ds dia 11 03 2016

16
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA SEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO DE 2016 ANO: 47.º NÚMERO: 12.729 EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA PRÉMIOS TURISMO DO ALENTEJO E RIBATEJO 2015 Candidaturas concorrentes .... PÁGS. 7 a 9 .... PÁG. 2 Autoridades portuguesas analisam lista, ligad a ao Estado Islâmico Segurança Primeira acreditação no País pela DG Saúde Primeira acreditação no País pela DG Saúde Primeira acreditação no País pela DG Saúde rimeira acreditação no País pela DG Saúde Oftalmolog Of lmolog Oftalm m m a a almolo a alm almo Ofta olo a do HESE certificada .... PÁG. 5 Não deve abrir antes de Maio IPDJ prefere gestão municipal do equipamento desportivo O antigo espaço do hipódromo de Évora, propriedade do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que tem estado a ser requalificado para a construção de uma pista de atletismo, campo de rugby e local para o desporto de lazer, já deveria ter sido aberto no mês de novembro do ano passado. O prazo da obra derrapou, pensando-se que esteja pronto para começar a funcionar, aberto a toda a comunidade, no mês de maio. O equipamento está orçado em 1,5 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões de euros foram comparticipados por fundos comunitários, através do programa operacional InAlentejo. .... ÚLTIMA PÁG. Deputado do PS defende alargamento de Alqueva Beja O serviço de Oftalmologia do Hospital do Espírito Santo, em Évora, acaba de ser certificado pela Direção Geral de Saúde. É a primeira unidade de oftalmologia do país a merecer esta acreditação da tutela. O diretor do serviço, Augusto Candeias explica em entrevista ao “Diário do Sul” que é a qualidade do atendimento que sai reforçada. .... ÚLTIMA PÁG.

Upload: diario-do-sul

Post on 26-Jul-2016

234 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 11 03 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIASEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO DE 2016

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.729

EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA

PRÉMIOS TURISMODO ALENTEJO E RIBATEJO 2015

Candidaturas concorrentes .... PÁGS. 7 a 9

.... PÁG. 2

Autoridades portuguesasanalisam lista, ligadaao Estado Islâmico

Segurança

Primeira acreditação no País pela DG SaúdePrimeira acreditação no País pela DG SaúdePrimeira acreditação no País pela DG SaúdePrimeira acreditação no País pela DG SaúdePrimeira acreditação no País pela DG SaúdePrimeira acreditação no País pela DG SaúdePrimeira acreditação no País pela DG Saúde

OftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiaOftalmologiado HESEdo HESEcertifi cada

.... PÁG. 5

Não deve abrir antes de Maio

IPDJ prefere gestão municipaldo equipamento desportivo

O antigo espaço do hipódromo de Évora, propriedade do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que tem estado a ser requalifi cado para a construção de uma pista de atletismo, campo de rugby e local para o desporto de lazer, já deveria ter sido aberto no mês de novembro do ano passado. O prazo da obra derrapou, pensando-se que esteja pronto para começar a funcionar, aberto a toda a comunidade, no mês de maio. O equipamento está orçado em 1,5 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões de euros foram comparticipados por fundos comunitários, através do programa operacional InAlentejo.

.... ÚLTIMA PÁG.

Deputado do PSdefendealargamentode Alqueva

Beja

O serviço de Oftalmologia do Hospital do Espírito Santo, em Évora, acaba de ser certifi cado pela Direção Geral de Saúde. É a primeira unidade de oftalmologia do país a merecer esta acreditação da tutela. O diretor do serviço, Augusto Candeias explica em entrevista ao “Diário do Sul” que é a qualidade do atendimento que sai reforçada.

.... ÚLTIMA PÁG.

Page 2: Ds dia 11 03 2016

2 RegionalSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016 diário do SUL

O

Pub.

n Roberto Dores

Fotos Exclusivas

O que representa para o Hospital de Évora esta acredi-tação atribuída pela Direção-Geral de Saúde ao serviço de oftalmologia, sabendo-se que é a primeira unidade do géne-ro a obter o certificado?

Acaba por se traduzir mais numa arrumação. Havia muita coisa que estava a ser feita, mas, sobretudo, esta certificação pas-sou mais por um processo de organização e de arrumação de normas, com a criação de regras mais uniformizadas entre todos os oftalmologistas. Determina-dos procedimentos passaram a ser feitos de uma maneira mais uniforme.

Traduz-se numa melhoria da qualidade do serviço pres-tado?

O que se pretende com este

Diretor do serviço fala em reforço da qualidade

Oftalmologia do Hospital de Évoraganha primeira acreditação do país

serviço de Oftalmologia do Hospital do Espírito Santo, em Évora, acaba de ser certificado pela Direção Geral de

Saúde. É a primeira unidade de oftalmologia do país a merecer esta acreditação da tutela. O diretor do serviço, Augusto Candeias explica em entrevista ao “Diário do Sul” que é a qualidade do atendimento que sai reforçada.

tipo de processos é precisamen-te garantir a melhor qualidade possível e houve melhorias nos cuidados prestados. Há muita coisa que pode evoluir, mas penso que para o serviço isto é importante. Permite-nos encarar as coisas de outra maneira. A questão da segurança para o doente foi reforçada. A unifor-mização é importante porque permite-nos ter procedimentos semelhantes em situações semelhantes. Há uma melhor garantia nos resultados, porque essas práticas estão sempre em linha com os melhores proce-dimentos e indicações interna-cionais sobre cada problema em concreto. Isso permite-nos ter uma linha de orientação mais coerente.

E porque é que não há uni-formização?

Continua a haver alguma si-tuação em que não está definido com rigor científico um método que seja o melhor possível. Não há nenhuma orientação que indique qual é o procedimento

que dá o melhor resultado. Não havendo estas referências, há uma certa liberdade de ação, em que os médicos podem atuar de maneiras ligeiramente dife-rentes, sem que isso represente um erro.

Pode dar um exemplo prático?

Na cirurgia de catarata, que é a mais frequente, não há um consenso ao nível internacional sobre qual é a maneira de lidar com a situação pré-operatória. Se se faz ou não uma profila-xia antibiótica. Há estudos que indicam que o uso do vulgar Be-tadine antes da cirurgia permite

reduzir o número de complica-ções infeciosas nos pós-opera-tório, mas há um estudo onde

utilizam gotas de antibiótico antes e depois da cirurgia. Não é taxativo. Não há estudo que demonstre uma evidência de um método superior ao outro. O uso de anti-inflamatórios tam-bém é controverso. E é sobre estas variantes possíveis, que não constituem erro, que não há consenso. O que nós tentamos é precisamente criar consenso dentro do que é conhecido, no sentido de ter um procedimento que seja semelhante para todos os nossos oftalmologistas.

E essa uniformização que se pretende alcançar radica no quê?

A acreditação vem-nos obri-gar a fazer regularmente reu-niões dos procedimentos que estamos a implementar até ago-ra. Estas coisas são suscetíveis de ter alterações e deverão ser determinadas em reuniões de serviço. Obviamente, que não vamos estar todas as semanas a rever procedimentos.

Mas estamos a falar de uma espécie de reunião multidisci-plinar?

Não. E uma reunião interna, só com oftalmologistas do ser-

viço, onde fica definido qual é a periodicidade com que o procedimento deve ser revisto por rotina ou ainda se houve alguma alteração que surgiu antes. O protocolo fica estabele-cido de dois em dois anos ou de três em três anos, mas qualquer alteração é feita consensualmen-te dentro do serviço. Todo este procedimento de acreditação in-clui objetivos que são definidos pelos próprios serviços dentro das características do serviço. Isso terá que ser definido de acordo com as capacidades do serviço, do número de profissio-nais e disponibilidades técnicas.

Ou seja, é natural que um doente seja confrontado com diferenças entre os hospitais diferentes?

Podem haver algumas va-riantes, mas do ponto de vista estritamente técnico não de-verá haver grandes mudanças, porque os atos em si acabarão por ser semelhantes. As altera-ções podem ser mais definidas ao nível dos objetivos que o hospital pretende atingir como a vigilância que se faz aos do-entes, mais ou menos apertada, consoante as patologias. Isso é condicionado pelo número de profissionais que estão no servi-ço. Há vigilância e tratamentos a diabéticos, por exemplo, que são mais difíceis de garantir com maior periodicidade por causa da escassez de meios humanos.

Quantos oftalmologistas trabalham no hospital neste momento?

Somos nove especialistas, mais um a tempo parcial e dois internos. Só que em muitas pa-tologias fazemos apoio ao distri-to de Portalegre e a uma parte do distrito de Beja. Tivemos um período complicado em que nos enviavam doentes do hospi-tal de Santiago do Cacém, o que nos vinha bloquear as consultas e exames complementares.

E para o distrito de Évora, chegariam os especialistas existentes?

Não. Temos previsto um número que deveria andar à volta dos 16 oftalmologistas. Mas a certificação não tem em conta esta questão, mas antes a organização do serviço e a maneira como são prestados os cuidados e a garantia de cumprimento das normas da Direção-Geral de Saúde sobre a qualidade de atendimento.

Augusto Candeias, director do Serviço de Oftalmologia do HESE

Page 3: Ds dia 11 03 2016

3Tema de AberturaSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Pub.

Mais uma vez as más notícias vieram referir um jovem morto e abandonado.

Sucedem-se queixas de casos de maus tratos e conclue-se que há demoras na actuação devida para as evitar.

É certo que são tantas as tristes situações que não há mãos a medir aos apelos de socorro.

Todavia urgem medidas mais celeres para evitar tanta desgraça sobre as crianças que sofrem pelos desvarios dos pais.

Qual será amanhã a ideia destes rapazes e raparigas que serão adultos, ao saberem daquilo que sofreram pelas divergências dos progenitores?

Que força anímica terão que ter para esquecer e perdoar e conseguirem libertar-se do passado?

Urge que o Estado, pela Justiça e Acção Social seja rápido a intervir e ajude a apagar os erros dos adultos sobre as crianças e que lhes abra uma vida melhor; lhes dê Educação e trabalho futuro para que essas gerações sofredoras sejam mais felizes.

O apelo deveria também ser ouvido pelos pais desavindos para que cumpram os seus deveres e vejam nos seus fi lhos os direitos da criança já que a decisão de as fazer vir ao mundo foi deles progenitores.

(...)Todavia urgem medidas mais

celeres para evitar tanta

desgraça sobre as crianças que

sofrem pelos desvariosdos pais.

(...)

Forte da Graça é candidato aos

“Prémios Turismo do Alentejo” 2015, na Categoria Melhor Projecto Público do Alentejo, estando agendado para o próximo Domingo, 13 de Março, o anúncio dos vencedores e a entrega dos galardões, em Sines. Nesta categoria encontram-se as candidaturas de mais de uma dezenas de projectos públicos,

Elvas

Forte da Graça candidato aos“Prémios Turismo do Alentejo”

entre os quais se conta o do Forte da Graça, em Elvas, que depois de obras de requalifi cação e recuperação abriu as suas portas ao público a 27 de Novembro de 2015. Os Prémios Turismo do Alentejo são promovidos pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, e pretendem distinguir e divulgar projectos de signifi cativa importância turística, que

tenham também tido o seu contributo para a melhoria da oferta turística do destino e para o reforço da competitividade do sector na região. Neste âmbito os prémios distinguem o Melhor Empreendimento Turístico, Melhor Animação Turística, Melhor Turismo Rural, Melhor Enoturismo, Melhor Evento, Melhor Gastronomia e Melhor Projecto Público.

O

Page 4: Ds dia 11 03 2016

Pub.

diário do SUL4 SociedadeSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016

LOUVÁVEL E OPORTUNAINICIATIVA DA JSD ÉVORA

A Juventude Social De-mocrata de Évora repetiu as jornadas distritais já antes ensaiadas com sucesso, dedi-cando as do passado fim de semana a “Construir o Alen-tejo: património de futuro”, um tema que me parece bem oportuno e de elevado inte-resse para a reflexão sobre o futuro de uma região cada vez mais envelhecida na base da pirâmide etária e, por isso, mais desertificada.

Para além do papel do poder local na fixação dos jovens, foi o empreende-dorismo e a inovação que estiveram em destaque nos trabalhos das jornadas, procu-rando estimular abordagens inovadoras à geração de ini-ciativa empresarial e à criação de emprego, o que se afigura bastante pertinente, numa altura em que várias forças políticas procuram incutir na sociedade portuguesa uma regressão à predominância do Estado enquanto gerador de oportunidades, em des-primor da iniciativa privada, nomeadamente da iniciativa individual.

Perante um generalizado crescimento tendencial do desemprego jovem (ainda que qualificado) em conse-quência da revolução digital e dos seus impactos na matriz económica, do abrandamento do crescimento económico e da sua capacidade de gerar novos empregos, da desre-gulação dos mercados de trabalho e da emergência de novos modelos e relações de trabalho, para além do défice de qualificações que persiste em resultado do de-sajustamento na produção de

José Palma Rita – [email protected]://largodasalteracoes.blogspot.com/

competências, importa olhar para o futuro do trabalho com alguma inovação e iniciativa, que estimule a criatividade individual dos jovens na abordagem, necessariamente diferente, ao mesmo.

Mais do que o lamento da inexistência de empregos ajustados às aspirações dos jovens, à porta do mesmos, ou na sua região de nascimento, ganha relevo a reflexão sobre qual o seu papel, ao nível individual, na procura das competências necessárias a um mercado de trabalho que é hoje global, o qual implica com elevada probabilidade, deslocações, estadias e expe-riencias profissionais várias, noutras partes do país, da Eu-ropa e mesmo do mundo.

Por isso importa estar atento às competências for-mais e não formais (de índole individual e particular) que são valorizadas cada vez mais num contexto de globalização e de multiculturalidade onde a predisposição para a mobili-dade geográfica e profissional são determinantes e incontor-náveis atualmente, em que a responsabilidade individual é cada vez maior na gestão do próprio cv e das oportunida-des de aprendizagem ao lon-go da vida, de modo a manter a condição de empregabilida-de em permanência.

Perante um mundo cada vez menos mediatizado nas relações de trabalho, o qual tenderá a ser cada vez mais autónomo, isolado e individu-al, levar os jovens a tomarem consciência do aumento da importância de uma atitude empreendedora na diferen-ciação e na revelação do seu talento, bem como da necessi-dade de abordagens inovado-ras aos problemas crescente-mente complexos com que se depararão no futuro, só pode ser de louvar.

É por isso merecido o reco-nhecimento à equipa liderada pela Ângela Caeiro pela inicia-tiva que se deseja ver repetida regularmente nos próximos anos.

ComentáriosBuracos em ruas dos Canaviais

Escrevo estas linhas para alertar e pedir à Câmara Municipal de Évora para intervir nas 2 principais artérias do Bairro dos Canaviais: Rua 4 de Outubro e Rua da Paz, pois tem o piso numa lástima.

Não basta já só tapar buracos, pois necessita de uma intervenção mais profunda de modo a facilitar a vida de quem lá vive e circula.

Todos sabemos que os fundos da Câmara são parcos mas esta intervenção urge.

E.C.

A exposição “Ilustres Elven-ses” vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, de 15 de março a 29 de abril, numa organização da Câmara Municipal de Elvas.

A mostra vai apresentar 16 pósteres com o percurso bio-gráfico de cada um dos ilustres elvenses, nomeadamente: Pedro Margalho, Luís Gomes da Mata Coronel, Manuel Rodrigues Coelho, Aires Varela, José Lúcio Travassos Valdez, José da Con-ceição Guerra, Joaquim Nery Delgado, Francisco de Paula Santa Clara, Vitorino de Almada, António Tomás Pires, José da Silva Picão, António José Torres de Carvalho, Adelaide Cabete, Júlio Alcântara Botelho, João Camoesas, numa iniciativa da Biblioteca Municipal de Elvas.

Esta exposição está integrada no programa das comemora-ções da ação “Março, Mês das Leituras” e é composta por 16 pósteres, que pretendem divul-gar as diversas personalidades ilustres nascidas na cidade de Elvas nos séculos XV, XVI, XVII, XVIII e XIX.

Para além disso, é também objetivo desta mostra contribuir para a partilha e preservação do património histórico local e através deste promover junto da comunidade e sobretudo no meio escolar, a memória das suas “gentes”.

O programa da exposição inclui ainda, através do Serviço Educativo e em colaboração com o Grupo de Trabalho Con-celhio de Elvas (Bibliotecas), visitas guiadas a esta exposição, que terá um caráter itinerante, sendo emprestada para a comu-nidade escolar ou outras entida-des de natureza cultural, social ou educativa que a requeiram.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 17 horas.

“IlustresElvenses”

em destaque na Biblioteca

Municipal

As centrais nucleares em fim de vida são cada vez mais uma questão central no domínio das políticas europeias de segurança e de energia. Neste contexto, Carlos Zorrinho questionou a Comissão Europeia relativa a ma-térias de segurança das centrais nucleares na Europa, tendo por referência as dúvidas que têm sido suscitadas quanto à seguran-ça da central nuclear espanhola de Almaraz.

O eurodeputado socialista colocou à Comissão Europeia, a seguinte pergunta:

“Tendo em conta a Diretiva sobre a segurança nuclear de 8 de julho de 2014, que regula o funcionamento das instalações nucleares da União Europeia e dado que as consequências de

Carlos Zorrinho questionaComissão Europeia sobre Almaraz

um acidente nuclear podem ultrapassar as fronteiras nacio-nais, independentemente do facto de esses Estados-membros possuírem ou não instalações nucleares, qual o papel de su-pervisão da Comissão Europeia relativamente às decisões das autoridades competentes dos Estados-membros em matéria de segurança nuclear?

Em concreto, a central nucle-

ar de Almaraz, a apenas 100 km de Portugal e já com mais de 30 anos de vida, tem apresentado fa-lhas no sistema de segurança que foram documentadas em janeiro deste ano por parte de cinco inspetores do Conselho de Segu-rança Nuclear espanhol. Apesar disso o Conselho de Segurança Nuclear de Espanha decidiu manter a central em operação.

Qual o papel da Comissão Europeia no que toca à supervi-são das decisões das autoridades nacionais em matéria de segu-rança nuclear, no que se refere à decisão prosseguir a operação de uma central nuclear que apresen-ta riscos com potencial impacto em países terceiros?”

Gabinete do eurodeputado Carlos Zorrinho

Page 5: Ds dia 11 03 2016

5RegionalSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Pub.

On Maria Antónia Zacarias

Com uma área total de cerca de 54.500 metros quadrados, a nova infraestrutura desportiva vai ter uma pista de atletismo com seis corredores de 400 metros, fosso de água, duas pistas para o salto com vara e salto em altura, um setor para a disciplina de lançamentos e um campo relvado.

De acordo com Élia Mira, a obra está praticamente concluída.

Antigo espaço do hipódromo de Évora não deve abrir antes de maio

Gestão municipal do equipamento desportivo é a preferida pelo IPDJ

antigo espaço do hipódromo de Évora, propriedade do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que tem estado a ser requalificado para a construção de uma pista de atletismo, campo de rugby e local para

o desporto de lazer, já deveria ter sido aberto no mês de novembro do ano passado. O prazo da obra derrapou, pensando-se que esteja pronto para começar a funcionar, aberto a toda a comunidade, no mês de maio. O equipamento está orçado em 1,5 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões de euros foram comparticipados por fundos comunitários, através do programa operacional InAlentejo. Em declarações exclusivas ao “Diário do Sul”, a vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, anunciou que o município foi convidado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para fazer a sua gestão.

Aquilo que falta para que as atividades possam iniciar-se é um Posto de Transformação que não está feito e que, provavelmente, só estará pronto em abril. “Para além disso, atualmente, o que lá está são as balizas para o rugby, nos balneários há algum equipamento, mas falta ainda para os balneários dos árbitros, bem como equipar tudo o que tem a ver com a modalidade do

atletismo, ou seja, o salto, as barreiras, nada disso está contemplado, nem sequer orçamentado”, sublinhou.

A vice-presidente explicou ainda que “o município está a ver com o IPDJ se avançam para o financiamento, porque sem isso não é possível”. A autarca adiantou também que o ginásio, que está construído, pode ser uma boa resposta para os atletas em termos de preparação física, mas também para proporcionar à comunidade a possibilidade de fazer exercício, sublinhando, contudo, que também este não está equipado. Falta ainda contratualizar a conservação dos pisos e do relvado.

Élia Mira contou que, na semana passada, o presidente da Câmara esteve reunido com o diretor-geral do IPDJ de Lisboa. “Há, neste momento, uma proposta de protocolo entre a Câmara e o IPDJ para assegurar que seja uma gestão municipal”, anunciou. E acrescentou: “O IPDJ

considera que é a garantia para que não haja supremacia de uma modalidade sobre as outras”.

Abertura à comunidadee a todas as associaçõesdesportivas

A mesma responsável evidenciou que caso seja efetivamente uma gestão municipal, o que a edilidade pretende é garantir que aquela valência possa estar aberta o máximo possível a todas as modalidades do concelho. “Se temos rugby, também temos

escolas de futebol que podem utilizar aquele relvado. Por exemplo, queremos que neste espaço, as freguesias rurais possam vir aqui praticar desporto, assegurando em simultâneo um equilíbrio entre as associações desportivas”, reiterou.

A autarca avançou que perante o cenário que está a ser equacionado, o diretor técnico daquele equipamento seria um dos técnicos da área do desporto da Câmara Municipal. “Ele iria ali implementar um trabalho que temos, hoje, em articulação com os centros de saúde e que é a

possibilidade de haver ali um gabinete de prescrição de atividade física em articulação com os médicos de família. Eles podem prescrever a uma pessoa que vai à sua consulta, a prática de exercício físico. Assim, poderia haver uma articulação com o técnico da área do desporto que aconselharia qual a melhor modalidade a praticar”, explicitou.

Élia Mira avançou também que já existe um estudo feito sobre os custos de manutenção deste equipamento a vários níveis, desde o pessoal, à eletricidade – embora nos balneários haja uma forte componente de energias renováveis – os poços que existem naquela zona serão igualmente um bom suporte para a manutenção do relvado.

A vice-presidente sublinhou, contudo, que a colocação deste espaço à disposição das pessoas “será o mais brevemente possível, mas não será antes do final de abril, princípio de maio”.

Page 6: Ds dia 11 03 2016

«Gilbert & Gaillard»revista francesa especializada em Vinhos

diário do SUL6 RegionalSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016

última edição da revista francesa, Gilbert & Gaillard, especializada em vinhos, dá destaque a Reguengos de Monsaraz e à sua responsabilidade, enquanto Cidade Europeia do Vinho 2015.A

Identificados quatro casais e primeironinho natural de abutre-preto no Alentejo

Bombeiros de Sousel aguardam fundos comunitários para iniciar obras no quartel

A Liga para a Proteção da Natureza (LPN) anunciou ter identifi cado quatro casais nidifi cantes e o primeiro ninho natural de abutre-preto no Alentejo, o que indica o consolidar da recuperação na região da espécie criticamente em perigo.

Segundo a LPN, num comunicado, trata-se dos primeiros resultados da monitorização da atual época de reprodução da espécie na Herdade da Contenda, no concelho de Moura, no distrito de Beja.

Três dos quatro casais estão a ocupar plataformas de ninhos artifi ciais que foram instaladas na Herdade da Contenda, no âmbito do projeto LIFE Habitat Lince Abutre.

Um outro casal está no primeiro ninho natural construído pela espécie na herdade, refere a LPN, indicando que um dos quatro casais já está em fase de incubação no ninho.

Durante as observações

realizadas, foi também possível confi rmar a presença na área do primeiro abutre-preto, uma fêmea, que nasceu na Herdade da Contenda, na primavera do ano passado, o que confi rmou o restabelecimento de um núcleo reprodutor da ave no sul de Portugal, indica a LPN.

O facto de aquela fêmea continuar viva e a utilizar a região e a deteção dos quatro ninhos ocupados por casais “são indicadores do consolidar da recuperação do abutre-preto no Alentejo, permitindo antever o estabelecimento de um núcleo reprodutor desta espécie na região e reforçando a importância do apoio ao trabalho de conservação que tem vindo a ser implementado”, sublinha a LPN.

A deteção da fêmea e dos quatro ninhos ocupados por casais de abutre-preto também são “um sinal das boas condições existentes para a espécie e da adequada gestão implementada” pela Empresa Municipal Herdade

da Contenda, frisa.A LPN refere que, durante as

próximas semanas, em articulação com a Herdade da Contenda e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, vai continuar a monitorizar a reprodução do abutre-preto e o evoluir dos casais nidifi cantes detetados no Alentejo.

Segundo a LPN, aqueles dados também “reforçam a importância do apoio ao trabalho de conservação” do abutre-preto, votando no seu projeto “Black Vulture Recovery, Southern Portugal”, no âmbito da votação internacional promovida pela European Outdoor Conservation Association e que está a decorrer até dia 15 deste mês.

Por isso, a LPN voltou hoje a apelar ao voto no projeto, nos sítios de Internet tinyurl.com/blackvulture ou www.lpn.pt, explicando que a vitória na votação irá representar um apoio de cerca de 30.000 euros para a conservação do abutre-preto.

Os bombeiros de Sousel, aguardam a aprovação de uma candidatura a fundos comunitários para avançar com as obras de requalifi cação do quartel, num investimento de 400 mil euros, disse o presidente da direção.

Armando Varela, também presidente do município, adiantou que o projeto das obras já foi aprovado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

“O quartel tem 30 anos e carece de obras de requalifi cação, de forma a dignifi car o edifício e adaptá-lo aos novos tempos, criando melhores condições de trabalho aos bombeiros”, realçou Armando Varela.

Além de haver “viaturas que fi cam na rua por falta de condições”, o presidente da direção da corporação indicou que as obras incluem a criação de instalações para as bombeiras, que não foram efetuadas quando o quartel foi construído.

“Talvez seja possível que as

obras se iniciem este ano, tudo depende dos fundos comunitários, cuja candidatura esperamos que seja aprovada”, adiantou.

Segundo o responsável, a comparticipação de fundos comunitários prevista é de 85% do custo das obras, cabendo o

restante ao município e aos bombeiros.

O quartel dos Bombeiros Voluntários de Sousel foi inaugurado em 08 de abril de 1985 e a corporação conta atualmente com um efetivo de cerca de 70 bombeiros.

Evelyn Israel desenvolve nas quatro páginas dedicadas a Reguengos e à Cidade do Vinho, uma breve história da região, das tradições vinícolas e da produção de vinho.

Page 7: Ds dia 11 03 2016

7SociedadeSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Candidaturas concorrentes

PRÉMIOS TURISMODO ALENTEJO E RIBATEJO 2015

ALENTEJO

ENOTURISMO

1 - Monte da Ravasqueira,Arraiolos, www.ravasqueira.com

2 - Herdade da Malhadinha Nova - Country House & Spa, Beja, www.malhadinhanova.pt

3 - Herdade das Servas, Estremoz, www.herdadedasservas.com

4 - Enoturismo Cartuxa, Évora, www.cartuxa.pt

5 - Ervideira Wine Shop, Évora, www.ervideira.pt

6 - Ribafreixo Wines, Vidigueira

GASTRONOMIA

1 - Restaurante Camões, Alvito 2 - Mercearia Gadanha, Estremoz 3 - Café Alentejo, Évora

4 - Restaurante O Castelo, Gavião, www.facebook.com/O-Castelo-372415102917427/?ref=tn_tnmn

5 - Restaurante Basili, Monforte 6 - Mês das Migas, Mora

7 - Restaurante “Porto das Barcas”, Odemira

8 - Festival das Sopas com Pão, Sousel

9 - Mostra de Doçaria em Alcáçovas, Viana do Alentejo

Membros do júri:• José Manuel Simões – Centro de Estudos Geográ-ficos/ Universidade de Lisboa – Presidente do Júri• António Lacerda - Director Executivo - Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo• Armando Rocha –Sócio da Neoturis• Carina Monteiro – Diretora do jornal Publituris• Jaime Serra – Professor na Universidade de Évora• José Luis Elias – Diretor Revista Turisver• Joana Emídio , do Jornal Mirante para os Prémios Turismo do Ribatejo• Pedro Cherim – Diretor da Revista Ambitur•Teresa Ferreira – Diretora Departamento de Desen-volvimento e Inovação - Turismo de Portugal IP

ANIMAÇÃO TURÍSTICA

1 - FALCOARIA ALTER-REAL, Alter do Chão, www.falcosport.pt2 - Damos asas à Felicidade, Évora3 - Site do Secret Places, Grândola, www.secretspaces.net4 - Site ACHALE Via Romana, Grândola, www.ACHALE.PT5 - NATURE ACTIVITIES - Outdoor Travels, Odemira, www.natureactivities.net6 - Monsaraz, Do Natal aos Reis, Reguengos de Monsaraz7 - Évora Cultural Experience, Santarem, www.evoraculturalexperience.pt8 - BADOCA SAFARI PARK, Santiago do Cacém, www.badoca.com9 - Slimotion Spa, Santiago do Cacém, www.slimotionspa.com10 - Ecoalga-Agricultura Subaquática, Sines, www.ecoalga.pt11 - Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz, Vila Viçosa

1 2

5 6

10

9

7

8

11

3 4

A Turismo do Alentejo promoveu mais uma vez o concurso Prémios Turismo do Alentejo que está na sua 6ª Edição e a 2ª edição dos Prémios Turismo do Ribatejo. Mantendo as mesmas categorias a concurso - sendo que a avaliação das candidaturas é feita em separado para os dois territórios - é já uma iniciativa que mobiliza de forma significativa os agentes Turísticos da Região Alentejo e também do Ribatejo. A submissão das candidaturas decorreu entre 16 de Dezembro e 15 de Janeiro. A cerimónia de entrega dos prémios será conjunta para os dois territórios a 13 de Março em Sines. O Regulamento está disponível no site da Turismo Alentejo.

EMPREENDIMENTO TURÍSTICO

1 - Casa da Aldeia, Beja, www.casanaaldeia.com2 - Pousada Mosteiro do Crato, Crato3 - Hotel D. Luis, Elvas, www.hoteldluis-elvas.com4 - Vila Galé évora, Évora, www.vilagale.com/pt/hoteis/alentejo/vila-gale-evora/5 - Maria Mar - Surf guesthouse, Grândola, www.melidesguesthouse.com6 - Torre de Palma Wine Hottel, Monforte, www.torredepalma.com7 - Gotas de Luar, Turismo Rural, Lda, O demira, www.gotasdeluar.com e www.carmen.pt

1 2

3 4

5 6 7

8 9 10

8 - Casa do Adro da Igreja, Odemira, www.casadoadro.pt9 - ZMAR ECO CAMPO, Odemira, www.zmar.eu10 - Museu do Medronho, Portel, www.museudomedronho.pt

Page 8: Ds dia 11 03 2016

diário do SUL8 SociedadeSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016

5

PRÉMIOS TURISMO DO ALENTEJO E RIBATEJO 2015

Candidaturas concorrentes

N1 Hostel Apartments and Suites, Santarém,www.n1hostelapartments.com

EMPREENDIMENTO TURÍSTICO

ENOTURISMOSociedade Agrícolada Quinta da Lagoalva,Alpiarça,www.lagoalva.pt

EVENTOANIMAÇÃO TURÍSTICA

1 - Rota das Muralhas, Santarém, Azambuja, www.ollem-turismo.com2 - Rio-a-Dentro, o rio Tejo como nunca o viu, Salvaterra de Magos, www.rio-a-dentro.pt3 - Rota do Escaroupim e da Cultura Avieira, Salvaterra de Magos, www.promartur.pt4 - Santarém ao Luar - Mitos & Lendas, Golegã, www.tejus.pt

1 2

31 - Azbeer- Festival de Cerveja Artesanal, Azambuja, www.facebook.com azambujabeer/?ref=aymt_homepage_panel

2 - 24 horas BTT CCH - Turismo desportivo de Natureza, Coruche,www.24hcoruchebtt.com/3 - Sahara Desert Challenge, Coruche, www.saharadesertchallenge.com4 - Mês da Enguia,Salvaterra de Magos, www.cm-salvaterrademagos.pt5 - Proj In.Str / Iniciativa verão In.Str, Santarém, http://instr.cm-santarem.pt

1 2

3

4

EVENTO

1 - Almarte - Festival Internacional de Artes de Rua, Almodôvar, www.cm-almodovar.pt2 - Feira de Artes e Cultura de Almodôvar, Almodôvar, www.cm-almodovar.pt/facal/3 - Arte Azulejar de Beja, Beja4 - Festival Beja Romana, Beja, www.cm-beja.pt/viewturismo.do2?numero=35675 - Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, Beja, www.festivalbdbeja.bedeteca.net6 - Salão do Cavalo/Ruralbeja, Beja7 - Festival Terras Sem sombra, Beja8 - Ervas e Companhia, Borba9 - Festas do Povo de Campo Maior, Campo Maior, www.festasdopovo.pt10 - Andanças – Festival Internacional de Danças Populares, Castelo de Vide, www.andancas.net11 - Mercado Romano de Tróia 2015, Grândola, www.troiaresort.pt

12 - 8º Festival Islâmico de Mértola, Mértola, www.festivalislamicodemertola.com13 - Mostra Gastronómica Caça, Mora, meteoalentejo.com14 - Prova do Vinho Novo, Mora15 - Água, Património de Moura - Identificação de um concelho, Moura, www.cm-moura.pt/expo.agua/16 - Festival do Peixe do Rio e do Pão, Moura17 - RÉVEILLON 2016 “SPEAKEASY SHHH”, Odemira

18 - Trail Centro Vicentino da Serra, Portalegre, www.tcvs.pt19 - Jazzfest, Portalegre, 19 - Jazzfest, Portalegre, www.caeportalegre.blogspot.pt/20 - Congresso das Açordas, Portel, www.portel.pt21 - Feira do Montado, Portel, www.portel.pt22 - Arcana Cultural, Redondo, Fundação Henrique Leote23 - Ruas Floridas de Redondo, Redondo24 - Cidade Europeia do Vinho 2015, Reguengos de Monsaraz, www.reguengos2015.pt/25 - Alvalade Medieval, Santiago do Cacém, alvalademedieval.sapo.no.pt26 - Tasquinhas de Sines, Sines27 - Bênção do Gado, Sousel, http://www.cm-sousel.pt/pt/28 - Romaria a Cavalo, Viana do Alentejo29 - Feira D’Aires, Viana do Alentejo, www.cm-vianadoalentejo.pt30 - Feira de Agosto, Grândola, Feira de Agosto31 - FMM Sines - Festival Músicas do Mundo 2015, Sines

1 2 3 4 5 6

7 8 9 10 11 12

13 14 15 16 17

18 19 20 21 22 23

24 25 26 27 28 29

30 31

4

RIBATEJO

Page 9: Ds dia 11 03 2016

9SociedadeSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

TURISMO RURAL

1 - Museu Arqueológico e Etnográfico Manuel Vicente Guerreiro, Almodôvar, www.cm-almodovar.pt2 - Núcleo Museológico do Centro Histórico de Avis, Avis, www.cm-avis.pt/formularios/museu-do-campo-alentejano e

www.cm-avis.pt/ordem-de-avis3 - Igreja Nossa Senhora do Pé da Cruz, Beja4 - Cine-Teatro Mouzinho da Silveira, Castelo de Vide5 - Forte da Graça, Elvas

1 2 3 4

5 6

7 8 9 10

11 12

13

14 15 16

6 - Yábura - uma cidade do al-Andalus, Évora, www.cm-evora.pt 7 - Naturalentejo, Évora, www.naturalentejo.pt8 - Museu do Sabão, Gavião, http://www.cm-gaviao.pt/pt/museu-do-sabao9 - “Mina de Ciência: Explorar Ciência, Extrair Conhecimento”, Grândola, www.lousal.cienciaviva.pt10 - “PAVILHÃO SOLAR” na Escola das Cancelinhas, Moura, www.cm-moura.pt11 - MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA DE MOURA, Moura12 - Modernização do Posto de Turismo de Vila Nova de Milfontes, Odemira13 - Beneficiação geral e requalificação do Museu Municipal, Portalegre, www.cm-portalegre.pt/es/atividade-municipal/cultura/museus14 - Vinho com Arte, Reguengos de Monsaraz15 - Casa do Barro - Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval, Reguengos de Monsaraz16 - Meteo, Serpa

1 - Casa do Roxo, Beja, www.casadoroxo.com2 - Herdade da Malhadinha Nova - Country House & Spa, Beja, www.malhadinhanova.pt3 - Monte da Ameixa Country House, Castro Verde, www.montedaameixa.com4 - Hotel Rural Monte da Provença, Elvas, www.montedaprovenca.com5 - Monte Chalaça, Ferreira do Alentejo, www.montechalaca.pt6 - Terra do Sempre, Grândola,www.terradosempre.pt7 - Sobreiras - Alentejo Country Hotel, Grândola, www.sobreiras.pt8 - Sublime Comporta Country Retreat & SPA, Grândola, www.sublimecomporta.pt9 - Dom Dinis, Marvão, www.domdinis.pt

10 - Horta Quintã, Mertola11 - Quinta do Vau, Mertola12 - Figueirinha Ecoturismo, Odemira, www.figueirinhaecoturismo.pt13 - Casas da Cerca, Odemira, www.casasdacerca.com.pt14 - Pé no Monte, Odemira, www.penomonte.com15 - Hotel Convento de S.Paulo, Redondo, www.hotelconventosaopaulo.com16 - Casas da Moagem Turismo Rural Lda, Santiago do Cacém17 - Tons de Terra, Santiago do Cacém, www.tonsdaterra.com18 - Monte Xisto Hotel Rural****, Santiago do Cacém, www.montexisto.com/19 - Alqueva Rural Camping Resort, Vidigueira, www.dosdin.pt/camping/alqueva

ANIMAÇÃO TURÍSTICA

1 - Festival das Sopas da Pedra e do Petisco, Almeirim2 - Sabores do Toiro, Coruche, www.cm-coruche.pt3 - Festival Nacional de Gastronomia, Santarém, www.festivalnacionaldegastronomia.pt/

1 2

3

PROJETO PÚBLICO

1 - Descobrir Almeirim, Almeirim, www.descobriralmeirim.com2 - Casa dos Patudos- Museu de Alpiaça, Alpiarça, www.cm-alpiarca.pt/concelho/ historia/monumentos/casa-dos-patudos3 - Bienal de Coruche - Percursos com Arte, Coruche

1 2

3

TURISMO RURAL

1 - Quinta da Gafaria, Almeirim, www.quintadagafaria.com2 - Moinho.com, Rio Maior, www.casadoforal.com3 - Hotel de Charme Casa da Amieira, Santarém, www.casadaamieira.com

1 2

3

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

RIBATEJO

PROJETO PÚBLICO

Page 10: Ds dia 11 03 2016

diário do SUL10 RegionalSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016

Pub.

Pub.

Sandra Cardoso é a nova Directora do Centro de For-mação do IEFP de Portalegre uma decisão do actual Governo Socialista. Neste contexto no exercício de novas funções, Sandra Cardoso deslocou-se a Elvas ,e foi recebida pelo pre-sidente da Câmara Municipal Nuno Mocinha, nos Paços do Concelho.A recepção que con-tou com a presença da Directora do Serviço de Emprego de Elvas Fátima Espadanal ,para mostrar total abertura para colaboração institucional entre a Autarquia e este serviço público, tendo ainda decorrido uma reunião de trabalho.A Edilidade de Elvas e o IEFP têm actualmente a decor-rer um projecto em parceria, a

Formação Activa, que conta com a realização de vários cursos de formação para jovensentre os 18 e 26 anos de idade, com o 9º ano de escolaridade, e possibi-

lita aos participantes aumentar a sua qualificação, terminando com o 12º ano (escolaridade obrigatória), através de forma-ção em contexto de trabalho.

Portalegre • João Trindade

Sandra Cardoso, nova Directora do Centrode Formação do IEFP

Odemira

O grupo Jovens Contadores de Histórias PIM PAM PUM vai apresentar a peça de teatro “De pernas para o ar”, no dia 19 deste mês, a partir das 21:30, no Cine Oriental, em Aljustrel, no distrito de Beja.

Segundo a Câmara de Aljus-trel, trata-se da primeira peça a ser exibida este ano pelo grupo, que é composto por 15 “jovens artistas” dos sete aos 13 anos,

que, duas vezes por semana, orientados por uma técnica municipal, desenvolvem jogos de expressão corporal e dramática, “aperfeiçoando-se na arte da representação”, e ensaiam pequenos textos para serem apresentados ao longo do ano.

“Entre muitas peripécias, lapsos e gargalhadas”, a peça “mostra como a perspetiva de

ter poder e dinheiro pode pôr a vida das pessoas ‘de pernas para o ar’, ao contar a história de um pai de família que é promovido no emprego a vice-presidente da empresa.

“A ideia de uma vida mais desafogada anima toda a família de uma forma muito consu-mista”, mas a promoção “não é totalmente genuína e muito menos honesta…”.

“Workshop” sobre “O Consumidor na Era Digital”“O Consumidor na Era Digital”

é o tema de um “workshop” que vai decorrer no dia 17 deste mês, em Odemira, no distrito de Beja, para dotar técnicos de entidades do concelho de informação sobre como interagir com o mundo digital em segurança.

O “workshop” é promovido pela DECO - Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor e pela Câmara de Odemira, no âmbito

das comemorações do Dia da Internet Segura e do Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, que se assinalam no dia 15.

Segundo a autarquia, no “workshop”, que vai decorrer a partir das 14:00, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, serão abordados vários temas, como o consumidor na era digital, segurança e privacidade online, proteção de dados pessoais, os

direitos de autor e os “downlo-ads”, o marketing e a publicidade em ambiente digital, comércio online e redes sociais.

O “workshop” é dirigido a técnicos das várias entidades do concelho e os interessados em participar deverão inscrever-se até dia 15 deste mês através do Gabinete de Inserção Profissional ou da Oficina do Empreendedor de Odemira.

Sociedade recreativa celebra 87 anosA Sociedade Recreativa e Musi-

cal Sanluizense vai promover, no dia 18 deste mês, uma Noite de Fados, na localidade de São Luiz, no concelho de Odemira, no dis-trito de Beja, para comemorar o

seu 87.º aniversário.Segundo a Câmara de Ode-

mira, o espetáculo vai decorrer a partir das 21:00, no salão da sociedade, e contar com as atuações dos fadistas Eugénio

Almeida, Daniela Helena, Ângela Pereira e Válter Palma, que serão acompanhados por Celestino Guerreiro (guitarra portuguesa) e António Serápio (viola).

Aljustrel

Concurso de fotografia “Olhar a Liberdade”A Câmara de Aljustrel, no

distrito de Beja, anunciou hoje a realização da 10.ª edição do concurso fotográfico “Olhar a Liberdade”, destinado a fomentar, reconhecer, premiar e difundir a criatividade dos apaixonados por fotografia.

Segundo o município, o con-curso é aberto a todos os interes-

sados e cada participante poderá apresentar, até ao dia 06 de abril, um máximo de duas fotografias sobre o conceito de liberdade e que deverão ser entregues pes-soalmente ou enviadas para as Oficinas de Formação e Anima-ção Cultural de Aljustrel.

O regulamento do concurso está disponível no sítio de Inter-

net da Câmara de Aljustrel e a entrega dos prémios aos três primeiros classificados e dos prémios “Juventude”, para jovens até 30 anos, e “Concelho de Aljus-trel”, para naturais ou residentes no concelho, irá decorrer a 16 de abril, durante a inauguração da exposição com as fotografias concorrentes.

Grupo apresenta peça “De pernas para o ar”Aljustrel

O vereador do CDS-PP na Câmara de Elvas, Tiago Abreu, apresentou hoje, na reunião do executivo municipal de maioria socialista, uma recomendação para atribuição do nome “Pro-fessor Aníbal Cavaco Silva” ao Centro de Negócios Transfron-teiriço.

“A recomendação foi apresen-tada no período antes da ordem do dia, vai constar em ata e depois será acatada ou não pela maioria socialista. Ficou ao dis-por da câmara”, disse à agência

Lusa Tiago Abreu, o único vere-ador da oposição em Elvas, onde o executivo é composto por seis eleitos do PS e um do CDS-PP.

Fonte da maioria socialista explicou à Lusa que o presidente do município, Nuno Mocinha, que não esteve presente na reunião por se encontrar em Lisboa, na tomada de posse do novo Presidente da República, “tem nas mãos” a possibilidade de transformar em proposta a recomendação do vereador centrista.

“A atribuição de nomes a ruas e a equipamentos é uma competência delegada no presi-dente da câmara, mas, como não estava presente na reunião, não fazia sentido discutir a matéria”, referiu a fonte.

“E não podemos esquecer que foi Cavaco Silva que trouxe a Elvas, precisamente ao Centro de Negócios Transfronteiriço, as comemorações do 10 de Junho, em 2013, e condecorou várias pessoas desta região”, lembrou.

Vereador do CDS-PP propõe nome de Cavaco Silva para equipamento em Elvas

Page 11: Ds dia 11 03 2016

��������

���������

������������������

�����������������������

������������������

��������������������

�������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�����������������������

�������������������������

�������������������������������

���������������������������������

�������������������������������

������������������������

����������������������������

�����������������������������

�������

��������������

�������������������������������

����������������������������

������������������������������

�������

����������������

�����������������������������

��������������������������������

������������������������������

�������

����������������

�������������������������

�������������������������

���������������������������

�����������������������������

���������������

���������������������

�������

��������������������

��������������������������������

�������������������������������

����������������������

������������������������������

����������������

�������

��������������������

�����������������

�������������������������������

���������������������������������

������������������������������

�������

��������������������

��������������

���������������������������

����������������������������

������������������������

�������

��������������������

��������

���������������������������

������������������������������

������������������������

�������

���������

����������������������������

����������������������������

������������������������������

��������������������������������

�����������������������

�����������������

�������

����

����������������������������

�������������������������������

�������

�����������

�������������������������

����������������

�������

���������������

�����������

���������������������������

���������������������������������

������

�������

11 PublicidadeSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAÇÃO ANUAL **ALUGUER DE AUTOCARROS**

VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

7100-111 ESTREMOZTelef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraTel: 266 747 871 Fax: 266 747 873

Alvará 668/93

* FESTA DA LAMPREIA – FIM DE SEMANA EM VALENÇA DO MINHO – QUINTA DO AMORINHO - COM VISITA AO PALÁCIO EM VALENÇA DO MINHO – QUINTA DO AMORINHO - COM VISITA AO PALÁCIO EM VALENÇA DO MINHO – QUINTA DO

DA BREJOEIRA – PROGRAMA CULTURAL E GASTRONÓMICO - DIAS 19 E 20 DE MARÇO* EXCURSÃO AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA MARÇO* EXCURSÃO AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA MARÇO

– DIA 20 DE MARÇO* SINTRA MONUMENTAL – COM VISITA AO PALÁCIO DA PENA INCLUÍDA – DIA 20 DE MARÇO – NOVA DATA!

>>>> PÁSCOA 2016:

* ENCANTOS DA CROÁCIA E ESLOVÉNIA - CIRCUITO TUDO INCLUÍDO – DE 20 A 27 DE MARÇO – 8 DIAS* PARIS E EURODISNEY – PROGRAMA DE AUTOCARRO – DE 23 A 29 DE MARÇO – 7 DIAS* PARIS E EURODISNEY – PROGRAMA DE AVIÃO – DE 24 A 28 DE MARÇO – 5 DIAS* PÁSCOA NA BEIRA - AVIÃO – DE 24 A 28 DE MARÇO – 5 DIAS* PÁSCOA NA BEIRA - AVIÃO – DE 24 A 28 DE MARÇO – 5 DIAS

POÇO DO CANTO, PENEDONO, SERNANCELHE, SANTUÁRIO

POÇO DO CANTO, PENEDONO, SERNANCELHE, SANTUÁRIO

POÇO DO CANTO,

NOSSA SENHORA DA LAPA , VISEU, TON-DELA, MUSEU DO CARAMULO, MUSEU TERRAS DE BESTEIROS, MOSTEIRO DO LORVÃO E PENACOVA - PROGRAMA CUL-TERRAS DE BESTEIROS, MOSTEIRO DO LORVÃO E PENACOVA - PROGRAMA CUL-TERRAS DE BESTEIROS, MOSTEIRO DO

TURAL E GASTRONÓMICO – DE 25 A 27 DE MARÇO – 3 DIAS* SEMANA SANTA NAS CAPITAIS CASTEL-HANAS – MADRID, ALCALÁ DE HENARES, TOLEDO, CHINCHÓN, ARANJUEZ - DE 25 A

MADRID, ALCALÁ DE HENARES, TOLEDO, CHINCHÓN, ARANJUEZ - DE 25 A

MADRID, ALCALÁ DE HENARES,

28 DE MARÇO – 4 DIAS*AS 4 CAPITAIS DA EUROPA CENTRAL – PRAGA, KARLOVY VARY, BRATISLAVA, VIE-NA, BUDAPESTE, CRUZEIRO NO DANÚBIO PRAGA, KARLOVY VARY, BRATISLAVA, VIE-NA, BUDAPESTE, CRUZEIRO NO DANÚBIO PRAGA, KARLOVY VARY, BRATISLAVA, VIE-

- CIRCUITO TUDO INCLUÍDO – DE 27 DE MARÇO A 03 DE ABRIL – 8 DIAS

>>> TAMBÉM DISPONÍVEIS:

* FIM-DE-SEMANA NO PINHAL VERDE INTERIOR – VISITANDO: DORNES, SERTÃ, SRA. DA CONFIANÇA, BARRAGEM DO CABRIL, PAMPILHOSA DA SERRA, ALDEIA DA FAJÃ, OLEIROS E ESTREITO – TEARES CABRIL, PAMPILHOSA DA SERRA, ALDEIA DA FAJÃ, OLEIROS E ESTREITO – TEARES CABRIL, PAMPILHOSA DA SERRA, ALDEIA

DO ESTREITO – DESTÍLARIA TÍPICA DE DA FAJÃ, OLEIROS E ESTREITO – TEARES DO ESTREITO – DESTÍLARIA TÍPICA DE DA FAJÃ, OLEIROS E ESTREITO – TEARES

AGUARDENTE DE MEDRONHO - VILA DE REI – NOVIDADE! – DIAS 02 E 03 DE ABRIL* LISBOA DAS SETE COLINAS – NOVI-DADE! – DIA 03 DE ABRIL* MADEIRA – FESTA DA FLOR – 5 DIAS – DE 08 A 12 DE ABRIL* PORTO CULTURAL – PATRIMÓNIO MUN-DIAL DA HUMANIDADE – CASA DA MUSICA – MUSEU DE SERRALVES – PALÁCIO DE CRISTAL – IGREJA DE SÃO FRANCISCO – NOVIDADE! – DIAS 09 E 10 DE ABRIL* CUBA COLONIAL – VISITANDO: HAVANA, SANTIAGO DE CUBA, BAYAMO, CAMA-GUEY, TRINIDAD, CIENFUEGOS E VARADE-RO – 10 DIAS – DE 09 A 18 DE ABRIL* PROGRAMA ESPECIAL: HINO AO EU-SÉBIO – MUSICAL NO COLISEU DOS REC-REIOS - DIA 10 DE ABRIL

>>>> EM DESTAQUE:

* CRUZEIRO NO BÁLTICO – VISITANDO: ALEMANHA, DINAMARCA, SUÉCIA, ESTÓ-NIA E RÚSSIA – EXCURSÕES INCLUÍDAS! ALEMANHA, DINAMARCA, SUÉCIA, ESTÓ-NIA E RÚSSIA – EXCURSÕES INCLUÍDAS! ALEMANHA, DINAMARCA, SUÉCIA, ESTÓ-

– 9 DIAS – DE 04 A 12 DE JUNHO

Page 12: Ds dia 11 03 2016

diário do SUL12 PublicidadeSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016

Passeio a Viseu, Salamanca e Ávila por ocasião do 30º Aniversário do Grupo de Ginastas do Prof. José Manuel Seixas. O grupo convida todos interessados a aderir ao passeio que se realiza de 22 a 25 de Abril de 2016 para o qual ainda existem 10 Lugares disponíveis. Mais esclarecimentos ou inscrições poderá contactar o Prof. José Manuel Seixas – tel: 965064124 ou através dos escritórios da Rainha Santa Isabel Viagens e Turismo Lda., no Edifício Santa Catarina nº12 Loja 4 em Évora ou através do tel: 266747871.da Rainha Santa Isabel Viagens e Turismo Lda., no Edifício Santa Catarina nº12 Loja 4 em Évora ou através do tel: 266747871.da Rainha Santa Isabel Viagens e Turismo Lda., no Edifício Santa Catarina nº12

PASSEIO A SALAMANCA E ÁVILADe 22 a 25 de Abril de 2016 – 4 Dias

PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAÇÃO ANUAL **ALUGUER DE AUTOCARROS**

VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

7100-111 ESTREMOZTelef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraTel: 266 747 871 Fax: 266 747 873

Alvará 668/93

Page 13: Ds dia 11 03 2016

13SociedadeSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

NECROLOGIALISETE FELICIANA

Faleceu dia 10/03/2016, em Évora a senhora Lisete Feliciana, de 83 anos de idade, natural de Sé (Évora), e que residia em Évora.

Dia 11/03/2016, na Igreja Nª Srª Fátima (Bacêlo), às 10:30 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo o funeral para o Cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

UMBELINA ROSA DA ENCARNAÇÃO DA GABRIELAFaleceu no dia 09 de Março de 2016, em Évora, Umbelina Rosa da

Encarnação da Gabriela, de 87 anos, viúva de Manuel da Gabriela, natural de Évoramonte (Santa Maria) e residente em Évoramonte.

Dia 10 de Março de 2016, na capela mortuária de Évoramonte, pelas 11:30 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério de Évoramonte.

Agência Funerária Pestana - Évora – Servilusa

MANUEL ANTÓNIO ESPADINHA OURIVESFaleceu no dia 09 de Março de 2016, em Évora, Manuel António

Espadinha Ourives, de 66 anos, natural de Évora (Sé) e residente em Évora.

Hoje dia 11 de Março de 2016, na igreja da Sagrada Familia (Álamos) - Évora, pelas 10:45 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério do Espinheiro.

Agência Funerária Pestana - Évora – Servilusa

ROSA DE LURDES BAILAROTE SILVEIRAFaleceu no dia 09 de Março de 2016, em Elvas, Rosa de Lurdes

Bailarote Silveira, de 84 anos, solteira, natural de São João Batista – Campo Maior e residente em Campo Maior.

Dia 10 de Março de 2016, na casa mortuária de Campo Maior, pelas 14:00 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério de Campo Maior.

Agência Funerária Campo Maior – Servilusa

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Num local priveligiado na cidade de Évora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

plas salas, espaços circundantes ajardinados, máxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

Aceita IdososResidência para Seniores Vista Alegre

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 385 7000 - 757 ÉvoraTm: 929 372 974

Alvará N.º 2|2014

Pub.

Sua esposa, fi lhas e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, no sábado dia 12 de Março de 2016, pelas 18h30m, na Igreja dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

INÁCIO ANTÓNIOPRATES PEREIRA

Missa de 1.º Aniversário

Seus familiares, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar o falecimento do seu ente querido.Informam que o corpo se encontra em câmara ardente na Igreja da Sagrada Familia (Álamos) - Évora, onde hoje dia 11 de Março de 2016, querido.Informam que o corpo se encontra em câmara ardente na Igreja da Sagrada Familia (Álamos) - Évora, onde hoje dia 11 de Março de 2016, querido.Informam que o corpo se encontra em câmara ardente na Igreja

pelas 10:45 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o Cemitério do Espinheiro - Évora, pelas 10:45 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o Cemitério do Espinheiro - Évora, pelas 10:45 horas, será celebrada encomendação de corpo presente,

agradecendo desde já a quem se dignar a assistir a tão piedoso ato.

MANUEL ANTÓNIO ESPADINHA OURIVESParticipação de Falecimento

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

Esposo, Filha, Netos e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso no dia 13/03/2016, pelas 11h30m, na Igreja dos Álamos,

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso no dia 13/03/2016, pelas 11h30m, na Igreja dos Álamos,

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno

agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

ANTÓNIA JOANA VALDANTAAgradecimento e Missa de 7.º Dia

A esposa e fi lho de José António de Almeida Marreiros, consternados como o seu falecimento (12/02/16) vêm por este meio agradecer a todas as pessoas que manifestaram o seu carinho, conforto e apoio durante e depois da perda do seu ente querido.

Aproveitando para informar que será rezada Missa pelo seu eterno descanso no dia 12/03/16, pelas 18h30m, na Igreja de N.ª Sra. Auxiliadora (Salesianos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

JOSÉ ANTÓNIO DE ALMEIDA MARREIROS

Sua esposa, M.ª Rosa C. Bragança Costa Braga, fi lhos, netos, neta e noras na impossibilidade de o fazer pessoalmente como seria seu desejo participam a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, domingo, dia 13 de Março, pelas 12h00m, na Igreja de S. Mamede, em Évora. Agrade-celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, domingo, dia 13 de Março, pelas 12h00m, na Igreja de S. Mamede, em Évora. Agrade-celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, domingo, dia

cemos desde já a todos os que puderem assistir a este piedoso ato.

ANTÓNIO JOAQUIMCOSTA BRAGAMissa de 30.º Dia

Seu fi lho, nora e netas, na impossibilidade de o fazerem pessoal-mente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas de suas relações e amizade, que será celebrada Missa pelo eterno descanso da sua ente querida, dia 13 de Março de 2016, pelas 10h00, na Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Esperança (CANAVIAIS), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

CLEMENTINA DA SILVAVALERIANO

Missa de 30.º Dia

MãeTantos anos se passaram, desde a tua partida para a casa do Pai

Celeste, no entanto continuas sempre presente nas nossas vidas.Desejamos que Deus te tenha na paz do Céu, assim como nós te

teremos sempre nos nossos corações.Até logo, querida Mãe.

Seus fi lhos, nora, genro, netos e bisneto, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas de suas relações e amizade, que será celebrada Missa pelo eterno descanso da sua ente querida, amanhã, dia 12 de Março de 2016, pelas 09h00, na Igreja de S. Mamede, agra-decendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

MARIA RITA VITORINOVERMELHO AUGUSTO

25 Anos de profundae eterna saudade

O irmão João Boa-Fé e cunhada, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 13 de Março, às 12h, na Igreja de São Braz, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

JOAQUIM FILIPE BOA-FÉMissa de 2.º Aniversário

DR. FRANCISCO AGUILAR, Médico especialista de Otorrinolaringologia,

informa que mudou de instalações, passando a realizaras suas consultas na FISIEVE na Av. São Bento nº10 Évora.

Os contactos telefónicos são os mesmos ( 266 707 086 :: 266 709 491:: 266 704 164 e 925986967 ),

acresce os números 266 701 555 e 266 701 462.

[email protected]

Page 14: Ds dia 11 03 2016

diário do SUL14 EntretenimentoSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016

Pub.

07:00 Zig Zag11:25 Matança da Páscoa - Memórias do 11 de Março de 197512:18 A Vida nas Grandes Áreas Húmidas13:13 Liberdade 2114:10 Ciclismo: 74ª Edição Paris-Nice15:55 Zig Zag20:38 Cougar Town21:00 Jornal 221:48 Página 222:07 A Herança23:09 Já vi este filme23:11 Trilogia das Cores - Azul00:46 Já vi este filme00:54 A Minha Tese01:21 A Fé dos Homens01:54 Californication02:24 Sociedade Civil03:26 Euronews06:32 Repórter África - 2ª Edição

06:00 Edição da manhã

08:30 A vida nas cartas - o dilema

10:15 Queridas manhãs

13:00 Primeiro jornal

14:45 Dancin days

16:00 Grande tarde

19:10 I love paraisópolis

19:57 Jornal da noite

21:40 Coração d ouro

22:55 Poderosas

23:55 A regra do jogo

00:55 O turno da noite

02:45 Podia acabar o mundo

03:20 Televenda

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:18 Os Nossos Dias15:04 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:08 O Preço Certo20:00 Telejornal21:00 Sexta às 921:51 The Big Picture22:50 O Desastre Nuclear de Fukuxima23:52 5 Para a Meia-Noite01:02 Ciclismo: 74ª Edição Paris - Nice01:41 Arrow02:27 O Último Apaga a Luz03:22 Os Nossos Dias04:43 Televendas06:00 Pela Sua Saúde

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO RTP 1 RTP 2 SIC TVI

06:00 Edição da manhã

08:30 A vida nas cartas - o dilema

10:15 Queridas manhãs

13:00 Primeiro jornal

14:45 Dancin days

16:00 Grande tarde

19:10 I love paraisópolis

19:57 Jornal da noite

21:40 Coração d ouro

22:55 Poderosas

23:55 A regra do jogo

00:55 O turno da noite

02:45 Podia acabar o mundo

03:20 Televenda

O Centro Cultural e Despor-tivo Desportalegre, organizou uma sessão de jogos recreativos com os utentes do Centro Social Nossa Senhora da Esperança, de Monte Carvalho.

Joaquina Ferreira, foi a vence-dora dos jogos seguida de Maria Helena e João Raimundo.

Os utentes poderão testar os seus dotes de pontaria com

DESPORTALEGRE DIVERTE IDOSOS MONTE CARVALHO

uma pistola besta e com flechas e setas passando uma manha di-vertida vibrando com os acertos e falhanços de cada um.

Celebrada, em Portugal, desde 2009, e em Montemor-o-Novo, desde 2012, a Hora do Planeta é uma iniciativa global da rede WWF (World Wildelife Found), que visa alertar para a questão das alterações climáticas, numa perspetiva integrada de travar a degradação do meio ambiente e construir um futuro em que o homem viva em equilíbrio com a natureza.

Tendo por base este objetivo e preocupado com estas ques-tões, desde 2012 que o Município, no âmbito da campanha Agir pela Energia, adere a esta iniciativa, desligando, simbolicamente, durante uma hora, as luzes de alguns dos edifícios municipais, no-meadamente, arquivo municipal, piscinas recreativas municipais, piscina coberta municipal, escola Conde Ferreira, centro juvenil e muralhas do castelo.

Sob o lema “Faça brilhar uma luz sobre a ação climática”, e ten-do-se iniciado já a contagem decrescente para a Hora do Planeta, que se celebra mundialmente no próximo dia 19 de Março, entre as 20h30 e as 21h30, o Município de Montemor-o-Novo promove a realização de uma caminhada sustentável. Esta caminhada, com um percurso de cerca de 4km, passará por todos os locais onde as luzes tiverem sido desligadas no âmbito da Hora do Planeta, numa lógica de alertar para este flagelo verdadeiramente global e mundial que são as alterações climáticas.

Em todo o mundo, milhões de pessoas mostram o seu apoio a esta iniciativa global em defesa do ambiente. Em Montemor, eu vou…Tu vais?

PERCURSO DA CAMINHADA HORA DO PLANETA 2016.

Hora do Planeta 2016 VIDA RELIGIOSAFesta anual da LASE

No próximo dia 19 de Março, a LASE (Liga dos Amigos Seminaristas de Évora) vai efectuar a sua FESTA ANUAL, em Vila Viçosa, integrada no Ano Jubilar da Misericórdia e com a presença de D. José Alves, arcebispo de Évora. Fazemos um veemente apelo a todos os antigos alunos dos Seminários de Évora, residentes nos vários pontos do País, para que compareçam em força, pois o Programa é aliciante:

10h30 - Assembleia Geral com a homenagem ao seu Presidente, doutor Manuel Ferreira Patrício, sendo oradores: Pe. Fernando Mar-ques (Presidente da Direcção), dr. José Augusto Pinho Neno (Lasista), doutor Luís Sebastião (Universidade de Évora).

12h30 - Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, com passagem pela “Porta Santa”.

13h30 - Almoço no refeitório do Seminário dos Agostinhos.Notas: 1 - Como já não falta muito tempo, pedimos a todos os

que queiram participar na Festa Anual, para o comunicarem, pre-ferencialmente, aos Delegados Regionais: Albino Pereira (Norte): 917549273/255649154; António Terras da Fonte (Beiras): 968158424/271237083; Francisco Ricardo (Lisboa): 967028343; Mário Louro (Centro): 914162033/262919641. Na Zona Sul podem contactar: Pe. Manuel Ferreira: 968036693 e Eduardo Pina: 967099752.

Quem quiser contactar directamente o Seminário de Vila Viçosa, o n.º telefone é: 268886030.

2 - Dirijo um convite especial a todos os Lasistas do Curso de 1950-51 (inaugurou o convento dos Agostinhos como a segunda casa do Seminário Menor de S. José), para participarem na homenagem ao seu colega de Curso: Manuel Ferreira Patrício.

3 - Também faremos uma breve evocação do saudoso António Joaquim C. Braga (Delegado da Região do Alentejo e grande cola-borador da Lase), recentemente falecido.

O Presidente da DirecçãoPe. Fernando Marques

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – CentralESTREMOZ – Carapeta IrmãoÉVORA - Rebocho PaisMONTEMOR-O-NOVO – FreitasMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Holon RedondoREGUENGOS MONSARAZ – MartinsVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – DiasALMODÔVAR – AureaALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – J. DelgadoCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – Misericórdia

FERREIRA DO ALENTEJO – Fialho MOURA – Ferreira da CostaSERPA – CentralVIDIGUEIRA – Costa

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de AvizCAMPO MAIOR – CentralCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – CostaFRONTEIRA – Costa Coelho GAVIÃO – Mendes; Pimentel MONFORTE – JardimNISA – Seabra; ModernaPONTE DE SÔR – Varela Dias PORTALEGRE – ChambelSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – MisericórdiaGRÂNDOLA – Moderna; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – BarradasSINES – Atlântico

Farmácia de Serviço

Page 15: Ds dia 11 03 2016

15EmpresarialSEXTA-FEIRA , 11 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

F

Loja eborense oferece valor do IVA em vários artigos

n Marina PardalFotos Exclusivas

Pub.

As instalações da Motodiana quando abriu em 1993 As actuais instalações da Motodiana, no Bairro da Torregela Aspecto do salão de exposição da Motodiana

oi a 13 de março de 1993 que Carlos Cabeça, Joaquim Gaiato, José Nunes e Luís Gancho

inauguraram a Motodiana, concessionário Honda em Évora.

Um dos sócios-gerentes, José Nunes, recordou que “a nossa loja começou por estar situada na Avenida de S. Sebastião”, salientando que “em 1997, mu-dámos para o espaço onde nos

MOTODIANA comemora 23.º aniversário com descontospara os clientes

encontramos atualmente, no Bairro da Torregela”.

Acrescentou que “neste mo-mento, já nos deparamos com algumas dificuldades de espaço e está em mente a ideia de ex-pandir o edifício, mas ainda não temos nada de concreto”.

José Nunes referiu que “ao longo destes 23 anos, já passá-mos por várias fases, até porque o mercado tem tido umas épocas melhores e outras piores”, ga-rantindo que “temos conseguido suportá-las e cá estamos para ultrapassar mais 230 anos, pelo menos”.

De acordo com o mesmo responsável, “a nossa equipa é constituída por oito pessoas”, apontando que “tem havido algum crescimento da marca Honda e das gamas que temos”.

Destacou ainda que “tem havido um crescimento ao nível do apoio que prestamos na parte da oficina, pois temos cada vez mais capacidade de resposta”, focando que “damos assistência a todas as marcas”.

No que diz respeito à ce-lebração deste aniversário, o sócio-gerente da empresa frisou que “desde há alguns anos para

cá, temos vindo a fazer uma cam-panha promocional nesta altura para assinalar a data”.

Explicou que “como este ano assinalamos o 23.º aniversário e sendo a taxa de IVA de 23 por cento, associámos esta ideia, tal como outras superfícies comer-ciais já têm feito, e fazemos a oferta do valor do IVA”.

Como tal, a Motodiana está a oferecer o valor do IVA em quase toda a gama de capacetes, blu-sões, botas, pneus e acessórios em stock. A campanha é válida até amanhã, sendo necessário consultar as condições da pro-

moção.José Nunes realçou ainda que

“este ano, não vamos estar aber-tos no dia do aniversário, porque estamos envolvidos em outras iniciativas que acontecem neste fim de semana”, ressalvando que “no sábado, a loja vai estar aberta das 9h30 às 18 horas”.

A esse respeito, disse que “o Clube Português de Maxi Scoo-ters vai promover uma iniciativa que consiste em realizar um percurso de 1000 quilómetros, com três motos Honda, no qual um grupo de pessoas vai fazer o percurso Évora-Beja-Évora du-

rante 24 horas, desde as 9h30 de sábado até às 9h30 de domingo”, explicitando que “a Motodiana vai estar aqui a dar apoio logísti-co ao evento”.

Para além disso, “há nove anos que o Moto Clube Virtual promove um evento aqui em Évora chamado Migas Day, de-correndo esse almoço amanhã, na sede dos Cantares de Évora”, sublinhou José Nunes.

A Motodiana está localiza-da na Rua da Indústria n.º 9, no Bairro da Torregela, em Évora. Mais informações pelo telefone 266 736 333 ou em

Page 16: Ds dia 11 03 2016

Pub.

ANO: 47.º NÚMERO: 12.729 PVP: 0,75€ SEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO DE 2016

PORTALEGREExposição de pintura

abre sábado

A galeria de São Sebastião, em Portalegre, vai acolher, a partir de sábado, a exposição de pintura “Momentos”, da autoria de Rui Carruço.

A mostra, composta por 20 quadros, vai ser inaugurada pelas 17:00 e estará patente ao público até ao dia 15 de maio.

A cerimónia inaugural vai ser animada pela Escola da Sociedade Musical Euterpe de Portalegre.

BEJADeputado do PS

defende alargamentode Alqueva

O deputado socialista eleito por Beja, Pedro do Carmo, revelou ter defendido junto do ministro da Agricultura a importância do empreendimento de Alqueva como “fator de desenvolvimento regional prioritário”, sobretudo no que respeita à “necessidade estratégica de alargar a área de regadio” em mais 45 mil hectares.

Apesar do compromisso feito pelo ministro Capoulas Santos sobre a intenção do governo em criar as condições de financiamento comunitário, através do “plano Juncker”, para a execução do projeto de alargamento, o deputado socialista disse ter obtido a informação de que “esse financiamento não foi considerado, nem defendido pelo governo anterior e que o atual está a preparar uma solução”.

Feira da Saúde abre na

segunda-feira

O Agrupamento de Escolas José Régio, em Portalegre, vai promover, a partir de segunda-feira, uma Feira da Saúde, destinada a sensibilizar a comunidade escolar para as “boas práticas” ao nível da saúde e educação.

O certame, que vai na oitava edição, estende-se até ao dia 18 deste mês nas oito escolas do agrupamento e nas instalações do Mercado Municipal de Portalegre.

A Feira da Saúde terá uma vertente preventiva de informação e rastreio, “workshops” e ateliers sobre desporto, ciência, arte e expressões plásticas.

ÉVORAa Jigsaw

dá concertoA banda de blues e folk a

Jigsaw, constituída pelo duo multi-instrumentista João Rui e Jorri, vai dar um concerto, hoje, na sede da Sociedade Harmonia Eborense (SHE), em Évora.

O concerto serve de apresen-tação do mais recente álbum da banda de Coimbra, intitulado “No True Magic”, estando a pri-meira parte do espetáculo reser-vada para a sua banda de suporte, os The Great Moonshiners Band.

Terras sem Sombra apresenta em Sines “ópera sem vozes”

sobretragédia na SíriaUma “ópera sem vozes” de

reflexão sobre “a tragédia que assola” a Síria, o segundo espetáculo e o “mais insólito” do Festival Terras sem Sombra deste ano, vai ser apresentada no sábado, em Sines, no litoral alentejano.

A ópera “Sempre/Ainda” vai ser apresentada a partir das 21:30, no Centro de Artes de Sines, no distrito de Setúbal, refere o organizador do festival, o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja.

Autoridades portuguesas estão a analisar listaligada ao Estado Islâmico

A ministra da Administração Interna indicou em Bruxelas, que as autoridades portuguesas estão a analisar a lista com dados de elementos ligados ao grupo extremista Estado Islâmico, mas referiu que não é de esperar “nenhuma novidade” quanto a cidadãos portugueses.

“Neste momento as autoridades portuguesas estão naturalmente a trabalhar com as suas congéneres para analisar não só a veracidade dessa lista, como o seu conteúdo (…) Todos sabemos que existem alguns nomes de lusodescendentes que aderiram às fileiras do Daesh (acrónimo do autoproclamado Estado Islâmico) e que estão perfeitamente monitorizados pelas nossas autoridades, e portanto aí não há nenhuma novidade que possamos esperar”, afirmou Constança Urbano de Sousa, à margem de uma reunião de ministros do Interior da União Europeia.

A ministra afirmou que a questão da cooperação e troca de informações entre os Estados-membros “nem

sequer foi um tema que tivesse levantado qualquer alarido” na reunião de hoje em Bruxelas, e garantiu que “as autoridades portuguesas estão a trabalhar com as suas congéneres de acordo com os mecanismos normais de cooperação internacional, que estão perfeitamente estabelecidos e a funcionar”.

“Neste momento, a informação que eu tenho é que as autoridades portuguesas têm acesso a essa lista, e estão neste momento a analisar”, concluiu.

Fonte da Polícia Judiciária (PJ) indicara que a Unidade Nacional de Combate do Terrorismo (UNCT) da PJ está a analisar a lista que a televisão britânica Sky News revelou ter recebido, das mãos de um jihadista arrependido.

De acordo com a estação televisiva, a documentação recebida contém nomes de cidadãos de pelo menos 51 nacionalidades diferentes que se juntaram ao grupo extremista, incluindo contactos telefónicos ativos e moradas.

PR diz que candidatura de

Guterres à ONU é “a favor de todos”

O Presidente da República disse ontem que a candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas é “con-gregadora” e “a favor de todos”, considerando que se o ex-pri-meiro-ministro for eleito será “brilhante” no cargo.

“É uma candidatura a favor de todos, congregadora, baseada no extraordinário mérito do candidato e assente na certeza de que, caso seja eleito, António Guterres será um brilhante secretário-geral das Nações Unidos”, afirmou o chefe de Estado, numa intervenção na apresentação de cumprimentos pelo corpo diplomático, que decorreu no Palácio da Ajuda.

Considerando que António Guterres “valorizará a ONU e fará com a inteligência e capacidade que todos lhe reconhecerem a ponte entre as nações”, o novo Presidente da República introduziu mesmo aquilo que chamou de “nota pessoal” admitindo que o ex-primeiro-ministro e antigo Alto-Comissário para os Refugiados “é certamente o vulto mais brilhante” da sua geração.