universidade tiradentes - unit...11 - o tempo disponÍvel para a redaÇÃo e estas provas de...

21
UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2008/2 A B C E BOAS PROVAS Junho/2010 UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT PROCESSO SELETIVO (VESTIBULAR) 2010 / 2º SEMESTRE REDAÇÃO, PORTUGUÊS, ESPANHOL MATEMÁTICA E GEOGRAFIA LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 01 - Você receberá do fiscal o material abaixo: a) este caderno, com o tema da REDAÇÃO e o enunciado das 80 questões objetivas, sem repetição ou falha, sendo: PORTUGUÊS, de 1 a 30, ESPANHOL, de 31 a 45, MATEMÁTICA, de 46 a 65 e GEOGRAFIA, de 66 a 80. b) 1 Caderno para o desenvolvimento da REDAÇÃO. c) 1 Cartão destinado às respostas das questões objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material está em ordem, se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem no CARTÃO-RESPOSTA. Caso contrário, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. 03 - Após a conferência, o candidato deverá assinar no espaço próprio do Cartão-Resposta, preferivelmente a caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 04 - No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras, correspondentes às respostas certas, deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espaço na quadrícula que a envolve com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, com um traço contínuo e denso. A LEITORA ÓTICA UTILIZADA NA LEITURA DO CARTÃO-RESPOSTA SOMENTE IDENTIFICA A MARCAÇÃO FEITA A TINTA AZUL OU PRETA. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, para não o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. 06 - Para cada uma das questões são apresentadas 5 opções classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcação em mais de uma opção anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. 07 - As questões são identificadas pelo número que se situa ao lado de seu enunciado. 08 - SERÁ ELIMINADO do Processo Seletivo o candidato que a) se utilizar, durante a realização das provas, de máquinas e/ou relógios de calcular, bem como de rádios gravadores, "headphones", telefones celulares, "pagers" ou fontes de consulta de qualquer espécie; b) se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES e/ou CARTÃO-RESPOSTA. 09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no Caderno de Questões NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTÕES E O CARTÃO-RESPOSTA. 11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS.

Upload: others

Post on 13-Jun-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2008/2

A B C E

BOAS PROVAS Junho/2010

UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT

PROCESSO SELETIVO (VESTIBULAR) 2010 / 2º SEMESTRE

REDAÇÃO, PORTUGUÊS, ESPANHOL

MATEMÁTICA E GEOGRAFIA

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES

01 - Você receberá do fiscal o material abaixo: a) este caderno, com o tema da REDAÇÃO e o enunciado das 80 questões objetivas, sem repetição

ou falha, sendo: PORTUGUÊS, de 1 a 30, ESPANHOL, de 31 a 45, MATEMÁT ICA, de 46 a 65 e GEOGRAFIA, de 66 a 80.

b) 1 Caderno para o desenvolvimento da REDAÇÃO . c) 1 Cartão destinado às respostas das questões objetivas formuladas nas provas.

02 - Verifique se este material está em ordem, se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem no CARTÃO-RESPOSTA . Caso contrário, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal.

03 - Após a conferência, o candidato deverá assinar no espaço próprio do Cartão-Resposta, preferivelmente a caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

04 - No CARTÃO-RESPOSTA , a marcação das letras, correspondentes às respostas certas, deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espaço na quadrícula que a envolve com caneta esferográfica de tinta azul ou preta , com um traço contínuo e denso. A LEITORA ÓTICA UTILIZADA NA LEITURA DO CARTÃO-RESPOSTA SOMENTE IDENTIFICA A MARCAÇÃO FEITA A TINTA AZUL OU PRETA. Exemplo:

05

-

Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA , para não o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR .

06 - Para cada uma das questões são apresentadas 5 opções classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcação em mais de uma opção anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA .

07 - As questões são identificadas pelo número que se situa ao lado de seu enunciado.

08 - SERÁ ELIMINADO do Processo Seletivo o candidato que a) se utilizar, durante a realização das provas, de máquinas e/ou relógios de calcular, bem como de

rádios gravadores, "headphones", telefones celulares, "pagers" ou fontes de consulta de qualquer espécie;

b) se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES e/ou CARTÃO-RESPOSTA.

09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as

marcações assinaladas no Caderno de Questões NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA .

10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTÕES E O CARTÃO-RESPOSTA .

11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS.

Page 2: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Português

Proposta para Dissertação

Redija um texto dissertativo, posicionando-se com argumentos pertinentes relativamente à seguinte afirmação:

O texto deverá ter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30.

PORTUGUÊS

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Envelhecer já foi um milagre, um sonho, e também uma sentença cruel. Nossos poetas românticos, por exemplo, almejavam a vida curta, cravejada de muita tosse, e olhos fundos, aureolados de acentuadas olheiras. E, quando a vida se estendia, sentiam-se traídos... pelo Destino, envergonhados diante da posteridade. Consta mesmo que um deles, aos 22 anos, preocupado com a hora final que tardava a soar, declarava-se com 20 anos – a fim de ampliar a chance de ser colhido ainda na juventude. Acabou não desapontando ninguém, nem a si próprio. Foi ceifado aos 23 anos. Não fosse a iminência da morte, a maior parte da poesia romântica não teria sido escrita. A maior e a melhor, porque em toda a obra de Álvares de Azevedo poucos poemas se comparam à beleza de Se eu morresse amanhã. O poeta deu o último suspiro aos 20 anos. Assim também se foram para sempre Castro Alves, com 24, Casimiro de Abreu, com 21, e Junqueira Freire, com 22. Já Fagundes Varela, contrariando a tendência da época, partiu aos 33. E Gonçalves Dias, já um ancião: aos 41. Mas isso são histórias do século XIX, quando viver não estava na moda. Hoje, mais do que viver simplesmente, está na moda a alegria de viver. De viver bem e largamente. Sim, a ciência tem feito grandes progressos, ampliando o nosso tempo no mundo, pondo ao nosso alcance novos recursos para uma existência mais saudável. A vida ganhou em qualidade, prorrogando a juventude, sem com isso perder os benefícios da longevidade bem-vinda, que nos encontra com a cabeça boa e os cinco sentidos bem conservados. E tem sido isso o que vemos todos os dias: as pessoas se sentirem, se não cada vez mais jovens, cada vez menos velhas. Como sinais exteriores, o jeans, a bermuda, a camiseta e o tênis deixaram de ser de uso exclusivo dos jovens e foram incorporados por gente de todas as idades, homens e mulheres, numa democratização dos costumes. E até as tatuagens podem ser vistas em muitos senhores e senhoras, os mesmos que não gostam de ser chamados de tios e tias pelos amigos dos filhos e dos netos. [...] Vivemos hoje esse tempo solar, que ilumina os nossos dias e enche de luar as nossas noites. A ideia do amor à vida e à felicidade em qualquer idade não é nova, mas por muito tempo esteve camuflada por outra ideia ― a de que o prazer é patrimônio da juventude. Não é. Vale lembrar, para terminar, uma reflexão de Sófocles, feita 400 anos antes de Cristo: "Ninguém ama tanto a vida quanto a pessoa que envelhece."

(Manoel Carlos, in Revista Veja, 15 de julho de 2009, p. 114, com adaptações)

1. Identifica-se, no 2º parágrafo,

(A) aceitação irrestrita do fato de que, se a poesia

romântica não tivesse sido produzida por jovens, não teria sido valorizada literariamente.

(B) reflexão a respeito de Álvares de Azevedo, visto

como um dos autores de menor valor literário dentre nossos poetas românticos.

(C) desconsideração total da produção poética do nosso

Romantismo, devido à imaturidade e aos arroubos de juventude de seus autores.

(D) opinião crítica a respeito da produção poética dos

autores românticos, no sentido de valorizar a poesia cujo tema é a morte.

(E) constatação do inegável valor literário da produção

poética do Romantismo, com base no indiscutível e precoce talento literário de seus autores.

2. E tem sido isso o que vemos todos os dias: as pessoas se

sentirem, se não cada vez mais jovens, cada vez menos velhas.

A afirmativa acima, que termina o 5º parágrafo, demonstra (A) incoerência no jogo de palavras que cria oposição

entre os conceitos de juventude e de velhice. (B) valorização das condições atuais que permitem o

prolongamento saudável da vida humana. (C) censura a um tipo de comportamento identificado

com a juventude, que tem sido adotado por pessoas mais velhas.

(D) redundância em uma afirmativa que se vale dos

mesmos termos para expor um único conceito de bem viver.

(E) banalização de um modo de vida atual inteiramente

voltado para os modismos cultivados pelos jovens.

3. Em relação ao último parágrafo, é INCORRETO afirmar

que: (A) o período inicial é construído com uma linguagem de

sentido metafórico. (B) as expressões à vida e à felicidade exercem função

sintática de complementos nominais, regidos pelo substantivo amor.

(C) o pronome pessoal “a” que aparece logo após o

travessão substitui corretamente a expressão a ideia do amor em qualquer idade.

(D) há opinião pessoal taxativa, contrária a uma

constatação anterior, expressa na frase Não é. (E) a citação de Sófocles constitui um fecho coerente

para o assunto desenvolvido no texto.

Para os jovens de hoje, a busca pela perfeição estética passa a ser, em muitos casos, mais importante do que a preservação da saúde.

Page 3: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Português 3

4. O texto se aproxima, predominantemente, de uma

(A) crônica, em que o autor se coloca como emissor da

mensagem com um ponto de vista pessoal, numa linguagem acessível.

(B) dissertação, em que se discute um determinado

tema numa linguagem objetiva, portanto, com função referencial.

(C) narração, voltada para a função estética da

linguagem, que remonta à dos poetas românticos citados no texto.

(D) descrição, com função apelativa, voltada para a

atenção do leitor, especialmente quando o autor se refere ao comportamento atual dos mais velhos.

(E) matéria jornalística, numa linguagem com função

metalinguística, baseada no questionamento do sentido e da origem de certas palavras.

5. E, quando a vida se estendia, sentiam-se traídos...

(1º parágrafo) Uma substituição para a oração grifada acima, sem alterar o sentido original, poderia ser: (A) conquanto a vida se estendesse. (B) ainda que a vida se estendesse. (C) para que a vida se estendesse. (D) já que a vida se estendia. (E) à medida que a vida se estendia.

6. Identifica-se emprego de eufemismo na frase:

(A) ...e olhos fundos, aureolados de acentuadas

olheiras. (B) ...sentiam-se traídos pelo Destino... (C) Acabou não desapontando ninguém, nem a si

próprio. (D) O poeta deu o último suspiro aos 20 anos. (E) ...quando viver não estava na moda.

7. Nossos poetas românticos, por exemplo, almejavam a

vida curta, cravejada de muita tosse, e olhos fundos, aureolados de acentuadas olheiras. Encontra-se um complemento de mesma função sintática que a do grifado acima na frase: (A) Hoje, mais do que viver simplesmente... (B) ...está na moda a alegria de viver. (C) A vida ganhou em qualidade... (D) ...que ilumina os nossos dias... (E) ...a de que o prazer é patrimônio da juventude.

8. I. Envelhecer já foi um milagre, em sonho, e também

uma sentença cruel.

II. Já Fagundes Varela, contrariando a tendência da época, partiu aos 33.

III. E Gonçalves Dias, já um ancião: aos 41.

Considerando o emprego da palavra já nas frases transcritas acima, a afirmativa correta é:

(A) o advérbio já está empregado com o mesmo sentido, de tempo passado, nos três exemplos.

(B) nos exemplos I e III, o advérbio já tem sentido de tempo anterior, enquanto no exemplo II indica ressalva, com sentido de todavia .

(C) a palavra já tem função de advérbio apenas no exemplo I, por estar colocada, com propriedade, junto de um verbo.

(D) no exemplo II, o advérbio já corresponde a uma conjunção subordinativa por estar seguido de uma oração subordinada reduzida.

(E) no exemplo III, a conjunção coordenativa já indica uma alternativa ao fato de os outros poetas terem morrido mais cedo.

9. Considere o que se lê na Moderna gramática portuguesa , de Evanildo Bechara: Como se dá com a relação sintática de qualquer verbo e o sujeito da oração, o normal é que sujeito e verbo ser concordem em número. Todavia, em alguns casos, o verbo ser se acomoda à flexão do predicativo, especialmente quando se acha no plural.

A frase do texto em que a concordância do verbo ser foi feita de acordo com a observação acima é, portanto: (A) Envelhecer já foi um milagre, um sonho, e também

uma sentença cruel. (B) E até as tatuagens podem ser vistas em muitos

senhores e senhoras... (C) Mas isso são histórias do século XIX... (D) E tem sido isso o que vemos todos os dias... (E) ...o jeans, a bermuda, a camiseta e o tênis deixaram

de ser de uso exclusivo dos jovens...

10. Estão conjugados corretamente todos os verbos que aparecem na frase: (A) Nossos poetas românticos sucumbiram à

tuberculose, doença que se abateu sobre todos eles, encurtando-lhes o tempo de vida.

(B) Como as condições de vida nos séculos passados não satisfazessem as necessidades básicas da população, as pessoas morriam muito cedo.

(C) Diversas teorias científicas proporam atividades físicas como meio de deter os fatores que contribuem para o processo de envelhecimento.

(D) A poesia romântica se deteu, muitas vezes, na exaltação da morte, já que seus autores conviviam com a iminência desse fato.

(E) Vários fatores se incluem entre as causas que propiciam o envelhecimento, mas há também aqueles que deteram tal processo, retardando-o.

Page 4: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

4 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Português

Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

As pessoas de todas as culturas sentem orgulho de um sucesso social, constrangimento (ou até vergonha) de um fracasso, e, muitas vezes, ansiedade com relação a tais resultados. Os primatas não-humanos emitem alguns dos mesmos sinais de posição que os humanos. Os chimpanzés machos dominantes – e os primatas dominantes de um modo geral – andam orgulhosa e expressivamente empertigados. E depois que dois chimpanzés lutam pela posição social, o perdedor se agacha servilmente.

Subjacentes aos paralelos comportamentais entre primatas humanos e não-humanos encontram-se os paralelos bioquímicos. Nas sociedades de macacos cercopitecos africanos, os machos dominantes apresentam maior quantidade do neurotransmissor serotonina do que seus subordinados.

O que a serotonina faz? O efeito dos neurotransmissores é tão sutil, e tão dependente do contexto químico, que as generalizações simplistas tornam-se perigosas. Mas a serotonina parece descontrair as pessoas, torná-las mais gregárias, socialmente mais seguras. Em uma breve simplificação, poderíamos afirmar que a serotonina aumenta a auto-estima; faz a pessoa agir como um primata estimado. Os níveis extremamente baixos de serotonina podem acompanhar não apenas a baixa auto-estima, mas uma grave depressão.

Os genes de algumas pessoas as predispõem a serem anormalmente ambiciosas, ou inteligentes, ou atléticas, ou artísticas, ou várias outras coisas – inclusive anormalmente ricas em serotonina. Mas tais características, para prosperar, dependem do ambiente e sua futura tradução em posição social pode depender muito do acaso. Não é próprio da natureza destinar as pessoas à liderança ao nascerem; é próprio da natureza equipá-las para a liderança, uma vez que a tenham alcançado (e, segundo as evidências, encorajá-las a tentar conquistar a liderança no momento politicamente oportuno). Seria muito atípico da seleção natural negar a alguém a chance de auferir os rendimentos genéticos da posição elevada, se surgisse a ocasião.

Confirmar o elo entre a serotonina e a posição social nos primatas é uma tarefa complicada e ninguém a tentou com os nossos primos-irmãos, os chimpanzés. Mas quem sabe das coisas diz que o elo existe. Com efeito, os paralelos entre a busca de posição social dos humanos e dos chimpanzés são tão impressionantes, e nós somos tão intimamente ligados aos chimpanzés, que é bem possível que haja muitos mecanismos bioquímicos – e estados mentais ou emocionais correspondentes – que partilhamos com eles por ascendência comum.

Da pródiga atenção que os chimpanzés dedicam à posição social, grande parte é meramente ritual. Mas, ao menos no caso dos machos, a hierarquia tão pacificamente reconhecida é estabelecida por lutas, e os ganhos são muito reais: o macho alfa guarda zelosamente as fêmeas durante a fase conspícua de fertilidade.

Uma vez que existe essa escala social, e os níveis mais altos trazem rendimentos reprodutivos, os genes que ajudam um chimpanzé a galgá-los a um custo aceitável se disseminarão. Os genes podem agir suscitando impulsos que nos humanos são rotulados de “ambição” ou “competitividade”; ou infundindo sentimentos tais como a “vergonha” ou o “orgulho”. Mas quaisquer que sejam os sentimentos exatos, se eles aumentam a aptidão, passarão a fazer parte da psicologia da espécie.

(Adaptado de Robert Wright. O animal moral . Trad. Lia Wyler. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1996, pp. 201-210.)

11. De acordo com o texto, é possível afirmar que (A) o ambiente, juntamente com a sorte, é determinante

para o sucesso ou o fracasso social de uma pessoa, e os genes em nada influem nisso.

(B) alguns seres humanos já nascem com os atributos

necessários para enriquecer e alcançar o sucesso nas diversas áreas do conhecimento.

(C) a natureza age por mecanismos biológicos ainda

pouco conhecidos, mas que predispõem alguns para o fracasso desde o nascimento.

(D) a grande quantidade de serotonina encontrada em

alguns seres humanos faz com que eles apresentem aptidões artísticas e atléticas.

(E) algumas pessoas nascem com predisposição

genética para fabricar grande quantidade de serotonina, o que lhes dá algumas vantagens sociais.

12. O 1º parágrafo do texto desenvolve-se a partir da (A) oposição entre seres humanos e chimpanzés

machos dominantes, a partir da verificação de que estes são mais servis do que aqueles após perderem uma batalha por posição elevada.

(B) comparação entre o comportamento de primatas e

seres humanos, cujo objetivo é demonstrar que há muitas semelhanças no modo como ambos exprimem determinadas emoções.

(C) evidência de que o nível de ansiedade das pessoas

ultrapassa os limites suportáveis para a espécie, pois a exigência com relação aos resultados é altíssima nos dias de hoje.

(D) crítica ao modo como os machos dominantes de

várias espécies emitem sinais de posição social, pois em geral são arrogantes e orgulhosos, valendo-se de uma postura pouco humilde.

(E) afirmação de que há semelhanças entre o

comportamento de humanos do sexo masculino e chimpanzés machos dominantes, comprovando-se que ambos sentem orgulho de suas vitórias.

13. No texto, o autor

(A) sugere que há uma correlação, ainda não comprovada pela psicobiologia, entre níveis altos de serotonina e posições sociais de liderança, tanto em humanos quanto em macacos.

(B) defende o uso de antidepressivos nos casos em que

há um forte comprometimento nos níveis de serotonina, prejudicando a qualidade de vida de um indivíduo.

(C) critica o valor demasiado que algumas pessoas

conferem ao destino e à sorte, comprovando que, na verdade, uma auto-estima alta é que determina o sucesso de humanos e primatas.

(D) compara humanos a chimpanzés, comprovando a

influência de altos níveis de serotonina no comportamento agressivo tanto de uns quanto de outros.

(E) estabelece uma oposição entre sentimentos

negativos e positivos, demonstrando que apenas os positivos, como o orgulho, podem ser considerados úteis para a propagação da espécie.

Page 5: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Português 5

14. É correto inferir do texto que o autor

(A) questiona a legitimidade da busca pelo poder no caso dos chimpanzés, pois estes primatas irracionais travam lutas violentas que acabam por dificultar a convivência em grupo.

(B) parte do princípio de que certos genes influenciam o

comportamento de chimpanzés e humanos, sendo determinantes para o seu destino, já que são parte do sistema biológico.

(C) acredita haver uma predisposição genética para

certos tipos de comportamento, embora reconheça que os genes, isoladamente, não são os únicos responsáveis por eles.

(D) atesta a dificuldade de se comparar os níveis de

serotonina de humanos e chimpanzés e estabelecê-los com precisão, o que coloca em xeque as teorias a esse respeito.

(E) estabelece o comportamento dos chimpanzés como

modelo a ser seguido para contornar o orgulho humano, emoção que deveria ser reprimida em prol da coletividade.

15.

...a chance de auferir os rendimentos genéticos da posição elevada, se surgisse a ocasião.

(4° parágrafo) Os termos grifados acima, podem ser substituídos, sem prejuízo para o sentido da frase, respectivamente, por: (A) receber – vantagem (B) recompensar – estação (C) premiar – momento (D) arrecadar – oportunidade (E) medir – situação

16.

Uma vez que existe essa escala social, e os níveis mais altos trazem rendimentos reprodutivos, os genes que ajudam um chimpanzé a galgá-los a um custo aceitável se disseminarão.

(último parágrafo)

Na frase acima, o termo grifado refere-se a

(A) genes. (B) níveis. (C) rendimentos. (D) reprodutivos. (E) altos.

17.

(e, segundo as evidências, encorajá-las a tentar conquistar a liderança no momento politicamente oportuno)

(4° parágrafo)

É correto afirmar que no segmento entre parênteses há (A) ressalva que relativiza o sentido do que vinha sendo

afirmado. (B) explicação das afirmativas feitas anteriormente. (C) acréscimo de argumento que reforça os anteriores. (D) conclusão da ideia que vinha sendo desenvolvida. (E) reiteração das afirmações feitas anteriormente.

18. A concordância verbal e nominal está inteiramente correta

na frase:

(A) Tanto o altruísmo recíproco quanto as hierarquias sociais evoluíram como uma ajuda à sobrevivência dos genes individuais.

(B) Para os chimpanzés, a posição social, assim como

para os humanos, não dependem apenas de cobiça e uso de habilidades físicas, mas exigem também inteligência e estratégias.

(C) Se um bebê chimpanzé, ou uma criança humana,

avistam algo que a assustam, percebemos que a resposta é instintiva, mas a lógica que as movem não é trazida para a consciência.

(D) Segundo uma série de pesquisas da área, os

humanos tem a tendência de se comparar com os que lhe são próximos em hierarquia.

(E) Se for certo que a política é, como dizem cientistas

políticos, o processo pelos quais os recursos são divididos, os chimpanzés demonstram que elas antecedem a humanidade.

19. Entre os chimpanzés, __ busca de posição social não

está ligada apenas__ magia tecnológica, mas também ao traquejo social e __ manipulação de lealdades altruístas e recíprocas em proveito próprio. As lacunas da frase acima se completam corretamente, na ordem dada, com: (A) a – à – a (B) a – a – à (C) à – à – a (D) à – à –à (E) a – à – à

Page 6: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

6 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Português

20. Observe as afirmativas abaixo quanto aos sinais de pontuação do texto. I. No segmento ...e os ganhos são muito reais: o

macho alfa guarda zelosamente as fêmeas durante a fase conspícua de fertilidade não haveria prejuízo para o sentido e a coesão da frase se os dois pontos fossem substituídos por vírgula.

II. Na frase O efeito dos neurotransmissores é tão sutil,

e tão dependente do contexto químico, que as generalizações simplistas tornam-se perigosas as vírgulas não poderiam ser substituídas por travessões.

III. Na frase Em uma breve simplificação, poderíamos

afirmar que a serotonina aumenta a auto-estima; faz a pessoa agir como um primata estimado o ponto e vírgula pode ser substituído por vírgula, sem prejuízo da coesão.

Está correto o que se afirma em (A) I e III, apenas. (B) I, apenas. (C) II, apenas. (D) III, apenas. (E) I, II e III.

Atenção: As questões de números 21 a 30 são de Literatura

Brasileira. Assinale a alternativa que responde corretamente ao enunciado de cada questão.

Ora, daquela vez, como das outras, Fabiano ajustou o

gado, arrependeu-se, enfim deixou a transação meio apalavrada e foi consultar a mulher. Sinha Vitória mandou os meninos para o barreiro, sentou-se na cozinha, concentrou-se, distribuiu no chão sementes de várias espécies, realizou somas e diminuições. No dia seguinte Fabiano voltou à cidade, mas ao fechar o negócio notou que as operações de sinha Vitória, como de costume, diferiam das do patrão. Reclamou e obteve a explicação habitual: a diferença era proveniente de juros.

Não se conformou: devia haver engano. Ele era bruto, sim senhor, via-se perfeitamente que era bruto, mas a mulher tinha miolo. Com certeza havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. [...]

O patrão zangou-se, repeliu a insolência, achou bom que o vaqueiro fosse procurar serviço noutra fazenda.

Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou. [...] (Graciliano Ramos. Vidas Secas .)

21. Afirma-se corretamente que o fragmento transcrito é revelador, em Vidas secas ,

(A) da espoliação de que Fabiano é habitualmente

vítima por parte do patrão, que se aproveita da incapacidade do vaqueiro de confirmar o acerto dos cálculos feitos por sinha Vitória.

(B) da ignorância demonstrada por sinha Vitória ao

fazer contas utilizando-se de um método tão primitivo, inadequado para a realização de operações complexas como as que envolvem o cálculo de juros.

(C) do descontrole emocional demonstrado por Fabiano

nas situações em que imagina ter razão, o que pouco depois desse episódio acabará por levá-lo à prisão ao desacatar gratuitamente o soldado amarelo.

(D) da confiança cega depositada por Fabiano na

mulher, o que o fazia colocar-se ao lado dela em qualquer situação, mesmo quando não havia como não ver que ela estava errada.

(E) das dificuldades enfrentadas por patrão e

empregado no momento de uma negociação, que pode até gerar alguma desavença, mas que acaba num acordo conveniente a ambas as partes.

22. A utilização recorrente do discurso indireto livre no romance pode ser corretamente exemplificada pelo seguinte segmento:

(A) Ora, daquela vez, como das outras, Fabiano ajustou

o gado... (B) ...notou que as operações de sinha Vitória, como de

costume, diferiam das do patrão. (C) Ele era bruto, sim senhor, via-se perfeitamente que

era bruto... (D) Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os

estribos. (E) O patrão zangou-se, repeliu a insolência...

23. O acerto de contas com o patrão faz com que Fabiano se lembre do dia em que, ao ir à cidade para vender um porco, decisão tomada num momento de grande apuro, foi abordado pelo cobrador de impostos da prefeitura. Nesse episódio, Fabiano

(A) consegue enganar inteiramente o funcionário

público ao dizer-lhe que o animal era para consumo de sua própria família e não para venda.

(B) demonstra incompreensão sobre a necessidade da

arrecadação de impostos que poderiam um dia redundar em seu próprio benefício.

(C) se mostra uma vez mais descontrolado a ponto de

ameaçar o funcionário com o facão que carregava junto com o saco em que levava a carne de porco.

(D) acaba sendo obrigado a pagar imposto e multa pela

venda do porco, o que indica como até mesmo o poder público estava contra ele.

(E) evidencia a sua resignação diante dos poderosos ao

não questionar em momento algum o direito do funcionário de cobrar imposto sobre a venda do porco.

Page 7: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Português 7

Atenção: As questões de números 24 e 25 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Rita contou-me então alguma cousa da vida da moça

e da felicidade grande que tivera com o marido, ali sepultado há mais de dous anos. Pouco tempo viveram juntos. Eu, não sei por que inspiração maligna, arrisquei esta reflexão:

– Não quer dizer que não venha a casar outra vez. – Aquela não casa. – Quem lhe diz que não? – Não casa; basta saber as circunstâncias do

casamento, a vida que tiveram e a dor que ela sentiu quando enviuvou.

– Não quer dizer nada, pode casar; para casar basta estar viúva.

(Machado de Assis. Memorial de Aires .)

24. Sobre o diálogo entre o Conselheiro Aires e sua irmã, Rita, e a situação que o motivou, é possível dizer corretamente que se trata de (A) um episódio secundário no contexto do romance e

sem grandes consequências para o desenvolvimento de sua trama.

(B) um momento importante no romance, por apresentar

uma de suas protagonistas e encenar especulação sobre um aspecto central de sua história.

(C) uma passagem fundamental na história pessoal do

Conselheiro, já que acaba por mudar totalmente os rumos de sua vida.

(D) um momento essencial para a caracterização dos

dois principais protagonistas do romance, o próprio Conselheiro Aires e sua irmã Rita.

(E) uma situação marginal para o desenvolvimento da

trama, pois a personagem objeto da conversa não mais reaparecerá.

25. A continuação do diálogo entre o Conselheiro Aires e Rita

redunda numa aposta que Rita propõe ao irmão: ela apostava que a viúva não se casaria com ele. A repetição da aposta, ao chegarem na casa do Conselheiro, vindos do cemitério, traz à sua memória o Fausto, de Goethe, em função (A) do desafio feito entre Mefistófeles e Fausto sobre o

casamento deste com a jovem Margarida. (B) da história de Margarida, jovem viúva desejada por

Fausto e motivo do pacto feito entre ele e Mefistófeles.

(C) do episódio da morte de Fausto, deixando Margarida

viúva quase na mesma idade da viúva que motivara a aposta de Rita.

(D) da história pessoal de Goethe, que veio a casar-se

com uma jovem quando tinha idade já bem avançada.

(E) da aposta feita entre Deus e Mefistófeles sobre a

alma de Fausto, que motiva todo o desenrolar do poema goethiano.

26. Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! Se eu deliro... ou se é verdade Tanto horror perante os céus! Ó mar! por que não apagas Coa esponja de tuas vagas Do teu manto este borrão?... Astros! noite! tempestades! Rolai das imensidades! Varrei os mares, tufão!

Esta é uma das mais conhecidas estrofes compostas por Castro Alves e faz parte de um de seus mais famosos poemas. O horror deplorado pelo poeta e que constitui o cerne de todo o poema deriva do seguinte episódio da história brasileira:

(A) a Inconfidência Mineira, com a execução de Tiradentes.

(B) a escravidão dos africanos, com o tráfico negreiro.

(C) a Guerra do Paraguai, com as atrocidades cometidas pelo exército brasileiro.

(D) a destruição de Canudos, com a degola de muitos dos prisioneiros.

(E) a Revolta da Armada, com a sangrenta batalha na Ponta da Armação.

27. Observe com atenção os segmentos abaixo transcritos.

I. Fumam ainda nas desertas praias Lagos de sangue tépidos, e impuros, Em que ondeiam cadáveres despidos, Pasto de corvos. Dura inda nos vales O rouco som da irada artilharia. Musa, honremos o Herói, que o povo rude Subjugou do Uraguay, e no seu sangue Dos decretos reais lavou a afronta.

II. Quando à noite no leito perfumado Lânguida fronte no sonhar reclinas, No vapor da ilusão por que te orvalha Pranto de amor as pálpebras divinas?

E, quando eu te contemplo adormecida, Solto o cabelo no suave leito. Por que um suspiro tépido ressona E desmaia suavíssimo em teu peito?

III. Heloísa (mostrando a Gioconda): Por que você tem esse

quadro aí... Abelardo I : A Gioconda... Um naco de pobreza. O

primeiro sorriso burguês... Heloísa : Você é realista. E por isso enriqueceu

magicamente. Enquanto os meus, lavradores de cem anos, empobreceram em dois...

Abelardo I : Trabalharam e fizeram trabalhar para mim milhares de seres durante noventa e oito... (silêncio absoluto).

Heloísa : Dizem tanta coisa de você, Abelardo...

É correto afirmar que os fragmentos transcritos pertencem, respectivamente, aos gêneros

(A) lírico, dramático e épico.

(B) dramático, épico e lírico.

(C) épico, dramático e lírico.

(D) dramático, lírico e épico.

(E) épico, lírico e dramático.

Page 8: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

8 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Português

28. Triste pena, triste pena... Triste Marília que escreve. Tão longa idade sofrida, para uma vida tão breve. Muitas missas... Muitas missas... (Que a terra lhe seja leve.)

[...]

(Cecília Meireles. “Do testamento de Marília”, Romanceiro da Inconfidência )

No poema, Cecília Meireles estabelece um diálogo com a poesia

(A) épica do poeta romântico Gonçalves Dias. (B) satírica do poeta romântico Álvares de Azevedo. (C) satírica do poeta barroco Gregório de Matos. (D) lírica do poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga. (E) épica do poeta árcade Basílio da Gama.

Atenção: As questões de números 29 e 30 baseiam-se no

texto apresentado abaixo.

Um ferrageiro de Carmona que me informava de um balcão: “Aquilo? É de ferro fundido, foi a fôrma que fez, não a mão. Só trabalho em ferro forjado que é quando se trabalha ferro; então, corpo a corpo com ele; domo-o, dobro-o, até o onde quero. O ferro fundido é sem luta, é só derramá-lo na fôrma. Não há nele a queda-de-braço e o cara-a-cara de uma forja. [...] Dou-lhe aqui humilde receita, ao senhor que dizem ser poeta: o ferro não deve fundir-se nem deve a voz ter diarréia. Forjar: domar o ferro à força, não até uma flor já sabida, mas ao que pode até ser flor se flor parece a quem o diga.”

(João Cabral de Melo Neto, “O ferrageiro de Carmona”)

29. Na poética cabralina, inferida do poema transcrito, o trabalho do poeta deve ser como o daquele que (A) forja arduamente o ferro até obter a criação do novo,

e não como o do que o funde para a obtenção do já conhecido.

(B) funde cuidadosamente o ferro na busca da obtenção

de uma flor perfeita, tão próxima quanto possível da flor natural.

(C) forja o ferro até obter uma flor semelhante a uma flor

muito rara, e não como o daquele que o funde tendo como modelo as flores mais conhecidas.

(D) funde o ferro para moldá-lo e depois obter, quando

de sua solidificação, formas que possam ser reproduzidas em série.

(E) forja vigorosamente o ferro, pois só assim poderá

obter formas tão perfeitas como as que se encontram na natureza.

30. Devem ser reconhecidas no poema as seguintes

características estético-formais, EXCETO: (A) o uso da aliteração, como no verso Forjar: domar o

ferro à força. (B) a presença de rimas toantes, como em ferro / quero

e sabida / diga. (C) a utilização de versos heróicos ou decassílabos, isto

é, versos de dez sílabas poéticas. (D) a organização do poema em quartetos ou quadras,

isto é, estrofes de quatro versos. (E) o uso da assonância e da aliteração, como em corpo

a corpo com ele / domo-o, dobro-o.

Page 9: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Espanhol 9

ESPANHOL

Atenção: As questões de números 31 a 44 referem-se ao texto abaixo.

El más tranquilo del Atlántico

Usiacurí, el pueblo donde nada pasa

La paz y la armonía que atraparon hace 100 años al poeta Julio Flórez en Usiacurí, lugar al que llegó en busca de las aguas medicinales para sofocar sus padecimientos gástricos, es la misma que hoy se respira en este pueblo enclavado (31)____ corazón (31)___ Atlántico, donde la gente duerme con las puertas abiertas.

En este municipio, uno de los más antiguos de la Costa Caribe – descubierto en 1533 – a 30 kilómetros de Barranquilla, no hay homicidios. La última muerte violenta se registró hace nueve años.

“Aquí la gente se muere de aburrimiento porque no pasa nada”, dice Claudio Sarmiento, un hombre de 65 años que aparenta menos. Su padre murió a los 100 años, (32)__ su madre, de 95, ensarta una aguja sin que le tiemble el pulso. Los únicos problemas del pueblo son las peleas ocasionales de borrachitos. Cuenta con todos los servicios públicos, no hay indigencia, locos ni huecos en las calles.

La inspectora de Policía, Neila Sanabria, que lleva 16 años, cuenta que las quejas no pasan de infracciones, “A veces denuncias el robo de una gallina. La última pelea fue por un billete de 2.000 pesos falso”, agrega.

Eduardo Sandoval, a quien (33)_____ sentarse a tomar fresco en la esquina de la Alcaldía, afirma que las peleas en Usiacurí “no pasan de dos trompadas y lo demás son gritos. Hasta son buenas porque alegran al pueblo y ponen a los policías a hacer algo”. El comandante de la estación, sargento Lorenzo Antonio Pulgar, dice que el hecho de que no funcionen bancos ni compraventas hacen poco atractivo el pueblo para los delincuentes.

Usiacurí, con su vía de acceso adoquinada, (34)___ casas de colores vivos y (34)___ artesanías de palma de iraca, apetecidas en mercados internacionales, es conocido como el “pesebre del Atlántico”. El reconocimiento afuera se lo han dado, además, sus aguas medicinales, con las que cientos de personas de diferentes partes del país trataban sus dolencias. Contienen hierro, azufre, magnesio, mercurio y sulfato de zinc. La alcaldesa de Usiacurí, Mónica Urreta Torrealba, explica que se trabaja mucha cultura ciudadana para superar pequeños problemas de convivencia.

Para Margarita Macías, directora de la Casa Museo Julio Flórez, el atractivo del pueblo, al que el año pasado llegaron 16 mil visitantes, es que parece una casa grande. “una casa donde todos nos conocemos y por eso vivimos en paz”, agrega.

(Texto extraído de El tiempo, Bogotá, 10 de enero de

2010)

Instruções para as questões de números 31 a 34.

Señale la letra correspondiente a la alternativa que completa los huecos del texto presentado, respectivamente,

31. (A) en lo – de lo

(B) en el – del

(C) en – del

(D) en el – de lo

(E) en el – del el

32.

(A) y (B) i (C) u (D) o (E) e

33.

(A) te gusta (B) gusta (C) prefiere (D) le gusta (E) él gusta

34.

(A) sus – suyas (B) suyas – sus (C) su – su (D) suyas – suyas (E) sus – sus

35. O termo atraparon, pode ser substituído por

(A) capturarán. (B) capturaron. (C) motivarán. (D) motivaron. (E) rechazaron.

36. La traducción correcta del término hoy , subrayado en el

texto, es

(A) já. (B) nunca. (C) sempre. (D) hoje. (E) frequentemente.

Page 10: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

10 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Espanhol

37. A expressão “Aquí la gente se muere de aburrimiento porque no pasa nada” significa

(A) “nós temos uma vida bacana”. (B) “a população não tem uma vida saudável”. (C) “as pessoas sofrem de tédio”. (D) “a gente morre por descaso das autoridades”. (E) “as pessoas são preguiçosas”.

38. El término Hasta, subrayado en el 5º párrafo del texto,

puede reemplazarse por

(A) mientras. (B) hacia. (C) incluso. (D) aún. (E) todavía.

39. A tradução correta de huecos en las calles é

(A) fachadas deterioradas. (B) falta de vagas nos postos de saúde. (C) crianças na rua. (D) buracos nas ruas. (E) rachas de motos.

40. El número 16, se escribe correctamente, con letras en la

alternativa:

(A) diez seis. (B) décimosexta. (C) dieciséis. (D) diez con seis. (E) diez y seis.

41. O pronome le, sublinhado no terceiro parágrafo do texto,

refere-se a:

(A) la gente. (B) un hombre de 65 años. (C) su padre. (D) Claudio Sarmiento. (E) su madre.

42. En el párrafo quinto se dice que

(A) en Usiacurí no existen bancos ni compraventas. (B) en el pueblo no existen bancos pero sí compraventas. (C) la existencia de delincuentes hace que no haya

movimiento de dinero. (D) la población no tiene poder adquisitivo. (E) los delincuentes emigran del pueblo.

43. A tradução correta do termo pueblo, no contexto ao longo do texto, é

(A) população. (B) periferia. (C) bairro. (D) metrópole. (E) cidadezinha.

44. En el fragmento El reconocimiento afuera se lo han dado,

además, sus aguas medicinales, se dice que también las aguas medicinales

(A) são conhecidas somente pelos forasteiros. (B) deram a Usiacurí o reconhecimento dos forasteiros. (C) ainda não trouxeram o merecido reconhecimento. (D) fora de Usiacurí são desconhecidas. (E) deram grandes lucros às empresas que as

exploram.

45. La forma muere, es la tercera persona del singular del presente de indicativo del verbo morir. Pertenece a un grupo de verbos irregulares conocido como “verbos que diptongan”. Otros verbos que sufren esta irregularidad en ese mismo tiempo y persona, y que aparecen en el texto, son:

(A) dormir – contar – sentarse (B) agregar – alegrar – atrapar (C) pelear – funcionar – superar (D) denunciar – poner – conocer (E) apetecer – parecer – vivir

Page 11: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Matemática 11

MATEMÁTICA

46. Se x = 1,666 . . . , y = 81

e 310 . 5z −= , a expressão

(y – z).x é equivalente a (A) 8% (B) 12% (C) 15% (D) 18% (E) 20%

47. Certo dia, Ismael saiu de casa com certa quantia em dinheiro e foi diretamente a um Shopping Center onde fez compras em apenas três lojas. Em cada loja ele gastou a terça parte da quantia que dispunha no momento da compra e, ao final de todas as compras ainda gastou R$ 12,00 em uma lanchonete. Se após essas atividades ainda lhe sobraram R$ 52,00, então Ismael (A) saiu de casa com R$ 270,00. (B) gastou R$ 75,00 na primeira loja. (C) gastou R$ 54,00 na segunda loja. (D) gastou R$ 32,00 na terceira loja. (E) gastou R$ 57,00 na segunda loja.

48. Em abril de 2010, Gastão foi a um depósito e, para abastecer sua papelaria, gastou R$ 36,00 na compra de algumas caixas de lápis de certo tipo. No mês seguinte, voltando a tal depósito, constatou que o preço de cada uma daquelas caixas havia diminuído em R$ 0,40 e, assim, com a mesma quantia que gastara em abril, ele pode comprar 3 unidades a mais do que havia comprado no mês anterior. Nessas condições, em abril, o preço unitário da caixa de lápis era (A) R$ 2,00. (B) R$ 2,40. (C) R$ 2,50. (D) R$ 2,70. (E) R$ 2,80.

49. Dois automóveis partiram simultaneamente de dois pontos distintos de uma mesma estrada, rodando um em direção ao outro. Se os carros percorreram os 380 km que os separavam com velocidades médias de 80 km/h e 72 km/h, então, considerando que ambos não fizeram qualquer parada, o tempo decorrido do instante da partida até o ponto em que eles se cruzaram na estrada foi (A) 3 horas e 20 minutos. (B) 3 horas e 15 minutos. (C) 2 horas e 30 minutos. (D) 2 horas e 20 minutos. (E) 2 horas.

Page 12: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

12 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Matemática

50. Se x e y são números complexos tais que x – yi = 2 e xi + 2y = – i, então, relativamente ao produto x . y, é verdade que

(A) seu módulo é 12.

(B) o argumento principal é .180o (C) é um número real positivo. (D) seu conjugado é 5i. (E) é um imaginário puro.

51. Considere que na equação matricial seguinte x, y e z são as respectivas quantidades de cédulas de 2, 5 e 10 reais que Pablo tem para ir a uma “balada”.

−=

6

16

0

z

y

x

.

21 0

2 0 1

0 32

É correto afirmar que, para ir a essa “balada”, Pablo tem

(A) mais que 80 reais. (B) 78 reais. (C) 75 reais (D) 72 reais. (E) menos que 70 reais.

52. Seja a sequência ( ). . . ,a , . . . ,a ,a ,a n321 , em que

3n2an −= , para todo *INn ∈ . Para que a sequência

( ). . . ,xa ,xa ,xa 1373 +++ seja uma progressão

geométrica, o número x deve ser igual a

(A) 11 (B) 13 (C) 14 (D) 16 (E) 19

53. Sabe-se que os pontos A, B e X são colineares e

que X divide o segmento AB na razão 2 : 5. Nessas condições, se A = (–1; 2) e B = (3; 0), a equação da reta

perpendicular a AB , traçada pelo ponto X é

(A) 7x – 14y + 8 = 0 (B) 7x – 14y – 8 = 0 (C) 7x + 14y + 8 = 0 (D) 14x – 7y + 8 = 0

(E) 14x + 7y + 8 = 0

Page 13: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Matemática 13

54. O conjunto V, dos números reais k que tornam a sentença

3

k2 xsen

−= verdadeira para todo x ∈ IR, está contido

no intervalo

(A) [– 3, 3] (B) [1, 5[ (C) [ –2, 8[

(D) 0, +∞[

(E) ]– ∞, –1]

55. Suponha que para estimar o número de tipos de insetos em uma região um entomologista usa a expressão

t A.20)t(N = , em que N(t) é o número de insetos encontrados após t anos de pesquisa e A é a área da região do estudo, em quilômetros quadrados. Nessas condições, estima-se que o tempo de pesquisa

necessário para que numa superfície de 100 2km sejam encontrados 6 400 tipos de insetos é de

(A) 1 ano e 3 meses.

(B) 1 ano e 5 meses. (C) 1 ano e 6 meses. (D) 1 ano e 8 meses.

(E) 1 ano e 11 meses.

56. Romeu e Julieta fazem parte de um grupo de oito alunos, quatro dos quais serão sorteados para compor uma chapa que irá disputar a eleição para o Grêmio da escola onde estudam. Sabe-se que, como Romeu e Julieta são namorados, os dois só irão participar da chapa se ambos forem sorteados. Assim sendo, a probabilidade de que nem Romeu e nem Julieta façam parte da chapa que irá disputar a eleição é de

(A) 141

(B) 71

(C) 143

(D) 72

(E) 145

57. Se no desenvolvimento do binômio n)y3x( + , em que INn ∈ , a soma dos coeficientes é igual a 4 096, o

coeficiente do quarto termo é igual a (A) 60 (B) 90 (C) 120 (D) 270 (E) 540

Use a aproximação: log 2 = 0,30

Page 14: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

14 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Matemática

58. Num dado momento, observou-se que o volume de água

no interior de um tanque ocupava 52

de sua capacidade e

que, se lá fossem adicionados 240 litros de água, o seu

volume passaria a ocupar os 32

da capacidade do

tanque. Assim sendo, relativamente ao instante da observação, quantos metros cúbicos de água seriam necessários para encher tal tanque? (A) 0,50 (B) 0,54 (C) 0,60 (D) 0,64 (E) 0,69

59. Considere que os pontos (–1; 2), (1; –2) e (3; 4) pertencem a uma circunferência λ. A medida do raio de λ, em unidades de comprimento, é

(A) 10

(B) 32

(C) 52 (D) 10 (E) 12

60. Sejam A e B as interseções da parábola de equação

4y94

x 2 −= com o eixo das ordenadas. Se V é o vértice

da parábola, a área do triângulo AVB, em unidades de superfície, é

(A) 5 (B) 6 (C) 9 (D) 10 (E) 12

61. Em janeiro de 2010, Valfredo saiu de férias e com seu

carro fez certo percurso em 6 dias, rodando 3 horas por dia à velocidade média de 60 km/h. Se em janeiro de 2011, quando novamente tirar férias, ele pretende fazer o mesmo percurso em 4 dias, mas rodando 5 horas por dia, então seu carro deverá manter a velocidade média de

(A) 54 km/h. (B) 58 km/h. (C) 62 km/h. (D) 64 km/h. (E) 68 km/h

Page 15: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Matemática 15

62. Sabe-se que as raízes da equação

0mx11x9x 23 =++− constituem uma progressão aritmética de razão 4. Nessas condições, a constante real m é um número

(A) menor que 10.

(B) primo.

(C) par.

(D) divisível por 7.

(E) múltiplo de 5.

63. Na divisão de um polinômio f por 2x2 + obtêm-se quociente 3x – 1 e resto 2x – 15. Assim sendo, o resto da divisão de f por x – 2 é igual a (A) 11

(B) 14

(C) 19

(D) 21

(E) 23

64. Uma indústria vende sucos acondicionados em certo tipo de vasilhame que tem H cm de altura e capacidade para 1 000 lm . Para aumentar as vendas dos sucos, foi feita uma promoção em que vasilhames semelhantes aos originais foram distribuídos aos clientes como brindes. Considerando que cada vasilhame distribuído como brinde tinha 12,5 cm de altura e capacidade para 125 lm de suco, então H, em centímetros, é igual a

(A) 32

(B) 30

(C) 28

(D) 25

(E) 20

65. Amélia dispunha de um bloco de 200 gramas de manteiga e usou parte desse bloco para fazer um doce, conforme é mostrado na figura abaixo, em que a parte sombreada representa a quantidade de manteiga retirada por Amélia.

Considerando que ABMN é um retângulo e que o bloco original tem a forma de um paralelepípedo retângulo cujas dimensões são cm 4 cm ,54 cm 10 ×× , quantos gramas de manteiga Amélia usou para fazer seu doce?

(A) 42

(B) 45

(C) 48

(D) 50

(E) 52

Page 16: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

16 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Geografia

GEOGRAFIA

66. Considere as seguintes afirmações sobre a urbanização da América Latina. I. É um fato recente que começou a ocorrer, principalmente, a partir do início dos anos de 1980. II. É um processo preocupante uma vez que não é acompanhado de igual ritmo de industrialização e criação de novos

empregos. III. A rápida urbanização criou várias cidades superlotadas, multiplicando problemas como a miséria e a violência. IV. Promove uma grande modernização da economia e, consequentemente, uma redução das diferenças sociais. Está correto SOMENTE o que se afirma em (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e III. (E) III e IV.

67. As diversas paisagens naturais são ocupadas de diferentes formas pelos grupos humanos.

Paisagem natural Aspectos socioeconômicos

X Baixa densidade demográfica; A partir de 1960, algumas áreas têm sido aproveitadas para a agricultura, com a construção de profundos poços artesianos e canais de irrigação.

Y Abriga a maior parte da população mundial; Nela estão localizados quase todos os países desenvolvidos, embora contenha, em algumas áreas, nações consideradas subdesenvolvidas.

Assinale a alternativa que identifica correta e respectivamente as paisagens X e Y.

X Y

(A) Regiões tropicais Altas montanhas

(B) Desertos Regiões temperadas

(C) Zonas polares Regiões tropicais

(D) Altas montanhas Desertos

(E) Regiões temperadas Zonas polares

Page 17: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Geografia 17

68. Analise o gráfico para responder à questão.

China: Evolução da população urbana

05

101520253035404550

%

1975 2007 2015*

(http://hdrstats.undp.org/indicators/147.html (*previsão))

A análise do gráfico e os conhecimentos sobre a geoeconomia chinesa permitem afirmar que

(A) o maior crescimento urbano entre 1975 e 2007 esteve relacionado à imigração de trabalhadores estrangeiros. (B) a previsão de menor crescimento urbano entre 2007 e 2015 deve-se à efetivação das campanhas de controle de

natalidade. (C) a reduzida população urbana ainda em 2007 demonstra o pequeno impacto das transformações econômicas na

sociedade chinesa. (D) o sistema político econômico chinês restringe o emprego nas cidades o que representa um obstáculo ao crescimento da

população urbana. (E) o período de mais rápido crescimento urbano esteve relacionado à arrancada das atividades industriais na China.

69. Considere as seguintes situações.

- Monumentos como o Taj Mahal, a catedral de Colônia e a estátua da Liberdade estão sofrendo processos de lenta decomposição. - Em 25% dos lagos da Suécia os peixes não conseguem sobreviver. - 80% dos lagos e corredeiras do sul da Noruega estão tecnicamente mortos. O problema ambiental responsável pelas situações acima é (A) a chuva ácida. (B) a inversão térmica. (C) o efeito estufa. (D) a diminuição da camada de ozônio. (E) o aumento da amplitude térmica.

Page 18: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

18 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Geografia

70. Observe o mapa dos Estados Unidos para responder à questão.

(Hagnerelle, M & Reineri, R. Carto Bac. Paris: Magnard, 2000. p. 53 – adaptado)

Assinale a alternativa que identifica o fenômeno representado no mapa. (A) Maiores concentrações de imigrantes asiáticos. (B) Cidades com desemprego inferior a 2%. (C) Principais centros de decisão econômica. (D) Áreas com população urbana superior a 50%. (E) Áreas com menos de 5% de afro-americanos.

71. “Bric de barro” mostra sua fragilidade.

Com economia excessivamente dependente de um só produto de exportação e um parque industrial deteriorado, o país enfrenta o desafio do crescimento.

(O Estado de São Paulo, 18/04/2010. p B11)

Com base nos conhecimentos sobre as características dos países que compõem o Bric, pode-se concluir que o texto do jornal refere-se (A) à África do Sul. (B) à China. (C) à Índia. (D) ao Brasil. (E) à Rússia.

72. Cerca de 8% do território brasileiro está situado ao sul do trópico de Capricórnio. Como consequência dessa localização pode-se citar a

(A) ausência de processos de intemperismo. (B) maior influência da latitude nos climas. (C) baixa amplitude térmica anual. (D) pequena frequência de massas de ar tropicais. (E) grande incidência de raios solares nos solstícios.

Page 19: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Geografia 19

73. Em 2009, 3.769 pessoas foram resgatadas em condições análogas à escravidão pela fiscalização do Ministério do Trabalho. Este ano, até o início de maio, pelo menos 653 pessoas foram libertadas.

(http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/05/18/)

A situação mostrada no texto (A) tem sido muito comum nas áreas urbanas onde imigrantes ilegais, como os bolivianos em Curitiba, são cooptados por

pequenos industriais. (B) identifica a precariedade das relações de trabalho, principalmente, nas grandes fazendas de produção mecanizada de

soja. (C) ocorre nas áreas onde a presença de movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) é mais

restrita. (D) é frequentemente encontrada em fazendas distantes dos grandes centros onde a fiscalização é precária, como ocorre

no Pará. (E) reflete os elevados índices de desemprego nas regiões mais industrializadas do país, como ocorre no Sudeste.

74. Analise o gráfico para responder à questão.

Exportações brasileiras - 2008

(Fonte: OMC)

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a economia brasileira permitem afirmar que (A) a parcela de produtos agrícolas exportados coloca o país em uma situação de liderança no comércio mundial. (B) cerca de 2/3 das exportações correspondem a bens manufaturados com elevado nível de desenvolvimento tecnológico. (C) o país apresenta elevada participação na exportação de manufaturados, só comparável aos países ricos. (D) a exportação de minérios, como o ferro e o manganês, coloca o país em situação privilegiada no comércio mundial. (E) uma parte considerável das exportações ainda apresenta produtos com baixa tecnologia e pequeno valor agregado.

75. No Brasil, segundo o Ipea, em 2007, a taxa de fecundidade total foi de 1,83 filho por mulher. A média foi inferior à chamada

taxa de reposição (de 2,1 filhos), ou seja, foi inferior ao número mínimo de filhos que cada brasileira deveria gerar para que, no período de trinta anos, a população total do país fosse mantida nos níveis atuais.

(http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/transicao-demografica.jhtm)

Persistindo essa tendência, em 2030 (A) será necessário retomar a transição demográfica. (B) haverá significativa diminuição das taxas de mortalidade geral e infantil. (C) ocorrerá uma forte proporção de população idosa. (D) haverá cerca de 300 milhões de brasileiros. (E) deverá ocorrer forte emigração de jovens em busca de empregos.

Page 20: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

20 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Geografia

76. A futura construção da hidrelétrica de Belo Monte tem provocado grande polêmica, entre outros motivos, (A) pelos impactos ambientais que poderá provocar em área banhada pelo rio Xingu (PA). (B) pela necessidade de endividamento externo, que obrigará o Brasil a renegociar sua dívida externa. (C) por inundar uma vasta área de solos férteis ao sul dos estados do Maranhão e Piauí. (D) por desarticular os planos de construção de uma usina eólica com igual capacidade na mesma região. (E) por colocar em risco a construção do canal de ligação entre as hidrovias do Tocantins e do Amazonas.

Instruções: As questões 77 e 78 estão relacionadas ao mapa a seguir.

Brasil: Domínios Morfoclimáticos

(Aziz Nacib Ab’Saber)

77. Observe a paisagem.

(http://mundogeografico.sites.uol.com.br/figuras/.jpg)

Ela é predominante e dá nome ao domínio morfoclimático indicado pelo número (A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.

Page 21: UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT...11 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA A REDAÇÃO E ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 5 (CINCO) HORAS. 2 UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2

UNIT - Processo Seletivo (Vestibular) - 2010/2 - Geografia 21

78. Nos domínios numerados com 2 e 6, no mapa , é possível encontrar-se (A) áreas com processos de desertificação. (B) extensas plantações de cana de açúcar. (C) fortes concentrações urbano-industriais. (D) pequenos rios intermitentes. (E) biomas com alta biodiversidade.

79. Em 1985, o Nordeste abrigava 9% dos estabelecimentos industriais do Brasil. Em 2007, a proporção era de 15,2%. Esse

crescimento está relacionado, entre outros fatores,

(A) à descoberta de novos lençóis de petróleo no litoral da região. (B) ao aumento do mercado, pois somente se instalaram indústrias de bens de consumo. (C) à criação de uma sofisticada infraestrutura de transportes intermodais. (D) à sensível redução das migrações de nordestinos para outras regiões. (E) à descentralização do processo industrial no país.

80. Analise o gráfico e leia as afirmações.

(IBGE) I. As taxas de mortalidade infantil retratam o nível de desenvolvimento socioeconômico das regiões. II. O Brasil como um todo apresenta baixas taxas de mortalidade infantil. III. Nas regiões onde os índices de urbanização são mais baixos há menores taxas de mortalidade infantil. IV. Há forte relação entre o nível de escolaridade materno e as taxas de mortalidade infantil. A leitura do gráfico e seus conhecimentos sobre a população brasileira permitem afirmar que estão corretas SOMENTE (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II e IV.

BRASIL: Taxas de mortalidade infantil segundo as Gr andes Regiões

0

10

20 30

40

50

60

NORTE NORDESTE SUDESTE SUL C.OESTE

1999

2006