ds dia 29 03 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA TERÇA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2016 ANO: 47.º NÚMERO: 12.740 Pub. Bonecos de Estremoz querem ser Património .... PÁG. 5 Entregues 70 parcelas de terreno para cultivo de hortas Reguengos .... PÁG. 6 Candidatura de figurado em barro entregue O município de Estremoz, no Alentejo, anunciou ter entregado à Comissão Nacional da UNESCO a candidatura à inscrição da produção de figurado em barro na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Em comunicado, a autarquia refere que o processo de promoção, investigação e produção de conhecimento, iniciado em outubro de 2012, pretende chegar ao registo dos chamados “Bonecos de Estremoz”, em barro, arte emblemática da cidade, na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). “Estrela” vai na frente e é quase campeão da Divisão de Honra Vendas Novas .... PÁG. 7 GNR regista 3 mortos e mais de 800 acidentes Páscoa/Sinistralidade .... ÚLTIMA PÁG. Notas de 20 surpreenderam famílias de Évora Está desfeito o ‘mistério’ do dinheiro nas caixas de correio .... PÁG. 5 A surpreendente e inédita dádiva começou na quinta-feira a chegar às casas das 13 famílias - , a quem apenas foi recomendado que estivessem atentos à caixa do correio - prolongando-se até sábado, para um total de 60 euros por morador.

Upload: diario-do-sul

Post on 27-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 29Março2016

TRANSCRIPT

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIATERÇA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2016

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.740

Pub.

Bonecosde Estremozquerem serPatrimónio

.... PÁG. 5

Entregues70 parcelasde terreno paracultivo de hortas

Reguengos

.... PÁG. 6

Candidatura de figurado em barro entregue

O município de Estremoz, no Alentejo, anunciou ter entregado à Comissão Nacional da UNESCO a candidatura à inscrição da produção de figurado em barro na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Em comunicado, a autarquia refere que o processo de promoção, investigação e produção de conhecimento, iniciado em outubro de 2012, pretende chegar ao registo dos chamados “Bonecos de Estremoz”, em barro, arte emblemática da cidade, na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

“Estrela” vai nafrente e é quase campeão daDivisão de Honra

Vendas Novas

.... PÁG. 7

GNR regista3 mortose mais de800 acidentes

Páscoa/Sinistralidade

.... ÚLTIMA PÁG.

Notas de 20surpreenderamfamílias de Évora

Está desfeito o ‘mistério’ do dinheiro nas caixas de correio

.... PÁG. 5

A surpreendente e inédita dádiva começou na quinta-feira a chegar às casas das 13 famílias - , a quem apenas foi recomendado que estivessem atentos à caixa do correio - prolongando-se até sábado, para um total de 60 euros por morador.

2 RegionalTERÇA-FEIRA , 29 DE MARÇO DE 2016 diário do SUL

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Fotos Exclusivas

F

n Marina Pardal

oram eleitos na passada quinta-feira os novos órgãos sociais do Núcleo

Empresarial da Região de Évora (NERE), para o triénio 2016-2018. Estava a concorrer apenas uma única lista, que foi eleita por unanimidade pelos associados presentes.

A Direção é agora liderada por Vítor Barbosa, que repre-senta a Ibéria – Indústria de Betão. A Mesa da Assembleia Geral tem como presidente João Assis, da empresa com o mesmo nome, enquanto a presidência do Conselho Fiscal é assumida por Luís Castelos, em representação da empresa Diogo Castelos, Lda.

A grande novidade nos órgãos sociais do NERE é a existência de quatro vice-presidentes na Direção, com o objetivo de abranger um maior número de setores económicos.

Os atuais vice-presidentes são Rui Espada (Eduardo Espada, Lda), que ocupou o cargo de presidente durante dois mandatos, Paulo de Oli-veira (Sociedade Hoteleira do Arez), Luís Mira (Serrano Mira – Sociedade Vinícola) e Paulo Marchioto (Embraer Portugal).

À margem desta eleição, Vítor Barbosa destacou que com esta mudança “preten-demos alargar a representa-

Triénio 2016-2018

NERE com novos órgãos sociais

tividade das empresas nos órgãos sociais do NERE”, ex-plicando que “alterámos os nossos estatutos e alargámos a Direção, com a inclusão de quatro vice-presidentes em vez de um, como tínhamos anteriormente”.

De acordo com o mesmo responsável, “com essa ideia queremos incorporar seto-res que são muito represen-tativos da nossa região que não estavam representados a este nível na Direção”, adiantando que “temos empresas mais tradicionais e também setores mais dis-tintivos, como o das insta-lações elétricas industriais, do turismo, aeronáutica, comércio, agroindústrias ou construção civil”.

Vítor Barbosa acrescentou que “com estas quatro vice-presidências pretendemos que o NERE dê uma respos-ta mais cabal em todos os fóruns em que é solicitado”, lembrando que “somos uma associação generalista, mas

somos uma associação bas-tante representativa da ativi-dade económica da região”.

Realçou que, “por outro lado, também temos todo o interesse em ter dentro dos nossos órgãos sociais empresários e empresas com prestígio e dimensão, que tragam as suas opiniões e preocupações para dentro da Direção para que possa-mos dar resposta”.

Segundo o mesmo responsável, “abrimos ao exterior com mais capaci-dade de resposta e também incorporamos dentro das nossas reuniões outras opi-niões e outros setores, que não eram representativos há alguns atrás, mas que hoje são, e que queremos ver refletidos dentro da Direção do NERE”.

Na sua perspetiva, “com esta estrutura ficamos em condições de dar uma me-lhor resposta aos nossos associados e à região”, recordando que “temos

Alguns dos elementos dos órgãos sociais do NERE, eleitos para o triénio 2016-2018.

O presidente da Mesa da Assembleia Geral, João Assis,e o presidente da Direção, Vítor Barbosa.

mais de 400 associados e o nosso objetivo é duplicar esse número até ao final do mandato”.

Direção do NEREtem agora quatrovice-presidentes

Esta nova estrutura or-gânica do NERE é encarada como uma oportunidade para chegar mais longe. Essa é, por exemplo, a opinião de Rui Espada, que esteve no cargo de presidente da Direção durante seis anos, assumindo agora uma das vice-presidências.

“A nossa intenção é dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito”, referiu, sublinhando que “não é uma mudança de

Direção, mas sim um alar-gamento que abrange outras áreas do interesse regional”.

Paulo Oliveira, que tam-bém já fazia parte da Dire-ção anterior, realçou que “com o alargamento das vice-presidências pretende-se chegar a novos setores e a mais empresas, bem como trazer mais valor aos nossos associados, se for possível, procurando novas soluções”.

Frisou ainda que “a área do empreendedorismo foi um foco da anterior Direção, pelo que vamos continuar nesse sentido, ou seja, manter o que foi feito de bom no passado e, se possível, tentar fazer ainda melhor”.

Luís Mira, que também já fazia parte dos órgãos sociais do NERE, disse que

“esta maior distribuição de pelouros vai ajudar a Dire-ção a desmultiplicar-se em várias áreas”, considerando que “assim vamos atender a mais áreas e a mais locais, o que é sempre positivo”.

Paulo Marchioto, que é um estreante na Direção do NERE, evidenciou que “nos últimos anos temos acompanhado a atuação desta associação, vimos a sua abrangência e que esta é uma causa nobre”.

Na sua opinião, “a Embra-er tem bastantes contributos para dar e para receber com estas empresas”, focando que “vimos este tipo de iniciativas como tendo uma importância fulcral para o desenvolvimento da região, pelo que estamos prontos para a troca de experiências e para fazer um crescimento

3Tema de AberturaTERÇA-FEIRA , 29 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Pub.

DIRECTORMADEIRA PIÇARRANOTA DO DIANOTA DO DIA

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

As entidades responsáveis alertam desde há anos o problema da criminalidade nas Escolas e nas suas imediações.

A última amostragem diz que em 2015 foram participados 6000 ocorrências. Calcula-se que outras tantas não foram motivo de queixa a mor das vezes para evitar represálias

Não se sabe qual o desfecho das participadas porque em via de regra demora anos.

Uma conclusão se tira destas denúncias: a Es-cola não é respeitada.

Os culpados maiores são aqueles que não educam em família e que não recomendam aos estudantes familiares que respeitem aquele lu-gar tão importante como é a Escola.

Bem entendido é também o facilitismo que dentro dos portões se faz em nome de liberda-des equívocas.

Cumpre aí aos responsáveis pelo Ensino exi-gir medidas protectoras do Governo para o seu desempenho.

Bastaria isso para melhor dignifi car as Escolas de Portugal. Doutro modo professores e alunos vivem em situações que não se coadunam com os princípios base da Educação dos jovens que serão os futuros responsáveis de amanhã.

O Estado parece adormecido nesta matéria e as consequências estão à vista naquele relatório de 6000 queixas.

(...)Bem

entendido é também o facilitismo que dentro

dos portões se faz em nome

de liberdades equívocas

(...)

EM REUNIÃO PÚBLICA DE 23 DE MARÇO

A Câmara Municipal de Évora aprovou por unani-midade um voto proposto pela CDU de condenação do acto terrorista que atingiu Bruxelas esta semana, considerando que esta ação “apenas serve a xenofobia, a into-lerância, a justifi cação de sociedades policiadas e procura cercear a liber-dade e a democracia”.

O Município apela à refl exão da União Euro-peia sobre a sua política externa e defende que esta comunidade de Estados

“deve pautar-se pela defesa da paz, pela não ingerên-cia, pela tolerância e ami-zade entre todos os povos”.

Considera ainda que estes actos terroristas não devem limitar o apoio aos refugiados, ser pretexto para novas intervenções militares ou para quaisquer formas de limitação permanente da liberdade. Manifesta a sua solidariedade para com as vítimas, famílias e povos atingidos.

O Vereador Eduardo

Luciano deu conta da rea-lização do mercado Ibero-americano de Música – EXIB Música, de 4 a 7 Maio, em Évora, iniciativa que reúne, em parceria cultural, o Município de Évora e a Entidade Regio-nal de Turismo. O Palácio de D. Manuel será o centro do encontro, que terá também palcos noutros pontos da cidade onde estão previstas apresenta-ções de várias dezenas de artistas. Para saber mais sobre esta plataforma de diversidade musical pode

consultar a sua página electrónica em http://exibmusica.com/pt/

A Vice-Presidente, Élia Mira, deu conhecimento do projecto Movimen-tARTE Programa Escolhas 6ª Geração, quanto á área de intervenção, objetivos e ações em curso até 2018. Este tem como entidade promotora o Centro Humanitário da Cruz Ver-melha Portuguesa de Évora e como entidade gestora o Núcleo Empre-sarial da Região de Évora. Contempla a constituição

de um consórcio de que faz parte da Câmara.

O projecto é circuns-crito à União de Freguesia da Malagueira e Horta das Figueiras e tem como fi na-lidade contribuir para uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa de crianças e jovens prove-nientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis. Serão desen-volvidas ações de alfabeti-zação, apoio ao estudo, apoio psicológico indivi-dualizado, grupo de pais e encarregados de educa-

ção, programa de desen-volvimento de competên-cias pessoais e sociais, inclusão digital, entre outras.

Foi aprovado por unani-midade o procedimento coercivo – Acionamento de caução e proposta para autorização de abertura de procedimento concursal/Villas do Alcaide em Évora, com vista à adjudicação de empreitada para conclu-são dos trabalhos e com isto a resolução de vários problemas que afetam os moradores.

Câmara de Évora condenou terrorismo em Bruxelas

diário do SUL4 OpiniãoTERÇA-FEIRA , 29 DE MARÇO DE 2016

Pub.

Breves

Comentários

n Pe. Madureira da Silva

• Em 2006, o Instituto Piaget pro-moveu umas conferências subordina-das ao tema «Para onde vão os valores». Por jogar com os conceitos de criação e eternidade, a contribuição de André Brahic – «Interrogação científica, dúvi-das e certezas» – sobre as nossas ori-gens e as origens do mundo deixou-me de pé atrás. Lendo atentamente o seu texto, concluí que continuam as con-fusões entre o conceito “origens” do universo e as explicações sobre “como evoluiu” fisicamente o universo ( já originado) até ao momento presente. Confusões, porque se misturam num só os dois conceitos diferentes e se presume que se está a falar da mesma realidade. O problema continua por resolver porquanto: se, anteriormente, a Metafísica afirmava a origem pela cria-ção mas não explicava como evoluiu o universo – ainda que especulasse sobre o assunto –, a Física não consegue explicar a origem, a não ser que aceite como científica a geração espontânea! Talvez a solução esteja na contribuição das duas. Há que reconhecer que o

Não há geração espontâneaUniverso, tal como existe agora, é um efeito para o qual contribuiram várias causas: causas físicas circunstanciais, se falamos em transformações evolutivas; causa metafísica eficiente, se falamos em criação. E as polémicas entre evolu-cionistas e criacionistas ficarão resolvi-das e absolvidas!

• Estando os homens deste sécu-lo XXI munidos de ferramentas de observação poderosas para descobri-rem o que anteriormente era mera especulação, mesmo assim a ciência está mais apta a dizer-nos o que não pode ter acontecido do que aquilo que, de facto, aconteceu. A teoria do big-bang, a descoberta da partícula de deus e as experiências da aceleração das partículas, por muito interessantes e científicas que sejam, esbarram com um muro intransponível fisicamente e que é conhecido como «princípio», «origem», «causa primeira» – conceitos e termos a respeito dos quais muitos filósofos do passado gastaram imenso tempo e neurónios. Ironicamente, os cientistas perguntam se foi perdido o seu tempo a alimentarem ilusões; mas respondem que não, porque as suas tentativas desbravaram o terreno e aju-daram-nos a formular novos conceitos. Se a ideia de um mundo eterno, sem começo nem fim, formulada e defendi-da com insistência por Aristóteles, foi contrariada pela posterior filosofia de-senvolvida pela cristandade que acre-dita num mundo criado por Deus, isso não nos leva a afirmar que o problema esteja resolvido com a ajuda da atual ciência, que nega tudo isso. Os cientis-

tas julgam que têm em mãos a solução, porque pressupõem que este problema é exclusivamente um problema físico e não metafísico.

• Os cientistas estão de acordo entre si quando afirmam que o estudo das nossas origens diz respeito aos astrónomos e aos físicos, aos químicos e aos mineralogistas, aos geofísicos e a muitos outros. Mas não julguem que conseguem qualquer acordo com quem continua a reconhecer o valor das implicações filosóficas e metafísi-cas. É especulação? Admito. Mas que havemos de chamar às crenças desses cientistas que confundem a origem do universo com o começo de uma série e se põem a debitar hipóteses que não conseguem provar cientificamente? É verdade que a pesquisa espacial e o desenvolvimento dos meios de obser-vação e de análise fornecem ferramen-tas tão poderosas que vivemos uma verdadeira revolução na história da aquisição de conhecimentos. Ninguém pode ignorar os esforços levados a cabo pelas observações e pelos modelos que tornaram evidente que a terra, a lua, o sol, as estrelas e os objetos do céu foram formados um dia e que evolu-íram. Se é fácil inclinar-nos perante os factos da observação, continua a ser difícil aceitar provado o que nem sequer é provável. Deve criticar-se as ideias a priori e até os livros sagrados (se utilizados como livros científicos); mas o problema não está nos a priori nem nos livros; está nas interpretações especulativas que foram transformadas em dogmas.

As penhorasEm 2014 a Segurança Social fez 374 mil penhoras no valor de 5 mil

milhões em bens e créditos e salários.Alerte-se que após ser notificado o devedor tem 30 dias para resolver o

assunto.Num País tão pequeno isto assusta. E é só no sector Segurança Social para

o Fisco. B.L.

•Os doentes e os Hospitais

O doente quando vai para o Hospital normalmente vai assustado. Se o médico e a enfermeira o tratam com carinho e palavras animosas o doente tranquiliza-se. Felizmente a grande maioria dos profissionais de saúde são pessoas que sabem dar apoio e esperança. E são esses exemplos de simpatia para o doente que devem servir de modelo aos que não leram o verdadeiro Estatuto da Saúde. Bem hajam esses médicos e enfermeiros que são orgulho da profissão. E aos que não os imitam oxalá as chefias os ensinem nos valores da medicina solidária a quem se deve homenagear.

L.A.S.

Beja: Município apoiaO Município abriu um serviço informativo para pessoas deficientes no

Centro Social do Lidador, todas as primeiras terças-feiras do mês.

•Almodôvar: Obras na vila

O Município já abriu concurso para requalificação da zona sul e a obra custará 1 milhão de euros valorizando a entrada da urbe.

•Elvas: Concerto da Páscoa

Na igreja do Salvador em Elvas a Banda 14 de Janeiro deu o habitual Concerto da Páscoa com grande brilho.

5RegionalTERÇA-FEIRA , 29 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

E

Notas de 20 surpreenderam famílias de Évora

n Roberto Dores

Pub.

Pub.

se um dia encontrasse notas verdadeiras na sua caixa do correio sem qualquer

explicação adicional? Aceitava a dádiva sem hesitar? Ficaria desconfiado e receoso? Iria procurar saber a origem da oferta? Foram precisamente estas as reações dos 13 moradores da rua do Ouro, em pleno bairro do Bacelo, em Évora, ao terem sido contemplados durante três dias consecutivos com notas de 20 euros colocadas nas respetivas caixas do correio.

A surpreendente e inédita dádiva começou na quinta-feira a chegar às casas das 13 famílias - , a quem apenas foi recomendado que estivessem atentos à caixa do correio - prolongando-se até sábado, para um total de 60 euros por morador.

Treze moradores receberam 800 euros nas caixas do correio

Rapidamente a notícia da insólita dádiva passou de boca em boca, com todos os vizinhos a darem conta entre si de que tinham recebido os 20 euros e até houve quem chamasse a polícia. A PSP de Évora estava alertada para o que se iria passar, mas limi-tou-se a confirmar a autenti-cidade das notas.

Só ao terceiro dia o co-mediante António Raminhos apareceu na rua do Ouro para se dirigir aos moradores e revelar que, afinal, se tratava de uma campanha de sensibi-lização para as vantagens de poupar dinheiro, como expli-cou ao “Diário do Sul” Filipe Nery, manager da Quoty em Portugal, que esteve por de-trás da iniciativa onde foram investidos 800 euros. A Quoty é uma plataforma agregadora de folhetos que dá suporte ao consumidor através de uma aplicação para smartphone e tablet, e de um site, que

permite a identificação de oportunidades de compra e o armazenamento virtual de cartões de fidelização.

Segundo Filipe Nery, a ação foi acompanhada por câ-maras ocultas e outras visíveis para gravar as reações dos moradores, que autorizaram

a publicação das imagens nas redes sociais. Apenas uma pessoa não consentiu a sua imagem num vídeo promocional que deverá ser publicado até final desta semana, que descreve as rea-ções durante os três dias que durou a ação.

“No primeiro dia as pesso-as ficaram muito desconfia-das e queriam saber o que se passava. Diziam que, nos dias de hoje, ninguém dá nada a ninguém”, revela o mesmo responsável, sublinhando a desconfiança havia de per-manecer até sábado. “Alguns

iam agradecendo e ficaram contentes”, insiste, explican-do que o principal objetivo da campanha foi mostrar o sentimento de contradição gerado entre os moradores.

“Por um lado toda a gente gosta de ganhar dinheiro fácil e até gostavam que tudo isto tivesse ocorrido na sua rua. Por outro, as pessoas que re-cebem o dinheiro ficam des-confiadas. Mas, na verdade, o que se pretendia era chamar a atenção da importância da poupança como a principal forma de aumentar o poder de compra”, justifica Filipe Nery. “Ou seja, se queremos comprar mais com menos, não é andar à procura de di-nheiro nas caixas de correio ou esperar que ele caia do céu. Daí isto ser uma ação de provocação, que chama a atenção das pessoas para a necessidade de termos uma atitude responsável poupan-do todos os dias.

O município de Estremoz, no Alentejo, anunciou ter entre-gado à Comissão Nacional da UNESCO a candidatura à inscri-ção da produção de figurado em barro na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Em comunicado, a autarquia refere que o processo de promo-ção, investigação e produção de conhecimento, iniciado em outu-bro de 2012, pretende chegar ao registo dos chamados “Bonecos de Estremoz”, em barro, arte emblemática da cidade, na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O dossiê de candidatura foi entregue “após a conclusão da componente burocrática e apresentação de estudos”, num processo em que a câmara municipal teve como parceiros

Estremoz entrega candidatura de figurado em barroa Património da Humanidade

a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o Centro UNESCO para a Valorização e Salvaguarda do Boneco de Estremoz, no dis-trito de Évora.

“Todo este processo de can-didatura foi desenvolvido recor-rendo apenas a recursos técnicos e humanos do município, em estreita colaboração com o grupo de trabalho da Comissão Nacional da UNESCO, através do seu comité para o Património Cultural Imate-rial”, explicou a autarquia.

Como primeiro passo do processo, em março de 2014, a assembleia municipal declarou a “Produção de Figurado em Barro de Estremoz” como Património de Interesse Municipal.

Os estudos continuaram, de acordo com a câmara municipal, e o Plano de Valorização e Salva-guarda do Boneco de Estremoz começou a ser colocado em prá-

tica, nomeadamente no âmbito da investigação da produção bonequeira atual e das matérias-primas dos séculos XVIII e XIX da coleção Reis Pereira.

No âmbito do projeto, foram realizadas várias conferências e renovada a exposição perma-nente do Museu Municipal, além de terem sido promovidas expo-

sições temporárias e atividades educativas.

Em abril de 2015, a Direção-Geral do Património Cultural inscreveu a produção do figurado em barro no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e, dois meses depois, foi criado, no Museu Municipal, o Centro UNESCO para a Valorização e Salvaguarda do Boneco de Estremoz.

O boneco modelado ao modo de Estremoz é uma produção artística de caráter popular, com mais de 300 anos de história, que era maioritariamente execu-tada por mulheres nos primeiros séculos de existência da arte e que tem sido um elemento de divulgação da cidade no país e

no estrangeiro.A arte consiste na modelação

de uma figura em barro cozido, policromado e efetuada manu-almente, segundo uma técnica com origem pelo menos no século XVII.

Em Estremoz, trabalham atu-almente nesta arte Afonso Ginja, Célia Freitas, Duarte Catela, Fátima Estróia, Irmãs Flores, Isabel Pires, Jorge da Conceição, Maria Luísa da Conceição, Miguel Gomes e Ricardo Fonseca.

diário do SUL6 RegionalTERÇA-FEIRA , 29 DE MARÇO DE 2016

n João Trindade

Pub.

“Smuggling” de João Louro no MACE até 8 de maioA exposição temporária

“Smuggling”, do artista João Louro, vai estar patente ao público no Museu de Arte Contemporânea de Elvas até 8 de maio.

Este projeto expositivo, que inicialmente estava previsto terminar a 1 de maio, viu o prazo de exposição prolongado, sendo que este reúne um conjunto alargado de novos trabalhos

produzidos pelo artista para esta exposição, contextualizados por trabalhos anteriores e insinua-se como referência ao programa visual de João Louro, que ao longo de toda a sua obra tem

vindo a questionar as relações entre linguagens, referências (literárias, cinematográficas, musicais e teóricas) e suportes que acivam um contrabando de significados, permitindo observar as mais densas camadas da produção cultural.

A mostra de arte contemporânea tem como curadora Ana Cristina Cachola, e a validade artística das obras de

João Louro é acompanhada por uma validade epistémica que consubstancia uma ética e uma estética das imagens que produzem o mundo.

“Smuggling” é uma exposição-revelação pois mostra não só as várias localizações que constituem esta constelação, ou seja, as obras na sua individualidade, mas a forma como se relacionam entre si: através de um contrabando de

linguagens e significados; trocas, c o r r e s p o n d ê n c i a s , questionamentos, refutações que percorrem caminhos densos, às vezes ilícitos porque ocultos de convenções heurísticas”, sublinha.

Nesta exposição, o visual e o verbal – a visualidade do texto e a verbalidade da imagem – assumem-se como dimensões que se deslocam num trânsito

mutuamente constitutivo – um contrabando -, que percorre caminhos alternativos às grandes vias da informação e do entretenimento. As obras que Louro apresenta, em distintos media, são resultado destes trânsitos que produzem superfícies analíticas e apelam à literacia visual enquanto estratégia crítica do mundo contemporâneo.

Reguengos de Monsaraz já entregou 70 parcelas de terreno à população para cultivo de hortasNo âmbito do projeto Hortas

Urbanas, o Município de Reguengos de Monsaraz entregou no dia 20 de março mais 37 parcelas de terreno, cada uma com 30 metros quadrados. No ano passado, nos meses de maio e de julho, a autarquia atribuiu um total de 33 parcelas de terreno na mesma zona, localizada próximo da antiga estação de caminho-de-ferro.

Na terceira fase deste projeto comunitário foram efetuadas obras de requalificação do espaço, como a criação de três parcelas preparadas para pessoas com mobilidade condicionada, a construção de uma rampa de acesso aos dois patamares, a colocação de uma pérgula com vegetação para ensombramento e de mobiliário urbano, nomeadamente mesas e bancos.

No total foram atribuídas 70 parcelas de terreno com pontos de água individuais, restando apenas quatro para novos interessados, entre as quais as três parcelas destinadas a pessoas com mobilidade condicionada.

O projeto Hortas Urbanas consiste na concessão gratuita de parcelas de terreno para plantação

de produtos agrícolas pela população. Os beneficiários podem semear culturas hortícolas, flores de corte e plantas aromáticas, medicinais e condimentares.

Este equipamento comunitário tem uma importante componente social, pois complementa fontes de subsistência alimentar aos

beneficiários, reforça o apoio a famílias carenciadas, desenvolve hábitos alimentares saudáveis, promove a sensibilização ambiental e social da comunidade e o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis. A autarquia sensibiliza para a utilização da compostagem e sobre os resíduos orgânicos e a sua importância para

a melhoria da fertilidade do solo.

O projeto Hortas Urbanas possibilita o acesso gratuito à plantação de uma horta a quem não possui terrenos para esse

efeito e potencia o convívio entre os aderentes. Os interessados em receber uma parcela de terreno têm de ser maiores de idade e residentes no concelho de Reguengos de Monsaraz.

Portalegre

Projecto Empreenderapoia criação de Empresas

O Núcleo Empresarial de Portalegre, o NERE, o NERBE e o NERSANT, organizam uma sessão pública de lançamento do projecto Empreender + que, em paralelo com uma conferência de imprensa, decorrerá no dia 7 de Abril, pelas 14H30 em Portalegre. O projecto Empreender + apoia, sem quaisquer custos, todos quantos, por necessidade ou oportunidade, pretendam e estejam interessados em criar uma empresa ou iniciar uma actividade num dos Concelhos pertencentes às zonas do Alentejo e Lezíria do Tejo.

Cooperação Transfronteiriça

MarvãoMunicípioassumegestãodo Castelo

O Município de Marvão assumiu, a gestão do Castelo em conformidade com uma proposta aprovada em Assembleia Municipal , ou seja; “defende que “o castelo deve ser “explorado e gerido directamente” pela Edilidade “.A proposta, foi apresentada pelo Partido Socialista Socialista , e teve “ votos favoráveis do PSD”.

O presidente do Município de Marvão, Victor Frutuoso, reuniu, dia 23 de Março, com Alberto Piris, Alcalde de Valencia de Alcántara, com o intuito de definir a agenda de eventos transfronteiriços, a realizar durante este ano, e a delinear um novo projecto de promoção turística.Este projecto

transfronteiriço é uma Rota Sefardita que pretende ligar Valencia de Alcántara, Marvão, Castelo de Vide e Alpalhão, ao Caminho de Santiago. Para dia 11 de Abril ficou agendada uma reunião na CIMAA, de forma a definir em que moldes o projecto poderá ser viabilizado.

7DesportoTERÇA-FEIRA , 29 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

Futebol no Alentejo

Juventude 1 Lusitano VRSA 1

Ruben Freire mantevea esperança

Jogo no Estádio Sanches de Miranda em Évora. Árbitro Bruno Vieira de Beja auxiliado por Wal-ter Canhita Luís Diogo

Juventude – Rafael: Marqui-nhos, Pedro Amendoeira, Ricardo Ramos e Ruben Freire; Otávio, D’Jerman (Antoninho,75’) e Luís Carapinha (Adilson,85’); Sebas-tien, Wigor (Xande, 60’) e Tava-res. Treinador – Jorge Vicente

Lusitano VRSA – João Azul; Pedro Neves, André, Zé Pedro e Luís Firmino; Nuno Silva, Vieiri-nha (Pedro Encarnação, 88’) e Diogo (Tiago Polido,84’); Rafael (Bandarra, 73’), Lucas Klysman e Erik. Treinador – Lima Pereira

Golos – Lucas Kliysman (31’), Ruben Freire (90+3’). Amarelos – Luís Firmino (40’), Tavares (44’), D’Jerman (57’, Otávio (83’), Zé Pedro (90+2’)

Ruben Freire ao marcar exem-plarmente um livre já no tempo complementar dado pelo árbitro manteve o Juventude com fortes possibilidades de alcançar o objetivo da equipa para esta temporada a manutenção no Campeonato de Portugal.

No primeiro de dois jogos no seu terreno os eborenses recebe-ram na tarde de sábado e perante pouco mas bom em termos de apoio à equipa a formação algar-via do Lusitano de Vila Real de Santo António que é um concor-rente direto com o Juventude para um lugar da manutenção.Esperava-se por isso que o comandados de Jorge Vicente, tentassem o mais rapidamente possível adiantar-se no marcador para no mínimo intranquilizar o seu adversário e conseguir um resultado positivo, que é como quem diz uma vitória.

Contudo, não está no ADN da equipa orientada por Jorge Vicente pegar, como se costuma dizer ma gíria do futebol “jogo”. Os eborenses tentaram isso sim ser eficazes na defesa do seu meio campo, jogando no erro do adversário para então se adiantar no marcador.

Por isso os primeiros vinte minutos foram de um certo equilíbrio, com os locais a serem pouco mais eficazes na luta do meio campo, mas com os algarvios a mostrarem-se mais afoitos, quando partiam para o ataque.

Numa dessas jogadas de contra ofensiva a bola chegou a entrar na baliza de Rafael mas foi na anulado e bem o golo, no entanto estava dado o alerta para aquilo que seria a arma dos algarvios.

Não entenderam os sinais dados pelo lance do golo anulado e aos 31 minutos o golo acabaria mesmo por surgir após uma

jogada bem desenhada começada e concluída por um jogador que já vestiu a camisola dos azuis e brancos de Évora, Lucas Kliys-man, colocou o Lusitano algarvio em vantagem.

Os eborenses que já tinham dado mostras de grande intran-quilidade, o que é natural face aos resultados e à classificação, não tiveram uma reação imediata, continuaram o seu jogo dema-siado previsível para o adversário sem mudanças de velocidade e por isso facilmente controlável pelos algarvios.

Pode dizer-se que numa pri-meira parte sem grandes oportu-nidades de golo a equipa mais eficaz foi o Lusitano de Vila Real de Santo António e por isso e só por isso justificava a vantagem no marcador.

Para o segundo tempo pouco ou nada se alterou na partida, o Juventude continuou com o seu futebol sem chama, com proces-sos pouco agressivos no ataque e o Lusitano mostrou ainda mais que queria controlar o jogo.

As alterações produzidas pelos locais, não trouxeram nada de novo em temos de alteração tática e aos dos algarvios foram sendo feitas por forma a fechar cada vez mais os caminhos para a baliza.

Já sem qualquer tipo de orga-nização tática, ou como se cos-tuma dizer a jogar mais com o coração do que com a cabeça, o Juventude colocou em campo Adilson, um jovem juniores e fez subir para a área adversária Pedro Amendoeira o central que tem veia de goleador.

E foi o jovem Adilson que trouxe nos últimos cinco minutos do tempo regulamentar de nos mais quatro dados pelo árbitro alguma alegria, depois de uma jogada em que se chegou a pedir falta dentro da área, ganhou um livre à entrada desta e Ruben Freire, com a eficácia que se lhe reconhece neste tipo de lance fez o golo do empate que manteve intactas as aspirações da equipa no que concerne á manutenção no campeonato de Portugal.

Que interessante é a serie H do Campeonato de Portugal-Prio onde a pouco e pouco vão ficando quatro equipa para discutirem dois lugares da descida automática, mas um que vai ainda disputar mais um ou dois jogos e finalmente uma das quatro que vai continuar nos nacionais.Bem isto é na viragem da primeira para a segunda volta da fase decisiva pois como vão as “coisas”, não nos admiraríamos nada que daqui a duas jornadas tudo seja diferente.

Mas, vamos ao que aconteceu nesta jornada, o Juventude de Évora jogou o primeiro de dois jogos que vai realizar no seu terreno recebeu o também aflito Lusitano de Vila Real de Santo António que não vencia há duas jornadas e empatou, o que não foi um resultado positivo, mas que em muito pouco alterou a possibili-dade dos eborenses continuarem nos nacionais.

O Juventude ganhou há duas jornadas atrás e essa vitória poucos ganhos lhe trouxe, perdeu há uma semana e a derrota não lhe retirou nada e agora empatou e tudo ficou praticamente na mesma, ou seja a diferença vai ter de ser feita a partir desta jornada e os eborense podem começar desde já a ver a luz ao fundo do túnel caso ganhem a próxima

partida que será realizada nova-mente em Évora e frente aos algar-vios de Almancil.

O Juventude pode muito bem na próxima jornada igualar em pontos o quinto classificado ficando os quatro últimos com os mesmos pontos.

Como se vê tudo está ainda em aberto para o Juventude mas tam-bém para o Atlético de Reguengos que foi ao Pinhal Novo e perdeu o que fez com que visse o Juventude ultrapassa-lo na tabela classificativa entregando-lhe a lanterna vermelha, mas também os de Reguengos que na próxima jornada recebem no seu terreno o Castrense podem atingir os mesmos pontos que o quinto classificado o que torna este derby alentejano muito empolgante.

O Castrense esteve quase a dar um pulo em frente na fuga aos luga-res complicados, mas ao perder em Almancil viu o Lusitano de Vila Real chegar-se e manteve a mesma vanta-gem de três pontos sobre o Juven-tude e agora o Atlético de Reguen-gos, pelo que caso perca em Reguengos de Monsaraz pode vir a ser alcançado pelas outras duas

equipas alentejanas desta serie.O preocupante para o Alentejo

é que nos quatro últimos lugares três são do Alentejo. Já no que diz res-peito às outras series o Elétrico de Ponte de Sôr ao perder no seu ter-reno frente ao Sacavenense não aproveitou a derrota do Coruchense e desta forma mantem o último lugar agora a cinco pontos o sexto lugar o tal que lhe dá acesso a mais dois jogos, por seu lado o Crato goleou a Naval por cinco a um com isso ganhou um certo alento mas ainda está na ultima posição a cinco pontos da manutenção.

No Play off de subida o Moura deu um ar da sua graça ao ir ao terreno do Angrense vencer por três a zero e reparte agora o ultimo lugar com o Benfica de Castelo Branco.

Resultados e classificaçõesSerie H/Resultados Juventude 1

Lusitano VR 1, Barreirense 0 Loule-tano 0, Pinhalnovense 2 Atletico de Reguengos 1, Almancilense 1 Cas-trense 0

Classificação 1º Louletano 26, 2º Almancilense 25, 3º Barreirense 24, 4º Pinhalnovense 21, 5º Castrense

19, 6º Lusitano VR 19, 7º Juventude 16, 8º Reguengos 16

Próxima jornada (3/4/2016);Juventude – Almancilense, Barreirense - Lusitano VR, Pinhalno-vense - Louletano, Atlético de Reguengos – Castrense

Serie G/Resultados Coruchense 2 Sintrense 3, Elétrico de Ponte de Sôr 0 Sacavenense 1, Loures 0 Mal-veira 1, Torreense 2 Real 2

Classificação: 1º Real 28, Loures 27, 3º Malveira 26, 4º Sintrense 25, 5º Torreense 20, 6º Sacavenense 15, 7º Coruchense 13, 8º Elétrico Ponte de Sôr 10

Serie F/Resultados Peniche 1 Caldas 1, Crato 5 Naval 1, Sernache 0, Águias 0, Alcanenense 1 Serta-nense 1

Classificação: 1º Caldas 29, 2º Alcanenense 26, 3º Sernache 22, 4º Águias 18, 5º Sertanense 17, 6º Naval 16, 7º Peniche 16, 8º Crato 12

Play-Off/subida/Resultados Ben-fica de Castelo Branco 1 1º Dezem-bro 2, Casa Pia 2 União de Leiria 2, Praiense 1 Cova da Piedade 2, Angrense 0 Moura 3

Classificação: 1º Cova da Piedade 17, 2º Casa Pia 11, 3º 1º Dezembro 10, 4º União de Leiria 10, 5º Angrense 8, 6º Praiense 8, 7º Moura 5, 8º Benfica de Castelo Branco 5

Campeonato de Portugal

Alentejo nos últimos lugares

Num fim de emana em que o Estrela de Vendas Novas se sagrou campeão da Divisão de honra pese embora o campeonato ainda não tenha terminado a Pascoa gorda para três das principais equipas da elite Sporting de Viana, Canaviais e União de Montemor, que contribuíram com vinte e dois golos para o pecúlio de uma jornada em que foram mar-cado vinte e oito.

No que diz respeito à classificação e enquanto se espera o desfecho do recurso do Calipolense face ao cas-tigo já imposto pela AFE, o Sporting de Viana que recebeu a sempre difícil equipa do Oriolense mas que não teve problemas em vencer por oito a um é líder com mais um pon-tos que o União de Montemor que foi também ao difícil campo da Perolivas golear por seis a zero, pese embora no final da primeira parte o resultado se encontrar empatado, mas os uninonista no segundo tempo conseguiram um resultados

dilatado perante um Perolivense que depois de uma serie de seis derrotas consecutivas tinha empatado e tinha alcançado uma vitória em Vila Viçosa desta vez aguentou a primeira parte mas não conseguiu deter o poderia da formação de Montemor-o-Novo no segundo tempo. Quem também goleou e num terreno tradicional-mente muito difícil foi a formação dos Canaviais, que foi a Santiago do Escoural vencer a equipa local por oito a zero o que não deixa de constituir um resultado surpreen-dente e que coloca a equipa orien-tada por Miguel Ângelo no terceiro lugar com os mesmos ponto do Redondense que veio a Évora defrontar o Lusitano e não foi além de um empate sem golos.De referir que a equipa eborense tirou outras vez pontos aos conside-rados favoritos, isto depois de ter empatado com o Sporting de Viana, Cana vais e União de Montemor. Os lusitanistas estão no quinto lugar a

três pontos do terceiro.Na luta pela manutenção estão

cinco equipas separadas por seis pontos Escouralense, Lavre, Portel, Perolivense e Borba, vai ser um campeonato disputados ater ao último jogo quer no topo quer na parte de baixo da tabela.Na divisão de honra a duas jornadas do fim o Estrela de Vendas Novas é campeão com um campeonato irrepreensível em que ainda não sofreu qualquer derrota e com o Alcaçovense a ficar em segundo garantindo a subida á elite, resta ainda um lugar para a subida que será discutido entre Arraiolense e Corval que tem uma diferença de três pontos com vantagem para a equipa de Arraiolos., que no entanto descansa na próxima jornada, o que quer dizer que a terceira equipa a subir á elite poderá só ser conhecida na ultima jornada.

Resultados e Classificações: Divi-são de Elite/Resultados Portel 2

Borbense 2, Sporting de Viana 8 Oriolense 1, Monte Trigo 0 Calipo-lense 1, Lusitano 0 Redondense 0, Escouralense 0 Canaviais 8, Peroli-vense 0 União de Montemor 6

Classificação: 1º Sporting de Viana 45, 2º União de Montemor 44, 3º Canaviais 41, 4º Redondense 41, 5º Lusitano 38, 6º Monte Trigo 27, 7º Oriolense 21, 8º Calipolense 18, 9º Escouralense 15, 10º Lavre 15, 11º Portel 11, 12º Perolivense 11, 13º Borbense 9.

Divisão e Honra/Resultados Valenças 1 Santana do Campo 2, União de Montemor B 1 Alcaçovense 2, Estrela de Vendas Novas 4 Cabrela 2, Arraiolense 4 Fazendas do Cortiço 1, Giesteira 0 Corval 2

Classificação: 1º Estrela de Vendas Novas 50, 2º Alcaçovense 43, 3º Arraiolense 37, 4º Corval 34, 5º Valen-ças 26, 6º Cabrela 24, 7º Estremoz 19, 8º União de Montemor B 15, 9º Giesteira 15, 10º Fazendas do Cortiço 13, 11º Santana do Campo 12

Évora

Estrela de Vendas Novas é campeão da honranuma jornada de goleadas na elite

O Mosteirense está a três jornadas do final do campeonato distrital de Portalegre a somente um ponto de se sagrar campeão e carimbar o passaporte para o Campeonato de Portugal.

A formação de Mosteiros está assim prestes a terminar uma tem-

porada de sonho no qual brilhou na Taça de Portugal e onde no campo-enato distrital foi sempre a equipa mais capaz de o vencer.

Na jornada de domingo o Mos-teirense foi a Gavião vencer a equipa local por um a zero e beneficiou do empate do Fronteirense no jogo que

realizou no seu reduto frente ao Gafetense e onde não foi além de um empate a um golo para ficar a um passo de conseguir o titulo dis-trital. O Mosteirense tem agora mais nove pontos que o Fronteirense quando em causa estão precisa-mente nove pontos em disputa assim

um empate na próxima jornada servirá para a equipa de Mosteiros se sagrar campeã.

Resultados: Fronteirense 1 Gafe-tense 1, Gavionense 0 Mosteirense 1

Classificação. 1. Mosteirense 24, 2º Fronteirense 15, 3º Gavionense 12, 4º Gafetense 12.

Portalegre Mosteirense a um ponto do título

diário do SUL8 RegionalTERÇA-FEIRA , 29 DE MARÇO DE 2016

Avis

Encontro de Investigadores do CIS.NOVA da Universidade de Évora

n João Trindade

vis foi o local escolhido para a realização do Encontro de Investigadores do

Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora, que se realiza nos dias 2 e 3 de Abril.O encontro terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal José Saramago e deverá contar com a participação

de 25 investigadores, de diversas áreas das Ciências Sociais, que irão debater os temas: “Cidadania, Trabalho e Tecnologia”, “Desigualdades Sociais e Acção Pública”, “Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento”, “Modelação Espacial, Social e Planeamento” e “Dinâmicas Populacionais e Saúde”. O CICS.NOVA U Évora (Centro

Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora) foi criado em Junho de 2012, no Pólo do CESNOVA na Universidade de Évora, e tem como principais objectivos promover a investigação interdisciplinar fundamental e aplicada em ciências sociais para “contribuir para o conhecimento sobre as dinâmicas territoriais e

sociais inerentes às áreas de transição e/ou territórios de baixa densidade” de modo a promover a melhoria da qualidade de vida das população, ao dotar os cidadãos e os decisores políticos dos seus resultados e recomendações, fruto da colaboração entre investigadores de várias instituições de Ensino Superior.

AOs 25 garfos de ouro 2016

No passado dia 22/03/2016 em Montes Claros (Lisboa), o restaurante Degust`AR situado no Hotel MAR De AR Aqueduto em Évora onde trabalha o Chef António Nobre, recebeu das mãos do Doutor Pinto Balsemão, mais um garfo de ouro da revista Boa Cama Boa mesa edição 2016. Neste guia são distinguidos apenas os 25 restaurantes melhores de Portugal.

ESTREMOZ

Caminhada“À procura do castelo”

O Grupo Caminheiros de Évora vai organizar, no dia 10 de abril, uma caminhada em Evoramonte, no concelho de Estremoz, numa distância de 13 quilómetros.

A caminhada, intitulada “À procura do castelo”, tem início às 09:00, sendo o percurso circular e com um grau de dificuldade médio/fácil.

MÉRTOLA

Festival do Peixe do Riono fim de semana

Pratos e petiscos confecionados com peixe do Guadiana, como lampreia e enguias, vão abrir o apetite nas tasquinhas do 14.º Festival do Peixe do Rio, a realizar no próximo fim de semana, na aldeia ribeirinha do Pomarão, no concelho de Mértola.

O festival, organizado pelo município, visa promover as potencialidades do rio Guadiana, a atividade piscatória e a gastronomia da região e promete “fazer as delícias” de pescadores desportivos e apreciadores de pratos e petiscos à base de peixe do rio.

Além da gastronomia, o festival inclui um concurso de pesca desportiva, um passeio pedestre e outro de BTT, pintura ao vivo, jogos pedagógicos, ateliês de arte reciclada e insufláveis para crianças, animações circulantes e espetáculos de música e dança, com destaque para o concerto de Toy, no sábado, a partir das 22:30.

MOURA

Voluntários limpamBaldio das Ferrarias

em AmarelejaUm grupo de voluntários vai limpar, no próximo domingo, o

perímetro florestal do Baldio das Ferrarias, em Amareleja, no concelho de Moura, no âmbito de uma ação promovida pela junta de freguesia pelo sétimo ano consecutivo.

Segundo a Junta de Freguesia de Amareleja, para realizar a sétima ação “Vamos limpar o baldio”, o grupo de voluntários, de várias idades, desde crianças a idosos, vai ser apoiado por uma equipa de canarinhos da Proteção Civil.

O grupo de voluntários vai reunir-se, às 08:30, na Junta de Freguesia de Amareleja e depois seguir para a ação de limpeza no Baldio das Ferrarias, que irá decorrer durante a manhã e terminar com um almoço junto à primeira albufeira do perímetro florestal.ÉVORA

Exposição de fotografia“O olhar do peão”

Uma exposição de fotografia intitulada “O olhar do peão” é inaugurada na terça-feira, nas instalações do Instituto Português do Desporto e da Juventude, em Évora, anunciaram hoje os promotores. Promovida pela Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária, a mostra insere-se nas atividades do Mês da Juventude 2016, em Évora.

A exposição reúne trabalhos de jovens fotógrafos, “mostrando o seu olhar crítico e observador enquanto peão, apontado pormenores, situações e curiosidades sobre a mobilidade na sua cidade, na sua terra e nas suas ruas”.

9PublicidadeTERÇA-FEIRA , 29 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

��������

������

����������������������������

�������������������

������������������������������

��������������������������

������������������������

�����������������������������

������������������������������

������������������

�������������������������������

������������������

����������������

�������

�����������������������

�������������������������

�������������������������������

���������������������������������

�������������������������������

������������������������

����������������������������

�����������������������������

�������

�����������������

���������������������������������

����������������������������

���������������������

�������������������������������

�������������������������������

�����������������

���������������������

�������

��������������

����������������������������

�������������������������

�������������������������������

��������������������������������

����������������������������

�������

���������������

����������������������������

�������������������������������

�����������������

�������

���������

�������������������������������

�����������������������������

����������������������������

�����������������������

�������

��������������������

������������������

����������������������������

���������������������������������

����������������������������

�������

diário do SUL10 SociedadeTERÇA-FEIRA , 29 DE MARÇO DE 2016

Seu fi lho, netos, nora e genro, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, agradecem reconhecidos a todos os que os acompanharam neste momento de dor e que, de alguma forma manifestaram a sua solidariedade. Informam que será celebrada Missa de 7.º dia, hoje dia 29 de Março, pelas 18h15 na Igreja do Carmo.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

EUGÉNIO DE SOUSA BOTASAgradecimento

A Exposição “O Olhar do Peão” é resultado do Concurso de Fotografi a, realizado com o objetivo de obter uma visão mais profunda dos jovens, enquanto utentes do espaço rodoviário (peões) da cidade/localidade e de como a veem dessa perspe-tiva.

Esta exposição é promovida pela Associação GARE e encontra-se inserida nas atividades do Mês

da Juventude 2016, da Câmara Municipal de Évora. Com inau-guração agendada para o pró-ximo dia 29 de Março, pelas 17 horas, no IPDJ em Évora, esta reúne trabalhos de jovens fotó-grafos mostrando o seu olhar crítico e observador enquanto peão, apontado pormenores, situações e curiosidades sobre a mobilidade na sua cidade, na sua terra e nas suas ruas.

Exposição de fotografia“O olhar do Peão”

Vão realizar-se nos dias 16, 17 e 19 do próximo mês de Abril, as Comemorações do 80º. Aniversário da sua fundação, com o seguinte programa:

DIAS 16 E 17 – DIA LOCAL DO ANTIGO ALUNO16 DE ABRIL (SÁBADO) Passeio Convívio ao Badoca Safari Park com partida do Pátio do Colégio às 08,30 horas.17 DE ABRIL – DOMINGO10,45 Horas – Recepção aos antigos alunos/as11,15 Horas – Romagem às campas dos Salesianos (Cemitério dos Remédios)12,00 Horas – Eucaristia13,00 Horas – Entrega de Emblemas/Flâmulas (75 e 50 anos) e Diplomas (25 anos) – Homenagem aos antigos alunos com 75 ou mais anos de entrada no Colégio – Homenagem ao Padre Pedro Morais (descerramento de Placa)13,30 Horas – Almoço Convívio19 DE ABRIL – TERÇA-FEIRACOMEMORAÇÃO 80 ANOS DO CENTRO18,30 Horas – Eucaristia19,15 Horas – Alentejo de Honra no Centro20,00 Horas – Jantar ConvívioInformações e Inscrições –Telem. 965 557 951 e 966 800 432

Armando Ribeiro

80º. Aniversário do centrodos antigos alunos de Dom Bosco

Salesianos de Évora

Seus fi lhos, netos e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, amanhã, quarta-feira, dia 30 de Março, pelas 18h30m, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima - Bacêlo, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MANUEL BENEDITOCONCEIÇÃO

Missa de 10.º Aniversário

Pub.

NECROLOGIAANA UMBELINA CAVACA ALVES

Faleceu dia 25/03/2016, em Évora, a senhora Ana Umbelina Cavaca Alves, de 83 anos de idade, natural de Vimieiro (Arraiolos), viúva do senhor João José Alves, e que residia em Évora.

Dia 26/03/2016 na Igreja da Sagrada Família, foi celebrada encomendação de corpo presente, às 14 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

JOAQUIM DA MATA REISÉ com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Joaquim da

Mata Reis, de 74 anos, pai de António Reis, natural de Proença a Nova e residente no Pateo Baicharel - Évora

O seu corpo encontra-se em câmara ardente na sala de velórios do Hospital de Évora, onde dia 29.03.2016 pelas 07:00H sairá para a Capela de Vergão (Proença-a-Nova) onde pelas 10:30H será realizada missa, seguindo o seu funeral para o cemitério de Vergão.

Tratou do Funeral a Agência Funerária DiasLojas em Évora e Arraiolos

ISABEL ANTÓNIA FERNANDES ALFAIATE MARQUESFaleceu no dia 23 de Março de 2016, em Évora, Isabel Antónia

Fernandes Alfaiate Marques, de 81 anos, viúva de Recredo Lopes Marques, natural de Évora (Sé) e residente em Évora.

Dia 25 de Março de 2016, na capela mortuária do hospital de Évora, pelas 13:45 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito fúnebre para o cemitério do Espinheiro - Évora.

Agência Funerária Pestana – Servilusa

JOSÉ ADRIANO ALBINOFaleceu no dia 25 de Março de 2016, em Nossa Senhora da Graça

do Divor, José Adriano Albino, de 89 anos, viúvo de Matilde Maria Ribeiro, natural de Évora (Éé) e residente em Nossa Senhora da Graça do Divor.

Dia 26 de Março de 2016, na igreja de Nossa Senhora da Graça do Divor, pelas 17:00 horas, foi celebrada encomendação de corpo pre-sente, seguindo-se o préstito funebre para o cemitério de Nossa Senhora da Graça do Divor.

Agência Funerária Pestana – Servilusa

NUNO DA CONCEIÇÃO RAMOS LOPES(Motorista Servilusa – Évora)

Faleceu no dia 27 de Março de 2016, em Lisboa, Nuno da Concei-ção Ramos Lopes, de 44 anos, solteiro, natural de Évora (Sé) e residente em Évora.

Hoje dia 29 de Março de 2016, na igreja da Sagrada Familia (Álamos) - Évora, pelas 12:30 horas, será celebrada missa de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o crematório de Elvas.

Agência Funerária Pestana - Évora – Servilusa

JOÃO CARAPUÇA CAIOLAFaleceu no dia 26 de Março de 2016, em Elvas, João Carapuça Caiola,

de 87 anos, viúvo de Julieta Rita Gonçalves, natural de Santa Eulália e residente em Nisa.

Dia 27 de Março de 2016, na capela de Santa Eulália, pelas 14:00 horas, foi celebrada encomendação de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o cemitério de Santa Eulália.

Agência Funerária Elvas – Servilusa

AMÉLIA MARIA RANGEFaleceu no dia 26 de Março de 2016, em Portalegre, Amélia Maria

Range, de 95 anos, viúva de Francisco da Silva Maneta, natural de Santo Amaro - Sousel e residente em Fronteira.

Dia 28 de Março de 2016, no cemitério de Fronteira, pelas 10:30 horas, realizou-se o préstito funebre.

Agência Funerária Elvas – Servilusa

ISABEL JOANA DE LEMOS REBOCHOFaleceu dia 28/03/2016, em Évora, a senhora Isabel Joana de

Lemos Rebocho, de 87 anos de idade, natural de Sousel e que residia em Évora.

Dia 29/03/2016 na Igreja da Misericórdia será celebrada enco-mendação de corpo presente, às 10:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Seus familiares, colegas e amigos na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar o falecimento do seu ente querido. Informam que o corpo se encontra em câmara ardente na Igreja da Sagrada Familia (Álamos) - Évora, onde hoje dia 29 de Março de 2016, do seu ente querido. Informam que o corpo se encontra em câmara ardente na Igreja da Sagrada Familia (Álamos) - Évora, onde hoje dia 29 de Março de 2016, do seu ente querido. Informam que o corpo se encontra em câmara ardente na

pelas 12:30 horas, será celebrada Missa de corpo presente, seguindo-se o préstito funebre para o Crematório de Elvas onde será Cremado pelas 15:00 horas, agradecendo desde já a quem se dignar a assistir a tão piedoso ato.

NUNO DA CONCEIÇÃO RAMOS LOPES

(Motorista Servilusa - Évora)Participação de Falecimento

NUNO DA CONCEIÇÃO

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

Sua mulher, fi lhos e demais familiares, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 30 de Março, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão eterno descanso do seu ente querido, dia 30 de Março, pelas 18h30m, na Igreja dos Álamos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão eterno descanso do seu ente querido, dia 30 de Março, pelas 18h30m, na

piedoso ato.

HERNÂNI JOSÉNEIXA INGLÊS

Missa de 1.º Aniversário

[email protected]

11RegionalTERÇA-FEIRA , 29 DE MARÇO DE 2016diário do SUL

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:15 Ponte Atlântico12:10 Brasil Selvagem13:05 O Paraíso14:00 Sociedade Civil15:00 A Fé dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 Cougar Town21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 Uma Aldeia Francesa22:50 Literatura Aqui23:20 Coleção de Sonhos e Desilusões00:10 Eurodeputados00:40 E2 - Escola Superior de Comunicação Social01:10 Sociedade Civil02:10 Euronews

06:00 Edição Da Manhã08:45 A Vida Nas Cartas: O Dilema10:00 Queridas Manhãs13:00 Primeiro Jornal14:30 Dancin’ Days15:45 Grande Tarde19:00 I Love Paraisópolis20:00 Jornal Da Noite21:30 Coração D’Ouro22:30 Poderosas23:30 A Regra Do Jogo00:30 Mentes Criminosas01:30 Investigação Criminal02:30 Podia Acabar O Mundo03:15 Televendas

06:00 Manchetes 306:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:17 Os Nossos Dias15:54 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 Telejornal19:37 Portugal x Bélgica - Jogo de Preparação (Direto)21:37 Aqui Tão Longe22:26 Nelo & Idália23:07 5 Para a Meia-Noite00:16 Arrow00:57 Os Números do Dinheiro01:57 Os Nossos Dias03:20 Televendas

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – Carvalho CortesESTREMOZ – CostaÉVORA - TeixeiraMONTEMOR-O-NOVO – CentralMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ – MartinsVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – NovaVILA VIÇOSA – Torrinha

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – PereiraALMODÔVAR – RamosALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – SantosCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Fialho MOURA – Nova de MouraSERPA – Serpa Jardim VIDIGUEIRA – Pulido Suc.

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – Campo MaiorCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – CostaFRONTEIRA – Vaz GAVIÃO – Mendes; Gavião MONFORTE – JardimNISA – Ferreira Pinto; Moderna PONTE DE SÔR – Varela Dias PORTALEGRE – ChambelSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – AlcarenseGRÂNDOLA – Moderna; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – BarradasSINES – Monteiro Telhada

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraP. Nub Máx.: 20º C Min.: 7º C

Terça-feira, 29

BejaP. Nub Máx.: 21º C Min.: 7º C

PortalegreP. Nub Máx.: 17º C Min.: 9º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266735735- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

06:00 Todos Iguais

06:30 Diário Da Manhã

10:10 Você Na TV!

13:00 Jornal Da Uma

14:45 Mundo Meu

16:00 A Tarde É Sua

19:00 The Money Drop

20:00 Jornal Das 8

21:42 A Única Mulher

22:55 Santa Bárbara

23:55 Programa A Designar

01:30 Eve Of Destruction

03:15 Fascínios

05:00 TV Shop

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Centro de Inspecções de Veículos abriu no Concelho de Mourão

Dia Nacional dos Centros Históricos assinalado em Elvas

A Câmara Municipal de Elvas assinala esta segunda-feira, dia 28, o Dia Nacional dos Centros Históricos, data que foi criada em março de 1993 pelo Governo e a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH), como forma de lembrar o património nacional.

A comemoração desta data está ligada a Alexandre Herculano, uma das figuras da cultura portuguesa que melhor defendeu o património nacional, e foi escolhida a data do seu aniversário (28 de março), como forma de homenagear o espirito e a obra do escritor e historiador que modernizou os métodos para a investigação do passado e do Homem e criar uma oportunidade para a promoção das ações desenvolvidas pelos municípios no que diz respeito à salvaguarda dos seus centros históricos.

Elvas integra a APMCH desde há alguns anos, sendo que para além de Elvas integram esta Associação uma centena de autarquias que visam um objetivo comum: a defesa, conservação, recuperação, reabilitação, revitalização e animação dos seus núcleos urbanos históricos, considerando-os zonas com necessidade de proteção prioritária, uma vez que apresentam valores culturais e patrimoniais determinantes para as populações que neles habitam.

Neste âmbito, a Autarquia de Elvas tem desenvolvido um conjunto de ações que visam a defesa, conservação, recuperação

e reabilitação do seu centro histórico, nomeadamente a concretização do Plano de Pormenor de Salvaguarda do Centro Histórico e o Plano de Pormenor de Salvaguarda das Fortificações de Elvas, documentos recentemente aprovados em Assembleia Municipal, que têm como objetivo a promoção de um desenvolvimento equilibrado do centro histórico, salvaguardando o património histórico e cultural, com preocupação pelo bem-estar pelas condições de habitabilidade.

Para além disso, é ainda objetivo do município elvense a criação de um Centro das Artes e Ofícios do Património (CAOP), cuja sede funcionará nas instalações do antigo Quartel do Comando, na Rua de Martim Mendes. O CAOP nasce da vontade e da coperação de quatro entidades: a Câmara Municipal de Elvas, a Câmara Municipal de Campo Maior, o Ayuntamiento de Badajoz e a Associação InCIDADES, tendo como objetivo posicionar-se como uma referência na formação de novos profissionais das artes e ofícios do património e na valorização dos mestres guardiões dos saberes-fazer locais.

Para tal o Centro pretende oferecer uma oferta de formação profissional de curta duração, inicial e contínua, centrada na aquisição de competências, ajustada à necessidade das empresas e do mercado de trabalho e à integração socioprofissional de grupos com dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

Workshop sobre“Como conseguir emprego em 30 dias”,

em Elvas

“Como conseguir emprego em 30 dias” é o mote para o workshop que Pedro Silva-Santos, fundador do NOCTULA Channel e autor do livro com o mesmo nome, vai realizar a 21 de abril, no Auditório São Mateus em Elvas.

O workshop “Como conseguir emprego em 30 dias”, tem início previsto para as 14.30 horas, com uma duração de cerca de três horas, e resulta de uma parceria com a CLDS 3G “Elvas Património Solidário”, que tem como entidade coordenadora a Clepsidra – Associação de Apoio Social de Elvas.

No essencial, esta iniciativa tem como objetivo dotar os presentes de ferramentas e estratégias fundamentais para quem inicia ou procura um novo emprego, sendo que Pedro Silva-Santos irá agitar a audiência com várias técnicas de utilização das redes sociais para marketing pessoal, de criação e manutenção de redes de contactos e de aumento da autoconfiança

pessoal e profissional.Para além disso, o autor do

livro vai ainda abordar algumas questões relacionadas com a presença na internet, como criar um perfil na rede profissional LinkedIn e utiliza-la como base de contactos, utilizar o Facebook como forma de se destacar profissionalmente, elaborar um currículo e carta de apresentação, estratégias para evitar a secretária ao telefone, dicas sobre como se deve prepara e comportar numa entrevista de emprego.

As inscrições para o workshop são gratuitas, contudo devem ser feitas antecipadamente, mediante o preenchimento de um formulário online no site: ww.emprego30dias/events/elvas, ou através do evento no Facebook.

Pode obter mais informações através do 268622312 ou email [email protected] ou 232 436 000 ou enviar email para [email protected].

Odemira cria marcapara valorizar medronhodo sudoeste de Portugal

Câmara de Odemira, no Alentejo, criou uma marca para valorizar o

medronho produzido no sudoeste de Portugal e aumentar a penetração do produto no mercado e a margem de comercialização de produtores e comerciantes.

A marca “Medronho SW”, que pode ser usada pelos produtores interessados e tem o “slogan” “Medronho que é medronho é do SW!”, visa valorizar o produto e “todas as suas potencialidades”, explica a Câmara de Odemira, no distrito de Beja, num comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Por outro lado, refere, o “slogan” pretende “afirmar a marca, aumentado a penetração no mercado e elevando, consequentemente, a margem de comercialização de produtores e comerciantes”.

Segundo a autarquia, a génese de criação da marca “entronca na estratégia de consolidação” do medronho como um produto do sudoeste de Portugal, que “extravasa” as fronteiras do concelho de Odemira e pretende “atrair a produção de qualidade” de outros concelhos, como os de Almodôvar, Ourique e Portel, no Alentejo, e Aljezur e Monchique, no Algarve.

A ideia “passa por não limitar” a marca “a um só território” e

“Medronho SW” não deve ser encarada como uma marca do concelho de Odemira, mas “de um território com grande tradição na produção de medronho, como é todo o sudoeste de Portugal”, sublinha o município.

De acordo com o vereador da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso, “a marca é suficientemente ampla e, ao mesmo tempo, confinada, para que possa ser absorvida por um conjunto de produtores interessados, que se identifiquem com o projeto e queiram acrescentar valor ao trabalho que está a ser criado, desenvolvido e promovido”.

O medronho e a aguardente à base do produto têm “grande produção e qualidade” em Odemira e são considerados “produtos estratégicos para o desenvolvimento e dinamismo económico do interior do concelho” e “daí a vontade municipal em criar um programa de valorização” para o medronho, explica a autarquia.

Segundo o município, o “expoente máximo” do medronho é a aguardente, mas as potencialidades do fruto “vão mais além”, já que também é usado para produção de outros produtos, como geleia, licor, melosa e bombons, “entre outras formas mais inovadoras de utilização atualmente em desenvolvimento”.

A

ANO: 47.º NÚMERO: 12.740 PVP: 0,75€ TERÇA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2016

Pub.

Três pessoas morreram e 278 ficaram feridas em mais de 800 acidentes de viação ocorridos durante o período da Páscoa, desde quinta-feira até domingo, revelou à agência Lusa fonte da GNR.

Desde as 00:00 de quinta-feira até às 24:00 de domingo, na “Operação Páscoa 2016”, ocorreram 804 acidentes, dos quais resultaram três vítimas

Três mortos e mais de 800 acidentesde viação durante a Páscoa - disse a GNR

A Guarda Nacional Republi-cana deteve 149 pessoas em fla-grante delito no fim de semana e apreendeu 207 doses de haxixe e 13 gramas de anfetaminas, anun-ciou a GNR.

Do total de detenções, 81 reportam-se a condução sob efeito de álcool, 50 a falta de habilitação legal para conduzir, nove a tráfico de estupefacientes,

três a posse de arma proibida e duas a furto.

Entre os dias 25 e 27 de março, a GNR apreendeu ainda duas armas brancas, refere um comunicado da guarda.

Na área do trânsito, foram detetadas 3.228 infrações, das quais 1.820 devido a excesso de velocidade e 186 a condução com taxa de alcoolemia superior

à permitida por lei.Das infrações detetadas, 130

deveram-se a falta ou incorreta utilização de cinto de segurança ou de cadeirinhas para bebés, 114 a falta de inspeção periódica obrigatória de veículos, 96 a uso indevido de telemóvel durante a condução e 46 a inexistência de seguro de responsabilidade civil.

GNR deteve 149 pessoas em flagrante delito no fim de semana

O tribunal de Luanda conde-nou a penas entre dois anos e três meses e oito anos e seis meses de prisão efetiva os 17 ativistas angola-nos julgados por coautoria de atos

preparatórios para uma rebelião. Foram igualmente condenados

por associação criminosa pelo tri-bunal.

No caso do ‘rapper’ luso-

angolano Luaty Beirão, a pena, em cúmulo jurídico também por falsificação de documentos, foi de cinco anos e seis meses de cadeia.

Tribunal de Luanda condena ativistas a penas entre dois e oito anos de prisão efectiva

EVORA ShoppingO Centro Comercial no Parque Industrial

foi vendido pelo Novo Banco à empresa estran-geira Ares Capital. O projecto que custará 60 milhões de euros deve abrir em 2017 depois da paralisação.

Um em cada quatro professo-res trabalha em situação precária, segundo um levantamento feito pela Fenprof, que alertou para o caso de docentes do ensino superior com ordenados de 500 euros e contratos de apenas quatro meses.

“Existem 53.158 professores em situação de precariedade”, num universo de quase 200 mil, revelou o secretário-geral da Federação Nacional de Professo-res (Fenprof), Mário Nogueira, referindo-se aos docentes das escolas públicas mas também das privadas desde o pré-escolar ao ensino superior.

É entre os educadores de infância e professores que dão aulas a alunos do ensino básico e secundário que existem mais casos de precariedade: são

16.273 docentes com contratos de trabalho.

Num universo de 120 mil docentes, estes 16 mil contra-tados representam “uma taxa de precariedade de 13,47%”, sublinhou Mário Nogueira.

Cristela Rodrigues, de 35 anos, e Estela Esteves, de 47, são dois casos de professoras que deram o seu testemunho e revelaram pormenores da preca-riedade da profissão: Cristela tem 12 contratos anuais e Estela 19 e ambas continuam a ser colocadas longe de casa, ano após anos.

Segundo Mário Nogueira, existem mais de nove mil pro-fessores contratados com, pelo menos, dez anos de serviço e outros 300 na mesma situação e que dão aulas há mais de 20 anos.

Mas é entre os docentes do ensino superior que se encon-tram as mais elevadas taxas de precariedade, segundo Tiago Dias, representante da Fenprof responsável pelo Ensino Supe-rior, que disse que a precariedade afeta metade dos professores dos politécnicos.

“Há professores a quem estão a fazer contratos de três ou qua-tro meses e depois são renova-dos”, denunciou o responsável da Fenprof, dizendo ainda que existem muitos docentes que estão a “auferir qualquer coisa como 500 euros por mês”.

No ensino superior privado, o cenário traçado por Tiago Dias é ainda mais gravoso: “É muito pior. Não há regras. 66% dos professores estão a recibos verdes”.

Mais de 50 mil professores em situação precária - segundo a Fenprof

mortais, 256 feridos ligeiros e 22 feridos graves.

De acordo com a mesma fonte,

comparando com a operação de 2015, nesta Páscoa houve mais 106 acidentes de viação, menos dois mortos, mais um ferido grave e mais 37 feridos ligeiros.

Durante a operação de patrulhamento e a fiscalização rodoviária, a GNR registou 146 situações de crime, a maioria por excesso de álcool e falta de carta de condução. Foram aplicadas 5.169 contraordenações.