enem2015 atend especial cores.pdf

Upload: denis-antonio

Post on 06-Jul-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    1/16

     

    24 e 25 de outubro de 2015, aplicação simultânea em todas as Unidades da Federação pelo horário oficial de Brasília/DF.

     

    1º dia: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4h30min de duração.

      2º dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias, com 5h30min de duração.

    12h 13h 13h às 13h30min 13h30min*  18h  19h 

    Abertura dos

    portões

    Fechamento dos

    Portões

    Procedimentos

    preliminares de segurança

    Início

    das provas

    Término das provas

    do 1º dia

    Término das provas

    do 2º dia

    Participante sabatista* Atendimento especializado** 

    19h 23h30min 19h 20h

    Início das provas do 1º dia Término das provas do 1º dia Término das provas do 1º dia Término das provas do 2º dia

    * Horário oficial de Brasília/DF e horário local para as UFs: AC, AM, MS, MT, RO e RR.

    ** Participantes com atendimento especializado deferido e que requeiram tempo adicional de até 60 minutos em formulário específico para esse fimantes do início das provas.

    Horários Procedimentos preliminares de segurança  Responsabilidade13h Abertura dos malotes.  Coordenador de local

    Entre 13h e 13h20minVistoria do envelope porta-objeto, das embalagens de alimentos e dos rótulos dosrecipientes de bebidas dos Participantes. 

    Chefe de sala

    Entre 13h10min e 13h20min Entrega dos envelopes de provas aos Chefes de sala.  Coordenador de local

    Entre 13h20min e 13h25min Avisos aos Participantes.  Chefe de sala

    13h25min Distribuição dos cadernos de questões aos Participantes.  Chefe de sala

    Chefe de sala - Deve possuir escolaridade de ensino médio completo e experiência em no mínimo 3 (três) exames de mesmoporte. É necessário participar, em 2015, do evento de alinhamento promovido pelo Inep/MEC e da capacitação presencialpromovida nos dias de aplicação do Exame pela aplicadora para atuação.

    Aplicador especializado  - É a pessoa habilitada para aplicação das provas aos Participantes que solicitaram e tiveramatendimento especializado deferido. Esse atendimento é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular,deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção,autismo, discalculia ou com outra condição especial.Esta função compreende as atribuições do Ledor, Tradutor-intérprete deLibras, Guia-intérprete de surdocegos, Tradutor-intérprete de leitura labial e Transcritor.

    Ledor - É o aplicador qualificado e habilitado para o atendimento a pessoas com deficiência, síndromes e transtornos, como: deficiência visual (cegueira oubaixa visão), visão monocular, deficiência física, deficiência intelectual/mental, déficit de atenção, autismo e dislexia.

    Deve possuir ensino médio completo, certificado de conclusão de curso para ledor de no mínimo 12 horas e experiência anterior de participação em no

    mínimo 2 exames (vestibulares, concursos, etc.). É necessário participar, em 2015, do evento de alinhamento promovido pelo Inep/MEC e da capacitaçãopresencial, a ser realizada pela instituição aplicadora, no primeiro dia do Exame.

    Tradutor-intérprete de libras - é o aplicador qualificado e habilitado para mediar a comunicação entre surdos e ouvintes e, no ato da prova, esclarecer dúvidasdos Participantes que se comunicam por Libras (Língua Brasileira de Sinais) na compreensão de palavras, expressões e orações escritas em Língua Portuguesa.Não realiza a tradução integral da prova.

    Deve possuir ensino médio completo e certificação em Libras e, preferencialmente, experiência anterior de participação em no mínimo 2 exames(vestibulares, concursos, etc.). É necessário participar, em 2015, do evento de alinhamento promovido pelo Inep/MEC e da capacitação presencial, a serrealizada pela instituição aplicadora, no primeiro dia do Exame.

    Guia intérprete de surdocegos - é o aplicador qualificado e habilitado em formas de comunicação e técnicas de tradução, interpretação e guia para mediar ainteração entre o Participante com surdocegueira, a prova e os demais envolvidos na aplicação do Exame.

    Deve possuir ensino médio completo e certificação em Libras e, preferencialmente, experiência anterior de participação em no mínimo 2 exames(vestibulares, concursos, etc.). É necessário participar, em 2015, do evento de alinhamento promovido pelo Inep/MEC e da capacitação presencial, a serrealizada pela instituição aplicadora, no primeiro dia do Exame.

    Tradutor-intérprete de leitura labial - é o aplicador qualificado e habilitado para mediar a comunicação entre surdos e ouvintes e, no ato da prova, esclarecerdúvidas dos Participantes que se comunicam por leitura labial na compreensão de palavras, expressões e orações escritas em Língua Portuguesa.

    Deve possuir ensino médio completo e certificação em Libras. É necessário participar, em 2015, do evento de alinhamento promovido pelo Inep/MEC eda capacitação presencial, a ser realizada pela instituição aplicadora, no primeiro dia do Exame. 

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    2/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    2

    Transcritor - é o aplicador qualificado e habilitado para o preenchimento do Cartão-Resposta e da Redação para Participantes impossibilitados de escreverou de preencher o Cartão-Resposta.

    Deve possuir ensino médio completo, certificado de conclusão de curso para transcritor de no mínimo 12 horas e experiência anterior de participação emno mínimo 2 exames (vestibulares, concursos, etc.). É necessário participar, em 2015, do evento de alinhamento promovido pelo Inep/MEC e dacapacitação presencial, a ser realizada pela instituição aplicadora, no primeiro dia do Exame.

    Os Chefes de sala e os Aplicadores Especializados deverão:

      chegar no respectivo local de aplicação de provas às 9h no 1º dia, e às 10h no 2º dia;

      participar da capacitação presencial com duração de 2h no primeiro dia e 1h no segundo dia;

      trajar-se adequadamente com camisa branca, calça jeans e calçado confortável. Os Intérpretes de libras deverão usar camisa preta;

      portar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, documento de identificação original com foto erelógio;

      ajustar o relógio com o horário oficial de Brasília/DF;

      assinar a lista de frequência e termo de sigilo e compromisso;

      guardar, obrigatoriamente, no envelope porta-objetos fornecido pela instituição aplicadora, os aparelhos eletrônicos desligados,inclusive os celulares. Somente a equipe de coordenação deve portar seus telefones celulares durante a aplicação das provas;

     

    submeter-se a revista com utilização do detector de metais, antes de se encaminhar à sala de aplicação;  preencher todos os instrumentos com o horário oficial de Brasília/DF, com exceção no 1º dia nas salas de aplicação a Participante

    sabatista que iniciarão as provas às 19h pelo horário local, AC, AM, MS, MT, RO e RR;

      não ler durante a aplicação do Exame provas, jornais e revistas; sair do local de aplicação não conversar com os participantes,inclusive no trajeto ao banheiro; não sair do local de aplicação. Caso o colaborador saia, por qualquer motivo, não será permitidoo seu retorno;

      comportar-se sempre com muita educação e polidez com os colegas e Participantes;

      sanar toda e qualquer dúvida sobre procedimentos com a coordenação;

      colocar-se à disposição da coordenação, em caso de ausência de participante ensalado individualmente.

    Para certificar que todas as tarefas foram realizadas, assinale a lista de atividades, conforme o dia de aplicação do Exame e operíodo solicitado.

    1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

    O Chefe de sala deverá:

          conferir o conteúdo do envelope de sala recebido.

          não deixar a mesa dos Aplicadores muito próxima às carteiras dos Participantes.

          verificar se não há anotações com dados escolares nas paredes e nas carteiras das salas.

          escrever no quadro da sala:

    Dia 24/10/2015 (sábado)  Dia 25/10/2015 (domingo) Horário de início das provas: 13h30min Horário de início das provas: 13h30min

    Horário de término das provas: 18h Horário de término das provas: 19h

    Horário de término das provas com tempo adicional: 19h Horário de término das provas com tempo adicional: 20h

    O participante só poderá levar o seu caderno de questõesapós às 17h30min (horário oficial de Brasília/DF)

    O participante só poderá levar o seu caderno de questõesapós às 18h30min (horário oficial de Brasília/DF)

    O Aplicador especializado deverá:

          verificar o tipo de atendimento a ser realizado.

          organizar a sala de aplicação de provas, de acordo com o tipo de atendimento solicitado, dispondo omobiliário para facilitar o acesso do Participante.

          certificar-se da localização e rotas mais próximas de bebedouros e banheiros.

          observar a existência de obstáculos nas rotas de acesso às salas, banheiros e bebedouros e, em caso positivo,solicitar a sua remoção.

          posicionar-se na entrada do local de aplicação para receber o Participante e conduzi-lo até a sala de aplicaçãode provas.

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    3/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    3

    1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

    O Aplicador especializado deverá, na entrada da sala:

          solicitar ao Participante o documento de identificação original com foto (OBRIGATÓRIO) e conferir os dadoscom a lista de presença para impedir que os Participantes entrem sem documento de identificação ou emsala errada.

    Documentos de identificação válidos Documentos não aceitos para identificação

      Cédulas de identidade (RG) expedidas pelasSecretarias de Segurança Pública, pelas ForçasArmadas, pela Polícia Militar e pela PolíciaFederal;

      Identidade expedida pelo Ministério da Justiçapara estrangeiros;

      Identificação fornecida por ordens ou conselhos

    de classes que por lei tenham validade comodocumento de identidade;

      Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitidaapós 27 de janeiro de 1997;

      Certificado de Dispensa de Incorporação;

      Certificado de Reservista;

      Passaporte;

      Carteira Nacional de Habilitação com fotografia,

    na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de1997; e

      Identidade funcional em consonância com o

    Decreto n.º 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

      Protocolo de qualquer documento;

      Certidão de Nascimento;

      Certidão de Casamento;

      Título Eleitoral;

      Carteira Nacional de Habilitação em modeloanterior à Lei nº 9.503/97;

      Carteira de Estudante;

      Registro Administrativo de Nascimento Indígena

    (Rani);

      Crachás e identidade funcional de naturezaprivada;

      Documentos ilegíveis não identificáveis e/ou

    danificados;

     

    Cópias de documentos válidos, mesmo queautenticadas.

    O Participante travesti ou transexual, que no momento da inscrição solicitou tratamento pelo nome socialapresentará documento de identificação em que constará o nome civil. A lista de presença trará o NOME SOCIAL epelo qual o Participante deverá ser chamado, e ao lado o nome civil que deverá ser conferido com o documento deidentificação.

          conferir o cartão de confirmação de inscrição, caso o Participante o apresente.

    Cartão de confirmação de inscrição

      O cartão de confirmação de inscrição NÃO é um documento válido para identificação do Participante. Poderáestar impresso em cores ou em preto e branco.

      O Participante somente realizará as provas em local para ele estabelecido e na sala indicada no cartão.

     

    O Participante que se apresentar SEM o cartão e  estiver no cadastro de participantes do local fará as provas na sala indicada no cadastro.

      não estiver no cadastro de participantes do local somente fará as provas se apresentar determinação judicial (liminar) ou se for autorizado pela aplicadora ou pelo Inep.

      O Participante que se apresentar em local diferente do indicado no cartão de confirmação de inscrição deveráser orientado a se dirigir ao local correto de realização das provas.

          conferir se a fisionomia do Participante é a mesma da foto do documento apresentado e se os dados dodocumento são iguais aos constantes da lista de presença (não fazer qualquer marcação na referida lista).Toda e qualquer dúvida sobre identificação de Participante deve ser encaminhada à coordenação. Somenteo Coordenador de local possui autonomia para impedir a participação no Exame, devendo tal fato serregistrado na ata de sala.

    Encaminhar à coordenação

      o Participante que

      portar arma de qualquer espécie, mesmo com documento de porte.

      cujo nome não conste na lista de presença.

      não apresentar documento de identificação original com foto, mas apresente Boletim de Ocorrência (BO),dentro do prazo de validade de, no máximo, 90 dias do 1º dia de aplicação do Exame, por motivo deextravio, perda, furto ou roubo.

      apresentar documento de identificação original com validade vencida, com foto que não permita acompleta identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura, ou gere suspeita quanto à suaautenticidade;

      se identificar com doença infectocontagiosa.

          entregar ao Participante o envelope porta-objetos solicitando que guarde no envelope, na sua frente, osobjetos de uso não-permitido e os dispositivos eletrônicos desligados, que o identifique, lacre-o, e mantenhao mesmo sob a sua carteira ou mesa;

    Objetos e dispositivos que devem ser guardados no envelope porta-objeto

      Lápis, lapiseira, borrachas, caneta de material não-transparente, livros, manuais, impressos, anotações e

    quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquina calculadora, agenda eletrônica ou similar, telefonecelular, “smartphone”, “tablet”, “ipod®”, “pen drive”, “mp3” ou similar, gravador, relógio, alarme de qualquerespécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

      Óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    4/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    4

    1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

      O Participante que portar ou apresentar-se usando item de uso religioso (burca, solidéu etc.) deverá ter o itemrevistado caso não possa ser guardado no envelope porta-objetos. A ocorrência desta situação deverá serregistrada em relatório de aplicação e em ata de sala.

      O Participante que, por alguma deficiência, precisar utilizar durante as provas óculos escuros e/ou chapéu/boné

    deverá ter o item revistado. A ocorrência desta situação deverá ser registrada em ata de sala.

          vistoriar todo o material permitido a ser utilizado pelo Participante.

          devolver o documento de identificação e o cartão de confirmação de inscrição ao Participante, caso ele

    apresente o cartão.      conduzir o Participante, que necessite de auxílio, até o seu assento e cuidar para que ele esteja devidamente

    acomodado.

    O Chefe de sala deverá:

          entregar na mão do Participante o respectivo cartão-resposta (1º dia) e no 2º dia o cartão-resposta com afolha de redação no verso e a respectiva folha de rascunho, tomando cuidado com os homônimos na sala(olhar o relatório de homônimos da sala, se houver).

          dirigir-se ao Participante e avisar: “o Participante que teve atendimento especializado deferido tem direitoa requerer tempo adicional de prova de até 60 minutos, por meio do preenchimento do requerimento detempo adicional. Se necessário, solicitar o auxílio do Aplicador especializado.

          registrar em ata o nome e número de inscrição do Participante que informar necessitar usar óculos de solpor motivo de doença (grau ou não) durante as provas.

    1º dia 2º dia Procedimentos e orientações 

    13h  O Chefe de sala deverá

          falar 

      “Essa é a última oportunidade para guardarem todos os objetos de uso não-permitido e os equipamentos

    eletrônicos desligados, inclusive o celular, no envelope porta-objetos, sob pena de eliminação de acordocom o edital do Enem. Caso necessite de mais envelope porta-ob jetos, sinalize.” 

      “Os envelopes porta-objetos, os materiais de uso permitido, as embalagens com alimentos e de bebidas

    serão vistoriados.” 

    13h-13h20min  Em seguida      o Chefe de sala deverá solicitar que todos os Participantes coloquem sobre a mesa o envelope porta-objetos,

    alimentos e bebidas para conferência;

          com o auxílio do Aplicador especializado, o Chefe de sala deverá:

      vistoriar se o envelope porta-objeto de cada Participante está devidamente lacrado e identificado, caso

    contrário, solicitar que lacre-o identifique-o;

      solicitar a cada Participante que abra as embalagens de alimentos trazidos e mostre o conteúdo, a fim

    de verificar a existência de “cola”; 

      verificar os rótulos das embalagens de bebidas, principalmente de embalagem transparente, a fim de

    certificar que não há “cola”; 

      conferir se o Participante recebeu o cartão-resposta correto, no 1º dia, e o cartão-resposta/folha de

    redação e a folha de rascunhos no 2º dia.

    O Aplicador especializado deverá

          auxiliar o Chefe de sala nos procedimentos preliminares de segurança e na distribuição do requerimento detempo adicional.

          auxiliar o Participante no preenchimento do requerimento de tempo adicional, caso ele necessite desse tipode auxílio, lembrando ao participante que este é o único momento em que ele poderá requerer o tempoadicional.

    13h20min  O Aplicador especializado receberá

          o envelope plástico lacrado contendo os cadernos de questões, o qual poderá ser aberto somente às13h25min.

    13h25min  O Chefe de sala deverá

          mostrar o envelope lacrado contendo os cadernos de questões aos Participantes e em seguida abrí-lo.

          dar os avisos:

     

    “Aguardem autorização para iniciar as provas.” 

      “Leiam somente as instruções da capa do caderno de questões e façam o que se pede.” 

      “É obrigatória a permanência na sala de prova por, no mínimo, duas horas após o início das provas.”   “Somente será permitida a saída com o caderno de questões 30 minutos antes do término das provas.” 

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    5/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    5

    1º dia 2º dia Procedimentos e orientações 

      Somente para salas com mais de 3 Participantes: “Os três últimos Participantes presentes na sala só

    serão liberados juntos e após assinatura na ata de sala.” 

          distribuir os cadernos de questões, com o auxílio do Aplicador especializado, conforme o esquema abaixo:

    Dia 24/10/2015 (sábado)  Dia 25/10/2015 (domingo) 

          não atender a eventuais pedidos de troca de cor de caderno de questões, por causa de danos e/ou rasurasdo Participante.

          aguardar o toque da sirene ou outro sinal informado pelo Coordenador de local na capacitação para autorizaro início das provas.

    1º dia 2º dia Procedimentos e orientações 

    13h30min  O Chefe de sala deverá

        

    autorizar o início das provas.      verificar se todos os Aplicadores especializados possuem os cadernos de questões adequados ao

    atendimento especializado, caso contrário, avisar imediatamente a Coordenação.

    1º dia 2º dia Procedimentos e orientações 

        O Chefe de sala deverá retirar a etiqueta do marcador de tempo, conforme os horários abaixo (horário oficial deBrasília/DF).

    Dia 24/10/2015 (sábado)  Dia 25/10/2015 (domingo) Etiquetas do

    marcador de tempoHorário de retirada

    das etiquetasEtiquetas do

    marcador de tempoHorário de retirada

    das etiquetas

    TEMPORESTANTEDEPR

    OVA

    4:30 14h 

    TEMPORESTANTEDEPROV

    A

    5:30 14h4:00 14h30min  5:00 14h30min

    3:30 15h  4:30 15h3:00 15h30min  4:00 15h30min2:30 16h  3:30 16h2:00 16h30min  3:00 16h30min1:30 17h  2:30 17h1:00 17h15min  2:00 17h30min0:45 17h30min  1:30 18h0:30 17h45min  1:00 18h15min0:15 18h  0:45 18h30min

    0:30 18h45min0:15 19h

    O Chefe de sala deverá

          informar ao Participante que ele deve reservar tempo suficiente para o preenchimento do cartão-resposta.

          autorizar a ida de Participante ao banheiro (somente um por vez) desde que seja acompanhado por um Fiscal

    volante. O Participante cego ou com baixa visão deverá ser acompanhado por um dos Aplicadoresespecializados.

          proceder à identificação de cada Participante, coletando, mesa por mesa, a assinatura na lista de presença.

          conferir novamente o documento de identificação e a fisionomia do Participante.

    Ao mesmo tempo da identificação, deverá observar se o Participante, em seu cartão-resposta no 1º dia, e no 2ºdia no cartão-resposta/folha de redação e na folha de rascunhos:

          preencheu o nome e a data de nascimento no campo próprio e se assinou no local indicado, e no 2° dia seassinou a folha de redação e a de rascunho também.

          marcou a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões (caso o Participante tenha marcadoa cor da capa da prova erroneamente, fazer o registro da cor correta na ata de sala).

          transcreveu a frase solicitada no caderno de questões.

    Caso o grau de comprometimento do Participante o impeça de assinar os documentos citados acima, você deverá

    registrar em ata a impossibilidade de o Participante fazê-lo.

          O Chefe de sala e o Aplicador especializado deverão atentar-se para tentativa de “cola” durante toda aaplicação..

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    6/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    6

    1º dia 2º dia Procedimentos e orientações 

    Instruções para percepção de tentativa de “cola” 

      Tipos de tentativa de “cola” 

      manual: caracterizada por anotações escritas em papel ou em partes do corpo, que geralmente estãocamufladas (escondidas na meia, bolso, calça, roupas íntimas, embalagens de alimentos, de chocolates, desucos, de água etc.).

      eletrônica: pode ser caracterizada por ponto de escuta no ouvido, por aparelho receptor/transmissor.Exemplos: pontos eletrônicos em caixinha de chiclete, carteira de documentos; câmera oculta em óculos,

    canetas e/ou bonés ou qualquer outro acessório de cabelo ou bijuterias.  Atentar-se para Participante que

      ficar muito tempo parado sem fazer as provas (pensativo).

      observar constantemente a prova alheia.

      acompanhar visualmente a localização do Chefe de sala e do Aplicador (sempre que possível, o Aplicador

    deve ficar posicionado no fundo da sala para melhor visualização desse Participante).

      manusear constantemente alimentos e bebidas; produzir ruídos estranhos.

      solicitar ida ao banheiro constantemente.

     

    emitir gestos repentinos; permanecer no banheiro por muito tempo.

      Em caso de percepção de cola, solicitar o comparecimento do Coordenador de local à sala ou ao banheiro. Cabe

    ao Coordenador de local de Aplicação verificar a procedência do fato. 

    15h30min 16h30min O Chefe de sala deverá

          permitir a saída de Participante, porém, sem o caderno de questões.

    17h30min 18h30min O Chefe de sala deverá (apenas nas salas em que houver Participante que não requereu o tempo adicional)       avisar em voz alta

      no 1º dia: “Faltam 30 minutos para o término das provas. Não haverá tempo adicional para opreenchimento do cartão-resposta”. 

      no 2º dia: “Faltam 30 minutos para o término das provas. Não haverá tempo adicional para opreenchimento do cartão-resposta e da folha de redação”. 

          permitir a saída de Participante com o caderno de questões.

          ficar atento para os três últimos Participantes presentes na sala de prova que somente poderão ser liberados juntos, após assinatura na ata de sala. (Procedimento válido para salas com mais de três Participantespresentes, desde que todos tenham requerido o tempo adicional).

          entregar ao Participante a declaração de atendimento especializado, solicitando o seu preenchimento.Auxiliar o Participante que não consegue ler e escrever. Pedir ao Aplicador especializado, quando possível,para se ausentar da sala a fim de que o Participante preencha a avaliação sobre o atendimento prestado.

    1º dia 2º dia Procedimentos e orientações

    18h  19h  O Chefe de sala deverá (apenas se houver Participante que não requereu o tempo adicional)

          solicitar aos Participantes que parem de fazer qualquer marcação ou anotação, avisando que,

      no 1º dia, “aquele que não entregar o cartão-resposta, imediatamente, será eliminado do Exame”. 

      no 2º dia, “aquele que não entregar o cartão-resposta/folha de redação e a folha de rascunhos,imediatamente, será eliminado do Exame”. 

          em caso de o Participante se recusar a entregar o material solicitado, registrar em ata qual foi o tempoultrapassado para a entrega do referido material. Não discutir com o participante e informá-lo desteregistro.

    19h  20h  O Chefe de sala, considerando o tempo adicional requerido pelos Participantes, deverá

        

    solicitar aos Participantes que parem de fazer qualquer marcação ou anotação, avisando que,  no 1º dia, “aquele que não entregar o cartão-resposta, imediatamente, será eliminado do Exame”.   no 2º dia, “aquele que não entregar o cartão-resposta/folha de redação e a folha de rascunhos,

    imediatamente, será eliminado do Exame”. 

          em caso de o Participante se recusar a entregar o material solicitado, registrar em ata qual foi o tempoultrapassado para a entrega do referido material. Não discutir com o participante e informá-lo desteregistro.

    1º dia 2º dia Procedimentos e orientações para o Chefe de Sala 

          organizar na sequência,

      no 1º dia, os cartões-resposta dos Participantes presentes;

      no 2º dia, os cartões-resposta/folha de redação e folha de rascunhos dos Participantes presentes;

         

    conferir, em dupla, na lista de presença/ata de sala se o número de inscrição dos Participantes presentescorresponde ao número que consta no cartão-resposta ou no cartão-resposta/folha de redação e na folhade rascunhos de cada um. 

          apurar os quantitativos a serem informados na ata de sala.

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    7/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    7

    1º dia 2º dia Procedimentos e orientações para o Chefe de Sala 

          preencher corretamente os quantitativos solicitados na ata de sala.

          registrar na ata de sala se houve eliminação de Participante. 

          informar no campo OBSERVAÇÕES da ata de sala:

      todas as ocorrências relevantes de forma que fique claro os Participantes envolvidos;

      a utilização de material reserva (cartão-resposta ou cartão-resposta/folha de redação e folha derascunhos), e a respectiva justificativa.

          verificar em todas as atas de sala se toda a equipe de aplicação da sala preencheu os dados solicitados e

    rubricou nos campos específicos.      acondicionar todo o material conforme as instruções constantes nas etiquetas dos envelopes recebidos.

          verificar se nenhum objeto foi esquecido pelos Participantes na sala de aplicação.

          entregar todo o material à Coordenação acompanhado do Aplicador especializado.

    1º dia Procedimentos e orientações 

    12h  O Chefe de sala deverá

        escrever no quadro da sala:

    Dia 24/10/2015 (sábado) 

    Horário de início das provas: 19h

    Horário de término das provas: 23h30minO participante só poderá levar o seu caderno de questõesapós às 23h.

    13h-13h20 O Chefe de sala deverá

        dar aviso sobre a última oportunidade para guarda de equipamento e objeto de uso não-permitido.

        vistoriar, mesa por mesa, do envelope porta-objeto, das embalagens de alimentos, e dos rótulos dos recipientes de bebidasdos Participantes. 

    17h30-18h30 O Chefe de sala deverá

        nesse período, nas UFs com aplicação pelo horário oficial de Brasília/DF e pelo horário local (AC, AM, MS, MT, RO e RR),submeter os Participantes sabatistas, um por um, ao manuseio do detector de metais na porta da sala, corredor.

        entregar o cartão-resposta na mão do Participante (1.º dia), tomando cuidado com os homônimos na sala, nas UFs comaplicação pelo horário oficial de Brasília/DF e pelo horário local (AC, AM, MS, MT, RO e RR). Atenção: em caso de necessitarsubstituir cartão-resposta de sabatista utilizar necessariamente cartão-resposta reserva do envelope de sala de sabatistas.Registrar em ata de sala.

    18h50min O Chefe de sala    receberá o envelope plástico lacrado contendo os cadernos de questões.

    18h55min  O Chefe de sala deverá

        abrir o envelope plástico lacrado e falar:

      “Aguardem autorização para iniciar as provas.”   “Leiam somente as instruções da capa do caderno de questões e do cartão-resposta e façam o que se

    pede.”   “É obrigatória a permanência na sala de prova por, no mínimo, duas horas após o início das provas.”   “Somente será permitida a saída com o caderno de questões 30 minutos antes do término das provas.”   “Os três últimos Participantes presentes na sala somente serão liberados juntos e após assinatura na ata

    de sala.  entregar os cadernos de questões aos Participantes.

    19h O Chefe de sala deverá 

        impreterivelmente autorizar o início das provas.O Chefe de sala, durante a aplicação das provas, deverá

        retirar a etiqueta do marcador de tempo, conforme os horários abaixo (seja pelo horário oficial de Brasília/DFou pelo horário local - AC, AM, MS, MT, RO e RR).

    Dia 24/10/2015 (sábado) 

    Etiquetas domarcador de tempo

    Horário de retiradadas etiquetas

    TEMPORESTANTEDEPROVA

    4:30 19h30min 

    4:00 20h 

    3:30 20h30min 

    3:00 21h 

    2:30 21h30min 

    2:00 22h 

    1:30 22h30min 1:00 22h45min 

    0:45 23h 

    0:30 23h15min 

    0:15 23h30min 

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    8/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    8

    1º dia Procedimentos e orientações 

    21h Permitir

        a saída dos Participantes SEM levar o caderno de questões, seja pelo horário oficial de Brasília/DF ou pelohorário local - AC, AM, MS, MT, RO e RR).

    23h Permitir

        a saída dos Participantes COM o caderno de questões, seja pelo horário oficial de Brasília/DF ou pelo horáriolocal - AC, AM, MS, MT, RO e RR).

    23h30min

      Término das provas para Participante SEM tempo adicional deferido.

    00h30min

      Término das provas para Participante COM tempo adicional deferido.

    Atenção:Os objetos de cunho religioso tais como bíblia, livros e etc. devem ser guardados no envelope porta-objeto, Não será permitido também ao Participantesabatista fazer uso de colchão, almofada, travesseiro, cobertor e instrumentos musicais.

      Seguir rigorosamente as técnicas de leitura ensinadas no curso de capacitação para Ledores/Transcritores.

      Ressalte-se que a Prova Ledor poderá conter itens diferentes da prova comum de mesma cor devido a adaptação de itens paraatendimento a Participante que solicitou prova em Braille.

      Além disso, o Ledor deverá também:

      executar a leitura da prova a partir da capa sempre em dupla e emsala com apenas um Participante;

      situar o Participante, no início da prova, dizendo-lhe o nome daprova que ele está começando;

      atentar-se para as instruções da prova e para as observações quanto

    ao preenchimento do Cartão-Resposta e da Folha de Redação;

      observar que a prova do Ledor é seu único instrumento de leitura e,

    por isso, evitar ler na prova do Participante;

      observar que o tempo de execução da prova, bem como a sequência

    a ser adotada na leitura das questões, são de gerência doParticipante;

     

    perguntar ao Participante se ele deseja efetuar a marcação dasrespostas ao final de cada item ou ao final da prova. Da mesmaforma, se ele deseja fazer a Redação no início ou no final da prova.

      manter uma boa cordialidade.

      não ler com a cabeça baixa.

      não colocar a mão no rosto (abafa a voz).

      ler de frente para o Participante.

      evitar ruídos de fundo.

      evitar interromper muitas vezes a leitura.

      sempre que interromper a leitura, retornar o início da frase paragarantir o entendimento completo.

      repetir, a pedido do participante, quantas vezes forem necessárias,os comandos das questões, os trechos e as opções.

      em caso de erro, refazer a leitura do trecho.

      atentar-se para o tom de voz.

      marcar os diálogos com a entonação adequada.

      não abaixar o tom da voz no final das palavras ou frases.

      manter a dicção de forma natural.

      enfatizar os parágrafos e respeitar a pontuação.

      a velocidade da leitura deve ser natural, não deve ser muito rápida,nem lenta, nem infantil. 

      Seguir rigorosamente as técnicas de interpretação para libras.

     

    Não realiza a tradução integral da prova.  Além disso, o Intérprete de libras deverá também:

      recepcionar os participantes, dando-lhes seu sinal, nome e função.

      auxiliar o Chefe de sala, por meio de Libras, ou leitura labial, se for ocaso, na comunicação ao Participante sobre o direito de requerer otempo adicional.

      informar ao Participante verbalmente ou por meio de Libras, se foro caso, os horários de início e de término das provas e tempo de suaduração, considerando inclusive a hora adicional.

      ficar atento às orientações do chefe de sala.

      interpretar todos os avisos, informações e leituras realizadas pelochefe de sala.

      no início da prova, situar o participante dizendo-lhe o nome daprova que ele está começando.

     

    atender à solicitação individual dos participantes para “traduzir”determinadas palavras ou frases, estando bem atento para nãoinfluenciar o julgamento do participante.

      ficar atento ao sentido figurado que determinadas palavras possamter em um texto.

      recorrer o dicionário para fornecer sinônimos ou sinais que auxiliemo participante surdo a reconhecer a palavra escrita, as expressõesidiomáticas, as orações ou o contexto.

      identificar o contexto e a aplicação da palavra ou expressão na frase.

      verificar se a definição e em consequência a explicação oufornecimento do sinal não resulta em “pista de resposta”. Caso adefinição encontrada no dicionário seja uma das opções de respostada questão, o intérprete não poderá fornecer a explicação ou o sinal.

      ter muito cuidado com a “cola”. é comum que os participantessurdos se conheçam e, por meio de sinais, eles são capazes de se

    comunicar perfeitamente. 

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    9/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    9

      Seguir rigorosamente as técnicas de interpretação para libras adaptada ao tato.

      Não realiza a tradução integral da prova.

      Deverá realizar os procedimentos do Tradutor-intérprete de Libras adaptado ao tato.

      Seguir rigorosamente as técnicas de interpretação para libras.

      Não realiza a tradução integral da prova.

      Além disso, o Tradutor-intérprete de leitura labial deverá também:

      recepcionar os participantes, dando-lhes seu sinal, nome e função.

      posicionar-se na sala de provas bem à frente do Participante paraque ele tenha condições de visualizar os movimentos dos seuslábios, evitando colocar as mãos na frente da boca ou virar a cabeçaenquanto fala.

      ficar atento às orientações do Chefe de sala.

      interpretar todos os avisos, informações e leituras realizadas pelochefe de sala.

      atender à solicitação individual dos participantes para “traduzir”determinadas palavras ou frases, estando bem atento para nãoinfluenciar o julgamento do participante.

      ficar atento ao sentido figurado que determinadas palavras possamter em um texto.

      recorrer o dicionário para fornecer sinônimos ou sinais que auxiliemo participante surdo a reconhecer a palavra escrita, as expressõesidiomáticas, as orações ou o contexto.

      identificar o contexto e a aplicação da palavra ou expressão na frase.

      verificar se a definição e em consequência a explicação oufornecimento do sinal não resulta em “pista de resposta”. Caso adefinição encontrada no dicionário seja uma das opções de respostada questão, o tradutor-intérprete não poderá fornecer a explicaçãoou o sinal.

      Seguir rigorosamente as técnicas de transcrição ensinadas no curso de capacitação para Ledores/Transcritores.

      Acompanhar o Participante com cegueira ou baixa visão até a saída do local de aplicação.

      Além disso, o Transcritor deverá também:

      executar a transcrição da prova individualmente e em sala com

    apenas um Participante;

     

    observar as instruções para preenchimento do Cartão-Resposta e daFolha de Redação;

      perguntar ao Participante se ele deseja efetuar a marcação dasrespostas ao final de cada questão ou ao final da prova e da mesmaforma se ele deseja fazer a redação no início ou no final da prova;

      lembrar o Participante que ele deve reservar tempo suficiente parapreenchimento do Cartão-Resposta/Folha de Redação;

      solicitar novo Cartão-Resposta/Folha de Redação para a

    coordenação, em caso de erro de marcação por parte do Transcritor,atentando-se para recolher novamente a assinatura do Participante;

      observar o tempo de prova, pois não há tempo adicional para

    preenchimento do Cartão-Resposta/Folha de Redação, exceto se fornecessária a substituição do mesmo em caso de erro na transcrição;

      registrar na Ata de Sala caso o Participante decida preencher elemesmo o Cartão-Resposta ou a Folha de Redação. Neste caso, oParticipante tomará para si a responsabilidade pelo preenchimentoe não terá direito a solicitar a sua troca em caso de erro.

      No preenchimento do cartão-resposta, observar as seguintes

    situações:

      Participante que não necessita de ajuda  –  procederá, elemesmo, ao preenchimento do Cartão-Resposta, normalmente.Neste caso não será permitida a substituição do Cartão-

    Resposta em caso de erros.  Participante que não seja deficiente visual e necessita de ajuda

    para preencher o Cartão-Resposta – o Aplicador deverá fazer opreenchimento, posicionando-se ao lado do Participante epermitindo que ele acompanhe todas as marcações.

      Participante deficiente visual poderá optar por responder cadaquestão à medida que a prova for sendo lida, ou seguir com aleitura da prova. O aplicador deverá marcar a resposta doParticipante no Caderno de Questões. A resposta deverá serconfirmada pelo Aplicador Ledor. Após a autorização doParticipante, o aplicador Ledor preenche o Cartão-Resposta. Aautorização do Participante deve ser feita da seguinte maneira:inicialmente, as respostas foram marcadas no Caderno deQuestões. Para conferência, o Aplicador faz o procedimentoinverso: lê o que marcou no Caderno de Questões e o

    Participante confere com as suas anotações, se houver. Depois

    da revisão do Participante, o Aplicador preenche o Cartão-Resposta.

      No caso de prova ampliada ou superampliada, quando necessário, o

    aplicador Ledor transcreverá as respostas do Participante doCaderno de Questões para o Cartão-Resposta. Para conferência, oaplicador ledor lê o que marcou no Cartão-Resposta e o Participanteconfere com suas anotações.

      Na transcrição da redação, observar as seguintes situações:

      o Participante que não possa escrever deverá ditar sua redaçãopausadamente e indicando o que for necessário (inclusive a

    ortografia e a pontuação) para o Ledor/Transcritor. OLedor/Transcritor deverá, inicialmente, escrever a redação doParticipante no espaço destinado ao rascunho da redação e, emseguida, após autorização do Participante, transcrevê-lo para aFolha de Redação, sob a supervisão do Participante, queindicará qualquer correção a ser feita.

      o Participante deficiente visual deve ditar pausadamente seutexto para o aplicador Ledor, soletrando, quando solicitado, agrafia das palavras (por exemplo: palavras com ss, s, c, ç, x, ch,z, g, j, r, rr etc.) e indicando pontuação, acentuação, parágrafo,aspas, letra maiúscula e minúscula, símbolos etc. A transcriçãodo texto deve ser feita, preferencialmente, no espaço destinadoao rascunho da Redação

      o Participante que solicitou prova em Braille poderá escreversua redação em Braille e, posteriormente, ditá-la ao Transcritor

    durante o período de provas.  o Ledor primeiramente deverá ler o texto do rascunho, que

    deverá ser conferido pelo Participante. Após a aprovação doParticipante deficiente visual, transcrever o texto para a Folhade Redação.

      a letra do Ledor/Transcritor deve ser legível e de tamanhomédio.

      caso haja erro do Ledor/Transcritor na transcrição, proceder deacordo com as instruções da Folha de Redação. Se necessário,solicitar a substituição do Cartão-Resposta/Folha de Redação.

      no caso de prova ampliada ou superampliada, o Participante

    deficiente visual recebe sua Folha de Redação, dispensando,usualmente, a transcrição por parte do aplicador. Porém, se oparticipante solicitar a atuação do transcritor, este deveráproceder como nas solicitações para "o participante que não

    possa escrever”.

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    10/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    10

    GLOSSÁRIO DE SÍMBOLOS/ELEMENTOS QUÍMICOS

    GLOSSÁRIO DE SÍMBOLOS

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    11/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    11

    GLOSSÁRIO DE LETRAS GREGAS

    AUXÍLIO DESCRIÇÃO

    Auxílio Ledor Serviço especializado de leitura da prova para pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, surdocegueiradeficiência intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia.

    Auxílio para transcrição Serviço especializado de preenchimento das provas objetivas e da redação para Participantes impossibilitados de escreverou de preencher o Cartão-Resposta.

    Intérprete de Libras Profissional habilitado para mediar a comunicação entre surdos e ouvintes e, no ato da prova, esclarecer dúvidas dosParticipantes que se comunicam por Libras (Língua Brasileira de Sinais) ou Leitura Labial na compreensão de palavras,

    expressões e orações escritas em Língua Portuguesa, sem fazer a tradução integral da prova.Tem direito ao uso de dicionários.

    Leitura labial Serviço de apoio às pessoas com deficiência auditiva que não se comunicam por Libras na compreensão de palavras,expressões e orações escritas em Língua Portuguesa.Tem direito ao uso de dicionários.

    Guia-intérprete Profissional especializado em formas de comunicação e técnicas de tradução, interpretação e guia para mediar a interaçãoentre os Participantes com surdocegueira, a prova e os demais envolvidos na aplicação do Exame.

    Sala de fácil acesso Local de prova provido de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, conforme NBR 9050/2004.Esta sala deve possuir:  rota de acesso sem obstáculos: corredores de no mínimo 1,20 m de largura, com rampas ou elevadores amplos (para

    as pessoas em cadeiras de rodas ou com muletas), escadas com corrimão duplo (para os deficientes visuais);  porta com, no mínimo, 80 cm de largura, sem degraus superiores a 1,5 cm;  mobiliário condizente com a necessidade especial do Participante;  espaço suficiente para garantir, entre as mesas, livre trânsito (corredor) e a rotação das cadeiras de rodas, mantendo

    uma distância de pelo menos 1,20m entre as mesas (à frente, atrás e aos lados); 

    boas condições de controle de iluminação e ventilação;  proximidade com os banheiros adaptados. 

    Prova ampliada Prova impressa com fonte de tamanho 18 e com imagens ampliadas e outras adaptações para facilitar a leitura dosParticipantes.

    Prova superampliada Prova impressa com fonte de tamanho 24 e com imagens ampliadas e outras adaptações para facilitar a leitura dosParticipantes.

    Prova em Braille Prova transcrita segundo um código em relevo destinado a Participantes cegos e surdocegos.Prova de Ledor Instrumento de apoio (adaptado) para a atuação do profissional Ledor que atenderá Participantes que tenham solicitado

    esse auxílio. Ressalte-se que a Prova do Ledor poderá conter questões diferentes da prova de mesma cor comum devidoa adaptação dos itens.Ledores em atendimento a Participantes com outras necessidades poderão atuar com provas comuns.

    Sala para acompanhanteautorizado

    Local reservado para a acomodação de criança em fase de amamentação, acompanhada de adulto indicado porresponsável e/ou acompanhante de Participante com deficiência severa. O adulto acompanhante deverá obedecer àsnormas de sigilo e segurança definidas no Edital.A sala deverá contar com a presença de um aplicador.

    RECURSO DESCRIÇÃO

    Deficiente Físico   Canetas especiais  Órteses  Próteses

      Apoio para leitura  Apoio de braço  Andadores e muletas

    Deficiente Auditivo e Surdo   Aparelhos de amplificação sonora individual (aparelhoauditivo)

      Receptores do implante coclear

    Deficiente Visual – Cegueira eBaixa Visão

      Máquinas Braile (Perkins etc.)

      Reglete/Punção  Sorobã ou ábaco 

    Folhas brancas e limpas  Caneta de ponta grossa  Assinador  Régua  Papel para rascunho

      Óculos especiais (fumê, escuros etc.)  Lupa (manual etc.)  Lupa com luz (de cabeça, manual etc.) 

    Telelupa  Luminária  Tábuas de apoio para leitura  Bengala  Cão-guia 

    Surdocegueira   Todos os recursos permitidos a Deficientes Auditivos e Deficientes Visuais

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    12/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    12

    Deficiente VisualCego

    . Bengala Sorobã

    É um tipo de ábaco adaptado, que serve para montar asoperações para cálculos matemáticos. Esse aparelho substitui opapel e a caneta na execução de cálculos.

    Reglete/punçãoA reglete é uma régua para escrita emBraille por meio da marcação de pontosem relevo com a utilização do punção.

    Punção apagadorÉ um instrumento que serve para apagar o

    ponto Braille no papel.

    Máquina Braille PerkinsÉ uma máquina de escrever que substitui areglete na escrita em Braille.

    Deficiente VisualBaixa-Visão

    Telelupa  Óculos especiais Lupa sem luz

    Lupa com luz  Lupa horizontal Lupa com luzAs pessoas com baixa visão podem usar durante as provas uma variedade de lupas e telelupas que ampliam os caracteres das provas. 

    Deficiente Físico

    Os deficientes físicos podem usar durante a prova uma variedade de órteses. 

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    13/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    13

    Etiqueta do envelope de material de sala Etiqueta do envelope de sala extra Etiqueta do envelope de provas

    Etiqueta do envelope de folhas de rascunho2º dia 

    Relatório de Participantes

    Homônimos por Sala  (se houver):relaciona, por sala de prova, osParticipantes homônimos. Deve serutilizado pelo Chefe de sala para evitara entrega de material trocado. 

    Relatório de Atendimentos: relaciona os Participantes da sala que

    receberão auxílio ou atendimentodiferenciado/específico naaplicação do Enem 2015.

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    14/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    14

    Lista de Presença/Ata de Sala:formulário, por sala, identificado como dia de aplicação do Exame, que listaem ordem alfabética os Participantesque deverão prestar o Exame naquelasala de provas. É utilizado para oAplicador identificar os Participantesantes da entrada na respectiva sala deprovas, e para o Chefe de sala coletar,durante a aplicação da prova, aassinatura do participante presente;confirmar a presença ou oencaminhamento para Sala Extra ouatestar a ausência de participante nosdias de aplicação do Exame. Em seuverso se encontra a Ata de Sala.

    Ata de Sala: formulário, por sala, quese encontra no verso da Lista dePresença, identificado com o dia deaplicação, para cada Chefe de salaregistrar as informações solicitadas eas ocorrências sobre a aplicação.

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    15/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    15

    Cartão-Resposta (1º Dia) – Cartão-Resposta/Folha de Redação (2º Dia): formulários personalizados utilizados para capturar as respostasdos Participantes nas provas do 1º dia e do 2º dia do Exame, e também para desenvolvimento de uma redação no 2.º dia do ENEM 2015. OChefe de sala deve verificar no momento de coleta da assinatura do Participante na Lista de Presença se ele preencheu o que foi solicitado.Em caso de utilização de Cartão-Resposta reserva, preencher todos os campos de identificação do Participante, e de cidade/UF, local e salade aplicação do Exame.

    Folha de Redação (2º Dia): formulário personalizado constante no verso do Cartão-Resposta do 2º dia, utilizado para o Participantetranscrever a redação solicitada no ENEM 2015. Em caso de utilização de Cartão-Resposta/Folha de Redação reserva, preencher todos oscampos de identificação do Participante.

    Folha de Rascunho, somente para o 2º dia de aplicação: visa proporcionar ao Participante espaço para Rascunho para responder as provasno 2º dia do Enem 2015. Os envelopes de retorno de Folhas de Rascunho do local de aplicação deverão ser inseridos no envelope plásticotransparente. Em caso de utilização de Folha de Rascunho reserva, preencher todos os campos de identificação do Participante, e decidade/UF, local e sala de aplicação do Exame.

  • 8/17/2019 ENEM2015 Atend especial cores.pdf

    16/16

    MANUAL DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – ENEM 2015

    Requerimento de Tempo Adicional: formulário identificado por Participante para requerer tempo adicional de prova antes do início dasprovas. Em caso de utilização de requerimento reserva, antes de entregá-lo ao Participante, preencher os campos: nome completo, númerode inscrição, número de CPF, data de nascimento, número de documento de identificação, local, cidade/UF de realização do Exame,sequencial do Participante na Lista de Presença e código/número da sala. Chefe de Sala, auxiliar o Participante no preenchimento.

    Declaração de Atendimento Especializado: formulário de avaliação do Participante com deficiência sobre o recebimento ou não doatendimento solicitado no ato da inscrição e deferido, relatando o que faltou, caso não considere o atendimento plenamente prestado. Emcaso de utilização de Declaração reserva, preencher os campos: nome completo, número de inscrição, número de CPF, data de nascimento,número de documento de identificação, local, cidade/UF de realização do Exame, sequencial do Participante na Lista de Presença,código/número da sala e atendimento específico/especializado-auxílio/recurso deferido para a realização do Exame. O Chefe de sala, ao finaldas provas, deverá auxiliar o Participante no preenchimento, conforme instruções.