dipirona

16
DIPIRONA Alunas : Edleuza Rosa e Valdineide Profº: Maurizio Uchôa 2016

Upload: edleusa-rosa

Post on 07-Jan-2017

152 views

Category:

Health & Medicine


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dipirona

DIPIRONAAlunas : Edleuza Rosa e Valdineide

Profº: Maurizio Uchôa2016

  

Page 2: Dipirona

Os medicamentos são de grande importância e atua na promoção da saúde, contribuindo na cura, prevenção e auxilio no controle de diversas doenças crônicas e agudas como asma, câncer, cefaleias, hipertensão entre outras.·.

   INTRODUÇÃO

Page 3: Dipirona

O QUE E DIPIRONA?

A dipirona sódica é um medicamento analgésico, antitérmico e antipirético muito utilizado no tratamento de dores e febre, normalmente provocadas por gripes e resfriados.

Page 4: Dipirona

Comprimidos: Cada comprimido contém: Dipirona sódica 500 mg; Excipientes: metilcelulose, polivinilpirrolidona, dióxido de silício coloidal 200, açúcar granulado, corante amarelo quinolina, amido de milho, talco, estearato de magnésio,álcool etílico.Solução oral (gotas): Cada ml (30 gotas) contém: Dipirona sódica 500 mg. Excipientes: metilparabeno, sacarina1 sódica, metabissulfito de sódio, sorbitol2 a 70%, glicerina, EDTA dissódico, água desionizada

COMPOSIÇÃO

Page 5: Dipirona

A PRESENTAÇAO FARMACEUTICA:  

.Comprimidos

.Soluções

.Ampolas

.Supositórios 

Page 6: Dipirona

INDICAÇAO

Analgésico e antipirético

Page 7: Dipirona

CONTRA - INDICAÇÕES

O uso deste medicamento é contra-indicado em caso de hipersensibilidade conhecida à dipirona sódica ou demais componentes da formulação a outras pirazonas (Ex. fenezona, propilenazona) e/ou a pirazolidinas (Ex. fenilbutazona, oxifembutazona), incluindo, por exemplo, caso anterior de agranulocitose em reação a um destes medicamentos.

Page 8: Dipirona

AVERTENCIACIAS

Interromper imediatamente o uso e consultar o médico se surgirem manifestações alérgicas na pele, como prurido12 e placas vermelhas, se houver dor de garganta ou qualquer outra anormalidade na boca ou garganta.

Page 9: Dipirona

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS 

Deve- se evitar o uso concomitante de álcool, pois pode ocorrer interação entre o álcool e o produto. No caso do tratamento concomitante com ciclosporina, pode ocorrer uma diminuição no nível de ciclosporina. Produtos contendo dipirona não devem ser administrados a pacientes sob tratamento com clorpromazina, pois pode ocorrer hipotermia grave.

Page 10: Dipirona

REAÇOES ADVERSAS

. Angioedema grave

. Arritmia cardíaca

. Broncoespasmo grave

. Choque circulatório

. Exantema

. Hipotensão arterial

. Agranulocitose ou trombocitopenia

. Leucopenia

Page 11: Dipirona

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO

A dipirona não deve ser administrada em mulheres grávidas e durante a amamentação devem ser tomadas algumas precauções.

Page 12: Dipirona

POPULAÇÕES ESPECIAIS 

Pacientes idosos.  Crianças.  Pacientes com insuficiência nos rins ou no fígado,

Page 13: Dipirona

  SUPERDOSAGEM

No caso do medicamento ter sido ingerido em doses elevadas acidentalmente, o tratamento deve ser imediatamente suspenso. Procurar assistência médica de emergência para que sejam tomadas as providências médicas adequadas. 

Page 14: Dipirona

CONCLUSÃO 

Todos os medicamentos devem seguir orientações medicas por isso é importantes em casos de qualquer sintomas procurar mais rápido possível um posto de saúde, É muito perigoso tomar remédio por contra própria, em casos de suspeita de alguma patologias, algias entre outros sintomas procurar orientações médicas.

Page 15: Dipirona

FONTES

http://www.tuasaude.com/dipirona/: http://www.eurofarma.com.br/[email protected]://www.hospitalardistribuidora.com.br/produto/dipirona-sodica

Page 16: Dipirona

 

OBRIGADA!