ds dia 02 03 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUARTA-FEIRA, 2 DE MARÇO DE 2016 ANO: 47.º NÚMERO: 12.722 47 anos de publicações o jornal dos Alentejanos Leia em sua casa Ministro Cultura Escultor doou parte do seu espólio a Évora .... PÁG. 5 Exposição “Vergílio Ferreira” na BPE Projectar o pensamento e a obra do autor a todo o público leitor .... ÚLTIMA PÁG. .... PÁG. 2 Escritor João de Melo recebeu “Prémio Vergílio Ferreira 2016” .... PÁG. 5 7,4 milhões de euros Eurocidade Elvas-Campo Mai or -Badajoz aguarda fundos comunitár ios da dá aval à criação da Casa /Ateliê João Cutileiro A doação ao Estado pelo escultor João Cutileiro de parte do seu património foi formalizada anteontem, em Évora, na presença do ministro da Cultura, João Soares. O ato vai permitir criar nesta cidade alentejana a Casa/ Ateliê com o seu nome, numa parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade e Câmara de Évora. UÉvora atribui distinção A Eurocidade constituída por Badajoz, Elvas e Campo Maior espera receber mais de 7,4 milhões de euros de fundos comunitários, sobretudo para projetos de recuperação do património histórico dos três concelhos. Os projetos foram ontem apresentados pelo alcaide da cidade espanhola de Badajoz e pelos presidentes dos municípios de Elvas e de Campo Maior, no Centro de Ciências do Café, em Campo Maior.

Upload: diario-do-sul

Post on 26-Jul-2016

232 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 03Março2016

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 02 03 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUARTA-FEIRA, 2 DE MARÇO DE 2016

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.722

47 anos depublicações o jornal dos Alentejanos

Leia em sua casa

Ministro CulturaEscultor doou parte do seu espólio a Évora

.... PÁG. 5

Exposição “Vergílio Ferreira” na BPE

Projectar opensamento e aobra do autora todo o público leitor

.... ÚLTIMA PÁG.

.... PÁG. 2

Escritor João de Melorecebeu“Prémio VergílioFerreira 2016”

.... PÁG. 5

7,4 milhões de euros

EurocidadeElvas-Campo Maior-Badajoz aguardafundos comunitários

dadá aval à criaçãoda Casa /AteliêJoão Cutileiro

A doação ao Estado pelo escultor João Cutileiro de parte do seu património foi formalizada anteontem, em Évora, na presença do ministro da Cultura, João Soares. O ato vai permitir criar nesta cidade alentejana a Casa/Ateliê com o seu nome, numa parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade e Câmara de Évora.

UÉvora atribui distinção

A Eurocidade constituída por Badajoz, Elvas e Campo Maior espera receber mais de 7,4 milhões de euros de fundos comunitários, sobretudo para projetos de recuperação do património histórico dos três concelhos. Os projetos foram ontem apresentados pelo alcaide da cidade espanhola de Badajoz e pelos presidentes dos municípios de Elvas e de Campo Maior, no Centro de Ciências do Café, em Campo Maior.

Page 2: Ds dia 02 03 2016

2 RegionalQUARTA-FEIRA , 2 DE MARÇO DE 2016 diário do SUL

Sn Roberto Dores

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

erão cerca de 50 mil os habitantes do Alentejo afetados por enxaqueca, sabendo-se que cada

doente com este diagnóstico faltará em média três a quatro dias por ano ao trabalho ou à escola.

A enxaqueca é uma das do-enças neurológicas com maior prevalência na região, mas que, segundo os especialistas é, simultaneamente, das mais sub-diagnosticadas patologias entre os três distritos, tratando-se de uma doença onde prevalece a auto-medicação, com recurso a medicamentos de venda livre, nomeadamente na sua fase mais primária, onde a patologia

Apenas 5 mil vão ao médico

Cerca de 50 mil alentejanos sofrem de enxaquecase assemelha a uma “normal” dor de cabeça, segundo a Socie-dade Portuguesa de Cefaleias.

De acordo com os médicos, o único estudo epidemiológico realizado em Portugal, mostra que apenas dez por cento da população que sofre de enxaqueca - ou seja, no caso do Alentejo são cerca de 5 mil pessoas - procura ajuda médi-ca. Sabe-se, entretanto, que as mulheres são mais atingidas do que os homens.

Em alguns indivíduos a dor de cabeça motivada pela enxaqueca traduz-se em per-turbações visuais conhecidas como aura, náuseas e vómitos, sendo a causa da doença ainda desconhecida, admitindo os es-pecialistas que poderá envolver

um funcionamento anormal dos componentes das células nervosas dentro do cérebro.

O neurologista Jorge Macha-do descreve que os principais sintomas são as dores intensas de apenas um dos lados da ca-beça, podendo também haver náuseas e intolerância à luz e ao ruído. As crises podem durar entre quatro e 72 horas, alertando o especialista que a melhor forma de se distinguir uma enxaqueca de uma dor de cabeça simples, é o facto da enxaqueca provocar dores mais intensas.

“Quando as pessoas têm uma crise até costumam pedir para que não lhes toquem na cabeça e sentem agravamentos quando se baixam”, refere,

sublinhando tratar-se a enxa-queca de uma “dor de cabeça primária”. Quer isto dizer, que, só por si, já é uma doença, pelo que as pessoas não devem ir à procura de alguma outra patologia que justifique essa mesma dor.

As investigações realizadas mostram ainda que são as mu-lheres quem mais sofre com a doença, à ordem de três mulhe-res para um homem, admitindo os especialistas que os fatores hormonais sejam determinan-tes. As enxaquecas aparecem, sobretudo, no período fértil da vida, entre a primeira e última menstruação, sendo curioso que nas gravidezes não há en-xaquecas a partir dos três meses de gestação.

Os especialistas alertam que a forma como cada um faz o tra-tamento é também fundamen-tal para analisar a sua eficácia. Por exemplo, um paciente que espere muito tempo para tomar a medicação corre o risco de a vomitar. Aconselha-se, por isso, iniciar o tratamento com antecipação (ou seja, logo que surjam os primeiros sinais) e na menor dose possível. Os médicos garantem que é im-possível impedir as crises, mas a enxaqueca pode ser adiada, suavizada e o seu impacto pode até ser reduzido.

Para as enxaquecas modera-das ou ligeiras, os analgésicos comuns, como por exemplo, o paracetamol, o ácido ace-tilsalicílico e o ibuprofeno

poderão ser suficientes. Outros medicamentos utilizados são os antieméticos, que evitam os vómitos e diminuem as náu-seas. Quando os analgésicos tradicionais não são suficientes, deve encarar-se a possibilidade de tomar medicação específica para a enxaqueca.

Ainda segundo os neuro-logistas, tomar medicamentos regularmente contra a dor, sejam analgésicos simples ou medicamentos para as enxa-quecas, pode causar o efeito contrário. Em vez de impedir as dores de cabeça, podem acabar por provocá-las. O organismo habitua-se à medicação e a dor de cabeça acaba por ser causa-da pelo próprio tratamento: é o chamado “efeito rebound”.

Eurocidade constituída por Badajoz, Elvas e Campo Maior espera receber mais de 7,4

milhões de euros de fundos comunitários, sobretudo para projetos de recuperação do património histórico dos três concelhos.

Para captação de fundos da União Europeia, através do programa Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020, a Euroci-dade candidatou os projetos GURA (Guardiães da Raia), num investimento na ordem dos 6,5 milhões de euros, e EUROBEC (Construindo a Eurocidade), de 968 mil euros.

Ambos os projetos foram ontem apresentados pelo alcaide da cidade espanhola de Badajoz e pelos presidentes dos municípios de Elvas e de Campo Maior, no Centro de Ciências do Café, em Campo Maior.

O projeto GURA prevê ações sobre o património dos três concelhos vizinhos, além de iniciativas conjuntas, enquanto o EUROBEC inclui estruturas de governabilidade e desenho estra-tégico da Eurocidade e pequenas ações de cooperação.

À margem da apresentação

Eurocidade Elvas-Campo Maior-Badajoz espera recebermais de 7,4milhões de euros da UE

das candidaturas, o alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, disse aos jornalistas que o projeto da Eurocidade tem como objetivo desenvolver as zonas do Alto Alentejo e da Extremadura espanhola, além de “pressionar” os governos dos dois países e Bruxelas para a importância destas regiões.

“Pertencemos às regiões com menos desenvolvimento dos dois países e necessitamos de estar juntos para reivindicar, pois há muito para crescer”, afirmou.

Para o presidente do municí-pio de Elvas, Nuno Mocinha, a apresentação dos projetos consti-tui “mais um grande passo” rumo à “associação forte” deste projeto transfronteiriço, esperando, por isso, que as candidaturas sejam

aprovadas até junho deste ano.“Estas candidaturas podem

alavancar todo o turismo desta região e constituir mais-valias para criar emprego e desenvol-vimento que tanto necessita-mos”, disse Nuno Mocinha aos jornalistas.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, o projeto da Eurocidade vai trazer um “fortalecimento” do turismo, um dos setores que a região deve seguir.

O projeto GURA prevê a recu-peração de património histórico para ampliar a oferta cultural e turística dos três concelhos.

No âmbito desta candidatura, Badajoz espera receber de fun-dos comunitários mais de três milhões de euros, Elvas, que já

viu classificadas como Patrimó-nio Mundial as suas fortificações, espera mais de 2,1 milhões de euros e Campo Maior mais de 1,2 milhões de euros.

O projeto EUROBEC, essen-

cialmente vocacionado para a criação de uma estrutura de gestão e governação em comum, inclui a aquisição de material informático e vai ser executado pelo Ayuntamiento de Badajoz,

com a participação dos municí-pios de Elvas e Campo Maior.

Os autarcas dos dois países esperam que os projetos englo-bados nas candidaturas estejam concretizados até 2019.

A

Nuno Mocinha, presidente da C. M. de Elvas Ricardo Pinheiro, presidente da C. M. de Campo Maior Francisco Fragoso, Alcaide de Badajoz

Page 3: Ds dia 02 03 2016

3Tema de AberturaQUARTA-FEIRA , 2 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Pub.

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Acerca do despovoamento no Alentejo, suas consequências e possíveis soluções a Associação Alentejo de Excelência levou a efeito uma conferência sobre o tema, explicitando o fenómeno preocupante e também um desafi o para um concurso de ideias com propostas para combater esse despovoamento que não pára.

Henrique Sim Sim traçou o quadro que existe nesse despovoamento que não é compensado pelos nascimentos. Em dez anos, referiu, houve um decréscimo de 26 mil pessoas o que é muito grave.

O Presidente da Associação Alentejo de Excelência destacou que é preciso reagir com ideias e propostas tendo afi rmado que "dar esse sinal de alerta para a sociedade civil e para as empresas", defendendo que a situação tem que ser olhada com atenção e há que "encontrar soluções para a inverter". O caminho passa por mais investimento "no desenvolvimento do capital humano e em

"iniciativas mais reprodutivas, que acrescentem valor à região, que valorizem os produtos endógenos e que façam com que as empresas sejam mais qualifi cadas para que os jovens não tenham de sair. E não podemos olhar só para o nosso território. Temos que trabalhar com pessoas e empresas de fora".

Também Luís Moreno destacou que a região tem que captar população de áreas metropolitanas até ao Alentejo.

Frederico Lucas que é autor com colegas do projecto "Novos Povoadores" apontou o dedo à burocracia que existe e desafi ou as Autarquias a ponderarem na situação..

Nós pensamos que a solução embora difícil e morosa dependerá de iniciativas agro-industriais para o Alentejo mas isso exige medidas de apoio do Governo Central e empenho permanente dos Municípios alentejanos.

(...)Nós pensamos que a solução embora difícil

e morosa dependerá de

iniciativas agro-

industriais, medidas de

apoio do Governo e

empenho dos Municípios.

(...)

N

Mais de 2250 quilos de alimentos para animaisrecolhidos num fim-de-semana

o fi nal do mês de fevereiro, no Intermarché de Évora realizou-se uma

campanha de recolha de alimentos para animais e outros bens para a Associação Cantinho dos Animais. A campanha foi ainda replicada em quase uma centena de lojas por todo o país com o objetivo de assinalar o Dia do Animal de Estimação, que se comemorou a 20 de fevereiro e desta forma apoiar as instituições locais nas suas necessidades.

Com a organização desta mega acção de recolha de ali-mentos o Intermarché de Évora esteve mais uma vez a ajudar e a apoiar uma instituição local na sua zona de implantação. O Sr. Luis Matias, aderente da loja do Intermarché de Évora (PITE e Frei Aleixo) explica: “Depois deste enorme sucesso resta-me agradecer a imensa generosi-dade dos nossos clientes, que em conjunto com o Intermarché se uniram em torno de uma causa tão nobre.”

de Évora(PITE e Frei Aleixo)lança campanhade angariação de alimentos para animais

Page 4: Ds dia 02 03 2016

diário do SUL4 OpiniãoQUARTA-FEIRA , 2 DE MARÇO DE 2016

CENTRO CLÍNICODE ÉVORA, LDA

R. Stª. Catarina - Edifício Santa Catarina - Escritório n.º 67000-516 ÉVORA - Telef.: 266 749 840 - Fax.: 266 749 849

Dr.ª Deonilde Cabral- Clínica GeralDr. Francisco Martins- UrologistaDr.ª Clara Rosa- PsiquiatraDr.ª Margarida Crujo- PedopsiquiatraDr. Aires Ramos- Medicina Interna

Dr. António Daskalos - PsiquiatraProf. Dr.ª Sofia Tavares - Psicóloga ClínicaDr.ª Teresa Oliveira e Castro- PediatraDr. Pedro Santos - NutricionistaDr.ª Marisa Carriço - Terapêuta da Fala

Pub.

Pub.

oi aprovado, na generalidade, o orçamento do estado para o corrente ano

de 2016. Com os votos do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda a “geringonça” lá conseguiu aprovar o orçamento que – ambos – dizem ser o orçamento do Partido Socialista. Tal subtileza não deixa, todavia, de ser surpreendente. Aguardemos pelas exigências – já anunciadas – dos partidos que apoiam o governo.

Recordemos aqui que este orçamento não mexe nos privilégios dos políticos, nem prevê qualquer alteração que aponte soluções para reduzir, ao mínimo possível, o sistema de corrupção que tem vindo a arruinar Portugal.

Independentemente da sua matiz política, a verdade é que os governos, quer sejam da esquerda ou direita, acabam sempre como sendo farinha do mesmo saco, por exemplo: PS, BE, PCP, não falam em baixar vencimentos e mordomias dos políticos, incluindo carros de luxo com motorista. Não reduzem também o número de deputados, ou das subven-

UNIÃO DE ESQUERDANotaSoltas

n Carlos d’Almeida

ções do estado aos partidos, etc.etc.etc.

É imperioso cortar na des-pesa, mas é mais cómodo para os políticos oportunistas e cor-ruptos, subirem impostos… pagos por todos nós!

Apesar de tudo, este orça-mento esteve quase para ficar órfão. Mas não ficou. Depois de enjeitado por todos, An-tónio Costa teve de assumir aquilo que já se sabia. Este é o seu Orçamento. Não fosse Costa primeiro-ministro.

Deixo aqui algumas frases para relembrar o que se passou na discussão deste orçamento. António Costa disse: “pela primeira vez em muitos anos, [o Orçamento do Estado para 2016] não é marcado por mais um aumento do IVA ou por um novo aumento do IRS”. Pelo contrário: “este é um or-çamento responsável que cria condições para o crescimento económico”.

A propósito, Catarina Mar-tins disse: “este é o Orçamento do Estado do PS e não do BE, mas será viabilizado pelo nosso voto”. Acrescentando: “somos muito críticos nas opções do Governo em muitas destas matérias - como educação e saúde”.

E, esclarecendo esta “união da esquerda”, Jerónimo de Sousa acrescentou: “este não é o nosso Orçamento. (...) Mas que Orçamento estaríamos aqui a debater neste momento se a maioria do nosso povo não tivesse lutado durante quatro anos e com o seu voto

não tivesse decidido alterar a composição da Assembleia da República?” Surpreendente!

Na verdade, em vez de uma esquerda unida, tendo em vista suportar o Governo, temos uma “União de Esquerda” formada apenas com o intuito de impedir a coligação de go-vernar, apesar de ter ganho as últimas eleições legislativas.

Não podemos ignorar que o presente orçamento corre o risco da dívida pública face ao PIB poder ficar “fora de con-trolo”, caso Portugal apresente um crescimento económico fraco, um aumento acentua-do das taxas de juro ou um “abrandamento dos esforços orçamentais”.

No relatório específico sobre Portugal, recentemente divulgado por Bruxelas, sobre os desequilíbrios macroeco-nómicos, afirma-se que: “a dívida pública é sustentável em cenários plausíveis, mas o seu comportamento é vulnerável a choques adversos”.

Acrescentado ainda que: “uma trajectória insustentá-vel da dívida poderia ter um impacto muito adverso na estabilidade económica de Por-tugal e repercussões negativas para o exterior por via do risco soberano”.

Mas, nada disto incomoda esta “união de esquerda”!

O presente texto foi ela-borado segundo as regras do anterior acordo ortográfico.

Do Sul

Histórias de Vida...

Lurdes Pratas NicoE-mail: [email protected]

OS NOSSOS EMBAIXADORES

á 3 anos consecutivos que estudantes estrangeiros, em

mobilidade internacional, estão inscritos nas unidades curriculares que leciono na Universidade de Évora.

Lembro-me da Rosemary (Inglaterra), da Lorena (Es-panha), da Giovana (Brasil) e, neste semestre, estão, nas minhas aulas, a Laura e a Ana (Espanha).

Todas estas jovens escolhe-ram a Universidade de Évora para a concretização de uma parte da sua formação. Nesta experiência, aqui, em Évora, que se espera diferente, atra-tiva e enriquecedora, fazem-se novas aprendizagens, novas amizades e conhece-se um novo país e uma nova cultura.

A língua, à partida, pode ser um entrave. Nas salas de aula, falo, normalmente, em português. Já as estudantes, têm falado nas suas línguas ma-ternas (castelhano, português e inglês). Sempre nos temos entendido todos, com maior ou menor dificuldade, mas sempre com muita vontade de aprendermos uns com os ou-

tros. Falamos, todos, um pouco mais devagar e damos espaço a que as dúvidas, que surjam, possam ser colocadas. Também se recorre à ardósia, sempre que necessário.

Na componente prática da avaliação dos alunos, com o apoio da Universidade Popular Túlio Espanca, o contacto com instituições da comunidade lo-cal tem-se revelado uma experi-ência relevante no processo de aprendizagem e de socialização de todos os estudantes, sobre-tudo dos que se encontram em processo de mobilidade internacional. Por exemplo, alguns estudantes tiveram oportunidade de conhecer a Escola Comunitária de São Miguel de Machede (educação não formal), o Jornal Diário do Sul/Rádio Telefonia do Alentejo (ciclo de entrevistas sobre edu-cação comunitária), o funcio-namento de um Centro Novas Oportunidades (qualificação de adultos) ou visitar uma escola pública onde funcionam res-postas de qualificação formal

para adultos. Todos estes jovens têm ma-

nifestado a sua satisfação pelo facto de terem frequentado a Universidade de Évora e de, nessa circunstância, terem a oportunidade de conhecerem outra língua, outra cultura, outras tradições, instituições locais, pessoas e projetos da sociedade civil.

Esta imersão académica, eborense e alentejana marca os percursos de formação e de vida daqueles que recebemos na nossa Universidade e na nossa cidade e é um dos me-lhores embaixadores que Évora e Portugal têm no mundo.

Na realidade, a Universidade de Évora é uma porta aberta ao mundo que a nossa cidade e região devem aproveitar, no sentido de promoverem as nossas formações científicas e académicas, mas, também, a nossa cultura local, as nossas tradições, a nossa região e o nosso povo. Os jovens têm gos-tado e ‘abalam’ com saudades nossas…

F H

Almodôvar: Bolsas de estudoO Município vai apoiar 21 bolsas de estudo a estudantes do

concelho que frequentem Cursos Superiores. O custo global é de 31.500 euros.

— • —Marvão: Escola à venda

A Escola de Vale de Rodão vai ser vendida pelo Município dia 7 de Março às 10 horas.

A base é de 41.200 euros.

— • —Montemor-o-Novo: Semana da

BolotaDe 7 a 13 deste mês vários restaurantes colaboram em gastronomia

na Semana da Bolota iniciativa das autarquias.

— • —Alter do Chão: Choque fere

Na estrada para Cabeço de Vide um tractor chocou com automóvel daí resultaram 2 feridos que foram levados pelos Bombeiros para o Hospital de Portalegre. A GNR averigua a colisão.

Page 5: Ds dia 02 03 2016

5RegionalQUARTA-FEIRA , 2 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

A n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

In Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

Exposição “Vergílio Ferreira” na Biblioteca Pública em Évora

Projetar o pensamento e a obra do autor a todo o público leitor

Elisa Esteves, diretora do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora afirmou que a singularidade da obra de Vergílio Ferreira justifica que “a Biblioteca Pública de Évora, juntamente com a Direção Regional de Cultura e a Comissão Organizadora do Congresso Internacional Comemorativo do Centenário/Universidade de Évora abram, a todo o público, uma exposição que celebra a multifacetada produção vergiliana”.

A mostra centra-se nalguns momentos da biografia do autor destacados pela exemplificação da diversidade de edições que os seus escritos têm suscitado. “Dar a conhecer o escritor, nalguma medida, e incentivar à leitura ou releitura do universo textual que o distinguem são os propósitos

lustrar grandes momentos da vida de Vergílio Ferreira, em particular os anos de 1945 a 1959 em que o autor viveu e ensinou em Évora, é o grande objetivo da exposição que foi inaugurada, anteontem, na Biblioteca Pública de Évora. Esta iniciativa integra-se nas comemorações do centenário de Vergílio Ferreira, tendo a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Biblioteca

Pública de Évora e a Universidade de Évora decidido organizar esta mostra que apresenta uma parte da obra do escritor, bem como imagens e depoimentos de algumas personalidades que com ele privaram. A exposição poderá ser visitada até 28 de março.

fundamentais da iniciativa”, frisou a organização.

Por outro lado, atendendo às ligações de Vergílio Ferreira a Évora, as entidades organizadoras procuram também, paralelamente, que a exposição seja ponto de partida para um roteiro, inspirado no romance Aparição, que facilite, a quem queira,

percorrer a cidade em que Vergílio Ferreira viveu e, ensinando e escrevendo, recriou literária e filosoficamente o mundo.

A mostra que está localizada numa sala do piso térreo da Biblioteca Pública de Évora ilustra ainda a diversidade de edições dos mesmos títulos, bem como de

chancelas das casas editoras que publicaram o autor.

No dia da inauguração foram muitos os que quiseram ajudar e evocar a memória de Vergílio Ferreira que se apaixonou por Évora e pelo Alentejo, tendo a cerimónia iniciado com o cante alentejano pelo grupo coral “Cantares de Évora”.

Escultor doou espólio à DRCA, CME e UÉ na presença do ministro da Cultura

Vai “nascer” uma Casa/Ateliê João Cutileiro em Évoradoação ao Estado pelo escultor João Cutileiro de parte do seu património foi formalizada anteontem, em

Évora, na presença do ministro da Cultura, João Soares. O ato vai permitir criar nesta cidade alentejana a Casa/Ateliê com o seu nome, numa parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade e Câmara de Évora. O artista pretende que o espaço seja utilizado para fins culturais/académicos relacionados com a sua produção artística, nomeadamente para o estudo e formação na área da escultura em pedra, onde se incluem atividades relacionadas com a realização de exposições, residências artísticas, visita e fruição pública.

João Cutileiro, de 78 anos, explicou que decidiu doar ao Estado o seu património e espólio, incluindo parte da sua casa, para “poupar os meus filhos de ficarem com isto”. E justificou: “Fui amigo do José Almada Negreiros, filho de Almada Negreiros, desde os 13 anos e até ele morrer e o desgraçado nunca se ‘levantou’ da morte do pai, porque recebeu todo o espólio. Por isso, não quero que os meus filhos recebam o espólio porque, senão, nunca mais fazem nada na vida por eles”.

A doação pelo mestre Cutileiro foi considerada pelo ministro da Cultura, João Soares, “um grande exemplo para o país”. O governante afirmou parecer-lhe “um gesto extremamente importante, antes de mais porque vai contra aquilo que tem sido dominante na Europa e na nossa terra, infelizmente, nos últimos anos, que é o egoísmo e o ‘salve-se quem puder’”.

O ministro sublinhou que com este gesto, João Cutileiro, que “é uma grande figura das artes em Portugal, dá prova de desapego dos interesses materiais e dá um grande exemplo ao país”.

Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, disse entender que “o nosso querido mestre João Cutileiro, com esta sua doação, presta a maior homenagem à cidade e à região onde há décadas decidiu viver e trabalhar”. Em seu entender, esta realidade que Cutileiro transforma há décadas com a maestria dos grandes artistas,” vai ser por sua vontade ainda mais pública do que tem sido até agora, vai poder abrir-

se aos jovens estudantes de artes na Universidade, à população do Alentejo e do país, aos visitantes que nos chegam de todo o mundo e aos artistas que querem, que ainda sabem a importância de fazer escultura em pedra”.

Património artísticovai ser mostrado ao público e contribuirpara o estudo científicoda escultura em Portugal

Para o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, o escultor “é um artista de renome internacional que tem marcado positivamente Évora, o Alentejo e Portugal”, reiterando a ideia de que a criação da Casa/Ateliê vai permitir dispor de um “espólio importante para ser mostrado ao público na

cidade alentejana”. Olhando para João Cutileiro, o autarca salientou o facto de tratar-se de um artista que “teve a capacidade de romper fronteiras, de criar coisas novas e de, numa altura do fascismo, quando havia um cinzentismo muito grande à volta da cultura, mostrar que havia outros caminhos a seguir”.

A vantagem de possibilitar uma componente de formação com a universidade foi igualmente evidenciado pela reitora, Ana Costa Freitas. “A Universidade de Évora tem uma Escola de Artes, das mais recentes apostas em termos de oferta formativa. Num espaço natural de criação artística como é o Alentejo e concorrendo nós para

o grande objetivo que é tornarmo-nos numa referência no contexto artístico português, este interesse apresenta-se como óbvio, pelas enormes vantagens que os nossos estudantes e investigadores podem ter nestes domínios”, sustentou.

A doação de João Cutileiro inclui o seu património pessoal, constituído pela casa onde vive e trabalha e o respetivo recheio, que compreende um conjunto muito significativo de obras de escultura, desenho e fotografia, assim como a sua biblioteca, documentação variada e os seus instrumentos de trabalho.

As entidades que vão acolher este espólio consideram que lhes compete, agora, pugnar pela vida deste património, salientando sempre “a obra da vida do homem e do escultor que escolheu Évora para fazer arte.

Page 6: Ds dia 02 03 2016

diário do SUL6 RegionalQUARTA-FEIRA , 2 DE MARÇO DE 2016

Pub.

Grupo promove novos projectos no Porto, Sintra e Touros

Vila Galé dá descontosaté 50% na BTL

Vila Galé volta a dar prémios na BTL – Feira Internacional de Turismo. Os visitantes

que participarem no jogo Batak – cujo desafio é, num minuto, somar o máximo de pontos, carregando em botões à medida que acendem - habilitam-se a reduções até 50% em reservas nos 27 hotéis do grupo efectua-das na BTL.

Quanto mais alta for a pontu-ação, maior é o desconto.

Na BTL, a Vila Galé estreia também o seu terceiro conto, que se juntará aos já divulgados “Mapa do Tesouro” e “Vila Galé, onde os negócios dão certo”.

Após o lançamento, o vídeo pode ser visto no canal corpora-tivo do grupo no YouTube e no Vimeo.

Haverá ainda animação a pensar nos mais pequenos, com a mascote NEP, do Kids Club Vila Galé, que circulará pelo recinto.

“A nossa presença na BTL tem como principal objectivo pro-mover os 27 hotéis em Portugal e no Brasil, mas dando especial destaque às unidades mais recentes, como o Vila Galé Évora, inaugurado em Abril de 2015, e o Vila Galé Douro, aberto desde Junho passado”, comenta

Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do grupo Vila Galé.

“Aproveitaremos também para dar a conhecer os projectos que estamos a desenvolver, como o Vila Galé Porto Ribeira, o Vila Galé Sintra, e o resort na praia de Touros, em Natal, que será a oitava unidade no Brasil”, acrescenta.

O stand da Vila Galé, de 81m, será o 2E01, no pavilhão 2. E, mais uma vez, servirá de montra aos vinhos Santa Vitória, também integrados no grupo.

A BTL decorre de 2 a 6 de Março, na FIL do Parque das Nações, em Lisboa. Nos primeiros dois dias, o evento é exclusivo para profissionais, abrindo ao público em geral a 4 de Março, sexta-feira, às 18h00.

ACrédito Agrícola marca presença no SISAB – Salão Internacional do Sector Alimentar e

Bebidas, que decorre entre 29 de Fevereiro e 2 de Março, no Meo Arena, em Lisboa.

A assinalar a 21.ª edição, o SISAB é a maior mostra mundial de empresas, marcas e produtos portugueses para exportação.

A organização estima a pre-sença de 1.600 compradores internacionais, oriundos de mais de 100 países, e mais de 80% do total das empresas exportadoras nacionais do sector agro-alimen-tar, desde o vinho ao azeite, con-servas, passando pela pecuária, doçaria e produtos biológicos que, no seu conjunto, represen-tam 12% do total das exportações nacionais.

Crédito Agrícola apoia internacionalizaçãocom presença no SISAB O

Ao associar-se pelo quinto ano consecutivo ao SISAB, o Crédito Agrícola reforça o seu apoio à internacionalização das empresas portuguesas e consolida a aposta na exportação como um sector estratégico para a revitalização da economia nacional.

O Grupo CA marca ainda pre-sença no evento com um stand de apresentação dos seus produtos e serviços dirigidos às empresas

que pretendem internacionalizar-se ou que já estão a exportar.

De salientar ainda a visita do Primeiro-ministro, António Costa, no dia de inauguração do cer-tame, da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvol-vimento Regional, no segundo e terceiro dias da feira, respectiva-mente.

A Câmara de Viana do Alentejo revelou que vai marcar presença, tal como em anos anteriores, na BTL – Feira Internacional de Turismo 2016, em Lisboa, que decorre até domingo.

A autarquia vai aproveitar a BTL para promover várias potencialidades do concelho, como a recente classificação do fabrico dos chocalhos como Património Cultural Imaterial com Necessidade

de Salvaguarda Urgente pela Organização das Nações Uni-das para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com dois chocalheiros a traba-lharem ao vivo.

Neste evento, que tem

como destino nacional con-vidado o Algarve, este ano, a promoção do concelho de Viana do Alentejo, no distrito de Évora, à semelhança de 2015, vai estar integrada na participação da ERT.

Viana do Alentejo

Fabrico de chocalhos promovido na BTLA vila de Mora vai estar em destaque este ano na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que decorre na FIL, até 6 de Março.

No sábado, 5 de Março, entre as 18 e as 19 horas, actua no recinto o Grupo Recreativo e Rancho Focló-rico de Cabeção e actua o

Grupo de Cantares Alente-janos da Associação Protec-tora da Casa de Reformados de Brotas.

A autarquia aproveita a BTL para mostrar pela primeira vez o filme pro-mocional do futuro Museu Interactivo dedicado ao Me-galitismo, actualmente em

construção naquela vila.Integrada na Entidade de

Turismo do Alentejo, a pre-sença de Mora em Lisboa inclui ainda a divulgação das suas potencialidades e a oferta turística do concelho, que passa pela Fluviário de Mora, a gastronomia e o património histórico

As famosas empadas registas de Arraiolos e a manufacturação ao vivo dos não menos conhecidos ta-petes de Arraiolos vão estar em Lisboa, durante a BTL 2016, de 2 a 6 de Março.

Num espaço devida-mente enquadrado na área

da Entidade de Turismo do Alentejo (ETA), com a participação da Herdade da Amendoeira, o concelho de Arraiolos leva ainda uma mostra de produtos artesa-nais representativos, como os pastéis de toucinho e do-ces conventuais, compotas

e licores, enchidos e vinho da região.

Eis a oportunidade para os lisboetas, e não só, provarem a Empada de Arraiolos® e ver ao vivo o trabalho de uma tapeteira e deliciarem-se com a gastro-nomia arraiolense.

Arraiolos leva a LisboaEmpadas Registadas e Tapetes O Município de Monte-

mor-o-Novo volta a partici-par em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, que este ano decorre de 2 a 6 de março, na FIL – Parque das Nações.

Este evento, que é o maior certame do género no nosso país, acolhe anu-almente expositores não só portugueses mas também

de vários países, destacan-do, cada um deles, o Turis-mo da sua região.

Pelo 12º ano conse-cutivo, Montemor marca presença com o objetivo de divulgar turisticamente o concelho nomeadamente no que se refere às suas potencialidades, promover os produtos, os recursos e as entidades turísticas locais

bem como desenvolver o relacionamento com outras entidades nacionais e inter-nacionais presentes na BTL.

Montemor-o-Novo estará presente no Pavilhão 1, in-tegrado no stand Alentejo / Ribatejo numa participação conjunta com a Entidade Regional de Turismo. Com uma área de mais de 1000 m2 este espaço para além

da presença institucional da ERT, conta com a partici-pação de diversas empresas e autarquias do Alentejo e Ribatejo.

Também no espaço de Montemor-o-Novo se rea-lizarão diversas apresenta-ções e provas de produtos locais, desde os vinhos aos licores passando pela doça-ria tradicional.

Montemor-o-Novo na BTL 2016

Mora em destaque na BTL 2016

Page 7: Ds dia 02 03 2016

A

7RegionalQUARTA-FEIRA , 2 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

n Marina Pardal

Fotos Exclusivas

Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) acolheu a apresentação do livro

“Bairro da Malagueira de Siza Vieira”, da autoria de Mário Gomes.

A obra, publicada pela Edi-tora Caleidoscópio, resultou de uma tese de doutoramento deste antropólogo do espaço, realizada na Faculdade de Ciên-cias Sociais e Humanas, da Uni-versidade Nova de Lisboa.

A sessão de apresentação decorreu na passada quinta-feira e contou com a presença do autor, bem como da diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira; do vereador da Câmara de Évora, Eduardo Luciano; do orienta-dor da tese, o antropólogo José Gabriel Pereira Bastos, e ainda de Jorge Ferreira, da Editora Caleidoscópio.

Este livro de Mário Afonso Gomes fala de um bairro emble-mático de Évora, com cerca de

Tese de doutoramento de Mário Gomes

Livro sobre Bairro da Malagueira apresentado na DRCAlentejo1200 habitações, projetado pelo arquiteto Siza Vieira. Na sua tese, o autor abordou a satisfa-ção residencial numa perspetiva antropológica de construção identitária.

À margem da sessão, Mário Gomes destacou que “este estudo foi realizado durante cerca de 15 anos, com bastante trabalho de campo, tendo acabado por viver no terreno durante um ano”.

Salientou ainda que “este bairro, durante muitos anos, sofreu um processo de des-gaste, de conflitualidade e até de abandono que não merecia”, frisando que “hoje está outra vez na ordem do dia e há univer-sidades do mundo inteiro que falam dele”.

O autor recordou também que “este um bairro único no mundo inteiro, sendo premiado a nível internacional”.

De acordo com Mário Gomes, “o bairro em si é a integração por natureza”, evidenciando que “entrevistei pessoas de todos os estratos sociais e considero que é esta mistura que procuramos no mundo”.

Para além disso, “a qualidade

do espaço doméstico é enorme, sendo premiada e apreciada no mundo inteiro”, disse o antro-pólogo, constatando que “as pessoas não fazem ideia da casa que existe para lá dos muros exteriores”.

Na sua perspetiva, “é urgente recuperar as casas empareda-das”, lembrando também que “nunca foramconstruídos os equipamentos coletivos que estavam desenhados”.

Mário Gomes realçou ainda que “este bairro é um lugar extraordinário para se viver”.

O orientador da tese, José Bastos, referiu que “o Bairro

da Malagueira e Évora mere-ciam ter um trabalho sério sobre este espaço”, conside-rando que “é um estudo que ultrapassa os horizontes aca-démicos, pois é um trabalho muito sólido que interessa certamente aos arquitetos e também à população”.

Já Jorge Ferreira, da Editora Caleidoscópio, focou que “nós trabalhamos essencialmente a área da Arquitetura e das Ciên-cias Sociais e esta obra tem a particularidade de fazer a ponte entre estas duas vertentes”, garantindo que “foi um desafio extraordinário poder editar um

Respondendo ao convite que a União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras endereçou à Erasmus Student Network, cerca de 15 estudantes oriundos de várias partes do mundo participaram no programa de reposição e plantação de seis centenas de árvores levado a cabo pela Câmara Municipal de Évora.

A partir das 9 horas da fria manhã do dia 18 de fevereiro, junto ao Bairro da Casinha, os estudantes de erasmus, com o apoio de vários jardineiros municipais, plantaram várias árvores numa ação que pre-tendeu integrá-los em atividades ambientalmente sustentáveis, nome-adamente na plantação de espécies e vegetação que contribuem para a diminuição da erosão das margens dos cursos de água, além de marcar a sua passagem por Évora através da plantação de árvores em representa-ção dos seus países.

Mais tarde, pela hora de almoço, a União das Freguesias promoveu um almoço-convívio entre estudantes e jardineiros de forma a agradecer aos elementos destas duas equipas o seu trabalho meritório em prol do ambiente e do ordenamento do território levando, certamente, boas memórias da cidade onde deixaram um simbólico e importante teste-munho.

Alunos de Erasmus plantaramvárias árvores no Bairro da CasinhaDia 18 de fevereiro foi um dia especial para o Ambiente e para vários

alunos estrangeiros que frequentam a Universidade de Évora ao abrigo do programa Erasmus.

Os trabalhadores da refinaria da Petrogal, em Sines, decidiram hoje convocar greves parciais, de 48 horas por semana, pela manu-tenção do acordo de empresa e direitos adquiridos, em plená-rio efetuado em Santiago do Cacém.

“Vamos avançar com nova jornada de luta, agora com dois dias por semana, das 00:00 de quinta-feira às 24:00 de sexta-feira, durante um período de um mês”, disse à Lusa o sindicalista Helder Guerreiro, do SITESUL (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul).

“A empresa pediu a caducidade do nosso acordo de empresa e de todos os mecanismos que temos em vigor que estão apensos ao acordo de empresa. Nós enten-demos que os direitos dos traba-lhadores não caducam e vamos lutar pelos nossos direitos”, acrescentou.

Segundo Helder Guerreio, que falava à Lusa depois do ple-nário realizado na Biblioteca de Santiago do Cacém, em que parti-ciparam apenas algumas dezenas de trabalhadores, a caducidade do acordo de empresa traria graves prejuízos para os tra-balhadores, com a redução do trabalho suplementar, redução de dias de férias, redução de dias de folga para trabalhadores dos turnos e redução de direitos

Trabalhadores da refinaria de Sinesvão fazer greves parciais

na área da saúde e complementos de reforma.

Desde o dia 22 de janeiro que os trabalhadores da refinaria de Sines estavam a cumprir greves parciais de apenas oito horas por semana, mas na reunião plená-ria realizada esta segunda-feira decidiram agravar as formas de luta face à ausência de respostas por parte da administração da empresa.

De acordo com o sindicalista Helder Guerreiro, a paralisação de 48 horas por semana, que abrange todos os trabalhado-res da Petrogal (cerca de 500 na refinaria de Sines e 2.000 a nível nacional), deverá ter início durante o mês de março, após concertação de datas com outras estruturas sindicais, na refinaria do Porto e na sede da empresa.

Quanto a eventuais conse-quências da greve agora anun-

ciada, Helder Guerreiro diz que os trabalhadores da refinaria de Sines conseguem impedir o abastecimento de camiões-tan-que e o carregamento de navios e operações de manutenção, mas não prevê qualquer dificuldade na distribuição de combustíveis a nível nacional.

“Para já não prevemos qual-quer dificuldade, mas estamos num crescendo da luta. Há uma tendência para a radicali-zação. No futuro, não sabemos se, avançando com lutas mais prolongadas, isso não poderá pôr em causa os abastecimen-tos. Mas para já não é essa a perspetiva”, disse o dirigente sindical, acrescentando que não se compreende a retirada de direitos aos trabalhadores uma vez que a empresa obteve os maiores lucros de sempre no ano passado.

livro sobre um bairro icónico desenhado por um génio da Arquitetura”.

Adiretora regional de Cultura do Alentejo destacou que “para além de ser um trabalho bastante importante, esta tese também se enquadra numa estratégia nossa que diz respeito ao Bairro da Malagueira de Siza Vieira, pois é umfator de valorização o facto de termos na região uma obra tão importante e tão estudada no mundo inteiro”.

Ana Paula Amendoeira adian-tou ainda que “estamos a tra-balhar na abertura do procedi-mento de classificação do Bairro

da Malagueira como conjunto de interesse público”.

Por sua vez, o vereador da Câmara de Évora salientou que “este bairro é um exemplar do processo participativo na sua construção, no seu desenho e na sua implementação”.

Eduardo Luciano frisou também que “hoje fala-se muito em projetos participados pela população e há mais de 30 anos esses traços inovadores estive-ram presentes no nossoterritó-rio”, aproveitando ainda para felicitar o autor por abordar esta obra “tão importante para o concelho de Évora”.

Page 8: Ds dia 02 03 2016

diário do SUL8 RegionalQUARTA-FEIRA , 2 DE MARÇO DE 2016

Pub.

Oministro da cultura, João Soares, visitou esta segunda-feira, dia 29 de fevereiro,

em Alcáçovas, o Paço dos Henriques, cuja obra de requalificação está praticamente concluída. Acompanhado pela Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, João Soares visitou ainda o Jardim das Conchas “Horto do Paço” e a Capela de N.ª Sr.ª da Conceição.

Fizeram ainda parte da co-mitiva o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, a presidente da Junta de Freguesia de Alcáço-vas, Sara Pajote, o presidente da Junta de Freguesia de Aguiar, António Lopes, o presidente da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, Joaquim Viegas, o presidente da Assembleia Mu-nicipal de Viana do Alentejo, António Sousa, os deputados à Assembleia da República pelo

Ministro da Cultura no Concelho de Viana do Alentejo

distrito de Évora, António Costa da Silva e Norberto Patinho, José Santos da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e o presidente da Câmara Munici-pal de Portel, José Grilo.

O ministro da cultura congra-tulou-se com a requalificação do Paço que classificou “de grande qualidade arquitetónica e

que irá beneficiar esta região e a população residente na freguesia de Alcáçovas”. João Soares ressalvou ainda “o res-peito pelo património” e deu como exemplo o Jardim das Conchas e a Capela de N.ª Sr.ª da Conceição “que pode tor-nar-se uma referência cultural não apenas da região, mas do

país”, frisou.Também em termos turís-

ticos, o novo espaço cultural que vai albergar várias valências, pode ser uma mais-valia. O mi-nistro da cultura considera que o nosso maior acervo do ponto de vista turístico é o património. “O nosso património cultural é a nossa mais-valia de afir-mação num mundo de grande competição, como é o mundo do turismo na europa”, afir-mou.

Avaliado em mais de 2 mi-lhões de euros, este novo equi-pamento irá disponibilizar um recurso cultural e turístico de inestimável valor para o desen-volvimento económico, cultural e patrimonial do Município.O projeto é cofinanciado pelo FE-DER em 85%, cabendo ao Muni-cípio de Viana do Alentejo perto de 15% do valor da obra.

A visita terminou com um almoço no Restaurante A Fonte, em Viana do Alentejo.

Page 9: Ds dia 02 03 2016

��������

���������

������������������

�����������������������

������������������

��������������������

�������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

���������������������

����������������������������

����������������������������

���������������������������������

�����������������

�������

����������������

�������������������������

�������������������������

���������������������������

�����������������������������

���������������

���������������������

�������

��������������������

��������������

�����������������������������

����������

�����������������������������

�������

�������������������������

������������������

�����������������������

�������

��������������������

���������������������

����������������������������

������������������������

�������

������������������

��������������������������������

���������

�������

9PublicidadeQUARTA-FEIRA , 2 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

DR. FRANCISCO AGUILAR, Médico especialista de Otorrinolaringologia,

informa que mudou de instalações, passando a realizaras suas consultas na FISIEVE na Av. São Bento nº10 Évora.

Os contactos telefónicos são os mesmos ( 266 707 086 :: 266 709 491:: 266 704 164 e 925986967 ),

acresce os números 266 701 555 e 266 701 462.

Aceitamos IdososPara Centro de Dia e Apoio DomiciliárioNum local privilegiado na Freguesia de Canaviais, ambiente calmo e

familiar. Instalações com Ar condicionado, boa comida e atendimento personalizado. Serviço de Enfermagem e animação.

Aceitamos idosos autónomos e semi dependentes.Morada: Praça José Joaquim Calado Piteira, 2 - CANAVIAISSecretaria: 266761334 / 967702857 (Dir. Técnica) 966080971

Associação de Reformados, Pensionistase Idosos de Canaviais

Page 10: Ds dia 02 03 2016

diário do SUL10 SociedadeQUARTA-FEIRA , 2 DE MARÇO DE 2016

NECROLOGIAFRANCISCO ANTÓNIO MURTEIRA

Faleceu dia 29/02/2016, em Évora, o senhor Francisco António Murteira, de 71 anos de idade, natural de Torre de Coelheiros e que residia em Évora.

O extinto senhor era irmão do senhor José de Mira Murteira, da senhora Margarida da Glória Murteira Damásio e da senhora Maria do Anjo Murteira Pires Coelho

Dia 02/03/2016 na Igreja da Sagrada Família (Alamos) às 10:30 horas, será celebrada Missa de corpo presente, seguindo o funeral para o Cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

VICENTE MANUEL DA SILVA CARRÃOFaleceu no dia 1 de Março de 2016, em Évora, Vicente Manuel da

Silva Carrão, de 81 anos, viúvo de Esperança das Neves de Jesus Valen-tim Carrão, natural de Évora (Sé) e residente em Évora.

Hoje dia 2 de Março de 2016, na capela mortuária do hospital Espírito Santo - Évora, pelas 10:00 horas, será celebrada encomenda-ção de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemité-rio dos Remédios – Évora.

Agência Funerária Pestana - Évora – Servilusa

Pub.

Seus fi lhos, genros e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoal-mente como seria seu desejo, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas de suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido, aproveitam para participar que será celebrada missa pelo seu eterno descanso, dia 3 de Março, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem participar que será celebrada missa pelo seu eterno descanso, dia 3 de Março, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem participar que será celebrada missa pelo seu eterno descanso, dia 3 de

se dignar assistir.

PIEDADE OLÍVIA RAMALHOAgradecimento e Missa de 30.º Dia

Num local priveligiado na cidade de Évora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

plas salas, espaços circundantes ajardinados, máxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

Aceita IdososResidência para Seniores Vista Alegre

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 385 7000 - 757 ÉvoraTm: 929 372 974

Alvará N.º 2|2014

FRANCISCO JOAQUIM BRUNOFaleceu no dia 1 de Março de 2016, em Amora - Seixal, Francisco

Joaquim Bruno, de 87 anos, casado com Bernardina Narcisa Charneca Falcão, natural de Santa Sofia – Montemor-o-Novo e residente em São Pedro da Gafanhoeira.

Hoje dia 2 de Março de 2016, na igreja de São Pedro da Gafanhoeira, pelas 12:00 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério de São Pedro da Gafanhoeira.

Agência Funerária Pestana - Évora – Servilusa

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Page 11: Ds dia 02 03 2016

11RegionalQUARTA-FEIRA , 2 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Fotos Exclusivas

07:00 Zig Zag

11:05 Guerras Santas

12:00 Mediterrâneo Selvagem

13:00 Liberdade 21

14:00 Sociedade Civil

15:00 A Fé Dos Homens

15:30 Euronews

16:00 Zig Zag

20:30 Dois Homens E Meio

21:00 Jornal 2

21:45 Página 2

22:00 Testemunhas

22:50 Post Tenebras Lux

00:10 Cinemax Curtas

01:10 Sociedade Civil

02:10 Euronews

06:32 Repórter África

06:00 Edição Da Manhã

08:45 A Vida Nas Cartas: O

Dilema

10:00 Queridas Manhãs

13:00 Primeiro Jornal

14:30 Dancin’ Days

15:45 Grande Tarde

19:00 I Love Paraisópolis

20:00 Jornal Da Noite

21:30 Coração D’Ouro

22:30 Poderosas

23:30 A Regra Do Jogo

00:30 Turno da Noite

01:30 Inesquecível

02:30 Podia Acabar o Mundo

03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 O Preço Certo20:00 Telejornal21:00 The Big Picture22:00 Bem-vindos a Beirais22:45 Guerra e Paz23:45 Terapia00:15 5 Para a Meia-Noite01:30 Anatomia de Grey02:15 Grande Entrevista: Maria Filomena Mónica03:15 Os Nossos Dias04:00 Televendas05:00 Palavra aos Diretores05:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 306:00 Manchetes 3

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – GodinhoÉVORA - Infante de SagresMONTEMOR-O-NOVO – SepúlvedaMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – PaulitosVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – SilveiraCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Singa MOURA – Nataniel PedroSERPA – Serpa Jardim VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – RoqueCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – Rosado e SilvaFRONTEIRA – Vaz GAVIÃO – Gavião MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna PONTE DE SÔR – Varela Dias PORTALEGRE – ElvasSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Costa; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – JerónimoSINES – Atlântico

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraNub Máx.: 18º C Min.: 6º C

Quarta-feira, 2

BejaNub Máx.: 18º C Min.: 5º C

PortalegreNub Máx.: 17º C Min.: 6º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Évora Concelhodo Mundo: Biblioteca Pública

Formação Geral em Voluntariadoem Viana do Alentejo

Banco Local de Voluntariado (BLV )

do Concelho de Viana do Alentejo vai realizar no próximo dia 12 de março (sábado), no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, uma ação de formação geral em Voluntariado.

A formação terá a duração de 7 horas e vai ser ministrada por Maria Elisa Borges, coordenadora técnica do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado. Destina-se a todos os interessados na prática de ações de Voluntariado e pretende consciencializar a população para a importância do Voluntariado como fonte de aprendizagem e mudança. Esta ação pretende ainda preparar o voluntário para enfrentar a realidade social, dotando-o de competências que serão, no desempenho da sua função, uma mais-valia.

A formação é promovida pelo BLV do Concelho de Viana do Alentejo através da sua entidade enquadradora, neste caso, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e conta com a colaboração do Conselho Nacional para a Promoção do

Voluntariado. Tem ainda como parceiros a Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e a Associação Terra Mãe. Esta iniciativa é gratuita e conta também com o apoio da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo.

As inscrições devem ser efetuadas no Balcão Municipal, em Viana do Alentejo. Para mais informações contactar o Banco Local de Voluntariado do Concelho de Viana do Alentejo pelo telefone 266 930 010 ou pelo correio eletrónico v o l u n t a r i a d o @ c m -vianadoalentejo.pt.

OJovens eborenses “arriscam” na produção artesanal

Keltikia a cerveja com sotaque alentejanoeltikia é a mais recente referência no já vasto mundo da cerveja

artesanal nacional, com dois jovens eborenses a arriscarem num produto destinado aos mercados “gourmet” cuja matéria-prima principal é a bolota.

Pedro Safara, “Personal Trainer”, e Nuno Louro, formado em engenharia civil, arregaçaram as mangas e encontraram na produção de cerveja artesanal a saída profissional que as actuais ocupações ainda não possibilitaram, acreditando no sucesso desta empresa.

“O nosso amor pela história, pelos livros, pela cultura e pelo que é ancestral, pelo que existiu antes de nós e que merece perdurar, levou-nos a procurar incessantemente pelas provas antigas e fazer renascer da cevada maltada, da bolota e da levedura que foram o alimento e a bebida dos nossos antepassados durante séculos, uma cerveja tão cheia de tradição quanto plena de uma nova força e sabor”, explica com orgulho Pedro Safara.

“Sabemos que não vai ser um caminho fácil. O mercado já está recheado de muitas e boas

K

cervejas artesanais, mas o facto de apostarmos num dos marcos identitários da região - a bolota – faz com que acreditemos no sucesso da Keltikia”, frisa Nuno Louro.

A confiança quanto ao sucesso desta cerveja com “sotaque” alentejano, que deve ser bebida com parcimónia, já que é forte e deve acompanhar comidas leves, é consubstanciada na apreciação de um juiz internacional. “Numa escala de zero a 10, a Keltikia foi avaliada em 7,5 o que nos deixa naturalmente esperançados quanto ao sucesso comercial e

empresarial”, refere ainda Nuno Louro.

Para já, e com uma produção a rondar as três mil garrafas, o objectivo é implementar a marca em termos locais, nas diversas lojas da especialidade, e depois apostar nos mercados algarvios, lisboetas e portuenses. “Não

descuramos, a médio prazo, e quanto tivermos uma maior produção, o mercado internacional”, esclarece Pedro Safara. “Se for necessário conseguiremos engarrafar 800 Keltikia por dia”.

Porquê Keltikia?A escolha do nome Keltikia é

uma espécie de homenagem aos povos que habitavam o Alto-Alentejo pré-romano – os celtas (celtae, keltoi). Segundo reza a história, os celtas que habitavam esta região dedicavam-se ao fabrico da cerveja feita de cevada e de outros produtos da terra, que levedavam com pão feito de bolota.

Seja como for, a Keltikia não vai ser a única cerveja a produzir por estes dois amigos que têm como objectivo apresentar no verão uma cerveja mais leve, muito provavelmente a partir de pimenta rosa.

“Iremos sempre privilegiar os produtos de origem alentejana, já que essa é a nossa marca, o nosso ADN, mas não descuramos, por exemplo, produzir cervejas artesanais a partir de outros sabores nacionais, como o mogango ou a pera rocha”.

06:30 Diário da Manhã

10:10 Você na TV!

13:00 Jornal da Uma

14:45 Mundo Meu

16:00 A Tarde é Sua

19:15 A Quinta - O Desafio:

Diário

20:00 Jornal das 8

21:40 A Única Mulher

22:57 Santa Bárbara

00:00 A Quinta - O Desafio:

Extra

00:45 Grimm

01:45 O Escritório

02:45 Fascínios

03:45 Sonhos Traídos

05:00 Televendas

Page 12: Ds dia 02 03 2016

O

ANO: 47.º NÚMERO: 12.722 PVP: 0,75€ QUARTA-FEIRA, 2 DE MARÇO DE 2016

Pub.

Cerimónia de Entrega do Prémio Vergílio Ferreira 2016

Escritor João de Melo recebeu ontem o reconhecimento da Universidade de Évora

Prémio Vergílio Ferreira distinguiu, este ano, o escritor João de Melo, autor de “Gente Feliz com Lágrimas”. Na edição,

com mais propostas desde que foi criado o galardão, oriundas de três países, o júri decidiu atribuir o galardão a este autor por considerar a sua obra ficcional “reveladora de um imaginário transfigurador poderoso, o que a torna numa das mais relevantes da sua geração”.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu ontem, tendo estado integrada no congresso internacional comemorativo do centenário do nascimento do escritor intitulado “Vergílio Ferreira: Entre o Silên-cio e a Palavra Total”, que termina hoje.

Instituído pela Universidade de Évora em 1997, o prémio Vergílio Ferreira foi atribuído pela primeira vez a Maria Velho da Costa, a que se seguiram, entre outros, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lou-renço, Agustina Bessa Luís, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Luísa Dacosta, José Gil, Hélia Correia e Lídia Jorge que fez parte do júri da edição deste ano.

Fotos Exclusivas

n Maria Antónia Zacarias

Pub.