ds dia 04 02 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUINTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2016 ANO: 46.º NÚMERO: 12.704 a rádio que dá voz ao Alentejo AMANHÃ - 5 de Fevereiro .... PÁG. 10 3.º Simpósio do IPES Futuro da concentração solar debatido em Évora .... PÁG. 2 Dia Nacional de Alerta para a Alienação Parental em Portugal Primeiro-ministro António Costa em Évora para visitas e inaugurações .... ÚLTIMA PÁG. .... Leia na PÁG. 7 Alentejo registou 1100 novos casos em 2015 HOJE assinala-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro O Registo Oncológico Regional indica que, em 2015, foram detetados na região Alentejo cerca de 1100 novos casos de cancro. Os dados são avançados pelo diretor do Serviço de Oncologia do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), no dia em que se assinala a luta contra esta doença. Rui Dinis salienta que o cancro do intestino continua a ser o que tem maior incidência neste território, resultado muito do sedentarismo, mas sobretudo dos hábitos alimentares que foram sendo alterados ao longo dos tempos. De acordo com o mesmo responsável, é preciso continuar a reforçar o diagnóstico precoce, mas também a prevenção. Apesar dos números assinalados, a região revela uma estabilização dos casos, consequentes, na opinião do diretor de serviço, dos rastreios que são efetuados no Alentejo. Romaria a Cavalo volta a ligar Moita a Viana do Alentejo .... PÁG. 3 De 20 a 24 de Abril de 2016

Upload: diario-do-sul

Post on 25-Jul-2016

235 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 04 02 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUINTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2016

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.704

a rádio que dá voz ao Alentejo

AMANHÃ - 5 de Fevereiro

.... P

ÁG

. 10

3.º Simpósio do IPES

Futuroda concentraçãosolar debatidoem Évora

.... PÁG. 2

Dia Nacionalde Alerta paraa AlienaçãoParental em Portugal

Primeiro-ministro

António Costaem Évorapara visitase inaugurações

.... ÚLTIMA PÁG.

.... Leia na PÁG. 7

Alentejo registou1100 novos casosem 2015

HOJE assinala-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

O Registo Oncológico Regional indica que, em 2015, foram detetados na região Alentejo cerca de 1100 novos casos de cancro. Os dados são avançados pelo diretor do Serviço de Oncologia do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), no dia em que se assinala a luta contra esta doença. Rui Dinis salienta que o cancro do intestino continua a ser o que tem maior incidência neste território, resultado muito do sedentarismo, mas sobretudo dos hábitos alimentares que foram sendo alterados ao longo dos tempos. De acordo com o mesmo responsável, é preciso continuar a reforçar o diagnóstico precoce, mas também a prevenção. Apesar dos números assinalados, a região revela uma estabilização dos casos, consequentes, na opinião do diretor de serviço, dos rastreios que são efetuados no Alentejo.

Romaria a Cavalo volta a ligar Moita a Viana do Alentejo .... P

ÁG

. 3De 20 a 24 de Abril de 2016

Page 2: Ds dia 04 02 2016

2 RegionalQUINTA-FEIRA , 4 DE FEVEREIRO DE 2016 diário do SUL

Pub.

3.º Simpósio do IPES

Futuro da concentração solar debatido em Évora

n Marina Pardal

“A Concentração Solar e o Futuro” foi o mote para o 3.º Simpósio realizado pelo Instituto Português de Energia Solar (IPES), em colaboração com a Universidade de Évora, com o LNEG e com o projeto STAGE-STE.

A iniciativa decorreu na academia alentejana, na segunda e na terça-feira, tendo juntado especialistas de vários países europeus, mas também representantes da indústria, empresas, instituições de inves-tigação ou ligadas às políticas energéticas.

À margem da sessão, Manuel Collares Pereira, presidente da Direção do IPES, adiantou que “as tecnologias da energia

solar no futuro vão passar pela concentração da radiação do Sol, sendo que estas estão hoje menos desenvolvidas do que outras com as quais já estamos familiarizados, como o fotovol-taico ou os coletores que temos em casa para aquecer a água”.

Explicou ainda que “esta é uma tecnologia diferente que passa por concentrar a radiação do Sol para obter temperaturas elevadas”, exemplificando que “dessa forma posso produzir vapor para a indústria, fazer eletricidade por via térmica, produzir novos combustíveis solares, tratar resíduos ou pro-duzir água potável a partir de águas salgadas ou salobras”.

De acordo com o mesmo res-ponsável, “o que simpósio pre-tendeu foi mostrar o estado da arte destas várias aplicações da

energia solar, ou seja, aquilo que já sabemos fazer e o que ainda precisamos de desenvolver”.

Relativamente as estas tecno-logias, Manuel Collares Pereira esclareceu que “utilizam os chamados concentradores que, no fundo, são espelhos com formas diversas que permitem trazer a radiação do Sol a uma superfície mais pequena e ao concentrar, obtêm fluxos muito altos e temperaturas muito mais elevadas”.

Realçou também que “ainda é necessário fazer muita investi-gação e demonstração”, frisando que “precisamos de centrais sola-res para aplicarmos estas novas tecnologias e mostrarmos que estas tecnologias são funcionais e produzem energia de uma maneira fiável e a um custo interessante”.

EDP Distribuição vê com expectativao desenvolvimento da concentração solarA EDP Distribuição também

marcou presença no simpósio sobre concentração solar, nomeadamente Eugénio de Sousa, diretor de Rede e Clientes Sul, e Lídia Tavares, do Departamento de Produtores de Energia.

Segundo Lídia Tavares, “neste departamento acompanhamos todos os processos de produção de energia que se ligam à rede da EDP Distribuição”, especificando que “estamos a acompanhar a produção que está a ser objeto de licenciamento”.

Acrescentou ainda que “fazemos esse acompanhamento desde o pedido de condições de ligação à rede até à produção da central ser efetiva”.

Para Lídia Tavares, “este seminário foi muito interessante porque a questão da energia solar está a despertar, inclusive ao nível da pequena produção”, frisando, no entanto, “que está muito virada só para a produção e não propriamente para a concentração solar”.

Disse também que “a con-

centração solar será interes-sante porque ainda não temos nenhuma em produção efetiva na EDP Distribuição”.

Na sua opinião, “penso que é mesmo uma produção para o futuro e que vai despertar muitas pessoas para esta área, em vez de se acomodarem um pouco na produção solar, que neste momento está confortá-

vel no seu desenvolvimento, até porque a concentração solar está a desenvolver-se”.

Relativamente à concentra-ção solar, destacou ainda que “tem outras especificidades a nível técnico e exige um maior rigor no acompanhamento do Sol para a produção ser mais favorável, mas, por outro lado, a produção tem uma maior

Lídia Tavares, do Departamento de Produtores de Energia da EDP Distribuição, e Eugénio de Sousa, diretor de Rede e Clientes Sul da EDP Distribuição.

Page 3: Ds dia 04 02 2016

E

3Tema de AberturaQUINTA-FEIRA , 4 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

1 – Se vamos ao estrangeiro temos que nos comportar segundo a Cultura desses povos e religiões.

Eles não vão mudar a sua forma de viver; os seus valores históricos para agradar a quem lá vai. São como são e por isso há que respeitar.

Ora aqui na Europa o assunto foi há dias motivo de crítica e com razão porque na Itália foram tapadas fi guras milenares porque as esculturas do nu são proibidas na Cultura do visitante iraniano. Eu até penso que o governante desse País nada se preocu-paria com essas visitas ao Museu de Arte Antiga até porque ele decerto conhece a Europa e os seus valo-res.

Foi uma decisão errada minorando a Cultura Europeia. Assim nunca poderemos defender os nossos valores históricos e seculares.

2 – Segundo dados do Ministério da Justiça o número de acções executivas pendentes nos Tribunais por cobrança de dívidas ultrapassou um milhão de processos.

Isto dá-nos ideia da situação caótica dos Tribunais com tanta papelada mas mais ainda da situação das famílias e empresas que estão falidas e endividadas.

É pois um problema cuja dimensão nos diz que o País está mergulhado em dívidas e penhoras. Sem hipótese.

(...)Assim nunca

poderemosdefender os

nossos valoreshistóricos

e seculares.(...)

ntre os dias 20 e 24 de abril centenas de romeiros oriundos de vários pontos

do país voltam a cumprir a tradição ao participarem na XVI Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e Viana do Alentejo. A chegada a Viana do Alentejo está prevista para dia 23, ao fi nal

Romaria a Cavalo volta a ligar Moitae Viana do Alentejo de 20 a 24 de Abril de 2016

da tarde. O percurso de cerca de 150 quilómetros, durante 4 dias, é feito pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis.

A Comissão Organizadora da Romaria a Cavalo que in-tegra as Câmaras da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Eques-

tre de Viana do Alentejo está já a preparar mais uma edição do certame que traz todos os anos centenas de visitantes a Viana do Alentejo.

Para já estão confi rmados os patrocínios daDelta Cafés, Hidrauviana, Vangfl or, Enti-dade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Entidade Regional de Turismo do Alen-

tejo e Ribatejo, Diário do Sul, Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior e ainda a Diocese de Setúbal e a Arqui-diocese de Évora.

Recorde-se que a Romaria a Cavalo foi retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição em que os lavradores da Moita se deslocavam com

os seus animais ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.

Em 2011 a Romaria a Cavalo foi distinguida com o Prémio Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição” e, em 2013, com uma menção honrosa, na categoria even-tos, dos Prémios “Turismo do Alentejo”.

BrevesBeja

Tribunal condenaO Tribunal de Beja conde-

nou um réu José Silva a 2 anos de prisão por passar notas fal-sas. Outros 5 arguidos tiveram penas suspensas.

O crime deu-se em 2011 em Odemira, Palmela e Alenquer e foram então apreendidas notas de 20 e 50 euros, totalizando 15 mil euros.

•Mora

Acidente com tractor

Numa herdade do concelho um despiste de tractor feriu um homem que o conduzia.

Os Bombeiros e INEM leva-ram o ferido para o Hospital de Évora.

A GNR averigua o acidente.

•Protocolo de colaboração

A Associação de Defesa do Património de Mértola e a Uni-versidade de Évora assinaram um protocolo para promover acções conjuntas.

Page 4: Ds dia 04 02 2016

diário do SUL4 OpiniãoQUINTA-FEIRA , 4 DE FEVEREIRO DE 2016

n João Trindade

O turismo assume grande influência e expressividade, uma vez que, cruzando-o com outros sectores - sobretudo o sociocultural e económico -, constitui um vetor privilegiado e inequívoco de desenvolvimento, de aproveitamento dos recursos e integrador de atividades, ser-viços, entidades e instituições. Com importância crescente, é considerado por muitos como a maior indústria mundial: pela sua adaptabilidade ao meio e seus valores naturais, patrimo-niais e culturais; pela criação e formação de postos de trabalho, com integração de mão de obra local; pela projeção e divulgação da oferta de produtos regionais, com a afirmação da sua identi-dade e individualidade para o exterior, etc.

Nesta como noutras maté-rias, o que verdadeiramente me interessa é “o meu vizinho”; na prática, o turismo tem que possibilitar a quem cá vive (ator fundamental no pacote turístico) que viva melhor.

Pelo país que somos e pela re-gião em que vivo, dou particular atenção ao ecoturismo. Acredito que é aqui, nas diferentes ver-tentes do ecoturismo, que todos temos mais a ganhar. Desde logo, porque oobjetivo do ecoturista é “viver o recurso natural e o espaço que está a visitar”, quer se trate de um local rico em fauna, paisagens luxuriantes ou uma flora especial, mas comum pressuposto importante: a con-

Turismo para todosotros mundos www.otrosmundos.cc

n Carlos A. Cupeto*

servação dos recursos naturais como suporte da economia e da população local.

Consideram-se, assim, qua-tro aspetos fundamentais que, pela sua articulação, revelam o ecoturismo como sinónimo de sustentabilidade: a proteção dos recursos naturais; a valorização económica; a participação da po-pulação local; e o turismo como uma ferramenta de conservação. Os recursos que o ecoturista necessita para levar a cabo a sua atividade são mais frágeis que os dos outros segmentos; daí a es-pecificidade do ecoturismo, que nunca poderá ser um turismo de massas, pois perderia esta designação, o que não contraria o facto de ser já praticado por milhões de turistas em todo o mundo e, por isso, ser um turis-mo de muita gente com elevada rentabilidade.

Outro aspeto importante des-ta vertente turística é a relação entre a população local e todos os intervenientes externos (turis-tas, proprietários de empreendi-mentos, fornecedores, etc.). Os conhecimentos que a população tem do ecossistema local garan-tem-lhe à partida uma posição de destaque nesta atividade, poden-do mesmo desempenhar um pa-pel de guardiões/defensores do espaço onde vivem. O ecoturis-mo deve conseguir a participação da população local na tomada de decisões turísticas, envolvendo-as nos projetos, junto com os governos locais, os gestores dos espaços naturais e os operadores turísticos.

É claro que o Ribatejo e o Alentejo têm enormes potencia-lidades nesta interessante ativi-dade turística; será que todos o compreendem?

Apesar de 9 contra 1

Apesar do “peso” político de Mário Soares, Ramalho Eanes e Jorge Sampaio;

Apesar de termos assistido ao “espectáculo” de 9 candidatos se preocuparem mais em denegrir Marcelo Rebelo de Sousa do que nos falarem da sua visão de como exerceriam o mandato de Presidente da República que era, afinal, o que estava em causa nestas eleições;

Apesar de todos os candidatos se terem “esquecido” — incluído o vencedor desta eleição para a Presidência da República — de lembrar aos portugueses que o estado calamitoso da Nação se deve, mais uma vez ao Partido Socialista, esta 3.ª vez (depois de Mário Soares e António Guterres) através do Governo de José Sócrates e isto é muito impor-tante e não pode esquecer-se;

Apesar dos verrinosos textos de D.O. e de H.R., na página 35 do “Expresso” de 16 de Janeiro deste ano, depois de idênticos textos, no mesmo sentido contra Mar-celo Rebelo de Sousa em edições anteriores do “Expresso”;

Apesar do oportunista e tendencioso/partidário texto de D.D. em páginas do “Diário do Sul” de 15 e 20 de Janeiro findo;

Apesar de desmentidos “esfar-rapados” houve 2 candidaturas — (uma das quais até “meteu” um “velho” membro do Conselho da

Apontamento Semanal

J. Ventura Trindade

Revolução de má memória!) — as quais provocaram mesmo uma cisão indisfarçável no Partido Socialista, cujas consequências a seu tempo se verão (!) e que ficou dividido entre dois “amores”; sendo certo que estas eleições para a Presidência da República são pessoais e não partidárias a verdade é que os Partidos, normalmente acontece, expres-sam o seu apoio/indicativo aos seus militantes e simpatizantes sobre o candidato que se iden-tifica naturalmente com os seus princípios.

Apesar de tudo o que acima escrevi a maioria dos Portugue-ses de forma significativa não se deixou enganar pelo canto das sereias da campanha eleitoral — umas mais responsáveis que outras — e o País vai ter um novo Presidente que dignificará con-certeza Portugal cá dentro e nas relações internacionais, procu-rando cá dentro o indispensável equilíbrio da vida político-parti-dária e governativa e, internacio-nalmente, prestigiando o País e impondo o respeito que nos é devido como Nação centenária e que “deu vários mundos ao mundo”.

NOTA: Concretizados os resultados da eleição para a Presidência da República acaba por se verificar, que a ambi-guidade assumida pelo Partido Socialista nesta eleição, levou ao mau resultado eleitoral da sua militante e ex-Ministra de um Governo Socialista, ex-deputada e ex-Presidente do Partido.

A Dr.ª Maria de Belém não merecia este vexame de 4.º lugar no resultado eleitoral de 24 de Janeiro findo. O que aconteceu é uma vergonha para o Partido Socialista.

No âmbito do projecto “Janelas Curriculares de Educação Popu-lar no Ensino Superior Universitário”, promovido pela Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora, encontra-se em desenvolvimento, durante o primeiro semestre de 2016, a realiza-ção de um conjunto de programas radiofónicos, na RTA, acerca de diferentes dimensões da Educação Comunitária.

A próxima entrevista na RTA ocorrerá no próximo dia 6 de Fe-vereiro de 2016, entre as 14 e as 15 horas (com repetição da emissão na 4.ª feira seguinte, entre as 23 e as 24h) e contará com a presença da Escola Comunitária de São Miguel de Machede/Suão – Associação de Desenvolvimento Comunitário. Em estúdio, estarão presentes as Dra. Patrícia Ramalho e Dra. Daniela Lopes (SUÃO), a Prof.º Lurdes Pratas Nico e a aluna da unidade curicular de Educação Comunitária da Licenciatura de Ciências da Educação da Universidade de Évora, Giovana Ruffi (estudante brasileira em mobilidade internacional).

O Ciclo de Entrevistas sobre Educação Comunitária é um pro-jecto concretizado através de uma parceria com a Rádio Telefonia do Alentejo e o Centro Unesco Aldeia das Ciências (na pessoa do Dr. Aires de Carvalho) e é uma iniciativa enquadrada no projeto “Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Superior Universitário” promovido pela Universidade Popular Túlio Espanca, coordenado cientificamente pelos Profs. Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Conta, ain-da, com a parceria formal da Suão – Associação de Desenvolvimento Comunitário/Escola Comunitária de São Miguel de Machede e do grupo de comunicação social Diário do Sul.

Para ouvir e aprender um pouco mais, basta sintonizar a Rádio Telefonia do Alentejo em 103.2 MHz

EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA EM FOCO NA RADIO TELEFONIA DO ALENTEJO (RTA)

(entrevista do mês de Fevereiro de 2016)

REGIONAL

O visitante de uma exposi-ção, o funcionário que dispõe e compõe mesas e cadeiras para uma conferência, o actor que se maquilha para entrar em cena ou o músico que afina o instru-mento para iniciar um concerto, são alguns dos protagonistas de actividades que decorrem no Palácio de D. Manuel que o fotó-grafo António Carrapato seguiu durante o ano de 2015.

O resultado deste trabalho de doze meses é uma exposição de fotografia, intitulada “Palácio de D. Manuel, 500 Anos – Diário de Um Edifício”, que vai ser inaugu-rada hoje, dia 4, pelas 18h00, e ficará patente ao público até 27 de Fevereiro.

Ao celebrar, em 2015, cinco séculos de existência do Palácio de D. Manuel, a Câmara Muni-

Câmara Municipal de Évora inaugura exposiçãode António Carrapato sobre o Palácio de D. Manuel

cipal de Évora desenvolveu um vasto programa de comemora-ções. Nesse âmbito, foi feito um convite àquele fotógrafo para que registasse a vida do edifício. Aceite o desafio, António Carra-pato acompanhou as iniciativas que se realizaram no Palácio, e nas suas imediações, de Janeiro a Dezembro do passado ano.

Repórter fotográfico há mais de 25 anos e com um também

extenso currículo em fotografia documental e de autor, António Carrapato cunha o seu trabalho com uma invulgar marca de ca-ricatura e humor. Característica que não omitiu na produção que agora apresenta sobre o Palácio de D. Manuel. No con-junto de imagens que mostra ao público, sobre o que decorre neste histórico edifício, revela o que ocorre por detrás do pano, num espectáculo de teatro; o que antecede, e precede, as vá-rias actividades que se realizam nas suas salas; o que se passa na montagem, e na desmontagem, de uma exposição; e também o modo como os turistas, e outras pessoas que frequentam as pro-ximidades do Palácio, o jardim e a zona do coreto, por exemplo, desfrutam desses espaços.

Sara Cid candidata à Concelhiado PSD

Com lema ”Por Portalegre: C o r a g e m , Convicção e Capacidade” Sara Cid é Candidata à Secção Concelhia do PSD de Portalegre e na

sede do Partido entre outras linhas de orientação disse Consideramos que os partidos políticos são instituições fundamentais para o funcionamento democrático do Estado, só com o contributo de todos se pode construir um PSD forte e coeso, capaz de dar respostas à altura dos desafios que se colocam. Porque acreditamos nos ideais e nos valores do Partido Social Democrata, apresentamos hoje a nossa candidatura à secção do PSD de Portalegre, propondo-nos executar políticas de compromisso com esses ideais e com esses valores, em defesa da nossa Comunidade Local. Não nos conformamos com o acentuado declínio de Portalegre! É da insatisfação que surge

Portalegre a necessidade de mudança!

PSP lança alertas sobre a InternetA Polícia de Segurança Pública (PSP), ante-

cipando a comemoração a 09 de Fevereiro do Dia Internacional da Internet Segura, lança uma dupla-operação de sensibilização que, de 01 a 10 de fevereiro, procurará alertar as crianças e jovens dos 5 aos 18 anos para os riscos da internet e das redes sociais. Para os jovens do 2.º, 3.º e ciclo secundário a PSP desenvolverá a operação “Clica em Segurança”, que compreenderá ações de sen-sibilização que abordarão temas desde a proteção de dados pessoais, passwords e links seguros, até aos vulgares spams e esquemas de phishing, tudo com recurso a conteúdos concebidos em parceria com a Fundação PT.

Tapeçaria na Triologiados Mundos

ARTLAB - Triologia de Mundos Tapeçaria vai ser o tema a centralizar as atenções num ciclo de conferências no dia 5 de Fevereiro às 15h no auditório do Museu de Portalegre - Guy Fino. Do programa consta um leque de oradores com mui-tos conhecimentos sobre esta arte. Na primeira conferência Dora Iva tem por tema “Tapetes de

Page 5: Ds dia 04 02 2016

5RegionalQUINTA-FEIRA , 4 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

n Marina Pardal

Fotos Exclusivas

A

Programa da RTA “Saúde Mental sem Tabus”

O consumo excessivo de álcoole as respostas a esta doença

s bebidas alcoólicas e as consequências do

seu consumo excessivo foram a temática abordada na 11.ª edição do programa “Saúde Mental sem Tabus”.

Feito em parceria com a MetAlentejo, associação para o bemestar

psicossocial da comunidade, este programa é emitido mensalmente pela Rádio Telefonia do Alentejo.

Para falar sobre este tema estiveram presentes a psiquiatra Teresa Reis, presidente da Direção da MetAlentejo, e o médico Osvaldo Gradissimo, do Centro de Respostas Integradas (CRI) em Dependências, de Évora.

Para contextualizar esta temática, Teresa Reis começou por salientar que “a ideia de falar sobre bebidas alcoólicas neste programa surgiu de uma preocupação da associação relacionada com a prevalência de abuso de álcool em Portugal, sobretudo no Alentejo”.

Acrescentou ainda que “na MetAlentejo não trabalhamos diretamente no apoio a estes doentes relacionados com as dependências, mas têm-nos chegado alguns pedidos de ajuda”.

A psiquiatra focou também que “no Alentejo, inclusive pela questão cultural, temos uma prevalência que será até mais elevada do que aquela que existe a nível nacional”, frisando que “em Portugal, a prevalência de

O médico Osvaldo Gradissimo, do CRI de Évora, e a psiquiatra Teresa Reis, presidente da Direção da MetAlentejo.

dependência de álcool de pessoas que bebem abusivamente é de cerca de 10 por cento”.

De acordo com a mesma responsável, “da nossa experiência, temos a noção que as pessoas não sabem muito bem onde é que se devem dirigir, pois não sabem onde é que estes problemas se tratam”.

A esse respeito, adiantou que “nós temos em Évora uma instituição, CRI, que por não estar em ligação com o hospital, nem com as consultas de Psiquiatria, acaba por estar um pouco à parte”, sublinhando que “muitas pessoas não conhecem este espaço e algumas acham que trata de algumas dependências, mas não de todas”.

Na sua opinião, “é importante tratar esta questão numa perspetiva da terapêutica, ou seja, o alcoolismo como uma doença, mas também numa perspetiva da prevenção”.

Teresa Reis referiu ainda que “a dependência de álcool deve ser encarada como uma doença mental crónica, que tem de ser diagnosticada e tratada por uma equipa multidisciplinar” sustentando que “quando bem acompanhada pode ser controlada”.

Consumode baixo risco

Quando se fala de bebidas alcoólicas há a tendência para achar que umas são “piores” do que outras. Foi a partir dessa ideia que começou a “conversa” com o médico Osvaldo Gradissimo.

“O álcool é o mesmo em todas as bebidas, seja o do vinho, seja

o do whisky”, alertou o especialista, dizendo que a questão principal está em “saber a quantidade que podemos ingerir de cada bebida”.

Nesse sentido, explicou como “é que é possível utilizar bebidas alcoólicas com um risco mínimo”, salientando que “a Organização Mundial de Saúde preconiza que um adulto saudável não ultrapasse os dez gramas de álcool por dia, o que equivale a uma cerveja (33 cl)”.

Esclareceu ainda que “Portugal, e os países do Sul da Europa, adaptaram um pouco esta medida e alteraram para entre 12 a 16 gramas, o que representa duas cervejas ou dois copos de vinho por dia, à refeição”.

No entanto, há exceções. Segundo Osvaldo Gradissimo, “como as mulheres, em termos físicos, têm menos capacidade de trabalhar o álcool, a medida preconizada para um consumo de baixo risco é de metade”.

Já na gravidez, “não deve ser permitida qualquer quantidade de álcool”, advertiu.

Para além disso, evidenciou que “o cérebro, um dos órgãos mais afetados pelo álcool, continua a desenvolver-se possivelmente para lá dos 21 anos, e como o álcool pode interferir com este desenvolvimento e ter consequências permanentes, os jovens devem evitar o seu consumo ou, pelo menos, fazê-lo com muita moderação”.

O médico recordou também que “os riscos da má utilização das bebidas alcoólicas estão sobretudo concentrados em dois órgãos, o fígado e o cérebro”.

No que diz respeito, à procura de ajuda para resolver um problema de álcool, Osvaldo Gradissimo lembrou que o primeiro ‘passo’ é contactar “o médico de família, sendo que muitas vezes é um familiar que toma essa iniciativa”.

Salientou também que “desde 2008, o CRI tem competências para tratar estas pessoas que têm problemas com álcool”, referindo que “conseguimos ter semanalmente um número razoável de novas situações que são, em alguns casos, referenciadas pela Medicina Geral e Familiar, mas também outras por via judicial”.

O médico do CRI garantiu ainda que “não há dificuldade no acesso aos nossos serviços”, adiantando que “as pessoas podem dirigir-se diretamente ao centro”.

Explicitou ainda que “depois desse primeiro contacto, cada doente tem o seu plano de tratamento, pode ser feito em

regime de ambulatório, internamento ou numa comunidade terapêutica”.

De acordo com o mesmo médico, “é muito importante a envolvência da família, até porque todos os membros acabam por ser afetados pela doença”.

Para finalizar, a presidente da MetAlentejo destacou em que medida a associação pode intervir nestes casos.

“Este programa é um exemplo dessa intervenção, pois é uma forma de divulgação e de alerta para a problemática”, realçou.

Sublinhou ainda que “disponibilizamos informação

acerca dos serviços existentes e contribuímos para a consciencialização da população acerca das necessidades vividas nestes serviços, que à semelhança de outros necessitam de mais recursos”.

Teresa Reis reforçou ainda a ideia de que “o consumo excessivo de álcool é uma doença mental crónica que precisa de tratamento por uma equipa multidisciplinar.

Relativamente ao CRI de Évora encontra-se na Rua Gil do Monte, Lote- 2-A, no Bairro das Corunheiras. Mais informações através do telefone 266 009 800.

Pub.

Page 6: Ds dia 04 02 2016

diário do SUL6 EfemérideQUINTA-FEIRA , 4 DE FEVEREIRO DE 2016

Dia 5 de fevereiro (sexta-feira) pelas 10h30, na Avenida Fernando Pessoa em frente à Junta de Fre-guesia do Bacelo, terá lugar o Desfile de Carnaval dinamizado pelos alunos das escolas Conde de Vilalva, Frei Aleixo e Galopim de Carvalho.

Com o apoio da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde e da Câmara Municipal de Évora, esta iniciativa pretende não só valorizar os festejos de Carnaval mas também moGEOstrar os vários trabalhos de criação dos alunos à comunidade.

ÉVORA

Desfile de Carnaval

Um desfile e concertos são as atrações do Carnaval em Mora, no distrito de Évora, com a festa a decorrer na Casa do Povo da vila, na sexta-feira e no sábado, divulgou ontem a câmara municipal.

As festividades vão arrancar na sexta-feira à noite, com um concerto com Miguel Azevedo e, no dia seguinte, é a vez de os foliões saírem à rua mascarados para o tradicional desfile, com carros alegóricos, que vai decorrer pelas ruas de Mora.

A iniciativa, organizada pelo grupo Moto Escaravelhos Clube Motard/Clássicas de Mora, com o apoio da câmara, inclui ainda a atuação do DJ Xitas.

MORA

Desfilee concertos

animamCarnaval

Cor, alegria e fantasia vão ser “ingredientes” dos dois desfiles de Car-naval que vão decorrer em Viana do Alentejo e em Alcáçovas, no distrito de Évora, na sexta-feira, envolvendo os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

O desfile de Viana do Alentejo vai sair à rua às 10:00, percorrendo algumas artérias da vila, e, meia hora depois, inicia-se o de Alcáçovas, com alunos e professores, enquanto, na freguesia de Aguiar, vai ter lugar um baile de máscaras.

O Carnaval inclui ainda, até dia 09, um cortejo de foliões pelas ruas da sede de concelho e um corso carnavalesco em Alcáçovas.

VIANA DO ALENTEJO

Carnaval propõe dois desfiles

Page 7: Ds dia 04 02 2016

O

Hoje assinala-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

7RegionalQUINTA-FEIRA , 4 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) tem em marcha um inquérito junto dos alunos na área da mobilidade sustentável, onde pretende apurar a forma como se deslocam os estudan-tes daquele estabelecimento de ensino superior quando vão para as aulas. Objetivo? Avançar com uma candidatura ao projeto U-Bike Portugal – Promoção de Bicicletas Elétricas e Con-vencionais nas Comunidades Académicas, que prevê a aqui-sição de bicicletas para ceder, a título temporário, à comunidade académica. Desde alunos e professores, até ao pessoal não docente.

Segundo explica o próprio

IPBeja, a ideia de avançar com este projeto visa tentar “alterar os comportamentos relativos à forma de deslocação urbana, contribuindo para uma mobili-dade mais sustentável”, devendo as respostas ao inquérito - que está disponível no site do insti-tuto - ser preenchido até à pró-xima segunda-feira. O projeto tem a coordenação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), podendo as instituições públicas de ensino superior concorrer ao financiamento até dia 31 de Março.

O POSEUR - Programa Ope-racional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos apoia a aquisição de bicicletas para as instituições de ensino superior nacionais, que pode-

rão usufruir de um pacote total de 5,3 milhões de euros para incentivar os “estudantes e a res-tante comunidade académica” a pedalar nas deslocações para as universidades e politécnicos, através do aluguer de bicicletas elétricas e convencionais.

As verbas provêm do projeto U-Bike Portugal, apoiado pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, sendo a ini-ciativa considerada de “enorme pertinência” por José Carlos Mota, da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave, justificando que o programa se dirige ao público universitário, “que tem uma particular rele-vância nesta matéria porque, na universidade, mudam de hábitos

de deslocação e podem utilizar um modo de transporte mais sustentável”, acrescenta.

Aliás, insiste o mesmo res-ponsável, o projeto pode ainda ajudar a marcar a diferença em vários pontos do país, onde a maioria dos professores e funcionários vão de automó-vel para o trabalho, o mesmo acontecendo entre um número considerável de estudantes.

As instituições de ensino superior podem candidatar-se ao programa individualmente ou em consórcio, devendo as candidaturas ser feitas em articulação com os municípios. Assim que aprovadas, devem ser executadas no prazo máximo de dois anos.

Este projeto vem ao encon-

tro da tendência registada nos últimos anos no Alentejo, com o aumento de ciclistas, que se tem mesmo traduzido na venda de bicicletas em toda a região. Os dados oficiais sustentam o fenó-meno: Mais de 50 mil bicicletas terão sido vendidas em 2014 no Alentejo, significando que os habitantes compraram mais 30% de velocípedes comparando com 2013, traduzindo um con-sumo que gerou mais 31% de receitas e um resultado que se estima próximo dos 10 milhões de euros. Ou seja, os valores mais elevados de sempre.

E quais são as explicações para esta tendência sem prece-dentes no Alentejo? “As pessoas têm aqui a possibilidade de fazerem exercício, mas também

há muitos que compraram bici-cletas como forma de contor-narem a crise”, explica Amílcar Simões, profissional do ramo no Litoral Alentejano, confirmando que a sua empresa colocou no mercado mais de 500 velocí-pedes em 2014, depois de no ano anterior não ter chegado aos 350, vendendo cerca de 200 em 2010.

“Temos casos de pessoas que deixaram os carros e os trans-portes públicos, porque não querem gastar tanto dinheiro e que optam por irem para o tra-balho de bicicleta. É natural que isso se comece hoje a verificar em cidades como Évora ou Beja, que até têm boas condições para a prática do ciclismo”, justifica o empresário.

Candidatura ao projeto U-Bike Portugal

Politécnico de Beja quer que alunos e professores vão a pedalar para a escola

n Roberto Dores

Rui Dinis, diretor do Serviço de Oncologia do HESE explica que apesar de sermos uma região envelhecida, “sendo o cancro uma doença ligada ao idoso, é normal que a incidên-cia aumente ligeiramente”, não obstante, considera que a esta-bilização do número de casos “talvez possa ser o reflexo dos resultados dos rastreios, bem como de uma melhor articu-lação com os cuidados primá-rios”. O oncologista defende que a Administração Regional de Saúde do Alentejo consegue uma implementação generali-zada e robusta dos rastreios do cancro da mama, do colón e reto e do colo do útero, “o que

Região Alentejo registou 1100 novos casosno ano passado

Registo Oncológico Regional indica que, em 2015, foram detetados na região Alentejo cerca de 1100 novos casos de cancro. Os dados são avançados pelo diretor do Serviço de Oncologia do Hospital

do Espírito Santo de Évora (HESE), no dia em que se assinala a luta contra esta doença. Rui Dinis salienta que o cancro do intestino continua a ser o que tem maior incidência neste território, resultado muito do sedentarismo, mas sobretudo dos hábitos alimentares que foram sendo alterados ao longo dos tempos. De acordo com o mesmo responsável, é preciso continuar a reforçar o diagnóstico precoce, mas também a prevenção. Apesar dos números assinalados, a região revela uma estabilização dos casos, consequentes, na opinião do diretor de serviço, dos rastreios que são efetuados no

faz toda a diferença”.O mesmo responsável

aponta o cancro do cólon e reto e a mama como os principais no Alentejo. “Existe uma associação clara entre os tumores do cólon e reto com hábitos de vida, em particular a alimentação, o sedentarismo, a falta de exer-cício físico e também algumas condicionantes da nossa dieta que também se alterou”, justi-fica. E acrescenta: “Deixou de ser feita a dieta mediterrânica para passar-se a fazer uma dieta mais estandardizada, ocidentali-zada, que tem menor consumo de frutas e legumes e o aumento de carnes e de gorduras satura-das”.

Deste modo, o diretor do Serviço de Oncologia, subli-nha que o mais importante é reforçar o diagnóstico precoce e a prevenção. “Continuamos a

saber de doentes que têm sin-tomas durante mais de um ano antes de procurarem o médico, em particular no cancro do colón retal”, alerta. Sintomas como o emagrecimento, náu-seas, vómitos, dores abdominais e alterações de hábitos intesti-nais que são declinados durante muito tempo. O médico adverte para o facto de que os estudos demonstram que se o doente procurar o médico num prazo de cinco a seis semanas, após o surgimento destes sintomas, tem um “impacto brutal” na sobrevivência e na taxa de cura. O clínico aconselha ainda que, a partir dos 50 anos, toda a população participe no rastreio do cancro do cólon, “já que o cancro da mama é mais simples porque existe um rastreio nacio-nal que permite diagnosticar a doença, cada vez em fases mais precoces”.

Diretor do Serviço de Oncologia do HESE

alerta para a realiza-ção dos rastreios como forma de diagnóstico

precoce

Quanto aos casos de sucesso, Rui Dinis garante que a região está na linha dos números internacionais. “No cancro do cólon é óbvio que o Serviço de Oncologia recebe os casos piores. Contudo, dos doentes que recebemos mais de 50 por cento fica livre da doença ao fim de cinco anos, podendo considerar-se curados”, explica. E prossegue: “Além destes há doentes que são operados e que não têm indicação para quimio-terapia e radioterapia, ficando 99 por cento curados”.

No entanto, o responsável pelo Serviço de Oncologia do

HESE revela-se preocupado “porque ainda há muitos doen-tes que continuam a aparecer em oclusão intestinal, sendo o diagnóstico feito pela urgência. Como tal, diz ser importante reduzir esta percentagem que ainda temos no Alentejo, eviden-ciando que os resultados tera-pêuticos face à fase da doença em que os doentes chegam “são tão bons ou melhores em Por-tugal do que nos outros países. Mas a verdade é que continua-mos a receber muitos doentes com doença avançada e mesmo metastizada”.

O objetivo do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os factos reais da doença. Recorde-se que a celebração deste dia baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indús-tria no âmbito da prevenção e tratamento do cancro.

Page 8: Ds dia 04 02 2016

diário do SUL8 RegionalQUINTA-FEIRA , 4 DE FEVEREIRO DE 2016

Sexta-feira, nas ruas do centro histórico

Pub.

• Prémios “MELHORES DO ANO 2015”, da revista especializada WINE – A Es-sência do Vinho, distinguem o Alentejo com “O Melhor Produtor” e o “Produtor Re-velação”

• Prémios “W”, publicados pelo crítico Aníbal Coutinho, atribuem à região 4 distin-ções: “Melhor Indicação Geográfica”, “Melhor Enotu-rismo com Estadia”, “Jovem Enólogo do Ano” e “Enólogo do Ano”

Vinhos do Alentejocomeçam o ano da melhor forma

O sector vinícola do Alentejo conquistou 6 distinções, em dois dos primeiros prémios atribuídos este ano referentes à atividade de 2015. O “W”, assinado pelo crítico Aníbal Coutinho, atribuiu 4 distinções ao Alentejo (de um total de 25). Os “MELHORES DO ANO 2015”, organizado pela revista especializada WINE – A Essên-cia do Vinho, destacaram por 2 vezes a região alentejana, num total de 13 prémios atribuídos em apresentação feita numa cerimónia realizada na passada sexta-feira dia 29 de janeiro na cidade do Porto.

Quanto às categorias, os prémios “W” atribuíram 4 pré-mios ao Alentejo: a “Melhor

Indicação Geográfica Prote-gida”; o “Melhor Enoturismo com Estadia” (Herdade do Sobroso); o “Jovem Enólogo do Ano” (Pedro Pereira Gonçalves – Monte da Ravasqueira); “Enó-logo do Ano” (David Baverstock – Esporão). Já os prémios “MELHORES DO ANO 2015” distinguiram o Alentejo com “Produtor do Ano” (Quinta do Mouro) e “Produtor Revelação do Ano” (Susana Esteban).

Sobre estes prémios, o Presidente da CVR Alentejana – Francisco Mateus afirmou que: “a CVR congratula-se com os prémios recebidos pela região, que espelham bem o esforço e qualidade do trabalho desem-penhado pelos produtores de Vinhos do Alentejo”.

São esperados cerca de dois mil participantes no desfile de Carnaval de Évora, que decorre pelas ruas do centro histórico na manhã da próxima sexta-feira.

A iniciativa é organizada pela Câmara de Évora, em conjunto com diversos parceiros, e conta com a participação de utentes de estabelecimentos de ensino e de associações de apoio à terceira idade e de apoio à de-ficiência.

O grupo Diário do Sul vai acompanhar esta iniciativa, através de vários contactos di-retos transmitidos pela Rádio Telefonia do Alentejo, tentando assim ‘levar’ esse ambiente car-navalesco até aos ouvintes.

O tema para este ano assenta

RTA vai acompanhar em directodesfile de Carnaval de Évora

nas “Estórias de (En)contar”, com o objetivo de promover o livro e a leitura.

Como tal, o foco vai estar nas personagens dos contos infantis, pelo que será possível encontrar figuras como a Bran-ca de Neve ou os seus anões, a Capuchinho Vermelho, o lobo

mau, entre tantas outras, con-soante a imaginação de miúdos e graúdos.

O desfile está marcado para as 10 horas, na Praça Joaquim António de Aguiar (Teatro Gar-cia de Resende) e vai terminar junto ao Palácio de D. Manuel, no jardim público.

A CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz viu seis dos seus vinhos serem premiados na mais recente edição do CWSA - Chine W ine&Sp i r i tAwards 2016.

De acordo com uma nota de imprensa da CARMIM, “este é o mais prestigiado concurso de vinhos na China, sendo os resultados destes prémios uma referência fundamental para os importadores chineses”.

Quanto aos vinhos da CAR-

Seis medalhas atribuídas no CWSA

Vinhos da CARMIM distinguidos na China

MIM que foram premiados, Pátria Selection conquistou a medalha de Duplo Ouro, a categoria mais elevada da com-petição.

Para além disso, os vinhos

Monsaraz tinto, Reguengos Reserva tinto e Reserva dos Sócios tinto obtiveram as medalhas de ouro, enquanto os vinhos Pátria DOC tinto e Contemporal DOC alcançaram a medalha de prata.

Segundo a mesma nota informativa, “a CARMIM é responsável,

desde 1971, pela produção e comercialização de uma vasta gama de vinhos e azeites de qualidade, sendo a principal empresa da região, com cerca

Page 9: Ds dia 04 02 2016

9PublicidadeQUINTA-FEIRA , 4 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

Arlindo Lareiras

. Temos vidros para salamandras e recuperadores; fazemos a colocação do cordão nas portas e fazemos também a respectiva limpeza das chaminés.. Temos recuperadores em todas as medidas.

Estrada Nacional 114 (Sentido Évora - Montemor-o-Novo a 100 metros depois do Pingo Doce (ex. Feira Nova)) | T 919775898 - 266734394 | [email protected]

PROMOÇÃO DE CHURRASQUEIRASA PARTIR DE 120,00€

Horário: de segunda-feira a sábado das 9h às 13h e das 15h às 19hFazemos montagens das salamandras e recuperadores e fazemos a assistência técnica.

Fabrico próprio e por medida em vários tipos de tijolo e pedras decorativas Todas as medidas de fornos para pão

Grelhadores por medida para as churrasqueiras

Recuperadores de calor, montagens em todos os tamanhos e lareiras já existentesRecuperadores de calor desde 50cm a 1,40m de largura

��������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

���������������������

�������������������������������

�������������������������������

�����������������

���������������������

�������

��������������

���������������������������

������������������������

���������������������������

����������������������������

���������������������������

�������

���������������

�����������������������������

�������������������������������

����������������

�������

����������������

�������������������

������������������������

���������������

�������

��������������������

����������

���������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������������������������������

�������

��������������������

������������

���������������������������������

�������������������������������

����������������������������

������������������������

�������

��������������������

��������

���������������������������������

�������������������������������

���������������������������������

������������������������������

�������������������������������

�������������������������������

������������

�������

Page 10: Ds dia 04 02 2016

diário do SUL10 SociedadeQUINTA-FEIRA , 4 DE FEVEREIRO DE 2016

NECROLOGIA

Seu marido e demais família, participam que amanhã, dia 5 de Fevereiro, pelas 18h30 será celebrada missa, pelo seu eterno descanso.

Agradecem desde já a todos os que se dignarem assistir a esta celebração.

MARIA DA GRAÇAALVES F. SILVÉRIOMARIA DA GRAÇAALVES F. SILVÉRIOMARIA DA GRAÇA

Missa do 5.º Aniversáriodo seu falecimento A família de José de Villas-Boas Potes vem agradecer a todos

os que nos acompanharam por ocasião do seu falecimento, ocorrido a 9/1/2016.

Aproveitamos para informar que a missa de 30.º dia será celebrada na Igreja de Santo Antão no dia 9/2/2016 pelas 12:00.

JOSÉ DE VILLAS-BOAS POTES

CELEBRAÇÃODOS PRIMEIROS SÁBADOSNo próximo dia 6 de

Fevereiro de 2016, às 16,00 h., assim como nos primeiros sábados de cada mês, na casa das Servas da Santa Igreja - Rua de Avis, 152 - terá lugar uma celebração com o fim de reparar as ofensas feitas ao Imaculado Coração de Maria. Haverá recitação do terço, e exposição do Santís-simo Sacramento.

Num local priveligiado na cidade de Évora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

plas salas, espaços circundantes ajardinados, máxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

Aceita IdososResidência para Seniores Vista Alegre

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 385 7000 - 757 ÉvoraTm: 929 372 974

Alvará N.º 2|2014

Pub.

ADELAIDE ANTÓNIA CANHOTO VALE DE OVELHAFaleceu dia 02/02/2016, em Évora a Senhora D. Adelaide Antónia

Canhoto Vale de Ovelha, de 83 anos de idade, natural de Évora, e que residia em Évora.

Dia 04/02/2016 na Igreja do Frei Aleixo às 09:30 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo o funeral para o Cemitério do Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Évora

CDU atenta à gestãoda União de Freguesias de S. Manços e Vendinha

A Comissão Coordenadora de Évora da CDU tem acompanhado de forma “muito crítica” a gestão da União de Freguesias de S. Manços e S. Vicente do Pigeiro (Vendinha).

Segundo um comunicado da CDU, “nas últimas semanas, surgiram notícias que apontam graves irregularidades e ilegalidades na gestão e no uso indevido de dinheiros públicos nesta junta de freguesia e que têm por base um relatório de auditoria externo, sério e de qualidade, que incidiu sobre todo o atual mandato desta autarquia”.

Na mesma nota é salientado que essa situação “já levou à

demissão de vários eleitos na Assembleia de Freguesia e de dois eleitos da Junta de Freguesia, que declararam ter tomado a iniciativa de pedir a auditoria externa por se acumularem dúvidas sobre a gestão da presidente da Junta de Freguesia, dúvidas confirmadas no relatório e situações que não aceitam, nem pactuam”.

Nesse sentido, “a CDU considera que o relatório de auditoria e as denúncias públicas devem dar lugar a averiguações pelas entidades competentes e exigem o completo esclarecimento da situação na União de Freguesias de S. Manços e S. Vicente do Pigeiro (Vendinha)”.

Dia Nacional de Alerta para a Alienação Parental em PortugalA Associação Portuguesa para

a Igualdade Parental e Direitos dos Filhos para assinalar, pelo 3º ano, o Dia Nacional de Alerta para a Alienação Parental anuncia o lançamento de uma campanha televisiva em Março, na RTP.

Esta campanha conta com a participação do ator José Raposo e da atriz Sofia Nicol-son.

A par da ação mediática pre-tende-se realizar um conjunto de ações de sensibilização da comu-nidade e dos profissionais que lidam com as matérias das crian-ças e suas famílias para que as crianças não sejam vitimas dos conflitos parentais, apelando à intervenção de todos/as para a prevenção dos mesmos.

Além de ações de sensibiliza-

ção junto da comunidade durante o mês de Março, a campanha será constituída por cartazes, campa-nhas nas redes sociais (com uma versão alargada do spot televi-sivo), devendo culminar com um evento em Abril, em Lisboa, para assinalar o Dia Internacional de Consciencialização para a Aliena-ção Parental (25 Abril).

Relembre-se que, na génese do dia 5 de Fevereiro, está a simbologia associada à luta de um pai pelo direito da sua filha em

conviver com ele de igual modo que o fazia com a mãe. Pai esse, Cláudio Mendes, que foi brutal-mente assassinado, na Mamar-rosa em Aveiro, dia 5 de Fevereiro de 2011 num parque onde aquele pai teria ordem do tribunal para visitar a sua filha. Voluntário e associado da Associação Portu-guesa para a Igualdade Parental e Direitos dos filhos, Cláudio deixou forçadamente órfã de pai a sua filha.

Foi assassinado por querer ser pai, pelo amor à sua filha, pela luta desigual.

Assim, consciencializemo-nos todos de que cabe a cada um e a todos em conjunto, como comu-nidade, termos crianças e adoles-centes mentalmente sãos e socialmente integrados.

Para isso, temos que garantir que todas as crianças e jovens possam ser livres nos seus afetos pelo pai e mãe, sem constrangi-mentos destes ou de terceiros.

A titulo de curiosidade o Cláu-dio Mendes (advogado de profis-são), marcou presença no pri-meiro Workshop organizado em Évora pela Associação sobre a temática da alienação. “Refletir hoje, abraçar amanha”, realizou no dia 25 de novembro de 2010 no Salão multiusos da Cáritas Diocesanas de Évora e foi o início de um longo caminho em prol dos direitos das crianças, dos filhos. Desistir não é opção pelo que prometemos não baixar os braços em prol de uma sociedade mais justa e de crianças mais felizes.

Deputados questionam segurança de central nuclearPSD questionou o Governo sobre falhas no sistema de arrefecimento da

central nuclear espanhola de Almaraz, fronteiriça com Portugal, relata a imprensa espanhola alertando para as consequências ambientais e sociais em caso de acidente.

O jornal espanhol El País noticiou que inspetores do Conselho de Segurança Nuclear espanhol (CSN) “têm alertado para falhas no sistema de arrefecimento de serviços essenciais da central nuclear de Almaraz”, tendo relatado que “cinco inspetores consideraram que não há garantias suficientes de que as bombas de água do sistema de serviços essenciais operem com normalidade”.

Esta posição surge na sequência de duas falhas no motor das bombas de água.

Segundo fontes internas do CSN, citadas pelo diário espanhol, a situação descrita deveria ter levado à paragem imediata do reator que se encontra em funcionamento.

O caso motivou uma pergunta dirigida ao ministro do Ambiente pelos deputados sociais-democratas Nuno Serra, Duarte Marques, Bruno Coimbra e Teresa Leal Coelho para saber se o Governo português “tem conhecimento destes factos”.

Os deputados alertam para a “delicadeza do assunto, pelo alarme social que pode causar, mas sobretudo pelas terríveis consequências ambientais e sociais que poderão ocorrer em caso de acidente nuclear”.

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, pode ainda ler-se que, “sendo que a central nuclear em causa se situa na comunidade autónoma da Estremadura”

(região espanhola que faz fronteira com os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e parte de Beja), “Portugal não pode estar alheado deste problema”.

Por isso, os deputados do PSD pediram “diligências imediatas junto do Governo espanhol no sentido de o esclarecer, exigindo que se tomem medidas imediatas, sendo caso disso”.

Em declarações à agência Lusa, o deputado Duarte Marques disse ser “urgente esclarecer a situação” com as autoridades de Espanha, tendo defendido ainda que, “se for caso disso, [é preciso] exigir o imediato encerramento do reator nuclear mencionado”.

O deputado disse ainda que a “articulação com Espanha é cada vez mais urgente, não só na gestão de caudais [de rios], mas sobretudo no combate às fontes poluidoras”.

Na missiva dirigida ao Governo, os subscritores do documento “voltam a alertar o Governo da República para a necessidade de intensificar a fiscalização à poluição no rio Tejo, não só em Portugal, mas também em Espanha”.

Duarte Marques defendeu à Lusa o “reforço deste alerta”, depois de, na terça-feira, terem sido ouvidos, na comissão parlamentar do Ambiente, os autarcas de concelhos vizinhos do rio Tejo, “que destacaram o facto de a água já entrar muito poluída em território nacional”.

O deputado concluiu que, “face à dimensão dos problemas, é necessário estender a Espanha as exigências de fiscalização, reforçar a coordenação transfronteiriça nesta matéria, e exigir às autoridades do país vizinho que cumpram a sua missão de combate à poluição no rio Tejo”.

O

Page 11: Ds dia 04 02 2016

11RegionalQUINTA-FEIRA , 4 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

07:00 Zig Zag11:05 Diagnóstico: Dinamite12:30 Vida Selvagem13:00 Hospital Real14:00 Sociedade Civil15:00 A Fé dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 A Teoria do Big Bang21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 Gente do Amanhã22:45 Super Diva - Ópera para Todos23:20 Guia Planetário00:10 No Ar00:40 Universidade Aberta01:10 Um Crime, Um Castigo02:10 Sociedade Civil03:10 Euronews06:32 Repórter África

06:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:45 Grande Tarde19:00 I Love Paraisópolis20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo06:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:45 Grande Tarde19:00 I Love Paraisópolis20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 O Preço Certo20:00 Telejornal20:45 As Palavras e os Atos21:30 Fatura da Sorte21:45 The Big Picture22:30 Bem-vindos a Beirais23:15 Terapia23:45 5 Para a Meia-Noite01:00 Dexter02:00 Central Parque02:45 Os Nossos Dias04:15 Televendas05:00 Network Negócios 201605:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 306:00 Manchetes 3

diário do sulTV

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – Carapeta IrmãoÉVORA - MisericórdiaMONTEMOR-O-NOVO – MisericórdiaMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – ModernaVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – J. DelgadoCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Salgado MOURA – FariaSERPA – Serpa Jardim VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – CostaFRONTEIRA – VazGAVIÃO – Mendes; Gavião MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna PONTE DE SÔR – Varela Dias PORTALEGRE – Esteves AbreuSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Pablo; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – Corte RealSINES – Atlântico

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraP. Nub. Máx.: 16º C Min.: 6º C

Quinta-feira, 4

BejaP. Nub. Máx.: 17º C Min.: 7º C

PortalegreP. Nub. Máx.: 13º C Min.: 6º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Évora Concelhodo Mundo:Janela de Garciade Resende

Canto de Janeiras com balanço positivopós o sucesso do Canto de Janeiras

que decorreu por todas as freguesias urbanas de Évora no passado Dia de Reis (6 de janeiro), decidiram as Uniões das Freguesias de Évora (Centro Histórico), Malagueira e Horta das Figueiras e Bacelo e Senhora da Saúde, bem como a Câmara Municipal de Évora, organizar um debate onde fosse possível fazer o balanço daquela iniciativa com todos os grupos que participaram, estendendo ainda o convite a todos os grupos que o desejem fazer na edição do próximo ano.

No dia 27 de janeiro, o Grupo Desportivo e Cultural do Bairro de Santo António recebeu mais de uma centena de pessoas em representação dos treze grupos participantes no Canto de Janeiras, e também de outros grupos interessados em participar na edição do ano que vem, para fazer um balanço daquela iniciativa e refletir sobre edições futuras.

No debate registaram-se bastantes intervenções de

elementos dos grupos envolvidos apontando, na sua generalidade, para um balanço muito positivo do Canto de Janeiras. A ambição de ter ainda mais grupos envolvidos nas próximas edições foi consensual, bem como o compromisso de voltarem a estar presentes na próxima edição.

Na verdade, o papel do movimento associativo revelou-se indispensável para a organização do Canto de Janeiras, revelando ter todas as condições para crescer ainda mais e também para desafiar moradores para que se que criem grupos informais que venham, futuramente, a cantar as janeiras.

Vários elementos dos grupos representados expressaram também a sua disponibilidade para mais iniciativas, lançando esse desafio às autarquias organizadoras.

O Canto de Janeiras consubstancia a capacidade de se fazer algo com raízes tradicionais sólidas num formato agregador de grupos e do movimento associativo e que, nas palavras dos presentes “tem vindo a melhorar de ano para ano”. Também a integração dos vários tipos de espaços do concelho foi valorizada como um factor que deve ser enaltecido, considerando as atuações das zonas rurais aos

bairros, passando pelas ruas e praças do Centro Histórico. Neste sentido, várias intervenções apontaram para o facto dos vários grupos musicais nunca terem participado numa ação de tamanha dimensão.

Também as capacidades de inovação e criação por parte dos grupos foram valorizadas, uma vez que alguns dos grupos, mesmo que mais antigos, nunca haviam cantado as janeiras até à data da criação daquela iniciativa que afirma Évora, cada vez mais, como cidade de cultura e que teve poder para marcar a agenda informativa nacional. Por fim, foi enfatizada a disponibilidade em

aprofundar os conhecimentos face aos aspetos culturais e históricos que estão na origem do cantos das janeiras mas também em relação aos saberes locais, formas de cantar e até à criação de uma brochura que documente informação vária sobre cada grupo, a sua história e o seu repertório.

O encontro, que teve o apoio do Grupo Desportivo e Cultural do Bairro de Santo António e da ARISA (Associação de Reformados e Idosos de Santo António) que, terminado o debate, se encarregou de servir um excelente calducho alentejano.

A

06:30 Diário da Manhã

10:10 Você na TV!

13:00 Jornal da Uma

14:43 Mundo Meu

16:00 A Tarde é Sua

19:30 A Quinta - O Desafio:

Diário

20:00 Jornal das 8

21:40 A Única Mulher

22:57 Santa Bárbara

23:55 A Quinta - O Desafio:

Extra

00:45 O Escritório

01:48 Autores

02:50 Fascínios

03:50 Sonhos Traídos

05:00 Televendas

As comidas à base de azeite vão “reinar” nos restaurantes de Marvão, a partir de sábado, durante uma quinzena gastronómica, que pre-tende homenagear os produtores e atrair turistas.

A 11.ª edição do certame “Comi-das d´Azeite”, promovido pelo município de Marvão, e sob a chan-cela “Marvão Bom Gosto”, começa no sábado e prolonga-se até ao dia 21 deste mês, em 13 restaurantes do concelho, para homenagear os comeres dos lagares de azeite.

No concelho de Marvão, onde existem extensas áreas de olival, a azeitona, sobretudo a variedade “galega”, é essencialmente utilizada para produzir azeite.

Com a realização deste evento, o município pretende homenagear os produtores e dinamizar a economia local, “aliando” o turismo à gastro-nomia.

Comidasà base de azeite

vão “reinar”nos restaurantes

de Marvão

Page 12: Ds dia 04 02 2016

ANO: 46.º NÚMERO: 12.704 PVP: 0,75€ QUINTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2016

n leia desenvolvimento amanhãPub.

Évora

António Costa visitou Centro de Formação Profissional

Suspeito de abuso sexual de criançase tráfico de droga detido na zona de Évora

Polícia Judiciária anunciou a detenção de um homem de 32 anos, na zona de

Évora, por suspeita de abuso sexual de raparigas menores, a quem alegadamente fornecia droga para que não resistissem aos seus avanços.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) adianta que a detenção foi efetuada por elementos da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo e que os factos foram praticados na comarca de Évora, sem especificar em que localidade.

Segundo a PJ, o homem foi detido por haver “fortes indícios” da prática de crimes de abuso sexual de crianças, abuso sexual de pessoa incapaz de resistência e de tráfico de estupefacientes.

A investigação foi iniciada após a PJ receber denúncias de “vários envolvimentos sexuais delituosos do detido com raparigas menores”, refere o comunicado.

Segundo a Judiciária, “existiam, ainda, fortes suspeitas de que o detido se vinha dedicando ao tráfico de estupefacientes e que fornecia estas substâncias para consumo das menores de quem

abusava, pondo-as em estado de não terem capacidade para oferecerem resistência aos seus avanços de natureza sexual”.

Na operação policial, foram realizadas várias buscas domiciliárias, que resultaram na apreensão de 275 doses individuais de haxixe, uma pequena quantidade de cocaína, uma balança de precisão e outros objetos alegadamente destinados à prática do tráfico de droga.

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A

A mulher que ficou ferida com gravidade no acidente rodoviário de sexta-feira em Campo Maior, envolvendo dois cavalos, morreu ontem, subindo para dois o número de vítimas mortais do desastre, disse fonte da GNR.

A fonte da força de segurança explicou à agência Lusa que a mulher, de 47 anos, morreu hoje no Hospital de São José, em Lisboa, para onde tinha sido transportada num helicóptero

do Instituto Nacional de Emer-gência Médica (INEM).

Na sequência do acidente, ocorrido na madrugada de sexta-feira na estrada entre Elvas e Campo Maior, no dis-trito de Portalegre, tinha sido declarado no local o óbito de um jovem de 27 anos, filho da mulher que agora morreu.

No desastre, ficaram feridas mais três pessoas, entre as quais o pai do jovem e marido da mulher que morreu hoje,

também de 47 anos.O acidente ocorreu quando

o automóvel, em que seguiam cinco pessoas, colidiu com dois cavalos que se encontravam na estrada

Residentes na cidade de Elvas, as vítimas, incluindo o casal, o filho e dois amigos, deslocavam-se para o trabalho, numa fábrica na vila vizinha de Campo Maior.

Segundo a GNR, o veículo ligeiro de passageiros era conduzido pelo jovem de 27 anos, cujo óbito foi declarado no local.

O primeiro-ministro, António Costa, participou ontem na cerimónia de assinatura, entre a Mecachrome Aeronáutica e o Estado, do contrato de investimento para uma fábrica que está a ser construída em Évora.

Antes desta sessão, António Costa visitou, cerca das 15 horas, o Polo Tecnológico de Aeronáutica do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, e ainda a fábrica da Embraer Portugal.

Sobe para dois o número de mortosde acidente viário com cavalosem Campo Maior