ds dia 08 02 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA SEGUNDA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2016 ANO: 46.º NÚMERO: 12.706 Carnaval juntou cerca de 2.000 foliões d’Évora Para 2016 Projecto de Orçamento de Estado aprovado .... ÚLTIMA PÁG. Governo decreta Tolerância de ponto para funcionários púb licos amanhã .... ÚLTIMA PÁG. Ensino Universidade de Évora estudou causas de abandono escolar .... Leia nas PÁGS. 5 a 7 “Estórias de (En)contar” desfilaram no Centro Histórico .... PÁG. 2

Upload: diario-do-sul

Post on 25-Jul-2016

243 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 08Fevereiro2016

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 08 02 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIASEGUNDA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2016

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.706

Carnavaljuntou cercade 2.000foliões

d’Évora

Para 2016Projecto deOrçamentode Estadoaprovado

.... ÚLTIMA PÁG.

Governo decretaTolerânciade ponto para funcionários públicos amanhã

.... ÚLTIMA PÁG.

EnsinoUniversidadede Évora estudoucausas deabandono escolar

.... Leia nas PÁGS. 5 a 7

“Estórias de (En)contar” desfilaram no Centro Histórico

.... PÁG. 2

Page 2: Ds dia 08 02 2016

2 Tema de AberturaSEGUNDA-FEIRA , 8 DE FEVEREIRO DE 2016 diário do SUL

Un Maria Antónia Zacarias

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

1 – Continuando a falar das "Mil ideias por Évora" cito os contributos para uma estratégia de desenvolvimento local e regional e socorro-me de parte do texto de Carlos Pinto de Sá a desafiar os governantes para que "proponha uma nova política de coesão territorial e social" bem como mais descentralização e aposta no Alentejo e a bem de ver na cidade de Évora com o maior espaço urbano e nas outras cidades alentejanas.

Mas é bom não esquecer as vilas da região onde podem florescer empreendimentos que evitem o êxodo para as cidades com risco inerente a dimen-são exagerada.

2 - O todo alentejano carece de equitativa distribuição de emprego e desenvolvimento a nível concelhio e isso tem sido uma das grandes apostas dos seus concelhos através de um Poder Local dinâmico que se verifica no número de eventos culturais; económicos; desportivos e dinamizadores que se sucedem no Alentejo.

Com estas raízes é bem provável que se acrescentem mais ideias para o desenvolvimento da nossa região.

O que se deseja é que não se fique apenas por palavras e se procurem todas as formas de crescimento empresarial para o Alentejo.

Universidade de Évora estudou causas de abandono escolar

Cerca de 20 por cento dos alunosdeixaram de estudarnos últimos três anos

Manuel Marchante, presidente da AAUE

Dirigente voltou a criticar o pagamento de propinas,

nomeadamente as “veladas”Manuel Marchante, presidente

da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) considerou ser “triste, cada vez mais, os estudantes sofrerem com os elevados custos que tem a sua formação”. Formação que, a seu ver, devia ser gratuita. E questionou: “Como pode alguém sem muitas posses e sem uma família capaz por trás de sustentar mais de mil euros em propinas, mais taxas e emolumentos, as propinas mascaradas muitas delas obrigatórias, mais casa, água, luz e compras?”.

O dirigente estudantil sublinhou que, nesta conjuntura adversa o estudante, muitas vezes, não tem como fi car e precisa assim de fugir ao seu futuro académico que lhe poderia facilitar a entrada no mundo empresarial. “A AAUE está aqui para, em conjunto com a UE e demais entidades, acompanhar e não deixar cair por terra o futuro do nosso país”, garantiu.

Manuel Marchante reconheceu que não é fácil socorrer todos os estudantes, embora tenha reiterado que a AAUE “está a querer encontrar formas de

contornar e facilitar a vida do estudante dentro e fora da universidade”. Para além destas situações, o mesmo responsável disse que a academia está consciente das demais situações que não envolvem diretamente dinheiro. “Tanto no acompanhamento do estudante ao longo do seu curso por parte dos colegas e professores, a preocupação pela desmotivação dos estudantes e entre outros também a orientação dos estudos e compreensão da oferta formativa dos cursos da universidade que devem ser mais explícitos para uma escolha informada do estudante nas suas decisões”, exemplifi cou.

m relatório da Universidade de Évora (UE), que

esteve a estudar as causas do abandono escolar entre os seus alunos nos últimos três anos, revela que o número de estudantes com bolsas de ação social que desistem do ensino superior é três vezes menor do que entre os estudantes que não tiveram qualquer apoio para estudar. Isto é, 20 por cento dos estudantes que entraram nesta instituição de ensino superior acabaram por não concluir as respetivas formações.

Os resultados, medidas de combate e de prevenção ao fenómeno, apresentados em sessão pública, tiveram origem no relatório “Identifi cação das Causas do Abandono Escolar na Universidade de Évora”, elaborado por um grupo de trabalho pluridisciplinar constituído para o

efeito no início de 2015.Sendo comum apontar como

principais causas de desistência do Ensino Superior questões de ordem fi nanceira, agudizadas por contextos de crise, a UE procurou ir mais longe e desenvolveu um estudo que permite “conhecer cientifi camente o abandono escolar no ensino superior, nomeadamente o perfi l e a trajetória escolar dos estudantes que o protagonizam, os diversos momentos em que o empreendem e os motivos que os(as) conduzem a tal situação”, como explicou a responsável pelos estudo, Rosalina Pisco Costa, socióloga daquela instituição de ensino superior.

Segundo o relatório, abandonaram os estudos 5,4 por cento dos alunos que recebiam bolsas de ação social, enquanto que, entre os alunos que não tiveram nenhum tipo de apoio, esse valor ascendeu a 15,1 por cento. “Uma maior duração de tempo em anos de apoio social está associada a uma menor proporção

de estudantes inativos”, salientou a socióloga que coordenou o trabalho. Neste sentido, nenhum dos estudantes que receberam apoios dos programas de apoio social específi cos daquela universidade, complementares às bolsas de ação social, abandonou a universidade.

Apoios sociaissão determinantespara diminuira desistência

O estudo apontou também que a percentagem de estudantes que abandonam o ensino superior é mais baixa nas licenciaturas (12,6 por cento) e mestrados integrados (13,5 por cento), crescendo nos níveis de estudo seguintes como mestrados de 2º ciclo e no doutoramento.

Rosalina Pisco Costa adiantou que os alunos de licenciatura apontam para a sua desistência, “as infraestruturas e equipamentos à sua disposição na universidade ou

os problemas causados pela fase de transição e integração no ensino superior, a isto junta-se a motivação”. De resto, o estudo da UE “mostra que é entre os ingressados na primeira opção que se verifi ca a menor percentagem de inativações. Pelo contrário, os estudantes que entram no ensino superior apenas na 3.ª fase têm maior percentagem de desistências”.

No casos dos mestrados, o abandono acontece associado ao período fi nal da formação e nos casos dos doutoramentos “são alterações na situação profi ssional a contribuir para uma saída antecipada do período de estudos”.

Esta investigação foi conduzida, ao longo do último ano, por um grupo de trabalho nomeado pela reitoria da universidade e que incluiu docentes e investigadores da instituição, técnicos superiores dos diferentes serviços que lidam com os estudantes e representantes da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE). Nesse período, entraram na instituição 1931 estudantes (nas várias licenciaturas, mestrados e doutoramentos), dos quais 19,7 por cento já não estavam a estudar no momento em que foi realizado este levantamento.

(...)Com estas raízes

é bem provável que se

acrescentem mais ideias para o

desenvolvimento da nossa região.

(...)

Page 3: Ds dia 08 02 2016

3SociedadeSEGUNDA-FEIRA , 8 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

8.ªs Jornadas – Hospital Veterinário Muralha de Évora— Dias 4 e 5 de Março/2016 – Évora Hotel

2.ªs Jornadas de Enfermagem em Animais Exóticos— Dias 5 e 6 de Março/2016 — Évora Hotel e Monte Selvagem

Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME) em parceria com a Equimuralha vai

realizar nos próximos dias 4 e 5 de Março, a 8ª edição das Jornadas do Hospital Veterinário Muralha Évora.

Este ano, a novidade é que o Monte Selvagem também se jun-tou a estas Jornadas, organi-zando em parceria com o HVME as 2as Jornadas de Enfermagem Veterinária em Animais Exóticos. Estas terão lugar nos dias 5 e 6 de Março, no Evora Hotel e Monte Selvagem respectivamente.

Trata-se de um conjunto de seminários e workshops que focarão 3 interessantes temas:

- “Genética em Ruminantes: Produzir o Futuro da sua explora-ção”

-”O Cavalo-atleta: da concep-ção ao alto rendimento”

- “Cuidados Pré e Pós Anestési-cos em Roedores e Lagomorfos”.

A organização destas Jornadas conjuntas foi mais uma vez movida pela ambição e pelo desafio de responder às expectativas de todos os que nos procuram, con-jugando elevados padrões de qualidade nas palestras e inova-ção. As Jornadas constituem assim uma oportunidade para que inves-tigadores, técnicos e outros pro-fissionais dos sectores possam aprofundar conhecimentos, parti-lhar ideias, analisar e discutir o

estado actual do conhecimento e das perspectivas futuras.

As Jornadas destinam-se à comunidade em geral, a produto-res, criadores, proprietários de animais de produção e cavalos, mas também a médicos veteriná-rios, enfermeiros veterinários e estudantes. Na sua última edição teve uma participação que supe-rou os 450 participantes, consoli-dando-se como um evento de importância nacional.

Palestras de Ruminantes: Ao longo destes dias, nos semi-

nários de espécies pecuárias, serão abordados diversos conteú-dos na área da genética e melho-ramento animal, entre os quais,

inseminação artificial, selecção de reprodutores, e melhoramento genético em pequenos ruminan-tes, entre outros. Os avanços científicos e tecnológicos a que se tem assistido nos últimos tempos nestas áreas, têm permitido um melhoramento genético que vem sendo um pilar fundamental para a cadeia produtiva da carne.

Irão estar também em destaque os vários programas nacionais de controlo de IBR e BVD (doenças causadas por vírus com forte impacto na reprodução e produ-ção).

Prevê-se que estes programas, embora voluntários, passem a ter num curto/médio prazo um carác-ter obrigatório com o envolvi-

O

mento dos Serviços Oficiais (DGAV) o que poderá determinar novas regras no mercado da comercialização da carne de bovino.

Palestras de Equinos: Na sala de equinos, as palestras

são subordinadas ao tema “O cavalo atleta: da concepção ao alto rendimento”, e objectivam deli-near o percurso ideal do cavalo, desde a selecção genética dos progenitores até à maximização do rendimento desportivo do mesmo, nas diferentes modalida-des. Os temas apresentados visam despertar a atenção dos criadores e proprietários para as várias temáticas, tais como nutrição, profilaxia, aprumos, ferração e todo o acompanhamento veteri-nário necessário para criar um cavalo atleta de excelência.

Pelo crescente interesse em patologias de dorso e região sacro-ilíaca em cavalos de desporto, o workshop de equinos irá desen-volver este tema, através de forma-ção teórica e prática, com médicos veterinários de referência na área em questão.

Palestras Exóticos: Na sala dos animais exóticos

serão abordadas técnicas como a fluidoterapia, sedação, anestesia, monitorização, acupuntura e outras, de forma a melhorar a capacitação dos técnicos nos cui-dados de roedores e lagomorfos. No dia 6 apenas funcionará um workshop dedicado à Canulação Intra-óssea, no Monte Selvagem.

O Hospital Veterinário Mura-lha de Évora (HVME), a Equimu-ralha e o Monte Selvagem são entidades de referência na região e entendem que para além dos serviços médico-veterinários, de conservação da Natureza e do lazer que prestam à comunidade, devem ter um papel mais inter-ventivo na sociedade ao nível pedagógico, nomeadamente atra-vés do desenvolvimento de diver-sas ações de formação como esta.

Para consultar o programa das jornadas veja no site www.hvetmuralha.pt.

Contactopara inscrição nas Jornadas: Telefone: 266 771758 [email protected] www.hvetmuralha.pt

Media Partner:

Em parceria com a União de Freguesias da Sé e S. Lourenço, o Centro Cultural e Desportivo D e s p o r t a l e g r e , organizou uma sessão de jogos

recreativos com os utentes da CERCI de Portalegre.Após a disputa de cinco multi-jogos desportivos individuais, José

Maria Ribeiro, sagrou-se vencedor, seguido de João Paulo e André Serrote.

Após a realização de duas sessões em 2016, Daniel Feijão, com 100 pontos, lidera a classificação do VIº Troféu Comendador Rui Nabeiro.

CERCI JOGOU COM O DESPORTALEGRE

Daniel Aranha, foi o vencedor dos Jogos Solidários 2016, da União de Freguesias da Sé e S.Lourenço, organizados pelo Centro Cultural e Desportivo Desportalegre, na sede do Centro Popular de Trabalhadores de S. Cristóvão, em Portalegre. Nos

restantes lugares do pódio ficaram Mário Figueiredo e Benvindo Martinho.

Todos os meses este ritual se repete com o animador do Despor-

DESPORTALEGRE ANIMA SÓCIOSDO CPT S. CRISTÓVÃO

Regional

CRÓNICA DA SEMANAVisto do Alentejo N.º 1.187

Florbela e NorbertoDr. CARLOSZORRINHO

Desengane-se quem pensar que a existência de duas candidaturas à

Presidência da Federação Distrital de Évora do Partido Socialista é uma demonstração de fragilidade. Pelo contrário, essa dupla candidatura é um exemplo da enorme vitalidade de um Partido que se foi afirmando, eleição após eleição e ciclo político após ciclo político, como um Partido do Alentejo e dos Alentejanos.

Como militante do PS na Federação de Évora desde 1978, tendo desempenhado funções de governação regional (Proalentejo) de representação distrital (Deputado), de governação (Administração Interna, Estratégia de Lisboa, Plano Tecnológico, Energia) e agora de representação nacional

(Eurodeputado), tenho um enorme orgulho naquilo que o meu Partido realizou no distrito e na região, primeiro defendendo a democracia plena e pluralista e depois liderando as etapas chave e os grandes projetos de desenvolvimento, quer no plano autárquico, quer no domínio distrital, regional e nacional através do exercício dos diversos mandatos de representação e governação por personalidades por ele propostas.

São inúmeros os passos da-dos nesta região que têm a mar-ca indelével dos autarcas, dos deputados e dos governantes do PS. O Alqueva, as redes de servi-ços de apoio social e de serviços de saúde, as acessibilidades, o apoio aos idosos, a aposta na formação profissional, a moder-nização do tecido agropecuário, a recuperação do parque esco-lar, os equipamentos culturais e

desportivos, as incubadoras e os novos grandes projetos empre-sariais. Tudo isto só foi possível através dum trabalho conjunto da sociedade civil, dos empre-endedores, das instituições e dos decisores políticos.

Muito foi conseguido e muito falta ainda fazer. Como não me canso de afirmar, o Alentejo ain-da não venceu o desafio crítico de se tornar uma região capaz de reter e atrair mais gente e se densificar em termos demográfi-cos. Sem isso nenhum processo de desenvolvimento se consoli-da. Este é o grande desafio dos próximos anos, e existem bons sinais de que pode ser vencido, de que são exemplo a aposta da indústria aeronáutica de ponta ou a decisão de avançar com um Hospital Central de elevado perfil tecnológico em Évora.

O papel que o PS tem desempenhado na região e no distrito fica muito a dever-se

a uma empatia forte com os valores das alentejanas e dos alentejanos e a um espírito de unidade e renovação permanente ao longo das décadas. Esse espírito pareceu ameaçado em tempos recentes, mas desabrocha de novo com vigor com o processo eleitoral em curso na Federação de Évora.

É em nome deste espí-rito de união e renovação que apoio a candidatura de Norberto Patinho. É com o mesmo espírito que saúdo a candidatura de Florbela Fernandes. Nada mais es-timulante para um grande Partido político de que um bom debate seguido de uma convergência em nome dos valores e dos objetivos partilhados. Em nome de uma visão de Europa, de um projeto para Portugal, de um

Page 4: Ds dia 08 02 2016

4 domQuixoteSEGUNDA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2016 diário do SUL

dom QuixoteSuplemento de Artes e Letras

Este Suplemento é parte integrante do jornal «Diário do Sul» e não pode ser vendido separadamente

DAQUI MAIS AO SUL

PENAS...Olho um pássaro. Observo suas penas.Cobrem seu corpo. Delas, é seu dono.E, na palavra homónima encontrada,Lembro as minhas. São o meu abono.

Penso e conto. Tantas penas encontradas!Penas pelas perdas de meus entes queridos.Penas por tudo o que não consegui alcançar.Penas por todos os meus silêncios repetidos.

E, como Amália, creio que todos temos,Esse “rosário de penas” que vamos desfiandoPois, como humanos, ouvimos o coração.

Como o pássaro, das penas somos seus donos.Mas, deixá-las cair vamos sempre desejando,Quando elas já não cabem mais em nossa mão.

Maria José Murteira Silva Correia

A esperança média de vida foi aumentando gradualmente com o decorrer dos tempos e avanços tecnológicos na área da saúde. Hoje em dia viver até aos 80 anos é considerado “normal”, coisa que seria impensável há alguns anos atrás. No entanto, apesar de as pessoas viverem cada vez mais tempo e terem cada vez mais ao meios e qua-lidade de vida, nem tudo é bom no aumento da esperança media de vida. Quanto mais as pessoas envelhecem mais patologias são encontradas, tendo a ciência e a investigação de encontrar respostas a essas novas doenças. Não só as doenças são um aspecto negativo - viu-se um considerável aumento do numero de lares de idosos, onde muitas vezes estes são abandonados pelas famílias por já não conseguirem ser autónomos o suficiente para tomarem conta de si próprios. Em alguns casos, pessoas idosas vivem sozinhas sem as devidas condições, abandonadas por completo. O nosso país de-veria investir um pouco mais no bem estar da população idosa. As reformas precárias, a falta de apoio ao domicilio, a falta de contacto com pessoas e a carência faz com que a situação das pessoas idosas não seja a melhor. Existem também exceções, idosos com uma vida confortável, ergonómica.

Todos queremos viver mais tempo e não queremos perder as pes-soas que gostamos mas, de um modo geral, o avanço da ciência irá continuar a prolongar cada vez mais a vida das pessoas. E será isso bom? De certa forma acredito que sim, desde que exista qualidade de vida, estou de acordo. Não faria sentido viver até aos 120 anos e passar os últimos 40 numa cama por causa de doenças provenientes do envelhecimento. Elas são muitas, os diabetes, pneumonias, can-cros, osteoporose, etc. O problema é que vão continuar a surgir dia após dia, umas no nosso país e outras pelo mundo fora.

*Estudante a frequentar os cursos da ESGP

Crónica

Aumento da esperançamédia de vida

n David Matos*

Procurando as EstrelasSempre vou só... sem outra companhia,vou ao entardecer... não levo rumo...com o corpo tão leve como o fumovou despida de amores, de alma vazia!

Procuro segredos que me gritam longenum espaço azul, onde se perdem gritos...e vou pisando as cinzas dos meus mitos,sozinha... sonhadora como um monge.

Vou procurar afagos noutras estrelas...esplendores diferentes que me acenam,quase a sentir o coração...ao passar entre a sluzes e entendê-las.

Fui afagada p’las mãos do desengano...e sem paixões nem rasgos de esperança,procuro ser astro, que jamais se alcançadesprezando o amor de um ser humano!

Leolinda Trindade

A minha terraOh! Terra minha, terra sempre em florTens o chão velhinho e empedernidoE nesse teu sonho muito combalidoA vida perdura, para além da dor.

Canto-te à noite, num doce embalarAs horas que me deste de tanta ternuraE é essa magia, que ainda perduraNeste meu sonho... De te querer cantar.

Minha terra linda, que os homens de entãoTiraram-lhe da alma... A sua razãoSonho de rainha que ela tem, e côr.

Minha terra de amores, e de cheiro a rosasNão percas a esperança das noites vaidosasE mostra-lhe ainda... O teu explendor!

Natividade Coelho

A TORREÉ o símbolo duma epopeia grandiosa Beijada pelo Tejo a todo o momento Não gigantesca, é elegante e garbosa Por vezes, nela se ouve um lamento

Plos que não voltaram da faina gloriosa Da odisseia em que imperou o tormento Para que esta Pátria mui ditosa Tivesse o devido merecimento.

Um Rei Manuel, a mandou erguer Para os vindouros ficarem a saber O que ela representa muito bem.

São belas páginas de ouro da nossa História Que se podem ler nas pedras da glória Da nossa majestosa TORRE DE BELÉM.

VELEZ CORREIA

A força da esperançaÓ, irmão, vítima da escravatura,Indelevelmente, ficaste marcado...Tu que passaste p’la vida pura,Tal como eu, vives revoltado.

Também, conheceste, alguém corrupto.Tiveste a coragem, de o denunciar,mas... O desonesto, que é astuto,Teve arte e manha p’ra se limpar.

Contudo, é só mais um verme,entre tantos, que enxameiam a sociedade.A revolta, assenta no cerne,se ficar sem castigo, tanta maldade.

Ficou a Justiça ultrajada.Sentes na mente, tão ignóbil insulto.A tua boa fé, ficou abalada.Tu que és um homem bom e culto,mitiga a dor, inventa a felicidade.Há sempre a força da esperança...Há-de vir o dia da liberdade!Hás-de sorrir feliz, como quando eras criança.

José António Banha

Florbela EspancaDama dos amores sempre enganada...Poeta lírica dos sonhos dos tristes... Dos miseráveis!...De ti saiam sempre desenganos nas horas tristes...Doentes e inconsoláveis!...Alguém te recordou um dia como eu, Oh musa...Oh esfinge!... ó dama da solidão!...A tua vida assim como a minha... MereceuNa hora da partida a extrema unção!...Palavras que o vento levou nas horas tristes...Baladas por contar nos teus sonhos imaculados...A dama dos tristes dos desenganados!...A vida parou... não te sorriu... Levou-te muitoCedo deste mundo!...A dama das paixões só queria dizer-te o quãoTe queria muito!...A Florbela doce e majestosa... Que alguémUm dia encontrou... partiu-se a tua vidaNas tuas trinta e seis primaveras majestosas!...Foste um poema por contar... Avé rainha mãe de deus!...Foste um muro velho ondeNasceram de novo as rosas!...

Helena Botico

Ó!... ENTRUDO TRAPALHÃOPor trás duma “Caraça”Ó!... Entrudo trapalhãoO “Povo” espera que sejas- Folia, folguedo e orgia -Como em tempos que já lá vão.

Com excessos em honra de “Baco”Riqueza de pobre enfeitadoComo sempre tristeza sorridenteNas “Gentes” o optimismo representado.

Evazão que faz parteDesta vida por tanto sentir.Brincar - troçar com vontadeApesar dela não ser para rir.

Por fim: O teu funeralTerá a graça do costumeE assim... a gargalhada será geral.

Júlio Amaral

Já está pronta e habitadaA obra nova no escurinho

Ela foi batizadaO Malato é o padrinho

IParabéns à direcçãoPensou e conseguiuA quem ajudou e aderiuTeve boa imaginaçãoTem uma nova construçãoFoi muito bem desenhadaDepois de assinadaPor engenheiro e arquitetoFoi um trabalho corretoJá está pronta e habitada

IIAgora há condiçõesPara servir os clientesOs que necessitam estão contentesAo verem boas divisõesTem várias repartiçõesEstá a seguir um bom caminhoTêm quem lhe dê carinhoIsso é muito importanteAinda bem que foi avanteA obra nova do escurinho

IIIÉ pena não haverComo esta, muitas maisPara filhos de alguns paisNão andarem a sofrerEu nunca me vou esquecerTenho na memória gravadaTer uma pessoa estimadaNunca me sai do pensarNa Igreja defronte ao altarEla foi batizada

IVA instituição agradeceA quem deu e quem dáPara assinar o que estáTem boa natureza e conheceFazer bem não aborreceSe não dá muito dá um pouquinhoEstavam no imóvel velhinhoO novo dá toda a respostaO presidente é Silvino CostaO malato é o padrinho

Veio a Secretária de EstadoA esta inauguração.A sua excelência obrigadoEm nome da direcção

Joaquim António A. Carvalho

POEMA...é na água molhadae tépidade um lago que mergulhas a tua alma,o teu corpo,o teu sexo,o teu despudor...

Nunes

Page 5: Ds dia 08 02 2016

5RegionalSEGUNDA-FEIRA , 8 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

MAIS DE 800 PARTICIPANTES NO CARNAVAL ELVENSE

Comparsas espanholas e foliõesanimam Carnaval Internacional de ElvasA animação regressa a Elvas até

dia 9 de fevereiro, com a 20.ª edição do Carnaval Internacional da cidade, que contará com vários grupos e foliões locais e das típicas comparsas espanholas.

Ao todo, nove grupos elvenses irão desfilar pelas ruas do centro histórico, bem como dez grupos de comparsas de Badajoz e dois de Olivença, num total de mais de 800 participantes.

João Tenreiro e Soraia Branco, fadistas da terra, são os reis do Carnaval, que teve início no dia 4, com o Dia das Comadres e dos Compadres para os alunos da Universidade Sénior de Elvas e para os jovens da Associação Juvenil ARKUS, entre a Avenida da Piedade e a Praça da República. No dia 5 foi a vez dos mais novos entrarem em cena, com o desfile escolar, também até à Praça da República.

Sábado, dia 6, teve lugar o Grande Corso Internacional (15h00), com a participação de grupos locais e das comparsas da Federación de Associaciones Loca-les del Carnaval Pacense, de Bada-

joz, e Domingo aconteceu o desfile carnavalesco dos grupos locais, também no centro histórico.

Hoje, às 22h00, decorrerá o desfile dos grupos de Carnaval no Coliseu Comendador Rondão de Almeida, seguido de baile, onde são esperadas cerca de cinco mil pessoas. As festividades culminam amanhã, terça-feira de Carnaval, às 15h00, com novo Corso Interna-cional, onde também participarão as Comparsas de Olivença.

O Carnaval Internacional de Elvas é o maior da região do Alentejo.

PROGRAMA8 DE FEVEREIRO22h00 – Desfile de grupos de Carnaval e baile no Coliseu Comendador Rondão de Almeida, com o grupo musical ‘Oásis’ e DJ.

9 de fevereiro15h00 – Terceiro Corso Internacional, com a participação de carros alegóricos e mascarados de Elvas e comparsas de Olivença.Percurso: Praça 25 de Abril, Avenida Garcia da Horta, Portas de Olivença, Rua da Carreira, Largo da Misericórdia, Rua Alferes Cristóvão Pinto e Praça 25 de Abril.

Soraia Branco e João Tenreiro, reis da XX edição do Carnaval Internacional de Elvas com Nuno Mocinha presidente da Câmara Municipal de Elvas

Clínicas Pedro Choy dão as boas-vindas ao Ano Novo Chinês

As Clínicas Pedro Choy, espe-cializadas em serviços de saúde exclusivamente na área da Medi-cina Chinesa, celebram e dão as boas-vindas ao Ano Novo Chinês 2016, sob o signo do macaco, que começa hoje dia 8 de fevereiro e vai até 27 de janeiro de 2017. Para os chineses, o período regido pelo macaco é de muita sorte, bons fluídos e boas oportunidades.

O Ano Novo Chinês pode ocor-rer entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro e é sempre definido pelo primeiro dia da lua nova. O calen-dário tradicional chinês é usado na China há milénios e é considerado um dos registos cronológicos mais antigos do mundo.

“Hoje assinala-se a entrada do novo ano chinês. O Ano do Macaco. O Ano Novo Chinês ocorre no primeiro dia da segunda lua nova após o solstício (21 ou 22 de Dezembro) de inverno. É um ano que, segundo as previsões, será de grandes mudanças, desa-fios e agitação. Isto porque este será um ano do Macaco regido pelo ascendente (elemento) “Fogo”. E um ano de Macaco de Fogo é sinónimo de um período regido de muita sorte, bons fluídos e boas oportunidades”, afirma Pedro Choy, médico de Medicina Tradi-cional Chinesa e Diretor das Clíni-cas Pedro Choy.

Pedro Choy acrescenta que

“entre as principais características do signo do Macaco estão ambição, atividade, esperteza, malícia e aventura. Já o Macaco de Fogo soma a estas qualidades charme, agressividade, ímpeto, ambição, autocrítica e facilidade de reconhe-cer e acatar conselhos e ensina-mentos que levarão ao sucesso”, conclui.

As comemorações do Ano Novo Chinês ocorrem em mais de 140 países e 400 cidades do mundo, incluindo Lisboa. Segundo o horóscopo chinês, para o ano de 2016, esperam-se mudanças a vários níveis. É um ano propício a correr riscos e a ser ousado, embora com precaução.

Pub.

Pub.

Page 6: Ds dia 08 02 2016

A

Desfile no centro histórico juntou cerca de 2.000 participantes

diário do SUL6 RegionalSEGUNDA-FEIRA , 8 DE FEVEREIRO DE 2016

n Marina Pardal

Fotos Exclusivas

Pub.

s personagens das “Estórias de (En)contar” desfilaram pelas ruas do centro

histórico, na manhã da passada sexta-feira, durante o Carnaval de Évora, organizado pelo município local, em parceria com outras entidades.

O desfile teve início na Pra-ça Joaquim António de Aguiar (Teatro Garcia de Resende), passou pela Praça do Giraldo e terminou junto ao Palácio de D. Manuel, no jardim público, onde houve animação com mú-sica e dança.

O tema deste ano surgiu no âmbito do projeto “Voar na Asa dos Livros”, dinamizado pela au-tarquia, que pretende promover a leitura.

Apelando ao imaginário in-fantil (e não só), surgiram dife-rentes personagens que povoam as histórias de encantar.

Na festa não faltaram as Bran-cas de Neve ou as Capuchinhos Vermelho, os coelhinhos tam-bém marcaram presença, sem esquecer o Gato das Botas ou a Alice no País das Maravilhas.

A iniciativa contou com cerca de dois mil participantes, oriundos de 28 instituições liga-das ao ensino, terceira idade e deficiência.

Há ainda a destacar o públi-co que assistiu à passagem do desfile, desde familiares dos participantes e a outros estabe-

Carnaval de Évora deu “vida”às “Estórias de (En)contar”

lecimentos de ensino que leva-ram os seus alunos, dando assim “vida” ao centro da cidade.

No final do evento, a vice-pre-sidente da Câmara de Évora, Élia Mira, fez um balanço positivo de mais uma edição do desfile de Carnaval.

“A iniciativa decorreu de acor-do com as nossas expectativas, com uma grande participação por parte de várias instituições”, salientou.

A autarca referiu que “este foi um Carnaval transversal, em que tivemos a educação formal e não formal e é isso que se pretende numa Cidade Educadora, como é o caso de Évora”.

Élia Mira lembrou ainda que “costumamos dizer que este é o Carnaval das Escolas, mas é mui-to mais do que isso”, frisando também que “para nós faz todo o sentido que o Carnaval conti-nue a realizar-se no centro his-tórico, pois queremos que este seja um local vivo e dinâmico”.

A esse respeito, a vice-pre-sidente do município adiantou que “ao longo do ano quere-

mos promover um conjunto de iniciativas que mantenham o centro histórico vivo, para que dê gosto visitá-lo”.

Ao longo do percurso, foi possível também falar com alguns pais, que se mostraram satisfeitos com a realização de um evento como este em que são proporcionados momentos de convívio. Houve inclusive um pai que apelou a que se-jam feitas mais iniciativas deste género.

Quanto aos educadores, tam-bém expressaram a importância

que as ações deste tipo repre-sentam para a própria formação dos mais novos, seja ao nível da criatividade, seja do convívio intergeracional.

Page 7: Ds dia 08 02 2016

7RegionalSEGUNDA-FEIRA , 8 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

Fotos Exclusivas

MAIS DE 800 PARTICIPANTES NO CARNAVAL ELVENSE

Pub.

Desfile no centro históricojuntou cerca de 2.000 participantes

Page 8: Ds dia 08 02 2016

diário do SUL8 SociedadeSEGUNDA-FEIRA , 8 DE FEVEREIRO DE 2016

Pub.

Aluna do Conservatório Regional de Évora-Eborae Mvsicaganha Prémio de Trompete

em Concurso “Jovens Solistas”C o n s e r v a t ó r i o Regional de Évora – Eborae Mvsica e a Associação Eborae

Mvsica informam e divulgam que foi com muito regozijo que tivemos conhecimento do resultado do Concurso “Jovens Solistas”2016, promovido pela Orquestra Clássica do Sul, em Faro, em que a aluna de Trompete, Alexandra Moita obteve o primeiro lugar na modalidade -Trompete e vai executar obras em dois concertos com a referida Orquestra. Felicitamos a aluna e desejamos os maiores sucessos na sua vida profissional e pessoal quer à aluna quer ao seu professor Artur Barroso.

Transcrevemos de seguida um texto escrito pela aluna em que são anunciados os concertos em que irá participar como solista:

“Foi um dia muito importante para mim, uma vez que participei

O

no “Concursos Jovens Solistas”, organizado pela Orquestra Clássica do Sul, o primeiro em que já concorri.

Inscrevi-me neste concurso não só para mostrar parte do meu trabalho e daquilo que amo fazer, mas também para me soltar quando toco trompete em

público, uma vez que ficava bastante nervosa nas audições. Uma das coisas que aprendi foi que não há necessidade de tanto nervosismo, pois se nos libertarmos e nos deixarmos guiar pela música, tudo se torna cada vez mais fluente, e melhor! Posso dizer também que das melhores

coisas deste dia foi ouvir a opinião de vários membros da Orquestra, que me deram indicações para melhorar como Instrumentista, que me deixaram bastante contente e motivada para seguir!

Assim que soube que fiquei apurada fiquei radiante, pois é para mim uma grande oportunidade, e um grande salto de poder tocar a solo com uma belíssima orquestra! Todo o trabalho realizado individualmente e com o meu Professor valeram a pena, e de qualquer das maneiras, valeriam sempre! Só tenho de agradecer por toda a força de vontade e segurança que os meus professores me deram, e dão!

Concertos com Orquestra: 13 de abril - 10h30 - teatro

municipal de Faro14 de abril - 14h30 - coliseu do

Redondo “

Arlindo Lareiras

. Temos vidros para salamandras e recuperadores; fazemos a colocação do cordão nas portas e fazemos também a respectiva limpeza das chaminés.. Temos recuperadores em todas as medidas.

Estrada Nacional 114 (Sentido Évora - Montemor-o-Novo a 100 metros depois do Pingo Doce (ex. Feira Nova)) | T 919775898 - 266734394 | [email protected]

PROMOÇÃO DE CHURRASQUEIRASA PARTIR DE 120,00€

Horário: de segunda-feira a sábado das 9h às 13h e das 15h às 19hFazemos montagens das salamandras e recuperadores e fazemos a assistência técnica.

Fabrico próprio e por medida em vários tipos de tijolo e pedras decorativas Todas as medidas de fornos para pão

Grelhadores por medida para as churrasqueiras

Recuperadores de calor, montagens em todos os tamanhos e lareiras já existentesRecuperadores de calor desde 50cm a 1,40m de largura

Pub.

Page 9: Ds dia 08 02 2016

9PublicidadeSEGUNDA-FEIRA , 8 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

Num local priveligiado na cidade de Évora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

plas salas, espaços circundantes ajardinados, máxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

Aceita IdososResidência para Seniores Vista Alegre

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 385 7000 - 757 ÉvoraTm: 929 372 974

Alvará N.º 2|2014

��������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

���������������������

�������������������������������

�������������������������������

�����������������

���������������������

�������

��������������

���������������������������

������������������������

���������������������������

����������������������������

���������������������������

�������

���������������

�����������������������������

�������������������������������

����������������

�������

���������

�����������������������������

��������������������������������

�����������������������������

����������������

�������

��������������������

�����������������

���������������������������

������������������������������

��������������������������

�������������������������

����������������������

�������

��������������������

���������

�����������������������������

�������������������������������

��������������������������������

�����������������������������

���������������������������

�����������������������������

�������

��������������������

��������

���������������������������������

�������������������������������

���������������������������������

������������������������������

�������������������������������

�������������������������������

������������

�������

Page 10: Ds dia 08 02 2016

diário do SUL10 SociedadeSEGUNDA-FEIRA , 8 DE FEVEREIRO DE 2016

NECROLOGIA

Pub.

Pub.

DONATIVOEm memória de Ernesto Correia Campos

13 anos de eterna saudade

Evocando hoje dia 8 de Fevereiro mais um aniversário do Falecimento de Ernesto Correia Campos, sua esposa que neste dia sente mais perto e constante a dor em que me deixaste.

Entregou-nos uma pequena oferta em sua homenagem para os protegidos deste jornal e pede a Deus que o tenha em seu

Divino DescansoPaz à sua alma.

Seu marido, irmão e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso hoje, dia 8 de Fevereiro, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos,

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso hoje, dia 8 de Fevereiro, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos,

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno

agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MARIA DE FÁTIMA DIAS RIBEIRO COELHOAgradecimento e Missa de 7.º Dia

Sua esposa, fi lhos, netos e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, quarta-feira, dia 10 de Fevereiro, pelas 18h30m, na Igreja de Nossa Senhora Auxi-liadora (Salesianos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

AQUILINO LUÍS EMPADINHAS DA SILVA

Missa de 2.º Aniversário

Pub.

Page 11: Ds dia 08 02 2016

11RegionalSEGUNDA-FEIRA , 8 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

E

2015 superou 2014 com 2.092 milhões de euros transacionados

n Roberto Dores

Fotos Exclusivas

07:00 Zig Zag11:05 Juventude Brava12:00 Vida Selvagem13:00 Hospital Real14:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 A Teoria do Big Bang21:00 Jornal 221:45 Página 221:55 Hora Da Sorte22:00 Gente Do Amanhã22:45 City Folk - Gente Da Cidade23:15 Os Anos 80 - A Década Que Nos Criou00:05 Portugal 3.001:05 Esec-Tv01:35 Sociedade Civil02:35 Euronews06:32 Repórter África

06:00 Edição Da Manhã

08:45 A Vida Nas Cartas: O

Dilema

10:00 Queridas Manhãs

13:00 Primeiro Jornal

14:30 Dancin’ Days

15:45 Grande Tarde

19:00 I Love Paraisópolis

20:00 Jornal Da Noite

21:30 Coração D’Ouro

22:30 Poderosas

23:30 A Regra Do Jogo

00:30 C.S.I.

01:30 De Corpo e Alma

02:30 Podia Acabar o Mundo

03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 O Preço Certo20:00 Telejornal21:00 The Big Picture21:45 Donos Disto Tudo22:00 Mau Mau Maria23:00 Terapia23:30 Jorge Palma e Sérgio Godinho - Juntos00:30 5 Para a Meia-Noite01:45 Anatomia de Grey02:30 O Princípio da Incerteza03:15 Os Nossos Dias04:00 Televendas05:00 Decisão Nacional05:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 306:00 Manchetes 3

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – CentralESTREMOZ – Carapeta IrmãoÉVORA - DianaMONTEMOR-O-NOVO – CentralMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Misericórdia REDONDO – Casa do PovoREGUENGOS MONSARAZ – PaulitosVENDAS NOVAS – Santos MonteiroVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – DiasALMODÔVAR – AureaALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – CentralCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Singa MOURA – Nova de MouraSERPA – Central VIDIGUEIRA – Costa

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – CentralCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – LuxFRONTEIRA – Costa CoelhoGAVIÃO – Mendes; Pimentel MONFORTE – JardimNISA – Seabra; Moderna PONTE DE SÔR – Cruz Bucho PORTALEGRE – PortalegrenseSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – MisericórdiaGRÂNDOLA – Costa; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – JerónimoSINES – Central

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraNub. Máx.: 15º C Min.: 7º C

Segunda-feira, 8

BejaNub. Máx.: 16º C Min.: 7º C

PortalegreAguac. Máx.: 17º C Min.: 6º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Évora Concelhodo Mundo:Largo da Portade Moura

06:00 Todos Iguais

06:30 Diário da Manhã

10:10 Você na TV!

13:00 Jornal da Uma

14:45 Mundo Meu

16:00 A Tarde é Sua

19:28 A Quinta - O Desafio:

Diário

20:00 Jornal das 8

21:42 A Única Mulher

22:50 Santa Bárbara

23:55 A Quinta - O Desafio:

Extra

00:45 The Office

02:45 Fascínios

03:45 Sonhos Traídos

05:00 Televendas

O aumento de consumo é transversal aos três distritos da região, segundo os dados da SIBS, que gere as Caixas Auto-máticos da Rede Multibanco. O relatório de 2015 mostra que foram realizadas 13, 425 milhões de operações nas ATM do distrito de Évora, para um total de 845 milhões de euros transacionados, repre-sentando uma média próxima dos 65 euros por operação, o que implicou um aumento de consumo face ao ano anterior

Alentejanos voltaram a comprar mais com recurso à rede Multibanco

m 2015 os alentejanos levantaram mais dinheiro nas caixas Multibanco do que no anterior. Segundo as estatísticas reveladas pela SIBS, nas 587 caixas ATM que existem na região foram realizadas 33,

844 milhões de operações que resultaram na transação de 2.092 milhões de euros, quando em 2014 o montante ascendia aos 2.058, o que traduz um aumento de 32 milhões de euros. Em 2015 foram, ainda assim, realizadas menos 75 mil operações face ao ano anterior.

(830,8 milhões), embora em 2014 tivessem sido realizados mais operações (13,486 mi-lhões).

Seguiu-se Beja. As caixas da rede Multibanco registaram no Baixo Alentejo 11,460 milhões de operações – mais 20 mil do que em 2014 – e um total de 714 milhões de euros transa-cionados, representando mais nove milhões relativamente ao período homólogo de 2014. Portalegre exibe um dos re-gistos mais baixos do país. As 8,959 milhões de operações equivaleram a 533 milhões de euros, traduzindo mais 11 milhões que o ano anterior, embora com menos 44 mil

transações. Atrás de Portale-gre só se encontra o distrito de Bragança no território do continente.

O terceiro trimestre do ano, que coincide com o período de férias, foi o que registou mais transações, para um total de 573 milhões de euros. Ainda assim, represen-ta menos 13 milhões do que o período homólogo de 2014, enquanto os últimos três me-ses do ano exibem o segundo maior registo (536 milhões), traduzindo mais dez milhões que no ano anterior. Abril, maio e junho chegaram aos 514 milhões de euros, tendo recaído a maior contenção so-bre o primeiro trimestre (470 milhões), mais 25 milhões do que em 2014.

Já no que diz respeito a compras com recurso a termi-nais de pagamento automáti-co, os 9675 equipamentos que a região detinha no final de dezembro de 2015 registavam 24,731 milhões de operações

para um valor total 921 mi-lhões de euros, traduzindo um aumento superior aos 50 milhões de euros face a 2014.

Este aumento de consumo, transversal à maioria das regi-ões do país surpreende Natália Nunes, do Gabinete de Apoio ao Sobre-Endividado, da Deco. Para a mesma respon-sável, estes valores significam que “as famílias estão a regres-sar aos hábitos de consumo de pré-crise”, o que poderá ser atribuído a uma melhor saúde financeira do agregado familiar, apesar das estimativas da Comissão Europeia, divul-gadas na última semana, sobre a confiança dos consumidores portugueses, mostrarem um recuou de 0,6% neste indica-dor na zona euro. De resto, esta tendência já havia sido sentida em Portugal. O último trimestre de 2015 foi de des-cida neste indicador para os portugueses, em comparação com o período homólogo do ano anterior.

Page 12: Ds dia 08 02 2016

União de Freguesias São Manços e São Vicente do Pigeiro

Pub.

ANO: 46.º NÚMERO: 12.706 PVP: 0,75€ SEGUNDA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2016

O PCP acusou a concessioná-ria das minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, de ameaçar trabalhadores que “ousam exigir” melhores condi-ções laborais.

A acusação surge em duas perguntas do deputado do PCP eleito por Beja, João Ramos, diri-gidas aos ministérios da Econo-mia e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e enviadas à agência Lusa.

Segundo o deputado comu-nista, trabalhadores da Somin-cor, a concessionária das minas de Neves-Corvo, enviaram à administração da empresa um abaixo-assinado exigindo melho-res condições laborais.

Depois, alguns trabalhadores, nomeadamente com funções de supervisão, “receberam uma comunicação da administração da empresa com a ameaça de que se subscreverem outros

documentos a reivindicar condi-ções terão consequências em ter-mos da retirada de funções e de reduções remuneratórias”, conta João Ramos, referindo tratar-se de “uma ameaça aos trabalhado-res que ousam exigir melhores condições de trabalho”.

Contactada pela Lusa, a Somincor, através da sua porta-voz, Lígia Várzea, escusou-se a reagir às acusações do deputado do PCP.

PCP acusa concessionária das minasde Neves-Corvo de ameaçar trabalhadores

O primeiro-ministro, Antó-nio Costa, manifestou-se 6.ª feira “particularmente satis-feito” com a “boa notícia” de a Comissão Europeia ter apro-vado o esboço de Orçamento de Estado para 2016, numa intervenção num seminário a decorrer em Berlim.

“Tivemos uma boa notícia, a Comissão Europeia viabilizou e considera que há riscos. Mas não há orçamentos sem riscos, à governação compete evitar os riscos e reforçar a confiança”, disse.

O governante manifestou-se “particularmente satisfeito” por

o seu executivo ter demonstrado ser “possível mudar a página, seguir no euro e seguir uma governação responsável e uma visão para a Europa”.

A Comissão Europeia apro-vou o projeto de Orçamento do Estado de Portugal para 2016, anunciou o vice-presidente do executivo comunitário respon-sável pelo Euro, Valdis Dombro-vskis, no final de uma reunião extraordinária do colégio de comissários em Bruxelas.

“A 22 de janeiro, Portugal enviou à Comissão um projeto de plano orçamental para este ano (…) que estava claramente

em violação das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Nas últimas semanas, tiveram lugar contactos políticos e téc-nicos intensos para assegurar que o plano orçamental de Portugal para este ano cumpria as regras, e como resultado a Comissão não teve de pedir um plano revisto às autorida-des portuguesas”, anunciou Valdis Dombrovskis.

O vice-presidente da “Comissão Juncker” disse que os últimos compromissos assu-midos pelo Governo permitiram “evitar uma rejeição do plano” orçamental.

António Costa recebeu “boa notícia”de aprovação de Bruxelas“particularmente satisfeito”

Num comunicado enviado ao Diário do Sul, a Comissão Coordenadora de Évora da CDU indicou que, nas últimas semanas, surgiram notícias que apontam “graves irregularidades e ilegalidades na gestão e no uso indevido de dinheiros públicos” na União de Freguesias São Manços e São Vicente do Pigeiro (Vendinha).

Por seu turno, e também através de um comunicado,

Florinda Russo diz que as acusa-ções “são lançadas com o único objetivo de denegrirem” a sua imagem e de “afastarem quem não compactua com condutas alheias dos mais basilares prin-cípios morais”.

Num outro comunicado, o executivo da junta explica que enviou para as instâncias judi-ciais os “alegados factos apu-rados” pela auditoria externa e outros “referentes à anterior

gestão CDU”, apurados pelos membros do atual executivo.

“Não nos pronunciaremos sobre a existência ou não de responsabilidades criminais ou outras e por banda de quem”, escreve o executivo socialista, referindo que “não atua por e com interesses políticos” e “não faz afirmações, que, sem suporte factual, apenas condu-zem a instalar confusão e a gerar divisões ou suspeitas”.

Presidente responde a acusações da CDU sobre ilegalidades na gestão

O ministro das Finanças entre-gou sexcta-feira ao presidente da Assembleia da República a pro-posta de Orçamento do Estado para 2016, documento aprovado

na quinta-feira em Conselho de Ministros .

Este acto formal de Mário Centeno na Assembleia da Repú-blica aconteceu pouco depois de

a Comissão Europeia ter aprovado o projeto de Orçamento do Estado de Portugal para 2016, após uma reunião extraordinária do colégio de comissários em Bruxelas.

Proposta de orçamento entreguea Ferro Rodrigues

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, considerou que lhe está associada uma “imagem austeri-tária” e de “dureza”, mas rejeitou que durante a sua liderança tenha havido desvios dos valores e princípios da social-democracia.

Na sessão de apresentação da sua recandidatura à liderança do PSD, em

Lisboa, Passos Coelho leu um excerto do Programa do PSD, revisto em 2012, que define este partido como “reformista” e “alheio aos projetos de transformação radical da sociedade através de planos de engenharia social emanados do Estado”.

Tendo como fundo um cenário branco e laranja, com a frase “Social-

democracia sempre!”, o presidente do PSD dirigiu-se depois para os dirigentes e militantes presentes na sala: “Alguém se sente mal com este programa? Alguém, olhando para o nosso passado, vê este pro-grama ou esta orientação aviltada ou desviada da nossa ação política? Eu não vejo”.

Passos Coelho assume “imagemausteritária”, mas rejeita desviosda social-democracia

O Governo português com-prometeu-se com a Comissão Europeia a reduzir 60 milhões de euros em gastos com subsídios de doença, através do reforço das juntas médicas no combate às baixas fraudulentas, segundo o Ministério das Finanças.

De acordo com uma carta enviada a Bruxelas no âmbito da negociação do Orçamento do Estado para 2016, “o Governo pro-cederá a um reforço do procedi-

mento dos serviços de verificação de incapacidade, estimando uma redução dos gastos em 60 milhões de euros”.

O documento refere que entre 2013 e 2015 os gastos com subsídios de doença aumentaram aproximadamente 65 milhões de euros, o que é justificado pela diminuição das verificações de incapacidade.

“Nos últimos anos, observá-mos um aumento das despesas

com baixas médicas justificadas grandemente pela diminuição do número de beneficiários que foram chamados as juntas médi-cas”, afirma a carta.

O Governo considera que “a forma mais eficaz de deteção de fraudes na prestação social desta natureza é através de uma cha-mada para participar de uma junta médica, que verifica a alegação de elegibilidade das prestações de doença nos primeiros 30 dias”.

Governo quer poupar 60 milhões euroscombatendo baixas fraudulentas

O Governo anunciou 6.ª feira que os funcionários da admi-nistração pública dos serviços centrais e regionais, bem como dos institutos públicos, vão ter tolerância de ponto na terça-feira

de Carnaval.A decisão governamental foi

publicada em Diário da Repú-blica e nela se refereo que o executivo “concede tolerância de ponto aos trabalhadores que

exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos, no dia 09 de fevereiro de 2016”.

Governo dá tolerância de ponto aosfuncionários públicos na 3.ª feira de Carnaval