culturarteen 163 - agosto 2016

12
CULTURARTEEN TODOS OS MESES COM VOCÊ! JORNAL OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ - Falando com os jovens, para os jovens e sobre os JOVENS! ANO 12 - NÚMERO 163 - AGOSTO - Maricá, 01 de agosto de 2016 www.culturarteen.com [email protected] ARTES, CULTURA, DIVERSÃO, EDUCAÇÃO, ESPORTES, TRABALHO e VIDA 20 ANOS O PRIMEIRO JORNAL DE MARICÁ COM CADERNOS Leitura ideal para maiores de 12 anos. CulturarTEEN, o informativo da família maricaense. 163 MARCUS D’ALMEIDA, MARICÁ NAS OLIMPÍADAS MARCUS D’ALMEIDA, MARICÁ NAS OLIMPÍADAS - O adeus ao Mestre Macuco

Upload: pery-salgado

Post on 10-Feb-2017

1.110 views

Category:

Lifestyle


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: CULTURARTEEN 163 - agosto 2016

CULTURARTEENTODOS OS MESES COM VOCÊ!

JOR

NA

L O

FIC

IAL

DA

JU

VE

NT

UD

E D

E M

AR

ICÁ

- F

alan

do

co

m o

s jo

ven

s, p

ara

os

jove

ns

e so

bre

os

JOV

EN

S!

AN

O 1

2 -

ME

RO

163

- A

GO

STO

- M

aric

á, 0

1 d

e ag

ost

o d

e 20

16

ww

w.c

ult

ura

rtee

n.c

om

j

orn

alis

mo

pr@

ho

tmai

l.co

mA

RT

ES

, C

ULT

UR

A,

DIV

ER

O,

ED

UC

ÃO

, E

SP

OR

TE

S,

TR

AB

AL

HO

e V

IDA

20 A

NO

S

O PRIMEIRO JORNAL DEMARICÁ COM CADERNOS

Leitu

ra id

eal

para

mai

ores

de 1

2 an

os.

Cul

tura

rTEE

N,

o in

form

ativ

oda

fam

ília

mar

icae

nse.

163

MAR

CUS

D’AL

MEI

DA, M

ARIC

Á NA

S OL

IMPÍ

ADAS

MAR

CUS

D’AL

MEI

DA, M

ARIC

Á NA

S OL

IMPÍ

ADAS

- O

ad

eus

ao M

estr

e M

acu

co

Page 2: CULTURARTEEN 163 - agosto 2016

ANO 12 - Agosto 2016(2)A 02 culturarteen.com

AAconteceu no domingo 17 de julho de 2016,o super ARRAIÁ DO STUDIO VIDATIVA daprofessora Jhessyka Lima.

Em um local paradisíaco às margens da lagoade Araçatiba, a festa que reuniu as alunas dasturmas de zumba (com destaque para as alunasda turma das 8 horas de segunda e quarta queeram só animação), amigos e familiares, além demuita diversão e confraternização, contou comsensacionais comidas típicas, zoação, muitas fotose zumba, muita zumba, é claro.

Na festa rolou também um bingo paradescontrair a galera com Isabel Leal conquistandoo primeiro prêmio e Monica Brione o segundoprêmio.

Os presentes também curtiram muito o casórioda Sinha Monica Brione com o “Capiau” PerySalgado. O casamento foi celebrado pelo “padreRuan Raphael Marianno Cunha”.

Melhor impossível!

ARRAIÁ DO STUDIO VIDATIVA EMIRA RAMOS CAMPEÃ DO XVII FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOCOMEMORA 33 ANOS COM AMIGOS E MUITA MÚSICA

EEla canta e encanta. Tanto que foi a grande revelação e grande campeã da última edição doconsagrado Festival Nacional de Voz e Violão.

No sábado 23 de julho desde às 14 horas, aconteceu no Quintal das Meninas em Itaipuaçu, afesta de confraternização com muita música é claroem comemoração ao aniversário de 33 anos deEmira Ramos, a campeã do XVII Festival Nacionalde Voz e Violão.

A FESTAA festa, que começou com um grande almoço,

foram servidos na primeira etapa do evento umdelicioso almoço com duas opções de cardápio:costela com aipim, acompanhada de arroz e bobóde camarão, acompanhado de arroz.

Depois das 17h, foi aberto o cardápio depetiscos. As caipifrutas e coqueteis foram o destaquena parte de bebidas, todas feitas por Thais Costa,uma das sócias da casa.

MUITA MÚSICANa festa de musicista não pode faltar muita

música e músicos, e a tarde e noite foi assim, com omelhor da nossa MPB na presença de muitosmúsicos amigos.

A festa terminou com o parabéns para Emira eMauro (que também comemorava seu aniversário)e com delicioso bolo repartido entre os convidados.Uma tarde e noite perfeita e musical.

Emira Ramos, Andreia Arruda, Flavia Goulart e Thais Costa, as sócias do Quintal dasMeninas, na Rua 63 (entre 33 e 34) em Itaipuaçu

Emira e o amigo Mauro assopraram a velinha

A modelo Monica Brione com Emira eFlávia e o delicioso Bobó de Camarão

MARCELO DELAROLI, LIDERA EMMAIS UMA PESQUISA

Mais uma pesquisa eleitoral foi registrada noTSE e divulgada na midia. Realizada em 6 dejulho passado pelo Instituto Opinium, o précandidato a prefeitura de Maricá pelo DEM(Democratas) Marcelo Delaroli aparece com 44%da intenção de votos contra 30% do segundocolocado, Fabiano Horta, pré-candidato pelo PT.

Na pesquisa estimulada, Marcelo lidera com,44% da intenção de votos contra 30% de FabianoHorta. Carolino aparece com 3%e Feijó com 2%.Indecisos somam 21%.

Já na espontânea, Marcelo aparece com 32%e Fabiano com 22%. O número de indecisos éainda muito grande com 42% da intenção devotos, mostrando que ainda muitas pessoas tempouco conhecimento dos reais candidatos.

MARCELO TEM A MENOR REJEIÇÃOJá na pesquisa sobre “em quem você não

votaria em hipótese nenhuma”, Marcelo é o quetem a menor rejeição com 10%. Carolino aparececom 14%, Feijó com 15% e Fabiano Horta com29%. 32% dos entrevistados “Não sabem ounão responderam” a este quesito da pesquisa.

A pesquisa foi registra no TSE com o númeroRJ-05153/2016 e teve sua publicação autorizadaa partir de 14 de julho.

Page 3: CULTURARTEEN 163 - agosto 2016

A 03 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ ANO 12 - Agosto 2016 www.culturarteen.com SOCIEDADE culturarteen.com

CUIDADOS MARINHO JÁ ATENDE EM MARICÁ COM UM NOVO CONCEITO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

Os proprietários da CUIDADOS MARINHO, Verdengil, Danielle e aresponsável em Maricá, Fátima Bernardos

Com vasta experiência, Danielle que éenfermeira como formação, também estudoupsicologia. Trabalhou como técnica de enfermagemdesde 2011 em várias residências, mas semprepensando em crescer, e aliando à necessidadede melhorar a criação de suas filhas, e sabendoque como enfermeira só teria dois caminhos numhospital (ou ser chefe de plantão ou continuar comoenfermeira), optou por fundar a CUIADOSMARINHO, que tem sede em Niterói e já atua nascidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Petrópolise Teresópolis.

“Minha opção por trazer nossos serviços paraMaricá foi muito simples: é uma cidade que estáatraindo uma quantidade muito grande de novosmoradores, dentre eles os dois extremos: familiascom idosos e familias com muitas crianças.

Muitos pensam que nossos serviços por seremespecializados, são caros, mas o diferencial daCUIDADOS MARINHO é extamente este; trazero atendimento à necessidade da família, seja elade qualquer faixa de poder econômico. Teremose adaptaremos nossos serviços à necessidade epossiblidades financeiras de cada família, semperder em nada na qualidade do que iremosoferecer”, conclui Danielle.

T

EEm Maricá, o atendimento estásob a responsabilidade da cuidadoraFátima Bernardos, com anos deexperiência neste tipo de serviço.

Os contatos poderão ser feitosatravés dos telefones 4122-0035 e96498-5364 e 99895-9187

Em Niteroi, a sede da CUIDADOSMARINHO está localizada na AlamedaSão Boa Ventura 961 - 2º ANDAR, noFonseca.

Fátima Bernardos em Maricá eDanielle em Niterói, estão prontas alhe atender. Entre em contato e fiquesabendo dos nossos serviços!

Em Maricá, ligue:

Tratamento diferenciado, serviços profissionaiscom ampla gama de pessoal altamente qualificado,está é a proposta da CUIDADOS MARINHO queacaba de chegar à Maricá.

Criada no dia 04 de junho de 2014porDanielle Nascimento Marinho e verdengil Oliveira,a CUIDADOS MARINHO traz a proposta deatendimento totalmente diferenciado: “Nãoseremos apenas cuidadores de idosos. Traremosum serviço especializado onde o cliente estiver, eatenderemos a idosos, crianças, pacientesenfermos, e até mesmo aos serviços que todaresidência necessita. Sabemos que a correria dodia a dia nos impossibilita ou dificulta em váriastarefas. Estaremos aqui suprindo essanecessidade. Aquele atendimento humanizado,com profissionais especializados em cadasegmento, serviços direcionados à necessidadede cada cliente, de cada família, inclusive o trabalhode cuidadores de idosos e crianças, não só emtempo integral, como em um final de semana, ouapenas numa noite por exemplo, onde o casaldeseja sair e não tem com quem deixar sua criançaou seu idoso. Iremos oferecer este tipo de serviço,assim como o de home care para pacientesenfermos ou que necessitem atendimentoespecializado em sua residência pelo períododesejado”, explica Danielle.

99895-9187FÁTIMA BERNARDOS

Page 4: CULTURARTEEN 163 - agosto 2016

N

ANO 12 - Agosto 2016(2)A 04 culturarteen.com

A volta para casa, no início de 2015, coincidiu com um momentocomplicado nas competições. Já conhecido pelos resultadosexpressivos do ano anterior, não conseguiu repetir os desempenhosnas primeiras competições da temporada. A tranquilidade, porém,o ajudou a superar a fase.

— Não vi, em nenhum momento, ele preocupado com isso.Não acho que ele tenha passado por um mau momento, são asetapas normais da evolução de um atleta que é muito jovem —lembra Xavier.

— Ele reage muito bem a qualquer acontecimento, mesmo osnegativos. Acabou sabendo reagir, foi medalha de ouro no mundialjuvenil. Isso tudo depois de se criar toda uma expectativa em cimadele — lembrou Eros Fauni, diretor técnico da ConfederaçãoBrasileira de Tiro com Arco, em entrevista a ZH no ano passado.

Ainda que a aparente frieza possa ser interpretada como faltade ambição na busca dos resultados, uma história da não tãodistante infância ajuda a mostrar seu espírito competitivo. A escolinhaem que fazia natação fechou. Ele já estava acostumado às aulas ecompetições internas. Ficou inconsolável.

— Ele chorava muito. Eu me preocupava se era porque iasentir falta dos amigos, mas também ofereci de ele fazer nataçãoem outro lugar. Foi aí que soube por que estava tão chateado. Eleme respondeu: “Eu quero medalha. Lá (na outra escolinha) nãotem medalha” — lembra a mãe, Denise Torres Carvalho.

— Eu sempre entro nas competições para vencer, mas tambémentendo a lição das derrotas como algo muito importante. Soucompetitivo, é claro, mas sei aceitar e aprender com as derrotas —afirma Marcus.

Como se vê, o Marquinhos maior de idade e candidato aopódio olímpico já não escancara a sede pela vitória com tantoalarde, mas seu objetivo final é o mesmo do menino que se lamentavapara a mãe. Quanto a isso, ele pode ficar tranquilo nos JogosOlímpicos. Lá, tem medalha. André Baibich – ZH Olimpíada 2016

MEDALHA NA MIRA: MARCUS D’ALMEIDA, O PRODÍGIO DO TIRO COM ARCO BRASILEIROAos 18 anos, jovem é esperança da modalidade para conquistar seu primeiro pódio olímpico. Anne Marcelle também estará nas Olimpíadas

Nelson Rodrigues foi o primeiro a chamar Pelé de “rei”. Emtexto em que defendia a convocação do então menino do Santospara a Copa de 1958, o colunista brincava que a idade do craque— 17 anos à época — era “inverossímil”. Quem conversa comMarcus D’Almeida também custa a acreditar na data de nascimentoimpressa em sua carteira de identidade.

Dezoito anos. A estrela do tiro com arco brasileiro recém chegouà maioridade. Ainda assim, carrega um ar sereno no olhar e nafala. A pressão, companheira desde que o talento acendeu alertasde uma possível medalha no Rio, parece não existir. A capacidadede concentração acima da média o deixa alheio ao turbilhão queenvolve um atleta com chances reais de estar no pódio olímpico.

— O foco é o grande diferencial dele. Em um esporte que émuito psicológico, isso é muito importante. É difícil repetir, nacompetição, o desempenho dos treinos, e o Marquinhos faz issocom frequência. Ele tem uma frieza nos momentos decisivos —elogia Daniel Xavier, 33 anos, companheiro de seleção brasileira.

Foi em 2014, quando ainda tinha 16 anos, que o menino seconsolidou na elite de sua modalidade. Na segunda etapa docircuito mundial, veio a prata. Em Nanquim, na China, nos JogosOlímpicos da Juventude, outra segunda colocação. Mas a maiorconsagração viria no final daquele ano, na Copa do Mundo deTiro com Arco, com mais um vice-campeonato. Com o resultado,tornou-se o mais jovem finalista da história da competição.

Há um que de acaso no encontro de Marquinhos, como éconhecido, com o tiro com arco. Morador de Maricá, no interiorfluminense, o menino pulou de modalidade em modalidade durantea infância. Sempre foi incentivado a praticar esportes, mas custavaa encontrar interesse duradouro por um deles. A escolha foi ajudadapor uma questão geográfica: Maricá é sede da ConfederaçãoBrasileira de Tiro com Arco (CBTarco), e a entidade desenvolveprojetos para crianças e adolescentes. Aos 12 anos, o prodígioiniciava sua caminhada.

Apenas dois anos depois, aos 14, passou a integrar a equipebrasileira e mudou-se para Campinas, no interior paulista. Tevede se adaptar à distância de casa e ao convívio com colegas deequipe mais velhos com quem dividia apartamento.

— Foi difícil no início, mas aos poucos fui me adaptando. Fuimuito bem recebido pelo pessoal — resume.

Page 5: CULTURARTEEN 163 - agosto 2016

PSAÚDE, VIDA, CULTURA e LAZER

Parte integrante doInformativoCulturarTEEN.

ORGÃO INFORMATIVO DE MARICÁ – ANO 10 – NÚMERO 124 – AGOSTO 2016 – [email protected] - www.culturarteen.com

RECANTO DA TERCEIRA IDADE UM PARAÍSO PARA OS IDOSOSFundado por Fátima Pedrosa em 13 de maio de 2014, com o início das atividades em agosto do

mesmo ano, o Recamto da Terceira Idade é a realização do sonho de Fátima, quando veio conhecerBambui e ficou encantada. Alugou uma casa para morar e ficou indo e vindo do Rio para Maricá. Comoo trajeto começava a ficar cansativo, e como Fátima sempre gostou de cuidar de idosos, teve a ideiade abrir uma residência para receber e abrigas os idosos.”Eles precisam de um lugar que acolha elescom carinho, paz, respeito e amor, daí surgiu o Recanto da Terceira Idade”, afirmou Fátima.

Contado com duas profissionais cuidadoras de idosos e outros profissionais tais como médicosgeriatras, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, além de diversas outras atividades, o Recanto daTerceira Idade está pronto para receber seu ente familiar com o máximo de conforto carinho ededicação. Venha nos conhecer!

Instalações deprimeira qualidade,amplas, ventiladas ecom grandeacessibilidade

Page 6: CULTURARTEEN 163 - agosto 2016

ANO 12 - Agosto 2016 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ www.culturarteen.comC 02 SAÚDE culturarteen.com

O SENSACIONAL ARRAIÁ DO CANTINHO DA ROÇA, RESIDÊNCIA PARA IDOSOSAAconteceu no sábado 16 de julho o sensacionalARRAIÁ DO CANTINHO DA ROÇA, Lar para Idososlocalizado na Rua 7A no Condado de Maricá, em Maricá(RJ).

Os proprietários Rosilene Polonini e Sérgio Camargo,receberam amigos, familiares dos idosos e convidadospara a festa caipira que rolou das 11 às 18 horas numclima de grande alegria e confraternização.

Além de muitas guloseimas e comida típicas, a festateve muitas brincadeiras, pescaria, e muita música, comsom mecânico e a presença do grupo musical Alegria deViver da regente Simone Menezes Figalo. Os idosos doLar Cantinho da Roça,além de terem participado de todaa festa, fizeram uma belíssima apresentação musicalproduzido por Antonio Nonato dos Santos e Simone Figalo.

Fechando a festa, um super bingo que teve comoprêmios chocolates da Cacau Show e um belíssimo óculosde sol das óticas STUDIO DOS OLHOS entregue pelarepresentante da loja de Maricá, Mari Branit.

A modelo Monica Brione esteve no evento fazendo acobertura para o CULTURARTEEN.

Foi uma tarde inesquecível!

O primeiroprêmioentreguepelo Studiodos Olhos

Terceiro prêmio:deliciosos chocolates

Segundoprêmio:

umasensacional

cesta dechocolates

Mari Branit (Studio dos Olhos), Monica Brione (CulturarTEEN),o casal Rosilene e Camargo, proprietários do Cantinho da Roça

Page 7: CULTURARTEEN 163 - agosto 2016

AT

C 03 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ ANO 12 - Agosto 2016 www.culturarteen.com EDUCAÇÃO culturarteen.com

CHEGOU A HORA DAS HAMILÍADAS 2016A Hamilíada é a olimpíada do Colégio Hamilton Moreira da Silva, e tem por

objetivo desenvolver o intercâmbio sociocultural e esportivo entre os alunos,estimular a formação de líderes pela prática sadia e disciplinada de atividadesdesportivas e culturais, formando em nossos alunos uma visão holística domundo em que vivemos; observar e destacar valores técnicos no intuito deformar alunos cidadãos e de descobrir talentos que possam ser encaminhadosa treinamento específico em centros desportivos especializados, que osdesenvolvam e/ou projetem; confraternizar a Comunidade HMS levando-a aatribuir valor e importância à atividade física e cultural na formação integral denossos jov ens melhorando com isso a sua qualidade de vida; desenvolver eratificar o amor e a lealdade pela instituição de Ensino de que fazem parte.

As Bandeiras da Hamilíada 2016 são as seguintes: Bandeira APresidente – CAIO CALAZANGE (2º Ano do Ens. Médio)Secretários – Ana Júlia, Maria Clara, Victória de Souza, Lucas Queiroz e Sandy(2º Ano do Ensino Médio) Bandeira BPresidente – FAYLANE (1º Ano do Ens. Médio)Secretários: - Ana Beatriz, Raquel Frauches, Milena Furtado, João Vitor Nevese Fellipe Monteiro (1º Ano do Ensino Médio)

Futuramente, tome, por seu intermédio, ciência das tarefas culturais ePARTICIPE!

Os trabalhos e tarefas culturais já começaram e na Festa Junina já mostrarãoa sua face de desafio, organização e perseverança.Os familiares já podemcolaborar:1 – Juntar latinhas de alumínio (refrigerante);2 – Participar da campanha do agasalho (doação de quaisquer tipos de casacoe de calça de moleton – em bom estado, idem para colchas e cobertores);3 – Participar da Festa Junina do HMS.4 – Procurar pelos presidentes das bandeiras A e B para saber acerca deAPOIO, caso desejem que sua firma apoie o evento HAMILÍADA 2016 e tenhasua logomarca divulgada durante os eventos do HMS.

O desfile de abertura da Hamilíada 2016 será realizado na 6ª feira, 23/9, às19:30h, e todos os familiares e amigos estão convidados (o uso da camisa,pelos alunos participantes, desde o Maternal até o Terceirão - 3º do EnsinoMédio -, é obrigatório). As circulares de cada bandeira sobre a encomenda eaquisição do traje seguirão posteriormente, e estarão a cargo de seusPRESIDENTES.

Importante: Nomes, símbolos e cores das Bandeiras A e B estão em estudo.Logo serão divulgados.

Segue, abaixo, a lista dos alunos em suas respectivas bandeiras. Em setembro, vista a camisa de sua Bandeira e venha assistir ao grandioso

espetáculo organizado exclusivamente pelos alunos. Toda ajuda será bem-vinda! Equipe HMS

Page 8: CULTURARTEEN 163 - agosto 2016

A

ANO 12 - Agosto 2016 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ www.culturarteen.comC 04

Jornal CULTURARTEEN, o informativo dos jovens e a família maricaense ano 12 nº 163 - agosto 2016 - Propriedade PR PRODUÇÕES (Net Control E.I. M.E. CNPJ 02.675.725/0001-05). Diagramação, Redação, Ediçãoe Fotos: José Pery Salgado Jornalista Responsável: Pery Salgado (R.P. 34659/RJ) Impressão: Editora Esquema. Distribuição Gratuita e Dirigida ao público jovem e a família de Maricá. CULTURARTE, Culturateen,Culturartween e CulturartKids são marcas de propriedade da PR Produções. Edição mensal. Contatos: (21) 99281-4037 [email protected] BEZERRA, CULTURARTE, CULTURARTEEN, BARÃO DE INOHAN,JORNAL DA MICROLINS, INFORMATIVO FRK, INFORMAÇÃO COMPLETA e INFORMATIVO PRofissionalizar, HÁ-NIMAL, SER!, UNIversitariUSS, MAIS UM e informativo NET FOX são criações do Eng. José PerySalgado. Jornal do Municipio, Tribuna de Maricá, Jornal de Maricá, Informativo Frutificar, Luz Sonora e ECOLOUCOS são produzidos e editados pela PR Produções. Matérias e anúncios são de inteiraresponsabilidade de seus autores e não nos responsabilizamos pelo seu conteúdo. Tiragem 5000 exemplares

SOCIEDADE culturarteen.comADOÇANTES ESTRAGAM QUALQUER DIETA

A

Pesquisa mostra como os adoçantes estragam a sua dieta

Consumo do produto faz o organismo querer maiscomida, diz estudo

As pessoas consomem bebidas com adoçantes artificiaisacreditando eles ajudam a gente a controlar o peso, mas um estudodivulgado nesta terça-feira mostra que esses produtos podem terum efeito contrário ao desejado.

A explicação é simples. Quando um indivíduo consomealimentos adoçados artificialmente, o cérebro reconhece o gostodoce, mas logo sente falta das calorias que deveriam acompanhara sensação. Consequentemente, o cérebro envia impulsosnervosos informando ao organismo que “ainda estamos com fome”,levando a pessoa a querer mais comida.

O estudo foi realizado usando moscas de fruta como cobaias.Os cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, perceberamque, quando submetidos a uma dieta com alimentos adoçadosartificialmente, esses insetos comiam até 30% a mais do que osoutros, no grupo de controle.

Em seu trabalho, publicado pelo periódico científico “CellMetabolism”, os pesquisadores utilizaram o adoçante sucralose,muito presente em diversos refrigerantes. Mas eles dizem que omesmo efeito deve ser observado com outros produtos.

De acordo com o professor Greg Neely, um dos autores doestudo, tudo pode ser explicado pelo mecanismo de recompensado cérebro. Quando nosso corpo ingere calorias, que são a fontede energia para qualquer atividade, esse mecanismo ativa umasensação de prazer, que é a tal recompensa. É como se o cérebrodissesse: “Muito bem, você ingeriu calorias. Precisamos disso paraviver”.

Por outro lado, quando o cérebro reconhece o gosto de doce,mas percebe a ausência de calorias, ele não ativa a sensação deprazer e saciedade. Pelo contrario: pede mais comida.

A pesquisa também concluiu que adoçantes artificiais levam ainsônia e outros problemas associados com desnutrição ou com oestado de jejum. Segundo o estudo, quando você deixa uma moscade fruta com fome, o cérebro do inseto não o deixa dormir porquepensa que o corpo precisa de mais calorias. E não se conseguemais calorias durante o sono.

AA utopia da eterna juventude é um dos sonhos mais antigos do

ser humano. Na ficção temos mitos como o de Ponce De Leon eShangri-La, que descreviam locais onde águas milagrosasreverteriam os efeitos da velhice nas pessoas. Atualmente a ciênciaconta com recursos como pílulas para manter a memória ativa ecremes de colágeno que prometem uma pele livre de rugas paradisfarçar os efeitos da idade.

Agora, o desejo de prolongar a juventude acaba de ganharum promissor aliado. Cientistas da Universidade de Keio, no Japão,desenvolveram uma droga que pode ser uma espécie de fonte dajuventude. O medicamento é feito de uma substância chamadamononucleotídeo de nicotinamida (NMN). Encontrada em váriosalimentos comuns, como o leite, ela estimula a produção da sirtuína,enzima com uma função chave no envelhecimento: a preservaçãodos tecidos do corpo.

Dessa forma, a ideia dos cientistas é usar o NMN para reativara capacidade de fabricar essa enzima, função que o organismo vaiperdendo com a idade. Até agora a substância só foi testada emratos de laboratório, e os resultados foram animadores: a drogaretardou os declínios naturais do metabolismo, manteve a energia,melhorou a visão dos bichinhos e diminuiu a intolerância à glicose— problemas que vão crescendo quando a gente envelhece.

Com o sucesso dos testes em animais, o próximo passo éobservar como o NMN age nas pessoas. De acordo com ocronograma da pesquisa, os testes em seres humanos começaráainda neste mês de julho. A substância será testada em 10voluntários saudáveis que passarão algum tempo ingerindo asubstância para ver se ela realmente é efetiva contra a velhice, ese há efeitos colaterais que não foram notados nos ratos.

Apesar de animadora, os cientistas da Universidade de Keioponderam que ainda que o NMN tenha funcionado muito bem emratos, não há garantias que esse efeito se manterá nos sereshumanos, uma fez que o organismo dos roedores é muito menoscomplexo do que o nosso. A esperança dos pesquisadores é queo NMN ajude a retardar alguns aspectos da velhice em humanos— e não que ele pare totalmente o processo.

O teste será feito na Universidade de Keio, com a ajuda daUniversidade de Washington. A pesquisa é tratada como umaprioridade científica no Japão, onde a população local possui longaexpectativa de vida e deve “envelhecer” nos próximos anos(estima-se que em 2055, 40% dos japoneses terão mais de 65anos). Se a substância passar no teste, será a primeira droga nomercado que retarda — e não apenas disfarça — oenvelhecimento.

NMN: DROGA ANTI-ENVELHECIMENTO COMEÇARÁ ASER TESTADA EM SERES HUMANOS AINDA NESTE MÊS

D

PESQUISA DIZ QUE PESSOAS NÃOTÊM TEMPO PARA BEIJAR

Entre os principais motivos, estão longasjornadas de trabalho

Diante do stress de longas jornadas de trabalho ou mesmocomo efeito do alcance das redes sociais e da falta de tempo, aspessoas estão se esquecendo de se beijar, aponta um estudorealizado em ocasião do Dia Mundial do Beijo, que foi comemoradono último dia 6 de junho.

A pesquisa, que contou com a participação de mais de quatromil italianos de idades entre 18 e 65 anos, aponta que, para cercade 72% deles, beijar ajuda a viver melhor. Para 20%, se trata deum gesto positivo, mas não essencial. E apenas 8% duvidamsobre seu valor.

Na maioria dos casos (39%), os italianos admitem encontrarpouco tempo para beijos e afagos por causa do trabalho. O segundomaior motivo é o tempo gasto com as redes sociais (26%) e oterceiro é a falta de tempo em si (20%).

O contato entre os lábios de duas pessoas, de acordo compsicólogos e psiquiatras, provoca uma grande descarga hormonal,o que permite a homens e mulheres se sentir mais cuidados eseguros, tanto os casais como nas relações de amizade, no casodo beijo na bochecha.

Comer massa não engorda, diz pesquisa italianaApós analisar 23 mil pessoas, um estudo italiano provou que

aquelas que têm corpos mais em forma e menos problemas desobrepeso são as que consomem massa com frequência e deforma moderada.

“A pasta é uma fonte de carboidratos e açúcares e tem umíndice glicêmico moderado”, explicou Licia Iacoviello, especialistado Instituto Neurológico Mediterrâneo. Entende-se como índiceglicêmico a velocidade com que os carboidratos se transformamem açúcar no organismo. Quanto mais lento for o processo, maissaudável ele será.

“A massa tem um índice moderado, mais baixo até do que o doarroz, do pão e da batata”, concluiu Licia.

Os especialistasprimeiro aplicaramquestionários alimentaresaos participantes e depoiscompararam essasinformações com os dadosrelativos às medidascorporais.

Mesmo sendo umalimento excluído da maioria das dietas, os resultados apontaramque as pessoas que consomem macarrão com moderação efrequentemente (cerca de 50 gramas por dia) apresentam umasilhueta mais saudável e melhores índices de massa corporal.

Page 9: CULTURARTEEN 163 - agosto 2016

A 09 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ ANO 12 - Agosto 2016 www.culturarteen.com (15)

N

M

SOCIEDADE culturarteen.comMACUCO, O REGENTE DAS BANDAS E DOS ÔNIBUS

Maricá acordou diferente naquela quarta feira, 20 de julho,onde muitos comemoravam o Dia do Amigo.

Faltava algo!O dia estava nublado, uma cara triste, frio e faltava um grande

amigo.Durante aquela madrugada, nos deixou João Batista da Silva,

nosso querido Macuco.O nosso grande regente das bandas marciais de tantos colégios

de Maricá. Internado para uma intervenção cirúrgica veio a óbitovítima de insuficiência respiratória.

João Batista da Silva, 51 anos, era também nosso MestreMacuco como era carinhosamente conhecido por todos não só emMaricá.

Mas não era regente apenas de bandas marciais (e quantospequenos e jovens músicos formou nas escolas?). Ele regia osônibus no terminal Menezes Cortes, por anos a fio.

Sua história de trabalho com a família Caetano, por quem tinhatanto carinho sendo a recíproca grandemente verdadeira, começouna padaria de Dona Carminha, filha do fundador da Viação NossaSenhora do Amparo, o “velho” Jacintho. Batista começara a trabalharlá com 12 anos e ali ficou até entrar na empresa no dia 01 de julhode 1988, de onde nunca mais saiu, até esta triste quarta feira 20 dejulho.

Começou como cobrador, depois virou fiscal e por fimdespachante. Nos últimos meses, estava no Centro de Controle deOperações.

Mas eu que tive o prazer de conhecê-lo tanto na música,cobrindo e fazendo matérias das apresentações de suas bandas,como tendo a honra de tê-lo com sua banda marcial do JoanaBenedicta Rangel abrindo por algumas vezes o Festival Nacionalde Voz e Violão e participando do Projeto Ônibus das Oito, viu elereger a banda com maestria, garra, amor, do mesmo jeito de regianão só os ônibus da Amparo, mas como colocava ordem notumultuado terminal Menezes Cortes na hora do rush vespertino,regendo o vai e vem dos ônibus, ajudando a estacionar e liberandoos veículos para mais uma boa viagem.

Esse era o Batista, nosso querido Macuco.Macuco ficou conhecido por ser um dos maiores mestre de

bandas das escolas públicas de Maricá, premiado, foi sem dúvidaum dos grandes representantes da Cultura maricaense. Amava,era apaixonado pelo que fazia. Sempre que passava a frente deuma escola com sua banda marcial (e foram tantas), era aplaudidopelo publico presente nos dias 26 de maio. Sua última passagemfoi este ano, quando a prefeitura tentou resgatar o dia do nossomunicípio.

Vai fazer falta na história e nas ruas desta cidade.Foi possível ver e apreciar a inovação a cada ano com as

bandas por onde passou, sempre inovando, com novos ritmos(podemos assim dizer) que apresentava sob sua batuta.

Vai fazer falta Macuco, não só para Clara (tua esposa), e parateu filho Felipe, mas para todos da Viação Amparo, para todos quete admiravam e para todos os maricaenses!

Obrigado Batista, teu sorriso, teus gestos e tua simpatia serãoeternos para nós!

Pery Salgado (amigo e jornalista)

Centenas de pessoas, funcionários da Amparo, alunos,amigos e admiradores estiveram na despedida a Macuco

Page 10: CULTURARTEEN 163 - agosto 2016

BUN

ANO 12 - Agosto 2016A 10 ESPORTE e SAÚDE culturarteen.com

DE

MENOS PESO,MAIS ANOS DE VIDASabia que emagrecer faz você viver mais?

Não que seja preciso mais um bom motivopara emagrecer, mas aí vai assim mesmo: umemagrecimento saudável pode realmenteaumentar sua expectativa de vida. Você já sabeque o sobrepeso esgota suas energias, restringesuas atividades diárias e aumenta o risco dedoenças cardíacas, diabetes e outros males. Massabia que a obesidade também pode lhe tiraranos de vida? De acordo com um estudo de 2003feito por pesquisadores da Escola de Medicinada Universidade Johns Hopkins, a obesidadecontribui para a diminuição da expectativa de vida,especialmente entre jovens adultos.

O estudo da Johns Hopkins mostra quehomens e mulheres perdem anos de vida porestarem obesos. Estima-se que os homens sãoos que mais perdem. Homens negros com IMCSsuperior a 45 (obesos mórbidos) vivem, segundoa estimativa, 20 anos menos que homens negroscom IMC entre 23 e 30. Homens brancosmorbidamente obesos, com idade entre 20 e 30anos, costumam viver cerca de 13 anos menosque homens dessa mesma faixa etária com IMCde 23 a 25. Mulheres brancas obesas se saíramum pouco melhor; estima-se que elas vivam emmédia 8 anos menos que aquelas com IMC de 23a 25. As mulheres negras foram o grupo quesofreu menos impacto com um IMC maior que 45;as informações coletadas mostraram que, emmédia, a obesidade mórbida reduzia suas vidasem 5 anos. Além disso, outros estudosdemonstraram fatos impressionantes sobre osefeitos negativos da obesidade sobre a saúde.- a obesidade aumenta o risco de doençascoronarianas e de morte associada a elas.- a obesidade contribui para o desenvolvimentoe o agravamento do diabetes tipo 2- mais de três quartos de todos os casos dehipertensão devem-se diretamente a obesidade- mulheres obesas na pós-menopausa corremmaiores riscos de desenvolver câncer de mama

Estudos fornecem evidências de que aobesidade é uma questão de saúde mundial, cadavez mais urgente. De acordo com um editorialpublicado pelos pesquisadores JoAnn E. Mansone Shari S. Bassuk no Journal of the AmericanMedical Association, “a obesidade é mais graveque o tabagismo, o alcoolismo e a pobreza emtermos de causar morbidade e prejuízos àqualidade de vida”.

O QUE FAZER?Há algumas medidas que você pode tomar

para reduzir os riscos à sua saúde provocadaspela obesidade:- determine seu IMC (um IMC de 30 ou maiscaracteriza obesidade. De 25 a 29,9 éconsiderado sobrepeso)- se você está acima do peso ou obeso, saibaque perder apenas 10% do seu peso autal deforma equilibrada, pode melhorar sua saúde- se você precisa emagrecer, faça isso em umritmo saudável – perdendo até um quilo porsemana- pratique atividades físicas: ao menos 30 minutos(para adultos), de 4 a 7 vezes por semana- limite o tempo que passa vendo TV a menos deduas horas por dia- coma porções de tamanho sensatos. Não comacom os olhos e sim com o cérebro!

Bate papo com Robson Cardos dos SantosJúnior (14), aluno da Forma Fitness.

“Eu pratico Jiu Jitsu há 4 anos e Muay Thaihá 1 ano e 5 meses. Resolvi praticar paraaperfeiçoar as minhas técnicas de luta e me tornarum lutador mais preparado e capacitado para asminhas competições.

No Jiu Jitsu meus professores são Jair Courte Damião Silva.

No Muay Thai meu professor é o LeonardoMarques e o meu instrutor Uemerson Ferreira.

No Jiu Jitsu já conquistei os seguintes títulos:Bicampeão Mundial, Bicampeão World Cup,Bicampeão Panamericano, Bicampeão Brasileiro,Bicampeão da Copa do Brasil, Bicampeão doRio Open, Bicampeão da Copa Super Liga,Bicampeão da Copa Super Liga, Bicampeão doGrande Rio Pro, Campeão Nacional e CampeãoRegional.

No Muay Thai, sou Tetracampeão da LigaDe Muay Thai Brasil e Bicampeão do “Lutandopelo Amanhã”. Também venci uma luta de MMApelo campeonato “Lutando pelo Amanhã”.

Todas conquistas são muito importante paramim, pois treino todos os dias me dedicando noJiu Jitsu e no Muay Thai para conquistar o lugarmais alto no pódio.

Minhas próximas competições você podesaber no meu Facebook e no CT da academiaForma & Fitness em frente a rodoviária de Maricá.Torçam por mim!

CONVERSANDO COM NOSSO ALUNOEQUIPE J. COURT COMEMORA 20 ANOS

Uma festa grandiosa, uma grandeconfraternização, com a presença ilustreconvidados como o mestre Walter Nogueira e JulioCesar, além do mestre Jair Court, líder da equipeque hoje é composta por dezenas de professorese centenas de alunos em todo o município nosvários CTs da Forma Fitness ou no projetoconveniado com a prefeitura.

A festa aconteceu na quarta feira 20 de julhono Palladdon, com várias demonstrações,homenagens e promoções de faixas, dentre asquais, nossa super campeã Maysa Bastos,conquistou sua faixa marrom.

CONHEÇA ALGUNS DOSTRATAMENTOS

ESTÉTICOS DA ESTETIKÁ

AA EstetiKÁ traz para você o melhor e os maisatualizados procedimentos estéticos de Maricá.Tendo à frente Karina Requena, a clínica estápronta a lhe receber. Marque sua visita atravésdo telefone 3731-2294 e conheça abaixoalguns dos tratamentos estéticos oferecidos pelaEstetiKá

DRENAGEM LINFÁTICA:Além da drenagem linfática reduzir o inchaço

generalizado ou local, que pode ser causado peloseu congestionamento, protege e até trataproblemas de ordem estética, como a celulite, mastambém muscular ou articular, promovendo bem-estar geral.

A função da drenagem linfática é retirar a linfaque fica acumulada entre as células, o que podeser ocasionado por um retardo da pessoa naprodução da linfa, por exemplo, ou pordificuldades da absorção por parte das células.Com essa estimulação, há a diminuição do inchaçoe melhora da celulite. O procedimento melhoratambém a circulação em geral, relaxa o corpo epode atuar discretamente no combate a gorduralocalizada - uma vez que a massagem aumenta ometabolismo do local.

CARBOXITERAPIA NO ABDÔMEN:Objetivos:Melhorar a aparência e tonus da pele combatendoa flacidezAumento do metabolismo LocalMelhora na oxigenação dos tecidosFavorece a quebra de gordura localizada.

ELETROLIPÓLISE:Quebra das moléculas de gordura: a

frequência enviada pelos eletrodos tem acapacidade de quebrar os triglicérides em ácidosgraxos livres. Enquanto as triglicérides nãoconseguem passar pela membrana celular e ficamretidos dentro da célula, os ácidos graxos livrespodem passar facilmente pela parede celular, oque abre caminho para que sejam transportadospara fora pelo sistema linfático.

Aumenta a circulação sanguínea: com ummelhor funcionamento do sistema circulatório, háum aumento na função do sistema linfático, quepode eliminar o excesso de líquidos e diminuir oinchaço.

Estimula o metabolismo celular local: aotrabalhar ondas específicas, a eletrolipólise facilitaa queima de gorduras localizadas.Venha nos conhecer, marque sua visita:3731-2294

A modelo Monica Brione, realiza todosestes procedimentos estéticos na EstétiKÁ

Page 11: CULTURARTEEN 163 - agosto 2016

O

A 11 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ ANO 12 - Agosto 2016 www.culturarteen.com

A

INOÃ IRJ 106 km 15,5Shopping Polo Mania2636-5270

INOÃ IIRua Caio Figueiredo n° 20

2636-6689(rua do Sup. Charme)

ITAIPUAÇURua 1 - Lt 20 - Qd 115

Jardim Atlântico2638-0537

CENTRO (loja fitness) Rua Sen. Macedo Soares(calçada do Bradesco) 3731-3318

Q

E

FALTA POUCO, MUITO POUCO.VEM AI, UMA NOVA ACADEMIA DA REDE GIGIO, NA AVENIDA 1 (Zumbi dos

Palmares) EM ITAIPUAÇU, PRÓXIMO AO BARROCO, AGUARDE!

ESPORTE culturarteen.com“Quem acha que ‘EU TE AMO’ é a melhor coisa de se

ouvir, nunca escutou, ‘COMO VOCÊ EMAGRECEU!’declaração da aluna Lais Spêdo da Academia Gigio Mais

NATUREZA E CONDICIONAMENTOFÍSICO: PASSEIO A PEDRA DO

MACACO FOI SHOW!

Aconteceu no sábado 24 de julho, mais umatrilha divertida com um grupo super animado e comuma paisagem espetacular, desta vez na Pedra doMacaco, em São José. Aguardem, vem mais por ai.Gigio, mais que academia.

HGINÁSTICA LOCALIZADA

Há quem goste de ir à academia para pegar pesado, puxar ferro, levantarpesos e usar toda sua disposição na vasta e moderna linha de equipamentosdisponíveis em nossas unidades. Porém, existe uma gama de alunas(os) que atése interessam pelo salão de musculação, mas seu foco principal são as aulascoletivas. As mulheres principalmente fazem parte desta estatística, elasincontestavelmente dão preferência ao dinamismo, agitação, praticidade e vigordas aulas em grupo. Vem você também fazer parte de grupo de alunas(os)determinados. Não espere mais. A hora é agora.

VOCÊ PEDIU E A GIGIO ATENDEU!Aula de Jiu Jitsu toda segunda, quarta e sexta as 20:30 h da noite.

Venha fazer uma aula experimental.O Jiu Jitsu é uma arte marcial que pode ser praticada por ambos os sexos e em

qualquer idade. O jiu jitsu, como é popularmente conhecida, engloba valores eensinamentos que podem ajudar na vida pessoal. A prática regular desse esporteauxilia na resistência física do seu corpo. Com exercícios de alto impacto, a artesuave tonifica os músculos e possibilita ao corpo um “gás” cada vez maior. Ospraticantes dessa modalidade em poucas semanas de treino sentem as diferençasde confiança para a realização de atividades diárias. Os benefícios do Jiu-Jitsumudam conforme a situação os objetivos. Mas, praticar uma defesa pessoalcomprovadamente eficiente, em um ambiente saudável, onde há companheirismo,torna os nossos alunos muito mais seguro. Venha nos fazer uma visita. Estamosesperando por você! #vempragigiovem, #gigio11anoscuidandodevocê, #gigiomaisqueacademia

Page 12: CULTURARTEEN 163 - agosto 2016

O IN

FOR

MA

TIVO

OFIC

IAL D

A FA

MÍLIA

DE

MA

RIC

Áw

ww

.culturarteen.comAGOSTO 2016 - A12