edicao ds dia 06 04 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA QUARTA-FEIRA, 6 DE ABRIL DE 2016 ANO: 47.º NÚMERO: 12.746 Pub. Pub. a rádio que dá voz ao Alentejo Alentejo ‘Anjos’ pedalaram por estradas do Passeio Solidário Seixal — Terena passou por Évora Fadista Ana Moura visitou Centro Histórico de Évora Música Turismo Agência de Animação abriu em Évora para viver o “Alentejo mais além” .... PÁG. 11 .... PÁG. 6 Política Distrito de Évora tem quatro conselheiros nacionais no PSD .... PÁG. 2 O que são os anjos? Segundo a Bíblia são seres espirituais, que têm inteligência, emoções e vontade, mas ainda segundo aquele livro sagrado, isto é verdadeiro tanto para anjos bons quanto para anjos do mal. O que é que isto tem a ver com o Passeio Solidário Seixal – Terena, organizado pelos irmãos Nelson Rosado e Sérgio Rosado e que juntaram no decorrer do percurso mais de quatro centenas de ciclistas e que foram entregando pelos terras onde passaram, Seixal, Montemor-o-Novo, Évora e Terena diversos bens essenciais para dar um pouco de alegria àqueles que deles necessitam. .... PÁG. 5 Proposta “Alentejo com Sucesso” foi apresentada no 36.º Congresso Nacional do PSD

Upload: diario-do-sul

Post on 27-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 06/Abril/2016

TRANSCRIPT

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUARTA-FEIRA, 6 DE ABRIL DE 2016

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.746

Pub.

Pub.

a rádio que dá voz ao Alentejo

Alentejo‘Anjos’ pedalaram

por estradas doPasseio Solidário Seixal — Terena passou por Évora

Fadista Ana Mouravisitou Centro Históricode Évora

Música

Turismo

Agência de Animaçãoabriu em Évorapara viver o“Alentejo mais além”

.... PÁG. 11

.... PÁG. 6

Política

Distrito de Évoratem quatro conselheirosnacionais no PSD

.... PÁG. 2

O que são os anjos?Segundo a Bíblia são seresespirituais, que têm inteligência,emoções e vontade, mas aindasegundo aquele livro sagrado,isto é verdadeiro tantopara anjos bons quanto para anjos do mal.O que é que isto tem a ver com o Passeio Solidário Seixal – Terena, organizado pelos irmãos Nelson Rosado e Sérgio Rosado e que juntaram no decorrer do percurso mais de quatro centenas de ciclistas e que foram entregando pelos terras onde passaram, Seixal, Montemor-o-Novo, Évorae Terena diversos bens essenciais para dar um pouco de alegria àqueles que deles necessitam.

.... PÁG. 5

Proposta“Alentejo com Sucesso”foi apresentada no 36.º Congresso Nacional do PSD

2 RegionalQUARTA-FEIRA , 6 DE ABRIL DE 2016 diário do SUL

O

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

que são os anjos? Segundo a Bíblia são seres espirituais,

que têm inteligência, emoções e vontade, mas ainda segundo aquele livro sagrado, isto é verdadeiro tanto para anjos bons quanto para anjos do mal. O que é que isto tem a ver com o Passeio Solidário Seixal – Terena, organizado pelos irmãos Nelson Rosado e Sérgio Rosado e que juntaram no decorrer do percurso mais de quatro centenas de ciclistas e que foram entregando pelos terras onde passaram, Seixal, Montemor-o-Novo, Évora e Terena diversos bens essenciais para dar um pouco de alegria àqueles que deles necessitam. Os “Anjos”, Nelson e Sérgio Rosado não são seres espirituais embora as suas musicas façam bem ao espírito, são inteligentes provocam emoções e mostram muita vontade de ajudar os outros, são por assim dizer anjos bons.

Um dia Nelson Rosado de-safiou quatro amigos para uma aventura de pedalar entre a sua terra natal o Seixal até à sua terra “adotiva”, Terena. A brin-cadeira foi ganhando “corpo” e passados sete anos este passeio solidário de cerca de 200 quiló-metros ganhou novos amigos como foi o caso dos ciclistas Rui Sousa, Filipe Cardoso, Hernâni Broco entre outros e também os antigos ciclistas Manuel Zeferi-no e Cândido Barbosa e ainda o ator Alexandre Silva, que desta forma emprestam algum pres-tigio a este evento que conta com o apoio de muitas pessoas anónimas que dão os seus con-tributos para ajudarem diversas instituições. Sem metas volantes ou prémios de montanha esta etapa começou logo com a pri-meira contagem do prémio de solidariedade na Baía do Seixal com a entrega do cabaz à insti-tuição Janela Aberta.

Muitos quilómetros depois a caravana atinge a segunda meta solidária e o vencedor foi a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo que recebeu mais um cabaz. Depois de um pequeno percalço, uma queda de alguns ciclistas que foram prontamente socorridos não se registando ferimentos de maior eis que a caravana chegou à terceira meta bem no coração de Évora, na Praça do Giraldo e

Vieram “Anjos” a pedalar até Terena

Concertos, debates, documen-tários e encontros de profissionais da indústria musical são “ingre-dientes” da Expo Ibero-Ameri-cana de Música (EXIB Música), agendada pela primeira vez para Portugal, de 04 a 07 de maio, sendo Évora o “palco” escolhido.

O evento, que vai na 3.ª edição – as duas anteriores decorreram em Bilbao, Espanha -, é promo-vido pela espanhola EXIB Música, em coprodução com a empresa portuguesa Follow Art – Pro-moção Artístico-Cultural e com o apoio institucional da Câmara de Évora e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

Inserida nas comemorações do 30.º aniversário da classifica-ção de Évora como Património da Humanidade, pela Organi-zação das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a iniciativa aposta nos temas da identidade e da diversidade cultural.

“O nosso objetivo é contribuir para a difusão e circulação das músicas ibero-americanas” para “mostrar, sobretudo, a identi-dade cultural destas músicas e a diversidade” das suas expressões, explicou à agência Lusa a diretora da EXIB Música, Adriana Pedret.

A realização do festival em Portugal acontece, não só em resposta a um convite, mas tam-bém porque, já na edição do ano passado, a música portuguesa esteve em destaque na Expo Ibero-Americana de Música, em Espanha.

“Já vínhamos a fomentar esta relação desde a edição anterior”, em cuja inauguração atuou o Grupo Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias, “com o seu cante alentejano”, disse Adriana Pedret.

E a escolha de Évora justifica-se devido à “riqueza cultural incrível” da cidade, frisou, acres-centando: “Évora é Património da Humanidade e é um lugar muito especial. Compartilhamos objetivos em termos da identidade

e da diversidade e considerámos que seria um destino atrativo e ideal para os programadores e jornalistas que participam no festival”, destacou.

Com cerca de 600 profissio-nais internacionais da indústria musical já inscritos, como programadores de festivais, diretores de salas de concerto ou editoras discográficas, a Expo Ibero-Americana de Música vai “encher” a cidade alentejana de animação musical, ao longo de quatro dias.

O programa, divulgado pela organização, arranca com a gala de inauguração (na noite de dia 04) e prossegue, depois, com concertos abertos ao público e diversas atividades para os pro-fissionais oriundos de Portugal, de Espanha e da América Latina.

“Há 18 ‘showcases’ [atuações ao vivo] abertos ao público”, que vão acontecer no Templo Romano e na Praça do Giraldo, sempre a partir das 18:00 e até às 23:00: “A cada hora, há sempre um artista diferente”, disse Adriana Pedret.

De Portugal, vão atuar nomes como Duarte, Jaqueline, Projeto Alma ou Luiz Caracol, estando igualmente previstos concertos de artistas de Espanha (como La Corrala e Lara Bello), do Brasil (Dona Jandira), Chile (Nano Stern), Equador (Mariela Condo), México (Zaira Franco) e Venezuela (C4 Trío), entre outros.

Quanto ao programa para pro-fissionais, no Palácio D. Manuel, inclui o I Encontro de Imprensa Musical: “O Jornalismo Musical na Ibero-América”, o II Encon-tro de Festivais pelas Músicas da Ibero-América, uma mesa-redonda sobre “Música e Línguas Originais” e oito conferências e/ou lançamentos de projetos.

Da programação, consta ainda uma “masterclass” de flautas do músico brasileiro Carlos Malta e o Ciclo de Documentários de Música, composto por quatro documentários de vários países ibero-americanos.

Évora marca estreiaem Portugal da ExpoIbero-Americana de Música

onde o cabaz foi para a Associa-ção Pão e Paz de Évora.

De Évora até Terena foi “um tirinho”, com os mais de cente-na e meia de ciclistas a chega-rem junto ao Santuário da Nos-sa Senhora da Boa Nova onde muitas pessoas aguardavam os ciclistas, juntando assim à festa a solidariedade tendo o Centro Paroquial de Terena recebido o último cabaz, bem como dois jovens da terra foram brindados com duas bicicletas. Anjos, san-tuário mariano imponente. O templo remonta ao século XIV e é um raro exemplar português de uma igreja fortaleza e que está quase intacta e que merece naturalmente ser vista e conhe-cida aliada á festa fez da tarde de sábado um momento especial para todos.

Os “manos” Rosado eram uns homens felizes por terem tan-tos amigos à volta e por terem conseguido numa altura difícil congregar vontades de muita gente para trazer um pouco de alegria às gentes de uma terra onde como eles referiram é um refugio que os encantou e onde voltam sempre que possível. E, tudo começou segundo Nel-son Rosado numa brincadeira de amigos mas foi segundo o cantor, num ano em que ele fez o percurso sozinho que se lembrou de dar visibilidade a este evento uma vez que os An-jos, estavam ligados a diversas instituições de apoia a jovens, daí que teve a ideia de dar sen-tido solidário ao passeio e assim surgiu o passeio solidário Seixal Terena.

Seixal porque apesar de serem de Lisboa os Anjos são filhos da margem sul, foi no Sei-

xal que nasceram para a musica e portanto fazia todo o sentido começarem aí, depois como referiu Nelson Rosado com uma certa emoção. “Terena é uma terra mágica pela qual nos en-cantámos e apesar da nossa mãe se alentejana mas do Baixo Alen-tejo foi aqui que há uns anos comprámos uma propriedade, e é para aqui que viemos sempre que podemos”. “Terena é uma terra com um misticismo inex-plicável” referiu Sérgio Rosado

e acrescentou “achámos que deveríamos homenagear esta terra e estas pessoas queremos dar á comunidade aquilo que a comunidade já nos deu por isso nos metemos nesta aventura e com a ajuda de muitos o passeio está a crescer ano após ano e principalmente o objetivo soli-dário é cada vez maior, este ano superamos o ano passado entre-gando mais de quatro toneladas de bens para as populações.

MS/LM

3Tema de AberturaQUARTA-FEIRA , 6 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Pub.

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Quando se lembram os sacrifícios que foram feitos pelos alentejanos que ao longo dos anos emigraram (e emigram...) arde no coração dos que cá fi caram um elevado respeito por esses comprovincianos.

E os alentejanos pelo amor à terra foram os últimos a abalar com os olhos rasos de água, e já roídos pela saudade dos familiares que cá deixa-ram, pelas suas casas pobres, pelos seus animais, pelas suas planícies a perder de vista.

Bem os lembrou a Letra de Bento Caeiro, a Música de João Camilo e que o Luís Piçarra e outros que lhe seguiram tão bem deixaram na memória:

"Eu não sei que tenho em ÉvoraQue de Évora me estou lembrandoAo passar o rio TejoAs ondas me vão levando.

Abalei do AlentejoOlhei para trás chorandoAlentejo da minha'almaTão longe me vais fi cando.

Ceifeiras que andas à calmaÀ calma, ceifando o trigoCeifa as penas da minha'almaCeifas e levas contigo".

Ao lembrarmos agora os emigrantes que felizes voltavam ao seu País e fi caram pelo caminho na tragédia da estrada, pressentimos que também eles traziam dentro de si aquele verso que é de todos:

"Portugal da minh'almatão longe me vais fi cando".

(...)E os alen-tejanos pelo

amor à terra foram os últi-mos a abalar com os olhos

rasos de água, e já roídos

pela saudade dos familiares que cá deixa-

ram(...)

diário do SUL4 OpiniãoQUARTA-FEIRA , 6 DE ABRIL DE 2016

CENTRO CLÍNICODE ÉVORA, LDA

R. Stª. Catarina - Edifício Santa Catarina - Escritório n.º 67000-516 ÉVORA - Telef.: 266 749 840 - Fax.: 266 749 849

Dr.ª Deonilde Cabral- Clínica GeralDr. Francisco Martins- UrologistaDr.ª Clara Rosa- PsiquiatraDr.ª Margarida Crujo- PedopsiquiatraDr. Aires Ramos- Medicina Interna

Dr. António Daskalos - PsiquiatraProf. Dr.ª Sofia Tavares - Psicóloga ClínicaDr.ª Teresa Oliveira e Castro- PediatraDr. Pedro Santos - NutricionistaDr.ª Marisa Carriço - Terapêuta da FalaPub.

Pub.

No passado dia 29 de Março rea-lizou-se no Centro de Congressos de Lisboa, em cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, a apresentação do Programa Nacional de Reformas até 2020.

O Programa Nacional de Refor-mas é um plano de médio prazo, que tem como objectivo responder aos problemas estruturais do país, e estará centrado no triplo desígnio: mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade.

Recorrendo a financiamentos comunitários, através do plano “Jun-cker”, este plano procura introduzir uma nova fase do Executivo, focada na «Descentralização do Estado, na Reabilitação Urbana e, no “Simplex” para a Administração Pública».

De uma forma genérica o plano propõe-se: qualificar os portugue-ses; promover a inovação na econo-mia; valorizar o território; capitalizar as empresas; modernizar o Estado; e reforçar a coesão e igualdade social.

Julgo, aliás, que não haverá nin-guém que não esteja genericamente de acordo com estes objectivos do programa.

A questão, porém, objectivamen-te, é executá-lo. E sobre isso o Pri-meiro-ministro praticamente nada diz; ou, quando diz, as promessas são – no mínimo – de sucesso duvidoso.

Vejamos, por exemplo, um dos pilares estratégicos: a qualificação dos portugueses. A este propósito o programa aponta as seguintes me-didas: «promover o sucesso educa-tivo e diminuir o abandono escolar através de medidas que promovam a igualdade no acesso e garantir o ensino secundário como patamar mínimo de qualificações».

Se é certo que a obrigatoriedade

NOVAS OPORTUNIDADESNotaSoltas

n Carlos d’Almeida

A FACE OCULTA

do ensino secundário, em princípio, não deve oferecer quaisquer dúvi-das; já quanto ao que concerne ao abandono escolar, este não poderá ser obtido à custa de uma cada vez menor exigência de conhecimentos!

Aquilo que o país precisa, ver-dadeiramente, é de um ensino de qualidade, exigente e inovador, adaptado às realidades do mercado e não aos interesses económicos de algumas escolas privadas.

Hoje, como é sabido, nas escolas, só quem pode bater são os alunos nos professores. Ora, a verdade é que sem disciplina e exigência não há condições para uma boa e profícua aprendizagem. Daí que, o fim dos exames, recentemente anunciados, pelo Ministro da Educa-ção, são um péssimo exemplo, para escamotear a estatística!

Quanto ao programa de edu-cação e formação de adultos, este assenta alegadamente numa tripla integração: «meios disponibilizados por diferentes atores; instrumentos e respostas de diferentes tipos; e os diferentes portefólios de percursos formativos».

Assim, entre outras promessas, o Primeiro-ministro anunciou ao País, com muita pompa e maior circunstância o seu desejo de: «Universalizar a frequência do pré-escolar; Reduzir o insucesso escolar no ensino básico; Alcançar a meta de frequência de 50% dos alunos do ensino secundário em percursos profissionais de dupla certificação; e, Garantir que 50% da população activa conclui o ensino secundário».

É, pois, evidente, que o Plano Nacional de Reformas contempla “medidas que qualquer um subs-creverá”. Mas, uma coisa é can-didatarmo-nos aos fundos, outra coisa é a forma de conseguirmos os objectivos anunciados. E, sobre a forma de alcançar aqueles objecti-vos, o Primeiro-ministro nada disse. Já basta de “novas oportunidades”. O que o país precisa mesmo é de coisas concretas.

O presente texto foi elaborado segundo as regras do anterior acordo ortográfico.

Bravo [email protected]

Na passada semana, deslo-quei-me a Pinhel, para participar num Congresso sobre Educação, a convite da Câmara Municipal local. Aproveitei a ida e, no fim de semana, visitei alguns locais rurais daquela zona beirã.

À semelhança do que acontece em todo o interior do país (Trás-os-Montes, Douro, Beiras, Alentejo e interior do Algarve), o despovo-amento – uma realidade incontor-nável e, aparentemente, irreversível – é uma evidência que nos entra pelos olhos dentro. De facto, não se vê quase ninguém jovem e, em muitas das pequenas localidades do interior português, a taxa de envelhecimento é enorme. Se reti-rarmos as capitais de distrito desta análise, o que fica evidente é, sem qualquer rodeio, uma catástrofe demográfica em marcha acelerada em todo o interior de Portugal.

A crise financeira e económica, de que ainda não saímos, deu a últi-ma machada em muitas comunida-

Se esperarmos mais dez anos para nos entender-mos e organizarmos na resposta a esta emergência demográfica, já será tarde demais…

A CATÁSTROFE DEMOGRÁFICADO INTERIOR…

des, que perderam, para a emigra-ção, os poucos jovens que ainda aí se mantinham. Na minha opinião, perderam-nos para sempre, pois esta geração emigrou de vez para os seus locais de destino.

Daqui a uma ou duas décadas, muitos dos concelhos e freguesias do interior do país terão perdido mais de metade da sua atual po-pulação, com as previsíveis conse-quências económicas e sociais.

Esta é uma questão nacional da maior importância que deverá merecer uma abordagem política urgente e consensual. O interior do país, as suas gentes e os seus políticos locais têm lutado com todas as suas forças, mas o seu es-forço, isolado, não é suficiente. São necessárias políticas públicas nacio-nais focadas na coesão territorial e na promoção do desenvolvimento do interior, criando condições para a geração de trabalho, única âncora demográfica capaz de evitar a catástrofe.

Isto é para ontem. Se esperar-mos mais dez anos para nos enten-dermos e organizarmos na resposta a esta emergência demográfica, já será tarde demais…

No referendo à regionalização em 1998 o Alentejo foi a única re-gião em que venceu o sim nas duas perguntas feitas – sim à regionaliza-ção e sim à Região Alentejo.

A consciência que os alentejanos têm da necessidade da regionaliza-ção e de uma Região administrativa do Alentejo teve nesse referendo uma prova indesmentível e essa proposta continua a ser um ele-mento agregador de todos aqueles que se batem pelo desenvolvimen-to e o progresso da nossa região.

A regionalização não é apenas um desígnio da Constituição da República Portuguesa e não sequer uma exigência abstracta de eleitos autárquicos ou de partidos políti-cos. É um elemento essencial de aprofundamento da democracia e da participação política e uma necessidade das populações e do Alentejo.

É uma necessidade das popula-ções que precisam de um nível da Administração que possa, no pla-no regional, articular e organizar meios para contrariar e combater as assimetrias regionais e responder às necessidades de quem aqui vive, compreendendo as suas circuns-tâncias e preocupações, definindo prioridades e articulando forças que existem na Região e podem ser mobilizadas em benefício co-lectivo.

E é também uma necessidade do Alentejo que precisa de uma estru-tura democraticamente legitimada que concretize uma estratégia de desenvolvimento regional dando resposta aos problemas estruturais do Alentejo – problemas demográ-

Regionalizaçãona ordem do dia

ficos e de envelhecimento da popu-lação, de desertificação e abandono do território, de pobreza, exclusão social, isolamento, desemprego –, potenciando o aproveitamento dos recursos existentes num sen-tido que assegure o crescimento económico, o progresso social e o desenvolvimento regional.

Poderia aqui discorrer sobre as múltiplas iniciativas e propos-tas que o PCP foi apresentando ao longo destes 40 anos sobre a regionalização, a última das quais discutida na Assembleia da Repúbli-ca ainda não há um ano através do Projecto de Resolução n.º 1236/XII, sublinhando a importância que continuamos a dar a esta questão.

Mas não é disso que quero tratar agora.

No passado Sábado, dia 2 de Abril – dia em que se comemorava o 40.º aniversário da Constituição da República Portuguesa – realizou-se em Tróia, concelho de Grândola, o Congresso da AMAlentejo.

Este Congresso trouxe para a primeira linha da discussão o tema da regionalização, recuperando o imenso património de reflexão, debate e proposta que temos no Alentejo sobre esta matéria.

Daquele Congresso saiu uma proposta que poderá ser um pri-meiro passo para vencermos os obstáculos que continuam a colo-car-se ao desenvolvimento do Alen-tejo: a criação de uma Comunidade Regional do Alentejo.

Nos termos em que esta pro-posta foi discutida e aprovada pelo Congresso não será arriscado dizer que estão criadas condições para avançar no processo que conduza à regionalização, mobilizando todos aqueles que continuam a bater-se pelo desenvolvimento do Alen-tejo, sem prejuízo das diferenças de opinião que existem sobre a melhor forma de dar concretização à regionalização.

Se os alentejanos estiverem unidos neste combate, não há dúvidas que temos condições para o vencer!

n João Oliveira

5SociedadeQUARTA-FEIRA , 6 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Pub.

n Maria Antónia Zacarias

O

Proposta “Alentejo com Sucesso”foi apresentada no 36.º Congresso Nacional do PSD

Distrito de Évora tem quatro conselheiros nacionais no PSD

distrito de Évora tem agora dois conselheiros nacionais eleitos no 36.º Congresso Nacional do Partido Social Democrata: o presidente da

Comissão Política de Secção do PSD de Évora, José Policarpo e a presidente da JSD distrital, Ângela Caeiro. De salientar que também no Conselho Nacional está, por inerência, o deputado eleito por este distrito, António Costa da Silva e consequentemente José Palma Rita, em substituição do presidente da distrital do PSD de Évora. Neste congresso, a proposta temática “Alentejo com Sucesso” foi a apresentada pela Assembleia Distrital do PSD de Évora.

O objetivo do PSD Distrital de Évora era conseguir a reeleição de José Policarpo neste órgão nacional e assim sendo além de cumprido “foi objetivo superado”, com a eleição da presidente da JSD distrital, Ângela Caeiro. “Este foi um dia muito importante para Évora, o nosso trabalho foi reconhecido!”, justificou António Costa da Silva.

O deputado salientou a importância da proposta temática “Alentejo com Sucesso”, afirmando que apresenta dados muito relevantes nos últimos cinco anos. “Uma região claramente voltada para o futuro”, frisou.

A estruturação desta moção tem

como base três grandes suportes: aposta e valorização dos produtos endógenos; aproveitamento e valorização do posicionamento geográfico e articulação e exploração dos seus principais polos de desenvolvimento.

No primeiro pilar, o desenvolvimento de um sector agrícola em franca mutação e expansão, a aposta no sector agroindustrial, no turismo e no desenvolvimento de projetos turísticos com dimensão e de outros com cariz mais rural “são considerados fundamentais”.

Quanto ao aproveitamento e valorização do posicionamento geográfico, o porto de Sines e a sua ligação aos principais

corredores de transportes do resto do país e de Espanha “permitirão ao Alentejo desenvolver uma plataforma atlântica com condições preferenciais de articulação internacional”, considerando que “o oceano constitui assim um espaço de oportunidades para desenvolvimento de rotas comerciais capazes de alimentar atividades de logística no território, bem como o desenvolvimento dos novos negócios ligados ao mar, nomeadamente nos domínios do turismo, da energia, da biotecnologia, da robótica marinha e da aquacultura”.

No que concerne à articulação e exploração dos seus principais polos de desenvolvimento, a proposta referia que “a região deve articular todos os investimentos e polos de desenvolvimento existentes e colocá-los ao dispor da região”, apontando como exemplos: “o porto de Sines, o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (expansão), a instalação do Aeroporto de Beja, o Pólo de Ciência e Tecnologia do Alentejo e a qualidade generalizada das redes rodoviárias”.

PS marca eleições directas do secretário-geral

As eleições diretas pelos militantes socialistas do secretário-geral do PS vão realizar-se a 20 e 21 de maio, dias em que também serão eleitos 1450 delegados ao congresso nacional, entre 03 e 05 de junho, em Lisboa.

Este calendário foi transmitido pelo presidente da comissão executiva da Comissão

Organizadora do Congresso (COC), Francisco César, dirigente socialista e deputado na Assembleia Legislativa Regional dos Açores.

Aos 1450 delegados que serão eleitos diretamente pelas estruturas socialistas, importa ainda somar cerca de três centenas de delgados com direito a

inerência, que por serem membros de órgãos nacionais do PS (ou por desempenharem cargos políticos de representação deste partido a nível institucional) têm direito estatutário de participar no congresso nacional, que se realizará na Feira Industrial de Lisboa, tal como o anterior de novembro de 2014.

A

Top emotions, agência de animação abriu no centro histórico de Évora

diário do SUL6 RegionalQUARTA-FEIRA , 6 DE ABRIL DE 2016

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

José Miguel Mira salientou que, fruto do grande conheci-mento das terras alentejanas e da experiência da sua equipa, a Top emotions “terá sempre a proposta mais surpreendente e a melhor atenção ao cliente. Escolha a viatura que quer aliar à sua rota: do transporte normal aos todo-o-terreno, dos grandes clássicos às segways, dos super-luxos aos side-cars, o parque motorizado é vasto e de uma variedade inigualável”.

Dos produtos que a agência disponibiliza, destaca-se uma panóplia de rotas: monumentos em Évora e fora de Évora, rota dos castelos, rota do grande lago, rota por Águas do Alente-jo, rota das pedras com história, rota dos cromeleques e antas; rota da fauna alentejana, rota do vinho, rota do artesanato, rota dos quatro elementos, rota dos cantares, rota do darksky, rota do montado, rota do azeite, rota do Endovélico, rota do petisco a pé pela cidade de Évora e rota dos sabores.

O empresário evidenciou que o que distingue esta empresa de outras é o facto de precisamente estas rotas podem fazer-se só com uma pessoa. “Os turistas não têm que estar à espera que haja número suficiente de pessoas para fazer um grupo

Dezoito rotas turísticas para proporcionarviver o “Alentejo mais além”

Top emotions - uma agência especializada no turismo alentejano, cujo objetivo é proporcionar experiências diferenciadas aos seus clientes, disponibilizando uma grande diversidade de

rotas, aliadas a um serviço personalizado e à medida do que o turista pretende – foi inaugurada, na passada semana, em pleno centro histórico de Évora. O início da atividade decorreu na Fundação Eugénio de Almeida, tendo contado com o cante alentejano para marcar a genuinidade do projeto, na voz dos grupos “Paz e Unidade” das Alcáçovas e do Grupo de Cantares de Évora. A aposta é do empresário José Miguel Mira que já está a conceber programas em que a combinação é a palavra-chave com vista a proporcionar momentos inesquecíveis e que permitirão aos clientes viver a essência do Alentejo, “ainda mais além”, seja um encontro de amigos, uma escapadinha em família, uma aventura motorizada ou um incentivo empresarial ou um fim-de-semana romântico. O investidor afirmou que quer contribuir para que o Alentejo seja descoberto, tanto ao nível das cidades, mas sobretudo nos recantos que não constam dos mapas… “uma verdadeira descoberta da região”.

porque a Top emotions faz o preço sobre uma viatura indivi-dual com um preço acessível e o cliente pode sair sozinho. Se for um casal podem sair duas pes-soas e isso é o que vai distinguir esta empresa”, frisou. Contudo, avançou que também existem passeios para grupos e passeios temáticos, “sendo esta mais uma oportunidade para descobrir o Alentejo”.

José Miguel Mira sublinhou que, ao localizar-se na cidade de Évora, defende que esta deve ser pensada enquanto Patri-mónio da Unesco, asseverando que a Top emotions pretende preservar “aquilo que é nosso, o meio ambiente e temos um Alentejo onde se respira ar puro e não há poluição sonora. É isto que os turistas querem, viver o Alentejo com calma e tran-quilidade”. As viaturas elétricas de que esta empresa dispõe são, assim, o exemplo “do que defendemos para a cidade. Viaturas totalmente silenciosas, não poluentes, logo amigas do ambiente que proporcionem momentos únicos”. E acrescen-tou: “Claro que quem preferir um automóvel antigo e clássico, também temos, ou seja, repito que a nossa filosofia é criar pro-dutos à medida do turista que nos procura”.

Embora a inauguração oficial tenha sido a semana passada,

a Top emotions tem estado já a trabalhar e José Miguel Mira avançou que tem sido muito requisitada. “As pessoas têm-nos visto a rolar, a passar na estrada e isso tem sido muito bom”, sustentou, mas garantiu: “Não nos vamos cingir às grandes cidades. Temos que ir às aldeias, aos locais que não aparecem nos mapas, no turismo, para mostrar o verdadeiro Alentejo. Viver o Alentejo mais além”.

Agentes do turismoentendem que será

mais fácil aumentar a permanência

dos turistas na região

Para o representante da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, José Santos, a Top emotions “é uma empresa diferente, com um projeto diferente de animação turística que é um subsetor que não se tem desenvolvido com a rapidez que, por exemplo, a hotelaria precisaria para que o negócio fosse mais coeso, mais consistente, tendo maior capacidade de atrair turistas”. O mesmo responsável afirmou que este projeto nasce a partir dos recursos naturais e patrimoniais do Alentejo, “fazendo-o com uma criatividade que não é comum, desde os automóveis clássicos às viaturas ecológicas em contexto urbano e natural”.

A seu ver, vem trazer maior modernidade e dinamismo para tornar a oferta turística de Évora e do Alentejo mais forte e mais atrativa.

Uma ideia reiterada pelo diretor do Évora Hotel, Miguel Breyner, que considerou que o turismo precisa muito mais do que hotéis. “Esta empresa de animação turística apresenta ou-tro tipo de produtos, conseguin-do abarcar todos os segmentos. Para nós, diretores de hotéis, é fundamental que existam estas agências para aumentar a esta-dia média dos turistas, ou seja, isto pode permitir que o turista fique mais um ou três dias que é o que nós todos queremos”, evidenciou. Miguel Breyner ex-plicou que já tem um protocolo com esta empresa e “vamos ven-dendo também estes produtos juntamente com o alojamento, já em pacotes, com chave na mão porque há muitos clientes que querem este tipo de pro-

dutos. É, sem dúvida, uma boa parceria para ambos”.

NERE elogia projeto empreendedor por ser

inovador no setor

Vítor Barbosa, vice-presiden-te do Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) lem-brou que esta associação acom-panhou este projeto desde a sua génese, desde há um ano e meio “e ficamos muito contentes com a sua concretização”. No entender deste dirigente, não é possível conseguir-se ultrapas-sar as dificuldades existentes na região sem haver criação de riqueza e de trabalho. “Para isso, temos duas maneiras de o fazer, ou vamos buscar coisas que já existem e localizamo-las cá ou então vamos criar as ativida-des”, explicitou. E prosseguiu: “A Top emotions já tinha um património muito valioso que estava a explorar de uma forma muito tradicional, mas agora acrescenta muito valor a esse património. Vai, no fundo, criar emoções que é aquilo que as pessoas que visitam o Alentejo querem, fazendo com que os turistas passem mais tempo na nossa região”.

O representante do NERE fez questão de salientar o apoio dado a este projeto “que obteve um vale empreendedor”.

ÉVORA

7RegionalQUARTA-FEIRA , 6 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

10.º Aniversário expoBARRANCOS 2016

O Ano de todas as CelebraçõesEm Abril todos os caminhos levam até Barrancos

stá de volta, um ano mais, a Grande Feira

da Raia, e esta é uma edição para celebrar.

Celebrar um trabalho consistente e dedicado de uma equipa que acreditou e apostou em promocionar e divulgar o Presunto DOP de Barrancos e os enchidos como verdadeiros ex libris de uma Terra Única. Celebrar o percurso e o verdadeiro motor dinamizador da expo-BARRANCOS num período de pessimismo. Celebrar a comunhão e o orgulho de todos os Barranquenhos na sua já denominada “Feira de

Abril”, orgulho de TODOS.Notabilizada pelos êxitos

das anteriores edições hoje a expoBARRANCOS celebra a sua X edição consagrada já como um certame de carácter internacional reco-nhecido e um importante marco no contexto turístico e sócio económico do do Concelho.

Somos consciência do importante papel que a expoBARRANCOS represen-tou ao longo deste 10 anos e continua a representar, sobretudo neste perma-nente período de crise afirmando-se como uma aposta consciente e firme da autarquia na promoção de produtos de qualidade, do comércio local, da res-tauração e da hotelaria. Atendendo ao volume de negócios e de visitantes, a expoBARRANCOS constitui um importante veículo de desenvolvimento, uma mais-valia para a economia local e uma oportunidade única

para divulgar as potenciali-dades da nossa terra, afir-mando-se como um investi-mento com retorno visível e indiscutível e como a grande feira de TODOS.

Com espírito empreen-dedor a autarquia, empe-nhou-se em cada uma das sua 9 edições anteriores y igualmente nesta edição tão especial em potencializar a expoBARRANCOS, de modo a torná-la numa verdadeira referência no sector e por conseguinte afirmar a exce-lência e a qualidade do Pre-sunto D.O.P. de Barrancos, verdadeiro protagonista da feira a par dos tradicionais enchidos.

A expoBARRANCOS, a grande Feira da Raia é o testemunho de um trabalho conjunto entre a autarquia e os munícipes. Durante três dias, Barrancos transforma-se num verdadeiro palco de culturas e artes, artistas nacionais e estrangeiros desfilam animando e dando

colorido a uma feira única, produtos e produtores de todo o país e estrangeiro marcam presença e Barran-cos afirma-se como a verda-deira TERRA ÚNICA.

Com uma projecção inter-nacional invulgar (para cer-tames do género, dado a sua “juventude”), mobilizando milhares de visitantes afir-mando-se como um evento de qualidade e referência único na região Alentejo, no País e no espaço Trans-fronteiriço, tendo em conta a nossa fronteira com a Andaluzia e com a Extrema-dura espanhola. Produtores, expositores e público em geral foram unânimes em considerar a expoBARRAN-COS uma mais-valia para o desenvolvimento local e para a divulgação de produ-tos certificados e derivados do porco de raça alentejana, dando especial ênfase ao Presunto de Barrancos DOP, assim como a todos os pro-dutos tradicionais presentes

no certame. A expoBARRANCOS é,

já, um destino obrigató-rio no mês de Abril, um encontro da diversidade, palco por excelência de cultura, aliando o passado e a tradição ao futuro e à inovação, revelando-se uma montra de excelência para a divulgação cultural, comer-cial e industrial.

Os números confirmam o êxito de um certame aco-lhido num espaço único, por uma gente acolhedora e uma Terra Única… Barran-cos a Capital do Presunto.

- Milhares de visitantes poderão um ano mais visi-tar e degustar produtos das mais diversas regiões, nacionais e estrangeiros. Assim como procurar a mais multicultural animação nos espectáculos e com os artistas da Feira, durante os quatro dias da expo-BARRANCOS, a vila vive em permanente animação e as ofertas culturais e gastronó-

micas são variadíssimas des-tacando-se a oportunidade única de saborear a exce-lência do Presunto DOP de Barrancos e os tradicionais enchidos.

Na quinta-feira dia 07 de Abril pelas 17.30h o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, Dr. António Pica Tereno conjuntamente com sua Exa. o Ministro-adjunto Dr. Eduardo Cabrita farão as honras de inaugurar oficial-mente a expoBARRANCOS 2016, naquela que será, seguramente, das mais emo-tiva e especiais cerimonias, assinalando assim uma data que ficará na história e na memória colectiva de Todos, a expoBARRANCOS abre as portas à sua 10ª Edição, e a 10 anos de Emoções.

A expoBARRANCOS é Orgulho de TODOS.

Barrancos Terra Única. É Bom viver aqui!

E

Vinte e duas pessoas foram condenadas em Portalegre por crimes relacionados com a introdução em Portugal de tabaco falsificado, proveniente de Espanha, com penas que vão de multas até prisão efetiva, anunciou o Ministério Público (MP).

Em comunicado publicado na sua página da Internet, o MP na instância central criminal de Portalegre indica que os arguidos foram condenados pela prática dos crimes de associação criminosa, contrabando de circulação, contrafação de valores selados e de marca e por contraordenações de descaminho.

A 18 de março, o Tribunal de Portalegre condenou dois argui-dos a seis anos de prisão efetiva e nove de um a quatro anos de

Condenadas 22 pessoas em Portalegrepor introdução de tabaco falsificado no país

O conselho de arbitragem da Associação de Futebol de Évora (AFE) repudiou a agressão ao árbitro João Letras, ocorrida, no sábado, no jogo entre o Caldas e o Sintrense, da 2.ª Divisão do Campeonato Nacional Juniores.

Em comunicado enviado à

agência Lusa, o órgão da AFE considera “inadmissível e injus-tificável qualquer ato de agres-são” no futebol, frisando que este tipo de comportamentos “lesa as regras do ‘fair play’ e da verdade desportiva”.

“Esta agressão, provocada

por um jogador do Caldas, que exercia a função de capitão e de seu nome Edgar Silva Garcia, é por nós considerada de extrema gravidade”, refere o conselho de arbitragem, manifestando “incondicional apoio” ao seu filiado.

Conselho de arbitragem repudia agressão a árbitro

prisão com pena suspensa, tendo aos outros 11 sido aplicadas multas entre 750 e 10 mil euros, precisa o MP.

Em julgamento, segundo o MP, “ficou provado que os arguidos, entre finais de 2009 e novembro de 2011, organizaram-se por forma a introduzir em Portugal tabaco falsificado proveniente de Espanha, com a intenção de o

venderem em todo o território nacional”.

O Ministério Público refere que os arguidos adquiriram veículos para efetuarem o transporte do tabaco falsificado e que guardavam a mercadoria em armazéns próprios ou arrendados.

Foi dado como provado em tribunal que “os arguidos fizeram entrar em Portugal um total de 1.045.593 maços

de tabaco contrafeito”, assinala o MP, adiantando que foram apreendidos “34.941 maços de tabaco”.

O tribunal coletivo declarou perdido a favor do Estado todo o tabaco apreendido, cuja destrui-ção foi determinada, telemóveis e cartões telefónicos, dinheiro e nove veículos.

A condenação aguarda trân-

Pub.

diário do SUL8 RegionalQUARTA-FEIRA , 6 DE ABRIL DE 2016

Pub.

n João TrindadeFotos Exclusivas

S e em Janeiro de 2016, havia no Alto Alentejo mais 336 desempregados, no final de Fevereiro, a este número acrescem mais 175,

atingindo um total de 6595 desempregados”, segundo os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Para agravar a este valor acrescem ainda o número de Ocupados, 2102 – (Trabalhadores integrados em programas de emprego ou formação profissional) e indisponíveis temporariamente, 207 - (Desempregados ou empregados que não reúnem condições imediatas para o trabalho por motivos de saúde), perfazendo um total de 8904 desempregados no distrito de Portalegre. Uma das variáveis expressa na estatística do IEFP, remete-nos para

o número de Ocupados. Pelo que observamos, e tendo em conta os meses de Janeiro e Fevereiro de 2016, regista-se um decréscimo de 466 desempregados que viram terminar a sua integração em contractos de emprego e inserção ou que viram terminar a sua integração em cursos de formação profissional.

“Redução de 44%nas verbas do IEFPpara empregoe formação”

Ainda de acordo com os dados revelados, e tendo por base os progra-mas de emprego e formação profissio-nal discriminados, “não há memória no Centro de Emprego e Formação Profissional de Portalegre de uma inactividade tão significativa”. Facto também altamente preocupante . “Se

a esta inactividade acrescentarmos uma redução de 44% nas verbas do IEFP para 2016 direccionadas para as políticas de emprego e formação, vis-lumbra-se um futuro sombrio e sem alternativas para o Alto Alentejo”. Segundo os dados disponibilizados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) no distrito de Por-talegre, no final do mês de Fevereiro, doze dos quinze concelhos aumenta-ram o número de desempregados, nomeadamente, Alter do Chão, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Portalegre

“Alto Alentejo mais desempregomenos cursos de formação“

Decorreu no passado fim-de-semana, na livraria Dom Pepe, em Évora a apre-sentação do livro: “Viagens da Comida Saudável” da autora Daniela Ricardo.

O livro que reúne gastronomia com viagens, foi dado a conhecer aos ebo-renses.

Foi num ambiente acolhedor e intimis-ta, com um sorriso nos lábios que Daniela Ricardo apresentou a sua primeira obra e falou desta nova aventura, a escrita.

A alimentação consciente e natural dos quatro cantos do mundo é tónica domi-nante neste manual.

Quem tiver o prazer de o folhear poderá e n c o n t r a r receitas de vários países, fotografias da autora nas inúmeras viagens que fez e cozinhas que encontrou um pouco por todo o mundo bem como, perguntas e respostas sobre alguns mitos no

que toca a alimentação.São 272 páginas recheadas de ingre-

dientes para um corpo mais são e uma mente mais saudável.

O livro tem a edição de ChádasCinco e já está á venda em todo o país, podendo também ser adquirido agora em Évora.

A apresentação culminou com uma conferência na voz de Luís Baião, res-ponsável por inúmeros projetos sobre estilos de vida mais saudáveis e receitas que podemos por em prática diariamente para uma vida mais feliz.

Apresentação do Livro“Viagens da comida Saudável”

��������

���������

������������������

�����������������������

������������������

��������������������

�������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

���������������������

�������������������������������

�������������������������������

�����������������

���������������������

�������

��������������

����������������������������

�������������������������

�������������������������������

��������������������������������

����������������������������

�������

���������������

����������������������������

�������������������������������

�����������������

�������

���

�������������������

�������

�������������������

������������

������������

���������

���������������������������

����������������������������

��������������������������

������������������������

�������������

���������������������

�������

����������������

���������

���������������������

��������������������������������

�������������������������������

����������������������

������������������������������

����������������

�������

��������������������

������������������

��������������������������������

������������������������������

���������������������������������

������������������������

�����������������������������

�������

��������������������

����������

���������������������������������

��������������������������

���������������������������

����������������������������

��������������������������

�������

�����������

����������������������������

����������������������������

�������������������������������

���������������������������������

�������

��������

���������������������������

������������������������������

����������������������

�������������������

�������

����������������

��������������

�������������������������������

���������������

���������������

�������

���������������

������������������

���������������������������

���������������������

������������������������

���������������������

������������������������������

�������

9PublicidadeQUARTA-FEIRA , 6 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

INSTITUIÇÃO SOLIDÁRIA

NÃO DEITE NADA FORA(TUDO O QUE SEJA APROVEITÁVELE QUE POSSA SER DE UTILIDADE)

FAZEMOS TODO O TIPO DE TRABALHOA SUA MELHOR AJUDA É:DAR-NOS TRABALHO

Zona Industrial da Horta das FigueirasRua Geraldo Fernando Pinto, 4 Lote C

7005-212 ÉVORA Telf. 266746133Rua Geraldo Fernando Pinto, 4 Lote C

7005-212 ÉVORA Telf. 266746133Rua Geraldo Fernando Pinto, 4 Lote C

Vendas Novas: Desfilede motorizadas antigas

O Desportivo Clube das Piçarras organizou um desfile de 280 motorizadas antigas e recuperadas pela 5.ª vez. Desfilaram pelas ruas de Vendas Novas e seguiu-se um convívio.

•Serpa: O mal das palmeiras

Os escaravelhos têm destruído as palmeiras do jardim que por isso foi encerrado. Algumas das árvores já tinham mais que 50 anos.

•Estremoz: Casa da Câmara

Dia 14 é aberta hasta pública da venda da Casa da Câmara com 425m2 e logradouro. A base é 50 mil euros.

Breves

Pub.

diário do SUL10 SociedadeQUARTA-FEIRA , 6 DE ABRIL DE 2016

NECROLOGIA

Cabrela

Num local priveligiado na cidade de Évora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

plas salas, espaços circundantes ajardinados, máxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

Aceita IdososResidência para Seniores Vista Alegre

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 385 7000 - 757 ÉvoraTm: 929 372 974

Alvará N.º 2|2014

Pub.

Esposo, Bernardo Joaquim Correia Rocha, na impossibilidade de o fazer pessoalmente como seria seu desejo, vem por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, na quinta-feira, dia 7 de Abril, pelas 12h00m, na Igreja de Santo Antão, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MARIA MATILDE GRENHO CABAÇO ROCHA

Missa de 14.º Aniversário

António Monteiro visitaMontemor-o-Novo

O Deputado do CDS PP, António Carlos Monteiro, visitou o Mer-cado Municipal de Montemor-o-Novo com o objectivo de promover os produtos locais comercializados neste espaço municipal. A conce-lhia do CDS PP de Montemor-o-Novo quiz mostrar ao seu deputado as condições deste espaço que no seu entender, “se encontram degradados e com deficiência nas condições de segurança”. Esta iniciativa visa propor as “Autárquicas 2017” procurando sensibilizar a população para uma candidatura do CDS PP.

Militares do Posto Territorial de Cabrela detiveram em flagrante delito, dia 2 de abril, um homem e uma mulher com 37 e 18 anos, por furto de pinhas de pinheiro manso na localidade de Cabrela.

Os detidos tinham já na sua posse cerca de 200 quilos de pinhas, as quais foram apreendidas.

Os arguidos foram notificados para se apresentarem no Tribunal da Comarca de Montemor-o-Novo .

Desde o início do presente ano a GNR de Montemor-o-Novo já deteve 12 indivíduos por este tipo de crime e recuperou cerca de uma tonelada de pinhas.

Dois detidos e 200 quilos de pinhasde pinheiro manso apreendidos

Um homem de 83 anos morreu ontem na sequência do despiste do automóvel que conduzia, em Reguengos de Monsaraz.

Segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, o acidente, cujo alerta foi dado às 08:00, ocorreu na Estrada Nacional (EN) 381, à saída da cidade de Reguengos de Monsaraz em direção à aldeia da Caridade.

O comandante dos Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, Inácio Pacheco, adiantou que, na sequência do despiste, o veículo ligeiro conduzido pelo idoso embateu contra o muro de uma habitação.

As operações de socorro mobilizaram os bombeiros de Reguengos de Monsaraz e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Évora, além da GNR.

Homem de 83 anos morre em despisteReguengos de Monsaraz

Aljustrel

A atriz Ana Bola vai subir ao palco do Cine Granadeiro Auditório Municipal, em Grândola, no dia 16 deste mês, para apresentar o seu monólogo “Ana Bola sem Filtro”, divulgou a câmara municipal.

“Ainda que de uma forma ligeira e bem-disposta, o espetáculo procura uma crítica direta e sem papas na língua a uma realidade gritante: a total falta de respeito pela arte, pelos artistas e pelo traba-lho sério, que é substituído por atentados ao talento e à experiência”, resumiu a autarquia.

Esta situação “resulta na ascensão a vedeta da total ausência de talento”, acrescentou, frisando que o monólogo de Ana Bola “chama os bois pelos nomes. Sem filtros. Sem medos”.

Comemorações do Dia Mundial da SaúdeA Câmara Municipal de Aljustrel, vai promover, na quinta-feira,

diversas atividades dirigidas à comunidade em geral para comemorar o Dia Mundial da Saúde, divulgou a autarquia.

Durante a manhã, as técnicas de saúde da autarquia irão dar consultas gratuitas à população, na Unidade Móvel de Saúde que estará estacionada junto ao Mercado Municipal.

A iniciativa, que conta com a colaboração do Centro de Saúde de Aljustrel, inclui jogos lúdicos sobre segurança alimentar e atividades desportivas.

O tema do Dia Mundial da Saúde deste ano é a diabetes.

Marvão

Rastreio do cancro da mamaA Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do Núcleo Regional

do Sul, promove, a partir de quinta-feira e até ao dia 18 deste mês, um rastreio do cancro da mama no concelho de Marvão, no distrito de Portalegre, informou o município.

A autarquia associa-se a esta iniciativa, disponibilizando o apoio logístico necessário para a sua realização.

Em 2014, a taxa de participação das mulheres rastreadas, no concelho, rondou os 71%.

Beja

Obras no Parque de Feirase Exposições

O Parque de Feiras e Exposição de Beja, que acolhe o certame agropecuário Ovibeja, entre outros eventos, está a ser alvo de obras de manutenção e reparação, promovidas pela câmara municipal.

O município revelou que prosseguem “os trabalhos de recolocação de revestimentos em tijolo refratário vermelho junto ao Pavilhão Multiusos e no Pavilhão dos Sabores”.

Estão também em reparação as palas, com a substituição dos cantos em risco de queda, referiu a autarquia, explicando que os trabalhos “preveem a aplicação de placas de pladur e a fixação das palas laterais, que serão pintadas de branco no final da intervenção”.

Grândola

“Ana Bola sem Filtro”no Cine Granadeiro

Bencatel

Festa da Páscoa em BencatelO Sport Clube Bencatelense, realizou a Festa Pascal, tendo o seu

principal centro na Igreja das Mercês, constituída por Procissão da Igreja de Nossa Senhora Santa Ana a Senhora das Mercês.

Contando de diversos divertimentos, incluindo brincadeiras taurinas na Praça de Touros. No final da tarde de 2.ª feira (28/03), com a realização de um baile, com conjunto musical, sem que antes apesar do tempo frio, o habitual comes e bebes no campo, no tradi-cional confeccionado borrego. Bencatel, após o domingo de Páscoa faz (Feriado ancestral).

No presente ano devido ao tempo frio que se fez sentir, o campo estar cheio de água, devido à chuva caída anteriormente, obrigou grande parte do público a saborear o borrego em casa.

Assim damos notícia do acontecimento da Páscoa vivida em Ben-catel no ano de 2016.

Luis Crespo, foi o vencedor de mais uma sessão de Jogos Solidá-rios 2016 da União de Freguesias da Sé e S. Lourenço, organizados pelo Centro Cultural e Desportivo Desportalegre, no Centro de Idosos do Sport Clube Estrela de Portalegre.

António Ventura e Maria Jacinta Rosado, ocuparam os restantes lugares do pódio.

Os idosos do clube portalegrense disputaram dez multi-jogos desportivos de recreação individuais competindo salutarmente uns com os outros procurando somar o máximo de pontos.

DESPORTALEGRE ANIMOU IDOSOSDO ESTRELA DE PORTALEGRE

O Centro Cultural e Desportivo Desportalegre estreou-se na nova parceria com a Câmara Municipal do Crato participando nas Férias Desportivas da Páscoa 2016.

O Desportalegre proporcionou aos jovens a disputa de jogos de hóquei em campo, uma modalidade

pouco habitual, a par de uma série de divertidos multi-jogos colectivos de recreação desportiva.

Mais uma vez as actividades decorreram sobre a supervisão do professor Hélder Rodrigues, técnico de desporto do município do Crato.

Até final do ano de 2016 o Desportalegre vai desenvolver uma série de actividades em prol da população do concelho do Crato com o apoio da Câmara Municipal.

DESPORTALEGRE PARCEIRO DO MUNICÍPIODO CRATO NAS ACTIVIDADES DAS FÉRIASDESPORTIVAS DA PÁSCOA

Montemor-o-Novo

CERIMÓNIAS DO DIA DO COMBATENTE14 DE ABRIL 2016 (QUINTA-FEIRA)

CONVITEA Direção do Núcleo de Évora da Liga dos Combatentes,

convida todos os Sócios, familiares e a População em gerala assistir às cerimónias alusivas às comemorações do DIA DO COMBATENTE – 96º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DE LA a assistir às cerimónias alusivas às comemorações do COMBATENTE – 96º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DE LA a assistir às cerimónias alusivas às comemorações do

LYS que vão ser levadas a efeito no dia que vão ser levadas a efeito no dia 14ABR16 pelas pelas 11H00, , junto ao junto ao Monumento aos Mortos no Rossio de S. Brás, nesta Monumento aos Mortos no Rossio de S. Brás, nesta cidade.

LIGA DOS COMBATENTESNÚCLEO DE ÉVORA

11SociedadeQUARTA-FEIRA , 6 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Fotos Exclusivas

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 Castelos e Palácios da Europa12:00 Voyage Of The Continents13:00 O Alto13:30 Termas no Centro de Si14:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 Cougar Town21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 Uma Aldeia Francesa22:50 O Caimão00:40 Cinemax Curtas01:40 Sociedade Civil02:40 Euronews06:32 Repórter África

06:00 Edição Da Manhã

08:45 A Vida Nas Cartas: O

Dilema

10:00 Queridas Manhãs

13:00 Primeiro Jornal

14:30 Dancin’ Days

15:45 Grande Tarde

19:00 I Love Paraisópolis

20:00 Jornal Da Noite

21:30 Coração D’Ouro

22:30 Poderosas

23:30 A Regra Do Jogo

00:30 Mentes Criminosas

01:30 Investigação Criminal

02:30 Podia Acabar O Mundo

03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Os Nossos Dias15:00 Bem-vindos a Beirais16:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 O Preço Certo20:00 Telejornal21:00 The Big Picture21:45 Aqui Tão Longe22:45 Futebol: Liga dos Campeões (Resumos)23:45 Versailles00:45 5 Para a Meia-Noite02:00 Surf Report02:15 Arrow03:00 Grande Entrevista04:00 Os Nossos Dias04:45 Televendas05:00 Palavra aos Diretores05:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 3

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – CentralESTREMOZ – CostaÉVORA - Rebocho PaisMONTEMOR-O-NOVO – SepúlvedaMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Misericórdia REDONDO – Holon RedondoREGUENGOS MONSARAZ – ModernaVENDAS NOVAS – NovaVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – DiasALMODÔVAR – AureaALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – FonsecaCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Salgado MOURA – Nataniel PedroSERPA – Central VIDIGUEIRA – Costa

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – CentralCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – MouttaFRONTEIRA – Costa CoelhoGAVIÃO – Mendes; Pimentel MONFORTE – JardimNISA – Seabra; Moderna PONTE DE SÔR – Matos Fernandes PORTALEGRE – NovaSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – MisericórdiaGRÂNDOLA – Pablo; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – Corte RealSINES – Central

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraSol Máx.: 21º C Min.: 6º C

Quarta-feira, 6

BejaSol Máx.: 21º C Min.: 6º C

PortalegreSol Máx.: 19º C Min.: 8º C

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Évora Concelhodo Mundo:Roteiro com história

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266735735- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

Fadista Ana Moura visitaCentro Histórico de Évora

A fadista esteve presente em Évora num espetáculo de promoção do álbum Moura, o sexto na carreira da fadista. Noite de casa cheia no Arena de Évora com gente de todo o Alentejo e até turistas que de visita à cidade aproveitaram para assistir ao vivo uma das fadistas de maior sucesso em Portugal.

A fadista conheceu a gastronomia da cidade na

companhia dos seus músicos e de Nuno Monteiro, promotor do Alentejo, que durante o jantar a surpreendeu com um tinto alentejano com o rotulo Reserva de Ana Moura e oferta de um exemplar do jornal Diário do Sul para o qual a fadista teve uma palavra de gratidão pelo destaque e apoio que o jornal dá á musica portuguesa e em especial ao fado.

Os dois aproveitaram a manhã seguinte ao concerto para trabalhar em conjunto num projeto, e de seguida, visitarem o centro histórico da cidade, o artesanato e algumas empresas do centro historico como a TOPEmotions, Capotes Emotions e Óptica Havanesa na qual a fadista foi surpreendida com a oferta de uns óculos de sol.

Nuno Monteiro acompanhou a fadista à boa moda alentejana com uma Samarra Tecnológica da Capotes Emotions uma ideia criativa de João Leitão CEO da empresa ALENTAPP.

Ana Moura deixa o seu reconhecimento pela beleza da cidade e um obrigado muito especial aos seus fãs eborenses pela noite fantástica que lhe proporcionaram no Arena de Évora.

06:30 Diário Da Manhã

10:10 Você Na TV!

13:00 Jornal Da Uma

14:45 Mundo Meu

16:00 A Tarde É Sua

19:00 The Money Drop

20:00 Jornal Das 8

21:40 A Única Mulher

22:57 Santa Bárbara

23:45 A Casa É Minha

00:10 Esquecido

02:15 O Escritório

03:15 Queridas Feras

05:00 TV Shop

A angariação de alimentos para famílias carenciadas e a divulgação da cultura cigana são dois dos objetivos de um festival solidário, que vai decorrer no sábado em Elvas.

Trata-se de uma iniciativa da Sílaba Dinâmica - Associação Inter-cultural de Elvas, que representa a comunidade cigana, e que vai decorrer nas instalações do Centro de Negócios Transfronteiriço.

“O festival pretende passar a mensagem da interculturalidade. A comunidade maioritária, cigana e africana, às vezes, estão um pouco de costas voltadas e o objetivo é que estas comunidades se juntem”, explicou à agência Lusa Luís Romão, da associação promotora.

A iniciativa procura, segundo o responsável, “a integração da comunidade cigana, através da tolerância, compreensão, solidarie-dade e interação com a sociedade maioritária e as outras minorias étnicas”.

A angariação de alimentos para doar a famílias carenciadas vai ser feita através do valor da entrada (dois alimentos) no festival, que inclui uma mostra de gastronomia cigana.

“Além da gastronomia e da música, vamos ter uma exposição foto-gráfica e ainda uma pequena peça de teatro, que tem como objetivo meter a comunidade cigana em movimento”, acrescentou.

É, segundo o responsável, “um festival intercultural”, com música oriunda da sociedade maioritária, africana e cigana.

Festival solidárioem Elvas

ANO: 47.º NÚMERO: 12.746 PVP: 0,75€ QUARTA-FEIRA, 6 DE ABRIL DE 2016

Pub.

Autarca de Reguengos de Monsaraz assume presidência da RECEVIN

José Calixto já tem planos para três anos.“Desenvolver enoturismo e rotas europeias”n Roberto Dores

José Calixto, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, foi eleito presidente da Rede

Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN), sucedendo ao ita-liano Pietro Iadanza, e pre-tende estabelecer uma estru-tura de acesso aos fundos comunitários, constituir as rotas do vinho da Europa e trabalhar o enoturismo com todos os parceiros europeus. A candidatura do autarca alen-tejano foi apresentada pela Associação de Municípios Por-tugueses do Vinho, tendo o mandato uma duração de três anos. A RECEVIN tem o apoio das associações nacionais de cidades do vinho que existem na maioria dos 10 países mem-bros da rede (Alemanha, Áus-tria, Bulgária, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hun-gria, Itália, Portugal e Sérvia), que se traduzem na força de 800 cidades de toda a Europa.

Que importância atribui a este cargo para o qual acaba de ser eleito?

Esta rede tem um percurso com alguns anos e tem hoje a representação de 800 cidades e territórios vinhateiros. Isso é algo muito importante no contexto europeu.

E em que medida o território do Alentejo pode retirar partido desta eleição?

Obviamente que desempenhar um cargo de presidência nesta rede centra também as atenções nos nosso próprio território, nos vinhos de Portugal e nos vinhos do Alentejo, numa grande associação de municípios que tem feito um trabalho extraordinário. Refiro aqui o presidente da direção, o colega Pedro Ribeiro, presidente da câmara do Cartaxo e o secretário-geral José Arruda, que têm preparado todo este percurso dos municípios portugueses do vinho, que culminou com a assunção de Portugal na presidência através da indicação do meu nome. Tem sido um trabalho diplomático muito significativo.

O que pode potenciar agora?

Pode permitir desenvolver um conjunto de projetos que a rede tem que levar a cabo e centrar a decisão sobre as matérias desse setor e sobre as matérias que têm a ver com os municípios e com a

promoção que os municípios sabem fazer dos seus territórios.

Porque há aqui uma dimensão internacional que acaba de ser reforçada…

A nossa região vinícola é Reguengos, o Alentejo e representamos estes vinhos. Isso é falado em todos os fóruns onde estamos e, por essa via, tem um interesse muito grande, porque onde quer que nós estejamos, estamos com o presidente de uma rede europeia, levando a que a nossa origem seja sempre falada. Mas também interessa que a RECEVIN faça com que no futuro essa rede tenha ainda uma maior notoriedade para que o valor deste cargo possa ser traduzido em projetos concretos.

Por exemplo?Falo de projetos que unifiquem

estes territórios dos países da Europa e que possam, no Parlamento Europeu e nos órgãos da União Europeia, dar notoriedade à Rede de Cidades Europeias do Vinho, dando assim notoriedade aos seus territórios. São projetos que agora temos que implementar para dar conteúdo ao desempenho de um cargo que é importante. Mas muitas vezes só nos apercebemos da sua real

importância quando ouvimos os outros falarem dele, como aconteceu nestes dias na região de Veneza.

Ou seja, terá pela frente um mandato de três anos em que terá de prestar muita atenção a Bruxelas.

É em Bruxelas que está o centro de decisão da Europa e daí não podemos fugir. É possível controlar e executar o cargo de presidente da rede a partir dos territórios em que cada um de nós está, mas as grandes decisões, sobre os projetos que consideramos prioritários em termos da decisão coletiva da rede, passam por Bruxelas.

E já estão definidas as principais apostas?

Aquilo que iremos tentar fazer é centrar muito da nossa atividade ao nível do desenvolvimento de projetos, para que sejam candidatos diretamente a instituições comunitárias supranacionais. Estou a pensar na área do enoturismo, na área das rotas europeias do vinho ou na área do consumo com moderação, para desfazer o mito de que o vinho é um produto alcoólico dos países do Sul da Europa, que não pensam na sua própria saúde.

Um conceito que chega da Europa do Norte…

E que é completamente falso. Temos que lutar contra essa ideia. No Norte da Europa faz-se, se calhar, vinho com tudo menos com uva. Mas é preciso dizer que não estamos contra ninguém, porque sabemos que há vários processos produtivos para elaboração do vinho e respeitamos todos. Desde que tenham qualidade e sejam a identidade dos povos onde eles são executados. Isso é fundamental, porque estamos a tratar de um setor que também identifica os povos que lhe dão origem.

Até que ponto a intervenção de outras regiões vitivinícolas portuguesas pode ter um papel relevante neste seu mandato de três de anos?

Foi muito importante para mim estar estes dias em Itália com todos os membros portugueses do Conselho de Administração da Rede Europeia de Cidades do Vinho. Estiveram os colegas de Lamego, em representação do Norte do Portugal, essencialmente do Douro, estava o presidente da Câmara do Cartaxo, representando Lisboa e Vale do Tejo, estava o presidente da Câmara de Palmela, representando tudo aquilo que é a Península de Setúbal. Depois

estava eu em representação do Alentejo. Quer isto dizer que, ao nível da Associação Nacional de Municípios do Vinho, temos tido uma postura absolutamente transversal em termos das várias realidades que Portugal tem. Este acaba por ser um bom exemplo daquilo que as regiões têm que fazer.

Refere-se à questão da união?

Sim, temos que nos unir todos. Temos todos perspetivas diferentes, mas temos uma mais-valia para identificação das prioridades da rede. O empenho agora demonstrado, com representações ao mais alto nível de Portugal e Itália, é muito importante, independentemente das nossas formas de estar na vida e de cada região vitivinícola que defendemos.