ds dia 15 10 2015

16
SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUINTA-FEIRA, 15 DE OUTUBRO DE 2015 ANO: 46.º NÚMERO: 12.627 Pub. CONFERÊNCIA INTERNACIONAL TERMINA HOJE Alentejo precisa de boas práticas agrícolas para impedir a erosão dos solos CCDRA SENSIBILIZOU PARA ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PÁG. 10 Até quando o céu é o limite, o Alentejo ganha protagonismo DARK SKY ALQUEVA TROUXE A “NASA” À REGIÃO PÁG. 15 Alentejo Central promovido na Câmara Municipal de Paris VINHOS OFICIAIS DA CIDADE EUROPEIA DO VINHO DEGUSTADOS PÁGS. 8 e 9 Outdoors e pendões são um “descalabro” no espaço público PÁG. 2 ASSOCIAÇÃO DE CIDADÃOS AUTOMOBILIZADOS ALERTA “Portugal tem hoje um nível de publicidade na beira da estrada que só se compara à Grécia. Nem a Roménia tem tanto anúncio na estrada como nós”. PÁG. 7 Especialistas debatem setor do vinho em Reguengos de Monsaraz Reguengos de Monsaraz tem sido “palco” de inúmeras iniciativas, de cariz diferenciado, no âmbito da Cidade Europeia do Vinho, título que ostenta durante este ano. Ontem e hoje decorre mais um evento na cidade alentejana, relacionado com este setor, com particular relevância para a economia local, regional e nacional. A Conferência Internacional da Vinha e do Vinho, que está a ser realizada no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, reúne especialistas de diversas áreas e conta com cerca de 200 participantes.

Upload: diario-do-sul

Post on 23-Jul-2016

233 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 15 10 2015

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUINTA-FEIRA, 15 DE OUTUBRO DE 2015

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.627

Pub.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL TERMINA HOJE

Alentejo precisa de boaspráticas agrícolaspara impedira erosãodos solos

CCDRA SENSIBILIZOU PARA ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

PÁG. 10

Até quandoo céu é o limite,o Alentejoganhaprotagonismo

DARK SKY ALQUEVA TROUXE A “NASA” À REGIÃO

PÁG. 15

AlentejoCentralpromovido na Câmara Municipalde Paris

VINHOS OFICIAIS DA CIDADE EUROPEIA DO VINHO DEGUSTADOS

PÁGS. 8 e 9

Outdoors e pendõessão um “descalabro”

no espaço público PÁG. 2

ASSOCIAÇÃODE CIDADÃOSAUTOMOBILIZADOSALERTA

“Portugal tem hoje um nível de publicidade na beira da estrada que só se comparaà Grécia. Nem a Roménia tem tanto anúncio na estrada como nós”.

PÁG. 7

Especialistas debatemsetor

do vinhoem Reguengos

de MonsarazReguengos de Monsaraz tem sido “palco” de inúmeras iniciativas, de cariz diferenciado,

no âmbito da Cidade Europeia do Vinho, título que ostenta durante este ano. Ontem e hoje decorre mais um evento na cidade alentejana, relacionado com este setor, com particular relevância para a economia local, regional e nacional. A Conferência Internacional da Vinha e do Vinho, que está a ser realizada no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, reúne especialistas de diversas áreas e conta com cerca de 200 participantes.

Page 2: Ds dia 15 10 2015

2 SociedadeQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015 diário do SUL

Pub.

n Roberto Dores

São políticos em campanha, anúncios a cervejas, telemóveis, ouro ou feiras.

“O problema é que não há fiscalização e existe ainda a ambiguidade entre aquilo que é a área da responsabilidade dos municípios e a área de responsabilidade das Infraestruturas de Portugal”, diz o dirigente, para quem se abre a

Alerta parte da Associação de Cidadãos Automobilizados

Outdoors e pendões de plástico nas estradas são um “descalabro” no espaço público

partir daqui o que designa de “”descalabro no espaço público”.

Manuel João Ramos alerta que além de serem motivo de distração para quem vai ao volante, tantos os outdoors como os plásticos transformados em pendões chegam a tapar a visibilidade aos automobilistas em algumas das estradas onde estão colocados na região. “Isto deve-se ao facto da nossa regulamentação ser insuficiente, o que significa que permite a interpretação dúbia”,

diz. O dirigente acrescenta que as Infraestruturas de Portugal (IP) “cobram uma taxa (56,79 euros) por metro quadrado e depois as pessoas instalam na estrada o que querem”.

E prossegue: “Precisávamos de ter uma Segurança Rodoviária com mais autonomia, mas parece-nos que se torna impotente face a

“Portugal tem hoje um nível de publicidade na beira da estrada que só se compara à Grécia. Nem a Roménia tem tanto anúncio na estrada como nós”.

A crítica é dura e parte do presidente da Associação de Cidadãos Automobilizados (ACAM), Manuel João Ramos, numa altura em que, cada vez mais, outdoors e pendões de plástico proliferam nas estradas do Alentejo com mensagens publicitárias.

outros departamentos da empresa IP”, sustenta Manuel João Ramos, admitindo tratar-se de “um problema grave que não conseguimos resolver, até porque desde o 25 de abril que temos este problema de reclamar autoridade e oposição entre poder central e local, ficando sem saber onde acaba a responsabilidade das IP e começa a das câmaras”.

Recorde-se que apesar de ser proibido não há praticamente estrada que não esteja repleta de cartazes e outdoors, não faltando incumpridores da lei que proíbe a colocação de publicidade a menos de cinquenta metros das estradas

nacionais. Sem regras. A legislação diz que não é permitida publicidade à beira das estradas nacionais, em postes, árvores, sinais de trânsito ou outro qualquer suporte, mas os concelhos alentejanos exibem outdoors na beira das estradas que chegam a prejudicar a circulação do trânsito e dos peões, tapando a sinalização rodoviária.

Também a Quercus já se insurgiu contra os pendões de plástico com publicidade que, cada vez mais, costumamos encontrar pendurados em árvores e postes nas bermas das estradas do Alentejo. Alerta a associação ambientalista que a região é das

Fotos Exclusivas

mais afetadas pela multiplicação destes cartazes publicitários, sendo muitos os exemplos de plásticos que não são recolhidos para reciclagem, acabando por se fragmentar e poluir o meio-ambiente. Alguns chegam mesmo ser comidos por animais, vindo a entrar na cadeia alimentar.

Quem o diz é Carmen Lima, dirigente da Quercus, contestando esta modalidade publicitária por considerar ser bastante lesiva para o meio ambiente. “Qualquer plástico que se solte de um poste ou de uma árvore e seja levado pelo vento para um descampado, pode demorar 500 anos a decompor-se”, sublinha, considerando ainda provável que ao mudarem de cor durante o processo de decomposição sejam confundidos com alimento pela fauna.

“Desde que um animal o coma, todos estamos em risco. Por isso dizemos que se trata de uma ameaça para a saúde pública”, acrescenta, aconselhando as autarquias a fazer apostas menos ameaçadoras para a natureza, justificando estar já provado que o processo de recolha dos plásticos para posterior reciclagem não se tem revelado eficaz, uma vez que têm sido encontrados muitos exemplares perdidos nos campos e rios dos três distritos alentejanos.

Page 3: Ds dia 15 10 2015

3Tema de AberturaQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS:

• Tels: 266 730 410 266 741 341

• Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844) Bruno Calado Silva (Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157)e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias.

IMPRESSÃO ROTATIVAGrafi alentejo - ÉVORA

TIRAGEM: 5.000/DiaN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413ISSN 1647-6816

DISTRIBUIÇÃO(porta a porta)

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

HOMENAGEMJ. A. DAVID DE MORAIS

Vive em Évora desde 1976. Médico especialista em saúde pública. Trabalhou na FAO em Angola com louvor. Professor convidado da Universidade de Évora. Tem 120 trabalhos científi cos e vários livros. É agraciado pelo Governo e Município Eborense. Figura distinta da Cidade de Évora.

No passado dia 10, foram apre-sentadas as obras literárias MEMÓ-RIAS DE CAPELINS I - A Festa da Santa Cruz e MEMÓRIAS DE CAPELINS II - A Poesia, da autoria de Elias Maria Mira e Rosa Cristina Mira Pereira.

A sessão pública decorreu na sala do Monte Alentejano, Rossio de S. Brás em Évora, presidida pela Vice Presidente da Câmara Municipal de

Évora Drª. Élia Mira e a apresen-tação das obras pelo Sr. Dr. Eduardo Luciano vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Évora.

Ao ato compareceram cerca de setenta pessoas de entre as quais se destacam muitos familiares dos autores, amigos e convidados.

Depois da celebração deste acon-

tecimento da vida social foi servido um lauto “Alentejo de Honra” que proporcionou a todos os presentes um fi m de tarde de alegre e amistosa convivência.

Memórias de Capelins

Centrada nas obras que se encontram em exposição perma-nente no Museu de Évora, que este ano celebra o seu centésimo aniversário, a 3.ª edição da inicia-tiva Exposições & Criatividade tem como tema ‘O Jogo das Coisas Sagradas’.

Dirigida a públicos diferentes, e de diversas faixas etárias, contem-pla ofi cinas de criatividade e expres-são corporal, orientadas por Marga-rida Mestre.

“Comunicar é Criar: O Jogo das Coisas Sagradas” é o nome da ofi cina cujo programa se dirige ao público

escolar, do 1.º ciclo do Ensino Básico, nos dias 29 e 30 de outubro; 5, 6, 12, 13, 19 e 20 de novembro (quatro sessões diárias).

“Viajar no Museu: O Jogo das Coisas Sagradas” é a ofi cina dirigida a famílias, mediante inscrição prévia,

gratuita, que terá lugar nos dias 31 de outubro e 1,7, e 8 de novembro, às 11h e às 15 horas.

O museu e as obras de arte em foco serão a inspiração para o ato criativo, sendo o corpo - a voz, o pensamento - a música, a criati-vidade e a imaginação, as ferra-mentas.

O evento é organizado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito do Projeto Formação Novos Públicos, com o apoio do Museu de Évora. Mais informação disponível em www.cultura-alentejo.pt .

Exposições & Criatividade - 3.ª edição no Museu de Évora -

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo realiza na Vila de Aljus-trel, durante os meses de outu-bro e Novembro através da sua unidade móvel, uma campanha de monitorização de qualidade do ar.

A estação estará colocada no largo da feira , numa zona a noroeste da vila, fi cando relati-vamente próxima da lavaria da

Almina, numa posição intermé-dia entre a estrutura industrial e a vila, permitindo assim, caso a meteorologia colabore, ter uma primeira ideia da existência ou não de uma infl uência direta da laboração da referida indús-tria na qualidade do ar da loca-lidade.

No decorrer desta campanha vão ser medidos os seguintes parâmetros Dioxido de Enxofre

(SO2), Óxidos de Azoto (NO, NO2, Nox), Ozono (O3), Monó-xido de Carbono (CO), BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos), Partículas em suspen-são fracção PM10 (partículas respiráveis), PAHs (Hidrocarbo-netos aromáticos policiclicos totais), Velocidade e direcção de vento, humidade relativa, tem-peratura, pressão atmosférica, precipitação e radiação solar.

CCDRA realiza campanha de monitorizaçãoda qualidade do ar em Aljustrel

No Alentejo estamos a assistir a uma grande dinâmica do Poder Local, com eventos culturais e económicos que já vão sendo internacionaliza-dos, em especial com a vizinha Espanha.

Estes valiosos intercâmbios são de extrema riqueza, porque além de fazerem convivência, são motores de dinamismo turísticos e como se sabe o Alentejo tem tido um crescimento neste sector muito notável.

Os eventos culturais dos Municípios têm tido uma incansável colaboração da Comissão Coor-denadora da Região Alentejo e da Direcção Regio-nal de Cultura, enquanto na área das Empresas é de destacar o empenho do Instituto do Emprego e a Formação Profi ssional, atento às aspirações da região.

Os Municípios aqui vizinhos não se poupam a esforços e mesmo com os insufi cientes apoios, prosseguem numa obra de grande valorização regional.

É nosso dever colaborar com essas Autarquias e este Diário regozija-se de acompanhar o dina-mismo dos autarcas que se dedicam com entu-siasmo aos seus concelhos.

Os alentejanos devem estar gratos ao seu Poder Local e homenagearem os homens e mulheres que ali se entregam a um valioso serviço público. E olhem que não é fácil.

(...)É nosso dever

colaborar com essas Autarquias

e este Diário regozija-se

de acompanhar o dinamismo dos

autarcas que se dedicam com

entusiasmo aos seus concelhos.

(...)

Page 4: Ds dia 15 10 2015

diário do SUL4 OpiniãoQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015

Improvávelotros mundos

n Carlos A. Cupeto*

ma conversa imprová-vel aconteceu no cir-cuito mundial de surf

que decorreu em Cascais. Conheci o Nuno Mesquita pela mão do António José Correia, o fantástico presidente da câmara de Peniche reconhecido no mundo do surf. O Nuno é arquiteto e juntou a sua paixão às suas competências. Como sempre, mesmo no surf, o caminho não é uma rampa a des-cer, é sinuoso e tem difi culdades, mas só pode ter sucesso quando os ingredientes são os que o Nuno tem. Quando se junta paixão com competência o sucesso é incon-tornável mas dá trabalho. O Nuno fundou a AHUA (alaias / handpla-nes ) e juntou tudo o que há de bom para responder a uma neces-sidade de mercado. Ao que per-cebi, o percurso do Nuno, desde Porto Brandão à beira Tejo, mais

do que fabricar pranchas, tem sido também criar mercado a partir da excelência do produto que estuda, desenha e fabrica. Senti ao longo da conversa que o projeto do Nuno pode estar à beira da “explo-são” que bem justifi ca e merece. As mini-pranchas de mão para surfar que o Nuno fabrica em cortiça são um hino ao design e à beleza. Está lá tudo, mas tudo, o que Portugal tem de melhor. Confesso que aquele “pedaço de cortiça” me deixou maravilhado ao ponto de, um dia destes, esque-cer o tal dna da estepe alentejana e ir experimentar as handplanes mais portuguesas possível.

Quando se fala do sucesso do surf e da riqueza que se cria à volta deste desporto, trata-se de muito mais que ondas e praia. Esta gente, como o Tó Zé e o Nuno, merecem que o país, mesmo o de “sequêro”, os estime, incentive e apoie. O entusiasmo e a competência do arquiteto empreendedor que tive o prazer de conhecer é uma lição para todos nós. Obviamente que cada uma daquelas bonitas pran-chas encerra horas e horas de trabalho, muito suor, muito

talento e risco. É bom que a gene-ralidade do país compreenda que não há volta a dar sem estes ingre-dientes; sem trabalho e talento não há bons projetos que possam vingar. Do outro lado da moeda, o país tem que saber selecionar e apoiar em tempo útil todas as iniciativas que valham a pena. O risco e o esforço devem ser parti-lhados como forma de potenciar o sucesso. Ninguém dúvida que temos talento e competências de sobra; a maioria das vezes aquilo que nos falta é mesmo muito pouco, falta-nos país.

Há uns tempos perguntei a um eminente empresário na área do turismo: “mas como foi possível este seu projeto ter falhado?” Respondeu-me: “o país é pequeno”, sei que a razão, infeliz-mente, está com o empresário. No que me toca resta-me a certeza que, como o empreendedorismo lhe corre nas veias, atrás de um falhanço nascerá algo pleno de sucesso.

No início de um novo ciclo é imperioso que Portugal cresça, os nunos portugueses necessitam e merecem um país onde caibam.

U

Outubro - 2.ª quinzena

AGENDA CULTURAL ALENTEJO

Agenda Cultural da Região Alentejo elabora da pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração como Jornal Diário do Sul|Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: www.cultura-alentejo.pt

DIAS 24 E 25 DE OUTUBRO

|CONFERÊNCIAS| 8.º Encontro de História do Alentejo Litoral - Evento

dedicado à história política, económica, social e cultural das comunidades do Alentejo Litoral, cujo tema sugerido para esta edição se consubstancia no título do livro do poeta de Porto Covo, Joaquim Augusto: “Pé no Mar, Pé na Terra”.

Local: Sines - Centro Cultural Emmerico Nunes e Castelo de Sines

Obs.: Consultar programa geral/ Entrada livreOrg.: CCEN/Núcleo de História e Património do Centro

Cultural, com o apoio fi nanceiro da Direção Regional de Cul-tura do Alentejo e o apoio do Município de Sines.

Mais informação: T.: (+351) 914827713 - 918670236Página Web: www.ccen.pt

DIAS 27, 28 E 29 DE OUTUBRO

|WORKSHOPS| Ofi cinas Musicais - No âmbito do Mês da Música

a Caracol Secreto Associação promove e organiza um conjunto de três Ofi cinas Musicais: “Vamos Construir a Música” (dia 27); “Toca a experimentar (# 2) Instrumentos Curiosos” (dia 28) e “Construção de instrumentos de percussão tradicionais” (dia 29), cujas inscrições são gratuitas.

Locais: Alcácer do Sal - Biblioteca Municipal (dia 27) / Aza-ruja - Instalações da Associação G.U.R.A. (dia 28) / Beja - Espaço Os Infantes (dia 29)

Horário: Dia 27 - 18h / Dia 28 - 21h / Dia 29 - 22hOrg.: Caracol Secreto Associação com o apoio e fi nancia-

mento da DRCAlentejo Mais informação/Inscrições: T.: (+351) 967207041 (ofi cina

dia 27) / 967056744 (ofi cina dia 28) / 966 718 843 (ofi cina dia 29) - Página Web: www.cultura-alentejo.pt

ATÉ 31 DE OUTUBRO

|EXPOSIÇÕES|Exposição de fotografi a de José Sena Goulão - Ini-

ciativa integrada na programação de ‘Outubro Mês da Foto-grafi a’, dedicada à arte fotográfi ca, que contempla conversas informais, workshops, encontros e exposições fotográfi cas. José Sena Goulão é fotógrafo da Agência Lusa, desde 2008, cobrindo todo o tipo de eventos, nomeadamente nas áreas política, artística e desportiva.

Local: Vendas Novas - Auditório Municipal de Vendas Novas

Org.: Município de Vendas Novas Mais informação: T.: (+351) 265 807 700Página Web: www.cm-vendasnovas.pt/

DIAS 31 DE OUTUBRO E 1, 7 E 8 DE NOVEMBRO

|OFICINAS| Ofi cina “Viajar no Museu” - Direcionada a famílias e ori-

entada por Margarida Mestre, esta ofi cina propõe “olhar” sob uma perspetiva criativa, participativa e divertida, para as obras de arte expostas no 1.º piso do Museu de Évora que, este ano, comemora o seu centenário.

A iniciativa integra a 3.ª edição da iniciativa Exposições & Criatividade, subordinada ao tema ‘O Jogo das Coisas Sagradas’.

Local: Évora - Museu de ÉvoraHorário: 11h e 15hOrg.: Direção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito

do Projeto Formação Novos Públicos, com o apoio do Museu de Évora

Obs.: As inscrições, gratuitas, deverão ser efetuadas até sexta-feira anterior ao dia da iniciativa.

Mais informação/Inscrições: T.: (+351) 266 769 450 (Dra. Helena Rocha) - E-mail: [email protected]

- Página Web: www.cultura-alentejo.pt

ATÉ 2 DE NOVEMBRO

|EXPOSIÇÕES|Vestígios da Atividade Mineira no Concelho de

Barrancos - Exposição temporária organizada no âmbito das Jornadas Europeias do património 2015, subordinadas ao tema ‘Património Industrial e Técnico.

Local: Barrancos - Posto de Turismo de BarrancosOrg.: Município de Barrancos - Museu Municipal de Ar-

queologia e Etnografi a de BarrancosMais informação: T.: (+351) 285 950 641Página Web: www.cm-barrancos.pt

DE 15 A 18 DE OUTUBRO

|TEATRO| “A Decisão” - Espetáculo de teatro e música ao vivo,

produzido pela Companhia Teatro Ensaio, a partir do texto de Bertolt Brecht. Trata-se de uma peça política, intervencionista e de aprendizagem, não exclusivamente dos espetadores, colo-cados no papel de júri de cidadãos, mas, principalmente, dos atores convocados para esta experiência.

Local: Évora - Teatro Garcia de ResendeHorário: De quinta a sábado, às 21h30; domingo, às

16h00Org.: CENDREV, no âmbito do acolhimento em parceria,

integrado no 40.º aniversário da Companhia, com o apoio do Município de Évora. Projeto Financiado pelo Governo de Portugal | SEC | DGArtes

Bilhete: 4 euros (valor geral) - São aplicáveis os respetivos descontos - Público - alvo: M/12

Mais informação: T.: (+351) 266 703 112Página Web: www.cendrev.com

ATÉ DIA 16 DE OUTUBRO

|COMEMORAÇÕES|Semana da Dieta Mediterrânica - A celebrar o Dia

Mundial da Alimentação e a Dieta Mediterrânica, Património Imaterial da Humanidade, decorre a Semana de Dieta Mediter-rânica nas Escolas do 1.º ciclo do concelho de Évora. Dia 15 será apresentado um conjunto de iniciativas, entre as quais a feira de produtos mediterrânicos, o workshop de cozinha mediterrânica e o lançamento do livro “Dieta Mediterrânica, Uma Herança Milenar para a Humanidade”.

Local: Évora - Praça do Giraldo Horário: Das 10h às 19h Org.: Câmara Municipal de Évora, Administração Re-

gional de Saúde do Alentejo e Althum.com, com o apoio da DRCAlentejo

Mais informação: T.: (+351) 266 777000 Página Web: www.cm-evora.pt

DIAS 16, 17 E 18 DE OUTUBRO

|FEIRAS TEMÁTICAS| VI Feira da Caça - Em Mértola, capital nacional da caça,

realiza-se a 6.ª edição do evento que pretende valorizar a caça nas suas diversas vertentes, nomeadamente a gastronómica. O programa é alargado e inclui diversas demonstrações, colóquios, animação musical, exposições, entre muitas outras iniciativas.

Local: Mértola - Pavilhão DesportivoHorário: Consultar programa específi coOrg.: Município de MértolaMais informação: T.: (+351) 286 610 100 Página Web: www.cm-mertola.pt

DIA 17 DE OUTUBRO

|MÚSICA| Concerto pelo Grupo Coral Vera Cruz (Aveiro) e

Coral Évora Local: Évora - Igreja do Convento de S. Bento de CástrisHorário: 16hOrg.: Coral Évora, com o apoio da Direção Regional de

Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Évora, Diário do Sul e União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras

Obs.: Entrada livreMais informação: T.: (+351) 913 776 691 E-mail: [email protected]

DIAS 22 E 23 DE OUTUBRO

|FESTIVAIS| Arquiteturas Film Festival - 3.ª edição - Circuito Itin-

erante - Évora será a primeira cidade a receber o circuito itin-erante dos fi lmes premiados no âmbito da terceira edição do Arquiteturas Film Festival, e a ter a possibilidade de ver, refl etir e discutir a interseção entre cinema e arquitetura.

Local: Évora - Biblioteca Pública de Évora (dia 22) - Museu de Évora (dia 23)

Horário: 17h00Org.: Cinema-fora-dos Leões, Direção Regional de Cultura

do Alentejo e Do You Mean Architecture Mais informação: T. (+351) Cinema-fora-dos Leões -

964333128 (Luís Ferro) - DRCAlentejo - 266769450 (Helena Rocha) - Página Web: http://arquiteturasevora.weebly.com/

A DEMOCRACIA FORMALE A DEMOCRACIA EFECTIVA

or estes dias as coisas vão fi cando muito cla-ras entre aqueles que defendem uma demo-

cracia formal e uma democracia efectiva. Uma democracia que defenda os valores de Abril, demo-cracia que devolva ao povo e aos trabalhadores a esperança da ruptura com a política de direita. A afi rmação sincera e verdadeira do PCP de que “o PS só não forma governo porque não quer” criou pânico na maioria dos comenta-dores e em alguns serviços de informação nos media, bem como nos “baixinhos” que ganham dinheiro na televisão como comentadores à custa de todos nós. Os valores da democracia efectiva esbarram em alguns diri-gentes do PS e na panóplia de escribas e comentadores dos media, sobre esta possibilidade, têm sido ditas as maiores barbari-dades politicas e ideológicas. Os valores da democracia efectiva, os valores de Abril e a defesa dos trabalhadores e do povo, o valor dos supremos interesses do País, encontram oposição em muitos que se afi rmam democratas mas apenas de forma formal, porque

no fundamental o que defendem são os valores da direita e a conti-nuação da política criminosa que tem destruído a vida de milhares de famílias e do País.

O PCP nunca faltou aos seus compromissos e não faltará a uma política patriótica e de esquerda, o PCP não faltará a nenhuma proposta ou solução para um Portugal com futuro. É com isto que os portugueses podem con-tar: todas as soluções e propostas úteis aos trabalhadores, ao povo e ao País terão o seu voto favorável. Todas as medidas e políticas que signifi quem mais exploração, empobrecimento, injustiças sociais e declínio nacional terão a mais fi rme oposição e rejeição. É sobre estes valores que os defen-sores apenas da democracia for-mal devem dizer de que lado estão, não é possível nem verda-deiro, terem andado nas eleições a pedir uma maioria confortável para governar, e agora, que estão criadas as condições para um governo de maioria para governar à esquerda recusem essa solução. Insistir na política de direita que conduziu o País à actual situação só pode levar ao ainda maior agravamento dos problemas nacionais. Os preconceitos de uns, o anticomunismo de outros e a ânsia de apoiar a política em curso há 38 anos para servir as suas

clientelas, podem contribuir para uma hesitação daqueles que têm todas as condições para formar um governo à esquerda.

No grupo dos que não querem respeitar as regras da democracia efectiva encontra-se também o Presidente da República, à margem das regras da Constitui-ção, tenta forçar e impor a reno-vação de um Governo PSD/CDS com o objectivo explícito de garantir e assegurar a continuação dos eixos essenciais da política de desastre nacional dos últimos anos.

Estamos pois perante um ata-que sem limites contra a democra-cia, onde os agentes do grande capital procuram intervir para que se mantenha a mesma políticana defesa dos interesses do grande capital. Hoje o que se coloca perante a situação que está criada é saber se o PS escolhe entre dar aval e apoio à formação de um governo do PSD/CDS ou tomar a iniciativa de formar um Governo que tem garantidas condições para a sua formação e entrada em funções. A linha de trabalho de reforço da democracia é também ela uma tarefa de todos os demo-cratas e patriotas,reforçando a unidade na convergência no cami-nho de uma verdadeira alternativa politica e de uma política alterna-tiva para o País.

Pn Diamantino Dias

[email protected]

|

Page 5: Ds dia 15 10 2015

5PublicidadeQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015diário do SUL

Page 6: Ds dia 15 10 2015

diário do SUL6 PublicidadeQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015

Page 7: Ds dia 15 10 2015

7RegionalQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015diário do SUL

n Marina Pardal

Conferência internacional termina hoje

Especialistas debatem setor do vinho em Reguengos de Monsaraz

eguengos de Monsaraz tem sido “palco” de inúmeras iniciativas, de cariz diferenciado, no

âmbito da Cidade Europeia do Vinho, título que ostenta durante este ano. Ontem e hoje decorre mais um evento na cidade alente-jana, relacionado com este setor, com particular relevância para a economia local, regional e nacio-nal.

A Conferência Internacional da Vinha e do Vinho, que está a ser realizada no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, reúne especialistas de diversas áreas e conta com cerca de 200 participan-tes. Temas relacionados com a viticultura, a enologia, o enotu-rismo, o marketing e a comercia-lização e o social media e marke-ting digital estão em destaque durante estes dois dias.

A sessão de abertura contou com as intervenções de José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Mon-saraz; Pedro Ribeiro, presidente da Associação de Municípios Portu-gueses do Vinho (AMPV); Fran-cisco Murteira, diretor regional de Agricultura e Pescas do Alentejo; e Francisco Rico, vice-presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

De acordo com José Calixto, “esta conferência tem um cariz mais técnico e é focalizada no setor do vinho e da vinha, em vertentes variadas que abordam todo o ciclo produtivo e todo o ciclo de criação de valor, com conferencistas de elevada qualidade em termos mundiais”.

Evidenciou a presença de “uma líder de opinião americana que está em Reguengos não só para esta conferência, como para ana-lisar todo este território, de modo a podermos ter mais algum peso em termos de mercados america-nos”.

O autarca referiu que “com esta conferência pretendemos, além de potenciar o saber que aqui se partilha, também a divulgação do nosso território, a promoção dos nossos produtores com provas de vinho específicas e acompanhar estes oradores de grande quali-dade aos nossos produtores, ten-tando valorizar o nosso território e os nossos vinhos noutros mer-cados”.

O presidente do Município de Reguengos de Monsaraz recordou que “temos o objetivo de divulgar internamente o nosso território, fazendo eventos que têm a ver com as nossas próprias pessoas, as nossas festas e trazendo até nós outras pessoas”.

Para além disso, “é também

importante aquela diplomacia económica que temos feito junto de canais políticos, embaixadas ou comunidades portuguesas no estrangeiro”, considerou, afian-çando que “este tem sido um tra-balho de ‘sementeira’ que espera-mos depois que tenha reflexos no futuro”.

Um dos exemplos apontados por José Calixto foi que “no sábado passado, estivemos na Câmara Municipal de Paris com a comuni-dade portuguesa e dá-nos uma enorme satisfação as possibilida-des imediatas de negócio que os nossos agentes podem fazer nes-ses mercados”.

Lembrando que “há ainda um conjunto de ações que vão ser realizadas no âmbito da Cidade Europeia do Vinho”, o edil adian-tou que “a passagem de testemu-nho vai acontecer em fevereiro, em Itália, embora ainda não esteja escolhida a cidade”.

Durante a sessão de abertura, o presidente da AMPV deu a conhecer este organismo, salien-

R

José Calixto, presidente do Município de Reguengos de Monsaraz.

Francisco Murteira, diretor regional de Agricultura e Pescas do Alentejo; Pedro Ribeiro,presidente da AMPV; e Francisco Rico, vice-presidente do IVV

tando que “tem cerca de 80 asso-ciados e foi criada há oito anos com o intuito de defender os territórios vinícolas e rurais destes associa-dos, que na sua esmagadora maioria são municípios como o meu, o Cartaxo, ou como Reguen-gos, pois são de pequena e média dimensão e pretendem potenciar a riqueza dos seus territórios”.

Pedro Ribeiro evidenciou que “o caminho que temos de percor-rer pode ser inspirado no trabalho que está a ser feito por Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho”, apontando que “Reguen-gos teve a capacidade de criar 120 parcerias, tendo a noção de que este não poderia ser apenas um trabalho da sua câmara municipal, embora o seu papel tenha sido o de um agente catalisador”.

Por sua vez, o diretor regional de Agricultura e Pescas do Alentejo

destacou “a enorme importância que a vitivinicultura assume no contexto da agricultura alentejana, sendo uma das atividades mais características da região”, consta-tando que “é notável a evolução que nos últimos anos, em particu-lar a partir do final da década de (19)90, a vitivinicultura alentejana sofreu”.

Segundo Francisco Murteira, para isso contribuiu, “por um lado, o reconhecimento oficial do Alen-tejo em 1988 como região produ-tora de vinhos de qualidade”.

Acrescentou ainda que “por outro, foi conseguindo ganhos sucessivos de mercado e para-lelamente interesse crescente na atividade, o que conduziu que desde então a área de vinha tenha duplicado, situando-se hoje perto dos 23 500 hectares e representando cerca de dez

por cento da área vitícola de Portugal”.

Já o vice-presidente do IVV, salientou que “o vinho atravessa um ciclo virtuoso, o que não acontece por acaso, é fruto do investimento das empresas que provavelmente não tem um para-lelo nas outras áreas da economia nacional, pois são cerca de 100 milhões de euros por ano inves-tidos”, frisando que “esse inves-timento passa pela plantação de vinha, modernização das adegas, entre outras áreas”.

Francisco Rico disse ainda que “a grande estratégia do setor é no sentido de afirmar o vinho por-tuguês nos mercados de expor-tação”, recordando que “expor-tamos cerca de 730 milhões de euros por ano e durante cinco anos consecutivos temos estado a crescer nas exportações”.

As oportunidades que o programa operacional Alentejo 2020 apresenta para o setor da vinha e do vinho foi o tema abordado por Luís Castilho, em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Destacou que “esta área do vinho é muito acarinhada pela Estratégia Regional de Especiali-zação Inteligente que foi definida”, explicando que “a alimentação e floresta constituem um dos cinco vetores principais da aposta da política pública no setor produtivo”.

Segundo Luís Castilho, “enquadrando-se toda esta temática do vinho e da vinha nessa dimensão da alimentação, ela será claramente acarinhada nos apoios à ciência, à investigação e desenvol-vimento, mas também nos apoios às próprias empresas, designadamente ao nível do que for a sua política de internacionalização, de investiga-ção, incorporação dos ditos fatores imateriais de competitividade, qualidade, certificação ou design”.

O representante da CCDRA garantiu ainda que “o Alentejo 2020 e o Portugal 2020 estão dispo-níveis, abertos e com muita vontade de apoiar estes setores que fazem a diferença nos nossos territórios, designadamente naqueles que são chamados de territórios de baixa densidade”.

Alentejo 2020

Oportunidades para o setor da vinha e do vinho

Luís Castilho, em representação da CCDRA

Jane Gregg, dos Estados Unidos da América, é uma das especialistas internacionais presen-tes na conferência. Na sua intervenção, reali-zada ontem, abordou o tema “Experiências excecionais para turistas de vinhos”.

Jane Gregg programa viagens para grupos nas áreas da gastronomia e dos vinhos em Espanha e na região portuguesa do Douro, podendo conhecer-se esse projeto através do site Epicurean Ways.

À margem do evento, Jane Gregg disse aos jornalistas que “há muitas diferenças entre o enoturismo nos Estados Unidos da América (EUA) e no Alentejo”, esclarecendo “nos EUA as adegas são bastante grandes e fazem-se visitas em grupo, uma pessoa tem de ser muito importante para ter uma visita privada”.

Realçou também que “os americanos quando vêm a Portugal não é para terem visi-tas com grandes grupos, pois querem provar os vinhos e a gastronomia e fazer visitas mais

personalizadas”, constatando ainda que “quando se vem ao Alentejo não é só para visitar as adegas, mas também a própria região”.

Especialista norte-americana falasobre experiências para turistas de vinhos

Jane Gregg, do site norte-americano Epicurean Ways.

Page 8: Ds dia 15 10 2015

diário do SUL8 EventosQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015

Mais de 800 personalidades degustaram os vinhos oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015

Alentejo Central promovidoA CIMAC – Comunidade Intermunicipal do

Alentejo Central promoveu o seu território no dia 10 de outubro na Câmara Municipal de Paris, em França, numa noite de gala comemorativa da Constituição da República Portuguesa, organizada pela associação Cap Magellan, em conjunto com a autarquia parisiense e a de Lisboa. A Cap Magellan é uma associação fundada em 1991, composta por jovens luso-descendentes e france-ses lusófilos, que tem como objetivos a promoção da língua e da cultura portuguesas e a manuten-ção de laços fortes entre a França e Portugal,

osé Calixto, Vice-presidente da CIMAC e Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, represen-tou o Alentejo Central nesta cerimónia que juntou mais de 800 personalidades de varias áreas, como políticos,

empresários e artistas. No seu discurso, o autarca descreveu o Alentejo Central como uma “terra de rica cultura de um povo hospitaleiro: da arte dos chocalhos, dos tapetes de Arraiolos, da cerâmica de Redondo e de S. Pedro do Corval, do Grande Lago de Alqueva, dos mármores de Borba e de Vila Viçosa, das mantas tra-dicionais de Reguengos de Monsaraz, dos bonecos de Estremoz, dos vinhos que se produzem nos 22 mil hectares de vinhas de qualidade, da excelente gastronomia que incorpora o melhor da histórica dieta mediterrânica”.

José Calixto destacou também o Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade, a cidade de Évora, igualmente Património da Humanidade da UNESCO, o aumento do turismo e os monumentos na vila medieval de Monsaraz, a importância de Reguengos de Monsaraz ter obtido as insígnias de Cidade Europeia do Vinho 2015, a Reserva Dark Sky Alqueva, a primeira reserva mundial de astroturismo certificada pela UNESCO, e a região enquanto destino de enoturismo de referência a nível mundial.

Durante o jantar nesta noite de gala comemorativa da Consti-tuição da República Portuguesa, que teve como temática os sabores do Alentejo, os convidados degustaram os vinhos oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015. O programa integrou a atuação da fadista Luísa Rocha e duetos musicais entre cantores portugueses consa-grados, nomeadamente Sérgio Godinho, Paulo Graça e Tiago Bet-tencourt, com artistas luso-descendentes.

Nesta noite, a Cap Magellan homenageou e entregou prémios a personalidades e entidades que se distinguiram durante o último ano. A Cap Magellan promove ações e atividades nas áreas do emprego, informação e comunicação, cultura, educação, formação e cidadania.

J

Ruben Alves, realizador do filme Gaiola Douradapremiado na gala

Presidente da Fundação Inatel, Fernando Ribeiro Mendes

Os apresentadores José Carlos Malato e Joana Neves Fonseca

José Calixto, Presidente da CIMAC, afirmou que o Alentejo Centralé terra de rica cultura de um povo hospitaleiro

José Calixto destacou a região como destino de enoturismode referência mundial

José Calixto com os representantes de duas das entidadesorganizadores da noite, as autarquias de Paris e de Lisboa

Intervenção institucional de Hermano Sanches Ruivo

Hermano Sanches Ruivo, Vereador de Relações Externasda Câmara Municipal de Paris

Page 9: Ds dia 15 10 2015

9EventosQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015diário do SUL

na Câmara Municipal de Paris

Salão Nobre da Câmara Municipal de Paris

Recepção antes da gala

Plateia com Ana Martins, Presidente da Cap Magellan,e Ruben Alves, realizador do filme Gaiola Dourada Paulo Praça e Mónica Cunha

O esplendor do Hotel de Ville que acolhe a Mairie de Paris

Filme de promoção do Alentejoproduzido pela ERT Alentejo-Ribatejo

fez sucesso em ParisEncontro sempre emocionante com

a comunidade portuguesa em França

Diretor da Fundação Calouste Gulbenkian em França, uma das entidades patrocinadoras da galapal de Paris Artistas nacionais homenageados em Paris

Grupo Académico Seistetos brindaramcom o vinho Cidade Europeia do Vinho 2015

800 pessoas homenagearam o Fado com uma grande ovação Ana Martins, Presidente da Cap Magellan

Page 10: Ds dia 15 10 2015

diário do SUL10 RegionalQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015

Pub.

O vice-presidente da CCDRA salientou que as alterações climáticas fazem-se notar sobretudo na região Alentejo “porque somos um território com uma grande vulnerabilidade aos processos de desertificação”, justificando, assim, a preocupação em definir uma estratégia regional nesta área. “É preciso, desde já, começar a trabalhar nisto, as pessoas perceberem os impactos que as alterações climáticas vão ter na nossa vida quotidiana. Aliás, eles já são sentidos em termos climatológicos, mas também em termos de turismo, da agricultura, de um conjunto de atividades que estão a sofrer com estas modificações”, sustentou.

Jorge Pulido Valente sublinhou ainda ser preciso ter em conta que o Alentejo é uma região sobretudo agrícola, “havendo obrigatoriamente que ter em consideração que podemos evitar alguns efeitos adversos”. O mesmo responsável defendeu

CCDRA organizou ação de sensibilização sobre alterações climáticas

Alentejo precisa de boas práticas agrícolas para impedir a erosão dos solos

O Alentejo é a região do país mais vulnerável em termos dos impactos das alterações climáticas. A afirmação foi feita pelo vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), Jorge Pulido Valente, que explicou que a realização desta ação sobre esta temática, que ocorreu na passada terça-feira, visa sensibilizar os agentes para a adaptação do território a essas alterações climáticas e, por outro lado, combater esses efeitos, nomeadamente no que diz respeito à desertificação. [ [

que isso será possível através de práticas agrícolas mais adequadas à área ambiental. E exemplificou: “Devem passar a existir práticas culturais que não impliquem uma grande mobilização dos solos e, assim, não contribuam para a erosão das terras”.

Sensibilizar e formar dirigentes e técnicos da área ambiental

Jorge Pulido Valente contou que o objetivo principal desta ação foi a sensibilização e a formação sobre alterações climáticas para vários públicos-alvo, nomeadamente quem está no terreno e tem responsabilidades no território a este nível.

Esta iniciativa destinou-se a dirigentes e técnicos dos serviços regionais da administração central, das câmaras municipais,

das comunidades intermunicipais, das associações empresariais e agrícolas, professores e público em geral.

De acordo com o mesmo responsável, a ação foi inserida num quadro mais global “Compromisso para o Crescimento Verde”, no âmbito do qual foram realizadas quatro conferências. Agora, a intervenção da CCDRA vai aprofundar-se sectorialmente, neste caso das alterações climáticas, com a finalidade de definir uma estratégia regional que permita territorializar as políticas nacionais, “tendo em conta que esta é uma problemática muito importante e oportuna neste momento”, admitiu.

O evento, que decorreu no auditório da CCDRA, contou ainda com a parceria da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ao nível da formação.

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

Page 11: Ds dia 15 10 2015

11 PublicidadeQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015diário do SUL

[email protected]

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

������������

��������������������������������

��������������������������������

������������������������������

��������������������������������

������������������������������

����������������������

����������������������������

�������

�����������

��������������������������������

���������������������������������

��������������������������������

����������������������������

��������������������������������

�����

�������

��������������������

�������������������

���������������������������

�������������������������������

������������

�������

����������

���������������������������

������������������������

���������������

���������������������

�������

��������������������

���������������

�����������������������������

����������������

�������������������������

�����������

�������

���������������

���������������������

�������������������������������

�������������������������������

����������������������������

���������������������������

�����������������

�������

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

������������

��������������������������������

��������������������������������

������������������������������

��������������������������������

������������������������������

����������������������

����������������������������

�������

�����������

��������������������������������

���������������������������������

��������������������������������

����������������������������

��������������������������������

�����

�������

��������������������

�������������������

���������������������������

�������������������������������

������������

�������

����������

���������������������������

������������������������

���������������

���������������������

�������

��������������������

���������������

�����������������������������

����������������

�������������������������

�����������

�������

���������������

���������������������

�������������������������������

�������������������������������

����������������������������

���������������������������

�����������������

�������

Page 12: Ds dia 15 10 2015

diário do SUL12 PublicidadeQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015

Page 13: Ds dia 15 10 2015

13SociedadeQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015diário do SUL

NECROLOGIA

Pub.

DONATIVOSufragando a alma da sr.ª D. Maria Teresa Lucas Roque Moio, que faz hoje 15 de Outubro, 12 anos de falecida.Seu esposo José Moio entregou nesta redação um donativo para os mais carênciados, em nome dos quais desde já agradecemos.

Paz à sua alma!

Pub.

Pub.

A família do Diácono Amâncio dos Santos Gila Mouquinho, grata e reconhecida pelo apoio, deseja agradecer a sua palavra de conforto por ocasião do falecimento do seu ente querido.

Informa que será celebrada missa de 30º dia, na próxima 6ª-feira, dia 16 de outubro, pelas 18h30, na Igreja de Nª Srª de Fátima (Bacelo), agradecendo antecipadamente a quem se dignar assistir a este piedoso ato.

AMÂNCIO DOS SANTOSGILA MOUQUINHO

Agradecimento e Missa de 30.º Dia

A criação de faixas humanas no centro histórico de Évora, prevista para sábado, é uma das iniciativas que se realizam até ao dia 21 deste mês para assi-

nalar a Semana de Luta contra a Pobreza.

O programa, divulgado hoje pelo município, inclui também um encontro com o tema “Enve-

lhecimento Ativo – Práticas e Percursos”, que se realiza, na segunda-feira, no auditório das instalações de Évora da Dire-ção-Geral dos Estabelecimentos

Escolares (DGEST).Além de Évora, a Semana de

Luta contra a Pobreza assinala-se noutros nove concelhos do distrito.

Faixas humanas contra a pobrezaÉVORA

ÉVORA

“O Jogo das Coisas Sagradas” é o tema da 3.ª edição da iniciativa Exposições & Criatividade do Museu de Évora, cujo programa contempla oficinas centradas nas

obras da exposição permanente do espaço, foi hoje divulgado.

O evento é organizado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito do Projeto

Formação Novos Públicos, com o apoio do Museu de Évora, que este ano celebra o seu centésimo aniversário. “Comunicar é Criar: O Jogo das Coisas Sagradas” e

“Viajar no Museu: O Jogo das Coisas Sagradas” são os temas das oficinas, orientadas por Margarida Mestre e programadas para o final deste mês e em novembro.

Exposições & Criatividade no museu

Page 14: Ds dia 15 10 2015

diário do SUL14 EntretenimentoQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015

07:00 Zig Zag11:00 Desalinhado13:05 Sri Lanka: A Ilha Dos Elefantes14:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 Pais Desesperados21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 A Família Krupp23:00 Mundo dos Sentidos23:30 Hamburg - Alentejo00:25 Janela Indiscreta00:55 Um Crime, Um Castigo01:45 Sociedade Civil02:45 Euronews06:32 Repórter África

06:00 Violetta07:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Duas Caras15:30 Grande Tarde18:30 Babilónia20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 Investigação Criminal01:30 Cartaz Cultural02:15 Podia Acabar O Mundo03:00 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:15 O Preço Certo20:00 Telejornal20:45 As Palavras e os Atos21:40 Fatura da Sorte21:45 Bem-vindos a Beirais22:45 Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão23:45 Portugueses Pelo Mundo00:45 Sob Suspeita01:15 Ainda Bem Que Vieste!01:45 Os Nossos Dias02:00 Agora Nós (Repetição)04:30 Televendas

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – GodinhoÉVORA - Horta das FigueirasMONTEMOR-O-NOVO – NovalentejoMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – MartinsVENDAS NOVAS – NovaVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – CentralCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Fialho MOURA – RodriguesSERPA – Serpa Jardim VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – MouttaFRONTEIRA – Vaz GAVIÃO – Gavião; Pimentel MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; ModernaPONTE DE SÔR – Matos Fernandes PORTALEGRE – PortalegrenseSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Moderna; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – BarradasSINES – Atlântico

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraNub Máx.: 25º C Min.: 12º C

quinta-feira, 15

BejaNub Máx.: 25º C Min.: 13º C

PortalegreNub Máx.: 22º C Min.: 11º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Évora Concelhodo Mundo:Casa de Burgos

06:30 Diário da Manhã10:15 Você na TV!13:00 Jornal da Uma14:30 Mundo Meu16:00 A Tarde é Sua19:15 A Quinta: Diário da Tarde20:00 Jornal das 821:45 A Única Mulher22:45 Santa Bárbara23:45 A Quinta: Diário da Noite01:00 Águas Profundas02:00 Autores03:00 Ora Acerta04:00 Rainhas de Nova Iorque04:30 Sonhos Traídos05:00 Televendas

No dia 25 de Outubro 2015, pelas 9h30, a Junta de Freguesia de Alcáçovas em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro- Núcleo Regional do Sul, vão realizar a 1ª Corrida/Caminhada Solidária Outubro Rosa em Alcáçovas com partida do Jardim Público.

Os fundos revertem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A caminhada terá +- 5km e a corrida +- 10km.Todos os participantes inscritos terão direito a uma

t-shirt patrocinada amavelmente pela Delta Cafés.As inscrições devem ser feitas através do link:http:

//acorrer.pt/eventos/info/829 ou na Junta de Fregue-sia de Alcáçovas até ao dia 21 de Outubro de 2015, até às 23h59.

Participem e venham ajudar esta causa.

1ª Prova Solidária Contrao Cancro da Mama em Alcáçovas

No passado fim-de-semana de 10 e 11 de Outubro 2015 realizou-se em Lisboa (Benfica) o Campeonato Regional de Kickboxing 2015, orga-nizado pela Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai

O Lusitano Ginásio Clube esteve representado por dois atletas Gon-çalo Guerreiro e Margarida Guer-reiro acompanhados pelo seu Trei-nador Rodrigo Santos.

Margarida Guerreiro teve duas vitórias, fez dois grandes combates contra duas atletas, com muita qua-lidade, revalidando assim o título de Campeã Regional 2015.

O Atleta Gonçalo Guerreiro vence também por duas vezes dois atletas muito fortes, mas devido a uma lesão antiga que o tem preju-

dicado a algum tempo,ficou impe-dido de jogar o terceiro e ultimo combate que seria a final, “ofere-cendo” o 1º Lugar ao seu adversário, tornando-se assim Vice-Campeão Regional 2015.

Os dois Atletas estão de Parabéns, uma vez mais a levar ao pódio o nome do Lusitano Ginásio Clube de Évora assim como a cidade Alente-jana, pois foram a única equipa da cidade a estar presente na prova.

Os dois jovens ficam assim apu-rados para o Campeonato Nacional de Kickboxing que se realizará dia 5 e 6 de Dezembro 2015.

Lusitano Ginásio Clube – KICKBOXING

O Comendador Rui Nabeiro tem nos últimos cinco anos apoiado uma iniciativa anual do Centro Cultural e Desportivo Desportalegre de animação de idosos de vários Lares e Centros de Dia do Norte Alentejano.

No âmbito desta iniciativa o Desportalegre ao longo de todo o ano realiza mensal-mente actividades de animação desportiva de recreação à base de multi-jogos desportivos individuais simples e muito divertidos.

Grato pelo apoio que têm recebido do dono da Delta Cafés, o Desportalegre vai propor a

realização durante o ano de 2016 do VIº Troféu Comendador Rui Nabeiro de Jogos para Idosos,

esperando poder assim dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos com o apoio do Comendador Rui Nabeiro.

O Coronel João Rolo, Pre-sidente do Desportalegre, tem afirmado com frequência que sem o apoio do sócio honorário do clube portale-grense, não conseguiam proporcionar alegria e diver-são às pessoas, não esque-cendo ainda a oferta por Rui

Nabeiro de uma carrinha fur-gon com a qual o Desportalegre se desloca de terra em terra.

VIº Troféu Comendador Rui Nabeiro

O Centro Cultural e Desportivo Des-portalegre, em parceria com a União de Freguesias da Sé e S.Lourenço, promoveu uma sessão de Jogos Soli-dários, nas instalações da APPACDM de Portalegre.

Os utentes da instituição portale-grense durante uma manhã jogaram uma série de jogos desportivos de recreação tendo como vencedores Vitor Carvalho e Fábio Rosa seguidos de Hugo Branquinho e Duarte Nuno.

Os vencedores receberam como prémios t-shirts oferecidas pela Delta Cafés.

Utentes APPACDM animados por Desportalegre

Page 15: Ds dia 15 10 2015

15RegionalQUINTA-FEIRA , 15 DE OUTUBRO DE 2015diário do SUL

Pub.

Dark Sky Alqueva trouxe investigadora americana à região

n Roberto Dores

Até quando o céu é o limite, o Alentejo ganha protagonismo

polónia Rodrigues, fala em nome do Dark Sky Alqueva: “Ninguém imaginaria que traba-

lhar o céu podia ser um recurso turístico. Conseguimos pensar antecipadamente nisso e chegar onde estamos hoje, com um pro-jeto que ganhou tanta notorie-dade”, disse ao “Diário do Sul” numa declaração sublinhada minutos antes por Alice Bowman, a primeira mulher a dirigir as operações da missão New Hori-zons, da NASA, e esteve no Alentejo para dar uma palestra, em Reguen-gos de Monsaraz, numa ação rea-lizada em parceria com a Embai-xada dos Estados Unidos da América.

Recorde-se que a Missão New Horizons é a mesma que chegou a Plutão em Dezembro, após uma longa viagem pelo espaço. As pri-meiras notícias foram transmitidas em Julho, ultrapassadas que eram algumas complicações.

À margem da sessão que juntou mais de uma centena de pessoas, entre elas o olhar e ouvidos atentos dos alunos do concelho, Alice

A

Bowman não poupou elogios ao Alentejo, da gastronomia, à cultura e paisagem. “Falámos de estudos de exploração do espaço”, avan-çou, alertando para a importância de se perceber, cada vez mais, a evolução do universo. “Trabalha-se nisso arduamente há muitos anos”, justificou, enquadrando a curiosidade em torno de Plutão.

“É ver coisas que nunca vimos antes e entender o nosso uni-verso”, insistiu, admitindo que o conhecimento sobre os sistemas

de Plutão e Marte ser-virão para “entender melhor a terra”.

Apolónia Rodrigues congratulou-se com o facto de, finalmente, ter sido possível um acordo com a Embai-xada dos Estados Uni-dos para trazer ao Alentejo cientistas ligados à exploração espacial. E não só. “Alice Bowman falou

do desenvolvimento do projeto New Horizons, mais conhecido pela nave espacial que foi a Plutão. Disse o que aconteceu, desde o período em que foi lançado o foguetão, em 2006, até a nave começar a dar notícias e revelar a fotografia lindíssima de Plutão, que merece um grupo aplauso da plateia”, relatou a representante do Dark Sky.

A cientista falaria ainda da sua história, como chegou ao cargo, “sempre a sonhar com o espaço, onde queria trabalhar”, revelou Apolónia Rodrigues, para quem esta é a prova de que é “abrindo novos horizontes que consegui-mos chegar mais longe e fazer aquilo que os outros pensavam que não era possível”

Já o embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Robert Sher-man, considerou “muito impor-

tante” a partilha de trabalhos científicos entre cientistas ameri-canos com os cientistas portugue-ses. “Encontramos uma fantástica colaboração nos dois lados do Atlântico”, registou, recorrendo aos estudos científicos para tecer elogios ao Alentejo, que admite ser a melhor zona para contemplar as estrelas no céu, “alimentando a investigação sobre Plutão”.

O mesmo representante viria ainda a adjetivar de “muito impor-tante para os Estados Unidos e para o mundo a missão da NASA em Plutão”, defendendo que “os ame-ricanos querem saber o que se passa além da terra, seja no fundo dos oceanos, seja através do céu. É muito importante fazer os estudo, tanto do nosso planeta como do nossos sistema solar para garantir a proteção das espécies e o nosso desenvolvimento”.

Alice Bowman

Miguel Claro e Apolónia Rodrigues, Dark Sky Alqueva

Miguel Claro; Robert Sherman, embaixador dos Estados Unidos em Portugal e Apolónia Rodrigues

Page 16: Ds dia 15 10 2015

Pub.

ANO: 46.º NÚMERO: 12.627 PVP: 0,75€ QUINTA-FEIRA, 15 DE OUTUBRO DE 2015

Pub.

O secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus do Governo Regional madeirense, Sérgio Marques, afirmou que os suprimentos para o Jornal da Madeira ( JM) em 2016 serão de dois milhões de euros, menos 1,5 milhões do que atualmente.

O governante falava durante o debate sobre a proposta de decreto legislativo regional que adapta à Região Autónoma da Madeira a legislação que estabelece o regime de incentivos do Estado à

comunicação social. “Os suprimentos do Governo

Regional ao Jornal da Madeira serão de dois milhões de euros em 2016, menos 1,5 milhões de euros do que atualmente”, declarou.

Sérgio Marques adiantou que a medida visa “regularizar o mercado” até à privatização do jornal no final do próximo ano.

“Não queremos que o JM seja uma distorção de mercado”, referiu, numa alusão aos suprimentos governamentais a este

órgão de comunicação social, propriedade em 99% do Governo Regional.

Sérgio Marques realçou que a política do Governo Regional é “sair do setor”: “Esperamos que até ao final do próximo ano, o JM já não esteja em mãos públicas”, referiu.

O governante disse ainda que o objetivo do Governo Regional é criar uma comunicação social “forte, dinâmica, plural, isenta e pilar do regime autonómico”.

Governo Regional entrega 2 Milhões ao Jornal da Madeira em 2016

Um homem, de 62 anos, morreu ontem vítima de acidente de trabalho em Almodôvar, Beja, após ter, alegadamente, caído e batido com a cabeça num ferro, disseram à agência Lusa fontes dos bombeiros e da GNR.

Segundo a fonte da GNR, o homem, natural de Oliveira de Azeméis, no distrito do Porto, trabalhava para uma empresa de construção civil e deslocou-se com colegas a uma obra, numa rua da vila de Almodôvar, para carregarem material.

Depois de ter carregado o material com os colegas, o

homem desviou-se do local onde estava, terá escorregado, caído e batido com a cabeça num ferro, que estava no chão e lhe perfurou o crânio, provocando-lhe a morte, explicou a fonte da GNR.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, o alerta para o acidente foi dado cerca das 08:00 e as operações de socorro evolveram veículos e operacionais dos bombeiros e da GNR, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV ) de Castro Verde e a Viatura Médica de Emergência

e Reanimação (VMER) de Beja.Contactado pela Lusa, o

diretor da Unidade Local do Litoral e Baixo Alentejo da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Carlos Graça, disse que a instituição já abriu um inquérito para averiguar as circunstâncias do acidente de trabalho.

Por se tratar de um acidente de trabalho mortal, uma equipa de inspetores da ACT deslocou-se ao local para recolher elementos para desenvolver as averiguações necessárias e elaborar o inquérito, explicou Carlos Graça.

Homem de 62 anos morre em acidente de trabalho em Almodôvar

A Câmara de Portalegre, liderada por um movimento independente, decide este mês se recorre ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) para restruturar a dívida, superior a 30 milhões de euros, com a oposição a discordar da iniciativa.

“Estamos, neste momento, a fazer várias simulações, envolvendo receitas e despesas, para ver se

recorremos ou não ao Fundo de Apoio Municipal e como vamos ficar no futuro”, disse a presidente do município, Adelaide Teixeira.

Afirmando que está a ser realizado um “trabalho sério” para tomar a decisão, até ao final deste mês, a autarca, eleita pelo movimento Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP), salientou que o município,

caso opte por recorrer ao FAM, será de forma “voluntária”.

Portalegre decide se recorre ao Fundo de Apoio Municipal