ds dia 05 01 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA TERÇA-FEIRA, 5 DE JANEIRO DE 2016 ANO: 46.º NÚMERO: 12.682 Pub. BEJA .... PÁG.8 .... Últ. PÁG. Se fizerem formação, agricultores podem aplicar pesticidas AGRICULTURA Évora Solidária .... PÁG. 11 Câmara restaura peça de cerâmica de museu de Badajoz ÉVORA No programa Agora Nós da RTP1 .... PÁGs. 6 e 7 Companhia aérea privada Hi Fly estaciona aviões no aeroporto

Upload: diario-do-sul

Post on 25-Jul-2016

233 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 05 01 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIATERÇA-FEIRA, 5 DE JANEIRO DE 2016

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.682

Pub.

BEJA

.... PÁG.8 .... Últ. PÁG.

Se fi zerem formação, agricultores podem aplicar pesticidas

AGRICULTURA

Évora Solidária

.... PÁG. 11

Câmara restaura peça de cerâmica de museu de Badajoz

ÉVORA

No programa Agora Nós da RTP1.... PÁGs. 6 e 7

Companhia aérea privada Hi Fly estaciona aviões no aeroporto

Page 2: Ds dia 05 01 2016

2 Tema de AberturaTERÇA-FEIRA , 5 DE JANEIRO DE 2016 diário do SUL

C

Cinco frações de 200 mil euros cada foram vendidas em Évora

n Marina Pardal

Fotos Exclusivas

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Alguns leitores atentos à evolução do que se passa a nível de informação regional ou alargada sugerem-nos que este Diário — único em todo o sul do País reforce os seus propósitos numa informação de proximidade abarcando tudo o que se passa no Alentejo.

Desse modo, escrevem-nos esses leitores, a insistência levará a que cada vez mais alentejanos se interessem em receber nas suas residências o jornal – papel que nada tem a ver com outros meios informativos.

Esse tem sido sempre o nosso propósito mas infelizmente esbarramos com o desconhecimento que muitos responsáveis têm do valor interventivo da Imprensa verdadeira que é a do papel. A que dá trabalho; forma jornalistas e enriquece o contacto do leitor com o acontecimento. Este tipo de Cultura pode acentuar a preocupação de quem lê pelo que acontece na sua localidade.

Vamos também reforçar esse propósito pedindo aos leitores que nos facultem as suas ideias; aos responsáveis autárquicos muito em especial que se liguem aos seus jornais e que mandem às urtigas os Boletins Municipais que não têm crédito no leitor porque os classifi cam como auto retrato de propaganda autárquica.

Liguem-se aos seus jornais que pagam impostos e dão trabalho a muita gente. E neles é que o povo acredita.

Na França os maiores jornais são regionais e os Municípios são a sua bandeira. Igualmente no Brasil os Municípios espelham-se nos seus jornais.

O Alentejo autárquico tem que se debruçar sobre esta melhor forma de informação popular. Nós estamos disponíveis.

(...)Liguem-se aos seus jornais

que pagam impostos e dão

trabalho a muita gente. E

neles é que o povo acre-

dita(...)

inco frações com o número 09123 da Lotaria de Fim de Ano foram vendidas

pela Tabacaria Rico, em Évora, que deu assim um prémio total de um milhão de euros.

A lotaria andou à roda no dia 31 de dezembro e cada uma dessas frações era no valor de 200 mil euros, tornando assim mais “rico” o fi nal de ano de cinco jo-gadores.

José Rico, proprietário da Tabacaria Rico e da Tabacaria Central, onde estas frações também foram vendidas, mostrou-se satisfeito com a atribuição destes prémios.

“Ficámos muito felizes por ter vendido estas frações”, referiu o responsável, subli-nhando que “foi um fi nal de ano muito bom”.

José Rico salientou ain-

Tabacaria Rico deu prémio de um milhão de euros na Lotaria de Fim de Ano

José Rico, proprietário da Tabacaria Rico e da Tabacaria Central,e Vicente Galvoeira, colaborador.

da que “já temos vendido alguns prémios, mas com este valor de um milhão de euros foi a primeira vez, nos dez anos em que sou agente da Santa da Casa da Miseri-córdia”.

Explicou também que na

Fachada da Tabacaria Rico

lotaria “tenho uns números certos da casa, que não é o caso deste (09123), mas como havia mais procura, pedi mais jogo e estas cinco frações vieram assim para Évora”.

Segundo o proprietário

das Lotarias Rico, “três dos premiados são de Évora, os outros dois não sei, podem até ter sido pessoas de fora que compraram aqui as fra-ções”.

Questionado sobre o impacto que a atribuição

destes prémios tem para os seus espaços comerciais, José Rico frisou que “depois destas situações, as pessoas costumam procurar mais as nossas casas”, recordando que “ambas as tabacarias são já bastante conhecidas na

cidade”.Quanto à localização das

duas lojas, a Tabacaria Rico encontra-se na Rua António José de Almeida, junto à Repsol, enquanto a Tabaca-ria Central está situada na Rua do Raimundo.

Page 3: Ds dia 05 01 2016

3RegionalTERÇA-FEIRA , 5 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

O tradicional Cântico aos Reis vai ouvir-se hoje na cidade de Moura e na aldeia de Santo Ama-dor, numa iniciativa do município que inclui distribuição de bolo-rei e vinho abafado à população.

Em Moura, o Cântico aos Reis vai ouvir-se pelas vozes do Grupo Coral Infantil da Escola da Porta Nova durante visitas dos eleitos da

autarquia a instituições da cidade, que vão decorrer a partir das 15:30.

Em Santo Amador, o Cântico aos Reis vai ouvir-se pelas vozes do Grupo Coral Feminino da Associa-ção de Defesa do Património Cul-tural e Ambiental e do Grupo Coral da Casa do Povo de Santo Amador, a partir das 19:30, na Praça D. Maria

Gertrudes, onde serão distribuídos bolo-rei e vinho abafado.

À noite, o Cântico aos Reis volta a ouvir-se em Moura, pelas vozes do Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense, a partir das 21:00, na Praça Sacadura Cabral, onde será acesa uma fogueira e serão também distribuídos bolo-rei e vinho abafado.

MOURA

“Cântico aos Reis” hoje, terça-feira

A Orquestra Clássica do Sul vai atuar na quinta-feira, no Cineteatro Sousa Teles, na vila de Ourique, num concerto em

que interpretará peças de vários compositores, como Mozart e Beethoven.

Segundo a Câmara de Ouri-

que, no distrito de Beja, o espetáculo, com entradas a quatro euros, vai decorrer a partir das 21:00.

OURIQUE

Orquestra Clássica do Sul atua na quinta-feira

A vila de Redondo celebra hoje a “Noite de Reis”, dando continui-dade a “uma das mais enraizadas tradições” da localidade do distrito de Évora, divulgou o município.

A iniciativa, marcada para as 21:30, na Praça da República, conta com a participação dos grupos de Cantadores e Trovadores de Redondo, de Cantadeiras de

Redondo e Agrupamento 655, entre outros espontâneos que “enriquecem a diversidade da celebração”.

“Num dos rituais mais antigos desta tradição”, refere o município, Redondo acolhe ainda os grupos espontâneos de cantares, que de porta em porta, vão cantando as Janeiras e recebendo em troca

oferendas dos moradores.Também em Montoito, no con-

celho de Redondo, se celebra os Reis, na quarta-feira, numa inicia-tiva que começa no Largo da Junta, cerca das 18:30, com os participan-tes a percorrer as ruas “entre can-tares e breves paragens para retemperar as gargantas afinadas”, terminando junto ao presépio.

REDONDO Vila celebra “Noite de Reis”

Mais de 15 mil pessoas já patinaram na pista de gelo ins-talada no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, no distrito de Portalegre, desde a sua abertura a 27 de novembro de 2015, revelou o município.

Segundo a autarquia, este número de patinadores foi cal-culado até ao dia 02 deste mês.

A Câmara de Elvas lembra que esta é “a maior atração de inverno, no Alentejo”, aberta até ao dia 17 deste mês, e con-

siderada “uma mais-valia para a economia local, na vertente do turismo, comércio, restau-ração e serviços, com milhares de visitantes a passar, todos os anos, por este espaço de lazer”.

ELVAS

Mais de 15 mil já patinaram na pista de gelo

Um homem de 54 anos morreu dia 1 à tarde, na sequência do des-piste do veículo ligeiro que conduzia, na Estrada Nacional 256, na zona de São Manços, concelho de Évora, disse à agência Lusa a Guarda Nacio-nal Republicana (GNR).

Despiste em Évoraeleva para 16 mortos

balanço das operaçõesde Natal e Ano Novo Um homem de 35 anos morreu

dia 1 na sequência do despiste do veículo ligeiro que conduzia, na Estrada Regional entre Igrejinha e Arraiolos, no distrito de Évora, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros. De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS)

de Évora, o alerta foi dado pelas 06:22. A mesma fonte indicou que foram mobilizados para o local do acidente sete operacionais dos bombeiros de Arraiolos, auxiliados por duas viatu-ras, elementos da GNR e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

Despiste de veículo ligeiroem Arraiolos provoca um morto

Um acidente vitimou um homem próximo desta localidade.

Vendinha

Acidente mata

Quando um agente policial pediu a um indivíduo que fizesse menos barulho numa superfície comercial foi atacado à dentada ferindo-o na mão. Foi detido e vai a tribunal.

Beja

Mordeu um agente

No antigo quartel do Calvário nesta cidade foram inauguradas sete sedes sociais

de várias colectividades. Na cerimónia estiveram várias entidades.

ELVAS

Inauguração de colectividades

Já foi apresentada no auditório do Município o Banco Local de Voluntariado.

O Presidente do Município e a

Vice-presidente usaram da palavra bem como a presidente do Conselho Nacional da Promoção de Volunta-riado Maria Elisa Borges

VENDAS NOVAS

Banco Local de Voluntariado

Page 4: Ds dia 05 01 2016

diário do SUL4 OpiniãoTERÇA-FEIRA , 5 DE JANEIRO DE 2016

• Pedro Bidarra fez uma ex-celente reflexão sobre «os filhos do 25 de Abril» publicada em «Dinheiro Vivo» de 26.04.2013. Escreveu que a geração que fez o 25 de Abril era filha do outro regime. Era filha da ditadura, da falta de liberdade, da pobre e permanente austeridade e da 4.ª classe antiga. Tinha crescido na contenção, na disciplina, na poupança. Bem diferente foi a geração seguinte, adolescente no 25 de Abril, que cresceu num mundo de farra e de festa, num mundo de sexo, drogas e rock & roll, num mundo de aulas sem faltas e de hooliganismo juvenil em tudo semelhante ao das claques futebolísticas, mas sob cores ideológicas e partidárias. O hedonismo foi-lhe decretado como filosofia, muito antes de terem barba ou mamas. A gran-de descoberta dessa geração foi a opinião – a opinião como princípio e fim de tudo. Não a verdade, a informação, o saber, os factos, os números. Não o fazer, o construir, o trabalhar, o ajudar. A opinião veio com a liberdade, mas foi entregue por decreto a adolescentes e logo misturada com laxismo, falta de disciplina, irresponsabilidade e passagens administrativas. A opinião transformou a verdade em «eu acho» e a geração do “eu acho” criou empresários do pa-recer – que não do fazer. É uma geração sem biblioteca nem sonhos de liberdade nem desen-volvimento nem cidadania.

• Isto vem a propósito do es-pírito de consumismo que esta geração incarnou. Os estudos de mercado, atentos às tendên-cias manipuláveis da psicologia humana, concluíram que o consumo não é determinado pela necessidade. Depende do sonho do consumidor de alcançar o status que a publi-cidade imprime ao produto. A rapaziada, filha do 25 de Abril, caprichosamente obediente à inclinação do parecer, só quer produtos de marca. A marca dá

Produtos de marcastatus e a rapaziada sente que tem mais valor se usar produtos de marca. Ao obter o produto, deixa-se possuir por ele. Para além do trabalho ímpar da pu-blicidade, a comparação realiza o milagre: se uns têm, porque não os outros? No universo consumista, se alguém deseja ser bem aceite, precisa equipar-se com todos aqueles objetos de luxo que o revestem de uma au-réola capaz de sinalizar o nível do seu status. Antigamente era status social; agora é status de igualdade. Em suma, o sujeito passa a ser tratado como objec-to, porque no sistema consumis-ta só é aceite quem se movimen-ta no universo do supérfluo. Como se disse, esse processo de desumanização responde não a uma necessidade, mas a um sonho, um desejo, um anseio de alpinismo social. Neste campo, o consumidor é irracional, não se move por princípios, move-se por efeitos.

• Sabe-se que qualquer pro-duto, adquirido hoje, amanhã estará fora de moda. Conservá-lo é ser anacrónico. Porque todos à volta irão constatar esse anacro-nismo, logo vem a necessidade de aquisição de novos produtos, mais sofisticados, com design mais arrojado. O anterior era melhor? Que importa, se já não está na moda?! E a emoção leva o consumidor a aproximar-se do balcão. O apelo é igual para todos, ricos e pobres, instruídos e analfabetos. Todos sofrem do mesmo impacto publicitário, e em todos surge a obsessão por aceder aos novos ícones do con-sumismo. Esta mentalidade não apareceu espontaneamente, de um dia para o outro. É o resulta-do de uma reviravolta na hierar-quização dos valores. De há uns anos para cá, interessam mais os valores utilitaristas, como em épocas passadas interessavam os valores éticos e os valores da razão. Expliquemo-nos. Hoje não se dá a atenção devida aos fundamentos da relação (valores éticos) nem da razão (valores lógicos), mas aos resultados práticos (valores pragmáticos). Face à autorrealização e à feli-cidade individual, os valores do “coração” interessam pouco! E não admira que assim se pense, porque tudo é medido pelos re-sultados e não pelos princípios! Naturalmente, o agir individual é também atraído pela busca do sucesso, do egoísmo, do parecer e do gozar.

Muitos se perguntarão por-que votou o PCP contra o Orça-mento Rectificativo apresenta-do pelo governo na Assembleia da República. De facto, não podia ser de outra forma a menos que abdicássemos da coerência de princípios e do programa eleitoral no qual os nossos eleitores votaram. Não podemos estar de acordo com esta opção de entregar a parte “saudável” do Banif ao Grupo Santander por 150 milhões de

2016euros, extorquindo simulta-neamente ao povo português uma quantia entre 2255 e 3000 milhões de euros. Têm que ser apuradas responsabilidades por mais esta situação. Não era “limpa” a saída de Portugal da troika? Os seus técnicos e responsáveis políticos – a UE e o FMI – sempre tão preocu-pados com a necessidade de os portugueses continuarem na mesma rota do ajustamento – leia-se, na rota de perda de direitos e rendimentos – não se deram conta do descala-bro no Banif, mesmo depois de serem comprometidos ali avultados dinheiros públicos? O Governo PSD/CDS tem que ser devidamente responsabi-lizado. O Banco de Portugal também. A supervisão não

n Pe. Madureira da Silva

Inês ZuberDeputada do PCP

no Parlamento Europeu

Breves

ComentáriosFrases feitas: enjoativas

Há uns tempos as revistas cor de rosa usam certos termos já enjo-ativos. Repare-se: “fulana fez questão de estar presente”; “fulano marcou presença” e outras pirosises como “fizeram questão de comparecer”...

Bem melhor seria usarem a escrita normal para o efeito. Exemplo: “fulano assistiu ao espectáculo”.

Modernices pacóvias e falta de cultura.Ana L. S. Rodrigues

passa de um legitimador de um sistema financeiro implici-tamente ruinoso para o povo. A ruptura necessária passa, sim, pelo controlo público da banca e, neste caso, pela inte-gração dos activos do Banif no sistema público bancário. Só o sistema público pode defender os interesses do povo e do País, os postos de trabalho e direitos dos trabalhadores e dos depo-sitantes. Os objectivos do siste-ma privado são os dele próprio e dos seus.

Chegar ao fim de 2015 é che-gar ao fim de mais um ano em que os portugueses se sentiram roubados. Sem ter em conta os cortes no investimento público e nos direitos sociais levados a cabo pelo governo PSD/CDS, basta referir que, em 2015, os portugueses pagaram 7 385 milhões de euros de encargos com a dívida pública. Uma dí-vida insustentável e que asfixia

o país. O final do ano ficou tris-temente marcado por uma das piores consequências dessa asfixia – a morte nas urgências hospitalares, evitável, apenas resultado da degradação dos serviços públicos.

Com o fim de 2015 veio também a possibilidade de resolução imediata de alguns problemas dos trabalhadores, do povo e do país, anseio de muitos portugueses, através de uma solução governativa em que o PCP se empenhou. Temos consciência de que uma solução sólida para os problemas do país exige a rup-tura com a política de direita. É uma mudança de política indispensável. Em 2016 haverá melhores condições para a exi-gir. Cabe-nos a todos nós, por diversos meios e formas, nas ruas, nas escolas, nos locais de trabalho, no voto, fazê-lo com redobrada confiança.

Papa Francisco vai ao MéxicoO Papa anunciou no Vaticano, que vai visitar o Santuário de Nossa

Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, na sua viagem ao México, de 12 a 18 de Fevereiro de 2016.

A confirmação da visita foi feita pelo próprio Francisco durante uma Missa pela América Latina, a que presidiu, na Basílica de São Pedro, noticiou a Agência Ecclesia.

A 12.ª viagem internacional do pontificado inclui passagens pela Cidade do México, Ecatepec, Tuxtla Gutiérrez e San Cristóbal de Las Casas (Chiapas), Morelia e Ciudad Juárez.

Actualização do cleroO Instituto Superior de Teologia de Évora vai organizar mais uma

actualização do clero da Província Eclesiástica do Sul (Dioceses de Évora, Beja e Algarve).

As jornadas estão agendadas para os dias 25 a 28 de Janeiro de 2016, em Albufeira (Algarve), e terão como tema: “Família: Centra-lidade, Renovação e Continuidade”.

O XXI GOVERNO o que espero de vocês.«Num tempo de engano universal dizer a verdade é um ato revolucionário.»George ORWELL

Florbela [email protected]

Antes de mais, quero desejar a todos um excelente ano de 2016!

Pretendo com este artigo fazer uma visita ao estado do País e perspetivar o futuro do País com base nos meus desejos para 2016, em matéria de política.

É inequívoco que os Portu-gueses estão desiludidos e desa-pontados. Mas é igualmente uma certeza, que esmagadora maioria ainda acredita na democracia como o melhor sistema político e de governação que existe.

Por isso, compete a este Gover-no e todos os que acreditam num futuro melhor, trabalhar para que cada português possa readquirir a vontade de lutar, a vontade de participar e de agir e acredite que vale a pena continuar a lutar pela democracia, pela melhoria das condições de vida de todos e de cada um de nós e pelo seu País.

Compete-nos garantir a confiança, a estabilidade e a se-gurança que os eleitores devem sentir face aos seus representan-tes. E isso só se consegue com uma relação política assente na verdade e na transparência como foi exemploo recente caso do BANIF.

Quando um Primeiro-ministro chama a si a responsabilidade deste caso, em vez de se esconder atrás do BdP ou de um qualquer ministro, e informa com clareza os portugueses sobre a situação gravíssima que o mesmo encerra, em vez de mentir e esconder a real situação desse banco e o seu impacto na vida dos portugueses, dá um contributo inestimável para o restabelecimento da confiança entre governantes e governados.

Em 2016, e nos anos que se seguem, compete-nos defender os portugueses:

- Contra interesses instalados, privados e minoritários, por isso, há que lutar pela TAP, pelos trans-portes públicos e pela posição do Estado na relação com a Banca;

- Da política absurda de uma União Europeia austeritária que se afastou do seu primado - a Solidariedade, a Coesão e a Paz, pelo que temos de fazer alianças e lutar pela UE como um im-portante centro de referência na construção dos equilíbrios mun-diais em prol dos valores sociais e cívicos e do progresso e coesão entre as nações;

- Do medo a que muitos por-tugueses foram coagidos e que os transformou numa coletividade passiva, assustada e desmotivada, sem confiança ou esperança no futuro, vide o que aconteceu com os professores, uma das classes profissionais mais fustigada durante este período, das mais reivindicativas, ficou praticamen-te muda;

- Da pobreza e da indigência em que se viram votados milha-res de portugueses nos últimos 4 anos do Governo PSD/CDS, ultraliberal, a um mundo de distância daquilo que é a social-democracia. Pondo fim a uma política que quis ter velhos contra novos, trabalhadores do Estado contra trabalhadores do privado, ricos contra pobres ou pobres contra ricos.

- Defender o investimento de milhares de famílias e do Estado Português na geração mais habi-litada e qualificada de sempre do nosso País, proporcionando-lhes as condições para nos devol-verem esse esforço, aqui, em Portugal, colocando o seu saber à disposição do nosso desenvol-vimento coletivo e não mandá-los para o estrangeiro, para ai darem o seu precioso contributo.

- Defender a coesão territorial,

combatendo a desertificação do interior e a desumanização social do litoral, devolvendo a palavra às freguesias que foram extintas ou unificadas contra a vontade dos seus fregueses e daqueles que de-mocraticamente os representam, revisitando as competências do poder local e a relação de auto-nomia entre este poder e o poder central e a regionalização do País;

- Defender os reformados e pensionistas que confiaram na Democracia e que nos oferece-ram a liberdade em vez de lhes cortar as pensões quando eles já nada podem fazer para mudar a sua condição, sobretudo aqueles que recebem pensões que não correspondem ao que efetiva-mente deram ao País;

- Responder aos milhares de desempregados da geração dos 40 e 50 anos e garantir-lhes oportunidade de mudança e de melhoria, reconhecendo as suas competências como um saber tão importante como aquele que aprendemos nos livros. Afinal o li-

vro da vida dá-nos tantas ou mais ferramentas para crescer, quanto os bancos da escola.

- Estimular o espirito empre-endedor e inovador dos portu-gueses, apoiar os empresários e as empresas familiares, pequenas empresas e grandes empresas, através de estímulos fiscais é cer-to mas sobretudo, conseguindo que o Estado se transforme num facilitador e não num “complica-dor”;

- Conseguir que a justiça seja efetivamente para todos e não só para alguns, reduzindo os custos da justiça para as empresas e para as famílias de acordo com as suas capacidades financeiras e garantido a proximidade da justiça a todos os cidadãos, em detrimento da sua concentração e litoralização.

São estes os meus votos para 2016. Uns dirão, utopia, eu direi, o caminho faz-se caminhando, o que importa é que caminhemos juntos na procura daquilo que é a última finalidade da ação política, fazer o melhor para o maio núme-ro de pessoas, com verdade, ho-nestidade, rigor e transparência. Eu escolhi esse caminho.

Page 5: Ds dia 05 01 2016

5RegionalTERÇA-FEIRA , 5 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

FUTEBOL NO ALENTEJO

Pub.

Com o Atlético de Reguengos e o Juventude a terem já cumprido a jornada 15 do campeonato de Portugal-Prio, jogo antecipado e no qual o Atlético de Reguengos foi a Évora vencer o Juventude, esta jornada ficou marcada pela mudança de líder na série H. O Cova da Piedade que venceu com alguma dificuldade o último classificado o Pinhalnovense por um a zero regressou ao primeiro, tendo agora mais um ponto que o Atlético de Reguengo equipa que defrontará na próxima jornada na cidade de Reguengos.

Quem não aproveitou o fato do Atlético ter um jogo a mais foi o Moura que ao perder com o Louletano por dois a zero des-ceu para o terceiro lugar estando agora a três pontos do líder e dois dos alentejanos de Reguengos de Monsaraz. Quem ganhou nesta jornada e deu um passo em frente na classificação foi o Castrense que recebeu e venceu o Lusitano de Vila Real de Santo António por dois a zero e ultrapassou o Juventude na tabela classificativa, os de Castro ocupam agora o sétimo lugar. Em queda está o Juventude que se viu ultrapassado pela equipa de Castro Verde e tem agora o

Louletano a somente um ponto e o Pinhalnovense que é último a quatro pontos.

Os eborenses já praticamente sem hipóteses de chegar aos lugares da permanência direta têm agora de pensar em amea-lhar o maior número de pontos para chegarem á fase decisiva com alguma tranquilidade. para isso torna-se imperioso vencer na próxima jornada o Barreirense jogo que se disputa no Sanches de Miranda em Évora.

Nas serie G e F, as equipas alentejanas do Elétrico de Ponte de Sôr e do Crato, não conseguem fugir ao último lugar, os de Ponte de Sôr não começaram bem o ano ao perderem no seu terreno frente ao 1º de Dezembro por três a zero já o Crato realizou uma partida interessante mas não conseguiu vencer o Benfica de Castelo Branco somou mais um ponto mas ainda não conseguiu deixar a lanterna vermelha.

Resultados e Classificações:Serie H/ Resultados Juventude

1 Atlético de Reguengos 2, Barrei-rense 5 Almancilense 0, Castrense 2 Lusitano VRSA 0, Louletano 2 Moura 0, Cova da Piedade 1 Pinhalnovense 0

Classificação: 1º Cova da Pie-dade 26, 2º Atlético de Reguengos 25, 3º Moura 23, 4º Barreirense 22, 5º Lusitano VRSA 21, 6º Almancilense 19, 7º Castrense 18, 8º Juventude 17, 9º Louletano 16, 10º Pinhalnovense 13

Próxima Jornada: Lusitano VRSA – Almancilense, Moura – Cas-trense, Pinhalnovense – Louletano, Atlético de Reguengos – Cova da Piedade, Juventude - Barreirense.

Serie G /Resultados: Sacave-nense 0 Sintrense 1, Elétrico de Ponte de Sôr 0 1º Dezembro 3, Malveira 3 Real 1, Coruchense 1 Loures 2, Casa Pia 1 Torreense 1

Classificação: 1º Malveira 28, 2º Sintrense 27, 3º Casa Pia 26, 4º 1º Dezembro 26, 5º Real 26, 6º Loures 23, 7º Torreense 17, 8º Coruchense 12, 9º Sacavenense 12 10º Elétrico 7.

Série F/Resultados: Peniche 2 Águias 1, Sernache 0, Caldas 0, Naval 0 União de Leiria 1, Crato 0 Benfica de Castelo Branco 0, Alcanenense 2 Sertanense 0

Classificação: 1º União de Lei-ria 39, 2º Caldas 29, 3º Benfica de Castelo Branco 25, 4º Peniche 22, 5º Alcanenense 22, 6º Naval 20, 7º Sernache 17, 8º Sertanense 15, 9º Águias 11, 10º Crato 6.

Lusitano, 0 - Juventude, 1

Taça do Centenário vai para o Juventude

Jogo no Campo Estrela em Évora

Árbitro: Joaquim Ravasqueira auxiliado por Gonçalo Mendes e Vasco Guedelha

Lusitano: Ferro; Rui, David Metrogos, Rogério de Cristo; Ricardo Ferro, Grilo, Ezequiel e Milho; Potes e Vitor Pires.

Jogaram ainda Patrocínio, Zé Quito, Capucho, Dário, Marco Soldado, David Afianço, Miguel Rosado, Bruno Machado e Ruben Varela

Treinador: Nelson ValenteJuventude: Luis Marques,

Ruben Freire, Samiro, Ricardo Ramos e Marquinhos, D’jerman, Luis Carapinha e Octávio, Xande, Wigor e Pedro Amendoeira.

Jogaram ainda ; Rafael Santos, Marco Castelhano , Sérgio Teles, Adilson Silva , Mário Rui , Bruno Mamede, Miguel Oliveira, Gon-çalo Farinha.

Treinador ; Jorge Vicente.Ao vencer o eterno rival Lusi-

tano por um a zero o Juventude arrecadou a primeira Taça Cen-tenário organizada pelos dois clubes eborenses e que levou ao mítico Campo Estrela uma mol-dura humana apreciável tendo

em conta o mau tempo que se fez sentir na cidade de Évora.

Com o Juventude a ser fiel ao futebol que tem praticado durante a temporada, privilegiando a cir-culação de bola e com o Lusitano a usar a ambição e empenho dos seus jovens jogadores o jogo não teve na fase inicial muita emoção nem foi muito bem jogado muito por culpa do péssimo estado em que se encontra o relvado do Campo Estrela.

Com o decorrer do tempo a melhor capacidade técnica dos juventudistas começou a vir ao de cima e pese embora a primeira ocasião de golo pertencido ao Lusitano, o golo haveria de sur-gir na baliza verde e branca com o avançado Wigor no sitio onde gosta de jogar e onde melhor se adequam as suas características, dentro da área junto ao centrais a fazer o golo que daria o troféu aos juventudistas.

Este golo foi decisivo para o resto da partida, pois a partir daqui os comandados de Jorge Vicente tiveram capacidade para controlar o jogo a meio campo, mostrando argumentos que os irreverentes jogadores do Lusi-tano não possuem e por isso até

ao intervalo o domínio foi do Juventude.

Para o segundo tempo, o Lusitano veio com uma equipa praticamente nova onde ponti-ficavam jogadores importantes neste temporada como David Faianco, Miguel Rosado que tem vindo e vai continuar a realizar treinos em Setúbal e também o recém contratado aos Canaviais, Marco Soldado.

A entrada deste jogador, não trouxe de imediato, grande dife-rença no futebol praticado pelos lusitanistas, com o Juventude que também fez algumas substi-tuições nomeadamente a entrada do guarda redes Rafael do defesa Sérgio, do médio Marco Caste-lhano e do avançado Gonçalo Farinha, a continuar a controlar a partida.

O jogo ganhou então uma maior vivacidade muito por culpa dos jovens quer do Juventude quer do Lusitano a quererem mostrar serviço, houve algumas oportuni-dades para marcar mas que não foram concretizadas pelo que o resultado não se alterou com o Juventude a vencer sem qualquer contestação o Lusitano numa partida onde a emoção chegou tarde onde o árbitro também apareceu quando mostrou o car-tão vermelho a Luís Carapinha e onde o Troféu ficou bem entrega á equipa mais madura, prémio tam-bém para a claque do Juventude que mesmo num jogo “a feijões” se fez sentir mostrando que o Juventude está vivo.

CAMPEONATOS DISTRITAIS

Ao vencer o jogo que tinha em atraso a formação do Mil-fontes assumiu a liderança do distrital de Beja da primeira divisão, ultrapassando assim o Mineiro Aljustrelense. A equipa orientada por Fernando Can-deias venceu o Serpa por três a zero entrando assim no novo ano na liderança de uma prova que está a ser muito disputada, com a formação do Litoral Alentejano a terá agora mais

dois pontos que o Mineiro equipa que quer regressar aos campeonatos nacionais, as próximas jornadas serão muito competitivas, com os dois primeiros a terem jogos difíceis, mais o Mineiro que vai receber o Vasco da Gama da Vidigueira equipa que está numa fase de ascensão na tabela classificativa, já a equipa de Vila Nova de Milfontes vai receber o Aldenovense equipa que ocupa

nesta altura o décimo lugar da tabela classificativa.

Resultados: Milfontes 3 Serpa 0

Classificação: 1º Milfontes, 25, 2º Aljustrelense 23, 3º Serpa 21, 4º Almodôvar 2, 5º Piense 19, 6ºOdemirense 19, 7º Vasco da Gama da Vidigueira 17, 8º Penedo Gordo 17, 9º Renas-cente 13, 10º Aldenovense 13, 11º Guadiana 8, 12º Desportivo de Beja 6, 13º S. Marcos 0.

Beja Milfontes é o novo líder

CAMPEONATO DE PORTUGAL

Atlético de Reguengos é segundoCastrense ultrapassa Juventude

Page 6: Ds dia 05 01 2016

diário do SUL6 RegionalTERÇA-FEIRA , 5 DE JANEIRO DE 2016

Programa “Agora Nós” da RTP 1 esteve ontem em direto de Évora

Iniciativa “Évora Solidária” foi motivo de Ontem, o programa “Agora Nós” da RTP1 esteve na cidade de Évora, tendo feito

vários apontamentos de reportagem com a jornalista Joana Teles. Uma das temáticas abordadas foi a iniciativa “Évora Solidária”, que decorreu no dia 12 de dezembro,

Page 7: Ds dia 05 01 2016

meo Veja a reportagem no canalyoutube.com/webtvalentejo videos.sapo.pt/diariodosul

7RegionalTERÇA-FEIRA , 5 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

Pub.

n Maria Antónia ZacariasFotos Exclusivas

U

Restaurante “O Garfo”mostrou o melhor

da gastronomia regional

gastronomia é um dos principais produtos turísticos da região. A criação

de uma ferramenta exclusivamente destinada aos restaurantes que permite associá-los à identidade local e que é um elemento de

conquista de clientes e de maior notoriedade pública está mostrar resultados com a certificação promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O restaurante “O Garfo” foi o primeiro a ser certificado na região Alentejo e, como tal, disponibilizou-se para dar a provar alguns pratos típicos deste

nosso território à equipa de reportagem do programa “Agora Nós”.

O proprietário deste espaço, João Marques apresentou, mais uma vez, a qualidade de um almoço regional, com um atendimento personalizado, justificando, assim, o selo que ostenta e que é resultado de longos anos de experiência.

A

várias reportagens

m dos momentos de reportagem mais surpreendentes do dia voltou a ser as montras

“vivas”. E se os manequins ganhassem vida? Os olhos não só “comem”, também “compram”, daí a importância dos lojistas terem decidido tornar as suas vitrinas atrativas, chamando a atenção dos consumidores para os artigos que têm para vender. Por exemplo, os óculos ganham maior beleza quando estão no rosto de alguém que sorri e que interage com os consumidores. Tudo isto ao som de música que nos fica no ouvido e que chama a atenção para o espaço comercial.

As malas, os sapatos, os adereços, os perfumes e a maquiagem, os capotes, a arte de saborear um bom vinho ou um gin tiveram, ontem, novamente uma maior projeção dada por um movimento nas montras das lojas.

Do outro lado da rua, e num conceito mais tradicional, os acessórios de duche, de cozinha ganharam uma nova dinâmica, tendo sido possível ver como é possível incutir inovação.

Os comerciantes voltaram a responder ao desafio do grupo “Diário do Sul”, tendo o editor executivo explicado o que de bom esta iniciativa trouxe ao comércio local, salientando a dinâmica que lhe foi incutida através desta ideia que quer que se repita no próximo ano.

Outro dos diretos feitos a partir de Évora mostrou como a iniciativa Évora Solidária conseguiu juntar no mesmo espaço três selos da UNESCO: o centro histórico de Évora, o cante alentejano e a arte chocalheira mostrada ao vivo. “Grito coletivo”. Foi, assim, que Vergílio Ferreira descreveu o cante alentejano. Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, há um ano. As modas que antes se cantavam no campo subiram, ontem, aos palcos. Aqui atuou o grupo coral “Cantares de Évora”. E que melhor palco do que o coração de Évora?

mas que foi recriada novamente para mostrar as potencialidades do comércio tradicional que podem fazer de Évora, uma cidade viva. Recorde-se que este evento foi organizado pelo grupo Diário do Sul na sua vertente PME Social e através da denominação Diário do Sul Solidário em parceria com a Por-o-Alentejo.

Page 8: Ds dia 05 01 2016

diário do SUL8 RegionalTERÇA-FEIRA , 5 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

n Maria Antónia Zacarias

União de Freguesia de São Manços e São Vicente do Pigeiro

Secretário e tesoureirarenunciaram ao mandato

Total e frontal discordância com a forma como alguns procedimentos e práticas vinham sendo adotados em nome do executivo são as razões apontadas pelo secretário da União de Freguesia de São Manços e São Vicente do Pigeiro, José Manuel Calado, para ter renunciado ao mandato neste órgão do Poder Local. A decisão foi tomada no passado dia 7 de dezembro, tendo agora, em comunicado, explicado o que o levou, bem como à tesoureira a adotarem esta atitude.

No comunicado enviado à reda-ção do “Diário do Sul”, José Manuel

Calado invocou que as práticas que vinham a ser implementadas “lesa-vam gravemente o património da autarquia”.

O secretário protelou para futu-ros esclarecimentos, “que a seu tempo serão prestados no lugar e entidades próprias”, mas não quis deixar de comunicar à população da União de Freguesias de São Manços e São Vicente do Pigeiro, a sua deci-são de renúncia ao cargo, função para a qual tinha sido eleito.

José Manuel Calado avançou, contudo, que não se revia, nem podia aceitar as práticas do execu-tivo, “confirmadas aliás após a reali-zação de uma auditoria levada a

efeito por uma empresa externa tecnicamente credenciada” e, por se sentir impotente para alterar tais procedimentos, “resolvi interromper a minha prestação desinteressada à causa pública”.

Desta forma, disse julgar esclare-cer “algumas distorcidas informa-ções que foram postas a circular e apenas pretendem denegrir a minha imagem como cidadão, enquanto branqueiam outras, com objetivos evidentes”.

José Manuel Calado pediu des-culpa à população que o elegeu “por não conseguir terminar o mandato, mas tal foi, pelo já aduzido, de todo impossível”, asseverou.

A companhia aérea privada Hi Fly vai estacionar dois aviões Airbus no aeroporto de Beja, na sequência da estratégia da ANA para promo-ver a utilização da infraestrutura para estacionamentos de média e longa duração.

O primeiro avião, um Airbus A340-300, com origem em Havana, capital de Cuba, vai chegar ao aeroporto de Beja na quarta-feira e o segundo, um Airbus A340-500, com origem em Helsínquia, capital da Finlândia, chegará no dia 13 deste mês, precisa a ANA - Aero-portos de Portugal.

O estacionamento dos dois aviões da Hi Fly “surge na sequência da estratégia de dina-mização comercial que a ANA tem vindo a adotar para promover a utilização do aeroporto de Beja

para estacionamentos de média e longa duração”, explica a empresa, num comunicado enviado à agência Lusa.

“Espera-se que esta aposta da Hi Fly em Beja seja o primeiro passo para o desenvolvimento de uma parceria com vista ao desen-volvimento de outras atividades no aeroporto” alentejano, refere a ANA.

Segundo o presidente da Hi Fly, Paulo Mirpuri, citado no comunicado, o acordo estabele-cido com a ANA para a utilização do aeroporto de Beja “como placa giratória para a frota entre contra-tos” da companhia, nomeada-mente para o estacionamento e manutenção de aeronaves, é “bastante positivo”.

A Hi Fly é uma transportadora

aérea europeia e apresenta-se como “a maior companhia privada dedicada ao modelo de negócio ´wet leasing`”, ou seja, forneci-mento de aviões com tripulação, manutenção e seguros incluídos, em Portugal e na Europa.

A Hi Fly detém 20 aviões Airbus de última geração, 11 dos quais são operados pela companhia e estão exclusivamente disponíveis em regime de “wet leasing”, o seu “negócio núcleo”.

O aeroporto de Beja, que resulta do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11 e custou 33 milhões de euros, começou a operar a 13 de abril de 2011, mas, desde então, apesar de aberto, tem estado praticamente vazio e sem voos e passageiros na esmagadora maioria dos dias.

Companhia aérea privada Hi Flyestaciona aviões no aeroporto de Beja

Page 9: Ds dia 05 01 2016

9PublicidadeTERÇA-FEIRA , 5 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

����������

��������������������������

������������

�������

��������������������

��������

������������������������

��������������������������������

����������������������������

������������

�����������

�������

��������

��������������������������������

����������������������������

��������������

�����������

�������

����������������

����������������

�������

Pub.

Pub.

Page 10: Ds dia 05 01 2016

diário do SUL10 SociedadeTERÇA-FEIRA , 5 DE JANEIRO DE 2016

NECROLOGIA

Pub.

Serviço começa entre janeiro e fevereiro

FELICIANA MARIA ROSADO TOUREIROFaleceu dia 02 de Janeiro de 2016 no Hospital Espírito Santo de Évora a

D. Feliciana Maria Rosado Toureiro de 83 anos , natural de Arraiolos.Dia 03 de Janeiro de 2016 pelas 09:30H foi celebrada a encomendação

na igreja N. Srª dos Remédios, seguindo o seu funeral para o cemitério de Arraiolos.

Tratou do funeral a Agência Funerária Dias Lojas em Évora e Arraiolos

FELISMINA MARIA RODRIGUES Faleceu dia 02/01/2016 em Évora a senhora Felismina Maria Rodrigues,

de 89 anos de idade natural de Faro, e que residia em Évora. Dia 03/01/2016 na Igreja da Sagrada Família (Alamos), foi celebrada

encomendação de corpo presente às 10:00 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

ANTÓNIO FERREIRA DA SILVAFaleceu no dia 30 de Dezembro de 2015, em Montemor-o-Novo, António

Ferreira da Silva, de 85 anos, viúvo de Maria Alice Varela dos Reis, natural de Santo Varão – Montemor-o-Velho e residente em Montemor-o-Novo.

Dia 31-12-2015, na igreja da Sagrada Família (Álamos), pelas 12:00 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o cemitério de Santo Varão.

Agência Funerária Pestana - Évora - Servilusa

n Roberto Dores

Padre José Luís Borgadá concerto em Évora

O Padre José Luís Borga dará um concerto, com banda, no pró-ximo dia 9 de Janeiro de 2016, às 21h30, no auditório da DGEstE/DSRAAlentejo (Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Alentejo), em Évora.

O Concerto, organizado pelo Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora, intitula-se “Para cantar(mos) o que é preciso”.

Praça Bernardim Ribeiro no Torrão“A Antiga Praça - Histórias e Vivências” é o título da mostra, que

pode ser visitada até ao dia 26 de Fevereiro, no Museu Etnográfico do Torrão. Esta praça é um espaço urbano emblemático da vila de Torrão e onde está localizado o edifício da Junta de Freguesia, onde, antigamente, funcionavam os Paços do Concelho do Município Tor-ranense (perdeu a autonomia concelhia em 1834).

Curso de Cursilhos em EstremozDe 14 a 17 de Janeiro de 2016, o Movimento dos Cursilhos de

Cristandade da Arquidiocese de Évora irá levar a cabo o Curso n.º 125 de Senhoras, com encerramento em St.º André - Estremoz.

Seu esposo, fi lhas, fi lho, netos, nora e restante família, na impossibili-dade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 06 de Janeiro de 2016, pelas 11h30m, na Igreja da Capela de São Joãozinho-Francisco, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MARIA MANUELA COELHO PIMENTA COUTINHO

Missa de 30.º Dia

Suas fi lhas, netos e restantes familiares, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso quarta-feira dia 6 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

ANTÓNIO JOAQUIM COSTAAgradecimento e Missa de 7.º Dia

Sua esposa, fi lho, nora e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 6 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 6 de Janeiro, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 6 de Janeiro, pelas 18h30m,

tão piedoso ato.

CARLOS ALBERTOCARDOSO BANHAMissa de 4.º Aniversário

ANTÓNIO MANUEL BRANCO MURTAFaleceu dia 04/01/2016 em Évora o senhor António Manuel Branco Murta

de 79 anos de idade natural de Redondo, casado com a senhora Clara Maria Mestre do Carmo Murta e que residia em Évora.

Dia 05/01/2016 na Igreja de Santiago, será celebrada encomendação de corpo presente às 10:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério de Elvas.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

GERTRUDES CRISTINA MURTA TOSCANO Faleceu dia 03/01/2016 em Évora, a senhora Gertrudes Cristina Murta

Toscano de 94 anos de idade natural de Beja, viúva do senhor João António Toscano e que residia em Évora.

Dia 05/01/2016 na Igreja da Sagrada Família (Álamos), será celebrada encomendação de corpo presente às 09:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério dos Remédios.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

NUNO GONÇALO PEQUITO SÁDIO Faleceu dia 01/01/2016 em Évora o senhor Nuno Gonçalo Pequito Sádio

de 35 anos de idade natural da Sé (Évora), e que residia em Igrejinha. Dia 05/01/2016 na Capela de Igrejinha, será celebrada encomendação de

corpo presente às 10:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério de Igrejinha.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

MARIA ANTÓNIA BARRADAS SAFARA Faleceu dia 04/01/2016 em Évora, a senhora Maria Antónia Barradas

Safara, de 83 anos de idade natural de Montoito (Redondo), viúva do senhor José Claré Safara e que residia em Évora.

Dia 05/01/2016 na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Bacelo), será trasladado o seu corpo às 14:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemi-

tério dos Remédios em Évora. Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

FRANCISCO MANUEL DA FONTE FERREIROFaleceu no dia 04 de Janeiro de 2016, em Évora, Francisco Manuel da

Fonte Ferreiro, de 62 anos, casado com Generosa Augusta Amante Pinheiro Ferreiro, natural de Évora (Sé) e residente em Évora.

Hoje dia 05-01-2016, na capela do Frei Aleixo - Évora, pelas 15:00 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o crematório de Elvas.

Agência Funerária Pestana - Évora - Servilusa

MARIA LUISA DORES LOPES MINASFaleceu no dia 03 de Janeiro de 2016, em Elvas, Maria Luisa Dores Lopes

Minas, de 81 anos, viúva de Luis Manuel da Gama Minas, natural de Campo Maior e residente em Elvas.

Dia 04-01-2016, no Complexo Funerário de Elvas, pelas 12:30 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério de Elvas.

Agência Funerária Elvas - Servilusa

ANTÓNIO MANUEL REBOCHOÉ com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. António Manuel

Rebocho, de 91 anos, natural da N. Srª da Graça do Divor, esposo da D. Rosalina Marafonas e pai da D. Joaquina Calhau, D. Maria Constantina Arnaud , D. Maria Catarina Rebocho, D. Maria da Fé Rebocho e do Sr. Júlio Rebocho.

O velório será realizado na Igreja N. Srª dos Remédios, em Arraiolos , sendo a encomendação celebrada dia 05 de Janeiro de 2016 pelas 10:00H , seguindo o seu funeral para o Cemitério de Arraiolos.

Tratou do funeral a Agência Funerária Dias Lojas em Évora e Arraiolos

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Vão ser retomados os voos a partir do aeroporto de Badajoz com ligação a Madrid e Barcelo-na já nas próximas semanas. É o que prevê o contrato estabeleci-do entre o Governo da Junta da Extremadura e a transportadora aérea Air Nostrum, assinado com um valor que supera os dois milhões de euros.

Segundo o acordo estabele-cido, a companhia aérea dispo-nibiliza seis rotas semanais para Madrid, todos os dias, exceto às quintas-feiras, tendo o voo uma duração de 55 minutos. Os aviões vão descolar pelas 13.55 horas e aterram na capital espanhola cerca das 14.30. No regresso, os voos com destino à Extremadura saem de Madrid às 12.00 horas e “pisam” o solo pacense pelas 13.00.

Já em relação a Barcelona, a Air Nostrum oferece quatro rotas semanais: terça-feira, quin-ta-feira, sexta-feira e domingo. A viagem, sem escala, demora uma hora e 40 minutos, saindo, sensivelmente, à mesma hora da rota para Madrid, embora a par-tida de Barcelona se faça mais cedo, com descolagem às 07.30

Regressam voos a partir de Badajoz com ligação a Madrid e Barcelona

horas e chegada a Badajoz pelas 09.10 horas.

Segundo o contrato, a Junta da Extremadura adjudicou o serviço de transporte aéreo à Air Nostrum por um montante de 2,117 milhões de euros, para que os voos possam retornar ao aeroporto de Badajoz no final de janeiro ou, mais tardar, no início de fevereiro, como sublinhou o presidente do governo regional, Guillermo Fernández Vara.

A empresa também incorpo-rou voos de verão, tendo sido ainda revelado que o objetivo da administração regional extreme-nha com este contrato, tal como

explicou Vara, é que os voos que agora vão começar com um “re-gime provisório” possam chegar a um contrato que assente no serviço público.

A recuperação do transporte aéreo Badajoz é “importante”, segundo considerou Guillermo Fernández Vara, sobretudo “de-pois da situação absolutamente caótica encontrada em julho, quando, de repente, a comu-nidade ficou sem transporte aéreo, como resultado de de-cisões adotadas pelo executivo anterior e decisões judiciais”, in-sistiu, sustentando que a região recupera agora a possibilidade

de levar habitantes seus a visita-rem Madrid ou Barcelona mais facilmente, mas também poderá trazer mais turismo e negócios até à Extremadura.

“Resolvemos em cinco meses um sério problema à região”, acrescentou o presi-dente da Junta, agradecendo o compromisso assumido pela empresa, após admitir que não deve ter sido fácil reunir os requisitos para entrar neste concurso, revelando que foi a única transportadora área que apresentou uma proposta.

“Se fosse fácil teríamos mui-tas mais empresas interessadas, mas só apareceu esta e estamos satisfeitos com a oferta”, subli-nhou ainda Guillermo Fernán-dez Vara.

O serviço conta com um investimento de 2,4 milhões de euros para um ano, diz ainda o contrato sendo prorrogável para 2017. A Air Nostrum operou durante 12 anos no aeroporto de Badajoz, concretamente entre 2001, quando começou o contrato de exploração subven-cionado pela Junta e sob a forma de promoção, até 2012.

Page 11: Ds dia 05 01 2016

11RegionalTERÇA-FEIRA , 5 DE JANEIRO DE 2016diário do SUL

06:00 Todos Iguais

06:30 Diário da Manhã

10:10 Você na TV!

13:00 Jornal da Uma

14:45 Mundo Meu

16:00 A Tarde é Sua

19:15 Programa a Designar

20:00 Jornal das 8

21:45 A Única Mulher

23:00 Santa Bárbara

00:00 Programa a Designar

00:45 Eureka

02:15 Fascínios

03:45 Sonhos Traídos

05:00 Televendas

07:00 Zig Zag11:26 Peru, País de Extremos 12:24 O Mentalista13:05 Viagem às Profundezas14:00 Sociedade Civil15:05 A Fé dos Homens15:37 Euronews 16:02 Zig Zag20:37 Cougar Town 21:00 Jornal 221:48 Página 222:05 Revolução 22:47 Literatura Aqui23:16 Terra X Collection 00:05 Rockefeller 30 00:27 Eurodeputados 00:57 E2 - Escola Superior de Comunicação Social01:26 Sociedade Civil02:30 Euronews 06:32 Repórter África

06:00 Violetta 07:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema 10:00 Queridas Manhãs 13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:30 Grande Tarde 18:30 Babilónia 20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro 22:30 Poderosas 23:30 A Regra Do Jogo00:30 Ray Donovan 01:30 Downton Abbey 02:30 Podia Acabar O Mundo 03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde 14:20 Os Nossos Dias 15:02 Agora Nós 18:00 Portugal em Direto19:07 O Preço Certo20:00 Telejornal 20:42 Debates Presidenciais 2016 - Marcelo Rebelo de Sousa e Edgar Silva21:13 The Big Picture22:13 Bem-vindos a Beirais 22:56 Terapia 23:39 Automobilismo: Rali Dakar 2016 23:52 Dexter 00:56 Os Números do Dinheiro01:55 Os Nossos Dias03:14 Televendas 05:45 Online 3 05:59 Manchetes 3

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – CostaÉVORA - Rebocho PaisMONTEMOR-O-NOVO – MisericórdiaMORA – FalcãoMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – MartinsVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – FonsecaCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Singa; MOURA – Rodrigues;SERPA – Oliveira Carrasco; VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – CostaFRONTEIRA – Vaz; GAVIÃO – Mendes; Pimentel; MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna; PONTE DE SÔR – Cruz Bucho; PORTALEGRE – NovaSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Moderna; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – JerónimoSINES (Porto Covo) – Monteiro Telhada

Farmácia de Serviço Tempo

Évora - Aguaceiros Máx.: 11º C Min.: 7º C

Terça-feira, 5

Beja - AguaceirosMáx.: 12º C Min.: 9º C

Portalegre - AguaceirosMáx.: 7º C Min.: 5º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Centro de Inspeções de Veículos abriu no concelho de Moura

Em vésperas do lançamento oficial do seu primeiro disco, o projeto “MONDA” apresenta numa das mais prestigiadas salas do Alentejo o seu espetáculo. O Cine-Teatro de Elvas recebe no próximo sábado dia 9 de janeiro pelas 21:30 horas, um dos projec-tos musicais nacionais mais pro-missores para este novo ano.

O concerto Monda terá como convidado especial o talentoso guitarrista Tiago Oliveira, funda-

dor do grupo “Pólo Norte” e guitarrista de nomes tão concei-tuados como Gisela João” ou António Chainho. O disco, com lançamento previsto para o final do primeiro trimestre deste ano e com produção do pianista Rúben Alves, contou ainda com participações muito especiais para além do guitarrista Tiago Oliveira, casos da consagrada fadista Kátia Guerreiro, o acorde-onista Mário Caeiro o músico

Pedro Vidal e o Grupo de Canta-dores de Portel. Este trabalho discográfico foi gravado entre os meses de setembro e dezembro de 2015, no estúdio “Vale de Lobos”, propriedade do concei-tuado músico Rui Veloso.

Sinónimo de uma nova abor-dagem no que diz respeito à linguagem musical do Cante Alentejano, o projecto MONDA constituido por Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medi-

nas, é reconhecido pela sua singularidade, pela nova maneira de dizer e de interpretar o cante alentejano.

Um trabalho que nasce da vontade dos seus intervenien-tes. De um novo tempo que agora urge em construir-se para dar lugar aos sons de um sul mais evidente e mais arrojado musicalmente.

O projecto MONDA, cativa essencialmente pelas suas inter-

pretações, mas também pelo seu carisma e originalidade, os quais nos remetem, através das suas

interpretações, para um con-texto e vivência de uma certa nostalgia.

Monda, 9 Janeiro em Elvas

A oficina de restauro da Câmara Municipal de Évora, pertencente à Divisão de Património e Cultura, terminou recentemente uma inter-venção de conservação e restauro numa peça de cerâmica islâmica pertencente ao Museu Arqueoló-gico Provincial de Badajoz. De seguida, procedeu-se à sua devo-lução e a peça encontra-se já exposta no referido museu, com indicação do restauro feito na oficina municipal de Évora.

A peça, uma taça de cerâmica de cor verde com decoração estam-pilhada, foi emprestada por aquele museu espanhol à Câmara Muni-cipal de Évora, para a Exposição

Yábura, a qual esteve patente no Convento dos Remédios entre Abril e Novembro deste ano. E como o estado de conservação da peça requeria cuidados, ao recebê-la, a autarquia desde logo se ofe-receu para proceder ao seu res-tauro antes de a devolver. Este compromisso, da parte da Câmara Municipal de Évora, surgiu como forma de agradecimento por toda a colaboração prestada pelo Museu Arqueológico Provincial de Bada-joz que, além da peça em questão, emprestou outros itens da época islâmica à Exposição Yábura.

A peça intervencionada pela oficina de restauro da Câmara Muni-

cipal de Évora, devido às muitas lacunas que tem e ao grande número de fragmentos por que é composta, apresentava uma colagem muito instável. E a intervenção técnica da oficina de restauro tornou estável a colagem da peça, assegurando a sua preservação e permitindo que fique exposta ao público.

A exposição da Câmara Munici-pal de Évora, Yábura - Uma cidade do Al-Andalus, de seu título com-pleto, contou ainda com a cedência de peças do Campo Arqueológico de Mértola e foi apoiada pelo CIDEHEUS; pelo Laboratório Hér-cules da Universidade de Évora; pela Secretaria de Estado da Cultura/

Direcção Regional da Cultura do Alentejo; pelo Museu de Évora e pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e patrocinada pelo Turismo do Alentejo E.R.T.

Mais de 3000 pessoas visitaram a exposição e apreciaram os vestí-gios materiais da ocupação islâmica da cidade, dos quais se destacavam artefactos únicos no país. O traba-lho da autarquia de inventariação, tratamento e estudo de materiais arqueológicos provenientes de várias escavações realizadas no Centro Histórico de Évora, reali-zado ao longo de vários anos e em 2015 concluído esteve na origem da exposição.

Câmara Municipal de Évora restaura peça de cerâmica islâmica de museu de Badajoz

Page 12: Ds dia 05 01 2016

ANO: 46.º NÚMERO: 12.682 PVP: 0,75€ TERÇA-FEIRA, 5 DE JANEIRO DE 2016

Pub.

Rui Marques, que lidera a Plataforma de Apoio aos Refu-giados, saudou os portugueses pela escolha de “Refugiado” como a palavra do Ano 2015, lembrando que esta opção revela uma “atitude de acolhi-mento, respeito e empatia”.

A escolha da Palavra do Ano

2015 foi feita através de vota-ção “online” durante o mês de dezembro, tendo participado mais de 20 mil cibernautas, dos quais 31% votaram na palavra “Refugiado”, segundo dados avançados pelo grupo Porto Editora, que organiza a iniciativa desde 2009.

A escolha dos portugueses deixa “implícita uma atitude de abertura, de acolhimento, respeito, de empatia e capa-cidade de perceber o drama” dos refugiados, sublinhou Rui Marques em declarações à agência Lusa.

Escolha da palavra “Refugiado” revela atitudede acolhimento, respeito e empatia - diz Rui Marques

A GNR durante a operação “Ano Novo”, que terminou às 00:00 de domingo, registou 612 acidentes, que provocaram cinco mortos, 21 feridos graves e 191 ligeiros, disse à Lusa fonte daquela força policial.

De acordo com a mesma fonte da GNR, em comparação com o mesmo período do ano anterior, registaram-se mais dois mortos, mais oito feridos graves, mas menos dois acidentes e menos um ferido ligeiro.

A operação “Ano Novo” decorreu entre as 00:00 de 31 de dezembro e as 00:00 de domingo, 03 de janeiro de 2016.

No âmbito da mesma ope-ração, foram registados 1.822 excessos de velocidade, tendo sido fiscalizadas 650 condutores com álcool no sangue, 212 dos quais foram detidos com uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l, valor a partir do qual é conside-rado crime.

Dos condutores fiscalizados

pela GNR durante os três dias em que decorreu a operação, 137 não tinham cinto de segurança ou usavam-no incorretamente e 121 usavam indevidamente o telemó-vel durante a condução.

Em relação aos números com-binados da Operação Natal e Ano Novo, e comparativamente a igual período de 2014/2015, registaram-se 1.201 acidentes (menos 31), 12 mortos (igual número), 40 feridos graves (mais 14) e 378 feridos ligei-ros (mais 22).

Operação ‘Ano Novo’ da GNR regista 612 acidentes

A semana começa com chuva forte e persistente em todo o território nacional, dando algumas tréguas hoje, dia em que baixam as tempera-turas máximas e mínimas, de acordo com a meteorologista

Madalena Rodrigues.Em declarações à Lusa, a

meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmos-fera (IPMA) adiantou que a semana que ontem começou será de chuva em todo o

território nacional, com a segunda-feira a ficar marcada por “muita nebulosidade e chuva por vezes forte e per-sistente nas regiões de norte e centro, podendo atingir o alto Alentejo”.

Semana começa com chuva - segundo o IPMA

O ministro da Agricultura anunciou que os 260 mil agricul-tores que estavam impossibilita-dos de utilizar pesticidas nas suas explorações por falta de certifica-ção vão poder continuar a fazê-lo desde que façam formação até 31 de maio.

O ministro Capoulas Santos visitou algumas explorações hor-tícolas nos Canaviais, freguesia do concelho de Évora, para perceber como este problema está a ser ava-liado pelos agricultores e ouvir as suas opiniões.

Em declarações à agência Lusa, à margem das visitas, o ministro da Agricultura explicou que, desde 26 de novembro - dia em que o atual Governo tomou posse -, os agricultores e cidadãos estão impedidos de aplicar ou adquirir pesticidas se não tiverem certifi-cação.

Em causa está uma diretiva comunitária que foi transposta em 2013 para a legislação portuguesa e que determinou que, a partir de 26 de novembro de 2015, qualquer agricultor ou cidadão que não tivesse um curso de formação sobre aplicação de pesticidas ficasse impedido de o fazer.

“A situação com a qual fui confrontado foi a de que, em cerca de 300 mil agricultores que existem em Portugal, apenas 40 mil tinham feito este curso”, disse Capoulas Santos.

Isto quer dizer que os restantes 240 mil e mais os “muitos milhares de cidadãos que aplicam fitofar-macêuticos nos seus jardins ou noutras circunstâncias ficam impossibilitados de o fazer ou até de adquirir estes produtos nas lojas de especialidades”, por razões de segurança, adiantou.

Nesse sentido, foi publicado um decreto-lei no dia 30 de dezembro, que entrou em vigor no dia seguinte, que permite que os agricultores possam continuar a adquirir e a aplicar produtos fitofarmacêuticos até maio, desde que estejam inscritos numa ação de formação no Ministério da Agricultura, nas organizações de agricultores ou em entidades privadas que organizem esta formação.

“Pretende-se desta forma que este enorme universo de 240 mil pessoas para as quais não foi possível encontrar solução nos últimos dois anos possam agora continuar a exercer a sua ativi-dade e possam ser organizadas as ações que permitam que ao longo deste tempo seja possível” conferir-lhes formação, sublinhou Capoulas Santos.

Agricultores podem continuar a aplicar pesticidas desde que façam formação até Maio - diz ministro

O tradicional Concerto de Reis em Avis, no distrito de Portalegre, está marcado para o próximo sábado, na igreja do Convento, às 20:30.

A iniciativa, com entrada gratuita, vai contar com a par-ticipação do Grupo de Cantares de Ervedal e do Grupo Vocal e Allegro, de Castanheira do

Ribatejo.O concerto é promovido pelo

município de Avis, com o apoio da paróquia e da Casa do Benfica locais.

ARRAIOLOS: Concerto de Reis com Vozes do ImaginárioO grupo Vozes do Imaginário

vai protagonizar um Concerto de Reis em Arraiolos, no distrito de

Évora, no próximo domingo, na Igreja da Misericórdia da vila.

O espetáculo, com início às

17:00, é promovido pela câmara municipal e pela Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos.

AVIS: Concerto de Reis no próximo sábado