2012-13 (4) teste 11º geog a [11 mar]-v1 (rp)

Upload: rui-m-c-pimenta

Post on 03-Apr-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 7/29/2019 2012-13 (4) TESTE 11 GEOG A [11 MAR]-v1 (RP)

    1/6

    Rui Pimenta 4 prova de avaliao escrita de Geografia A (11 B)Critrios de classificao Pgina 1 / 6

    11 Ano de Escolaridade | Turma: B

    4 prova de avaliao escrita de:

    Geografia ADurao da Prova: 80 minutos

    Data da realizao:2013-03-11

    CRITRIOS DE CLASSIFICAO

    COTAES

    GRUPO I1 ... 5 pontos

    2 ... 5 pontos

    3 ... 5 pontos4 ... 5 pontos

    5 ... 5 pontos

    25 pontosGRUPO II

    1 ... 5 pontos2 ... 5 pontos

    3 ... 5 pontos4 ... 5 pontos

    5 ... 5 pontos

    25 pontosGRUPO III

    1 ... 5 pontos2 ... 5 pontos

    3 ... 5 pontos4 ... 5 pontos

    5 ... 5 pontos

    25 pontosGRUPO IV

    1 ... 5 pontos2 ... 5 pontos

    3 ... 5 pontos4 ... 5 pontos

    5 ... 5 pontos

    25 pontosGRUPO V1 ... 10 pontos2 ... 10 pontos

    3 ... 10 pontos

    4 ... 20 pontos

    50 pontosGRUPO VI

    1 ... 10 pontos

    2 ... 10 pontos3 ... 10 pontos4 ... 20 pontos

    50 pontos

    Total 200 pontos

  • 7/29/2019 2012-13 (4) TESTE 11 GEOG A [11 MAR]-v1 (RP)

    2/6

    Rui Pimenta 4 prova de avaliao escrita de Geografia A (11 B)Critrios de classificao Pgina 2 / 6

    CRITRIOS GERAIS DE CLASSIFICAO

    A classificao a atribuir a cada resposta resulta da aplicao os critrios gerais e dos critrios especficos declassificao apresentados para cada item e expressa por um nmero inteiro, previsto na grelha declassificao.

    A ausncia de indicao inequvoca da verso da prova (Verso 1 ou Verso 2) implica a classificao comzero pontos das respostas aos itens de escolha mltipla.

    As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Noentanto, em caso de omisso ou de engano na identificao de uma resposta, esta pode ser classificada se

    for possvel identificar inequivocamente o item a que diz respeito.Se o aluno responder a um mesmo item mais do que uma vez, no eliminando inequivocamente a(s)resposta(s) que no deseja que seja(m) classificada(s), deve ser considerada apenas a resposta que surge emprimeiro lugar.

    ITENS DE SELEO

    Escolha mltipla

    A cotao total do item s atribuda s respostas que apresentem de forma inequvoca a nica opo

    correta.Em cada item de escolha mltipla, se o nmero do item e/ou a letra da opo escolhida forem ilegveis, aclassificao da resposta zero pontos.

    Se o aluno, em vez de apresentar a letra que identifica a opo escolhida, transcrever o texto dessa opo, aresposta dever ser classificada.

    So classificadas com zero pontos as respostas em que seja assinalada:

    uma opo incorreta;

    mais do que uma opo.

    No h lugar a classificaes intermdias.

    ITENS DE CONSTRUO

    As respostas aos itens de construo (Grupos V e VI) que apresentem pontos de vista diferentes dosmencionados nos critrios especficos de classificao e/ou que no utilizem uma terminologia igual utilizada nos critrios especficos de classificao devem ser classificadas se o seu contedo for consideradocientificamente vlido e estiver adequado ao solicitado. Nestes casos, as respostas devem ser classificadassegundo procedimentos anlogos aos previstos nos descritores apresentados.

    Nos itens de construo, os critrios especficos de classificao esto organizados por nveis de

    desempenho, devendo ser atribuda, a cada um desses nveis, uma nica pontuao. No caso de, ponderados

    A classificao da prova deve respeitar integralmente

    os critrios gerais e os critrios especficos a seguir apresentados .

  • 7/29/2019 2012-13 (4) TESTE 11 GEOG A [11 MAR]-v1 (RP)

    3/6

    Rui Pimenta 4 prova de avaliao escrita de Geografia A (11 B)Critrios de classificao Pgina 3 / 6

    todos os dados contidos nos descritores, permanecerem dvidas quanto ao nvel a atribuir, deve optar-se pelonvel mais elevado de entre os dois tidos em considerao.

    Resposta curta e resposta restrita

    Os critrios de classificao das respostas aos itens de resposta curta podem apresentar-se organizados por

    nveis de desempenho. Neste caso, a cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao.

    classificada com zero pontos qualquer resposta que no atinge o nvel 1 de desempenho.

    Os critrios de classificao das respostas aos itens de resposta restrita apresentam-se organizados pornveis de desempenho. A cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao. classificada comzero pontos qualquer resposta que no atinge o nvel 1 de desempenho.

    Nos itens de resposta curta e de resposta restrita, caso a resposta contenha elementos que excedam osolicitado, s so considerados para efeito de classificao os elementos que satisfaam o que pedido,segundo a ordem pela qual so apresentados na resposta, mesmo que os elementos em excesso contenhamelementos corretos. Porm, se os elementos referidos revelarem uma contradio entre si, a classificao a

    atribuir zero pontos.

    Resposta extensa

    Os critrios de classificao das respostas aos itens de resposta extensa apresentam-se organizados pornveis de desempenho. A cada nvel de desempenho corresponde uma dada pontuao. classificada comzero pontos qualquer resposta que no atinge o nvel 1 de desempenho.

    Nos itens de resposta extensa com cotao superior a 20 pontos que impliquem a produo de um texto, aclassificao a atribuir traduz a avaliao simultnea das competncias especficas da disciplina e dascompetncias de comunicao escrita em lngua portuguesa. A avaliao das competncias de comunicaoescrita em lngua portuguesa contribui para valorizar a classificao atribuda ao desempenho no domnio dascompetncias especficas da disciplina. Esta valorizao corresponde a cerca de 10% da cotao do item efaz-se de acordo com os nveis de desempenho a seguir descritos.

    Nveis Descritores

    3 Composio bem estruturada, sem erros de sintaxe, de pontuao e/ou de ortografia, ou comerros espordicos, cuja gravidade no implique perda de inteligibilidade e/ou de sentido.

    2 Composio razoavelmente estruturada, com alguns erros de sintaxe, de pontuao e/ou deortografia, cuja gravidade no implique perda de inteligibilidade e/ou de sentido.

    1 Composio sem estruturao aparente, com erros graves de sintaxe, de pontuao e/ou deortografia, cuja gravidade implique perda frequente de inteligibilidade e/ou de sentido.

    No caso de a resposta no atingir o nvel 1 de desempenho no domnio especfico da disciplina, no classificado o domnio da comunicao escrita em lngua portuguesa.

    At ao ano letivo 2013/2014, na classificao das provas, continuaro a ser consideradas corretas as grafiasque seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo de 1945, quer no Acordo de 1990 (atualmente emvigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

  • 7/29/2019 2012-13 (4) TESTE 11 GEOG A [11 MAR]-v1 (RP)

    4/6

    Rui Pimenta 4 prova de avaliao escrita de Geografia A (11 B)Critrios de classificao Pgina 4 / 6

    CRITRIOS ESPECFICOS DE CLASSIFICAO

    So consideradas corretas as seguintes opes.

    VERSO 1

    GRUPO I

    VERSO 2

    1. (C) 1. (B)

    2. (D) 2. (D)

    3. (D) 3. (C)

    4. (B) 4. (D)

    5. (A) 5. (B)

    GRUPO II

    1. (D) 1. (C)

    2. (C) 2. (A)

    3. (B) 3. (A)

    4. (B) 4. (C)

    5. (C) 5. (D)

    GRUPO III

    1. (A) 1. (D)

    2. (A) 2. (B)

    3. (C) 3. (A)

    4. (D) 4. (C)

    5. (C) 5. (A)

    GRUPO IV

    1. (B) 1. (C)2. (D) 2. (B)

    3. (C) 3. (B)

    4. (B) 4. (A)

    5. (A) 5. (D)

  • 7/29/2019 2012-13 (4) TESTE 11 GEOG A [11 MAR]-v1 (RP)

    5/6

    Rui Pimenta 4 prova de avaliao escrita de Geografia A (11 B)Critrios de classificao Pgina 5 / 6

    GRUPO V

    1. . .............................................................................................................................................................. 10 pontosA resposta deve referir um dos seguintes fatores, ou outros considerados relevantes:a abolio defronteiras entre os pases; melhoria da rede rodoviria; ...

    2. . .............................................................................................................................................................. 10 pontosA resposta deve mencionar duas das seguintes caractersticas, ou outras consideradas relevantes:fraca expresso das cidades de mdia dimenso; desequilbrio na distribuio geogrfica;predomnio de centros urbanos de reduzida dimenso (e, por isso, no representados);

    3. . .............................................................................................................................................................. 10 pontosA resposta deve indicar duas das seguintes ou outras razes pertinentes: fraca especializao defunes de nvel internacional; fraca participao em redes internacionais de cooperao interurbana;fraca capacidade de atrao da maioria dos pequenos centros urbanos;

    4. . .............................................................................................................................................................. 20 pontosNa resposta, a clarificao do papel das cidades de mdia dimenso na reorganizao da rede urbana

    portuguesa deve passar por:explicitar o desequilbrio da rede urbana portuguesa:

    - por um lado, a desigual repartio espacial dos centros urbanos e as diferenas no querespeita sua dimenso demogrfica;

    - e, por outro, a dicotomia entre a tendncia para a urbanizao difusa em algumas regies e aforte polarizao em torno das duas maiores cidades do pas (Lisboa e Porto)

    enfatizar que, atendendo ao contexto antes descrito, os centros urbanos de mdia dimensopodem desempenhar um papel fundamental na reduo das assimetrias territoriais, no s pelodesenvolvimento das cidades em si mesmas, mas tambm porque dessa forma acabam porestendem os benefcios do seu desenvolvimento s reas rurais envolventes, consagrandoservios essenciais para a melhoria da qualidade de vida e do desempenho das empresas.

    Descritores do nvel de desempenho do domnioda comunicao escrita em lngua portuguesa

    Descritores do nvel de desempenhono domnio especfico da disciplina

    Nveis *

    1 2 3

    Nveis **

    5 Clarifica o papel das cidades de mdia dimenso na reorganizao da rede urbanaportuguesa, recorrendo aos dois pontos considerados, de forma completa.18 19 20

    4

    Clarifica o papel das cidades de mdia dimenso na reorganizao da rede urbanaportuguesa, recorrendo aos dois pontos considerados de forma menos completa em termosde contedo.

    OU

    Clarifica o papel das cidades de mdia dimenso na reorganizao da rede urbana portu-

    guesa, recorrendo a um dos pontos considerados de forma completa e referindo o outro.

    14 15 16

    3 Clarifica o papel das cidades de mdia dimenso na reorganizao da rede urbanaportuguesa, recorrendo a um dos pontos considerados de forma completa. 10 11 12

    2

    Clarifica o papel das cidades de mdia dimenso na reorganizao da rede urbanaportuguesa, recorrendo a um dos pontos considerados de forma menos completa emtermos de contedo.

    OU

    Refere aspetos de cada um dos dois pontos considerados.

    6 7 8

    1 Refere aspetos de um dos pontos considerados. 2 3 4

    *Descritores apresentados nos Critrios Gerais de Classificao.

    ** Sempre que, ponderados todos os dados contidos nos descritores, permaneceram dvidas quanto ao nvel a atribuir, optou-se pelo maiselevado dos dois em causa.

  • 7/29/2019 2012-13 (4) TESTE 11 GEOG A [11 MAR]-v1 (RP)

    6/6

    Rui Pimenta 4 prova de avaliao escrita de Geografia A (11 B)Critrios de classificao Pgina 6 / 6

    GRUPO VI

    1. . .............................................................................................................................................................. 10 pontosA resposta apresenta o significado de Pipeline como sendo a instalao fsica fixa para transportetubular de lquidos oleoduto, para transporte de petrleo, por exemplo ou de gases gasoduto,para transporte de gs natural, por exemplo.

    2. . .............................................................................................................................................................. 10 pontosA resposta deve identificar os dois tipos de transporte retratados no grfico como sendo o terrestre e oaqutico.

    3. . .............................................................................................................................................................. 10 pontosA resposta deve mencionar duas das seguintes vantagens do modo de transporte rodoviriorelativamente ao modo de transporte ferrovirio ou outras razes pertinentes: elevada coberturageogrfica; maior flexibilidade nos itinerrios; maior competitividade em curtas e mdias distncias;entrega direta e segura dos bens;

    4. . .............................................................................................................................................................. 20 pontosNa resposta,o papel dos transportes na articulao do sistema urbano portugus, deve ser explicadotendo em conta a:

    complementaridade entre cidades:

    - a desejada/necessria articulao e complementaridade funcional de proximidade entrecentros urbanos de diferentes dimenses depende muito das acessibilidades interurbanas e,nesse contexto, as redes de transporte acabam por desempenhar um papel primordial;

    - a ligao das redes virias urbanas s redes secundrias e destas rede principal favorece acirculao no interior das regies e a acessibilidade aos centros urbanos, o que se tornaindispensvel para promover a cooperao e a complementaridade no sistema urbano.

    especializao dos centros urbanos:

    - o reforo da articulao da rede urbana pressupe tambm a especializao dos diferentescentros urbanos, de modo a que se possa tirar um melhor partido dos recursos;

    - centros ou eixos urbanos com mais potencialidades seriam ncoras de desenvolvimentoregional, fruto do investimento no aumento da sua capacidade de oferta de funes.

    Descritores do nvel de desempenho do domnioda comunicao escrita em lngua portuguesa

    Descritores do nvel de desempenhono domnio especfico da disciplina

    Nveis *

    1 2 3

    Nveis **

    5 Explica o papel dos transportes na articulao do sistema urbano portugus, recorrendo aosdois pontos considerados, de forma completa. 18 19 20

    4

    Explica o papel dos transportes na articulao do sistema urbano portugus, recorrendo aosdois pontos considerados de forma menos completa em termos de contedo.

    OU

    Explica o papel dos transportes na articulao do sistema urbano portugus, recorrendo aum dos pontos considerados de forma completa e referindo o outro.

    14 15 16

    3 Explica o papel dos transportes na articulao do sistema urbano portugus, recorrendo aum dos pontos considerados de forma completa.10 11 12

    2

    Explica o papel dos transportes na articulao do sistema urbano portugus, recorrendo aum dos pontos considerados de forma menos completa em termos de contedo.

    OU

    Refere aspetos de cada um dos dois pontos considerados.

    6 7 8

    1 Refere aspetos de um dos pontos considerados. 2 3 4

    *Descritores apresentados nos Critrios Gerais de Classificao.** Sempre que, ponderados todos os dados contidos nos descritores, permaneceram dvidas quanto ao nvel a atribuir, optou-se pelo maiselevado dos dois em causa.