ds dia 26 11 2015

16
PUB.

Upload: diario-do-sul

Post on 24-Jul-2016

242 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 26 de Novembro 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 26 11 2015

PUB.

Page 2: Ds dia 26 11 2015
Page 3: Ds dia 26 11 2015

António é um ex-engenheiro que decide abandonar a vida que levava até então e vai morar para uma antiga rulote de circo instalada na periferia de uma cidade. A sua filha, Vera, não se conforma com esta decisão do pai e tenta que ele volte para a sociedade com a qual ele se desiludiu. Este é o ponto de partida para “Purgatório”, a nova peça do Centro Dramático de Évora (Cendrev) escrita por Abel Neves e que estreia hoje no Teatro Garcia de Resende, pelas 21h30.

O executivo liderado por António Costa, que tomará posse hoje e integra 17 ministros, além do primeiro-ministro, é um dos maiores dos vinte Governos Constitucionais desde 1976, que tiveram em média 16 ministérios. O primeiro-ministro indigitado, António Costa, terá dois secretários de Estado sob a sua direta dependência, estando um deles, Pedro Nuno Santos, nos Assuntos Parlamentares, com a missão política de assegurar condições de governabilidade na Assembleia da República.

Contribuir para as potencialidades das florestas de sobreiro e de todos os produtos endógenos em seu redor é, uma vez mais, o objetivo da realização da Feira do Montado em Portel. O certame que começa hoje e prolonga-se até ao próximo domingo conta com um programa cheio de exposições, mostra e concurso de pecuária, colóquios sobre o presente e o futuro do montado de um e outro lado da fronteira, gastronomia e espetáculos que mostram a identidade do povo alentejano.

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUINTA-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO DE 2015

ANO: 46.ºNÚMERO: 12.657

POLÍTICA

Governo de António Costatoma hoje posseno Parlamento

ÚLTIMA PÁG.

ENCONTRO DE SISTEMAS DE GESTÃO DE RESÍDUOS

Região Alentejoquer ser pioneirae melhorarqualidade ambiental

PÁG. 5

PORTEL

Feira do Montadocomeça hojee prolonga-seaté Domingo

PÁG. 7

PÁG. 6

TEATROCENDREVestreia“Purgatório”no Garciade Resende

TEXTO DE ABEL NEVES RETRATA SOCIEDADE ACTUAL

Melhorar as metas ambientais reveste-se de extrema importância e oportunidade, face aos desafios que estão colocados e à necessidade de alinhar estratégias e coordenar intervenções para aproveitamento integral das oportunidades financeiras que estão criadas. São estas as vontades e ambições dos colaboradores municipais, dirigentes dos sistemas de gestão de resíduos para o presente e futuro deste sub-setor do sistema ambiental.

Reguengos de Monsarazpassa testemunho à Itália

PÁG. 11

CIDADEEUROPEIADO VINHO

Em fevereiro de 2016, o título Cidade Europeia do Vinho, ostentado este ano por Reguengos de Monsaraz, vai passar para a cidade italiana de Conegliano Valdobbiadene. A nomeação foi conhecida depois da reunião da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), que teve lugar a 18 de novembro último, no Parlamento Europeu, durante a visita promocional da cidade alentejana a Bruxelas.

Page 4: Ds dia 26 11 2015

2 Tema de AberturaQUINTA-FEIRA , 26 DE NOVEMBRO DE 2015 diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Pub.

HOMENAGEM

Prof. António JoséRamalho da SilvaDesde Professor na Escola Primária até ao Ensino Secundário formou jovens. Foi Director de Lar da Fundação Nobre Freire e nos Bombeiros Voluntários. Morreu em Beja. Deixou amigos em todo o Alentejo.

Quando lemos entrevistas e outras intervenções sobre o Jornalismo do papel não se pode fi car indiferente ao futuro da imprensa portuguesa.

E uma dessas preocupações fundamenta-se na falta de emprego para tantos jovens que saiem das Escolas de Comunicação Social nas suas várias vertentes e não têm trabalho.

Tudo nesta matéria está errado e os sucessivos Governos embora alertados, deixam andar, e não regulam nem protegem os interesses de profi ssionais porque é ela que mais irá sofrer à medida que os jornais escritos vão reduzindo as suas páginas.

Se é verdade que há culpas na autorização de

demasiadas Escolas do sector e daí haver 20 mil licenciaturas agora existentes, como será possível dar lugar aos jovens se a verdade é que as vendas e a publicidade, fruto da crise, caiu assustadora-mente?

Mas é preciso não esquecer que os Governos tudo têm feito para endeusar blogues e sites chegando ao cúmulo de os equiparar aos jornais que têm redacções; pagam impostos; dão trabalho.

Tudo isto irá defi nhando a Imprensa escrita; os jornalistas não terão trabalho e os leitores fi carão à mercê de aventureiros da informação. E quem fala disto no Parlamento? E o sindicato o que diz?

(...)Quando lemos entrevistas

e outras inter-venções sobre o

Jornalismo do papel não se

pode fi car indife-rente ao futuro

da imprensa portuguesa(...)

“A Pátria, Hoje seriam 100” é a expressão encontrada pelo Clube História e Acervo Português da Atividade Seguradora, vulgar-mente designado Clube CHAPAS, para elogiar “A Pátria, Sociedade Alentejana de Seguros, fundada em Évora no ano de 1915, em plena I Guerra Mundial.

Numa sala da Associação Industrial de Évora, no citado ano o Dr. Manuel Gomes Fradinho, expôs o projecto da segura-dora:

“Um grupo de alentejanos, unidos no mesmo sentimento de progresso social, resolveram lançar as bases de formação de uma companhia de seguros, com sede

social em Évora.Nascida no coração do Alentejo visa

principalmente, a servir, sob os príncipios da previdência, a vasta e rica província de

que esta cidade é a capital, dotando-a, a um tempo, com mais um factor que muito pode importar ao seu desenvolvimento economico-fi nanceiro; todavia, a sua acção procurará expandir-se, gradualmente, a todo o território português, como uma afi rmação do espirito de iniciativa e perse-verança da nossa região”

Hoje passados 100 anos sobre a funda-ção d´A Pátria, Sociedade Alentejana de Seguros, a História consagra-lhe toda a mais valia da sua atividade económica até 1998, momento em que se funde na Mun-dial-Confi ança.

Évora vai comemorar os 100 Anos de “A Pátria, Sociedade Alentejana de Seguros”

Os dois homens detidos numa opera-ção na fronteira do Caia, em Elvas, distrito de Portalegre, por suspeita de tráfi co de droga, vão aguardar julgamento em prisão preventiva, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Segundo a mesma fonte, os suspeitos, de 32 e 37 anos e de nacionalidade chinesa, foram submetidos a interrogatório judicial no Tribunal de Elvas, que lhe decretou a medida de coação mais grave, fi cando a aguardar julgamento no Estabelecimento Prisional de Elvas.

A GNR apreendeu hoje mais de 50

quilogramas de canábis e deteve os dois homens, cerca das 02:00, no âmbito da operação “Ogi-Vanus”, indicou, em comu-nicado, o Comando Territorial de Por-talegre da Guarda Nacional Republicana.

A droga apreendida (50,534 quilo-gramas de canábis) daria para cerca de vinte mil doses individuais, adiantou a força de segurança, referindo que a opera-ção foi realizada em parceria com a Auto-ridade Tributária e Aduaneira e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

As autoridades apreenderam ainda uma carrinha.

Prisão preventiva para os dois suspeitos de tráfico de droga detidos em Elvas

Page 5: Ds dia 26 11 2015

3PublicidadeQUINTA-FEIRA , 26 DE NOVEMBRO DE 2015diário do SUL

Pub.

Page 6: Ds dia 26 11 2015

diário do SUL4 SociedadeQUINTA-FEIRA , 26 DE NOVEMBRO DE 2015

Portalegren João Trindade

Pub.

otros mundos www.otrosmundos.cc

n Carlos A. Cupeto*

É sempre bom aprender com quem vai à nossa frente. A Espanha promove-se muito bem do lado de cá como evi-dencia a Mostra Espanha 2015. Temos de aprender a gastar menos dinheiro na promoção de Portugal no estrangeiro.

O vasto programa da Mostra trouxe até Beja um fantástico colóquio sobre o Caminho de Santiago (CS). Atenção, não estamos a falar de “coisas de padres” nem de algo que fica muito longe, para lá do Minho, e que por isso não nos inte-ressa. Como as organizações são as pessoas devo, antes de mais, enaltecer os homens e mulheres da Diocese de Beja e Câmara Municipal desta cidade que desenvolvem um trabalho que o país deve reconhecer quanto antes.

Muito mais que um produto religioso, o CS é um dos pilares mais estruturantes da Europa cultural e social em que nos

Caminhos do sul para Santiagoinserimos. É por esta razão que milhares de quilómetros desta rota em Espanha são reconhe-cidos pela UNESCO. Deseja-se que em breve o caminho por-tuguês também o possa ser, em Beja ouvi de responsáveis que o processo está em curso, to-davia, sabemos o que isso pode significar em Portugal, anos e anos de enredo.

De Portugal, historicamen-te, há muitos caminhos que nos conduzem a Santiago de Compostela. Cada peregrino, ao longo dos séculos, saía de sua casa e fazia o seu caminho até Santiago. Os acidentes na-turais, os rios, a distância mais curta, fizeram o resto e foram marcando as principais rotas que hoje conhecemos. Em Por-tugal, o caminho mais conhe-cido, dito Caminho Português, liga o Porto a Santiago. Existem vários guias e estudos sobre es-tas rotas de peregrinação, entre os quais destaco “A Caminho de Santiago – Roteiro do Peregri-no de D. Lourenço de Almada”, o estudioso do caminho de Santiago (Ed. Lello, 2000).

E o que tem o “ribalentejo” a ver com isto? Beja acolheu o evento com todo o propósito, pois perdem-se nos tempos as rotas do sul até Santiago. Tomar é, obviamente, incontornável;

Santarém é um nó essencial entre o sul e o norte da penín-sula – depois de Évora, seguia-se por Coruche até chegar a esta cidade. O próprio Tejo, via navegável noutros tempos, serviu para levar peregrinos de Lisboa para norte(1). E hoje? É tudo tão evidente e claro que dispensa argumentação. Neste, como noutros temas, urge passar ao fazer. Simplificar e passar à prática para que, o mais rapidamente possível, o sul em particular, e Portugal no geral, possam ter um “produto turístico de excelência” que promova riqueza nas terras despovoadas e pobres do inte-rior. O contributo do CS para a sustentabilidade dos terri-tórios que atravessa é muito significativo. Que a corrente de vontades, que se sentiu em Beja, se junte a quem já faz e sabe fazer (Diocese de Beja), que se constitua um modelo de governância e se caminhe rapidamente rumo a Santiago. Todas as nossas terras do inte-rior têm muito a ganhar.

Ultreia (a palavra de sauda-ção usada pelos peregrinos)

1- Hoje mesmo em Vila Franca de Xira debate-se a na-vegabilidade do rio Tejo.

Em tempos de crise sócio-política, amnésia cultural e total ausência de valores, enal-tecer o verdadeiro SENTIDO de ESTADO de todos os que emprestaram a sua vida pela pátria, aqueles que abdicando do seu lar, da sua família, no fundo renunciando do seu bem estar, dedicaram toda uma vida a todos, sim todos, sem excepção, para que vivessem com DIGNI-DADE, com melhor educação e assumindo desde a primeira hora uma total determinação e RESPONSABILIDADE perante

Heróis e Políticos, a crise de valoresna “Geração (à) rasca”!

o presente e o futuro do país! Envoltos e influenciados por um caldeirão de civilizações, agimos desde as nossas origens, de uma forma nem sempre coesa, hierarquizada e por ventura des-governada, fruto da influência no nosso território da enorme panóplia de povos e culturas que por aqui se sediaram. Pe-rante tamanha “manipulação genética”, perdemos desde os tempos imemoriais de Viriato, da tribo Lusitana, o verdadeiro sentido literário de Herói, com excepção feita a muito poucos, nos séculos vindouros! Tal como nos tempos ancestrais, hoje, para nos identificar-mos com o verdadeiro herói/líder, no fundo o verdadeiro político, importa perceber e esclarecer que o primeiro, brota do Grego “He-ros”, Semi-Deus, líder militar épico. Analisando com cuidado esta origem, vemos desde já, uma das bases do acto heróico: deve ser um acto “espiritual”, no sentido do seu objectivo e feito, que corresponda a uma exigên-cia interna ÉTICA e exemplar. É essa qualidade moral a que transforma as demais condições

de extremo valor, risco, esforço, etc… em feitos heróicos. Deste modo, o heroísmo é combater o egoísmo, a ganancia de poder, no fundo, lutar pela IGUAL-DADE de DIREITOS e CON-DIÇÃO SOCIAL dos demais.A continuar assim...tendo a convicção de que o interesse nacional é igual ao do partido, vamos ter sempre um preço a pagar...

Recordando um dos grandes heróis do nosso país,

O “Santo Condestável”:

“Nun´Álvares Pereira”

Que auréola te cerca?É a espada que, volteando.Faz que o ar alto percaSeu azul negro e brando.Mas que espada é que, erguida,Faz esse halo no céu?É Excalibur, a ungida,Que o Rei Artur te deu.Esperança consumada,S. Portugal em ser,Ergue a luz da tua espadaPara a estrada se ver!

Fernando Pessoatexto e imagem: José Figueira

Na ESTG foi assinado um Protocolo entre o Centro Dis-trital de Portalegre do ISS, IP e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Portalegre no âmbito do projecto “Rugas na Memória”que tem como fina-lidade proporcionar serviços uteis às pessoas portadoras de doença de Alzheimer e conselhos adequados às suas famílias. O Projecto “Rugas na Memória... Continue a Viver!”, foi cofinanciado pela Direcção Geral de Saúde e a Delegação de Portalegre da CVP, mas este acordo cessou. Para Vítor Bu-cho, Presidente da Delegação houve uma nova candidatura à Direcção Geral de Saúde da qual aguardam resposta. No entanto, dada a sua importância em parceria com familiares de doze doentes, o projecto vai continuar agora com apoio téc-nico da Segurança social de Por-talegre representada pelo seu director João Carlos Laranjo,de forma a poder continuar a dar resposta às necessidades com que nos temos deparado, tanto dos doentes como dos cuidadores. A Delegação de Portalegre da Cruz Vermelha Portuguesa criou o “Cantinho da Memória” — Centro de Acompanhamento e Interven-ção de Pessoas com Doença de Alzheimer.

CVP “Rugas na Memória”ajuda doentes de Alzheimer

Pub.

João Laranjo da Segurança Social e Vitor Bucho da

Cruz Vermelha Portuguesa

Regional

Page 7: Ds dia 26 11 2015

5RegionalQUINTA-FEIRA , 26 DE NOVEMBRO DE 2015diário do SUL

M

I Encontro de Sistemas de Gestão de Resíduos do Alentejo

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

Pub.

Pub.

O 1º Encontro de Sistemas de Gestão de Resíduos do Alentejo realizou-se na passa-da terça-feira, inserida no âm-bito da VII Semana Europeia de Prevenção de Resíduos. A iniciativa foi organizada pela CCDRA e pelos Sistemas de Gestão de Resíduos do Alen-tejo, tendo Roberto Grilo salientado a importância desta primeira edição “por ser uma tentativa de harmo-nização de conhecimentos e procedimentos, bem como de disseminação de boas prá-ticas entre os vários sistemas de resíduos”.

O mesmo responsável avançou que este evento as-sumiu um papel determinan-te para o que é o resultado global da região em termos do que são as metas ambien-tais a que esta se propõe. “A qualidade ambiental do Alentejo é um dos desígnios diferenciadores daquilo que é a identidade da região e que elegemos naquilo que é a nossa estratégia regional de especialização inteligente”, reforçou, acrescentando que “queremos melhorar ainda mais a excelência já existen-te”.

Roberto Grilo considerou ainda que este setor “tem uma grande alavancagem eco-nómica, com impactos no ter-ritório. Como tal, queremos ser pioneiros nesta parceria com os sistemas de gestão de resíduos, pois entendemos ser muito estratégico para o crescimento verde, tendo em conta o seu elevado potencial de contribuir para o estabe-lecimento de uma economia circular, assente na eficiência de recursos”.

Sensibilizaçãopara reciclagem

dos materiaisNo que concerne aos ob-

jetivos centrais da economia

Região quer ser pioneira e melhorarqualidade ambiental

elhorar as metas ambientais reveste-se de extrema importância e oportunidade, face aos desafios que estão colocados e à necessidade de alinhar estratégias e coordenar intervenções para aproveitamento

integral das oportunidades financeiras que estão criadas. São estas as vontades e ambições dos colaboradores municipais, dirigentes dos sistemas de gestão de resíduos para o presente e futuro deste sub-setor do sistema ambiental. Esta ideia foi reforçada pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), Roberto Grilo que sublinhou a relevância a qualidade dos ecossistemas da região como elemento diferenciador no país.

circular, o dirigente defen-deu que estes passam pela minimização da utilização de matérias-primas virgens, diminuição da produção de resíduos e pela reincorpora-ção dos resíduos na econo-mia através da reutilização e reciclagem, promovendo-se o fecho do ciclo de vida dos materiais e ai aumento da produtividade dos recursos.

“Na União Europeia prevê-se que a produtividade dos recursos, medida com base no Produto Interno Bruto gerado pelo consumo de ma-térias-primas, possa melhorar em 30 por cento até 2030. Este aumento da produtivi-dade dos recursos permitia aumentar o produto interno bruto europeu em um por cento e criar dois milhões de novos postos de trabalho”, sustentou.

Roberto Grilo lembrou também o Plano Nacional de Gestão de Resíduos, aprovado em 2014, que ado-ta metas ambiciosas fixadas para 2016, 2018 e 2020, no sentido de conferir maior sustentabilidade à economia portuguesa. E acrescentou que foi igualmente aprovado, o Plano Estratégico dos Resí-duos Urbanos (PERSU 2020) que privilegia a eficiência e a visão dos resíduos urbanos como uma “fonte renovável de recursos”, definindo me-tas ambientais e de eficiência

que “permitirão atingir níveis ambiciosos de reciclagem e reutilização de resíduos até 2020”.

O mesmo responsável avançou que o PERSU 2020 prevê ainda a eliminação progressiva da deposição de resíduos em aterro, com vista à erradicação mesmo até 2030.

Page 8: Ds dia 26 11 2015

A

Texto de Abel Neves retrata sociedade atual

diário do SUL6 RegionalQUINTA-FEIRA , 26 DE NOVEMBRO DE 2015

n Marina Pardal

Fotos Exclusivas

Pub.

ntónio é um ex-engenheiro que decide abandonar a vida que levava até então e vai

morar para uma antiga rulote de circo instalada na periferia de uma cidade. A sua filha, Vera, não se conforma com esta decisão do pai e tenta que ele volte para a sociedade com a qual ele se desiludiu.

Este é o ponto de partida para “Purgatório”, a nova peça do Centro Dramático de Évora (Cendrev) escri-ta por Abel Neves e que estreia hoje no Teatro Garcia de Resende, pelas 21h30.

O espetáculo é dirigido por “Purgatório” é um espetáculo dirigido por José Russo, que é também diretordo Cendrev.

Cendrev estreia hoje “Purgatório”no Teatro Garcia de Resende

José Russo, que é também diretor do Cendrev, e conta com interpretações de Maria Marrafa e Rui Nuno. A peça tem cenografia e figurinos de Sérgio Vida, enquanto a sonoplastia é de João Bacelar. Já a iluminação está a cargo de António Rebocho, cabendo a Tomé Baixinho, Paulo Carocho e Tomé Antas a construção e maquinaria de cena.

De acordo com José Russo, “esta peça de teatro caracteriza-se por ser uma história simples e dos nossos dias”, destacando que “é a história de António, um homem que está cansado da vida e dos constrangimentos que esta sociedade, em que hoje vivemos,

nos vai colocando”.Acrescentou ainda que “o António

decidiu refugiar-se nos arrabaldes de uma cidade e arranjou uma velha ru-lote de circo, montou uma hortinha e é aí que ele passa os seus dias”.

O diretor do Cendrev adiantou também que “a filha visita-o recor-rentemente e não gosta que ele es-teja naquela situação, por isso quer trazê-lo de volta para casa, mas ele não quer, porque voltar para casa é voltar para aquela sociedade que não o tratou bem”.

Segundo José Russo, “este texto foi escrito por Abel Neves proposita-damente para o Cendrev”, lembran-do que “este é um autor com o qual já trabalhámos noutras ocasiões”.

Referiu ainda que “temos o privi-légio de contar com a colaboração de Abel Neves, que além de ter escrito o texto para o espetáculo, tem vindo também com alguma regularidade assistir aos ensaios”, considerando que “ter o autor ali ao lado é uma situação confortável para quem faz teatro, pois podemos acertar alguns pormenores e trocar opiniões”.

Relativamente a esta peça de teatro, José Russo sublinhou que “Purgatório aborda os conflitos ge-racionais e os sentimentos, é uma história comovente, mas também com momentos cómicos, tal como os ‘ingredientes’ que fazem parte da própria vida”.

Resumiu ainda que “é um olhar sobre a sociedade dos nossos dias”, constatando que “atualmente as-siste-se, por parte das companhias de teatro, a uma abordagem mais frequente de autores contempo-râneos precisamente porque há a necessidade de falar sobre o tempo presente”.

Depois da estreia de hoje, “Pur-gatório” vai continuar em cena no Teatro Garcia de Resende, até ao dia 19 de dezembro, de quarta-feira a sábado, às 21h30, e aos domingos,

Page 9: Ds dia 26 11 2015

7RegionalQUINTA-FEIRA , 26 DE NOVEMBRO DE 2015diário do SUL

Pub.

Reguengos de Monsaraz vai ter um stand na Feira do Montado, em Portel, para promover a Cidade Europeia do Vinho 2015 e o setor do turismo do concelho. Neste certame, que decorre entre os dias 26 e 29 de novembro, a autarquia vai proporcionar aos visitantes provas dos vinhos oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015.

No espaço de Reguengos de Monsaraz vai ser também promovido o património arquitetónico, cultural e paisagístico, assim como os aloja-mentos, a restauração e as atividades turísticas que existem no concelho. Igualmente em destaque vão estar os nove produtores de vinho oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015, nomeadamente a CARMIM – Coop-erativa Agrícola de Reguengos de

Monsaraz, Esporão, Ervideira, Monte dos Perdigões, Adega José de Sousa, Quinta da Várzea, Luís Duarte Vin-hos, Monte das Serras e São Lou-renço do Barrocal.

A Feira do Montado é uma mostra de artesanato, de produtos regionais e de pecuária, em que a cortiça ocupa um lugar de relevo com a divulgação da diversidade de recursos que ofe-rece o montado. No palco do cer-tame vão atuar, entre outros, Miguel Araújo, D.A.M.A. e a banda Sover-sion.

Contribuir para as potencialidades das florestas de sobreiro e de todos os produtos endógenos em seu redor é, uma vez mais, o objetivo da realização da Feira do Montado em Portel. O certame que começa hoje e prolonga-se até ao próximo domingo conta com um programa cheio de exposições, mostra e concurso de pecuária, colóquios sobre o presente e o futuro do montado de um e outro lado da fronteira, gastronomia e espetáculos que mostram a identidade do povo alentejano. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Grilo, este é um evento que já se assumiu como o maior e de referência a nível regional e nacional, esperando este ano cerca de 30 mil visitantes.

XVI Feira do Montadocomeça hoje eprolonga-se até domingo

Municípiode Viana do Alentejo

presente na Feira do MontadoO

Município de Viana do Alentejo vai estar pre-sente na XVI Feira do M o n t a d o , que decorre de 26 a 28 de novembro, em Portel, onde a mostra de artesanato e produtos regionais, a atividade pecuária e a oferta gastronómica vão estar em destaque, a par da cortiça.

O stand promocional do município de Viana do Alentejo vai permitir a todos os visitantes con-hecer a riqueza patrimonial e cul-tural do concelho.

O Município vai aproveitar

também para divulgar e promover a XVI Mostra de Doçaria que tem lugar de 4 a 6 de dezembro, no Largo da Gamita, em Alcáçovas, e que vai contar com a presença de doceiras e doceiros de vários pon-tos do país. A autarquia aproveita também a ocasião para promover a XVI Romaria a Cavalo que vai realizar-se de 20 a 24 de abril de 2016.

Agrupamento de Escolasde Portel

hasteou a sua 6ª Bandeira VerdeNo passado dia

23 de novembro, Dia Nacional da Floresta Autóctone, o Agrupamento de Escolas de Portel mobilizou a sua comunidade escolar para uma breve e simples cerimónia, onde teve lugar o hastear da Bandeira Verde 2015, galardão atribuído no âmbito do Programa Eco-Escolas. Esta cerimónia contou com a participação de todas as turmas do Centro Escolar de Portel (Pré-escolar e 1º ciclo) e das turmas da EB2,3 D. João de Portel. Esteve ainda presente neste ato o Presidente da Câmara Municipal de Portel que em conjunto com um membro

da direção do Agrupamento e uma criança de uma turma do pré-escolar procederam ao hastear da bandeira.

Simultaneamente, foi feito um apelo a todos os alunos para que contribuam para um melhor desempenho ambiental da nossa comunidade, e assinalou-se o Dia da Floresta Autóctone com a plantação de um pequeno sobreiro, símbolo da riqueza da floresta da nossa região.

Cidade Europeia do Vinho 2015vai ser promovida

na Feira do Montado

Page 10: Ds dia 26 11 2015

diário do SUL8 PublicidadeQUINTA-FEIRA , 26 DE NOVEMBRO DE 2015

Grupo Desportivo DianaFundado em 07-12-1958

Utilidade Pública desde 27-01-1997Alcárcova de Cima n.º 5 - 7000 Évora - Telef./Fax: 266707313

Almoço de Aniversário

O Grupo Desportivo Diana comemora no próximo dia 7 de Dezembro de 2015, o seu 57.º aniversário.

No dia 8 de Dezembro (feriado), pelas 12h45, no Restaurante “Os Manueis” será servido um almoço para todos os sócios, familiares e amigos.

A Direcção,

Page 11: Ds dia 26 11 2015

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�������

���������������������

���������������������������������

������������������������������

������������������������������

�������������

�������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

����������������������������

��������������������������������

���������������������������������

���������������������������������

�������

����������������

��������������������������������

��������������������������������

�����������

�������

�������

��������������������������������

�������������������������������

�������������������������

�������

���������������������

���������������������������������

����������������������������

�������

�����������

���������������������������������

�������������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������������

������������

�������

����������������

�������������������������

�������������������������

���������������������������

�����������������������������

���������������

���������������������

�������

��������������������

������������������������������

�����������������������

������������������������

�����������

�������

��������������������

�������������������

����������������������������

��������������������������������

�����������������

���������������

�������

��������������������

����������������

�������������������������������

���������������������������

�������������������������������

���������������������

��������������������

�������

9PublicidadeQUINTA-FEIRA , 26 DE NOVEMBRO DE 2015diário do SUL

Page 12: Ds dia 26 11 2015

diário do SUL10 SociedadeQUINTA-FEIRA , 26 DE NOVEMBRO DE 2015

NECROLOGIAMANUEL JOAQUIM CALMEIRÃO

Faleceu dia 24/11/2015 em Évora o senhor Manuel Joaquim Calmeirão de 85 anos de idade natural da Sé (Évora), casado com a senhora Fortunata Rosa Barrelas Calmeirão e que residia em Évora.

Dia 26/11/2015 na Igreja da Sagrada Família (Álamos), às 09:30 horas será celebrada encomendação do corpo presente, seguindo o seu funeral para o cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

JOSÉ ABEL ELISEU NUNES Faleceu dia 25/11/2015, em Évora o Senhor José Abel Eliseu Nunes

de 75 anos de idade, natural de Sé, casado com a senhora Leonilde de Jesus Morgado Mochila Nunes, e que residia em Évora.

Dia 26/11/2015 na Capela do hospital ás 10:30 horas será encomendação, seguindo o funeral para o Cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

BRÍGIDA MARIA MIRA VELADAS FIALHOFaleceu dia 25/11/2015, em Évora a Senhora Brígida Maria Mira

Veladas fialho, de 77 anos de idade, natural de Santo António de Capelins (Alandroal), casada com o senhor António Hermínio Fialho, e que residia em Évora.

Dia 26/11/2015 na Igreja de Nossa Senhora da Cabeça ás 09 horas será Trasladado o seu corpo, seguindo o funeral para o Cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

ALBERTA ALZIRA CABANAS DA CONCEIÇÃOFaleceu no dia 22 de novembro de 2015, em Elvas, Alberta Alzira

Cabanas da Conceição, de 86 anos, natural de Alcaçova - Elvas e resi-dente em Elvas.

Dia 23-11-2015, no complexo funerário de Elvas, pelas 16:00 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério de Elvas.

Agência Funerária Elvas – Servilusa

ANTÓNIO RAMIRO ARRÃFaleceu no dia 24 de novembro de 2015, em Elvas, António Ramiro

Arrã, de 86 anos, solteiro, natural de S. Vicente e Ventosa - Elvas e residente em Elvas.

Dia 25-11-2015, no complexo funerário de Elvas, pelas 11:00 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério de Elvas.

Agência Funerária Campo Maior – Servilusa

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Pub.

Querido fi lho viverás eternamente nos nossos corações.Seus pais e irmã na impossibilidade de o fazerem pessoalmente vêm

por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu querido fi lho e querido irmão, sexta-feira, dia 27 de Novembro, pelas 18h30m, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

GONÇALO EMANUEL CHAVEIRO PITA BATISTA COELHO

Missa de 18.º Mês18 meses de profunda dor e saudade

Sua esposa e fi lhos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio participar a todas as pessoas de suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, segunda-feira, dia 30 de Novembro, pelas 18h30m, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Bacêlo), agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

JOSÉ MANUEL SILVAROSMANINHO

Missa de 1.º Aniversário

A Fundação D. Manuel Mendes da Conceição Santos, comunica que será celebrada no dia 28 de Novembro, pelas 18.00h, no Rossio na Igreja de S. Brás, missa pelo seu eterno descanso.

Convidam-se todas as pessoas interessadas em participar nesta eucaristia, agradecendo desde já a sua presença

CÓNEGO DR. FILIPEMARQUES DE FIGUEIREDO12º Aniversário do seu falecimento

Pub.

Sua família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar que será celebrada Missa pelo eterno descanso da sua ente querida, dia 27 de Novembro de 2015, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso acto.

Emerenciana Aleixo FreireMissa de 30.º Dia

Falecimento

Padre Paulo Luís Cary de Potes CordovilFaleceu dia 25 de Novembro em Évora o

senhor Pe. Paulo Luís Cary de Potes Cordovil, de 76 anos de idade, natural de S. Mamede e que residia nesta cidade.

O falecido bastante conhecido na nossa região era pároco em Nossa Senhora da Boa Esperança - Canaviais e de Sta. Sofia e Represa - Montemor-o-Novo, servita - presbítero de Nossa Senhora de Fátima, prior da Delegação Sul da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro, assistente da Fraternidade de Nuno Álvares em

Évora e capelão e assistente de algumas comunidades cristãs.Hoje dia 26, pelas 12 horas na Igreja da Misericórdia será celebrada

missa de corpo presente, seguindo o seu funeral para o Cemitértio dos Remédios em Évora.

FALECIMENTO

A Santa Casa da Misericórdia de Évora com profundo pesar informa todos os Irmãos e a população de Évora em geral, do falecimento do profundo pesar informa todos os Irmãos e a população de Évora em geral, do falecimento do profundo pesar informa todos os Irmãos e a

seu Capelão, Senhor Paulo Luiz Cary Potes Cordovil.

O seu corpo estará em camara ardente na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Évora

O seu corpo estará em camara ardente na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Évora

O seu corpo estará em camara ardente na

nesta quinta-feira dia 26, havendo oração de Laudes pelas 10 horas e Eucaristia pelas 12 horas, presidida por Sua Excelência Reveren-díssima o Senhor Arcebispo de Évora, seguido horas, presidida por Sua Excelência Reveren-díssima o Senhor Arcebispo de Évora, seguido horas, presidida por Sua Excelência Reveren-

de cortejo fúnebre para o cemitério dos Remédios.A Mesa Administrativa da Santa Casa da

Misericórdia de Évora apresenta condolências a toda a família.

Page 13: Ds dia 26 11 2015

11SociedadeQUINTA-FEIRA , 26 DE NOVEMBRO DE 2015diário do SUL

06:30 Diário da Manhã10:10 Você na TV!13:00 Jornal da Uma14:30 Mundo Meu 16:00 A Tarde é Sua19:15 A Quinta: Diário da Tarde20:00 Jornal das 821:45 A Única Mulher 22:45 Santa Bárbara 23:45 A Quinta: Extra01:00 Programa a Designar02:00 Autores03:00 Ora Acerta04:00 Águas Profundas 05:00 Televendas

07:00 Zig Zag10:52 A Paisagem de Artur Pastor 11:49 Desalinhado14:00 Sociedade Civil15:04 A Fé dos Homens15:37 Euronews 15:56 Zig Zag20:05 Pais Desesperados21:00 Jornal 221:50 Página 2 22:08 Os Homens da Fé23:07 Super Diva - Ópera para Todos23:49 Tarbossauro, o Rei do Cretácico00:39 Janela Indiscreta VII01:16 Um Crime, Um Castigo02:09 Sociedade Civil03:12 Euronews 06:32 Repórter África

06:00 Violetta 07:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema 10:00 Queridas Manhãs 13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days 15:30 Grande Tarde 18:00 Lokomotiv Moscovo x Sporting - Liga Europa 20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro 22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 The Blacklist01:30 Liga Europa - Resumos01:45 Cartaz Cultural02:15 Podia Acabar O Mundo03:00 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde 14:20 Os Nossos Dias15:53 Agora Nós 18:00 Portugal em Direto 18:48 O Preço Certo 19:47 Direito de Antena20:00 Telejornal20:50 As Palavras e os Atos 21:32 Fatura da Sorte21:45 Bem-vindos a Beirais 22:38 Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão 23:36 5 Para a Meia-Noite - Pedro Fernandes 00:46 The Flash01:34 Ainda Bem Que Vieste!02:17 Os Nossos Dias03:44 Televendas 06:00 Manchetes 3

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – GrijóÉVORA - FerroMONTEMOR-O-NOVO – MisericórdiaMORA – FalcãoMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – MartinsVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – PalmaCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Singa; MOURA – Rodrigues;SERPA – Oliveira Carrasco; VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – MouttaFRONTEIRA – Vaz; GAVIÃO – Mendes; Pimentel; MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna; PONTE DE SÔR – Cruz Bucho; PORTALEGRE – Cunha MirandaSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Moderna; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – JerónimoSINES (Porto Covo) – Monteiro Telhada

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraSol Máx.: 18º C Min.: 5º C

Quinta-feira, 26

BejaSol Máx.: 19º C Min.: 8º C

PortalegreSol Máx.: 16º C Min.: 9º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266734734- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Évora Concelho do Mundo: Património da UNESCO

n Bruno Calado Silva

Fotos ExclusivasO concurso Cidade Europeia do Vinho

é visto pela RECEVIN como oportunidade única para as cidades e regiões de vinho, já que que lhes oferece uma projeção europeia do seu potencial económico, traços comuns e diversidades da cultura do vinho e do território. Ou seja, para estas cidades constitui-se como uma plataforma de divulgação da paisagem, da economia, da gastronomia, do património, incrementando assim o turismo e as trocas comerciais entre os diferentes estados-membros da União Europeia.

A RECEVIN conta com a participação e apoio das associações nacionais de cidades do vinho instituídas na maioria dos países membros da rede como a Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal e Sérvia, num total de mais de 800 cidades.

Conegliano, que lidera o projeto italiano, é um município da região do Vêneto, província de Treviso, no norte de Itália. Com cerca de 36 mil habitantes, é principalmente famosa pelos seus vinhos e pela paisagem composta por vinhas, vilas históricas e antigas igrejas e castelos.

Cidade Europeia do Vinho 2015

Reguengos passa testemunho à ItáliaEm fevereiro de 2016, o título Cidade Europeia do Vinho,

ostentado este ano por Reguengos de Monsaraz, vai passar para a cidade italiana de Conegliano Valdobbiadene. A nomeação foi conhecida depois da reunião da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), que teve lugar a 18 de novembro último, no Parlamento Europeu, durante a visita promocional da cidade alentejana a Bruxelas.[ [

“Foi uma reunião bastante importante onde se falou de alterações estatutárias, de objetivos da RECEVIN para um futuro próximo e em que se escolheu a próxima Cidade / Região Europeia do Vinho 2016, em Itália. Trata-se de um conjunto de 15 municípios que se juntaram em torno de Conegliano que aparentaram um grande programa com mais de 5,5 milhões de euros e que tenho a certeza que vai dignificar e dar continuidade ao projeto Cidade Europeia do Vinho”, afirmou o presidente do Município de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

Para a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), membro da RECEVIN, o encontro de Bruxelas ficou ainda marcado pelo balanço feito sobre o desempenho de Reguengos de Monsaraz enquanto Cidade Europeia do Vinho 2015. Pedro Ribeiro, presidente da AMPV e vice-presidente da RECEVIN, não deixou, no entanto, de sublinhar que até 14 de fevereiro é ‘vindima’.

“Sei que Reguengos ainda tem, felizmente, muitos projetos e que há muitas ideias a fervilhar para concretizar até ao fim do seu ‘mandato’ como Cidade Europeia do

Vinho, antes da passagem do testemunho a Itália. E devo dizer, enquanto presidente da AMPV, que nos devemos orgulhar pelo excelente trabalho que foi realizado em Reguengos. Estou certo de que honrámos um produto regional que, apesar de regional, tem um peso muito significativo para a economia nacional. Basta pensar que à volta do vinho gravitam uma série de atividades comerciais que hoje têm uma dimensão estratégica para o País, sendo que, só o vinho em si tem um peso muito significativo na balança comercial, em termos de exportações”, salientou Pedro Ribeiro.

Page 14: Ds dia 26 11 2015

ANO: 46.º NÚMERO: 12.657 PVP: 0,75€ QUINTA-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO DE 2015

Pub.Pub.

António Costa terá dois secretários de Estadona sua direta dependência

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, terá dois secretários de Estado sob a sua direta dependência, estando um deles, Pedro Nuno Santos, nos Assuntos Parlamentares, com a missão política de assegurar condições de governabilidade na Assembleia da República.

Pedro Nuno Santos, de 38 anos, líder da Federação de Aveiro do PS antigo secretário-geral da JS, é conotado com ala esquerda dos socialistas e tem sido apontado como um potencial candidato a médio prazo ao cargo de secretário-geral deste partido.

Já a secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva, que já fez parte do núcleo que elaborou o programa eleitoral dos socialistas e que pertence à Comissão Política do PS, trabalhará junto de António Costa, tendo essencialmente funções de coordenação ao nível político.

Sob a dependência do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, estarão quatro secretários de Estado: Margarida Marques (Assuntos Europeus), Teresa Ribeiro (Negócios Estrangeiros e da Cooperação), José Luís Carneiro (Comunidades) e Jorge Oliveira (Internacionalização)

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, terá como secretários de Estado Miguel Prata Roque (Presidência do Conselho de Ministros) e Graça Fonseca (Modernização Administrativa).

Coordenador do cenário macroeconómico socialista, o ministro das Finanças, Mário Centeno, terá quatro secretários de Estado: Ricardo Mourinho Félix

(Adjunto, do Tesouro e das Finanças), Fernando Rocha Andrade (Assuntos Fiscais), João Leão (Orçamento) e Carolina Ferra (Administração e do Emprego Público).

O ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, terá como secretário de Estado Marcos Perestrello (líder da Federação da Área Urbana de Lisboa do PS), que já assumiu idênticas funções no segundo executivo de José Sócrates (2009/2011), enquanto a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, terá como secretários de Estado Isabel Oneto (Adjunta e da Administração Interna) e Jorge Gomes (Administração Interna).

Na pasta da Justiça, a ministra Francisca Van Dunem, será acompanhada pelas secretárias de Estado Helena Mesquita Ribeiro (Adjunta e da Justiça) e Anabela Pedroso ( Justiça)

Eduardo Cabrita, como ministro Adjunto, tutelará as áreas das Autarquias Locais, com o secretário de Estado Carlos Miguel nesse lugar, e da Cidadania e Igualdade, com a deputada socialista Catarina Marcelino nesta última Secretaria de Estado.

O ministro da Cultura, João Soares, terá como secretária de Estado, Isabel Botelho Leal; o titular das pastas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, terá ao seu lado a secretária de Estado, Maria Fernanda Rollo, enquanto o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, será coadjuvado por três secretários de Estado: Alexandra Leitão (Adjunta e da Educação), João Costa (Educação) e João Wengorovius Meneses ( Juventude e do Desporto).

Vieira da Silva, que regressa às funções de ministro Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, terá três secretários de Estado: Miguel Cabrita (Emprego), Cláudia Joaquim (Segurança Social) e Ana Sofia Antunes (Inclusão das Pessoas com Deficiência).

Adalberto Campos Fernandes, como ministro da Saúde, estará acompanhado pelos secretários de Estado Fernando Araújo (Adjunto da Saúde) e Manuel Delgado (Saúde), enquanto o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, terá como secretários de Estado Nelson de Souza (Desenvolvimento e Coesão) e Guilherme W. d’Oliveira Martins (Infraestruturas).

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, será coadjuvado por quatro secretários de Estado: Paulo Ferreira (Adjunto e do Comércio), João Vasconcelos (Indústria), Ana Mendes Godinho (Turismo) e Jorge Seguro (Energia), este último ex-deputado e ex-dirigente socialista e primo do anterior líder do PS, António José Seguro.

Na pasta do Ambiente, o ministro João Pedro Matos Fernandes terá como secretários de Estado José Mendes (Adjunto e do Ambiente), Carlos Martins (Ambiente) e Célia Ramos (Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza), enquanto o ministro Capoulas Santos terá dois secretários de Estado nas pastas da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural: Luís Medeiros Vieira (Agricultura e Alimentação) e Amândio Torres (Florestas e do Desenvolvimento Rural).

José Apolinário, antigo líder da JS, regressa às funções de secretário de Estado das Pescas, setor tutelado pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Governo de António Costaé um dos maiores desde 1976

executivo liderado por António Costa, que tomará posse hoje e integra 17 ministros,

além do primeiro-ministro, é um dos maiores dos vinte Governos Constitucionais desde 1976, que tiveram em média 16 ministérios.

Maior que o Governo de António Costa, apenas existiu um: o executivo de maioria PSD/CDS-PP liderado por Pedro Santana Lopes, que contava com 19 pastas, incluindo o lugar de primeiro-ministro.

O Governo de Santana Lopes tinha, contudo, apenas três mulheres - Maria do Carmo Seabra (Educação), Maria da Graça Carvalho (Ciência, Inovação e Ensino Superior) e Maria João Bustorff (Cultura).

O executivo de António Costa terá quatro ministras: Maria Manuel Leitão Marques, com a pasta da Presidência e da Modernização Administrativa, Constança Urbano de Sousa, na Administração Interna, Francisca Van Dunem, titular da pasta da Justiça, e Ana Paula Vitorino, que ficou com o ministério do Mar.

O número de ministérios do Governo de António Costa apenas foi igualado pelo segundo executivo de António Guterres e pelo executivo de Durão Barroso que no total, contando com o cargo de primeiro-ministro, tinham 18 pastas atribuídas.

OO executivo mais pequeno da

história da democracia portuguesa foi o primeiro Governo de maioria PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho que, quando tomou posse, a 21 de junho de 2011, tinha apenas 12 elementos, contando com o primeiro-ministro. Contudo, no final da legislatura, o executivo já contava com 15 pastas.

É preciso recuar aos anos 80 para encontrar dois executivos pequenos: o primeiro Governo de Cavaco Silva, em 1985, e o Governo de Francisco Sá Carneiro, em 1980. Os dois executivos liderados por sociais-democratas tinham 14 ministros, incluindo o primeiro-ministro.

Desde a primeira e única mulher a governar Portugal - Maria de Lurdes Pintasilgo, no topo da hierarquia do quinto Governo Constitucional (1979) - a equipa com maior número de membros femininos foi a escolhida pelo socialista José Sócrates no seu segundo mandato, entre 2009 e 2011.

Entre os 16 ministros, havia cinco mulheres: Ana Jorge (Saúde), Helena André (Trabalho e Solidariedade Social), Isabel Alçada (Educação), Dulce Pássaro (Ambiente e Ordenamento do Território) e Gabriela Canavilhas (Cultura).

O I Governo Constitucional, liderado pelo socialista Mário Soares, tomou posse em 23 de julho de 1976, depois da vitória nas eleições legislativas de 25 de abril desse ano, tinha 16 pastas, todas atribuídas a homens, com a particularidade de o líder do executivo ter também a tutela dos Negócios Estrangeiros.

O executivo que hoje terminará funções, o segundo Governo liderado por Pedro Passos Coelho, ficará também para a história, não pelo número de pastas, mas porque vai ser o mais curto da democracia portuguesa até hoje ao governar por apenas 28 dias.

Os mais curtos executivos que Portugal já tinha conhecido duraram um mês e meio e três meses, sendo o primeiro provisório e liderado por Vasco Gonçalves, em 1975, e o segundo Constitucional e chefiado por Nobre da Costa, em 1978.

Quanto ao número de secretários de Estado, o Governo de António Costa terá 41, mais cinco do que o último executivo de Pedro Passos Coelho.

Page 15: Ds dia 26 11 2015
Page 16: Ds dia 26 11 2015

PUB.