ds dia 02 12 2015

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUARTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO DE 2015 ANO: 46.º NÚMERO: 12.661 Arte Chocalheira como Património Cultural Imaterial classifica UNESCO Os chocalhos e os esquilinhos fizeram-se ouvir, ontem, dia 1 de dezembro, na 10.ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Unesco, a decorrer em Windhoek, na Namíbia, até sexta-feira, dia 4. A arte chocalheira conseguiu o título de Património da Humanidade, juntando-se aos três selos já existentes na região Alentejo. .... ÚLTIMA PÁG. .... PÁG. 2 Hospital de Évora com projetos nas áreas da violência doméstica e de mães toxicodependentes Encontro Nacional de Enfermagem em Pediatria teve lugar em Évora .... PÁG. 5 Ensino Concurso para delegado de educação no Alentejo foi anulado Possibilitar a reflexão sobre temáticas que estão na ordem do dia, como os maus tratos infantis, a promoção da saúde e prevenção do doente foram os objetivos da realização da sexta edição do Encontro Nacional de Enfermagem em Pediatria que decorreu, na cidade de Évora, na passada semana. De acordo com o enfermeiro diretor do HESE, esta unidade hospitalar tem desenvolvido alguns projetos, nomeadamente o apoio a mães grávidas toxicodependentes, bem como a casos de violência doméstica ao nível da urgência pediátrica. Hospital do Espírito Santo de Évora e ACES AC Projecto pretende acelerar diagnóstico e tratamento do cancro colorretal .... PÁG. 6

Upload: diario-do-sul

Post on 24-Jul-2016

251 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - 02 de Dezembro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 02 12 2015

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUARTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO DE 2015

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.661

Arte Chocalheiracomo Património Cultural Imaterial

classificaUNESCO

Os chocalhos e os esquilinhos fizeram-se ouvir, ontem, dia 1 de dezembro, na 10.ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Unesco, a decorrer em Windhoek, na Namíbia, até sexta-feira, dia 4. A arte chocalheira conseguiu o título de Património da Humanidade, juntando-se aos três selos já existentes na região Alentejo.

.... ÚLTIMA PÁG.

.... PÁG. 2

Hospital de Évora com projetosnas áreas da violência domésticae de mães toxicodependentes

Encontro Nacional de Enfermagem em Pediatria teve lugar em Évora

.... PÁG. 5

EnsinoConcurso

paradelegado

de educaçãono Alentejofoi anulado

Possibilitar a reflexão sobre temáticas que estão na ordem do dia, como os maus tratos infantis, a promoção da saúde e prevenção do doente foram os objetivos da realização da sexta edição do Encontro Nacional de Enfermagem em Pediatria que decorreu, na cidade de Évora, na passada semana. De acordo com o enfermeiro diretor do HESE, esta unidade hospitalar tem desenvolvido alguns projetos, nomeadamente o apoio a mães grávidas toxicodependentes, bem como a casos de violência doméstica ao nível da urgência pediátrica.

Hospitaldo Espírito Santode Évorae ACES AC

Projecto pretende acelerar diagnósticoe tratamento do cancro colorretal .... PÁG. 6

Page 2: Ds dia 02 12 2015

2 Tema de AberturaQUARTA-FEIRA , 2 DE DEZEMBRO DE 2015 diário do SUL

n Maria Antónia Zacarias

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

HOMENAGEM

Ricardo GalhardasMuitos anos dirigente sindi-calista da CGTP-IN no distrito de Évora, vive em Évora desde sempre.

Um leitor alertava-nos um destes dias para os inúmeros erros que têm sido feitos a nível do Estado em Portugal nos últimos 30 anos. E, esclarecia que os sucessivos escândalos de corrupção pública nascem desses erros.

Dantes os Ministérios tratavam directamente de todos os negócios de Estado da sua área. Tinham técnicos e juristas e os concursos eram feitos nesses Ministérios.

Mas foram inventadas ramifi cações desses orgãos de Estado chamando-lhe Institutos ou Empresas de Compras.

E isso foi a porta aberta a milhentas negociatas porque escapam ao Tribunal de Contas e a necessárias fi scalizações ou inspecções.

Lemos todos os dias as suspeitas que são levadas à Justiça em dezenas de casos que roubam ao Estado milhões de euros e dão origem a milhentas falcatruas.

Se voltassem a ser parte integrante dos Ministérios e abolidas todos os Institutos e Empresas acabava-se a suspeição e o Estado teria transparência.

A continuar-se nestes moldes inspectores policiais e Procuradores de Justiça terão que ser multiplicados.

Só o que preocupa é ninguém levantar estas questões no lugar próprio que é a Assembleia da República. Por obediência partidária?

Fotos Exclusivas

P

Encontro Nacional de Enfermagem em Pediatria realizou-se em Évora

Hospital de Évora desenvolve projetos nas áreas da violência domésticae de mães toxicodependentes

ossibilitar a refl exão sobre temáticas que estão na ordem do dia, como os maus tratos infantis, a promoção da saúde e prevenção do doente foram os

objetivos da realização da sexta edição do Encontro Nacional de Enfermagem em Pediatria que decorreu, na cidade de Évora, na passada semana. De acordo com o enfermeiro diretor do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), esta unidade hospitalar tem desenvolvido alguns projetos, nomeadamente o apoio a mães grávidas toxicodependentes, bem como a casos de violência doméstica ao nível da urgência pediátrica.

José Chora explicou que este encontro, subordinado ao tema “Novos Cenários em Pediatria”, “foi um evento transversal que percorre desde a promoção da saúde e prevenção da doente passando pela recuperação e reinserção social”. O enfermeiro diretor do HESE adiantou que assuntos como: recursos de suporte de parentalidade nas organizações de saúde e nas equipas de suporte na comunidade e testemunho de famílias; os rostos da parentalidade através de testemunhos de organizações de suporte crianças e mulheres; o cenário da era digital onde foram apresentados os riscos reais das ferramentas informáticas e os

cuidados paliativos de enfermagem em situações crónicas “são importantes para refl etir e defi nir estratégias de como atuar”.

Uma ideia reiterada por João Fernandes, presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros. “Os objetivos destas iniciativas são sempre ir ao encontro de necessidades formativas dos enfermeiros, proporcionar espaços de partilha de experiências, de conhecimentos, de estudos realizados por enfermeiros, proporcionar oportunidades de discussão e, no fundo, contribuir para o desenvolvimento profi ssional destes profi ssionais de saúde”, justifi cou.

Valias de enfermeiros especialistasem saúde infantile pediátrica

De acordo com o enfermeiro diretor do HESE, o hospital tem enfermeiros com preparação técnica, científi ca e relacional. “Poderemos dizer que 75 por cento dos enfermeiros que trabalham na área pediátrica são especialistas, alguns diferenciaram-se mais nalgumas áreas, algumas mais específi cas, mas têm a formação dirigida para a área da saúde infantil e pediátrica”, sublinhou.

Neste sentido anunciou que têm sido desenvolvidos alguns projetos, nomeadamente o apoio a mães grávidas toxicodependentes, em termos do acompanhamento da saúde e do bem-estar da mãe, mas também do recém-nascido. Um outro projeto diz respeito à violência doméstica “em que a nível da urgência pediátrica, todas estas situações são identifi cadas, sinalizadas, trabalhadas dentro do hospital e entre o hospital e outras entidades em termos comunitários”.

José Chora sustentou que o hospital não analisa as coisas de uma forma isolada, “mas em rede e em cooperação porque só, assim, deste modo, é que conseguimos dar resposta às necessidades das crianças, atendendo que também existe na sociedade algumas difi culdades em termos sociais para tentar encobrir estas situações”.

(...)A continuar-se nestes moldes

inspectores policiais e

Procuradores de Justiça terão que

ser multiplicados.(...)

Page 3: Ds dia 02 12 2015

3RegionalQUARTA-FEIRA , 2 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

Pub.

Pub.

Dadores de Sangue de Évora

Arena de Évora abriu portas para receber “Revista à Portuguesa”

Foi no passado dia 28 de Novembro que se realizou na Arena de Évora, um espectáculo teatral denominado “Juntos em Revista”.

Marina Mota, Carlos Cunha e seus acom-panhantes ofereceram ao número razoável de presentes, uma noite bem divertida.

O evento organizado pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Distrito de Évora, teve em vista a angariação de fun-dos para ajudar a conclusão, já avançada do novo edifício sede da Associação.

O mesmo só foi possível com a colabo-ração das seguintes entidades: Câmara Municipal de Évora; Eng. Pedro Fer-nandes - Equipamentos médicos; Marco

de Camillis; Bombeiros Voluntários de Évora; Diário do Sul e Rádio Telefonia do Alentejo; Hotel do Espinheiro; Publiplanície; Agrovi-sul; Rancho Folclórico “Flor do Alto Alentejo”; Bolero; Securitas; Res-taurante “A Gruta”.

A todos, a Associação de Dadores de Sangue de Évora agradece

penhoradamente a sua disponibilidade.

Aproveitando a oportunidade com vista à época natalícia que se aproxima, a Direcção envia a todos os dadores, suas famílias bem como a todos os associados, os mais sinceros votos de um Bom Natal e um Próspero Ano Novo.

A Direcção,

A peça de teatro intitulada de “Reforma Agrária. 40 anos. 3 Vozes do Teatro” está em cena dia 7 de Dezembro em S. Pedro da Gafanhoeira, freguesia do concelho de Arraiolos.

O teatro que acontece na Sociedade Recreativa, às 21h30, tem o guião e ence-

nação de Luís Varela e a dar voz à peça estão 3 actores, os quais Álvaro Côrte-Real, Rosário Gonzaga e Victor Zam-bujo.

A peça baseia-se num conjunto de documentos, como entrevistas ou discur-sos de partidos políticos, e nas memórias

daquilo que estes actores viveram no teatro no Centro Cultural de Évora durante os anos da Reforma Agrária.

A organização pertence à Câmara Municipal de Arraiolos com o apoio da Sociedade Recreativa de S. Pedro da Gafanhoeira.

“Reforma Agrária. 40 anos. 3 vozes do teatro” em cena em S. Pedro da Gafanhoeira

No dia 27 de novembro de 2015 a turma do 1º ano A e B deslocou-se a Lisboa no âmbito de uma visita de estudo ao Musical Branca de Neve.

A acompanhar estavam as professo-ras titulares, professora Jainete Mas-

suça e professora Cristina Ninhos que contaram com a ajuda da professora Helena Pepe e da auxiliar Margarida Pedrosa.

Os alunos estavam emocionados e muito satisfeitos com o espetáculo. O

ambiente que se viveu foi de grande intensidade e emoção, uma vez que a rainha má estava muito bem carateri-zada e a história da Branca de Neve muito bem construída com persona-gens fantásticos e vozes de encantar.

Colégio Salesianos Évora realiza visita de estudo ao Musical Branca de Neve – Lisboa

Mora vai promover, no próximo sábado, o seu primeiro desfile de Pais Natais em motas e motorizadas, que vai percorrer várias freguesias do concelho, informou a câmara.

A parada de motas e motorizadas vai começar às 09:00, na Casa das Associações, em Mora, no distrito de Évora, rumando, depois, a outras freguesias do concelho, como Brotas, Pavia e Cabeção.

O desfile, promovido pelo Grupo Motard Clássicas de Mora e pelo grupo Moto Escaravelhos, vai terminar com um almoço, às 13:30, no mesmo local da partida.

MORA: Pais Natais “trocam” trenós por motas em desfile

Page 4: Ds dia 02 12 2015

diário do SUL4 OpiniãoQUARTA-FEIRA , 2 DE DEZEMBRO DE 2015

ELVAS

Pub.

CENTRO CLÍNICODE ÉVORA, LDA

R. Stª. Catarina - Edifício Santa Catarina - Escritório n.º 67000-516 ÉVORA - Telef.: 266 749 840 - Fax.: 266 749 849

Dr.ª Deonilde Cabral- Clínica GeralDr. Francisco Martins- UrologistaDr.ª Clara Rosa- PsiquiatraDr.ª Margarida Crujo- PedopsiquiatraDr. Aires Ramos- Medicina Interna

Dr. António Daskalos - PsiquiatraProf. Dr.ª Sofia Tavares - Psicóloga ClínicaDr.ª Teresa Oliveira e Castro- PediatraDr. Pedro Santos - NutricionistaDr.ª Marisa Carriço - Terapêuta da Fala

Pub.

Tomou posse na passada 6ª.feira, o XXI governo constitucional for-mado pelo partido socialista, com o apoio da esquerda. Apesar de ter sido derrotado, António Costa chegou, finalmente ao poder, 53 dias após as eleições legislativas do passado dia 5 de Outubro.

Para além do 1º.Ministro, este governo conta ainda com 17 Mi-nistros e 41 Secretários de Estado, sendo a maioria originária do Parti-do Socialista, como era de esperar. Mas, este novo governo é também familiar!

Pela primeira vez, na democracia portuguesa, sentar-se-ão num Con-selho de Ministros marido e mulher. É o caso de Eduardo Cabrita e Ana Paula Vitorino, ele designado Minis-tro-adjunto de António Costa e ela Ministra do Mar.

Para além de se poder discutir se tal opção é mais ou menos correta ou, eticamente reprovável, há que dizer que, objectivamente, não vem nenhum mal ao mundo! Aliás, a éti-ca é hoje coisa rara em Portugal.

Mas, compreende-se mal tanta familiaridade. Até poderá parece que este governo foi constituído para “defender” a família. Nada disso.

Este XXI governo constitucional, do partido socialista, apoiado pela esquerda, é um governo consti-tuído por um núcleo de políticos experientes, prontos para resistir, de acordo com as dificuldades espe-radas, decorrente da frágil coligação que o apoia.

Há também ministros debu-tantes, os quais apresentam, aliás, excelentes currículos profissionais,

A FAMÍLIA SOCIALISTANotaSoltas

n Carlos d’Almeida

que bem poderão substituir, com vantagem, os vícios da política. A ver vamos. “Deixem-nos trabalhar”!

É certo que, a situação política está agora mais estável. Mas, nin-guém pode prever o que aí virá. E, muito menos poderá antecipar-se o prazo de validade desta “troika” doméstica que, apenas, chega ao poder, pela simples circunstância de que o Presidente da República, por força da constituição, não tem, pre-sentemente, poder de dissolução!

Como é sabido, os documentos, subscritos unilateralmente, entre o PS, por um lado, e o PCP e o BE, por outro lado, não constituem um verdadeiro “acordo” tripartido de apoio ao governo socialista.

Na verdade, aquilo a que as partes se comprometem, é mesmo muito pouco. E, está muito longe de ser um acordo conjunto de suporte do governo na assembleia da república.

Com efeito, o PS, o PCP e o BE, limitaram-se, apenas, a subscrever um entendimento mínimo, com o propósito expresso de derrubar a coligação PSD/CDS. Quanto à go-vernação, limitam-se analisar “em exame comum” as matérias acorda-das que entram nos orçamentos. E a discutir em reuniões bilaterais mo-ções de censura e outros assuntos da governação.

Pelo que, não surpreende, assim, que a proposta de lei recentemente apresentada pelo PS, para a reposi-ção da sobretaxa especial do IRS, te-nha sido remetida para a aprovação na especialidade, uma vez que ainda não há acordo nesta matéria.

É assim a família socialista. Uma esquerda para lamentar a caminho do socialismo! Compreende-se, agora, melhor a manifestação pro-movida pela CGTP de Arménio Car-los, contra estre governo socialista, pedindo a sua demissão, no próprio dia em que ele tomou posse.

O presente texto foi elaborado segundo as regras do anterior acor-do ortográfico.

n Diamantino Dias

A FACE OCULTA

Bravo [email protected]

Depois de umas eleições legislativas e mais de 50 dias de expectativa, de um governo que não chegou a sê-lo, de muitas reuniões entre o Presidente da República e muitas instituições e personalidades e de muitas hesi-tações, Portugal tem, finalmente, um Governo que parece ter reu-nidas as condições para governar. Nos tempos que correm, não é de menosprezar…

O CAMINHO É PARA A FRENTE!No presente, o melhor ca-minho é andarmos para a frente e tudo fazermos para termos o passo certo e não deixarmos ninguém para trás.Assim sendo, o que se exige

ao atual governo é que governe e bem, de preferência. À atual oposição parlamentar, pede-se que seja competente, no seu papel de fiscalização e escrutínio da ação governativa e de constru-ção de uma alternativa credível. Aos Presidentes da República e da Assembleia da República, agradece-se uma postura mais institucional e de concertação e de construção de consensos. Aos parlamentares, exige-se uma postura de responsabilidade e compromisso, na defesa das po-pulações que os elegeram, na sua ação legislativa e de fiscalização do Governo. Por outras palavras,

o que todos os portugueses pe-dem aos nossos responsáveis po-líticos é trabalho sério e dedicado, sempre na defesa do interesse nacional e focado na resolução dos problemas das pessoas, suas famílias e empresas.

Portugal tem vivido momentos muito duros, em consequência do processo de ajustamento financei-ro que tem vindo a fazer, após o plano de resgate a que foi sujeito. O caminho ainda não terminou e qualquer passo em falso ditará um recuo inadmissível, porque injusto e penalizador. Penso que todos concordaremos que poderá ser possível (ainda que muito di-fícil) realizar um equilíbrio justo

entre o rigor financeiro, que per-mita ter as contas do país em dia e alguma folga orçamental, que permita que as pessoas possam viver um pouco melhor. Foi isso que foi prometido e é isso que será avaliado.

No presente, o melhor cami-nho é andarmos para a frente e tudo fazermos para termos o passo certo e não deixarmos nin-guém para trás. O povo, quando voltar às urnas (seja lá quando for), avaliará o caminho percor-rido e fará o seu juízo de valor, como sempre aconteceu. É assim, a Democracia!

As forças da direitatudo fizeram para suspender a demo-cracia, não respeitar o voto dos portugueses e a sua vontade, expressa nas urnas no passado dia 4 de Outubro. As manobras forma muitas, a baixa política de alguns e as birras de outros, tive-ram de se vergar à força do povo e ser cumprida a Constituição da República. Mesmo quem devia dar o exemplo em cumprir e fazer cumprir a Constituição, tudo fez para, mais uma vez, a desrespeitar como tem feito ao longo dos anos e mesmo na tomada de posse do governo não deixou de usar um tom ameaçador que em nada dignifica a função que exerce, mas que também não intimida os revolucionários consequentes que sabem a importância que

TUDO FIZERAM PARA SUSPENDER A DEMOCRACIAtem para os trabalhadores e para o povo e o significado de afastar a direita do poder. Quando se fizer o filme completo destes 50 dias da artificial crise política mantida pelo Presidente da República, fica-rá muito claro que o objectivo era manter de forma artificial a direita no poder, para dar continuidade à criminosa política contra os traba-lhadores e as populações.

A direita personificada no PSD/CDS-PP vai dando mostras de exacerbado ressabiamento e mau perder, mantém uma despudora-da campanha mistificadora com claros propósitos de desestabi-lização geral, interna e externa, visando criar dificuldades a uma política que vise inverter a sua política de regressão social e empobrecimento nacional. Esta ofensiva da direita tem expressão, nas afirmações feitas por comen-tadores e alguns jornalistas dessas áreas politicas, bem como em ac-tos de desespero e na expressão pública do seu candidato presi-dencial. Nas declarações de ódio à democracia têm ainda particular

significado as declarações de Pau-lo Portas, furibundo, incapaz de disfarçar uma sede de vingança, falando em seu nome e dos seus aliados no PSD, com um silêncio deste último.

Estamos pois perante um momento importante que exige informação, acção e luta como a que aconteceu no passado dia 28 de Novembro, mas também na exigência de se encontrarem so-luções para muitas carências que existem nas nossas vilas e aldeias. Existe na verdade uma profunda aspiração dos trabalhadores e do povo a uma vida melhor. A possi-bilidade agora aberta gera expec-tativas de dar passos, limitados, é certo, mas nem por isso pouco importantes, de adoptar uma trajectória que inverta o rumo de

declínio imposto nos últimos qua-tro anos que não pode nem deve ser desperdiçada. As populações do distrito de Évora e do Alentejo certamente que se inserem no grupo dos que acreditam que temos pela frente uma batalha-exigente, juntam a sua voz aos que lutam por um Portugal com futuro – o Portugal dos valores de Abril – dos valores da liberdade, da democracia, da igualdade e justiça social, do desenvolvimen-to e da participação política. Os democratas e patriotas devem convergir e tomar parte activa nas importantes iniciativas e desafios que temos pela frente, para que em conjunto possamos contribuir para resolver os problemas con-cretos dos trabalhadores, do povo da região e do País.

REGIONAL

O Forte da Graça, em Elvas, registou mais de dois mil visitantes nos primeiros dias de portas abertas, entre a tarde de sexta-feira e domingo, após a inauguração das obras de requalificação, informou o município.

“Com uma presença muito significativa de visitantes espanhóis, atingindo cerca de 40 por cento das entradas, quem procurou o Forte da Graça, no passado fim de semana, admirou a dimensão do monumento, a sua recuperação e a vista que se desfruta em especial em dias de boa visibilidade”, realçou a autarquia.

A Câmara Municipal de Elvas decidiu, entretanto, alargar o horário de visitas, que passa a ser de terça-feira a domingo, entre as 10:00 e as 17:00.

Mais de 2.000 visitantes em três dias no Forte da Graça de Elvas

Page 5: Ds dia 02 12 2015

concurso público para seleção do delegado regional de Educação

do Alentejo foi anulado, tendo sido provada a existência de vícios na escolha do candidato, que, dez meses depois de ter ocupado o cargo, vai agora ter que cessar funções. É o que determina o despacho assinado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Educativo e da Administração Escolar que esteve em funções até à semana passada, sublinhando o que já tinham sido os entendimentos do Provedor de Justiça e da Secretaria Geral do Ministério da Educação.

Uma decisão que vem dar razão a Maria Reina Martim, a ex-delegada regional da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares da Direção de Serviços da Região Alentejo, que ficou de fora do concurso – que acabaria por conduzir no cargo Manuel Maria Barroso - apesar de ter uma

5RegionalQUARTA-FEIRA , 2 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

Foto - Google Earth

n Roberto Dores

Pub.

O

Tutela confirma irregularidades

Concurso para delegado de educaçãono Alentejo foi anulado

justificação médica após um acidente de viação.

“Faltei à entrevista, mas nem esperaram que eu apresentasse a justificação”, recorda Maria Reina Martim, garantindo que o concurso “encerrou à pressa às 19.00 horas e escreveram que eu, efetivamente, pedi para avisar que estava a faltar e que enviaria justificação, mas consideraram logo que a justificação era não atendível. Isto, mesmo sem conhecerem a justificação”, acrescenta, tendo entregue o documento nos respetivos serviços depois das 21.00 horas quando saiu do hospital.

Maria Reina sublinha que não entrou neste processo para correr atrás de lugares, mas que apenas reclama “transparência”. Recorde-se que já em setembro o Provedor de Justiça considerou existirem irregularidades no procedimento marcado por um rol de polémicas, enquanto o ex-secretário de estado José Pereira Santos

escreveu o seguinte no despacho a que o “Diário do Sul” teve acesso: “Determino a anulação do Procedimento Concursal para a Seleção dos Delegados Regionais de Educação do Centro, Atlentejo e Algarve, nos termos do nº 1 do artigo 163º do CPA”.

Uma decisão que surgiu na sequência de recursos hierárquicos interpostos ao ex-ministro da Educação, Nuno Crato, por Maria Reina Martins e por outros dois candidatos não selecionados no Algarve e Centro.

O diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, que foi presidente do júri, recusa comentar este assunto, desconhecendo-se, para já, o que se segue em termos de gestão deste dossiê, onde Maria Reina Martin contestou várias irregularidades, como a alegada alteração das grelhas de pontuação com o concurso já aberto e candidaturas enviadas.

“Os critérios não estavam clarificados e até fizeram duas atas ao mesmo tempo, no mesmo dia e à mesma hora, para alteração da grelha de avaliação das entrevistas para avaliação dos currículos dos candidatos do Alentejo. Em nenhum sítio se fazem duas atas ao mesmo tempo com dois assuntos diferentes”, insiste, pedindo responsabilidade ao presidente do júri. “Espero que a Secretaria Geral já o tenha feito e que o delegado regional tenha cessado funções, porque o

despacho do secretário de estado é para anular concurso”, acrescenta.

Já há dois meses, o Provedor de Justiça tinha dado razão às queixas apresentadas pelos candidatos que não foram escolhidos e que desde o início questionaram métodos de avaliação, prazos e ainda a constituição do júri. A provedora-adjunta Helena Vera-Cruz Pinto escreveu no ofício enviado ao Ministério da Educação e Ciência que nenhum dos membros do júri

foi “designado por estabelecimento de ensino de nível superior”, como determina a lei.

O Provedor de Justiça classificou como “muito duvidosa a validade da exclusão dos candidatos que não obtiveram classificação positiva em sede de avaliação curricular”. Argumentos que levaram a provedora-adjunta a sublinhar que “os vícios identificados são suscetíveis de fundamentar a anulação dos atos adotados”.

Page 6: Ds dia 02 12 2015

Evento vai decorrer em Tróia, no dia 2 de abril de 2016

Portalegre

diário do SUL6 RegionalQUARTA-FEIRA , 2 DE DEZEMBRO DE 2015

n Marina Pardal

Pub.

Mais poder local, mais democracia, melhor Alentejo” é o mote para

o congresso que o movimento AMAlentejo vai organizar no dia 2 de abril de 2016.

A iniciativa vai ter lugar no Centro de Conferências em Tróia, no concelho de Grândola, e o objetivo é juntar atuais e antigos autarcas, dirigentes de instituições científicas, empre-sariais, sindicais, de associações e clubes, bem como escritores, atores, músicos e outros artistas e ainda personalidades de diver-sas áreas que “vivem, trabalham ou simplesmente amam o Alen-tejo”.

O foco do evento vai ser a regionalização, vista pelo

Regionalização e poder local vão estar em destaque no congresso do AMAlentejoAMAlentejo como uma questão “decisiva para o país e para a região”.

António Ceia da Silva, presi-dente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e membro da Comissão Dinami-zadora do AMAlentejo, foi um dos oradores na sessão realiza-da em Évora para apresentação do congresso, sendo que essa divulgação também aconteceu em Grândola, Beja e Portalegre.

De acordo com Ceia da Silva, “o tema do poder local e das autarquias locais como agentes de desenvolvimento vai ser dis-cutido no congresso”.

A par disso, vão estar em des-taque “as regiões administrativas e o poder local”, disse o mesmo responsável, recordando que “é altura de começarmos a falar de cumprir a Constituição e

lembrar que as regiões adminis-trativas, que são um dos pilares do poder local inscrito na Cons-tituição, foram aprovadas por unanimidade pela Assembleia da República”.

A outra temática do congres-so vai incidir sobre “a regiona-lização, sendo apresentadas experiências que existem na Europa, nomeadamente em Espanha e França, daquilo que a

regionalização significou em ter-mos de desenvolvimento para as respetivas regiões”, frisou.

Ceia da Silva constatou que “Portugal é dos poucos países da Europa que não tem um poder regional democrático”, sublinhando que “gostaríamos que a Assembleia da República cumprisse a Constituição, já lá vão 40 anos, e aprovasse por unanimidade esta questão do poder regional porque é bom para o país”.

Durante a sessão, José Soeiro, também membro da Comissão Dinamizadora do AMAlentejo, realçou que “os ob-jetivos deste movimento passam pela defesa do desenvolvimento económico e social do Alentejo, bem como a defesa do poder local democrático, em toda a sua dimensão, na medida em que nós já temos as freguesias e os municípios, mas também a regionalização faz parte do poder local democrático e esta continua por cumprir na Cons-tituição”.

Segundo o mesmo responsá-vel, “o AMAlentejo é um movi-mento plural e suprapartidiário, aberto à participação de todos, com o objetivo de reunir pes-soas que se preocupam com a situação que vivemos no Alente-jo e que querem contribuir para superar as dificuldades”.

Apesar de já ter sido apresen-tado no passado mês de maio, só agora é que os dinamizadores estão a fazer a sua divulgação. “Não quisemos envolver-nos, propositadamente, no período de campanha eleitoral e, por isso, decidimos não desenvolver atividade durante essa altura”, justificam.

À margem do evento, Hor-tênsia Menino, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), onde decorreu a sessão em Évora, evi-denciou que “sendo o AMAlen-tejo um movimento pela defesa e desenvolvimento do Alentejo naturalmente que nos associ-ámos e estamos disponíveis para podermos colaborar e para podermos reforçar o trabalho que todas as entidades coletivas podem fazer pela região”.

Por sua vez, Ana Paula Amen-doeira, diretora regional de Cul-tura do Alentejo e que também integra a comissão promotora, considerou como “muito im-portante que o Alentejo tenha uma autonomia e uma capacida-de maior de decisão em relação ao seu futuro”, focando sobre-tudo a área em que tem mais intervenção, que é a cultura. Na sua opinião, “somos claramente uma região discriminada negati-vamente no que diz respeito à cultura”.

Projecto em Évora quer acelerar diagnóstico e tratamento do cancro colorretals doentes de Évora com cancro colorretal vão ter um diagnóstico

e tratamento mais rápidos, graças a um novo projeto do Hospital do Espírito Santo e do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central.

Designado “Prioridade à vida no cancro colorretal”, este pro-jeto na área da oncologia tem como objetivo melhorar o acompanhamento do doente, residente na área do Agrupa-mento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES AC), desde o diagnóstico até

ao tratamento.O objetivo, explicou ontem à

agência Lusa a diretora-execu-tiva do ACES AC, Teresa Caldas Almeida, é “permitir ganhos de saúde para o doente, dimi-nuindo os tempos de espera e melhorando o acesso aos cuidados de saúde”.

“Pretendemos melhorar a articulação entre os cuida-dos de Saúde primários e os cuidados hospitalares, fazer a integração dos cuidados e ter ganhos de saúde que se pre-tendem altamente substantivos para o doente”, frisou.

A iniciativa, que deverá

começar a ser implementada no terreno “no início do próximo ano”, segundo a responsável, dirige-se “aos doentes que já têm sintomas” de cancro colorretal, situação em que “é preciso agir rapidamente”.

“Os pontos-chave são evitar atrasos por parte do doente na procura do seu médico de família e, depois, no envio do doente pelo médico de família para o hospital”, salientou.

Segundo a diretora-execu-tiva do ACES AC, o Alentejo possui “uma prevalência muito elevada de cancro color-retal, superior à do país e à

da Europa” e, no que respeita ao combate a esta doença, diagnóstico e o tratamento precoces desempenham um importante papel.

“Está mais do que provado que, no caso do cancro color-retal, se for apanhado a tempo e horas a intervenção tem uma eficácia muito grande, por isso, temos que apanhar os doentes muito precocemente”, frisou.

O projeto contempla a existência de “uma folha de notação, construída entre os cuidados de Saúde primários e os hospitalares, com os dados clínicos do doente e que vai

priorizar o acesso deste aos cuidados”, explicou a médica.

“De acordo com determi-nados sintomas que o doente apresentar, assim se vai deter-minar quais são os doentes que têm de fazer rapidamente uma colonoscopia, que se pretende que seja respondida pelo hospi-tal no prazo de 30 dias”, indicou Teresa Caldas Almeida.

Também no âmbito do projeto, continuou, consoante o resultado da colonoscopia e se existir uma lesão suspeita, está previsto que o hospital dê resposta ao nível da cirurgia “no prazo de 15 dias”.

O projeto vai igualmente “melhorar a informação” sobre este tipo de cancro, sen-sibilizando “todas as pessoas na comunidade que possam aju-dar a alertar e a encaminhar o doente, mal aparecem sintomas ou suspeitas”, nomeadamente farmácias comunitárias ou Instituições Particulares de Solidariedade Social.

A iniciativa, que tem o apoio da Novartis e da Universidade Nova, vai ser apresentada ofi-cialmente a 10 de dezembro, numa conferência sobre boas práticas de governação clínica, em Lisboa.

O

Ontem dia 1 de Dezembro a Histórica Banda Euterpe de Porta-legre faz 155 anos ao serviço da musica e da cultura. A Banda foi fundada em 1860 e como complemento no Centro de Artes do Es-pectáculo assinala-se também 50 Anos de Canções 155º Aniversário da Sociedade Musical EUTERPE, Recorda-se que em 1964, António Calvário vencia o Grande Prémio TV da Canção Portuguesa, com a canção “Oração”, tornando-se no primeiro representante português no Festival Eurovisão. Desde então, foram cinquenta as edições de um evento que, entre vencedores e vencidos, trouxe a público can-ções fantásticas, que acabariam por tornar-se símbolos de um país.

Banda Euterpe 155 anos ao serviçoda música e da cultura

n João Trindade

Page 7: Ds dia 02 12 2015

7RegionalQUARTA-FEIRA , 2 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

Pub.

n Maria Antónia Zacarias

NERE inaugurou sexta-feira novo Centro de Negócios do Alentejo

Espaço conta com 29 empresas e mais de 50 postos de trabalhos criados

equipamento resulta da remodelação das instalações do NERE, no Parque Industrial

e Tecnológico de Évora, tendo dois terços do edifício sido intervencionados nesta pri-meira fase. Agora inaugurado, o espaço disponibiliza 37 módulos, com áreas que variam entre os 35 e os 45 metros quadrados, que as empresas podem alugar, beneficiando ainda da partilha de serviços de apoio.

Uma das novidades é uma sala para “coworking” e dois espaços maiores disponíveis para serem utilizados por mini-indústrias, para desenvolvi-mento de protótipos ou de outros produtos para a área aeronáutica.

O presidente do NERE, Rui Espada disse estar satisfeito com a requalificação de um espaço que “fica aproveitado e ao serviço dos nossos empresá-rios. Penso que é bastante gra-tificante quer para o NERE, quer para os empresários termos um local onde se sintam bem”.

Neste momento, esta asso-ciação empresarial tem 29 empresas, com cerca de 50 postos de trabalho criados, os quais, “no início do próximo

ano, devem aumentar para cerca de 70 pessoas com a implantação de mais quatro empresas”, revelou Rui Espada. E acrescentou: “Os nossos objetivos estão concretizados e o que queremos continuar é a prestar apoio a todos os empre-sários da região”.

De acordo com o mesmo responsável, algumas das empresas já funcionavam há algum tempo nas instalações do NERE, “mas outras são novas e ‘start-ups’ na área da inovação, consultoria, tecnologia, indús-trias criativas e culturais, infor-mática e comunicação”.

Para Rui Espada, uma das grandes valias deste centro de negócios é o facto do empresá-rio sentir que entra numa associação e tem tudo ao seu dispor no mesmo local, sem precisar de ir bater a várias portas para criar a sua empresa. “Aqui, pode começar a sua ati-vidade e ter acesso a toda a informação e a apoio no desen-volvimento da empresa e dos seus produtos, bem como inte-ragir com os seus pares no sentido de melhorar os seus negócios, havendo uma com-plementaridade e interajuda “, sublinhou.

Quanto ao futuro, o mesmo

dirigente adiantou que o terço que falta da requalificação vai ser feito numa segunda fase que “deverá também ser candida-tada a fundos comunitários”, sustentou.

Presidente da Câmarapensa que há ainda mais para crescer nesta área

A nova infraestrutura faz parte do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia (SRTT), no qual estão igual-mente integrados o Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA) e a EvoraTech - Incuba-dora de Empresas de Base Tec-nológica de Évora, tal como fez questão de salientar o presi-

dente da Câmara Municipal de Évora.

Carlos Pinto Sá afirmou que “quando há dois anos atrás não havia nenhuma incubadora e começámos a falar na necessi-dade de concluir e pôr a funcio-nar a incubadora municipal, que é agora a ÉvoraTech e que o NERE deveria ter um centro de negócios, a ANJE ter também a sua incubadora e o PCTA avançar com o edifício para a primeira fase do seu projeto, muitos dis-seram-nos que era um perfeito disparate”.

Contudo, o autarca lembrou que o executivo sempre acredi-tou que seria possível. “Pela análise que tínhamos feito, con-cluímos que havia espaço para

que Évora pudesse ser procurada por muitas empresas, criando ao mesmo tempo dinâmicas para ir à procura se quisesse investir em Évora e os resultados estão à vista”, sustentou.

A seu ver, é de grande impor-tância para Évora e para o Alen-

Fotos Exclusivas

O novo Centro de Negócios do Alentejo, após um ano de remodelações no edifício do Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE), aloja 29 empresas em incubação física, 18 empre-sas em incubação virtual e criou 55 postos de trabalho. Após um investimento de cerca de 690 mil euros, comparticipado por fundos comunitários, este espaço pretende ser diferenciador, de cooperação e de negócios, de acordo com o presidente do NERE, Rui Espada. O mesmo dirigente afirmou que os empresários já mereciam uma associação empresarial que se quer assumir como um espaço de estímulo à inovação, ao empreendedorismo e à criatividade, contribuindo para a economia regional e nacional.

OLuís Castilho, secretário técnico do Programa Operacional “Alentejo 2020”, Hortênsia Menino, presidente da CIMAC, António Costa Dieb, presidente da Agência de Desenvolvimento e Coesão, Rui Espada, presidente da Direção do NERE, Carlos Pinto Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora e Ana Maria Freitas, reitora da Universidade de Évora

tejo todos estes espaços “porque estamos a falar de um conjunto de empresas que hão-de dar um grande contributo para a dinâ-mica económica e para a criação de postos de trabalho”, conside-rando ser possível continuar a crescer nesta área.

Inauguração contou com exposição de beneficiência

A inauguração incluiu para além de uma visita às instala-ções e à exposição de benefi-cência “CAMINHANDO”, da artista plástica Felippa Lobato, uma conferência sobre estraté-

gia, internacionalização e ética com António Sousa, professor do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, David Lopes, diretor geral da Funda-ção Francisco Manuel dos San-tos e Vítor Barbosa, administra-dor executivo da Ibera.

Page 8: Ds dia 02 12 2015

diário do SUL8 PublicidadeQUARTA-FEIRA , 2 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 9: Ds dia 02 12 2015

����������

�����

���������������������������������

���������������������������������

��������������������������

�����������

�������

��������

���������

������������������

�����������������������

������������������

��������������������

�������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�������

���������������������

���������������������������������

������������������������������

������������������������������

�������������

�������

�������

������������

����������������

���������������������

�������

����������������

�������������������������

�������������������������

���������������������������

�����������������������������

���������������

���������������������

�������

��������������������

����������������������

��������������������������������

��������������������������

����������

�������

�������

���������������������������������

�����������������������

��������������������������������

��������������������������������

�������������

�������

��������������������

��������

��������������������������������

������������������������������

�����������������������������

�����������������������������

���������������������������������

�������������������

�����������������������

�������

9PublicidadeQUARTA-FEIRA , 2 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

Grupo Desportivo DianaFundado em 07-12-1958

Utilidade Pública desde 27-01-1997Alcárcova de Cima n.º 5 - 7000 Évora - Telef./Fax: 266707313

Almoço de AniversárioO Grupo Desportivo Diana comemora no próximo

dia 7 de Dezembro de 2015, o seu 57.º aniversário.

No dia 8 de Dezembro (feriado), pelas 12h45, no Restaurante “Os Manueis” será servido um almoço para todos os sócios, familiares e amigos.

A Direcção,

Pub.

Page 10: Ds dia 02 12 2015

diário do SUL10 SociedadeQUARTA-FEIRA , 2 DE DEZEMBRO DE 2015

NECROLOGIA

Pub.

CELESTE DOS SANTOS PEREIRA Faleceu dia 01/12/2015, em Évora a Senhora Celeste dos Santos

Pereira de 80 anos de idade, natural de Lisboa, e que residia em Évora.

Dia 02/12/2015 na Igreja do Espinheiro ás 11 horas, seguirá o funeral para o Cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

DELFINA MARIA SALGUEIROFaleceu dia 30 de Novembro de 2015 pelas 19:00H no Hospital

Espírito Santo, em Évora, a D. Delfina Maria Salgueiro, com 83 Anos, natural do Vimieiro, residente em Vale do Pereiro e esposa do Sr. Ricardo Cascabulho Viola.

No dia 02 de Dezembro de 2015 pelas 10:30H será celebrada a encomendação na Igreja de S. Sebastião, tendo seguido o seu funeral para o Cemitério de Vale do Pereiro ( Santa Justa).

Tratou do funeral a Agência Funerária Dias(Lojas em Évora e Arraiolos)

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Pub.

Suas fi lhas, genros, netos e bisnetos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, no dia 3 de Dezembro, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

MARIA JOSÉ BAÍA AVÓMissa de 1.º Aniversário

Pub.

Pub.

Page 11: Ds dia 02 12 2015

11SociedadeQUARTA-FEIRA , 2 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

Caso Volkswagen n Bruno Calado Silva

06:30 Diário da Manhã10:10 Você na TV!13:00 Jornal da Uma14:45 Mundo Meu16:00 A Tarde é Sua19:15 A Quinta: Diário da Tarde20:00 Jornal das 821:45 A Única Mulher 22:45 Santa Bárbara23:30 A Quinta: Extra01:00 Ring Of Fire 02:00 Fascínios03:30 Sonhos Traídos 05:00 Televendas

07:00 Zig Zag11:14 DOP12:08 Desalinhado14:00 Sociedade Civil15:05 A Fé dos Homens15:38 Euronews 15:58 Zig Zag20:10 Pais Desesperados21:00 Jornal 2 21:51 Página 2 22:10 Os Homens da Fé23:10 O Grande Kilapy00:50 Cinemax Curtas 01:53 Sociedade Civil02:55 Euronews06:32 Repórter África

06:00 Violetta07:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema 10:00 Queridas Manhãs 13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days 15:30 Grande Tarde 18:30 Babilónia20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro 22:30 Poderosas 23:30 A Regra Do Jogo 00:30 Ray Donovan 01:30 Os Agentes de S.H.I.E.L.D. 02:30 Podia Acabar O Mundo03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde 14:21 Os Nossos Dias15:53 Agora Nós 18:00 Portugal em Direto 19:06 O Preço Certo 19:56 Direito de Antena20:00 Telejornal 21:08 Bem-vindos a Beirais 21:48 Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão 22:43 A Arte Elétrica em Portugal23:52 5 Para a Meia-Noite - Filomena Cautela 01:04 Gotham 01:54 Os Mosqueteiros 02:49 Grande Entrevista 03:45 Os Nossos Dias 04:28 Televendas 05:58 Manchetes 3

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – CentralESTREMOZ – GodinhoÉVORA - Infante SagresMONTEMOR-O-NOVO – FreitasMORA – FalcãoMOURÃO – CentralPORTEL – Misericórdia REDONDO – Casa do PovoREGUENGOS MONSARAZ – ModernaVENDAS NOVAS – Santos MonteiroVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – PalmaCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Singa; MOURA – Rodrigues;SERPA – Oliveira Carrasco; VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – MouttaFRONTEIRA – Vaz; GAVIÃO – Mendes; Pimentel; MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna; PONTE DE SÔR – Cruz Bucho; PORTALEGRE – Cunha MirandaSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Moderna; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – JerónimoSINES (Porto Covo) – Monteiro Telhada

Farmácia de Serviço Tempo

Évora - Pouco Nublado Máx.: 21º C Min.: 6º C

Quarta-feira, 2

Beja - Pouco NubladoMáx.: 21º C Min.: 10º C

Portalegre - Pouco NubladoMáx.: 17º C Min.: 11º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Évora Concelho do Mundo: Museu do Artesanato e Design

O fabricante de automóveis alemão Volkswagen confi rmou nos últimos dias que não vai pagar qualquer indemnização aos proprietários europeus de veículos equipados com o polémico dispositivo para distorcer as emissões poluentes.

No entanto, a Volkswagen anunciou, no princípio de novembro, uma compen-sação de 1000 dólares por viatura para os 480 mil automobilistas norte-americanos afetados e assistência gratuita por três anos, em caso de avaria.

Esta diferença de critério aplicado aos Estados Unidos da América (EUA) e à Europa justifi ca-se “porque estes dois mercados não são comparáveis”, afi rmou o porta-voz da marca alemã, Enrico Beltz. “Nos EUA, o diesel é um segmento muito pequeno” do mercado automóvel, salientou.

Em declarações à agência France Press, Bletz assegurou ainda que os proprietários de veículos a diesel ame-ricanos “pagam mais pelos carros e têm de pagar o combustível mais caro”. Já na Alemanha, por exemplo, as vendas de veículos a diesel representam “perto de 50% do total do mercado automóvel”, vincou Bletz.

O porta-voz sublinhou ainda que o objetivo do construtor é reparar os veículos sem afetar o seu desempenho. “Se conseguirmos fazer isso, não haverá indemnização”, afi rmou.

O grupo Volkswagen, que integra 12 marcas, terá de chamar às ofi cinas mais de 8 milhões de veículos equipados com o referido dispositivo. A regularização das viaturas na Europa começa a partir de janeiro de 2016.

Alemães só pagam aos americanos

O PSD vai apresentar uma moção de rejeição ao Programa do Governo do PS em coordenação com o CDS-PP, disse à agência Lusa fonte social-democrata.

A Comissão Permanente do PSD - órgão mais restrito de direção deste partido, composto pelo presidente, Pedro Passos Coelho, pelos vice-presi-dentes, pelo líder parlamentar e pelo secretário-geral - esteve reunida hoje de manhã.

O debate na Assembleia da Repú-blica do Programa do XXI Governo Constitucional, chefi ado por António Costa, está marcado para quarta e quinta-feira. As moções de rejeição são votadas após o encerramento do debate.

O novo Governo do PS, que tomou posse na quinta-feira passada, é supor-tado por três acordos bilaterais entre os socialistas e o Bloco de Esquerda,

o PCP e o PEV - que juntos somam 122 dos 230 deputados - assinados quando o anterior executivo PSD/CDS-PP ainda estava em funções.

Nesses acordos, o PS e os parti-dos à sua esquerda estabelecem que “rejeitarão qualquer solução que proponha um Governo PSD/CDS-PP” e que “derrotarão qualquer iniciativa que vise impedir a solução governativa alternativa”.

PSD vai apresentar moção de rejeiçãoem coordenação com o CDS-PP

O Sporting anunciou ontem que vai apresentar queixas na Comissão de Ins-trução e Inquéritos (CII) da Liga Por-tuguesa de Futebol Profi ssional (LPFP) contra responsáveis do Benfi ca, devido a declarações e à conduta pública destes durante a temporada.

Em comunicado, os ‘leões’ apontam Rui Gomes da Silva, elemento da direção do Benfi ca, Rui Costa, administrador da Benfi ca SAD, João Gabriel, diretor de comunicação do Benfi ca e Benfi ca SAD, e Pedro Guerra, diretor de conteúdos da BTV (canal de televisão dos ‘encarna-dos’), como alvos dos processos.

Para o Sporting, a conduta destes

responsáveis ‘encarnados’ enquadra-se “na prática de ilícitos disciplinares muito graves e/ou graves, tais como, entre outros, ‘exercício e abuso de infl uência’, ‘coação sobre árbitros’,

‘declarações sobre arbitragem antes dos jogos’, ‘declarações sobre a organização das competições’ e ‘lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura des-portiva e dos seus membros, árbitros e demais agentes’”.

Também hoje, o Benfi ca tinha anun-ciado a apresentação de participações disciplinares na CII da LPFP contra o presidente do Sporting, Bruno de Carva-lho, o treinador dos ‘leões’, Jorge Jesus, o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, e o diretor-geral de futebol do clube, Octávio Machado, por declarações e conduta ao longo da temporada.

Sporting apresenta queixascontra quatro responsáveis do Benfica

Page 12: Ds dia 02 12 2015

ANO: 46.º NÚMERO: 12.661 PVP: 0,75€ QUARTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO DE 2015

Faça ‘Like’na nossa Página.

/diariodosul

O

Alentejo conquista mais um selo de reconhecimento, contabilizando quatro

n Maria Antónia Zacarias

Pub.

A decisão foi tomada às 14:20 de ontem (hora de Lisboa), ao início da tarde, pela Organi-zação das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O comité aprovou a candidatura portuguesa do fabrico de chocalhos (ou arte chocalheira) e a sua inscrição na Lista do Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente

A candidatura, liderada pela Turismo do Alentejo / Ribatejo - em estreita parceria com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas - visou alcançar o reconhecimento universal de uma arte identitária da região, mas também a sua valorização e salvaguarda.

O ofício e a arte chocalheira remontam há mais de dois mil anos na região e tem chegado até aos nossos dias com a passa-

Fabrico de Chocalhos classificadoPatrimónio Cultural Imaterial pela Unesco

Este é o segundo ano con-secutivo que o Alentejo vê um bem identitário do território reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Edu-cação, Ciência e Cultura. Em entrevista exclusiva ao “Diário do Sul”, o presidente da Enti-dade Regional de Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, este selo é uma grande notícia para este território, considerando que deve ser um grande orgulho para todos os alentejanos.

O presidente da Turismo do Alentejo afirmou que “os alentejanos podem estar todos de parabéns e podem estar orgulhosos. Este reconheci-mento é de Portugal e é de todos os alentejanos”.

O mesmo responsável lem-brou que a entidade regional tem trabalhado muito, nestes últimos anos, nas questões identitárias. “É uma das nossas linhas estratégicas de intervenção. Conseguimos em dois anos sermos o destino, em Portugal, com mais bens reconhecidos pela UNESCO. Isto significa que é um traba-lho nosso e em parceria com outras entidades, no cante alentejano com o município de Serpa, agora com o muni-cípio de Viana do Alentejo e com a junta de freguesia de Alcáçovas”, justificou.

António Ceia da Silva reforçou o facto de este empe-

nho assentar numa linha de intervenção estratégica que “tem um posicionamento, uma forma muito concreta de estruturar um destino a médio e longo prazo que, hoje, viu aqui mais um dos pontos reforçados e reconhecidos pela UNESCO que simboliza muito para todos nós”. E acrescentou: “Quero partilhar este troféu com todos os alen-tejanos e com toda a família do turismo e da cultura. É para nós, claramente, um pressuposto de identidade do território”.

O dirigente realçou ainda o facto de numa altura em que se fala tanto “em terror, em medo”, a UNESCO acabar por ser “o grande ponto de encon-tro dos povos, associando a cultura e o património à identidade e valorização e isso é, para nós, também muito relevante”.

s chocalhos e os esquilinhos fizeram-se ouvir, ontem, dia 1 de dezembro, na 10.ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Unesco, a decorrer em Windhoek, na Namíbia, até sexta-feira, dia 4. A arte chocalheira conseguiu o título de Património da Humanidade, juntando-se

aos três selos já existentes na região Alentejo, como o centro histórico de Évora (1986), as fortificações de Elvas (2012) e o cante alentejano (2014). O título agora conquistado pelo fabrico de chocalhos vem reforçar, segundo os proponentes, junto dos mercados, a singularidade e diversidade de um destino – Alentejo - que se posiciona pela excelência e singularidade.

gem da sabedoria de geração em geração. Contudo, com vista a que não se perdesse no efémero tempo, foi elaborada esta candi-datura que, agora, viu aceite a distinção de um património que deixa de ser somente alentejano e que passa a ser do mundo.

De acordo com um comuni-cado de imprensa enviado pela Turismo do Alentejo, a presi-dente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote, afirmou que “a freguesia de Alcáçovas com os seus chocalheiros e esquilaneiros têm agora uma responsabilidade acrescida no incremento e preservação de uma arte milenar”.

Bernardino Benga-linha Pinto acredita que reconhecimento ajuda ao desenvolvi-mento do concelho de

Viana do Alentejo

Também o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto considerou que a classificação do fabrico de chocalhos contribuirá “para o desenvolvimento do conce-lho e da região. Esta conquista valoriza os chocalheiros e esquilaneiros, assim como o seu engenho e todo o património material e imaterial do concelho e respetivas potencialidades”.

Para o município, esta é uma arte que merece continuidade, afirmando que “é com muito orgulho que vimos os nossos esforços reconhecidos e a partir de hoje o fabrico de chocalhos será salvaguardado. Deixou de ser uma preocupação só nossa, será uma missão de cada um de nós preservar esta nossa identi-dade. Hoje não foi só o Alentejo, nem o nosso município que ganhou este reconhecimento, foi Portugal”.

Também a embaixadora da Namíbia em Portugal, Helena Paiva, disse que “Portugal

regozija-se com a inscrição do fabrico de chocalhos na Lista de Salvaguarda Urgente do Património Cultural Imaterial da Unesco, em particular porque tal aconteceu na primeira reu-nião do Comité em África, con-

Presidente da Turismo do Alentejo/Ribatejo em exclusivo ao “Diário do Sul”

“Este reconhecimento é de Portugale de todos os alentejanos”

tinente com o qual partilhamos relações culturais e históricas muito próximas”.

O processo de valorização do fabrico do chocalho não se esgota neste reconhecimento, uma vez que a Turismo do

Alentejo / Ribatejo, a Câmara de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas estão a desenvolver um plano de sal-vaguarda que garanta a susten-tabilidade e transmissão desta arte milenar.