ds dia 27 11 2015

16
SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA SEXTA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO DE 2015 ANO: 46.º NÚMERO: 12.658 Pub. EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA Centro Comercial .... PÁG. 2 Évora Município pretende vender terrenos para construção do Forte da Graça abre hoje ao público Elvas .... PÁG. 15 .... ÚLTIMA PÁG. Política Novos membros do Governo chegaram ‘à Ajuda’ entusiasmados Pratos de caça ‘reinam’ em mostra do concelho Mora Solidariedade TycoElectronics entrega donativo aos Bombeiros de Évora .... ÚLTIMA PÁG. .... PÁG. 7

Upload: diario-do-sul

Post on 24-Jul-2016

246 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 27Novembro2015

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 27 11 2015

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIASEXTA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO DE 2015

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.658

Pub.

EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA

Centro Comercial.... PÁG. 2

Évora

Município pretende vender terrenos para construção do

Forte da Graçaabre hoje ao públicoElvas

.... PÁG. 15.... ÚLTIMA PÁG.

PolíticaNovos membrosdo Governochegaram ‘à Ajuda’entusiasmados

Pratos de caça ‘reinam’em mostra do concelho

Mora

Solidariedade

TycoElectronics entrega donativo aos Bombeiros de Évora.... ÚLTIMA PÁG.

.... PÁG. 7

Page 2: Ds dia 27 11 2015

2 RegionalSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015 diário do SUL

Pub.

Carlos Pinto Sá explicou que foi feita uma apresentação da proposta de decisão da Câmara sobre os terrenos junto às portas d’ Avis, “assente em todos os documentos necessários para o verdadeiro conhecimento da situação, para que possam ser ponderados e, se forem aprovados, virem a constituir-se como documentos oficiais”.

O presidente da Câmara de Évora considerou ser importante não tomar decisões imediatas “porque face ao impacto que esta matéria tem, entendemos que deve haver espaço para que os eleitos possam ler, pensar e, eventualmente, fazer propostas”. O edil avançou que, dentro de aproximadamente 15 dias, “estaremos em condições de encontrar a melhor solução e de forma consensualizada”, sendo que se for aprovada, o município está em condições para proceder à abertura do concurso público com vista à aquisição dos terrenos por parte dos interessados.

Carlos Pinto Sá salientou também que esta decisão de

cedência dos terrenos assenta no relatório final do estudo de “Avaliação dos Impactos dos Centros Comerciais na Cidade de Évora”, de 2007, elaborado pelo Grupo de Estudos Cidade e Comércio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (GECIC), sob coordenação da professora Teresa Barata Salgueiro.

Estudo de 2007 apontou para Évora ter capacidade para acolher apenas um empreendimento comercial

O estudo indicou que aten-dendo à oferta da cidade e ao potencial de consumo, atual e estimado para o futuro próximo, de acordo com os resultados do modelo testado, “a cidade de Évora tem potencial para acolher um empreendimento de influên-cia regional, sem pôr em causa o desenvolvimento sustentável do tecido comercial do centro histórico”.

No relatório são apontados vários fatores que sustentam a viabilidade da implantação na cidade de Évora de um centro

comercial regional, apesar do fraco potencial de consumo no concelho e na região envolvente, onde o empreendimento pode recrutar uma parte substancial da sua clientela. Entre eles destaca-se o facto de “não haver na região equipamentos desta natureza, levando os consumidores a pro-curar noutras cidades, designada-mente Lisboa e Badajoz, a oferta que Évora não proporciona e a apetência dos consumidores por este formato comercial”.

O estudo mostrou ainda que aprovar “apenas um empreendi-mento significa, em grandes linhas estratégicas, reduzir conflitos na cidade e assegurar o desenvolvi-mento equilibrado do sistema comercial, que se deve alicerçar na diversidade de formatos com-erciais, tipos de empresas, perfis de comerciantes e áreas de comér-cio, tendo como trave mestra um centro da cidade vivo, dinâmico e qualificado”.

Tendo em conta este diag-nóstico, a autora do relatório considerou que “assume particu-lar relevância a escolha do projeto que melhor serve os interesses da cidade”.

Empreendimento está projetado para o espaço junto às Portas de Avis

Câmara de Évora quer vender terrenos para construção do centro comercialO executivo apresentou uma proposta de cedência

dos terrenos municipais em propriedade plena ou em direito de superfície para a construção de um empreendimento comercial junto às Portas de Avis. Em declarações exclusivas ao “Diário do Sul”, o presidente da Câmara, Carlos Pinto Sá disse que a possibilidade de venda em propriedade plena é a prioridade. O autarca salientou, contudo, que esta decisão decorre dos planos de ordenamento, acrescentando que na proposta e caderno de encargos fornecidos a todos os vereadores está ainda um conjunto de condições que disse entender serem determinantes para a tomada de uma decisão sólida na próxima reunião de Câmara, agendada para dia 9 de dezembro.

n Maria Antónia Zacarias

O presidente do executivo recordou que Évora foi a segunda cidade portuguesa a ser reconhecida como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e que esta distinção conferiu-lhe uma maior notoriedade em Portugal e no resto do mundo.

Passados 29 anos, Carlos Pinto Sá salientou que Évora mudou. “Houve uma mudança de mentalidades das pessoas, passaram a dar mais atenção ao património e àquilo que é a importância de ter um edificado

com esta riqueza”, frisou e acrescentou que isso teve impactos em termos económicos e ao nível do turismo.

O mesmo responsável afirmou, no entanto, que pretende “que mude muito mais e que este centro histórico seja, agora, vivificado. Não podemos olhar só para o passado, mas também para o futuro. Revitalizar o centro histórico leva anos, mas já estamos a tomar medidas nesse sentido”. E anunciou: “Temos vindo a preparar com a Entidade Regional de Turismo do

Alentejo/Ribatejo um produto turístico que tem a ver com a oferta de património mundial e que envolve Évora e Elvas. O objetivo é retomar essa capacidade de Évora aparecer entre as primeiras ao nível do Património da Humanidade”.

O executivo reiterou o compromisso deste mandato “de revalorizar Évora, dando particular atenção ao centro histórico, num programa integrado que olhe todas as valias deste espaço, sempre do ponto de vista global”.

Recuperar imóveis e atrair moradores são os principais desafios

Carlos Pinto Sá evidenciou que, ao longo destes dois anos de mandato, retomou uma estreita ligação com a UNESCO, no sentido de garantir que o plano de salvaguarda e que a zona especial de proteção possam responder às necessidades de Évora e do que a UNESCO precisa para cimentar esta cidade como Património da Humanidade.

Revitalizar significa, para a autarquia, “juntar o património

edificado, o espaço público, a economia local, o turismo, a habitação – para que a população volte a viver no centro histórico procurando encontrar zonas de habitação social, mas também com a criação de uma residência para estudantes que é um projeto comum com a Universidade de Évora que poderá trazer 60 estudantes para este espaço – e a definição de um plano de mobilidade”.

No final da intervenção na sessão solene, o presidente da Câmara Municipal anunciou ainda que o ano de 2016 vai acontecer

sob a égide dos 30 anos de Évora Património Mundial, reforçando a ideia de empenho e esforço no sentido do centro histórico recuperar e ajudar a projetar ainda mais a cidade de Évora.

Terminadas as intervenções do presidente da Assembleia Municipal, António Jara e do professor Paulo Simões Rodrigues (Universidade de Évora/CIDEHUS), a sessão prosseguiu com um concerto do “So In Jazz Trio”, composto por Helena Lourenço na voz, Domingos Galesio na guitarra e Carlos Menezes no contrabaixo.

29.º Aniversário da Classificação de Évora como Património Mundial

Autarquia reiterou o compromisso de revitalizar o centro histórico da cidade

O centro histórico de Évora comemorou, na passada quarta-feira, o seu 29º aniversário como Património Mundial da Humanidade, distinção atribuída à cidade alentejana pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1986. Passadas quase três décadas, o presidente da Câmara Municipal afirmou que muita coisa mudou, sobretudo a forma como a população começou a olhar para o património. Contudo, ressalvou que para além da imperiosidade do edificado, há espaços públicos e o casario que não podem ser esquecidos. Revitalizar o coração de Évora, conseguindo recuperar os imóveis, atraindo moradores, proporcionando atividades nos espaços públicos são desafios que Carlos Pinto Sá lembrou que o executivo assumiu e que pretende cumprir.

n Maria Antónia Zacarias

Page 3: Ds dia 27 11 2015

VIDA RELIGIOSA

3Tema de AberturaSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Quando há mudanças de Governo os cidadãos fi cam sempre esperançados em melhor situação das suas vidas familiares.

Sempre assim foi e não interessa agora vir referir o que se passou neste interegno.

A esperança é sempre o que resta ao cidadão co-mum tão preocupado ele anda com os problemas que o afectam.

Mesmo que isso possa vir a ser uma miragem, cada cidadão tem o direito de ter esperança de melhor Saúde; Educação; assistência na velhice; emprego e segurança nas ruas.

E essa esperança em cada Governo que é em-possado legitima os desejos de uma sociedade com bem estar.

Não há milagres em política e mormente quando as economias sofrem as consequências das várias crises porque se tem passado.

A classe média; as Pequenas e Médias Empresas reclamam melhores dias vindos seja de quem fôr.

Eternamente à espera, este Povo teima em ter esperança e bom seria se não se enganasse. O problema maior é saber como Governar um País pobre, que importa demasiado e vende pouco. Um País envelhecido sobrecarregado de juros ao exterior.

É preciso ter coragem para Governar. Oxalá a esperança fl oresça porque o País precisa de se afi rmar.

(...)É preciso ter coragem

para Governar. Oxalá a espe-

rança fl oresça porque o País precisa de se

afi rmar(...)

Novena da Imaculada Conceição

A Imaculada Conceição é Padroeira da Arquidiocese e uma das principais solenidades do calendário litúrgico. Desde longa data que na Sé de Évora se preparou a festa com uma Novena que em cada dia tem uma paróquia responsabilizada da orien-tação. Eis a lista das respectivas paróquias e o dia que lhes está confiado, sempre às 21h00. Tendo como tema de fundo “Sede Misericordiosos como o Vosso Pai”, as pregações terão os seguin-tes temas: 29 Novembro (Domingo) - Deus, rico em misericórdia (Ef 2,1-10) - Sé; 30 Novembro (2.ª feira) - Rezar a Deus por vivos e defuntos (Jo 17,20-26) - S. Pedro; 1 Dezembro (3.ª feira) - Dar de comer a quem tem fome (Mc 6,35-43) - N.ª Sr.ª Auxiliadora; 2 Dezembro (4.ª feira) - Visitar os enfermos (Mc 5,21-43) - N.ª Sr.ª de Fátima; 3 Dezembro (5.ª feira) - Dar bons conselhos (Ecl 6,18-37) - Senhora da Saúde; 4 Dezembro (6.ª feira) - Consolar os tristes (Ecl 4,1-10) - S. Brás; 5 Dezembro (sábado) - Perdoar as injúrias (Lc 23,33-43) - S. Mamede; 6 Dezembro (domingo) - Suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo (Ef 4,1-3) - Pastoral Familiar e Stº Antão; 7 Dezembro (2.ª feira) - Misericordiosos como o Vosso Pai (Lc 6,27-36) - Seminário. No dia 8 Dezembro (3.ª feira), Solenidade da Imaculada Conceição, com a celebração festiva da Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Évora, às 17h00, na Sé de Évora.

com a defesa

Festa Lasista de NatalConvidam-se todos os lasistas da Zona Sul e seus familiares para

o almoço de Natal, no dia 12 de Dezembro, no Seminário Maior de Évora, que contará com a presença de D. José Alves, arcebispo de Évora.

O programa será o seguinte: 11h45 - Recepção no claustro do Seminário; 12h00 - Eucaristia; 13h00 - Almoço.

Faça a sua inscrição e dos acompanhantes para o delegado regio-nal, António Joaquim Braga 266702725; 964256403 ou para o email: [email protected].

Igreja Matriz de Lavrerequalificada

A igreja Matriz de Lavre foi alvo de vários trabalhos de requa-lifi cação, nomeadamente: obras de restauro do retábulo de Nossa Senhora da Conceição; impermeabilização da sacristia; limpeza e impermeabilização do telhado; e medidores de monitorização de fi ssuras na abóbada.

O valor da obra foi de 32.174,83€, sendo que o PRODER comparti-cipou em 16.097,74€, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo deu 8.048,90€, e a Fundação Eugénio de Almeida 5.000,00€.

Segundo a Paróquia de Lavre, o restante valor foi fruto da gene-rosidade da comunidade através de eventos e donativos.

“Um obrigado a todos, entidades e particulares que colaboraram nesta missão”, escreve a Paróquia de Lavre em nota de imprensa.

HOMENAGEM

Manuel JustinoImaginárioFigura que a cidade conhecia por “Vel-hinha das Bicicletas” era uma pessoa muito estimada pelas suas qualidades de tra-balho e de simpatia pessoal com toda a gente.

Page 4: Ds dia 27 11 2015

diário dodiário do SULSUL4 SociedadeSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015

Pub.

Pub.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, re-cebeu no passado dia 23 de Novembro, nos Paços do Concelho, as representantes da Associação Humana e da sua congénere guineen-se que vieram dar o testemunho de como a roupa doada pelos ebo-renses é usada para dinamizar projetos concretos que melhoram as condições de vida de populações, nomeadamente na Guiné-Bissau e em Moçambique.

Apili Viera é uma das responsáveis da Associação de Desenvolvi-mento Povo para Povo (ADPP), instituição parceira da Humana na Guiné Bissau.

No âmbito da parceria com a Associação HumanaNo âmbito da parceria com a Associação Humana

Câmara de Évoraconheceu projectos de ajuda socialdinamizados na Guiné Bissau

Foi aprovado no dia 24 de Novembro, em sessão plenária do Parlamento Europeu, o re-latório “A redução das desigual-dades, com especial atenção à pobreza infantil”, da deputada do PCP, Inês Zuber, com 569 votos a favor, 49 abstenções e 77 votos contra.

O relatório aprovado refere, nomeadamente, que “na UE, actualmente, mais de uma em cada quatro crianças vive em risco de pobreza ou de exclusão social. Em 2013, 26,5 milhões de crianças na UE corriam o ris-

Parlamento Europeu aprova relatórioda deputada do PCP Inês Zuber

co de cair na pobreza e exclusão social. São números dramáticos.

As políticas que fi zeram empobrecer as famílias da UE são as mesmas que atiraram as crianças para a pobreza, negan-do-lhes muitos dos direitos que constam da Convenção sobre os Direitos da Criança, nome-adamente os direitos à saúde, educação e proteção social.

“Neste relatório explicitamos bem claramente aquilo que os vários estudos apontavam mas que parece que aqueles que insistiram nas políticas de

austeridade – denominadas de consolidação orçamental – ig-noraram: os principais fatores que contribuem para a pobreza infantil são as políticas de redis-tribuição da riqueza, a efi cácia da intervenção governamental através de apoio ao rendimen-to. É evidente que o aumento através de apoio ao rendimen-to. É evidente que o aumento através de apoio ao rendimen-

do emprego é o instrumento mais efi caz na luta contra a pobreza. É evidente que a de-gradação das políticas salariais e dos sistemas de proteção social a nível nacional aumenta a pobreza infantil.

Mas o emprego por si só não basta. Hoje sabe-se que os pais trabalhadores que não têm acesso a creches veem-se mui-tas vezes forçados a deixar as crianças entregues aos cuidados de outra criança, ou a recorrer a redes de cuidados informais pagos e não certifi cados, o que coloca em causa a segurança e o bem-estar das crianças”, disse a Eurodeputada.

Lançamento do Livro “Notícias da Tourega”

A União de Freguesias N. Sr.ª da Tourega e N. Sr.ª de Guada-lupe vai realizar no próximo dia 5 de Dezembro de 2015, pelas 16 horas, em Valverde, a apresentação pública do livro “Notícias da Tourega”. Trata-se de um manuscrito inédito do Século XVIII, realizado no ano de 1736 pelo então pároco Manuel Carvalho Vidigal, com notas e leitura paleográfi ca realizadas pelo Dr. Francisco Bilou. Será ainda, proferido um comentário pelo insigne Prof. Doutor Vitor Serrão, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

EM REUNIÃO PÚBLICA DE 25 DE NOVEMBRO

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, apresentou à Câmara a proposta de cedência de terrenos municipais para construção de empreendimento comercial na zona das Portas de Aviz. Prevê-se que na próxima reunião pública, agendada para 9 de Dezembro, seja tomada a decisão quanto à cedência dos terrenos, respetivo caderno de encargos e programa do con-curso, os quais serão alvo de deliberação fi nal em sessão da

Assembleia Municipal.Foi aprovada por unanimi-

dade a proposta de normas de gestão do Monte Alentejano que visam a uniformização de critérios associados à cedência do espaço, bem como a apli-cação de normas referentes à utilização do mesmo. O Monte Alentejano foi alvo de inter-venções nos meses de maio/junho de 2015 ao nível da cobertura, dos acessos e da cozinha, as quais, como o investimento aplicado, se tra-

duziram na salvaguarda das condições de segurança para os utilizadores deste equipa-mento municipal.

Um voto de pesar pelo recente falecimento do padre Paulo Luís Cordovil - Pároco de Nossa Senhora da Boa Esperança (Évora), Santa Sofia (Montemor-o-Novo) e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Évora - foi proposto pela Vereadora Cláudia Sousa Pereira e apro-vado por unanimidade.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016 serão apresentadas na pró-xima reunião pública, seguindo depois para delibe-ração e aprovação final na sessão da Assembleia Munici-pal de Évora a realizar no dia 18 de Dezembro.

No período antes da Ordem do Dia foi ainda dado a conhe-cer pela Vice-Presidente, Élia Mira, a participação camarária no VI Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa

das Cidades Educadoras, que se realizou de 11 a 13 de Novembro, em Almada.

O Vereador Eduardo Luciano deu ainda conheci-mento da recente realização de três conferências e sua importância: uma sobre turismo cultural (Palmela), outra sobre turismo e desen-volvimento (Angra do Hero-ísmo) e uma terceira sobre turismo inclusivo, a qual foi promovida pelo INATEL de Évora.

Câmara de Évora apresentou proposta sobre cedência de terrenospara empreendimento comercial nas Portas de Aviz

Page 5: Ds dia 27 11 2015

5PublicidadeSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015diário do SUL

Pub.

Pub.

Page 6: Ds dia 27 11 2015

diário do SUL6 RegionalSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015

Pub.

Assembleia Municipal de Portel aprova Orçamento e delibera

Taxa mínima para IMI e redução para famílias com filhosAssembleia Municipal em sessão ordinária

aprovou as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para o ano de 2016. Com um valor global superior aos dez milhões de euros o Município conta agora com um instrumento financeiro equilibrado e realista que permita concretizar os objetivos estratégicos definidos para o desenvolvimento sustentável do concelho, assegurando a estabilidade financeira da autarquia.

Uma grande requalificação da Escola EB2,3 D. João de Portel, a reabilitação e adaptação do ex-quartel da GNR, a remodelação das Piscinas Municipais, a manutenção e o reforço dos apoios sociais e a continuação na aposta na educação destacam-se num plano que procura dar

A continuidade a um caminho que Portel vem trilhando nestas duas últimas décadas.

Numa reunião em que de forma unânime foram aprovadas a taxa municipal de direitos de passagem e a taxa de derrama, assim como a participação variável no IRS, os eleitos da Assembleia deliberaram fixar a taxa do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis no valor mais baixo previsto na lei, 0,30% assim como uma redução da mesma para os agregados familiares com dependentes que pode chegar a 20%.

Numa extensa agenda com 13 pontos na Ordem de Trabalhos o período antes da ordem do dia ficou marcado pela aprovação de uma moção apresentada pelos eleitos do PS denominada “Confiança e Esperança no Futuro” através da qual a

Assembleia manifesta o agrado pelo acordo conseguido entre os partidos de esquerda e a esperança num novo governo que corresponda às expectativas dos alentejanos através de um virar de página das políticas prosseguidas pelo anterior governo.

Aprovado por unanimidade foi ainda um voto de congratulação pelo destaque dado ao Município de Portel no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses quer no que se refere à eficiência financeira (primeiro no distrito de Évora e 17º a nível nacional), quer no que se refere ao prazo médio de pagamentos aos fornecedores (4º lugar a nível nacional). Considera a Assembleia que estes resultados constituem o reconhecimento de um trabalho dedicado e competente e refletem uma gestão responsável e rigorosa.

Património da Humanidadetornou-se mais-valia para o Alentejo

cante alentejano tornou-se uma mais-valia para o

desenvolvimento do Alentejo com a classificação como Património da Humanidade, há um ano, que trouxe reconhecimento mundial e aumentou a responsabilidade na salvaguarda do bem, segundo responsáveis da candidatura.

A classificação, atribuída pela UNESCO a 27 de novembro de 2014, “trouxe, antes de mais, um reconhecimento do cante à escala global e aumentou, de forma exponencial, a autoestima dos alentejanos por uma região,

uma cultura e uma identidade”, disse à agência Lusa o coordenador da candidatura, o antropólogo Paulo Lima.

Atualmente, frisou, os alentejanos “olham para o cante alentejano”, um canto coletivo sem recurso a instrumentos, “com uma dignidade enorme, o que é visível na adesão dos jovens àquela prática musical” e na criação de novos grupos corais.

A distinção, atribuída graças a uma candidatura apresentada pela Câmara de Serpa e pela Entidade Regional de Turismo, continuou, também trouxe “um acréscimo de responsabilidade do Alentejo e de outros territórios onde há cante alentejano na salvaguarda do bem e abriu uma nova perspetiva do cante como fator económico”.

“O cante alentejano transformou-se num produto turístico e numa mais-valia, que contribui para o reconhecimento e o desenvolvimento do Alentejo do ponto de vista do

turismo”, explicou.Em declarações à Lusa, o

presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, considerou que a classificação “trouxe um reconhecimento, uma relevância e um destaque que o cante alentejano não tinha”.

O cante, “como forma cultural e de identidade do povo alentejano, também se tornou uma mais-valia” para a região em termos turísticos, disse Ceia da Silva, frisando que “a questão da identidade é decisiva na afirmação do destino turístico Alentejo”.

“As tendências do turismo para os próximos anos levam a considerar que a nova geração de turistas vai procurar destinos fortemente identitários e distintivos e, obviamente, a classificação do cante trouxe para o Alentejo um peso muito forte a nível identitário”, explicou Ceia da Silva.

O

Cante alentejano

Portalegre

PSD chumba Orçamento e aumento do IMI pelo Município“Em nome de Portalegre e do

Concelho regeitamos o aumento do IMI, e do orçamento pelo que os Deputados Municipais do PSD votarão contra as propostas na próxima Assembleia Municipal a realizar sexta feira dia 27 de Novembro”, afirmou o Dr. Cristóvão Crespo em conferencia de Imprensa realizada na Sede do Partido social Democrata. Cristóvão Crespo, também Deputado na Assembleia da Republica acusou a actual Presidente da CMP Adelaide Teixeira de “estar a gerir mal a

autarquia, e pior ainda sem uma estratégia de futuro”, socorreu-se depois de anteriores declarações de Adelaide Teixeira quando afirmou em Outubro de 2014. “Um dos grandes objectivos era nós fugirmos ao Fundo de Apoio

Municipal (FAM) de capital importância para a reestruturação financeira da Câmara Municipal de Portalegre”. “Passados quatro anos à frente dos destinos da nossa Cidade, vem agora a Sra. Presidente, propor um orçamento desequilibrado, mal explicado, estrategicamente indefinido e que não defende a população do Concelho”, acusou Cristóvão Crespo. Nota adicional, o “PS e o PCP também estão contra o Orçamento e aumento de impostos como é o caso do IMI”.

n João Trindade

Page 7: Ds dia 27 11 2015

7RegionalSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015diário do SUL

Neste certame, organizado pelo município local, participam restau-rantes das quatro freguesias do concelho de Mora. Os aderentes são “O Poço” (Brotas), “A Palmeira”, “Os Arcos”, “O Fluviário”, “Solar da Vila” (os quatro em Cabeção), “Afonso”, “Morense”, “O António”, “Solar dos Lilases”, “Quinta do Espanhol” (todos em Mora), “O Forno” e “Solar de São Dinis” (ambos em Pavia).

Tal como é habitual, para assi-nalar o arranque da mostra gas-tronómica é realizado um jantar inaugural. O evento realiza-se amanhã, pelas 20 horas, na Quinta de S. António (Mora), com mais de 200 comensais. Os participantes vão poder degustar cerca de 15 pratos de caça, confecionados pelos restaurantes aderentes, hav-

endo momentos de animação musical durante a iniciativa.

O presidente da Câmara de Mora, Luís Simão, destacou que “esta mostra tem como objetivo trazer mais pessoas ao concelho para virem degustar os magníficos pratos de caça que são confeciona-dos nos nossos restaurantes, o que obviamente traz mais-valias para este território”.

Sublinhou ainda que “esta mostra tem início com a realização de um jantar medieval, onde os convivas podem provar os cerca de 15 pratos que incluem todos os tipos de caça”, explicando que “cada restaurante aderente leva pelo menos uma iguaria para ser degustada”.

O autarca exemplificou alguns dos pratos que marcam presença no jantar inaugural, como “a sopa da panela de pombo bravo, o

Pratos de caça “reinam” em 12 restaurantes do concelho de Mora

n Marina Pardal

pombo à D. Bia, perdiz com cas-tanhas, veado real, ensopado de veado ou de javali, canja de pombo bravo ou paté de coelho e de javali”.

Segundo Luís Simão, “são iguar-ias espetaculares que deixam os participantes satisfeitos”, frisando que “ao longo das duas semanas da mostra há uma diversidade ainda maior”.

O presidente da Câmara de Mora adiantou que “estes restau-rantes têm caça praticamente

durante todo o ano, mas aprovei-tam a promoção que é feita em torno desta mostra e reforçam o número de pratos que apresentam, conseguindo assim satisfazer os clientes que os procuram”.

Em relação ao impacto do evento na economia local, o edil realçou que “durante a mostra, o volume de negócio tende sempre a aumentar e através das conversas que temos com os restaurantes aderentes temos noção de que com esta iniciativa os restaurantes

recebem mais pessoas do que é habitual”.

Disse ainda que “quando há iniciativas, seja esta da caça, seja a das migas, em fevereiro, é lógico que os restaurantes tenham mais clientes, pois são épocas mais mortas em termos turísticos e que com estas duas iniciativas consegui-

mos trazer ao concelho muitos milhares de pessoas para comer os pratos típicos da nossa região”.

Contudo, Luís Simão ressalvou que “o Fluviário de Mora é um ponto de equilíbrio durante todo o ano, trazendo pessoas ao con-celho e muitas delas frequentam os nossos restaurantes”.

Luís Simão, presidente da Câmara Municipal de Mora

O concelho de Mora prepara-se para receber mais uma Mostra Gastronómica da Caça, que este ano assinala a sua 20.ª edição. Doze restaurantes aderem à inicia-tiva, apresentando, entre amanhã e o dia 13 de dezembro, uma grande diversidade de pratos confecionados à base de caça.[ [

Fotos Exclusivas

Foi em 1978 que o restaurante “O António” abriu as suas portas na vila de Mora. Inicialmente estava noutra localização diferente da atual, mas desde 1986 que se encontra na Rua de S. Pedro n.º 51-A.

O seu proprietário, António Fernandes contou que “temos também o salão de festas, que abriu em 1998, sendo neste local que é feito o jantar inaugural desta mostra”.

Perdiz em molho de mostarda, coelho bravo ou pombo assado na brasa e arroz de lebre são alguns

dos pratos destacados pelo responsável do restaurante “O António”, sem esquecer “o enso-pado de veado, um dos ex-líbris da casa”.

Apesar deste espaço apresentar pratos de caça “ao longo de todo

o ano”, António Fernandes clas-sificou esta iniciativa como “muito importante para mim e para os meus colegas”. Frisou que “durante a mostra deslocam-se mais pessoas aos nossos restauran-tes, que trabalham todos muito

bem os pratos de caça, ao mesmo tempo que divulgamos o con-celho”.

Em relação a outras iguarias que fazem parte da ementa, o responsável julga ser este “o res-taurante do concelho que tem mais pratos de migas”, enumer-ando algumas como “a de espar-gos, batata, coentros, pimentos ou tomate”.

Para além disso, assegurou que “somos conhecidos por ter as melhores bifanas do concelho, pelo menos é o que é dito pela população”.

Ensopado de veado é um dos ex-líbris do restaurante “António”

António Fernandes, proprietário do restaurante “O António”, em Mora.

O restaurante “O António” encontra-se aberto das 6 às 24 horas, todos os dias do ano, exceto no Dia de Natal. Mais informações pelos telefones 266 403 216, 961 036 415 ou 934 795 911.

É numa das ruas centrais de Cabeção que se encontra o restau-rante “A Palmeira”, desde 1983. João Cravidão, proprietário deste espaço, referiu que “temos vindo a tentar desenvolver esta atividade que vive momentos difíceis, mas a criação do Fluviário trouxe alguns clientes e mais movimento ao nosso concelho”.

É também com essa perspetiva que participa na Mostra Gas-tronómica da Caça, pois consid-erou que “ajuda a trazer mais cli-entes, promove o concelho e o próprio restaurante”, garantindo

que “participamos todos os anos”.

Focou também que “temos notado que nesta altura há cada vez mais clientes a procurar os pratos de caça”.

De acordo com João Cravidão, “ao longo de todo o ano temos pratos de caça”, destacando algu-mas das suas especialidades, como “sopa da panela de pombo bravo, arroz de pombo bravo com enchi-

dos e batata cozida, ensopado de lebre, arroz de lebre ou feijoada de lebre e arroz de pato”.

São estes e outros pratos que o restaurante “A Palmeira” apre-senta na sua ementa ao longo dos 15 dias em que decorre a mostra.

No entanto, o cardápio deste espaço é bastante mais vasto. O mesmo responsável revelou que “a nossa especialidade são as migas com espargos, mas também temos os pratos de borrego, de bacalhau ou as carnes de porco preto”.

O restaurante “A Palmeira” está situado na Rua 25 de Abril n.º 46, em Cabeção. Encontra-se aberto das 12 às 15 horas e das 19 às 22 horas, encerrando à terça-feira. Mais informações através do telefone 266 447 182 ou do site www.restauranteapalmeira.pt

Sopa da panela de pombo bravo é um dos destaques do restaurante “A Palmeira”

João Cravidão, proprietário do restaurante “A Palmeira”, em Cabeção.

Page 8: Ds dia 27 11 2015

diário do SUL8 RegionalSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015

Director-geral da empresa aeronáutica falou ao “Diário do Sul”

n Roberto Dores

O Grupo Crédito Agrícola lança a campanha “CA Proteção Famí-lia”, onde destaca a importância da proteção do cliente e da sua família no dia-a-dia com uma solução de produtos essenciais: Proteção Família, CA Vida Plena e Acidentes Pessoais Solução Cliente CA +.

O seguro de vida Proteção Família tem por objetivo proteger o futuro dos clientes e dos seus familiares, garantindo a estabili-dade financeira em caso de Morte ou Invalidez Total e Definitiva da Pessoa Segura, através do paga-mento do capital subscrito.

O CA Vida Plena é um seguro de vida que visa salvaguardar a ocorrência de imprevistos, acau-telando o bem-estar dos clientes e da sua família, garantindo o pagamento do Capital subscrito, em caso de Morte ou Invalidez Total e Definitiva da Pessoa Segura na opção base.

A Solução Cliente CA + é um Seguro de Acidentes Pessoais que torna o dia-a-dia dos clientes mais seguro, ao longo de todo o ano e em qualquer parte do mundo (excepto em países em guerra).

Este produto é a proteção que assegura a estabilidade financeira na sequência de um acidente corporal.

A subscrição dos produtos CA Vida Plena e Proteção Família, durante o período da campanha, beneficia de um desconto de 20 por cento no prémio pago ao longo de toda a duração da apólice (anual, automaticamente renová-vel). Quanto ao produto Solução Cliente CA + é oferecida a pri-meira anuidade para subscrições até 31 de Dezembro deste ano.

A campanha está disponível, até ao final do ano, nas 700 Agên-cias Crédito Agrícola espalhadas por Portugal Continental e pela Região Autónoma dos Açores.

Crédito Agrícola propõe protecção da família

Armando Gomes, director-geral da Lauak Portuguesa, empresa que vai construir uma nova fábrica em Évora com o objetivo de produzir peças em alumínio para aviões, justifica a aposta no Alentejo com o facto do mercado aeronáutico estar em “constante crescimento”. Em declarações ao “Diário do Sul”, o mesmo responsável garante que hoje em dia a capacidade insta-lada em Portugal não consegue responder às encomendas, sendo “urgente” reforçar a mão-de-obra com pelo menos mais 500 pessoas distribuídas pela Lauak, Mecachrome Aeronáutica (que também se irá instalar em Évora) e Embraer.

“Prevejo que a Lauak vá cres-

Lauak diz que crescer para Évora“é um passo muito importante”

cer para dobro nos próximos três anos”, revela Armando Gomes, representante do grupo francês detentor de uma fábrica de componentes para a indús-tria aeronáutica em Setúbal. Por aqui trabalham 350 pessoas na

produção de componentes para a Airbus e Embraer, mas a for-mação está avançar no sentido de garantir em breve outros 150 postos de trabalho.

“A nossa aposta em Évora surge porque Portugal tem que

ter um cluster aeronáutico e nós temos que beneficiar dele. É o cluster que vai permitir baixar os custos de produção e trazer outras empresas que vão trabalhar na logística, ven-dendo material dentro do setor e na mesma região”, sublinha, anunciando para Évora a criação de um “centro de excelência de máquinas” que deverá ficar operacional em 2017.

“Vamos continuar por Setú-bal, ao contrário da Mecachrome que se irá instalar mesmo no Alentejo mas esta possibilidade de crescer para Évora, onde existem condições ótimas para desenvolver a aeronáutica, é um passo muito importante para o futuro da Lauak”, sublinhou.

Recorde-se que o projeto do grupo Mecachrome, com origem

em França, foi oficialmente apresentado em Évora, contem-plando um investimento de 30 milhões de euros, incluindo “a construção da fábrica e a aquisi-ção de máquinas. O projeto vai ser implantado no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, num terreno de 50 mil metros quadrados, com a autorização de construção a abranger 25 mil metros quadrados.

Já o projeto da Lauak ainda está no início, encontrando-se o plano de negócios em fase de consolidação, bem como as tipologias das máquinas que vão ser adquiridas. A futura unidade vai ocupar um lote de cerca de 20 mil metros quadrados, no Parque da Indústria Aeronáutica de Évora, onde já funcionam duas fábricas da brasileira

Embraer.“Já temos prevista uma reu-

nião com o centro de formação de Évora, que vai juntar também a Embraer e a Mecachrome Aeronáutica para definirmos o tipo de formação que vai ser necessária. Algumas pessoas irão aprender para França para se complementar a formação dada cá”, revela ainda Armando Gomes, sustentando que a aero-náutica surge hoje com “grande potencial”, encontrando-se em “plena expansão”. Um fenómeno transversal a todas as empresas que trabalham no ramo, perante a elevada quan-tidade de encomendas que têm chegado e que permitem pensar num crescimento dos negócios entre os 40 a 50% a três anos.

Recorde-se que no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora funcionam já duas fábri-cas da construtora aeronáutica brasileira Embraer (uma de estruturas metálicas e outra de materiais compósitos) e encon-tra-se em fase de instalação uma unidade fabril da empresa Air Olesa, igualmente para fabrico de componentes para a aero-náutica.

Esta iniciativa foi criada com o objetivo de ouvir as popu-lações mais de perto, tomar contacto direto com os pro-blemas concretos que afetam os moradores, bem como de conhecer melhor o trabalho do movimento associativo local.

Os eleitos com pelouro da Câmara de Évora, em conjunto com vários técnicos municipais, e eleitos da Junta da União das

Eleitos e população juntos pelo Centro HistóricoO dia 21 de novembro foi a data escolhida pela Câmara de Évora,

em articulação com a União das Freguesias de Évora (Centro Histórico), para mais uma edição do Caminhos do Concelho.

Freguesias de Évora, além de vários representantes das forças vivas da área daquelas fregue-sias começaram o périplo pela manhã visitando a Associação Humanidade e Respeito pelos Idosos de Évora, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Évora, bem como as sedes das Sociedades Joaquim Antonio d’Aguiar e Harmonia Eborense. Os dirigentes daque-

las entidades expuseram aos representantes do Poder Local o trabalho protagonizado pelas suas associações, evidenciando também as dificuldades que se lhes deparam esperando, nalguns aspetos, o apoio do Município.

Pela tarde, e nos percursos entre as sedes das várias ins-tituições visitadas, o Centro Histórico foi alvo de uma visita que pretendeu avaliar diversas situações passíveis de melhoria, a fim de beneficiar a vida das populações.

Por fim, na sede da União das Freguesias, eleitos da Câmara e da Junta receberam represen-tantes da Associação de Pais da Escola de S. Mamede e a popu-

lação em geral. Carlos Pinto de Sá afirmou que as duas escolas existentes no Centro Histórico (S. Mamede e Santa Clara) são uma prioridade para a Câmara, comprometendo-se a continuar os contactos já encetados a fim de melhorar as condições na Escola de S. Mamede.

Antes de ouvir as questões trazidas à discussão pelos mora-dores, o presidente da Câmara deu ainda conhecimento da

muito difícil situação financeira legada e que impossibilita uma série de investimentos neces-sários para melhorar a vida das populações. O edil expôs também as atividades realizadas pela autarquia, elencando as realizações e muitos investimen-tos que Évora tem conseguido atrair ao longo dos últimos dois anos e que têm conseguido gerar, e gerarão para o futuro, vários postos de trabalho.

Page 9: Ds dia 27 11 2015

9RegionalSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015diário do SUL

Pela Confraria dos Enófilos do Alentejo

Entrega de Prémios do III Concurso “Melhores Vinhos do Alentejo” 2015

Realizou-se no passado dia 21 de Novembro em Évora, no Hotel M’Ar de Ar Muralhas, o II Grão Capitulo da Confraria dos Enófilos do Alentejo, tendo como Ordem de Trabalhos as eleições para os Orgãos Sociais para o triénio 2016/2018, cuja lista foi aprovada por unanimidade, sendo constituída pelos seguintes elementos:

Grão – CapítuloGrão Conselheiro Mor – Francisco José Alves

PimentaSecretário Conselheiro - Manuel João de

Brito LourinhoSecretário Conselheiro – Maria João CabritaSuplente – Antónia Prates Oliveira

MesaJuiz – Cândida Vacas de CarvalhoMordomo Mesário – Tiago CaravanaMordomo Mesário – Bernardina CartaxoAndador – Marília BarrosoAlmotacé – Mário Caldeira AndradeSuplente – Luis Marcolino Farinha ChineloSuplente – Pedro CarvalhoConselho Averiguador

VINHOS BRANCOS - OURO

Conventual Reserva Branco 2014; Adega Cooperativa de Portalegre, CRL

Herdade Grande Reserva Branco 2013; António Manuel Baião Lança

Pousio Escolha Branco 2014; Casa Agricola HMR

Conde D’Ervideira Reserva Branco 2014; Ervideira-Sociedade Agrícola, Ldª.

Monte da Ravasqueira Reserva Bran-co 2014; Sociedade Agrícola Dom Diniz, SA

Porta da Ravessa Reserva Branco 2014; Adega Cooperativa de Redondo, CRL

Adega de Borba Premium Rosé 2014; Adega Cooperativa de Borba, CRL

VINHOS TINTOS

Pai Chão Grande Reserva Tinto 2011; Adega Mayor, SA

AR Touriga Nacional Tinto 2012; Ade-ga Cooperativa de Redondo, CRL

Monsaraz Premium Tinto2011; Coop. Agricola de Reguengos de Monsaraz, CRL

Baga ao Sol Tinto 2013; Fita Preta Vinhos, Ldª.

Nunes Barata Grande Reserva Tinto 2011; Nunes Barata Vinhos, S.A.

Vidigueira Alicante Bouschet Tinto 2014; Adega Coop. da Vidigueira, Cuba e Alvito, CRL

Plansel Selecta Reserva Tinto 2013; Quinta da Plansel, Ldª.

Howard’sFolly(Sonhador) Tinto 2011; HillValleyLimited – Representação

PermanenteQuinta do Quetzal Reserva Tinto

2011; Quinta do Quetzal – Soc. Agricola, Ldª.

Grande Rocim Tinto 2013; Rocim Agroindustria, Ldª.

PRATA

Visconde de Borba Reserva Tinto 2011; MarcolinoSebo Wines and Oils, Ldª.

Solar dos Lobos Reserva Tinto 2013; Silveira & Outro, Ldª.

Adega de Borba Grande Reserva Tinto 2011; Adega Cooperativa de Borba, CRL

Plansel Selecta Grande Escolha Tinto 2013; Quinta da Plansel, Ldª.

Adega de Borba Premium Tinto 2012; Adega Cooperativa de Borba, CRL

Preta Homenagem Tinto 2011; Fita Preta Vinhos, Ldª.

Adega de Borba Garrafeira Tinto 2009; Adega Cooperativa de Borba, CRL

PRÉMIO DE EXCELÊNCIATALHA DE OURO

Conventual – Reserva Branco 2014; Adega Cooperativa de Portalegre, CRL

PRÉMIO DE EXCELÊNCIATALHA DE OURO

Adega de Borba Premium Rosé 2014; Adega Cooperativa de Borba, CRL

PRÉMIO DE EXCELÊNCIATALHA DE OURO

Pai Chão – Reserva Tinto 2011; Adega Mayor, SA

III CONCURSO “MELHORES VINHOS DO ALENTEJO” 2015

Averiguador Mor – Luis Serrano MiraAveriguador Auxiliar – Natalina BagulhoAveriguador Auxiliar – Luis Loureiro AbilioSuplente – Cristina Holbeche FinoCom habitualmente, realizou-se neste dia a

Entronização de novos Confrades que são os seguintes:

António Filipe Lucas Ventura; Pedro Corrêa de Oliveira; João Américo Carvalho Soares; Maria Balbina Pires Leitão; Maria Manuel Modesto Pica; Sandra Isabel Dourado Silva; Sofia Santos Martins; Susana Esteban Ordõnêz

Atribuído à Câmara Municipalde Reguengos de Monsaraz o Diploma

de Mérito Enófilo

Foi ainda atribuído à Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, na pessoa do seu Vice-Presidente, Sr. Manuel Janeiro, o Diploma de Mérito Enófilo pelo contributo na divulgação do Vinho do Alentejo, tanto no plano nacional como internacional e pelo trabalho desenvolvido em 2015 no âmbito da Cidade Europeia do Vinho.

Após um Alentejo de Honra realizou-se o jantar

de confraternização durante o qual se efectuou a divulgação e entrega de Prémios do III Concurso “Melhores Vinhos do Alentejo” 2015, que contou este ano com a participação de 45 produtores e 112 vinhos, todos de elevada qualidade.

Estiveram presentes, o Vice-Presidente do IVV-

Francisco Toscano Rico, o recente empossado Presidente da CVRA – Francisco Mateus, o Vice-Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz – Manuel Janeiro, A Confraria Gastronómica do Alentejo, a Confraria da Moenga, diversos produ-tores, Confrades e convidados.

Page 10: Ds dia 27 11 2015

diário do SUL10 RegionalSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015

Pub.

Comércio Tradicional

SEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 201510 RegionalSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015SEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015

Évora

n Marina Pardal

{ {

Jerónimo Vieira, sócio-gerente da Évoralar, recorda que “esta é uma loja do comércio tradicional e estou aqui há 40 anos sempre dentro deste ramo”.

Entre os vários artigos que compõem a sua oferta, o responsável adianta que “temos candeeiros de vários estilos, desde a linha moderna a uma mais clássica, mas também faqueiros, louças e vidros para a casa ou utilidades para brindes”. Outro destaque que fez foi para algumas marcas conhecidas que comercializa, como “a Vista Alegre ou a Atlantis”, frisando ainda que “aceitamos listas de casamento”.

Candeeiros, decoração, louças e vidros

Aposta na qualidade marca um percurso de 40 anos na Évoralar

Foi em 1975 que a Évoralar iniciou o seu percurso com a abertura de uma loja no centro histórico desta cidade alentejana, mais concretamente na Rua Cândido dos Reis n.º 29. Candeeiros, decoração, louças e vidros são os principais tipos de produtos que este espaço apresenta, primando pela qualidade.

Segundo Jerónimo Vieira, “ao longo destes 40 anos tem havido momentos mais fáceis e outros mais complicados”, assegurando que “atualmente estamos a atravessar uma das épocas mais difíceis”.

Na sua perspetiva, “o poder de compra diminuiu, sobretudo o da classe média, à qual pertencia grande parte da minha clientela”.

Considera ainda que “há cada vez mais concorrência, através das grandes superfícies e de outros espaços que foram aparecendo na cidade, além do centro histórico de Évora também estar um pouco estagnado, pois apesar de haver muito turismo, isso não se refl ete em todos os espaços comerciais”.

Ainda assim ao longo destes 40

anos tem sido possível contornar os momentos menos bons. A aposta da Évoralar na “qualidade” tem sido uma das estratégias, refere o proprietário.

Evidencia também que “vamos fazendo algumas promoções e apresentamos produtos que sejam um pouco diferentes e que despertem a atenção dos clientes”, salientando ainda que “o espaço físico da loja é apelativo”.

A par de tudo isso, Jerónimo Vieira realça que “o atendimento personalizado e a simpatia são outras mais-valias da nossa loja, que ajudam a que os clientes regressem a esta casa quando precisam deste tipo de artigos”.

Relativamente à época de Natal,

o mesmo responsável recorda que “há uns anos atrás, o comércio tradicional ‘mexia’ bem nesta altura, mas agora, apesar de se notar um pouco mais de movimento, esse aumento não compensa o resto do ano”.

A Évoralar encontra-se aberta de segunda a sexta-feira das 9h40 às 19h00 (sem encerrar no período do almoço). De acordo com a gerência, durante os meses de novembro e dezembro o horário foi alargado e abrimos também aos sábados à tarde (fecha apenas entre as 13 e as 15 horas).

Mais informações através dos telefones 266 705 989 ou 911 051 143 e também na página do Facebook.

Jerónimo Vieira, sócio-gerente da Évoralar.

Page 11: Ds dia 27 11 2015

11 PublicidadeSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015diário do SUL

Page 12: Ds dia 27 11 2015

����������

�����������

��������������������������

�����������������������

�������������������������������

���������������������������

������������

�������

��������

���������

������������������

�����������������������

������������������

��������������������

�������

���������������

�������������������������������

��������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

������������������������������

�������������������������

������������������������������

��������������������������������

��������������������������������

�������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�������

���������������������

���������������������������������

������������������������������

������������������������������

�������������

�������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

����������������������������

��������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������

����������������

��������������������������������

��������������������������������

�����������

�������

�������

������������

����������������

���������������������

�������

����������������

��������

����������������������������

�����������������������

������������

�������

��������������������

������������������������������

�����������������������

������������������������

�����������

�������

��������������������

�������������������

����������������������������

��������������������������������

�����������������

���������������

�������

��������������������

��������

��������������������

�����������������

���������������������������

��������������������������������

�������

�������

��������������������������������

������������������������

�������������������������

������������������

�������

����������������

�������������������������������

���������������������������

�������������������������������

���������������������

��������������������

�������

diário do SUL12 PublicidadeSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015

PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAÇÃO ANUAL **ALUGUER DE AUTOCARROS**

VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

7100-111 ESTREMOZTelef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraTel: 266 747 871 Fax: 266 747 873

Alvará 668/93

* Excursão ao Santuário de Fáti-ma – dia 22 de novembro* Fim de Semana mistério – 22º aniversário da RSI - dias 28 e 29 de novembro* Mercados de Natal: Munique – 4 dias: de 05 a 08 de dezembro* Na Rota do Estreito – Sul de Es-panha e Marrocos – 4 dias – de 05 a 08 de dezembro* A noite das mil estrelas – Musi-cal de Filipe La Feria no Casino do Estoril – dia 06 de dezembro* “A República das Bananas” nova revista de Filipe La Feria no Teatro Politeama – dia 06 de dezembro* Mercadillo de Badajoz e El Faro– dia 06 de dezembro* Fim de Semana no porto: visitas – compras – iluminações de natal – dias 12 e 13 de dezembro* Compras no Centro de Badajoz e El Faro – dia 12 de dezembro* Óbidos Vila Natal – dia 13 de dezembro* Compras e Iluminações de Natal

em Lisboa – dia 19 de dezembro* Compras no Centro de Badajoz e El Faro – dia 20 de Dezembro* Natal em Fátima – inclui consoada e almoço de dia de Natal – dias 23 a 26 de dezembro* Fim de Ano em Sevilha – a capital da Andaluzia! - de 31/12/2015 a 02/01/2016 – 3 dias* Fim de Ano em Vila Real de Trás os Montes – de 31/12/2015 a 02/01/2016 – 3 dias* Almoço de Ano Novo com visita às Caldas da Rainha – dia 03 de janeiro 2016* Cabalgata dos Reyes de Madrid– de 4 a 6 de janeiro de 2016 – 3 dias** Destaque: Musical “Mamma Mia!” no Campo Pequeno – dia 17 de janeiro 2016

Visite o nosso site www.rsi-viagens.com e veja os nossos programas em: circuitos exclusivos rsi.

Page 13: Ds dia 27 11 2015

13SociedadeSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015diário do SUL

NECROLOGIAJOANA MARIA BONITO BATATA CONCEIÇÃO

Faleceu dia 25/11/2015 em Lisboa a senhora Joana Maria Bonito Batata Conceição de 68 anos de idade natural de Viana do Alentejo, casada com o senhor Martinho Pedro da Conceição e que residia em Évora.

Dia 27/11/2015 na Capela de São José, às 15 horas será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo o seu funeral para o cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária MaurícioDiário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Sua família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar que será celebrada Missa pelo eterno descanso da sua ente querida, hoje dia 27 de Novembro de 2015, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

Emerenciana Aleixo FreireMissa de 30.º Dia

Pub.

Sua esposa, fi lhas, genros e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente vêm por este meio participar a todas as pessoas de suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, sábado dia 28 de Novembro, pelas 18h30m, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Bacêlo), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

ANTÓNIO JOSÉ SILVÉRIO COMENDINHAMissa de 4.º Mês

Sua esposa e fi lhos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio participar a todas as pessoas de suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, no dia 27 de Novembro, pelas 18h30m, na Igreja N.ª Sr.ª de Fátima - Corunheiras, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

ANTÓNIO JOSÉLOPES CORREIA

Missa de 3.º Aniversário

Hernâni Bravo de Sousa Benvindo e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, terça-feira, dia 1 de Dezembro, pelas 18h30m, na Igreja dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

MARIANA DOMINGUES BRANCO DE SOUSA BENVINDO

Missa de 1.º Aniversário

Maria Margarida Lucas Leal, fi lha de Joaquim Leal e de Inácia Lucas Leal na impossibilidade de o fazer pessoalmente, vem por este meio avisar as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada missa dia 1 de Dezembro às 12h na Igreja de Santo Antão.

Os pais casaram na igreja de Santo Antão em 1934

INÁCIA LUCAS LEAL JOAQUIM LEAL

Pub.

Page 14: Ds dia 27 11 2015

diário do SUL14 RegionalSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015

C

Dados oficiais

n Roberto Dores

SEXTA-FEIRA,2707:00 Zig Zag10:43 Lá Vamos, Cantando e Rindo11:52 Desalinhado14:00 Sociedade Civil15:04 A Fé dos Homens15:36 Euronews 15:53 Zig Zag20:10 Pais Desesperados21:00 Jornal 2 21:50 Página 2 22:09 Os Homens da Fé23:08 Celebrar John Williams01:13 Contentor 1301:44 Conversas à Solta 03:03 Sociedade Civil04:06 Euronews 06:32 Repórter África

SÁBADO,2807:00 Euronews08:00 Zig Zag11:00 A Cavalo 11:30 Biosfera12:00 História a História 12:30 Portugal Extraordinário 12:55 Mares e Oceanos13:25 Cosmos: A Odisseia no Espaço14:10 Pais Desesperados 14:57 Desporto 2 19:00 Olhar o Mundo19:40 Visita Guiada20:25 Os Simpsons21:00 Jornal 221:45 Moraes do Japão ou As Quatro Estações da Alma22:35 Já Vi Este Filme22:40 O Gosto do Saké00:45 Já Vi Este Filme00:55 Conversa Capital01:35 Led Zepplin por Jimmy Page02:40 Cosmos: A Odisseia no Espaço03:20 Euronews

DOMINGO,2707:00 Euronews08:00 Zig Zag 11:00 Caminhos 11:30 70x7 12:00 Vidas de Chapa, Vidas Com Sonhos12:30 Surf Total12:40 Literatura Aqui13:00 Portugal 3.013:45 Voz do Cidadão 14:00 Pais Desesperados 14:57 Futsal: Campeonato Nacional Futsal 2015/2016Benfica x Modicus 16:50 Desporto 219:00 Parlamento19:40 Palcos Agora20:00 Grandes Quadros Portugueses20:30 Universidade de Coimbra 725 Anos 21:00 Jornal 2 21:30 Vida Matemática22:20 Os Influentes 23:15 A Entrevista de Maria Flor Pedroso 00:05 Whats Up - Olhar a Moda 00:35 Os 20 Anos dos Santos e Pecadores 01:30 Olhar o Mundo 02:10 Sabia Que? 02:25 Euronews

SEXTA-FEIRA,2706:00 Violetta 07:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema 10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days 15:30 Grande Tarde 19:00 Babilónia20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro 22:30 Poderosas 23:30 A Regra Do Jogo00:30 The Blacklist 01:30 Os Agentes de S.H.I.E.L.D. 02:30 Os Agentes de S.H.I.E.L.D. 03:15 Televendas

SÁBADO,2806:00 Televendas06:15 Etnias 07:00 Julius Jr. 07:20 Masha E O Urso 07:30 H2O 07:40 Phineas & Ferb 07:50 Phineas & Ferb08:00 Alvin E Os Esquilos08:20 Alvin E Os Esquilos 08:30 Sonic Boom 08:45 Os Vingadores 09:30 Dragões 11:00 Violetta 12:00 Nosso Mundo13:00 Primeiro Jornal14:00 Alta Definição 14:45 Fama Show 15:15 Grande Matiné17:30 Sessão Hollywood20:00 Jornal Da Noite21:45 Coração D’Ouro 22:45 A Regra Do Jogo 23:30 Dupla Identidade 00:30 House Of Cards 01:30 Cinema03:15 Televendas

DOMINGO,2706:00 Uma Aventura 06:30 Uma Aventura 07:00 Julius Jr.07:15 Lego Ninjago 07:30 H2O 08:00 Phineas & Ferb 08:15 Phineas & Ferb 08:30 Pac-Man 09:00 Sonic Boom 09:30 Os Vingadores 10:15 Violetta 11:15 E-Especial 12:00 Vida Selvagem13:00 Primeiro Jornal14:00 Portugal Em Festa20:00 Jornal Da Noite21:45 Poderosas22:30 Peso Pesado Teen 00:45 Cinema03:00 Televendas

SEXTA-FEIRA,2706:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde 14:21 Os Nossos Dias15:58 Agora Nós 18:00 Portugal em Direto 19:10 O Preço Certo 19:56 Direito de Antena20:00 Telejornal21:00 Sexta às 9 21:51 Bem-vindos a Beirais 22:47 Nelo & Idália 23:35 Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão00:32 5 Para a Meia-Noite01:40 The Flash02:26 Janela Indiscreta VII02:59 Os Nossos Dias04:21 Televendas 05:40 BBC Terra

SÁBADO,2806:30 Zig Zag08:00 Bom Dia Portugal Fim de Semana 10:30 A Praça11:30 Agora Nós12:30 Uma Mesa Portuguesa Com Certeza... Em Portugal13:00 Jornal da Tarde14:00 Voz do Cidadão14:45 Aqui Portugal - Ponte de Lima20:00 Telejornal 20:45 Linha da Frente21:15 Donos Disto Tudo 22:30 Total Siyapa01:30 Manobras na Casa Branca03:30 Futebol: Magazine Liga dos Campeões 04:00 A Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio 05:00 Televendas 06:00 As Horas Extraordinárias

DOMINGO,2706:30 Zig Zag08:00 Bom Dia Portugal Fim de Semana10:00 Eucaristia Dominical11:00 Cuidado com a Língua!11:15 BBC Terra12:15 Animais Anónimos13:00 Jornal da Tarde 14:15 Sociedade Recreativa15:15 Arrow17:00 O Cavaleiro das Trevas Renasce20:00 Telejornal 21:30 The Voice Portugal 22:45 Hora da Sorte: Sorteio do Joker 23:30 Getaway - Em Fuga01:15 Deuses e Generais03:15 Sociedade Recreativa05:00 Televendas06:00 Manchetes 3

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO RTP 1 RTP 2 SIC TVI Farmácia de Serviço

Sexta-Feira, 27DISTRITO DE ÉVORA

ALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – CostaÉVORA - Rebocho PaisMONTEMOR-O-NOVO - FreitasMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – MisericórdiaREDONDO - Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – MartinsVENDAS NOVAS – Santos MonteiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJABEJA – Santos

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – Rosado e SilvaPORTALEGRE – Portalegrense

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – CostaSINES – Atlântico

Sábado, 28DISTRITO DE ÉVORA

ALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – CentralESTREMOZ – GodinhoÉVORA - Paços

MONTEMOR-O-NOVO - SepúlvedaMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – MisericórdiaREDONDO - Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – ModernaVENDAS NOVAS – Santos MonteiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJABEJA – J. Delgado

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – LuxPORTALEGRE – Chambel

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – CostaSINES – Atlântico

Domingo, 29DISTRITO DE ÉVORA

ÉVORA - AvóMONTEMOR-O-NOVO – Novalentejo

DISTRITO DE BEJABEJA – Fonseca

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – LuxPORTALEGRE – Esteves Abreu

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – CostaSINES – Atlântico

Tempo

Évora - Sol Máx. 18ºC Min. 8ºCBeja - Sol Máx. 18ºC Min. 9ºCPortalegre - Sol Máx. 16ºC Min. 10ºC

Sábado, 28

Évora - Sol Máx. 19ºC Min. 7ºCBeja - Sol Máx. 19ºC Min. 8ºCPortalegre - Sol Máx. 17ºC Min. 11ºCSexta-feira, 27

Évora - Sol Máx. 17ºC Min. 7ºCBeja - Sol Máx. 18ºC Min. 9ºCPortalegre - Sol Máx. 15ºC Min. 7ºC

Domingo, 29

SEXTA-FEIRA,2706:30 Diário da Manhã10:10 Você na TV!13:00 Jornal da Uma14:40 Mundo Meu16:00 A Tarde é Sua19:15 A Quinta: Diário da Tarde20:00 Jornal das 821:45 A Única Mulher 22:45 Santa Bárbara23:45 A Quinta: Extra01:00 Programa a Designar02:00 Ora Acerta03:00 Programa a Designar05:00 Sonhos Traídos

SÁBADO,2806:30 Os Mundos de Mia07:00 Os Mundos de Mia07:30 Animações09:00 I Love It 10:00 Inspetor Max13:00 Jornal da Uma14:00 Querido, Mudei a Casa!15:00 Flicka 3: Best Friends17:00 A Quinta: Fim de Semana20:00 Jornal das 821:45 A Única Mulher 22:45 A Quinta: Diário de Sábado00:00 Dupla Sedução02:00 Ora Acerta03:15 Sonhos Traídos 04:45 Televendas06:15 Os Batanetes

DOMINGO,2706:30 Os Mundos de Mia07:00 Os Mundos de Mia07:30 Animações09:00 Campeões e Detetives09:45 Querido, Mudei a Casa!10:30 Oitavo Dia11:00 Missa12:30 Câmara Exclusiva13:00 Jornal da Uma14:00 Somos Portugal20:00 Jornal das 821:45 A Quinta: Gala 00:00 A Quinta: Ligação à Casa00:45 Querido, Mudei a Casa!01:30 Programa a Designar02:30 Ora Acerta03:45 Sonhos Traídos04:30 Televendas

onfirmou-se a tendência de queda do desemprego nos três distritos alentejanos.

A recuperação foi transversal a todos os municípios da região que no final de setembro somavam 24787 pessoas desocupadas, traduzindo uma descida de 3282 face ao mês homólogo de 2014, em que o Alentejo chegou aos 28069 inscritos nos cadernos dos centros de emprego.

Os dados são revelados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e afinam pela curva dos últimos anos, onde a tendência foi sempre de decréscimo do desemprego nesta altura do ano. Comparando, por exemplo, com 2012, verifica-se que os

Alentejo recuperou 3282 empregos este anocadernos do IEFP chegaram a atingir os 31530 inscritos. Ou seja, mais 6743 pessoas sem trabalho face à realidade atual.

É provável que nos próximos meses, sobretudo até fevereiro e seguindo também os exemplos dos anos anteriores, se registe algum aumento da taxa de de-semprego, estimado em cerca de 1% já para outubro, uma vez que a região que a sazonalidade na agricultura tem um peso relevante na região, consoante as campanhas em curso, numa altura em que a restauração e hotelaria parecem ganhar maior estatuto no que concerne à ofer-ta de trabalho.

Daí que em março as ofertas de trabalho possam voltar a subir. Aliás, há dados que apontam para restaurantes e hotéis como estando hoje a criar outro tipo de emprego, com

mais exigência e qualidade, onde são pedidos mais conhecimentos. Consequências do turismo mais exigente que tem chegado à região, como vem alertando o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva.

Por concelhos com maior expresso demográfica, Évora continua a registar o número mais elevado de desemprega-dos, com um total de 2667 ins-critos no Centro de Emprego, quando há um ano chegava aos 3365 desocupados. Hoje, o de-semprego afeta em Évora 1275 homens e 1392 mulheres.

Segue-se Beja com 1842 desempregados, ainda assim, menos 44 do que em 2014, encontrando-se 850 homens e 992 mulheres sem trabalho. Já Portalegre baixou de 1191 para

1008. Também são as mulheres que têm mais dificuldade em arranjar ocupação. Há 551 inscrições femininas e 457 masculinas.

Entre os concelhos de maior dimensão no Alentejo, encontra-se ainda Elvas (1653 desempregados), Moura (1346) e Santiago do Cacém (1227), existindo ainda a curiosidade de apenas em quatro conce-lhos o desemprego atingir mais homens do que mulheres, todo eles no Norte Alentejano: Ponte de Sor, Monforte, Gavião e Cas-telo e Vide.

Segundo a fonte do IEFP, o maior volume de ofertas de em-prego voltou a ter origem nas atividades imobiliárias, adminis-trativas e de serviços de apoio, seguindo-se o comércio por grosso e a retalho, a administra-ção pública, a que se juntou o

Page 15: Ds dia 27 11 2015

15RegionalSEXTA-FEIRA , 27 DE NOVEMBRO DE 2015diário do SUL

O

No Parque Desportivo Municipal

ELVAS

n Marina Pardal

Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas, abre as suas portas ao público

hoje, sexta-feira, a partir das 14 horas, após a inauguração das obras de requalificação deste monumento nacional.

O espaço, que é inaugurado hoje, pela manhã com a pre-sença de sua Excelência o Pre-sidente da República, professor doutor Aníbal Cavaco Silva, vai funcionar de terça-feira a domin-go, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas, com entradas livres durante o mês de dezembro, nas segundas-feiras o monumento encontra-se encerrado.

Recorde-se que o monu-mento foi alvo de intervenção, ao longo de 11 meses, que se traduziu na recuperação da casa do governador, o ponto mais alto do forte, das casas dos

Forte da Graça abre ao público hojeoficiais, e restantes elementos arquitetónicos, tendo sido ainda repostas todas as cores e materiais originais do Forte e recuperadas as estruturas, nomeadamente a cisterna, a pri-são, as galerias de tiro e a capela, onde foram descobertos frescos do século XIX, também eles alvo de intervenção.

A obra foi possível no âmbito do protocolo de transferência assinado entre a Autarquia e o Governo, em 2014, de cerca de 30 prédios militares, localizados em Elvas, do Estado para o mu-nicípio, sendo o Forte da Graça o mais emblemático.

A intervenção, orçada em cerca de 6,1 milhões de euros, vai ter uma segunda fase que se traduz na adaptação do mesmo para atividades culturais, que será também, alvo de candidatu-ra a fundos comunitários.

concelho de Montemor-o-Novo ficou mais “rico” a nível desportivo

no passado sábado, com a inauguração da Pista de Atletismo e do Centro de Marcha e Corrida “Montemor a Correr”.

A cerimónia foi preenchida com várias atividades, incluin-do uma volta inaugural em que todos os presentes puderam participar, experimentando as-sim a nova pista de atletismo.

Houve também um Torneio de Pista, organizado pela Asso-ciação de Atletismo de Évora. No âmbito deste desafio, foram realizadas diferentes provas, como uma corrida de 60 me-tros (com e sem obstáculos) e

Montemor-o-Novo “ganhou” Pista de Atletismo e Centro de Marcha e Corrida

Hortênsia Menino, presidente do Município de Montemor-o-Novo.

outra de 1000 metros, estafe-tas, salto em comprimento ou triplo salto.

Seguiu-se o Challenge 3000, organizado pelo Centro de Marcha e Corrida “Montemor a Correr”. Segundo informação do Município de Montemor, “o objetivo era cumprir três quiló-metros em menos de 18,15 e 12 minutos e participaram cer-ca de 150 atletas de diferentes clubes nacionais”.

À margem do evento, a pre-sidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Hortên-sia Menino, destacou que “esta pista faz parte de uma segunda fase de intervenção do Parque Desportivo Municipal”, recor-dando que “a primeira fase, re-alizada em 2008, inclui o cam-po de relvado sintético para prática de râguebi e de futebol

e os balneários de apoio”.A autarca referiu que “esta

segunda fase consistiu na cons-trução da pista de atletismo, que faz parte de um projeto global que visa criar infraestru-turas desportivas com o objeti-vo de proporcionar melhores condições para a prática do

atletismo, que tem vindo a de-senvolver-se aqui no concelho, sobretudo, através da interven-ção de três clubes”.

Segundo Hortênsia Menino, “estamos convictos de que com estas condições que estão aqui reunidas é possível aumentar a prática desportiva e ter mais

uma infraestrutura ao dispor da população de Montemor-o-Novo e da população da própria região, porque, quer a pista, quer o campo, têm condições para se realizarem aqui iniciativas de âmbito não só concelhio, como também de âmbito regional”.

A autarca sublinhou ainda que “a pista de atletismo con-tou com um investimento de 319 mil euros”, especificando que “o projeto foi candida-tado ao InAlentejo e está em regime de ‘overbooking’, pelo que estamos a aguardar a confirmação da aprovação da

O

A Associação Eborae Mvsica promove, o XI Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, em Novembro e Dezembro, no Convento dos Remédios, em Évora, sempre às 18h00.

No dia 29 de Novem-bro o programa intitula-se “Grandes Obras de Música de Câmara” que serão inter-pretadas por dois solistas das Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Lilia Donkova no violino e Paulo Pacheco ao piano.

O programa é composto por: F. LOPES-GRAÇA - So-natina N.º 1 para violino e piano (Moderato, Lento,

non troppo, Scherzando, Allegro non troppo) ; Cl. DEBUSSY -Sonata para vio-lino e piano em Sol menor (allegro vivo, Intermède: fantasque et léger, Finale: très animé); G. FAURÉ So-nata para violino e piano N.º1 em Lá Maior, Op. 13 (Allegro molto,Andante, Allegro vivo, Allegro quasi presto)

O Ciclo visa promover eventos musicais que possam contribuir para qualificar a oferta cultural a nível do Turismo Cultu-ral. Pretende aprofundar a relação entre o património construído, neste caso a

Igreja do Convento dos Re-médios, em Évora, e a ade-quação de uma oferta mu-sical regular à fruição pelo público e à participação de grupos musicais regionais, nacionais e estrangeiros.

O Ciclo integra, os seguintes concertos e re-citais: dia 5 - Recital de Guitarra por Eurico Perei-ra; dia 13 Concerto de Natal pelo Coro Polifónico Eborae Mvsica, direção de Eduardo Martins (com a participação do Coro II do Conservatório Regional de Évora-Eborae Mvsica, dire-ção de Sandra Medeiros).

XI Ciclo de Concertos “Música do Inverno”no Convento dos Remédios

Movimento Fé e Luz de Évora assinala 20.º aniversário

A Comunidade de Évora do Movimento Fé e Luz teve início em 1995 e aproveitando este 20.º ani-versário vai promover amanhã um conjunto de iniciativas para chamar a atenção para a problemática da pessoa com deficiência.

O encontro está marcado para este sábado, às 15 horas, na Praça do Giraldo, onde vai haver animação por parte dos Gigabombos do Ima-ginário. Segue-se um espetáculo no auditório Mateus de Aranda (Rua de Raimundo), intitulado “Mergulho a pés juntos” - Dança Inclusiva pela Companhia de Dança INCLUSIVÉ. Ao longo da sessão vão ainda decor-rer várias intervenções acerca deste movimento, sem esquecer o canto e a dança, componentes essenciais para esta comunidade.

Alice Cabral e Eulália Canhão, ambas mães de pessoas com defici-ência e fundadoras da comunidade de Évora do Movimento Fé e Luz, falaram sobre o projeto.

Alice Cabral, que é também a coordenadora da comunidade de Évora, explicou que “o movimen-to nasceu em 1971, em França, e partiu de Jean Vanier, um grande pensador”.

Salientou que se trata de “um movimento ecuménico desde a sua origem em que se parte da situação das pessoas com deficiência intelec-tual e as suas famílias integrando jovens sem deficiência.

Alice Cabral disse ainda que “parte de pequenas comunidades de encontro, criando uma rede de amizade em torno destas pessoas que, em geral, não têm muitos ami-gos”, sublinhando que “não promo-

ve respostas assistenciais”.Em Évora surgiu mais tarde, em

1995, prevalecendo a mesma “mis-são”. Segundo esta responsável, “o movimento pretende abordar a questão de como se sentem as pes-soas com deficiência ao se sentirem diferentes das outras pessoas, ou seja, tem a ver com a preocupação de saber quem trata as questões da espiritualidade”.

Eulália Canhão foi uma das pessoas que assistiu ao primeiro encontro realizado em Évora, con-fessando que “gostei bastante desta partilha desde o início, sobretudo porque vi a maneira como tratavam a minha filha, por isso envolvi-me e começámos a fazer os encontros”.

De acordo com esta mãe, “os encontros acontecem no segundo sábado de cada mês, às 15 horas, na Junta de Freguesia do Bacelo”.

n Marina Pardal

Page 16: Ds dia 27 11 2015

Solidariedade

Pub.

ANO: 46.º NÚMERO: 12.658 PVP: 0,75€ SEXTA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO DE 2015

No passado dia 25 de Novembro, o Gerente da TycoElectronics, Peter Bodri, efectuou, em representação da empresa, um donativo a favor da Associação dos Bombeiros Volun-tários de Évora, para auxílio na aquisição de uma viatura especial de combate a incêndios e situações de emergência.

Peter Bodri, aquando da entrega do dona-tivo, frisou a importância dos Bombeiros na cidade de Évora, e sublinhou o espirito de cooperação necessário entre os Bombeiros e a empresa. “Este donativo representa um reforço da cooperação existente entre as duas entidades e uma forma da empresa ajudar esta importante instituição do concelho de Évora que presta um relevante serviço de auxílio à população do concelho”, referiu o responsável pelaTycoElectronics.

O Presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários, João Inverno, agradeceu o donativo recebido que classifi-cou como “precioso” para o financiamento da viatura em causa, e reforçou a disponibilidade da instituição que dirige “em tudo o que a TycoElectronics necessitar, independente-mente do donativo recebido”.

O Comandante dos Bombeiros, Rogério Santos, fez uma explicação do funcionamento da nova viatura, que já está a apta a funcionar em situações de emergência.

A TycoElectronics é a maior empresa do concelho de Évora, empregando cerca

de 1700 trabalhadores em três instalações fabris localizada na cidade. A empresa fabrica principalmente relés, tanto para a indústria automóvel como para a indústria de teleco-municações, bem como sensores de ângulo que estão presentes na indústria aeronáutica. Os produtos fabricados em Évora abastecem outras fábricas no mundo inteiro, sendo exportada praticamente a totalidade da pro-dução aqui realizada.

TycoElectronics entrega donativoaos Bombeiros Voluntários de Évora

Os membros do XXI Governo chegaram ontem ao Palácio da Ajuda, em Lisboa, para a tomada de posse com palavras de entusiasmo, positivismo, compromisso e convicção para a próxima legislatura.

A nova ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, foi o primeiro elemento do novo executivo, liderado pelo socia-lista António Costa, a chegar ao Palácio da Ajuda, seguindo-se os restantes ministros e secre-tários de Estado, bem como os elementos do Governo PSD/CDS-PP cessante.

À entrada para a cerimónia, o novo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, disse aos jornalistas, em poucas palavras, que “vai ser muito interessante, estimulante e vai tudo correr bem”.

O secretário de Estado das Comunidades, José Luis Car-

Novos membros chegaram ao Palácioda Ajuda entusiasmados

neiro, foi o governante que mais se alongou, esperando que “seja possível responder à defesa do interesse público e à salvaguarda do interesse do país”.

“No meu caso em concreto estou muito preocupado com a expectativa e com a esperança das comunidades emigrantes porque é para elas que vamos tra-balhar, não apenas para aquelas que já estão há muitas décadas na emigração, mas aquelas que são as novas gerações que esperam da nossa parte uma palavra de estímulo, de incentivo e de con-fiança”, disse aos jornalistas.

Dos ministros cessantes ape-nas falaram aos jornalistas o da Saúde, Fernando Leal da Costa, e o da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

Leal da Costa manifestou o desejo de que a pasta “esteja bem entregue”, referindo-se ao novo ministro, Adalberto Cam-pos Fernandes, antecipando que “mais tarde os portugueses julgarão”.

“É muito importante conti-nuar uma lógica de recuperação do país, do emprego e dos ren-dimentos, é a grande dificuldade do país”, disse, por sua vez, Pedro

Mota Soares.A pasta dos Negócios Estran-

geiros partilhou o mesmo carro, quando o ministro cessante, Rui Machete, e o empossado, Augusto Santos Silva, chegaram ao Palácio da Ajuda na mesma viatura.

No acesso à entrada onde decorre a cerimónia, Assunção Cristas, que ontem deixou a tutela da Agricultura, cumpri-mentou a equipa que vai assumir a Defesa, o ministro Azeredo Lopes e o secretário de Estado Marcos Perestrello.

O primeiro-ministro empos-sado, António Costa, chegou acompanhado pela família, e disse apenas “até já” perante as muitas perguntas dos jornalistas, seguido de imediato pelo pri-meiro-ministro cessante, Pedro Passos Coelho.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, chegou cinco minutos depois da hora protocolar, às 15:55.

Cinquenta e três dias depois das eleições de 04 de outubro, o XXI Governo Constitucional liderado por António Costa tomou ontem posse, sucedendo ao executivo de coligação PSD/CDS-PP que esteve apenas 28 dias em funções.