ds dia 14 01 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUINTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2016 ANO: 46.º NÚMERO: 12.689 Ferreira do Alentejo .... PÁG. 2 Autarca do Baixo Alentejo quer que Governo considere viabilização do Beja Município divulga ‘rico património’ da Idade do Bronz e nas freguesias .... PÁG. 3 Évora - Amanhã PCTA recebe seminário sobre Saúde Mental no Alentejo .... PÁG. 7 Quem são ‘ao pormenor’ os dez candidatos? continuação .... Leia na PÁG. 5 Eleições Presidenciais em Portugal Ensino Novos Programas de Matemática e Português serão suspensos? .... PÁG. 2 AEROPORTO DE BEJA O presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, Aníbal Reis Costa, defendeu que o Governo considere “a viabilização do Aeroporto de Beja” e a sua “imediata utilização para tráfego comercial”. Segundo Aníbal Reis Costa, o aeroporto alentejano, situado a poucos quilómetros de Beja, concelho vizinho de Ferreira do Alentejo, é “um pilar de fundamental importância e de necessária valorização”. “Significaria, para uma extensa área do país, uma importante medida de coesão para um território que começa, fruto dos investimentos públicos realizados, a apresentar uma crescente dinâmica económica”, argumenta.

Upload: diario-do-sul

Post on 25-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 14 01 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUINTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2016

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.689

Ferreira do Alentejo

.... PÁG. 2

Autarca do Baixo Alentejoquer que Governoconsidere viabilização do

Beja

Município divulga‘rico património’da Idade do Bronzenas freguesias .... PÁG. 3

Évora - AmanhãPCTA recebeseminário sobreSaúde Mentalno Alentejo .... PÁG. 7

Quem são ‘ao pormenor’ os dez candidatos?continuação .... Leia na PÁG. 5

Eleições Presidenciais em Portugal

EnsinoNovos Programasde Matemáticae Portuguêsserão suspensos? .... PÁG. 2

AEROPORTODE BEJA

O presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, Aníbal Reis Costa, defendeu que o Governo considere “a viabilização do Aeroporto de Beja” e a sua “imediata utilização para tráfego comercial”. Segundo Aníbal Reis Costa, o aeroporto alentejano, situado a poucos quilómetros de Beja, concelho vizinho de Ferreira do Alentejo,

é “um pilar de fundamental importância e de necessária valorização”. “Signifi caria, para uma extensa área do país, uma importante medida de coesão para um território que começa, fruto dos investimentos públicos realizados, a apresentar uma crescente dinâmica económica”, argumenta.

Page 2: Ds dia 14 01 2016

rofessores, pais e alunos dão sinais de

descontentamento. Continuam a avolumar-se as correntes de opinião contra a forma de avaliação dos estudantes e como os programas são ensinados do básico ao secundário, havendo, sobretudo, queixas que apontam os programas de Matemática e Português como sendo demasiado extensos. Porém, o novo Ministério da Educação garante que, pelo menos para já, não vai haver alterações. Talvez depois de se proceder a uma avaliação científica e pedagógica do atual modelo.

De resto, as próprias associações de professores concordam com a tutela, admitindo que seria um erro suspender de imediato as metas curriculares que foram introduzidas pelo ex-ministro Nuno Crato. Uma medida que poderia afetar negativamente os alunos e as próprias famílias.

Carlos Eduardo Marques,

2 SociedadeQUINTA-FEIRA , 14 DE JANEIRO DE 2016 diário do SUL

Pn Roberto Dores

Pub.

Ensino

Novos programas de Matemática e Portuguêsvão ser suspensos? Para já não

docente de Português, com mais de 20 anos de experiência no ensino, corrobora da avaliação apresentada pela Associação de Professores de Português (APP), que recorda como os pareceres dados antes da homologação dos novos programas já alertavam para o facto de as metas serem “redutoras” com a agravante de “implicarem muitas transformações”.

“Mas daí a suspender no imediato não se afigura uma boa solução, porque é preciso ter

calma e fazer as coisas com tempo. Basta perceber, por exemplo, que os pais já pagaram os manuais”, sublinha, enquanto é sabido que APP estará em contactos com o gabinete do novo ministro Tiago Brandão Rodrigues onde este tema já terá sido abordado.

Por seu lado, a Associação de Professores de Matemática (APM) afina pelo mesmo diapasão. A presidente Lurdes Figueiral ousa mesmo fazer um retrato muito crítico da situação atual e do seu impacto no ensino.

Aliás, logo em 2013, a associação garantia que o programa proposto pelo Ministério da Educação iria afastar ainda mais os alunos da disciplina e que estaria a contrariar as orientações curriculares para o ensino da Matemática reconhecidas internacionalmente. No seu parecer a direção da APM propunha antes que se procedesse à avaliação do programa de Matemática A, em vigor na altura, “bem como do “primeiro ano de implementação nos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos do ensino básico do programa de Matemática homologado em 2013”. Aconselhou ainda que só com base nos resultados de tais estudos se fizessem “os ajustes e as alterações que se entenderem adequadas aos programas atrás referidos”.

Os argumentos doMinistério da Educação

O Governo justificaria ainda as alterações implementadas nos programas das escolas do país

com a preocupação de atualizar o currículo do ensino secundário - agora incluído na escolaridade obrigatória -, e tendo em conta alterações introduzidas no ensino básico. Foram elaborados novos Programas de Português e de Matemática A, do 10.º, 11.º e 12.º anos, e de Física e Química A, do 10.º e 11.º anos, “contribuindo para a coerência de todo o percurso escolar dos alunos”, explicou então a tutela.

Recorde-se que os novos programas e metas curriculares de Português e Matemática para o ensino secundário, que continuam a recolher críticas dos professores foram hoje homologados a 21 de janeiro de 2014, com a publicação em Diário da República. “Com a conclusão destes documentos, foi dado mais um passo na Revisão da Estrutura Curricular, tendo-se agora em vista atualizar o Currículo do Ensino Secundário, recentemente incluído na escolaridade obrigatória. Trata-se de uma atualização que, na sequência da já concretizada no Ensino Básico, imprime coerência ao percurso escolar dos alunos”, defendeu o ex-ministro Nuno Crato, acrescentando também que

durante o período de consulta pública dos programas e metas, foram recolhidos mais de 200 contributos de escolas, universidades, professores, cidadãos, sociedades científicas e associações profissionais.

O Governo considerou que o programa de Português se situa “na continuidade do ensino básico, introduzindo os mesmos domínios constitutivos da disciplina: oralidade, leitura, escrita, educação literária e gramática” e que dá uma grande importância à análise, compreensão e interpretação de texto e ao desenvolvimento da capacidade de comunicação e argumentação.

Com o programa e metas curriculares de Matemática, o Ministério procurou definir “um padrão coerente que pretende contribuir para o rigor do que é ensinado nas escolas, garantindo simultaneamente aos professores autonomia pedagógica e liberdade de usar conhecimentos e experiência acumulada para auxiliar os alunos a atingir o seu melhor desempenho”. O programa de Matemática é acompanhado de cadernos de apoio com sugestões de exercícios.

presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, Aníbal

Reis Costa (PS), defendeu que o Governo considere “a viabilização do Aeroporto de Beja” e a sua “imediata utilização para tráfego comercial”.

Autarca de Ferreira do Alentejo querque Governo viabilize Aeroporto de Beja

Em carta dirigida ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e

divulgada pelo município, o autarca pede “que seja considerada a viabilização do Aeroporto de Beja”.

Segundo Aníbal Reis Costa, o aeroporto alentejano, situado a poucos quilómetros de Beja, concelho vizinho de Ferreira do Alentejo, é “um pilar de fundamental importância e de necessária valorização”.

Na missiva, de acordo com o município, o presidente da câmara considera que “o Aeroporto de Beja/Alentejo constitui um ativo que urge promover e viabilizar” e defende a “imediata utilização para tráfego comercial” desta infraestrutura.

Além de “representar custos extremamente reduzidos para o erário público”, sobretudo “numa altura em que estas preocupações, mais do que nunca, estão na ordem do dia”, a viabilização do aeroporto para a aviação comercial iria contribuir para o desenvolvimento da região.

“Significaria, para uma extensa área do país, uma importante medida de coesão para um território que começa, fruto dos

investimentos públicos realizados, a apresentar uma crescente dinâmica económica”, argumenta.

O Aeroporto de Beja, que resulta do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11 e custou 33 milhões de euros, começou a operar a 13 de abril de 2011, mas, desde então, apesar de aberto, tem estado praticamente vazio e sem voos e passageiros na esmagadora maioria dos dias.

Já este mês, a companhia aérea privada Hi Fly começou a utilizar a infraestrutura para estacionar

aviões, na sequência da estratégia da ANA - Aeroportos de Portugal para promover a utilização do aeroporto para estacionamentos de média e longa duração.

“Espera-se que esta aposta da Hi Fly em Beja seja o primeiro passo para o desenvolvimento de uma parceria com vista ao desenvolvimento de outras atividades no aeroporto” alentejano, referiu a ANA, no início do mês.

O presidente da Hi Fly, Paulo Mirpuri, citado pela ANA, disse que o acordo estabelecido para a

O

utilização do aeroporto “como placa giratória para a frota entre contratos” da companhia, nomeadamente para o estacionamento e manutenção de aeronaves, é “bastante positivo”.

Para o Aeroporto de Beja, também está programada a entrada em funcionamento, em 2017, de uma unidade industrial da empresa aeronáutica portuguesa AeroNeo, para manutenção e desmantelamento de aviões e valorização de ativos aeronáuticos.

Page 3: Ds dia 14 01 2016

Pub.

3Tema de AberturaQUINTA-FEIRA , 14 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

1 – Preocupa todas as pessoas que o sabem a sucessão de crimes que envolvem jovens. E alguns desses crimes revelando total frieza e maldade.

Há dias um jovem de 15 anos foi assassinado por outros jovens e alguns deles assistiram ao crime. Queimaram a vítima e esconderam o corpo.

Este e outros crimes praticados por jovens diz-nos que alguma coisa está errada neste País. Vêm os falsos profetas dos coitadinhos a invocar razões patéticas para esses crimes, mas se lhes tocar na família a música que cantam será outra. Temos o exemplo de justiça exemplar nos Estados Unidos, na Inglaterra e na França. Castigar esses criminosos sem olhar a porquês. Como se faz nesses países.

2 – Os estrangeiros gostam de Portugal e quando podem fi cam a viver por cá. Têm aqui sossego; bom clima e boa alimentação. O turismo que se faz há anos tem aberto as portas aos estrangeiros.

Desde 2012 esses estrangeiros que cá fi cam já investiram 1,6 milhões de euros em casas e quintas e outros estão para vir. Com eles aumenta o consumo e o País recebe mais divisas que tanta falta cá fazem.

É preciso tratá-los bem e dar-lhes a simpatia e a segurança que aqui podem encontrar.

(...)Este e outros

crimes praticados por jovens diz-nos que alguma coisa

está erradaneste País. (...)

A Câmara de Beja vai promover um conjunto de iniciativas em todas as freguesias do concelho, a partir de sexta-feira e ao longo do ano, para divulgar o “rico património arqueológico” da Idade do Bronze na região.

A iniciativa, intitulada “12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias – A Idade do Bronze na Região de Beja”, é organizada em parceria com o Projeto Outeiro do Circo e inclui uma conferência, uma exposição e um percurso pedestre em cada uma das freguesias.

“As atividades a desenvolver pretendem levar o conhecimento produzido sobre a Idade do Bronze às comunidades que hoje ocupam os mesmos espaços”, realçou a câmara municipal.

O principal objetivo do pro-jeto, acrescentou, é a “realização de um conjunto de iniciativas de divulgação, que irão ao encon-tro das populações”, para dar a conhecer aos habitantes de cada freguesia os vestígios locais da Idade do Bronze.

Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos no concelho de Beja, nos últimos anos, desta-

Câmara de Beja divulga “rico património” da Idade do Bronze nas freguesias

cou a autarquia, confi rmaram “a importância que era atribuída a esta região” durante o perí-odo conhecido como Idade do Bronze, entre 2000 a 800 antes de Cristo (a.C.).

“Esta época é, claramente, marcada pela importância dada à exploração dos ricos recur-sos naturais deste território e pela sua ocupação extensiva, como o provam as centenas de sítios arqueológicos atualmente conhecidos”, frisou.

O primeiro evento do pro-grama, a conferência “Estelas, cemitérios e pessoas: a Idade do Bronze em Trigaches e São Brissos”, está agendado já para esta sexta-feira, às 19:00, na sede

daquela união de freguesias, rea-lizando-se, no dia seguinte, um passeio e exposição.

Ações idênticas vão ter lugar em Beringel (dias 05 e 06 de fevereiro), Quintos (18 e 19 de março), Santa Vitória/Mombeja (22 e 23 de abril), Albernoa/Trindade (06 e 07 de maio) ou Santiago Maior/S. João Batista (17 e 18 de junho).

Segundo o município, seguem-se Santa Clara do Louredo (15 e 16 de julho), Salvador/Santa Maria (19 e 20 de agosto), Cabeça Gorda (09 e 10 de setembro), Baleizão (07 e 08 de outubro), Neves (04 e 05 de novembro) e São Matias (16 e 17 de dezembro).

Page 4: Ds dia 14 01 2016

diário do SUL4 SociedadeQUINTA-FEIRA , 14 DE JANEIRO DE 2016

Grândola

Na Estrada Nacional 18

2030 é já amanhã ou, se ca-lhar, nem tanto. Vem esta data a propósito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), isto é, a Agenda global para 2030 com inicio em 2016. Dizem os manuais que os ODS são para todos e todos temos um papel importante na sua conquista. Ao todo, são 17 meritórios objetivos que se consubstanciam em 169 metas. Naturalmente,poupo-vos a esta fastidiosa lista mas cito alguns: erradicar a pobreza; erradicar a fome; educação de qualidade; reduzir desigualdades; trabalho digno e crescimento económi-co; paz; justiça e instituições eficazes; produção e consumo sustentáveis… Enfim, um chor-rilho de velhas e novas utopias que só me fazem chorar de vergonha. Quem estiver interes-sado em aceder à totalidade do documento é muito fácil deen-contrar através docomputador. A verdade é que não consegui-mos dar a mão ao nosso vizinho e, para compensar, escrevemos estes bonitos documentos que se vão sucedendo. É este o mundo que fazemos. Lamento dececionar-vos mas a culpa não está algures “lá fora”, “nos governos”, “nos políticos”, “nos grandes grupos económicos”; os responsáveis somos nós, eu e tu. Nós somos um coletivo a que se chama humanidade e fazemos, decisivamente, o produto final.

2030

otros mundos www.otrosmundos.cc

n Carlos A. Cupeto* Esta utopia, de um mundo bem melhor, é recorrente e é a boa maneira de sacudir a água do ca-pote. Como sempre, é até uma forma eficaz de gastar muito dinheiro que tanta falta faz para saciar a fome e a sede a milhões. Aos costumes disse nada.

Como sabem, porque aqui o repito sucessivamente, acre-dito profundamente que é na dimensão local, onde vivemos, que tudo se decide: em casa, no caminho para o trabalho, no trabalho, no supermercado… Apelemos, exijamos e façamos políticas de conteúdo local: contratação local de trabalhado-res; aquisição de bens e serviços produzidos nas comunidades locais; atitudes e práticas respei-tadoras da biodiversidade local. E eu, o que faço? Nas minhas aulas aproveito todas as oportu-nidades para co-responsabilizar os meus alunos, mesmo que o não queiram, ficam a saber que cada um deles é um agente pri-vilegiado para a mudança que muitos papagueiam. Quando o automóvel necessita de pneus o sr. Bravo, que entretanto me considera amigo e vice-versa, sabe que pode contar com tra-balho, mesmo que isso me custe mais uns euros que num grande centro. Maçãs do Brasil e limões de Almeria, lamento, mas nem pensar. São estes alguns exem-plos.

Reflete e age. Já que mais não seja, faz alguma coisa por ti.

Dia 12 de Janeiro, pelas 14h30, as Associações e Fe-derações Académicas a nível Nacional, juntamente com o recém eleito, Manuel Marchan-te, reuniram-se com o novo Mi-nistro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Manuel Heitor. Como orientação geral da política e estratégia do Ministério surge naturalmente, querer uma construção de confiança com o Movimento Associativo Estu-dantil. Há que unir esforços de todas as entidades interessadas em reforçar o investimento neste setor, que segundo a proposta de lei do orçamento será dos mais privilegiados da

administração.Combater a redução de

estudantes e renovar o corpo docente no sentido de o re-juvenescer é uma das apostas para os próximos anos. Também privilegiar as bolsas de ação social o que pode afetar neste sentido, e devido ao orçamento fixo com grande contenção, as bolsas de mérito dos últimos 2, 3 anos. O Ministro deixou ainda um apontamento sobre o Con-selho Coordenador do Ensino Superior e sobre a sua criação, que estava prevista pelo Regime Jurídico das Instituições de En-sino Superior, e que faz sentido a sua criação.

A ciência e tecnologia deve

ser uma prioridade onde realço a orientação também da Associa-ção Académica da Universidade de Évora em apostar fortemente na investigação aplicada a nível regional e na aposta em empre-sas da região. Por este caminho segue a realização da Feira de Emprego, Empreendedoris-mo e Inovação que poderá ser uma realidade com o esperado apoio não só da Universidade de Évora, entidades da Cidade e Câmara Municipal, mas também de outras a nível nacional.

Cantinas UniversitáriasDe realçar uma posição

importante da Associação e referida na reunião com o Mi-

nistro, sobre a fraca presença dos estudantes nas cantinas das Universidades. A Associação neste sentido pretende sensi-bilizar os estudantes a tomar as suas refeições por apenas 2,40€ e futuramente fazer ações de promoção das mes-mas. Os gastos em comida são necessários mas são também um custo elevado para quem não cozinha regularmente nas suas residências ou atende os refeitórios e acaba por almoçar “fora” muitas vezes. Este apon-tamento serve para financiar de certa forma os Serviços de Ação Social da Universidade de Évora em outros encargos de apoio ao Estudante.

Primeira Semana de Trabalho Associativo

A rotunda da Base Aérea 11, perto de Beja, está a provocar po-lémica, devido ao número de acidentes que já aconteceram nesse local desde setembro do ano passado, altura em que as obras fica-ram prontas

De acordo com o jornal Correio da Manhã, “já houve uma deze-na de acidentes nessa rotunda que está em plena Estrada Nacional (EN) 18, que liga Beja a Vidigueira”.

O mesmo jornal salienta que “os automobilistas queixam-se de falta de sinalização e de iluminação no local, sobretudo durante a noite”.

O Correio da Manhã refere ainda que “pelo menos dois dos condutores que tiveram acidentes neste local põem a hipótese de avançar com processos junto dos tribunais contra a Rodovias do Baixo Alentejo ACE, subcontratada daquela concessão”.

Um dos casos contados pelo jornal é o de um automobilista que “entrou com o carro na rotunda a direito e saiu do lado contrário, tendo momentos antes visto um placard gigante a indicar a estrada em linha reta”.

Segundo noticia o Correio da Manhã, “entretanto, a empresa res-ponsável pelas obras na rotunda colocou uma lona preta para tapar o placard que indicava a estrada anterior que era em linha reta”.

O mesmo jornal garante ainda que já contactou a empresa concessionária sobre estas críticas, mas sem ter obtido qualquer resposta

Rotunda entre Beja e Vidigueirajá levou a uma dezena de acidentes

Apenas decorridos 3 anos após a sua inauguração oficial, o serviço da Universidade Sénior de Monforte já é considerado por uma das melhores do País, o que levará, proximamente, à sua certi-ficação pela RUTIS - Rede de Universidades da Terceira Idade”. Ou seja na escola e experiência da vida também se aprende. Este ano, as comemorações, reuniu alunos, professores, representantes de organismos públicos e privados e alguns utentes das IPSS’s do Con-celho, aos quais se juntaram o Presidente do Município de Monfor-te, Gonçalo Lagem, o Vice-Presidente e Vereadora do seu executivo, Fernando Saião e Mariana Mota, o Pároco local, Padre Joanes, e a Coordenadora da Universidade, Vitória Medalhas. As comemora-ções contaram com a presença de um convidado especial, Fernando Correia, voz maior da rádio portuguesa, nome grande do desporto e da televisão, que veio apresentar o seu último livro baseado na doença que atingiu a sua mulher, a doença de Alzheimer. Escreveu, então, “Piso 3, Quarto 313”.

Portalegre

Trovas & Canções Atores Poetase Cantores

“Trovas & Canções, Atores, Poetas e Cantores”, da autoria de Paula Carvalho e Paulo Mira Coelho, é um espectáculo inédito, pela forma como reúne três gerações de atores, e outros grandes pro-fissionais, ao redor da figura de Ruy de Carvalho. Este espectáculo está marcado para o dia 16 de Janeiro ás 211h30 no Centro de Artes dePortalegre.Não será o teatro apenas a estar presente, através dos desempenhos de João de Carvalho e Henrique de Carvalho, filho e neto do actor, mas também a linda voz da fadista e actriz, Ana Marta, ao som da guitarra portuguesa do Professor Ricardo Gama e da gui-tarra clássica de João Correia.

Monforte

Universidade Séniorna escola da vida

também se aprende

n João Trindade Opinião

A ARPIE convida os seus associados e a população em geral para o CONCERTO DE ANO NOVO que se realiza no próximo dia 16 de Janeiro pelas 16 horas no Museu de Évora (Sala do Retábulo) com entrada livre.

O Coral da Arpie regido pelo Maestro Luiz Duarte irá apresentar cerca de dez músicas do seu reportório

Este espectáculo conta com o patrocínio do Museu de Évora, da Direcção Regional da Cultura de Évora e Diário do Sul

Concerto de Ano Novo

Elizabete Charrua apresenta “O Dom”O livro “O Dom”, de Elizabete Charrua, vai ser apresentado na

Biblioteca Municipal de Aljustrel, no distrito de Beja, no dia 22 deste mês, no âmbito da iniciativa “Encontros com a Escrita”, foi divulgado.

Nesta sua primeira obra, a autora, natural de Beja, mas com fami-liares em Aljustrel, aborda a sua vida e, particularmente, um dom que diz possuir, resumiu a câmara municipal.

“Desde muito nova, tinha visões e sonhos premonitórios, que acabavam por acontecer. Pensava que eram coincidências. Passadas muitas ‘coincidências’, aos 15 anos, tomou consciência desse dom e teve de aceitar”, acrescentou.

Pintura de António Saiote na Biblioteca MunicipalA Biblioteca Municipal de Grândola está a apresentar, até ao

dia 30 deste mês, uma exposição de pintura da autoria de António Saiote, “engenheiro agrónomo de profissão e pintor por devoção”, divulgou a câmara.

As raízes alentejanas de António Saiote, que estudou pintura em Lisboa e em Florença (Itália), estão presentes na sua obra de pintor naturalista.

“A paisagem é o seu tema mais constante, embora faça por vezes ‘incursões’ na pintura figurativa e até religiosa”, indicou o município, referindo que a obra do artista consta de coleções particulares e de vários organismos.

Aljustrel

Page 5: Ds dia 14 01 2016

Edgar SilvaEdgar Silva, de 53 anos, foi

anunciado como candidato presidencial apoiado pelo PCP em 08 de outubro. Dado o seu passado de padre católico na Madeira e ativista contra a exploração infantil no Funchal e arredores, tem diversos apoios ligados à Igreja como a ex-provedora da Casa Pia Catalina Pestana, entre outros.

NOME: Edgar Freitas Gomes Silva.DATA DE NASCIMENTO: 25 de setembro de 1962.NATURALIDADE: Funchal.PROFISSÃO: professor/teólogo.

PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: licenciou-se em teologia pela Universidade Católica e exerceu o sacerdócio na Madeira, destacando-se em iniciativas sociais como o Movimento de Apoio à Criança ou a Escola Aberta. Deu aulas na Universidade Católica do Funchal e foi deputado da Assembleia Regional da Madeira. Tornou-se membro do PCP em 1998 e integrou o Comité Central comunista em 2000, sendo responsável pela organização do partido naquela região autónoma.

PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: Álvaro Cunhal, Hélder Câmara (chamado de ‘O bispo vermelho’ um dos nomes da Teologia da Libertação) e Ignacio Ellacuría (padre jesuíta assassinado na sua Universidade em El Salvador).

CANDIDATA-SE PORQUE: “É preciso afirmar Abril, através de um Presidente da República capaz de defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa”.

PÁGINA DA CANDIDATURA: edgarsilva2016.pt

5NacionalQUINTA-FEIRA , 14 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

A

Quem são os dez candidatos nas eleições de 24 de janeiro O Tribunal Constitucional (TC) aceitou as dez candidaturas às eleições presidenciais que tinham sido formalizadas, o que constitui um recorde de candidatos neste tipo de sufrágio,

uma vez que o máximo de candidatos em democracia foram seis em 1980, em 2006 e 2011.Segue-se a lista dos candidatos validados e principais dados biográficos e da candidatura:

n continua na próxima edição

Presidenciais/1986

A campanha mais longacampanha eleitoral para as presidenciais de 1986 foi a mais

longa até agora, dado que o Presidente da República só seria escolhido na segunda volta, disputada por Mário Soares e Freitas do Amaral.

No início da campanha, cinco candidatos estavam na linha de partida, todos civis, mas só quatro foram a votos a 26 de janeiro de 1986. Ângelo Veloso, candidato do PCP, desistiu pouco antes a favor de Salgado Zenha, que foi apoiado também pelo PRD.

A primeira volta das eleições

acabou por ser as ‘primárias’ da esquerda, disputadas pela independente Maria de Lurdes Pintasilgo, Salgado Zenha e Mário Soares, apoiado pelo PS, enquanto à direita Freitas do Amaral congregava os apoios de PSD e CDS e surgia como o favorito.

Freitas do Amaral teve a seu lado o recém-eleito primeiro-ministro de então, Cavaco Silva, que pedia estabilidade “para que fortaleça a esperança que nasceu em 06 de outubro”, data das legislativas que deram a vitória ao PSD, pondo fim ao bloco central (coligação PS/

PSD) que Soares liderou.A memória de Sá Carneiro e

Amaro da Costa foi evocada em comícios do candidato, com a imprensa a descrever uma campanha em ambiente de festa e Freitas do Amaral a apelar à participação nas eleições. Ficaria à frente na primeira volta com 46,3% dos votos.

Mário Soares, que parecia à partida em desvantagem devido ao desgaste no cargo de primeiro-ministro, acabou por ficar em segundo lugar na votação de 26 de janeiro, com 25,4% dos votos.

Na primeira etapa da

campanha, Soares foi agredido na Marinha Grande num protesto com palavras de ordem contra os salários em atraso, um incidente condenado pelos seus adversários na corrida eleitoral e que mais tarde seria considerado um ponto de viragem na candidatura.

Soares foi referindo que a vitória seria “conseguir passar à segunda volta”.

A candidatura de Lurdes Pintasilgo, antiga primeira-ministra de um governo de iniciativa presidencial de Ramalho Eanes, surgiu como “uma resposta ao descrédito político gerado pelo

sistema” e a sua campanha chegou a ser descrita como “a caravana do sonho”, mas nas urnas não viria a conseguir mais de 7,3% dos votos.

Salgado Zenha contou na campanha eleitoral com o apoio do presidente cessante, Ramalho Eanes, e a mulher do general, Manuela Eanes, participou na campanha ao lado do antigo dirigente do PS e ex-ministro de Soares.

A imprensa deu conta de apelos de várias figuras do PS a Zenha para que desista. “Não desisto”, respondeu. Nas urnas viria a obter 20,8% dos votos.

Na segunda volta, a esquerda uniu-se para travar Freitas do Amaral. O PCP convocou um congresso extraordinário para decidir sobre o voto em Soares e

acabou por tomar essa decisão.Na televisão ficou o

testemunho de uma popular que diz ter votado em Zenha, mas vai tomar “sais de frutos para votar em Soares”.

Na etapa final da campanha, Soares considera que o seu principal adversário já não é Freitas do Amaral, mas a abstenção.

“Não terei de mudar o discurso, a estratégia ou os aliados, a minha especialidade é a coerência e não a pirueta”, apontou, por sua vez, Freitas do Amaral à partida para a segunda volta.

A 16 de fevereiro de 1986, Mário Soares ganhou com 51,1% dos votos e Freitas do Amaral ficou com 48,8%, a menos de 140 mil votos.

Vitorino Silva(Tino de Rans)

Vitorino Silva, 44 anos, escolheu a Escada das Verdades, no Porto, para anunciar a sua candidatura a Presidente da República, em outubro passado. Casado e com uma filha, Tino de Rans é o sexto de oito irmãos. É calceteiro, profissão que iniciou aos 15 anos, em Mogadouro, Bragança. Aos 22 anos, foi eleito presidente da junta de freguesia de Rans mas ficou conhecido a nível nacional por um discurso que fez no XI Congresso do Partido Socialista, em 1999, que pôs os militantes e dirigentes a rir. Participou nos `reality-shows´ da TVI Quinta das Celebridades e Big Brother e no programa “Noites Marcianas”, da SIC, escreveu um livro, “De palanque em palanque”, e editou várias músicas.

NOME: Vitorino Francisco da Rocha e SilvaDATA DE NASCIMENTO: 19 de abril de 1971NATURALIDADE: Nasceu na freguesia de Rans, concelho de Penafiel, no distrito do PortoPROFISSÃO: Calceteiro

PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Presidente da Junta de freguesia de Rans, concelho de Penafiel

PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: A nível nacional, o candidato declara admiração pelo antigo bispo de Setúbal, Manuel Martins, enquanto internacionalmente destaca o grupo de estudantes que em 1989 se reuniu em protesto na praça de Tiananmen, em Pequim, capital chinesa, e “teve a coragem” de enfrentar os tanques do exército.

CANDIDATA-SE PORQUE: Quer “devolver a alegria e dignidade que tiraram ao povo português, para que as pessoas se sintam pessoas e não números” e apresenta-se como “um homem livre que não está hipotecado às máquinas”. “A minha visão de país é a de um país com dignidade, que cumpra os acordos europeus e internacionais mas que defenda em primeiro lugar os interesses dos portugueses, como tal, não podemos dizer sim a tudo. Assumo a minha candidatura como a candidatura de todos os portugueses, incluindo aqueles que não votam e, por isso, quero que Belém seja o palácio que representa o povo português”.

PÁGINA DA CANDIDATURA: Não disponível até à data.

Jorge SequeiraJorge Sequeira, de 49

anos, apresentou a sua candidatura a Presidente da República a 23 de julho em Vila Nova de Gaia, declarando que não está “preso” a nenhum partido, tendo como lema “Portugal como nós”.

NOME: Jorge Manuel Pais Seara Rodrigues SequeiraDATA DE NASCIMENTO: 21 de janeiro de 1966NATURALIDADE:Nasceu em Tabuaço, região do Douro, distrito de ViseuPROFISSÃO: Psicólogo, empresário

PRINCIPAIS CARGOS PÚBLICOS E POLÍTICOS EXERCIDOS: Provedor do Adepto pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional

PERSONALIDADE QUE MAIS ADMIRA: Em Portugal, aponta a fadista Amália Rodrigues, o treinador de futebol José Mourinho e “a D. Fernanda, que todos os dias tem de atravessar o Tejo, ganha 500 euros por mês, consegue alimentar dois filhos e vive com dignidade”. A nível global, as personalidades que mais o impressionam são Gandhi, Nelson Mandela e Cristiano Ronaldo, que classifica como “uma superstar internacional”.

CANDIDATA-SE PORQUE: “São as pessoas que estão indignadas com uma classe política que não tem sido representante dos seus anseios. ‘Nós’ não somos ‘eles’. Há sempre um ‘eles’ desresponsabilizante. Em vez de termos sempre um discurso de contra os outros [referindo-se aos governantes] porque é que nós não devemos sair da cadeira? A sociedade civil, a sociedade não política, tem pessoas extremamente competentes. A meritocracia deveria ser o aspeto mais relevante a ter em conta quando se quer gerir um país”.

PÁGINA DA CANDIDATURA: http://www.jorgesequeirapresidente.pt/

Page 6: Ds dia 14 01 2016

N

Candidato presidencial, Cândido Ferreira visitou o concelho de Évora

diário do SUL6 RegionalQUINTA-FEIRA , 14 DE JANEIRO DE 2016

n Bruno Calado Silvae Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

Cândido Ferreira definiu-se como “um homem que tem o coração ao pé da boca, mas não quer dizer que não tenha também a contenção política suficiente e necessária para não dizer disparates e, sobretudo, tenho um poder de análise que me permite fazer sínteses sem cometer erros”. E exemplificou: “Não fui eu que disse que o ne-

“Está aberta uma autoestrada para genteque quer um Portugal diferente”

a visita ao concelho de Évora, anteontem, o candidato presidencial visitou as instalações do grupo de comunicação “Diário do Sul” e reuniu com a reitora da Universidade de Évora. O intuito desta

vinda à cidade foi tomar o pulso da interioridade que diz conhecer, mas que, a seu ver, é preciso inverter com políticas discriminativas positivas. Cândido Ferreira fez críticas à classe política e assumiu-se como alguém que tem como objetivo melhorar a vida das pessoas. O principal alvo do dia foi o adversário Sampaio da Nóvoa, afirmando que chegou o tempo, que se pode traduzir no próximo dia 24 de janeiro, da grande oportunidade que os portugueses têm para pôr em cheque uma classe política que “tem feito o desconforto de uma grande parte dos portugueses”. O médico garantiu que esta é uma candidatura “moderada, com princípios, porque tem uma visão completamente diferente para a sociedade”.

gócio BANIF, de fim-de-semana, estava perfeitamente certificado e concordava inteiramente com ele. Quero recordar que nem Cavaco Silva disse tais barbari-dades acerca do grupo BES”.

O candidato disse que tenta-rá dizer às pessoas, aos votantes que se votarem nele “terão um Presidente da República afetivo, que não teme dizer as verdades. Como não tenho telhados de vidros, nem rabos-de-palha , não tenho medo de nada. Logo,

terão um chefe de Estado com-pletamente diferente”.

Admitiu que há ainda muitos eleitores indecisos, consideran-do, por isso, que há muito tra-balho para ser feito em termos de fazer passar as mensagens. “Isto porque, há cada vez mais, patrões da comunicação social que controlam as mensagens que são transmitidas”.

Contudo, Cândido Ferreira avançou que está aberta uma au-toestrada para gente moderada, sensata, que não se cega pelos

partidos e que quer um Portugal diferente, “nem um país de uma esquerda enfeudada a interesses ou uma esquerda de pseudo facilitismo, nem uma direita que não é generosa, que não tem nada a ver com a doutrina social da igreja e que é uma direita que é autoritária e, muitas vezes, quando pode trauliteira”.

Cândido Ferreira acusou Sampaio da Nóvoa de “des-conhecimento total da reali-

dade portuguesa”

Definiu Sampaio da Nóvoa como um dos seus principais adversários na corrida a Belém, acusando-o de “um desconheci-mento total da realidade portu-guesa” e de que “este teve uma causa na sua vida cívica que foi escorraçar da vizinhança da sua casa a Associação de Paralisia Cerebral, em Oeiras, porque desvalorizava as vistas e o seu património”. E acrescentou: “Nem o Salazar nem no tempo do Salazar, algum nazi ousou fazer qualquer coisa semelhante em Portugal”.

Do ponto de vista económi-co, Cândido Ferreira salientou que “com todas as aberturas que esta coligação de esquerda pro-vocou, qualquer Presidente da República tem que ter alguma moderação para impedir que uma derrapagem possa conduzir o país a um novo precipício”.

O candidato presidencial anunciou ainda estar solidá-rio com os suinicultores que protestaram, na madrugada de anteontem, junto à base do Intermarché, em Alcanena, pela

campanha de promoção da car-ne de porco, tendo condenado a intervenção da GNR, “uma vez que eu também sou produtor e sei o esforço que todas estas pessoas fazem para terem a sua atividade”. E concluiu: “Um Pre-sidente da República atento, que sofre com os valores do povo e que está ao lado do seu povo, tem de ser o primeiro a opor-se a este tipo de situações”.

Candidato à Presidência da República realizou anteontem comício em Évora

António Sampaio da Nóvoa explicou que a sua campanha feita sobretudo, a partir do interior de Portugal, visa falar com as pessoas que “sofrem duplamente dos efeitos da crise que nos tem afetado, mas tam-bém para ver bons exemplos, nomeadamente no mundo empresarial, que continuam a resistir e a existir no interior do país”. O candidato defendeu que em Portugal é preciso igual-dade, justificando ser necessário “trazer de volta a nós a Presidên-

Sampaio da Nóvoa assumiu o compromissode lutar contra a interioridade

candidato presidencial Sampaio da Nóvoa afirmou que fez questão de iniciar a campanha eleitoral, a partir do interior do país, assumindo o compromisso de combater as formas de

despovoamento e a desertificação em Portugal. Em pleno Teatro Garcia de Resende, onde decorreu o comício, o antigo reitor salientou “a necessidade de existir em todo o país e em todas as regiões condições de vida, de trabalho e de futuro para todos os seus habitantes”. De seguida, focou o seu discurso em fortes críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, descredibilizando a direita. Anunciou acreditar que, cada vez mais, o caminho indica que haja uma segunda volta nas eleições, “rumo à vitória final”.

O

cia da República. Precisamos de alguém capaz de lutar contra as desigualdades, o desemprego, o despovoamento, o desperdício e as desigualdades que persistem neste país e que se acentuaram nestes últimos anos”.

Voltando o discurso para o adversário Marcelo Rebelo de Sousa, o antigo reitor conside-rou que “quem garante a assi-natura de um orçamento sem o conhecer está a servir mal os portugueses, mesmo sem ocu-par o cargo”. Assim, criticou as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa sobre este assunto,

chegando mesmo a acusá-lo de desrespeitar a separação de poderes e a dignidade da função presidencial.

Sampaio da Nóvoa disse que Marcelo “quer fazer política dan-do aquilo que não tem e prome-tendo aquilo que não pode dar. E fá-lo com tal leviandade que é legítima a suspeita de que prometa aquilo que não tem a intenção de dar”. Contraria-mente, garantiu que a Sampaio da Nóvoa ninguém ouvirá dizer que assinará um documento que ainda não conhece.

Capoulas Santos disse que “Évora constituirá a arrancada de uma cam-

panha vitoriosa”

No comício que encerrou o terceiro dia de campanha dis-cursou também a coordenadora distrital da candidatura, Elsa Teigão, que disse “representar muitos” e apelidou Marcelo Rebelo de Sousa de “surfista de opinião”. Também o mandatário distrital de Évora, João Carlos Mateus interveio, sublinhando

“o elevado grau de indepen-dência de António Sampaio da Nóvoa, figura próxima das pessoas que mostrou já ser um conciliador”.

Por fim, Capoulas Santos, o atual ministro da Agricultura, fez questão de se associar à vinda de Sampaio da Nóvoa a Évora, tendo manifestado o seu “fervoroso” apoio à candidatura. Disse estar ali enquanto cidadão e não como presidente da Fede-ração de Évora do PS, deputado ou ministro, advertindo, contu-do, que todos os presidentes de Câmara socialistas do distrito ou com o apoio do PS o apoiam.

O governante disse estar certo que “Évora constituirá a

arrancada de uma campanha vitoriosa, como aconteceu em 1981 com Ramalho Eanes e em 1986 com Mário Soares”. Capoulas Santos aproveitou para contar “o episódio de 1986 ocorrido em Évora, quando os apoiantes do então candidato à direita, Freitas do Amaral, orga-nizaram na cidade um churrasco de novilho confiantes na vitória do aspirante a Belém. Contudo, haveria de ser Mário Soares a ganhar o sufrágio de então”. O ministro da Agricultura disse acreditar que “não será ainda agora que a direita fará o seu churrasco de novilho”, referin-do-se às próximas eleições de 24 de janeiro.

Fotos Exclusivas

n Maria Antónia Zacarias

Page 7: Ds dia 14 01 2016

A

Sexta-feira na PCTA

7RegionalQUINTA-FEIRA , 14 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

n Marina Pardal

M e t A l e n t e j o – associação para o bem-estar psicossocial da comunidade

promove nesta sexta-feira o seu primeiro seminário. A iniciativa vai decorrer ao longo de todo o dia, no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), em Évora.

“Saúde Mental no Alentejo: que caminhos para o futuro?” é o tema central do evento, que vai contar com a presença de intervenientes de várias áreas.

A MetAlentejo, que é uma IPSS do distrito de Évora exclusi-vamente dedicada à pessoa com doença mental, pretende com este seminário “dar a conhecer à comunidade à qual presta serviços as suas atividades e ini-ciativas”, esclareceu a psiquiatra Teresa Reis, presidente da Dire-ção da associação.

Para além disso, “pretende discutir a temática da saúde mental sob uma perspetiva construtiva com os seus pares, identificando necessidades e barreiras à implementação de melhores cuidados”, salientou a mesma responsável.

De acordo com Teresa Reis, “a MetAlentejo pretende ainda que este seminário sirva de referência para a apresentação e discussão de boas práticas na área da saúde mental e que o seu público-alvo possa através dele abordar novas perspetivas de promoção da saúde mental e a prevenção da doença mental

MetAlentejo promove seminário sobre saúde mental no Alentejo

na comunidade”.A presidente da MetAlentejo

referiu que “o seminário irá iniciar-se com uma mesa de abertura na qual irá contar com a presença de representantes de entidades locais e nacionais”.

Destacam-se Álvaro Car-valho (diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental), Manuel Carvalho (presidente do Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo de Évora), José Robalo (pre-sidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo), Sónia Ramos (diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Évora), Ana Costa Freitas (reitora da Univer-sidade de Évora) e Carlos Pinto de Sá (presidente da Câmara de Évora);

A iniciativa prossegue depois com um painel sobre “O papel das IPSS no apoio comunitário da pessoa com doença mental”.

Teresa Reis acrescentou que “neste painel vai ser apresen-

tada uma resenha do ponto de situação atual quanto ao papel das IPSSnacionais no apoio ao doente mental”.

Durante a sessão vão também ser apresentados projetos inova-dores e soluções de reabilitação como exemplos de boas práti-cas.

Para a MetAlentejo,”a pre-sença e exemplos dados pelos palestrantes servirão como ins-piração para o desenvolvimento de novas respostas que neste momento são inexistentes no distrito de Évora”.

Programa da RTA“Saúde Mental sem Tabus”

vai estar em destaquenum painel

No painel seguinte vai estar em destaque o “Trabalho em rede em saúde mental”.

Segundo a mesma respon-sável, “um dos pontos que vai ser focado é a importância da

existência de trabalho em rede e da integração das valências de saúde e de apoio social para a reabilitação, integração e apoio à pessoa com doença mental”.

A apresentação dos princi-pais projetos desenvolvidos no momento pela MetAlentejo-também faz parte deste painel, nomeadamente o voluntariado em saúde mental, os grupos de autoajudaMetAcuidadores e o programa Saúde Mental sem Tabus, emitido pela Rádio Tele-fonia do Alentejo.

Serão aindarealçados os projetos futuros, como a criação de um Gabinete de Apoio Psi-cossocial e a preparação de um encontro sobre candidaturas a financiamento para projetos em saúde mental.

Este painel, no final, inclui também um debate com vários intervenientes.

Na parte da tarde o seminário vai começar com a realização de uma mesa redonda intitulada “Prevenção e promoção da saúde mental em contexto escolar”.

Entre as temáticas em debatedestacam-se o Plano Nacional para a Saúde Mental, a prevenção das dependências nas escolas, a intervenção e papel do psicólogo nas escolas no presente e no futuro ou os cuidados de saúde primários na ligação à prevenção e promoção da saúde mental nas escolas.

Segundo Teresa Reis, “paralelamente ao seminá-rio irão decorrer sessões de relaxamento promovidas por enfermeiros especialistas em

A psiquiatra Teresa Reis, presidente da Direção da MetAlentejo.

Saúde Mental, às 10h,11h,15h e 16 horas”, adiantando que “ao mesmo tempo irá decorrer uma exposição de pintura pelo artista plástico João Caraça Parreira”.

O encerramento do seminá-rio está previsto para as 17h30 com a exibição do filme “Pára-me de repente o pensamento”.

A mesma psiquiatra salientou que se trata de “um documentá-rio sobre a doença mental e a vivência dos doentes institucio-nalizados”, evidenciando que “a

entrada no filme é gratuita, não sendo limitada aos participantes inscritos no seminário (apenas limitada pelo número de luga-res disponíveis no auditório)”. Segue-se depois um debate com a produtora do filme, Rosa Silva.

As inscrições no seminário podem ser feitas no site da asso-ciação: www.metalentejo.pt, onde também pode ser conhe-cido em pormenor o programa

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu a manutenção das quotas de pesca da sardinha na costa portuguesa, mas adver-tiu que a decisão só será tomada depois de uma avaliação dos “stocks” em águas portuguesas e espanholas.

“Dentro de pouco tempo teremos notícias que esperamos que sejam boas”, acrescentou a governante, depois de lembrar que a expectativa inicial era a de uma redução das quotas de pesca da sardinha.

Segundo Ana Paula Vitorino, que falava aos jornalistas durante uma visita para dar a conhecer ao diretor-geral europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, João Aguiar Machado, o porto de pesca de Sesimbra, já “existe alguma recuperação (dos stocks de sardinha) a nível na

costa portuguesa”, mas é preciso avaliar também os resultados de

Ministra do Mar espera manter quota de pesca da sardinhaEspanha.

“Só depois de se confrontarem os dados científicos sobre aquilo que se passa nas águas portuguesas e nas águas espanholas é que se poderá fixar a quota de pesca da sardinha para este ano”, disse, lembrando que há um período de defeso, em janeiro e fevereiro, que foi previamente acordado com as autoridades espanholas, em dezembro.

Na visita ao porto de pesca de Sesimbra, Ana Paula Vitorino defendeu também a necessidade de se melhorar o acompanha-mento científico da evolução dos “stocks” para facilitar as negocia-ções com a União Europeia.

“Só tendo uma boa fundamen-tação científica relativamente à qualidade dos nossos stocks é

que conseguimos negociar quer ao nível da Comissão Europeia, quer ao nível das quotas que estão sujeitas a controlo, mas que não são definidas por Bru-xelas, como é o caso da sardinha”, justificou.

Embora reconheça a impor-tância da sardinha, espécie muito apreciada pelos portugueses, Ana Paula Vitorino afirmou que

o Governo pretende reforçar as campanhas para a valorização de outras espécies como o carapau e cavala, que considerou muito desvalorizadas face às caracte-rísticas que apresentam, quer do ponto de vista nutritivo, quer do ponto de vista da saúde.

“O caso da cavala é um caso de crescimento notável, que aqui há uns anos quase não era

utilizada, em que foram feitas campanhas, não só de divulgação para a sua utilização como produtos gourmet , mas também

em termos da indústria conserveira. E estamos a ter um crescimento da venda e do consumo da cavala. Gostaríamos de fazer o mesmo com outras espécies, nomeadamente com o carapau”, disse a ministra.

Questionada sobre a visita do diretor-geral europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, João Aguiar Machado, ao porto de pesca de Sesimbra, a Ministra do Mar disse que o objetivo era “dar a conhecer bons exemplos” do que existe em Portugal e também tomar conhecimento daquilo que é necessário fazer para o país continuar a ter bons

investimentos no setor das pescas.

Questionado pelos jornalis-tas, o diretor-geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da União Europeia, João Aguiar Machado, que também visitou as instala-ções da Associação de Armadores de Pesca Artesanal Centro e Sul e uma unidade transformadora de pescado daquela associação, reconheceu que, apesar das dificuldades, o setor das pescas pode ser atrativo para as novas gerações.

“O setor enfrenta uma série de desafios: encontrar o bom equilíbrio entre o estado e a recuperação de alguns stocks , e promover a atividade da pesca, promover um maior conheci-mento e, sobretudo, atrair novas gerações para o setor. É um setor que está a enfrentar dificuldades mas que é atrativo para as novas gerações, é um setor que tem

Page 8: Ds dia 14 01 2016

diário do SUL8 RegionalQUINTA-FEIRA , 14 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

O Centro Cultural e Desportivo Desportalegre organizou uma sessão de jogos recreativos em Monte Carvalho, com os utentes do Centro Social de Nossa Senhora da Esperança.

O utente Apolinário foi o primeiro vencedor de 2016, seguido de Maria das Dores e Maria Joaquina.

Os utentes disputaram dois jogos individuais e depois em grupos de três fizeram três lançamentos de petanca soft jogo que cativou a atenção de todos os participantes.

LAR MONTE CARVALHOANIMADO PELO

DESPORTALEGRE

António Guerra, foi o vencedor dos jogos recreativos organiza-dos pelo Centro Cultural e Desportivo Desportalegre, no Centro Popular de Trabalhadores de S. Cristóvão, em Portalegre.

Daniel Aranha e Ernesto Figueiredo ocuparam os restantes luga-res do pódio e receberam prémios oferecidos pela Delta Cafés.

O Desportalegre vai realizar jogos ao longo do ano de 2016 com o apoio da União de Freguesias da Sé e S. Lourenço

CPT S.CRISTÓVÃOCOM ANIMAÇÃO

DO DESPORTALEGRE

António Jorge,foi o vencedor dos Jogos Solidários 2016 da União de Freguesias da Sé e S. Lourenço, organizados pelo Centro Cultu-ral e Desportivo Desportalegre na APPACDM de Portalegre. Hugo Branquinho foi o 2º classificado tendo ficado em terceiro lugar um quarteto de utentes: EmiliaCassapo, Carla Marina, Ana Malta e Fábio Rosa.

Os vencedores foram contemplados com t-shirts oferecidas pelaDelta Cafés e o Desportalegre estreou novos jogos didácticos oferecidos pela Fundação PT.

APPACDMDIVERTE-SE COM

O DESPORTALEGRE

Page 9: Ds dia 14 01 2016

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�����������������

������������������

���������������������������������

����������������������������

����������������������������

��������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������

��������������

���������������������������

������������������������

���������������������������

����������������������������

���������������������������

�������

���������������

�����������������������������

�������������������������������

����������������

�������

��������������������

�������

�������������������������������

���������������������������������

��������������������������

�����������������

�������

�������

������������������������������

�����������������������

�������

�������

�����������������������������

����������������������������

������������������������������

�������

��������������������

���������������������

�������������������������

����������������

�������������������

���������

�������

�������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������

��������������������

����������

��������������������������

����������������������������

����������������������

����������������

�������

�������������������

��������������������������������

������������������������������

�������������������������������

���������������������������

�������

��������

�������������������������������

�������������������������

�����������

�������

9PublicidadeQUINTA-FEIRA , 14 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Operacionais deManeio de Suínos

(M/F)

Pretende-se contratar um operacional e um auxiliar de maneio de suínos para exploração no concelho do Alandroal, preferencial-mente casal para residir em habitação da exploração pecuária.Resposta com Currículo ao n.º 157955 deste jornal ou para [email protected]@gmail.comgmail.com

Page 10: Ds dia 14 01 2016

diário do SUL10 SociedadeQUINTA-FEIRA , 14 DE JANEIRO DE 2016

ALEXANDRINA SENHORINHA RATO Faleceu dia 12/01/2016 em Portel, a senhora Alexandrina Senhorinha

Rato, de 80 anos de idade, natural de Graça do Divor (Évora), casada com o senhor Francisco Joaquim Costa, e que residia em Évora.

Dia 14/01/2016, na Igreja da Sagrada Família (Álamos), será celebrada encomendação do corpo presente às 9 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

CIRIACO JOAQUIM PRATES CAEIROFaleceu dia 13/01/2016 em Évora, o senhor Ciríaco Joaquim Prates

Caeiro, de 78 anos de idade, natural de S. Miguel de Machede (Évora), casado com a senhora Antónia Maria Encarnado Mira Caeiro, e que residia em Nª Srª Machede.

Dia 14/01/2016 na Capela de Nª Srª Machede, será celebrada enco-mendação do corpo presente às 11 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério de Nª Srª Machede.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

GLUPINA MARIANA SOARESFaleceu no dia 12 de Janeiro de 2016, em Évora, Glupina Mariana

Soares, de 74 anos, casada com Manuel Joaquim Frasco Falé, natural de Nossa Senhora da Graça do Divor e residente em Canaviais - Évora.

Hoje dia 14-01-2016, na capela mortuária do hospital Espirito Santo - Évora, pelas 10:30 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério do Espinheiro - Évora.

Agência Funerária Pestana - Évora – Servilusa

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Pub.

Pub.

Sua esposa, fi lha e restante família, participam que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso, no dia 16 de Janeiro, às 18h30m, na Igreja dos Salesianos. Agradecem antecipadamente a quem se dignar assistir a este piedoso ato.

JOÃO ANTÓNIO BARRULAS1.º Ano de Falecimento

Sua esposa Felizarda Maria Cabeçana, fi lhos, netos, bisneta e restantes familiares, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, amanhã, Sexta-feira, dia 15 de Janeiro de 2016, pelas 18H30 horas, na Igreja da Sagrada Família (Álamos) - Évora, agradecendo desde querido, amanhã, Sexta-feira, dia 15 de Janeiro de 2016, pelas 18H30 horas, na Igreja da Sagrada Família (Álamos) - Évora, agradecendo desde querido, amanhã, Sexta-feira, dia 15 de Janeiro de 2016, pelas 18H30

já a quem se dignar a assistir a tão piedoso ato.

BERNARDO INÁCIO FIGUEIRA BANHA

Missa de 7.º Dia

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

Pai, mãe, fi lho, marido, irmão e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, no dia 15 de Janeiro de 2016, pelas 18h30m, na Igreja dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

ANA MARIA ATAÍDEBARRIGA

Missa de 4.º Aniversário

Querida fi lha quatro anos se passaram, está sempre presente no nosso coração.Para a morte de um fi lho não há cura, nem alívio para a dor.A morte de um fi lho faz sofrer o coração até ao fi m. Fim que não chega nunca.

Sua esposa, fi lhos e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoal-mente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso hoje dia 14 de Janeiro de 2016, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a eterno descanso hoje dia 14 de Janeiro de 2016, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a eterno descanso hoje dia 14 de Janeiro de 2016, pelas 18h30m, na

tão piedoso ato.

LUÍS FILIPE DE ARAÚJO FERNANDES

Agradecimento e Missa de 7.º Dia

NECROLOGIAInvestigadores portugueses e

noruegueses estão a desenvolver um projeto que visa tornar pos-sível aceder à internet no alto mar, em banda larga e com baixo custo, através de tecnologia wi-fi e 4G, foi anunciado.

De acordo com um comuni-cado do Instituto de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), o projeto “BLUECOM+” visa “facilitar ati-vidades como a exploração de recursos minerais no fundo oce-

Investigadores desenvolvem projetopara ser possível aceder à internet em alto mar

ânico, monitorização ambiental ou atividades mais tradicionais como a pesca ou o transporte marítimo, que exigem cada vez mais o acesso a comunicações no mar, de modo a ligar pessoas e sistemas à internet”.

Este projeto, que envolve o INESC TEC, o Instituto Por-tuguês do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a MARLO AS (parceiro norueguês) “baseia-se na utiliza-ção de balões de hélio ancorados por exemplo em boias, embar-

cações ou parques eólicos, que formam uma rede voadora e malhada de banda larga a operar nas bandas de frequência liber-tadas pela televisão analógica, de modo a garantir ligações rádio de longo alcance”.

O coordenador do projeto, Rui Campos, investigador do INESC TEC, afirma que “a grande novidade” do BLUE-COM+ assenta na “exploração em ambiente marítimo das bandas de frequência liberta-das pela televisão analógica, a utilização de combinações de balão de hélio e papagaio que funcionam como pontos de acesso sem fios e repetidores de sinal de elevada altitude, com benefícios para a propaga-ção rádio e consequentemente para o alcance das comunica-ções e o acesso à internet em banda larga em zonas remotas do oceano usando tecnologias normalizadas”.

“A conjugação destas três componentes vai permitir, por

exemplo, que um utilizador numa embarcação a 100 quiló-metros da costa possa aceder à internet de banda larga usando o seu ‘smartphone’, sem ter que fazer qualquer atualização de hardware ou software no seu dispositivo”, referiu Rui Campos.

O investigador acrescenta que esta “é uma novidade à escala mundial e uma alterna-tiva às comunicações via satélite, que são hoje a única solução disponível”.

O projeto terminará em dezembro, tendo como “obje-tivo último” a construção de “um protótipo da solução de comunicações sem fios” e a sua demonstração, já no verão, em ambiente marítimo, “recor-rendo a duas embarcações do IPMA que vão funcionar como pontos de ancoragem dos balões de hélio e papagaio”.

O “BLUECOM+” é um pro-jeto financiado pela EEA Grants e Norways Grants.

Page 11: Ds dia 14 01 2016

11SociedadeQUINTA-FEIRA , 14 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 Robert Wilson Experience Lisbon 201312:00 Vida Selvagem13:00 O Mentalista14:00 Sociedade Civil T1015:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 Cougar Town21:00 Jornal 221:45 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201622:00 Trepalium22:45 Super Diva - Ópera Para Todos23:20 A Traveler´S Guide To The Planets00:10 Rockefeller00:35 No Ar - Ep. 201:05 Um Crime, Um Castigo02:05 Sociedade Civil03:05 Euronews

06:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:30 Grande Tarde18:30 Babilónia19:00 Tempo de Antena19:15 Babilónia20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 C.S.I.01:30 Cartaz Cultural02:15 Podia Acabar O Mundo03:00 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 Campanha Eleitoral - Presidenciais 201619:15 O Preço Certo20:00 Telejornal20:45 As Palavras e os Atos21:40 Fatura da Sorte21:45 The Big Picture22:30 Bem-vindos a Beirais23:15 Terapia23:45 5 Para a Meia-Noite00:45 Automobilismo: Rali Dakar 201601:00 Dexter02:00 Central Parque02:45 Os Nossos Dias04:15 Televendas05:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 306:00 Manchetes 3

diário do sulTV

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – CentralESTREMOZ – GodinhoÉVORA - GalenoMONTEMOR-O-NOVO – CentralMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Misericórdia REDONDO – Casa do PovoREGUENGOS MONSARAZ – ModernaVENDAS NOVAS – Santos MonteiroVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – DiasALMODÔVAR – AureaALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – PalmaCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Salgado MOURA – Nova de MouraSERPA – Central VIDIGUEIRA – Costa

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – CentralCASTELO DE VIDE – RoqueCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – Rosado e SilvaFRONTEIRA – Costa Coelho GAVIÃO – Mendes; Pimentel MONFORTE – JardimNISA – Seabra; Moderna PONTE DE SÔR – Varela Dias PORTALEGRE – Cunha MirandaSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – MisericórdiaGRÂNDOLA – Pablo; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – Corte RealSINES – Central

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraAguac. Máx.: 15º C Min.: 6º C

Quinta-feira, 14

BejaAguac. Máx.: 16º C Min.: 7º C

PortalegreAguac. Máx.: 12º C Min.: 7º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Elvas:Forte da Graça

06:30 Diário da Manhã10:10 Você na TV!13:00 Jornal da Uma14:45 Mundo Meu16:00 A Tarde é Sua19:00 Campanha Eleitoral: Presidenciais 201619:26 A Quinta - O Desafio: Diário20:00 Jornal das 821:41 A Única Mulher22:45 Santa Bárbara23:45 A Quinta - O Desafio: Extra00:15 Um Mundo Sem Fim01:30 Autores02:45 Fascínios03:44 Sonhos Traídos05:00 Televendas

O cantor Marco Paulo, intér-prete de êxitos como “Eu tenho dois amores”, celebra 50 anos de carreira com uma série de espetá-culos, projeta gravar mais discos e promete continuar a cantar, enquanto se “sentir bem”.

Em declarações à Lusa, o intérprete de “Ninguém, nin-guém” afirmou que esta é “uma data muito especial e emotiva”, e que não pensava vir a comemorar “50 anos de canções”.

“O público foi fundamental para chegar” a esta celebração, disse Marco Paulo, que referiu também ter tido “sempre gente muito competente” ao seu lado, de produtores a músicos, compo-sitores e autores.

“Quem me fez chegar aqui foi o público, de todas as idades e de todas as condições. Foram eles que compraram os meus discos, que assistiram aos meus concertos, e a festa do meu aniver-sário dos 50 anos, vai ser a festa do público, sem o qual eu não os comemorava”, frisou.

Esta é uma data que sempre desejou e para a qual está a “trabalhar intensamente com a orquestra” que o vai acompanhar nos três espetáculos agendados:

Marco Paulo celebra 50 anos de carreiracom uma série de espetáculos

o primeiro, no dia 05 de março, no Coliseu dos Recreios, em Lis-boa, que será gravado para uma edição em DVD, o segundo, no dia 12 de março, no Coliseu do Porto, e outro no dia 24 de abril, na Portimão Arena.

O artista conta ainda atuar nas regiões autónomas.

Marco Paulo está a ensaiar dia sim, dia não, com a orquestra dirigida pelo maestro Vicente Andrade, com quem trabalha há 15 anos.

Do alinhamento dos espetá-culos fazem parte, entre outras canções, “Eu tenho dois amores”, que vai cantar “numa roupagem nova, de maneira que seja o público também a cantar”.

“Mais e mais amor”, “Joana”, “Morena, morenita”, “Sempre que brilha o sol”, “Como passaram os anos” são temas obrigatórios do alinhamento, ao lado de canções mais recentes, disse o cantor de 70 anos, que reconhece não poder cantar “tudo o que público pede e ainda tem na memória como ‘Anita’ ou ‘Ninguém, ninguém’”.

“É muito emocionante as pessoas ainda hoje cantarem as minhas músicas, passados estes anos todos, como se fossem atu-

ais”, referiu.Marco Paulo argumentou que

conhece o país como poucos, pois atuou “em todo [o território], de cidades a vilas e aldeias”, e ainda se recorda da “pessoa que o des-

cobriu, Cidália Meireles”, que o ouviu num ensaio e o levou ao seu programa na RTP, “Tu cá, tu lá”.

O seu disco de estreia, “Não Sei”, em 1966, foi uma versão de

António José de uma canção do cantor francês Alain Barrière.

“Foi aquele momento, aquela hora, que despontou tudo”, tendo-se seguido as primeiras gravações, as participações no Festival da Figueira da Foz, em 1966, com a canção “Vida, Alma e Coração”, e no da RTP da Canção, em 1967, com “Sou tão feliz”, em que ficou em 6.º lugar.

Gravou com Simone de Oli-veira a canção “Tu e só tu”, voltou ao Festival RTP em 1982 com “É o fim do mundo” que se classificou em 11.º lugar.

Participou noutros festivais, como as Olimpíadas de Atenas, em 1970, com o tema “O homem e o mar”, ano em que realizou uma digressão pelo Canadá, e o da OTI, em Miami, nos Estados Unidos, em 1989, com a canção “Rosa morena”.

Quando começou a cantar, os seus ídolos foram Madalena Iglésias, com quem realizou uma digressão à Madeira, Simone de Oliveira e António Calvário, de quem cantava as canções quando ainda não tinha reper-tório, “mas, mais do que todos, Amália Rodrigues”, que teve “o privilégio de conhecer e ter ido

ao seu camarim”.Além de ter percorrido o país,

cantou nas ex-províncias ultra-marinas, antigos territórios sob administração portuguesa, foi atração de circos, em que cantava “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos, a fechar a atuação, e atuou para as comunidades portuguesas em França, Alemanha, Estados Uni-dos, Venezuela e África do Sul.

Marco Paulo é o nome artístico de João Simão da Silva, nascido no dia 21 de janeiro de 1945, em Mourão, no Alto Alentejo.

Atualmente conta 140 galar-dões de platina, ouro e prata, e um de diamante, por vendas de mais de um milhão de discos.

Aos 70 anos, Marco Paulo quer “ter saúde, gravar ainda um ou dois discos e estar em contacto com o público”.

“Não estou a pensar terminar daqui a dois anos, ou deixar de cantar. Eu quero continuar a can-tar enquanto o público me deseja e eu sinta que o posso fazer. Se me sentir bem e [se sentir] que as pessoas me apoiam, eu quero continuar a cantar, mas não vou andar aí a arrastar-me, vou conti-nuar a ir sítios onde eu gosto e me sinto bem”, declarou.

Page 12: Ds dia 14 01 2016

ANO: 46.º NÚMERO: 12.689 PVP: 0,75€ QUINTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

Quercus considerou que a gestão dos resíduos de aparelhos elétricos está em risco, devido ao atraso na criação do seu centro de coordenação e registo, podendo vir a implicar o pagamento de multas pelo Estado português.

“Existe, assim, um impasse administrativo e legal ligado à criação do Centro de Coordenação e Registo de REEE [resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos], que deveria estar em pleno em funcionamento desde o passado mês de maio”, refere uma informação da associação de defesa do ambiente.

A demora no licenciamento do Centro, explicam os ambientalis-tas, “vai ter implicações graves” na gestão daqueles resíduos, já que ficam por aplicar “os seus importantes objetivos chave”, como o registo dos produtores e dos intervenientes da recolha e tratamento deste lixo, o desen-volvimento de um mecanismo de compensação entre as entidades gestoras e a participação na defi-nição das regras para o cálculo da meta nacional de recolha.

Assim, para 2015, “não exis-tirão dados estatísticos quanto à definição e cumprimento das metas nacionais de recolha de resíduos, sendo que dois terços não são geridos pelas entidades

gestoras, o que certamente vai obrigar uma intervenção da Comissão Europeia, eventual-mente aplicação de multas des-necessárias”, diz a Quercus.

A associação vai enviar a todos os grupos parlamentares uma carta a transmitir os seus receios relacionados com uma situação que, salienta, já expôs ao Ministério do Ambiente, mas para a qual ainda não obteve resposta.

Por outro lado, são espera-das as renovações das licenças das duas entidades gestoras de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, a Amb3E e ERP Portugal, e, se a licença da entidade correspondente ao Centro não for emitida antes destas licenças, “perdem-se for-tes sinergias de trabalho” entre as duas partes, nomeadamente no registo dos produtores e dos intervenientes de recolha.

Na exposição enviada aos deputados, a Quercus relata que, “mesmo com poucos recursos disponíveis, foi detetando

situações graves”. “Algumas delas levaram mesmo a que apresentasse queixas na Comissão Europeia contra o Estado português”.

Um dos exemplos apontados é a suspeita “contra a empresa WRITE UP (do Grupo O2, pertença do denominado ‘Sucateiro Manuel Godinho’), entretanto

extinta, sobre o destino dos resíduos de tratamento de lâmpadas fluorescentes que contêm mercúrio”, escreve a Quercus.

Também “detetámos situações irregulares com a gestão de gases de refrigeração (CFC e outros), levando a Quercus a apresentar uma queixa contra o Estado”, acrescentam os ambientalistas.

A Quercus consultou as duas únicas empresas que fazem o tratamento e reciclagem de fri-goríficos e arcas congeladoras, sobre “um problema detetado há alguns anos, que é o facto de os frigoríficos e arcas congelado-ras que chegam às suas unidades de tratamento se apresentarem já incompletos, nomeadamente sem os compressores e outros componentes com valor”.

Estas situações são classi-ficadas pela associação como “graves”, pois contribuem para a libertação de gases que afetam a camada de ozono e têm efeitos de estufa, além dos “elevados

Gestão de resíduos de aparelhos elétricos está em risco - considerou a Quercus

Portugal não tem qualquer foco de gripe das aves e a proibi-ção de comercialização destes ani-mais em alguns mercados é uma medida de prevenção, afirmou o diretor geral de Alimentação e Veterinária, garantindo não exis-tir risco para os humanos.

“Não temos gripe das aves em Portugal, as medidas são exclusivamente de precaução dado a gravidade económica que a doença representa” para os produtores, disse à agência Lusa Álvaro Mendonça.

Portugal não tem gripe das aves e não existe risco para as pessoas

Em termos de segurança para as pessoas, “o risco é minímo, é reduzidíssimo porque não há nenhum foco em Portugal”, referiu.

“A transmissão do H5N1 para os seres humanos, para além de ser baixa, neste momento, por comunicação das autoridades

francesas, sabemos que os mar-cadores de risco para a espécie humana não existem neste estirpe de vírus”, salientou ainda o responsável.

No final de dezembro, depois de surgirem vários focos em França, a Direção Geral de Ali-mentação e Veterinária proibiu a comercialização de aves em feiras e mercados em alguns concelhos, sobretudo na zona centro e Alen-tejo e na zona da Ria Formosa, no Algarve, onde há mais migrações conhecidas de aves selvagens.

A FIFA anunciou ontem que o secretário-geral da organização, Jérôme Valcke, foi demitido a 09 de janeiro, pelo Comité de Emer-gência, “com efeitos imediatos”.

“A relação laboral entre a FIFA e Jérôme Valcke, terminou”, refere a FIFA em comunicado.

Na quinta-feira, o Comité de

Ética da FIFA tinha aberto um processo formal contra Valcke, um dia depois de ter prolongado por mais 45 dias a suspensão do francês.

Valcke, de 55 anos e que estava suspenso desde 08 de outubro, e foi acusado de estar implicado num processo de revenda de

bilhetes para o Mundial2014 no ‘mercado negro’, envolvendo um alegado suborno de Benny Alon (JB Sports Marketing).

“O cargo continuará a ser desempenhado pelo secretário-geral interino, Markus Kattner”, esclareceu o organismo na nota.

Secretário-geral Jérôme Valcke demitidopelo Comité de Emergência

FIFA