ds dia 15 01 2016

12
Pub. Planeamento Évora debateu a Envolvente dos Conjuntos Classificados .... PÁG. 11 Viana do Alentejo Município assinal ou 118.º aniversário da restauração do Concelho .... PÁG. 7 Quem são ‘ao pormenor’ os dez candidatos? continuação .... Leia na PÁG. 6 Eleições Presidenciais em Portugal Arraiolos Cogumelo é tema de conferência na Biblioteca Municipal .... ÚLTIMA PÁG. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA SEXTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2016 ANO: 46.º NÚMERO: 12.690 EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA Secretária de Estado da tutela esteve em Évora para visita de trabalho .... PÁG. 5 Destaque para o desenvolvimento do sector na região TURISMO Pub. A primeira visita de trabalho da nova secretária de Estado do Turismo ao Alentejo aconteceu na passada quarta-feira. Além de conhecer alguns projetos turísticos existentes na região, Ana Mendes Godinho reuniu-se com a Direção da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

Upload: diario-do-sul

Post on 25-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 15Janeiro2016

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 15 01 2016

Pub.

Planeamento

Évora debateua Envolventedos ConjuntosClassificados .... PÁG. 11

Viana do AlentejoMunicípio assinalou118.º aniversárioda restauraçãodo Concelho .... PÁG. 7

Quem são ‘ao pormenor’ os dez candidatos?continuação .... Leia na PÁG. 6

Eleições Presidenciais em Portugal

ArraiolosCogumeloé tema deconferência naBiblioteca Municipal .... ÚLTIMA PÁG.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIASEXTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2016

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.690

EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA

Secretária de Estado da tutela esteve em Évorapara visita de trabalho

.... PÁG. 5

Destaque para o desenvolvimentodo sector na região

TURISMO

Pub.

A primeira visita de trabalho da nova secretária de Estado do Turismo ao Alentejo aconteceu na passada quarta-feira.

Além de conhecer alguns projetos turísticos existentes na região, Ana Mendes Godinho reuniu-se com a Direção da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

Page 2: Ds dia 15 01 2016

2 Tema de AberturaSEXTA-FEIRA , 15 DE JANEIRO DE 2016 diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Pub.

1 – É uma dor de alma o que se sabe acerca de crianças abandonadas enquanto os progenitores se divertem. Nunca os avós tiveram tantas canseiras para cuidar dos netos pois se estes não os tiverem irão sofrer falta de carinhos e de apoio de que tanto necessitam.

Um mundo novo faz com que muitas mulheres queiram os fi lhos como brinquedos e não se sacrifi cam por eles e preferem viver a noite deixando-os a dormir sózinhos. Casos insólitos são conhecidos pelas autoridades que são chamadas pelos choros e avisos da vizinhança. Vale-lhes também os abrigos de menores; as Instituições que felizmente temos.

Dizia um livro de Maria Portugal Dias ali de Aljustrel sobre as mães: «não envergonhem as feras porque elas são mais ferozes quando defendem os fi lhos».

2 – Vários leitores escrevem-nos a criticar as campanhas para as eleições da Presidência da Repú-blica.

Uns dizem que tantos candidatos fazem supor que o cargo é executivo e sabemos que não é.

Outros indignam-se porque a campanha parece-se com a das Legislativas em que os pretendentes a deputados correm pelo País aos beijos e abraços.

O cargo exige uma postura de grande dignidade pois é o símbolo máximo do Estado. Bastaria que se fi zessem ouvir com os seus projectos pessoais para que os soubessem escolher. Com menos espalhafato e menos politiquice.

(...)Uns dizem que tantos

candidatos fazem supor

que o cargo é executivo e

sabemos que não é(...)

n Roberto Dores

Caso pode chegar a tribunal

Acidentes em série em rotunda de Beja

o espaço de quatro meses foram pelo menos dez os

automobilistas que sofreram acidentes junto a uma rotunda localizada nas imediações da Base

Aérea 11 (BA11), a cerca de três quilómetros de Beja. O elevado número de sinistros está a deixar os nervos em franja aos condutores, que alertam para a ausência de sinalização e de iluminação daquele troço da Estrada Nacional que liga Beja à Vidigueira.

Segundo avançou o Correio da Manhã, haverá duas pessoas vítimas de outros tantos acidentes que vão avançar para o tribunal contra a Rodovias do Baixo Alentejo ACE, com sede em Grândola, subcontratada daquela concessão. Queixam-se que a indicação na estrada dava conta

de que o troço seria em linha reta, mas acabaram por ser surpreendidos pela rotunda, contra a qual viriam a embater com grande violência, fi cando as viaturas destruídas.

Num dos acidentes mais aparatosos neste local, um camião viria a tombar em plena via, após colidir com a mesma rotunda, quando transportava de 40 toneladas de cereais, que seriam “derramadas” pela estrada obrigando ao corte do trânsito. Perante o número de acidentes a empresa responsável decidiu recentemente tapar com uma lona a placa que indicava a antiga estrada como tendo um formato em linha reta.

Recorde-se que nas estradas desta zona do Alentejo têm decorrido várias obras nos últimos meses, sobretudo no IP2, cujas empreitadas perturbaram a vida aos milhares de automobilistas em trânsito para o Algarve ao longo de cerca de 50 quilómetros de estrada, que mais parecia um “estaleiro”, dada a sequência de obras na via, demoradas fi las de trânsito e passagens alternadas, entre Vidigueira e Castro Verde.

N Obras que já foram concluídas, como tinha assumido o presidente das Infraestruturas de Portugal (IP), António Ramalho, depois da empreitada ter estado parada mais de quatro anos, com protestos transversais a condutores, moradores, autarcas e empresários, que após um rol de manifestações a exigir o recomeço das obras voltaram agora a circular por o novo “tapete de alcatrão” entre Évora e Beja.

António Ramalho revelou que a solução encontrada para desbloquear o impasse em que tinham mergulhado as obras neste itinerário, devido à falta de verbas, foi também aplicada para o troço da A26, entre Sines e Relvas Verdes e entre Sines e Santo André e ainda à ligação de Grândola (nó do IC1) a Santa Margarida do Sado. Todas as empreitadas tinham prazo de conclusão até fi nal do ano.

Decisões tomadas após o plano de revisão, que reduziu o orçamento para metade, baixando de 2 mil milhões para mil milhões de euros. Para 2016 vai avançar a intervenção nos 20 quilómetros que ligam Alcácer do Sal a

Grândola, segundo garantia de António Ramalho.

Daí que quem circulou pelas estradas do Baixo Alentejo se tenha cruzado durante largos meses com maquinaria nas vias e nas bermas, como foi o exemplo da Estrada Regional 261-5, a mesma que tem perfi l de autoestrada, entre Sines e Santo André, onde se mantiveram os polémicos pinos a separarem as vias desde que as obras foram suspensas em 2011.

Já a empreitada para o IC33, entre Santiago do Cacém e Grândola, surge na lista das IP com o rótulo de “investimento condicionado”, orçados em 40 milhões de euros, que não está previsto para avançar antes de 2017. Isto porque a prioridade na região está dada à ferrovia e só depois da estrutura ferroviária estar montada, os técnicos vão tentar perceber se a obra se justifi ca em função do tráfego rodoviário. “Se a ferrovia continuar a movimentar 90% do tráfego em Sines, não há justifi cação para uma intervenção tão pesada naquele troço”, resume António Ramalho.

Foto

: D.R

. - A

ntón

io L

úcio

/C.M

.

Page 3: Ds dia 15 01 2016

3PublicidadeSEXTA-FEIRA , 15 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

Page 4: Ds dia 15 01 2016

diário do SUL4 OpiniãoSEXTA-FEIRA , 15 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

Pub.

O candidato presidencial da direita e apoiado pela direita faz-nos lembrar um catavento, utensílio muito utilizado, no século passado, para indicar de que lado estava o vento para que os moinhos pudessem trabalhar nas suas diversas funções. O homem irrita-se quando lhe dizem que ele é um Cavaco a cores, irrita-se quando confron-tado com as suas contradições, irrita-se quando lhe lembram que ele é um produto do regime deposto em 25 de Abril de 1974 e que rapidamente se anichou no PPD/PSD, onde exerceu to-dos os cargos em nome e como membro desse mesmo Partido, incluindo ser convidado por Ca-vaco e Silva para seu conselheiro no Conselho de Estado.

Tal como o catavento, este candidato logo se recompõe para procurar a melhor pose para as imagens, seja a comer bolos, ou sandes pela rua ou a beber o que o que calhar, com o objectivo de mostrar que é um homem do povo e, como

O CATAVENTO

n Diamantino Dias

tal, nada tem a ver com as ob-servações que lhe fazem, nada mais falso e mentiroso porque ele é um candidato não apenas da direita, mas ele também é um homem de direita que tudo faz para ser eleito, para dar conti-nuidade ao mesmo magistério de influências que, durante dez anos, Cavaco e Silva manteve, ele é, de facto, uma cópia a co-res de Cavaco Silva.

Ao longo de 14 anos fomos massacrados com os seus co-mentários, muitas vezes contra-ditórios, mas sempre na defesa da política de direita exercida pelo seu Partido, nunca o ou-vimos levantar a sua voz contra a fome, contra o desemprego, contra os cortes nas funções sociais do Estado. Seria muito importante para a derrota da direita que o PS assumisse uma posição clara e inequívoca sobre qual o candidato que apoia. É certo que os órgãos desse parti-do assumiram uma posição, mas esta posição, a não ser corrigida, pode contribuir para branquear os perigos da candidatura da direita.

Acredito que os cataventos estejam ultrapassados devido às novas tecnologias, mas o senti-do figurativo da coisa tem muita actualidade, presenciamos ce-nas muito chocantes tentando mostrar que são populares sem o serem e nem jeito têm para o ser e então entram no ridículo,

pois apenas procuram imagem e ignoram o povo, pretendem apenas protagonismo a qual-quer preço. Lembro-me sempre daquela personagem que ainda não tinha chegado à iniciativa e perguntava se já lá estava o fotógrafo ou a câmara de filmar e, mal entrava na sala, começava a fazer pose, mas depois apenas produzia verborreia, inócua de conteúdo.

É neste contexto que ganha muita força a candidatura de Edgar Silva, porque comporta esperança e confiança, porque se afirma pelos valores de Abril, a única candidatura que afirma claramente que é preciso repor os valores de Abril, esses va-lores de Abril que continuam consagrados na Constituição da República Portuguesa, ape-sar das sucessivas revisões. Os apoios à candidatura de Edgar Silva têm vindo em crescendo e no próximo sábado, dia 16 de Janeiro, no Pavilhão Multiusos em Arraiolos, terá lugar um al-moço o qual será um momento alto da sua campanha no Distri-to de Évora, com centenas de apoiantes. Estou convicto que, tal como nas legislativas, passo a passo, vamos ganhar voto a voto, com trabalho vamos con-seguir dar um forte contributo para derrotar o candidato da direita. Para isso, até lá, é fun-damental trabalhar para “trazer outro amigo também” e assim contribuir para uma forte vota-ção no único candidato que se afirma defensor de Abril para cumprir a Constituição.

Janeiro - 2.ª quinzena

AGENDA CULTURAL ALENTEJO

Agenda Cultural da Região Alentejo elabora da pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração como Jornal Diário do Sul|Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: www.cultura-alentejo.pt

Mais informação: T.: (+351) 266 769 450 Página Web: www.cultura-alentejo.pt

21 DE JANEIRO

|COLÓQUIOS|I Colóquio de Museus Rurais do Sul - Com um

painel de intervenções diversificado, abordando várias áreas em que os museus rurais atuam e temas emergentes relativos ao funcionamento e financiamento destes espa-ços de intervenção cultural, encontram-se, entre os ora-dores, nomes como Fernando António Baptista Pereira e Paulo Costa. As inscrições, gratuitas, devem efetuar-se até 18 de janeiro.

Local: Entradas - Museu da Ruralidade Horário: 9h15Org.: Museu da RuralidadeMais informação/Inscrições: T.: (+351) 286915329 Página Web: http://museudaruralidade.blogspot.pt/

23 DE JANEIRO

|TEATRO| Cheira a Revista - Espetáculo pelo Núcleo de Teatro

Independente de Alandroal, que leva a Campo Maior a boa disposição e a animação do teatro de revista.

Local: Campo Maior - Centro Cultural de Campo Maior

Horário: 21h30Org.: Município de Campo MaiorBilhete: 3 €Mais informação/Bilheteira: T.: (+351) 268699510 Página Web: www.cm-campo-maior.pt

29, 30 E 31 DE JANEIRO

|FORMAÇÃO|XVI Fórum Permanente de Teatro - Destinado à

formação, este Fórum é a atividade principal da Federação Portuguesa de Teatro, aberta ao público em geral. Promove o debate de ideias, bem como o levantamento e atualiza-ção permanente da realidade do movimento teatral por-tuguês, abordando a cada edição a figura e a obra de um dramaturgo português de reconhecimento mérito.

Local: Montemor - o - NovoOrg.: Federação Portuguesa de Teatro e Theatron -

Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor - o - Novo

Mais informação: T.: (+351) 967 401 257Facebook: www.facebook.com/forum.fpta/

ATÉ 30 DE JANEIRO

|EXPOSIÇÕES|Nasceu Jesus - Presépios de Delfim Manuel - Expo-

sição de presépios de Delfim Manuel, justamente reco-nhecido, na atualidade, como o melhor ceramista por-tuguês, que celebra, desta vez em Évora, mais uma quadra natalícia.

Local: Évora - Igreja do SalvadorHorário: De terça a sexta - feira, das 9h30 às 12h30 e

das 14h às 18h; sábado das 14h às 18h.Org.: Direção Regional de Cultura do Alentejo e Cabido

da Sé de ÉvoraMais informação: T.: (+351) 266 769 450 Página Web - www.cultura-alentejo.pt

ATÉ 31 DE JANEIRO

|EXPOSIÇÕES|IncluArte - Exposição inaugurada no passado dia

3 de dezembro, no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que apresenta o trabalho conjunto de clientes de instituições de apoio à deficiência e de artistas plásticos locais.

Local: Évora - Museu de ÉvoraHorário: De terça-feira a domingo, das 9h30h às

17h30.Org.: Câmara Municipal de Évora, APCE, APPACDM,

ARASS, Cercidiana, Associação de Surdos e ECID, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Museu de Évora e Universidade de Évora.

Mais informação: T.: (+351) 266 730480Página Web - www.museudevora.pt

15 DE JANEIRO

|EXPOSIÇÕES|Exposição de Pintura de Hélio Cunha - Inaugu-

ração da exposição do artista Hélio Cunha que recorre ao surrealismo simbólico para apresentar uma pintura original e intimista. As suas obras estiveram patentes em diversas exposições individuais e coletivas, e estão representadas em inúmeras coleções de entidades públicas e privadas.

Local: Aljustrel - Oficinas de Formação e Animação Cultural

Horário: 18h (inauguração) - Até 6 de fevereiro, de terça a sexta-feira: 10h - 12h30 e 14h - 21h/ Sábado:10h -12h30 e 14h - 18h30

Org.: Oficinas de Formação e Animação Cultural do Município de Aljustrel e MAC - Movimento de Arte Con-temporânea

Obs.: Visitas guiadas às quartas-feiras, mediante mar-cação prévia.

Mais informação: T.: (+351) 284600070 Página Web - www.mun-aljustrel.pt

16 DE JANEIRO

|MÚSICA|Concerto de Ano Novo - Concerto interpretado pelo

Capella Patriarchal, dirigido por João Vaz (organista e musicólogo). Criado em 2006, e contando já com diversos concertos em Portugal, Espanha e Alemanha, o projeto Capella Patriarchal é destinado fundamentalmente à divulgação dos tesouros da música sacra portuguesa.

Local: Évora - Sé de ÉvoraHorário: 18hOrg.: Althum.com e Cabido da Sé de Évora, com o

apoio de Fundação EDP, FEA, DRCAlentejo e Dinarte Machado - Atelier Português de Organaria.

Obs.: A entrada é livre mas de reserva obrigatória.Mais informação/Reservas: T. (+351) 919 745 338E-mail: [email protected]ágina Web: www.althum.com Concerto com a Banda Filarmónica Municipal

Portelense - Fundada em 17 de agosto de 1935, por Joaquim António de Carvalho e Antonio Joaquim Borrego, esta Banda Filarmónica adquiriu prestígio participando regularmente em inúmeras festas, festivais de bandas e outros eventos, possuindo uma Escola de Música. Já atuou em Espanha e na Alemanha, dignificando, não só a Vila de Portel mas todo o Alentejo.

Local: Portel - Auditório Municipal de PortelHorário: 21h30Org.: Município de PortelMais informação: T.: (+351) 266 619 030 Página Web: www.cm-portel.pt

“ONE VISION” - Tributo a Queen - Concerto com a banda portuguesa ONE VISION, de Tributo a Queen, que conta com mais de 7 anos de existência, tendo já realizado mais de 500 concertos em Portugal continental e Açores.

Local: Vendas Novas - Auditório Municipal de Vendas Novas

Horário: 21h30Org.: Câmara Municipal de Vendas NovasMais informação: T.: (+351) 265 807 700 Página Web: www.cm-vendasnovas.pt

20 DE JANEIRO

|EDIÇÕES|Livro Altas Vozes Brincas de Évora: Práticas Con-

temporâneas e Caderno de Fundamentos Apresentação do livro da autoria de Isabel Bezelga e

do Caderno de Fundamentos compilado por Luís de Matos, que contará com a projeção do documentário ‘Brincas de Évora’, realizado por Luís Godinho. Este lançamento editorial da Arranha - Céus, insere-se no âmbito do Projeto “Disponibilização de Recursos e Divul-gação das Brincas de Évora”, apoiado pela EDP - Programa Tradições Locais e Regionais 2015.

Local: Évora - Galeria da Casa de Burgos Horário: 18h Org.: Direção Regional de Cultura do Alentejo e Casa

do Povo dos Canaviais

Page 5: Ds dia 15 01 2016

5RegionalSEXTA-FEIRA , 15 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

A

ERT do Alentejo e Ribatejo deu a conhecer alguns projetos

n Marina Pardal

Fotos Exclusivas

Pub.

O Mandatário Nacional da Candidatura de Edgar Silva, José Ernesto Cartaxo, parti-cipou no dia 11 de Janeiro, num almoço/comício em Évora, que contou com mais de uma centena de sindicalistas e de apoiantes de Edgar Silva. Parti-ciparam também na iniciativa, o Mandatário distrital de Évora, Alexandre Varela e a Mandatária do concelho de Évora, Elmina Lopes.

Iniciativa na qual foi anuncia-do o apoio de 103 dirigentes e delegados sindicais à Candida-tura de Edgar Silva que nas pa-lavras de José Ernesto Cartaxo disse que “sou portador de um abraço fraterno de Edgar Silva que releva a importância dos trabalhadores à sua candidatura à Presidência da República”.

Mandatário NacionalJosé Ernesto Cartaxo em Évora

Referindo-se propriamente à campanha eleitoral que está em curso, José Ernesto Cartaxo afirmou que “estamos a entrar numa fase decisiva da campa-nha eleitoral para a Presidência da República onde a participa-ção activa de todos os militantes e apoiantes indo para o terreno informar, esclarecer e ganhar a população para o voto em Ed-gar Silva, isto porque, para além de afirmar os valores de Abril e defender o cumprimento da Constituição, a candidatura de Edgar Silva irá até onde o povo quiser”.

Sobre o que está em jogo nesta campanha eleitoral o Mandatário Nacional referiu que “Marcelo Rebelo de Sousa é o candidato da direita, quer ser Presidente da República para

continuar a política de direita, a política do PSD/CDS que desrespeitou a Constituição da República Portuguesa”.

No final e apelando à mobilização de todos para a campanha, para o contacto com a população, José Ernesto Cartaxo referiu a importância de vencer a primeira batalha das eleições presidenciais no dia 24 de Janeiro, com o voto em Edgar Silva em resultado da “mobilização dos nossos eleito-res, dos democratas e patriotas, para que votem e confirmem o bom resultado das eleições legislativas e a direita sofra mais uma pesada derrota. A força da nossa militância e da nossa luta são decisivas para travarmos com êxito esta batalha eleito-ral”.

primeira visita de trabalho da nova secretária de Estado do Turismo ao

Alentejo aconteceu na passada quarta-feira.

Além de conhecer alguns projetos turísticos existentes na região, Ana Mendes Godinho reuniu-se com a Direção da Enti-dade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.

Nesta visita, a governante deslocou-se às instalações da Amieira Marina e a algumas unidades de alojamento. A par disso, participou em sessões de trabalho com entidades públi-cas, empresários e representan-tes de associações empresariais do setor.

À margem da visita, a secretá-ria de Estado do Turismo desta-cou aos jornalistas, num encon-tro realizado no Évora Hotel, alguns dos pontos principais desta deslocação ao Alentejo.

“Decidi vir ao Alentejo para perceber os problemas que as entidades públicas e privadas têm tido ultimamente e os de-safios com que se confrontam,

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, junto do presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, e do vereador do Turismo da Câmara de Évora, Eduardo Luciano.

Secretária de Estado do Turismodestacou desenvolvimento do setor na região

no fundopara que nós também possamos servir aqui de ponte como forma de ajudar a conti-nuar o desenvolvimento turís-tico que esta região tem tido”, realçou Ana Mendes Godinho.

Na sua opinião, “o Alentejo é a prova evidente de que o trabalho em rede e articulado entre setor público e privado traz bons resultados, basta pensar no que era o turismo no Alentejo há uns anos e aquilo que é hoje”.

Reforçou ainda que “hoje é uma peça chave no desenvolvi-mento económico da região e é ele próprio uma alavanca para outras áreas”.

Por sua vez, António Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, disse que “procurámos mostrar à senho-ra secretária de Estado tudo o que estamos a desenvolver”, especificando que “falámos do Plano Estratégico 2020, even-tualmente até 2022, atendendo

que o quadro comunitário está atrasado”.

Segundo Ceia da Silva, “apre-sentámos também os nossos planos operacionais estratégi-cos, dos quais constam dife-rentes produtos turísticos dos destinos, entre eleso turismo náutico, o equestre, o cinegéti-co, Património da Humanidade ouo sol e mar”.

O presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo disse ainda que “a senhora secretária de Estado ficou de facto muito sensibilizada pelo trabalho dinâmico e proativo que es-tamos a realizar no terreno”, mostrando-se satisfeito por esta visita. “É sempre positivo haver um governante que quer vir ao terreno conhecer os problemas e osprojetos aqui existentes”.

Governante defendeu estabilidade do atual

modelo das ERT

Durante o encontro com os jornalistas, a secretária de Esta-do do Turismo foi questionada sobre se iria ser alterado o atual modelo de organização das ERT,

criado em 2013 pelo anterior Governo PSD/CDS-PP.

A esse respeito, Ana Mendes Godinho defendeu que “neste momento o que priorizamos é estabilizar o modelo existente, com afinações em função de estratégias, para garantir que o trabalho se desenvolva com normalidade”.

Na sua perspetiva, “é im-portante que estas entidades tenham alguma estabilidade e consigam desenvolver de uma forma normal o seu trabalho garantindo que continuam a

desempenhar o papel funda-mental que têm na dinamização dos destinos”.

Ceia da Silva elogiou esta posição da secretária de Estado, considerando que “não se pode estar a mudar todos os dias os destinos turísticos, consoante a chegada de um novo Governo”.

Reforçou ainda que “elogiei-a porque foi a primeira secretária de Estado do Turismo, e eu já cá ando há 30 anos, que não colo-cou no primeiro ponto da sua agenda a reorganização das enti-dades regionais de turismo”.

Page 6: Ds dia 15 01 2016

as eleições presidenciais de 1991, Mário Soares foi reeleito Presidente da

República, com mais de 70% dos votos, tendo como principal concorrente Basílio Horta e com o PCP a levar até ao fim a candidatura de Carlos Carvalhas.

A principal surpresa destas eleições viria do resultado da candidatura comunista, que alcançou 12,9% dos votos, enquanto Basílio Horta, apoiado apenas pelo CDS, obteve 14,1%.

“Sou socialista, como sempre fui”, lançou Soares ao anunciar a sua recandidatura, afirmando-se também “republicano e laico”.

O presidente cessante demarcava-se assim do apoio que o PSD, na altura liderado pelo então primeiro-ministro Cavaco

diário do SUL6 NacionalSEXTA-FEIRA , 15 DE JANEIRO DE 2016

N Quem são os dez candidatos

nas eleiçõesde 24 de janeiro

O Tribunal Constitucional (TC) aceitou as dez candidaturas às eleições presidenciais que tinham sido formalizadas, o que constitui um recorde de candidatos neste tipo de sufrágio, uma vez que o máximo de candidatos em democracia foram seis em 1980, em 2006 e 2011.

Segue-se a lista dos candidatos validados e principais dados biográficos e da candidatura:

Presidenciais/1991

Aceso debate entre Mário Soares e Basílio Hortaanima campanha

n Fim

Silva, manifestara à sua reeleição, afirmando que não apoiaria qualquer candidatura alternativa a Soares.

“Para mim, uma pugna eleitoral com Mário Soares era um confronto supérfluo, que dificultaria a ação futura do Governo”, explicou Cavaco Silva na sua “Autobiografia Política”, considerando que para o PSD “o combate importante” não era a eleição presidencial de 1991, mas as legislativas que teriam lugar em outubro desse ano.

O espaço à direita acabou por ser preenchido por Basílio Horta, que viria a criticar Soares pelo seu papel na descolonização e protagonizou um acesso debate televisivo com o presidente e candidato, confrontando-o com as polémicas que então envolviam

Macau. Na altura, o chefe de Estado tinha responsabilidade constitucional na administração do território e na escolha do governador.

Nesse debate, o candidato apoiado pelo CDS acusou Mário Soares de ser “padrinho da Emaudio”, em alusão a uma empresa com negócios em Macau. Face ao ar indignado de Soares, Basílio acrescentava que se referia a “padrinho no sentido de protetor”.

“Eu sou uma pessoa impoluta. Sou um homem que toda a vida fez política não por dinheiro”, afirmou Soares, enquanto o seu adversário lançava: “os seus amigos não são”.

No final, Soares lamentou que os portugueses não tenham assistido a um debate “com a

elevação” do que teve com Freitas do Amaral, seu adversário em 1986. “Não tive à minha frente um homem com a mesma qualidade”, disse.

As eleições, que tiveram lugar a 13 de janeiro de 1991, contaram ainda com a participação de um candidato da UDP, Carlos Marques, que obteve 2,5% dos votos.

O candidato apoiado pelo PCP, Carlos Carvalhas, assumiu no ano seguinte a liderança comunista, substituindo o histórico Álvaro Cunhal como secretário-geral do partido.

Soares conseguiu quase 3,5 milhões de votos e seria eleito para um segundo mandato ultrapassando o recorde de 3,2 milhões de votos obtido por Ramalho Eanes quando foi reeleito em 1980.

Maria de BelémRoseira

Maria de Belém Roseira, 66

anos, anunciou a sua candidatura a 17 de agosto e é uma das duas mulheres que vai disputar as eleições presidenciais. Ex-presidente do PS e antiga ministra de governos socialistas, não tem o apoio expresso do partido que deu liberdade de voto aos militantes. Maria de Belém Roseira conta, contudo, entre os seus apoiantes com várias figuras ligadas ao PS, como o presidente honorário Almeida Santos, Jorge Coelho e Alberto Martins. Manuel Alegre, Vera Jardim, Marçal Grilo, Vítor Melícias, Simonetta Luz Afonso e Júlio Machado Vaz são outros dos seus apoiantes.

NOME: Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de PinaDATA DE NASCIMENTO: 28 de julho de 1949NATURALIDADE: PortoPROFISSÃO: Jurista

PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1988 a 1992), administradora-delegada do Centro Regional de Lisboa do Instituto Português de Oncologia (1992 a 1995), ministra da Saúde (1995 a 1999), ministra para a Igualdade (1999 a 2000), deputada eleita pelo PS (1999 a 2015), presidente do Partido Socialista até 28 de Novembro (2011 a 2014).

PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: A nível internacional, Ghandi e Mandela e, atualmente o Papa Francisco. Em termos nacionais a Maria de Lurdes Pintasilgo.

CANDIDATA-SE PORQUE: “Portugal precisa de um Presidente que saiba ser independente, saiba interpretar a vontade do povo e dar voz às pessoas mais frágeis da nossa sociedade”.

PÁGINA DA CANDIDATURA: http://belem2016.pt

Presidenciais/1996

Sampaio e Cavaco entre o diálogoe o país católico

pós meses de tabu, Cavaco Silva, primeiro-ministro durante dez

anos, lançou-se na corrida presidencial de 1996 para defrontar o socialista Jorge Sampaio, numa campanha em que se falou do “Portugal católico”, de diálogo e de abrangência.

Jerónimo de Sousa, apoiado pelo PCP, e Alberto Matos, da UDP, também estiveram na linha de partida, mas não chegaram a ir a votos.

As eleições legislativas realizadas em outubro de 1995 tinham dado a vitória ao PS, pondo fim a uma década de governo PSD, oito dos quais com maioria absoluta.

Jorge Sampaio, presidente da Câmara de Lisboa, anunciou a sua candidatura logo no início desse

ano, mas Cavaco Silva viria a manter durante meses a incerteza quanto à intenção de se candidatar a Belém.

Logo no arranque da campanha os apoiantes cavaquistas apontavam o passado “esquerdista” de Sampaio, lembrando que tinha sido secretário de Estado de um governo liderado por Vasco Gonçalves em 1975.

Num debate televisivo, Cavaco ataca o passado de Sampaio, enquanto Jerónimo de Sousa critica o passado do ex-primeiro-ministro como governante e assumia-se contra o envio de tropas portuguesas para a Bósnia.

Sampaio queixa-se de que a sua vida está a ser investigada, nomeadamente o primeiro casamento, que acabou em divórcio. Cavaco nega qualquer

envolvimento da sua candidatura.

“Portugal é católico”, gritou Cavaco Silva no Minho, citado pela imprensa, que refere também as alusões do candidato à família “como célula da sociedade”.

Eurico de Melo, uma figura destacada do PSD, pediu o voto em Cavaco Silva “católico e bom chefe de família”.

Também no norte, Sampaio apelou ao seu adversário para que deixe de “dividir os portugueses” por convicções partidárias ou credos religiosos. “Não nos venham confundir agora andando 30 anos para trás”, afirmou em Viana do Castelo.

Ao longo da campanha, Cavaco Silva foi também alertando para “os perigos” da concentração de poderes na mesma cor política, numa alusão ao governo socialista, e apelou aos eleitores para

compararem a sua “obra” como primeiro-ministro e a “ausência de obra” de Sampaio, ao mesmo tempo que apontava a convergência entre PS e PCP, com a candidatura comunista a desistir a favor do candidato socialista.

Por seu lado, Sampaio insistiu, nos vários comícios realizados noite após noite, num espírito de abrangência, gritando “Portugal, Portugal, Portugal”, quando ouvia o seu nome. No final da campanha, a presença de ministros de António Guterres na campanha foi mais notória, abrindo caminho ao discurso do diálogo e da estabilidade face ao “perigo” de uma vitória de Cavaco retaliar a derrota do PSD nas legislativas.

Jorge Sampaio foi eleito à primeira volta com 53,91% dos votos e Cavaco Silva ficou com 46,09% e esperou mais dez anos para chegar a Belém.

A

Page 7: Ds dia 15 01 2016

7RegionalSEXTA-FEIRA , 15 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

O Concelho de Viana do Alen-tejo assinalou ontem, dia 13 de janeiro, o 118º aniversário sobre a restauração do Concelho, numa sessão solene que teve lugar no Cineteatro Vianense, com a pre-sença de muitos convidados e municípes do concelho.

Como é habitual a cerimónia ficou marcada pela entrega de medalhas de honra do Município, desta feita, aos artesãostradicio-nais do concelho – chocalheiros e esquilaneiros de Alcáçovas e oleiros de Viana do Alentejo – e à Associação de Caçadores e Pes-cadores de Aguiar, uma das mais antigas do concelho.

Presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Bengalinha Pinto,a cerimónia contou ainda-com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Viana do Alentejo, António Sousa, e dos presidentes das Juntas de Fregue-sia de Aguiar, António Torrinha Lopes, de Alcáçovas, Sara Pajote, e de Viana do Alentejo, Joaquim Viegas.

Em dia de mais um aniversário da restauração do concelho e em jeito de balanço dos últimos anos de crise, o presidente da Câmara, salientou que foram anos difíceis de governação autárquica. Apesar disso, Bengalinha Pinto, revelou que foram concretizadas um con-

Município de Viana do Alentejo assinalou o 118º aniversárioda restauração do Concelho

junto de açõesfundamentais para o futuro do concelho,”tendo correspondido em termos físicos ao maior investimento de sempre num mandato autárquico no concelho”, referindo-se ao último mandato 2009 - 2013. Para 2016, o autarca garantiu que, apesar das dificul-dades, o executivo continuará a trabalhar para que novos inves-timentos materiais e imateriais possam vir a concretizar-se num futuro próximo. E adiantou que o Município tem previsto e/ou elaborados um conjunto de pro-jetos para execução que necessi-tam de fundos comunitários para a sua concretização. Para além de projetos físicos, Bengalinha Pinto, anunciou, igualmente, uma série de medidas que pre-

tendem melhorar a qualidade de vida dos munícipes: a manu-tenção do IMI na taxa mínima e o desconto para agregados com filhos já em 2016; a moderniza-ção dos serviços; o pagamento da fatura da água através de mul-tibanco e o lançamento de uma aplicação para telemóvel que possibilite uma maior interação entre o executivo, os munícipes e os visitantes/turistas.

O autarca revelou ainda que a Câmara reduziu a sua dívida ban-cária, fechando o ano de 2015 com a “dívida bancária mais baixa dos últimos 20 anos”. Dados confirmados pelo presidente da Assembleia Municipal que revelou que, segundo dados do Portal da Transparência Municipal relativos ao 2º trimestre de 2015, dos 14

municípios do Alentejo Central, o Município de Viana do Alen-tejo é aquele que apresenta um menor grau de endividamentoper capita (16%). António Sousa disse ainda que, apesar do contexto difícil que a equipa executiva do Município tem vindo a enfrentar, os resultados evidenciam “uma gestão de grande eficiência e de alta qualidade”.

No que diz respeito aos home-nageados, Bengalinha Pinto, real-çou a importância de estabelecer um equilíbrio entre o novo e o tra-dicional, prestando homenagem àqueles que dão um “contributo inestimável para a preservação das nossas tradições e da nossa vida coletiva, conseguindo consolidar o que nos diferencia de outros territórios”. Foram homenageados a Associação de Caçadores e Pescadores de Aguiar, os oleiros de Viana do Alentejo António Lagarto, Feliciano Branco Agostinho e Feliciano Mira Agosti-nho, e os chocalheiros e esquila-neiros de Alcáçovas Franklim Sim Sim, João Chibeles Penetra, Gre-gório Guerreiro Sim Sim, Joaquim Vidazinha Sim Sim, José Luís Reis Maia, Francisca Alice Reis Maia, Rodrigo Sim Sim, Guilherme Maia e Francisco Cardoso.

Ontem, ainda antes da sessão solene, foi apresentado o pro-

grama das comemorações dos 500 anos dos Forais Manuelinos de Aguiar e de Viana do Alentejo e da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo que vão decorrer ao longo deste ano. Foi ainda lançado o livro “No Espaço e no Tempo: contributos para a história das instituições de Viana do Alentejo (séculos XIV – XX)” de Fátima Farrica que contou com a presença do Dr. Jorge Fer-reira, da editora Caleidoscópio e da Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Nunes, docente na Universidade de Évora.

O programa das comemora-ções termina no próximo dia 17. Até lá, terá lugar ainda hoje uma tertúlia sobre os forais e as mise-ricórdias, na Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, às 21h00.

Amanhã, dia 15, será inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, pelas 18h00, a exposição “Xailes de Coração” de Matilde Ornelas, seguida de um espetáculo de fado, no Cineteatro Vianense, com a participação dos fadistas Nélio Nunes, João Pereira e Rute Belga. No sábado, a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo promove no Cineteatro Vianense, pelas 21h00, o espetáculo “De corpo e alma no fado” com Edgar Baleizão e o Grupo Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo. No domingo realiza-se o IV Raid BTT Aguiar, pelas 9h30, organizado pelo Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar e, pelas 16h00, a Associa-ção Tempos Brilhantes leva à cena a peça “CATRA…PUM”.

Page 8: Ds dia 15 01 2016

diário do SUL8 RegionalSEXTA-FEIRA , 15 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

“À conversa com a demência” em PortelNo dia 18 de Janeiro, no auditório municipal de Portel, decorrerá

um encontro de profissionais intitulado “À conversa com a demência”, organizado pela Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Portel, numa parceria com o Município de Portel.

O Encontro terá sessão de abertura às 9h30, com intervenções do sr. Jesuíno Rendeiro (Provedor da SCM Portel), dr. José Grilo (Presidente do Município de Portel), dr.ª Sónia Ramos (Directora do CDSSocial de Évora), enf.ª Graça Eliseu (Coordenadora da ECR), e enf. Hélder Marques (Coordenador da ECL).

Às 9h45, a dr.ª Teresa Reis (Psiquiatra do HESE e presidente da MetAlentejo desenvolverá o tema “Demência(s) em Portugal: Inter-venção em sinais e sintomas”.

Às 11h, o tema “Demência da teoria à prática: projecto vidas” será abordado pelo dr. Manuel Caldas de Almeida (União das Misericór-dias Portuguesas).

Às 11h45, a equipa da Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI Fátima apresentará a conferência “Experiência da Enfermagem na Demência”.

Depois do almoço, pelas 14h, haverá um momento musical pela

Tuna da Universidade Sénior de Portel.Às 14h15, a dr.ª Rosália Guerra (Gabinete Alzheimer Maior) falará

sobre “Boas Práticas na demência: Alzheimer Maior”.Pelas 14h40, a dr.ª Margarida Matos (Associação Alzheimer Por-

tugal) desenvolverá o tema “Os cuidados formais na demência: e seus impactos”.

A partir das 15h, decorrerá o momento “À conversa: Reflexão e partilha entre profissionais participantes”.

A conclusão dos trabalhos e encerramento será a partir das 16h30, e contará com as intervenções do prof. dr. Manuel José Lopes (Coordenador Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde) e do dr. José Robalo (Presidente do Conselho Directivo da ARS Alentejo).

PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAÇÃO ANUAL **ALUGUER DE AUTOCARROS**

VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

7100-111 ESTREMOZTelef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraTel: 266 747 871 Fax: 266 747 873

Alvará 668/93

* ALMOÇO DE REIS NO RESTAURAN-TE FORTALEZA EM RIO MAIOR – DIA TE FORTALEZA EM RIO MAIOR – DIA TE FORTALEZA EM RIO MAIOR10 DE JANEIRO* VISITA AO SANTUÁRIO DE GUADAL-UPE – DIA 16 DE JANEIROUPE – DIA 16 DE JANEIROUPE –* EXCURSÃO AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA – DIA 17 DE JANEIROFÁTIMA – DIA 17 DE JANEIROFÁTIMA –* PRESÉPIO CAVALINHO EM SÃO PAIO DE OLEIROS – VISITANDO: O PAIO DE OLEIROS – VISITANDO: O PAIO DE OLEIROS –MAIOR PRESÉPIO DO MUNDO EM MOVIMENTO – SANTA MARIA DA FEIRA – MUSEU DA CORTIÇA DE SANTA MA-RIA DE LAMAS – OVAR – CORTEGAÇA – ESPINHO – NOVIDADE! – DIAS 23 E 24 DE JANEIRO* “REVISTA QUER…É PARQUE MAYER!” – NO TEATRO MARIA VITÓRIA – DIA 24 DE JANEIRO* FIM DE SEMANA COM FADOS “LIS-BOA AUTÊNTICA” – COM JANTAR NO “CLUBE DO FADO”, VISITA AO MUSEU DO FADO E À CIDADE DE LISBOA – DIAS 30 E 31 DE JANEIRO* “O MEU VIZINHO É JUDEU” – ESPE-* “O MEU VIZINHO É JUDEU” – ESPE-* “O MEU VIZINHO É JUDEU” –CTÁCULO NO CASINO DO ESTORIL - COM BRUNO NOGUEIRA E MIGUEL GUILHERME – DIA 31 DE JANEIRO

* CARNAVAL NA SERRA DA ESTRELA E ALDEIAS HISTÓRICAS – COM PRO-E ALDEIAS HISTÓRICAS – COM PRO-E ALDEIAS HISTÓRICAS –GRAMA DE CARNAVAL NO HOTEL TRYP COVILHÃ – NOVIDADE! – 4 DIAS: DE 06 A 09 DE FEVEREIRO

* CARNAVAL GALEGO NO HOTEL SCALA EM PADRON E VISITA A SAN-TIAGO DE COMPOSTELA, LUGO, OU-RENSE E CHAVES – 4 DIAS: DE 06 A 09 RENSE E CHAVES – 4 DIAS: DE 06 A 09 RENSE E CHAVES –DE FEVEREIRO * ALMOÇO DE CARNAVAL NA QUINTA DA BOUBÃ – COM VISITA À NAZARÉ DA BOUBÃ – COM VISITA À NAZARÉ DA BOUBÃ –– DIA 07 DE FEVEREIRO * “A REPÚBLICA DAS BANANAS” NOVA REVISTA DE FILIPE LA FERIA NO TEATRO POLITEAMA – DIA 14 DE NO TEATRO POLITEAMA – DIA 14 DE NO TEATRO POLITEAMA –FEVEREIRO

DESTAQUE:

* CONCERTO DOS 50 ANOS DE CAR-REIRA DE MARCO PAULO – DIA 12 DE REIRA DE MARCO PAULO – DIA 12 DE REIRA DE MARCO PAULO –MARÇO – LUGARES LIMITADOS!* CRUZEIRO SOL DA MEIA NOITE – 9 DIAS – DE 27 DE MAIO A 04 DE JUNHO – TUDO INCLUIDO!

Page 9: Ds dia 15 01 2016

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�����������������

������������������

���������������������������������

����������������������������

����������������������������

��������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������

��������������

���������������������������

������������������������

���������������������������

����������������������������

���������������������������

�������

���������������

�����������������������������

�������������������������������

����������������

�������

������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�����������������������������

�������

����������������

��������

�������������������������������

����������������

�������

����������

����������������������������

���������������������������������

���������������������������

�������

��������������������

�������

�������������������������������

���������������������������������

��������������������������

�����������������

�������

������������������

���������������������������

������������������������������

�������������������

�������

��������������������

�������������������

���������������������

�������������������

��������������������

���������������������������

����������������

��������������������������

������������������������

�������������������������������

���������������

�������

���������������������

�������������������������

����������������

�������������������

���������

�������

�����������������

�������������������������������

������������������������������

���������������������������������

�������������������������

��������������������������

�������

��������������������

��������

�������������������������������

�������������������������

�����������

�������

9PublicidadeSEXTA-FEIRA , 15 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Operacionais deManeio de Suínos

(M/F)

Pretende-se contratar um operacional e um auxiliar de maneio de suínos para exploração no concelho do Alandroal, preferencial-mente casal para residir em habitação da exploração pecuária.Resposta com Currículo ao n.º 157955 deste jornal ou para [email protected]@gmail.comgmail.com

Parabéns Mãeàs 88 PrimaverasParabéns minha q’ridaa mais bela que conheçofoste tu que me deste a vidaparece q’e estou no berço

És mulher lutadoraNo ventre me gerasteTambém és sofredoraFoste tu que me criaste

Embalada nos teus braçosTeu corpo me alimentouAcolhida no teu regaçoP’ra tudo eu aqui estou!

De toda a gente és amigaEnorme o teu coraçãoTu p’ra todos és q’ridaPor ti minha paixão

Lágrimas não queria verTeus olhos estás a queimarEste é o meu quererTer mais tempo p’ra te amar

No meu jardim a mais bela florCuido de ti com carinhoPor ti grande é o amorTodos os dias te dou beijinhos

Desejo que passes o diaCom todos, e netinhosQue passes o dia com alegriaE recebas muitos beijinhos.

Manuela Santana16/1/2016

Page 10: Ds dia 15 01 2016

diário do SUL10 SociedadeSEXTA-FEIRA , 15 DE JANEIRO DE 2016

NECROLOGIA

Pub.

MARIANA ROSA MARIA RODRIGUESFaleceu dia 13/01/2016 em Évora, a senhora Mariana Rosa Maria

Rodrigues, de 85 anos de idade, natural de Mourão, e que residia em Évora.

Dia 15/01/2016 na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Bacelo), será celebrada encomendação do corpo presente às 10 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Sua esposa, fi lho, nora e netos, na impossibilidade de o fazerem pes-soalmente como seria seu desejo, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso, dia 16 de Janeiro (Sábado), pelas 17:30 horas, na Igreja de Santo Antão, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

MANUEL JOÃO PEDRO LÉRIAS

Agradecimento e Missa de 7.º Dia

Pub.

Seu marido Manuel Joaquim Frasco Falé, fi lhas, genro, netos e restan-tes familiares, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso da sua ente querida, Segunda-feira, dia 18 de Janeiro de 2016, pelas 18h30 horas, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Bacêlo) - Évora, agradecendo desde ente querida, Segunda-feira, dia 18 de Janeiro de 2016, pelas 18h30 horas, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Bacêlo) - Évora, agradecendo desde ente querida, Segunda-feira, dia 18 de Janeiro de 2016, pelas 18h30 horas,

já a quem se dignar a assistir a tão piedoso ato.

GLUPINA MARIANA SOARESMissa de 7.º Dia e Agradecimento

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

Seus fi lhos, neto, irmãos, Cristina e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso, dia 16 de Janeiro (Sábado), pelas 18h30m, na Igreja dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

LUÍS MARIA PESSOADE PAULA SOARESMissa de 1.º Aniversário

A sua mulher, Maria Rodrigues Barroso Macedo Pegado, os fi lhos Maria José, Carlos Manuel e Luís Filipe, noras, genro, netos e bisnetos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifes-taram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso Terça-feira dia, 19 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja dos Salesia-nos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

FRANCISCO JOSÉLEITÃO PEGADO

Agradecimento e Missa de 30.º Dia

A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évorano seu n.º 5. do Compromisso, manda celebrar na Igreja da Misericórdia nos Sábados 16/01/2016, 23/01/2016 e 30/01/2016 pelas 17,00 horasMissas por Alma do Irmão Luís Filipe Araújo Fernandes.

Agradecemos desde já a quem participar nestes piedosos Actos.

O Provedor

(Francisco Lopes Figueira)

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

Os seus familiares, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso dos seus entes queridos, Domingo, dia 17 de Janeiro, pelas 11h30m, na Igreja de S. Brás, agrade-cendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MARIA MANUELA FERREIRA PAULOMissa de 10.º Aniversário

GLICÉRIO QUINTANO PAULOMissa de 1.º Aniversário

A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évorano seu n.º 5. do Compromisso, manda celebrar na Igreja da Misericórdia nos Sábados 16/01/2016, 23/01/2016 e 30/01/2016 pelas 17,00 horasMissas por Alma do Irmão José Villas Boas Potes.

Agradecemos desde já a quem participar nestes piedosos Actos.

O Provedor

(Francisco Lopes Figueira)

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

Sua esposa e fi lhos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, como seria seu desejo, vêm por este meio agradecer a todos os familiares, amigos e pessoas de suas relações, a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso no dia 17 de Janeiro, pelas 12h00m, na Igreja de S. Mamede em Évora, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.descanso no dia 17 de Janeiro, pelas 12h00m, na Igreja de S. Mamede em Évora, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.descanso no dia 17 de Janeiro, pelas 12h00m, na Igreja de S. Mamede em

JOÃO JOSÉ MADEIRABORRACHA

Agradecimento e Missa

Sua esposa, fi lhos nora e netos na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes mani-festaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno des-canso, dia 15 de Janeiro (Sexta Feira), pelas 09:30 horas, na Igreja da Miseri-córdia, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

CESALTINO GONÇALVES GOUVEIA

Agradecimento e Participação

Falecimento

AUGUSTO GREGÓRIO GRAÇAFaleceu em Évora o sr. Augusto Gregório Graça, de 82 anos, viúvo,

que foi empresário na firma Auto-Central e era pessoa muito estimada pelo seu fino trato.

A seu filho e demais familiares apresentamos condolências.

CESALTINO GONÇALVES GOUVEIA Faleceu dia 14/01/2016 em Évora o senhor Cesaltino Gonçalves

Gouveia, de 92 anos de idade, natural de Coja (Arganil), casado com a senhora Olivia Ferreira Domingues, e que residia em Évora.

Dia 15/01/2016 na Igreja da Misericórdia, será celebrada missa de corpo presente às 9:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério de Coja (Arganil).

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Page 11: Ds dia 15 01 2016

11RegionalSEXTA-FEIRA , 15 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

SEXTA-FEIRA, 1506:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 Trafaria Praia12:00 Vida Selvagem13:00 O Mentalista14:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 A Teoria do Big Bang21:00 Jornal 221:45 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201622:00 Trepalium22:45 Já Vi Este Filme22:55 Soul Kitchen00:25 Já Vi Este Filme00:30 A Minha Tese01:00 Rockefeller 3001:25 Blind Zero - Best of 20 Anos03:10 Sociedade Civil04:10 Euronews

SÁBADO, 1606:32 Repórter África07:00 Euronews08:00 Zig Zag11:00 Desalinhado11:30 Biosfera13:30 História A História14:10 Pais Desesperados15:00 Desporto 219:15 Olhar O Mundo19:40 Mais Emprego (Compactos)20:00 Visita Guiada20:25 Os Simpsons21:00 Jornal 221:45 Kennedy - 7 Dias Na Vida Do Presidente23:15 Orquestra Barroca Casa Da Música - Concerto I00:30 Fortitude01:30 Biosfera02:55 Euronews

DOMINGO, 1708:00 Zig Zag11:00 Desalinhado12:45 Voz Do Cidadão13:00 Caminhos13:30 70x714:00 Pais Desesperados15:00 Desporto 219:00 Parlamento19:40 Grandes Quadros Portugueses20:10 Mares E Oceanos21:00 Jornal 221:30 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201622:00 Maravilha Das Maravilhas22:20 A Família Krupp23:50 Whats Up - Olhar A Moda00:20 Juka No B.Leza01:20 Olhar O Mundo02:00 Sabia Que?02:15 Euronews

SEXTA-FEIRA, 1506:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:30 Grande Tarde19:00 Tempo de Antena19:15 Babilónia20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 C.S.I.01:30 Downton Abbey02:30 Volante03:00 Televendas

SÁBADO, 1606:15 Etnias07:00 Julius Jr.07:20 Masha E O Urso07:30 Pound Puppies07:40 Lassie07:50 H2O08:00 Phineas & Ferb08:20 Alvin E Os Esquilos08:30 Alvin E Os Esquilos08:45 Sonic Boom09:30 Ultimate Spiderman10:00 Ultimate Spiderman11:00 Violetta12:00 Nosso Mundo13:00 Primeiro Jornal14:00 Alta Definição14:45 Fama Show15:15 Grande Matiné17:15 Sessão Hollywood19:00 Tempo de Antena19:30 Não Há Crise!20:00 Jornal Da Noite21:45 Coração D’Ouro22:45 A Regra Do Jogo23:45 Dupla Identidade00:45 O Contra-Ataque01:45 Cinema03:30 Televendas

DOMINGO, 1706:15 Uma Aventura07:00 Julius Jr.07:15 Littlest Petshop07:30 Pound Puppies08:00 Phineas & Ferb08:15 Pac-Man08:30 Lego Ninjago09:00 Dragões09:30 Ultimate Spiderman10:15 Violetta11:15 E-Especial12:00 Vida Selvagem13:00 Primeiro Jornal14:00 Portugal Em Festa19:00 Tempo de Antena19:30 Portugal Em Festa20:00 Jornal Da Noite21:45 Poderosas22:45 Portugal À Gargalhada01:30 Cinema03:15 Televendas

SEXTA-FEIRA, 1506:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201619:15 O Preço Certo20:00 Telejornal21:00 Sexta Às 921:45 The Big Picture22:30 Bem-vindos a Beirais23:15 Terapia23:45 5 Para a Meia-Noite00:45 Automobilismo: Rali Dakar 201601:00 Dexter02:00 O Último Apaga a Luz03:00 Os Nossos Dias04:45 Televendas05:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 BBC Terra: Expedição Birmânia

SÁBADO, 1606:30 Zig Zag08:00 Bom Dia Portugal Fim de Semana10:00 A Praça (Compacto)11:00 Agora Nós (Compacto)12:00 BBC Terra: Expedição Birmânia13:00 Jornal da Tarde14:15 Voz do Cidadão14:30 Aqui Portugal19:00 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201619:30 Aqui Portugal20:00 Telejornal20:45 Linha da Frente21:15 Donos Disto Tudo22:15 Orgulho E Preconceito0:15 Automobilismo: Rali Dakar 201600:3 0Filme a Designar02:3 0A Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio03:30 Televendas

DOMINGO, 1706:00 As Horas Extraordinárias06:30 Zig Zag08:00 Bom Dia Portugal Fim de Semana10:30 Eucaristia Dominical11:30 Portugal a Pé12:15 Animais Anónimos13:00 Jornal da Tarde14:30 Sociedade Recreativa15:15 Gotham16:45 Ocean s Twelve19:00 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201619:30 Donos Disto Tudo (O melhor da semana)20:00 Telejornal21:00 The Big Picture22:15 Hora Da Sorte: Sorteio Do Joker22:30 Gravidade00:15 Warrior - Combate Entre Irmãos02:45 Sociedade Recreativa05:00 Televendas05:30 Online 3

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO RTP 1 RTP 2 SIC TVI Farmácia de Serviço

Sexta-Feira, 15 DISTRITO DE ÉVORA

ALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – CentralESTREMOZ – Carapeta IrmãoÉVORA - Horta das FigueirasMONTEMOR-O-NOVO - MisericórdiaMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – FialhoREDONDO - Casa do PovoREGUENGOS MONSARAZ – ModernaVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJABEJA – Santos

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – LuxPORTALEGRE – Portalegrense

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – PabloSINES – Atlântico

Sábado, 16DISTRITO DE ÉVORA

ALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – Grijó

ÉVORA - GusmãoMONTEMOR-O-NOVO - FreitasMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – FialhoREDONDO - Casa do PovoREGUENGOS MONSARAZ – PaulitosVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJABEJA – J. Delgado

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – EuropaPORTALEGRE – Chambel

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – PabloSINES – Atlântico

Domingo, 17DISTRITO DE ÉVORA

ÉVORA - BrancoMONTEMOR-O-NOVO –Sepúlveda

DISTRITO DE BEJABEJA – Fonseca

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – LuxPORTALEGRE – Nova

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – PabloSINES – Atlântico

Tempo

Évora - Parcial Nub. Máx. 12ºC Min. 2ºCBeja - Parcial Nub. Máx. 14ºC Min. 3ºCPortalegre - Parcial Nub. Máx. 10ºC Min. 2ºC

Sábado, 16

Évora -Parcial Nub. Máx. 12ºC Min. 7ºCBeja - Parcial Nub. Máx. 14ºC Min. 8ºCPortalegre - Parcial Nub. Máx. 10ºC Min. 7ºCSexta-feira, 15

Évora - Parcial Nub. Máx. 12ºC Min. 2ºCBeja - Parcial Nub. Máx. 12ºC Min. 1ºCPortalegre - Parcial Nub. Máx. 9ºC Min. 2ºC

Domingo, 17

A Câmara Municipal de Évora promoveu o Encontro Técnico A Envolvente dos Conjuntos Classificados, no Edifício dos Paços do Concelho. Este foi o segundo encontro sobre a temática do Planeamento Para Os Conjuntos Classificados e, à semelhança do primeiro, foi aberto a técnicos, especialistas, estudantes e à população em geral.

O debate teve a moderação de Eduardo Luciano, Vereador do Pelouro do Urbanismo e da Cultura da Câmara Municipal de Évora, e contou com as partici-pações de José Diogo Marques, advogado, da Sofia Galvão Advogados; de Flávio Lopes, arquiteto da Direção Geral do Património Cultural e professor universitário e, finalmente, Ana Paula Amendoeira, Diretora Re-gional de Cultura do Alentejo.

Perante uma sala quase cheia, Eduardo Luciano centrou a discussão na natureza dos instrumentos de planeamento

Câmara de Évora debateu a Envolvente dos Conjuntos Classificadosadequados à envolvente dos conjuntos classificados, nomea-damente as Zonas Especiais de Proteção (ZEP) e os Planos de Salvaguarda. O autarca destacou a importância de abrir a discus-são à sociedade como forma de obter instrumentos partici-pados. Os oradores presentes aproveitaram para refletir sobre a aplicação deste tipo de docu-mentos em Portugal, a forma como afetam os particulares e o papel da administração pública, nomeadamente dos municípios, na gestão do território.

O advogado José Diogo Marques começou por fazer o enquadramento de algumas questões jurídicas relacionadas com esta matéria enquanto Flávio Lopes se debruçou, em particular, sobre os desafios de gestão a longo prazo no Centro Histórico (CH) de Évora. Este arquiteto defende a abertura de um procedimento de revisão da classificação do CH, consi-derando obrigatória a proteção

da sua envolvente através da articulação entre diversos ins-trumentos. No final, Ana Paula Amendoeira alertou para o facto de Évora ser a única cidade pa-trimónio mundial que não tem ainda ZEP e Plano de Salvaguar-da. A Diretora Regional de Cul-

tura do Alentejo entende que estes dois instrumentos devem ser pensados em conjunto, de forma estratégica.

Uma Zona Especial de Protec-ção é uma área com restrições à edificação e à urbanização e qualquer intervenção numa

dessas zonas requer aprovação do Ministério da Cultura, o que condiciona os particulares e a administração pública.

No caso de Évora, os dois instrumentos de planeamento territorial vigentes, o Plano Diretor Municipal e o Plano de

Urbanização, visam a articulação da cidade intramuros e extramu-ros do ponto de vista espacial e funcional. Ambos possuem dis-posições destinadas a minorar os impactos das intervenções extramuros sobre o Centro Histórico. Na zona envolvente à muralha essas intervenções são avaliadas tendo em conta o seu impacto na zona intramuros, no que se refere, por exemplo, à volumetria das edificações: estas terão sempre de proteger a contemplação de vistas e o perfil da cidade antiga.

O terceiro encontro terá lugar na segunda metade de fevereiro, tendo como tema os planos de gestão dos centros históricos. Com a realização desta iniciativa a Câmara Municipal de Évora espera recolher contributos válidos para que os estudos da autarquia sobre a gestão do Cen-tro Histórico conduzam a uma reavaliação dos instrumentos de planeamento em vigor e/ou à criação de novos instrumentos.

SEXTA-FEIRA, 1506:30 Diário da Manhã10:10 Você na TV!13:00 Jornal da Uma14:45 Mundo Meu16:00 A Tarde é Sua19:00 Campanha Eleitoral: Presidenciais 201619:26 A Quinta - O Desafio: Diário20:00 Jornal das 821:41 A Única Mulher23:00 Santa Bárbara23:45 A Quinta - O Desafio: Extra00:45 Nome de Código: Cloverfield02:15 Um Mundo Sem Fim03:30 Fascínios04:45 Sonhos Traídos

SÁBADO, 1706:30 O Fantástico Senhor Raposo08:00 Animações09:00 Detetive Maravilhas09:45 Campeões e Detetives10:30 Inspetor Max13:00 Jornal da Uma14:00 Querido, Mudei a Casa!15:00 Querido, Mudei a Casa!16:00 Juntos Fazemos a Festa20:00 Jornal das 821:45 A Única Mulher22:45 Temos Negócio00:15 Espera Aí Que Já Casamos02:30 Fascínios03:30 Sonhos Traídos04:45 Televendas06:15 Os Batanetes

DOMINGO, 1806:30 Animações09:00 Detetive Maravilhas09:45 Campeões e Detetives10:30 Oitavo Dia11:00 Missa12:30 Câmara Exclusiva13:00 Jornal da Uma14:00 Somos Portugal20:00 Jornal das 821:45 A Quinta - O Desafio: Gala01:00 Querido, Mudei a Casa!01:45 O Lado Selvagem04:15 Os Batanetes04:30 Televendas

Page 12: Ds dia 15 01 2016

ÉVORAAssociação lança campanha

de angariação de fundosA Associação de Paralisia Cerebral de Évora (APCE) anunciou o

lançamento de uma campanha de angariação de fundos, na internet, para a aquisição de novas cercas ecológicas para a sua quinta pedagógica.

A campanha, disponível na página novobancocrowdfunding.ppl.pt/pt/prj/ajudar-animais-pomarinho, tem como objetivo a angariação de 1.650 euros, podendo os interessados doar verbas a partir de um euro.

O investimento em novas cercas ecológicas visa salvaguardar o bem-estar dos animais e a segurança das crianças com deficiência que visitam a quinta, acrescenta a instituição.

ALENTEJO/RIBATEJO

Encontro de técnicos de turismono fim de semana

Cerca de 150 técnicos de turismo dos 58 municípios que integram o território Alentejo e Ribatejo participam, este fim de semana, num Encontro Anual promovido pela Entidade Regional de Turismo (ERT).

O encontro decorre entre sexta-feira e domingo nos concelhos de Santarém, Rio Maior, Alpiarça, Coruche e Almeirim.

Segundo a ERT, os profissionais vão visitar alguns pontos de interesse turístico, como as Salinas de Rio Maior, a Anta e os Olhos de Água de Alcobertas, o Museu Casa dos Patudos, enoturismos e o centro histórico de Santarém.

A iniciativa pretende promover a troca de experiências, incentivar o convívio e a partilha e motivar os profissionais, que, “diariamente, contribuem para a promoção e afirmação dos destinos Alentejo e Ribatejo”.

ANO: 46.º NÚMERO: 12.690 PVP: 0,75€ SEXTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2016

Procure a nossa Galeria./diariodosulPartilhe a 1.ª Página do jornal.

Pub.

Governo arrancacom plano de

descentralização

O Governo iniciou o processo de descentralização, prevendo a revisão das competências das comissões de coordenação de desenvolvimento regional(CCDR) e das áreas metropolitanas, plano que deverá estar concluído no final do primeiro semestre de 2017.

Na reunião do Conselho de Ministros, o Governo aprovou também a missão e o estatuto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, tendo como objetivo “criar, implementar e supervisionar um programa para a coesão territorial, promovendo medidas do desenvolvimento do interior”.

“A descentralização é para nós uma prioridade, sendo mesmo a base de uma reforma de Estado”, declarou em conferência o ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita.

Universidades enfrentam“contexto

de rara exigência”,afirma responsável

de ÉvoraO presidente do Conselho Geral

da Universidade de Évora, Armindo Monteiro, alertou para o “contexto de rara exigência” que as universidades portuguesas enfrentam, devido às restrições financeiras e à competitividade a nível internacional.

Em 2015, disse, “a missão das universidades” enfrentou um “contexto extremamente adverso”, marcado por “fortes restrições financeiras, exigências burocráticas e limitações à autonomia universitária”, o que perturbou “o normal funcionamento” e “condicionou o desenvolvimento” destas instituições.

Agora, “o ano que se avizinha”, acrescentou, “continuará a ser marcado por uma forte competitividade entre instituições universitárias, quer pela captação de financiamento, quer pela atração de talento”.

Segundo Armindo Monteiro, que discursava na sessão de abertura do II Encontro de Presidentes dos Conselhos Gerais das Universidades Portuguesas, a decorrer na Universidade de Évora (UÉ), estas instituições enfrentam, pois, “um contexto de rara exigência”.

ARRAIOLOS

COGUMELO É TEMA DE CONFERÊNCIA EM ARRAIOLOS

O cogumelo é o mote para a conferência

intitulada de “Iniciação ao Mundo dos Cogumelos” que decorre às 17 horas, dia 16 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de Arraiolos.

Conheça tudo sobre este produto, que pode ter tanto de saboroso, como de perigoso, na palestra que é da autoria de José Varanda.

Este debate insere-se no ciclo de conferências “Conversas de sábado à tarde”, que acontecem na biblioteca municipal local, com organização da Câmara Municipal de Arraiolos (CITA e Biblioteca), Universidade de Évora-CIDEHUS, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades.

Com o apoio da Câmara Municipal “ABSOLUTAMENTE FABULOSOS”EM ARRAIOLOS

O Teatro de Revista visita a vila de

Arraiolos no sábado dia 16, com a peça “Absolutamente Fabulosos”.

Numa organização do Agrupamento de Escuteiros de Arraiolos, com o apoio da edilidade local, a peça parte de uma ideia original de Noémia Costa, uma comédia da autoria de Roberto Pereira, com encenação de Beto Coville e um elenco composto por Luís Aleluia, Noémia Costa e Joana Figueira.

A história gira à volta de duas actrizes que no auge das suas carreiras ficam desempregadas, um agente artístico que era vendedor de seguros e um velho criado muito educado que protagonizam uma comédia sobre a vida incerta dos actores.

O Cine-Teatro de Arraiolos é o palco para este espectáculo.