revista dia de cooperar 2015

44

Upload: public

Post on 28-Jul-2016

234 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

4

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015

4

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015EDITORIAL

O Dia de Cooperar (Dia C) já representa a maior ação de voluntariado do estado do Pará. Em 2015 cerca de 20 mil

pessoas foram benefi ciadas diretamente pela campanha. Elas receberam serviços de saúde, beleza, educação, esporte, lazer e conheceram um pouco do cooperativismo, esse sistema que imprime a cooperação mútua como um princípio essencial para alcançar um mesmo objetivo.

Nessa edição também podemos mensurar os resultados de Santarém, capital paraense do Dia C em 2014. Lá, 200 voluntários participaram da grande ação de cidadania realizada no Colégio Batista. Alguns meses depois, surgiram 8 cooperativas oriundas dos voluntários que participaram do 1º Dia C no Pará. Isso para nós é uma prova de que as pessoas só precisam conhecer os benefícios do cooperativismo como uma alternativa viável e justa para os problemas econômicos imediatos.

Chamo a atenção para essa questão imediata, porque em tempo de crise é que o cooperativismo é mais testado. O cooperativismo é uma solução para muitos problemas econômicos porque gera união e riqueza para toda uma comunidade. Em paralelo, essas mesmas “união e riqueza” resultam em qualidade de vida, bem-estar, educação, moradia, saúde e felicidade. Afi nal, quando trabalhamos em algo social e economicamente justo, como não fi carmos felizes?

Por isso, afi rmo que o Dia C é muito mais que uma campanha de voluntariado. É uma ação que nos permite aplicar o 7º princípio de maneira mútua, ganha quem recebe e ganha muito mais quem dá, porque além do tempo, do carinho e do serviço em si, o voluntário dá o exemplo e é assim que se transformam vidas: pelo exemplo, pelas coisas que são concretas e visíveis.

Agradeço a todos, cooperativas, voluntários, equipe do Sistema OCB-PA, parceiros e Prefeitura Municipal de Paragominas, que fi zerem do Dia de C no Pará esse grande exemplo de cidadania.

Atenciosamente,Ernandes Raiol

Presidente do Sistema OCB-PA

Muito mais que uma ação de voluntariado

PRESIDENTEERNANDES RAIOL DA SILVA

SUPERINTENDENTE JORGE MOURA SERRA JÚNIOR

SESCOOP-PAAV. JOÃO PAULO II, Nº 515, BAIRRO MARCO CEP: 66095-491. BELÉM-PA.

MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO LUIZ OTÁVIO GOMES DE SOUZA NORMA SUELI DOS SANTOS RICARDO MARQUES DA SILVA LUCYCLEIA MARIA OLIVEIRA VERAS

MEMBROS DO CONSELHO FISCAL ADEMIR DE MATOS LOPES AUGUSTO JOSÉ ALENCAR GAMBÔA RAQUEL HELENA DE SOUZA FERREIRA

OCB-PA 2016MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ERNANDES RAIOL DA SILVA IVAN HITOSHI SAIKI ALMERINDO RIBEIRO PINTO VERA LÚCIA SOUZA ALMEIDA RAIMUNDO JEAN FEITOSA ANA MARIA DA SILVA VIEIRA LUIZ FERNANDO PINA DE MEDEREIROS

MEMBROS DO CONSELHO FISCAL RAIMUNDA NAZARÉ DE OLIVEIRA BRANDÃO ARIOSTO MARIA CHAVES DIAS MOACIR DOS ANJOS MIRANDA

MEMBROS DO CONSELHO DE ÉTICA FRANCISCA MONTEIRO UCHOA KARLENE MOTA VASCONCELOS AGUINALDO DE SOUZA BARTOLOMEU LÁZARO JOSÉ DA SILVA KÁTIA CILENE DA SILVA SANTOS

PRODUÇÃOAGÊNCIA PUBLIC COMUNICAÇÃO INTEGRADAAV. ENG. FERNANDO GUILHON, Nº 1190JURUNAS - BELÉM - PARÁ / CEP: 66093-047

REDAÇÃOCOORDENAÇÃO E EDIÇÃOÍSIS MARGALHOREPORTAGEMÍSIS MARGALHO E WESLEY SANTOSFOTOGRAFIABRUNA FREITAS E ARQUIVO DO SISTEMA OCB/ SESCOOP-PA

PROJETO GRÁFICOLAYS SANTOSCAPACAUÊ MORENO E LAYS SANTOS

GRÁFICA: HALLEY GRÁFICA E EDITORATIRAGEM: 5.000

613

16

28

343642

18

24

26

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SAÚDE

INTEGRAÇÃO

EDUCAÇÃO

MATERIAIS GRÁFICOS

CLIPPING

GALERIA

DIA C

GINCANA SOLIDÁRIA

INTERCÂMBIO

Unimed Belém 06Unimed Sul do Pará e Unimed Oeste 07Cooperativas de Santarém 08Sicredi / Coopernova e D’Irituia 10Coopaviseu e Coopetáxi 12 Coopacon e CTEBAM 13

Uniodonto Belém 14

Cooesa e Cootransp-tur 16

CAMTA e Catarina Huber 28CEAC e Coopaben 30Cooapemi e Cooparuã 31Coopsai e Cooperativas de Mineração 32

SumárioSumário

6

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015

A distância dos grandes centros é a maior barreira enfrentada pelas

populações ribeirinhas no Estado. Para atender a essa demanda, o Projeto Criança Feliz da Unimed Belém, realizado em alusão ao Dia de Cooperar, levou ponto de atendimento para a comunidade ribeirinha do Aurá no dia 23 de maio. Foram oferecidos serviços de saúde como oftalmologia, nutrição, enfermagem, psicologia, atendimento médico geral e assistência social. Cerca de 120 pessoas foram atendidas pelos 30 voluntários.

Unimed Belém leva atendimentos a ribeirinhos

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

120

Belém

30

Criança Feliz

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

A pediatria foi um dos serviços de saúde mais procurados.

O cardiologista e vice-presidente da Unimed Belém, Antônio Travessa, participou pela 2ª vez do Dia C no Pará.

7

A Unimed Sul do Pará conhece bem o 7º princípio do cooperativismo. A

cooperativa assumiu o compromisso com o município de Marabá de realizar ações de responsabilidade socioambiental. Para o Dia de Cooperar, foi executada a ação “Unimed vai à Escola”, que distribuiu material escolar, kits de higiene bucal e palestra sobre saúde para instituições de ensino da zona rural da cidade no dia 16 de maio. A cooperativa realizou também o projeto “Ação e Saúde”, levando atendimento para a comunidade em geral, na Praça da Liberdade. Cerca de 300 pessoas foram atendidas no dia 26 de junho. Os moradores do município podem ainda contar com o projeto da Unimed Sul do Pará de doação de cadeiras de rodas. Basta fazer solicitação para a cooperativa.

Unimed Sul do Pará vai à Escola em Marabá

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A Unimed Oeste conseguiu transformar sor-risos em alimentação para 250 crianças

da creche Seara, em Santarém. Em alusão ao Dia de Cooperar, a cooperativa lançou uma campanha nas mídias sociais chamada “Sor-riso por Sorrisos”. Cada foto publicada na pá-gina da Unimed com um sorriso e a hastag #sorrisoporsorrisos seria revertida em um pacote de leite para a creche. Durante 12 dias, foram publicados cerca de mil fotos e no dia 19 de junho foram entregues exatamente 1.000 pacotes de leite, o que conquistou muito mais sorrisos na instituição.

Unimed Oeste troca sorrisos por sorrisos em Santarém

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

556

Marabá

19

Unimed vai à Escola; Ação e Saúde; Doação de Cadeiras de

Rodas.

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

250

Santarém

50

Sorriso por Sorrisos

Foram doados 1.000 pacotes de leite.

Crianças exibem os kits.

8

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015

Movidas pela solidariedade, 17 cooperativas do município de

Santarém uniram forças para levar esperança, serviços e alimentos a entidades benefi centes da cidade em junho. As cooperativas doaram gêneros alimentícios para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, para o Asilo São Vicente de Paula e para a Creche Seara. No dia 20 de junho, foi realizado um grande evento de cidadania, saúde, esporte e lazer para a população da região no Colégio Batista. Participaram da

Cooperativas de Santarém levam serviços voluntários à comunidade

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

1.300

Santarém

170

Dia C no Colégio Batista

ação as cooperativas santarenas Coopata, Coopboa, Cooparuã, Cooprusan, Coperex, Muiraquitã Coop, Catarina Huber, Coopresan, Unimed Oeste, Coopafs, Cootáxi, Comaplas, Cootrasan, Comfl ona,Coopromubel e Coofam de Mojuí dos Campos.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Voluntários realizam uma grande ação de cidadania em Santarém.

Entrega de alimentos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

10

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015

Pensando em ajudar a reverter o quadro de desigualdades sociais na comuni-

dade de Morada Nova, em Marabá, as co-operativas Sicredi Carajás e Coopernova realizaram uma grande ação de cidada-nia, esporte e lazer na Escola Pedro Peres, no dia 26 de maio. As cooperativas dis-ponibilizaram serviços como atendimento médico, massagem, corte de cabelo, afe-rição de pressão, emissão de documen-tos, palestras sobre educação fi nanceira e sobre bons hábitos alimentares. A mobili-zação ocorreu em parceria com a Unimed Sul do Pará, Secretaria de Saúde de Ma-rabá, Hemopa, Casa da Cultura, Futuro Educacional, Projeto Alê, Jornal Opinião e Secretaria de Ação Social de Marabá.

Sicredi e Coopernova levam bem-estar e cidadania à população de Morada Nova

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

350

Marabá

50

Valorização da Comunidade através da Educação e

Saúde

Pelo 2º ano consecutivo, a Cooperativa D’Irituia realizou a Feira Cidadã que uniu educação,

saúde, alimentação, cidadania e cultura em torno do tema “Segurança Alimentar e Alimento Seguro” no dia 19 de junho. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Irituia, Emater, Banco do Brasil, Camta, Paróquia de Irituia e Cooapemi, a Cooperativa D’Irituia mobilizou 40 voluntários, 20 expositores e, cerca de, 1.500 pessoas participaram do evento, que contou com atendimento médico, medição de IMC, aferição de pressão arterial, palestras, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, emissão de CPFs e venda de produtos alimentícios.

Cooperativa D’Irituia realiza Feira Cidadã

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

1.500

Santarém

40

Segurança Alimentar e Alimento

Seguro

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

As crianças foram as principais benefi ciadas.

Alimentação e cultura foram o foco do Dia C em Irituia.

12

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015

O esporte possui um amplo potencial de ressocialização e de transformação social.

Incentivá-lo é contribuir para a formação de cidadãos com senso cooperativista. Essa foi a proposta da ação da Cooperativa Amazônia Agroindustrial Viseu Pará (Coopaviseu), que realizou uma manhã esportiva para 100 crianças do município no dia 31 de julho. A cooperativa iniciou ainda o pagamento mensal do valor da mensalidade R$ 50,00 para três jovens da comunidade que participam da Escola de Capoeira. No dia 01 de agosto, a Coopaviseu benefi ciou diretamente 50 pessoas com o projeto “Alimentando o futuro” com a doação de alimentos da produção familiar dos seus cooperados para escolas públicas de Viseu.

Coopaviseu realiza manhã esportiva

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

150

Viseu

15

Alimentando o futuro

O Dia de Cooperar vem gerando bons frutos em Santarém. Desde 2014, quando a

Cooperativa dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Santarém (Coopetáxi) participou pela primeira vez da campanha, os 20 cooperados fazem doação de cestas básicas para famílias carentes do município todos os meses. A cooperativa também ajudou a Casa de Apoio Padre Hass, com doação de roupas e sapatos, e participou da ação conjunta das cooperativas da região oeste do Pará, que contribuíram com alimentos e materiais de limpeza para instituições sociais do município. No total, foram benefi ciadas 100 pessoas e 20 voluntários da Coopetáxi.

Coopetáxi auxilia famílias carentes em Santarém

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

100

Santarém

20

Táxi Solidário

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A alegria predominou em Viseu.

Entrega de cestas básicas.

13

O tabagismo é considerado pela Organi-zação Mundial da Saúde (OMS) como a

principal causa de morte evitável no mundo. Por isso, a Cooperativa Propagandista da In-dústria Farmacêutica na Região Norte (Coopa-con) promoveu uma campanha de conscienti-zação de combate ao tabagismo em parceria com o Governo do Estado no dia 28 de maio, na Unidade de Referência Especializada em Tabagismo, em Belém. Foram ministradas pa-lestras e apresentações teatrais relacionadas à prática do fumo. Médicos, dentistas, psicó-logos e outros especialistas estiveram no local prestando atendimento. No total 230 pessoas foram benefi ciadas.

Passando pela PA 127 entre Maracanã e Igarapé-Açu, encontra-se a comunidade

da Vila do Km 26. Com o projeto de responsabilidade socioambiental “Ação Cidadã”, a Cooperativa do Transporte Escolar dos Barqueiros de Maracanã (Ctebam) benefi ciou 830 pessoas da Vila com serviços de cidadania, saúde, cultura, esporte e lazer. Foram emitidas 100 carteiras de identidade, 100 kits de higiene bucal, 200 preservativos, além de palestras de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis. Ainda ocorreram apresentações teatrais, evento esportivo, distribuição de camisas e bonés. A cooperativa já planeja a ação de 2016 agora benefi ciando as comunidades ribeirinhas do município de Maracanã.

Coopacon realiza campanha de controle

do tabagismo

Ctebam beneficia 830 com Ação Cidadã em Maracanã

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

230

Belém

25

Dia C no combate ao Tabagismo

Mundial com a Coopacon

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

830

Maracanã

30

Ação Cidadã

SAÚDE

Cooperados fi zeram ação de conscientização contra o cigarro.

A cooperativa já está planejando a ação

do Dia C 2016.

14

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015SAÚDE

A Uniodonto Belém atua direta-mente com diversos investi-

mentos em ações sociais para o de-senvolvimento da comunidade e de seus colaboradores, como o Projeto Sorriso Solidário, operacionalizado por odontólogos voluntários e cola-boradores do “Banco de Voluntário Organizacional Uniodonto Belém”. A campanha prestou atendimento odontológico para 126 crianças da Creche Escola São Gaspar no dia 30 de abril. A cooperativa também

Uniodonto Belém mantém a tradição de Responsabilidade Social

realizou atendimento odontológico na grande cele-bração do cooperativismo no dia 04 de julho, em Paragominas. O presidente da Uniodonto Belém, Luiz Otávio Souza, foi um dos voluntários, e entre-gou kits de higiene bucal para o Projeto Juquinha, que assiste a crianças com algum tipo defi ciência motora em Paragominas.

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

300

Paragominas

2

Sorriso Solidário

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

Fábio Prince e Luiz Otávio Gomes, da Uniodonto Belém.

Entrega de kits de higiene bucal para o projeto Juquinha, em Paragominas.

16

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015

Mais do que entretenimento, a arte é um verdadeiro agente de

transformação social e essa foi a in-tenção da Sicoob Cooesa, que rea-lizou o projeto “Cooesa leva Arte à comunidade”, em alusão ao Dia de Cooperar. No dia 1º de agosto, 250 pessoas foram benefi ciadas com ofi -cinas de artesanato, estética, dança, assim como diversas atividades es-portivas e orientações sobre saúde. O evento ocorreu na sede campes-tre da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado e atendeu comunidades do Coqueiro, Cidade Nova, Sideral, Rodovia Mário Covas, Transcoqueiro e Satélite.

A solidariedade já faz parte do dia a dia da Cooperativa de Transporte Se-

letivo de Passageiros de Icoaraci (Coo-transp-tur), que já cooperou com mais de 26 bairros de Belém com serviço de transporte de passageiros, como Gua-má, Terra Firme, Jurunas, Cidade Velha e São Brás. Foram atendidos escolas de ensino infantil, asilos e defi cientes. A co-munidade solicita e a cooperativa aten-de. Presidentes e diretores de coopera-tivas paraenses também foram atendidos pela ação “Transportando Lideranças” da Cootransp-tur, que os conduziu para a realização da Assembleia Geral Ordinária do Sistema OCB-PA, no dia 30 de abril.

Cooesa leva Arte para comunidade

Cootransp-tur transporta cidadania

em Belém

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

120

Belém

15

Transportando Lideranças

INTEGRAÇÃO

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

O público feminino aproveitou os serviços de estética.

Transporte gratuito para crianças, idosos, defi cientese lideranças docooperativismo.

O público feminino aproveitou os serviços de estética.

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

250

Ananindeua

50

Cooesa leva Arte à

comunidade

18

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015DIA C

Dia C 2015 no Pará beneficiou cerca de 20 mil pessoas

Embalado por um grande espírito de cooperação, o Sistema OCB-PA promoveu o Dia de Cooperar 2015 que envolveu 1.452 voluntários,

de 41 cooperativas paraenses, em 18 municípios.

O Dia Mundial do Cooperativis-mo (04/07) foi um marco para o cooperativismo paraense ao mostrar a força do movimento

para a sociedade com o Dia de Coope-rar (Dia C), realizado pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasi-leiras) em 26 estados e distrito federal simultaneamente. Com o tema “Juntos pelo bem”, o Dia C benefi ciou 19.751 pessoas em 40 ações voluntárias em 18 municípios paraenses.

‘‘A semente do cooperativismo foi plantada em

Paragominas, está sendo regada e tenho certeza que daqui para frente

iremos colher frutos ainda melhores”.

Diego Andrade, coordenador estadual do Dia de Cooperar e analista de

Cooperativismo e Monitoramento do Sistema OCB-PA.

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

19

DIA C

“O espírito da cooperação faz com que as pessoas

tenham uma qualidade de vida melhor e sejam mais felizes. Por isso o trabalho

voluntário, colocar a mão na massa mesmo é primordial”.

Presidente do Sistema OCB-PA, Ernandes Raiol.

Em Paragominas, sede do cooperativis-mo no Pará em 2015, a campanha de voluntariado movimentou a população e bateu a meta de 3 mil atendimentos em uma grande ação de cidadania na Escola Municipal Reginaldo Souza Lima. A Corrida da Cooperação deu a largada para a programação. Cerca de 150 corredores participaram da ativida-de organizada pela cooperativa Sicredi Nordeste (PA) e Grupo Capixaba, que reverteu toda a renda arrecadada para o Projeto Juquinha. A Uniodonto Belém aproveitou o momento para doar kits de higiene bucal também para o Projeto Juquinha.

Na programação, foram disponibilizados serviços de saúde, cidadania, esporte e lazer, como ofi cinas de artes, aulas de jiu-jitsu, pilates, capoeira, contação de his-tórias, emissão de RG, CPF, certidão de nascimento e carteira de trabalho, orien-tação jurídica, apresentações musicais, palestras e apresentação de cinema. Na área da saúde, ocorreram atendimentos médicos em várias especialidades como Pediatria, Odontologia, Nutrição, Fisiote-rapia, Psicologia e Cardiologia.

O cardiologista e vice-presidente da Uni-med Belém, Antônio Travessa, foi um dos

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

Vencedores da 1º Corrida da Cooperação.

1ª Corrida da Cooperação promovida pelo Sicredi Nordeste.

20

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015

10 profi ssionais de saúde voluntários da Unimed. “É a minha segunda participação na campanha. Para mim, ajudar o próximo é sempre uma sensação renovadora. Mesmo com 40 anos de profi ssão, continuo acor-dando pela manhã empolgado com meu trabalho e querendo ajudar as pessoas na área em que atuo. A cardiologia é uma das áreas em que encontramos o maior índice de mortalidade no mundo. Por isso é muito importante essa iniciativa de levar o atendi-mento, a prevenção e o conhecimento para a população”, ressaltou.

O Prefeito Municipal de Paragominas, Pau-lo Tocantins, conta que o município está de portas abertas para o Cooperativismo. “Quando acertamos que o evento estaria aqui, pensamos imediatamente no nosso projeto de banco de voluntários. Em junho, realizamos um evento para iniciar a capa-citação de voluntários e aproveitamos para divulgar o Dia C. A adesão foi em massa”.

Para o coordenador estadual do Dia de Cooperar e analista de Cooperativismo e

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

DIA C

Emissão de documentos foi um dos serviços mais procurados

Ernandes Raiol aproveitou para verifi car a saúde.

21

Monitoramento do Sistema OCB/PA, Diego Andrade, a campanha superou todas as ex-pectativas. “Ainda vamos consolidar todos os quantitativos de atendimento, mas já po-demos dizer que a edição de 2015 foi um marco, principalmente em relação à quali-dade de atendimento. Conseguimos levar serviços diversifi cados para a população. Conseguimos realizar um atendimento mais humano, mais próximo. Isso foi fundamen-tal. A semente do cooperativismo foi plan-tada em Paragominas, está sendo regada e tenho certeza que daqui para frente iremos colher frutos ainda melhores”.

Para o presidente do Sistema OCB-PA, Ernandes Raiol, aproximar a comunidade das cooperativas é uma das principais con-quistas do Dia C. “É uma grande campanha

que leva muitos benefícios. O espírito da co-operação faz com que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor e sejam mais felizes. Por isso o trabalho voluntário, colocar a mão na massa mesmo é primordial”.

A campanha Dia de Cooperar contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Paragomi-nas, Defensoria Pública do Estado do Pará, OAB Subseção Paragominas, Secretaria de Cultura de Paragominas, Conselho Tutelar, CEJUSC, Márcia Cabelos e Cia, Grupo Capi-xaba, AEPA, MP Gráfi ca, Hydro Paragominas e das Sicredi Nordeste, Coopernorte, Uni-med Belém, Unimed Sul do Pará, Mulheres de Barro, Cooperativa D’Irituia e Cooapemi.

PESSOASBENEFICIADAS

VOLUNTÁRIOS3.000 300

PESSOASBENEFICIADAS

VOLUNTÁRIOS19.751 1.452

Paragominas

Pará

Municípios

ParagominasMarabáIrituiaBelémEldorado dos CarajásCurionópolisSantarémBelterraCastanhal

BenevidesParauapebasMaracanãMuanáBarcarenaViseuTomé-AçuMojuí dos CamposRedenção

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

DIA C

Os serviços de lazer, as ofi cinas de arte e a contação de histórias agradaram as crianças.

CrediSIS também é paraense

Com o início das atividades financeiras há 16 anos em Rondônia e com apenas

1 ano e meio no Pará, o Sistema CrediSIS está com três cooperativas filiadas e outras duas em constituição, todas registradas na OCB-PA: a Cooperufpa, a CrediSIS Credibem Metropolitana e CrediSIS Belém. No total são 5 mil associados paraenses que já utilizam os serviços e os benefícios de fazer parte do Sistema que, entre outras vantagens, garante melhor competividade no ramo por seguir o modelo canadense, que funciona em dois níveis, constituídos pelas cooperativas singulares e a CENTRALCREDI, Sistema este reconhecido e aprovado pelo Banco Central do Brasil.

Neste modelo, as cooperativas singulares atuam de maneira sistêmica, ligadas diretamente à Central (CENTRALCREDI) do Sistema CrediSIS em que, além de contar com a compensação própria, recebem o suporte e dispõem de toda a infraestrutura necessária para o seu funcionamento. As cooperativas podem contar ainda com a solidez de um Sistema forte, sem contudo,

perder independência e autonomia funcional.O Sistema CrediSIS atua exclusivamente no

segmento financeiro e desde sua constituição, cresce em média cerca de 30% ao ano, o que sem dúvida o destaca como um dos sistemas que mais crescem no País.

Recentemente, estando já consolidado em Rondônia, o Sistema CrediSIS chegou ao Estado do Pará, trazendo um modelo de negócios inovador no segmento do cooperativismo financeiro, enxuto e eficaz, que tem por objetivo e foco ser a melhor e mais eficiente solução financeira para os cooperados.

Soluções para você e sua empresa!

Aplicações

Antecipação do IR e do 13º SalárioCartão de crédito

Cheque especialConta garantida

Crédito consignado

Crédito ruralCobrança bancária

Conta correnteConsórcio

Custódia de títulos, cheques e recebíveisDescontos de boletos

Descontos de duplicatas

Empréstimo pessoal e capital de giroFinancimento de veículos

Internet bankingPrevidência

Serviços mobile

SegurosTransferência eletrônica

O SISTEMA CREDISIS É UMA GRATA E

BOA SOLUÇÃO AO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO NO

PARÁ.’’ RAQUEL FERREIRA,

DIRETORA PRESIDENTE DA COOPERUFPA.

A CREDISIS OFERECE SERVIÇOS DE

QUALIDADE, COM BAIXO CUSTO AOS

ASSOCIADOS.” ADEMIR DE MATOS LOPES, DIRETOR PRESIDENTE DA

CREDISIS BELÉM .

COOPERATIVISMO FINANCEIRO

CRESCENDO JUNTO COM VOCÊ.”

JOSÉ APARECIDO, DIRETOR

ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO DA

CREDISIS.

O SISTEMA PERMITE AS

COOPERATIVAS DE CRÉDITO OFERECER

SEUS PRODUTOS COM UM CUSTO

BEM REDUZIDO.” JORGE CARVALHO,

PRESIDENTE DA CREDISIS CREDIBEM METROPOLITANA.

Acesse nosso site e conheça mais sobre

as soluções que temos para você

www.credisis.com.br

INFORME PUBLICITÁRIO

FORNECER SOLUÇÕES

FINANCEIRAS, AGREGANDO

VALOR AO NOSSOS COOPERADOS”.ALCIR GOTARDO

DIRETOR OPERACIONAL E TECNOLOGIA DA

CREDISIS

O COOPERATIVISMO FINANCEIRO COM MELHOR CUSTO

BENEFÍCIO.” GILBERTO BORGIO,

PRESIDENTE DO SISTEMA CREDISIS.

CONSTRUÍMOS UM SISTEMA EFICIENTE, SÓLIDO E COM GRANDE

FUTURO, ATESTADO PRINCIPALMENTE PELA ACEITAÇÃO DOS SEUS ASSOCIADOS.’’ VORNEI

BERNARDES, VICE-PRESIDENTE DO SISTEMA CREDISIS.

O CREDISIS TEM POR OBJETIVO E FOCO SER A MELHOR E MAIS

EFICIENTE SOLUÇÃO FINANCEIRA PARA OS SEUS COOPERADOS’’ Manoel

Teixeira, Gerente De Expansão Regional CENTRALCREDI - CrediSIS

O Cooperativismo de crédito feito por gente como você.

CrediSIS também é paraense

Com o início das atividades financeiras há 16 anos em Rondônia e com apenas

1 ano e meio no Pará, o Sistema CrediSIS está com três cooperativas filiadas e outras duas em constituição, todas registradas na OCB-PA: a Cooperufpa, a CrediSIS Credibem Metropolitana e CrediSIS Belém. No total são 5 mil associados paraenses que já utilizam os serviços e os benefícios de fazer parte do Sistema que, entre outras vantagens, garante melhor competividade no ramo por seguir o modelo canadense, que funciona em dois níveis, constituídos pelas cooperativas singulares e a CENTRALCREDI, Sistema este reconhecido e aprovado pelo Banco Central do Brasil.

Neste modelo, as cooperativas singulares atuam de maneira sistêmica, ligadas diretamente à Central (CENTRALCREDI) do Sistema CrediSIS em que, além de contar com a compensação própria, recebem o suporte e dispõem de toda a infraestrutura necessária para o seu funcionamento. As cooperativas podem contar ainda com a solidez de um Sistema forte, sem contudo,

perder independência e autonomia funcional.O Sistema CrediSIS atua exclusivamente no

segmento financeiro e desde sua constituição, cresce em média cerca de 30% ao ano, o que sem dúvida o destaca como um dos sistemas que mais crescem no País.

Recentemente, estando já consolidado em Rondônia, o Sistema CrediSIS chegou ao Estado do Pará, trazendo um modelo de negócios inovador no segmento do cooperativismo financeiro, enxuto e eficaz, que tem por objetivo e foco ser a melhor e mais eficiente solução financeira para os cooperados.

Soluções para você e sua empresa!

Aplicações

Antecipação do IR e do 13º SalárioCartão de crédito

Cheque especialConta garantida

Crédito consignado

Crédito ruralCobrança bancária

Conta correnteConsórcio

Custódia de títulos, cheques e recebíveisDescontos de boletos

Descontos de duplicatas

Empréstimo pessoal e capital de giroFinancimento de veículos

Internet bankingPrevidência

Serviços mobile

SegurosTransferência eletrônica

O SISTEMA CREDISIS É UMA GRATA E

BOA SOLUÇÃO AO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO NO

PARÁ.’’ RAQUEL FERREIRA,

DIRETORA PRESIDENTE DA COOPERUFPA.

A CREDISIS OFERECE SERVIÇOS DE

QUALIDADE, COM BAIXO CUSTO AOS

ASSOCIADOS.” ADEMIR DE MATOS LOPES, DIRETOR PRESIDENTE DA

CREDISIS BELÉM .

COOPERATIVISMO FINANCEIRO

CRESCENDO JUNTO COM VOCÊ.”

JOSÉ APARECIDO, DIRETOR

ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO DA

CREDISIS.

O SISTEMA PERMITE AS

COOPERATIVAS DE CRÉDITO OFERECER

SEUS PRODUTOS COM UM CUSTO

BEM REDUZIDO.” JORGE CARVALHO,

PRESIDENTE DA CREDISIS CREDIBEM METROPOLITANA.

Acesse nosso site e conheça mais sobre

as soluções que temos para você

www.credisis.com.br

O SISTEMA CREDISIS O SISTEMA CREDISIS É UMA GRATA E

BOA SOLUÇÃO AO

A CREDISIS OFERECE A CREDISIS OFERECE A CREDISIS OFERECE A CREDISIS OFERECE SERVIÇOS DE

QUALIDADE, COM

COOPERATIVISMO FINANCEIRO

CRESCENDO JUNTO

O SISTEMA PERMITE AS

COOPERATIVAS DE CRÉDITO OFERECER

INFORME PUBLICITÁRIO

FORNECER SOLUÇÕES

FINANCEIRAS, AGREGANDO

VALOR AO NOSSOS COOPERADOS”.ALCIR GOTARDO

DIRETOR OPERACIONAL E TECNOLOGIA DA

CREDISIS

O COOPERATIVISMO FINANCEIRO COM MELHOR CUSTO

BENEFÍCIO.” GILBERTO BORGIO,

PRESIDENTE DO SISTEMA CREDISIS.

CONSTRUÍMOS UM SISTEMA EFICIENTE, SÓLIDO E COM GRANDE

FUTURO, ATESTADO PRINCIPALMENTE PELA ACEITAÇÃO DOS SEUS ASSOCIADOS.’’ VORNEI

BERNARDES, VICE-PRESIDENTE DO SISTEMA CREDISIS.

O CREDISIS TEM POR OBJETIVO E FOCO SER A MELHOR E MAIS

EFICIENTE SOLUÇÃO FINANCEIRA PARA OS SEUS COOPERADOS’’ Manoel

Teixeira, Gerente De Expansão Regional CENTRALCREDI - CrediSIS

O Cooperativismo de crédito feito por gente como você.

24

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015GINCANA SOLIDÁRIA

SESCOOP-PA incentiva Aprendizes com Gincana Solidária

O interesse pela comunidade é um dos princípios basilares do cooperativismo e é o que move

iniciativas como a Gincana Solidária, ação coordenada pelo Serviço Nacio-nal de Aprendizagem do Cooperativis-mo do Estado do Pará. Na 3ª edição, a Gincana estimula os alunos do Progra-

ma Aprendiz Cooperativo a colaborar com cooperativas inseridas em comu-nidades carentes do Estado. Pela se-gunda vez consecutiva, a Cooperativa de Trabalho dos Profi ssionais do Aurá (Cootpa), em Ananindeua, foi escolhi-da para receber a iniciativa. A Creche da Vó Néia também foi benefi ciada.

As crianças da Creche da Vó Néia receberam kits escolares e brinquedos.

25

GINCANA SOLIDÁRIA

Também foi realizada campanha de doação de sangue para a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Foram arrecadados 546 brinquedos, 89 voluntários, sen-do 59 aprendizes e 30 ex-participantes do Programa, e 80 bolsas de sangue, 210% a mais que no ano passado.

Aprendiz Cooperativo

Desde 2012, SESCOOP promove o Programa Aprendiz Cooperativo, que capacita jovens entre 14 e 24 anos com formação em cooperativismo e em as-sistente administrativo, a partir de um embasamento teórico e da vivência prática dentro de uma cooperativa.

O SESCOOP-PA foi o pioneiro da re-gião Norte a implantar o Aprendiz Co-operativo. O curso possui duração de 18 meses, com 500 horas práticas e 500 horas teóricas. No total, cinco co-operativas já aderiram ao Programa: Unimed Belém, Camta, Sicoob Cen-tral Amazônia, Sicoob Cooesa, Coo-perdoca e a Coopanest.

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

250

Belém eAnanindeua

89

Gincana Solidária.Por que doar sozinho se

podemos doar juntos?

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

Cestas básicas doadas aos cooperados da Cootpa.

Doação de sangue já virou uma tradição entre os aprendizes.

Aprendizes reforçaram o estoque de

sangue o Hemopa.

Aprendizes entregaram brinquedos para a fi lhos de cooperados da Cootpa e crianças da comunidade

de Águas Lindas, em Ananindeua

26

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015INTERCÂMBIO

Aprendizes participam de intercâmbio em Tomé-Açu

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do Programa Aprendiz Coo-

perativo do Serviço Nacional de Apren-dizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (SESCOOP-PA) participaram do intercâmbio da Aprendizagem, que levou os 49 aprendizes que atuam nas cooperativas Unimed Belém e Sicoob Cooesa à Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), umas das maiores exportadoras do Estado. O intercâmbio propiciou aos jovens conhecimentos sobre outro ramo cooperativista, desde o cultivo à produção industrial e ocorreu no dia 7 de agosto.

‘‘Muitas vezes não valorizamos a

agricultura por puro desconhecimento.

Fiquem sabendo que 50% do que se produz

no mundo sai do campo”.

Armando Tamotsu Mineshita,cooperado da

Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta)

FOTO

: BR

UN

A F

RE

ITA

S

O cacau é um dos principais produtos da Camta.

27

INTERCÂMBIO

A Camta é a primeira cooperativa paraense com 83 anos de existência, pioneira e refe-rência internacional na produção em Sistema Agrofl orestal (Saf). No ranking da cooperati-va, o açaí, a pimenta do reino e o cacau são os três produtos mais exportados, sendo os mercados japonês e argentino os principais destinos. No mercado interno, a produção para a indústria de cosméticos, como a Natu-ra, e alimentícia são as mais preponderantes. Em 2010, a cooperativa recebeu a certifi ca-

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

58

Tomé-Açu

6

Intercâmbio Cooperativo

ção de “Cacau Fino”, no Salão do Cho-colate em Paris, que seleciona as 150 melhores amostras de cacau do planeta. “Esse foi um momento muito importan-te para nós porque foi o reconhecimen-to de um trabalho de anos”, afi rmou o diretor fi nanceiro da Camta, Ivan Saiki.

Durante a visita à propriedade do cooperado Armando Tamotsu Mineshita, de 44 anos, os aprendizes conheceram um pouco do dia a dia do campo. “Muitas vezes não valorizamos a agricultura por puro desconhecimento. Fiquem saben-do que 50% do que se produz no mun-do sai do campo. O chocolate que vocês compram no supermercado, por exemplo, demora em média três anos para che-gar às prateleiras”, explicou o agricultor.

“Eu sou fi lha de cooperado, então, quan-do passei na seleção do Programa, não tive muita difi culdade em entender os pro-cessos internos e a relação da cooperativa com a comunidade”, informou a aprendiz da Camta, Mai Kimura, de 16 anos.

FOTO

: BR

UN

A FR

EITA

SFO

TO: B

RU

NA

FREI

TAS

FOTO

: BR

UN

A FR

EITA

S

Aprendizes conheceram o SAF.

Cooperados e colaboradores da Camta.

Turma de Aprendizes Cooperativos de 2015.

28

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015EDUCAÇÃO

COOPABEN estimula a sustentabilidade

Camta apresenta SAF para crianças em Tomé-Açu

Como uma alternativa sustentável de geração de renda, a Cooperativa Agropecuária de Be-

nevides (COOPABEN) promoveu um curso de capacitação em artesanato para reutilização de resíduos sólidos para moradores da comunidade de Murinin. A iniciativa faz parte do projeto “Ação Sustentável”, articulado para o Dia de Cooperar. A Cooperativa desenvolveu ainda os projetos “Cooperativismo na Escola”, que levou palestras sobre a doutrina e a fi losofi a do cooperativismo para 26 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Es-cola Estadual Ruth Guimarães; o projeto “Plantan-do Esperança”, que ministrou o Curso de Produção de Mudas Ornamentais e Frutíferas para morado-res da comunidade Touro Bravo; e o projeto “En-xergando a vida” que benefi ciou 20 pessoas sem acesso à consulta oftalmológica. Os projetos ocor-reram em junho.

Apesar do crescente êxodo rural que se percebe no processo de urbani-

zação das cidades brasileiras, o campo é responsável por grande parte da pro-dução das riquezas do país. Para mos-trar que há possibilidade de crescimento econômico nesse ambiente, a Coopera-tiva Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta) realizou uma palestra demonstrativa para 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipiranga sobre o Sistema Agrofl orestal (SAF), no dia 17 de junho. O Sistema, além de submeter o solo a um desgaste menor, possibilita uma pro-dução contínua e diversifi cada. Pode-se plantar várias culturas no mesmo solo.

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETOS

87

Benevides

146

Cooperativismo na Escola;

Plantando Esperança;Ação Sustentável;Enxergando a vida.

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

40

Tomé-Açu

10

Educação Ambiental Sistema SAFTA

A Camta é referência mundial em produção em SAF.

Gerar renda é um dos focos dos projetos.

30

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015EDUCAÇÃO

CEAC é a primeira cooperativa a lançar Projeto do Dia C

Catarina Huber incentiva reciclagem

Forte, independente, organizada e criativa. Os atributos da fi gura feminina são muitos, o que

contribuiu bastante para a mulher conquistar seu espaço na sociedade. Mesmo assim, ainda há desafi os, principalmente para a mulher de meia idade. Esse foi o público alvo do projeto “Cons-truindo Caminhos” da Cooperativa dos Educado-res Autônomos de Castanhal (CEAC). A iniciativa constituiu-se de várias ações de valorização da mulher, como cursos profi ssio-nalizantes, ofi cinas e palestras instrutivas sobre educação, saúde, beleza, igualdade de gênero, autonomia, liderança e desenvolvimento econô-mico. As atividades ocorrem durante todo ano, contribuindo para o preparo e ingresso das mu-lheres no mercado de trabalho. No 1º sábado de julho (04), Dia Internacional do Cooperativismo, a CEAC realizou uma ação cidadã em Castanhal, que levou serviços de cidadania e muita alegria para as crianças. No total, 250 pessoas foram benefi ciadas e 30 voluntários.

Cooperativismo também é sustentabilidade e os alunos da Cooperativa Educacional

Cristã Catarina Huber, em Santarém, já sabem muito bem disso. Impulsionados pela ação “Recicla Mundo”, promovida pela cooperativa em alusão ao Dia de Cooperar, os alunos produziram diversos objetos utilizando exclusivamente materiais recicláveis. A produção foi apresentada na ação das cooperativas de Santarém, ocorrida no dia 20 de maio no Colégio Batista. Objetos como puffs e vassouras sustentáveis encantaram os participantes.

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

250

Castanhal

30

Construindo Caminhos

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

1000

Santarém

20

Recicla Mundo

Manter a autoestima é fundamental.

Recicla Mundo encanta as pessoas.

31

Com apenas dois anos de constituição, a Cooperativa Agroextrativista Cachoeira

do Aruã já compreendeu o sétimo princípio do cooperativismo. Ano passado, participou da edição do Dia C no Pará realizado em Santarém

Cooparuã coloca em Ação Responsabilidade Social

em Santarém

Coapemi mostra para comunidade os benefícios do cooperativismo

O cooperativismo é um movimento socioeconômico que amplia as opor-

tunidades de desenvolvimento de diver-sas sociedades, benefi ciando diretamente muitas pessoas. Apesar do crescimento notável do segmento, a funcionalidade do cooperativismo é pouco conhecida. Pen-sando nisso, a Cooperativa Agrícola Pe-cuária e Extrativista do Município de Irituia (Coapemi) realizou o projeto “Educação Cooperativista” no dia 01 de junho, em alusão ao Dia de C. O objetivo foi orientar os cooperados, familiares e comunidade em geral que podem se associar à Coape-mi com a proposta de esclarecer dúvidas e fortalecer a cooperativa.

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

400

Santarém

50

Cooparuã em Ação

Cooparuã coloca em Ação

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

20

Irituia

1

Educação Cooperativista

EDUCAÇÃO

Cooapemi quer fortalecer o cooperativismo.

A ação também serviu para divulgar o cooperativismo.

e, neste ano, articulou o seu 1º projeto social: “Cooparuã em Ação”. Os cooperados organizaram uma manhã de responsabilidade socioambiental com atividades para a comunidade de Cachoeira do Aruã na praça Prudêncio Fonseca, em Santarém. Cerca de 400 pessoas foram benefi ciadas com serviços de corte de cabelo, aferição de pressão arterial, emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e brincadeiras para crianças da região. A expectativa dos 50 cooperados da Cooparuã é seguir na mesma linha de responsabilidade social e aprimorar os projetos da cooperativa.

32

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015EDUCAÇÃO

Coopsai incentiva educação e interação com a família

Cooperserrado, Coompro e Comigasp se unem para realizar Projeto de Cultura em Serra Pelada

O voluntariado é o verdadeiro combustível da cooperação. Para disseminar a essência do

cooperativismo e mostrar a importância de se voluntariar no compromisso do desenvolvimento social, a Cooperativa de Serviços Agrofl orestais e Industriais (Coopsai) realizou o projeto “Interação Família Coopsai” no Dia Internacional do Coope-rativismo (04/07). Com diversas atividades de in-teração entre os cooperados e famílias da comu-nidade em Barcarena, a cooperativa incentivou o engajamento nas ações sociais realizadas conti-

Embora esteja localizada às margens do maior garimpo a céu aberto do mundo, a

comunidade de Serra Pelada enfrenta muitas difi culdades sociais com índices baixíssimos de desenvolvimento humano. Tentando mini-mizar essas demandas, três cooperativas se uniram para contribuir com ações sociais. No dia 29 de maio, a Comigasp, Coompro e a Cooperserrado executaram o projeto Sociali-zação da Cultura Cooperativista de Serra Pela-da. Foram ofertados serviços de vacinas para crianças e idosos, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, palestras sobre doenças se-xualmente transmissíveis, distribuição de pre-servativos e doação de brinquedos. No total, 420 pessoas foram benefi ciadas. Em 2015, a Cooperserrado realizou uma ação semelhante no município de Eldorado de Carajás, benefi -ciando mais 200 pessoas.

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

250

Barcarena

30

Interação Família Coopsai

PESSOASBENEFICIADAS

LOCAL

VOLUNTÁRIOS

PROJETO

620

Curionópolis

70

Socialização da Cultura

Cooperativista de Serra Pelada

nuamente. Desde 2003, a Coopsai oferece cursos de Informática Básica e Avançada completamente gra-tuitos. O evento também comemorou o aniversário da cooperativa, que em 2015 completa 20 anos. No total, cerca de 300 pessoas foram benefi ciadas.

Cooperativa e comunidade unida em um só família.

União leva benefícios para a população de Serra Pelada.

Anúncio PUBLICAnúncio PUBLICAnúncio

34

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015MATERIAIS GRÁFICOS

Outdoor

Crachá

Mídias utilizadas para divulgar o Dia de Cooperar 2015 mo Pará.

Taxidoor

Flyer

35

MATERIAIS GRÁFICOS

Anúnciospara jornal

Backdrop

36

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015CLIPPING

Solidariedade e responsabilidade socioambiental são iniciativas

sempre importantes de se divulgar. Tais características resumem a essência do Dia de Cooperar, que recebeu uma ótima divulgação em 2015. No Pará, a edição deste ano contabilizou números consistentes em termos de visibilidade. No total, foram publicados 70 conteúdos referentes à campanha

estadual entre os meses de março e julho, tratando principalmente sobre o lançamento, ações das cooperativas e sobre a grande celebração do Cooperativismo ocorrida no dia 4, em Paragominas.

Em comparação com o ano passado, a comunicação conseguiu uma alavancada considerável com

FOTO

S: B

RU

NA

FREI

TAS

Divulgação do Dia C cresce 75% em 2015

37

CLIPPING

um crescimento de 75% em número de inserções. As 40 inserções do Dia C 2014 alcançaram um valor em mídia espontânea de R$ 84.134,00. Em 2015, foram alcançados R$ 114.880, um crescimento na faixa de 36%. A novidade deste ano foi a divulgação simultânea, com drops produzidos direto da grande celebração em Paragominas e publicados no Portal Nacional do Dia C.

Os jornais impressos foram uma das principais mídias de divulgação com um total de 21 inserções, sendo 9 publicações

revista nacional terá a marca da nossa campanha no Pará. Isso contribui para divulgar os resultados que conseguimos aqui”, afirma o Coordenador do Dia C no Pará, Diego Andrade.

Para o Presidente do Sistema OCB-PA, Ernandes Raiol, a edição deste ano superou todas as expectativas. “Os números comprovam que o Dia C 2015 foi um sucesso. Conseguimos alcançar todas as metas, tanto em relação ao atendimento ao público, quanto em relação à comunicação, que é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento do cooperativismo. É importante atrair os principais veículos de comunicação do estado do Pará para apresentar uma nova forma de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”.

no Jornal Amazônia, 7 no jornal O Liberal e 5 no jornal Diário do Pará. Em TV, o Dia de Cooperar teve 34 minutos de exibição com 7 reportagens produzidas pelas emissoras Record, SBT, Rede TV, RBA, TV Liberal e TV Nazaré. Em rádio, foram 46 minutos de difusão com quatro inserções, sendo três entrevistas.

No ambiente digital, o Dia C 2015 também foi um sucesso. Foi a mídia com o maior número de inserções: 38. Os veículos que divulgaram a campanha na internet foram os Portais ORM, G1, Pará News, Prefeitura de Paragominas, Portal de Paragominas, Canal Cooperativo, Brasil Cooperativo, Portal JNP, News Locker, Brasil Local, A Voz do Xingu e Notícia Virtual. O trabalho da comunicação do Sistema OCB-PA foi reconhecido no X Encontro de Comunicadores da OCB, ocorrida no mês de outubro em Brasília. Uma das fotos produzidas na ação em Paragominas foi escolhida para ilustrar a capa da revista nacional “Saber Cooperar”, que trará todas as ações do Dia C em 2015. A foto é da fotógrafa e publicitária Bruna Freitas. “A seleção da nossa foto trouxe uma visibilidade grande para o Estado. A

38

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015CLIPPING

Lançamento Dia C

Lançamento Dia C

Cadastramento Dia C

Lançamento Dia C

Dia C

Dia C

Dia C

Cadastramento Dia C

Cadastramento Dia C

Projeto Sicredi

Projeto Sicredi

Projeto Coopacon

Dia de Cooperar

Dia de Cooperar

Ação Sicredi e

Coopernova

Projeto Coopaben

Projeto Coopaben

Ação Coopacon

Dia de Cooperar

Dia de Cooperar

Ação Cooperativas

de Santarém

Ação Cooperativas

de Santarém

Dia C Marabá

Dia C Marabá

Dia C Irituia

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Nota

Nota

Nota

Matéria

Nota

Nota

Matéria

Nota

Nota

Nota

Nota

Nota

Nota

Nota

Matéria

Nota

Nota

Nota

Entrevista

Nota

Nota

Nota

Nota

Nota

Nota

Nota

Anúncio

Anúncio

Matéria

Nota

Matéria

Matéria

Anúncio

Jornal Amazônia

Portal ORM

Pará News

Canal Cooperativo

Jornal O Liberal

Portal ORM

Jornal O Liberal

Jornal Amazônia

Portal ORM

Jornal Amazônia

Portal ORM

Jornal Amazônia

Portal ORM

Jornal Amazônia

Portal Brasil Cooperativo

Jornal Amazônia

Portal ORM

Jornal O Liberal

Rádio Rural

Rádio 94FM

Jornal Amazônia

Portal ORM

Jornal Amazônia

Portal ORM

Portal JNP

Jornal Amazônia

Jornal O Liberal

Jornal Diário do Pará

Portal News Locker

Portal Brasil Local

Portal G1

Portal Prefeitura

Paragominas

Jornal O Liberal

25/mar

25/mar

31/mar

02/abr

12/abr

14/abr

03/mai

29/mai

29/mai

29/mai

29/mai

31/mai

03/jun

03/jun

03/jun

10/jun

10/jun

14/jun

17/jun

20/jun

18/jun

18/jun

19/jun

19/jun

19/jun

21/jun

02/jul

02/jul

02/jul

02/jul

02/jul

02/jul

03/jul

5x4

-

-

-

1col x 5cm

-

6col x 55cm

1col x 6cm

-

1col x 6,5cm

-

1col x 8cm

-

1col x 6cm

-

1col x 5cm

-

3col x 6cm

20min

1min30

1col x 14cm

-

1col x 6cm

-

-

2col x 4cm

3col x 25 cm

3col x 26,5cm

-

-

-

-

3col x 25 cm

R$ 940

R$ 6.000,00

R$ 6.000,00

-

R$ 259,25

R$ 6.000,00

-

R$ 240,00

R$ 6.000,00

R$ 260,00

R$ 343,00

-

R$ 240,00

-

R$ 200,00

-

R$ 714,00

-

-

R$ 560,00

-

R$ 240,00

-

-

R$ 320,00

-

-

-

-

-

-

-

VALORES DE MÍDIA ESPONTÂNEA

39

CLIPPING

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Dia C Paragominas

Anúncio

Matéria

Matéria

Post

Link ao vivo/

matéria

Matéria

Matéria

Matéria

Entrevista

Entrevista

Anúncio

Anúncio

Matéria

Post

Matéria

Matéria

Matéria

Drop

Drop

Drop

Drop

Drop

Drop

Drop

Drop

Drop

Drop

Drop

Drop

Drop

Nota

Matéria

Matéria

Nota

Nota

Matéria

Matéria

Jornal Diário do Pará

Portal A Voz do Xingu

Portal G1 – TV Liberal

FanPage Prefeitura

Bom Dia Pará –

TV Liberal

TV Record

TV SBT

TV RBA

Rádio Jarana

Rádio Cidade

Jornal O Liberal

Jornal Diário do Pará

Portal Notícia Virtual

Instagram Raphael Vale

TV Record

Rede TV

TV Nazaré

Blog Dia C

Blog Dia C

Blog Dia C

Blog Dia C

Blog Dia C

Blog Dia C

Blog Dia C

Blog Dia C

Blog Dia C

Blog Dia C

Blog Dia C

Blog Dia C

Blog Dia C

Jornal Diário do Pará

Blog Jorge Quadros

Portal Paragominas

Pará News

Pará News

Jornal Diário do Pará

Jornal O Liberal

03/jul

03/jul

03/jul

03/jul

03/jul

03/jul

03/jul

03/jul

03/jul

03/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

04/jul

06/jul

06/jul

06/jul

06/jul

06/jul

12/jul

12/jul

3col x 26,5cm

-

-

-

4min02

6min14

3min40

5min50

15min

10min

3col x 25 cm

3col x 26,5cm

-

-

6min04

5min30

4min25

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1col x 5cm

-

-

-

-

6col x 51,5cm

6col x 51,5cm

-

-

-

-

R$ 12.640,00

R$ 12.395,00

R$ 11.200,00

R$ 13.615,00

-

-

-

-

-

-

R$ 14.874,00

R$ 5.236,00

R$ 4.284,00

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

R$ 320,00

-

-

R$ 6.000,00

R$ 6.000,00

-

-

Total: R$ 114.880

40

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015CLIPPING

Veículo: Portal G1 – TV LiberalPrograma: Bom Dia ParáDuração: 4min02Endereço Eletrônico: http://g1.globo.com/pa/para/bom-dia-para/videos/t/edicoes/v/uma-acao-em-paragominas-vai-comemorar-o-dia-internacional-do-cooperativismo/4295638/Data: 03/07/2015

Veículo: Portal G1Endereço Eletrônico: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/07/cooperativas-realizam-acao-de-cidadania-em-paragominas-no-para.htmlData: 02/07/2015

Veículo: Portal Prefeitura de ParagominasEndereço Eletrônico: http://www.paragominas.pa.gov.br/Data: 02/07/2015

CLIPPING

Veículo: Jornal O LiberalCaderno / Coluna: Mercado – capa

Data: 12/07/2015

Veículo: Jornal AmazôniaCaderno / Coluna: Show / Adenirson Lage Página: 11Data: 18/06/2015

41

GALERIA

01 02

03

04

05

06

01. Representantes da OCB-PA, da Frencoop-PA, Sicredi Nordeste e da Prefeitura de Paragominas; 02. Entrega troféus aos vencedores da 1ª Corrida da Cooperação do

Sicredi Nordeste; 03. Coopernova, Sicredi Carajá e Unimed Sul do Pará; 04. Cooapemi; 05. Cooparuã. 06. Ação Antitabagismo da Coopacon.

REVISTA DIA DE COOPERAR PARÁ 2015

GALERIA

12

11

13

1009

0708

07. Unimed Sul do Pará; 08. Coompro; 09. Coopaben; 10. Ctebam; 11. Comitiva de Belém que participou do Dia C em Paragominas;

12. Cooperativas de Santarém; 13. Cooapemi

CrediSIS CREDBEM(91) 3226 8320 | 98814 5164Cooperufpa(91) 3212 5917 | 3222 1553CrediSIS Belém(91) 3236 0304 | 3236 3677 www.credisis.com.br

Travessa Humaitá, 2091Marco - Belém - Pará

(91) 3226 8320 / 3236 3677 3222 1553 / 99380 1133

[email protected]

CrediSIS. Um sistema de crédito cooperativo sólido, moderno e inovador.

CrediSIS Coopcerto. Peça já o seu! Anuidades baixas; Limites diferenciados para compras à vista e parceladas; Transações com confirmação via SMS.

SegurosCrédito pessoalCrédito RuralInvestimentosConsórcios