ds dia 03 02 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUARTA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO DE 2016 ANO: 46.º NÚMERO: 12.703 Reguengos de Monsaraz Avança projecto para ‘jovens’ com insucesso e abandono escolar .... PÁG. 5 Vidigueira Homem morre em acidente com máquina agrícola .... PÁG. 8 Exposição no Centro de Artes Sines recorda “Schindler de la raia” .... PÁG. 3 SDPSul — Seminário “Competências da Profissão Docente para o Século XXI” Escola inclusiva continua a ser o grande desafio do ensino em Portugal .... PÁG. 5 Norberto Patinho apresentou projecto de resolução para ser discutido do futuro hospital de Évora Em “defesa intransigente” da construção .... PÁG. 2 Esta quarta-feira pode representar um passo decisivo rumo à construção do futuro hospital central de Évora, orçado em cem milhões de euros. Na agenda da Comissão Parlamentar de Saúde deve hoje estar a ser discutido o projeto de resolução apresentado sexta-feira na Assembleia da República pelo deputado do PS eleito por Évora, Norberto Patinho. “Vamos fazer a defesa intransigente da necessidade do novo hospital para a região, que deverá ser construído nesta legislatura”, justifica o parlamentar ao “Diário do Sul”. Uma escola verdadeiramente inclusiva, onde todos são tratados como cada qual. Um ensino onde a teoria seja associada à prática, o chamado ensino dual, e a valorização do ensino profissional. Foram estas as principais ideias subjacentes ao seminário dinamizado pelo SDPSul.

Upload: diario-do-sul

Post on 25-Jul-2016

243 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 03Fevereiro2016

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 03 02 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUARTA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO DE 2016

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.703

Reguengos de MonsarazAvança projecto para ‘jovens’com insucesso eabandono escolar

.... PÁG. 5

VidigueiraHomem morreem acidentecom máquinaagrícola .... PÁG. 8

Exposição noCentro de Artes

Sines recorda“Schindlerde la raia” .... PÁG. 3

SDPSul — Seminário “Competências da Profissão Docente para o Século XXI”

Escola inclusiva continua a ser o grande desafio do ensino em Portugal .... PÁG. 5

Norberto Patinho apresentou projecto de resolução para ser discutido

do futuro hospitalde Évora

Em “defesa intransigente” da construção

.... PÁG. 2

Esta quarta-feira pode representar um passo decisivo rumo à construção do futuro hospital central de Évora, orçado em cem milhões de euros. Na agenda da Comissão Parlamentar de Saúde deve hoje estar a ser discutido o projeto de resolução apresentado sexta-feira na Assembleia da República pelo deputado do PS eleito por Évora, Norberto Patinho. “Vamos fazer a defesa intransigente da necessidade do novo hospital para a região, que deverá ser construído nesta legislatura”, justifi ca o parlamentar ao “Diário do Sul”.

Uma escola verdadeiramente inclusiva, onde todos são tratados como cada qual. Um ensino onde a teoria seja

associada à prática, o chamado ensino dual, e a valorização do ensino

profi ssional. Foram estas as principais ideias subjacentes ao seminário

dinamizado pelo SDPSul.

Page 2: Ds dia 03 02 2016

2 RegionalQUARTA-FEIRA , 3 DE FEVEREIRO DE 2016 diário do SUL

Pub.

n Roberto Dores

E sta quarta-feira pode representar um passo decisivo rumo à

construção do futuro hospital central de Évora, orçado em cem milhões de euros. Na agenda da Comissão Parlamentar de Saúde

deve hoje estar a ser discutido o projeto de resolução apresentado sexta-feira na Assembleia da República pelo deputado do PS eleito por Évora, Norberto Patinho. “Vamos fazer a defesa intransigente da necessidade do novo hospital para a região, que deverá ser construído nesta legislatura”, justifica o parlamentar

ao “Diário do Sul”, lamentando que o processo que chegou a estar em curso “tenha sido interrompido nos últimos quatro anos com o governo de direita”.

Norberto Patinho recorda como as instalações do atual hospital do Espírito Santo já estão obsoletas, tendo ultrapas-sado o prazo de validade.

“Quando se fez o projeto do novo hospital, foi apontado o prazo limite para o ano 2014 a 2015. Ou seja, o prazo já foi ultrapassado”, sublinha, acres-centando que o edifício está à beira da rutura e isso pode levar ao encerramento de serviços importantes devido à falta de condições hospitalares.

“As instalações nunca foram originalmente desenhadas para um hospital de agudos. Os edifí-cios que existem atualmente são unidades mal dimensionadas, com muitos constrangimentos em relação às necessidades. E, sobre-tudo, apresentam enormes riscos em termos de segurança para os doentes”, insiste, alertando ainda para os condicionalismos impos-tos pelos dois edifícios separados por uma via rodoviária. “É caricato e não facilita nada os cuidados de saúde que são prestados”, diz o deputado, lamentando que até aos dias de hoje não se tenha concretizado o projeto de cons-trução desenhado em 2007, apesar de ter chegado a ser total-mente aprovado.

“Ainda há cerca de 2 milhões de euros que foram investidos neste processo. É lamentável que tenhamos estado todo este tempo

parados”, insiste, justificando que também por isso este projeto de resolução “tem como objetivo ser um elemento facilitador e incen-tivador do Governo para que retome um projeto fundamental para a nossa região”, descreve Norberto Patinho.

E quanto ao orçamento de cem milhões de euros? O parlamentar eleito pelo círculo de Évora não duvida do retorno que a nova unidade de saúde irá potenciar. “Cem milhões de euros é o que custa o funcionamento das atuais instalações em dois anos, que só têm cinco blocos operatórios e insuficientes camas nas unidades de internamento. Este projeto não é um capricho local, mas uma necessidade nacional ao nível do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, sublinha.

Norberto Patinho resume ainda que a futura infraestrutura vai permitir “ganhos de eficiência a nível regional e elevados graus de satisfação dos utentes numa região que tem indicadores de resultados muito inferiores à média nacional”, destacando ainda o projeto já anunciado pelo

ministro da Saúde, segundo o qual o Alentejo vai ser a região piloto na aplicação de várias medidas destinadas a reforçarem o SNS.

Recorde-se que, como o “Diá-rio do Sul” já tinha avançado, também o Grupo Parlamentar do PCP entregou na Assembleia da República um projeto de resolu-ção com o objetivo de avançar com o novo hospital eborense, que também deverá ser discutido hoje.

Já em recente entrevista ao nosso jornal, Norberto Patinho tinha revelado os primeiros desenvolvimentos sobre o tema na nova legislatura, avançando que este projeto lhe estava a ocupar bastante tempo nestes dois meses de atividade parlamen-tar, tendo realizado “diversos os contactos com governantes”. Patinho congratulava-se com os passos que tinham sido dados por parte do Ministério da Saúde, em articulação com outros minis-térios, como Infraestruturas e Planeamento, no sentido de se construir para breve um novo hospital em Évora.

Projecto de resolução discutido hoje

Deputado do PS faz“defesa intransigente”da construção do futuro hospital de Évora

Norberto Patinho,deputado do PS eleito por Évora na Assembleia da República

Page 3: Ds dia 03 02 2016

3Tema de AberturaQUARTA-FEIRA , 3 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

Pub.Pub.

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

1 – Volta a ser falado o futuro Hospital Central de Évora. Começou a ser idealizado naquele local há mais de 40 anos.

De vez em quando vem à baila a ideia e os políticos no Parlamento encorajam-se a falar do projecto que já tem barbas e que ora é lembrado ora logo esque-cido. Renovam-se agora as vontades e as vozes que apoiam a sua construção parecem decididas a não desistir.

Seria um grande benefício para o Alentejo não só para quem cá reside como para os turistas que tantos são e por aqui passam. Todos os alentejanos devem envolver-se na campanha de entusiasmo para que o Governo apoie a sua construção. Oxalá seja.

2 – O ministro Eduardo Cabrita que tem larga experiência no sector disse há dias que o Governo tem o objectivo de concretizar a descentralização de competências para as autarquias e reforço da sua autononia local.

O Poder Local pode ser exercido e alargado desde que lhe deêm meios e é a melhor forma de desenvolvimento Regional para apagar os maus efeitos da corrida ao Litoral. O interior do País carece de dinâmica.

Já Alexandre Herculano o afi rmava há mais de um século.

(...)Todos os alentejanos

devem envolver-se na campanha

de entusiasmo para que o

Governo apoie a sua constru-

ção(...)

Breves

Falta acender a luzNa Avenida Sanches Miranda em Évora o Muni-

cípio (e bem) colocou candeeiros para iluminar o espaço público ajardinado frente às moradias novas.

Só que estão lá há 6 meses mas não acendem.Alertamos o Município pois a zona é escura.

M.L.S.

Comentário

Até ao próximo dia 13 de feve-reiro, decorre no átrio do Centro de Artes de Sines, a exposição “Fi-lhos de Espanha: A Ação do Tenente Seixas na Guerra Civil Espanhola”.

Numa iniciativa do Município de Sines, exposição foi produzida pelo Arquivo Municipal e pela

Vidigueira: Acidente mataNa Herdade das Donzelas um acidente em

máquina agrícola causou a morte de um traba-lhador agrícola. Bombeiros e GNR acudiram ao sinistro mortal.

•Redondo: Acidente ferePor queda do telhado na obra do Mercado

fi caram feridos dois operários e um deles foi levado de helicóptero para o Hospital de Santa Maria em Lisboa.

Agricultura e IVAOs pequenos agricultores que facturem até

10 mil euros podem pedir até fi m de Fevereiro o reembolso do IVA.

Salvou centenas de espanhois

Sines recorda “Schindler de la raia” Biblioteca Municipal locais, com recurso à documentação da família Seixas Aguiar e ao apoio de Dulce Simões, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Em 1936, contra as ordens do governo português, o tenente Seixas salvou de uma provável morte centenas de republicanos espanhóis fugidos às forças de Franco, mantendo-os num campo de refugiados em Barrancos.

Para lá da sua história coragem e civismo, acresce a particularidade de o tenente Seixas se radicado em Sines, primeiro como militar e, mais tarde, como empresário e autarca.

A exposição pode ser visitada

todos os dias, entre as 10 e as 20 horas e foi complementada por duas atividades, ambas a realizadas no dia 27 de janeiro. Dulce Simões, em conversa com os alunos das es-colas de Sines, recordou a ação do Tenente Seixas e o que foi a Guerra Civil de Espanha. No mesmo dia foi projetado o documentário “Os Refugiados de Barrancos”, das Producciones Mórrimer, a que se seguiu um espaço de debate.

Em memória das vítimas do Holocausto, o dia 27 de janeiro tem sido marcado na Biblioteca Municipal de Sines por uma abor-dagem diferenciada à II Guerra Mundial, com atividades dedicadas à comunidade escolar e ao público em geral.

Page 4: Ds dia 03 02 2016

diário do SUL4 OpiniãoQUARTA-FEIRA , 3 DE FEVEREIRO DE 2016

Pub.

CENTRO CLÍNICODE ÉVORA, LDA

R. Stª. Catarina - Edifício Santa Catarina - Escritório n.º 67000-516 ÉVORA - Telef.: 266 749 840 - Fax.: 266 749 849

Dr.ª Deonilde Cabral- Clínica GeralDr. Francisco Martins- UrologistaDr.ª Clara Rosa- PsiquiatraDr.ª Margarida Crujo- PedopsiquiatraDr. Aires Ramos- Medicina Interna

Dr. António Daskalos - PsiquiatraProf. Dr.ª Sofia Tavares - Psicóloga ClínicaDr.ª Teresa Oliveira e Castro- PediatraDr. Pedro Santos - NutricionistaDr.ª Marisa Carriço - Terapêuta da Fala

Pub.

A aritmética é o ramo da ma-temática que lida com números e com as operações possíveis entre eles. É o ramo mais antigo e mais elementar da matemática. Resumi-damente são quatro as operações matemáticas; ou seja: a adição, sub-tracção, multiplicação e divisão.

Tais operações, no entanto, podem ser realizadas com o uso de ferramentas, o que não lhes tira o carácter aritmético. E, independen-temente das divergentes análises que os números sempre permitem, a verdade é que a aritmética é como o algodão. Nunca engana!

Vem isto a propósito para sublinhar as três derrotas que o Partido Socialista sofreu nas últi-mas 3 eleições, para a Assembleia Regional da Madeira, Legislativas e Presidenciais. Em todas, o Partido Socialista foi derrotado; ou seja: ficou a zero!

Lembremos que António Costa candidatou-se a líder do Partido Socialista, por entender que as vi-tórias de António José Seguro eram “poucachinho”!

Apesar de tudo, o certo é que António Costa venceu! Chegando, assim, a Primeiro-ministro. Na realidade, para António Costa, as derrotas não contam. Ele, nunca perde; razão, aliás, porque lidera o governo mais instável do planeta terra.

Dificilmente encontram no mundo, um outro líder, que per-dendo por muitos ou por “pouco-chinho” mantém, igualmente, o seu lugar. Parecido, mesmo, talvez só talvez em marte!

Indiferente aos resultados

O ALGODÃO NÃO ENGANANotaSoltas

n Carlos d’Almeida

Lurdes Pratas NicoE-mail: [email protected]

Histórias de Vida...

n Diamantino Dias

António Costa iniciou este ano, aumentando o salário mínimo, pu-blicitando menos IRS, prometendo mais consumo, devolvendo mais fe-riados e apregoando mais despesa pública. Na semana passada, baixou o IVA da restauração (não precisa-mente como havia sido prometido) e, anunciou menos horas de traba-lho para a função pública.

António Costa continua, en-tusiasmadíssimo, no seu lugar de chefe de um governo, num país cor-de-rosa, apoiado por uma uto-pia de esquerda.

Esta onda de optimismo, desta irrealíssima coligação, pretende esconder os riscos económicos que o País poderá ter que suportar, num eventual confronto com Bru-xelas, face a tanta irracionalidade económica.

A Comissão Europeia alertou. A UTAO avisou. O Conselho de Finan-ças Públicas criticou. As agências de “rating” advertiram. E. finalmente, a única das quatro agências de nota-ção que o BCE utiliza e que mantém Portugal acima de lixo, a DBRS, vem juntar-se ao coro de críticas.

Todavia, quem ouvir António Costa, sobre a seu “esboço” de or-çamento, pensará que, afinal, anda toda a gente enganada!

Será possível que sejam o Go-verno e a maioria que o apoia os únicos a ver bem as contas? Há razão para tanta crítica? Eis uma discussão para os próximos meses, seguramente.

Entretanto, António Costa per-sistirá em levar a sua avante, com o apoio da coligação de esquerda; para quem basta a coragem, para se opor a Bruxelas.

Ora, a aritmética, para além de elementar, é uma ciência exacta. Na verdade, tal como o algodão nunca engana. E segundo cremos, a coisa começa a ficar preta!

O presente texto foi elaborado segundo as regras do anterior acordo ortográfico.

A alfabetização significava um processo formativo de ensino e aprendizagem tendo em vista a aquisição de conhecimentos e sa-beres essenciais na área da literacia e da numeracia. Havia, até, quem explicasse que esse processo per-mitia a cada pessoa “aprender a ler, escrever e contar”.

Hoje, somos confrontados com uma vida que convoca novas com-petências e, por isso, esses saberes já não são suficientes. Este proces-so de aprendizagem permanente é visível em diferentes áreas como as línguas, a comunicação e a relação com os outros, as tecnologias de informação e comunicação, a eco-nomia, etc.

Esta necessidade de as pessoas aprenderem sempre e em diferen-tes contextos, levou a que muitos países tomassem medidas e assu-missem, como prioritária, a criação de programas de alfabetização/competências básicas.

Portugal deu alguns passos importantes nessa matéria, mas nunca se conseguiu instituir um programa duradouro, capaz de sobreviver às mutações resultantes das diferentes opções políticas nesta matéria.

Em consequência disso, há, hoje, uma enorme distância entre a teoria (e o que se legislou, en-tretanto) e a prática, em matéria de literacia. Esse é um facto indes-mentível, se pensarmos que Portu-

SERÁ ASSIM TÃO DIFÍCIL?gal, ainda, apresenta meio milhão de portugueses que não sabem ler nem escrever (analfabetismo literal), ou aqueles que tendo, aprendido a ler e a escrever, neces-sitam de uma reactualização dessas competências (analfabetismo fun-cional), de forma a poderem, no seu quotidiano, tirar pleno usufru-to dessas capacidades, quando por exemplo, são confrontados com o preenchimento de um formulário de IRS, ou com os termos de um contrato a assinar, que são tarefas que implicam saber ler e compre-ender aquilo que está escrito.

Como dar resposta a tan-tas pessoas sem as condições básicas do ponto de vista da alfabetização, sendo que tais condições são (e sempre foram) fundamentais para o exercício de uma cidadania plena e de uma vida com dignidade?

Em Portugal, é reconhecido que ainda não houve vontade nem sensibilidade políticas para empre-ender um projecto sério e dura-douro em matéria de literacia de adultos. E não é falta de dinheiro. É, sobretudo, falta de organização e de ambição, enquanto país.

O Plano Nacional de Alfabetiza-ção e Educação de Base de Adultos (conhecido pela sigla PNAEBA, 1979), cujo objectivo era erradi-car o analfabetismo que grassava na sociedade portuguesa, parece continuar a fazer sentido, passados tantos anos. Ainda conseguiríamos – em articulação com as associa-ções locais, as escolas e as insti-tuições de ensino superior (por exemplo, através dos cursos de formação de professores) e com a disponibilidade de muitos profes-sores já aposentados – de cumprir o desígnio nacional de propor-cionar a todos os portugueses a oportunidade de aprenderem a ler e a escrever.

Logo na noite eleitoral do passado dia 24 de Janeiro, todos assistimos como, toda a direita de imediato relançou a campanha ig-nóbil contra as medidas em curso, usando os argumentos mais sórdi-dos contra os valores de Abril e a Constituição da República. Às hie-nas nacionais, juntaram-se algumas outras como, por exemplo,a União Europeia, mantendo uma pressão intimidatória para com o governo e outras instituições nacionais, mas em particular contra o Partido Comunista Português, numa clara intromissão nas decisões de um País soberano e nos seus órgãos institucionais.

Foi sintomático verificar que tanto o PSD como Paulo Portas e a sua “fotocópia” Assunção Cristas na própria noite eleitoral voltaram a desferir brutais argumentos contra as soluções democráticas de gover-nação, bem como teciam loas ao próximo Presidente da República, numa clara ansiedade de ajustar contas com os trabalhadores e o povo português, pela derrota que por este lhes foi imposta nas eleições legislativas. Mas a ofensi-va da direita encontrou ainda eco na imprensa dominante e outras vozes que sem o menor sentido desferiram violenta campanha contra o Secretario Geral do PCP Jerónimo de Sousa, a propósito de uma afirmação deste sobre o termo”engraçada ou engraçado” como se este estivesse a dirigir tal termo a uma das candidatas à Presidência da Republica. Isto originou escritos ignóbeis, tanto na imprensa do sistema, como na redes sociais, as mesmas vozes pri-maram pelo silêncio quando, em 17 de Janeiro, um dirigente do BE afir-

AS HIENAS NÃO PERDOAMmou semanas antes que “ A única candidata que tem um projecto po-lítico claro nestas eleições é Marisa Matias” numa clara ofensa a outras candidaturas,designadamente a de Edgar Silva, é perigoso que alguns não entendam que o adversário é a direita revanchista que tudo está a fazer para voltar ao passado recente de Passos Coelho/Paulo Portas.

Toda esta ofensiva da direita tem dois objectivos, por um lado tentar esconder as conquistas já alcan-çadas pelo trabalhadores e pelas populações onde se inscrevem:tra-var a concessão e privatização das empresas de transportes terrestres de passageiros; alterar o regime de protecção de invalidez; revogar medidas lesivas da dignidade dos professores e adoptar formas de avaliação para a melhoria do suces-so e aprendizagem escolar; repor o direito das mulheres à IVG sem pressões nem constrangimentos; repor os complementos de reforma roubados aos trabalhadores das empresas do Sector Empresarial do Estado; proteger a morada de família face a penhoras decorrentes de execuções fiscais; avançar no sentido da proibição dos bancos alterarem unilateralmente as taxas de juro e da alteração das regras dos contractos de comunicações electrónicas; eliminar o corte dos feriados retirados pondo fim a qua-tro dias de trabalho não remune-rado, aumento do salario mínimo nacional para 530ˈ, o PCP continua a lutar pelos 600ˈ, e algumas destas conquistas tem encontrado difi-culdades na actual Presidência da Republica que com alguns vetos se junta à campanha da direita contra os valores de Abril.

Mas toda esta ofensiva tem ou-tro objectivo, o desviar as atenções da luta em curso, como por exem-plo a última greve da Administração Pública que se saldou por enorme participação e muitas outras que es-tão em curso. A Luta de hoje passa também por uma maior circulação da informação e discussão para permitir a todos,agir para continu-ar Abril.

Mourão: Festival TaurinoFoi um êxito com praça cheia o Festival Taurino de Mourão que

abre a época em Portugal. Foram lidados novilhos Murteira Grave.O cavaleiro Rui Fernandes teve boa actuação.A pé destaque para as faenas de Finito de Cordoba; Juan Padilla;

Juan Batista; Fernando Robleno e Manuel Dias Gomes.O Grupo de Forcados de Santarém foi também muito ovacio-

nado.

Breves

Page 5: Ds dia 03 02 2016

5RegionalQUARTA-FEIRA , 3 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

U

ÉVORABloco de Esquerda elege nova coordenadora distrital

O Bloco de Esquerda (BE) elegeu a nova comissão coordenadora distrital de Évora, liderada pela jurista Maria Helena Figueiredo, em eleições realizadas no fim de semana, às quais concorreu uma única lista, anunciou o partido.

Bruno Martins, Sandra Dias, Hermógenes Ribeiro, Amália Oliveira, João Ferro e Rosália Correia são os outros elementos deste órgão distrital do BE.

Maria Helena Figueiredo, 61 anos, é membro da mesa nacional do partido e foi candidata à Câmara de Évora nas autárquicas de 2013.

MORA

“Mês das Migas”nos restaurantesdo concelho

A terceira edição do “Mês das Migas” começou em Mora, com os promotores a prever servir mais de cinco mil doses de migas nos 12 restaurantes aderentes, até ao fim deste mês.

No ano passado, foram servidas cerca de quatro mil doses de migas, número que a autarquia espera superar este ano com a visita de cerca de 10 mil visitantes.

As migas apresentam-se numa base de pão com variantes que vão desde os espargos à batata, passando pelas migas de coentros, de ovas, de enchidos, de couve-flor, de mioleira e de tomate, entre outras.

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

“Criar Futuro – E6G” é uma das sete candidaturas aprovadas no Alentejo pelo Programa Escolhas

Reguengos de Monsaraz vai desenvolver projetopara crianças e jovens com problemas de insucessoe abandono escolar

“Criar Futuro - E6G” é o nome do projeto do Município de Reguengos de Monsaraz aprovado pelo Alto-Comissariado para as Migrações no âmbito do Programa Escolhas 6ª Geração que vai ser desenvolvido junto de crianças e jovens com problemas de insucesso e de abandono escolar. A candidatura promovida pela autarquia foi uma das sete aprovadas no Alentejo e tem como parceiros a ALIENDE – Associação para o Desenvolvimento Local, o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz e a Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz.

O projeto vai ser desenvolvido durante este ano, podendo ser renovado anualmente até ao final de 2018, e terá como participantes diretos 102 crianças e jovens do concelho, nomeadamente 28 de etnia cigana que frequentam o 1º ciclo, 37 dos cursos PIEF e outros 37 que estão integrados em dois

cursos profissionais. O Escolhas é um programa governamental promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e inte-grado no Alto Comissariado para as Migrações que tem como missão promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vul-neráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

O projeto de Reguengos de Monsaraz vai intervir junto de crianças e jovens com problemas

de insucesso e de abandono escolar, ao longo do sistema educativo, particularmente ao nível dos cursos profissionais. Estes problemas emergem pela situação de contexto destas crianças e jovens oriundos de comunidades marginalizadas (etnia cigana) e de públicos desfavorecidos, com dificuldades de inserção social, económica e cultural, com baixos recursos económicos que suportem a consolidação da aprendizagem escolar e com baixos níveis de

competências pessoais e quase ausência de projetos de vida de médio e longo prazo.

Assim, o projeto propõe-se intervir e entregar resultados centrados no participante direto nos níveis escolar, do desenvolvimento pessoal e de inserção na comunidade. Ao nível escolar pretende-se criar condições materiais para o sucesso escolar, implementando espaços de trabalho acompanhado e acesso a meios informáticos e outros.

Ao nível de desenvolvimento pessoal, e em correlação com o sucesso escolar, o objetivo é promover projetos de vida das crianças e jovens, valorização do percurso escolar e criação de espaços para a integração das famílias, e ainda desenvolvendo fatores de empregabilidade e competências empreendedoras, tanto do ponto de vista económico

como social. As competências empreendedoras e de empregabilidade articulam-se com os projetos de vida enquanto fator relevante numa perspetiva de futura integração profissional.

Em correlação com o incremento de competências pessoais, o terceiro eixo de intervenção visa proporcionar a integração social e comunitária pelo fomento do seu nível de organização, envolvimento cívico e valorização cultural, através da criação de uma associação de jovens para o desenvolvimento de atividades cívicas e de eventos diversos de carater intercultural. “Criar Futuro - E6G” é portanto um projeto para dar aptidões e capacitar as crianças e jovens para orientar as suas expetativas de vida e dotá-los de capacidade de mobilização de recursos, de reivindicação e de intervenção.

São muitos os desafios para os docentes para o século XXI. Quem o garantiu foi a presiden-te doo SDPSul, Josefa Lopes. Em seu entender, o papel do professor é muito diferente do que era há três décadas, tendo afirmado que muita coisa mu-dou, designadamente o papel desta profissão. “O prestígio do docente perdeu-se infelizmente, o que não deveria ser assim por-que é uma profissão das mais belas que há porque qualquer cidadão deste país passa pelos professores”, sublinhou.

Daí, a ideia transversal de ser urgente refletir sobre que ensi-no existe atualmente e o que deve ser mudado no sentido de dar resposta às necessidades do mercado de trabalho. E, nesse

João Dias da Silva, secretário-geral da Federa-ção Nacional da Educação (FNE) reiterou que o objetivo é garantir uma escola com todos e para todos. Considerou que a mudança de paradig-ma que se exige na escola e na educação “é que deixemos de ter uma escola para alguns para passarmos a ter uma escola para todos, que deva saber trabalhar com todos”. O dirigente sindical lembrou que, antes os professores falavam para todos igualmente, mas hoje “têm que falar de acordo com as necessidades de cada um porque nem todos aprendem da mesma maneira”.

No entanto, reconheceu que Portugal tem

uma organização escolar que contradiz tudo isto. “Um regime de aulas de todos os alunos ao mesmo tempo, como se todos aprendêssemos ao mesmo tempo e não tem uma organização curricular para ser flexível. Temos uma escola como aquela que tínhamos no século XVIII”, criticou.

Perante, isto defendeu que a escola tem que saber modernizar-se e os professores, através da sua formação contínua, têm que refletir sobre o que é o seu trabalho e trabalhar em equipa com os colegas “para que todos possam ter respostas adequadas”.

ma escola verdadeiramente inclusiva, onde todos são tratados como cada qual. Um ensino onde a teoria seja associada à prática, o chamado ensino dual, e a valorização do ensino profissional. Foram estas as

principais ideias subjacentes ao seminário dinamizado pelo Sindicato Democrático dos Professores do Sul (SDPSul), no passado sábado, no Hotel Vila Galé, em Évora, integrado nas comemorações dos 30 anos desta associação.

SDPSul organizou seminário sobre “Competências da Profissão Docente para o século XXI”

Escola inclusiva continua a ser o grande desafiodo ensino em Portugal

sentido, Sofia Ribeiro, eurode-putada e relatora do Parlamento Europeu na área do social e do emprego, considerou que a educação é o pilar essencial para o desenvolvimento da competi-tividade e para o crescimento sustentável. “Em termos de União Europeia temos um gran-de desfasamento entre aquilo que são as competências dos nossos jovens e as necessidades das nossas empresas em que temos dois milhões de vagas de empregos que não estão ocupa-das ou porque os jovens têm habilitações a mais ou a menos”, denunciou.

A mesma responsável adiantou que 39 por cento das empresas, em especial na área digital, têm muita dificuldade em encontrar jovens com as competências necessárias. “Por-

tanto, tem que haver toda uma adaptação do sistema de ensino. Nós temos que fazer uma redis-tribuição em termos do que é o sistema formativo dos nossos países, integrando sistemas pa-ralelos ao sistema regular, inte-grando mais ensino profissional e o ensino dual”, sustentou.

Ensino tem que darresposta ao mercado

de trabalho

Esta convicção foi reiterada por José Palma Rita, ex-dele-gado regional do Alentejo do IEFP, que afirmou que “todas as empresas de recrutamento assinalam que o sistema de educação e formação em Portu-gal não responde àquilo que as empresas precisam”. Contudo, advertiu que há outros estudos que dizem que “o problema da economia tem a ver com a subqualificação, isto é défice de qualificação”, justificando o que leva as empresas “a lamentarem não conseguirem encontrar no mercado o que procuram, mas por outro lado, também não aproveitam as pessoas qualifica-

das que temos e que vão embora para outros países da Europa”.

Refletir sobre todas estas te-máticas foi o que levou mais de duas centenas de professores a juntarem-se, tendo o seminário contado também com a presen-ça de vários convidados, entre eles o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, a presidente da UGT, Lucinda Dâmaso e o ex-reitor da Universidade de Évora, Manuel Ferreira Patrício.

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE

“Temos uma escola como tínhamos no século XVIII.É urgente a mudança”

Page 6: Ds dia 03 02 2016

diário do SUL6 EfemérideQUARTA-FEIRA , 3 DE FEVEREIRO DE 2016

Nas Ferrarias decorre dia 7, o primeiro Cross de Carnaval da Amareleja destinado a atletas populares, federados e do Desporto Escolar.

AMARELEJA Cross de Carnaval

A Câmara Municipal irá proceder a interdições à circulação automóvel, entre as 08h30 e as 12h30, nas vias que integram o percurso do desfile: Rua Cândido dos Reis, Praça Joaquim Antó-nio de Aguiar, Rua Elias Garcia, Largo de Camões, Rua João de Deus, Praça do Giraldo, Rua da República – Jardim Público.

Em alternativa, sugere-se que o acesso à Rua do Menino Jesus e Rua de Aviz seja realizado pela Rua de José Estevão Cordovil (rampa do Seminário). A Câmara apela para o cumprimento da sinalização temporária instalada, bem como à compreensão de todos para os eventuais transtornos.

ÉVORA

Desfile de Carnaval nopróximo dia 5 de Fevereiro

A Câmara Municipal de Évora, em conjunto com diversos parceiros, organiza mais uma edição do Carnaval no dia 5 de fevereiro. Esta conta com cerca de 2000 participantes dos esta-belecimentos de educação e ensino, associações de apoio à terceira idade e de apoio à deficiência. O tema desta edição “Estórias de (En)contar” surge no contexto do projeto Voar na Asa dos Livros que pretende promover o livro e a leitura.

Este desfile incentiva o recurso à leitura de recriação infantil, mostrando à comunidade os trabalhos produzidos por crianças e utentes, sendo também um momento de animação das prin-cipais ruas do centro histórico de Évora que este ano comemora os 30 anos de classificação como património mundial.

A concentração será na Rua Cândido dos Reis (ex-Rua da Lagoa) entre as 9 e as 9:45 horas e o início do desfile às 10 horas, com desfile a começar junto à Praça Joaquim António de Aguiar, passando depois pelo Largo Luís de Camões, Rua João de Deus, Praça do Giraldo, Rua da República e terminando junto ao Palácio de D. Manuel. Neste espaço, haverá uma animação final de música e dança.

São parceiros do Município neste evento os 4 Agrupamentos de Escolas de Évora, União de Freguesias de Évora a Junta de Freguesia de Canaviais, a Associação Comercial do Distrito de Évora, o Centro de Atividade Infantil de Évora e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Alterações de trânsito

Desfiles de Carnaval e baile de máscaras garantem a animação no Concelho de Viana do Alentejo durante o Carnaval.

Dia 5 de fevereiro, os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do concelho saem à rua para dois desfiles de Carnaval, organizados pelo Agrupa-mento de Escolas de Viana do Alentejo, onde não irá faltar cor, alegria e fantasia. Às 10h00, o desfile decorrerá em Viana do Alentejo percorrendo algumas artérias da vila. Meia hora depois, terá início

um outro desfile em Alcáçovas com a participação de alunos e professo-res encarnando ainda diversas per-sonagens que apelam ao imaginário de cada um.

Para a freguesia de Aguiar, ainda no dia 5 de fevereiro, está marcado para as 11h00, no Salão de Festas, um baile de máscaras envolvendo a comunidade escolar.

O ponto alto o Carnaval será nos dias 7 e 9 de fevereiro. Dia 7, as ruas de Viana do Alentejo vão ser palco de muita folia e brincadeira no

cortejo organizado pela Secção O Restolho, da Associação Seara Nova, a partir das 15h00.

Cumprindo mais uma vez a tra-dição, também a Associação de Jovens de Alcáçovas promoverá dia 9 de fevereiro, o XXII Corso Carna-valesco que a partir das 15h00, irá percorrer algumas artérias da vila.

Os desfiles de carnaval e o baile de máscara contam com o apoio do Município de Viana do Alentejo e das três Juntas de Freguesia do Concelho.

Foliões fazem a festano Concelho de Viana do Alentejo

Pub.

Page 7: Ds dia 03 02 2016

7RegionalQUARTA-FEIRA , 3 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

O deputado de “Os Verdes” José Luís Ferreira afirmou que o edifício onde está instalado o Centro de Formação da GNR em Portalegre precisa de “inter-venções urgentes” e de “muitas obras”.

“A escola, de facto, precisa de intervenções urgentes, sobretudo no que diz respeito às humidades e infiltrações de água, mas também nos espa-ços onde ficam os militares”, disse o deputado, prometendo levar o assunto à discussão na Assembleia da República.

José Luís Ferreira falava à agência Lusa no final de uma visita ao Centro de Formação da GNR em Portalegre, instalado, desde o início da década de 80 do século XX, no Convento de São Bernardo, ao abrigo de um protocolo de cedência entre os ministérios da Defesa e da Admi-nistração Interna.

“Vamos agora procurar ver a melhor forma, do ponto de vista regimental, de podermos intervir nesta situação”, afirmou.

Embora reconhecendo que

Centro de Formação da GNR em Portalegre precisa de “muitas obras” - afirmação de “Os Verdes”

o país não vive um período “de galinhas de ovos de ouro”, José Luís Ferreira prometeu “fazer finca-pé” junto do governo para que sejam efetuadas obras de recuperação do Centro de For-mação da GNR.

O atual centro de formação, que já se chamou Centro de Instrução de Praças e poste-riormente Agrupamento de Instrução de Portalegre, está dependente da Escola da Guarda, com sede em Queluz.

Os cursos de formação da GNR são ministrados na Escola da Guarda, não só através do centro instalado na cidade de

Portalegre, como também no centro existente na Figueira da Foz.

Na unidade de Portalegre, a instrução é ministrada desde 1985 e até hoje foram formados cerca de 16.500 militares.

José Luís Ferreira adiantou que, durante a visita, foi discutido se atualmente estava em causa o encerramento da escola, tendo sido garantido que “não há” indicações por parte da tutela nesse sentido.

“A questão não está colo-cada. Não há indicação que o centro saia daqui [Portalegre]”, afirmou.

Quatro indivíduos foram detidos em Montemor-o-Novo-pelo furto de raspadinhas do interior de uma papelaria.A detenção foi efetuada por militares da GNR desse posto territorial, no dia 27 de janeiro, pelas 16h50.

Segundo fonte da GNR, “os suspeitos, três indivíduos do

sexo masculino e um do sexo feminino, com idades entre os 17 e os 19 anos, haviam furtado minutos antes inúmeras raspa-dinhas de diversos jogos do interior de uma papelaria situ-ada nessa cidade alentejana”.

Acrescentou ainda que “os suspeitos foram abordados e detidos junto à residência de

um deles, tendo sido recupe-rado todo o material furtado, contudo muitas das raspadi-nhas já se encontravam inuti-lizadas”.

Depois de presentes a tribu-nal, foi determinada a aplica-ção de 60 euros de coima e 40 horas de trabalho comunitário a cada um dos arguidos.

ÉVORA

Antiga Estrada de Viana com passadeiras elevadas

A Junta de Freguesia da Malagueira e Horta das Figuei-ras, em parceria com o Muni-cípio de Évora, está a colocar passadeiras elevadas em diver-sas ruas deste território.

Um dos exemplos é a

antiga Estrada de Viana, uma via de acesso a várias super-fícies comerciais situada na Horta das Figueiras, onde o número de atropelamentos que já aí ocorreram justifica esta medida.

Para além disso, a elevação das passadeiras também está a ser feita noutros bairros da união de freguesias, como é o caso da Malagueira ou das Vilas do Alcaide.

MONTEMOR-O-NOVO

Assinado protocolo para valorizaçãoda Gruta do Escoural

Foi assinado um protocolo de colaboração entre a Dire-ção Regional de Cultura do Alentejo, o Município de Montemor-o-Novo, a Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e a Associação Amigos Unidos pelo Escoural com o objetivode melhorar as condições de gestão, sal-

vaguarda e visita pública da Gruta do Escoural.Classificada como Monu-mento Nacional, esta gruta foi descoberta há cerca de 50 anos e tem a particularidade de ser a única cavidade de Portugal onde até hoje foram identificados vestígios de arte rupestre paleolítica.

Após a assinatura do proto-colo, foi ainda apresentado um novo folheto turístico sobre a Gruta do Escoural e o Castelo de Montemor-o-Novo, com informações úteis sobre dois dos recursos turísticos de maior relevância patri-monial e arqueológica desse concelho.

MONTEMOR-O-NOVO

GNR detém quatro indivíduospor furto de raspadinhas

A galeria de São Sebastião, em Portalegre, vai acolher uma exposição que pretende assinalar os 47 anos de atividade ininter-

rupta do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, foi agora anunciado.

A mostra, intitulada “Uma

forma diferente de estar na vida”, vai ser inaugurada na sexta-feira, pelas 18:00, ficando patente ao público até ao dia 05 de março.

PORTALEGRE

Exposição assinala 47 anosde grupo de forcados

O Centro Cultural e Desportivo Desportalegre, organizou no Centro de Convivio de Idosos do Sport Clube Estrela de Portalegre, uma sessão de jogos recreativos integrada nos Jogos Solidários 2016, da União de Freguesias da Sé e S.Lourenço.

Participaram cerca de uma dezena de idosos de ambos os sexos, com a vitória a sorrir a Avelina Venâncio, seguida de Inês Rita e Joaquina Batista.

António Ventura, com 128 pontos lidera a classificação do VIº Troféu Comendador Rui Nabeiro de jogos para Idosos, entre os utentes do Centro de Idosos do Estrela de Portalegre.

Idosos do Sport Clube Estrelajogaram com DESPORTALEGRE

Page 8: Ds dia 03 02 2016

diário do SUL8 RegionalQUARTA-FEIRA , 3 DE FEVEREIRO DE 2016

Portalegre

CIMAA Implementaçãode sistemas de controlo, gestão

e iluminação pública

n João Trindade

Santa Casa da Misericórdiarecebe verba

do Fundo Rainha D. Leonor

GNR com intensa actividade

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a Areana Tejo promoveram uma acção de formação no âmbito do projecto IlumPub, na componente “Implementação de sistemas e tecnologias de controlo, gestão e monitorização da iluminação pública”. Hugo Saldanha, Joana Patrício e Nuno Santos forram responsáveis pela formação “este projecto tem como principal objectivo dotar os Municípios de

uma portal de gestão da rede de iluminação pública.

De acordo com os responsáveis da CIMAA e Areana Tejo “entre os dados disponíveis, salientam-se os referentes ao cadastro e georreferenciação da rede de iluminação pública (caracterização individual dos pontos de luz e dos postos de transformação), os ortofotomapas em várias escalas, assim como históricos dos custos”.

A Santa da Misericórdia de Portalegre vai receber perto de 30.000€ do Fundo Rainha D. Leonor, resultante da aprovação de uma candidatura que tem como objectivo a conclusão do tanque de terapia aquática das suas instalações, no âmbito da obra de remodelação e ampliação do seu edifício sede. Com este contrato de financiamento recentemente

assinado pelo Provedor da Santa Casa de Portalegre e o Provedor da Santa Casa de Lisboa, é agora possível concluir este importante projecto que irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população, pelos 107 utentes internos, mas também das crianças do Centro Infantil de S. Lourenço o espaço, criando novos serviços de apoio à comunidade.

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana informa o resumo das ocorrências na sua área de responsabilidade durante o período de 25 a 31 de Janeiro de 2016. Neste período foram participadas 46 ocorrências, oito correspondem a crimes contra as pessoas; vinte e cinco contra o património, dezassete por crime de furto, duas por crime de dano,

cinco por crime de burla informática e uma por crime de outras burlas; sete ocorrências por crime de condução de veículo com taxa de álcool superior a 1,20g/l. Registaram-se catorze acidentes de viação, dos quais resultaram além dos danos materiais, um morto, dois feridos graves e cinco feridos leves. Foram fiscalizados novecentos e cinquenta e nove condutores/veículos. Foram efectuadas seis detenções.

Homem morre em acidente com máquina agrícolano concelho de Vidigueira

m homem de 64 anos morreu na sequência de um acidente de trabalho com uma

máquina agrícola, na zona de Vila de Frades, concelho de Vidigueira, distrito de Beja, disse à agência Lusa fonte da GNR.

A mesma fonte indicou que o homem estava a trabalhar com a máquina na herdade onde ocorreu o acidente, tendo o óbito

sido declarado no local.A Autoridade para as Condições

do Trabalho (ACT) está a investigar as circunstâncias em que ocorreu o acidente de trabalho.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, o alerta foi dado às 18:54, tendo sido mobilizadas para o local uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira, uma Viatura Médica de

UEmergência e Reanimação (VMER), de Beja, e a GNR.

Também na vila de Redondo, no distrito de Évora, dois homens ficaram feridos com gravidade, após terem caído de um telhado, num acidente de trabalho, segundo fonte da GNR.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou que um dos homens foi transportado pelo helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e o outro seguiu

de ambulância para o hospital de Évora.

O alerta para este acidente foi dado às 17:22, de acordo com o CDOS, indicando ainda que os feridos têm 30 e 43 anos e que a ACT foi informada da ocorrência.

Foram mobilizados para o local, para além do helicóptero, operacionais e veículos dos Bombeiros Voluntários de Redondo, a VMER de Évora e a GNR.

ESTREMOZ Conferência com artesão brasileiroUma conferência sobre a

“Influência de Estremoz na Arte Religiosa Paulista do século XIX no Brasil”, com o artesão brasileiro Magela Borbagatto, está marcada

para sexta-feira, na cidade alentejana, divulgou o município.

Segundo a autarquia, Magela Borbagatto vai estar em Estremoz, no distrito de Évora, durante 20

dias, a fazer pesquisa sobre as ligações históricas e técnicas do figurado “Paulista” com o figurado de Estremoz.

A iniciativa é promovida pelo

município e Centro UNESCO para a Valorização e Salvaguarda do Boneco de Estremoz. A conferência vai decorrer na Casa de Estremoz, às 15:00.

Semana gastronómica decorre de 6 a 21 de Fevereiro

RESTAURANTES DE ARRAIOLOSCOZINHAM 400 KGS DE PORCOE SERVEM 3.500 DOSES

As Semanas do Porco, evento gastronómico que decorre em Arraiolos de 6 a 21 de Fevereiro deverão servir cerca de 3.500 doses em inúmeras receitas que deverão utilizar mais de 400 quilos de carne autóctone.

Estes dados são uma estimativa da autarquia, que organiza o evento, o qual envolve 18 restaurantes locais que dão a degustar os mais variados pratos de porco.

A genuína Carne de Porco à

Alentejana encabeça a lista de pratos da iniciativa, onde se juntam a Carne de Porco com Migas, Lombo de Porco Assado ou Costeletas de Porco, entre muitas outras derivações, sem esquecer os vinhos, os doces conventuais, os queijos e o mel, tudo produzido localmente.

Os restaurantes participantes da freguesia de Arraiolos são: Restaurante “A Horta”, Café Restaurante “O Alentejano”, “O Pelourinho”, o Restaurante “A

Moagem”, “O Cantinho do Giovanni”, o Restaurante Típico “O Alpendre”, Café Snack Bar “O Gingão”, Restaurante tradicional “Veredas e Colinas”, Pousada

“Nossa Senhora da Assunção”, “A Paragem” – Vinhos & Petiscos, “Tasquinha do Chola”.

Na Freguesia de Sabugueiro Café “O Camponês”. S. Pedro da Gafanhoeira: Restaurante “O Parque”. S. Gregório: Café “O Telheiro” e em Vimieiro: Restaurante “Antiga Moagem”, “Novo Dia”, “Planície Dourada” e “Flor do Alentejo”.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos que, durante o mês de Fevereiro, pretende proporcionar aos visitantes que gostam de boa gastronomia, o melhor da cozinha alentejana com produtos Arraiolenses.

Page 9: Ds dia 03 02 2016

��������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

���������������������

�������������������������������

�������������������������������

�����������������

���������������������

�������

��������������

���������������������������

������������������������

���������������������������

����������������������������

���������������������������

�������

���������������

�����������������������������

�������������������������������

����������������

�������

���������

�����������������������������

��������������������������������

�����������������������������

����������������

�������

����������������

�������������������

������������������������

���������������

�������

��������������������

������������

���������������������������������

�������������������������������

����������������������������

������������������������

�������

��������������������

��������

���������������������������������

�������������������������������

���������������������������������

������������������������������

�������������������������������

�������������������������������

������������

�������

��������������

�����������������������������

�������������������������������

������������������������

�������

����������

����������������������������

���������������������������

������

�������

���������������

��������������

������������������������������

��������������������������

����������������

�������

9PublicidadeQUARTA-FEIRA , 3 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

[email protected]

Arlindo Lareiras

. Temos vidros para salamandras e recuperadores; fazemos a colocação do cordão nas portas e fazemos também a respectiva limpeza das chaminés.. Temos recuperadores em todas as medidas.

Estrada Nacional 114 (Sentido Évora - Montemor-o-Novo a 100 metros depois do Pingo Doce (ex. Feira Nova)) | T 919775898 - 266734394 | [email protected]

PROMOÇÃO DE CHURRASQUEIRASA PARTIR DE 120,00€

Horário: de segunda-feira a sábado das 9h às 13h e das 15h às 19hFazemos montagens das salamandras e recuperadores e fazemos a assistência técnica.

Fabrico próprio e por medida em vários tipos de tijolo e pedras decorativas Todas as medidas de fornos para pão

Grelhadores por medida para as churrasqueiras

Recuperadores de calor, montagens em todos os tamanhos e lareiras já existentesRecuperadores de calor desde 50cm a 1,40m de largura

Page 10: Ds dia 03 02 2016

diário do SUL10 SociedadeQUARTA-FEIRA , 3 DE FEVEREIRO DE 2016

NECROLOGIA

Pub.

FRANCISCO JOSÉ DOS SANTOSÉ com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Francisco José

dos Santos, de 84 anos, esposo da D. Marina Tira-Picos e pai de Paulo Alexandre, Maria Florinda e de Carlos Alberto, natural de S. Pedro da Gafanhoeira e residente na Rua Boa Vontade - Sabugueiro.

O seu corpo esteve em câmara ardente na Igreja do Sabugueiro onde dia 01/02/2016 foi celebrada a encomendação, pelas 11:00H, seguindo o seu funeral para o Cemitério do Sabugueiro.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Dias Lojas em Évora e Arraiolos

MÓNICA MARIA MATA FIGUEIRASÉ com pesar que comunicamos o falecimento da D. Mónica Maria

Mata Figueiras, de 77 anos, natural e residente em S. Pedro da Gafanhoeira, esposa de Sebastião Pé-Leve e mãe de Etelvina Cruz, António Pé-Leve, Florbela Pé-leve, Isabel Pé-Leve e de Mariana Pé-Leve .

O seu corpo esteve em câmara ardente na Igreja de S. Pedro Gafanhoeira onde dia 29/01/2016 foi celebrada a encomendação pelas 16:00H, seguindo o seu funeral para o Cemitério de S. Pedro da Gafanhoeira.

Tratou do Funeral a Agência Funerária DiasLojas em Évora e Arraiolos

JOAQUINA MARIA BARBEIRO ANAÉ com pesar que comunicamos o falecimento da D. Joaquina Maria

Barbeiro Ana, de 84 anos , natural e residente em São Gregório , viúva de Joaquim Caramelo e mãe de Antónia Lourenço, Maria da Conceição Caramelo e de Joaquim Caramelo.

O seu corpo esteve em câmara ardente na Igreja de São Gregório onde dia 31/01/2016 foi celebrada a encomendação pelas 09:30H, seguindo o seu funeral para o Cemitério de São Gregório.

Tratou do Funeral a Agência Funerária DiasLojas em Évora e Arraiolos

Seus filhos, noras, netos e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento da sua ente querida.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso, hoje, dia 3 de Fevereiro de 2016, pelas 18h30m, na Igreja dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

JOAQUINA DE JESUS SERRANAAgradecimento e Missa de 7.º Dia

Esposa, fi lho, nora, neto e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso hoje, dia 3 de Fevereiro, pelas 18h30m, na Igreja da Sagrada Família (Álamos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão

hoje, dia 3 de FevereiroFamília (Álamos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão

hoje, dia 3 de Fevereiro, pelas 18h30m, na Igreja da Sagrada Família (Álamos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão

, pelas 18h30m, na Igreja da Sagrada

piedoso ato.

ANACLETO MARIA CAIXINHA DE MATOS

Agradecimento e Missa de 7.º Dia

DONATIVOPara assinalar esta data 03-02-2016 (9 anos)

de eterna saudade de Maria Conceição Rebocho. Seu marido e neto entregaram nesta redacção uma quantia em dinheiro para ser distribuído

pelos pobres protegidos por este jornal.

Irmãs e fi lhas, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 4 de Fevereiro, pelas 16h30m, na Igreja dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

ANTÓNIA MARIA DO LAGARMissa de 1.º Ano

Esposa, fi lho, nora e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, quinta-feira, dia 4 de Fevereiro, pelas 18h30m, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Bacêlo), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

FRANCISCO MANUELDA FONTE FERREIRA

Missa de 30.º Dia

Pub.

CUSTÓDIO JOAQUIM CARRAÇO RAPOSOÉ com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Custódio

Joaquim Carraço Raposo, de 58 anos, natural e residente em Vale do Pereiro, filho da D. Miraldina Carraço e Irmão da D. Gertrudes Cruz.

O seu corpo esteve em câmara ardente na Igreja de S. Sebastião - Vale do Pereiro onde dia 29/01/2016 foi celebrada a encomendação pelas 14:00H, seguindo o seu funeral para o Cemitério de Vale do Pereiro - Santa Justa.

Tratou do Funeral a Agência Funerária DiasLojas em Évora e Arraiolos

MARIA DE FÁTIMA DIAS RIBEIRO COELHOFaleceu dia 01/02/2016, em Évora a senhora Maria de Fátima Dias

Ribeiro Coelho de 55 anos de idade, natural de Nossa Senhora da Conceição (Alandroal), casada com o senhor José Pedro Rolão Coelho e que residia em Évora.

Dia 03/02/2016 na Igreja Nossa Senhora de Fátima (Bacelo) onde ás 10 horas, será realizada a encomendação de corpo presente, seguindo o funeral para o Cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Page 11: Ds dia 03 02 2016

11SociedadeQUARTA-FEIRA , 3 DE FEVEREIRO DE 2016diário do SUL

06:32 Repórter África

07:00 Zig Zag

11:05 Rose Valland

12:00 Vida Selvagem

13:00 Hospital Real

14:00 Sociedade Civil

15:00 A Fé dos Homens

15:30 Euronews

16:00 Zig Zag

20:30 A Teoria do Big Bang

21:00 Jornal 2

21:45 Página 2

22:00 Gente do Amanhã

22:50 A Espada e a Rosa

01:05 Cinemax Curtas

02:05 Sociedade Civil

03:05 Euronews

06:00 Edição Da Manhã

08:45 A Vida Nas Cartas: O

Dilema

10:00 Queridas Manhãs

13:00 Primeiro Jornal

14:30 Dancin’ Days

15:45 Grande Tarde

19:00 I Love Paraisópolis

20:00 Jornal Da Noite

21:30 Coração D’Ouro

22:30 Poderosas

23:30 A Regra Do Jogo

00:30 C.S.I.

01:30 De Corpo e Alma

02:30 Podia Acabar O Mundo

03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 O Preço Certo20:00 Telejornal21:00 The Big Picture22:00 Bem-vindos a Beirais22:45 Guerra e Paz23:45 Terapia00:15 5 Para a Meia-Noite01:30 Dexter02:30 Grande Entrevista: Augusto Santos Silva03:30 Os Nossos Dias04:15 Televendas05:00 Palavra Aos Diretores05:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 306:00 Manchetes 3

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – GodinhoÉVORA - CentralMONTEMOR-O-NOVO – CentralMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – ModernaVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – SantosCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Salgado MOURA – Nova de MouraSERPA – Serpa Jardim VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – RoqueCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – EuropaFRONTEIRA – Vaz GAVIÃO – Mendes; Gavião MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna PONTE DE SÔR – Matos Fernandes PORTALEGRE – ChambelSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Pablo; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – Corte RealSINES – Atlântico

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraP. Nub. Máx.: 19º C Min.: 7º C

Quarta-feira, 3

BejaP. Nub. Máx.: 17º C Min.: 7º C

PortalegreP. Nub. Máx.: 15º C Min.: 9º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Évora Concelhodo Mundo:Jardim Diana

ALPHA JET EM AÇÃOESQUADRA 103 | CARACÓIS

n Francisco Brito Alves/ A. LuísO Alpha Jet equipa, presentemente, a Esquadra 103 - Caracóis.Esquadra e aeronaves têm Beja como a sua base de operação e

voam diariamente um legado imenso de já mais de duas décadas (23 anos) ao serviço da Força Aérea Portuguesa.

No presente, poucas aeronaves Alpha Jet restam no ativo e alguns exemplares representam mesmo o decano dos aviões “wrap around” na arma aérea nacional, outras mantém ainda as cores dos últimos “Asas de Portugal” e outra apresenta-se com as cores históricas dos Caracóis.

As fotografias que aqui se publicam retratam um recente dia de operação na vida destas aeronaves e dos pilotos que nelas se prepa-ram para a plataforma seguinte, o F-16.

Mas, seguramente que para termos excelentes pilotos de F-16, eles também o foram no Alpha Jet e, mais ainda, instruídos pela grande experiência de outros pilotos instrutores e pela competência técnica dos mecânicos e pessoal da manutenção das aeronaves que, na reta-guarda, digamos, tornam todos os dias possível, o sonho de voar!

As aeronaves surgem configuradas com o canhão ventral e, nas asas, suportes de largada de armamento de treino, revelando missões de treino de ataque.

Relativamente aos aviões no esquema dos “Asas de Portugal”, a presença do canhão e do armamento nas asas torna estas imagens ainda mais históricas.

06:30 Diário da Manhã

10:10 Você na TV!

13:00 Jornal da Uma

14:45 Mundo Meu

16:00 A Tarde é Sua

19:29 A Quinta - O Desafio:

Diário

20:00 Jornal das 8

21:40 A Única Mulher

22:57 Santa Bárbara

00:00 A Quinta - O Desafio: Extra

01:15 O Escritório

02:45 Fascínios

03:45 Sonhos Traídos

05:00 Televendas

Page 12: Ds dia 03 02 2016

ANO: 46.º NÚMERO: 12.703 PVP: 0,75€ QUARTA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO DE 2016

Pub.

Governo apresenta em Maio Simplex 2016 dez anos depois do lançamento do programa

Professores prejudicados pela PACCvão ser compensados, afirma Fenprof

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof ) disse que o Ministério da Educação vai compensar os professores contratados que ficaram impedidos de dar aulas por causa da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC).

“Serão ressarcidos de despesas efetuadas e danos sofridos, docentes que foram excluídos das listagens de contratação (reserva de recrutamento), desde que se prove que seriam colocados”, afirmou a Fenprof em comunicado, no final da reunião realizada segunda-feira entre representantes da Fenprof e a secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.

A PACC estava prevista na lei desde 2007 e começou a ser aplicada pelo anterior ministro da Educação Nuno Crato, que a

tornou obrigatória para todos os docentes com menos de cinco anos de serviço, que se quisessem candidatar a dar aulas.

Os docentes que chumbaram ou que não a chegaram a realizar ficaram impedidos de concorrer a dar aulas, e é a esses que se destina esta compensação, uma vez que a medida foi entretanto considerada inconstitucional e já foi revogada no parlamento.

A Lusa contactou o gabinete de imprensa do Ministério da Educação para confirmar estas informações e saber de que forma e quando vão começar os docentes a ser ressarcidos, mas não obteve qualquer resposta até ao momento.

Além da PACC, no encontro de cerca de quatro horas entre representantes da Fenprof e do Ministério da Educação, foram

discutidas outras questões, como a carreira dos professores, o ensino artístico ou os contratos de associação com escolas de ensino particular e cooperativo.

Sobre a obrigatoriedade de pagar aos docentes as deslocações feitas em serviço, a Fenprof adianta que o ME prometeu que o tempo “dessas deslocações vão passar a integrar a componente não letiva de estabelecimento a que os docentes estão obrigados.”

A Fenprof sublinha ainda que foi confirmada a extinção das Bolsas de Contratação de Escola (BCE) e que ainda esta semana deverá ser aprovado, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que acaba com a restrição de os professores só se poderem candidatar a dois grupos de recrutamento.

Farmacêuticos querem renovar prescrição de remédios a doentes crónicos

A Ordem dos Farmacêuticos quer que a renovação da prescrição de medicamentos de doentes crónicos passe a ser feita na farmácia, para reduzir a congestão dos serviços de saúde e evitar desistências da terapêutica.

Num documento com 30 recomendações para o Uso Responsável do Medicamento, a Ordem dos Farmacêuticos sugere a implementação do serviço farmacêutico de renovação da prescrição dos medicamentos dos doentes crónicos controlados, “em estreita colaboração com o médico”.

“A prestação deste serviço pressupõe a comunicação ao médico das renovações realizadas,

assim como a referenciação à consulta médica quando os resultados clínicos não correspondem ao expectável”, indica o documento, a que a agência Lusa teve acesso.

A adesão à terapêutica e a gestão da toma simultânea de vários remédios seriam as melhorias alcançadas com esta medida.

A Ordem dos Farmacêuticos propõe também que seja revista a lista dos medicamentos de uso exclusivo hospitalar, considerando que uma deslocação do doente ao hospital pode comprometer o acesso à terapêutica e a sua respetiva adesão.

Entre as grandes recomendações da Ordem estão:

promover a literacia em saúde; promover a partilha de dados clínicos em saúde; otimizar a prescrição clínica; monitorizar a qualidade de prescrição nos doentes idosos e promover a investigação e avaliação dos programas de saúde.

A campanha “Uso do Medicamento – Somos Todos Responsáveis” foi lançada pela Ordem dos Farmacêuticos para sensibilizar a população e os decisores de saúde para a importância de um uso racional dos fármacos

A Organização Mundial de Saúde estima que 50% dos cidadãos em todo o mundo não tomem corretamente os medicamentos.

Autor da ameaça de bomba em Faro libertado com termo de identidade e residência

A Polícia Judiciária anunciou que o autor da falsa ameaça de bomba no aeroporto de Faro, foi interrogado como arguido e libertado depois, tendo, no entanto, ficado sujeito a termo de identidade e residência.

Em causa está um homem de 35 anos, que fez o telefonema a alertar as autoridades para a alegada presença de um engenho explosivo num avião da TAP que ia fazer a ligação entre Faro e Lisboa, precisou a Polícia Judiciária (PJ).

Num curto comunicado, a Direção Nacional da Polícia Judiciária (PJ) informou que, “através da Diretoria do Sul, identificou um homem que, no dia de ontem, pelas 06:00, através

de um telefonema, fez crer que o primeiro avião a descolar do Aeroporto Internacional de Faro possuía um engenho explosivo a bordo”.

“O suspeito foi interrogado como arguido e prestou termo de identidade e residência. O Ministério Público determinou que o arguido, solteiro, reformado, de 35 anos de idade, aguarde os ulteriores trâmites do processo sujeito à medida de coação já prestada”, acrescentou a PJ.

A falsa ameaça de bomba reteve no Aeroporto de Faro 38 passageiros durante mais de quatro horas, disse à Lusa fonte policial.

De acordo com a mesma fonte, o autor da ameaça de bomba

chegou ao início da tarde às instalações da diretoria de Faro da PJ, onde foi ouvido, após a polícia ter conseguido localizar a origem dos telefonemas a alertar para a existência do engenho explosivo a bordo do avião.

A aeronave, que deveria ter partido para Lisboa às 06:05, foi inspecionada por elementos da Brigada de Minas e Armadilhas da PSP de Faro, que não encontrou qualquer objeto suspeito.

Os 38 passageiros a bordo foram retirados em segurança e transportados para Lisboa em outro aparelho, às 11:20.

O Aeroporto de Faro esteve sob alerta laranja durante três horas, sem perturbar a realização de outros voos.

A secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa revelou em Viana do Castelo que o Simplex 2016 vai ser apresentado em maio, dez anos depois do lançamento do programa de simplificação administrativa e legislativa.

“Estamos a identificar junto dos cidadãos e dos empresários os principais problemas que enfrentam no seu relacionamento com o Estado para em maio termos um Simplex, passados dez anos do seu lançamento, com medidas de simplificação que vão ao encontro dos problemas apontados”, afirmou Graça Fonseca.

A governante sublinhou que o levantamento dos problemas que os cidadãos e empresas enfrentam com a Administração Pública, no âmbito da “Volta Nacional Simplex”, arrancou em janeiro passado e termina no final de março.

“Queremos que as pessoas e os empresários nos digam o que querem que o Simplex integre”, sustentou.

A existência de muitos portais para cumprimento das obrigações para com o Estado, e a multiplicação do pedido de documentos têm sido, segundo a governante, as questões mais colocados neste périplo que irá percorrer as capitais

de distrito, no continente e nas regiões autónomas.

A “Volta Nacional Simplex” acontece no ano em que o programa de simplificação administrativa e legislativa cumpre o seu décimo aniversário, tendo entre as suas medidas emblemáticas o Cartão do Cidadão, que inclui cinco documentos num só, a Empresa na Hora ou o Diário da República ‘online’.

Lançado a 27 de março de 2006, o Simplex resultou de uma estratégia de modernização administrativa transversal, envolvendo todos os ministérios e serviços da administração pública central e a administração local.

Mecachrome Aeronáutica e Estado assinam contrato de investimento

para fábrica de ÉvoraM e c a c h r o m e Aeronáutica, empresa portuguesa da multinacional francesa

Mecachrome, e o Estado assinam, hoje o contrato de investimento

relativo à fábrica de componentes metálicos para a indústria aeronáutica que está a ser construída em Évora.

Em comunicado divulgado, a Agência para o Investimento e

Comércio Externo de Portugal (AICEP), que vai assinar o contrato, como representante do Estado português, revelou tratar-se de “um importante projeto de investimento”.

A