade que preenche o município de história, que “ganhou a pulso a etiqueta de Património da Humanidade”, escreve a publicação espanhola, acrescentando que quem visitar

O

Évora vai ter a oportunidade de encontrar “uma cidade museu que reúne templos, muralhas, praças, igrejas altíssimas e palácios de muito mérito”. A revista “puxa” ainda pelos atributos do Templo Romano, da Sé e da Praça do Giraldo.

Em Monsaraz, a 95 quilómetros de Badajoz, a revista encontrou uma vila medieval lá no alto, debruçada sobre o vale do Guadiana. “A sua estampa é inconfundível. De um lado a porta da Vila, do outro a torre de menagem no coração do castelo medieval”, lê-se no texto, que deixa ainda uma questão após

percorrer as suas ruas brancas, sobretudo a rua Direita ou a sua praça Velha, sob uma paz que afirma ser infinita: “Quem diria hoje que sofreu na sua história batalhas e outros dissabores?”

Os 20 quilómetros que separam Elvas de Badajoz e os escassos 15 minutos de viagem tornam a cidade elvense uma vizinha privilegiada. Ir a Elvas passear pela monumentalidade de uma cidade recentemente classificada pela UNESCO ou saborear a sua gastronomia está, afinal, a “um passo de casa”, com a Hola a sugerir ainda visitas a Estremoz, Evoramonte e Vila Viçosa. “São quatro localidades de fronteira, expostas durante séculos a duras batalhas e tratados de paz, de cujo passado guardam sólidas muralhas e castelos”, sublinha, reportando-se a Elvas, Estremoz e Evoramonte, enquanto sobre Vila Viçosa destaca o inevitável Palácio Ducal.

Mais a norte surge Marvão, como outro dos grandes atrativos turísticos radicados no Alentejo. A meia hora de Valência de

Alcântara, hora e meia de Badajoz e menos de duas horas de Cáceres.

A revista descreve Marvão como “o ninho das águias”, aludindo aos 800 metros de altitude que ocupa na serra de São Mamede. “É uma vila medieval branca, protegida por uma grossa linha de muralhas em cujas esquinas se abrem baluartes e guaritas. As casas estão decoradas com balcões de ferro forjado, chaminés alentejanas e pitorescas janelas manuelinas para descobrir com calma”.

Recorde-se que recentemente os prestigiados New York Post e o The Guardian também deram destaque ao Alentejo, aludindo à beleza das praias da região. A peça jornalística de Isabel Choat, editora de viagens do The Guardian, apresentou um passeio iniciado na Zambujeira do Mar, que a autora não hesita em classificar como “uma das mais bonitas aldeias da costa sudoeste portuguesa”, passando por Milfontes, Porto Covo, Cercal do Alentejo e Brejão (já no Carvalhal, Odemira).

O New York Post colocou a Comporta entre as maiores atrações turísticas do país no chamado turismo de sol e mar. Numa crónica, devidamente ilustrada, de Jessie Knadler, o jornal chamava a atenção dos leitores para a rara possibilidade de se encontrar por aqui uma

natureza ainda em estado puro, pondo em destaque algumas das beleza singulares do Alentejo Chegava mesmo ao ponto de comparar a Comporta a uma região “pouco desenvolvida”, mas que é o “destino de excelência de Portugal”.

06:30 Diário Da Manhã

10:10 Você Na TV!

13:00 Jornal Da Uma

14:45 Mundo Meu

16:00 A Tarde É Sua

19:00 The Money Drop

20:00 Jornal Das 8

21:40 A Única Mulher

22:57 Santa Bárbara

23:45 A Casa é Minha

00:15 Gangster Americano

03:45 Queridas Feras

05:45 TV Shop

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Centro de Inspecções de Veículos abriu no Concelho de Mourão

Page 13: Ds dia 01 04 2016

ANO: 47.º NÚMERO: 12.743 PVP: 0,75€ SEXTA-FEIRA, 1 DE ABRIL DE 2016

Pub.

O Governo aprovou no seu último Conselho de Ministros, a adjudicação da construção de uma nova Auto-Estrada no Alentejo entre as localidades de Vendinha e Montoito.

O custo da referida obra orça em vários milhões de euros e o executivo prevê que a totalidade do investimento seja pago através do recebimento de portagens. Um grupo de autarcas do Baixo Alentejo já reclamou pelo facto de o Governo ter prometido esta nova infraestrutura em deterioramento das estradas do Baixo Alentejo.

Governo aprova nova Auto-Estradaentre Vendinha - Montoito

PSD/Congresso

Passos Coelho sem adversários edro Passos Coelho chega ao 36.º Congresso do PSD reeleito uma vez mais

sem adversários e sem oposição interna organizada, ao fim de seis anos na liderança deste partido, a maior parte dos quais como primeiro-ministro.

Eleito pela primeira vez presidente do PSD nas diretas de 26 de março de 2010, quando derrotou Paulo Rangel e Aguiar-Branco, Passos Coelho é já o segundo presidente do PSD com mais tempo nessas funções, a seguir a Aníbal Cavaco Silva, que liderou o partido por quase dez anos, entre 1985 e 1995.

Até domingo, em Espinho, os sociais-democratas vão eleger a sua nova equipa de direção e

afirmar a estratégia de oposição ao Governo do PS, que tomou posse em novembro, com o apoio de BE, PCP e PEV, na sequência do derrube do executivo PSD/CDS-PP no parlamento.

Passos Coelho reagiu à formação do executivo do PS considerando-a “uma fraude eleitoral e um golpe político” e chegou a desafiar os socialistas para uma revisão constitucional extraordinária que permitisse eleições no curto prazo.

Na moção que leva ao Congresso de Espinho, intitulada “Compromisso Reformista”, deixa em aberto o que poderá acontecer na eventualidade de uma crise política que obrigue à substituição do atual Governo chefiado por António Costa.

P

n Bruno Calado Silva

QFotos Exclusivas

uase 12 mil portugueses morreram

de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2015. O AVC já se tornou uma das principais causas de internamento hospitalar e a principal causa de morte em Portugal. No ano passado, só o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) registou mais de 420 emergências e internamentos relacionadas com AVC’s.

Incontornáveis em medicina, os números assustam a nível nacional quando, feitas as contas, se conclui que a incidência do AVC na população ronda quase 2%. Mas um estudo feito em 2014 coloca o Alentejo no topo da tabela das cinco regiões com cerca de 4 pontos percentuais.

Rastreio em Évora

Hospital saiu ontem à rua para despistar o AVC

Por isso, em Dia Nacional do Doente com AVC, o hospital saiu à rua com um rastreio à população. Na praça do Giraldo a equipa liderada Luísa Rebocho, responsável pela Unidade de AVC do HESE, conseguiu monitorizar e informar mais de 70 transeuntes, em pouco mais de uma hora.

“O AVC pode prevenir-se. Esta acção de rua serviu principalmente para ajudarmos as pessoas a identificar factores de risco como a tensão arterial elevada, colesterol alto ou existência de diabetes. Ao mesmo tempo, tentamos ensinar as pessoas a perceberem de imediato os sinais de um AVC.

Isto é essencial porque existe um tratamento a fazer nas primeiras quatro horas”, explicou a médica Luísa Rebocho ao Diário do Sul. E para que os danos e sequelas sejam mínimos, é essencial telefonar de imediato para o número nacional de emergência 112 assim que se detectam os primeiros sinais de AVC.

Esta uma doença que reduz a irrigação de sangue no cérebro e causa danos irreparáveis na região afectada. Os sintomas mais

frequentes são alterações da fala e comunicação, boca ao lado, sensação de encortiçamento, formigueiro ou perda de força nos braços ou pernas, cegueira de um olho ou visão dupla, desequilíbrio ou descoordenação, alterações da memória, da leitura e escrita, da atenção e da concentração.

Page 14: Ds dia 01 04 2016