ds dia 15 04 2016

12
Pub. SUL FUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA diário do PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS ) Rossio - Évora PERIODICIDADE DIÁRIA SEXTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2016 ANO: 47.º NÚMERO: 12.753 Pub. EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA Imprensa espanhola atenta a possível abertura de Centro Comercial em Évora Comércio de Badajoz ....PÁG. 2 PCP/Évora contra traçado da linha Sines-Caia com comboios perto “das janelas” Ferrovia ....ÚLTIMA PÁG. Efeméride assinalada em dois locais de Évora Lembrados todos os q ue lutaram pela Pátria Dia do Combatente ....PÁG. 7 A Liga dos Combatentes, no âmbito das suas celebrações oficiais, de periodicidade anual, comemorou ontem o Dia do Combatente, em homenagem à memória dos portugueses mortos em defesa da pátria. Os festejos realizaram-se junto ao Monumento dos Mortos da Grande Guerra no Rossio de S. Brás. De acordo com o presidente do núcleo de Évora, Paulo Pagará, há que recordar a história para que as gerações futuras tenham consciência daquilo que tem sido a construção de um país a que muitos chamam de pátria, mas que a seu ver, deixou de ser usado com a frequência que deveria ser. Neste dia, foram ainda cumpridos os rituais de oferta de coroas de flores, bem como a imposição de condecorações a alguns ex- combatentes que cumpriram as suas comissões de serviço nas ex-províncias ultramarinas em África. Projecto Alentejo INOVAR + foi apresentado às empresas da região NERE, NERBE e NERPOR ....PÁG. 5

Upload: diario-do-sul

Post on 28-Jul-2016

248 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição Diário do SUL - dia 15Abril2016

TRANSCRIPT

  • Pub.

    SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIO PIARRA e MANUEL J. PIARRA

    dirio doPUBLICAES

    PERIDICAS

    PREO AVULSO: 0,75 (75 CNTIMOS )

    Rossio - vora

    PERIODICIDADE DIRIASEXTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2016

    ANO: 47.NMERO: 12.753

    Pub.

    EDIO FIM-DE-SEMANA

    Imprensa espanholaatenta a possvelabertura de Centro Comercialem vora

    Comrciode Badajoz

    ....PG. 2

    PCP/voracontra traadoda linha Sines-Caiacom comboiosperto das janelas

    Ferrovia

    ....LTIMA PG.

    Efemride assinalada em dois locais de vora

    Lembradostodos os quelutarampela Ptria

    Dia doCombatente

    ....PG. 7

    A Liga dos Combatentes, no mbito das suas celebraes ofi ciais, de periodicidade anual, comemorou ontem o Dia do Combatente, em homenagem memria dos portugueses mortos em defesa da ptria. Os festejos realizaram-se junto ao Monumento dos Mortos da Grande Guerra no Rossio de S. Brs. De acordo com o presidente do ncleo de vora, Paulo Pagar, h que recordar a histria para que as geraes futuras tenham conscincia daquilo que tem sido a construo de um pas a que muitos chamam de ptria, mas que a seu ver, deixou de ser usado com a frequncia que deveria ser. Neste dia, foram ainda cumpridos os rituais de oferta de coroas de fl ores, bem como a imposio de condecoraes a alguns ex-combatentes que cumpriram as suas comisses de servio nas ex-provncias ultramarinas em frica.

    ProjectoAlentejo INOVAR +foi apresentados empresasda regio

    NERE, NERBE e NERPOR

    ....PG. 5

  • 2 Tema de AberturaSEXTA-FEIRA , 15 DE ABRIL DE 2016 dirio do SULDIRECTOR

    MADEIRA PIARRANOTA DO DIANOTA DO DIA

    dir

    io d

    o SUL

    DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIARRA

    PROPRIEDADE: PIARRA - DISTRIBUIO DE JORNAIS, LDA.

    DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIO PIARRA; MANUEL J. PIARRA

    EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIARRA (Cart. Prof. N. 5214)JOS MIGUEL S. M. PIARRA (Cart. Prof. N. 5216)e-mail: [email protected]

    FOTOGRAFIA - DIRIO DO SUL

    COORDENADORES PUBLICITRIOS:ANTNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

    CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 Fax: 266 730 411

    ASSINATURAS:VORA: Trav. de St. Andr, 6-8 Apart.: 2037 7001-951 VORA CodexTels. 266 730 410 266 741 341 266 744 444 e-mail: [email protected]

    REDACO: Roberto Dores (Cart. Prof. N. 2863); Maria Antnia Zacarias (Cart. Prof. N. 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N. 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N. 9157) e-mail: [email protected]

    COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; Antnio Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Lus Galhardas; Mrio Simes; Joo Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr. Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr. Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq. Fernando Pinto; Major Velez Correia; Antnio Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr. Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; Jos Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Lus Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; Jos Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

    ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

    Impresso Rotativa: Grafi alentejo - VORATIRAGEM: 4.500/EdioN. Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 ISSN: 1647-6816

    MEMBRO: NOTCIAS DE PORTUGALNOTCIAS DE PORTUGALNOTCIAS DE PORTUGALNOTCIAS DE PORTUGAL

    SIGA-NOS EM:

    .com/diariodosulevora

    .com/DiarioSul/webtvalentejo

    /diariodosul/diariodosul

    videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

    www.diariodosul.com.pt

    /plus.google.com/106894821106265898002

    Piarra - Distribuio de Jornais, Lda.

    CAPITAL SOCIALManuel Jos Madeira ..................... 8,12%Manuel Jos S.M. Piarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piarra ............ 22,97%Maria da Conceio Piarra ......... 22,97%Jos Miguel S.M. Piarra.............. 22,97%

    DISTRIBUIODISTRIBUIO

    (porta a porta)(porta a porta)

    Agora tambm na TV

    Canal 502 e escolha Rdios Nacionais

    No gosto da palavra pacifi car porque d a impresso que anda todo o mundo zangado a guerrear-se sem respeito de uns pelos outros. Sabe melhor ouvir a palavra mais simples que conviver.

    E parece que uma das nossas dissenses baseia-se na falta de convivncia entre os cidados e entre estes e os polticos.

    E mais ainda seria de boa vivncia democrtica que as ideologias fossem separadas dessa benfi ca convivncia entre os cidados.

    De h muitos anos que se sente um fosso que separa os portugueses um dos outros mais afeitos aos ismos do que aos interesses comuns.

    A amizade uma convivncia feliz que deveria ser aprofundada.

    E da nascer uma unio de esforos para se solucionarem os grandes problemas da nossa sociedade, evitando querelas; disputas ideolgicas desnecessrias quando est em jogo o futuro das novas geraes.

    Essas mesmas que cansadas dos estribilhos polticos j no votam ou se o fazem em protesto.

    Convivncia pode ser um elo para o futuro, com educao cvica para que se credibilize o que na poltica est errado e bem sabem que a vida do Pas no passa apenas pelos partidos polticos onde as aberturas se fi cam pelas promessas eleitorais e s isso.

    (...)Convivncia

    pode ser um elo para o futuro, com educao

    cvica para que se credibilize o que na poltica

    est errado(...)

    n Roberto Dores

    A

    Para perceber o impacto na economia de Badajoz

    Abre um centro comercial em vora?Imprensa espanhola est muito atenta

    imprensa espanhola no perde de vista a

    evoluo das notcias sobre a possibilidade de vora vir a ter um centro comercial a breve prazo, procurando perceber o impacto que um empreendimento com estas caratersticas poder traduzir no comrcio de Badajoz. Numa das suas mais recentes edies, o jornal HOY ouviu moradores e comerciantes eborenses e concluiu que a abertura da grande superfcie na capital do Alto Alentejo pode representar menos entusiasmo luso pela oferta espanhola.

    um dado adquirido: os espanhis esto muito atentos ao que por c se passa. J tinham enviado jornalistas a vora aquando das notcias sobre a instalao de uma grande superfcie comercial a cerca de uma centena de metros das muralhas, junto s portas de Avis

    (novembro de 2015). Voltaram a faz-lo agora, assim que souberam que a Ares Capital, uma empresa com sede no Dubai, comprou o vora Shopping ao Novo Banco por 20 milhes de euros.

    Ou seja, o jornal HOY (com larga infl uncia na Extremadura espanhola) acompanha de perto a possibilidade de vora vir a ter um centro comercial e procura saber quais os efeitos que um shopping a cerca de cem quilmetros da fronteira poder causar na sua economia.

    Na pea jornalstica publicada recentemente feita aluso ao facto do concelho de vora estar a uma hora de carro de Badajoz, sendo uma das 15 localidades alentejanas cujos habitantes esto referenciados pelos espanhis como sendo os clientes portugueses que mais compram em Badajoz. Os jornalistas falaram com comerciantes e moradores, concluindo que a maioria ter o El Faro o centro comercial de

    Badajoz junto fronteira como ponto de referncia para fazer as suas compras, alertando ainda que a maioria dos portugueses que vai ao shopping pacense acaba, quase sempre, por visitar o comrcio do centro da cidade.

    Escreve ainda o jornal que as

    pessoas vo aguardar pelas marcas que iro ocupar o futuro centro comercial de vora, citando o diretor de investimento da Ares Capital, Maximilian Herget, que aponta o bvio. Para j, H&M, C&A ou Mango.

    reportagem do HOY tambm no passou despercebida a

    tendncia de quem prefere fazer compras mais prximas de Lisboa, tirando partido do facto de se estar a outros cem quilmetros de Setbal, Montijo e Alcochete, por exemplo.

    Recorde-se que o vora Shopping chegou a ser apresentado como um dos

    grandes projetos comerciais do Alentejo, embora tenho mergulhado num penoso impasse devido a questes fi nanceiras. A sua abertura chegou a estar prevista para 2012, sendo adiada para 2013, mas a obras pararam de vez e assim se mantiveram por dois anos. Agora o vora Shopping foi comprado ao Novo Banco pela Ares Capital, empresa com sede no Dubai, escritrios em quase 20 pases do mundo e tendo sob gesto mais de 10 mil milhes em ativos comerciais.

    O diretor de investimento da Ares Capital, confi rmou agncia Lusa que o negcio fi cou fechado com o Novo Banco no incio de maro, por um preo que fazia sentido, sem recorrer a fi nanciamento bancrio, tendo o Expresso apurado junto de fontes de mercado que o grupo do Dubai destinou pouco mais de 20 milhes para a aquisio e concluso das obras do shopping.

  • 3OpinioSEXTA-FEIRA , 15 DE ABRIL DE 2016dirio do SUL

    Pub.

    A linha frrea de mercadorias Sines-Caia na zona de voraN ada tenho contra a ferrovia, antes pelo contrrio, defendo a linha de caminho-de-ferro de

    mercadorias entre Sines e Caia, passando por vora, de inquestionvel importncia regional e nacional. Mas no posso concordar com a ligao proposta pela ex-Refer entre a actual Estao de vora e vora/Norte, com aproveitamento do corredor do antigo Ramal de Estremoz.

    Como foi possvel chegar a Abril de 2016,quando j avanam os processos de candidatura e financiamento para a obra, com o corredor na zona de vora totalmente definido, sem que a populao da cidade alguma vez tenha sido ouvida, sem que tenha havido consulta pblica envolvendo entidades privadas e pblicas, em particular a Cmara Municipal de vora?

    Compreendo que a ex-Refer, tendo um corredor disponvel por desactivao de uma linha frrea antiga, ponha, como primeira hiptese, o seu reaproveitamento. natural que assim seja, toda a gente compreender. Mas quando esse corredor a primeira e nica hiptese considerada, quando esse corredor apresenta inconvenientes claros, que pem em causa a segurana e qualidade de vida dos eborenses, quando est de tal modo condicionado que inviabilizar a eventual duplicao da via e quando existem alternativas que evitam todos estes inconvenientes, no se compreende a deciso. E esta deciso s ter sido possvel, dado ter havido dispensa de Avaliao de Impacto Ambiental (AIA) e Consulta Pblica (CP), exactamente porque se aproveitava um corredor j existente. No entanto, facilmente se compreende

    que, uma coisa o trecho ser utilizado, como antigamente, por 2 ou 3 automotoras de passageiros por dia, com passagens de nvel nas diversas ruas e estradas intersectadas, ou at mesmo como linha urbana de passageiros (para "shuttle" de ligao da Estao de vora, futura Estao de vora da linha de alta velocidade Lisboa-Madrid, cujo projecto entretanto caiu), outra a sua utilizao por mais de 50 composies de mercadorias por dia (mais de 2 por hora!!) muito extensas e de transporte de matrias perigosas (conforme informao da Cmara Municipal de vora, na reunio pblica do passado dia 31 de Maro). Este cenrio obrigar ao corte de quase todas as vias intersectadas e ao seu restabelecimento para e pela EN 254, estrada nacional vora-Redondo, com o agravamento das j difceis condies actuais de entrada na cidade atravs da rotunda do monumento aos Bombeiros, s Portas de Machede. Repare-se que todo o trfego automvel dos bairros a nascente da cidade s ter esta possibilidade de entrada em vora.

    . Resumidamente, os principais inconvenientes do aproveitamento do corredor actual, so:

    1- Impactos elevados, com perda de qualidade de vida dos habitantes das zonas que ladeiam a linha frrea. Dado existirem muitas habitaes, uma grande parte a menos de 10 metros da via, os impactos sonoros, de vibrao e resultantes da proximidade de linha elctrica de mdia tenso, apesar de minimizveis, existiro sempre.

    2- Risco de acidente, dada a

    perigosidade dos materiais transportados do Porto de Sines, muitos deles combustveis provenientes do Terminal Petrolfero, o que agravado pelas dificuldades de acesso linha e esta ser de via nica.

    3- A sua reduzida largura inviabilizar a futura duplicao, o que, quanto a ns, deveria desde j ser equacionado, dado o elevado trfego que se prev para a via e a crescente importncia do Porto de Sines. Como porta de entrada em Portugal e na Europa.

    4-Compromete claramente a expanso da cidade para Nascente. De facto um "espao-canal" desta natureza, totalmente vedado, com barreiras acsticas em quase toda a sua extenso, com os acessos cortados e restabelecidos por passagens superiores quase exclusivamente para pees um tampo ao desenvolvimento da cidade para nascente, inviabilizando a integrao dos diversos bairros a existentes na malha urbana da cidade, cujas infra-estruturas mais isoladas ficaro, ao serem intersectadas por uma via desta natureza.

    Porque sou Eborense e me interesso por tudo o que diz respeito minha Cidade, porque me parece que o traado que se prope tem imensas desvantagens, porque penso que h alternativas, que partida sero melhores para vora e seus habitantes e porque num projecto da dimenso Sines-Caia, o acrscimo de custos que eventualmente venha a existir com o estudo de novas solues diluir-se-, sem grande significado, no custo total da obra, penso que deveremos repensar todo o projecto na zona de

    vora. Tambm por isso, resolvi dar o meu apoio ao Movimento de Cidados vora Unida, com o objectivo de tentar reverter o processo, pretendendo ainda conhecer todos os seus antecedentes e que, de algum modo, podero ter sustentado a deciso tomada.

    Pelas razes atrs expostas no compreendo a soluo que se prope, at mesmo no aspecto financeiro, porquanto a manuteno de todo o traado em planta e perfil longitudinal, com o enorme investimento que ser necessrio para minimizar impactos e restabelecer acessos, no estar, provavelmente, muito aqum dos custos de uma variante, a qual poder at ser mais barata. A ex-Refer, que pelo que foi dito na reunio pblica tambm reconhecer estes problemas, nada fez, para, no mnimo e em princpio, comparar esta soluo com outras possveis.

    Nos tempos actuais tal transporte de mercadorias dever ser assegurado por via ferroviria, afastada o mais possvel de zonas urbanas, de modo a garantir o mximo de condies de segurana.

    A expanso da cidade ficar definitivamente inviabilizada para nascente. A linha frrea ter que se adaptar e ajustar cidade, no inviabilizando o seu desenvolvimento. At porque, de facto, no existe nenhuma linha frrea, nem terrapleno, nem obras de arte, apenas se aproveitar um corredor e uma plataforma antiga e sub-dimensionada.

    Este processo dever, quanto a mim, ser objecto de avaliao aprofundada, com comparao de solues, incluindo possveis variantes, com AIA e CP, em que a

    Cmara Municipal de vora tenha papel activo, pelas implicaes que tem com o PDM da cidade e a sua expanso para Nascente.

    Numa anlise muito sumria, 2 solues sero possveis em variante:

    - Uma, mais prxima da cidade, aproveitando em parte o corredor desactivado do ramal ferrovirio de Reguengos de Monsaraz, inflectindo depois para Norte at ao incio do lano vora /Norte-Caia (que agora ir avanar para Projecto de Execuo) e que deixar ainda alguns bairros fora da malha urbana da cidade;

    - A outra, mais afastada e um pouco mais extensa, mas que poder aproveitar maior extenso do ramal de Reguengos, indo ao encontro do corredor do futuro IP2 - variante nascente de vora (cuja obra est actualmente parada). Aqui desenvolver-se-ia paralelamente estrada, com a vantagem de grande parte do trecho j ter sido avaliado ambientalmente

    Estas variantes tero um acrscimo de extenso de 1 a 3 Km quando comparadas com o corredor proposto, numa extenso total de cerca de 100 Km entre vora e o Caia.

    Parece-me assim imprescindvel uma reanlise do traado ferrovirio entre a Estao de vora e vora/Norte, numa extenso entre 7 a 9 Km, o que s ser possvel se a Infra-estruturas de Portugal, SA, aceitar voltar atrs, lanando de imediato Estudo Prvio com esse fim, com Estudo de Impacto Ambiental, Avaliao de Impacto Ambiental e Consulta Pblica. No ser fcil uma deciso deste tipo, at pelas implicaes que tal deciso poderia

    acarretar no desenvolvimento da obra e no seu financiamento. No entanto, urgente resolver o problema e, em meu entender, caso haja vontade poltica, s o procedimento tcnico proposto permitir desbloque-lo em definitivo.

    A elaborao do projecto e a execuo da obra, ainda so perfeitamente compatveis com o calendrio previsto para a construo da linha entre Sines e Caia, com a entrada em servio prevista para 2021,pois todo o processo ir avanando j de imediato com a elaborao do Projecto de Execuo do troo vora/Norte-Caia (92 Km), em simultneo com o Estudo Prvio na zona de vora, que permitir definir um corredor para posteriormente ser desenvolvido o Projecto de Execuo. A construo deste lano ficar, muito provavelmente, para o fim.

    Apesar de no conhecer os antecedentes do processo e compromissos eventualmente assumidos parece-me partida, pelas razes apontadas, que houve lacunas graves no seu desenvolvimento, as quais podero ainda ser sanadas, ganhando vora e o Pas.

    muito importante, imprescindvel at, que a Cidade, toda a Cidade, sinta este problema como seu, pois esta questo interessa a todos os Eborenses, pelo que, para que a Cidade no se divida, teremos que nos unir.

    vora,12 de Abril de 2016

    Joo Pardal BatistaEngenheiro Civil

    (Escrito de acordo com a antiga ortografia)

  • dirio do SUL4 SociedadeSEXTA-FEIRA , 15 DE ABRIL DE 2016

    VIDA RELIGIOSA

    Pub.

    Pub.

    AGENDA CULTURAL ALENTEJO

    Agenda Cultural da Regio Alentejo elabora da pela Direo Regional de Cultura do Alentejo, em colaborao como Jornal Dirio do Sul|Rdio Telefonia do Alentejo, disponvel em: www.cultura-alentejo.pt

    Prod.: Companhia Teatro do MarOrg.: Cmara Municipal de SinesMais informao: T.: (+351) 26963451Pgina Web: www.facebook.com/teatrodomar

    DE 28 A 30 DE ABRIL

    |CONGRESSOS|III. Congresso Internacional sobre Arqueologia

    de Transio: Estratgias de PovoamentoEncontra-se a decorrer a 2. fase de inscries para

    participar neste Congresso que, incidindo na temtica Estratgias de Povoamento, explorar os dados obtidos atravs do uso de novos mtodos e equipamentos aplica-dos Arqueologia e analisar, de forma diacrnica, os espaos preferenciais de implantao dos stios e vias de comunicao, desde a Pr-Histria at aos perodos Medieval e Moderno.

    Local: vora - Universidade de voraOrg.: CHAIA - Centro de Histria de Arte e Investigao

    Artstica, e do Laboratrio de Arqueologia Pinho Monteiro, da Universidade de vora.

    Mais informao/Inscries:Pgina Web: http://www.ciat.uevora.pt/

    AT 29 DE ABRIL

    |EXPOSIES|Ilustres Elvenses - Integrada nas comemoraes

    Maro, Ms das Leituras, a exposio d a conhecer a biografia de 15 elvenses dos sculos XV ao XIX, tendo por objetivo divulgar diversas personalidades ilustres nascidas na cidade de Elvas e contribuir para a partilha e preser-vao do patrimnio histrico local junto da comunidade e no meio escolar. Podem ser realizadas visitas guiadas e a exposio tem um carter itinerante.

    Local: Elvas - Biblioteca Municipal Dra. Elsa GriloHorrio: De segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 17

    horasOrg.: Cmara Municipal de Elvas - Biblioteca Municipal

    Dra. Elsa GriloMais informao: T.: (+351) 268 639 740 Pgina Web: www.cm-elvas.pt

    29 DE ABRIL

    |MSICA| Os Bach, Telemann, e Haendel - Concerto interpre-

    tado pelo Quantz Consort, que abre a Temporada de Concertos 2016 organizada pela Fundao Casa de Bra-gana, cuja programao decorre at dezembro.

    Local: Vila Viosa - Pao Ducal de Vila ViosaHorrio: 21hOrg.: Fundao Casa de BraganaObs.: Entrada livreMais informao: T.: (+351) 268 980 659 Pgina Web: www.fcbraganca.pt/

    30 DE ABRIL

    |CONFERNCIAS|Poder Local e Desenvolvimento - A assinalar os 40

    anos das primeiras eleies autrquicas, esta conferncia retrospetiva as quatro dcadas do Poder Local Democr-tico, incidindo sobre as reas de atividade mais relevantes no mbito municipal.

    Local: Alvito - Auditrio do Agrupamento de Escolas do concelho de Alvito

    Horrio: 10h00Org.: Cmara Municipal de Alvito com o apoio de EGA

    - Estudos Gerais de AlvitoMais informao: T.: (+351) 284 480 800 Pgina Web: www.cm-alvito.pt

    |COMEMORAES|Dana Aqui - Workshops de dana - As comemora-

    es do Dia Mundial da Dana, celebrado a 29 de abril, sero assinaladas com a dinamizao de workshops de dana por vrios grupos.

    Local: Vendas Novas - Pavilho Gimnodesportivo Municipal de Vendas Novas

    Horrio: 14h30Org.: Cmara Municipal de Vendas NovasMais informao: T.: (+351) 265 807 700 Pgina Web: www.cm-vendasnovas.pt

    17 DE ABRIL

    |COMEMORAES|Caminhada Cultural - No mbito das comemoraes

    do Dia Internacional dos Monumentos e Stios, ser rea-lizada uma visita guiada pelo PR1 Arribas do Tejo, com visita ao Museu do Sabo, Centro Interpretativo do Castelo e Igreja Matriz de Belver, incluindo lanche para cada participante. Inscries at 15 de abril.

    Local: Gavio - Largo 5 de Outubro - Belver (ponto de encontro)

    Horrio: 9h00 Org.: Cmara Municipal de Gavio e Museu do SaboMais informao/inscries:T. (+351) 241635060 (Museu do Sabo)241639070 (CM Gavio)Pgina Web - www.cm-gaviao.pt

    |TEATRO|PAIA ou PAI GRANDE - Em defesa dos ndios, dos

    escravos e da salvao dos homens, este um sermo de sermes de Padre Antnio Vieira, interpretado por Joo Grosso e Slvia Filipe, neste espetculo produzido pela Cassefaz, com dramaturgia de Miguel Abreu e Joo Grosso. Estreado em 2012, este espetculo volta a contar com a interpretao musical do Grupo Coral Seres dAldeia, da aldeia de Trindade.

    Local: Beja - Igreja de N. Sra. da Conceio (Convento da Conceio - Museu Regional de Beja

    Horrio: 18h00Org.: DRCAlentejo com o apoio da Cmara Municipal

    de Beja, CIMBAL e Museu Regional de BejaObs.: Entrada livreMais informao:Pgina Web: www.culturaalentejo.pt/ www.cassefaz.com

    DE 17 A 30 DE ABRIL

    |EXPOSIES|Desporto, o Nosso Patrimnio Comum- Exposio

    que integra as comemoraes do Dia Internacional dos Monumentos e Stios, este ano sob o tema Desporto, um Patrimnio Comum. Trata-se de uma exposio de foto-grafia sobre os equipamentos e atividades desportivas disponveis no concelho de Portel, com o objetivo de promover a prtica do desporto.

    Local: Portel - Auditrio MunicipalOrg.: Cmara Municipal de PortelMais informao: T. (+351) 266 619 030 Pgina Web: www.cm-portel.pt

    21 DE ABRIL

    |TEATRO|AQUE, ou sobre piolhos e atores - Estreia da

    nova produo do CENDREV, com base no texto de Jos Sanchis Sinisterra, uma obra divertida que gira em torno da temtica da condio do ator, da sua posio na socie-dade, e se desenvolve numa relao que este vai cons-truindo com o pblico. O espetculo ficar em cena at dia 1 de maio.

    Local: vora - Teatro Garcia de ResendeHorrio: 21h30 (estreia) - Aps a estreia - 21h30 (de

    quarta a sbado) - 16h00 (ao domingo) Prod.: CENDREVMais informao/Bilheteira: T.: (+351) 266 703 112Pgina Web: www.cendrev.com/

    23 DE ABRIL

    |TEATRO|INSEKTO - Teatro de Rua produzido a partir d A

    Metamorfose, de Franz Kafka, este um espetculo de teatro fsico, visual, no-verbal e com msica original e recurso a acrobacia area. Apesar d A Metamorfose ter comemorado o seu centenrio, Kafka consegue ainda ser atual. A nossa poca o tempo da solido, inadequao ao trabalho, famlia e ao mundo. O isolamento, a melan-colia e a incompreenso consequentes determinam um processo gradual de animalizao

    Local: Sines - Parque de Estacionamento ao lado do ex-IOS - traseiras da Cmara Municipal de Sines

    Horrio: 22h00

    ABRIL- 2. quinzena

    Dia Internacional dos Monumentos e Stios

    Conferncia no Grupo Pro-vora Desporto e Patrimnio

    Em antecipao do Dia Internacional dos Monumentos e Stios, o Grupo Pro-vora realiza no dia 17 de Abril prximo, na sua sede, R. do Salvador,1 pelas 17.30h uma conferncia/debate este ano subordinada ao tema Desporto e Patrimnio que ser proferida pelos oradores Joo Tiago Lima, prof. da Universidade de vora : O Rugby como modalidade local e global e o Dr. Jorge Fanico dos Santos : Trs questes sobre o patrimnio desportivo de vora.

    O Grupo Pro-vora convida todos os scios e interessados a participar nesta actividade.

    Encontro da Pastoral da SadeVai realizar-se, no prximo dia 16 de Abril (Sbado), em vora, no

    Seminrio Maior, um encontro destinado a todos os membros dos grupos de Pastoral da Sade das parquias da Zona Centro-Sul da Arquidiocese. Organizado pela Comisso Diocesana da Pastoral da Sade, este encontro pretende, por uma lado, constituir uma oportunidade de formao contnua para todos os que j trabalham neste sector pastoral e, por outro lado, ser ocasio de encontro e de partilha de experincias entre os diferentes grupos e parquias.

    O programa ser o seguinte: 0h30: Acolhimento; 9h50: Orao inicial; 10h00: Tema de reflexo: A misericrdia e o sofrimento humano; 10h30: A assistncia espiritual pessoa doente: 10h40: A pastoral da sade na Parquia; 11h00: Intervalo; 11h15: O envolvimento dos recursos da comunidade: 12h00: Partilha de experincias; 13h00: Almoo.

    Praying Challenge

    em IgrejinhaA Pastoral Juvenil da

    Arquidiocese de vora realizar mais um encontro do Praying Challenge, desta vez em Igrejinha (Arraiolos). Ser no dia 23 de Abril, s 21h30.

    O Praying Challenge tem como objectivo juntar em orao os grupos de jovens das parquias da Arquidiocese de vora.

  • 5RegionalSEXTA-FEIRA , 15 DE ABRIL DE 2016dirio do SUL

    Pub.

    n Marina Pardal

    Sesso decorreu em simultneo no NERE, NERBE e NERPOR

    Alentejo INOVAR + apresentado s empresas da regioromover a inovao entre as empresas do Alentejo o objetivo de um novo projeto que

    est a ser dinamizado pelo NERE, NERPOR e NERBE.

    As trs associaes empresa-riais da regio (vora, Portalegre e Beja) apresentaram o Alentejo INOVAR + na passada quarta-feira, numa sesso que decorreu em simultneo nas sedes destas entidades, atravs de videocon-ferncia.

    Este projeto, que conta com apoio dos fundos comunitrios, atravs do Alentejo 2020, dirigido a todos os interessados com uma ideia de negcio inovadora, que pretendam desenvolv-la num dos concelhos pertencentes s zonas do Alto Alentejo, Alentejo Central ou Baixo Alentejo, segundo o site do Alentejo INOVAR +.

    ainda salientado que tem como objetivo o reforo da sua capacita-o para a implementao de pro-cessos de inovao estimulando o trabalho em rede atravs da criao de comunidades de inovao.

    Para alm disso, visa a sua ligao ao ensino superior na criao de projetos inovadores com vista ao desenvolvimento de novos bens e servios e o aumento da sua produ-tividade e capacidade de criao de valor.

    margem da sesso realizada em vora, o presidente do NERE, Vtor Barbosa, explicou que aquilo que se pretende levar a inovao s

    empresas e para isso contamos com um conjunto de apoios e ferramen-tas, atravs de uma candidatura conjunta que fazemos com as empre-sas e que depois as empresas pode-ro fazer individualmente, para criar uma srie de eventos com o objetivo de mobilizar as empresas para a inovao.

    Acrescentou ainda que no podemos passar sem a inovao,

    pelo que o objetivo que as empre-sas no Alentejo iniciem ou consoli-dem processos nesse sentido.

    Segundo Vtor Barbosa, estamos a falar de inovao de produtos, que o mais importante e o mais difcil, mas tambm estamos a falar de ser-vios inovadores, que relativa-mente mais fcil.

    A esse respeito, realou que sabemos que hoje atravs das tec-

    nologias de informao consegui-mos facilmente ter plataformas e produtos inovadores a nvel dos servios.

    Na sua perspetiva, a inovao um processo relevante para toda a gente, no uma moda, um pro-cesso importante para todas as empresas que tm de o agarrar de uma forma profunda em toda a sua estrutura.

    O presidente do NERE esclareceu ainda que dirigimo-nos mais s PME e microempresas, mas uma empresa de dimenses maiores tambm pode participar, adiantando que quere-mos abranger, quer as empresas que j existem e precisam de melhorar, quer as novas empresas.

    Destacou tambm que na sesso de apresentao estiveram cerca de

    100 participantes nos trs ncleos empresariais, considerando que as empresas j esto sensibilizadas para esta questo da inovao.

    Vtor Barbosa referiu que o projeto arrancou h cerca de um ms, decorrendo at meados de 2017.

    Depois desta fase da divulgao, o Alentejo INOVAR + vai incluir outros momentos, como a criao de comunidades de inovao, rea-lizao de um frum empresarial dedicado inovao, dinamizao de uma plataforma para divulgar o projeto ou a criao de um ponto de atendimento s empresas que queiram ser inovadoras, em cada um dos trs ncleos, de acordo com alguns exemplos dados pelo presidente do NERE.

    A diretora-executiva do NERE, Paula Paulino; o presidente do NERE, Vtor Barbosa; e a representanteda Universidade de vora, Cludia Belchiorinho, durante a sesso realizada em vora.

    P

  • dirio do SUL6 SociedadeSEXTA-FEIRA , 15 DE ABRIL DE 2016

    n Joaquim Palma Rita

    Pub.

    A INCONTINNCIA VERBALDE UM CONVIDADO INDESEJVEL

    a semana passada teve lugar a primeira reunio do Conselho

    de Estado aps a eleio do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, e nela foi convidado a participar o responsvel do Banco Central Europeu, senhor Mrio Draghi. Foi com alguma expectativa que esperei ter notcia de algo de novo na poltica do BCE, que tem despejado milhares de milhes de Euros nas instituies de crdito da Zona Euro, sem que esse enorme volume de financiamento tenha impactos na economia real que continua a evidenciar um crescimento anmico, a taxas muito inferiores s previstas pelo FMI para a economia mundial.

    Mas no foi isso que saiu c para fora.

    O senhor Draghi sentiu-se to bem entre ns que, por momentos deve ter imaginado que era um

    N

    cidado portugus, e que nessa qualidade podia ter o direito de propor alteraes Constituio da nossa Repblica, ou legislao que regula os actos eleitorais em Portugal.

    Entusiasmado com essa intromisso indevida em questes que dizem respeito aos portugueses, o senhor Draghi foi por a fora, insistindo na necessidade de cortar os salrios de quem trabalha, e nas penses dos reformados. E acabou pondo a cereja em cima do bolo, afirmando que quem fez um excelente trabalho foi o governo de Passos Coelho, trabalho esse que foi chumbado com quase dois teros dos votos expressos nas eleies de 4 de Outubro passado.

    O senhor Draghi veio c, portanto, defender as polticas de austeridade que o directrio germnico da Unio Europeia vem impondo, com os efeitos conhecidos de fazer crescer o desemprego, reduzir o valor do trabalho, rasgar o tecido social, fazer crescer a extrema direita e, sobretudo, provocar o mais longo perodo de estagnao econmica de que temos memria neste continente.

    Como conciliar esta viso

    austeritria com, por exemplo, a experincia passada do senhor Draghi como representante do banco Goidman Sachs na Europa, no perodo em que esta instituio colaborava com a maquilhagem das contas nacionais da Grcia, durante a vigncia dos governos da direita? Serviu isso para viabilizar grandes negcios, como a compra de submarinos Alemanha e de navios de guerra Frana.

    Mas quando, acabado esse regabofe, a Grcia lutava para se libertar do peso asfixiante do programa de austeridade da troika que estava a destruir o pas, o senhor Draghi j no papel de chefe do Banco Central Europeu tratou de cortar o financiamento de um dia para o outro banca grega, sem qualquer justificao tcnica ou contratual, numa interveno exclusivamente poltica para forar o governo do Syriza a ceder s imposies de Bruxelas e Berlim.

    O que se passou na reunio do Conselho de Estado mostrou-nos que, afinal o senhor Draghi no um amigo que se possa convidar para nossa casa. um convidado indesejvel.

    Joo Andrade Santos* Economista

    n Joo Andrade Santos*

    O CAMINHO QUE PORTUGALDEVERIA ESTAR A PERCORRER

    erminado mais um congresso, o PSD inicia um novo ciclo na poltica nacional, mais

    colado ao papel de oposio afirmadora de uma alternativa slida governao em exerccio, apresentando um pacote de reformas concretas que marcam a diferena clara e inequvoca em relao s anunciadas pelo PS.

    Trata-se de uma segunda gerao de reformas estruturais, viradas para as preocupaes de financiamento da economia e de recuperao de empresas, de promoo do investimento nacional e estrangeiro, de garantia de sustentabilidade financeira da segurana social, de reviso da lei eleitoral, que os partidos que saram vencedores das ltimas eleies legislativas estariam a implementar agora, caso fossem governo e que, devido s

    T

    circunstncias de resgate do pas da crise financeira e econmica, no encontraram condies de execuo nos ltimos 4 anos.

    Faz todo o sentido esta linha de ao do PSD, j que o programa eleitoral que os portugueses sufragaram nas urnas continua atual e ganha relevncia todos os dias, quando comparado com o adensamento das dvidas sobre as medidas do governo e seus efeitos, o que confirmado pelo Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, atravs do enaltecimento dos notveis e necessrios esforos do governo de Passos Coelho nos ltimos 4 anos, ao mesmo tempo que criticava a revogao das reformas empreendidas pela coligao PSD/CDS pelo atual governo, desde a educao rea laboral.

    As crticas do Presidente do BCE febre revogadora do governo socialista, interrompendo e revertendo mesmo os resultados em afirmao das reformas empreendidas antes, como o crescimento dinmico do emprego desde 2014, o aumento da competitividade do pas em matria de atrao de

    investimento, a reduo da taxa de abandono escolar precoce, entre outros, do consistncia mensagem que o PSD ter necessariamente de transmitir aos portugueses durante os prximos meses: a da governao responsvel que soube priorizar o essencial para evitar a bancarrota do pas e a retoma de um caminho de recuperao econmica consistente, resistindo tentao demaggica das polticas populistas e eleitoralistas que hoje vemos e que ameaam deitar por terra os esforos que os portugueses fizeram no passado recente.

    A estagnao da economia e a fraca criao de emprego em resultado dos incipientes nveis de investimento observados no atual contexto, justificam a necessidade de o PSD reafirmar e recordar quais as medidas que estaria a tomar se fosse governo, tendo em vista um crescimento econmico duradouro e saudvel, o que exige que o pas recupere a confiana, credibilidade e atratividade para o investimento, permitindo-lhe uma economia mais forte, que gere mais e melhor emprego.

    [email protected]://largodasalteracoes.blogspot.com/

    Turismo do Alentejo / Ribatejo lana no prximo fim-de-

    semana, dias 16 e 17 de Abril, o projeto Transalentejo - percursos pedestres do Alqueva, nos municpios de Beja e Portel.

    Para assinalar a iniciativa, a Entidade Regional de Turismo - representada pelo seu Presidente e tcnicos -, com representantes das autarquias, da animao turstica e das unidades de alojamento vo acompanhar os caminheiros que vo percorrer os trajetos Azenhas e Fortins do Guadiana, em Beja e Amieira a Alqueva com o Lago a seus ps, em Portel.

    O referido evento contempla a apresentao de um Guia que - composto por onze percursos pedestres, estruturados na zona de influncia do Lago Alqueva e

    do Rio Guadiana -, est editado em portugus e ingls, apresenta diferentes trilhos devidamente estudados, mapeados, sinalizados, e possibilita aos caminheiros a oportunidade de descobrir as diversificadas paisagens que formam o vasto e rico patrimnio natural e cultural do Alentejo.

    No Guia Transalentejo - percursos pedestres do Alqueva, homologado pela Federao de Campismo e Montanhismo de Portugal, os amantes das caminhadas encontram a descrio pormenorizada do trajeto, assim como uma sntese de alguns dos pontos de interesse e um mapa com o traado do percurso e os pontos e interesse assinalados.

    Criado com o objetivo de apoiar a prtica organizada de passeios pedestres, o Guia -

    idealizado pela Turismo do Alentejo / Ribatejo, com a colaborao dos municpios das reas abrangidas e o apoio tcnico da Associao Heranas do Alentejo e da SAL - encontra-se disponvel na verso impressa nos postos de turismo e unidades de alojamento da regio e alojado no site www.visitalentejo.pt.

    Os onze percursos pedestres esto a ser comercializados atravs de programas tursticos que, promovidos por vrios operadores credenciados - como por exemplo a SAL - so desenvolvidos em articulao com as unidades de alojamento do territrio.

    O projeto envolve os concelhos de Borba, Alandroal, Mrtola, Serpa, Beja, Portel, Mouro, Reguengos de Monsaraz, Barrancos, Moura e Redondo.

    Entidade Regional de Turismo lana projeto

    Transalentejo - percursos pedestres do Alquevaem Beja e Portel

    A

  • 7RegionalSEXTA-FEIRA , 15 DE ABRIL DE 2016dirio do SUL

    Confraria de Enfilos do Alentejo

    Gro Captulo reuniu na Adega de Vidigueira

    A Confraria de Enfilos do Alentejo reuniu na Adega de Vidigueira para a I Sesso Ordinria do Gro Captulo de 2016. Acorreram a esta reunio bi-anual algumas dezenas de Confrades, que se fizeram acompanhar das suas famlias, e que tiveram a oportunidade de ficar a conhecer de perto a Adega, bem como alguns pontos-chave de interesse na regio.

    Tendo em conta a importncia que a Confraria tem na fileira dos vinhos, a Adega procurou demonstrar toda a evoluo e

    dinamismo que esto inerentes panplia de projetos que tem abraado recentemente.

    O contributo que ambas as entidades oferecem divulgao do vinho alentejano e outras manifestaes neste segmento, traduziu-se num dia de confraternizao e celebrao da cultura vitivincola.

    A propsito deste encontro, o eng. Francisco Mata, representante da Confraria dos Enfilos do Alentejo, referiu que as reunies do Gro Captulo que fazemos no mbito da Confraria realizam-se todos os anos em locais diferentes. O

    intuito mostrar aos confrades a diversidade da regio, assim como dar a conhecer melhor o excelente vinho que se faz no Alentejo.

    A eleio da Adega de Vidigueira para acolher este importante encontro anual demonstra a ampla capacidade e a versatilidade que as instalaes oferecem, bem como a sua crescente orientao para expandir as suas ofertas.

    As atividades deste dia preenchido tiveram incio s 10h30, com uma visita guiada Adega, seguindo-se a prova do Licoroso Vidigueira, dintinguido

    com a medalha Gran Oro no CINVE 2016, e logo de seguida a reunio do Gro Captulo. Aps o seu terminus, provaram-se os multipremiados vinhos Vidigueira Anto Vaz e Alicante Bouschet.

    Esta prova, foi acompanhada da atuao do Grupo Coral da Adega, na voz dos quais, se entoou o cante alentejano, dando a conhecer a riqueza, a tica e a identidade prpria subjacente a este patrimnio to tpico da regio do Alentejo.

    No almoo de confraternizao foram servidos os mais icnicos vinhos produzidos na Adega, nomeadamente os j referidos

    Vidigueira Anto Vaz e Alicante Bouschet, que se fizeram acompanhar ainda pelo Reserva Tinto, que conquistaram, como j hbito, o palato dos presentes. O Grupo Coral voltou a cantar trs modas, que embalaram o desenrolar do almoo.

    Em agradecimento escolha feita pela Confraria, o eng. Jos Miguel dAlmeida, presidente da Adega de Vidigueira, confessou ter sido uma grande honra acolher este encontro e dar a conhecer melhor a nossa casa, bem como os nossos projetos de futuro. Reconhecemos a grande importncia do trabalho

    desenvolvido pela Confraria na divulgao e no aumento da visibilidade prestgio dos vinhos do Alentejo e esperamos receber estas e outras iniciativas do gnero, com mais frequncia.

    O prof. Arlindo Ruivo, que esteve ligado Adega de Vidigueira por mais de duas dcadas, acompanhou todo o programa e teve oportunidade de fazer uma apaixonada e interessante exposio sobre o Vinho de Talha, to caraterstico da regio e tambm sobre a evoluo e crescente reconhecimento que a Adega tem vindo a conquistar para si prpria, e para a regio.

    n Maria Antnia ZacariasFotos Exclusivas

    O

    Ncleo de vora assinalou a efemride em dois pontos da cidade

    Dia do Combatente lembrou todosos que lutaram em defesa da Ptria

    A Liga dos Combatentes, no mbito das suas celebraes oficiais, de periodicidade anual, comemorou ontem o Dia do Combatente, em homenagem memria dos portugueses mortos em defesa da ptria. Os festejos realizaram-se junto ao Monumento dos Mortos da Grande Guerra no Rossio de S. Brs. De acordo com o presidente do ncleo de vora, Paulo Pagar, h que recordar a histria para que as geraes futuras tenham conscincia daquilo que tem sido a construo de um pas a que muitos chamam de ptria, mas que a seu ver, deixou de ser usado com a frequncia que deveria ser. Neste dia, foram ainda cumpridos os rituais de oferta de coroas de flores, bem como a imposio de condecoraes a alguns ex-combatentes que cumpriram as suas comisses de servio nas ex-provncias ultramarinas em frica.

    sargento-ajudante Paulo Pagar,

    presidente do ncleo de vora da Liga dos Combatentes considerou ser importante avivar a memria coletiva e isso tem a ver com o recordar das datas porque no podem passar em claro. Nesse sentido, comemorou-se mais um ano do

    Dia do Combatente e o 98. aniversrio da Batalha de La Lys que ocorreu em 9 de abril de 1918, durante a primeira grande guerra.

    O dirigente salientou que, este ano, na cerimnia estiveram presentes alunos de escolas que estudam isto de uma forma superficial, podendo agora ficar com outro entendimento sobre este dia e o que ele representa. A ideia do convite foi faz-los viver a cerimnia e sentir o clima que se cria com este gesto militar em si.

    Paulo Pagar recordou que o esforo de todos que, numa determinada altura da vida, especialmente na juventude, foram obrigados a contribuir para a defesa da ptria deve ser enaltecido quer pelas instituies, nomeadamente pela Liga dos Combatentes, quer pela prpria populao. E acrescentou: Defendo que estas datas no devam ser esquecidas, mas tambm que os valores subjacentes a esta efemride sejam exaltados, especialmente a ptria que uma palavra que

    pouco usual e que as pessoas esquecem com bastante frequncia.

    As entidades presentes homenagearam os militares mortos em defesa da ptria, depositando uma coroa de flores, junto ao monumento dos combatentes da grande guerra, tendo sido ainda proferida uma orao pelo coronel do servio de assistncia religiosa, padre Jorge Matos.

    O ritual das condecoraes repetiu-se com a entrega da medalha comemorativa das

    campanhas das foras armadas portuguesas que foi atribuda a quem tenha participado em operaes militares ou desempenhado uma comisso durante um perodo mnimo de seis meses.

    Monumento aos naturais de voraque perderam a vidano Ultramarfoi ponto de romagem

    A novidade deste ano foi a deslocao at ao monumento em Homenagem aos Combatentes do Ultramar, no largo dos Castelos, onde foi depositada uma palma de flores em memria dos combatentes falecidos, naturais do concelho de vora. No quisemos dissociar um momento do outro e fizemos este enquadramento possvel que resultou bem, em virtude de conseguirmos trazer as pessoas

    at este local, explicou Paulo Pagar.

    Em seu entender, o passado deve ser recordado porque um povo sem histria e que no se orgulha dela, perde um pouco a sua identidade. A histria de um povo, independentemente dos bons ou maus momentos, deve ser lembrada e passada aos vindouros de uma forma que eles consigam tambm absorver esse esprito de posse para que depois mais tarde se faa o mesmo de gerao em gerao.

  • dirio do SUL8 DesportoSEXTA-FEIRA , 15 DE ABRIL DE 2016

    Pub.

    Pub.

    FUTEBOL E QUALIFICAO EM DEBATENA UNIVERSIDADE DE VORA

    este ms de Abril, encontra-se a decorrer, na

    Universidade de vora, o VIII Ciclo de Conferncias sobre Educao Comunitria, uma iniciativa conjunta da Universidade Popular Tlio Espanca e do Departamento de Pedagogia e Educao/Escola de Cincias Sociais.

    Foi neste contexto que, no passado dia 12 de Abril, pelas 18 horas, se realizou a conferncia intitulada A importncia da formao e da aprendizagem no percurso pessoal e profissional: o caso do Treinador de Futebol Snior Nlson Valente no Lusitano Ginsio Clube de vora.

    O conferencista, o conhecido treinador Nlson Valente, Licenciado em Educao Fsica e Desporto (Universidade de vora) e tem o grau de DOCTOR EUROPEO FISIOLOGIA

    atribudo pela Universidade da Extremadura, em 2013. Nos ltimos anos, investiu bastante na sua formao, como treinador de Futebol, estando, atualmente, a treinar o Lusitano Ginsio Clube de vora. Atravs do seu testemunho, procurou demonstrar que a formao e a aprendizagem so instrumentos fundamentais para a aquisio de novas competncias e de um melhor desempenho profissional, independentemente da rea de trabalho.

    Esta sesso foi organizada por

    dois alunos (a frequentar o 2. ano da Licenciatura em Cincias da Educao), Fbio Potes e Evandro Breia, no mbito do trabalho prtico da unidade curricular de Educao de Adultos lecionada pela Professora Lurdes Pratas Nico.

    As conferncias/sesses so aulas abertas ao pblico e gratuitas para todos.

    O Ciclo de Conferncias integra-se no projecto Janelas Curriculares de Educao Popular no Ensino Superior Universitrio - financiado pela Fundao Calouste Gulbenkian e promovido pela Universidade Popular Tlio Espanca - e tem o apoio do Grupo de Comunicao Social Dirio do Sul e Rdio Telefonia do Alentejo, da Delta Cafs e da Escola Comunitria de So Miguel de Machede/SUO-Associao de Desenvolvimento Comunitrio.

    N

    CAMPEONATO DO MUNDO DE JUNIORESo dia 09 de Abril de 2016, o atleta FILIPE FIALHO, Jnior, do Grupo Desportivo

    Diana, foi convidado pela Federao Portuguesa de Atletismo para participar no Trofu Ibrico de 10.000 metros, realizado na Pista da Maia.

    Os atletas portugueses que participaram nesta competio estavam tambm a disputar o ttulo de Campees Portugueses, na mesma distncia.

    O atleta Filipe Fialho, venceu no escalo de Juniores, sagrando-

    se assim Campeo Nacional.Nesta prova obteve a marca

    de 31.08,99, alcanando os mnimos para o CAMPEONATO DO MUNDO DE JUNIORES, que se realizam de 19 a 24 de Julho de 2016, na Polnia, estando esta competio inicialmente calendarizada para se realizar na Rssia.

    a 1 vez que um atleta filiado na Associao de Atletismo de vora alcana este nvel de marca e qualificao para uma das competies mais importantes do Mundo.

    um atleta de nvel mundial e esta poca est ser recompensadora para toda a dedicao e empenho que dedica Modalidade, pois recentemente tambm se sagrou Campeo Nacional de Corta Mato, realizado em Albufeira.

    N

  • 9PublicidadeSEXTA-FEIRA , 15 DE ABRIL DE 2016dirio do SUL

    PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAO ANUAL **ALUGUER DE AUTOCARROS**

    VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

    RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

    Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

    Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

    7100-111 ESTREMOZTelef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

    Edifcio de Santa Catarina 12 - Loja 4 - voraTel: 266 747 871 Fax: 266 747 873

    Alvar 668/93

    * DIA DA LIBERDADE COM VISITA AO MUSEU DE ALJUBE - RESISTNCIA E LIBERDADE E ALMOO REGIONAL COM BAILE E LANCHE INCLUDO DIA 24 DE LIBERDADE E ALMOO REGIONAL COM BAILE E LANCHE INCLUDO DIA 24 DE LIBERDADE E ALMOO REGIONAL COM

    ABRIL* FIM DE SEMANA NO PARQUE NATURAL DE MONFRAGE E COMARCA DE LA VERA - PAISAGENS NICAS AO ENCON-VERA - PAISAGENS NICAS AO ENCON-VERATRO DO TEJO PROFUNDO NOVIDADE! - DIAS 30 DE ABRIL E 1 DE MAIO * RIOS DE PORTUGAL: LIS LENA NABO , VISITANDO: LEIRIA OURM TOMAR NOVIDADE! DIA 01 DE MAIO* FIM DE SEMANA NO PARQUE ARQUE-OLGICO DO VALE DO CA COM VISITA A: POO DO CANTO PENEDONO SER-NANCELHE TRANCOSO VILA NOVA DE FOZ CA MUSEU DE FOZ CA E NCLEO MUSEOLGICO DE ARTE RUPESTRE NOVIDADE! DIAS 07 E 08 DE MAIO* MARISCADA NA ERICEIRA NOVO PRO-* MARISCADA NA ERICEIRA NOVO PRO-* MARISCADA NA ERICEIRA GRAMA! DIA 08 DE MAIO* PROGRAMA ESPECIAL: FILIPE LA FERIA NO CASINO DO ESTORIL O MUSICAL DA MINHA VIDA DIA 08 DE MAIO NOVI-DADE!* FIM DE SEMANA NAS ALDEIAS DE XISTO DA BEIRA O ENCANTO DE PORTUGAL PROFUNDO LOUS GIS ARGANIL PIDO PAMPILHOSA DA SERRA JA-NEIRO DE CIMA BARROCA E OLEIROS NOVO PROGRAMA DIAS 14 E 15 DE MAIO

    * EXCURSO AO SANTURIO DE FTIMA DIA 15 DE MAIO* LOURDES ANDORRA ZARAGOZA POR OCASIO DA PEREGRENIO MILI-TAR PROGRAMA CLSSICO DE 19 A 24 POR OCASIO DA PEREGRENIO MILI-TAR PROGRAMA CLSSICO DE 19 A 24 POR OCASIO DA PEREGRENIO MILI-

    DE MAIO 6 DIAS* FIM DE SEMANA NA COSTA ALENTE-JANA E COSTA VICENTINA VISITANDO: JANA E COSTA VICENTINA VISITANDO: JANA E COSTA VICENTINASINES PORTO COVO VILA NOVA DE MIL FONTES CABO SARDO ZAMBUJEIRA DO MAR ALJEZUR SAGRES CABO DE SO VICENTE SERRA DE MONCHIQUE FOIA DIAS 21 A 22 DE MAIO* LISBOA CULTURAL COM VISITA AO PALCIO NACIONAL DA AJUDA E FUNDA-O CALOUSTE GULBENKIAN NOVI-DADE! DIA 22 DE MAIO* BARCELONA E VALNCIA O MELHOR * BARCELONA E VALNCIA O MELHOR * BARCELONA E VALNCIADO MEDITERRNEO SUPER OFERTA LOW COST DE 25 A 29 DE MAIO 5 DIAS* GALIZA COM MARISCADA GALEGA E QUEIMADA RIAS ALTAS E RIAS BAIXAS VISITANDO: SANXENXO GROVE LA TOJA PASSEIO DE BARCO SANTIAGO DE COMPOSTELA CORUNHA PONTE-VEDRA E VIGO NOVO PROGRAMA DE 26 A 29 DE MAIO 4 DIAS* ALDEIAS DE XISTO DO TEJO VISITAN-DO: MONUMENTO NATURAL DAS PORTAS DE RDO CASTELO DO REI WAMBA FOZ DO COBRO FIGUEIRA COM PASSEIO DE BARCO NO RIO TEJO E AL-MOO REGIONAL DIA 29 DE MAIO

  • dirio do SUL10 SociedadeSEXTA-FEIRA , 15 DE ABRIL DE 2016NECROLOGIAVTOR BRUNO PEDRAS JANEIRO

    Faleceu dia 13/04/2016, em vora, o senhor Vtor Bruno Pedras Janeiro, de 29 anos de idade, natural da S (vora), e que residia em vora.

    Dia 14/04/2016 na Capela de Vendinha, foi celebrada encomendao s 17:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitrio de So Vicente do Pigeiro.

    Tratou do Funeral a Agncia Funerria Maurcio

    Dirio do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolncias.

    Pub.

    Num local priveligiado na cidade de vora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

    plas salas, espaos circundantes ajardinados, mxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

    Aceita IdososResidncia para Seniores Vista Alegre

    Av. Dr. Francisco S Carneiro, 385 7000 - 757 voraTm: 929 372 974

    Alvar N. 2|2014

    Sua famlia, na impossibilidade de o fazer pessoalmente como seria seu desejo, vem por este meio participar a todas as pessoas das suas relaes e amizade que ser celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, Domingo, dia 17 de Abril, pelas 12h00m, na Igreja de Santo Anto, agradecendo desde j a quem se dignar assistir a to piedoso ato.

    GRACINDA GUILHERMINA FERREIRA DAS ALMAS

    Missa de 3. Aniversrio

    FALECIMENTO

    Luis Ruy G. CaeiroFaleceu em vora o sr Luis Ruy G. Caeiro, empresrio muito

    prestigiado na rea de mrmores. Era casado com a Sr,. D. Maria Irene G. Caeiro.

    O extinto era uma pessoa muito estimada na regioO corpo esteve em cmara ardente na Igreja da Misericrdia,

    realizando-se em seguida o funeral. famlia enluatda, sua esposa e fi lhos apresentamos sentidas

    condolncias.

    Todas as palavras so pouco para expressar a dor da ausncia.Partindo da letra de uma msica alentejana, tento home-nagear aquele que sempre

    Francisco Manuel Coelho Diasviveu com emoo o Cante Alentejano, mas que partiu h um ano neste dia to dolo-roso...

    J no ouves os passarinhosNem te sentas lareira.J no bebes os teus copinhosNem vais domingo feira...

    J no ouo o teu cantarMas est dentro de mim.Ningum o pode negarAmor de Irm assim!

    Da tua irmVisitao Dias Cardoso

    A Santa Casa da Misericrdia de vora de harmonia com o Art. 8 A Santa Casa da Misericrdia de vora de harmonia com o Art. 8 A Santa Casa da Misericrdia de vorano seu n. 5. do Compromisso, manda celebrar na Igreja da Misericrdia nos Sbados 16/04/2016, 23/04/2016 e 30/04/2016 pelas 17,00 horasMissas por Alma do Irmo Luiz Rui Gutierrez Caeiro.

    Agradecemos desde j a quem participar nestes piedosos Actos.

    O Provedor

    (Francisco Lopes Figueira)

    SANTA CASA DA MISERICRDIA DE VORA

    A Santa Casa da Misericrdia de vora de harmonia com o Art. 8 A Santa Casa da Misericrdia de vora de harmonia com o Art. 8 A Santa Casa da Misericrdia de vorano seu n. 5. do Compromisso, manda celebrar na Igreja da Misericrdia nos Sbados 16/04/2016, 23/04/2016 e 30/04/2016 pelas 17,00 horasMissas por Alma do Irmo Carlos Manuel Matutino Granchinho.

    Agradecemos desde j a quem participar nestes piedosos Actos.

    O Provedor

    (Francisco Lopes Figueira)

    SANTA CASA DA MISERICRDIA DE VORA

    Em memria de Maria de Maria de Jesus Alves Baptista Martins, falecida no dia 14 do passado ms de Maro, que completaria 83 anos no dia 16 de Abril de 2016.

    Muita saudade

    O fi lho, a nora,toda a famlia e amigos

    A pequena Grande Me

    Esposa, fi lhos, e neta, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vm por este meio participar a todas as pessoas das suas relaes e amizade que ser celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 18 de Abril, pelas 18h30m, na Igreja de Nossa Senhora de Ftima, Bairro do Baclo, agradecendo desde j a quem se dignar assistir a to piedoso ato.

    MRIO JOO COSTA DIASMissa de 3. Aniversrio

    Sua esposa, fi lhos e restante famlia, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relaes e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

    Aproveitam para participar que ser celebrada Missa pelo seu eterno descanso no prximo domingo, dia 17 de Abril, pelas 12h00m, na Igreja de St. Anto, agradecendo desde j a quem se dignar assistir a to piedoso ato.

    FERNANDO CASEMIRO DA CRUZ MAVIOSO

    Agradecimento e Missa de 7. Dia

    Pub.

    [email protected]

    Seus fi lhos, genro, noras, netos, bisnetos e restantes familiares na impossibi-lidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vm por este meio participar o falecimento do seu ente querido. Informam que o corpo se encontra em cmara ardente na Igreja de Torre de Coelheiros, onde hoje dia 15 de Abril de 2016, pelas 15:00 ser celebrada encomendao de corpo presente, seguindo-se o prstito funebre para o Cemitrio de Torre de Coelheiros. Agradecendo desde j a quem se dignar a assistir a to piedoso acto.

    JERNIMO JOS MENDESParticipao de Falecimento

    SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

    Agncia Funerria Pestana

    JERNIMO JOS MENDESFaleceu no dia 14 de Abril de 2016, em vora, Jernimo Jos Mendes,

    vivo de Arminda Maria Venda, de 99 anos, natural e residente em Torre de Coelheiros.

    Hoje dia 15 de Abril de 2016, na igreja de Torre de Coelheiros, pelas 09:30 horas, ser celebrada encomendao de corpo presente, seguindo o prstito fnebre para o cemitrio de Torre de Coelheiros.

    Agncia funerria pestana - vora servilusa

  • 11EntretenimentoSEXTA-FEIRA , 15 DE ABRIL DE 2016dirio do SUL

    06:32 Reprter frica07:00 Zig Zag11:05 Coleo De Sonhos E Desiluses12:00 A Valsa dos Continentes13:00 Liberdade 2114:00 Sociedade Civil15:00 A F Dos Homens15:30 Euronews16:00 Zig Zag20:30 Cougar Town21:00 Jornal 221:45 Pgina 222:00 Uma Aldeia Francesa22:50 J Vi Este Filme22:55 O Primeiro Vero00:40 J Vi Este Filme00:45 Contentor 1301:15 No Ar01:45 Californication02:15 Sociedade Civil03:15 Euronews

    06:00 Edio Da Manh

    08:45 A Vida Nas Cartas: O

    Dilema

    10:00 Queridas Manhs

    13:00 Primeiro Jornal

    14:30 Dancin Days

    15:45 Grande Tarde

    19:00 I Love Paraispolis

    20:00 Jornal Da Noite

    21:30 Corao DOuro

    22:30 Poderosas

    23:30 A Regra Do Jogo

    00:30 Investigao Criminal

    01:30 Investigao Criminal

    02:30 Podia Acabar O Mundo

    03:15 Televendas

    06:30 Bom Dia Portugal

    10:00 A Praa

    13:00 Jornal da Tarde

    14:15 Bem-vindos a Beirais

    16:00 Agora Ns

    18:00 Portugal em Direto

    19:00 O Preo Certo

    20:00 Telejornal

    21:00 Sexta s 9

    22:00 Aqui To Longe

    22:45 Treze

    00:00 5 Para a Meia-Noite

    01:15 Forever

    02:00 Sexta s 11

    03:00 Os Nossos Dias

    04:30 Televendas

    dirio do sulTV

    PROGRAMAO TELEVISO RTP 1 RTP 2 SIC TVI

    DISTRITO DE VORAALANDROAL AlandroalenseARRAIOLOS VieiraBORBA Carvalho CortesESTREMOZ GodinhoVORA - Horta das FigueirasMONTEMOR-O-NOVO FreitasMORA Falco, CentralMOURO CentralPORTEL Misericrdia REDONDO Xavier da CunhaREGUENGOS MONSARAZ PaulitosVENDAS NOVAS RibeiroVIANA DO ALENTEJO NovaVILA VIOSA Torrinha

    DISTRITO DE BEJAALJUSTREL PereiraALMODVAR RamosALVITO Nobre SobrinhoBARRANCOS BarranquenseBEJA CentralCASTRO VERDE AlentejanaCUBA MisericrdiaFERREIRA DO ALENTEJO Singa MOURA Ferreira da CostaSERPA Serpa Jardim VIDIGUEIRA Pulido Suc.

    DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHO Alter; PortugalARRONCHES Esperana; BatistaAVIS Nova de Aviz

    CAMPO MAIOR Campo MaiorCASTELO DE VIDE RoqueCRATO Misericrdia; MatosELVAS EuropaFRONTEIRA Vaz GAVIO GavioMONFORTE JardimNISA Ferreira PintoPONTE DE SR Matos Fernandes PORTALEGRE Cunha MirandaSOUSEL Mendes Dordio; Andrade

    LITORAL ALENTEJANOALCCER DO SAL AlcarenseGRNDOLA CostaSANTIAGO DO CACM JernimoSINES Central

    Farmcia de Servio Tempo

    voraAguac. Mx.: 18 C Min.: 10 C

    Sexcta-feira, 15

    BejaAguac. Mx.: 21 C Min.: 11 C

    PortalegreAguac. Mx.: 15 C Min.: 9 C

    vora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Proteco Civil- 266777150- Bombeiros Voluntrios- 266702122- Hospital Esprito Santo - 266740100- Taxis- 266735735- Estao Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de vora- 266740 800- Aco Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

    Elvas- Bombeiros Voluntrios- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Sade - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Servio de guas - 268622267- Cmara Municipal Elvas - 268639740- Txis - 268622287- Estao Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviria do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

    Telefones de Urgncia- Repartio Finanas - 268622527

    Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Proteco Civil - 284313050- Bombeiros Volunttios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horrio nocturno)- Cmara Municipal - 284311800- Serv. Proteco Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Txis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviria - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

    Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Proteco Civil- 245201203- Bombeiros Voluntrios - 245300120

    Pub.

    06:30 Dirio Da Manh

    10:10 Voc Na TV!

    13:00 Jornal Da Uma

    14:45 Mundo Meu

    16:00 A Tarde Sua

    19:00 The Money Drop

    20:00 Jornal Das 8

    21:40 A nica Mulher

    22:57 Santa Brbara

    00:00 Love On Top - Extra

    01:30 Guarda-Costas de

    Segunda

    03:15 Queridas Feras

    meo 643891meo 7000

    Faa Like na nossa pgina do facebook

    vora Concelhodo Mundo:Roteiro com histria

  • PCP manifestou-se contra o traado da nova linha ferroviria entre Sines e Caia, que

    contempla o atravessamento da cidade de vora e faz passar o comboio a 10 metros das janelas dos moradores.

    Em comunicado, a concelhia de vora do PCP reala que o deputado Joo Oliveira, eleito por este crculo eleitoral alentejano, questionou o governo sobre possveis solues.

    A estrutura comunista diz no concordar com o traado da linha ferroviria de transporte de mercadorias para ligar Sines e o Caia, entre as cidades de Elvas e Badajoz (Espanha), apresentado pela Infraestruturas de Portugal (IP).

    O PCP no ser cmplice com uma soluo que faz passar o comboio a 10 metros das janelas dos moradores, pode ler-se.

    No comunicado, o PCP alega tambm que o traado proposto corta as vias de comunicao, isola bairros e coloca mesmo em causa o servio de recolha de lixo

    ANO: 47. NMERO: 12.753 PVP: 0,75 SEXTA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2016

    Pub.

    PCP/vora contra traadoda ferrovia Sines-Caia comcomboios perto das janelas

    e de transportes pblicos do bairro de Santa Luzia, em vora.

    Sempre considermos que o investimento na ferrovia, e esta ligao em particular, indispensvel para evitar o despovoamento da regio e promover o seu desenvolvimento, mas este no pode ser conseguido custa do bem-estar dos moradores da freguesia da Senhora da Sade e da populao em geral, argumenta a concelhia comunista.

    Manifestando solidariedade para com as justas reivindicaes da populao e disponibilidade para que se encontrem alternativas, o PCP aponta ainda o dedo ao anterior executivo socialista da Cmara de vora, que agora gerido pela CDU.

    Quando a antiga linha ferroviria de Estremoz foi desativada, no incio deste sculo, a reviso do Plano Diretor Municipal (PDM) de vora, feita em 2008, quando o municpio era liderado pelo PS, deveria ter retirado esta linha do plano.

    A reviso do PDM revelou-se uma oportunidade perdida, pois, j ento existia um consenso alargado contra a utilizao para circulao ferroviria do antigo ramal, que atravessa uma zona de expanso habitacional, criticam.

    O traado proposto para a linha ferroviria de mercadorias Sines-Caia, no troo que passa por vora, tem sido alvo de crticas por parte de outros partidos polticos, assim como por parte da cmara e da populao.

    O municpio contestou o traado, por passar na zona urbana da cidade, e alertou que, caso avance, vai provocar significativos prejuzos para vora e para a qualidade de vida dos habitantes.

    Na Internet, est a decorrer uma petio pblica contra o traado, promovida pelo denominado Movimento de Cidados vora Unida.

    A petio, apela interveno do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, para que, em tempo til, seja equacionada uma soluo alternativa para a linha ferroviria que seja vivel no plano social e ambiental.

    O

    ESTREMOZConcertode Primaverapela Filarmnica Luzitana

    Um concerto de Primavera pela banda da Sociedade Filarmnica Luzitana est marcado para o prximo sbado, s 21:30, no Palcio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Estremoz, no distrito de vora, informou o municpio.

    O concerto promovido pela Sociedade Filarmnica Luzitana, de Estremoz, com o apoio do municpio.

    VENDAS NOVAS

    Aprendida quasemeia toneladade pinhas

    A GNR anunciou a deteno de um casal e a apreenso de cerca de meia tonelada de pinhas de pinheiro manso furtada, na localidade de Landeira, no concelho de Vendas Novas, distrito de vora.

    Em comunicado, a fora de segurana refere que, na quarta-feira, deteve, em flagrante delito, um homem e uma mulher, com

    25 e 26 anos, por furto de pinhas de pinheiro manso.

    Os detidos tinham na sua posse cerca de 450 quilos de pinhas, que foram apreendidas.

    Polo a Polo regressa para uma segunda edioPolo a Polo: Abril Voz aos

    livros o nome da mais recente programao organizada pela Neste Pas, Associao Cultural em conjunto com a Bibliioteca Pblica de vora. A iniciativa decorre entre os dias 2 e 27 de abril indo j na sua segunda edio.

    Com o objetivo de desenvolver aces de dinamizao dos polos de leitura e ncleos descentralizados da Biblioteca Pblica de vora o Polo a Polo decorre desde o dia 2 de Abril, data em que se comemorou o Dia Internacional do Livro Infantil, passando pelo prximo 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e do Autor.

    Para a organizao, o ms de Abril particularmente importante dadas as comemoraes do 25 de

    Abril, associando ainda o 30 aniversrio da classificao pela UNESCO de vora como Patrimnio Mundial.

    Sob organizao da Neste Pas e da Biblioteca Pblica de vora esta iniciativa conta tambm com a colaborao da Cmara Municipal de vora, Unies das Freguesias de Tourega e Guadalupe, de Bacelo e Senhora da Sade, de Malagueira e Horta das Figueiras, Junta de Freguesia de Canaviais, Ncleo da Escola Secundria Severim de Faria, Ncleos das Bibliotecas Escolares das Escolas Bsicas de Santa Clara, Conde de Vilalva, bem como do Ncleo do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrcio alm da Livraria Dom Pepe, Livraria Ler com Prazer e da Didatic by Edicare vora.

    Dos dias 2 a 15 de abril o Polo

    a Polo conta j com 35 iniciativas que envolveram dezenas de contadores e escritores como Maria Morais ou Afonso Cruz. A segunda parte da programao tem previstas mais de 20 aes em todo o concelho de vora.

    No prximo sbado, o Cromeleque dos Almendres ser o palco, pelas 17 horas, onde a contadora Ana Sofia Paiva e os violinos da Eborae Mvsica levaro contos e melodias freguesia de Guadalupe.

    A 21 de abril, pelas 17h30, a Biblioteca Pblica de vora ver inaugurado mais um Polo Pblico de Leitura na Biblioteca Escolar dos Canaviais e no dia 23 ter lugar a Feira do Livro que contar com a atuao das Vozes de Abril, do Com Quantos Pontos se Conta um Conto com Isabel Bilou.