dipirona 002

Post on 07-Jan-2017

100 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

DIPIRONAAlunas : Edleuza Rosa e Valdineide

Profº: Maurizio Uchôa2016

  

Os medicamentos são de grande importância e atua na promoção da saúde, contribuindo na cura, prevenção e auxilio no controle de diversas doenças crônicas e agudas como asma, câncer, cefaleias, hipertensão entre outras.·.

   INTRODUÇÃO

O QUE E DIPIRONA?

A dipirona sódica é um medicamento analgésico, antitérmico e antipirético muito utilizado no tratamento de dores e febre, normalmente provocadas por gripes e resfriados.

Comprimidos: Cada comprimido contém: Dipirona sódica 500 mg; Excipientes: metilcelulose, polivinilpirrolidona, dióxido de silício coloidal 200, açúcar granulado, corante amarelo quinolina, amido de milho, talco, estearato de magnésio,álcool etílico.Solução oral (gotas): Cada ml (30 gotas) contém: Dipirona sódica 500 mg. Excipientes: metilparabeno, sacarina1 sódica, metabissulfito de sódio, sorbitol2 a 70%, glicerina, EDTA dissódico, água desionizada

COMPOSIÇÃO

A PRESENTAÇAO FARMACEUTICA:  

.Comprimidos

.Soluções

.Ampolas

.Supositórios 

VIAS DE ADMINISTRAÇÃO

.via oral

.Venosa

.Retal

.Intramuscular

INDICAÇAO

Analgésico e antipirético

CONTRA - INDICAÇÕES

O uso deste medicamento é contra-indicado em caso de hipersensibilidade conhecida à dipirona sódica ou demais componentes da formulação a outras pirazonas (Ex. fenezona, propilenazona) e/ou a pirazolidinas (Ex. fenilbutazona, oxifembutazona), incluindo, por exemplo, caso anterior de agranulocitose em reação a um destes medicamentos.

AVERTENCIACIAS

Interromper imediatamente o uso e consultar o médico se surgirem manifestações alérgicas na pele, como prurido12 e placas vermelhas, se houver dor de garganta ou qualquer outra anormalidade na boca ou garganta.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS 

Deve- se evitar o uso concomitante de álcool, pois pode ocorrer interação entre o álcool e o produto. No caso do tratamento concomitante com ciclosporina, pode ocorrer uma diminuição no nível de ciclosporina. Produtos contendo dipirona não devem ser administrados a pacientes sob tratamento com clorpromazina, pois pode ocorrer hipotermia grave.

REAÇOES ADVERSAS

. Angioedema grave

. Arritmia cardíaca

. Broncoespasmo grave

. Choque circulatório

. Exantema

. Hipotensão arterial

. Agranulocitose ou trombocitopenia

. Leucopenia

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO

A dipirona não deve ser administrada em mulheres grávidas e durante a amamentação devem ser tomadas algumas precauções.

POPULAÇÕES ESPECIAIS 

Pacientes idosos.  Crianças.  Pacientes com insuficiência nos rins ou no fígado,

  SUPERDOSAGEM

No caso do medicamento ter sido ingerido em doses elevadas acidentalmente, o tratamento deve ser imediatamente suspenso. Procurar assistência médica de emergência para que sejam tomadas as providências médicas adequadas. 

CONCLUSÃO 

Todos os medicamentos devem seguir orientações medicas por isso é importantes em casos de qualquer sintomas procurar mais rápido possível um posto de saúde, É muito perigoso tomar remédio por contra própria, em casos de suspeita de alguma patologias, algias entre outros sintomas procurar orientações médicas.

FONTES

http://www.tuasaude.com/dipirona/: http://www.eurofarma.com.br/euroatende@eurofarma.com.brhttp://www.hospitalardistribuidora.com.br/produto/dipirona-sodica

 

OBRIGADA!

top related