ds dia 04 03 2016

16
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA SEXTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2016 ANO: 47.º NÚMERO: 12.724 Pub. EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA .... PÁG. 7 8.ªs Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora começam hoje Mundo animal em debate .... PÁG. 10 EDP Distribuição obtém certificação na área da Inovação Primeira utility nacional .... PÁG. 2 Famílias com baixos rendimentos e idosos, à frente nos pedidos de ajuda Cáritas Diocesana de Évora ERT aposta forte em Lisboa Porque o Turismo do Alentejo/Ribatejo ‘não desliga’ de si... .... PÁGS. 8 e 9 A campanha está em marcha pela mão da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo/Ribatejo em plena Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre na FIL até domingo. Os turistas são desafiados a “desligar” do stress do dia-a-dia e a viverem “momentos únicos e inesquecíveis em duas regiões com caráter e identidade”. O presidente da ERT, António Ceia da Silva, já explicou o objetivo da campanha.

Upload: diario-do-sul

Post on 26-Jul-2016

250 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 04Março2016

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 04 03 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIASEXTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2016

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.724

Pub.

EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA

.... PÁG. 7

8.ªs Jornadas doHospital VeterinárioMuralha de Évoracomeçam hoje

Mundo animal em debate

.... PÁG. 10

EDP Distribuiçãoobtém certifi caçãona áreada Inovação

Primeira utility nacional

.... PÁG. 2

Famílias combaixos rendimentose idosos, à frentenos pedidos de ajuda

Cáritas Diocesana de Évora

ERTaposta forteem Lisboa

Porque oTurismo do

Alentejo/Ribatejo‘não desliga’

de si...

.... PÁGS. 8 e 9

A campanha está em marcha pela mão da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo/Ribatejo em plena Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre na FIL até domingo. Os turistas são desafi ados a “desligar” do stress do dia-a-dia e a viverem “momentos únicos e inesquecíveis em duas regiões com caráter e identidade”.

O presidente da ERT, António Ceia da Silva, já explicou o objetivo da campanha.

Page 2: Ds dia 04 03 2016

2 RegionalSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016 diário do SUL

D

O

Relatório anual de 2015 da Cáritas Diocesana de Évora

n Maria Antónia Zacarias

Pub.

e acordo com relatório anual de 2015 da Cáritas

Diocesana de Évora, resultado do protocolo com a Fundação Eugénio de Almeida, foi efetuado o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão

Famílias com baixos rendimentos e idososcontinuam a liderar os pedidos de ajuda

relatório anual da Cáritas Portuguesa sobre os desafios da pobreza e inclusão social foi apresentado ontem e chama a atenção para o facto de muitos pedidos de auxílio surgirem de pessoas com

trabalho. Neste momento, a classe média parece estar no limite e está a perder a vergonha de pedir ajuda, daí que a Cáritas afirme que depara-se com grandes dificuldades para satisfazer todas as solicitações. No caso particular da Cáritas Diocesana de Évora, esta situação não tem peso, uma vez que os principais pedidos de ajuda são feitos por famílias com baixos rendimentos, desempregados e uma grande percentagem de idosos.

social e de emergência. De acordo com o presi-

dente da Cáritas de Évora, Luís Rodrigues, no âmbito do atendimento social de proxi-midade “fizemos a abertura de dois polos em Fronteira e Mourão”. Tendo em conta que esta instituição abrange todo o território da Diocese de Évora, foram apoiadas 1471 famílias, sendo que destas 1103 viviam situações de carência e 368 de

emergência social. O mesmo responsável adiantou também que 503 foram novos casos e 968 reincidentes.

Luís Rodrigues explicou que a Fundação Eugénio de Almei-da comparticipou em cerca de 210 mil euros estes apoios, “representando 90 por cento dos apoios e serviços prestados pela Cáritas de Évora”.

Olhando para o relatório pode aferir-se que a paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora,

na cidade de Évora é a que tem mais famílias apoiadas (181), seguida da Senhora da Saúde, também em Évora e depois os polos existentes em Montemor-o-Novo, Elvas e Estremoz.

O presidente da Cáritas de Évora salientou ainda que “se verificou um ligeiro aumento do número de pedidos”, em-bora não tenha o impacto que tem em outras grandes regiões, resultante de uma baixa densi-dade populacional.

Luís Rodrigues explicou que o principal apoio prestado é a doação de alimentos, seguido de comparticipações das des-pesas domésticas, dos medica-mentos e dos transportes. Em seu entender, esta é a forma mais adequada de conseguir fazer frente às dificuldades emergentes da sociedade alentejana, caracterizada por uma população envelhecida e com uma taxa de desemprego significativa.

Recorde-se que o relatório anual da Cáritas Portuguesa afirma que os níveis de pobreza aumentaram consideravel-mente no último ano, ficando cerca de metade dos pedidos de ajuda por atender no país. A Cáritas defende, assim, a premente necessidade de se encarar a pobreza como um desígnio nacional “em que pos-sam intervir políticos, agentes económicos, os trabalhadores e todos os órgãos intermédios da

Hoje Entrevistana Rádio Telefonia do Alentejo

às 17h15 — 103.2FMOs ouvintes podem assistir

no anfiteatro da rádio

O grupo musical Átoa, constituído por quatro jovens de Évora, é o cabeça-de-cartaz das comemorações do Mês da Juventude, com um concerto agendado para dia 12, revelou a câmara munici-pal.

O Mês da Juventude prolonga-se até 03 de abril e é organizado pela Câmara de Évora, em parceria com outras enti-dades locais e regionais.

O espetáculo da banda Átoa, segundo o município, constitui “um dos pontos altos de um mês repleto de atividades, destinadas e dinamizadas pelos jovens do concelho”.

Nesta atuação “em casa”, na Arena d’Évora, o grupo, formado por Gui-lherme Alface (voz, guitarra, piano), João Direitinho (guitarra, voz, piano), Rodrigo Liaça (bateria, percussão, voz, piano) e Mário Monginho (baixo, guitarra), vai apresentar temas do seu primeiro trabalho discográfico, “Idade dos Inquietos”.

Lançado no ano passado, o álbum tem 12 faixas (uma acústica) e 11 temas originais, que refletem “histórias e senti-mentos” que o quarteto vivenciou.

“Falar a Dois”, “Distância”, “Pouco de Sol” ou “Idade dos Inquietos” vão ser alguns dos temas presentes no espetá-culo em Évora, com início às 21:30 de dia 12, referiu a autarquia.

Outro dos destaques da programação do Mês da Juventude é o Évora Metal Fest, festival que se realiza hoje e amanhã, e que tem como cabeça-de-cartaz a banda portuguesa de punk-rock Mata Ratos.

Grupo Átoa com espectáculo “em casa”no Mês da Juventude

Àtoa

Page 3: Ds dia 04 03 2016

VIDA RELIGIOSA

3Tema de AberturaSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRANOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

O revigoramento do sector da Agricultura parece ser a principal preocupação do ministro Capoulas Santos que desde a sua posse tem percorrido o País a interiorizar-se do que se passa nessa funda-mental área económica da qual depende e muito o equilíbrio dos mercados.

Segundo o governante pretende-se fomentar a Produção Nacional; a inovação e a melhoria da comercialização e a internacionalização.

Do êxito destes projectos irá depender mais em-prego regional no Alentejo travando-se a desertifi -cação humana de vilas e aldeias.

Um dos grandes refl exos do desenvolvimento agrícola na região será activar a vida das vilas e aldeias que como sabemos através de séculos vive-ram da Agricultura.

Todos os concelhos alentejanos anseiam por desenvolvimento local e a Agricultura e Floresta que se desenvolvam e cresçam podem ser uma ala-vanca para fi xar a população dando-lhe qualidade de vida.

Quando há muitos anos se abandonou a Agricul-tura da região cometeu-se grave erro. Agora parece ser possível recuperar, aproveitando os apoios da Comunidade Europeia e desafi ando os jovens agri-cultores para que voltem as suas energias para os campos.

O Governo pela palavra de Capoulas Santos diz que é esse o caminho certo e ele conhece como poucos a realidade da Agricultura europeia.

(...)Quando há muitos anos

se abandonou a Agricultura da região co-

meteu-se grave erro(...)

O Conservatório Regional de Évora/Associação Musical “Eborae Mvsica” irá receber um grupo de Alunos e Profes-sores provenientes de Chartres (Con-servatório e Colégio Jean Moulin de Chartres) de 7 a 10 de março de 2016.

Este encontro está inserido na geminação entre Évora e Chartres. No âmbito deste encontro realizar-se-á um Concerto, aberto ao público em geral, intitulado “Azulejos”, Pérolas da Primavera, Florilégio Vocal e Ins-

trumental, no dia 8 de março, 3ªfeira, às 21h00, na Igreja do Convento dos Remédios, pelos Alunos do 3º CHAM do Conservatório e Colégio Jean Mou-lin de Chartres. Serão interpretadas obras de Jean-Baptiste Lully, Giovanni

Battista Pergolese, Pachelbel, W. A. Mozart, entre outros compositores. A Introdução ao Concerto será realiza-da por alunos de Flauta Transversal, Guitarra, Viola de Arco e Violino, do Conservatório Regional de Évora.

Concerto - “Azulejos”, Pérolas da Primavera, Florilégio Vocale Instrumental

Hoje, 04 de março de 2016, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Con-tra o Cancro homenageia as Voluntarias Sra. Da. Mª Beatriz Núncio e Sra. Dra. Ma-ria Manuel Brito que integram o Grupo de Apoio de Évora há cerca de 20 anos.

Em funcionamento no Hospital do Espirito Santo e contando com a colaboração de 51 voluntárias/os, o GAE exerce a sua atividade com o suporte de dois funcionários a tempo inteiro que asseguram o funcionamento burocrático administrativo.

O QUE FAZEMOS:1 - Apoio ao doente oncológico

internado ou em serviço ambulatório no Ed. do Patrocínio, Hospital do Es-pírito Santo.

Apoio direto ao doente e por vezes seus familiares, nas salas de consulta de oncologia e de tratamentos de quimiote-rapia e radioterapia, assim como nos ser-viços de internamento no 6º piso do Ed. do Patrocínio e no 4º piso do Hospital do Espírito Santo. É objetivo último do gru-

GRUPO DE APOIO DE ÉVORA daLIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO

po de voluntariado do Grupo de Apoio de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro ajudar a promover a qualidade da sobrevida do doente oncológico, que recebe assistência no Hospital do Espiri-to Santo de Évora, Ed. do Patrocínio. O seu trabalho é de complementarização e nunca de substituição da ação dos técnicos de saúde e auxiliares da ação médica.

2 - Fornecimento de próteses e comparticipação na aquisição de medicamentos

Assegurado economicamente pela LPCC, são vendidas a preço de custo ou oferecidas mediante receita e comprova-tivo de rendimentos, confi rmado pelo Serviço Social do HESE – diferentes tipos de próteses. Podemos especifi car que dentro do material vendido ou oferecido se encontram: cabeleiras, próteses ma-márias (provisórias e defi nitivas), supor-tes de próteses mamárias, sacos e placas de colostomia e iliostomia e urostomia.

Igualmente, mediante receita e

comprovativo de rendimentos confi r-mado pelo Serviço Social do HESE, a LPCC estabeleceu um protocolo com uma farmácia local e comparticipa na aquisição de medicamentos para doentes carenciados.

3 - Atividades de lazerEm parceria com a Câmara Munici-

pal de Évora, a LPCC recorrendo a um técnico credenciado, patrocina aulas de ginástica aquática nas instalações das pis-cinas Municipais. Destinam-se a todos os doentes oncológicos não diferenciados, e tem como objetivo a já citada melhoria da qualidade da sobrevida, permitindo a recuperação de movimentos perdidos, assim como eventualmente prevenir a perda de outros, assegurando parale-lamente momentos de convívio e boa disposição.

4 - Recolha de fundosSendo a LPCC um organismo sem

qualquer apoio estatal e vivendo da generosidade da população, o Grupo de Apoio de Évora colabora ativamente nas

duas campanhas anuais de recolha de fundos. A primeira coincide com a Feira de São João. Procede-se à venda de rifas de quadros doados por pintores alente-janos. A segunda é o Peditório Nacional, que tem lugar nos fi ns de outubro, prin-cípios de novembro.

Os serviços que se encontram dispo-níveis de momento no Grupo de Apoio de Évora são:

Informações ao utente - Atendimento a ostomizados (venda ou oferta de sacos de ostomia.

Todos os dias úteis, das 9h às 18h.Atendimento pelo “Vencer e Viver”

- Venda ou oferta de próteses mamárias, suportes de próteses mamárias, próteses capilares, turbantes. É igualmente asse-gurado apoio emocional às pessoas com cancro da mama, por voluntárias que passaram por igual experiência)

De Segunda a Sexta-feira das 10:00H às 12:00H

De Segunda a Terça-feira das 14:00H às 16:30H..

Septenário de Nossa Senhoradas Dores em Évora

A Paróquia de Santo Antão, em Évora, vai celebrar de 12 a 18 de Março, na igreja de Santiago, o Septenário de Nossa Senhora das Dores, com o seguinte programa: dia 12 de Março, às 18h30, celebra-ção mariana; dia 13, às 18h00, celebração mariana; dias 14 a 18, às 18h00, Eucaristia; dia 17, às 12h00, Eucaristia; às 12h30, Lausperene e às 17h00, celebração penitencial; no dia 18, às 16h30, Via Sacra, às 17h30, celebração mariana, e às 18h00, encerramento.

com a defesa

Jornada Diocesanado Apostolado da Oração

Conforme o Plano Pastoral da Arquidiocese de Évora para este ano, no dia 5 de Março, vai efectuar-se a Jornada Diocesana do Apostolado da Oração, a começar pelas 9h30 no Seminário Maior de Évora, orientada pelo Padre Marco, do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração. Terminará com a eucaristia na igreja de S. Mamede, pelas 16h30.

Podem participar não só os zeladores(as) e associados(as) do Apostolado da Oração, mas também todas as pessoas interessadas em conhecer a actualidade e a importância da oração feita em união com o Papa e segundo a espiritualidade do Apostolado da Oração.

TVI transmite Missa em directoNo próximo dia 6 de Março, quarto Domingo da Quaresma, a

partir das 11h00, a TVI transmitirá em directo a Eucaristia que será celebrada na igreja de S. Francisco, em Évora, que foi recentemente alvo de grande obras de requalifi cação e que reabriu ao culto no passado dia 4 de Outubro de 2015.

Page 4: Ds dia 04 03 2016

diário do SUL4 SociedadeSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016

ELVAS

Na semana da sua reeleição como Presidente do PSD, Pedro Passos Coelho revelou a sua determinação em, tal como ao longo dos últimos 4 anos, não virar as costas às responsabili-dades que o país lhe possa vir a exigir a curto ou médio prazos e retomar as reformas entretanto interrompidas.

O caráter reformista da sua governação, nomeadamente no que toca à coragem de enfrentar e pensar a fundo os problemas com que o país se deparava em 2011 e enveredar pelas soluções necessárias e adequadas, indife-rente à tentação demagógica a que a governação sempre apela, constitui marca indelével da go-vernação da PAF, num dos perío-dos económica e financeiramen-te mais difíceis por que Portugal passou no atual democrático.

Os quase 37% de eleitores que reconheceram e valorizaram nas eleições legislativas de 2015 o projeto reformista da PAF, por oposição ao projeto radicalista da coligação de interesses atual-mente instalada na governação e no parlamento, podem assim continuar a acreditar que exis-tem vontades e capacidades latentes para a resolução séria e com profundidade dos proble-mas estruturais que continuam, agora mais que antes, a pressio-nar a sociedade e os recursos do

José Palma Rita – [email protected]://largodasalteracoes.blogspot.com/

PRONTO PARA AS RESPONSABILIDADESQUE O PAÍS EXIGIR

Estado, como sejam a demografia e a sustentabilidade da segurança social.

Olhar com profundidade para esses desafios e atuar na sua ori-gem, ao invés do seu adiamento para contentar os eleitores no imediato, exigirá, mais cedo ou mais tarde, o retomar do cami-nho das reformas estruturais que sustente um crescimento econó-mico suficiente ao processo de geração de emprego e absorção do desemprego, por via, entre outras, da atratividade do inves-timento estrangeiro, caminho que se inverteu no atual ciclo governativo.

O projeto reformista do PSD para voltar a levar Portugal para a frente, que vinha sendo trilhado de forma prudente e sustentada, continua pois atual e, mais que necessário, verdadeiramente premente, face aos variadíssimos sinais de risco apontados ao cumprimento das metas e medi-das do OE para 2016, os quais poderão atirar o país para uma crise económica e financeira de um momento para o outro, ao longo do corrente ano.

Ora, num eventual (embora provável, esperamos que não concretizável) cenário de emer-gência económica e financeira e, consequente crise política, que muitos analistas, organismos in-ternacionais e instituições regula-doras não descartam, a demons-tração de vitalidade do PSD e do seu caráter reformista, preparado para assumir responsabilidades governativas, será sem dúvida uma garantia de credibilidade do país no quadro internacional. É essa a principal fonte da impor-tância da (re)candidatura de Pe-dro Passos Coelho à presidência do PSD.

É muito estranho que a Co-municação Social, mormente os canais de televisão, a rádio e os grandes jornais não de-monstrem qualquer interesse pela obra que uma Instituição perene, designada pela LIGA DOS COMBATENTES, tem vindo a desenvolver em todo o País, nomeadamente na capital, ali bem junto à Torre de Belém e a dois passos do imponente Mosteiro dos Jerónimos, dois Monumentos do século XVI que vincadamente marcam um período áureo da nossa História.

Quando surgem escân-dalos, logo a Comunicação Social anda numa roda viva a propagá-los. Por vezes, surgem reportagens com muito pouco interesse em detrimento de outras que deveriam chegar ao conhecimento não só do país, mas de além fronteiras como é o caso que me levou a redigir estas linhas. Raramente a tele-visão filma o Monumento aos Combatentes da Guerra do Ul-tramar, uma obra de rara beleza que se encontra envolvida por lápides que contêm os nomes dos cerca de 10 mil militares que perderam a vida nos três Principais teatros dessa guerra (Angola, Guiné e Moçambi-que), Mas a Liga dos Combaten-tes que ergueu tal Monumento

A GRANDE COMUNICAÇÃO SOCIALnão se ficou por aqui e deu vida ao Forte do Bom Sucesso que lhe fica junto, Forte construído no século XVIII e que se encon-trava, há uns anos, praticamen-te abandonado, como outros disseminados pelo país. Pois a Liga dos Combatentes, com muito sacrifício, mas com for-te determinação por parte da Direção Central da Instituição, tem vindo a beneficiar de obras que o transformaram numa maravilhosa sala de visitas. Na realidade, ali se poderá visitar o Museu do Combatente virado essencialmente para os feitos das nossas Forças Armadas no século passado (e já no atual), pois embora a Guerra do Ultramar tivesse tido o seu final entre portugueses de cor branca e negra há mais de qua-tro décadas, as nossas Forças Armadas têm vindo a ser cha-madas a colaborar em missões de paz (não isentas de grandes perigos) em vários países deste conturbado mundo.

Em data recente foi inau-

gurado no referido Forte uma capela e, tal como sucede no Mosteiro da Batalha, onde repousam dois soldados desco-nhecidos mortos um na França, na região de Flandres e outro em Africa durante a I Guerra Mundial, também agora no Forte do Bom Sucesso, repousa um terceiro soldado desconhe-cido que, ao serviço da Pátria, perdeu a vida entre 1961 e 1974 durante a já designada Guerra do Ultramar, ou Colo-nial, tal como alguns teimam chamar-lhe.

E muito, muito mais se tem feito por esse país fora no sen-tido da perenidade de grandes valores que a Comunicação So-cial parece querer apagar, visto não dedicar a atenção que me-recem como por exemplo, um modesto monumento com os nomes dos militares de deter-minado concelho ou freguesia

que perderam a vida em terras distantes que a Portugal per-tenciam e que a classe política da época decidiu para lá enviar, por vezes, em muito más condi-ções por esses mares fora.

Já foi inaugurado um com-plexo social no Porto e, já a fun-cionar, mas à espera de inaugu-ração, um Lar para Idosos na cidade de Estremoz, designado por RESIDÊNCIA SÃO NUNO DE SANTA MARIA, numa ho-menagem ao grande D. Nuno Alvares Pereira, o Condestável do Reino. Alguma vez lá surgiu uma câmara de televisão solici-tando autorização para filmar e difundir esta obra em cuja argamassa foi derramado muito suor e lágrimas? Nunca! E sabe Deus o sacrifício com que ela foi erguida de raiz. Aquando da sua inauguração, temos quase a certeza de que aparece, sim, a Comunicação Social regional, mas para a de Lisboa é um acontecimento sem grande im-portância, a não ser que venha da capital um Sr. ministro ou secretário de Estado proceder à inauguração, Mas quem vier vai ser incomodado com questões que nada têm a ver com a obra, temos disso quase a certeza.

EM TEMPO DE GUERRA O SOLDADO É VENERADO.

TERMINADA A GUERRA , POR NORMA É DESPREZADO.

AUDIÇÕES DA PRIMAVERA 2016O Conservatório Regional de Évora/Associação Musical “Eborae

Mvsica” irá promover as Audições da Primavera 2016, de 9 a 18 de março.

Programa das Audições:• 9 de março: Canto às 18h00 / Flauta e Trombone às 19h00• 10 de março: Contrabaixo, Oboé e Violoncelo às 19h00 • 11 de março: Clarinete, Saxofone e Trompete às 17h30• 14 de março: Viola de Arco e Violino às 18h00 / Percussão e

Trompa às 19h00• 15 de março: Violino às 18h00 e 19h00• 16 de março: Guitarra às 18h30• 17 de março: Guitarra às 18h00• 18 de março: Piano às 18h00 e 19h00Acordeão e Órgão às 18h30 (Igreja do Espírito Santo)No dia 12 de março realizar-se-ão as Audições Gerais da

Primavera: 11h00 – Cursos de Iniciação Musical e Iniciação Oficial; 15h00 – Turmas de Ensino Articulado; 17h00 – Cursos Básico Su-pletivo, Secundário e Livre.

A Junta de Freguesia de Via-na do Alentejo volta a assinalar o dia da Mulher com diversas iniciativas.

Dia 8 a partir das 16 horas pode assistir a um filme no cineteatro vianense a que se segue um lanche gratuito no salão da Junta de freguesia para toda a população femi-

nina.No domingo dia 13, as co-

memorações continuam com uma Mega aula de zumba no pavilhão gimnodesportivo de Viana do Alentejo, numa cola-boração com a UCC local.

As inscrições para as inicia-tivas podem ser feitas na Junta de Freguesia até ao dia 7.

Dia da Mulher em Viana do Alentejo

PONTE SÔR

PORTALEGRE

Homem acusado de maus tratos a animaisO Ministério Público (MP)

de Elvas, acusou um homem pela prática de um crime de maus tratos a animais, estando o julgamento marcado para 16 de junho.

De acordo com a acusação,

ontem divulgada na página da Internet da Procuradoria da Comarca de Portalegre, os factos remontam a novembro de 2014, quando o arguido “era proprietário de um cão há mais de quatro meses, mantendo-o

numa box que possuía num canil municipal”.

“Nunca registou nem mandou vacinar esse animal, nem nunca lhe providenciou cuidados médicos. Entre os dias 10 e 13 de novembro, data em que o animal

foi encontrado pela GNR já morto, o arguido privou-o de alimentos e água”, lê-se no comunicado.

Segundo a acusação, “o arguido com a sua conduta originou um estado de grande sofrimento ao seu cão, causando-lhe a morte”.

Apreendidos 256 litros de bebidasO Destacamento de Ação

Fiscal de Évora da GNR anunciou ter aprendido em Ponte de Sor, Portalegre, 256 litros de bebidas espirituosas, licores e vinhos licorosos introduzidos irregularmente no consumo, com um valor presumível de 4.216 euros.

A ação de fiscalização da força de segurança foi reali-zada na quarta-feira, no con-celho de Ponte de Sor, e esteve direcionada “ao cumprimento dos condicionalismos fixados no Código dos Impostos Espe-ciais sobre o Consumo”.

As bebidas, produzi-

das artesanalmente e que serviriam para abastecer estabelecimentos comerciais regionais, encontravam-se “introduzidas irregular-mente no consumo” e foram remetidas ao Laboratório da Alfândega, para análise das suas propriedades, acrescen-

tou a GNR.“Estas práticas, além de

possibilitarem riscos para a saúde pública, proporcionam inúmeras situações de con-corrência desleal, afetando a viabilidade e sustentabilidade deste setor económico local”, frisou.

Recital comemorativo do restauro de órgãosO recital comemorativo da

conservação e restauro dos órgãos históricos da antiga Sé de Elvas vai ter lugar na sexta-feira, às 21:

00, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção (antiga Sé de Elvas).

O recital vai ter apresentação de Rui Vieira Nery e a atuação do

organista João Vaz. O evento conta com organiza-

ção e apoios da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Câmara

Municipal de Elvas, Arquidiocese de Évora e da Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção – Elvas.

Apresentado livro sobre a CGTPO livro “CGTP-IN - 43 anos a

construir a igualdade entre mulhe-res e homens - 1970-2013” foi ontem apresentado em Portalegre.

A apresentação da obra em Portalegre foi promovida pela

União dos Sindicatos do Norte Alentejano.

As Servas da Santa Igreja desejam a todos um ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA cheio de graças divinas e convidam-vos a participar na celebração do 1º Sábado do mês - dia 05 de Março - segundo o pedido de Nossa Senhora à Irmã Lúcia.

O início será às 16,00 h., na Rua de Avis, 152.

CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO SÁBADO

Page 5: Ds dia 04 03 2016

5RegionalSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Pub.

Uma mostra gastronómica dedicada ao peixe do rio vai decorrer, a partir de sábado, no concelho de Alandroal, localizado nas margens do Alqueva, numa iniciativa de promoção turística da zona, divulgou o município.

Trata-se da sétima edição da “Mostra Gastronómica do Peixe do Rio”, que decorre até ao dia 13 deste mês, por iniciativa do município de Alandroal, para dar a conhecer um dos pontos fortes da gastro-nomia típica do concelho, situado junto ao Rio Guadiana.

A autarquia considera que “a aposta na promoção da tradição gastronómica” do concelho, ligada ao peixe do rio, associada à cria-tividade dos restaurantes locais, tem permitido projetar o Alandroal como “um destino gastronómico nesta área”.

A mostra gastronómica, além de promover o peixe do rio, vai também, segundo a câmara municipal, fazer a promoção do arte-sanato e de diversos produtos regionais, como o mel, enchidos e queijos, “contribuindo para o desenvolvimento económico, turístico e cultural do concelho”.

A iniciativa resulta, de acordo com a autarquia, “da estreita ligação entre o município e a restauração local, que em conjunto dão vida às tradições e aos sabores de Alandroal”.

Segundo os promotores, os visitantes vão poder degustar, na res-tauração do concelho, peixe frito e grelhado e a “caldeta de barbo”, mas também a carpa, o lúcio-perca e o sável, em receitas variadas.

O programa inclui espetáculos musicais, encontro de saias alen-tejanas, exposições, documentários, workshops, passeios de barco, pedestres e de BTT, convívio piscatório e poesia popular.

Mostra gastronómica dedicadaao peixe do rio Guadiana

O município de Monforte, quer “dar vida” ao centro histórico da vila através de um programa de regeneração urbana, estimulando a população a reabilitar os imóveis devolutos.

O Plano de Ação de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Monforte (PARUS), criado pela câmara municipal, identifica 20 imóveis que poderão ser intervencionados.

“Com este plano, queremos disponibilizar um instrumento finan-ceiro para que os proprietários possam reabilitar os imóveis situados no centro da vila”, disse à agência Lusa o presidente do município, Gonçalo Lagem, lembrando que, nos últimos anos, se assistiu “a uma migração dos centros históricos para as periferias”.

Além da área habitacional e da dinamização do centro histórico, o plano prevê a reabilitação de edifícios destinados a utilização coletiva, comércio e serviços e de espaços públicos, incluindo a expansão de áreas verdes.

Salientando que a câmara “só tem interesse em adquirir imóveis que tenham um passado cultural, no sentido de os recuperar e abrir ao público”, o autarca frisou que o plano passa também “por ajudar os proprietários a realizar projetos relacionados com comércio ou serviços”

“E é nesse sentido que o município entra em ação com este plano, ajudando as pessoas a conseguirem financiamento, com juros atrati-vos, para desenvolverem os seus projetos”, acrescentou.

O PARUS espera fomentar o conceito de habitação temporária ou permanente, um sistema de renda apoiada destinado à população jovem, aquisição de habitação a custos controlados e criar uma bolsa de alojamentos vagos para arrendamento.

Para concretizar o plano, o município apresentou uma candidatura para obter fundos comunitários.

A autarquia tem como parceiros deste projeto, entre outras insti-tuições, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Direção Regional da Cultura do Alentejo, Instituto Politécnico de Portalegre, paróquia de Monforte e a Faculdade de Letras da Uni-versidade de Lisboa.

Monforte lança projetode reabilitação para “dar vida”

ao centro histórico

Cerca de 600 participantes, de Portugal e Espanha, são esperados na 17.ª edição da Rota do Contrabando, entre Montalvão, no concelho de Nisa, e a localidade espanhola de Cedillo.

Com 16 quilómetros de extensão, outrora percorridos por con-trabandistas de um e de outro lado da raia, o percurso pedestre transfronteiriço, promovido pela Associação Inijovem, de Nisa, vai decorrer no dia 19 deste mês.

“Nós tentamos sempre equilibrar as inscrições para ter metade de participantes portugueses e outra metade de espanhóis”, disse hoje o presidente da Inijovem, Marco Moura.

A Rota do Contrabando/Ruta del Contrabando, entre Montalvão e Cedillo, realiza-se há 17 anos, sendo considerada pelos promotores uma “referência” a nível nacional para os “amantes” dos percursos pedestres.

“Esta iniciativa aproxima as populações dos dois lados da fronteira”, salientou Marco Moura, indicando que o percurso é de “dificuldade média”.

Para a Inijovem, “não se trata apenas de mais uma caminhada”, mas sim de uma “rota de memórias, de emoções e de experiências”, uma vez que se vivem as dificuldades que os contrabandistas tinham que ultrapassar para desenvolver a sua atividade.

O evento, segundo os organizadores, tem também na sua génese “três virtudes” que o distinguem dos outros percursos: Nunca é repetido um percurso, o local de partida e de chegada nunca é o mesmo e o percurso fica sempre marcado por uma travessia de barco no Rio Sever.

A Inijovem conta na organização deste evento com a parceria de diversas entidades, como a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, município de Nisa, Ayuntamiento de Cedillo e Junta de Freguesia de Montalvão.

Rota do Contrabandojunta portugueses e espanhóis

entre Nisa e Cedillo

Page 6: Ds dia 04 03 2016

diário do SUL6 RegionalSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016

Pub.

Pub.

DIA 8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHERA ARPIE vai comemorar como todos os anos o faz neste dia 8 de Março o Dia Internacional da Mulher pelo que a Direcção

CONVIDA todas as suas associadas a participar nesta iniciativa na nossa sede pelas 15h30.

Por questões de organização pede-se que se inscrevam.

ARPIE ASSOCIAÇÃO DE REFORMADOSPENSIONISTAS E IDOSOS DE ÉVORA

“Um serão ao fresco” no Cineteatro VianenseO Grupo de Teatro da Casa do Povo de Ferreira do Alentejo – RITÉTÉ

apresenta no próximo dia 5 de março, pelas 21h00, no Cineteatro Vianen-se, a peça “Um serão ao fresco”.

Com texto de Maria Ana Ameixa, interpretação de Rita Guerreiro e Teresa Jardinha e colaboração de Sara Matos, a peça inspirada nos serões passados na rua, procura conduzir o espetador até uma rua próxima onde duas vizinhas se encontram sentadas a conversar. Um momento teatro passado em boa companhia e que tem entrada gratuita.

A iniciativa surge no âmbito do Mês da Igualdade, Cidadania e Solida-riedade que decorre no mês de março no Concelho de Viana do Alentejo, organizado pelo Município de Viana do Alentejo, Juntas de Freguesia e associações do concelho.

Militares do Posto Territorial de Sousel, em colaboração com o Núcleo de Proteção Ambiental de Ponte de Sor, detiveram em flagrante delito no dia 1 de março, cinco cidadãos portugueses pela prática do crime de furto de azeitona.

Numa herdade sita no concelho de Sousel, os suspeitos com idades entre os 24 e os 58 anos, dois homens e três mulheres, que se faziam acompanhar por um menor, foram surpreendidos a furtar azeitona e tendo na sua posse de 85 quilos, que acabou por ser devolvido ao seu legítimo proprietário. Foram ainda apreendidos diversos utensílios destinados à prática do ilícito.

Os detidos foram libertados e sujeitos a termo de identidade e residência.

Cinco detidos em flagrante delito por furto de azeitona em Sousel

Page 7: Ds dia 04 03 2016

7RegionalSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Pub.

I nicia-se hoje, no Évora Hotel, a 8ª edição das Jornadas do Hospital Veterinário Muralha

Évora, organizadas por este conceituado hospital veterinário eborense, em parceria com a empresa Equimuralha. Este ano, contam ainda com a colaboração do Monte Selvagem, que amanhã dia 5 apresentará, também neste hotel, a componente teórica das suas 2ªs Jornadas de Enfermagem de Veterinária em Animais Exóticos, já que a componente prática se realizará no dia 6, no próprio parque Monte Selvagem.

Estas duas Jornadas incluem um conjunto de seminários e workshops que se realizarão maioritariamente no Évora Hotel e que focarão três temas principais: “Genética em Ru-minantes: Produzir o Futuro da sua exploração”, “O Ca-valo-atleta: da concepção ao alto rendimento” e”Cuidados Pré e Pós Anestésicos em Roe-dores e Lagomorfos”.

Destinadas à comunidade em geral, produtores, criadores, proprietários de animais de pro-dução e cavalos, mas também a médicos veterinários, enfermei-ros veterinários e estudantes, as

8ªs JORNADAS DO HOSPITAL VETERINÁRIO MURALHA DE ÉVORA (4 e 5 de Março)e

2ªs JORNADAS DE ENFERMAGEM VETERINÁRIA DO MONTE SELVAGEM (5 e 6 de Março)

Jornadas contaram na sua últi-ma edição com a participação que mais de 450 participantes, consolidando-se já como um evento de importância nacional.

O Hospital Veterinário Mu-ralha de Évora, a Equimuralha e o Monte Selvagem são enti-dades de referência na região, que entendem que para além do impacto sócio-económico que geram, dos serviços médi-co-veterinários, de conservação

da Natureza e do lazer que prestam à comunidade, devem ter um papel mais interventivo na sociedade ao nível científi-co-pedagógico, nomeadamente através do desenvolvimento de diversas ações de formação como esta.

O Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME) iniciou a sua atividade há 15 anos, na sequência de uma

parceria entre três médicos ve-terinários. Em 2008 inaugurou as suas novas instalações, que incluem uma moderna área hospitalar para animais de companhia, uma área de ani-mais de produção com cinco brigadas em serviço ambula-tório, um laboratório clínico de apoio aos vários setores, uma área de apoio administrativo e uma área de formação. O Núcleo de Reprodução e Ferti-lidade e o Núcleo de Formação e Desenvolvimento, onde se in-clui a realização das Jornadas, desenvolvidos recentemente, contribuem para a diversifica-ção e prestação de serviços de excelência. O HVME engloba serviços de elevada qualida-de a animais de companhia, animais de produção, animais silvestres e de zoo, e equinos, sendo os últimos prestados em exclusividade através de uma parceria com a Equimuralha.

A Equimuralha é uma em-presa prestadora de serviços médico-veterinários especiali-zada em equinos, a qual funcio-na em parceria com o HVME. O seu corpo clínico é constituído por dois médicos veterinários que contam com formações específicas na área de medicina e cirurgia, patologias locomo-toras, reprodução de éguas e garanhões, sendo também uma referência nacional em medici-na veterinária estomatológica e dentária, contando com várias publicações em revistas internacionais em diferentes áreas. Esta prestação de servi-ços é realizada essencialmente em regime ambulatório, para cujo efeito tem à disposição três viaturas totalmente equi-padas para as diferentes áreas clínicas, incluindo radiologia computorizada e ecografia.

A equipa do HVME e da Equi-muralha conta atualmente com um corpo clínico de 15 médicos veterinários, 5 enfermeiros veterinários e 3 auxiliares de

veterinária, e com o apoio de uma área administrativa constituída por uma gestora, 3 administrativos e 4 recepcio-nistas.

O Monte Selvagemé um parque zoológico e de lazer, que aloja espécies autóctones e exóticas, num total de cerca de 400 animais. Fruto do sonho de uma família e do traba-

lho dedicado de uma equipa técnica pluridisciplinar, com qualificação desde as ciências naturais às ciências humanas, conta também com o trabalho especializado do Hospital Vete-rinário Muralha de Évora e da Equimuralha, no que diz respei-to à saúde dos seus animais.

• Mais informações no sitewww.hvetmuralha.pt

Os médicos veterinários Nuno Vicente Prates; Pedro Dunões e José Leal da Costa, sócios-gerentes do HUME

Pub.

Page 8: Ds dia 04 03 2016

diário do SUL8 EventosSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016

n Roberto Dores

Entidade Regional de Turismo aposta forte em Lisboa

E se alguém o convidar a “desligar”.

campanha está em marcha pela mão da Entidade Regional de

Turismo (ERT) do Alentejo/Ribatejo em plena Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre na FIL até domingo. Os turistas são desafi ados a “desligar” do stress do dia-a-dia e a viverem “momentos únicos e inesquecíveis em duas regiões com caráter e identidade”.

A campanha, que já passou por uma fase de teaser nos mupis da rede do Metro de Lisboa e Facebook, decorre no espaço que o certame dedica ao Alentejo e Ribatejo, numa área superior aos mil metros quadrados, sendo exibidas imagens com o que de melhor a região tem para oferecer,

nomeadamente ao nível do relaxamento.

O presidente da ERT, António Ceia da Silva, já explicou o objetivo da campanha: “Motivar os potenciais turistas a ‘Desligar’ da rotina para usufruírem de um

território cujas características singulares permitem momentos verdadeiramente agradáveis, de puro prazer e descontração”, sublinha o dirigente, reafi rmando que ambas as regiões dispõem de “uma oferta tão diversa que vai ao

encontro de todas as motivações, proporcionando um visita exclusiva e inigualável a quem nos visita”.

E a presença alentejana na BTL volta a ser forte, à semelhança do que tem sido a tendência dos últimos anos, dando expressão à

importância que Lisboa representa para o turismo regional. A região ocupa uma das áreas mais amplas, com a parceria de municípios e empresas, estando garantida muita animação, com provas e degustações de produtos

endógenos, apresentações de serviços e eventos, ou manifestações culturais. Não faltam ainda reuniões, ações de divulgação e distribuição de brochuras promocionais do território, segundo revela a ERT.

A

Já Montemor-o-Novo, que vai à BTL pelo 12º ano consecutivo, aponta à apresentação de produtos e a um conjunto de produções locais, como explica a presidente Hortência Menino. “Desde vinhos, a licores, doçaria, mas também equipamentos de animação e diversão”, revela a autarca, traduzindo um conjunto de apostas que completam a oferta e a capacidade de atração turística da terra, que tem colhido frutos do aumento de visitantes ao Alentejo nos últimos tempos.

Ainda assim, ressalva, “é sempre possível fazer mais. Trabalhando mais em rede com os promotores turísticos locais e com as entidades da região, podemos ser um destino mais consolidado”, acrescenta.

O stand de Arraiolos vai exibir os célebres tapetes, como uma das principais atrações concelhias, apostando em bordadeiras a trabalhar ao vivo, como anuncia a presidente do município, Sílvia Pinto. Mas há mais para ver até domingo.

“Vamos ter a nossa empada

Mas no que apostam os agentes da região presentes na BTL 2016? Miguel Breyner, diretor do Évora Hotel, é muito claro: “Não estamos sozinhos e temos que marcar presença neste certame tão importante para nos mostrarmos. É uma mais-valia”, sublinha, aplaudindo o facto do Alentejo “estar junto na questão promocional”, alertando para a relevância de se apostar em

com a marca Arraiolos já registada, além de licores, salgados e doces da região. Um conjunto de ofertas que as pessoas poderão visitar quando vierem ao nosso concelho, para testemunharem que vale a pena vir ao Alentejo”, refere a edil, congratulando-se pelo aumento de visitantes nos últimos tempos, com tradução nos números recolhidos pelo Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos. “Não só portugueses como estrangeiros e já com visitas marcadas de vários grupos”, revela.

1 2

As capacidades turísticas de Évora, Montemor e Arraiolos

A importância de juntar o Alentejo na promoção

Page 9: Ds dia 04 03 2016

Fotos Exclusivas

9EventosSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Isso é a campanha do Alentejo na BTL

O vinho de Reguengos e os chocalhos de Viana

O vinho será o “copo forte” na promoção de Reguengos de Monsaraz, com o presidente José Calixto a classifi car a BTL como um “palco importante para promoção territorial”. Isto porque, justifi ca, “os nossos territórios têm aqui a possibilidade de divulgar aspetos fundamentais, como turismo, cultura, turismo em espaço rural, ligação à natureza, percursos, megalitismo, artesanato de excelência com a olaria e o cante”, descreve, considerando que são estas atrações que “ajudam a que se prolongue a estadia dos turistas no Alentejo”.

Ainda assim, Reguengos de Monsaraz não perde de vista a iniciativa Cidade Europeia do Vinho, que acolheu em 2015, ambicionando vir a afi rmar-se como “a capital dos vinhos de Portugal”, chamando a atenção para o potencial do enoturismo e de Monsaraz, “que dão uma força muito grande”, resume.

Enquanto isso, no espaço ocupado por Viana do Alentejo haverá destaque natural para a arte chocalheira, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

O presidente Bernardino Bengalinha Pinto justifi ca a presença desde 2010 na BTL com o facto de se tratar do “maior evento do género em Portugal”, vislumbrando aqui uma “oportunidade excelente de promover o concelho e de atrair mais visitantes”. Viana dará ainda destaque à promoção da Romaria a Cavalo, que este ano conhece a 16ª edição, unindo os concelhos da Moita e Viana do Alentejo entre 20 e 24 de abril. “Também mostramos a nossa olaria e vamos cruzar isto com a divulgação do nosso património, que tem várias potencialidades para serem visitadas”.

Lisboa como um dos “mercados mais importantes para a região”, assumindo que 2015 foi um ano animado em termos turísticos, exibindo o consumidor “maior disponibilidade”, que resultou num aligeirar da crise que se vinha arrastando há uns anos.

José Manuel Grilo, presidente da Câmara de Portel, revela que o município procura mostrar a sua identidade “naquilo que o distingue de outros concelhos”.

Eis as potencialidades levadas a Lisboa: “O lago de Alqueva, a gastronomia, desde as nossas açordas às cilarcas, a Feira do Montado e também tudo o que envolve a nossa serra e as nossas tradições”, sublinha o autarca admitindo que “em muito boa hora” os concelhos começaram a aparecer juntos, “dando prioridade à criação de um grande destino turístico”.

Miguel Feijão, presidente da Direcção da CARMIM junto ao stand de exposição na BTL

José Calixto, presidente da C.M. de Reguengos de Monsaraz promove o concelho na BTL

Elvas marca presença na BTL 2016

Para António Ceia da Silva, (ao centro na foto da equipa de promoção) Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo / Ribatejo:“O objetivo da campanha é, precisamente, motivar os potenciais turistas a ‘Desligar’ da rotina para usufruir de um território cujas características

singulares permitem momentos verdadeiramente agradáveis, de puro prazer e descontração”. “O Alentejo e o Ribatejo são destinos de excelência, com uma oferta tão diversa que vai ao encontro de todas as motivações, proporcionando um visita exclusiva e inigualável a quem nos visita”.

3

4

1 2O stand promocional agora

revelado na BTL/ 2016 a ERT Alentejo / Ribatejo apresenta, através de imagens relaxantes e sugestivas em contraponto com frases alusivas ao quotidiano, as distintas propostas que os destinos têm para oferecer aos visitantes.

Imagens da participação da Entidade Regional de Turismo Alentejo/Ribatejo na Bolsa de Turismo de Lisboa. Visita ao stand de exposição da ERT Alentejo/Ribatejo por parte de elementos ligados ao sector do Turismo nacional.

BADAJOZ CENTRO MÉDICOAntonio Garcia Sallas do Corazon Ibérico e Juan Borreguero,

gerente da clínica de Oftalmologia VISTA SANCHEZ TRANCÓN, marcaram presença no stand do grupo de clínicas extremenhas, Badajoz Centro Médico na BTL.

n Siga-nos nas plataformas «Diário do SUL»

Leia/veja mais na próxima edição

Page 10: Ds dia 04 03 2016

diário do SUL10 SociedadeSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016

Pub.

obtém certificação na área da InovaçãoA EDP Distribuição é a primeira utility nacional a obter a certificação na área da Inovação

afirmando-se como uma referência internacional nas áreas da investigação e inovação. sta certificação reconhece o

desenvolvimento e consolidação do Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (SGIDI) que tem vindo a funcionar como catalisador de ideias na EDP Distribuição, potenciando a criação de projetos de IDI e a sua dinamização na organização.

A certificação conferida pela Societé Générale de Surveillance, S.A. (SGS), após verificação da conformidade da NP4457, contou com a mobilização geral da organização e vem premiar iniciativas desenvolvidas recentemente, de entre as quais se incluem: o projeto Inovgrid – Redes Inteligentes; o desenvolvimento da EDP Distribuição Digital; o Storage, na área do armazenamento de energia, bem como outros projetos com entidades externas, nacionais e internacionais, do

meio empresarial, científico e académico.

No modelo de organização da área da Inovação referimos a atividade do InovTeam, uma equipa que conta, na sua constituição, com elementos de todas as unidades organizativas da empresa. Esta equipa analisa todas as propostas encaminhadas através das plataformas de recolha de sugestões e novas ideias, o Click Idea e o RADAR.

E

Na foto estão, da esquerda para a direita: o Presidente da Societé Générale de Surveillance, S.A. (SGS) - Dr. João Marques;o Administrador da EDP Distribuição – Eng. Ângelo Sarmento; o Presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição

- Eng. João Torres e o Administrador da EDP Distribuição - Dr. Carlos Pereira.

Page 11: Ds dia 04 03 2016

��������

���������

������������������

�����������������������

������������������

��������������������

�������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

���������������������

����������������������������

����������������������������

���������������������������������

�����������������

�������

�����������������

����������������������������

����������������������������

�������

������������

�����������������������������

�����������������������������

�������������������������

�����������������������������

���������������������������

�����������������������������

��������������������������������

�����������������

�������

����������������

�������������������������

�������������������������

���������������������������

�����������������������������

���������������

���������������������

�������

��������������������

����������

��������������������������

������������������������

�������

��������������������

�������������������

���������������������

�������������������

��������������������

���������������������������

����������������

��������������������������

������������������������

�������������������������������

���������������

�������

��������������

�����������������������������

����������

�����������������������������

�������

�������������������������

������������������

�����������������������

�������

����������

����������������������������

����������������������

����������������������

�������

��������������������

��������

��������������������

�����������������������������

�����������������

�������

���������������

�����������

���������������������������

���������������������������������

������

�������

11 PublicidadeSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

DR. FRANCISCO AGUILAR, Médico especialista de Otorrinolaringologia,

informa que mudou de instalações, passando a realizaras suas consultas na FISIEVE na Av. São Bento nº10 Évora.

Os contactos telefónicos são os mesmos ( 266 707 086 :: 266 709 491:: 266 704 164 e 925986967 ),

acresce os números 266 701 555 e 266 701 462.PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAÇÃO ANUAL

**ALUGUER DE AUTOCARROS** Alvará 668/93VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

Passeio a Viseu, Salamanca e Ávila por ocasião do 30º Aniversário do Grupo de Ginastas do Prof. José Manuel Seixas. O grupo convida todos interessados a aderir ao passeio que se realiza de 22 a 25 de Abril de 2016 para o qual ainda existem 10 Lugares disponíveis. Mais esclareci-mentos ou inscrições poderá contac-tar o Prof. José Manuel Seixas – tel: 965064124 ou através dos escritórios da Rainha Santa Isabel Viagens e

Turismo Lda., no Edifício Santa Catarina nº12 Loja 4 em Évora ou Turismo Lda., no Edifício Santa Catarina nº12 Loja 4 em Évora ou Turismo Lda., no Edifício Santa

através do tel: 266747871.

PASSEIO A SALAMANCA E ÁVILAPASSEIO A SALAMANCA E ÁVILADe 22 a 25 de Abril de 2016 – 4 Dias

Page 12: Ds dia 04 03 2016

diário do SUL12 PublicidadeSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016

Page 13: Ds dia 04 03 2016

13SociedadeSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Num local priveligiado na cidade de Évora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

plas salas, espaços circundantes ajardinados, máxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

Aceita IdososResidência para Seniores Vista Alegre

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 385 7000 - 757 ÉvoraTm: 929 372 974

Alvará N.º 2|2014

PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAÇÃO ANUAL **ALUGUER DE AUTOCARROS**

VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

7100-111 ESTREMOZTelef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraTel: 266 747 871 Fax: 266 747 873

Alvará 668/93

* FERNANDO MENDES NO TEATRO VIL-LARET – “NOIVO POR ACASO” – DIA 06 DE MARÇO*DISNEY ON ICE – “MUNDOS ENCANTA-DOS” NO MEO ARENA – DIA 12 DE MARÇO* PROGRAMA ESPECIAL DIA DA MULHER – COM ALMOÇO E CONVÍVIO NO RES-TAURANTE “QUINTA DA FETEIRA” – DIA 13 DE MARÇO* SINTRA MONUMENTAL – COM VISITA AO PALÁCIO DA PENA INCLUÍDA – DIA 13 DE MARÇO* FALLAS DE VALENCIA – A GRANDE FESTA DE ESPANHA – VALÊNCIA E COSTA VALENCIANA – DE 17 A 21 DE MARÇO* FESTA DA LAMPREIA – FIM DE SEMANA EM VALENÇA DO MINHO – QUINTA DO AMORINHO - COM VISITA AO PALÁCIO EM VALENÇA DO MINHO – QUINTA DO AMORINHO - COM VISITA AO PALÁCIO EM VALENÇA DO MINHO – QUINTA DO

DA BREJOEIRA – PROGRAMA CULTURAL E GASTRONÓMICO - DIAS 19 E 20 DE-MARÇO

>>>> PÁSCOA 2016:* ENCANTOS DA CROÁCIA E ESLOVÉNIA - CIRCUITO TUDO INCLUÍDO – DE 20 A 27 DE MARÇO – 8 DIAS* PARIS E EURODISNEY – PROGRAMA DE AUTOCARRO – DE 23 A 29 DE MARÇO – 7 DIAS* PARIS E EURODISNEY – PROGRAMA DE AVIÃO – DE 24 A 28 DE MARÇO – 5 DIAS* SEMANA SANTA NAS CAPITAIS CASTEL-HANAS – MADRID, ALCALÁ DE HENARES, TOLEDO, CHINCHÓN, ARANJUEZ - DE 25 A

MADRID, ALCALÁ DE HENARES, TOLEDO, CHINCHÓN, ARANJUEZ - DE 25 A

MADRID, ALCALÁ DE HENARES,

28 DE MARÇO – 4 DIAS* PÁSCOA NA BEIRA -28 DE MARÇO – 4 DIAS* PÁSCOA NA BEIRA -28 DE MARÇO – 4 DIAS

POÇO DO CANTO, PENEDONO, SERNANCELHE, SANTUÁRIO

POÇO DO CANTO, PENEDONO, SERNANCELHE, SANTUÁRIO

POÇO DO CANTO,

NOSSA SENHORA DA LAPA , VISEU, TON-

DELA, MUSEU DO CARAMULO, MUSEU TERRAS DE BESTEIROS, MOSTEIRO DO LORVÃO E PENACOVA - PROGRAMA CUL-TERRAS DE BESTEIROS, MOSTEIRO DO LORVÃO E PENACOVA - PROGRAMA CUL-TERRAS DE BESTEIROS, MOSTEIRO DO

TURAL E GASTRONÓMICO – DE 25 A 27 DE MARÇO – 3 DIAS*AS 4 CAPITAIS DA EUROPA CENTRAL – PRAGA, KARLOVY VARY, BRATISLAVA, VIE-NA, BUDAPESTE, CRUZEIRO NO DANÚBIO PRAGA, KARLOVY VARY, BRATISLAVA, VIE-NA, BUDAPESTE, CRUZEIRO NO DANÚBIO PRAGA, KARLOVY VARY, BRATISLAVA, VIE-

- CIRCUITO TUDO INCLUÍDO – DE 27 DE NA, BUDAPESTE, CRUZEIRO NO DANÚBIO - CIRCUITO TUDO INCLUÍDO – DE 27 DE NA, BUDAPESTE, CRUZEIRO NO DANÚBIO

MARÇO A 03 DE ABRIL – 8 DIAS

>>> TAMBÉM DISPONÍVEIS:* FIM-DE-SEMANA NO PINHAL VERDE INTERIOR – VISITANDO: DORNES, SERTÃ, SRA. DA CONFIANÇA, BARRAGEM DO CABRIL, PAMPILHOSA DA SERRA, ALDEIA DA FAJÃ, OLEIROS E ESTREITO – TEARES CABRIL, PAMPILHOSA DA SERRA, ALDEIA DA FAJÃ, OLEIROS E ESTREITO – TEARES CABRIL, PAMPILHOSA DA SERRA, ALDEIA

DO ESTREITO – DESTÍLARIA TÍPICA DE DA FAJÃ, OLEIROS E ESTREITO – TEARES DO ESTREITO – DESTÍLARIA TÍPICA DE DA FAJÃ, OLEIROS E ESTREITO – TEARES

AGUARDENTE DE MEDRONHO - VILA DE REI – NOVIDADE! – DIAS 02 E 03 DE ABRIL* LISBOA DAS SETE COLINAS – NOVI-DADE! – DIA 03 DE ABRIL* MADEIRA – FESTA DA FLOR – 5 DIAS – DE 08 A 12 DE ABRIL* PORTO CULTURAL – PATRIMÓNIO MUN-DIAL DA HUMANIDADE – CASA DA MUSICA – MUSEU DE SERRALVES – PALÁCIO DE CRISTAL – IGREJA DE SÃO FRANCISCO – NOVIDADE! – DIAS 09 E 10 DE ABRIL* PROGRAMA ESPECIAL: HINO AO EU-SÉBIO – MUSICAL NO COLISEU DOS REC-REIOS - DIA 10 DE ABRIL

EM DESTAQUE:* CRUZEIRO NO BÁLTICO – VISITANDO: ALEMANHA, DINAMARCA, SUÉCIA, ESTÓ-NIA E RÚSSIA – EXCURSÕES INCLUÍDAS! ALEMANHA, DINAMARCA, SUÉCIA, ESTÓ-NIA E RÚSSIA – EXCURSÕES INCLUÍDAS! ALEMANHA, DINAMARCA, SUÉCIA, ESTÓ-

– 9 DIAS – DE 04 A 12 DE JUNHO

Pub.

Esposo, fi lhos, netos e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso no dia 5 de Março, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso no dia 5 de Março, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno

desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MARIA LUISA PASSINHAS ABÍLIO

Agradecimento e Missa de 7.º Dia

Sua família participa que na próxima segunda-feira, dia 7 de Março, pelas 19h30 horas se realiza a missa do segundo aniversário do seu falecimento, na igreja dos Salesianos, em Évora, e agradece desde já a todas as pessoas que acompa-nhem o acto.

JOAQUIM FILIPE PIMENTA MENDES BOLAS

Missa de 2.º Aniversário7/4/1940 - 7/3/2014

Os seus sobrinhos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso dos seus entes queridos, domingo, dia 6 de Março, pelas 12h00m, na Igreja de N.ª Sra. Auxiliadora (Salesianos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

CLARA DE JESUS LIMPINHOMissa de 6.º Mês

POMPEU MANUEL AUGUSTO LIMPINHOMissa de 2.º Aniversário

Com quase 71 anos de idade, faleceu na passada segunda-feira o escritor e jornalista Gabriel Raimundo.

Natural de Casal da Serra, em Tortosendo, no concelho da Covilhã, Gabriel Raimundo residia há vários anos na Costa da Caparica, onde se realizou o funeral nesta quarta-feira.

Esteve exilado em França durante algum tempo, tendo regressado a Portugal depois do 25 de Abril de 1974.

No seu percurso profissional, colaborou com vários jornais, entre eles o Diário do Sul.

Foi em 1980 que publicou a sua primeira obra literária, o livro de contos “Na Estranja”. Ao longo dos últimos anos foram publicados mais de 20 livros da sua autoria, abrangendo vários géneros, nome-adamente romance, crónicas e infantojuvenis.

— • —Gabriel Raimundo foi um jornalista de grande mérito e es-

creveu vários livros com grande qualidade literária. Foi dedicado colaborador deste Diário e pelas suas qualidades de cidadão criou muitas amizades. Grande amigo do Alentejo e das suas tradições visitava a região com frequência e as suas crónicas eram muito apreciadas.

A sua viúva e demais família apresentamos condolências e lembramos a memória desse grande jornalista que foi Gabriel Raimundo.

Colaborou vários anos com o Diário do Sul

Faleceu o escritor e jornalistaGabriel Raimundo

NECROLOGIA

Suas famílias participam a todas as pessoas das suas relações e amizade, que mandam celebrar Missa pelo seu eterno descanso no sábado, dia 5 de Março de 2016, às 11.30 h, na Igreja de S. Francisco (capela de S. Joãozinho), em Évora.sábado, dia 5 de Março de 2016, às 11.30 h, na Igreja de S. Francisco (capela de S. Joãozinho), em Évora.sábado, dia 5 de Março de 2016, às 11.30 h, na Igreja de S. Francisco

Antecipadamente agradecem a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

ERMELINDA GASPAR TIRAPICOSN.07-06-1928 F.26-04-2015

Missa do 1.º Aniversáriodo seu Falecimento

MANUEL JOAQUIM TIRAPICOSN.02-02-1922 F.06-02-2016

Missa do 30.º Diado seu Falecimento

As fi lhas e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso no domingo, dia 6-3-2016, pelas 12h00m, na Igreja de S. Mamede, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

ANICETA MARIA BELO CINZAAgradecimento e Missa de 7.º Dia

Page 14: Ds dia 04 03 2016

diário do SUL14 EntretenimentoSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 Guerras Santas12:00 Belas E Valentes13:00 Liberdade 2114:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 Dois Homens E Meio21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 A Herança22:45 Já Vi Este Filme23:05 A Dupla Vida De Veronique00:40 Já Vi Este Filme00:50 A Minha Tese01:20 Californication01:50 Sociedade Civil02:50 Euronews

06:00 Edição Da Manhã

08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema

10:00 Queridas Manhãs

13:00 Primeiro Jornal

14:30 Dancin’ Days

15:45 Grande Tarde

19:00 I Love Paraisópolis

20:00 Jornal Da Noite

21:30 Coração D’Ouro

22:30 Poderosas

23:30 A Regra Do Jogo

00:30 Turno da Noite

01:30 Inesquecível

02:30 Podia Acabar o Mundo

03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 O Preço Certo20:00 Telejornal21:00 Sexta Às 921:30 The Big Picture22:30 Bem-vindos a Beirais23:15 Terapia23:45 5 Para a Meia-Noite01:00 Anatomia de Grey01:45 O Último Apaga a Luz02:45 Os Nossos Dias04:15 Televendas

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO RTP 1 RTP 2 SIC TVI

Farmácia de ServiçoSexta-Feira, 4

DISTRITO DE ÉVORA

ESTREMOZ – GrijóÉVORA - MottaVENDAS NOVAS – Santos MonteiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJABEJA – SantosDISTRITO DE PORTALEGREELVAS – EuropaPORTALEGRE – Portalegrense

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – CostaSINES – Central

06:30 Diário da Manhã

10:10 Você na TV!

13:00 Jornal da Uma

14:45 Mundo Meu

16:00 A Tarde é Sua

19:15 A Quinta - O Desafio: Diário

20:00 Jornal das 8

21:40 A Única Mulher

22:57 Santa Bárbara

23:55 A Quinta - O Desafio: Extra

01:15 Morlocks

03:00 Fascínios

04:30 Sonhos Traídos

A banda portuguesa de punk rock Mata Ratos é a cabeça-de-cartaz da edição deste ano do Évora Metal Fest, que se realiza, na sexta-feira e no sábado, no recinto das piscinas municipais.

“O cartaz é composto por 17 grupos, todos portugueses e alguns deles já com créditos firmados no país”, disse João Grosso, da Associa-ção Jovem Cultural e Artística Ebo-rense, que organiza o festival.

Indicando que o evento “tem registado um crescimento susten-tado”, quer em número de bandas, quer em dias de festa, o responsável assinalou que este ano a organização procurou proporcionar aos espeta-dores “um maior leque de oferta em termos de música pesada”.

O Évora Metal Fest “começou em 2012 com oito bandas e apenas um dia de festival e, este ano, já temos mais do dobro das bandas”, realçou, indicando que, já no ano passado, o evento teve a duração de dois dias.

O festival, que vai na sua quinta edição, muda-se este ano de “malas e bagagens” para uma tenda instalada no recinto das piscinas municipais de Évora, na periferia da cidade, depois de três anos no Monte Alen-tejano e de um na Arena d´Évora.

Além da banda Mata Ratos, for-mada em 1982, na primeira noite do evento atuam também Dollar Llama, Scum Liquor, Mindtaker e Emerging Chaos, com os concertos a começa-rem às 21:40.

No segundo dia, cujos espetácu-los começam às 15:45, sobem ao palco Serrabulho, Revolution Within, Midnight Priest, Terror Empire, Alchemist, Redemptus, Backflip, Vaee Solis, Derrame, Since Today, 11th Dimension e Voyance. Com bilhetes diários a cinco euros e passes para os dois dias a oito euros, o Évora Metal Fest inclui ainda na sua programação a apresentação de um livro e uma exposição de fotografia e pintura, entre outras iniciativas.

Banda Mata Ratosé cabeça-de-cartaz de festivalde “música pesada” em Évora

Daniel Aranha, foi o vencedor dos jogos recreativos da União de Freguesias da Sé e S. Lou-renço, organizados pelo Centro Cultural e Desportivo Despor-talegre, na sede do Centro Popular de Trabalhadores de S. Cristóvão, em Portalegre.

Fernando Reis e Ernesto Figueiredo ocuparam os restan-

tes lugares do pódio.Todos os meses repete-se

este ritual com os sócios da colectividade do bairro do Atalaião a disputarem uma série de multi-jogos desportivos de recreação.

A Delta Cafés e a Fundação PT ofereceram os prémios aos vencedores.

Sócios Cpt S. Cristóvão Jogaram com Desportalegre

Estrela Bonacho, do Centro Comunitário dos Assentos, lidera a classificação do VIª Troféu Comen-dador Rui Nabeiro de Jogos para Idosos, que o Centro Cultural e Desportivo Desportalegre, está a organizar com o apoio do homem

forte da Delta Cafés.Avelina Rosa Venâncio e Sil-

vina Barbas, também do Centro Comunitário dos Assentos, ocu-pam os restantes lugares do pódio numa competição recrea-tiva que reúne utentes de sete

instituições dos concelhos de Portalegre e do Crato.

Com este Troféu os idosos têm oportunidade de se divertirem jogando uma série de simples e diversificados multi-jogos recreati-vos individuais e muito específicos.

Estrela Bonacho lidera Troféu Comendador Rui Nabeiro

Silvina Barbas, venceu a sessão de jogos recreativos, que o Centro Cultural e Desportivo Desportale-gre, organizou no Centro Comuni-tário dos Assentos, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Portalegre.

Estrela Bonacho e Ilda Castelo,

repartiram a segunda posição tendo Avelina Rosa sido a terceira classificada.

Os idosos do Centro realizaram sessões de tiro ao alvo com pistola e espingarda-besta e ainda com setas e flechas, actividades pouco usuais mas que se revelaram muito

divertidas.O coordenador do Centro Comu-

nitário, Miguel Mota, deu o exemplo não só participando nos jogos mas também colaborando com os uten-tes dando-lhes dicas para que a sua participação em cada jogo tivesse o máximo de sucesso.

Desportalegre anima idosos dos Assentos

Pub.

Page 15: Ds dia 04 03 2016

15SociedadeSEXTA-FEIRA , 4 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Pub.

Sendo o exercício anual da Força Aérea, o REAL THAW, este ano sedeado em Beja na Base Aérea nº11, de 21 de Fevereiro a 4 de Março, tem por finalidade avaliar e certificar a sua capacida-de operacional, proporcionando treino, qualificação e apronta-mento às várias unidades, perspe-tivando uma possível projeção de forças num Teatro de Operação. O exercício REAL THAW 2016 é um exercício da Força Aérea planea-do e conduzido sob a égide do Comando Aéreo, órgão da Força Aérea responsável pelo treino e aprontamento das unidades ope-

Exercício da Força Aérea PortuguesaREAL THAW 16

racionais, seja através de opera-ções aéreas na defesa dos interes-ses nacionais, seja na participação em operações militares nos mais diversos quadros de cooperação internacional (NATO e UE).

O exercício está focado na integração e interoperabilidade das várias forças participantes, que são nesta edição compostas por contingentes além da Força Aérea, da Marinha e do Exército Português, igualmente com a participação de forças da Bélgica, da Dinamarca, de Espanha, da Holanda e dos Estados Unidos da América e ainda de meios aéreos da NATO, num total de 42 aerona-ves e cerca de 3500 militares.

São estes participantes que ao contribuírem com diferentes

equipamentos, para tipos de missão especializados, tais como Defesa Aérea, Apoio Aéreo Pró-ximo (CAS), Transporte Aéreo Tático, Proteção e Escolta de Aviões e Helicópteros de trans-porte Tático, apoio a Forças de Operações Especiais, Táticas de Helicópteros, CSAR- Recuperação de forças em território hostil com e sem apoio Aéreo e Evacuação Médica, fazem com que o REAL THAW seja bastante apelativo á participação no mesmo, pois o seu rigor e realismo é bastante apreciado. A sua especificidade de atuação, vai possibilitar a tão desejada interoperabilidade na simulação dos mais variados cenários de combate e execução de missões, de forma a conseguir

coordenar todas a necessidades operacionais para o sucesso das missões dotando as mesmas do treino necessário em ambiente conjunto e combinado e respetiva certificação.

É de referir ainda que na edi-ção deste ano do exercício REAL THAW, a Força Aérea Americana fez deslocar para a Base de Beja uma das suas Esquadras de elite de Defesa Aérea, a 493ª Esquadra “Grim Reapers”, baseada na Base de Lakenheath UK, com os caças F-15 C Eagle que são o expoente máximo nessa categoria, avião esse com mais de 200 vitórias em combate sem nunca ter sido abatido, o que demonstra a im-portância dada ao REAL THAW por Esquadras de topo.

Texto: Francisco Brito AlvesFotos: Francisco Brito Alves& João Maurício

A transportadora aérea SATA Azores Airlines escolheu o aero-porto de Beja, para estacionar uma aeronave durante um período estimado de 10 dias, anunciou hoje a ANA - Aeroportos de Portugal.

Num comunicado, a ANA con-gratula-se com o estacionamento da aeronave da SATA Azores Airli-nes, que decorre da estratégia da empresa de desenvolvimento do aeroporto de Beja no segmento do estacionamento de média-longa duração.

A aeronave A330-200 CS-TRY da SATA Azores Airlines aterrou

no passado dia 27 de fevereiro e deverá ficar estacionada no aeroporto de Beja “durante um período estimado de 10 dias”, refere a ANA.

Segundo a ANA, o estaciona-mento da aeronave da SATA Azo-res Airlines surge após o “recente baseamento no aeroporto de Beja” de uma frota de aeronaves “wide body” da companhia aérea Hi Fly.

No início do passado mês de janeiro, a companhia aérea Hi Fly estacionou dois aviões Airbus no aeroporto de Beja, na sequência

da estratégia de dinamização comercial da ANA para promo-ver a utilização da infraestrutura aeroportuária alentejana para estacionamentos de média e longa duração.

“Segundo o presidente da Hi Fly, Paulo Mirpuri, citado num comunicado, o acordo estabele-cido com a ANA para a utilização do aeroporto de Beja “como placa giratória para a frota entre contratos” da companhia, nome-adamente para o estacionamento e manutenção de aeronaves, é “bastante positivo”.

Transportadora aérea SATA Azores Airlinesestaciona avião no aeroporto de Beja

Pub.

Page 16: Ds dia 04 03 2016

Pub.

ANO: 47.º NÚMERO: 12.724 PVP: 0,75€ SEXTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2016

O líder do PSD considerou ontem que o investimento no Alqueva “valeu a pena” e “mudou radicalmente” a pai-sagem do Alentejo, onde há “potencial de crescimento”, mas é preciso criar um clima de confiança que permita outros investimentos.

“Houve um investimento importante que se realizou com o Alqueva, que mudou radicalmente a paisagem alen-tejana, facto que se vem confir-mando a cada ano e sobretudo nos últimos anos”, disse Pedro Passos Coelho.

Segundo o também antigo primeiro-ministro, que falava aos jornalistas após ter visi-tado uma barragem do projeto e uma exploração agrícola de produção de morangos no concelho de Beja, no âmbito da sua recandidatura à lide-rança do PSD, “valeu a pena ter feito realmente um esforço muito grande de investimento primário em toda a área do Alqueva”.

“Tenho a certeza de que há aqui [na área de influência do Alqueva, no Alentejo], agora, um potencial de crescimento muito grande”, mas “é preciso que haja uma aposta, nacional também, em criar boas condi-

ções” para que outros investi-mentos se possam concretizar, “porque sempre que há um investidor há risco”, afirmou.

No entanto, sublinhou, “nem todos os riscos podem ser corri-dos e é preciso que o contexto geral gere a confiança suficiente para quem quer assumir alguns riscos possa realmente investir e andar para a frente”.

“É preciso que, de um modo geral, as autoridades no país possam, junto dos investidores, criar um clima de confiança que permita que estes investimentos venham a acontecer”, defendeu.

Segundo Pedro Passos Coe-lho, pelo menos no Alentejo, “durante muito tempo havia terra, mas não havia água, agora há as duas coisas, água e terra, e isso permitirá que muitas ideias, muitos projetos possam sair das gavetas, das intenções e passem à prática”, disse.

“Isso será decisivo para mudar o panorama de pro-dução nacional, continuar a aumentar o potencial expor-tador do país e, em particular, numa área tão dinâmica” como a agricultura.

No caso da agricultura, “há uma parte importante” que está relacionada com o novo

Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2014-2020, que “é importante que comece também a desenvolver-se mais rapidamente”, disse.

“Havia, pelo menos, a expeta-tiva criada pelo Governo de que seria assim, que agora as coisas andariam mais depressa, os ins-trumentos estavam lá todos, os regulamentos aprovados, agora é importante começar a por no terreno as decisões relativas aos projetos que foram candidata-dos para que as coisas possam avançar”, defendeu.

Pedro Passos Coelho consi-derou “importante que tivésse-mos tido nos últimos anos, ao nível da agricultura, os fundos europeus com pleno aproveita-mento”, referindo que o anterior Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) 2007-2013 “teve uma execução absoluta, o que foi muitíssimo bom”.

“É preciso agora que haja continuidade neste processo e, uma vez que já temos as condi-ções de base, é importante tirar partido delas. Agora é preciso que as coisas tenham sequência e que haja na parte de aprecia-ção e de decisão mais rapidez para que as coisas possam fun-cionar como todos desejamos”, defendeu.

Líder do PSD diz que investimentono Alqueva “valeu a pena”

O Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, concurso bie-nal promovido pela Câmara de Santiago do Cacém, regressa este ano e, até 30 de abril, está aberta a fase de entrega de trabalhos.

A iniciativa, que vai na 11.ª edi-ção, distingue, de dois em dois anos, uma coletânea de contos originais escrita, em português, por um autor da comunidade lusófona, explicou a Câmara de Santiago do Cacém.

O prémio, referiu o município, homenageia o “grande escritor” Manuel da Fonseca, natural daquele concelho alentejano e

“figura incontornável da litera-tura portuguesa”.

Segundo a autarquia, é também uma forma de prestar homenagem à obra deste autor, “sobretudo através da forma nar-rativa do conto”, em que Manuel da Fonseca “revelou toda a sua excelência”.

“E, simultaneamente, contri-bui para a revelação de novos criadores na nossa língua, que é garante da soberania nacional e elemento essencial do património cultural português”, acrescentou a organização.

O Prémio Nacional de Conto

Manuel da Fonseca é atribuído desde 1995 e, este ano, contem-pla um prémio pecuniário de quatro mil euros para o autor da obra que vier a ser selecionada pelo júri.

A atribuição vai decorrer em outubro, numa cerimónia pública, e pressupõe também a edição da coletânea, explicou o município.

O júri, de acordo com o regu-lamento da iniciativa, é sempre constituído por três elementos, convidados pelo município, que ainda não divulgou os nomes escolhidos para esta 11.ª edição.

Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonsecaregressa a Santiago do Cacém

A fêmea de lince-ibérico Myr-tilis, que tinha sido libertada na natureza, no Alentejo, no passado mês de janeiro, foi encontrada morta na terça-feira, informou o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Myrtilis “foi encontrada morta, pela equipa de campo do ICNF, numa zona próxima do local de solta, no decurso da monitoriza-ção dos animais reintroduzidos

na região de Mértola”, explica o instituto.

Segundo o ICNF, o cadáver de Mírtilis vai ser encaminhado para a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa para realização de necropsia e apuramento das causas da morte, as quais “são ainda desconhecidas”.

Myrtilis é o segundo exem-plar de lince-ibérico encontrado

morto de entre os 16 animais já libertados no Parque Natural do Vale do Guadiana, no con-celho de Mértola, no distrito de Beja, desde dezembro de 2014, quando começou a libertação de exemplares da espécie em território português, no âmbito do projeto de Recuperação da Distribuição Histórica do Lince-Ibérico em Espanha e Portugal “LIFE+Iberlince”.

Fêmea de lince ibérico libertada em Janeiroencontrada morta