ds dia 04 12 2015

16
PUB.

Upload: diario-do-sul

Post on 24-Jul-2016

237 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 04/12/2015

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 04 12 2015

PUB.

Page 2: Ds dia 04 12 2015
Page 3: Ds dia 04 12 2015

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIASEXTA-FEIRA, 4 DE DEZEMBRO DE 2015

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.663

Pub.

EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA

dinamizou comemorações do Dia Internacional da

Pessoa com Deficiência.... ÚLTIMA PÁG.

«Telefonia» foi a anfitriã do evento

APPACDMRefl etir sobre as barreiras que são precisas derrubar ainda todos os dias foi o objetivo das comemorações

do Dia Internacional das Pessoas com Defi ciência, que se assinalou ontem. Este ano, em Évora, coube à APPACDM em parceria com a Rádio Telefonia do Alentejo organizar as comemorações. Numa emissão em direto foi dada voz aos direitos das pessoas com defi ciência e incapacidades através da participação na primeira pessoa de instituições e organismos públicos.

ÉvoraO desafioao comérciotradicionalnesta quadrade Natal

.... PÁG. 8

AlcáçovasChocalheiroshomenageadosnesta ediçãoda Feirada Doçaria

.... PÁG. 7

Transportes

Linha ferroviáriado Alentejocommodernizaçãona agenda

.... PÁG. 2

Page 4: Ds dia 04 12 2015

2 Tema de AberturaSEXTA-FEIRA , 4 DE DEZEMBRO DE 2015 diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Pub.

Voltamos a insistir no tema da violência doméstica e muitos dos nossos leitores incitam-nos para que se não deixe arrefecer o assunto já que também no Alentejo há notícias de alguns casos, felizmente sem a violência que vem acontecendo noutras regiões.

Segundo dados estatísticos em 6 meses, neste ano já foram contadas 13 mil queixas cuja maioria está entregue aos Tribunais.

E tragicamente registaram-se assassinatos de mulheres, mães de família, vergonhosamente mortas às vezes diante dos próprios fi lhos.

Os juizes têm procurado dar resposta dissuasora

aos criminosos e a quem os podem imitar.

Só que a violência doméstica tem que ser referida logo de imediato e as autoridades devem ter poderes para agirem com energia e rapidez antes que seja tarde.

A Justiça, por sua vez, não deve ser iludida pelos falsos testemunhos e deve agir com dureza para servir de exemplo aos violentos. E mais deve acau-telar que nas penas não tenham os perdões que tiram bom exemplo às sentenças.

HOMENAGEM

Ricardo GalhardoMuitos anos dirigente sindi-calista da CGTP-IN no distrito de Évora, vive em Évora desde sempre.

(...)Os juizes têm procurado dar

resposta dissua-sora aos crimino-

sos e a quem os podem imitar(...)

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) deu luz ao avanço da execução dos principais projetos de modernização da rede ferroviária nacional, inscritos no PETI- Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas, que contempla, entre outros, o lançamento do procedi-mento pré-contratual para a modern-ização da linha do Alentejo.

O projeto tinha sido delineado pelo anterior Governo e classifi cado como “prioritário” pelo Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GTIEVA). Ainda no mês de novembro a empresa que é liderada por António

Ramalho publicou em Diário da República o lançamento do procedi-mento pré-contratual necessário à contratação da prestação de serviços para elaboração do estudo prévio, estudo de impacte ambiental, projeto de execução e RECAPE para modern-ização e duplicação do troço entre o Poceirão e Bombel, na linha férrea do Alentejo.

O valor estabelecido ascende aos 800 mil euros, sem IVA, integrando este troço a ligação ferroviária que privilegia o transporte de merca-dorias entre os portos de Sines, Setúbal e Lisboa em direção ao Caia, junto à fronteira espanhola, contem-

plando a ligação a Madrid. Recorde-se que este projeto foi considerado como um dos investimentos estraté-gicos pelo anterior Governo.

Já em outubro a IP avançava ter iniciado os procedimentos com vista à elaboração do projeto de execução da nova ligação ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia (fronteira com Espanha), tendo sido lançados os concursos para a coordenação técnica do projeto e tarefas comple-mentares gerais com preço base de 2,5 milhões de euros e prazo de execução 15 meses.

Também a via, geotecnia e ser-viços foram fi xados com um preço

base de 2,9 milhões de euros e com um prazo de execução de 15 meses, enquanto as obras de arte e estruturas especiais surgiram com um preço base de 5,1 milhões de euros e um prazo execução de 15 meses.

Para breve estavam anunciados os avanços dos procedimentos referen-tes aos concursos para a Linha do Leste e ligações à nova linha Évora – Caia com um preço base de 900 mil de euros.

Já o designado Corredor Interna-cional Sines/Setúbal/Lisboa-Caia (fronteira), com investimento pre-visto de cerca de 700 milhões de euros, considerado um “projeto

prioritário com elevado potencial para importação e exportação no transporte de mercadorias”, visa assegurar a ligação ferroviária entre o sul de Portugal e a Europa, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias efi ciente, permitindo a articulação com os Portos de Sines e Setúbal. A conclusão da construção desta ligação ferroviária internacional está agendada para 2020.

“Além da construção dos troços de ligação entre Évora e Caia, cuja execução representa um investi-mento previsto de cerca de 500 mil-hões de euros, o projeto do Corredor internacional Sines-Caia/Madrid,

contempla a construção de estações técnicas e ampliação para cruza-mento de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento a Instalação e modernização da sinal-ização”, avança a IP.

Também está revista a duplicação da via existente e eletrifi cação da nova via entre Poceirão e Bombel, a con-strução de linha nova entre Évora Norte e Elvas (via única eletrifi cada, extensão de 79 quilómetros, além da modernização e eletrifi cação da Linha do Leste entre Elvas e a fron-teira (extensão 9 quilómetros através da qual será assegurada a ligação a Espanha.

Linha ferroviária do Alentejo com modernização na agendaFerrovian Roberto Dores

Page 5: Ds dia 04 12 2015

Bencatel

3RegionalSEXTA-FEIRA , 4 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

Pub.

Assalto ao Sport Clube BencatelenseO assalto foi feito nas traseiras

do clube, através de um poste das comunicações e subiram até ao 1.º andar onde arrombaram a porta que liga o interior, sem que antes tivessem tentado arrombar a porta das traseiras e que não conseguiram. No interior dani-

fi caram a máquina do tabaco de onde levaram todo o tabaco e o dinheiro ali existente.

O seu montante não foi pos-sível apurar. A GNR de Bencatel e Vila Viçosa, e dois elementos especializados neste género de roubos, fi zeram a peritagem.

O Posto da GNR de Bencatel luta com falta de elementos e o seu funcionamento deve ser 24h00 por dia como anterior-mente.

Joaquim Inácio Santos Correia

A Associação Eborae Mvsica promove, o XI Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, em Novembro e Dezembro, no Convento dos Remédios, em Évora, sempre às 18h00.

Amanhã, dia 5 de Dezembro terá lugar um recital de guitarra por Eurico Pereira.

O programa é composto por: Valsa da Primavera - Agustín Barrios (1885-1944) Uma esmolinha por amor de Deus; Tarantela - Johann K. Mertz (1806-1856)- À distante; O sonho da razão produz monstros - Mario Castelnuovo-Tedesco; Quem mais rendido? (1895-1968);

Porque foi sensível - de “24 Caprichos de Goya”; Capricho Árabe - Francisco Tárrega (1852-1909) ; Grande Valsa

O Ciclo integra ainda no dia 13 Concerto de Natal pelo Coro Polifónico Eborae Mvsica, direção de Eduardo Martins (com a participação do Coro II do Conservatório Regional de Évora-Eborae Mvsica, direção de Sandra Medeiros).

A Associação Eborae Mvsica tem o apoio da Câmara Municipal de Évora, da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, e dos órgãos de comunicação social para a realização deste Ciclo

XI CICLO DE CONCERTOS “MÚSICA DO INVERNO”No Convento dos Remédios

Page 6: Ds dia 04 12 2015

diário do SUL4 OpiniãoSEXTA-FEIRA , 4 DE DEZEMBRO DE 2015

Pub.

Não posso deixar de celebrar esta pedrada no charco atirada pelos partidos da esquerda do parlamento: um acordo de incidência parlamentar e governativa “à esquerda” era coisa que nunca se tinha visto em Portugal. Em outros países europeus, este tipo de negociações é normal, na falta de maioria parlamentar do partido mais votado mas a direita portuguesa há muito se habituara àquilo a que ela própria chama “tradição”, ou seja, ao acesso exclusivo ao poder por parte de três dos partidos a Assembleia. Na verdade, a posição desavinda

A TRADIÇÃO JÁ NÃO É O QUE ERA...da esquerda portuguesa facilitou-lhe o acesso permanente ao poder. Não vou relembrar os porquês históricos dessa desavença (que mergulha as suas raízes no célebre PREC, terminado em Novembro de 1975); basta que não nos esqueça-mos que 40 anos já passaram desde então e que muita coisa mudou quer nuns partidos, quer noutros. Os alinhamentos ideológicos parti-dários são hoje menos extremados, reconfigurando por conseguinte, o “centro” político parlamentar. Por definição matemática, só incluindo o centro se poderá obter a maioria, dado que esta só se consegue com mais de 50 % dos deputados, e foi precisamente isso que as eleições de 4 de Outubro proporcionaram. É verdade que muitos governos go-vernaram em minoria parlamentar, mas estiveram sempre dependentes de negociações pontuais e do voto favorável -ou pelo menos da abs-

tenção negociada- desses deputados que lhes faltavam (quem se lembra do “deputado limiano” do Governo Guterres?). A desavença histórica dos partidos Comunista e Socialista inviabilizava à partida qualquer apoio continuado por parte do PC, e assim se foi instalando a tal “tradição” do chamado “arco da governação”, ou seja, dos partidos que negociavam entre si soluções governativas, dei-xando o PC (e depois o PCP e o BE) de fora. Insisto na tradição porque o seu rompimento foi o mais sonante dos argumentos agora brandidos pela direita, uma vez que a legitimi-dade institucional e política era (e é) inquestionável (tão inquestionável que obrigou o próprio presidente da República, contra sua expressa vontade, a empossar António Costa como primeiro-ministro!).

O que se passou nestes últimas semanas tem portanto um imenso alcance, não só para as nossas vidas

De onde vimos? De um tempo em que os portugueses apresentam uma taxa de felicidade mais baixa (69,2%) do que a média europeia (86,2%), com a Finlândia e a Dinamarca a apresentarem uma taxa de felicidade

De onde vimos e para onde vamos

Paula Nobre de [email protected]://www.pauladeus.blogspot.com

Crónicas ao correr da pena (621)

Fernando [email protected]

imediatas, mas para o nosso futuro, próximo e distante. Não carecen-do de explicação as significativas alterações políticas e governativas imediatas, valerá a pena debruçar-mo-nos sobre o futuro da própria de-mocracia a esta nova luz. Em termos eleitorais, aquilo que sempre se tem designado por “voto útil”, será posto em causa. Até agora, votar num par-tido fora do tal “arco da governação” era a garantia de se estar na presença de um “voto de protesto”, sem mais consequências que uns quantos discursos na Assembleia da Repú-blica. No entanto, se o nosso voto, através de acordos, tiver influência no Governo, tudo muda! Porquê então votar num “grande partido” se o pequeno partido com que mais nos identificamos poderá também influenciar o governo a constituir? Assim, ver-nos-emos mais claramente reflectidos na definição dos desti-nos do país! Também a abstenção enquanto manifesto de desinteresse pela eleição “sempre dos mesmos” perderá terreno, podendo vir a diminuir substancialmente, porque cada voto passará a contar mais! A

eleição de um deputado que seja, de um pequeno partido, poderá contar na tendência do governo. De uma assentada, o voto útil perde utilidade e a abstenção perde sentido. Creio ainda que diminuirá a tendência de extinção dos pequenos partidos, e dar-lhes-á mais resistência a serem absorvidos pelos grandes (recordo que, mesmo em coligação, nestas eleições, o CDS/PP diminuiu drastica-mente a sua representação em favor do PPD/PSD). Em suma, creio que poderemos estar no início de uma redinamização do tecido partidário e da própria discussão ideológica, de que precisamos com premência. É urgente a revitalização da democra-cia e ela só se fará com o concurso de todo o espectro político e ideoló-gico. Os “principais partidos” têm-se preocupado mais com a gestão das vidas dos seus principais militantes que com a reflexão sobre o modelo de sociedade a propor aos seus militantes, simpatizantes e votantes. As sua propostas, nunca cumpridas, têm sido o “milho aos pombos (ou aos tansos…)” de quem neles tem votado. Com este ressurgimento da

discussão política, é bem provável que arrepiem caminho e se come-cem a preocupar também com o que pensamos e queremos nós, todos nós que somos a verdadeira razão de ser dos partidos políticos. Também nós cidadãos deveremos mudar um pouco seremos cada vez mais vigi-lantes, interventivos, questionadores e interessados na gestão da coisa pública. Essa de “a minha política é o trabalho e não me tenho dado nada mal!” é um dos piores resquícios do fascismo, que tem piorado tudo. Esse desinteresse só tem beneficiado quem menos precisa desses bene-fícios. Não nos esqueçamos que o objectivo último e mais precioso da política é legar um país cada vez me-lhor e mais preparado, a quem nos sucederá neste Mundo. Nós somos apenas os fieis-depositários do lega-do dos nossos pais aos nossos filhos. Como eles o serão também.

Façamos destes princípios uma “tradição” mais forte que esta que nos quiseram fazer engolir. Estamos sempre a tempo de iniciar uma nova tradição. Definitivamente, a tradição já não é o que era! E ainda bem!

mais elevada. Vimos de 2014 com 10.374.822

portugueses, que representa o maior decréscimo da população residente, em Portugal, desde 2008, decorrente do forte surto migratório que conhe-cemos nos últimos anos. No mesmo ano, o número médio de crianças nascidas por mulher em idade fértil (15 - 49 anos de idade) era de 1,23 (valor abaixo do índice de renovação geracional que é estimado em 2,1). Retratos objetivos de um país sem ânimo, de um povo exausto.

A emigração dos mais jovens e o decréscimo do número de nascimen-tos nas mulheres residentes repre-senta um país sem sentido de futuro, sem pessoas. Afastar-se da herança deixada e inverter esta tendência, é um dos grandes desafios do Governo do Partido Socialista. Para se perceber melhor de onde vimos, é importante olharmos para dados que constam do relatório A Saúde dos Portugueses. Perspetiva 2015, da Direcção-Geral da Saúde (DGS), que traça o perfil da saúde dos cidadãos residentes no

território nacional. Esse relatório apresenta os re-

sultados de um estudo realizado em 2013 pela Organização Mundial de Saúde, em mais de 30 países, onde Portugal apresenta, em termos de prevalência anual de problemas de saúde mental: a terceira taxa mais elevada (23%) de perturbações do foro psiquiátrico, depois dos EUA (26%) e da República da Irlanda (23%); o valor mais expressivo de perturbações de ansiedade (17%), e uma grave incidência das perturba-

ções depressivas. É este povo, gente anónima

marcada pelo desemprego e pelo em-pobrecimento, que agora precisa de ver sinais de mudança. Como? Com políticas e medidas concretas. Perante esses resultados, o estudo evidencia, por exemplo, a clara necessidade de aprofundar a articulação das equipas comunitárias de saúde mental com os cuidados de saúde primários, como definido na Lei de Saúde Mental e no respetivo Plano Nacional, e que tarda em sair do papel. Portugal ne-cessita de avançar com esta proposta, tal como precisa de voltar a repor a estratégia para os cuidados continua-dos de saúde mental que o anterior

governo oportunamente subverteu.O equilíbrio das finanças públicas

é fundamental para a saúde do país, mas o bem estar dos portugueses também passa por outras políticas e, muito concretamente, pelas políticas sociais. Só sociedades que estimem as pessoas constroem países fortes. É para este desafio que os governos estão convocados.

Para onde vamos? Para um Gover-no Socialista que olha para a função de proteção dos cidadãos mais vul-neráveis como uma prioridade, que se propõe apostar em medidas de proximidade focalizadas nas pessoas porque Portugal merece um povo mais feliz.

Page 7: Ds dia 04 12 2015

5RegionalSEXTA-FEIRA , 4 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

Espaço cultural em Évora

n Marina Pardal

Pub.

Pub.

Com um percurso já de duas décadas na cidade de Évora, foi há dois anos, mais concretamen-te a 30 de novembro de 2013, que a Associ’arte criou um novo espaço cultural, o Armazém 8. Para assinalar a data, a associa-ção promove amanhã, pelas 22 horas, uma festa com música, marionetas e pintura.

Lurdes Nobre e Midus Cham-bel, diretoras da Associ’arte - Associação de Comunicação e Artes, durante uma entrevista à Rádio Telefonia do Alentejo, salientaram que “esta associação começou por levar projetos do Alentejo para serem mostrados fora da região, mas há dois anos atrás fizemos o percurso inverso”.

Explicaram que “construí-mos o Armazém 8, um espaço

Armazém 8 comemora amanhã o 2.º aniversário

para trazermos coisas de fora para serem mostradas em Évora”, recordando que “está localizado no Parque Industrial e Tecnológico de Évora, perto da Agriloja, e possui uma sala de espetáculos, para além de salas de ensaios e de aulas”.

De acordo com as mesmas responsáveis, “em dois anos já recebemos seis mil pessoas como público, tendo passado pelo Armazém 8 centenas de artistas”.

Lurdes Nobre revelou que “temos recebido centenas de propostas por parte de grupos nacionais para virem cá atuar”, salientando que “já temos o calendário fechado até abril de 2016”.

Em relação ao evento de amanhã, vai haver música com os Canto Ondo e as Maria

Monda, um espetáculo com o marionetista Manuel Dias e uma exposição de pintura de Idalécia Ferreira.

Segundo Midus Chambel, “vamos também entregar o 3.º Prémio José Melo ‘Coragem de Ficar’, cujo troféu foi este ano criado pelo escultor João Concha”.

As diretoras da Associ’arte realçaram que “o objetivo é pre-miar artistas e comunicadores que tiveram a coragem de ficar em Évora”, focando que “não é fácil ficar cá, o trabalho é pouco, a remuneração é má, por isso é preciso coragem para ficar a fazer coisas nestas áreas”.

Para além dos espetáculos que acolhe, habitualmente ao sábado à noite, o Armazém 8 tem também outras valências. “Temos uma escola de música informal, à qual chamamos Oficina dos Sons, em que par-ticipam pessoas dos 7 aos 60 anos”.

Explicaram que “com esta escola não se pretende criar músicos, mas sim que os alu-nos tenham contacto com esta arte através das músicas que gostam”.

No Armazém 8 é ainda possí-vel encontrar outras iniciativas, como é o caso das aulas de bio-danza ou de reiki, bem como a reserva de salas para a realização de eventos.

Lurdes Nobre e Midus Chambel, diretoras da Associ’arte

Page 8: Ds dia 04 12 2015

diário do SUL6 RegionalSEXTA-FEIRA , 4 DE DEZEMBRO DE 2015

Pub.

Após investimento de 60 mil euros

Évora ganha novo veículo de limpeza urbana

A Câmara Municipal de Évora colocou em circulação uma nova viatura de limpeza urbana que possibilitará a recolha do lixo de alguns contentores subterrâneos que, por força da sua localização no centro histórico, estavam vedados, impossibilitando a sua utilização.

Esta nova viatura, que significou um esforço financeiro na ordem dos 60 mil euros, entrou hoje em funcionamento no Largo do Chão das Covas, perante a assistência do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, da vice-presidente do município, Élia Mira, e do vereador responsável pela área da higiene urbana, João Rodrigues.

Na sequência da entrada em circulação desta viatura, adaptada à especificidade do centro Histórico, um conjunto de seis contentores subterrâneos situados no Largo do Chão das Covas, no Largo dos Mercadores e na Rua das Fontes. Poderão ser utilizados doravante.

Após uma apurada análise quanto ao bom funcionamento deste novo meio, a Câmara Municipal de Évora pondera retirar destas áreas alguns contentores de superfície, procurando obter mais higiene, melhor gestão do espaço público, melhoria estética e visual das ruas em causa.

Realizou-se no passado fim de semana na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa o 1º Congresso do Bombo onde estiveram presentes, além de muitas entidades, inúmeros grupos de tocadores deste singular instrumento. Esta iniciativa organizada pela Associação Toca Rufar, e sob o alto patrocínio da Presidência da República contou com a presença de especialistas na área da etno-música donde se destaca entre outros, o Professor Rui Vieira Nery e Professor Domingos Morais . Estiveram ainda presentes vários representantes autárquicos de todo o país incluindo a autarquia eborense que integrava a

1.º Congresso do Bombo

Comissão de Honra deste congresso .

A convite da organização, a cidade de Évora esteve representada pelo grupo GigaBombos do Imaginário que este ano celebra o seu décimo aniversário e tem protagonizado o programa “O Bairro a Bombar” apoiado pelas autarquias locais e que tem gerado grande interesse e adesão nos bairros da nossa cidade. Este congresso, que terá futuras edições, aponta para a importância pedagógica das práticas artísticas coletivas e inclusivas a partir do uso de um instrumento tão característico e enraizado na tradição musical do povo português.

OS APOIOS SOCIAISEM SERMÃO

NA SUÃO

CELEBRAÇÃO DOS PRIMEIROS SÁBADOSNo próximo dia 5 de Dezembro de 2015, às 15,30 h., assim como

nos primeiros sábados de cada mês, na casa das Servas da Santa Igreja - Rua de Avis, 152 - terá lugar uma celebração com o fim de reparar as ofensas feitas ao Imaculado Coração de Maria. Haverá recitação do terço e exposição do Santíssimo Sacramento.

Venha participar!

UTENTES DA CERCI JOGARAM COM DESPORTALEGREO Centro Cultural e Desportivo

Desportalegre em parceria com a União de Freguesias da Sé e S. Lourenço, organizou na CERCI de Portalegre mais uma actividade de animação recreativa à base de multi-jogos desportivos.

Cerca de três dezenas de utentes de ambos os sexos divertiram-se e empenharam-se em amealhar o máximo de pontos em cada um dos jogos disputados.

João Paulo e António José foram os vencedores seguidos de André Serrote e José Maria Ribeiro.

CERCI GRATA AO DESPORTALEGREBia, utente da CERCI Portalegre,

em nome da Instituição que a acolhe ofereceu ao Coronel João Rolo, Presidente do Centro Cultural e Desportivo Desportalegre, uma prendinha alusiva ao Dia Internacional do Cidadão Portador de Deficiência, como forma de agradecer as actividades que o clube portalegrense realiza ao longo do ano com os utentes da CERCI.

Esta singela oferta sensibilizou muito o dirigente do Desportalegre que se orgulha dos momentos de alegria e diversão que a sua colectividade proporciona aos utentes da CERCI de Portalegre.

No próximo DOMINGO, dia 6 de Dezembro, PELAS 15h, nas instalações da SUÃO – Associação de Desenvolvimento Comunitário/Escola Comunitária de São Miguel de Machede, irá ocorrer mais um Serão do Sermão na Suão.

A iniciativa conta com a participação da Dra. Daniela Lopes, Licenciada em Serviço Social que, entre Março e Novembro de 2015, realizou um estágio profissional na Suão, integrada nos diferentes projetos e atividades da instituição.

Ficaremos, assim, a conhecer, através deste testemunho, a importância do estágio profissional na aquisição de novos conhecimentos e na possibilidade de colocar em prática os conhecimentos e saberes adquiridos anteriormente, na área do apoio e respostas sociais à comunidade.

O estágio profissional realizado na associação teve o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Page 9: Ds dia 04 12 2015

7RegionalSEXTA-FEIRA , 4 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

Bolo Real, Bolo Conde de Alcáçovas, Amores de Viana e Sardinhas Albardadas são os cartões-de-visita da XVI Mostra de Doçaria, que abre as portas ao público amanhã, dia 4 de dezembro, em Alcáçovas.

Até domingo, dia 6, 24 doceiros e doceiras de vários pontos do país vão expor doçaria conventual e palaciana de fazer crescer água na boca.

Mas, para além de proporcio-nar ao visitante a oportunidade de saborear em sem fim de doces, a Mostra de Doçaria apresenta, nesta edição, o 4º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana promovido pela Junta de Fregue-sia de Alcáçovas que pretende sensibilizar para a importância da divulgação e preservação de doçaria tradicional portuguesa, atribuindo prémios aos melhores

Mostra de Doçaria de Alcáçovas presta homenagem aos chocalheiros

doces a concurso.Haverá também um show-

cooking para adultos e crianças pelo formador Pedro Rolim, da Escola Profissional de Alvito.

Mas, nem só de doces se faz a festa. A Autarquia preparou um programa cultural que abarca danças, cante alentejano, gospel,

com o Grupo Soul Gospel Pro-ject e música com a Banda da Sociedade União Alcaçovense, José Liaça e Carlos Coincas, a Orquestra Royal, os Cavaquinhos do Alentejo, as Vozes de Alqueva e o projeto A Monda, que encerra a animação Musical da XVI Mostra de Doçaria, no domingo

às 19h00.Na semana em que a UNESCO

classificou o fabrico dos choca-lhos como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, a Câmara Municipal de Viana do Alen-

Com treino Militar LA/Antarte, prepara no Alentejo a próxima temporada velocipédica

Neste inverno soalheiro, a tranquilidade da Herdade da Rocha no Crato bem no coração do Alto Alentejo foi na manhã de quarta feira abalada pela foz forte

Mário Rocha, José Correia da Luz e Cândido Barbosa

de comando do major Rui Ber-nardo que com ordens assertivas impunha um treino “duro” a um conjunto de dez homens com o intuído de formar um grupo forte

coeso e solidário.Ao lançamento de um petardo

os dez homens saíram das “caser-nas” e perfilaram-se numa parada devidamente ataviados de cara pintada e camuflado e prontos para mais um treino, isto depois de uma noite em que foi posto à prova a sua pronta reação às solici-tações que lhe eram exigidas.

As camisolas denunciavam que não se estava perante um grupo de militares, mas de uma equipa de ciclismo a LA/ANTARTE, que de há uns anos a esta parte privilegia o treino militar, para preparar uma temporada onde o espírito de grupo e de sacrifício é fundamen-tal para se atingirem os objectivos.

E prefaciando a frase castrense “Nunca o esforço é inútil, quando a vitória é um objetivo” e sob o olhar de Mário Rocha, diretor desportivo da equipa e dos con-vidados, Luís Almeida outro dos

patrocinadores da equipa, de Cân-dido Barbosa uma das lendas do ciclismo nacional e José Correia da Luz presidente da Câmara Muni-cipal do Crato entre outros, dez atletas fizeram uma demonstração de um treino duro e que visa para além da preparação física a união do grupo.

Alejandro Marque, Amaro Antu-nes, Bruno Silva, Hernâni Broco, Hugo Sancho, Leonel Coutinho, Luís Afonso, Nuno Meireles e

Pedro Paulinho mais o convidado especial Vítor Gamito, depois de alguns exercícios na “parada”, ini-ciaram a prova surpresa com uma corrida “cantada” que antecedeu o contatos com as bicicletas de BBT, que os levaram entre as vinhas e as rochas, por um percurso duro e ao mesmo tempo lindo pelos campos do norte alentejano.

E porque o treino aconteceu no Alentejo, também ele uma região onde o sacrifício e o espírito de

grupo prevalece, nada melhor que acabar a manhã de trabalho à mesa, onde não faltaram aquilo que de bom tem esta região a gas-tronomia e os vinhos, tendo todos degustado a boa carne de javali e saboreado o excelente néctar da Herdade da Rocha, cujo nome não se deve esquecer “Couto Saramago”.

Mário SimõesLer + em Facebook, etc.

Pub.

No próximo sábado, dia 5 de dezembro, pelas 16 horas, irá ser apresentado publicamente, em Valverde, no Restaurante Ricardo, o livro “Notícias da Tourega em 1736”, uma iniciativa editorial da União de Freguesias da Tourega e Guadalupe, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Évora e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

O pequeno livro com pouco mais de meia centena de páginas, dá à estampa um manuscrito inédito conservado na Biblioteca Pública de Évora, no chamado Fundo da Manizola, da autoria do Padre Manuel Carvalho Vidigal, pároco de Nossa Senhora da Assun-ção da Tourega entre 1717 e 1738.

Apesar da sua importância como testemunho direto da realidade histórica de uma área territorial significativa dos arredores de Évora e de ter sido esporadicamente citado, o documento nunca fora, até hoje, objeto de transcrição integral, tarefa de que se ocupou o historiador eborense Francisco Bilou, seguindo uma oportuna sugestão do Professor Vitor Serrão. Com efeito, este conhecido inves-

‘NOTÍCIAS DA TOUREGA EM 1736’Apresentação pública dia 5 de Dezembro – Valverde

O ministro da Agricultura, Flo-restas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos felicitou as enti-dades coordenadoras (Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Câmara Municipal de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia de Alcáçovas) da candi-datura a Património Imaterial da Humanidade pela decisão favorá-

vel da UNESCO, reconhecimento os chocalhos.

O governante lembrou a importância desta arte secular, enraizada na tradição da vida rural portuguesa e que importa preservar. Felicitou, igualmente, os mestres que “ainda mantém viva esta atividade, símbolo de ligação à terra e à arte do pasto-

reio”. Capoulas Santos agradeceu

ainda, em nome deste ministé-rio e da cultura portuguesa, aos agricultores, pastores e criadores de gado “por terem mantido viva este costume e por terem sido os portadores de uma arte que trans-mitiram ao longo de sucessivas gerações”.

tejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas prestam homenagem os chocalheiros de Alcáçovas com a entrega de uma medalha que evoca a salvaguarda das artes chocalheira e esquilaneira, no domingo, a partir das 17h30.

O certame que decorre na Gamita, em Alcáçovas, pode ser visitado dia 4, a partir das 18h30, dia5 e 6, a partir das 14h00. A tenda encerra às 24h00, com exceção do último dia, em que fecha às 21h00.

Palavras de elogio para o empenho no reconhecimento da arte chocalheira

Capoulas Santos felicitou o Alentejopor mais um Património da Humanidade

tigador da Universidade de Lisboa, no âmbito da sua última obra “Arte, Religião e Imagens em Évora, no tempo do Arcebispo D. Teo-tónio de Bragança, 1578-1602”, apresentada em Évora no passado dia 13 de junho, ao referir-se à importância e significado do renas-cer dos cultos martiriológicos nesta região em época pós-tridentina, deu especial relevo ao culto dos Santos Mártires da Tourega, cha-mando a atenção para o conjunto

de vestígios histórico arqueológicos que lhe estão associados. De entre estes destacou, em particular, a qualidade do retábulo da capela-mor da Igreja da Tourega que integra nove tábuas e que, baseado em considerações estilísticas, julga poderem ser atribuídas ao mestre responsável pelas pinturas da Igreja de São Brás, em Évora, mas subsistindo ainda dúvidas quanto à respetiva identidade. Neste con-texto, a publicação e divulgação deste manuscrito do início do Século XVIII, ganha novo interesse historiográfico, na medida em que ajuda a contextualizar o significado e o papel social e ideológico destes lugares, associados pela hierarquia religiosa à antiga cristianização de Évora. No entanto, o interesse do testemunho em causa ultrapassa em muito os limites do lugar da Tourega, dando-nos informações preciosas sobre as populações e o seu modo de vida, a geografia, a paisagem e até os vestígios antigos de um vasto território a Oeste de Évora, limitado pelas colinas da Serra de Montemuro, onde ganha especial destaque o Paço e o Con-vento da Mitra.

Page 10: Ds dia 04 12 2015

diário do SUL8 RegionalSEXTA-FEIRA , 4 DE DEZEMBRO DE 2015

Comércio Tradicional

A designer dá o exemplo de uma parceria entre a Casa das Artes de Arraiolos com uma ótica de Évora para publicitar um evento que decorreu precisamente no concelho vizinho de Arraiolos. A seu ver, mais ideias como estas deveriam ser postas em prática.

“Eu acho mesmo que os lojistas deviam convidar alguns artistas a enfeitar as montras para que com poucos recursos conseguíssemos captar pessoas a visitar o comércio local, contribuindo para a criação de um evento original e dinâmico”, salienta.

Marta Ricardo avança que o comércio local de Évora poderia fazer algo semelhante ao que “Vogue Fashion Nigth Out”, em Lisboa e por todo o mundo, onde se criam montras “vivas” com pessoas a fazer performances, dança, poses. “Podiam convidar artistas plásticos, designers, pintores, músicos, conforme a atividade comercial da loja”, acrescenta.

A especialista entende que há que inovar e surpreender pela positiva os cidadãos, criando “obras

Pub.

Marta Ricardo desafia lojistas do comércio tradicional a serem arrojados

Designer diz que montras “vivas” com pessoas e música ajudariam nas vendasn Maria Antónia Zacarias Fotos cedidas Tramadesign

Os olhos não só “comem”, também “compram”, daí a importância dos lojistas terem montras atrativas e que chamem a atenção dos consumidores. Em Évora houve um ano em que vários espaços da cidade tiveram réplicas de fotografi as da cidade, mas a iniciativa não passou de uma coisa pontual. Logo, cabe aos empresários pensar sobre como promover os seus produtos. De acordo com uma designer alentejana, Marta Ricardo, Évora precisa inovar e fazer algo diferente, arrojado de forma a levar os habitantes a fazerem compras nesta localidade e a preterir os centros comerciais existentes perto de Lisboa ou mesmo do outro lado da fronteira.

de arte” para que “as pessoas pudessem passear num género de espetáculo/ museu ao ar livre”. Marta Ricardo afi rmou que já propôs à Associação Comercial de Évora dar formação aos lojistas no sentido de os sensibilizar para a

importância da decoração das montras.

Aliar a área de comércio às cores natalícias

Sendo a ‘tramadesign’ uma marca de design, mais especifi ca em design de padrões, moda e acessórios, e tendo em conta que estamos em época natalícia, uma das sugestões apontadas seria haver, por parte dos lojistas, uma escolha dos padrões das peças de moda aliando-os às cores do Natal para que se fundissem e a partir daí criar uma performance onde as pessoa/artistas poderiam interagir com quem passava na rua.

Marta Ricardo entende que é tudo possível, “às vezes é só uma questão de criar parcerias, até porque penso que não seria muito difícil de realizar. A questão principal é reunir todas as pessoas implicadas nas situações e colocá-las a trabalhar com motivação e apelando à criatividade”.

{ {

Pub.

Page 11: Ds dia 04 12 2015

����������

�����

���������������������������������

���������������������������������

��������������������������

�����������

�������

��������

���������

������������������

�����������������������

������������������

��������������������

�������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

����������������������������

��������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������

�������

������������

����������������

���������������������

�������

���������������������

��������������������������������

������������������

�������

�����������������

������

���������������������������������

�����������������������

������������

�������

����������������

�������������������������

�������������������������

���������������������������

�����������������������������

���������������

���������������������

�������

��������

����������������������������

�����������������������

������������

�������

��������������������

�������

���������������������������������

�����������������������

��������������������������������

��������������������������������

�������������

�������

��������������������

����������������������

�����������������������������

�����������������������

�����������������

���������������������

�������

��������

��������������������������������

������������������������������

�����������������������������

�����������������������������

���������������������������������

�������������������

�����������������������

�������

9PublicidadeSEXTA-FEIRA , 4 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

[email protected]

Page 12: Ds dia 04 12 2015

diário do SUL10 SociedadeSEXTA-FEIRA , 4 DE DEZEMBRO DE 2015

NECROLOGIAESPERANÇA DAS NEVES

DE JESUS VALENTIM CARRÃOFaleceu no dia 02 de dezembro de 2015, em Évora, Esperança das

Neves de Jesus Valentim Carrão, de 76 anos, casada com Vicente Manuel da Silva Carrão, natural de Évora (Sé) e residente em Évora.

Hoje dia 04-12-2015, na igreja da Sagrada Família (Álamos) - Évora, pelas 10:00 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério dos Remédios - Évora.

Agência Funerária Pestana- Évora - ServilusaDiário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Pub. Pub.

Suas fi lhas, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 5 de Dezembro, pelas 18h30m, na Igreja dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

ANTÓNIO JOÃOPASSÃO LOPES

Missa de 1.º Aniversário

Filhos e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, sábado, dia 5 de Dezembro, pelas 18h30m, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima - Bacêlo, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

MATILDE MARIADA CONCEIÇÃO

Missa de 1.º Mês

A Família da D.ª Gertrudes Maria Candeias Correia, agradece ao “Lar Quinta da Ponte” em Montemor-o-Novo, todos os cuidados e carinho, empenho e profissionalismo demonstrados durante a permanência de 9 anos da nossa Mãe, Avó e Bisavó.

À Gerência e a todos os Funcionários mais uma vez um muito obrigado e bem hajam.

AGRADECIMENTO

Seu marido Vicente Manuel Da Silva Carrão, fi lho, nora, netos e restante família, na impossibidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vem por este meio participar o falecimento da sua ente querida, informam que o corpo se encontra em câmara ardente na Igreja da Sagrada Família (Álamos) vem por este meio participar o falecimento da sua ente querida, informam que o corpo se encontra em câmara ardente na Igreja da Sagrada Família (Álamos) vem por este meio participar o falecimento da sua ente querida, informam que

- Évora, onde hoje dia 04 de Dezembro de 2015, pelas 10:00 horas será celebrada o corpo se encontra em câmara ardente na Igreja da Sagrada Família (Álamos) - Évora, onde hoje dia 04 de Dezembro de 2015, pelas 10:00 horas será celebrada o corpo se encontra em câmara ardente na Igreja da Sagrada Família (Álamos)

encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o cemi-tério dos Remédios - Évora, agradecendo desde já a quem se dignar a assistir a encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o cemi-tério dos Remédios - Évora, agradecendo desde já a quem se dignar a assistir a encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o cemi-

tão piedoso acto, assim como a todos que de alguma forma lhes manifestarem o seu pesar.

ESPERANÇA DAS NEVES DE JESUS VALENTIM CARRÃOESPERANÇA DAS NEVES DE JESUS VALENTIM CARRÃOESPERANÇA DAS NEVES DE

Participação de Falecimento

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAÇÃO ANUAL **ALUGUER DE AUTOCARROS**

VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

7100-111 ESTREMOZTelef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraTel: 266 747 871 Fax: 266 747 873

Alvará 668/93

* Fim de semana no Porto: visitas – compras – iluminações de natal – dias 12 e 13 de dezembro* Compras no centro de Badajoz e El Faro – dia 12 de dezembro* Óbidos Vila Natal – dia 13 de dezembro* Óbidos Vila Natal – dia 13 de dezembro* Óbidos Vila Natal –* Compras e iluminações de Natal em Lisboa – dia 19 de dezembro* Compras no centro de Badajoz e El Faro – dia 20 de dezembro* Natal em Fátima – inclui Consoada e almoço de dia de Natal – 4 dias - de 23 a 26 de dezembro* Fim de ano em Sevilha – a capital da * Fim de ano em Sevilha – a capital da * Fim de ano em Sevilha –Andaluzia! – 3 Dias - de 31/12/2015 a 02/01/2016 * Fim de ano em Vila Real de Trás os Mon-tes – 3 dias – de 31/12/2015 a 02/01/2016 tes – 3 dias – de 31/12/2015 a 02/01/2016 tesProgramação 2016* Almoço de Ano Novo com visita às Caldas da Rainha – dia 03 de janeiro * Cabalgata dos Reyes de Madrid – de 4 a 6 de janeiro de 2016 – 3 dias* “A República das Bananas” nova revista de Filipe La Feria no teatro Po-liteama – dia 09 de janeiro* Almoço de Reis no Restaurante For-taleza em Rio Maior – dia 10 de janeirotaleza em Rio Maior – dia 10 de janeirotaleza em Rio Maior* Visita ao santuário de Guadalupe– dia 16 de janeiro* Excursão ao Santuário de Fátima

– dia 17 de janeiro* Musical “Mamma Mia!” No Campo Pequeno – dia 17 de janeiro 2016 – úl-timos lugares!* Presépio do Cavalinho em São Paio de Oleiros – visitando: o maior presépio de Oleiros – visitando: o maior presépio de Oleiros –do mundo em movimento – Santa Maria da Feira – Museu da Cortiça de Santa Maria de Lamas – Ovar – Cortegaça – Espinho – novidade! – Dias 23 e 24 de janeiro* “Revista quer…é Parque Mayer!” – No * “Revista quer…é Parque Mayer!” – No * “Revista quer…é Parque Mayer!” –Teatro Maria Vitória – dia 24 de janeiro* Fim de semana com fados “Lisboa Autêntica” – com jantar no “Clube do Autêntica” – com jantar no “Clube do Autêntica” –Fado”, visita ao Museu do Fado e à ci-dade de Lisboa – dias 30 e 31 de janeiro* ”O meu vizinho é judeu” – espectáculo no Casino do Estoril - com Bruno Nogueira e Miguel Guilherme – dia 31 de janeiro* Carnaval na Serra da Estrela e Alde-ias Históricas – com programa de Car-ias Históricas – com programa de Car-ias Históricas –naval no hotel Tryp Covilhã – novidade! – 4 Dias: de 06 a 09 de fevereiro * Carnaval Galego no hotel Scala em Padron e visita a Santiago de Com-postela, Lugo, Ourense e Chaves – 4 postela, Lugo, Ourense e Chaves – 4 postela, Lugo, Ourense e Chaves –dias: de 06 a 09 de fevereiro * Almoço de Carnaval na Quinta da Boubã – com visita à Nazaré – dia 07 de fevereiro

Pub.

ATOS AFONSO MALVEIRO Faleceu dia 03/12/2015, em Évora o Senhor Atos Afonso Malveiro

de 82 anos de idade, natural de Portimão, casado com a senhora Jacinta Caeiro Prates, e que residia em Igrejinha.

Dia 04/12/2015 na Capela da Igrejinha, às 14:30 horas, será realizada a encomendação do corpo, seguindo o funeral para o Cemitério de Igrejinha.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Page 13: Ds dia 04 12 2015

11EntretenimentoSEXTA-FEIRA , 4 DE DEZEMBRO DE 2015diário do SUL

06:30 Diário da Manhã10:10 Você na TV!13:00 Jornal da Uma14:40 Mundo Meu16:00 A Tarde é Sua19:15 A Quinta: Diário da Tarde20:00 Jornal das 821:45 A Única Mulher 22:45 Santa Bárbara 23:45 A Quinta: Extra01:00 Delete02:00 Delete 03:00 Fascínios 04:45 Sonhos Traídos

07:00 Zig Zag11:13 S. João D´Arga12:00 RTP Sempre12:08 Desalinhado14:00 Sociedade Civil15:04 A Fé dos Homens15:37 Euronews 15:57 Zig Zag20:09 Pais Desesperados21:00 Jornal 2 21:50 Página 2 22:10 Os Homens da Fé23:06 Concerto em Paris 2015 01:41 Contentor 1302:13 Sociedade Civil03:17 Euronews 06:32 Repórter África

06:00 Violetta 07:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema 10:00 Queridas Manhãs 13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days 15:30 Grande Tarde 19:00 Babilónia20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas 23:30 A Regra Do Jogo 00:30 Ray Donovan01:30 Os Agentes de S.H.I.E.L.D. 02:30 Os Agentes de S.H.I.E.L.D. 03:15 Televendas06:00 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde 14:22 Os Nossos Dias15:54 Agora Nós 18:00 Portugal em Direto 18:47 O Preço Certo19:44 Direito de Antena20:00 Telejornal 21:00 Sexta às 9 21:52 Bem-vindos a Beirais 22:42 Nelo & Idália 23:20 Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão 00:21 5 Para a Meia-Noite - Nilton 01:29 Gotham 02:14 Os Mosqueteiros 03:06 Janela Indiscreta VII 03:40 Os Nossos Dias04:22 Televendas 05:39 BBC Terra

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – CentralESTREMOZ – GrijóÉVORA - MottaMONTEMOR-O-NOVO – NovalentejoMORA – FalcãoMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Casa do Povo REGUENGOS MONSARAZ – ModernaVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – J. DelgadoCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Singa; MOURA – Rodrigues;SERPA – Oliveira Carrasco; VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – LuxFRONTEIRA – Vaz; GAVIÃO – Mendes; Pimentel; MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna; PONTE DE SÔR – Cruz Bucho; PORTALEGRE – ChambelSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Moderna; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – JerónimoSINES (Porto Covo) – Monteiro Telhada

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraSol Máx.: 20º C Min.: 8º C

Sexta-feira, 4

BejaSol Máx.: 20º C Min.: 10º C

PortalegreSol Máx.: 19º C Min.: 12º C

meo 643891meo 7000

Évora Concelho do Mundo: Mourão

Pub.

Pub.

Page 14: Ds dia 04 12 2015

efletir sobre as barreiras que são precisas derrubar ainda todos os dias foi o objetivo das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinalou ontem. Este ano, em Évora, coube à APPACDM em parceria com a Rádio Telefonia do

Alentejo organizar as comemorações. Numa emissão em direto foi dada voz aos direitos das pessoas com deficiência e incapacidades através da participação na primeira pessoa de instituições e organismos públicos, nomeadamente da Escola Manuel Ferreira Patrício, da Câmara Municipal de Évora e do Centro Distrital da Segurança Social de Évora. De acordo com o presidente da direção da APPACDM, Silvino Costa, a iniciativa visou sensibilizar, uma vez mais, a comunidade eborense.

ANO: 46.º NÚMERO: 12.663 PVP: 0,75€ SEXTA-FEIRA, 4 DE DEZEMBRO DE 2015

Pub.

APPACDM dinamizou iniciativa

Dia Internacionaldas Pessoas com Deficiênciafoi comemorado na «RTA»n Maria Antónia Zacarias

R

Fotos Exclusivas

O responsável da APPACDM explicou que as comemorações pretenderam “proporcionar um dia diferente às pessoas com vários tipos de deficiência, dando-lhes oportunidade de evidenciarem o que sentem no seu dia-a-dia e o que esperam da sociedade”. Silvino Costa afirmou que a manhã foi muito profícua, uma vez que deste espaço de reflexão saíram grandes contributos para a melhoria destes cidadãos. “Foi muito gratificante ouvir da Câmara Municipal que há sensibilidade para ajudar a ultrapassar algumas barreiras arquitetónicas que a cidade de Évora tem e da Segurança Social que vai continuar a apoiar as instituições que trabalham na área da deficiência”, frisou.

Élia Mira, vice-presidente da

Câmara Municipal de Évora salientou que o município “está sempre disponível para ouvir e para ter a noção de onde estão as dificuldades como os obstáculos que são, muitas vezes, colocados nos passeios já por si estreitos, com sinais no meio, calçadas que fazem trepidar por todo o lado”. Assim, anunciou que o executivo tem que definir um plano, tendo dado um exemplo: “A retirada dos sinais verticais do meio dos passeios, colocando-os nas paredes leva seguramente a melhorar a mobilidade. Temos uma cidade onde os carros continuam a circular mais do que aquilo que era desejável e, sobretudo, com mais velocidade do que era desejável”.

Em seu entender, as questões que envolvem a área da deficiência

envolvem-nos a todos nós “porque em determinado momento da nossa vida, todos nós podemos vir a experienciar alguns dos problemas por que passam algumas pessoas durante toda a sua vida”.

Ainda falta muitopara a igualdade dedireitos e inclusão?

Também a diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Évora, Sónia Ramos evidenciou a importância de serem as instituições e a sociedade em geral a promover a inclusão das pessoas com deficiência. A dirigente lembrou que, apesar de haver ainda muita coisa a fazer, do ponto de vista da Segurança Social “pretendeu alargar a rede de

equipamentos para as pessoas com deficiência e conseguimos fazê-lo, através dos acordos de cooperação”. E acrescentou: “No que se refere às prestações sociais, se o requerente corresponder aos requisitos naturalmente que a Segurança Social pagará no

âmbito do que é o enquadramento legal”.

Todos os participantes neste dia foram unânimes quanto ao que verdadeiramente falta fazer e que despertar, em todos os cidadãos, a importância de sermos inclusivos e olharmos para estas

Este domingo

Corte de energia no Centro HistóricoA EDP Distribuição Energia S. A.

Informou a Câmara Municipal de Évora de que no próximo domingo, dia 6 de dezembro, entre as 07h00 e as 11h00, irá proceder a um corte no fornecimento de energia nas seguintes artérias do Centro Histórico:

- Rua Beatriz Vilhena, Rua do

Fragoso, Rua Escudeiro Roda, Largo dos Estaços, Travessa Baldaia, Travessa do Janeiro, Rua de Avis, Beco Forçada, Rua de Peneireiros, Largo dos Chão das Covas, Travessa das Pedras Negras, Rua de Santa Maria, Travessa do Passarinho, Travessa das Canastras, Travessa dos Estaços, Travessa das

Carvalhas, Rua Mestre Rezende, Travessa da Ana Vaz, Beco da Ramalha, Travessa do Megue, Travessa do Mahomud, Travessa das Morenas, Rua das Alcaçarias e Rua das Fontes.

Segundo a EDP, esta interrupção deve-se a trabalhos na rede de distribuição.

pessoas. Tal como José António Pereira, de 52 anos, utente da APPACDM: “Há muita gente que não olha para nós e nós só queremos que sejam nossos amigos. Queremos amizade e que nos ajudem e nos respeitem como nós somos”.

Page 15: Ds dia 04 12 2015
Page 16: Ds dia 04 12 2015

PUB.