ds dia 24 03 2016

20
....PÁG. 9 PARCERIA entre JORNAIS Pub. Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUINTA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2016 ANO: 47.º NÚMERO: 12.738 EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA Domingo MUDA a HORA A hora muda dia 27 (Domingo) em todo o território nacional, adiantando-se os relógios uma hora. Quando forem uma da manhã deste Domingo, deve adiantar os relógios para as duas horas da madrugada. Não se esqueça! ....PÁG. 11 Portugal Brasil Desporto Praticantes são cada vez mais... febre das corridas instala-se em Évora ....PÁG. 8 Bruxelas O testemunho de um agricultor alentejano no dia do atentado terrorista ....PÁG. 5 Urban Sketchers Portugal e Espanha reproduzem Centro Histórico Desenhos saíram à rua inspirados pela monumentalidade de Évora ....PÁG. 3 Tradições da Páscoa ainda se mantêm Alentejo 2 regiões. A mesma língua. O jornal diário do SUL sedeado em Évora, região Alentejo, em Portugal e o jornal Diário do Sul do Estado de Santa Catarina, localidade de Tubarão, no Brasil, acordaram uma parceria para a troca de informação sobre os seus territórios, para publicar nas suas plataformas e dar a conhecer as duas regiões aos seus leitores em língua Portuguesa. O DIÁRIO DO SUL de Portugal e o DIÁRIO DO SUL do Brasil apresentam: Os tempos são outros e o ritmo do dia-a-dia é bem mais acelerado, mas no Alentejo há tradições que se mantêm. Juntar a família e amigos num piquenique na Segunda-feira de Páscoa é um desses hábitos que se mantém até hoje. “Não fotografe ainda. Dê-me só uns minutinhos para ver se isto se conse- gue parecer com qualquer coisa”. O pedido é feito ao “Diário Sul” por Ana Luísa Frazão enquanto lança no papel do bloco os primei- ros traços da monumenta- lidade que tem pela frente. Templo Romano e Convento dos Loios, recorrendo à aguarela, colagem, lápis acrílico e canetas. “Diverte-me mis- turar um bocadinho tudo”, admitia. Dez minu- tos depois a “obra” está bem mais composta. “Quer fotografar agora? Percebe-se bem, certo?”. Percebe pois. Ana Luísa Frazão, foi apenas um dos mais de 40 desenhadores que durante três dias andaram pela cidade de Évora, integrada na comunidade dos cole- tivos Urban Sketchers Portugal e Espanha.

Upload: diario-do-sul

Post on 27-Jul-2016

269 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 24Março2016

TRANSCRIPT

Page 1: Ds dia 24 03 2016

....PÁG. 9

PARCERIA entre JORNAIS

Pub.

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUINTA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2016

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.738

EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA

Domingo MUDA a HORAA hora muda dia 27 (Domingo)

em todo o território nacional, adiantando-se os relógios uma hora. Quando forem uma da manhã deste Domingo, deve adiantar os relógios para as duas horas da madrugada.

Não se esqueça!

....PÁG. 11PortugalBrasil

DesportoPraticantes sãocada vez mais...febre das corridasinstala-seem Évora ....PÁG. 8

BruxelasO testemunhode um agricultoralentejanono dia do atentadoterrorista ....PÁG. 5

Urban Sketchers Portugal e Espanha reproduzem Centro Histórico

Desenhos saíramà rua inspirados pelamonumentalidade de Évora

....PÁG. 3

Tradiçõesda Páscoaainda se mantêm

Alentejo

2 regiões. A mesma língua. O jornal diário do SUL sedeado em Évora, região Alentejo, em Portugal e o jornal Diário do Sul do Estado de Santa Catarina, localidade de Tubarão, no Brasil, acordaram uma parceria para a troca de informação sobre os seus territórios, para publicar nas suas plataformas e dar a conhecer as duas regiões aos seus leitores em língua Portuguesa.

O DIÁRIO DO SUL de Portugal e o DIÁRIO DO SUL do Brasil apresentam:

Os tempos são outros e o ritmo do dia-a-dia é bem mais acelerado, mas no Alentejo há tradições que se mantêm. Juntar a família e amigos num piquenique na Segunda-feira de Páscoa é um desses hábitos que se mantém até hoje.

“Não fotografe ainda. Dê-me só uns minutinhos para ver se isto se conse-gue parecer com qualquer coisa”. O pedido é feito ao “Diário Sul” por Ana Luísa Frazão enquanto lança no papel do bloco os primei-ros traços da monumenta-lidade que tem pela frente. Templo Romano e Convento dos Loios, recorrendo à aguarela, colagem, lápis acrílico e canetas. “Diverte-me mis-turar um bocadinho tudo”, admitia. Dez minu-tos depois a “obra” está bem mais composta. “Quer fotografar agora? Percebe-se bem, certo?”. Percebe pois.

Ana Luísa Frazão, foi apenas um dos mais de 40 desenhadores que durante três dias andaram pela cidade de Évora, integrada na comunidade dos cole-tivos Urban Sketchers Portugal e Espanha.

Page 2: Ds dia 24 03 2016

2 Litoral AlentejanoQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016 diário do SUL

Pub.

n Roberto Dores

Fotos Exclusivas

C

Via entre Sines e Santo André

Obras voltam a parar na estrada da gincanae condutores até já falam em “enguiço”

arlos Duarte, um dos milhares de

automobilistas que todos os dias circulam na estrada entre Sines e Santo André confessa: “Bati palmas quando em julho vi que as obras tinham regressado. Até havia máquinas e pensei que desta é que era, após cinco anos de paragem”. A estrada de que se fala é mesma onde os automobilistas fazem gincana em arriscadas ultrapassagens, mesmo desrespeitando frequentemente os pinos que separam as quatro faixas de rodagem – indicando que só podem ser utilizadas duas - e as dezenas de sinais cobertos de plásticos negros ao longo de 13 quilómetros. Afinal, o “pesadelo”, como lhe chama o automobilista, não estava a chegar o fim. Apesar do próprio presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Ramalho, ter garantido em agosto de 2015 que sim. Apontou o prazo de 6 de outubro para conclusão das obras, mas ainda não foi desta. Segundo as IP, agora foi a mudança de Governo que atrasou a aprovação do processo de renegociação que vai permitir ter acesso ao financiamento.

“Isto já parece enguiço, estava tudo bem encaminhado e até garantiram que desta vez é que a coisa se fazia. De repente, pararam tudo e não nos disseram mais nada até hoje”, lamenta o automobilistas que passa por aqui todos os dias e até já foi apanhado pela GNR a ultrapassar, numa

tarde em que estava atrasado para o trabalho. “Escapei à multa, porque as autoridades também percebem que isto é ridículo”, confidencia Carlos Duarte.

O automobilista é apenas mais um entre os milhares de condutores que diariamente circulam na via de acesso ao complexo industrial de Sines e praias da costa alentejana (São Torpes, Porto Covo, por exemplo) nos três meses de verão, admitindo não ter paciência para viajar a 50 quilómetros por horas, acabando por ultrapassar outras viaturas ignorando os pinos e o limite de velocidade. “Se isto é uma autoestrada que está

concluída, do que é que ainda estão à espera para retirarem os pinos?”, questiona, enquanto Álvaro Dias, que trabalha numa horta próxima da via, testemunha que nos últimos meses apenas tem visto “três ou quatro homens” a limparem a estrada. “Também nos disseram no verão passado que era só mais uns tempos para isto ficar impecável, mas parece que voltámos ao mesmo”, diz resignado.

Sé depois de devidamente habilitada, a Estrada Regional 261-5 - a mesma que tem perfil de autoestrada – poderá ser libertada dos famigerados pinos, abrindo o troço à via de quatro faixas. “Os

pinos estão ali como medida de segurança e não podem ser retirados antes de estar tudo concluído”, explicou ainda em agosto o presidente das IP.

Mas confrontado com nova interrupção das obras, o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, já reclamou a conclusão definitiva da estrada, lamentando que este processo se arraste há seis anos. O autarca recorda a “localização nevrálgica” que a via representa para a cidade de Santo André (freguesia do seu concelho) onde vivem mais de 10 mil pessoas que. “Na sua esmagadora maioria, utilizam esta via na deslocação para o seu posto de trabalho, que se situa no complexo industrial de Sines”, refere ainda Álvaro Beijinha , que alerta para a “segurança da via” e “graves constrangimentos para os milhares de utentes”.

À esperado Tribunalde Contas

Recorde-se que este tema já esteve à mesa de um encontro entre o autarca daquela Câmara do Litoral Alentejano e o presidente das Infraestruturas de Portugal (IP), tendo as IP assegu-rado ao que no âmbito do proce-dimento de renegociação promo-vido pela Comissão de Negociação, foi estabelecido, a 18 de junho de 2015, um acordo com a Sociedade Portuguesa para a Construção e Exploração Rodo-viária (SPER).

Contudo, o acordo precisa de aprovação do Governo para que a empresa fique legalmente habilitada a proceder à assina-tura dos instrumentos contratu-ais acordados e seu envio ao

Instituto de Mobilidade Terres-tre e ao Tribunal de Contas para efeitos de fiscalização prévia. Acrescenta que o relatório de negociação foi já, de facto, pre-sente ao Governo pela unidade encarregue de renegociar este tipo de parcerias, “mas devido ao período de transição gover-nativa, a respetiva aprovação ainda não ocorreu”, acrescenta, o que teve reflexo na libertação de financiamentos “para que os trabalhos decorressem ao seu ritmo normal”.

A empresa admite que, contrariando as espectativas e o planeamento existente no início de setembro de 2015, atualmente o empreendimento está a ser reprogramado, “sendo essencial para a definição da data de conclusão a obtenção da aprovação do novo contrato junto do Governo, do IMT e do Tribunal de Contas”.

Page 3: Ds dia 24 03 2016

Comer o borrego no campo continua a ser habitual em muitas localidades

On Marina Pardal

3Tema de AberturaQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

Oiça também na

pela manhã ou em www.diariodosul.com.pt

1 - Notável mais um texto de opinião do Professor Adriano Moreira que se debruça sobre a desordem mundial.

Com a profunda visão da história contemporânea o maior analista temático sobre a Europa, o Professor faz desfi lar nessa leitura as causas e consequências do que vai por esse mundo.

Palavras sábias; frias; contundentes e realistas apon-tam os erros dos políticos; as intervenções desastro-sas em países aquietados e as consequências negati-vas e desastrosas dessas tentativas belicosas de impor modelos políticos a esses povos cuja história, cultura e religião não as entendem.

Daí as desgraças que caiem sobre a Europa como se está vendo.

2 - Há uma frase muito em moda que apregoa

"tráfi co de infl uências" e isso tornou-se viral para que a Justiça caia sobre muitos cidadãos.

É difícil perceber o que isso é. Será a velha cunha que toda a gente metia para empregar o fi lho? Para apressar um atestado? Para fi car livre da tropa? Ou aquela do cidadão que deixava 50 escudos na mão do fi scal?

Tráfi co de infl uências há e haverá sempre em qual-quer país.

Terá vários nomes e ao longo dos séculos sempre aconteceu.

O mal é apenas quando isso possa prejudicar ter-ceiros. De resto não vale a pena punir os que pedem e os que fazem esse favor.

(...)O mal é apenas

quando isso possa prejudi-car terceiros. De resto não vale a pena

punir os que pedem e os que fazem

esse favor(...)

s tempos são outros e o ritmo do dia-a-dia é bem mais acelerado, mas no Alentejo há

tradições que se mantêm.Juntar a família e amigos num

piquenique na Segunda-feira de Páscoa é um desses hábitos que se mantém até hoje. Até porque há muitos concelhos alenteja-nos que têm o feriado municipal nesse dia, como Portel, Mora, Cuba ou Campo Maior.

Noutros locais, como é o caso de Évora, há empresas,

Tradições da Páscoa ainda se mantêm no Alentejoinstituições e organismos que “trocam” o feriado da Sexta-feira Santa pela segunda-feira ou que dão tolerância de ponto nesse dia.

Há ainda outras formas de “cumprir” a tradição, como op-tar por fazer essa reunião cam-pal no Domingo de Páscoa.

É junto às barragens, rios ou ribeiras que muitos desses encontros acontecem, havendo uma partilha das iguarias típicas da região, como o ensopado de borrego ou o borrego assado no forno.

Os doces característicos des-

ta época também não costumam faltar na mesa, sejam os folares, os bolos fi ntos ou a boleima, mais usual do Alto Alentejo. As tradicionais amêndoas e os ovos de chocolate, em especial para os mais novos, também fazem parte da ementa nestes dias.

Para além desse convívio rea-lizado no campo, há localidades alentejanas que têm iniciativas de cariz mais religioso.

De acordo com a Agência Ecclesia, “pelo Alentejo fora existem festas e romarias tra-dicionais com maior ou menor organização, que marcam a se-

gunda-feira de Páscoa”, exempli-fi cando que “em Campo Maior, realiza-se uma missa, seguida de procissão em honra de Nossa Senhora da Enxara; ou que em Sousel, decorre a romaria em honra de Nossa Senhora do Carmo, que acontece na Serra de São Miguel”.

Outro exemplo dado pela Agência Ecclesia é o de “Mourão, onde se realiza a Romaria de São Pedro dos Olivais, junto à nova ponte da Albufeira de Alqueva, ou a missa campal, na ermida de São Pedro”. A Festa de Santa Bárbara, em Borba, é outra das iniciativas apontadas.

Como sedetermina

o dia de Páscoa?

O dia de Páscoa, em que os cristãos celebram a ressurrei-ção de Jesus Cristo, ocorre no primeiro domingo após a “Lua Cheia Pascal”, ou seja, a primei-ra lua cheia da primavera.

Foi no Primeiro Concílio de Niceia, no ano de 325 d.C., que se estabeleceu essa “fórmula”, sendo que, do ponto de vista eclesiástico, o equinócio da pri-mavera acontece a 21 de março.

Como tal, o dia de Páscoa pode ser assinalado entre 22 de mar-ço e 25 de abril.

É esta “regra” que determina depois outras datas festivas,

como a da Sexta-feira Santa (crucifi cação de Jesus Cristo), a do Carnaval ou a da Quarta-feira de Cinzas.

Page 4: Ds dia 24 03 2016

diário do SUL4 SociedadeQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016

Opinião

Por estes dias, vemos a direi-ta muito crispada, o PSD ainda não resolveu consigo próprio as derrotas sofridas, o seu líder ainda não percebeu que já não é primeiro-ministro e vai, em ziguezague, percorrendo cami-nhos da má educação politica. O CDS-PP que representa a direita mais radical, agora no figurino de populista, vai tentando por

COM A LUTA ABRIR A JANELA DA OPORTUNIDADEtodos os meios colocar o con-ta-quilómetros a zero, como se isso fosse possível. A razão desta crispação é apenas uma, já perceberam, de facto, que vivemos um tempo diferente, os seus anseios e desejos de continuar o esbulho do povo e dos trabalhadores foi derrotado, não só em 4 de Outubro, como todas as afirmações e profecias-que fizeram sobre a governação do Pais não se concretizaram. A direita usou todos os meios, a mentira, a calúnia, a chantagem, mendigou pelos corredores de Bruxelas e de Estrasburgo para que a União Europeia inviabili-zasse o Orçamento do Estado

para 2016 e todos esses desejos foram derrotados. No dia 16 de Março, o Parlamento aprovou o Orçamento do Estado para 2016, é um orçamento diferente e para melhor,em relação aos orçamentos dos últimos anos e onde pesa o contributo, a pro-posta e a intervenção da luta dos trabalhadores, dos reformados e das populações e o contributo indispensável do PCP, em todo o processo de discussão. Um orçamento diferente e para melhor daquele que o Governo PSD/CDS previamente projecta-va, com o previsto corte de 600 milhões de euros nas reformas e pensões e a manutenção dos

cortes dos salários até 2019, essa manobra foi também derrotada. PSD/CDS-PP não escondem o seu desespero por este Orça-mento do Estado incluir um conjunto de medidas que são mais um sinal de inversão de sentido das políticas de explora-ção e empobrecimento e retro-cesso social que vinham sendo seguidas, mais um passo dado na devolução de direitos, remu-nerações e rendimentos. Mas nada nos será oferecido, a con-cretização dessa medidas, exige acção, intervenção e luta, exige mobilização e reivindicaçãoem torno de questões concretas. Vemos agora alguns, depois da

n Diamantino Dias

aprovação do OE, muito preo-cupados em anunciar, em bicos de pés, perante as camaras da televisão, que vão reunir com o governo, que vão negociar este ou aquele problema, mas a luta e acção concreta essa passa-lhe ao lado, apenas se deslumbram quando vêem os holofotes na sua direcção. No Alentejo a luta pelo emprego com direitos e as medidas para combater o desemprego, a resolução das credenciais para os doentes não urgentes, a retoma das obras pú-blicas que estão paradashà anos por iniciativa do governo PSD/CDS-PP, a disponibilização ime-diata de fundos comunitários para o investimento publico, a definição concreta de que as obras do novo Hospital Central

Público em Évora se iniciem em 2016, são questões concretas, que exigem medidas de envol-vimento das populações e o desenvolvimento de acções con-cretas pela sua concretização.A luta é necessária!Apesar de toda a evolução destes meses que será sempre de valorizar, as medidas concretas para o Alentejo não se vislumbram, em particular estas que aqui são citadas. Mas se a convergência e a luta são indispensáveis para defender, repor e conquistar direitos, elassão igualmente ne-cessárias e indispensáveis para afirmar e defender os interesses da região e do nosso povo. Será a luta que concretizará a janela de oportunidade que temos pela nossa frente.

José Palma Rita – [email protected]://largodasalteracoes.blogspot.com/

NOTA DE RECONHECIMENTO PÚBLICOAOS DIRIGENTES DO IEFP NO ALENTEJO

Após a substituição das che-fias de topo, no início do cor-rente ano, o governo socialista substituiu agora mais de um terço dos dirigentes intermédios do IEFP.

No Alentejo, foram substitu-ídas 17 chefias, com nomeação

de novos dirigentes em regime de substituição, com os mesmos argumentos e justificações, expressas publicamente, de salvaguarda da estabilidade ne-cessária ao funcionamento do Serviço Público de Emprego e ajustamento a um perfil traçado que assenta na competência e no conhecimento do próprio organismo. Acrescenta-se ainda a necessidade de imprimir uma nova dinâmica à prossecução das prioridades nas políticas de combate ao desemprego jo-

vem e ao desemprego de longa duração, nomeadamente a pro-moção do emprego e o combate à precariedade, tornando-se ne-cessário implementar um novo ritmo na gestão dos recursos humanos, garantindo-se não estar em causa uma avaliação de desempenho pessoal dos substituídos.

Desejando o maior sucesso aos novos dirigentes, a bem do Serviço Público de Emprego e dos utentes que o mesmo serve, aproveito a oportunidade para,

relativamente à equipa de 33 dirigentes do IEFP no Alentejo com que trabalhei, alguns deles agora substituídos, registar uma nota pública de testemunho e reconhecimento pessoal pelo seu desempenho enquanto diri-gentes, num período de grande exigência de esforços, para enfrentar as dificuldades com que se debateu o mercado de trabalho nacional e regional, em resultado da crise económica e financeira que assolou Portugal a partir de 2008.

Perante uma intensa pressão do exterior marcada por situ-ações pessoais e empresariais desesperantes e um crescimen-to do desemprego que parecia imparável até meados de 2013, a prestação das unidades locais do Serviço Público de Emprego atingiu, no Alentejo, alguns dos mais elevados níveis de desem-penho na execução das políticas ativas de emprego, especial-mente em 2014 e 2015, de que me recordo assistir no serviço público onde trabalho há quase 30 anos.

O empenho da equipa diri-gente e a motivação incutida pelos mesmos aos seus cola-boradores, em cada unidade

orgânica do IEFP no Alentejo, foi determinante na inspiração de uma organização que atingiu valores tão elevados de desem-penho, em quantidade e em qualidade.

Para mim, foi um privilégio ter acompanhado de perto e participadamente o dia-a-dia duma equipa de dirigentes que se revelou tão digna e respon-sável na prestação do serviço público a tão elevado nível de qualidade como o fez o IEFP no Alentejo, assegurando elevado grau de satisfação e de confiança dos que dele precisam e garan-tem a sua existência enquanto contribuintes.

Bem hajam.

A minha vontade seria escrever hoje sobre o “bárbaro” corte de árvores no “magnífico” bairro do Bacelo mas isso fica para a semana. Hoje tenho que terminar o tema “Arraiolos”.

Tenho privilégio de, no final de tar-de de sol, estar no gabinete na Univer-sidade no edifício Luís António Verney. A vista para o casario eborense é espe-tacular e quase que tudo compensa.

O dia em que escrevo estas palavras é o 8 de março, pela data a própria cidade responde à minha pergunta: “o que fazer em Évora?”.

Neste dia da Mulher ao fim da tarde na Praça do Giraldo há intervenção e cultura, passo por lá, e dou com uma pequena mistura de pessoas. Entre estudantes e eborenses, assim se compõe a “barracada” habitual de forte cariz ideológico e politico. Não vejo mais do que o início da atuação das tu-nas porque às 18:30, a poucos metros dali, na rua do Raimundo, pela mesma razão, o dia Internacional da Mulher, a Classe de Canto da Universidade vai

Arraiolos 2cumprir a Terças Musicais com um con-junto de áreas de conhecidas óperas. Foi magnífico. Na sala estavam alunos e professores da Escola de Artes; Évora tem uma Escola de Artes, imagine-se. Nenhum eborense, e poucos estudan-tes e professores que não fossem de Artes assistiu.

Na manhã deste mesmo dia fui ao Mercado e não consegui comprar salsa. Embora não pareça mas os dois episódios estão muito relacionados.

Sabemos que a cidade em que vive-mos é a que fazemos. Suspeito que a resposta à minha pergunta está nestes episódios. O programa comemorativo de tão significativa data da cidade de Évora ignorou tão sublimar iniciativa (Terças Musicais, a homenagear da melhor forma a Mulher), a própria Universidade anda “distraída” e o Mer-cado pode fechar porque não serve para nada. É esta a Évora que fazemos e por isso ao domingo à tarde não há nada para fazer.

Valha-nos a Ana Moura que cá vem no dia 1 de abril.

Como nem tudo é mau, neste mesmo dia 8 subi aos livros da livraria Nazareth e dei com magnífico livro de António Murteira - Comeres com Poe-mas para Viver um Grande Amor.

Oh António Murteira, como é que se dá a volta a isto?

otros mundos www.otrosmundos.cc

n Carlos A. Cupeto*

BrevesSomefe e a Páscoa

Registamos a amável oferta de amêndoas que a SOMEFE nos envia nesta quadra. Desejamos a todos os seus sócios e colaboradores Feliz Páscoa.

•Évora: Assalto a idosa

Eram 3 os indivíduos que emboscaram e sequestraram uma senhora de 70 anos nos arredores de Évora.

Atravessaram o veículo frente à da vítima e roubaram-lhe 100 euros que acabara de levantar do Banco e em seguida roubaram-lhe 2 cheques na residência em Arraiolos para onde a levaram. A GNR e PJ investigam.

•Apoio de medicamentos

A comparticipação de medicamentos para artrites psori-ática; idiopática juvenil e de placas já foi autorizado através dos serviços farmacêuticos dos Hospitais do SNS em consultas da especialidade.

•Grândola: Ilustrações de Marco

Taylor na bibliotecaA Biblioteca Municipal de Grândola, no distrito de Setú-

bal, está a apresentar ao público, até ao dia 02 de abril, uma exposição que reúne ilustrações do livro “O Homem que Carregava Pedras” de Marco Taylor, divulgou a câmara.

Este livro, vencedor do 1.º Prémio – Escrita Solidária, em 2014, é dirigido aos leitores mais novos e conta a história de “um homem que tinha a capacidade de cuspir uma pedra sempre que enfrentara um problema”.

“Logo de seguida, pegava nela e colocava-a nas suas costas, junto de tantas outras de diferentes formas.

Estremoz: Abatidas árvoresem risco de queda

O município de Estremoz, procedeu ao abate e substi-tuição de árvores, na Avenida Condessa da Cuba, que se encontravam em perigo iminente de queda, informou a autarquia.

As árvores, com bastantes anos e em mau estado fitos-sanitário, apresentavam problemas estruturais irreversíveis e diversas podridões no tronco, “constituindo um risco evidente para a segurança de pessoas e bens”.

A sua substituição foi feita através da plantação de árvores da mesma espécie, Tílias.

•Alcácer do Sal: Grande Prémio

da Páscoa em atletismo

O 20.º Grande Prémio da Páscoa em atletismo é dispu-tado amanhã em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, com partida do Parque Desportivo Municipal às 10:00, divulgou o município.

A iniciativa contempla as modalidades de corrida (7.841 metros) e caminhada (5.004 metros) por artérias da cidade alentejana.

A prova é organizada pelo município, União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana e Caixa de Crédito Agrícola.

•Alcácer do Sal:Exposição“Ilustração de Poemas”

Uma exposição intitulada “Ilustração de Poemas”, cons-tituída por trabalhos de estudantes, está patente ao público até ao dia 31 deste mês na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal.

A mostra é composta por trabalhos de alunos da Escola Secundária de Alcácer do Sal, concebidos no âmbito da disciplina de Educação Visual.

Page 5: Ds dia 24 03 2016

5SociedadeQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Testemunho de um alentejano em Bruxelas no dia do atentado terrorista

Gonçalo Morais Tristão, agricultor,espera chegar hoje ao Alentejo

n Maria Antónia Zacarias

s atentados em Bruxelas não deixaram ninguém indiferente, sobretudo porque, de acordo com

os últimos dados, já se registam 21 feridos de nacionalidade portuguesa. Como se diz, muitas vezes, em tom de brincadeira, há sempre um português. Neste caso, há muitos a viverem na Bélgica e outros tantos que escolhem este país como destino de férias ou viagens de trabalho. Entre eles está um alentejano, Gonçalo Morais Tristão, gerente da Casa Agrícola Monte do Zambujeiro em Redondo e representante do Centro de Estudos e Promoção do Azeites do Alentejo (CEPAAL) que, em declarações exclusivas ao “Diário do Sul” conta como têm sido estes últimos dias. Garante que nunca esteve verdadeiramente em perigo, mas alerta para a necessidade de refletirmos na melhor maneira de nos defendermos, sem abdicarmos das nossas convicções e do nosso modo de vida europeu.

Gonçalo Morais Tristão conta que chegou a Bruxelas na passada segunda-feira, véspera dos atentados, para assistir a uma Conferência Internacional sobre o Futuro da Agricultura, uma iniciativa da Syngenta (uma empresa global com a sede na Suíça, especializada em sementes e produtos químicos voltados para o agronegócio) e da ELO Europeen Landowners Organization (organização para uma maior sensibilização relativa às questões ambientais e agrícolas).

No momento em que aconteceu o atentado no aeroporto, diz que ainda estava no hotel, pronto para sair para o local da conferência. “Foi um hóspede que me avisou do que estava a suceder e logo liguei a televisão para perceber o que se tinha passado”, afirma. “Isso não foi impeditivo de me deslocar para a conferência, tendo feito quatro minutos a pé, sem qualquer problema. Foi já dentro das instalações onde decorria a conferência que soubemos da bomba no metro”, lembra.

Apesar do sucedido, o agricultor e dirigente salienta que a vida não parou, sublinhando que a conferência nunca foi interrompida, decorrendo de uma forma normal. “Por duas ou três ocasiões, a organização informou os presentes sobre os

acontecimentos, garantindo a segurança do local onde estávamos e aconselhando a não sairmos dali até ao final”, realça.

Gonçalo Morais Tristão esclarece, contudo, que se apercebeu que, tal como ele, estava toda a gente a olhar para os telemóveis para receber informação e enviar mensagens. “Creio que as pessoas se sentiram um pouco confusas sobre o que estava a acontecer, apesar das

garantias que nos tinham sido dadas”, sublinha.

Rumo a Amesterdãopara regressara Portugal

O grupo de portugueses que foram para a conferência “foi

muito bem orientado pelos responsáveis da Syngenta que sempre nos acompanharam e que rapidamente organizaram um plano alternativo de regresso a Portugal”, sustenta. Esse plano passou por levarem-nos para a Holanda, mais precisamente para Amsterdão, por um autocarro

reservado, de onde espera sair hoje de avião até Portugal. E sublinha: “A Syngenta trouxe para Amsterdão mais pessoas fora do grupo que estavam um pouco isoladas e desorientadas em Bruxelas”.

Gonçalo Morais Tristão conta que nunca tinha estado tão perto

de um atentado terrorista, “mas para mim é evidente que a diferença não é entre estar perto e estar longe, como aí em Portugal. A diferença é mesmo entre todos nós que não sofremos nada e aqueles que morreram, que ficaram feridos que presenciaram e todos os seus familiares. Por esses, eu, como católico, rezo”.

“Atrocidade que está cada vez mais presente nos nossos dias”

Sobre estes atendados, que classifica de “atrocidade que está cada vez mais presente nos nossos dias”, defende que “temos de refletir na melhor maneira de nos defendermos, sem abdicarmos das nossas convicções e do nosso modo de vida. Devemos estar atentos e não facilitar. Oxalá tenhamos lideranças que tenham visão e que não se limitem a reagir de uma forma mais ou menos destemperada”.

Com vontade de regresso acima de tudo ao nosso país e ao Alentejo, Gonçalo Morais Tristão agradece a todos os amigos portugueses “que me enviaram mensagens de preocupação e, ao mesmo tempo, de alento”.

Gonçalo Morais Tristão, agricultor

O

Page 6: Ds dia 24 03 2016

diário do SUL6 RegionalQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016

João Oliveira contactou com trabalhadores do distrito de ÉvoraJoão Oliveira, deputado eleito

pelo distrito de Évora e Presidente do Grupo Parlamentar do PCP, esteve na passada sexta-Feira em acções de contacto com trabalhadores do distrito de Évora, inserido na Campanha Nacional do PCP “Mais direitos, mais futuro. Não à Precariedade”.

O dia começou bem cedo, com uma acção de contacto e uma intervenção para cerca de uma centena de operários da TYCO que, à saída da empresa, pararam e ouviram a denúncia que o PCP tem

feito das condições de precariedade em que estes trabalhadores se encontram.

Universidade Popular TÚLIO ESPANCA/UNIVERSIDADE DE ÉVORArealiza I Curso de Educação Popular

O I Curso de Educação Popular promovido pela Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora realizou-se no dia 22 de Março de 2016 e envolveu 36 participantes.

Ao longo de todo o dia, respon-sáveis da Universidade Popular Túlio Espanca, coordenadores, monitores e voluntários dos polos de Alandroal, Canaviais, Portel e Viana do Alentejo e da Escola Comunitária de São Miguel de Machede debateram questões relacionadas com o modelo ped-agógico seguido e com as ativi-dades concretizadas.

De acordo com o Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca, Professor Bravo Nico, este I Curso de Educação Popular marca um momento muito impor-tante na consolidação do modelo científico e pedagógico deste projeto de educação popular. De acordo com o mesmo responsável,

a Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora, é, na atualidade, o maior projeto de educação popular de Portugal, envolvendo mais de 1000 cidadãos de todas as idades em projetos e atividades educativas de natureza não formal e intergeracional e promovidos no âmbito de uma mesma organiza-ção educativa.

A Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora está presente em quatro concel-hos do Alentejo (Alandroal, Évora, Portel e Viana do Alentejo), envolve estudantes e professores da academia eborense (no âmbito do projeto «Janelas Curriculares de Educação Popular no Ensino Universitário», apoiado e finan-ciado pela Fundação Calouste Gulbenkian) e conta, desde a sua fundação, em 2009, com a parce-ria do grupo de comunicação social Diário do SUL.

Alunos da Escola Secundária André de Gouveia fazem intercâmbio com os alunos da Universidade Sénior de Évora

o âmbito do Projecto L E R + J O V E M , resultante de uma parceria entre o Plano

Nacional de Leitura (PNL) e a Rede de Bibliotecas Escolares, que tem como principal objectivo a dinamização da leitura pelos jovens junto da comunidade Sénior onde estão inseridos, os alunos da Escola Secundaria André de Gouveia, criaram o projeto” Com Livros Sem Idade”, no intuito de alcançar os fins visados junto da população das freguesias em que a Escola está incluída: Malagueira e Horta das Figueiras.

Neste contexto, um grupo de alunas da referida Escola acompanhado por duas professoras, visitou a Universidade Sénior de Évora, para em conjunto com os seus alunos desfrutarem de uma salutar troca de impressões e experiências em torno dos livros e da leitura.

Na Universidade Sénior, este intercâmbio realizou-se no âmbito das actividades do “Clube de Leitura”, acção que a Instituição desenvolve mensalmente e, no qual, os seus alunos se debruçam sobre temas literários. O debate desencadeou-se em torno da obra “Gaibéus” do escritor, Alves Redol, como marco inicial do Neo- Realismo português.

Uma animada troca de ideias

e opiniões sobre a temática, pontuou este encontro inter-geracional. As alunas seniores deram o seu contributo através da visão do discurso poético de Alves Redol, ainda hoje patente no mundo real. A história de um passado recente onde a obra está ancorada e a realidade viva da actualidade foram postas em destaque, abordando a problemática semelhante com que os jovens dos nossos dias se

deparam, uma realidade não muito diferente da espelhada na obra, traduzida, nos seus efeitos e repercussões na contemporaneidade.

A finalizar o encontro a jovem Alexandra interpretou a canção “Acordai” com música de Fernando Lopes Graça e letra do poeta José Gomes Ferreira, sendo a excelente voz muito aplaudida por todos os presentes. Como a temática não se esgotou, foi marcado novo encontro numa visita de retribuição à Escola André de Gouveia, a realizar muito em breve.

A Universidade Sénior congratula-se com esta iniciativa, revelando as suas alunas e professora, muito interesse em apoiar e estimular esta actividade.

Ivone Girbal(Profª de Cultura e Literatura)

N

Durante a manhã ainda se realizaram outras acções de contacto com os trabalhadores do

Contact-Center da Fidelidade, um encontro com trabalhadores em CEI´S (Contrato de Emprego Inserção) do Centro Escolar de Montemor-o-Novo.

A manhã acabou com uma reunião com a União de Sindicatos de Évora onde foram dados vários exemplos de situações de precariedade.

Por fim o deputado esteve, apesar de uma chuva imensa, a contactar com os trabalhadores da Gestamp, em Vendas Novas.

Legalização de touros de morte finda polémica

e marca história de BarrancosDepois de muitos anos “fora da

lei”, polémicas e contestações, Barrancos conquistou em 2002 um regime de exceção que legalizou a tradição local de touros de morte, o acontecimento “mais marcante” da história recente do concelho.

“É o acontecimento mais marcante da história do concelho das últimas décadas”, diz à agência Lusa o presidente da Câmara de Barrancos entre 1993 e 2001 e desde 2005, António Tereno.

Segundo o autarca, a criação do regime de exceção para as touradas com touros de morte, o “prato forte” das festas anuais da vila raiana do distrito de Beja, é um “marco” entre “o antes, a fase de clandestinidade, e o depois, a consagração na lei de uma tradição de Barrancos desde tempos imemoriais”.

Também para Nelson Berjano, que liderou o município entre 2001 e 2005, a criação do regime é “o acontecimento mais relevante” da história recente de Barrancos.

“Foi o resultado de uma luta do povo de Barrancos”, que começou nos finais da década de 90 do século XX, quando “associações de defesa dos animais tentaram eliminar a tradição e uma componente das festas” da vila, frisa Nelson Berjano à agência Lusa.

Segundo António Tereno, “antes de os media começarem a fazer a cobertura das festas, apesar de a lei em Portugal proibir touros de morte e atendendo à diferença cultural do povo de Barrancos, havia uma condescendência tácita das autoridades em relação às touradas de morte na vila e vingou um pouco o deixa andar”.

No entanto, “com a cobertura dos media, que fizeram o que tinham de fazer, ou seja, divulgar o país real, surgiu a contestação de grupos um pouco fundamentalistas que não aceitavam a diferença do povo de Barrancos”, conta o autarca.

A “grande pressão” das associações de defesa dos animais “começou em 1997 e gerou um sentimento de união na população barranquenha, e em todos os que respeitam as diferenças culturais dos outros, na defesa da tradição de touros de morte em Barrancos”, lembra António Tereno.

Durante aquele período, frisa o autarca, Barrancos cumpriu a tradição e as touradas acabaram sempre com touros de morte, mas enfrentou mais de 100 processos judiciais e “ganhou-os todos”, porque “tinha razão” e “graças à competência” do então advogado da autarquia, Fialho Mendes.

“O chamariz da ilegalidade, da tensão e do possível confronto com as forças de autoridade atraiu milhares de visitantes e deu muito rendimento ao comércio local, mas chegou-se a um patamar em que já não havia capacidade de resposta”, diz Nelson Berjano, precisando que em cada uma das edições das festas nos anos da

polémica passaram por Barrancos “cerca de 20 mil pessoas, dez vezes mais do que a população da vila”.

Segundo Nelson Berjano, as declarações sobre a tradição de Barrancos, a 12 de junho de 2002, do então Presidente da República, Jorge Sampaio, durante uma vista à vila, “foram um passo crucial para que tudo se resolvesse”.

Na Praça da Liberdade de Barrancos, onde anualmente, é construída a praça de touros improvisada para as festas, Jorge Sampaio defendeu uma solução jurídica capaz de conciliar a lei com a tradição da morte de touros na arena nas festas do concelho.

“O Presidente é a favor da legalidade, mas, acreditando na autoridade democrática, recomenda que tentemos preservar as tradições e perceber os povos mais distantes. Há tradições que seria conveniente enquadrar legalmente de outra maneira”, disse Jorge Sampaio.

As declarações de Jorge Sampaio levaram os grupos parlamentares de então do CDS-PP, PSD e PCP a apresentarem um projeto conjunto que criou um regime de exceção para espetáculos com touros de morte em Barrancos e foi aprovado, a 17 de julho de 2002, no Parlamento, com 116 votos a favor, 92 contra e nove abstenções.

“Duvido que a questão se tivesse resolvido tão rapidamente se Jorge Sampaio não tivesse dito o que disse”, sublinha Nelson Berjano, lembrando que a lei com o regime de exceção para Barrancos foi publicada em julho de 2002 e as touradas com touros de morte das festas em agosto daquele ano já decorreram legalmente.

“Fizemos vingar, e com que o respeitassem, o nosso direito à diferença. A consagração da tradição dos touros de morte na lei em 2002 foi uma luta do povo bem conseguida”, afirma António Tereno.

A 30 de agosto de 2002, o espanhol Luís Mariscal conquistou um lugar na história das festas de Barrancos ao tornar-se o primeiro toureiro a matar um touro legalmente na vila.

“Ser o primeiro toureiro a, na legalidade, poder matar touros nesta vila é uma grande honra e um privilégio, porque esta é uma praça com particularidades únicas”, disse à Lusa Luís Mariscal, naquele dia, no final da primeira corrida com touros de morte legalizada em Barrancos.

Lembrando o ditado popular, segundo o qual “o fruto proibido é o mais apetecido”, António Tereno conclui que, após a legalização dos touros de morte em Barrancos, as festas, que decorrem nos últimos quatro dias de agosto, “perderam os milhares de visitantes atraídos pela polémica, mas recuperaram o espírito familiar, mais apreciado pela população”.

Page 7: Ds dia 24 03 2016

7RegionalQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Na Horta das Figueiras há uma Biblioteca ao serviço de todosInaugaurado no ano passado o Pólo de Leitura Pública,

localizado no edifício da Junta de Freguesia da Horta das Figueiras, promove as mais variadas iniciativas destinadas aos públicos das mais diversas idades.

Todas as semanas são organizadas diversas atividades dinamizadas pela União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, na Biblioteca da Horta das Figueiras e o mês de março não é excepção.

Há vários meses que aquele Pólo de Leitura Pública recebe a Oficina de Teatro, enolvendo pessoas de todas as idades e aproximando-as das artes de

palco, derrubando mitos e criando momentos de aproximação entre todos os participantes. Dia 22 de março os participantes da Oficina de Teatro dinamizaram, em conjunto com um grupo de idosos mais uma sessão do Leitura com Rugas, onde a narração de contos e o diálogo intergeracional foram o ponto forte.

O Ler em Família é uma

atividade quinzenal e, na quarta-feira, dia 30 de março, Hugo Coelho irá dirigir a sessão de leitura. Esta iniciativa reúne um contador, alternando quinzenalmente e criando bons momentos entre miúdos e

graúdos.Também as associações de

reformados são palco de iniciativas da biblioteca. A Oficina de Artes Plásticas terá lugar nos dias 24 e 31 de março, pelas 15h00, nas Associações de Reformados e

Pensionistas e Idosos da Freguesia da Horta das Figueiras e de Reformados e Idosos da Freguesia da Malagueira, respetivamente. Esta atividade também será desenvolvida na Biblioteca da Horta das Figueiras nos dias 23 de março, pelas 10h30, e 31 de março às 10h30 e às 15h00.

A Biblioteca da Horta das Figueiras oferece também serviços de Apoio ao Estudo para os 1.ºs e 2.ºs ciclos todas as segundas e sextas-feiras entre as 18h00 e as 19h00 e, para o 3.º cilco, para as

disciplinas de Matemática, Física e Química, em horário ainda a definir. Este Pólo de Leitura Pública tem uma sala devidamente climatizada para leitura e estudo, estando 2000 títulos disponíveis do acervo da freguesia e ainda 60 mil títulos do serviço de empréstimo domiciliário da Biblioteca Pública de Évora.

Todos os serviços desta biblioteca são gratuitos e pode consultar todas as atividades programadas em http://uniaof-malagueirahfigueiras.pt/.

Com o objetivo de combater a acumulação de laranjas na Horta das Laranjeiras, vários alunos da Escola Básica do Rossio, bem como um grupo de alunos estrangeiros a viver em Évora ao abrigo do programa de Erasmus, em conjunto com os trabalhadores da União das Freguesias responsáveis pela limpeza do espaço público, estiveram a apanhar as laranjas das laranjeiras ali existentes.

União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras promove limpeza pública com todos

A colhe ita conseguida será distribuida como donativo a váruias instituições da cidade de Évora, nomeadamente à CARITAS, à Associação de Paralicia Cerebral de Évora e à Associação Pão e Paz.

Esta foi a fórmula encontrada pela União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras para melhorar as condições de higiene pública, combatendo o desperdício alimentar.

Bacelo saúda a Primavera e defende o AmbienteA “Freguesia Viva” decorreu no passado dia 16 de março

pela manhã e é o nome da iniciativa que, já pelo segundo ano, é organizada pelo projeto Eco-escolas do Agrupamento de Escolas nº4 de Évora, pela Escola Básica Galopim de Carvalho, pela União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, bem como pelas associações de Reformados e Idosos do Bacelo, de Reformados Pensionistas e Idosos da Freguesia da Senhora da Saúde, pela Associação de Moradores do Bacelo e pela Câmara Municipal de Évora.

O hastear da Bandeira Eco-escolas na Escola Básica Conde de Vilalva marcou o início da segunda edição da Freguesia Viva.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para atitudes de proteção e preservação do ambiente realizou-se uma marcha pelo ambiente, constituída pelos alunos das escolas Conde de

Vilalva e Galopim de Carvalho que, partindo dos dois estabelecimentos de ensino rumaram ao relvado das Corunheiras, acompanhados de cartazes e bombos.

Já no relvado das Corunheiras uma tenda de Contos aguardava os “manifestantes” por um ambiente melhor e mais cuidado, bem como um ecopiquenique

com um mega lanche organizado pelas associações de Reformados e Idosos do Bacelo, de Reformados Pensionistas e Idosos da Freguesia da Senhora da Saúde, a Associação de Moradores do Bacelo, o Agrupamento de Escolas nºm 4 de Évora e a União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, onde não faltou boa fruta e sumo natural das laranjas da freguesia apanhadas pelos próprios alunos.

Nesta festa pelo ambiente a música não podia faltar ficando, parte da animação daquela manhã, a cargo do Grupo Coral da Associação de Idosos e Reformados do Bacelo e pelo grupo de bombos “Bate ao Lado” da CerciDiana.

Também uma aula de fitness

pôs todos a mexer naquela iniciativa que envolveu várias centenas de alunos e onde a sensibilização de toda a comunidade para as questões ambientais esteve sempre presente.

Page 8: Ds dia 24 03 2016

diário do SUL8 DesportoQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016

FutsalPub.

SPORTING VIANA

Benjamins - Campeões Distritais de FutsalEm dia de festa para o

nosso clube eis que chega o 2º titulo de Campeão Distrital, desta vez no escalão de benjamins e à semelhança dos infantis na modalidade de Futsal. De frisar ainda que tanto os benjamins como os infantis também disputam o Campeonato Distrital de Futsal 7 onde ambas passaram à fase de Campeão e onde temos os infantis na corrida pelo titulo com o Lusitano de Évora. Mas passando em concreto aos benjamins a equipa de Fábio Pereira conquistou hoje o titulo com uma vitória fora

de portas frente ao S.L.Évora que assim veio confirmar a conquista do tão desejado Campeonato Distrital. Toda a estrutura deste escalão está de parabéns por este conquista demonstrando assim que a formação do Sporting de Viana tem qualidade e que num

futuro próximo poderá vir a dar um contributo deveras importante nos escalões mais cimeiros do clube. Ao contrário de outras localidades Viana do Alentejo tem uma densidade populacional reduzida o que nem sempre lhe permite ter as mesmas

“armas” ao nível da formação que outras equipas do nosso distrito mas fruto de muito trabalho nos últimos anos o clube tem vindo a reduzir distâncias deixando os jovens dos escalões de formação excelentes indicações para o futuro do clube.

Infantis - Campeões Distritais de FutsalA equipa de Rui Mendes

e Kevin Latas está de parabéns pois este domingo sagrou-se Campeã Distrital de Futsal na categoria de infantis. Fruto de um percurso de assinalar nesta prova o titulo foi hoje entregue de forma inteiramente justa ao

Sporting de Viana do Alentejo. Toda a equipa e respetiva estrutura está de parabéns pela revalidação deste titulo recordando que na época passada o Campeão Distrital de Futsal de infantis foi também o Sporting de Viana.

Fotos Exclusivas

D

Pernas para que vos quero

Febre do Running instala-se em Évoraepois do ciclismo, quer de estrada como de BTT, agora é a corrida,

ou o running como é mais comum denominar, que está a deixar os eborenses loucos. De dia ou de noite. À chuva ou debaixo de uma temperatura considerável. Em estrada ou nos trilhos mais irregulares, é vê-los equipados a rigor e a ultrapassar os objetivos pessoais.

Sozinhos, embora quase sempre na companhia de música, ou em grupo, a socializar, a febre do running veio para ficar e na nossa cidade são cada vez mais aqueles que abraçam esta atividade desportiva, quiçá a mais democrática de todas. Correr em Évora, Évora Night Runners ou Furões do Alentejo são alguns dos grupos informalmente constituídos mas que, com o passar do tempo, ganharam quase o estatuto de clube de corrida, organizando-se para treinar e para participar em competições.

Uns reúnem-se junto à Rotunda do “Manel” da Gaita ao final da tarde, outros é à noite junto à Rotunda das Portas da Alagoa, ou noutro local qualquer,

Todos os dias grupos de amigos correm pela cidade matando um vício saudável

mas o objetivo é comum e a grande amizade e camaradagem que os une funciona quase como um cordão umbilical.

“A corrida é simples, precisa de pouco tempo e, acima de tudo, é barata”, justifica Eduardo Cardeal, praticante desde os 11 anos. Para o enólogo da Herdade da Calada “a capacidade de superar metas e o espírito de sacrifício, valores que tento aplicar no meu dia-dia, cativaram-me desde sempre para a prática da corrida ao ar-livre”.

Já Tânia Ginó, atleta com pouco mais de ano e meio de prática, destaca “as sensações boas que proporciona. Podes praticar quando e onde tu quiseres”, e para além disso “trás

enormes benefícios para a forma física e para a saúde”.

Pedro Figueiredo, que habitualmente corre no grupo Évora Night Runners, lembra também “a amizade que se gera fora do círculo dos treinos/corridas”. Praticante de corrida há 18 meses, valoriza ainda o facto de ser “mais fácil de praticar, com um baixo custo de investimento”.

Social RunnersO running era tradicional-

mente um desporto praticado de uma forma um pouco solitária, eram poucos aqueles que saiam para a estrada para correr, quer

fizesse calor ou frio, chuva ou sol. Era também uma forma de intros-peção. Muitos durante as corridas solitárias tiravam um tempo para si, para pensar. Hoje em dia com o boom dos “social runners” isso, se não é impossível, é muito difí-cil.

Com a “febre” do running instalada, os runners e as marcas encontram nas redes sociais a forma perfeita de divulgar os seus resultados e produtos. Foram criadas verdadeiras comunidades de runners, onde se marcam treinos conjuntos, onde se marcam provas para todos participarem, e onde se trocam informação sobre os treinos que realizaram.

Tânia Ginó, que “veste” as cores do Correr em Évora, confirma de alguma forma esta nova realidade: “No início da corrida a logística necessária é minimalista, basta vestuário adequado, contudo quando o vício toma conta de nós começamos a investir num sem número de gadgets, que permite visualizar facilmente a forma como evoluis e te superas, o que é altamente compensador e viciante”.

Não é, pois, novidade nenhuma que correr está na moda. Aliás, hoje em dia parece que quem não corre está démodé. Se dissermos a um runner algo como: - “não gosto de correr”, este responde

logo - “se começasses a correr a sério, com objetivos alcançáveis, ganhavas logo outra motivação”.

Segundo um estudo recente do Instituto Português de Administração de Marketing, cerca de 1 450 000 portugueses praticaram corrida nos últimos meses. Destes, 460 mil fazem-no regularmente - alguns inseridos nos diversos grupos de corrida que nos últimos anos surgiram em várias cidades do país. Fazem-no, em média, três vezes por semana, tendo como motivos principais a saúde, o bem-estar e a manutenção da forma física. O estudo conclui que a corrida é o quarto desporto com mais praticantes em Portugal.

Page 9: Ds dia 24 03 2016

9RegionalQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Urban Sketchers

n Roberto Dores

Fotos Exclusivas

Pub.

Não fotografe ainda. Dê-me só uns minutinhos para ver se isto se consegue

parecer com qualquer coisa”. O pedido é feito ao “Diário Sul” por Ana Luísa Frazão enquanto lança no papel do bloco os primeiros traços da monumentalidade que tem pela frente. Templo Romano e Convento dos Loios, recorrendo à aguarela, colagem, lápis acrílico e canetas. “Diverte-me misturar

Os desenhos saíram à rua inspirados pela monumentalidade de Évora

um bocadinho tudo”, admitia. Dez minutos depois a “obra” está bem mais composta. “Quer fotografar agora? Percebe-se bem, certo?”. Percebe pois.

Ana Luísa Frazão, que via-jou desde São Matinho do Porto, esteve entre os mais de 40 desenhadores que du-rante três dias andaram pela cidade de Évora, integrada na comunidade dos coletivos Urban Sketchers Portugal e Espanha. “Para todos os que quiseram participar”, expli-cavam os organizadores do

curioso encontro, Vicente Sardinha e Luís Ançã. Bastou aparecer no Templo Romano, no Chafariz da Praça do Giral-do, no Jardim Público ou no Palácio de D. Manuel. Eles andaram por lá.

“Évora é uma cidade muito inspiradora, tem pormenores fabulosos para desenhar”, dizia Luís Ançã, apresentan-do o encontro como “uma oportunidade para quem gosta de desenhar, mas que, por algum motivo, nunca o conseguiram. Aqui as pes-soas encontram uma forma descomprometida para dese-nharem o que lhes apetecer e só mostram os desenhos se quiserem”.

Vicente Sardinha acres-centava ainda que os dese-nhadores encontram aqui a possibilidade de aprenderem uns com os outros. “Vão ven-do como se desenvolvem as técnicas e vão evoluindo, por-que o desenho é uma técnica que tem uma aprendizagem”, acrescentava, sublinhando que é nesse sentido que men-salmente ocorrem em Évora encontros de desenhadores entre os elementos do Urban Sketchers Portugal, onde a ideia não é inventar, mas representar o que se observa.

“Cada um faz à sua manei-ra, mas sempre com a perspe-tiva de representar dentro do espírito do que está a ver, até porque os registos que faze-mos são importantes também por serem documentos que ficam para o futuro”, refere

Luís Ancã, perante a aprova-ção de Márcia Esperança, que tirou o curso de Artes, e Luís Pedro Morais, arquiteto.

Enquanto Márcia preferiu desenhar estátuas, Luís Pe-dro optou pela vista panorâ-mica da cidade. “Acho muito

bem desenharmos a cidade e darmos uma visão de Évora através do olhar de cada ar-tista. É por isso que estamos aqui”, explica Márcia Espe-rança, enquanto Luís Pedro completava: “estes eventos culturais fazem tanta falta a

Page 10: Ds dia 24 03 2016

diário do SUL10 RegionalQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016

Adega Cooperativa de Vidigueirarecebe quatro grandes distinções para os seus vinhos

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) foi honrada com mais quatro grandes distinções. Desta vez o maior sucesso veio da Vinalies, considerada uma das mais prestigiantes competições internacionais no mundo vitivinícola, que galardoou o monocasta “Vidigueira Reserva Tinto” com a medalha de ouro, entre mais de 3 500 vinhos em competição.

Logo a seguir o “Vidigueira Grande Escolha Tinto 2014”, “Vidigueira Reserva Branco 2013” e “Vidigueira Grande Escolha Branco 2014” foram distinguidos com medalhas de prata, nesta 22ª Edição do concurso que decorreu em Paris e contou com a participação dos mais prestigiados produtores de todo o mundo.

Organizado pela UnionofFrenchOenologists, este certame decorreu em cinco dias, durante os quais são realizadas pro-vas cegas, executadas por uma equipa de 150 jurados de 40 nacionalidades distintas, experts em análise sensorial, sob a presidência de especialistas de vinhos franceses.

Sobre os resultados da competição, Luís Leão, enólogo da ACVCA, diz que «o trabalho que tem sido desenvolvido na Adega tem vindo gradualmente a conquistar palatos fora de Portugal. Esta é uma distinção que muito nos honra e que demonstra além-fronteiras a alta qualidade do nosso portfólio».

A Adega encontra-se especialmente orgulhosa desta con-quista pois representa mais um passo na consolidação da sua aposta com vista à expansão e posicionamento no mercado internacional. O reconhecimento que a ACVCA tem obtido por parte de entidades além-fronteiras valida o seu potencial e atribui perspetivas cada vez mais realistas aos seus objetivos futuros.

A 8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano, que se realiza em 15 ci-dades portuguesas e nove cida-des dos países lusófonos (Ango-la, Moçambique e Brasil), passa este ano por Elvas, com sessões de cinema a 29 e 30 de abril, no Auditório São Mateus, numa aposta da Câmara Municipal de Elvas na sétima arte.

Este ano, e pela primeira vez, esta iniciativa, que já vai na sua nona edição, vai contar com um programa onde, para além da exibição de algumas das mais interessantes obras da recente cinematografia italiana, vai propor ao público presente diversas actividades paralelas, no Auditório São Mateus, ao longo dos dois dias.

A 8 1⁄2 Festa do Cinema Ita-liano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Institu-to Italiano de Cultura de Lisboa, onde vão ser apresentadas algu-mas das melhores produções do cinema deste país, iniciando-se este que é o mais importante evento em Portugal dedicado ao cinema e à cultura de Itália, em Lisboa.

Elvas acolhe 8 1⁄2 Festa do CinemaItaliano em Abril

No total são 40 filmes, entre os quais nove antestreias nacio-nais, obras em competição, cur-tas-metragens, documentários, programação infantil, e ainda

com convidados de renome e espaço programático dedicado à música, à literatura, à cultura e à gastronomia italiana.

Nesta edição, para além de El-

vas e Lisboa, têm presença nesta Festa as cidades: Porto, Cascais, Coimbra, Aveiro, Loulé, Caldas da Rainha, Guimarães, Évora, Almada, Funchal, Setúbal, Bra-ga e Beja. Internacionalmente, acontece em Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e sete ci-dades do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Brasí-lia, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Para Stefano Savio, da orga-nização, “um dos objetivos para este ano está, para já, cumprido: o aumento significativo do nú-mero de cidades portuguesas e em países lusófonos onde estaremos presentes, graças ao apoio dos nossos patroci-nadores e dos apoios locais e municipais. Estamos muito sa-tisfeitos com a programação da Festa do Cinema Italiano deste ano e esperamos ir ao encontro das expetativas do público em cada cidade onde seremos, com certeza, muito bem recebidos”.

A programação pode ser consultada em breve no s i tewww. fes tadoc inemai taliano.com e na página de Fa c e b o o k ( f a c e b o o k . c o m /festadocinemaitaliano).

A Associação de Futebol de Portalegre e o município de Elvas apresentaram uma candidatura para acolher, em 2017, a 23ª. edição do Torneio Lopes da Silva, prova considerada a maior do país envol-vendo camadas jovens.

O município de Elvas adianta, em comunicado, que a candidatura a este torneio, que envolve cerca de 500 jovens, das seleções distritais de sub-14, foi apresentada nos Paços do Concelho de Elvas e contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.

A prova junta 22 associações distritais e regionais do país, colo-cando-as em competição durante uma semana, naquela que é a derradeira preparação da primeira seleção nacional, a de sub-15.

A competição, que teve início em 1974, só adotou em 1995 a designação atual (Torneio Lopes da Silva), homenageando, assim, este antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Este torneio teve como palco, até 2011, o Estádio Nacional, tendo a Federação Portuguesa de Futebol decidido a partir dessa data des-centralizar a prova.

Em 2012, o torneio decorreu nos Açores, na ilha de São Miguel, seguindo-se os distritos de Bragança (2013) e de Setúbal (2014).

O Algarve acolheu a prova em 2015 e, este ano, entre 26 de junho e 02 de julho, o torneio vai passar pela Madeira.

Elvas lança candidatura parareceber Torneio Lopes da Silva

Page 11: Ds dia 24 03 2016

11ParceriaQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Page 12: Ds dia 24 03 2016

diário do SUL12 RegionalQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016

Pub.

Pub.

Passeio RibeirinhoO Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul realizou

no passado sábado, dia 19 o seu tradicional Passeio Ribei-rinho.

No seu vigésimo ano a partida realizou-se do Parque das Nações com destino a Alcochete e Samouco, onde fomos recebidos pelo Presidente da Junta de Freguesia e poderam degustar o já famoso “Bolo de Soda”.

O almoço realizou-se no Restaurante “Moinho da Praia”, seguido de visita à feira “Automobilia Ibérica da Moita” onde o clube estava representado.

n Fotos: Paulo Piçarra

POR-O-ALENTEJO promovea excelência da Região

Grupo coral etnográfico Cantares de Évora presente nos estúdios da RTP do Porto a convite da POR-O-ALENTEJO no programa A PRAÇA com o tema o Pão no qual confecionaram em direto uma açorda alentejana ao som do cante alentejano património imaterial da humanidade. Espaço previligiado para promover as várias atividades desta associação eborense bem como a gastronomia, o cante e as tradições.

Jorge Gabriel e Sónia Araújo presenteados com uma garrafa Monte dos Perdigões de rotulo persona-lizado com o nome dos apresentadores e dois livros do fotografo eborense Jerónimo Heitor Coelho.

http://www.rtp.pt/play/p1983/e222348/a-praca/480151

POR-O-ALENTEJO presente no direto do programa Portugal em Festa da SIC a convite da ShineIberia durante a Mostra Gastronómica do Peixe do Rio que decorreu no Alandroal com a presença dos apresentadores Rita Ferro Rodrigues, João Baião e Zé Manel que mais uma vez reforçaram o seu reconhecimento pelo esforço e a importante dedicação que tem sido feita pela promoção da excelência do Alentejo e a forma como são carinhosamente recebidos em terras alentejanas.

João Baião e José Manel deixaram ainda uma palavra de incentivo ao trabalho realizado pela POR-O-ALENTEJO um trabalho que bem conhecem e no qual já participaram pessoalmente em diversas ocasiões e ao empenho diário do Jornal Diário do Sul.

No fim de semana passado em Montemor-o-Novo após o jantar Jorge Palma e POR-O-ALENTEJO ficaram a par das notícias no jornal Diário do Sul.

O cantor fez questão de enal-tecer o empenho diário deste jornal e felicitar a sua direção pelo seu recente aniversário.

Cine-Teatro Curvo Semedo foi mais uma vez palco para a abertura da 27.ª edição do Ciclo

Três momentos em fins de semana distintos com o mesmo objetivo a promo-ção da excelência do Alentejo.

da Primavera, organização da Câmara Municipal de Monte-mor-o-Novo com Jorge Palma num concerto em formato acús-tico, acompanhado por Vicente Palma e Gabriel Gomes (ex-Ma-dredeus e Sétima Legião)

Agradecimento espe-cial a D’Cortiça Evora, Quebramar e ÉvoraMo-tores.

Page 13: Ds dia 24 03 2016

13RegionalQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Pub.

Câmara de Évora assinou acordos com as Freguesias

Câmara Municipal de Évora assinou com as Freguesias os Acordos de Execução e de

Contratos Interadministrativos de delegação de competências referentes a 2016 no dia 21 de Março, nos Paços do Concelho.

Estes contratos visam regular os termos e as competências a exercer por cada Junta/União de Freguesias. As principais áreas sobre as quais se centram estes exercícios são a manutenção de espaços verdes e de mobiliário urbano, cemitérios, limpeza de

vias pública, conservação de edifícios escolares (relativos ao pré-escolar e ao 1º ciclo do ensino básico). O valor global a transferir ultrapassa os 800 mil euros, valor idêntico ao atribuído em 2015.

A cerimónia de assinatura contou com a participação do Presidente da Assembleia Municipal (António Jara), do Presidente da Câmara Municipal (Carlos Pinto de Sá) e dos Vereadores João Rodrigues e Silvino Costa.

Princípios como estabilidade e transparência estão na base destes

acordos. Para o Presidente da Câmara Municipal de Évora estes documentos possibilitam às freguesias saber com que verba contam. As transferências que a Câmara faz para as Freguesias têm uma variação igual àquela que a Câmara tiver relativamente às verbas a receber do Orçamento de Estado. Por outro lado, os acordos agora assinados permitem clarificar com rigor os valores que as Freguesias recebem da Câmara, eliminando quaisquer suspeições de favorecimento ou de menor clareza.

A

ESTREMOZCongresso

sobre saúde mentalO segundo Congresso Internacional em

Saúde Mental da Fundação Romão de Sousa está marcado para os dias 21 e 22 de outubro, em Estremoz, divulgou o município.

O evento vai incidir em temas como a neurociência cognitiva e neurobiologia, psicoterapias, farmacologia, psicopatologia e intervenções especiais e psiquiatria filosófica, entre outros.

O congresso é promovido pela Fundação Romão de Sousa e coorganizado com a Universidade de Évora e a Universidade Nova de Lisboa, contando com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e de vários parceiros.

Uma conferência dedicada ao tema “Bagagem de memórias: Évora em 6 capítulos” vai ser proferida pela museóloga Teresa Crespo, no dia 31 deste mês, no Museu de Évora, informou a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA).

No balanço dos seis anos passados no Museu de Évora, Teresa Crespo, segundo a DRCA, “olha a coleção numa perspetiva de memória, escolhendo seis peças emblemáticas para uma visita informal e intimista, que pretende incentivar a partilha e a conversa com o público”.

ÉVORA Museóloga Teresa Crespo dá conferência

ÉVORAGNR sensibiliza

sobre defesa da florestaO Comando Territorial de Évora da GNR realiza nas

próximas semanas, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), várias ações de sensibilização no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, informou a força de segurança.

As ações têm como objetivo alertar para a importância de procedimentos preventivos a adotar, nomeadamente sobre o uso do fogo, limpeza e remoção de matos e para a manutenção das faixas de gestão de combustível.

Em simultâneo, os militares vão executar ações de identificação de situações de incumprimento relativo à gestão de combustíveis, com o propósito de reduzir o número de ocorrências e minimizar o risco de incêndio florestal, procedendo, numa fase posterior, a ações de fiscalização.

Page 14: Ds dia 24 03 2016

diário do SUL14 RegionalQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016

Pub.

Arraiolos alarga projectode hortas comunitáriascom novas parcelas de terreno

projeto de hortas comunitárias em Arraiolos, lançado em

2015, foi alargado, depois de a câmara municipal disponibilizar sete novas parcelas de terreno para cultivar, que se juntam aos 10 lotes iniciais.

O município de Arraiolos divulgou que as sete novas parcelas de terreno, que eram sua propriedade, foram disponibilizadas, já delimitadas, às pessoas interessadas em criar uma horta.

O objetivo é que os interessados exerçam “a atividade agrícola” e que, assim, “possam complementar fontes de subsistência alimentar e criar hábitos de alimentação saudável, com recurso a produtos vegetais provenientes da agricultura tradicional e biológica”.

Os terrenos estão localizados na freguesia de Vimieiro e, neles, os novos “agricultores” vão “poder plantar e produzir bens agrícolas, de acordo com os objetivos deste projeto municipal”, realçou a

autarquia.A criação de hortas comunitárias

neste concelho alentejano arrancou a 10 de novembro do ano passado, por iniciativa municipal, com a entrega dos primeiros 10 espaços.

O projeto envolve, agora, um total de 17 hortas, com 60 metros quadrados cada, perfazendo, no global, “mais de mil metros quadrados de terreno”, explicou a câmara.

A iniciativa visa sensibilizar a população para o respeito e defesa do meio ambiente e promover a

qualidade de vida através do fomento de práticas agrícolas sustentáveis.

Potenciar o recurso a técnicas de compostagem, sensibilizar para a problemática da redução de resíduos e possibilitar o acesso à prática agrícola a quem não possui terrenos para esse efeito são os outros objetivos do projeto.

A ideia das hortas comunitárias surgiu na autarquia como “forma de dar uso e valor à terra”, explicou a presidente da câmara, Sílvia Pinto.

“A atividade agrícola de

Flautista argentinoDiego Cortez

estreia-se em SerpaO flautista, cantor e compositor

argentino Diego Cortez vai estrear-se em Portugal com um concerto em Serpa, integrado na programação cultural de abril do Musibéria, que inclui mais dois concertos e um espetáculo de dança.

O concerto de Diego Cortez vai decorrer no dia 30 de abril, a partir das 18:30, no auditório do Musibéria - Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, situado na cidade de Serpa.

Segundo o Musibéria, no concerto, um “espetáculo único”, que vai contar com a participação especial da cantora argentina María Heinen, Diego Cortez vai apresentar composições suas e temas do folclore argentino e “revelar em primeira mão” alguns dos temas que vão integrar o seu próximo álbum e que vai gravar no âmbito de uma residência artística no centro.

A programação de abril do Musibéria arranca no dia 02, a partir das 17:15, no auditório, com o espetáculo de dança “Outro em mim que eu ignoro”, dos bailarinos portugueses Ana Jezabel e António Torres, que estão a realizar uma residência artística no centro.

No mesmo dia, a partir das 18.30, no auditório do Musibéria, vão atuar os músicos e compositores brasileiros Irene Bertachini e Leandro César para apresentarem o seu próximo álbum “Revoada”, que estão gravar no estúdio do centro.

No concerto, Irene Bertachini e Leandro César serão acompanhados pela pianista Katerina L’dokova e contar com a participação especial de Diego Cortez.

A programação de abril do Musibéria inclui ainda, no dia 09, a partir das 18:30, um concerto do “mestre da guitarra portuguesa” Custódio Castelo, que irá apresentar o seu mais recente álbum “Maturus”, que foi parcialmente gravado no estúdio do centro, em 2015.

O Musibéria foi criado pela Câmara de Serpa e começou a funcionar em 2011 para “conservar, defender e divulgar” o património das músicas, danças e outras áreas artísticas de raiz luso-espanhola, através de atividades educativas e culturais, sobretudo cursos, oficinas, residências artísticas, espetáculos, produção de materiais, como discos e pesquisa, e divulgação.

subsistência, materializada sob a forma de hortas, assume grande importância no desenvolvimento sustentável e na promoção da qualidade de vida das populações”, frisou a autarca.

Segundo o município, a criação e disponibilização de espaços destinados à prática agrícola permitem “proporcionar um importante contributo para a economia familiar, constituindo um incremento bastante forte na promoção de hábitos de consumo sustentáveis”.

O

Page 15: Ds dia 24 03 2016

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�����������������������

�������������������������

�������������������������������

���������������������������������

�������������������������������

������������������������

����������������������������

�����������������������������

�������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

���������������������

�������������������������������

�������������������������������

�����������������

���������������������

�������

��������������

����������������������������

�������������������������

�������������������������������

��������������������������������

����������������������������

�������

���������������

����������������������������

�������������������������������

�����������������

�������

���

�������������������

�������

�����������������

��������������

��������������������������

����������������

�������

����������������

�������������������������

�������������������������

���������������������������

�����������������������������

���������������

���������������������

�������

���������

���������������������������

������������������������������

�������

��������������������

������������������

����������������������������

���������������������������������

����������������������������

�������

��������������������

�������������������

���������������������������������

�������������������������������

��������������������������

�������

15 PublicidadeQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAÇÃO ANUAL **ALUGUER DE AUTOCARROS**

VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

7100-111 ESTREMOZTelef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraTel: 266 747 871 Fax: 266 747 873

Alvará 668/93

>>>> PÁSCOA 2016:* PÁSCOA NA BEIRA - POÇO DO CANTO, PENEDONO, SERNANCELHE, SANTUÁRIO

POÇO DO CANTO, PENEDONO, SERNANCELHE, SANTUÁRIO

POÇO DO CANTO,

NOSSA SENHORA DA LAPA , VISEU, TON-DELA, MUSEU DO CARAMULO, MUSEU TERRAS DE BESTEIROS, MOSTEIRO DO LORVÃO E PENACOVA - PROGRAMA CUL-TURAL E GASTRONÓMICO – DE 25 A 27 DE MARÇO – 3 DIAS* SEMANA SANTA NAS CAPITAIS CASTEL-HANAS – MADRID, ALCALÁ DE HENARES, TOLEDO, CHINCHÓN, ARANJUEZ - DE 25 A 28 DE MARÇO – 4 DIAS*AS 4 CAPITAIS DA EUROPA CENTRAL – PRAGA, KARLOVY VARY, BRATISLAVA, VIE-NA, BUDAPESTE, CRUZEIRO NO DANÚBIO - CIRCUITO TUDO INCLUÍDO – DE 27 DE MARÇO A 03 DE ABRIL – 8 DIAS

TAMBÉM DISPONÍVEIS:

* FIM-DE-SEMANA NO PINHAL VERDE INTERIOR – VISITANDO: DORNES, SERTÃ, SRA. DA CONFIANÇA, BARRAGEM DO CABRIL, PAMPILHOSA DA SERRA, ALDEIA DA FAJÃ, OLEIROS E ESTREITO – TEARES DO ESTREITO – DESTÍLARIA TÍPICA DE AGUARDENTE DE MEDRONHO - VILA DE REI – NOVIDADE! – DIAS 02 E 03 DE ABRIL* LISBOA DAS SETE COLINAS – NOVI-DADE! – DIA 03 DE ABRIL* MADEIRA – FESTA DA FLOR – 5 DIAS – DE 08 A 12 DE ABRIL* PORTO CULTURAL – PATRIMÓNIO MUN-

DIAL DA HUMANIDADE – CASA DA MUSICA – MUSEU DE SERRALVES – PALÁCIO DE CRISTAL – IGREJA DE SÃO FRANCISCO – NOVIDADE! – DIAS 09 E 10 DE ABRIL* CUBA COLONIAL – VISITANDO: HAVANA, SANTIAGO DE CUBA, BAYAMO, CAMA-GUEY, TRINIDAD, CIENFUEGOS E VARADE-RO – 10 DIAS – DE 09 A 18 DE ABRIL* XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE EM ÓBIDOS – 10 DE ABRIL* PROGRAMA ESPECIAL: HINO AO EU-SÉBIO – MUSICAL NO COLISEU DOS REC-REIOS - DIA 10 DE ABRIL * FEIRA DE SEVILHA – DIA 16 DE ABRIL* VISITA AO BADOCA SAFARI PARK E SINES – COSTA ALENTEJANA – VISITA AO MAIOR PARQUE TEMÁTICO DO ALENTEJO – DIA 16 ABRIL* VOLTINHA SALOIA – VISITANDO: MAFRA, SOBREIRO, AZENHAS DO MAR, PRAIA DAS MAÇÃS, COLARES, CABO DA ROCA – COM ALMOÇO EM RESTAURANTE TÍPICO RE-MAÇÃS, COLARES, CABO DA ROCA – COM ALMOÇO EM RESTAURANTE TÍPICO RE-MAÇÃS, COLARES, CABO DA ROCA – COM

GIONAL – DIA 17 DE ABRIL* EXCURSÃO AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA – DIA 17 DE ABRIL

VISITE O NOSSO SITE WWW.RSI-VIAGENS.COM

E VEJA OS NOSSOS PROGRAMAS EM:CIRCUITOS EXCLUSIVOS RSI.

PROGRAMAÇÃO 2016 JÁ DISPONIVEL!

Page 16: Ds dia 24 03 2016

diário do SUL16 PublicidadeQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016

Page 17: Ds dia 24 03 2016

17SociedadeQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

FRANCISCA ROSA AMARO LARINHA Faleceu dia 23/03/2016, em Montemor o Novo, a senhora D.

Francisca Rosa Amaro Larinha, de 90 anos de idade, natural de Nª Srª Machede (Évora), viúva do senhor Manuel Augusto Larinha, e que residia em Évora.

Dia 24/03/2016, na Igreja de Santiago, será celebrada encomendação de corpo presente às 10 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

FRANCISCO MANUEL DO ROSÁRIO ACÁCIOFaleceu no dia 14 de Março de 2016, em Elgin – Escócia, Francisco

Manuel do Rosário Acácio, de 58 anos, casado com Maria Cristina Azinheirinha Pereira Acácio, natural de Évora (Sé) e residente em Évora.

Amanhã dia 25 de Março de 2016, na igreja da Sagrada Familia (Álamos) - Évora, pelas 10:00 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério do Espinheiro - Évora.

Agência Funerária Pestana – Servilusa

FRANCISCO MANUEL CABAÇEIRA NUNESFaleceu no dia 23 de Março de 2016, em Elvas, Francisco Manuel

Cabaçeira Nunes, de 74 anos, viúvo de Ester Beicinha Raleira, natural de Assunção - Elvas e residente em Elvas.

Hoje dia 24 de Março de 2016, no Complexo Funerário de Elvas, pelas 15:00 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o crematório de Elvas.

Agência Funerária Elvas – Servilusa

EUGÉNIO DE SOUSA BOTAS Faleceu dia 23/03/2016, em Évora o senhor Eugénio de Sousa Botas

de 93 anos de idade, natural de Redondo, viúvo da senhora D. Antónia Maria Barrancos Botas e que residia em Évora.

Dia 24/03/2016 na Igreja da Misericórdia será celebrada encomen-dação de corpo presente às 9 horas, seguindo o seu funeral às 11h30m para o cemitério de Elvas.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Pub.

Sua esposa, Maria Cristina Azinheirinha Pereira Acácio, fi lhos, nora, genro, netas e restantes familiares, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar o falecimento do seu ente querido. Infor-mam que o corpo chegará à Igreja da Sagrada Família (Álamos) - Évora, hoje dia 24 seu desejo, vêm por este meio participar o falecimento do seu ente querido. Infor-mam que o corpo chegará à Igreja da Sagrada Família (Álamos) - Évora, hoje dia 24 seu desejo, vêm por este meio participar o falecimento do seu ente querido. Infor-

de Março de 2016, às 15:00 horas, onde fi cará em câmara ardente, Sexta - feira, dia 25 de Março de 2016, pelas 10:00 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o Cemitério do Espinheiro - Évora, 25 de Março de 2016, pelas 10:00 horas, será celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o Cemitério do Espinheiro - Évora, 25 de Março de 2016, pelas 10:00 horas, será celebrada encomendação de corpo

agradecendo desde já a quem se dignar a assistir a tão piedoso ato.

FRANCISCO MANUEL DO ROSÁRIO ACÁCIO

Participação de Falecimento

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

NECROLOGIA

Page 18: Ds dia 24 03 2016

diário do SUL18 RegionalQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 8816 Versos12:00 Viagem Às Profundezas13:00 O Paraíso14:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:50 Euronews16:00 Zig Zag20:30 Cougar Town21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 A Herança22:50 Movimento Estudantil 191423:25 Os Últimos Segredos Do Terceiro Reich00:20 No Ar00:50 Universidade Aberta01:20 Um Crime, Um Castigo02:20 Sociedade Civil03:20 Euronews

06:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:45 Grande Tarde19:00 I Love Paraisópolis20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 Mentes Criminosas01:30 Cartaz Cultural02:15 Podia Acabar o Mundo03:00 Televendas

06:00 Manchetes 306:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Agora Nós17:15 Portugal x Liechtenstein - Qualificação Europeu 2017 (Direto)19:00 Fatura da Sorte19:15 O Preço Certo20:00 Telejornal21:00 Mary00:45 Quo Vadis03:45 Os Nossos Dias04:30 Televendas05:00 Network Negócios 201605:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 3

diário do sulTV

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – CentralESTREMOZ – GrijóÉVORA - Rebocho PaisMONTEMOR-O-NOVO – CentralMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Misericórdia REDONDO – Holon RedondoREGUENGOS MONSARAZ – PaulitosVENDAS NOVAS – Santos MonteiroVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – DiasALMODÔVAR – AureaALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – J. DelgadoCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Singa MOURA – Nova de MouraSERPA – Central VIDIGUEIRA – Costa

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – CentralCASTELO DE VIDE – RoqueCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – CaladoFRONTEIRA – Costa Coelho GAVIÃO – Mendes; Pimentel MONFORTE – JardimNISA – Seabra; Moderna PONTE DE SÔR – Cruz Bucho PORTALEGRE – Esteves AbreuSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – MisericórdiaGRÂNDOLA – Costa; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – JerónimoSINES – Central

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraSol Máx.: 20º C Min.: 5º C

Quinta-feira, 24

BejaSol Máx.: 20º C Min.: 4º C

PortalegreSol Máx.: 17º C Min.: 7º C

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Clínica Sánchez Trancón aposta na cirurgia às cataratascom laser

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266735735- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

06:30 Diário Da Manhã10:10 Você Na TV!13:00 Jornal Da Uma14:43 Mundo Meu16:00 A Tarde É Sua19:15 A Quinta - O Desafio: Diário20:00 Jornal Das 821:40 A Única Mulher22:57 Santa Bárbara23:55 A Quinta - O Desafio: Extra00:45 Grimm01:45 Autores02:45 Fascínios05:00 TV Shop

“Terra Chã”, a mais recente produção da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), que cruza dança contem-porânea, cante alentejano e sonetos de Florbela Espanca, vai ser apresentada em Estarreja e em Bragança, em abril.

Os espetáculos vão decorrer a 02 e a 27 de abril, às 21:30, respe-tivamente, no Cineteatro de Estarreja, distrito de Aveiro, e no Teatro Municipal de Bragança, divulgou a CDCE.

A obra “Terra Chã”, com dire-ção e coreografia de Nélia Pinheiro, explicou a companhia, surge de “uma abordagem do contemporâneo à linguagem sonora do cante alentejano”, classificado como Património Cultural Imaterial da Humani-dade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

“Os sonetos de Florbela Espanca e as modas do cante alentejano estruturam a partitura dramatúrgica dos corpos em cena”, acrescentou.

A coreografia, segundo a CDCE, “fala da expressão da terra, das vozes e expressão dos

homens, da força que os une, do peso, da densidade do ar, do vazio, do silêncio, do grupo e da solidão, dos extremos e dos seus limites, dos amores e dos desamo-res”.

Depois de apresentar este trabalho coreográfico no Festival Dance Umbrella 2016, na África do Sul, em março, a CDCE regressa aos teatros nacionais com os espetáculos agendados para abril, em Estarreja e Bragança.

Em Estarreja, além da atuação, a coreógrafa Nélia Pinheiro vai ainda realizar um workshop de dança dirigido à comunidade, também no dia 02 de abril, no cineteatro local.

“Terra Chã” é interpretada pela própria Nélia Pinheiro e também pelos bailarinos Gonçalo Andrade, Fábio Blanco, Ivanoel Tavares e Constança Sierra Couto.

A música é da autoria de Ólafur Arnalds, incorporando também modas de cante alentejano, e os figurinos são “assinados” por José António Tenente.

A CDCE é uma estrutura finan-ciada pela Direção-Geral das Artes, com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

“Terra Chã” da Companhiade Dança Contemporânea de

Évora em Estarreja e Bragança

Concluído o processo de elabo-ração do orçamento do Estado para 2016, o deputado do PSD Cristóvão Crespo, promoveu uma conferência de imprensa, para criticar o Governo PS, que “reduziu substancialmente as verbas para apoios ao Distrito de Portalegre”. Cristóvão Crespo entre outras revelações, adiantou:” Este

Orçamento era imprescindível ana-lisá-lo à luz dos seus impactos tanto para os portugueses, como para os que vivem no nosso distrito. Tanto mais que ainda temos bem presente a arrogância e auto suficiência dos que agora governam, ou melhor desgovernam, os destinos do País. Afinal a voz grossa dos socialistas, dos comunistas e dos bloquistas para

com o governo que integram, redun-dou num tremendo fracasso, a protecção que deram ao distrito foi a de uma folha de papel em dia de chuva. O orçamento de Estado para

2016 que estão identificados para o Distrito, o resultado é desolador. Que temos então agora para a saúde do Distrito? Questionou o depu-tado.

Portalegre Deputado do PSD sobre o Orçamento

n João Trindade

“Protecção do Governo: umafolha de papel em dia de chuva“

A Câmara de Alvito, no Alentejo, está a requalificar a piscina muni-cipal, num investimento de 800 mil euros, para garantir a quali-dade da água e reabilitar tanques, balneários, espaços verdes e bar, foi agora anunciado.

As obras, divididas em três fases, são “uma necessidade sentida há bastante tempo pelo município” para “garantir as exigências de qua-lidade da água e a eficiência do funcionamento da piscina”, explicou à agência Lusa António Valério, presidente da Câmara de Alvito.

Por ouro lado, disse, as obras vão permitir “valorizar” e dotar com “melhores condições” aos níveis estético e funcional a piscina, que é um equipamento público “essen-cial” para prática de desporto, lazer e recreio.

Os “problemas” das “elevadas perdas” e da qualidade da água nos tanques levaram o município a “acelerar” a requalificação da pis-cina, frisou, referindo que a primeira fase das obras, “a mais urgente”, já arrancou e deverá terminar em “meados de junho” para permitir a

abertura do equipamento na época balnear deste ano.

“A primeira fase das obras era fundamental, porque os tanques estavam a perder muita água”, que “não tinha a qualidade exigida”, e o município, apesar de ter “respeitado sempre os limites”, “já tinha alguns problemas com a entidade de saúde”, que estava “sistematica-mente a pressionar” a autarquia para realizar as obras, afirmou António Valério.

Os trabalhos da primeira fase tiveram “alguns contratempos” no

início, devido a rochas encontradas na zona de construção de novas casas das máquinas, mas “já estão a andar a bom ritmo e espero que estejam concluídos em meados de junho”, disse. A primeira fase das obras, num investimento de 417 mil euros, contempla a reabilitação dos três tanques da piscina, ou seja, o principal, o de aprendizagem e o chapinheiro, que vão ser equipados com “o recente sistema de calha finlandesa”, que permitirá “obter um espelho de água por excelência e a captação da água nos bordos”.

Câmara de Alvito investe 800 mil eurosna requalificação da piscina municipal

Page 19: Ds dia 24 03 2016

19RegionalQUINTA-FEIRA , 24 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Futebol no feminino

n Roberto Dores

Visconde de Borba Reserva 2011conquistou Medalhas de Ouro

na Alemanha e no JapãoO vinho Visconde de Borba Reserva 2011, do produtor

borbense Marcolino Sebo, conquistou Medalhas de Ouro no Mundus Vini (Alemanha) e no Sakura Woman´s ( Japão), dois certames internacionais de grande prestígio no setor.

No Mundus Vini participaram mais de 5000 vinhos de excep-cional qualidade, oriundos de 149 regiões vitivinícolas de todo o mundo.

O SAKURA - Japan Women’s Wine Awards 2016, em Tóquio, é o maior concurso internacional no Japão. Curiosamente, o júri é exclusivamente constituído por mulheres, ao todo 380 prova-doras. Esta edição contou com a participação de 3 543 vinhos oriundos de 35 países diferentes.

O Visconde de Borba Reserva 2011 é um DOC Alentejo de 15% Vol., composto pelas castas Aragonez, Alicante Bouschet, Trincadeira e Tinta Caiada, típicas da Região.

Estagiou 12 meses em barrica de carvalho francês e ameri-cano e depois em garrafa. Apresenta uma cor granada intensa ligeiramente evoluída, aroma complexo de fruta madura, notas de compota, ameixa e baunilha. Na boca é um vinho cheio, en-corpado, macio, com taninos firmes e redondos e um final de prova bastante persistente.

Aconselha-se para acompanhar pratos tradicionais, sobreme-sas e queijos, servido a uma temperatura de 18-20ºC.

Foi produzido sob a supervisão técnica do enólogo Engº Jorge Santos.

m torneio internacional animou a tarde de sábado no campo de futebol do

Grupo Desportivo e Cultural do Bairro de Santo António. Eram quatro equipas, uma das quais oriunda da Noruega, que escolheu Évora para fazer o estágio de pré-época. E porque Évora? Sobretudo porque quem as treina é de cá.

João Vítor, João Pereira e André Matos. Três nomes co-nhecidos no meio futebolístico eborense. O que foram eles fazer para a Noruega recente-mente? Tentar a sorte. E, para já, está a correr bem esta aventura. Além de jogarem no seu clube, o “Osteye”, começaram a treinar a equipa de juniores de futebol feminino. A ligação a Évora já colheu frutos. A procura de um clima mais ameno nesta altura do ano, levou o ´mister´ João Vítor a escolher a sua cidade para o estágio de pré-época. A comitiva chegou ao Alentejo a 16 de março. Regressa amanhã

Portalegre

Treinadores alentejanos trouxeramnorueguesas a estagiar em Évora

à Noruega.Os três futebolistas, que por

cá jogaram em clubes como Lu-sitano, Juventude e Portel, falam de realidades “muito diferentes” entre Portugal e Noruega, ao ponto de terem conseguido os meios para trazer uma equipa de juniores a estagiar em Évora. “Encontrámos lá ótimas condi-ções que aqui são impossíveis de alcançar, porque há falta de meios Afinal, a Noruega é um país rico”, sublinhou ao “Diário do Sul”, João Vítor, 25 anos, enquanto ia dando as instruções e as táticas às suas “craques”, sempre coadjuvado por João Pe-reira. “As miúdas estão a adorar a experiência em Évora. Acho que a cidade foi uma escolha feliz, mas é claro que eu sabia o que vinha encontrar e que seria muito bom para elas”, justificou o treinador, admitindo que a aventura rumo à Noruega “foi a melhor opção desportiva” que fez na vida.

A oportunidade de treinar a equipa de juniores femininos do Osteye surgiu à boleia de um convite da direção do clube,

que percebeu existir vocação para tal em João Vítor. “Aceitei logo o desafio. Gosto muito de jogar, mas a possibilidade de seguir a carreira de treinador é um sonho”, diz, assegurando que o sucesso que os técnicos portugueses estão a alcançar lá fora “tem permitido abrir muitas portas a colegas. Os treinadores nacionais estão muito cotados e isso é muito bom para todos os que pretendem abraçar a carrei-ra”, acrescentou, enquanto as jogadoras entravam no relvado sintético do Grupo Desportivo e Cultural do Bairro de Santo António para participarem num torneio quadrangular, que

envolveu a equipa da casa, o conjunto norueguês, Redondo e Amareleja.

Pode parecer estranho, mas os jogos que ali iriam decorrer davam corpo a uma Prova de Aptidão Profissão (PAP) das alu-nas Estela Gil e Tatiana Coelho, da Escola Secundária André de Gouveia, que incluía o acompa-nhamento do estágio de uma equipa estrangeira. “Queremos mostrar que no Alentejo as mulheres também jogam à bola, embora se aposte pouco no fu-tebol feminino. E jogamos com todas as condições climatéricas, como hoje aqui se vê. Faça chu-va, faça sol”. E se choveu bem

n João Trindade

U

No Dia Mundial da Poesia, 21 de Março a Fundação Inatel evocou e prestou Homenagem ao poeta escritor, ensaísta e coleccionador José Régio, uma figura incontornável do passa-do na cultura do País, e muito em especial nas Cidades de Vila de Conde e Portalegre. Para o Presidente do Inatel Francisco Madeira recebido pela Presi-dente da CMP Adelaide Teixeira, esta iniciativa leva a Cultura ao interior do País sobre autores consagrados, José Régio viveu mais de 30 anos nestas Cidades. Surge no âmbito da missão cultural da INATEL enquanto consultora da Unesco a evocar a importância do património literário Português. A Praça da República e no Café Concerto do CAEP acolheram diversas actividades para crianças e adultos ligadas à poesia, escrita e coleccionismo, paixões incon-testáveis da personalidade José Régio. Mais tarde houve visitas guiadas pela Dra. Maria José Maças à Casa Museu José Régio, que ali viveu 34 anos o espólio e arte sacra é valioso, com o actor Paulo Bórgia a evocar faceta

Dia Mundial da Poesia Homenagemao Poeta e Escritor José Régio

mais íntima do artista. Outro momento aconteceu no CAEP com a leitura do Manifesto da Poesia intitulado “A palavra feita de palavras”, um original do escritor José Luís Peixoto lido pelo actor Rui Mendes. Ainda a sublinhar, a participação de vários grupos culturais locais e nacionais através da poesia, teatro, música, dança e cinema, numa viagem com encenação a cargo de Hugo Sovelas. Grupos participantes Sociedade Musical Euterpe; Coro Infantil dos As-sentos; Grupo de Cante Alente-jano “Os Lagóias” do Orfeão de

Portalegre; Grupo “Momentos da Poesia” e “Amigos da Poesia” Grupo Silvina Candeias; Paulo Bórgia Vocalóide – Teatro vocal e coreográfico; Fado com Ale-xandra Martins acompanhada por José Sousa e José Geadas .

Fotos Exclusivas

Page 20: Ds dia 24 03 2016

Pub.

ANO: 47.º NÚMERO: 12.738 PVP: 0,75€ QUINTA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2016

A Guarda Nacional Republi-cana anunciou que vai inten-sificar, de hoje a domingo, o patrulhamento e a fiscalização rodoviária, com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária, regular o trânsito e proporcionar aos cidadãos deslocações em segurança.

Durante a “Operação Pás-coa 2016”, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai estar, sobretudo, atenta ao excesso

de velocidade, à condução sob efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, à incorreta utilização do cinto de segurança e à incorreta ou não utilização de cadeirinhas para transporte de crianças, e à falta de habilitação para conduzir, como refere um comunicado daquela força de segurança, hoje divulgado.

A GNR acrescenta que irá também ter especial atenção

ao não cumprimento das regras de trânsito, sobretudo no que respeita à distância de segurança, cedência de passagem, manobras de ultrapassagem, mudança de direção e inversão do sentido de marcha.

No ano passado, durante a “Operação Páscoa 2015”, os 668 acidentes resultaram em seis mortos, 18 feridos graves e 202 feridos ligeiros.

Operação Páscoa da GNR aumenta vigilância das estradas de hoje a domingo

O jogo particular de futebol entre as seleções de Portugal e Bélgica, de preparação para o Euro2016, vai ser realizado no Estádio Municipal de Leiria, no dia 29 de março, anunciaram as federações dos dois países.

A partida, que inicialmente estava marcada para o Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas, tinha sido anulada, mas vai agora ser disputada em território luso, depois de a Câmara Municipal de Bruxelas não ter autorizado a realização do evento, devido aos atentados ocorridos na

capital belga.Desde então, as federações

portuguesa e belga mantiveram-se em contato, tendo chegado a acordo para a realização do encontro.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) expressou “total solidariedade para com a Real Federação de Futebol da Bélgica e o povo belga neste momento particularmente doloroso”.

Por seu turno, a federação belga agradeceu “a disponibili-dade, flexibilidade e as soluções apresentadas” pela FPF.

A seleção portuguesa, que recebe a Bulgária na sexta-feira, também em Leiria, deveria viajar posteriormente para Bruxelas, onde os atentados de terça-feira, no aeroporto de Zaventem e na estação de metropolitano de Maelbeek, provocaram pelo menos 30 mortos e mais de 200 feridos.

No próximo Campeonato Europeu, que vai decorrer de 10 de junho a 10 de julho, em França, Portugal vai disputar o Grupo F com a Áustria, Islândia e Hungria.

Particular entre Portugal e Bélgicamarcado para Leiria

As miniférias da Páscoa vão ser dominadas pela chuva, que será mais frequente nas regiões do norte e no centro, e queda de neve, adiantou o meteorologista Bruno Café.

De acordo com o meteorolo-gista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a par-tir de sexta-feira e até domingo de Páscoa, com a aproximação e passagem de superfícies frontais, está prevista a ocorrência de perí-odos de chuva, que serão mais frequentes nas regiões do norte e do centro.

“Gradualmente, a partir do final de sexta-feira, estamos a prever períodos de chuva no litoral norte, que e no dia 26 [sábado] vai estender-se a todo o território. No dia 27 [domingo] vai passar a regime de aguacei-ros”, declarou.

Bruno Café explicou tam-bém que está previsto para as miniférias da Páscoa vento do quadrante oeste, que poderá ser por vezes forte nas terras altas.

“No sábado estamos também a prever queda de neve acima dos 1.800/1.200, descendo gradual-

mente a cota para os 1.000/1.200 metros, podendo descer para os 800/1.000 metros durante a noite e manhã de domingo”, afirmou.

“No que diz respeito às tem-peraturas, a mínima vai variar entre 06 e 10 graus Celsius, embora com valores mais baixos no nordeste transmontano e na Beira Alta, onde não deverão ultrapassar 05 graus. A tempe-ratura máxima irá variar aproxi-madamente entre 14 e 19 graus, com exceção da zona da Serra da Estrela, onde será ligeiramente inferior”, explicou.

Miniférias da Páscoa com chuva e queda de neve — segundo o IPMA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, rece-beu ontem cumprimentos do Governo de António Costa, em Belém, e reiterou os desejos de sucesso ao executivo do PS, mas afirmou que não passa “cheques em branco”.

Nesta cerimónia de apresenta-ção de cumprimentos do Governo ao Presidente da República, reali-zada na Sala das Bicas do Palácio de Belém, o primeiro-ministro, António Costa, renovou o “com-promisso de máxima lealdade e cooperação” com o chefe de Estado.

Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa desejou “sucesso na atuação do Governo” e afirmou:

“Nenhum Presidente da Repú-blica passa cheques em branco a nenhum Governo, mas nenhum Presidente da República deve ter preconceito em relação a nenhum Governo”.

“É fundamental que haja sucesso na atuação dos órgãos de soberania, sucesso na atuação do Governo, num momento em que se impõe na sociedade portuguesa uma pacificação, uma desdrama-tização, uma descrispação, uma estabilidade política, económica e social. É aquilo que eu sinto que as portuguesas e os portugueses querem. É isso que deve ser o desígnio da atuação dos órgãos de soberania”, considerou.

“É um sinal de que não vaci-

lamos, de que não temos medo, de que não nos intimidamos”, declarou.

O Presidente da República salientou que, no mesmo dia, haverá a celebração do 10 de Junho em Portugal, e depois em Paris, “no território espiritual de Portugal que também são as comunidades portuguesas”.

António Costa assegurou “toda a permanente disponibilidade” dos membros do Governo para cooperar com o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa agra-deceu ao primeiro-ministro e vol-tou a desejar “o êxito da atividade governativa, porque significará o êxito de Portugal”.

Marcelo deseja sucesso ao Governode Costa, mas sem “cheques em branco”