pitch para startups

18
Pitch para Startups A última fronteira para o Sucesso! Pitch para Startups A última fronteira para o Sucesso!

Upload: rodolfo-garcia

Post on 12-Feb-2017

72 views

Category:

Investor Relations


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pitch para startups

Pitch para StartupsA última fronteira para o Sucesso!

Pitch para StartupsA última fronteira para o Sucesso!

Page 2: Pitch para startups

O mais importante passo para uma Startup é buscar investidores, para isso ter um Pitch ou Apresentação sobre seu projeto é obrigatório, mas é necessário alguns requisitos que são pedidos por 99,99% dos investidores.

Page 3: Pitch para startups

O Pitch deve ser analisado de duas formas específicas:

Conteúdo Técnico – quais as informações que devem constar na apresentação.

Atitude do Palestrante – qual a melhor forma de realizar a apresentação.

Page 4: Pitch para startups

Conteúdo TécnicoO mais complicado são as informações técnicas, pois requer informações obrigatórias que devem constar na apresentação, caso não tenha o necessário nem adianta tentar apresentar um Pitch.

O conteúdo técnico é dividido em 7 etapas:1 – Qual o Problema e qual a Oportunidade2 – Definir a proposta de valor3 – Análise do Mercado4 – Quem é seu Time5 – Tenha um Protótipo/Betha6 – Projeções financeiras e métricas chaves7 – Conclusão

Page 5: Pitch para startups

1 – Qual o Problema e qual a Oportunidade

Um problema é a causa da solução que está sendo criada, ou seja, na visão de sua Startup qual o problema que existe que será solucionado. E como ele deve ser enxergado para realmente ser uma oportunidade. O mais importante neste tópico é debater diversas vezes sobre o problema, com pessoas da empresa e desconhecidos.

Para resolver isto nada melhor que realizar um EXCELENTE trabalho de descrição de projeto, neste momento “Descrição das necessidades do Software” e “Definição dos requisitos do Produto” são vitais para definir um foco na apresentação. Lembrando que você tem no máximo 30 seg a 1 minuto para falar sobre isso.

“Descrição das necessidades do Software”  “Definição dos requisitos do Produto” 

Page 6: Pitch para startups

Definir a proposta de valor é identificar qual “detalhe” que vai fazer a sociedade aceitar e usufruir do seu produto ou serviço, e qual parte da sociedade necessita desta solução, isso vai orientar na construção da próxima etapa, análise do mercado. O ideal nesta etapa é FOCO, DESTACAR O SEU DIFERENCIAL já que uma parte das informações já foi explicada no tópico acima.

Porque motivo elas vão preferir e adotar o seu produto ou serviço?

2 – Definir a proposta de valor

Page 7: Pitch para startups

Um dos pontos fundamentais, ao definir o público alvo(definido pela proposta de valor) é identificar o mercado que ele está inserido. Identificar se já existem concorrentes para seu produto ou serviço, e como eles atuam no mercado.

3 – Análise do Mercado

Page 8: Pitch para startups

4 – Quem é seu Time

1 - Programador de qualidade – o cara que resolve as “buchas” aquele que você joga um caminhão carregado em cima e ele devolve pequenos carretos de soluções.

2 - CEO de relacionamento – é o cara que vai vender os projetos, buscar investidores, sua principal qualidade é ser expert em se “relacionar”, buscar parcerias, buscar investidores, marcar apresentações e principalmente “Apresentar o Pitch”

3 - Criador de produtos – a pessoa que vive a sociedade e busca soluções para problemas do dia dia. Um bom "Criador de Produtos" identifica soluções onde não existem problemas, ele identifica novas formas de fazer as mesmas coisas usando tecnologia aplicada.

Em geral um time é composto por 3 componentes: Programador de qualidade, CEO de relacionamento e um Criador de produtos.

Page 9: Pitch para startups

5 – Tenha um Protótipo/BethaPara o mercado de startups uma das obrigações de qualquer projeto é no mínimo ter um protótipo, ter o aplicativo trabalhando e funcionando em uma versão “Betha”, ou seja, não é uma versão “Alpha” é “Betha”, um segundo estágio na versão do produto.

Isso é obrigatório!A capacidade de investir na sua Startup está diretamente relacionada a sua capacidade de produzir o que você diz.

Page 10: Pitch para startups

6 – Projeções financeiras e métricas chavesNem todos os produtos ou serviços conseguem ter este quesito, pois a projeção financeira está diretamente ligada ao custo do produto ao consumidor final e quanto os investidores terão de retorno financeiro num determinado período de tempo.

Realizar uma projeção financeira para o investidor é de grande valia pois auxilia na visualização do retorno do investimento e cálculos internos de custo X investimento.

Page 11: Pitch para startups

7 – Conclusão

A conclusão em si deve ter os contatos da empresa e os links para analisar os outros tópicos, nada muito complexo, afinal o que devia ser falado já foi dito.

Page 12: Pitch para startups

Atitude do Palestrante

Uma apresentação deve ter “Alma”, ou seja, o palestrante deve buscar sentir a apresentação como se fizesse parte de sua vida.

Neste ponto temos alguns pontos importantes que devem ser destacados: Treinar Apresentação, Ter atitude de Vencedor, Mantenha a Atenção, Foco no Tempo.

Page 13: Pitch para startups

- Treinar a apresentação é obrigatório, você deve ser capaz de apresentar o mesmo Pitch em 10, 5 ou 3 minutos. Treine em casa, com familiares, amigos, parentes, geralmente familiares encontram problemas em tudo, se você vencer está etapa é sinal que pode estar no caminho certo.

Page 14: Pitch para startups

- Ter atitude de vencedor é fundamental, confie na capacidade de seu produto, venda o seu produto e serviço com confiança, não se abale por olhares desconfiados ou perguntas irrelevantes. Em uma apresentação o público não sabe se você errou ou não, muitas pessoas procuram se defender já falando dos problemas de seu produto, porém na maioria das vezes as pessoas só sabem do erros porque o palestrante fala.

Page 15: Pitch para startups

- Mantenha a atenção do público, é vital que o palestrante mantenha a concentração pessoal para manter a atenção do público. Pode ser criado também o que eu chamo de “pontos de ignição”, uma apresentação deve ter a cada 2 slides no mínimo palavras chaves relacionadas a perguntas que vão manter a atenção do público, eles são usados para interagir com o público quando o mesmo perde a atenção.

Page 16: Pitch para startups

- Foco no tempo, afinal um dos quesitos obrigatórios em uma apresentação empresarial é não deixar estourar o tempo, você pode na falar tudo que precisa e ainda sair por incompetente.

Page 17: Pitch para startups

Conclusões finaisO objetivo desta apresentação é justamente capacitar você meu leitor e seguidor para montar uma apresentação ou Pitch. Lembrando que muitas das situações levantadas aqui podem ser utilizadas em Palestras e Apresentações diversas.

O objetivo final de uma apresentação é conquistar o público e para isso é necessário manter uma coerência de informações e atitudes para destacar sua apresentação no mercado.

Page 18: Pitch para startups

Palestrante | Especialista Atendimento | Desenvolvedor

Processos e Métricas | Pesquisador e Project Planinng