dengue 1 e

18
DENGUE 2015 E.E.PROFº LUIZ GONZAGA RIGHINI

Upload: maria-teresa-iannaco-grego

Post on 13-Apr-2017

485 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dengue 1 E

DENGUE

2015

E.E.PROFº LUIZ GONZAGA RIGHINI

Page 2: Dengue 1 E

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus.

Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.

O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE). Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador (BA), reaparecendo em novo surto em 1792

O que é Dengue

Page 3: Dengue 1 E

Em 1846, o mosquito Aedes aegypti tornou-se conhecido quando uma epidemia de dengue atingiu o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Entre 1851 e 1853 e em 1916, São Paulo foi atingida por epidemias da doença. Em 1923, Niterói, no estado do Rio, lutou contra uma epidemia em sua região oceânica.

Em 1903, Oswaldo Cruz, então Diretor Geral da Saúde Pública, implantou um programa de combate ao mosquito que alcançou seu auge em 1909. Em 1957, anunciou-se que a doença estava erradicada do Brasil, embora os casos continuassem ocorrendo até 1982, quando houve uma epidemia em Roraima.

Em 1986, foram registradas epidemias nos estados do Rio de Janeiro, de Alagoas e do Ceará. Nos anos seguintes, outros estados brasileiros foram afetados.

No Rio de Janeiro (Região Sudeste) ocorreram duas grandes epidemias. A primeira, em 1986-87, com cerca de 90 mil casos; e a segunda, em 1990-91, com aproximadamente 100 mil casos confirmados. A partir de 1995, o dengue passou a ser registrado em todas as regiões do país. Em 1998 ocorreram 570.148 casos de dengue no Brasil; em 1999 foram registrados 204.210 e, em 2000, até a primeira semana de março, 6.104.

Atualmente, o dengue na forma hemorrágica está entre as dez principais causas de hospitalização e morte de crianças em países da Ásia tropical. Nas Américas, a primeira epidemia de dengue hemorrágico que se tem notícia ocorreu em Cuba, em 1981.

Page 4: Dengue 1 E

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que picam tanto durante o dia como à noite. Os transmissores, principalmente o Aedes aegypti, se reproduzem dentro ou nas proximidades de habitações, em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas, etc.). A transmissão pelo Aedes albopictus não é comum porque o mosquito não costuma frequentar o domicílio como o Aedes aegypti.

TRANSMISSÃO

Page 5: Dengue 1 E

Tem 0,5 cm de comprimento, è preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas e suas asas são translúcidas.

Nome Especifico: Aedes Aegypti

Mosquito da dengue

Page 6: Dengue 1 E
Page 7: Dengue 1 E
Page 8: Dengue 1 E

Seus ovos são muitos resistentes e sobrevivem vários meses, são depositados em diversos locais e rapidamente se transformam em larvas que dão origem ao mosquito adulto ( pupas ).

Ciclo do mosquito da Dengue

Page 9: Dengue 1 E
Page 10: Dengue 1 E

A dengue pode se apresentar – clinicamente – de quatro formas diferentes formas:

Infecção Inaparente

A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma da dengue. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

Dengue Clássica

A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

Formas de apresentação

Page 11: Dengue 1 E

- Dengue Hemorrágica

A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue

Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Page 12: Dengue 1 E

sintomas

Page 13: Dengue 1 E
Page 14: Dengue 1 E

O Aedes deposita os seus ovos em águas limpas e paradas. Portanto, a única prevenção é eliminas todos os pontos onde possa ser acumulada água.

Esta prevenção deve ser feita durante o ano todo, principalmente na época das chuvas.

Prevenção da Dengue

Page 15: Dengue 1 E
Page 16: Dengue 1 E
Page 17: Dengue 1 E

http://www.combateadengue.com.br/o-que-e-dengue/

http://pt.slideshare.net/mariadapazgomes/slides-sobre-dengue-para-eproinfo-atual

http://pt.slideshare.net/renatasilverio/slides-dengue-2384237

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dengue

BIBLIOGRAFIA

Page 18: Dengue 1 E

Alanderson Caique N°1 Carlos Leonardo N°8 1°E

COMPONENTES DO GRUPO