ds dia 08 01 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA SEXTA-FEIRA, 8 DE JANEIRO DE 2016 ANO: 46.º NÚMERO: 12.685 EDIÇÃO DE FIM-DE-SEMANA Eborae-Mvsica Concerto de Ano Novo com a Orquestra de Cordas do Conservatório Regional .... PÁG. 8 Agricultura / AJASUL “Chuva é importante também na Primavera para um ano agrícola favorável” .... PÁG. 11 Évora Entrega de Prém ios do Concurso de Árvores de Natal recicladas .... PÁG. 7 Com a participação de mais de uma dezena de grupos .... PÁG. 2 Évora “cantou” as Janeiras A magia do Cante na noite de Reis As Uniões das Freguesias de Évora (Centro Histórico), Bacelo/ Senhora da Saúde, Malagueira/Horta das Figueiras e a Câmara Municipal de Évora voltaram a organizar, esta quarta-feira, Dia de Reis, os Cantos de Janeiras, uma iniciativa que contou com a participação de treze grupos, que cantaram em mais de uma dezena de locais da cidade. Mortes de crianças até um ano reduzem substancialmente Região Alentejo .... ÚLTIMA PÁG.

Upload: diario-do-sul

Post on 25-Jul-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 08-01-2016

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 08 01 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIASEXTA-FEIRA, 8 DE JANEIRO DE 2016

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.685

EDIÇÃO DE FIM-DE-SEMANA

Eborae-MvsicaConcerto de Ano Novocom a Orquestrade Cordas doConservatório Regional

.... PÁG. 8

Agricultura / AJASUL“Chuva é importantetambém na Primaverapara um ano agrícolafavorável”

.... PÁG. 11

ÉvoraEntrega de Prémiosdo Concurso deÁrvores de Natalrecicladas .... PÁG. 7

Com a participação de mais de uma dezena de grupos

.... PÁG. 2

Évora“cantou”as Janeiras

A magia do Cantena noite de Reis

As Uniões das Freguesias de Évora (Centro Histórico), Bacelo/Senhora da Saúde, Malagueira/Horta das Figueiras e a Câmara Municipal de Évora voltaram a organizar, esta quarta-feira, Dia de Reis, os Cantos de Janeiras, uma iniciativa que contou com a participação de treze grupos, que cantaram em mais de uma dezena de locais da cidade.

Mortes de crianças até um anoreduzem substancialmente

Região Alentejo

.... ÚLTIMA PÁG.

Page 2: Ds dia 08 01 2016

2 RegionalSEXTA-FEIRA , 8 DE JANEIRO DE 2016 diário do SUL

A

Fotos Exclusivas

s Uniões das Freguesias de Évora (Centro Histórico), Bacelo/Senhora da

Saúde, Malagueira/Horta das Figueiras e a Câmara Municipal de Évora voltaram a organizar, esta quarta-feira, Dia de Reis, os Cantos de Janeiras, uma iniciativa que contou com a participação de treze grupos, que cantaram em mais de uma dezena de locais da cidade.

Vozes do Imaginário, Grupo de Cante do Centro de Dia da CME, Coral Évora, Grupo Coral da Casa do Povo de Canaviais, Grupo Coral de S. Brás do Rege-douro, CORUÉ (Coro da Univer-sidade de Évora), Cantadeiras da ARPIFSS, Cantares de Évora, Grupo de Cantares Regionais Vozes do Alentejo, Grupo Pas-tores do Alentejo, Os Amigos da Malagueira, Grupo Coral da ARPIFHF e Coro Polfónico da EboraeMvsica foram os grupos envolvidos.

A iniciativa, associada à qua-dra natalícia, terminou na Praça do Sertório, em frente aos Paços

Évora “canta” as Janeiras Mais de uma dezena de grupos “espalharam” a magia na noite de Reis

do Concelho, onde os grupos se reuniram encerrando a edi-ção deste ano dos Cantos de Janeiras.

Tradição

“As Janeiras” ou “Cantar as Janeiras” é uma tradição em Por-tugal que consiste na reunião de grupos, homens e mulheres, que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.

Supõe-se que esta tradição está relacionada com cultos pa-gãos, desenrolando-se no mês do deus romano Jano, de Janua, que significa Porta, Entrada. Esta figura da mitologia romana, representada com duas caras, encontra-se fortemente ligada à ideia de entrada, mas muito em especial, à noção de transição, de conhecimento do passado e do futuro.

A origem da tradição de cantar as Janeiras não se pode, contudo, dissociar-se da penú-ria em que as pessoas viviam

encontrando nesta, e noutras manifestações semelhantes, a forma de obterem uma dádiva, principalmente vinho e alimen-tos dos senhores abastados, sem que com isso se sentissem humilhadas.

Por isto, cantavam as Janeiras num misto de religiosidade, atendendo à época em que são cantadas, e de ironia e morda-cidade sempre com um apelo à dádiva de comes e bebes. No decorrer das cantorias eram in-vocados os nomes do dono e da dona da casa, e de alguma outra

figura que tivesse preponderân-cia familiar.

Hoje em dia a tradição con-siste num grupo de amigos ou vizinhos que se juntam, com ou sem instrumentos, no caso de os haver são mais comuns os folclóricos: pandeireta, bombo, flauta, viola, etc. Depois de o grupo feito, e de distribuídos as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança. Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras – petiscos.

Page 3: Ds dia 08 01 2016

3Tema de AberturaSEXTA-FEIRA , 8 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

DIRECTORMADEIRA PIÇARRANOTA DO DIANOTA DO DIA

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

1 – A recente Encíclica do Papa Francisco é um documento de notável apreciação dos problemas da Natureza; dos efeitos negativos da poluição da Terra e dos graves desequilíbrios socio-económicos dos povos e sua interação nos problemas climáticos.

Profunda análise do tempo em que a Humanidade vive a Encíclica alerta os responsáveis para as conse-quências negativas de se continuar nos maus tratos ao planeta.

É uma leitura que se recomenda a quem pensa no futuro do Universo porque para além da perspectiva es-piritual ou religiosa a Encíclica reune ali os ensinamen-tos da Ciência para evitar os danos sobre a Natureza.

2 – Também foi notícia nos últimos dias do ano que existem no País inúmeras CANTINAS refeitórios para os jovens alunos e até para os seus familiares. Em tempo de Festas ainda fazem mais falta. É da tradição portuguesa desde sempre a existência de Cantinas Es-colares e muitas delas eram apoiadas por pessoas parti-culares, que faziam benemerência aos jovens pobres e carenciados.

Julgo que os Governos devem apoiar e fazê-los de nor-te a sul pois são de grandes benefícios para as famílias.

E bom seria que fosse feita uma cobertura de espa-ços de convívio para os jovens estudantes que nos perí-odos de férias de verão não têm para onde ir enquanto os pais trabalham.

(...)Julgo que os Governos

devem apoiar e fazê-los de

norte a sul pois são de

grandes bene-fícios para as

famílias(...)

Pub.

Page 4: Ds dia 08 01 2016

diário do SUL4 OpiniãoSEXTA-FEIRA , 8 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

VIDA RELIGIOSA

Actividades PastoraisAs Actividades Pastorais do arcebispo de Évora, D. José Francisco

Sanches Alves, para Janeiro de 2016:Dia 8 - Votos perpétuos da Irmã Anatália, Monjas de Belém;Dia 9 - 11h00, 100 Anos da morte de Teresa Saldanha, Fátima;Dia 10 - 11h30, Crisma, Santa Luzia, Elvas;Dia 11 - 12h00, Visita às Irmãs Reparadoras do Sagrado Coração

de Jesus, Coruche;Dia 11 - 15h30, Encontro mensal do Clero da Zona Oeste, Vendas

Novas;Dia 12 - 10h00, Audiência ao Superior Geral dos PP Preciosíssimo

Sangue;Dia 12 - 18h00, Visita à Comunidade das Irmãs Servas da Sagrada

Família, Évora;Dia 14 - 10h30, Conselho Permanente da Conferência Episcopal

Portuguesa, Fátima;Dia 14 - 21h00, Encontro com Crismandos, Redondo.

O sorteio “Por Aqui Há Natal” realizou-se dia 6 de janeiro, no auditório da sede da União das Freguesias de Nossa Srª. da Vila, Bispo e Silveiras.

Aqui divulgamos os vencedores:1º Prémio: Voucher no valor de 100€ em compras nas lojas aderentes +

Caixa de vinhos Quinta da Plansel, atribuído a Débora Cardoso com o cupão nº 2919.

2ª Prémio:Voucher no valor de 75€ em compras nas lojas aderentes + Pack

Família Monte Selvagem, atribuído a Palmira Catarro com o cupão nº 6968.

3º Prémio: Voucher no valor de 50€ em compras nas lojas aderentes +

Jantar/2 pessoas Pátio dos Pesticos, atribuído a Olívia Barradas com o cupão nº 4986.

Conforme os procedimentos do regulamento, o sorteio foi rea-lizado na presença de um representante da Associação Comercial do Distrito de Évora e da Guarda Nacional Republicana. Também marcaram presença na sessão representantes do Município de Mon-temor- o-Novo, da União de Freguesias Vila, Bispo e Silveiras, e da Ficha Tripla - Associação Cultural.

“Por Aqui Há Natal”

O Município de Viana do Alentejo assinala no próximo dia 13 de janeiro, mais um ani-versário sobre a restauração do Concelho, passados que estão 118 anos.

Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo vai proceder à entrega de meda-lhas de honra do Município aos chocalheiros e esquilaneiros de Alcáçovas, aos oleiros de Viana do Alentejo e ainda à Associação de Caçadores e Pescadores de Aguiar.

O programa das comemora-ções tem início hoje, sexta-feira, com a exibição do filme “Pátio das Cantigas”, pelas 21h30, no Cineteatro Vianense. O mesmo filme será exibido no domingo, às 21h00. Dia 9 de janeiro, pelas 21h00, a Associação Cultural “Tocar a Emoção” de Pavia, apre-senta no Cineteatro Vianense, a peça “Selfie-se quem puder!” que aborda a exposição da vida nas redes sociais e a necessidade de estar online o tempo todo, seguindo tudo e todos. No domingo, a Orquestra da Uni-versidade de Évora sob a direção de KodoYamagishi, dará um con-certo de Ano Novo, às 16h00, no Cineteatro Vianense.

Na segunda-feira, dia 11, no

Viana do Alentejo assinala118º aniversário da restauração do Concelho

Castelo de Viana do Alentejo, terá lugar uma aula aberta de his-tória subordinada ao tema “Da arquitetura manuelina à leitura nova dos forais de Aguiar e de Viana do Alentejo”, pelo historia-dor Luís Banha.

A Banda da Sociedade União Alcaçovensepromove dia 12, pelas 21h00, no Cineteatro Via-nense, o espetáculo “Sociedade, a Música e o Chocalho”.

No dia 13, para além da sessão solene que assinala o 118º aniversário da restauração do concelho com a atribuição de medalhas de honra do mu-nicípio, a partir das 15h30, no Cineteatro Vianense, antes, pelas 14h00, terão início as comemo-rações dos 500 anos dos Forais Manuelinos de Aguiar e de Viana do Alentejo e dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo. Será ainda apresentado o livro “No Espaço e no Tempo: contributos para a história das instituições de Viana do Alentejo (séculos XIV – XX)”, da historiadora Fátima Farrica.

Já no dia 14, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, tem lugar a tertúlia “Fo-rais e Misericórdias no âmbito da política reformista do rei D. Manuel I”.

Na sexta-feira, é inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, pelas 18h00, a exposição “Xailes de Coração” de Matilde Ornelas.

Após a inauguração, no Cinetea-tro Vianense, atuam os fadistas Nélio Nunes, João Pereira e Rute Belga.

No sábado, dia 16, a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo promove o espetáculo “Corpo e Alma no Fado” com Edgar Baleizão, pelas 21h00, no Cineteatro Vianense. Um espetáculo que pretende ser um encontro de culturas e gerações.

O Grupo Cultural e Despor-tivo de Aguiar como apoio do Galopar & Pedalar – Clube BTT de Aguiar, Município de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia de Aguiar realiza dia 17, domingo, o IV Raid BTT Aguiar, com partida marcada para as 9h30, no Largo 25 de abril. À tarde, pelas 16h00, a Associação Tempos Brilhantes exibe a peça de teatro “CATRA…PUM”, no Cineteatro Vianense, uma peça para toda a família.

A Entidade Regional de Tu-rismo debate em várias reuniões com os agentes do território, a realizar a partir da próxima se-gunda-feira, dia 11 de Janeiro, o Plano Operacional para o Enotu-rismo do Alentejo e Ribatejo.

O documento - desenvolvido em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRT) e a Associação de Produtores de Vinhos da Costa Alentejana (APV-CA) - resulta de múltiplas visitas técnicas e entrevistas realizadas junto dos produtores das regi-ões, através das quais foi feito o levantamento da oferta turística atualmente existente neste setor de atividade.

Durante as sessões - para as quais foram convidados os 58 municípios, as CCDR´s, o Turis-mo de Portugal, a ADRAL, os pro-dutores de vinho e as unidades Enoturismo - vão ser apresenta-das e discutidas as propostas con-templadas no documento, assim como recolhidos todos os novos

Em reuniões descentralizadas pelo território

Turismo do Alentejo / Ribatejo discute propostade Plano Operacional para o Enoturismo

com parceiros públicos e privados

contributos que permitam imple-mentar uma estratégia concertada e eficaz para o Enoturismo.

O PlanoOperacional para o Enoturismo do Alentejo e Riba-tejo visa estruturar e alavancar a promoção de um produto tu-rístico que, nos últimos tempos,

tem atraído diferentes mercados e merecido reconhecimentos nacionais e internacionais, como por exemplo o título de Melhor Região Vinícola do Mundo para Visitar num concurso lançado a nível mundial peloUSA Today, um jornal diário dos Estados Unidos.

Page 5: Ds dia 08 01 2016

5RegionalSEXTA-FEIRA , 8 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

ALJUSTREL

Pub.

Pub.

Exposição de pintura de Hélio CunhaUma exposição de pinturas

“entre os mundos do real e do irreal”, do artista plástico Hélio Cunha, vai poder ser apreciada a partir de dia 15 deste mês, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural de Aljustrel, no distrito de Beja, foi ontem

divulgado.Segundo o município, a expo-

sição vai estar patente ao público até ao dia 06 de fevereiro e haverá visitas guiadas para os públicos geral e escolar, às quartas-feiras e mediante marcação prévia.

As obras do artista, que

“recorre ao surrealismo simbó-lico para apresentar uma pintura original e intimista”, já estiveram expostas em várias exposições individuais e coletivas e estão representadas em inúmeras coleções de entidades públicas e privadas, refere a autarquia.

BEJA

Exposição “Retratos do Cante”A exposição “Retratos do

Cante”, que mostra o cante alen-tejano através da objetiva de seis fotógrafos amadores alentejanos, está patente ao público até ao dia 17 deste mês, na Galeria ao Lado, no Instituto Politécnico de Beja, divulgaram ontem os promotores.

A mostra, organizada pelos autores e coproduzida pela Casa do Cante, em Serpa, e que anda em digressão pelo país, “visa dar a conhecer os rostos, os gestos e as gentes ligadas ao cante alentejano”, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Segundo o Instituto Poli-técnico de Beja, a exposição é composta por 18 fotografias tiradas pelos seis fotógrafos em espetáculos e ensaios de grupos corais alentejanos e em momen-tos de improviso, que ocorreram espontaneamente em tabernas, praças e outros locais.

MOURA

Cemitério requalificadoA Câmara de Moura, no dis-

trito de Beja, anunciou ontem que efetuou obras de requali-ficação do cemitério da cidade, que permitiram “dignificar” o espaço e construir novos

gavetões e depósitos de ossadas exumadas.

Segundo o município, as obras incluíram trabalhos de pintura em todo o cemitério e na Igreja de São Francisco,

melhorias nas casas de banho públicas, nos balneários dos trabalhadores e no escritório e a construção de novos gave-tões e 14 depósitos de ossadas exumadas.

ALJUSTREL

Vencedores de concursos de Natalconhecidos no próximo sábado

O sorteio da campanha “Com-pras de Natal… são no Comércio Local”, promovida pela Câmara de Aljustrel, realiza-se no pró-ximo sábado, pelas 10:30, no Mercado Municipal, informou

a autarquia.Na ocasião serão também

revelados os nomes dos comer-ciantes vencedores do sexto Con-curso de Montras de Natal.

As duas iniciativas fazem parte

da campanha de dinamização do comércio tradicional que a Câmara Municipal de Aljustrel, no distrito de Beja, tem vindo a promover, nos últimos anos, durante a época natalícia.

Page 6: Ds dia 08 01 2016

A

CICLO DE ENTREVISTAS

diário do SUL6 RegionalSEXTA-FEIRA , 8 DE JANEIRO DE 2016

n Marina Pardal

Fotos Exclusivas

Pub.

Seguindo a sua estratégia de eficiência energética, o Município de Vendas Novas procede à substituição de 258 lâmpadas conven-cionais por óticas LED, em todos os semáforos do Concelho, num investimento de cerca de 26.000 euros.

Esta mudança vai contribuir para o aumento da segurança ro-doviária, garantindo alta fiabilidade e visibilidade em condições adversas; maior durabilidade das lâmpadas; redução dos custos de manutenção e otimização da eficiência e desempenho energético, traduzindo-se numa poupança de cerca de 90% na energia consu-mida, convertidos em cerca de 7.000 euros anuais, a menos, nas contas do Município.

Para além da poupança na fatura energética, esta medida é tida como bastante importante na redução de resíduos de lâmpadas e no controlo das emissões de gases com efeito de estufa, mostrando uma vez mais as preocupações da autarquia para com as questões ambientais e com a redução da pegada ecológica, a que todos deve-mos ser sensíveis, e insere-se numa série de medidas a adotar pelo Município nos próximos anos.

Vendas Novas poupa 7.000 euros anuaiscom a substituição de lâmpadas nos semáforos

Os 357 anos da Batalha das Linhas de Elvas, uma das mais importantes da Guerra da Res-tauração, são comemorados no dia 14 deste mês com uma ceri-mónia militar e homenagem aos mortos em combate, divulgou o município.

Apontada como uma das mais importantes da Guerra da Restauração, a Batalha das Linhas de Elvas ocorreu a 14 de janeiro de 1659, nos arredores da

cidade raiana de Elvas, no distrito de Portalegre.

A batalha foi considerada a primeira grande vitória mili-tar dos portugueses sobre os castelhanos na Restauração de Portugal.

Para o dia 14, feriado munici-pal em Elvas por ser o dia em que ocorreu a batalha, está agendada, além de uma cerimónia militar, às 11:00, uma homenagem aos mortos em combate, junto ao

padrão comemorativo da bata-lha, e romagem ao túmulo do general André de Albuquerque Riba-Fria.

No mesmo dia, às 21:30, no cineteatro municipal, decorre um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.

O programa comemora-tivo, organizado pela Câmara Municipal de Elvas, começa no próximo sábado, às 21:30, com um concerto do projeto Monda

- Cantando e Tocando o Alentejo, no cineteatro municipal, e pro-longa-se até ao final deste mês com várias atividades culturais e desportivas.

A 24.ª edição da prova de atletismo “Corrida das Linhas de Elvas” está agendada para o próximo dia 17, às 11:00.

Espetáculos de música, teatro e dança são outras das iniciati-vas integradas no programa das comemorações.

Elvas evoca batalha da Guerra da Restauraçãocom cerimónia militar

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Évora tem vindo a desenvolver

um conjunto de ações que ajudam a minorar situações de pobreza existentes nestes grupos etários.

É sobre esse trabalho que incide a reportagem de hoje, ainda no âmbito de um con-junto de entrevistas realizadas sobre a luta contra a pobreza.

Para falar sobre o papel da CPCJ de Évora neste desafio, contámos com a presença de Conceição Peres, presidente desta entidade.

A responsável começou por explicar a forma como funcio-na uma CPCJ.

“Se considerarmos o siste-ma de proteção das crianças e jovens como uma pirâmide, na base estão as entidades com competência em matéria de infância e juventude, no meio está a CPCJ e por fim os tribu-nais”, descreveu.

Salientou ainda que “a Co-missão atua quando a interven-ção das entidades de primeira linha está esgotada, ou seja, já fizeram o que tinham a fazer e o risco daquela criança ou jo-vem ainda não está removido”.

De acordo com Conceição Peres, “a vantagem da CPCJ em relação às entidades de pri-meira linha, é que nós temos a competência de aplicar medi-das de promoção e proteção

Papel da CPCJ de Évora na luta contra a pobrezaque vão desde o apoio junto dos pais até ao acolhimento residencial, que é a última me-dida a ser aplicada”.

Por outro lado, a mesma responsável destacou que “a vantagem em relação aos tri-bunais é o consentimento, ou seja, a CPCJ só intervém com o consentimento dos pais ou de quem tenha a guarda da crian-ça e com a não oposição do jovem quando este tem mais de 12 anos”.

Acrescentou ainda que “a nossa intervenção é no fundo coordenar o trabalho que está a ser feito pelas entidades de primeira linha, havendo obviamente a capacidade de aplicarmos uma medida que não sendo judicial, aproxima-se, e com certas famílias dá algum resultado porque têm medo de ir para tribunal, pois receiam que as crianças lhes sejam retiradas”.

A presidente da CPCJ de Évora adiantou também que “como a Comissão trabalha muito no conceito da colabo-ração, julgo que as famílias não se sentem tão julgadas”, reforçando que “como lhes é pedido o consentimento, as famílias sentem-se incluídas”.

Quanto ao papel que a CPCJ de Évora tem na luta contra a pobreza, Conceição Peres deu a conhecer um pouco da reali-dade desta entidade.

“Até ao final de outubro do ano passado, a CPCJ de Évora tinha 209 processos abertos, continuando a negligência a ser a problemática mais evi-denciada, seguindo-se os maus

tratos físicos e psicológicos e depois a exposição a violência doméstica”, revelou a respon-sável.

A este respeito, lembrou ainda que “se considerarmos

que num ambiente de empo-brecimento das famílias, todas estas problemáticas têm mais tendência a aparecer, obvia-mente que aqui a Comissão poderá ajudar no sentido de,

Conceição Peres, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Évora.

pelo menos, chamar a atenção dos pais, até porque, às vezes, eles fazem as coisas involun-tariamente, não se apercebem que não podem fazer determi-nadas coisas ou as prioridades

nem sempre estão bem organi-zadas”.

Assim sendo, “a CPCJ tem a possibilidade de deliberar no sentido de dar um apoio eco-nómico às crianças, mediante a comprovação de determinadas necessidades,no valor de cerca de 150 euros, sendo delibera-do o período durante o qual é feito, o que depende de cada situação”, especificou a mesma responsável.

Evidenciou também que “em 2015 foi quando existi-ram mais deliberações nesse sentido”, acrescentando que “aquilo que nos parece é que as famílias estão a sobreviver, não estão a viver”.

Para Conceição Peres, “o papel que a CPCJ de Évora tem na luta contra a pobreza é pre-cisamente na deliberação do apoio económico que é dado à criança e que de alguma forma consegue colmatar as dificulda-des do agregado, contribuindo para proporcionar àquela criança a satisfação das suas necessidades básicas”.

Page 7: Ds dia 08 01 2016

7RegionalSEXTA-FEIRA , 8 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

Concurso de Árvores de Natal Recicladas 2015

Entrega de prémios decorreu nos Paços do Concelhode Évora

oram entregues esta semana os prémios do concurso de Árvores de Natal Recicladas 2015, que decorreu entre 17 de dezembro

e 3 de janeiro. Nesta edição estiveram envolvidas 1197 pessoas na confeção das árvores, tendo participado 22 entidades com 22 trabalhos. A exposição teve lugar na Praça do Sertório e foi visitada por milhares de pessoas, tendo 996 votado no seu trabalho preferido.

F

O trabalho mais votado foi a Árvore dos Abraços, realizada pelo Jardim de Infância Nossa Srª da Piedade, com 199 votos. Em 2º lugar, com 146 votos, ficou a Árvore de Natal da Amizade, da Casa do Sagrado Coração de Jesus. O 3º lugar, com 136 votos, foi ocupado pela Seara de Natal, do CAIE e o 4º lugar, com 134 votos, coube a Relíquia Alentejana, da Ludoteca. Em 5º lugar, com 111 votos, ficou a Árvore Mensageira, da Coopberço. Os restantes votos foram divididos pelas outras árvores.

Ao 1º premiado coube um cheque no valor de 50ˈ, oferta do Aki, empresa que também premiou o 2º classificado no valor de 25ˈ. A Moche ofereceu um telemóvel, que foi sorteado entre todos os votantes e pequenas lembranças para os participantes. Todos os trabalhos receberam uma Declaração de Participação e oferta de cartões Moche. A sessão contou com a atuação do Grupo Vozes do Alentejo.

Na cerimónia participaram o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, a Vice-Presidente, Élia Mira, e o Vereador João Rodrigues, que entregaram os prémios. O ato de vandalismo, que causou a destruição de diversas árvores, foi lamentado publicamente pela Vice-Presidente, que também deixou uma palavra de apreço e agradecimento a todos os que, com o seu trabalho e talento, tornaram possível este concurso.

Page 8: Ds dia 08 01 2016

diário do SUL8 RegionalSEXTA-FEIRA , 8 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

Os jantares temáticos regressam ao Vila Galé Ópera através da promoção do Menu Rossini acompanhado pelo som da ópera ita-liana. O reconhecido sucesso das edições anteriores levou o hotel a apostar novamente num jantar único que reúne à mesa o melhor da culinária e da música lírica.

O compositor Gioachino Rossini serviu de inspiração para a cria-ção do evento, com a apresentação de um menu pensado especial-mente para este efeito, e que coloca à prova os sabores tradicionais. A Sopa Minestrone brilha como entrada e, no prato principal duas opções são apresentadas: Tornedó Rossini ou Risotto de Morilles. A parte doce do jantar fica a cargo de Panna Cotta e o menu inclui ainda um copo de vinho Santa Vitória.

Os jantares decorrem todas as sextas-feiras a partir das 21 horas e têm o valor de 25 euros por pessoa. As reservas podem ser efec-tuadas através do e-mail [email protected] ou pelo número 925 658 521.

Esta iniciativa pretende proporcionar momentos diferenciadores na noite lisboeta e está disponível a todas as pessoas que visitam o hotel.

Menu Rossini

Jantares líricos de voltaao Vila Galé ÓperaO Conservatório Regional

de Évora – Eborae Mvsica, a Associação Eborae Mvsica e a Câmara Municipal de Évora promovem o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, sob a direção de Luís Rufo, no dia 9 de Janeiro, sábado, às 21h30, no Teatro Garcia de Resende. Serão interpretadas obras de A. Vivaldi, E. Grieg, B. Bartok e Ernani Aguiar.

A Orquestra de Cordas foi criada durante o ano letivo de 2005/2006. Fez a sua primeira apresentação pública na Audi-ção da Páscoa, no dia 1 de Abril de 2006. Constituída por inicia-tiva dos alunos e professores de violino tem como objetivo

CONCERTO DE ANO NOVOOrquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora-Eborae Mvsica

promover a prática de conjunto, a qualidade de execução instru-mental e divulgar a música por outros locais do país. A funcio-nar regularmente desde o início do ano letivo de 2006/2007, tem participado nas Audições de Final de Período, em Concertos em Évora, nomeadamente, no

Teatro Garcia de Resende, no Palácio de D. Manuel, na Arena de Évora, na Praça do Giraldo, e em Lisboa, Beja, Lagos, Por-timão, Estremoz, Portalegre, Veiros, Vila Viçosa, e em Espa-nha. É dirigida pelo Professor Luis Rufo.

Luís Rufo ingressou na Es-cola Profissional de Música de Évora onde começou os seus estudos de violino sob a orienta-ção do professor Nikolay Lalov. Obteve o grau de Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de violino do Prof. Gareguin Arouthiou-nian. Trabalhou com o Maestro Christopher Bochmann, Prof. Olga Prats, Prof. Khatchatour Amirkhanian, entre outros. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Trabalhou com a Orquestra do Baixo Alentejo

e com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Colabora também com a Orquestra Gul-benkian, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Metro-politana de Lisboa, Orquestra “Sinfonietta de Lisboa”, Or-questra Clássica do Algarve, entre outras, onde trabalhou com Maestros como Lawrence Foster, Michael Zlim, James Tu-ggle, Vasco de Azevedo, Miguel Ivo-Cruz, Nikolay Lalov, Horst Zel, Christhoper Bochmann, Miguel Graça Moura, entre tan-tos outros. Atualmente leciona no Conservatório Regional do Baixo Alentejo e no Conservató-rio Regional de Évora – Eborae Mvsica.

Os bilhetes podem ser adqui-ridos no Teatro Garcia de Resen-de; a bilheteira está aberta nos dias 7 e 8 de Janeiro das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 e no dia 9 de Janeiro a partir das 18h30. Se houver reservas terão de ser levantadas até às 20h00 do próprio dia. Informações pelo telefone 266 746 750 ou no Teatro.

Este Concerto é organizado pela Associação Eborae Mvsi-ca, estrutura financiada pelo Ministério da Educação e pela Câmara Municipal de Évora. Apoios: Cendrev e órgãos de comunicação social.

Pub.

Page 9: Ds dia 08 01 2016

��������

��������������

���������������������������

������������������������

���������������������������

����������������������������

���������������������������

�������

���������������

�����������������������������

�������������������������������

����������������

�������

����������

��������������������������������

������������������������

�����������������

�������

����������������

�����

���������������������������������

��������������������������������

��������������������������������

������������������������������

�����������������������������

�������

��������������������

�������

����������������������������

�������������������������������

���������������������

�����������

�������

������������������

��������������������������������

������������������������

�������

��������������������

�������������������

���������������������

�������������������

��������������������

���������������������������

����������������

��������������������������

������������������������

�������������������������������

���������������

�������

����������

������������������������������

��������������������������������

���������������

����������������������

������������������������

�������

����������

������������������������

�������������������������������

������������������������������

�������

9PublicidadeSEXTA-FEIRA , 8 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAÇÃO ANUAL **ALUGUER DE AUTOCARROS**

VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

7100-111 ESTREMOZTelef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraTel: 266 747 871 Fax: 266 747 873

Alvará 668/93

* ALMOÇO DE REIS NO RESTAURAN-TE FORTALEZA EM RIO MAIOR – DIA TE FORTALEZA EM RIO MAIOR – DIA TE FORTALEZA EM RIO MAIOR10 DE JANEIRO* VISITA AO SANTUÁRIO DE GUADAL-UPE – DIA 16 DE JANEIROUPE – DIA 16 DE JANEIROUPE –* EXCURSÃO AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA – DIA 17 DE JANEIROFÁTIMA – DIA 17 DE JANEIROFÁTIMA –* PRESÉPIO CAVALINHO EM SÃO PAIO DE OLEIROS – VISITANDO: O PAIO DE OLEIROS – VISITANDO: O PAIO DE OLEIROS –MAIOR PRESÉPIO DO MUNDO EM MOVIMENTO – SANTA MARIA DA FEIRA – MUSEU DA CORTIÇA DE SANTA MA-RIA DE LAMAS – OVAR – CORTEGAÇA – ESPINHO – NOVIDADE! – DIAS 23 E 24 DE JANEIRO* “REVISTA QUER…É PARQUE MAYER!” – NO TEATRO MARIA VITÓRIA – DIA 24 DE JANEIRO* FIM DE SEMANA COM FADOS “LIS-BOA AUTÊNTICA” – COM JANTAR NO “CLUBE DO FADO”, VISITA AO MUSEU DO FADO E À CIDADE DE LISBOA – DIAS 30 E 31 DE JANEIRO* “O MEU VIZINHO É JUDEU” – ESPE-* “O MEU VIZINHO É JUDEU” – ESPE-* “O MEU VIZINHO É JUDEU” –CTÁCULO NO CASINO DO ESTORIL - COM BRUNO NOGUEIRA E MIGUEL GUILHERME – DIA 31 DE JANEIRO

* CARNAVAL NA SERRA DA ESTRELA E ALDEIAS HISTÓRICAS – COM PRO-E ALDEIAS HISTÓRICAS – COM PRO-E ALDEIAS HISTÓRICAS –GRAMA DE CARNAVAL NO HOTEL TRYP COVILHÃ – NOVIDADE! – 4 DIAS: DE 06 A 09 DE FEVEREIRO

* CARNAVAL GALEGO NO HOTEL SCALA EM PADRON E VISITA A SAN-TIAGO DE COMPOSTELA, LUGO, OU-RENSE E CHAVES – 4 DIAS: DE 06 A 09 RENSE E CHAVES – 4 DIAS: DE 06 A 09 RENSE E CHAVES –DE FEVEREIRO * ALMOÇO DE CARNAVAL NA QUINTA DA BOUBÃ – COM VISITA À NAZARÉ DA BOUBÃ – COM VISITA À NAZARÉ DA BOUBÃ –– DIA 07 DE FEVEREIRO * “A REPÚBLICA DAS BANANAS” NOVA REVISTA DE FILIPE LA FERIA NO TEATRO POLITEAMA – DIA 14 DE NO TEATRO POLITEAMA – DIA 14 DE NO TEATRO POLITEAMA –FEVEREIRO

DESTAQUE:

* CONCERTO DOS 50 ANOS DE CAR-REIRA DE MARCO PAULO – DIA 12 DE REIRA DE MARCO PAULO – DIA 12 DE REIRA DE MARCO PAULO –MARÇO – LUGARES LIMITADOS!* CRUZEIRO SOL DA MEIA NOITE – 9 DIAS – DE 27 DE MAIO A 04 DE JUNHO – TUDO INCLUIDO!

Operacionais deManeio de Suínos

(M/F)

Pretende-se contratar um operacional e um auxiliar de maneio de suínos para exploração no concelho do Alandroal, preferencial-mente casal para residir em habitação da exploração pecuária.Resposta com Currículo ao n.º 157955 deste jornal ou para [email protected]@gmail.comgmail.com

Page 10: Ds dia 08 01 2016

diário do SUL10 SociedadeSEXTA-FEIRA , 8 DE JANEIRO DE 2016

NECROLOGIA

Pub.

ROGÉRIO ANTÓNIO SERRANO VELEZPrimeiro Sargento/Sge

Faleceu no dia 06 de Janeiro de 2016, em Évora, Rogério António Serrano Velez, de 83 anos, casado com Maria Teresa da Glória Ferreira, natural de Estremoz (S. André) e residente em Évora.

Hoje dia 08-01-2016, na capela mortuária do hospital Espírito Santo - Évora, pelas 11:00 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério do Espinheiro - Évora.

Agência Funerária Évora – ServilusaDiário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Pub.

Marido, filha, genro e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, sábado dia 9 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja de N.ª Sr.ª Auxiliadora (Salesianos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MARIA EGLANTINA SOBRALMissa de 1.º Aniversário

A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évorano seu n.º 5. do Compromisso, manda celebrar na Igreja da Misericórdia nos Sábados 09/01/2016, 16/01/2016 e 23/01/2016 pelas 17,00 horasMissas por Alma do Irmão Francisco António Rosado.

Agradecemos desde já a quem participar nestes piedosos Actos.

O Provedor

(Francisco Lopes Figueira)

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

Seu marido, fi lhos e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoal-mente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, domingo, dia 10 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MARIA VIRGÍNIA FERNANDES FERREIRA DA COSTA

Missa de 1.º Mês

Sua esposa, fi lho, neta, nora e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso no dia 9 de Janeiro, pelas 11h30m, na Igreja de São Francisco, (Capela de São Joãozinho) agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

ANTÓNIO MANUELBRANCO MURTA

Agradecimento e Missa de 7.º Dia

Seus Filhos, noras e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento da sua ente querida.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso, dia 8 de Janeiro (Sexta-Feira), pelas 18:30 horas, na Igreja Sagrada Família (Álamos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir descanso, dia 8 de Janeiro (Sexta-Feira), pelas 18:30 horas, na Igreja Sagrada Família (Álamos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir descanso, dia 8 de Janeiro (Sexta-Feira), pelas 18:30 horas, na Igreja

a tão piedoso ato.Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

FELISMINA MARIARODRIGUES

Agradecimento e Missa de 7.º Dia

O seu marido, José António Correia, na impossibilidade de o fazer pessoalmente como seria seu desejo, vem por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, sábado, dia 9 de Janeiro, pelas 17h30m, na Igreja de S. Julião, em Monte do Trigo, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MARIANA FUJÃO ROSADO CORREIA

Missa de 27.º Mês

Sua esposa Maria de Fátima da Silva Chilrito Galhetas, fi lhos Vitor e Rui, noras, netos e restantes familiares, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, Segunda-feira dia 11 de Janeiro, pelas 18:30 horas, na Igreja da Sagrada Família (Álamos) - Évora, agradecendo descanso do seu ente querido, Segunda-feira dia 11 de Janeiro, pelas 18:30 horas, na Igreja da Sagrada Família (Álamos) - Évora, agradecendo descanso do seu ente querido, Segunda-feira dia 11 de Janeiro, pelas

desde já a quem se dignar a assistir a tão piedoso ato.

MANUEL INÁCIO MIRA GALHETAS

Missa de 30.º Dia

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

Sua esposa Generosa Augusta Amante Pinheiro Ferreiro, fi lho, nora, netos e restantes familiares, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada missa pelo eterno descanso do seu ente querido, domingo dia 10 de Janeiro, pelas 18:30 horas, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos) - Évora, agradecendo do seu ente querido, domingo dia 10 de Janeiro, pelas 18:30 horas, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos) - Évora, agradecendo do seu ente querido, domingo dia 10 de Janeiro, pelas 18:30 horas, na

desde já a quem se dignar a assistir a tão piedoso ato.

FRANCISCO MANUEL DA FONTE FERREIRO

Missa de 7.º Dia

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Page 11: Ds dia 08 01 2016

11RegionalSEXTA-FEIRA , 8 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

S

Diogo Pestana de Vasconcelos, presidente da AJASUL

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

SEXTA-FEIRA, 806:31 Repórter África07:00 Zig Zag11:00 Tarbossauro, O Rei Do Cretácico12:00 O Mentalista13:00 Viagem Às Profundezas14:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 Cougar Town21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 Revolução22:45 Já Vi Este Filme22:50 O Segredo De Um Cuscuz01:20 Já Vi Este Filme01:25 A Minha Tese01:55 Rockefeller 3002:20 Sociedade Civil03:20 Euronews

SÁBADO, 908:00 Zig Zag11:00 Desalinhado11:30 Biosfera13:30 História A História14:10 Pais Desesperados15:00 Desporto 219:15 Olhar O Mundo19:40 Mais Emprego (Compactos)20:00 Visita Guiada20:25 Os Simpsons21:00 Jornal 221:45 Beyond My Grandfather Allende22:25 Einstein On The Beach 201402:55 Euronews

DOMINGO, 1008:00 Zig Zag11:00 Desalinhado12:45 Voz Do Cidadão13:00 Caminhos13:30 70x714:00 Pais Desesperados15:00 Desporto 219:00 Parlamento19:40 Grandes Quadros Portugueses20:10 Mares E Oceanos21:00 Jornal 222:00 Maravilha Das Maravilhas22:20 A Família Krupp23:50 Bau No B.Leza01:20 Olhar O Mundo02:00 Sabia Que?02:15 Euronews

SEXTA-FEIRA, 806:00 Violetta07:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:30 Grande Tarde20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 Ray Donovan01:30 Downton Abbey02:30 Volante03:00 Televendas

SÁBADO,907:00 Julius Jr.07:20 Masha E O Urso07:30 Pound Puppies07:40 Lassie07:50 H2O08:00 Phineas & Ferb08:20 Alvin E Os Esquilos08:30 Alvin E Os Esquilos08:45 Sonic Boom09:30 Ultimate Spiderman10:00 Ultimate Spiderman11:00 Violetta12:00 Nosso Mundo13:00 Primeiro Jornal14:00 Alta Definição14:45 Fama Show15:15 Grande Matiné17:30 Sessão Hollywood20:00 Jornal Da Noite21:45 Coração D’Ouro22:45 A Regra Do Jogo23:45 Dupla Identidade00:45 O Contra-Ataque01:45 Cinema03:30 Televendas

DOMINGO, 1007:00 Julius Jr.07:15 Littlest Petshop07:30 Pound Puppies08:00 Phineas & Ferb08:15 Pac-Man08:30 Lego Ninjago09:00 Dragões09:30 Ultimate Spiderman10:15 Violetta11:15 E-Especial12:00 Vida Selvagem13:00 Primeiro Jornal14:00 Portugal Em Festa19:00 Tempo de Antena20:00 Jornal Da Noite21:45 Poderosas22:30 Peso Pesado Teen01:00 Cinema03:00 Televendas

SEXTA-FEIRA, 806:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:30 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 O Preço Certo20:00 Telejornal20:45 Debates Presidenciais: Marcelo R. Sousa e Maria de Belém21:45 The Big Picture22:45 Bem-vindos a Beirais23:30 Nelo & Idália00:00 Terapia - Ep. 500:45 Automobilismo: Rali Dakar 201601:00 Dexter02:00 O Último Apaga a Luz03:15 Os Nossos Dias04:00 Televendas05:45 BBC Terra: 24 Horas na Terra

SÁBADO, 906:30 Zig Zag08:00 Bom Dia Portugal Fim de Semana10:30 A Praça11:00 Agora Nós12:00 BBC Terra: Expedição Birmânia13:00 Jornal da Tarde14:15 Voz do Cidadão14:45 Aqui Portugal20:00 Telejornal20:45 Linha da Frente: Homícidio Acidental21:15 Donos Disto Tudo22:30 La Tête en Friche00:30 Automobilismo: Rali Dakar 201600:45 Argo02:30 A Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio03:30 Televendas

DOMINGO, 1006:00 As Horas Extraordinárias (Com-pacto)06:30 Zig Zag08:00 Bom Dia Portugal Fim de Semana10:30 Eucaristia Dominical11:30 Portugal a Pé12:15 Animais Anónimos13:00 Jornal da Tarde14:30 Sociedade Recreativa15:15 Gotham16:45 Ocean s Eleven - Façam as Vossas Apostas19:00 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201620:00 Telejornal21:15 Hora da Sorte: Sorteio do Joker21:30 The Voice Portugal00:30 A Casa da Lagoa02:30 Payback - A Vingança04:15 Sociedade Recreativa05:00 Televendas05:30 Online 306:00 Manchetes 3

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO RTP 1 RTP 2 SIC TVI Farmácia de Serviço

Sexta-Feira, 8DISTRITO DE ÉVORA

ALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – GrijóÉVORA - CentralMONTEMOR-O-NOVO - NovalentejoMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – MisericórdiaREDONDO - Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – MartinsVENDAS NOVAS – Santos MonteiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJABEJA – Central

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – Rosado e SilvaPORTALEGRE – Cunha Miranda

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – ModernaSINES – Central

Sábado, 9DISTRITO DE ÉVORA

ALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – CentralESTREMOZ – CostaÉVORA - Misericórdia

MONTEMOR-O-NOVO - CentralMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – MisericórdiaREDONDO - Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – ModernaVENDAS NOVAS – Santos MonteiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJABEJA – Santos

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – LuxPORTALEGRE – Portalegrense

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – ModernaSINES – Central

Domingo, 10DISTRITO DE ÉVORA

ÉVORA - Infante de SagresMONTEMOR-O-NOVO –Misericórdia

DISTRITO DE BEJABEJA – J. Delgado

DISTRITO DE PORTALEGREELVAS – LuxPORTALEGRE – Esteves Abreu

LITORAL ALENTEJANOGRÂNDOLA – ModernaSINES – Central

Tempo

Évora - Aguaceiros Máx. 14ºC Min. 6ºCBeja - Aguaceiros Máx. 16ºC Min. 8ºCPortalegre - Aguaceiros Máx. 10ºC Min. 6ºC

Sábado, 9

Évora - Aguaceiros Máx. 14ºC Min. 11ºCBeja - Aguaceiros Máx. 16ºC Min. 13ºCPortalegre - Aguaceiros Máx. 12ºC Min. 10ºCSexta-feira, 8

Évora - Aguaceiros Máx. 14ºC Min. 11ºCBeja - Aguaceiros Máx. 16ºC Min. 12ºCPortalegre - Aguaceiros Máx. 11ºC Min. 9ºC

Domingo, 10

SEXTA-FEIRA, 806:30 Diário da Manhã10:10 Você na TV!13:00 Jornal da Uma14:45 Mundo Meu16:00 A Tarde é Sua19:15 A Quinta - O Desafio: Diário20:00 Jornal das 821:41 A Única Mulher23:00 Santa Bárbara23:45 A Quinta - O Desafio: Extra00:45 Nome de Código: Cloverfield02:30 Eureka03:30 Fascínios04:45 Sonhos Traídos

SÁBADO, 906:30O Fantástico Senhor Raposo08:00 Animações09:00 Detetive Maravilhas09:46 Campeões e Detetives10:30 Inspetor Max13:00 Jornal da Uma14:00 Querido, Mudei a Casa!15:00 Querido, Mudei a Casa!16:00 Juntos Fazemos a Festa20:00 Jornal das 821:45 A Única Mulher22:45 Temos Negócio00:15 Espera Aí Que Já Casamos02:30 Fascínios03:30 Sonhos Traídos04:45 Televendas

DOMINGO, 1006:15 Os Batanetes06:30 Animações09:00 Detetive Maravilhas09:45 Campeões e Detetives10:30 Oitavo Dia11:00 Missa12:30 Câmara Exclusiva13:00 Jornal da Uma14:00 Somos Portugal20:00 Jornal das 821:45 A Quinta - O Desafio: Gala01:00 Querido, Mudei a Casa!01:45 O Lado Selvagem04:15 Os Batanetes04:30 Televendas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já anun-ciou que é esperada mais chuva para os próximos meses do que o habitualmente registado nas últimas décadas. A previsão sazonal engloba os meses de janeiro, fevereiro e março.

Embora não seja possível ao

“A chuva é importante, mas precisamos também dela na primavera para um ano agrícola favorável”

e os meses de novembro e de dezembro foram os mais secos dos últimos 83 anos e se a precipitação que está prevista para os três primeiros meses deste ano de 2016 poderá ser superior à média

registada nos últimos 30 anos são suposições que, para o presidente da Associação de Jovens Agricultores do Sul (AJASUL), Diogo Pestana de Vasconcelos, não passam disso. Em seu entender, o importante é que efetivamente chova, não só neste início de ano, mas também em abril e maio, para que os solos recuperem e “possamos ter um ano agrícola melhor”.

IPMA avançar com o período concreto em que os índices de precipitação serão superiores, o balanço geral dos três meses indica que deverá chover mais do que o habitual. Apesar de serem previsões, caso se concre-tizem pode constituir o fim do período de seca que no mês de novembro e dezembro assolou mais de metade do território

nacional, inclusivamente no Alentejo.

Diogo Pestana de Vasconce-los, presidente da Associação de Jovens Agricultores do Sul salientou que os prejuízos cau-sados pela falta de água do ano

passado estão cá. “Eles fazem-se sentir ainda ao nível da quebra da produção de alimentos, no facto de termos que alimentar os animais durante mais tempo com fenos e palhas que subiram de preço”, contou. E acrescen-

tou: “O tamanho, o peso e a composição corporal dos ani-mais são outras das consequên-cias de existência de seca”.

O mesmo responsável lembrou que “estamos numa região maioritariamente de produção de gado, de regime sequeiro extensivo”, logo estas condicionantes levou a perdas elevadas de rendimento para os agricultores.

Precipitação tem de encher barragens e devolver água

aos solos

A juntar a isso, Diogo Pestana de Vasconcelos sublinhou que, em novembro não choveu, em dezembro pouco choveu e co-meçou a chover, agora, no início deste ano, “o que é muito im-portante porque está a devolver

água ao solo, isto é, o solo está a ficar com água”. Não obstante, o dirigente considerou que a chuva é necessária durante todo o ano, “sobretudo Março, Abril, Maio para assegurar um ano normal em termos de produção de alimentos e de produção de pastagens”.

O dirigente afirmou que de-seja que a chuva tem que encher barragens e os lençóis freáticos. “Tudo tem que ser reposto e ainda falta muita água para que isso aconteça. Mas esta água que está a cair é uma maravilha”, reiterou.

O presidente da AJASUL evidenciou que espera que as previsões se concretizem, que chova também durante a pri-mavera para que “não tenhamos que voltar a viver os mesmos problemas do último ano”.

Page 12: Ds dia 08 01 2016

n Roberto Dores

ANO: 46.º NÚMERO: 12.685 PVP: 0,75€ — SEXTA-FEIRA, 8 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

Desde 1981 que a curva desce

O Alentejo atingiu o segundo nível mais baixo de sempre de mortes de crianças com menos de um ano, tendo garantido lugar de destaque no país por ser a região com menos óbitos nesta faixa etária. Há seis víti-mas registadas no último ano, segundo os dados mais atuais revelados pelo Instituto Nacio-nal de Estatística, quando em 1981 tinham morrido na região 134 bebés. 2010 continua a ser o ano do recorde, quando a região lamentou cinco mortes, mas em 2012 ainda chegou às preocupantes 14.

Por sub-regiões, o Alentejo Litoral registou duas vítimas, depois de em 1981 ter lamen-tado 22, enquanto o Alentejo Central teve um óbito com menos de um ano contra os 40 relativos ao início da década de 80. O Alto Alentejo contabilizou três vítimas, depois das 32 de há 35 anos, ao passo que o Baixo Alentejo não perdeu vidas nas mais recentes estatísticas tendo lamentado 40 em 1981.

Um obstetra contactado pelo “Diário do Sul” congratula-se

Mortes até um ano baixaram de 134 para seis no Alentejocom este resultado, subli-nhando que apesar de a região alentejana estar entre as zonas do país onde nascem menos crianças, cerca de 2 mil por ano, este dado acaba por ser um sinal de esperança muito relevante para as autoridades de saúde.

Quer isto que a região atingiu a média que até aqui distinguia os líderes europeus - Finlândia, Suécia ou Noruega – segundo já tinha sublinhado o próprio dire-tor-geral de Saúde, Francisco George.

Já no diz respeito à mortali-dade prematura, ou seja, antes dos 70 anos, a região também apresenta uma boa classificação, com uma taxa que baixou de 23,3% para os 22,6%, mas ainda longe do compromisso assu-mido por Portugal de chegar aos 20% até 2020. Por isso mesmo a DGS sublinha que “a morte pre-matura constitui um desafio que não pode ser ignorado”.

As causas de mortalidade prematura variam consoante os grupos etários. No período infantil, os óbitos devem-se sobretudo a malformações con-génitas e baixo peso, por exem-plo; nos jovens são os acidentes

a principal causa de morte; já na idade adulta são as doenças cró-nicas não transmissíveis, como as doenças cerebrocardiovas-culares e a doença oncológica as principais responsáveis por mortes prematuras.

Aliás, o Plano Nacional de Saúde assume o compromisso de combater as mortes evitáveis, bem como os anos vividos sem qualidade por diversas causas ou doenças. Segundo os números nacionais disponíveis, em2009, foram mais de 116 mil

os anos de vida perdidos antes dos 70 anos, quase um terço do total contabilizado pelo INE.

Como o “Diário do Sul” já avançou, os acidentes rodovi-ários são a principal causa de morte no Alentejo para óbitos abaixo dos 70 anos, segundo revelam os dados INE. Segue-se o suicídio e, em terceiro lugar, estão as doenças cardíacas. Em média, cada morte ocorre dez a doze anos mais cedo do que seria expectável pela esperança média de vida.

A região do Alentejo está a seguir a tendência da maioria dos portugueses que vêm optando por casar-se menos e a separar cada vez mais os afetos do património. A comunhão de adqui-ridos continua a ser o regime de bens a que recorre a maioria dos noivos, mas assiste-se a um claro aumento da celebração de casamentos em regime de separação de bens, assim como a uma diminuição, igualmente pronunciada, dos casamentos em comunhão geral de bens. É o que indicam os dados fornecidos pelo Instituto dos Registos e Notariado, através do Gabinete de Imprensa do Ministério da Justiça, sobre o recurso aos diferen-tes regimes de bens para o casamento desde 1974. Os dados reportam todos os casamentos dos últimos dez anos, mas só uma amostra, próxima dos 50%, dos matrimónios celebrados de 1974 a 2005.

Menos casamentos

A Câmara Municipal de Évora procedeu recentemente a uma intervenção de manutenção na estrada de acesso ao Cromeleque dos Almendres com o objetivo de assegurar uma boa acessibilidade a este caminho turístico, cada vez mais procurado.

A forte pluviosidade dos últimos dias justificou esta intervenção que consistiu na deposição de saibro e respetivo nivelamento.

Câmara intervém no acessoao Cromeleque dos Almendres

Um homem, de 61 anos, morreu ontem vítima de acidente de traba-lho, após ter sido atropelado por um veículo pesado nas obras de requalificação do IP2 no concelho de Beja, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Segundo a fonte, o homem, natural de Várzea, no concelho de Amarante, no distrito do Porto, foi atropelado cerca das 13:00 durante trabalhos no Itinerário Principal (IP) 2, no cruzamento do nó da localidade de Trindade, no conce-lho de Beja.

O homem, trabalhador de uma

empresa de construção civil, foi atropelado por um veículo pesado, que estava a operar na zona e cujo condutor não o terá visto, explicou a fonte, referindo que a vítima foi transportada em “estado grave” para o hospital de Beja, onde acabou por morrer.

Contactado pela Lusa, o dire-tor da Unidade Local do Litoral e Baixo Alentejo da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Carlos Graça, disse que a instituição abriu um inquérito para averiguar as circunstâncias do acidente de trabalho.

Homem morre atropelado em acidentede trabalho nas obras do IP2 em Beja